Qual foi o máximo que tu já fez? >> É, no dia 2.hões2 >> e no mês >> uns 28, quase 30 milhões. >> O Elton tem 21 anos e [ __ ] é meio bizarro, mano, teu resultado, tá ligado? Tipo, >> Elton Cipriano, >> ele começou no mercado digital com apenas 16 anos. Hoje, aos 21, vende nutracuticos nos Estados Unidos e já Acumula múltiplos nove dígitos de faturamento. >> Eu queria entender como que é o teu dia a dia assim de um de um CEO, de uma empresa de de marketing direto com 40 pessoas. Eu
acredito que pessoas boas fazem muita diferença. Então é até o que a Netflix ela prega, ela fala assim: "Pô, uma pessoa muito boa, ela não é que ela entrega duas vezes mais, às vezes ela entrega 10 vezes mais. >> Como que tu faz para atrair pessoas boas E colocar nessa oportunidade? >> Acredito que para empresário isso daí, assim, para recrutamento é a melhor coisa. >> Teve algum sistema que tu implementou além desse de contratação que tu acha que mudou assim a realidade da tua empresa, que organizou muitas coisas? >> Teve. E eu vou explicar. Hoje
no Brasil esse negócio de nutra na gringa ainda tá bem forte. Por curiosidade, tá? Quanto que tu recomenda de caixa para alguém Fazer para começar aí como produtor? >> Eu não começaria virar produtor com menos de 1 milhão, acho. Não, tá? >> Se tu fosse estimar um cara que fatura fatura 1 2 milhões de dólares, tá? No mês, digamos, esse cara aí, quanto que sobra para ele, tá? De lucro líquido, que eu queria que o pessoal de casa entendesse a realidade, sabe? >> Legal, cara. Assim, se o cara ele fatura 2 milhões de dólares, ele
vai fazer. >> Isso é muito interessante porque a gente Escuta no mercado números absurdos. Aí >> a gente tá numa conversa empresarial que eu não tenho nenhum curso para vender, então posso ser mais sincero, né? >> O episódio de hoje será com o Elton Cipriano. Essa aí, pessoal, é a segunda vez que o Elton aparece aqui no podcast. E eu resolvi trazer ele porque, cara, ele evoluiu tanto desde a primeira vez que ele apareceu que não teve como não chamar ele. No começo, lá no primeiro episódio, ele era um copywritter e um Copywriter muito bom,
tá? Mas hoje, pessoal, ele não é mais só isso. Ele evoluiu e ele é o CEO de uma empresa de marketing direto, onde ele fatura aí sete, oito dígitos por mês e também lidera dezenas de pessoas de maneira organizada, com processos sólidos. E é por isso, pessoal, que eu trouxe ele para ele contar um pouquinho aí sobre como que funciona a empresa dele e como você que tá em casa consegue escalar a tua empresa também. E se você não Conhece aqui esse podcast, ele se chama Segredo da Escala e a gente traz aqui pessoas que
já escalaram suas ofertas, já escalaram seus negócios para que você que tá em casa consiga pegar uma, duas, às vezes três dicas, se o podcast for bom, aplicar no teu negócio e escalar ele também. E esse podcast aqui, ele foi criado pelo Veturb, que é uma empresa que eu fundei. O Veturb, pessoal, ele é uma hospedagem de vídeos 100% focada em aumentar conversando no teu vídeo de Vendas. E hoje mais de 10.000 empresas confiam no Veturb para aumentar a conversão dos seus vídeos, inclusive empresas gigantes do mercado digital como G4 Educação, o Novo Mercado e
também empresas gigantes do mundo todo, como a Mind Valley, a maior infoprodutora do mundo. Então, se todas essas pessoas confiam no Veturb, eu acho que tu deveria confiar um pouco no Veturb também. E é por isso que a gente tem um link com 14 dias de graça para tu Poder testar o turbo, vê se lamenta a conversão, vê se ele funciona. É só clicar aqui embaixo na descrição ou escanhar esse QRcode que tá aparecendo aí na tela. Beleza? Mas agora bora pro podcast. Então, com vocês, Elton Cipriano, bem-vindo. >> Muito obrigado. >> Muito obrigado, mano.
Eu que digo muito obrigado por tu ter comparecido, vindo lá de São Caetano pela segunda vez aqui no podcast do Veturb. E na verdade eu te Dou um obrigado dois, tá? Então ó, pessoal, vou dar dois obrigados porque eh eu perguntei, eu sempre falo no começo do podcast, né, pessoal? Eu falo assim: "Cara, tem alguma coisa que tu quer vender, que tu quer falar, tipo, quer falar de algum curso, alguma coisa, que daí eu falo isso aí também, que daí se a audiência se interessar eles fazem". Aí tu falou: "Não, nada, não, foda-se". Daí eu
perguntei: "Tá, mas por que que tu veio?" Falei: "Ah, não, só tô Aqui para compartilhar um conteúdo". Então Welt Elton é genuíno, pessoal. Vai compartilhar um conteúdo para você sem vender nada, a princípio, né? Aí >> é, eu pretendo surpreender no final. No final vai ter a mentoria. >> Calma, isso foi o que eu disse, né? >> Boa. Tem que ver. Mas cara, eh, enfim, obrigado por ter vindo. Eh, mano, tu tá no mercado há quanto tempo mesmo, >> cara? Tem quase 4 anos. >> 4 anos. >> É. >> E daí? É, >> tô ficando
velho assim. Antigamente eu veio no evento, geralmente eu olhava, pô, esse cara já tem 3 anos, já tem experiência. Hoje o pessoal que vem em mim, caramba, você tá desde aquela época. estranho, mano. >> Não só isso, como tu também fundou eh o Master, um dos masterminds, acho que é o mastermind e não sei se é o melhor Mastermind, talvez seja, mas de de marketing direto que tem e junto com o Felipe. Então tem muita gente lá, muitos, muitos players grandes. >> E daí de certa forma tu meio que virou um pouco de referência assim,
pelo menos para para muita gente, ou tu acha que não? >> Acredito que que sim. Ah, >> né? E como é que tu acha que tu cresceu tão rápido assim para tu virar, tipo, para ter esse masterm, essas pessoas ali Te dando e moral, digamos? >> Cara, eu acho que contato assim, >> eu acredito que eu não me considero uma pessoa essa intencional, porque, tipo, tem aqueles caras que são vendedores natos, então assim, o cara te explica como que ele fez para poder chegar em alguém, etc. Eu não sou esse cara, mas por algum motivo
eu conheci algumas pessoas e acabou dando certo, sabe? E também outro fator é resultado mesmo. Assim, acabou que eu tinha um um bom Resultado, acabei conhecendo algumas boas pessoas e às vezes eh quando geralmente quando esses dois fatores eles se cruzam ali, tende a dar bons frutos. >> Mas tu acha que isso é uma coisa que é meio que replicável para uma pessoa que tá em casa? A parte do resultado sim, né, >> cara? É, eu acredito que tudo parte do resultado. Pelo menos assim, >> tem como você ir nas técnicas >> que o pessoal
explica que geralmente eu não acredito que vale a pena você gastar tanta energia nisso, porque não é genuíno. Então assim, pô, vou nosso qu com a técnica mirabolante, vou comprar uma casa do lado do outro que aí eu vou ficar amigo dele. Tem gente que que defende muito essas essas técnicas, né? Mas eu prefiro mais você ter um resultado, ser uma pessoa gente boa, você vai conhecer alguém, alguém vai gostar de você e acaba que vai dar bons Negócios disso aí, >> mano. Tinha um tem alguém que fala sobre isso, não sei se é um
naval, mas tem alguém que diz: >> "Ah, inclusive, você mandou esse livro lá, eu li o o livro do naval." >> Gostou? >> Gostei. >> Mas gostou quanto? 0 a 10. >> Ah, gost sete, eu acho. >> Ah, vai te [ __ ] Achei que tu falar 10, [ __ ] >> Ah, 10 é não acho que é um livro bom. Ach, >> o que que é um 10 para ti, então? Só para entender. >> Ah, um 10 eu acredito que é mais o livro que às vezes resolve um BO que você tem ali que
tá muito grande. >> Tipo o que assim? >> Ah, tipo gestão de alta performance. Ajudou bastante. Ah, >> esse é bom mesmo. >> É, na real o livro, aquele diário do CEO Também fez muito sentido para ele. Ah, >> isso é bom demais também. Também só tá comparando com pedrada também, pô. Mas é que esses livros são livros mais táticos e daí de fato eles resolvem. >> É que teve alguns livros que vieram num momento assim que eu falei: "Pô, esse livro é muito bom". Ah, sim. É mais por isso. >> E, mano, eu tô
achando muito interessante que eh, aliás, voltando ao que eu tava falando, a gente quando a Gente tem resultado, eu acho que o Naval fala isso, eu não sei, mas ele diz que é a melhor forma de networking, porque as pessoas naturalmente vão vão te encontrar >> só pelo fato de tu fazer coisas interessantes. Então, é tipo um um marketing inbound que as pessoas vêm, não é outbo bound que tu vai até elas, sabe? >> Aham. E daí eu acho que é a mesma coisa daquele cara que ia pegar mulher e daí Tem aquele cara que
ele finge ser confiante, sabe? Tipo, cria várias técnicas, vê, >> é, vê os vídeos lá, tal. >> Isso é um excelente, acho que é um excelente exemplo assim. >> Bom, né? Bom, e tem o cara que ele é confiante, tá ligado? >> Tem um cara, é porque ele porque ele é [ __ ] >> porque ele simplesmente fez as coisas, deu certo e ele não precisa, >> literalmente, não precisa fingir nada. Realmente ele é aquilo lá. >> É, é, ele construiu evidências e provas de que ele realmente é [ __ ] E, mano, é incrível
como isso funciona, né? É, >> eu lembro que pelo menos eu, mano, quando eu tava eh solteiro e tal, >> e, aliás, eu com 15 anos eu comecei ler aqueles livros de pegar mulher, sabe? Tá ligado? Método míst essas porras aí. >> Não. >> Nossa, eu li demais. Pessoal, quem quem Que é pua aí? Quem é pua de verdade? >> Pô, >> tá ligado, Anderson? Os puas. É, quem quem é pua aí comenta aí, tá? >> Pô, com 15 anos eu tava no auge da pandemia, ele era do que 2020, tava entcado dentro de casa.
Eu tinha 15. >> Mas quantos anos tem agora? >> 21. >> 21. [ __ ] mano. Tem 21, bicho. Tu é muito maduro, mano. >> Eu tenho 31, velho. Quando tu tinha 11 Anos, eu tinha 21. >> Pô, me senti muito velho agora. >> Que loucura, pessoal. >> É, enfim. Mas, cara, a deu com 15 anos eu comecei a ver essa parada do de de pegar a mulher e, mano, funcionou. Eu fiquei mais confiante. Mas depois que eu fiquei mais velho, eu comecei a a a ganhar grana, tal, entendeu? O que eu realmente queria. Eu
falei: "Mano, é isso daí. Se tu se tu me quer, tu me quer. Se não quer, não quer, acabou". E Eu fiquei muito mais confiante por causa disso. >> E daí essa dica aí de de ter resultado para para a galera vir de maneira inbound para ti, eu acho que é de longe a melhor a melhor coisa. Eu não acho muito interessante essa essas técnicas aí que tu falou da pessoa >> querer forçar o networking, sabe? Acho que é difícil isso. >> Eu acho muito difícil e a pessoa repara que você tá tentando forçar, sabe?
Às Vezes não vai fluir assunto mesmo. Eu acho que às vezes, pô, eu queria me conectar com aquela pessoa, hoje eu não tenho assunto. O que eu vou fazer? Eu vou construir valor. Talvez algum dia dê certo, talvez não dê. Acho que é mais você ter tranquilidade e entender isso, assim, a o melhor contato às vezes não é aquele que você acha que é o melhor contato. O melhor às vezes é uma pessoa que talvez tá no seu mesmo, tá no mesmo nível que você ou abaixo e que talvez Depois essa pessoa vai te passar
e e você nem sabia e acabou surg sendo uma boa parceria. Por exemplo, o Felipe, >> conheci ele em 2022 >> eh, no evento do Igor, no final do ano ali, tipo agosto, setembro. E aí na época que eu conheci ele, por exemplo, eu faturava, tava batendo sete dígitos naquele naquele mês assim, tinha tinha 18 anos. Eh, e ele tava vendendo tipo 30.000 assim no dia, sei lá. Então assim, >> Uhum. No dia, no mês. >> No dia. É, é. Não, ele tava vendendo 30.000. Não, eu tava vendendo 30.000 no dia que eu bati sete
dígitos, ele tava vendendo uns 30.000 por semana. Assim, ele tava batendo tipo seis dígitos, tava acabando de bater seis dígos, tava vendendo uns 300.000. 1 meses, me >> É, não, isso acontece demais, velho. Mano, teve um cara que >> ele chegou numa mentoria que da das das poucas mentorias que eu fiz, tá? Das Poucas mentorias que eu nem deveria ter feito, eu acho, que eu nem entreguei, né? Eu só falei: "Ó, é isso aí, quem quiser" e tal. E quem entregava era o Thiagão. O Thiago Femão, >> você vendia, ele entregava. >> É, não, mentira.
Eu entreguei acho que uma duas aulas. Aí o Thiagão chegou lá e >> Thagão é bom, >> Thaiagão é brabo. E daí o Thiagão chegou lá, tal, dava aula pra galera, explicava como é que fazia a parada. E aí tinha um Menino lá, um moleque meio tímido assim, entrava nas costas, falava uma coisa ou outra. E daí esse moleque, mano, que fez essa mentoria minha e do Thagão, ele faturou nove dígitos no mês. E é o Artur PC, mano, que vai aparecer os podcast que ele gravou aí na tela agora. >> Ah, não, assim. E
daí é bizarro como as pessoas valorizam. E tu não tem nem ideia, mano. Tu não tem nem ideia que aquele cara ali que é um cara que sem querer falar mal do Artur, obviamente, Mas tipo, um cara aleatório, >> sem querer falar mal falando, >> mas mas não é não é necessariamente o Artur, mas um sei lá, uma pessoa qualquer, eh, se tu der tempo para ela, ela tende a valorizar muito. É meio que o melhor ativo, sabe? >> É, não. O Artur, por exemplo, eu tenho um exemplo ainda mais claro, por exemplo, dele também.
Eu conheci o Artur, ele mudou para São Caetano. Eu acredito que por conta que eu falei com Ele, ah, mano, vem para cá e você vai ter mais network, melhor se mudar para São Paulo ele mudou mesmo. Tanto que eu morava no apartamento meu, era tipo 91 B, ele morava tipo 92D, era tipo uma porta separava a gente. Ele mudou literalmente para ser meu vizinho. >> Caramba, velho. >> Tá? E aí ele, eu chamei ele para palestrar no Master na primeira edição do Chile, tá? E aí ele chegou lá, ã, isso em 24, né? Na
primeira edição do Chile, eu chamei ele para para participar. Aí ele foi para contar como que ele tava batendo, que ele tinha batido 2 milhões na somatória de produto vendendo nicho na época da menopausa, alguma coisa assim. Aí depois, na segunda palestra, ele tava explicando como que ele bateu 130 milhões no mês. >> [ __ ] >> né? Então assim, eu já vi muito disso, Assim, eu já tô assim, querendo ou não, há algum tempo eu já vi algumas pessoas do meu ciclo, tipo, a pessoa realmente passar por esse processo que você falou, realmente é
uma valorização absurda. >> Uhum. E aí é nisso que você fica pensando, não necessariamente quem tá no topo hoje, eh, necessariamente vai est no topo amanhã, >> não vai, mano. >> Então, às vezes é ingenuidade da pessoa só tentar valorizar eh, pô, quem já tá Muito grande. Então, acho que a pessoa que tem essa natureza de eu valorizo quem tá ao meu redor, tende a se dar, tende a se dar bem a longo prazo, né? >> Sem dúvida. E às vezes nem só valorizar, mano, mas só não desvalorizar. >> É. >> E >> exatamente, >>
mano. Falando de mim, tá? Eu tô fazendo essa parada, eh, eu tô, eu conheço o mercado, tô meio que inserido, vai fazer 11 anos. É, >> pô, eu assistia seus vídeos, né? Te contei, né, que eu assisti as lives lá. Então, >> seu lou que é >> quebrado lá e tal. >> E agora tu tá aqui, velho, tipo, tá aqui no podcast, olha como tu tu valorizou. É, eu já vi muita gente subindo assim, subindo. O próprio Ryan, velho, o Rayan uma época ele era o mais [ __ ] do digital, aí eu ainda acho
ele muito Legal >> pelos conteúdos que ele posta, eu acho só coisa engraçada. Nossa, que bicho engraçado, velho. Pelo amor de Deus, ele é muito bom. Nossa, que cara engraçado. >> Quando eu vejo aquele meme do cara assim, ó, caindo, daí parece Ran, não sei o que, tal, tal. E queria falar a teoria do, sei lá, >> ele é ele é bom. Eh, mas eu já vi muita gente subir, muita gente descer e eu sempre eu sempre eu acho que eu já tive No topo do mercado eh de vocês de ter a empresa com maior
faturamento, que era Neolif 2018. Eh, hoje, né, o que o pessoal faz no dia, a gente fazia no mês, mas eu já vi vários ciclos, mano. E daí, eh, eu, eu, eu acho que eu me mantive constante assim, aí eu tô durando. E o jogo é sobre durar, >> é, é, >> né? É isso que eu quero dizer, assim, isso é bem interessante. >> Por isso que é muito legal quando você Se cerca de boas pessoas, porque é o que eu te falei de de um contato, né? O que que fez você acabar querendo ou
não, eh, virar uma uma referência para algum grupo, né? Querendo ou não é um grupo muito segmentado. Eu acredito que é isso. Assim, eu fiz muitas boas parcerias, assim, eu era muito conectado com a galera que da época era pequena. Então assim, por exemplo, Artur muito pequeno, Júlio muito pequeno, muita gente que eu o Felipe era muito pequeno. Então assim, eu era, eu era muito amigo dessa galera que era muito pequena, mas era a galera que tava ali correndo atrás. Então assim, depois na hora que essa galera acendeu, querendo ou não, você tende a acender
junto, que a galera pô lembra, a galera participa dos negócios. Então eu acho que é mais isso do que então assim, acho que talvez fosse uma boa dica de network é valoriza quem tá aí, sei lá, que tá trabalhando para caramba e você não tá dando Valores, esse cara é o próximo que vai fatar muito mais do que a gente, entendeu? Não dá para saber esse mercado, ele é muito >> não dá >> muito bizarro. A maior valorização que eu vi eh foi um menino que ele tinha, sei lá, que 15 anos 16. E daí
ele fez muita muita grana, fez tipo um patrimônio de 30 milhões quando tinha ali 19 anos, 18. E hoje ele tem uma empresa que se não vale bilhão, vale Múltiplos seis dígitos. Seis, seis dígitos, não, desculpa, múltiplos nove. E lucra uma uma [ __ ] que que é o Caik, entendeu? >> E esse é bravo, mano. É, esse é [ __ ] Isso é bravo. Vai aparecer o podcast do Cai aí, pessoal, no coisa aí, no coisa não, né? Na tela, >> mano. Eh, deixa eu deixa eu mudar um pouco de assunto, tá? Quando tu
veio aqui a última vez, tu tava fazendo info e tu tava começando a ir para produtos Físicos, correto? Ou não? >> Sim. >> Tu lembra quanto que tu faturava mais ou menos naquela época? >> Cara, quando eu migrei de info para nutre, eu tinha uma média de faturamento de 1.5, 2 milhões meses, assim. >> Isso com info, >> com info produtos. É. [ __ ] mano. Você bastante >> é na época foi até o que eu falei no último podcast, eu eu lembro que a Galera começava comecei a a me diferenciar até explicar para outras
pessoas porque eu fazia gravações ali, né, com ator e tudo mais. Na época era uma sensação assim, uau, como que você grava com atores, como que você faz isso daí. >> [ __ ] tu que fez essa [ __ ] aí. É verdade. É, nossa, que loucura >> prticamente. Ah, >> por isso que vendia tanto. >> E, mano, eh, quantas pessoas que tu Tinha naquela época lá? Tinha sete, >> só sete. >> Era bem, era bem chuto assim a equipe. Tinha sete, 10 ali no máximo. >> E quantas pessoas que tu tem hoje? >> Tem
umas 45. >> [ __ ] >> 45. É, já teve mais assim que enxugou assim, chegou a até uns 50 pouquinhos. Tá, entendi. Mano, e o que que aconteceu depois que tu faturou, depois que tu fez o o teu info lá, tu, aliás, tu migrou Para Nutra por causa do faturamento ou teve algum outro problema, alguma coisa? >> Cara, eu migrei pra Nutra porque eu conheci o Denis na época a gente tinha um bom relacionamento, novamente o relacionamento surgindo assim. >> Uhum. >> Eh, basicamente ele geria tráfego para mim. Basicamente é assim, eu mandava bem
em Facebook, assim, eu entendia mais o Facebook. >> Sim. >> YouTube nunca nunca prosperou. Mas eu tinha boas ofertas e até me destaquei um pouco por ter desenvolvido assim, ah, ter sido um bom cópia ali. >> Isso nas ofertas de info, né? >> Nas ofertas de info. Então assim, aí eu falei, aí passou o tempo, aí assim, info tava difícil, a gente tava faturando, mas assim já não tava mais tão bom assim, com tanta com a margem tão alta que a gente operava. E aí eu lembro que começou a surgir muito assunto de nutra, Assim,
a galera, pô, tô rodando nutra, tô rodando, tá dando certo e tal. Isso o quê? Início de 24 >> tava que tava assim meio que em alta a galera falando muito assim. Eu ainda demorei um pouco a começar, mas foi bem bem assim, bem pouco. Eu comecei em abril ali de 24, março, março, abril de 24 ali com o Denis me chamando. falou: "Pô, Elton, eu assim, cara, eu tenho ali uns mentorados, essa galera tá vendendo Muito há tipo 3 milhões mês, 25 milhões e meio, pô, como afiliado e tipo não tinha tanto um background
quanto a gente de uma certa equipe, já tem um certo conhecimento, tem uma certa solidez de cópia, solidez de operação e tal. E aí ele pensou, pô, se a gente se juntasse aqui, acho que formaria um bom time pra gente entrar nesse mercado. >> Ele que veio com essa cópia aí para torcão dele. >> Assim, ele ele chamou na cal e tal e ele Vendeu o projeto. Aham. Desgraçado, filho da [ __ ] >> Foi. Ai, mano. É, >> mas que bom, né? >> Foi foi bem bom, eu considero assim. E aí a gente, eu
comecei a fazer uns testes, né? Então, a história foi tipo, pô, eu assim, eu nem tinha tanta certeza se ia dar certo, então claro, não ia largar minha operação, né? você não você não joga a cesta no chão para pegar mais ova. Então, Então assim, eu segurando ali, vou pelo menos vou manter isso daqui, não sei se vai dar certo essa esse outro business. E aí a gente começou a testar aí basicamente fazendo umas ofertas lá e virou muito rápido, assim, foi muito rápido. A gente lançou uma, não deu tão certo, aí depois lançou outra,
na outra a gente estourou assim, aí começou a vender, a gente bateu 4.5 milhões no mês assim. quase cinco. >> Isso, tipo três meses. É isso lá fora, Tipo três meses de operação. >> E aí >> margem boa, >> com margem boa, >> sendo afiliado, ali, >> sendo afiliado. Afiliado não tinha preocupação nenhuma e tal. E aí eu fiquei assim, cara, eu vou, eu já sei que dá certo, é basicamente a mesma coisa que eu tô fazendo. Então assim, já virou aqui, aí entra naquela coisa. Eu, se eu continuar focando energia no Brasil, eu vou
est fazendo a mesma coisa que eu tô fazendo nos Estados Unidos, só que tá ganhando menos, quer dizer, com potencial de escala menor. Ficou muito nítido naquela época para mim. Uhum. >> Então assim, muita muitas pessoas me perguntaram por que que você não manteve as duas. Eu queria manter as duas, mas é porque com o tempo você acaba focando tanta energia na na outra que você não dá conta. Você é uma energia muito grande para pouco retorno na do Brasil. >> Uhum. >> Aí eu acabei pausando essa operação do Brasil e focando na operação de
Nutra, >> tá? A gente já vai falar um pouco mais sobre isso, tá? Que eu fiquei curioso. Mas, mano, então o Denis pegou, te chamou para uma call. Olha a cópia aí, pessoal. Fica, fica ligado. Chamou pra call, jogou a caller e daí virou teu sócio, né? >> Ah, foi. >> Eu não sei se tu vai querer falar, mano, Mas eu vou perguntar. Vocês são 50 50? É >> meio a meio. >> É. >> E e tu já tinha operação? O Denis não tinha. Ele ele tinha a mentoria dele, no caso. >> Ele tinha mentoria.
É, eu tinha. >> E vocês trouxeram equipe quando vocês vocês se juntaram? Como é que foi? >> É, é que na época acho que ele não tinha equipe, ele tinha tinha um gestor, eu acho. >> Era ele um gestor e tinha tu e tuas sete pessoas. É, >> aí vocês viraram 10 ali, o nove, >> nove, >> né? >> É, com, é, sem contar. Ah, entendi. Saquei, entendi. Saquei. >> E cara, eh, eu achei interessante esse negócio que tu falou de a gente não joga a cesta no chão para catar o ovo, o que faz
todo sentido, entendeu? Lógico. >> É. Então tu tem, tu começou a testar o o Denis para ele virar teu sócio >> antes dele virar sócio de fato. >> Aí, cara, eh, como que tu acha que as pessoas podem avaliar se alguém merece, tá, ser sócio ou não em uma operação? Como avaliar e que dica que tu dá pra pessoa progredir e executar esse teste para ela virar sócio? Porque, cara, sociedade é tipo um casamento, né? É. >> E daí se tu se tu escolher o sócio errado, aí complica. E daí, pô, num Casamento, como é
que funciona? Tu conhece a pessoa, namora tal, não sei o quê, etc. Daí eventualmente vira sócio. Eu conheço o meu sócio, o André >> vai fazer, cara, sei lá, vai dar 13 anos, [ __ ] Anderson. 13 anos, mano. E tu conheceu o Denis há três meses? >> Conheci o Denis foi três meses e bastante. >> Aí o Denis te deu um chá ali, aí apaixonou, casou. >> É estranha essa conversa. >> Mas que dica que tu dá, mano, pro pessoal eh conseguir construir essa relação de sociedade que, pô, é uma relação tão frágil, tá
ligado? E construirão tão rápido, tão pouco tempo. Ou tu acha que, mano, os tu deles só se davam bem mesmo porque vocês eram amigos? Eh, a gente não era amigo aí, que tal? A gente era estritamente profissional, era uma relação estritamente profissional. E Eu acredito que esse tipo de relação ele é muito bom pra sociedade, porque querendo ou não, acho que não sei, eu eu eu gostei dessa dessa dinâmica porque ele era ele era muito complementar, por exemplo, eu odiava tráfego, um nível assim é assim muito forte. não gostava de de ter que ficar olhando
a campanha e tal. Ah, e ele me em contrapartida, ele não só gostava como ele já tinha ali, ele meio que era muito proativo, não faço isso daqui, etc e tal. Então, ficou Muito bem separado o que cada um ia fazer e no começo. Então, pô, eu ia fazer só cópia, ele fazia ali só tráfego. Eh, e aí a gente revesava na parte de gestão. >> Uhum. Então, eu achei que foi uma atribuição que ficou muito bem distribuído. Ah, e aí por isso que rapidamente a gente acabou fechando e dando certo. E o que que
eu notei muito assim é que diferente de info, Nutra ele tem muito Mais atribuições. A empresa ela teria que ser muito maior. E no momento, naquela época eu era um copywritter assim, eh, e só, né? Eu era um, eu era um copywritter e eu assim não tinha tanta, é, não tenho nenhum, nenhuma vaidade em falar que eu era um excelente de gestor, ainda não sou. >> É, mas na época eu era zero assim. Então, pô, ah, vou ter que contratar a gente. Como é que contrata, que tipo de Pessoa? Onde eu acho? Pô, era tudo
uma névoa assim. Então, tinha, ah, beleza, aqui eu sei fazer cópia. Éí, é só isso que eu sei fazer. Então, ah, ele sabia fazer tráfego. Então, basicamente a gente comprou a missão junto, sabe? Então, achei legal que não foi um negócio eh muito, não teve nada de de sabe, misterioso, meio que deu certo assim. Então, acho que você tem que procurar um sócio ah especialista. Acredito que essa é uma boa uma boa Assim, um bom complemento para você, principalmente no caso quando você tá começando e você não manda muito bem em gestão. Eu acredito que
foi mais ou menos essa >> Uhum. >> essa mentalidade que eu tive. >> Vocês não chegam a brigar não, né, >> cara? Não, a gente é bem maduro quando isso assim. É assim, é muito bem definido. Depois eu até descobri que o nome disso é governança, assim. >> Ah, é. >> É na empresa você definir o conjunto de políticas, regras que que permeiam ali a a função de cada um, inclusive entre os seus diretores, gestores. Mas ah isso é algo que se a pessoa não faz, às vezes briga muito com sócio, é legal você fazer,
às vezes chamar um advogado, assinalar: "Ah, beleza, quem é que faz isso aqui aqui? Quem é que faz aquilo ali aqui? Então assim, meio que você ter muito claro o que que seu sócio faz, o Que que você faz e aí que igual um funcionário, cada um tem que entregar resultado. Então assim, mano, sua função você tá fazendo direito? Não, então você tem que fazer sua função, vai fazer a sua e tal, que aí ninguém que é muito difícil a gente ter atrito. >> E até então veio cada um, eh, fazendo a sua função bem
>> e não só fazendo a função bem, como melhorando a empresa de modo geral. Então assim, e a gente já teve essa Sensação de, pô, melhoramos muito, a empresa tá boa, depois a gente chega no senso comum, assim, não tá uma besta, merda, bora melhorar isso aqui de novo. Aí a gente melhora, não, agora tá bom, não. Aí depois de um tempo a gente vê que tá ruim, aí você vai, vai, foi num progresso de evolução e não só de gestão, mas de visão de mercado conjunto. Então, eh, eu sou bem satisfeito >> com a
sociedade que que a gente fez Assim. Boa, boa. Eh, cara, que bom que ele tá satisfeito. Mas uma coisa até que eu aprendi com o próprio Artur, não o Artur Ribas, que tem o podcast dele aqui, pessoal, que vai aparecer na tela aqui, mas o Artur PC, nosso segundo Artur aí mais comentado do podcast, é que ele não tem sócio. >> É. E daí isso isso é muito doido, porque a gente, eu não sei tudo, mas a gente tem essa crença de que a gente, no caso Eu, né, de que ah, a gente precisa ter
um software, é uma coisa extremamente importante. No meu caso, no meu caso, >> sim, >> eu não, eu não seria, e eu eu teria falido já na na Neolife, no primeiro mês da Neolife, eu teria falido ou no segundo se eu não tivesse só, se eu não tivesse na época, o Alan, o Alan Nicolas, que vai aparecer o podcast dele aqui na tela. >> Legal. >> E também o o André. E agora no Vetour mesmo, cara, não será nada sem o André, nada, nada, nada. Ele é extremamente importante. E a Y Combinator, que é que
é a maior aceleradora de startup do mundo, eles também tm esse mesmo essa essa mesma recomendação de ter um cofundador ali para aguentar a pressão. Só que, mano, isso daí não é uma regra, não viola as leis da física tu ter apenas um sócio. E tanto que o Artur ele tem um sócio só que é ele. Ele resolveu A vida dele com o dinheiro que ele ganhou, né? >> Sendo sócio, aliás, sendo uma única pessoa e tendo todo o louco ali. Eh, e como que tu avalia isso, mano, de >> até que ponto eu ten
um sócio? Até que ponto não ter? >> É, se vale a pena ter, se não vale, se eu devo ter alguma coisa, se isso é necessário. >> Eu acho, eu acredito que assim, vamos lá. Eu acredito que sociedade ela, ela é Igual, você já tava dando exemplo lá do do casamento, assim. Eh, você muita, você muitas vezes não tá procurando, se encontra uma pessoa que é muito bacana para aquele negócio e por que não ter? No meu caso, eu não tava procurando um sócio, tipo, por exemplo, ah, se ele não tivesse convidado, não tivesse não,
eu não visse valor e etc, eu estaria num operação solo, entendeu? Então, assim, eh, eu acredito como eu tava, né? Eu toquei a operação solo Durante 2 anos e e 3 meses, foi quase isso, assim. Então eu entrei numa sociedade porque eu encontrei uma pessoa que eu acredito que você a longo prazo tem uma valorização grande. Então assim, você ter um sócio não é você abdicar de olhar hoje porque aí tem entre o cara mais mesquinho, né? Nossa, tô dividindo aqui. É tipo, nossa, tô, aí o cara é tipo, ele fica o dia inteiro olhando,
ah, eu poderia estar pegando tudo sozinho. Eu já ouvi Geralmente a argumentação é essa, né? Peguei tudo. Legal. Mas eh eu tô com uma pessoa da hora que a gente tá construindo não só uma coisa, mas eh enfim, procurando outras coisas para se construir e que eu vejo que a longo prazo é uma parceria bacana e que eu posso e ele já me trouxe muitas ideias que eu vejo que foi muito válido e que vai levar a gente para um patamar muito maior do que eu eu estando sozinho. Então, a curto prazo é aquilo que
que Tem até o ditado, assim, a curto prazo sozinho você vai mais rápido, mas unido você vai mais longe. Acho que esse lema ele >> ele é bem legal assim, eu pelo menos enxergo assim. Então, a sociedade não foi, sabe, aquela coisa empurrada. Eu acho que foi uma coisa que deu certo. Acho que é isso. >> É, cara. E tem um ditado em inglês que é fuck y or no. Então, sim para [ __ ] ou não. >> É. Aí, né? Então, se tu tá com dúvida em alguma coisa, é porque a resposta é não.
Porque se fosse se fosse fosse >> o sim, ele é instantâneo, né? >> É, ele seria um sim para [ __ ] >> E às vezes só tem que ter a coragem de de executar, né? Porque aí aí já é outros que entra, pessoal, ter coragem para tu fazer as coisas que precisam ser feito na tua vida e enfim e e viverá de fato. >> Mas aí eu acho que uma coisa que daria Para concluir é se não é um processo orgânico, um processo fácil, um processo onde o sim ele é instantâneo, como eu acredito
que foi o teu caso, >> aí mano, >> é, não >> sabe, é dificilmente vai dar bom, é melhor ser um não mesmo e segue tua vida aí, sabe? Concordo. >> É, eu acho que seria o melhor. Mas cara, beleza. Uma vez que tu e o Denny se juntaram, aí vocês viraram afiliados na Gringa, né? >> Foi. >> Vocês faturaram essas 4 milhas e me aí que tu falou em três meses mais ou menos. Nessa média de 1 mil. >> Foi em um mês. >> Em um mês. Ah, desculpa, demorou três meses. É, demorou três
meses. A gente faturou tipo 300 empatando, depois quase 1 milha. Quase 1 milha no mês. Ok. E depois cinco. Quase cinco no mês. >> Uhum. Muito bom. Muito bom. E aí, eh, foi aí que tu decidiu daí crescer a empresa ou como é que é? Que que tu fez depois? >> Foi. Ah, não. Aí crescer a empresa não é um negócio que você, Na real, eu queria, né? Queria falar assim, na real eu queria mesmo assim. Eu falei: "Pô, então agora se com esse número aqui, >> agora eu vou ter gente aqui >> agora." É
tipo, >> agora a gente vai ser uma família. >> Nossa, não, isso aí não, né? Esse papo aí não brincando, mano. >> Agora a gente vai performar. É o chicote, né? Então assim, agora a gente tem sete, oito. Eh, >> ele da fazenda, né, Anderson? Negócio dele lá, pega os bois aqui, ó, estrala os bois. >> Mas assim, agora a gente tem eh uns 10 aqui, 12, talvez nessa época. A gente tinha contratado mais uns outros ali. Então eu pensava, pô, se eu tiver 50, eu ó, eu multipliquei por cinco, então tô fazendo cinco, eu
vou fazer 25. Eh, a minha conta era bem assim, se você manter a eficiência, eficiência operacional, né? Depois eu vi que não é tão fácil você manter isso. E >> o que que é eficiência operacional para quem não sabe? >> É basicamente você pega a sua receita, divide pelo número de colaboradores e aí depois você vê se no seu crescimento Essa receita tá acompanhando o a o crescimento da empresa, senão você só tá aumentando o seu head count, o seu número de colaboradores e não necessariamente sua empresa tá se tornando mais eficiente, mais lucrativa. >>
Sim. acontece muito, mano. Já vamos seguir aqui, tá? E sobre o que que vocês fizeram, tal, como é que tu que tu organizou, mas tu falou que nessa época tu tinha de 10 a 12 pessoas, né? >> Tu lembra, tu lembra como é que era a Estrutura ali, quais eram os setores? Que que cada um fazia? >> Cara, era muito bagunçado. Tipo, era assim, >> mas o que que é muito bagunçado? >> Era muita gente fazendo muita coisa assim, não tinha muito limite até onde cada um fazia. era meio assim. Então, ah, a gente tinha
o o três copi assim, mas o copy ele também revisava ali todo o vídeo, ele também fazia muita coisa Aqui, ele também eh é ele que fazia uma par de documento ali que tinha que ir para os outros setores. Então, tinha um cópio que ele fazia, não só cópia, mas ele fazia mais uma par de outras coisas, ó, como ele tinha que entender o que era uma edição boa, o que não era e tal. E aí a gente tinha alguns editores que não tinham nenhuma referência. Então, basicamente sempre tinha que lá ficar cobrando esses editores.
Então, >> mas como assim referência de tempo de entrega? >> Não, de coordenador. Tem uma referência técnica ali, tem alguém que que revisa todas as coisas. É, então >> era muito a gente correndo atrás do rabo. Era era basicamente o founder faz tudo ali. Era basicamente eu e o Denis apagando incêndio o tempo inteiro. >> Ah, porque basicamente a tinha teve a primeira escala e não sabia muito o que Fazer ali, sabe? Então você tem pouco >> teve a primeira escala >> é da empresa. Assim, teve a primeira escala a ponto de eu ver, pô,
consigo crescer muito a empresa. A gente trouxe mais uns >> uns uns quatro para ajudar, só que a a estrutura era inteira de info, então agora a gente mudou para pra Nutra, aí do nada você tem um choque que dá para fazer muito mais, aí você começa a pegar uma demanda muito maior, tipo, ah, vamos Lançar mais coisa e etc. E aí você começa a ficar correndo, você não tem aquela capacidade de produção. E aí para tentar agilizar, a gente começava às vezes se embananar ali, entendeu? >> Uhum. Mas, mano, eh, eu acho engraçado, velho,
porque tu fala que que é desorganizado, que é uma loucura. Eh, só que eu acho que não pode ser tão tão desorganizado assim, mano, que vocês faturavam, né? Vocês vocês chegaram a Ter um resultado bem bom. >> É, é, porque eu acredito que sempre que você melhora um pouco, você olha para trás e você tende a ser muito crítico, né? >> Pode ser. É. >> Tu acredita que o teu desorganizado naquela época >> era mais organizado do que >> do que o cara que tá vendo isso aqui agora? Ou não? Difícil saber quão desorganizado O
cara que tá assistindo o vídeo é. >> Mas eu digo a média assim do do do que tu vê do mercado quando tu vai em algum evento. >> Ah, eu eu acredito que era mais organizado, assim, é geralmente que a média era mais organizado >> e mais desorganizado do que alguns outros. Bons >> como que é essa evolução aí de de organização? Qual qual que foi a primeira coisa que tu fez para organizar Um pouquinho mais? Que tu lembra que deu resultado? Não sei se teve algum processo que tu implementou, alguma divisão de time que
tu fez, que tu olha no passado e pensa: "Poxa, como que eu não tinha isso? Como que eu que eu operava sem ter isso, sabe? E esse processo, essa coisa definida ou não tem?" >> Assim, de início, o que mais melhorou foi assim, pelo menos a gente ter essas assim os alguns processos mais bem Definidos. Então, tipo, ah, por exemplo, a gente colocou alguém lá meio que responsável no setor de edição, então, minimamente agora a gente já tinha um padrão que enviava para ele. Aí depois, assim, foram certos processos que eram necessários que a gente
começou a definir. Então, ah, a gente precisa aumentar uma produção, mas não adianta só eu ficar ali em cima do cópio dia inteiro. Preciso saber qual é o tempo legal para que isso saia mesmo. Então, Assim, ah, 7 dias, então você tem 7 dias. Então, na época era o com mais rápido que dá na edição. Quanto tempo que dá para esse editor de fazer? Aí a gente viu que, pô, o cara consegue editar uns 8 minutos por dia com relativa tranquilidade e qualidade. Então, cara, você vai editar isso daí, então a gente vai só cobrar
isso. >> Que merda, né, velho? Demora, né, pôra 8 minutos por dia. >> É, então assim, mas são algumas coisas que, cara, não adiantava, pô. Aí a gente saiu daquela meio que uma loucura e você tem já alguns processos, algumas coisas mapeadas que te ajudam a tudo funcionar com mais clareza. E então esse foi o primeiro estágio que a gente já ficou mais confortável assim. Então a gente já tinha muito mais alinhado o que cada um ia fazer, o que cada um ia entregar, qual era o prazo disso. E a gente colocou é uma uma
na época uma gestora De projetos para tá liderando, para tá meio que garantindo que isso fosse entregue. Então aí foi, acredito que o primeiro ponto assim de >> Uhum. >> que ajudou que antes a gente não tinha, né? >> Isso daí é relativamente fácil de fazer, né? Ou tu acha que não? Cara, é bem fácil assim se olhando, só que parece que quando você não tem zero conhecimento do de do que fazer, Ah, e você tá tão focado ali na correria, parece que passa despercebido. >> Tem muita coisa, é porque às vezes as coisas são
tão simples, >> mas eu acredito que as pessoas, geralmente as mais inteligentes, elas têm mais facilidade em ver o que é simples e implementar com velocidade, sabe? >> Ah, então assim, muitas coisas simples eu acabei acho que demorando até para ver. Isso é muito doido, né? É, >> mas conforme tu vai refletindo nas coisas, tu tu chega no final, no conceito mais simples de todos, que alguém já falou lá no começo para ti. Então, sei lá, tu vai isso da COP, qual que é a primeira coisa que tu vê? Tipo, ah, a ideia, atenção, interesse,
desejo de ação. >> Aí tu faz todos os cursos que tem do mercado e aí quando tu vê no final todos eles falam a mesma coisa que é tipo, Mano, é a só que é jeito diferente, mas no fim é tudo a mesma coisa. Então, todas essas paradas aí que a gente tá falando, tipo, ah, esse negócio teu de superprodução aí é o i do interesse, é fazer a pessoa manter a pessoa interessada na mensagem. E daí muitos conceitos são assim, tu acaba eh estudando bastante para depois o conceito final é só aquele mesmo que
tu aprendendo no começo, só que agora tu entende por que aquilo em primeiro Lugar. Aí isso é muito interessante. >> Legal. >> Mas que dica que tu dá para, aliás, na na prática, tá? Na prática, a pessoa que tá vendo aqui a gente, ela tem que só pegar e criar um documento no Word ou sei lá, no Notion, em algum lugar, onde tem um template ali do que que a pessoa precisa entregar, qual que é o tipo de processo de material que ela vai usar. >> Ela pode ou fazer esse documento ou gravar um vídeo
explicando assim e aí Ela deixa de processo para todo mundo quando entrar, você precisa fazer isso daqui. >> E essa aqui é sua meta e você vai ser monitorado e cobrado por isso. >> Uhum. Hum. E aí, claro que você assim, você ter uma noção assim, já ter pelo menos feito, traqueado esse tempo você saber o que seria um tempo bom, né? Então >> é um assim, só de fazer isso, acredito Que, pô, se a pessoa tá no estágio, que ela sente que ela tá correndo atrás do rabo, toda hora eu tá pagando aqui, talvez
só ela botar alguém para acompanhar, principalmente em equipe inxuta, você não precisa de tanta gente. Então você bota alguém ali para acompanhar e você deixa bem claro que que cada um tem que fazer e você desenha ali o o todo o fluxo ali. É. E aí você tem um processo inicial que vai funcionar, né? Quando tu fala desenhar o Fluxo, realmente é aquele aqueles fluxos lá de setinha que vai para um lado, vai pro outro, que tá al isso aí, né? Ou não >> é, tu pode fazer um camban básico ali, sabe? Por ordem de
ah, aí o processo ele vai criando valor. Isso é o gestão de outra performance lá, né? >> Uhum. >> Eh, então você ah, você coloca ali um camban. Eh, aí beleza, você tem ali, pô, eu tive a ideia, né? Aí, beleza, tem alguma lista de prioridade de ideias Para VSL. Você organiza isso por lista de de prioridade, o que é mais importante, não, que você vê que tem mais chance de validar. Aí beleza, o COP puxa, o COP terminou uma, ele vai pegando a próxima ideia para escrever. Ou então você pode estar direcionando, mas de
qualquer modo a pessoa pega para fazer, ele tem 7 dias, aí depois passa pro editor, aí ele vai editar X x minutos por dia, aí o o cara vai acompanhar isso, depois revisou e depois Se tiver um processo de gravação, ele grava. Aí depois aí em cada processo você tem os requisitos mínimos de qualidade que tem que atender. Aí tem é legal que você revise ou alguém revise e quanto mais isso vai passando na na esteira, mais valor vai ter nesse projeto. Então mais rápido é legal você dar vazão, mais chance você tem de ganhar
dinheiro. >> Uhum. >> E aí na hora que chega no final você tem Um projeto que foi minimamente organizado. Então assim, cada um cumpriu o seu papel, um trabalho conjunto >> e e meio que deu certo, sabe? Uhum. >> É bem simples, né? Assim, é, é muito simples, mas é, na época era difícil por algum motivo. >> Sim, >> é bem simples. É, >> é. Não, eu acho que aquela coisa, tu não sabe aquilo que tu não sabe. >> É. >> E daí uma vez que tu sabe, aí obviamente, né? Tu sabe, aí tu consegue
fazer e aí tu vê, pô, isso aqui ajuda. Daí é é legal. É, é, porque assim, no meu caso, algum alguns empreendedores, eles começaram após, tipo, às vezes o cara fez uma, talvez uma faculdade de ADM, talvez o cara fez algumas outras coisas que na não sei, talvez fiz economia, talvez o cara já trabalhou em algum lugar, ele já viu como é que as coisas funcionavam, então para ele ele Já entra, pô, essa é a parte mais simples. Mas eu comecei a empreender muito cedo, então eu vi que, pô, um grande game changer ali era
você ser especialista em COP. Ah, isso aí poderia me ajudar na época que eu tava fazendo a transição de afiliado para produtor. Então, foquei nisso. Então, comecei a fazer isso daí bem. E aí as outras coisas foram surgindo como novidade para mim. Então, ah, aprendi isso e agora? Aprendi isso e Agora? Como é que eu resolvo? Então, eu fui fazendo por etapa, vim o problema e aí eu ia procurar a solução. Vim o problema, eu ia procurar a solução por ter começado muito cedo. Então, eh, eu acredito que isso vai se aplicar mais a a
nesse, nesse contexto, acredito, né? >> Uhum. Eh, mano, vamos voltar um pouco ali para pro que aconteceu depois do teu último podcast, porque tu começou como Afiliado, né, que tu falou >> foi >> e eventualmente quanto tempo depois de tu ser afiliado que tu migrou para ser produtor, >> cara? Muito rápido. Eu falava isso, eu já tinha muita convicção de que ser produtor era o melhor caminho. >> Ah, é >> muita convicção assim. Então, >> e tu ainda acha que isso hoje é verdade? >> Ainda acredito que sim. Eh, hoje em dia, Assim, algum em
alguns contextos, ser afiliado pode ser melhor. Eu eu vou explicar qual, mas eu tinha muita convicção que que esse produtor era muito superior. Então, o que eu falava com dent que achar um jeito de virar produtor. A gente ainda não sabia que, por exemplo, tinha uma igabs que entrega o o produto direto na casa do cliente. É só você mandar mensagem pro Alex, né? Então, quem não sabe, Alex, esqueci. Foi mal, Alex, esqueci. >> Tem um podcast dele. >> É, tem um podcast dele aí, né? >> Fala para colocar na tela aí. >> É, coloca
na tela. Fala. É Alex Ganou. >> Ganou. É >> Ganou, sei lá, vai aparecer na tela. Ele é suíço, mas americano. >> Inclusive eles patrocinaram todos os eventos do master, né? Então cara, pessoal muito gente eh muit gente boa, sempre presente ali, atencioso com a galera. >> Então assim, eh eu não sabia isso, por exemplo, a informação que eu tô falando aqui, mas na época ninguém sabia quem era o filme. Então assim, e quem era produtor escondia, porque o cara ganhava muito dinheiro, né, assim, com os afiliados. Então o cara não queria que ninguém soubesse,
tá? E então isso foi um foi um bo assim da trajetória, mas que o Felipe foi no evento, aí ele acabou nesse evento tendo Uma palestra de Golebs ou alguém falou com ele. Aí ele descobriu que dava para virar produtor lá. >> Que evento que é, tu sabe? >> Foi 1 x1. >> Ah, o evento x. O o Alex tava lá >> então eu não lembro bem como é que foi essa história, mas eu sei que o Felipe foi lá palestrar e aí ele conheceu por algum motivo ou ele pegou o contato, mas foi alguma
coisa assim. E aí depois ele chegou para, ah, descobri como é que Vira produtor e tal. >> Uhum. >> Aí aí eu rapidamente assim, rapidamente a gente já fez essa transição. Eu acredito que não demorou nem 4 meses. >> Ah, é mano, >> para fazer. Foi bem rápido. Então a gente virou >> e é incrível como é rápido para ser produtor >> quatro, cinco. É, é muito rápido. Então assim, acho que no quinto mês ali, eh, Quinto mês a partir do do início, é que teve o início distracionado, que foi uns três meses a gente
começou a pegar tração e depois disso, mais uns 4ro meses a gente virou produtor, já transacionou total uns uns seis seis meses ali. >> Uhum. Mas por que que tu fez isso, mano? Se >> a tua margem como afiliado tava boa, se tava tudo certinho, >> cara? Porque eu fiz umas contas assim e Era muito claro que, pô, você faz a conta, por exemplo, ah, o V, o produtor me paga 160 CPA. Na época pagava 160, 150. Aí eu fiz as contas, pô, como produtor aqui, eu vou ter um alvede que vai sobrar 220, 220,
200 que seja, pô. 40 a mais. Na época eu fiz as contas, dava 220, se não me engano, 210, 220. Mas assim, que dê 240 a mais por venda, pô, tu faz 100 vendas por dia, >> é, é assim, você vai ter uma grana muito Absurda, a mais diária sem você basicamente fazer nada, né? >> É, tu vai ter que assumir outros processos. Tem tem a parte do do rea charge, [ __ ] toda. >> Então, mas você pensa, você faz sem vendas, é 40, você vai ter 4.000 a mais por dia seu no seu
bolso, né? Então assim, 4.000 dá R$ 20.000. É, e isso a gente tá falando de só sem vendas, né? A gente fazia mais do que isso. Mas mas beleza. Desses $ 4.000 você consegue contratar basicamente só um suporte é ali para poder responder os clientes e na época já funcionava, entendeu? Então assim, era basicamente eu gastava dois a mais, economizava e embolsava tipo 18. >> E por que que tu acha que hoje ainda tem gente que fala sobre, ah, ser afiliado é melhor, tal? Eh, claro que muitos deles têm suas ofertas, né, para as pessoas
se afiliarem e daí ele que é afiliado. >> Mas tem gente que, cara, que eu acho que Ganha mais dinheiro sendo afiliado mesmo. >> Eu acredito que porque produtor tem muitas variáveis que depois com o tempo você começa entender que é um certo malefícil. >> Uhum. Por exemplo, depois você começa a ver que você tem que ter um suporte de qualidade, senão sem reembostback ele sobe muito. Eh, aí você tem que ter ali alguns processos mínimos ali de suporte. Ah, depois você começa a olhar que é Legal você ter um analista de dados, que é
muito bom você ter traquear de ponta a ponta o quanto que tá que tá saindo ou quanto que realmente sobrou e tudo mais. Um analista de dados, um CFO ali, digamos, um cara de financeiro, tu disso, >> cara. Não, analista de dados mesmo, assim, só o que vira cientista de dados ou engenheiro de dados, mais na carreira de dados mesmo assim, é, da sua operação que tipo que faz para RBI, assim, o Financeiro ele faz mais DRE para te entregar e bítida, né? Acho que >> é mais isso assim, eh, do financeiro ou e o
cara te ajuda ali em algumas contas, mas assim, ah, pelo menos eu entendo que é que na nossa nossa trajetória foi assim, foi mais esses pontos que você vai sofisticando, mas mesmo assim se pagou. Eh, agora o que que eu vejo que compensa você rodar como afiliado quando você tá tentando diversificar para mais nichos e Você não entende tão bem eh como que vai ter que ser o seu funil, às vezes você não tem todo o backend estruturado para aquele nicho. Aí às vezes é legal você começar como afiliado, rodar bastante, ver se vai pegar
muita escala e depois futuramente você se torna produtor. Porque inici inicialmente geral geralmente a o seu esforço nesse nicho ou esforço em trazer mais equipe ou fazer não vai se pagar. >> Uhum. >> Porque hoje realmente tem essas hoje vendo acredito que compensaria porque tem um CPAs muito absurdo. A galera paga 220 aí, por exemplo, a pessoa paga 220 para se rodar como afiliado naquele >> estão pagando 220 de CP. >> Já já ouvi falar isso. >> Eu já ouvi 200, mano. 220. >> 220. É, tem amigos com 220. Então assim, para você ter ideia,
e aí às vezes eu calculo, pô, a margem líquida de um nicho que eu sou experiente é 240, o Cara me meteu 220, aí eu penso, pô, eu provavelmente vou começar nesse nicho, eu vou bater 210, tá muito melhor começar com afiliado e rodo aí e se der bom, fico rodando um longo tempo e aí depois se eu ver eu viro o produtor. Então acredito que nesses casos pode compensar. No caso, se se tu se tu aí o Denis aí, se vocês pudessem voltar atrás, então tu não teria eh feito, tomado uma outra decisão. Tu
ainda teria >> teria, com certeza, porque na época a diferença era muito gritante. Aqui a gente tá falando hoje de esses números não são 100% precisos, mas são eh para bem próximos, tá? Uhum. Eh, mas aqui hoje a gente tá falando da diferença de tipo 20, 30 como produtor. Na época a gente estava falando de 60, 70, >> [ __ ] >> Então assim, era o cara pagar 150, você ver como produtor você conseguia ganhar muito mais. Então era tipo, pô, eu podia Fazer tudo bagunçado, de cabeça para baixo, eu mesmo atender o suporte, é
que ia dar mais rentabilidade, entendeu? podia fazer o que eu quisesse. Eh, agora hoje você vê que às vezes é mais ajuste, então se sua operação não tiver estruturada, pode ser que às vezes você poupar dor de cabeça, pluga, pluga a operação com afiada que vai ser mais plug play ali, você já começa a rodar e Ah, >> sim, é sem dúvida. E cara, e por Curiosidade, tá, quanto que tu recomenda de caixa para alguém fazer para começar aí como produtor, pro cara que sei lá, o cara é afiliado, quer ser produtor? Hoje em dia
o mercado ele tá mais complicado assim, sabe? Eu eu não começaria eh virar produtor com menos de 1 milhão, acho não, tal. >> 500k é >> [ __ ] >> Eu colocaria uns R$ 500.000 assim. É, até então é é melhor talvez você rodar Como afiliado. Claro que eu tô fal que assim que tem alguns alguns níveis, né? Se o cara é muito experiente, pô, você já é muito mais full steack assim ou você entende muito bem de muitas coisas, talvez dá para você começar com menos sentir confiança. Pô, às vezes eu tenho 100 car,
tô muito confiante aqui, etc. Já entendo. É, não vai ser dor de cabeça para mim. Então, por exemplo, ah, já vou integrar aqui com lá na Goleb, já tenho familiaridade com os pedidos aqui, Suporte, eu já trago, já consigo analisar tudo. Se você tiver muito conforto nisso, ah, talvez até antes assim, mas se não, pô, ainda preciso. Se eu fizer isso, já não consigo mais focar direito no nos meus anúncios, escrever minha minha VSL direito, já vou perder controle dos testes que eu tô fazendo, já me embanando aqui. Aí já não compensa. Acho que aí
é quando você tira o foco do core business. É que inclusive é uma coisa que você na época você Sempre falava assim, foca eh assim no no 8020 você falava eh respeita a conversão, né? >> Falava >> falava, você já falou isso algumas vezes inclusive. E então assim, eu acredito que é isso aí. Assim baixo, respeita o que tá dando dinheiro para você, cara. Então assim, ah, VCL, vamos lá focar nessa VCL e não abra a mão. Se for algo que, pô, você vai meio que mexer com isso daí, vai ferrar muito o rolê, vai
Te embananar ali, não compensa que você tá desfocando do principal, né? Então, nesse caso, eu não mexeria, tá? >> Uhum. Uhum. Eh, uma vez, tá, que tu começou a operação, tu migrou para produtor, a gente teve que aprender um monte de coisa a mais desses processos. Mas para ti valeu muito a pena, porque né, tu falou, pô, 60, 70 a mais, [ __ ] é muito dinheiro, mano. E daí Realmente não tem, é, é o que eu falo, entendeu? Muita coisa. >> É, é muita coisa. Aí, pô, faz todo sentido essa migração. E daí o
que aconteceu? Tu ficou quanto tempo nesse volume aí de 4 mil mês, 3 mil? Como que a empresa cresceu? Sempre, a gente sempre manteve assim e foi subindo, né? Foi mais crescente assim. >> Qual que foi o máximo que tu já fez? >> É, no dia 2.hões200 >> e no mês? É uns 28, quase 30 milhões. >> [ __ ] velho. >> É, >> mano, eu não sei se tu vai poder falar, >> mas aí a gente fica assim, aí você olha pro lado, às vezes é pouco, né? Mas >> tá louco, velho. >> Não
é pouco não, >> mas foi um faturamento relevante assim pra gente. Foi bem recorde assim. Vai se [ __ ] velho. É gigante esse faturamento. É porque tu tá se comparando com três caras aleatórios do Brasil >> que acertaram umas oferta muito ninja e escalaram absurdo. O meu máximo no mês foi 6.3 milhões, sabe? E eu acho que eu não sou iniciante. >> Ah, não é, mas é tem isso. >> É, não, beleza. Tem f, >> mas tem fotomado, vamos lá, né? Tem muita, muita coisa envolvida aí, >> mano. Mas resultado, dinheiro no bolso, resultado,
resultado. >> Legal, >> sabe? >> E por curiosidade, tá? Eu não sei se tu vai querer falar, mas mano, eu vou perguntar >> aí. Se tu não quiser falar, tu não fala, mas eu mas meu trabalho aqui é perguntar. >> Eh, cara, desses desse faturamento aí que vocês têm, é quanto que é a margem disso de última linha do do mesmo de porcentagem, >> cara? Assim, eh, isso vai variar mês a Mês, mas eu consideraria que um bom Ebít. Ebítida não é lucro. >> É lucro antes de imposto. >> Sim. >> Depreciação e amortização. Lucro
antes de imposto. É basicamente isso. >> Mas lucro última linha do mesmo que sobrou lá acabou. >> Cara, que hoje eu não tenho muita certeza quanto que tá essa tributação. Por isso que eu falei mais do o net Mesmo. >> Mas ele é menos do que 20%. >> É menos do que é menos do que 20%. >> Porque o teto ali seria 20% do >> O teto seria 20. É muito, de cara, eu já vi algumas pessoas operando com 20%. com mais de 20%, mas série, o cara operou um mês, às vezes às vezes é
muito difícil, o cara acertou um negócio bizarro, não é comum, tá? Então assim, às vezes até até menos assim a mais. >> Sim. Eh, mano, na Neolif o meu recorde No mês foi 35% de de lucro líquido no último última linha da R. >> Tirou tudo. >> A gente é, a gente faturou tipo o papo de 6.3, três, lucrurou dois, uma coisa assim, 1.8, sabe? Uma coisa mais ou menos assim. E daí foi pô. Então, se, por exemplo, se eu tivesse faturado tudo que eu faturei até hoje com essa margem aí, >> tava bem, >>
nem vinha aqui conversar com você, eu Não ia, mas tipo, você estaria muito bem assim. Eh, >> mas não foi bem assim que aconteceu. >> Sim, sem dúvida. Isso é muito interessante porque a gente escuta no mercado números absurdos aí. >> É, não é? E e pessoal, a gente tá falando >> é não, a gente tá numa conversa empresarial que eu não tenho nenhum curso para vender, então posso ser mais sincero, né? >> É, sem dúvida. Eu tenho uma coisa para vender, que é o Veturb, então comprem Veturb, senão eu não consigo pagar o hotel
do Elton, que ele nem vai nesse [ __ ] foi dormir lá na casa do Felipe. >> Mas aí, >> inclusive, a gente usa o Vturb, tá? Já tá sendo a propaganda, é o melhor que tem. >> Exatamente. Boa. Faça a propaganda. Mas a gente fala é tipo assim, pessoal, a Gente fala muito aqui de faturamento, tal, faturou tanto, só que só que cara, isso daí obviamente, né? Obviamente não é dinheiro no bolso. O que vai sobrar aí é de 10, 20, 30%, às vezes mais. Se tu for muito bom, >> que ainda é muito
dinheiro, sabe? Tipo, ah, o cara faturou. >> É que é que eu acho que em operações menor é que a gente gerava volume mesmo, entendeu? Então assim, talvez seja uma operação muito pequena, igual no Brasil Com info, eu já tive margem de 40%. >> [ __ ] >> Tipo, já faturei R$ 100.000 com ruas bom na época e tipo sobrou 50, entendeu? Tipo 40, 50 ali. Qual era? É que tirando o colaborador, né? vai, tipo, tinha dois ali no comecos, entendeu? Então assim, eh, que na quando você tem essa, quando você quando é nessa época
eu não lembro preciso, porque nem você sabe o que é. >> Então, >> eh, já era muito era muito maior. Então, pô, mas por exemplo, se eu com faturando 5 milhões tivesse 50% de margem, >> seria bom. >> É, aí você fatura 30 e tem 50% de margem, o que isso? Aí você fecha 200, vai fechar o ano com 150 milhões de tramento você tem 30% de imagem. É 50% de imagem é muita coisa. Ninguém tem isso, entendeu? Então na escala tende a perder. Dúv >> é margem, não tem jeito. >> Sem dúvida. Opa, desculpa
interromper. Eu só queria te falar que se tu tá interessado em saber como o Welton conseguiu esses resultados absurdos quando ele vende infoprodutos. Então, cara, saiba que ele gravou uma aula explicando passo a passo como que ele fez para montar essa operação aí de sete dígitos por mês com infoprodutos no mercado brasileiro. Então, se tu já é cliente do Beturb e tu já tem acesso a Esse material, é só clicar lá em Academy no painel, depois clicar em materiais exclusivos que vai tá lá para ti. Se tu não é cliente do Veturb, daí cara, tu
ainda não tem acesso a material, mas é bem simples, é só escanear esse QR code que tá aparecendo aí na tela e daí criar tua conta no VTuber e desbloquear o material. Ou então você também pode clicar no primeiro link da descrição, beleza? Mas agora de volta pro episódio. E assim, ó, se tu fosse estimar, tá, Eh, esse pessoal que tá aí, que vem aqui no podcast do Veturbo e tal, eh, o a galera que tá rodando nutra na gringa, faturando uma grana lá, >> legal. >> Eh, se tu fosse estimar um cara que fatura
ali cinco, fatura 1 2 milhões de dólares, tá, no mês, digamos, >> legal. Esse cara aí, quanto que sobra para ele, tá de lucro líquido, última linha do DRE, que ele vai distribuir, vai cair lá na conta do banco lá, eh, Dele, assumindo que ele é um um único sócio, só >> único sócio, >> que eu queria que o pessoal de casa entendesse a realidade, sabe? >> Legal, cara. Assim, se o cara ele fatura 2 milhões de dólares, ele vai fazer R milhõesa. É última linha, você pode botar aí, se fosse um mês muito bom,
ele botaria uns 2 milhões no bolso, assim, uns 25 milhões e >> Uhum. no bolso seria uns 20%, 20, 20 e poucos por assim, se foi muito, se foi muito melhor acima da média, se é um cara, sei lá, meio bizarro de back end, o cara saca uns negócios muito louco, talvez três. >> Uhum. >> Agora, tratando de um cenário mais conservador, eu colocaria, olha, 15 milhão e meio se pá, tá? 1 milhão e meio ou um pouco menos se ele sofreu, pegou um mês muito ruim, pode Ser até menos, tipo, às vezes uns 900,
um mês ruim ele sobraria uns 800, 900, um mês mediano conservador, 1.300 1 milhão400, um mês muito bom >> porque ele meio que mitou lá talvez uns três assim. >> Sim, sem dúvida. E assim, >> mas não é comum ser três, tá? Tipo, é, eu falo, eu tenho que falar porque já, já vi um caso ou outro assim. >> Eu também >> é, né, que a galera comenta, mas não é o Usual. Uhum. >> É, cara, eu acho muito interessante porque às vezes as pessoas vem isso aqui e pensando, não, os caras >> não é
porque é uns números muito bizarros. O cara fala assim, tipo, ah, faturei, quanto você faturou na sua trajetória, sei lá, 250 milhões. Aí a pessoa imagina, aí o cara imagina tudo, nigual, >> [ __ ] o bicho tem, >> [ __ ] o bicho tem cara para abrir a PF lá 200 milhões, entendeu? Então não é bem assim, tá? É, >> ô, mas se fosse ia ser bom, né? >> Não, se fosse ia ser ótimo. >> Nossa. Aí eu acho que ia tá que nem tu. Eu não ia est aqui falando contigo, não. >> É,
então não é porque quando você vai olhar faturamento é muito, é muito, >> é sim. Com 200 milhõ no bolso, né, pessoal? Quem que não ia tá bem? E tu, Gabriel, tu ia tá bem com 200 mil? Tá de boa, tá suave, né? Boa. É, pois é, vamos Chegar lá. >> Legal. >> Mas cara, é isso é muito interessante. Eu gosto de pintar o cenário das pessoas pro pessoal entender o que onde é que eles estão indo, onde é que eles estão se metendo. Hoje no Brasil esse negócio de nutra na gringa ainda tá bem
forte, tá? É só que tá crescendo bastante o pessoal do low ticket info não sei se tu tá percebendo isso no mercado, mas tá meio por fora nessa galera aí, né? >> É, >> mas tá tá crescendo, tá? >> É, mas >> pessoal faturando ali sete dígitos no mês, múltiplos seis. >> E muitos querem fazer isso aqui, querem vir aqui pro pro jogo do gente grande, sabe? Que é a nutra na gringa, tal, para começar é 500k para começar. É assim, eu vejo que hoje tá um mercado muito, tipo, o cara ele vai entrar, ele
vai concorrer com uma galera tipo já bem aquecida de Mercado. Então, se você conseguir conversar no mercado mais tranquilo, é melhor até para você aprender criando carro. Você toma uma porrada ali, mas vai ser de leve. Aí você entra no mercado para competir com a galera, pô, tá uma galera bem já em peso, sabe? uma galera madura de gestão, uma galera, eu falo pelo master assim, é um pessoal maduro assim em questão de operação. Eh, e eu conheço a galera do master, deve ter de outros lugares que a galera Ainda, tipo assim, uma galera muito
boa dos Estados Unidos, tem >> romeno, >> da Rússia. Então você tá competindo >> aquele cara de Singapura lá que eu falei para ti também. >> É, então você tá competindo com uma galera muito assim, vai ser bem acirrado, então talvez é legal você poupar um pouco de caixa, fôlego, aprender um pouco mais. É, >> sim. Mas eu tava lá no, >> mas é um mercado bom. Então assim, eu sou um cara que tipo taco pedra porque geralmente a galera, ah, [ __ ] >> cada é ruim para [ __ ] >> mas tu tá
fazendo, né? >> É, exatamente. Aí tipo, eu já vejo um monte de assim, nossa, esse mercado não vira e tal e o cara contrata mais 10, ah, ela traz mais 20. >> E sim, e mano, é, é, mas o a o mercado em si, as pessoas compradoras, né, também é muito maior lá fora. Hum. Então É literalmente o mundo, né? E se tu focar em Estados Unidos aí, pô, são 350, acho, não sei se chegou a 400 já milhões de habitantes e todo mundo com muito mais dinheiro do que nos Estados Unidos, aliás, do que
no Brasil. Eu tava lá agora, pô, faz duas duas, três semanas aí, não, cheguei domingo agora. Faz duas, três semanas, faz uma semana que eu cheguei aí, cara. Eh, lá, daí lá nos Estados Unidos eu vi eh uma senhora com o celular, velho, na mão, tá? Vem um VSL. Eu não sei se tava no Vetub, acho que tava, mas eu eu olhei assim para ela e falei: "Ah, é tu que tá sustentando os meus amigos lá do Brasil, é tu que tá dando a grana lá pr pra galera de eh do do Brasil". Mas, mano,
vamos voltar lá pr pra tua história eh aliás, pro pra linha central do podcast ali. E aí, eh, tu virou produtor, né? Nessa época tu ainda tava ali com as tuas nove pessoas, mais ou menos ou já tinha aumentado a equipe? O cara tava com um pouquinho Mais ali. Eu falei, a gente traga umas quatro pessoas já assim para fazer umas outras coisas. >> Uhum. >> Talvez a gente tinha umas 14. >> 14? >> É. >> E tu ficou com 14 até chegar em que faturamento, >> cara? Até a gente bater uns 10 ali. >>
É. >> É. >> Como que foi essa evolução, mano? De 14 para 45, tu como que tu triplicou o time? que eu achei muito interessante isso. >> Eu fui contratando assim, eh, aumentando pelo setor que eu via mais necessidade. Então, trouxe um cara para fazer produção, porque tava faltando. Aí eu comecei a trazer. >> Como assim produção? Que que é isso? >> Ah, para conversar com o ator nos Estados Unidos, contratar, fazer ponte Videomaker e tal. >> Brasileiro. Ele >> é brasileiro, >> mas que mora lá. >> É, na real, esse aí eu realoquei para
essa função, né? Aí ele fazia criativo. Aí eu trouxe outro copo para criativo e ele foi pr isso. Trouxe outros copos de VSL e foi realocando. >> Ah, ele era um copywritter, então >> é copywriter. É. >> Ah, tá, entendi. Tá, mas e aí daí tu tu Viu o setor que mais tava zoado? >> Aí eu comecei trazer porque, por exemplo, aí no caso o que que começa nessa época a gente já tinha mais ou menos como as coisas funcionavam. Então daqui vai para cá, que vai para lá, tá? básico >> tava já tava assim,
já tava indo. >> Não é o processo mais complexo do mundo, >> não. >> Aham. >> Então aí o que eu pensava, eu preciso Botar mais gente para cá que vai dar mais input, aí vai sair mais VSL, aí eu escalo mais. Aí eu comecei a trazer mais COP, >> tentei eh aumentar muito a produção de VSL, que teoricamente os editores iam editar, depois assim eles editavam, mas assim teoricamente eu ia ter muito mais fatamento, porque no final vai ser a gente ia mandar tráfego e tudo e validaria uma maravilha. Só que não foi bem
isso que aconteceu, Né? >> Então geralmente, pô, aumentei muito o time, não >> não necessariamente seu time é tão qualificado assim. E aí virou uma bagunça. Então, basicamente assim, eu tinha depois de um tempo, que que eu fui analisar, que tinha basicamente um COP e ou dois ali representando 90% do faturamento e o resto era melhor não lançar as VSLs. Foi tipo essa conclusão que eu cheguei. >> Uhum. >> Entendeu? >> Cara, eu acho que todo mundo comete um erro na hora de escalar a empresa, que é contratar um monte de júnior, um monte de
gente não tanto não tão qualificado. >> Concordo com você. >> É, >> foi bem isso que eu fiz. Eu fiz também, mano. Eu contratei um monte de júnior. Eu cheguei a ter 70 pessoas, se eu não me engano. >> Na real, eu acredito que o maior erro é talvez assim, você pode até contratar um júnior, desde que você tenha um processo definido de treinamento e que esse júnior seja muito inteligente. Isso daí eu sou a favor. Se o cara for muito bom assim, é, geralmente ele pega rápido, que é os melhores copywriters que eu tenho
na real, assim, eh, foi sempre assim. Os copyriters que me geraram resultado foi o quê? o cara que ele era sangue no olho, cara inteligente, o cara Lá é o PSD, né? O >> o pobre inteligente com grande desejo de ficar rico. Então assim, você contratou esse cara, eh, >> geralmente ele ele manda bem. Então, assim, é a pessoa que vai entrar na sua empresa, ela abraça, ela é muito boa, ela aprende muito rápido, ela vai para cima, ela resolve e geralmente ela valida rápido. E aí eu acho que o erro é a pessoa contratar
eh não tão bem. Então assim, pô, você contrata a pessoa ali Meio mais ou menos no sentido de pessoa não é tão competente mesmo assim. E geralmente quando a pessoa é competente, igual você é um cara competente, se eu pegar você hoje e botar, ah João, aprende aqui a parte de financeiro, às vezes você vai mandar bem também. Tu s tem a opção, uma pessoa boa. Ah, João, vamos tocar tráfego aqui. Com um pouco de esforço, claro, não vai ser a praia, não tô falando o que você mais gosta de fazer, mas você por ser
uma pessoa Inteligente, com grande vontade, você vai aprender rápido e vai tender a mandar bem, tá? Então eu acredito que se você conseguir filtrar isso, a pessoa que tem uma cultura de bom desempenho, a pessoa que tem eh uma competência de ser mais inteligente que a média, quando você coloca ela num processo de treinamento, ela pega muito rápido, essa pessoa vai ser leal, eh, e geralmente vai trazer bons resultados. Foi isso que, pelo menos na minha empresa, pra COP, foi o que mais funcionou. Nunca consegui contratar um cara e ele já ir performando tão bem,
sabe? Pelo menos para mim. Tu acha então que cada função ela tem a sua forma de contratar? >> Cara, eu acredito que não. Assim para pr as outras, geralmente no mercado corporativo, o que que acontece? No mercado mais tradicional, você tem o que é ser um bom financeiro? Já é padronizado, o cara faz isso aqui, Beleza? Você bota o que que é um co nível de experiência, anos de prática, né? Aí você já sabe se o cara é muito inteligente ou não pelo pelo nível dele mesmo, quanto que ele acendeu. Então isso vai variar na
folha salarial. Então aí é mais simples, sabe? Aí você tem que validar mais cultura para ver se ele tá adequado com o que você quer pra sua empresa. >> Uhum. >> Agora quando você era é é igual no no Nosso caso de de empresa de resposta direta, o que acontece? Você não tem uma faculdade de COP. Então como que você garante se esse cara é sênor ou não? Tipo, é mais difícil, não tem tantos assim, pô, o mercado é muito recente. A gente começou a rodar no nos Estados Unidos, tem o quê? Eh, a a
States Media tem 1 ano e 7 meses. Então, quem é séor aqui? >> Uhum. >> Então, como é que eu vou saber? Então, Assim, não é um mercado regulado, não dá para você saber. Então, eu prefiro pegar um cara inteligente e treinar do que eu me arriscar. Às vezes você entra um cara, o cara não pera, o cara produz muito, você joga muita coisa na rua e não valida. >> Então esse é o grande problema que eu vejo, sabe? Então >> é, tem um custo, né, para tu fazer isso. >> Tem, tem um meu custo
é absurdo assim, ainda mais lá, tá louco. >> Então assim, você vai calcular tudo que você gasta no processo, estrutura da sua equipe que você tá mantendo para lançar uma oferta de baixa qualidade é muito caro, tá? Então melhor você pagar para um cara muito bom, você gastar um tempo treinando esse cara do que o oposto. >> Uhum. Mas assim, mano, é [ __ ] e eu todo mundo quer, né, contratar esse cara que, ah, ele é [ __ ] ele é isso, ele tal, ele é leal, ele não sei o quê. é o sonho.
Só que isso não é a coisa mais Mais simples do mundo de se fazer. Uma coisa mais complicada assim. Concord. >> Esse perfil do PSD aí, por exemplo, para quem não sabe, pessoal, isso aí vem do Jorge Paulo Leman lá, do da galera lá, daquele livro lá que é o Sonho Grande, vai aparecer aqui na tela, que ele fala que é muito interessante contratar pessoas desse perfil, que é o P de por que é pobre, o S de smart que é inteligente, e o D de Deep desire to get rich, que é desejo profundo de
ficar Rico. E aí, pô, beleza, é maravilhoso achar esse cara, mas é difícil. Aí, como que tu faz, cara, para achar esses PSDs? Como que o pessoal que tá em casa poderia também achar eles? >> Cara, geralmente o que que aconteceu, né? O que que eu fiz? Eh, paraa COP, é assim, isso funciona para todos os setores. Você pega ali os melhores que tem na sua área, eh, ou que você vê de referência e você tenta fazer uma estrutura invisível, igual você faz pra Cópia. Ah, por exemplo, o que que esse cara é? Ah, ele
é assim, ele é criativo. O que que ele é? Ele tem um tem uma certa histórico de background? o que que tem nesse indivíduo que você consegue usar e aí você tenta replicar isso nas novas contratações. Inclusive, é uma uma dica que a galera assim dá de modo geral. Então, assim, ah, por exemplo, eh, eu até falei com com o coordenador de de edição recentemente, eu passei para ele isso que eu dei essa uma Palestra falando sobre isso mais aprofundado no no máster e tal. E aí, eh, o que aconteceu? Eu fui lá e peguei
essa palestra e dei pro meu coordenador de V e tal. Aí ele foi lá e fez uns desenhos. Mas tu chamou o nome do cara é coordenador de gestão >> de edição. >> De edição, desculpa. >> De edição. É, eu falei isso. Posso ter falado muito rápido. >> É, >> acho que eu que viajei, mas falei >> tranquilo. Aí eu mandei para ele assistir e aí ele assistiu e assim ele ele pega rápido as coisas assim. Ele já não mapei aqui então o nosso padrão aqui de edição. Geralmente os caras eles são déviss, já editaram
para canais de jogos. É, os melhores aqui são assim, >> são devis. >> É, às vezes o cara já estudava dev. Tinha um interesse muito grande por >> programação. >> É. E daí ele virou editor de vídeo >> assim, é que o é que ele é coordenador, ele tem um outro background, tá? Ele editava para uns canais eh bem bravos em jogos. Ele falou lá, é que eu não sou bem desatento sobre mundo de games, mas editava para umas um pessoal forte, assim, para uma empresa forte e tal. E ele também já tinha feito um
canal e tinha chegado a mais de 100.000 inscritos também, ele já tinha editado. Criativo, o cara, mas bem ligeiro assim. Então, mas de modo geral, ele mapeou o perfil, ele viu que, pô, o cara bom, às vezes ele era tinha um C background de devil ou ele era militar, tinha um editor muito bom lá nesse sentido. Eh, ou o cara, mas geralmente o cara já editou assim para essas franquas muito fortes assim e e às vezes o cara também já tinha montado com um canal e tinha crescido o conteúdo. É assim, meio que ah isso
e mais algumas coisas que Ele mapeou lá que tudo mais. Ele falou: "Pô, isso que é um perfil bom para editor". E aí a gente fez uma última contratação, por exemplo, e o cara já entrou mandando muito bem, porque foi já no primeiro ponto após eu ter feito isso pra COP. Uhum. >> Eh, então assim, isso é uma isso é um algo muito bom, muito prático, a pessoa consegue fazer por quem são seus melhores, como é que é o comportamento dessas pessoas, o que que elas o que que Elas fazem, vivem, onde andam, entendeu? >>
Tem algum teste que tu usa para para isso que tem aqueles de personalidade, né? Tem o disc, por exemplo. >> Cara, não, eu não, não usei nenhum desses, mas você pode fazer mais profundo assim, mas por exemplo para cópia, né? pra COP, eu olhei assim, ah, o que que tem assim os os melhores copyright assim, que são mais amigos e tudo mais. Eh, aí eu olhei, por exemplo, o Felipe, Ele era engenheiro, você era engenheiro, mais algumas pessoas que eu conheci vinham do background de engenharia. Eh, aí eu comecei a pegar uns engenheiros muito assim
que eram bons, né? Ah, o cara fumou numa federal, o cara fumou bem e tudo mais. E assim que tinha vários sinais que o cara era muito inteligente. Então, às vezes, pô, o cara falava um ou mais idiomas, às vezes o cara foi medalhista uma ou mais vezes em algumas coisas. Ah, beleza. Eu validava Mais isso. Se o cara era muito inteligente, depois ele tinha um fit cultural com que eu queria, assim, que o cara ritmo de acelerado muito rápido, é, o cara, pô, tá com muito desejo de de crescer e tudo mais. Se é
um cara pouca desculpa, sabe? Então, assim, é um cara mais meritocrático, quero fazer, quero buscar e tudo mais. Então assim, eu tentava validar alguns pontos para mim que era muito importante. Então o cara considerar que bom não é o suficiente. Tenho que ser ótimo, entendeu? Pô, eles vão me dar liberdade, mas eu tenho, eu chamo a responsabilidade para mim, eu resolvo. Eh, então assim, eu me assim tentava validar isso na na própria entrevista com o cara e e assim aí eu aí para você fazer as perguntas da entrevista, você pode até jogar no GPT. Eu
quero validar isso aqui. Me gera umas perguntas. você vai ver que ele gera umas perguntas boas. >> Ah, >> tá? Então assim, você pega os valores que você quer, vou fazer essa entrevista, joga para ele, me gera umas perguntas aí, você otimiza, depois você pega e e refaz. Mas é um site bom, assim, otimizou tempo hoje, eu uso bastante assim o GPT para algumas coisas, né? >> Uhum. É porque eu ia justamente te perguntar como fazer essa eh como tipo pegar o perfil que funciona e daí a partir desse perfil ter as Qualidades, porque a
gente tem que saber identificar as qualidades, né, que que funciona em primeiro lugar. >> É. >> E depois de identificar as qualidades e no teu colaborador, tu tem que conseguir de algum jeito identificar isso em outra pessoa sem ver ela trabalhando. Aí isso é um processo meio meio meio maluquinho, né? meio >> é é meio difícil assim, mas aí o que que eu o que que eu tirei de lição desse Processo assim que é muito bom e depois assim o que eu usei para mapear é é um processo que eu fiz de train mapei o
score card depois a galera pode pesquisar ou a gente pode até trocar uma ideia sobre isso. Mas mas assim o que é bom nesse modelo de contratação é o seguinte, na VCL o que que é muito importante pra gente? taxa de conversão. Então assim, sua taxa de conversão é muito alta, eu boto mais dinheiro. A sua máquina, digamos que ela tem uma, ah, a Cada 10 folhas ela imprime uma nota de dinheiro. Vamos supor que assim, se a minha máquina tem 50%, então assim, a cada 10 folhas ela faz cinco notas de dinheiro, é muito
mais eficiente, não é? >> Sem dúvida. >> Assim de Aí eu vou est mandando muito bem. Então, >> tu não ia tá aqui. Exatamente. Não ia tá aqui. Mas o grande ponto é se no seu processo de contratação o que que acontece? A cada vez 100 cops que você Contrata convencional, que é o cara que não é tão bom, vai sair o quê? Um que é genial, que vai validar coisa para [ __ ] Então sua taxa de conversão às vezes vai ser o quê? Baixíssima de cop de nove dis oito, nove diso. Agora, se
você pega esse malogo muito inteligente, o que que vai acontecer? Você vai ter erro. Não é garantia de acerto, eu não tô prometendo que não é garantia. Mas o que que acontece é que você nota que a pessoa vem muito melhor mesmo. Então Assim, ela é muito mais realmente ela vai mais, ela acelera mais, tem um ritmo mais forte. Então o que a gente trabalha aqui é que, pô, eu tenho os copywriters aí perguntar: "Ah, eles já validaram coisas de novista?" Ainda não. Mas o que eu noto é a chance desse cara validar é muito
maior do que o outro, entendeu? Então é diferença de perfil. Então o que eu tô me cercando aqui é como se fosse uma VSL, a mesma mentalidade de performance, é conversão. Então assim, Ah, lá eu tinha que contratar 20 negos. Aí sobrava um. Agora às vezes se fosse eu contratar cinco e sobrar dois não é mais lucro. >> Sem dúvida. >> Essa é a conta, entendeu? Então assim, e 100% de precisão era o sonho. Pesso ele convertesse 100%. Mas assim, hoje a gente trabalha, pô, você tem uma meta alvo de mais de 1,5% às vezes
da escala no DR. Eh, é D, só falando o LS, né? ED às vezes 0.7 já dá Escala. Aí, por exemplo, se eu conseguisse ter cinco não era maravilhoso? Mas sim, mas às vezes não dá. Então você vai tentando buscar melhorar várias métricas do seu funil que no final talvez você tenha um resultado muito maior. Então isso daqui, por exemplo, em contratação é é um KPI que eu quero analisar. Então assim, é um negócio que eu quero ver, será que eu melhorou muito mesmo? E e cara, eu tenho 100% de certeza que vai melhorar assim,
Pelo que eu assim, pelo que eu tô acompanhando, é muito diferente mesmo e vai melhorar. Questão assim de tempo para a galera mudar muito melhor, assim. >> Uhum. Eu acho que sim, mano. Essa parada da contratação é um dos maiores hacks assim que que as pessoas podem eh dominar, porque se tu tem gente boa trabalhando para ti, velho, [ __ ] é muito poderoso, sabe? >> É essencialmente tu tá eh comprando uma execução boa com dinheiro. >> É, exatamente. >> É cor. >> E aí, eh, o mouse ele fala, né, que um player nível A
ele é muito melhor do que um player nível B. Não é o melhor, ele é muito melhor. >> Muito melhor. É >> exatamente isso. >> Ele produz muito mais >> e a e é como a Netflix se posiciona, né? Assim, eu eu vi bastante coisa deles. Eh, eu achei muito legal que é, tem até Na cultura deles Dream Team, assim, pô, a gente contrata os melhores, eh, a gente quer os melhores para est aqui, para gerar densidade de talento, assim. Então lá tem até eh pessoas que trabalham somente focadas em densidade de talento. E foi
até aquela, se eu não me engano, chama Pat Mccord, que foi a a primeira a gestora de talentos na Netflix, uma das primeiras assim de gente cultura de lá, que fez esses estatutos lá deles, que que meio começou A construir isso, pelo menos, não sei se ela que finalizou, mas assim, eles têm pessoas focadas às vezes só nisso assim. Ah, então tem uma pessoa que é, eu não tenho certeza sobre como é que é as atribuições dela, mas uma delas é a pessoa até se posiciona como, pô, trabalhamos focado em necessidade de talento, então tem
pessoas que só olham para isso. >> E eu vejo que pô banco, por exemplo, é um exemplo muito claro de o cara tem que Traz os melhores. Então, o cara traz os melhores, treina, pega a pessoa, traz os melhores, treinam, até por conta dessa nessa ideia do do PSD mesmo. >> Sim. Eh, cara, e como que tu faz para, por exemplo, pr para pra gente contratar pessoas boas, obviamente, né? A pessoa boa, ela quer trabalhar numa oportunidade boa. É, >> aí, né? Porque, sei lá, pô, pegar um cara ali muito inteligente, ele vai Querer trabalhar,
sei lá, no Facebook, no Google, em algum lugar assim muito top, porque ele quer se juntar aquela experiência eh ali top. Aí, pô, a gente do marketing direto, muitas vezes a gente vende coisas de maneira agressiva. Eh, muitas vezes a gente deixa a desejar na questão do produto e, eh, muitas vezes não também. Muitas vezes o negócio ele é bom. Eh, a gente tem várias pessoas que vem aqui no podcast, por exemplo, são assim. Só que mesmo assim a Galera não gosta muito de trabalhar com marketing de resposta direta, porque tem esse >> e porque
é marketing em primeiro lugar, o pessoal não não gosta. Só para falar tu ser isso aí, cara. Como que tu faz para atrair pessoas boas e colocar nessa oportunidade, sendo que os melhores eles vão estar no banco, nesse outro lugar que tu falou? >> Assim, eh, eu acredito que tudo na vida é taxa de conversão. Assim, é sério, >> tudo, >> quase tudo, assim. Então, assim, por exemplo, ah, tu, ah, eu vou ter às vezes, não achei ainda uma pessoa muito bacana. Legal, você converte uma, converte duas, uma hora vai vir assim, entendeu? >> Continua
convertendo. >> É, continua. Então assim, >> escala pessoal, escala >> assim, cara, você, beleza, você, ah, Você captou 10, ainda não veio um muito bom que teve o fit que quer trabalhar com você, continua procurando, vai ter um, entendeu? Assim, eu achei alguns assim, achei algumas pessoas boas que trabalharam lá e assim que estão bem contentes e é muita, pô, ah, ninguém quer, não existe isso, ninguém quer, você não encontrar a pessoa que quer ainda, tá? Então é a mesma coisa do cara, ele roda tráfego assim, é que às vezes é legal, Tem meios que
aí agora que eu vou falar pá, como que a gente consegue aumentar um pouco para que mais pessoas queiram, né, na sua empresa, pô, ter um LinkedIn da hora, eh, se oferecer oferecer programo, então assim, você trazer a pessoa e falar, pô, eu vou te ensinar, eu acredito que isso é um grande diferencial. Tem muitas, muitos alunos, cara muito inteligente, mas o cara formou no ITA, o cara formou em boas universidades, Mas o cara ele quer um programa realmente de trein para alguém ensinar ele uma profissão que ele vai ser muito bem remunerado. Então você
traz esse cara com uma oferta de treinamento que a pessoa acabou de sair da faculdade, esse cara, por exemplo, ele valoriza muito a educação. É, você pode é ter uma assim, aí o que eu atrelo é você ter um bom plano de carreira, você ter um plano de carreira bem definido, com missões bem estruturadas, porque esse profissional Vai ver valor na sua empresa e ele vai ter interesse em vir em vir, né, para para trabalhar. Então assim, eu vejo que são é o que você consegue fazer >> e de restante taxa de conversão. para trazer,
coloca a gente, vai captando, bota dinheiro nessa vaga do LinkedIn, aumenta um pouco o salário, se for o caso, >> pois, >> né? Eu vejo que é bem assim, foi assim, Por exemplo, que apareceu. E outra forma é, por exemplo, você é por audiência meu Instagram, se você tiver alguns seguidores, é o último, por exemplo, penúltimo, eh, COP que eu contratei, eu respondi uma caixinha de perguntas assim meio que assim, ah, pessoal, que que aí eu tô queria trabalhar como COP, eu falei, coloquei: "Ah, galera, eu tô focando mais em trazer engenheiros, o cara que
ele, pô, é muito inteligente para Treinar, para trabalhar comigo e para mim treinar". Aí o cara fá respondeu: "Pô, tem esse perfil aí, sério que o cara respondeu?" E aí eu fui lá e já mandei para pro LinkedIn, ela entrevistou e etc. Eu fui lá e contratei. Então assim, e o cara mandando bem. Então às vezes você vai conseguir contratar pelo seu Instagram, às vezes você consegue vir no VTub fazer um pit agora, a galera vai mandar Directo, Instagram, tenho certeza. Mas eh acho que tem formas assim e geralmente você consegue aumentar também as suas
linhas de captação. Então, ah, você comenta no podcast, ah, você fala no seu Instagram, ah, você turbina no LinkedIn, ah, você talvez paga alguém para poder fazer, cara, seja criativo, né? A gente é tão criativo para vender, não é? Então assim, você consegue ser criativo para captar uma galera boa. Eu Acredito que pessoas boas fazem muita diferença. Então é até o que a Netflix ela prega, ela fala assim: "Pô, uma pessoa muito boa, ela não é que ela entrega duas vezes mais, às vezes ela entrega 10 vezes mais do que um B player, sabe? Tipo
assim, é que a pessoa é quando o cara é bom, ele não é que ele ajuda, ele multiplica mesmo, sabe? É, >> então às vezes você vai ter um cara na sua empresa carregando tudo, o cara vai como COP vender muito e aí você tem Outros 10 lá que só tá compondo portfólio, é compondo RC, é compondo folha salarial. >> É sim, é, acontece muito, sem dúvida. Tem 20% dos funcionários que são equivalentes a 80% dos resultados. Acho que >> sempre 80. É, exatamente. Acho que isso aí fica resume aí a >> a discussão. >>
Mas que interessante, mano. Tu pega pessoas muito inteligentes, joga uma [ __ ] de gente ali, vê quem que vai querer >> falar falar que eu pego uma [ __ ] de gente inteligente é muita, é muita, você deu muita escala aí. >> É porque tem como convertas, eu peguei algumas assim até então. >> Não, mas eu digo, tu pega uma caralha de gente inteligente e joga no processo. >> Ah, sim. Isso. >> Para daí pegar algumas, entendeu? É, >> saquei. E daí a conversão ali, mano, se Deus quiser, sabe? Pode ser 1%, pode ser
cinco, mas tu vai achar ali a pessoa que tu quer. >> Exatamente. Exatamente. Acho que é isso, assim. E aí você vai ter uma pessoa que eh às vezes essa pessoa vai finalmente assim, é que às vezes o que que eu cheguei a a cogitar que eu sou muito ruim como professor, porque pô, pô, eu tinha uma conversão baixíssima, eu contratei 15 copis, uma muito boa, outro foi mais ou menos e os outros nem tão Tão nem tão bons. Eu pensei: "Ah, devo ser um professor ridículo, nunca me considero um bom professor. Acredito que realmente
não é um talento natural é o seu melhor professor do mundo." Tem gente que tem aquela, pô, o cara tem umação muito boa, é, a pessoa ensina e a pessoa aprende. Tem gente que tem esse esse dom, não acredito que seja o meu, mas eu chegou num ponto que eu pensei, pô, será que se eu tentar levar um pouco mais o nível de contratação, eu não vou Ter um cop que talvez pega mais rápido o cara que aprende? E eu tô notando que sim, acredito que tem sim a pessoa que ela tem mais facilidade, pega
um pouco mais rápido e você tentar buscar eh esses esses eh salentes para sua empresa. É >> é >> de fato, cara. >> Acredito que para empresário isso daí assim para recrutamento é a melhor coisa. Eu já vi que, pô, às vezes você Gerar muito volume não é necessariamente a melhor forma de crescer. Você é legal às vezes, pô, você tem três copos. Muito bom. Mas é melhor do que você ter 10, entendeu? que vai gerar volume, porque aí você tem mais assertividade, menos quantidade, é mais fácil de você gerir. >> Mas sem dúvida que
é melhor, mano, porque o geralmente as empresas elas só crescem porque ela em número de pessoas porque a empresa ela é obrigada a crescer, não é necessariamente porque a Empresa ela quer fazer aquilo ali. As empresas pequenas elas são muito mais rápidas que as empresas grandes, mas infinitamente maior. >> Eu tive uma certa vaidade assim de de querer ter muita gente. Você lembra que eu assim, eu não sei se lembra, eu falei assim no uma vez e aí você até comentou assim, cara, isso aí não sei se é bom. Falei assim, ah, vou ter 50
pessoas. E na época eu tava com lá 20, assim, eu falei: "Ah, vou dobrar isso daqui porque Eu vou ter muito mais faturamento e tal". E não necessariamente foi assim. Eh, eu não acredito que o resultado foi porque eu dobrei, sabe? Eh, tanto que a gente vê pessoas com menos gente de equipe tendo faturar resultados semelhantes. Então, >> Uhum. Eh, eu acredito que isso no nosso mercado não dá para você vincular, sabe? Tanto que você vê empresas tec aí, o cara tem 10 dev gênio e vale um B. Então assim, você vê que às vezes
você ter uma Galera muito boa, >> eh, multiplica muito mais, né? Alguns casos não, não é uma regra. >> Uhum. >> Mas no mercado eu notei que eu tô migrando para tentar focar mais nisso. >> Sem dúvida. Por um acaso, tu sabe o que que é primeiro os princípios? Já ouvi falar nisso? No modelo mental de primeiros princípios? >> Nunca ouvi falar. >> Nunca ouvi falar? Não. >> Já ouviu falar, Gabriel? >> [ __ ] nenhuma, né? Então tá. Presta atenção. Então, eh, mano, é, eu acho muito interessante isso que tu falou de no nosso
mercado às vezes não funciona meio assim e tal, cabe tal coisa. Eh, e daí tem esse modelo mental, que é o modelo mental do dos primeiros princípios, que ele basicamente ele ele te faz a seguinte pergunta: "Cara, quais são os primeiros princípios, os fundamentos disso aqui? E se eu fosse Reconstruir isso aqui do zero, eu iria colocar isso aqui aqui em primeiro lugar ou eu iria fazer de uma maneira diferente?" Aí, por exemplo, essa sala de podcast aqui, por que que ela foi feita assim? Por que que o ar condicionado tá ali? Por que que
essa porta tá ali? Por que que existe uma porta em primeiro lugar? Por que a gente não chega aqui se lá de elevador, tá ligado? E daí é tudo tem um motivo. Alguém pensou nesse negócio em primeiro Lugar, às vezes não. >> Pensou, não pensou. >> É, então não, >> mas alguém já pensou, entendeu? >> É, sim. >> Tem tem alguém que criou tipo, ah, por que que esse ar condicionado tá aqui, mano? Porque a temperatura aqui ela cresce, então tem que tem uma temperatura menor, as próprias câmeras aqui não podem travar, tal, etc. E
daí, eh, essencialmente essa análise De primeiros princípios, ela te fala, cara, quais são os fundamentos desse problema, dessa situação e como que eu resolvo isso aqui em primeiro lugar, a partir de primeiros princípios, a partir de eh desses fundamentos. E aí, se tu se tu é muito bom nisso, mano, se tu é muito bom, tá muito bom nisso, tu consegue resolver tudo na no no na teu negócio, na tua vida, porque tu consegue deduzir tudo de cabeça, tá ligado? Tu consegue pensar assim, mano, Sei lá, eh, essa parada da contratação que tu falou, que que
tu lê livro, não sei o quê e tal, etc., fez o curso lá do G4, o high output management que tu falou ali, todos esses conceitos é meio que o primeiro princípio de uma pessoa que ele te deu e aí tu absorve aquilo ali para tu conseguir melhorar um pouco os teus, os seus modelos e aí tu conseguir ter decisões melhores no teu negócio. Mas tu ficar muito muito bom, mano, de primeiros princípios, tu Consegue resolver tudo. E sabe qual que é o ponto daí? O ponto é que eh todos os jeitos eles funcionam eh
de acordo com cada situação. Como cada situação ela é única, vai ter um modelo de primeiros princípios ali para tu analisar daquela única situação, que é o ideal para aquela situação. Então tudo que a gente tá fazendo aqui é só dicas para talvez a pessoa que tá em casa, é se ela consegue talvez aplicar no caso específico dela. Então, mano, tem gente, tá, tem um cara No mercado que é um dos que mais fatura, que ele fez podcast aqui com a gente também, que é o Mateus Rockenback. Vai, o Rocken BX elá vai aparecer aqui
na tela que é da BH verídico. >> É o Mateus, ele criou um artigo no no medium, sei lá onde é que é, que ele que, mano, artigo, sei lá, não sei se era 1000 palavras, era era relativamente grande. é argumentando, falando por que o nosso mercado de marketing direto ele é um dos únicos que Dá para tu contratar para crescer, que é oposto do que tu acabou de falar, que tu falou que não, que que é melhor, que necessariamente é real, sabe? O input com correlação com output. E no artigo lá ele defende o
contrário, mas ele falou: "Não, mano, esse aqui é um dos únicos mercados que dá para fazer isso aqui". E daí ele começa a argumentar fala, fala, fala, fala como que ele fez para BH, tal. Não, porque a gente faturava X, tinha três copyrighters. Daí Eu falei: "Man, não, eu tenho que contratar mais três, que daí eu consigo ter esse mesmo faturamento X com a atividade e tal". E daí ele fez todo o negócio ali, explicou como é que ele fez. Aí, mano, ele tá certo ou tu tá certo? >> É, >> tanto faz. Sabe por
quê? Que as empresas são diferentes. >> Entendeu? Exatamente. >> Então, se a gente fizer uma análise de Primeiros princípios em cada caso, a gente vai ver que a gente vai chegar em conclusões diferentes. Essa parada dos primeiros princípios, mano, tá sendo o modelo mental mais interessante aí que eu venho estudado, acho que no último ano. Eu tô usando mais isso aí do que o modelo do >> Mas porque eu acredito que que dá para você correlacionar muitas vezes as coisas. Tipo, por exemplo, o que eu tô defendendo é o quê? você contratar Talento, eh, ele
gera mais resultado, vai te dar menos dor de cabeça a princípio. Agora, seguindo a teoria do rock and bar, eu posso conseguir pegar um monte de talento e encher. Aí esse monte de talento vai produzir um tanto de coisa que me gera mais resultado. Aí eu contratei para crescer. Então as coisas t vínculos. Se você for olhar, >> às vezes dá para você reaproveitar. Então, concordo com a teoria dele. Agora, por exemplo, eh, você tende a Concordar que se eu contratar um monte de COP ruim que não valida, eu posso ter 500 que não vai,
>> não vai dar certo. >> Primeiro ele validou o quê? O processo de contratação de COP que valida a oferta. >> É, >> então assim, é uma coisa em cadeia da outra, sabe? >> Sem dúvida. >> Na minha concepção, é, ficou bem assim, É que eu já li esse artigo, eu lembro que na época que ele postou e tal, eu até achei legal para [ __ ] assim. >> Uhum. >> Foi inclusive um dos primeiros insightes que eu tive para eh >> para fazer merda, começar a contratar. Aí leu, fez, contratou. Valeu, Mateus. Depois demitiu
todo mundo. >> É que eu é que eu só esqueci que, tipo, é que, pô, provavelmente é que eles são bem mais eram bem mais robustos. Hoje Ele ainda eles ainda são bem maiores do que a gente em questão de gente. >> Então você tem que levar em consideração que ele tem mais maturidade, gestão e tudo mais. E é por isso que a gente fala: "Pô, ah, o Elton falou isso daqui, aí eu vou sair contratando um e pagando mais do que eu dou conta e tal". Às vezes não é isso também. Então, >> dúvida,
>> só tem que ponderar as coisas. >> É, e isso é muito doido, velho, porque No fim das contas é só resolver problemas. Se tu é bom em resolver problemas, tu dois tudo isso daí. Esse essa parada que tu falou aí do processo de ah o como é que é que o o copywritter bom ele é engenheiro e >> não necessariamente, mas tem uma para aumentar a minha taxa de conversão, não tem que, pô, tem uma certa população de tem muitos copyrits bons que são engenheiros. Não necessariamente todo engenheiro é bom copywriter. >> Sim, sem
dúvida. Tá louco, sem dúvida. Vai lá na na minha sala lá da UFS lá para tu ver lá mais desgraça. >> Mas um ou outro se salvam. >> Mas isso aí vem do quê? Isso aí vem da experiência do teu negócio. >> É >> de tu de tu olhar pro teu negócio e tu ver qual que é o problema do teu negócio e tu começar a a crescer e construir o teu negócio a partir disso. E isso daí, mano, tem um livro chamado de The Go ou Aeda. >> Já viu? >> Nunca vi. Ele foi
o livro que introduziu a teoria da da do gargalo, que ele chama de Theory of constraints, que ele fala que em todo o sistema existe um gargalo, que é aquilo que tá impedindo o sistema de produzir mais. E quando tu resolve aquele gargalo, o sistema ele é desbloqueado para atingir um novo nível. E esse novo nível, ele vai ter um novo Gargalo. E aí tu vai lá e tu desbloqueia esse novo gargalo e daí vai chegar novo nível e vai e vai. Ele falou que todo sistema é assim e um negócio ele é um sistema
também. E daí se a gente olhar pro nosso negócio e ver e se perguntar onde que tá o gargalo e resolver aquilo ali, ele sobe. Aí, por exemplo, talvez teu gargalo seja copyright. Então, ah, eu não consigo validar a oferta. Aí tu resolve. Agora, agora eu consigo, aliás, não consigo produzir os o os v o Escrever os VSLs. Aí tu resolve aquilo ali, escreveu, ah, só agora o gargalo tá na edição. Aí tu coloca mais editores ali, agora resolveu. Não, mas agora o gargalo tá no tráfego, porque sei lá, esse a gente não tá conseguindo
subir todos os anúncios. Aí tu resolve aquilo ali. >> Qu? >> Só que aí é >> é bem isso, tá? É só, só qual qual que é o ponto final da parada que eu quero daí Voltar pra [ __ ] da história central que a gente tá falando? >> Legal, >> mas é que é que, mano, que isso daí foi uma coisa tão interessante quando eu aprendi que a maneira, olha só que doido, não sei se tu pensa assim também, tá? Mas que a maneira de tu crescer um negócio não é tu se perguntar como
que eu cresço um negócio. A maneira de tu crescer um negócio é tu inverter isso aí e aí tu perguntar: "Por que o meu Negócio não cresce?" E aí quando tu se pergunta isso, por que que o meu negócio não cresce, tu vai ter daí eh mais clareza de onde tá o teu gargalo. E aí tu consegue resolver aquele gargalo que vai desbloquear um novo nível de crescimento. Então no veturb hoje, por que que o Veturb não cresce mais? Por causa do turn, mano, os caras cancelam. Mas não porque o cara vai para um competidor.
É porque tem muitos e clientes que não sabem o que Estão fazendo. Tá começando no mercado, pessoal topo de funil, aí eles entram e acabam saindo. Tipo, tu não sai, tu é cliente, sei lá quantos anos aí, mas essa essa galera iniciante, eles entram e saem. E aí é é difícil ter clientes bons em primeiro lugar. O mercado do Veturb ele é pequeno. E é por isso que esse é o gargalo limitador do Veturb. >> Por isso você investe em educação, >> por isso você foca tanto no podcast. Por isso que eu faço isso aqui,
por isso que Eu criei um curso de low ticket que vai aparecer aí na tela, tá pessoal? Para quem quiser ver de mini VSL, VSL de 4 a 6 minutos ali para vender produtos de R$ 29,90. Opa, eu tenho um aviso importante aqui para te dar. Cara, se tu tá buscando hoje de uma forma simples, uma forma barata para tu começar no mercado digital, começar a ganhar dinheiro, então eu acredito que low ticket é de longe a melhor oportunidade para isso. E foi por isso que eu pedi, pessoal, para Dois especialistas em low ticket, o
Paulo e o Davi, para eles criarem um curso completo, te mostrando passo a passo como que eles fazem para escalar as ofertas low ticket deles. Esse curso ele é 100% de graça, não tem nenhum tipo de custo e tu vai encontrar ali um passo a passo pr tu chegar a faturar até seis dígitos por mês usando esses produtos low ticket e também uma estratégia de venda super simples chamada de mini VSLs. Esses mini VSLS aí são mais ou Menos VSLS comuns, porém eles são minis, ou seja, são mais curtinhos, vão ali de 3 a 6
minutos, então é super fácil fazer. E além disso vai ter várias aulas bônus ali, inclusive uma delas feita por mim mesmo. Então eu que fiz a aula de mini VSL. Espero até que que vocês gostem aí. E como eu falei, tá tudo 100% de graça. Não precisa pagar um único real para assistir aqui esse curso. A ideia é realmente te capacitar, fazer tu ganhar dinheiro aí no mercado digital Para que aí eventualmente, né, quando tu for precisar hospedar esses mini VSLs aí para tu escalar, cara, tuvurb meu cliente e daí a gente consiga crescer juntos,
beleza? Então assim, cara, assim que tu terminar esse episódio aqui, corre lá para ver o curso de low ticket. Eu tenho certeza que se tu ver isso aqui e tu aplicar, tu vai começar a ganhar dinheiro, porque os meninos ganham dinheiro com isso. Não é difícil ganhar dinheiro com isso. É barato para começar Esse projeto para testar. Talvez tu teste aí o teu projeto, sei lá, com R$ 100, R$ 200. Então tu consegue todo mês dar um tiro ali e eventualmente acertar alguma coisa. Beleza? Então cara, vamos de volta agora pro episódio e bom podcast.
Então é, eu tento combater o esse ch aí que é o ch estrutural com educação. Por isso que eu tento ajudar vocês, pessoal, para vocês ganhar mais dinheiro, como tu falou. Mas eu acho muito interessante isso aí, velho. Tu se Perguntar por que que meu negócio não cresce? E daí a partir disso tu ir respondendo e essa pergunta e e a partir dessa pergunta porque que meu negócio não cresce, juro por Deus, tá? É daí que eu tiro minha estratégia, meu planejamento anual, planejamento por quarter e dessa pergunta sai todo um rolê que guia toda
a visão do Veturb, sabe? >> Isso é bem curioso. Uhum. >> Bem legal. Tudo começa o diagnóstico, Né? Para analisar para onde tá o problema. É boa, mano. >> Lá lá no G4 eles falam bem disso daí também. É, >> falaram lá, >> a gente vai falar disso aí, tá? A gente vai entrar nesse assunto. Eh, eu qu eu quero entender o seguinte. Nesse nesse período que tu evoluiu de sete ali, eh, aliás, de de 10 pessoas ali, mais ou menos 12 para 40 e poucas, tu foi implementando vários sistemas que Foram que foi deixando
a empresa mais eh robusta, mais organizada, como tu mesmo falou. Tu falou também que tu fez o o curso lá do G4 agora, a tua própria palestra do mastermind lá no no lá na Suíça foi sobre isso. Então, cara, eh, qual teve algum sistema que tu implementou além desse de contratação que tu acha que mudou assim a realidade da tua empresa, que organizou muito as coisas? >> Teve e eu vou explicar. Eh, assim, de Início o que aconteceu? a gente foi contratando, contratando, contratando. Aí a gente botou vários setores, de um setor de recuperação, um
setor de dados e bota um aqui, bota mais um de administrativa e bota mais gente no suporte. Aí basicamente a gente foi enchendo, tá? Aí chegou num ponto que começou a ter um problema que foi assim, então a gente cresceu muito, chegou lá nas 50 pessoas, só que aí lembra que a gente no início do podcast falou sobre Eficiência operacional? >> Uhum. eficiência operacional não tão boa. Eh, muita comunicação, muito ponto de comunicação, ou seja, uma pessoa falando com mais de 10, que não é recomendado, não. Se uma pessoa falando com muita gente, então ela
não conseguia filtrar muito bem as as comunicações, falhava a comunicação, não chegava para cima e aí começou a virar uma baderna. >> Uhum. >> Então assim, isso daí também não é tão simples de você resolver. Então você começa, você nota algumas, alguns pontos. Você precisava ter pessoas mais qualificadas. >> Uhum. >> E você precisava organizar melhor a sua empresa, as linhas de comunicação. >> Uhum. >> Que foi algo que eu comecei a fazer há algum tempo atrás e que eu ainda estou organizando, que é assim para poder Ficar tudo muito mais fluido, tá? Então o
que a gente começou a fazer foi o que melhorou muito nessa linha de lembratando uma galera muito inteligente pra COP? Nessa linha de trazer o pessoal muito inteligente assim pra COP, veio um que, tipo, ele não destacou tanto em COP, mas ele mandava muito bem em processo, tipo o cara muito desenrolado. [ __ ] tudo que eu vou fazer, ele tipo dava uma solução, não, eu vou lá e faço daqui, Ele já ia fazer outra coisa, depois ele ia fazer outra, tá? Então agora se você ser coordenador de COP, eu desvinculei coordenador de necessariamente ter
que ser técnico e botei ele realmente só como na carreira de projetos mesmo ali, supervisor, coordenador, gerente, diretor. Botei ele nessa nessa função. Falei: "Ah, então você é coordenador". Agora ele mandou bem, tal. Eu notei que, pô, melhorou muito a comunicação. >> No caso, ele organizava os processos do Setor >> do setor de de cópia, é, ficava acompanhando, metrificando entrega, etc., para poder me ajudar com isso daí. Aí vai vendo aí depois ele fic começou a mandar muito bem como coordenador. Automaticamente espontaneamente ele já começou a conversar com os outros coordenadores e meio que cara
ele organizava as entregas, começou a ajudar muita outra coisa que, por exemplo, a nossa antiga Gestora de projetos não fazia. Então o que a gente fez? A gente desligou a antiga gestora de projetos e o que que eu fiz? Joguei ele para diretor direto. Por quê? Porque o plano era trazer agora uma gestora de projetos para poder tirar a múltipla comunicação. Por o que eu notei, a antiga gestora de projetos, ela assim, ela não que eu considero que ela não é, não tinha competência, eu acho que assim, começou meio desorganizado e quando começa meio desorganizado,
às Vezes é até difícil de você saber onde que era o o problema. Acredito que sempre a culpa é da gente. Eu fui um um um gestor de má qualidade, coloquei a pessoa errada no posto eh errado, com muitas comunicações. Então, foi mais falha minha. consertei, eu fui lá e meio que tirei, coloquei ele como diretor e aí eu vi, pô, tem, ele tá conversando com muita gente. Então assim, ele ainda tava conversando com muita gente, apesar de já ter resolvido muita coisa, porque Ele já se comunicava com os líderes dos principais setores, que era
cop, tráfego, edição. Então ele já gerenciava tudo. Só que aí o que eu vi, pô, tem um cado de gente aqui do outro lado que precisa de uma gestão direta, porque ele não vai dar conta, isso aqui vai dar muita linha de comunicação, vai bugar tudo. Aí o que eu falou, eu vou botar um uma gerente que a gente acabou de trazer. Ela vai cuidar desses outros, desses cinco setores. Então ela vai ter Cinco linhas só de comunicações. Os gestores comunicam com as pessoas abaixo, ela comunica com eles e o diretor fica aqui em cima,
comunica com ela e com os setores chave. Então no total ele também vai dar só seis linhas de comunicação. Ele vai est conversando com tráfego, cópia, edição e com essa gestora, comigo e no máximo com Denis. Então tipo assim, pô, seis linhas de comunicação. Então meio que aí eu vou resolvendo algumas coisas. Então, mesmo Que ele tenha que conversar com mais pessoas, você nota que o trabalho dele ficou mais fácil. Por quê? Porque eu resolvi isso daí, tá? Então assim, meio que você organizou a empresa, então ele vai est realmente agora mais no tático. Então,
pô, a gente vai estar no estratégico, ele ali meio que no tático com os gestores que vão ditar o o operacional abaixo para fazer isso aí funcionar, tá? Então, meio que isso daí vai evoluindo Com seu processo, no seu processo de gestão. Então, assim, isso hoje eu enxergo assim muito claramente. Se fosse atrás, eu teria começado de forma diferente, eu teria feito, pô, muitas coisas. Só que eu noto que o empreendedor ele é isso, cara. Um empreendedor no Brasil ele é assim, ele começa, ele decola o avião sem uma asa e aí no A ele
troca. E aí eu acho que essa essa é a qualidade também. Assim, eu vejo muito isso em mim assim, o cara e Você vai, pô, eu parafuso solta, você abastece o avião ano, aí você troca ali. Então eu acho que assim, o empreendedor é isso, é o cara guerreiro. Eu acredito que essa assim, se o cara tem muito esse até para você ver se você quer empreender é isso. Eu eu vejo muito, eu fiz muito isso depois vai melhora uma coisa, você vê outro. É aquele do gargalo. Ah, melhora um aí aparece dois, né? É,
ele dois PS3. >> Cara, a gente poderia chamar isso que tu Acabou de falar de planejar ali os subordinados, quem que é o líder, etc? Quem que é o líder do líder? A gente poderia chamar isso, talvez de design de organograma ou não? >> Sim. E inclusive o processo para você corrigir isso é fazer o organograma, que assim, basicamente você faz o organograma e você vê onde tá as linhas de comunicação. A partir do momento que você define como que vai ser o seu organograma, quem fica acima de quem e Você vê quem tá conversando
com quem, se tá dando mais de seis comunicações ou não, você faz o organograma mesmo. Então assim, esse é o processo e inclusive aconselho todo mundo a fazer. Por exemplo, isso era algo que eu não dava valor. Eu vi a pessoa falando assim, mano, o cara perdendo tempo aí nessa linha, >> é essas linhas aí, tipo, para que o cara faz isso? Eu sei, quem manda sou eu e aí você tem o outro ali, [ __ ] Não é Óbvio? >> Tá bem claro. >> Então é tipo, pô, mano, o cara obedece. É isso, mano.
Tipo, então na minha cabeça, olha para você ver. Então assim, cara, é muito é difícil, cara, assim, você e por isso que eu acho que tem um momento que o cara vai aprender. Então, vai ter muita gente que vai assistir isso daqui, o cara vai falar: "Uau, por que que eu não faço? Vou fazer esse negócio aqui agora". E vai ter muita Gente que vai falar: "Nossa, quem manda sou eu". >> Entendeu? Então assim, vai ter os dois públicos >> e aí às vezes vai ter muito cara que, tipo, o cara vai tomar um fumo,
vai tomar outro e aí daqui dois anos ele vai aprender. E às vezes ele vai até lembrar: "Porra, o Elton João tava falando disso. É, >> por que que eu não apliquei isso daí?" Porque foi a sensação que eu tive. Então, real, recentemente, quando eu fiz, eu falei: "Pô, mano, eu já vi uns três, umas três pessoas falando disso para mim e aí eu fui fazer agora". Mas assim, pelo menos para mim, isso aí foi muito muito interessante. E quem falou isso foi o Rogério Mel, >> foi quem? >> Rogério Mels. >> Ele faz o
quê? Eu lembro, ele era ele é CEO, assim, ele era eO, hoje ele é advisor de algumas de algumas empresas e Eu não lembro muito bem o currículo dele, mas >> mas qual que são >> bem melhor em gestão do que eu, assim, com certeza. >> Mas assim, ó, quais são os benefícios exatamente dessa parada do design do organograma? Que vai corrigir as linhas de >> cara? Porque porque fica muito claro para você é que o que que o o Mels ele ele ele defende lá. Primeiro, por Exemplo, você vai montar uma empresa nova. Ah,
eu quero montar um novo negócio. Então, primeiro você define quem que você vai precisar. E aí você pode até fazer o seu organograma definindo por os processos, tipo o que que você vai precisar de fazer, é quem vai gerir quem. E aí você faz isso, você coloca só o nome no organograma do do carro que você precisa, precisa de um copf brabo, precisa de um processo de treinamento brabo. Aí você faz assim e Depois você pensa em como você ir para contratar. E aí num outro ponto ele já trouxe, pô, você tem empresa para você
otimizar essas linhas de comunicação, você não pode ter. É, e aí eles fizeram uma conta lá bem legal assim, que vira muita, muita linha de comunicação e essa comunicação se perde. Aí meio que a empresa começa a virar uma bagunça, você cresce, você não tem líderes, não tem líderes intermediários, vira meio que a galera Se perde. Então você sabe, é meio que um conceito de que você é, cada pessoa é interessante porque ela só se comunique com de seis a 10 pessoas abaixo dela. Mais do que isso começa a se perder por N fator. A
pessoa pode pesquisar assim, eu não sei explicar tanto no detalhe, mas eu já vi isso acontecer e na prática você coloca muita gente, vira uma zona. Basicamente a pessoa não consegue controlar, ela não consegue saber o que todo mundo tá fazendo ao mesmo tempo. Isso é um problema. Então você desenha o organograma, você consegue ver assim, por exemplo, ah, eu tô aqui em cima, eu mando, beleza, é, eu tô falando com 50 pessoas, é o founder louco. O cara tá o dia inteiro apagando chama. Então assim, ele nunca resolve nada porque você tá, cara, correndo
o dia inteiro tá rábos. Aí você vai lá e coloca um líder. Mas beleza, esse líder ele tá falando com 50 pessoas também, não resolveu o problema porque ele ele que tá louco agora e você Tá tipo tentando apaziguar ele ou cobrando ele de maneira errada, com peso errado. Então tipo você sabendo que eh cada pessoa tem que falar com seis, o que que você vai fazer no setor de COP? Tem que ter um coordenador que administra esse seis. Você tem vários setores, aí você tem um gerente de projetos que administra isso daqui. Aí você
tem vários desses, aí você tem tipo, pô, você coloca supervisor nos setores, coloca o coordenador, depois Você vai lá e coloca o diretor acima deles, aí o diretor coordena só cinco e ele se reporta a você. Aí já começa a funcionar, entendeu? Ah, mas aí depois agora tem uns líderes que estão se intrometendo. Aí nessas linhas de comunicação você define eh como que é a governança da parada. Então assim, quem é, como que isso, como que esse cara se reporta, né, como que esse cara se comporta na organização. Então, por exemplo, ah, você é coordenador,
você Tem liberdade de fazer e até isso. A partir disso, você tem que aprovar com o seu gerente. O gerente, você pode fazer até isso. Passa, passou disso, tem que falar com o diretor. Diretor, você pode fazer até isso. Passou disso, você tem que bater em mim. E aí eu dou liberdade, mas eles têm limite e sabem da responsabilidade que tem. E aí você consegue crescer. Então, para mim, hoje eu vejo organograma desse jeito e não só com um design com um monte de linha. >> Mas na época eu só vi um monte de linha,
>> entendeu? >> Mas na prática então eh quando tu vai criar o organograma, não só tu vai colocar ali a hierarquia das pessoas, mas tu também desenha as linhas de comunicação, quem fala com quem ou não >> e o que que ele pode é assim, é, tem lá a linha, então você vai falar com isso daqui e aí agora o meu assim, eu tô terminei, né, desenhei lá bonitinho, etc. Aí eu tô definindo todas as regras De negócio, tipo assim, a todas as regras que ah, você pode ir até aqui, até aqui você não pode
e tal. Eh, e aí eu vou repassar com todos os líderes e deixar claro, mano, você tá aqui, nem é aqui, nem é aqui, você é já pra câmera, né? Não é aqui, você não é aqui, nem aqui. Então, até aqui você consegue atuar. Passou disso, você tem que comunicar com de cima, então você faz isso e etc. Essas pessoas vão se reportar a você. Então, essas pessoas Têm que ficar ciente que elas têm que reportar você em nessas situações. Quais situações que ela pode passar para cima? você deixa tudo bem claro, alinha com todo
mundo, sua empresa começa a ter políticas, regras que têm que ser seguidas ali. E assim, pelo menos para mim, isso foi o que eu tava precisando ouvir, sabe? Então assim, eh, a gente já tava fazendo isso de maneira inconsciente, eh, de porque quer ou não, muitas vezes você pega o problema e você Começa a criar sua solução. Em empreendedor, você, ah, paz tá caindo, nossa, devia ter feito, coloca lá de novo. Mas às vezes quando você tem ali um, nesse caso eu fui lá e aí nessa quando ele apresentou isso daí, eu falei: "Pô, legal
para [ __ ] era isso daí que tá faltando eu saber". E aí eu dei o devido valor pro organograma. >> Uhum. >> É >> quanto tempo que uma pessoa demora para Fazer esse organograma aí? Cara, eu gastei tipo 30 minutos sem uma hora. Fiz muito rápido, mano. Tipo assim, porque o que que eu fiz, né? Eu aí eu eu explico assim, eu peguei, pedi pro pro financeiro, ah, me manda aí as listas eh dos colaboradores, né? Aí o que que eu eu Bojotei no numa planilha e taguei, tipo, ah, esse aqui é do setor
de tal, setor de tal responde a quem, etc, etc, etc. Depois eu peguei isso, eh, porque tava tipo muito Desordenado assim, meio que a ordem, né? Joguei ali no GPT para trabalho, organizo is daqui para mim pro setor. Aí ele gerou a listinha, aí eu voltei no Doc de Word. Aí eu joguei numa tela, na outra abriu o Miro. Aí eu fui só organizando. Ah, eu tô aqui, beleza, tô aqui. Vem para cá, para cá, para cá, para cá, para cá, para cá. E tá pronto. Aí, basicamente, agora tá faltando organizar meio que as regras
de de negócio, mas que aí demora um pouco mais De tempo, porque se fosse eu sozinho aí eu já ia botar tudo lá. Mas aí tem o sócio, aí eu vou fazer tudo, vou bater com ele, otimizar o que tiver que otimizar e aí eu eu aprovo, né? Uhum. >> Mas vai ser basicamente isso. >> Uhum. Entendi, mano. É é muito rápido. Eu achei que tu demora bem mais tempo do que esses 30 minutos. >> Não, tipo, pô, é porque assim, >> mas sem a a governança, >> não. Isso daí demora pr [ __ ]
Pô, para mim, para mim fazer isso tudo aí, aí vai demorar. É, tipo assim, para mim meio que definir todas, >> tu tá no processo de fazer a governança ainda. >> É isso aí. >> É, isso parece bem complicado. >> Isso daí parece. É, inclusive eles aconselham, cara, por exemplo, lá no G4, o que tem de herdeiro? Assim, eu fui lá ficar assustado, assim, tem muita gente Herdando a família dos pais e aí a governança entre sócios é o mais difícil, porque aí é três filhos, aí quem que vai assumir a empresa, quem que não
vai, aí tu tem que >> aí teu pai não quer que você faça uma coisa. E, cara, eu vi que, tipo, a vida do do cara que é >> querdeiro não é tão fácil assim também, >> são problemas diferentes. >> São problemas diferentes. Tem um certo Problema também. Então é mais assim, aí tem a governança entre sócio, acordo societário, quem manda no quê, para te resguardar depois. Você fez o bom trabalho como CEO aí, depois vem teu irmão que tava fazendo outra coisa, querer se meter na sua empresa, que você duplicou o trabalho da empresa.
Aí, mano, lá era uma loucura dessas coisas assim. Que engraçado, cara. O G4 tá pegando a grana dos herdeiros. Então, >> lá maior parte assim, cara, assim, eu vi muito herdeiro e claro, tinha muito don de empresa também lá >> e uma galera grande no mercado tradicional, uma galera com 15.000 >> colaboradores, é, 6.000. Tinha um tinha um pessoal dinossauro lá, >> car. Não, absurdo demais. Eh, cara, quando a gente faz o organograma, é, maravilha, a gente consegue organizar tudo, a gente vai saber eh quem quem manda no quê, a gente Vai conseguir eventualmente colocar
coordenadores ou alguma coisa ali pra gente, eh, diminuir as linhas de comunicação e deixar a operação mais eficiente. Eu acredito que a gente vai ver benefício naquela métrica lá do eficiência operacional, idealmente, né, se a gente conseguir >> fazer o que a gente tá querendo fazer. Maravilha, mano. Eh, qual outro sistema que tu considera crucial ou importante que tu criou, né, nesse que tu tem hoje Com 40 pessoas e que tu não tinha quando tu tava tinha ali tuas 10, 15? >> Eh, cara, assim, >> algo que a gente implementou recente, que eu senti que
deu um gás muito forte, foi um negócio assim, chama o KR. >> Uhum. Eh, foi algo que a gente fez, deve ter assim umas um mês e meio. >> Ah, é? >> É, deve ter um mês e meio. Eh, >> isso daí tu aprendeu lá no G4. >> Ah, tá. Não, isso daí foi antes. Ah, mas assim que que funcionou muito foi meio que sua parte de você colocar meio que líderes ali. É porque eu comecei a fazer de forma mais, como que eu posso dizer assim intuitiva, que meio que melhorou muito. Aí depois agora
no dia qu ficou muito claro o que que eu tenho que fazer com muita precisão, né? Que a já tô modificando tudo, já até trouxe algumas pessoas. Mas em relação a essas OKRs aqui, >> não. Mas aí a OKR foi o seguinte, antes o que aconteceu? Eh, a OKR te obriga a fazer eh, meio que todo mundo se mexer em função de uma meta. Eu não trabalhava muito com ter metas. >> Ah, é? >> Então assim, >> como é como é que era então? E como é que >> isso? Era meio aberto. Então, se, por
Exemplo, ah, a gente tinha meta assim, a gente não tinha meta, então a meio que a meta que ninguém sabe era faturar o máximo que dá. É uma boa meta. Então >> assim, é, é, então assim, ah, galera, vamos >> no fundo é isso, tá? >> No é no fundo é mais assim, >> se tu analisar ali a meta da meta, é isso. >> Mas assim, o que acontece nisso? Você Começa a cometer alguns erros que você é não metrifica o máximo da capacidade produtiva que você tem. Então assim, é muito melhor você ter uma
meta alta mesmo, você ter um número, porque aí o que que você começa a fazer? Por exemplo, lá tem uma meta ali que é faturar, vamos pôr assim, 100 milhões no ano. Aí beleza, você tá na metade do ano, você faturou tipo 20. Aí você tem que definir, pô, o que que eu tenho que Fazer agora para poder chegar no 100. Aí, por exemplo, eu tenho esse 20. É, o que que me fez chegar nesse 20? Beleza, eu lancei e 10 VSLs, que validou uma. Então, para mim chegar em 100, eu tenho que lançar mais
90 VCLs, considerando que eu acerto uma a cada 10 que eu lanço. Então, beleza, eu tenho que dar um jeito de produzir 90 se faltar 100 milhões. É viável? Não. Então, tem que melhorar eficiência operacional porque senão você não vai ter lucro. Ah, Beleza, é viável. Tipo assim, ah, beleza, eu vou aumentar essa produção aqui, vou contratar mais um monte de gente e eh vou meio que crescer assim. Só aí, beleza, você meio que você contrata, só que qual é o pace de contratação? Ah, eu não tem como eu contratar esse tanto de gente, então
a sua beta de 100 milhões não pode ser 100 milhões. Você sabe que você não vai atingir. Então, qual é um ritmo saudável de contratação? Por Exemplo, se você tem um limite de treinamento no setor de edição, ah, beleza, eu consigo treinar essa pessoa em, por exemplo, dois a cada três meses. Esse é o meu potencial. Só tem um cara que treina. Então, não adianta contratar 50 para pr você não vai ter essa capacidade. Então, eu tenho que fazer o quê? Ir trazendo um, depois traz outro. Então, a cada três meses eu aumento dois. Então,
pô, calculei que essa quantidade de editores, eu não vou Conseguir fazer 90 Velis. vou conseguir fazer 45. Então assim, eles, eu fiz 20. É o que faltava para atingir >> as 100 milha. >> A 100 milha, por exemplo, eu fiz a metade da meta, então eu não vou faturar 80, eu vou faturar 40. Mas aí em vez de fechar o ano com tipo 40, eu fechei com 60 milhões. Fechei com 50. um aumento ali significativo em assim, é meio que nisso você começa a fazer conta do processo inteiro. E aí Quando você define o o
que é o objetivo aqui, nesse caso aqui a gente utilizou um objetivo macro, mas que dá para você usar para tudo, tipo assim, eu consigo usar esse objetivo para quero reduzir o reembolso, quer em X%, quero fazer isso, etc. É, é você consegue usar para para meio que tudo, né? Mas nesse caso a gente botou uma meta central porque a gente viu porque tava realmente faltando. Isso meio que obrigou a eu analisar ali realmente como que tava Exatamente a taxa de conversão. Ah, que eu olhava algumas vezes, não era um negócio tão ficar acompanhando. Eh,
isso daí meio que obrigou a calcular uma quantidade realmente estrita de VCL que se não bater, que inclusive reduziu o prazo da galera de produção, que de repalmente eu vi, dá para fazer mais, vamos forçar mais pra gente bater a meta. Isso aqui meio que obrigou os editores a botarem mais gás. a gente, pô, botou realmente mais gastos, pô, Não, galera, estamos em função da meta. Eh, e aí cada um desses tem o KR, analisa o seu KR, que é K resulta, que no caso, pô, de copar um pouco aqui a minha assertividade, subir um
pouco a qualidade, tenho que produzir mais VCLs. Aí depois em edição, pô, vamos ter que definir para aguentar essas VCLs aqui, vou ter que ter um pace e tal, então, ah, vou trazer um editor, não, tem que ver a sua capacidade de treinamento, ah, conseguir contratar sen Ou não. Então assim, definir a estratégia, mas isso vem depois da meta. Então assim, ah, beleza, a galera meio que se adequa a essa meta e aí você tem uma esteira funcionando. Isso daí eh, pô, é bem simples, assim. Acredito que às vezes a pessoa que tá assistindo vai
achar um pouco complexo assim, mas talvez, mas é bem é bem simples na hora na hora que você vai executar. >> Uhum. >> E isso fez muita diferença pra gente. Eu notei que isso obrigou meio que muita coisa a mudar na forma como a gente executava. Eh, então eu acredito que ah isso é uma uma excelente forma da pessoa começar a botar o processo para andar. Se ela não tem, é legal ter uma meta. Inclusive no planejamento estratégico, eles aconselham muito a pessoa a tipo, eh, você coloca, faz um diagnóstico, qual é o problema que
tá meio que que Limitando, etc. Aí depois você, >> ah, eles usam o a meta lá que eu falei, o de go >> diagnóstico. É tipo, é bem isso. Por isso que eu falei assim, caramba, bem legal. Aí faz o diagnóstico, aí depois você e define a meta, você tem que saber onde você quer chegar, senão não tem planejamento para quê, né? Em função de quê. Então assim, era é um negócio simples, mas eu aposto que boa parte, assim, falo para mim não ter feito Nunca, maior parte das pessoas não tem uma meta, tipo, para
você lutar pela pra meta, não. O que a gente vai ter que fazer? Não, então bora tipo no vetbal, eu quero chegar no faturamento. X, o que que eu tenho que fazer? Eu tenho que abrir outra unidade, o que eu tenho que fazer, como é que eu vou fazer isso? Aí você começa a ter os result, ah, preciso abrir mais dois podcast, arrumar dois host, preciso sei lá o que eu preciso fazer, entendeu? Então, eh, meio que Você começa, você começa a pensar, você vai ser criativo nisso, entendeu? Aí depois você coloca se essa métrica
tá andando, entendeu? Começa a acompanhar isso daí. Então, achei muito legal. >> Você viu qual era o problema, depois você botou a meta, né? Então assim, ah, meu problema é é tipo, pô, ah, isso vai meio que variar, mas enfim. Aí depois você definiu a sua meta mais realista, que nem a gente falou, que >> dizer que tipo, ah, qual que é o meu problema? Meu problema é que eu não tô faturando, sei lá, 1 milhão por mês. Aí, qual que é a minha meta? 1 milhão por dia. Minha meta é faturar 1 milhão por
dia, que eu quero fazer isso. E aí, com base nisso daí faz a conta dos processos lá que tu falou. É exatamente. Aí você vai começar a fazer o seu planejamento estratégico, tipo, ah, provavelmente você não vai conseguir fazer isso em um mês, dois. >> Planjamento. O planejamento estratégico seria daí o plano para atingir o as KRs. Executar. É, exatamente seu plano em função das OKRs. Exatamente. >> Mas aí seria o plano de ação de fato. >> Ação de fato. >> Então, por exemplo, >> aí, tipo, por exemplo, ah, não, em função da sua meta,
foi faturar 1 milhão por dia. Então, quais os OKS que eu preciso? Para mim faturar 1 milhão por dia, eu preciso ter um reembolso menor, Porque senão não vai ter lucratividade. Preciso contratar e treinar editores. >> É exatamente as KRs de cada setor do as KRs desse objetivo de faturar uma milha por dia. >> Exatamente. >> É, então, olha só que interessante essa parte aí da da das KRs, porque >> e depois tem as KPIs que o setor embaixo eles vão olhar. Então, >> vamos falar disso aí, sem dúvida. Mas olha que interessante essa parada
da das KRs, porque a gente consegue ter vários jeitos de atingir a mesma meta, né? O mesmo objetivo. Esse objetivo de faturar 1 milhão por por dia. A uma coisa que contribui para ele é seria validar mais tantas VSLs. Outra coisa seria reduzir o reembolso, outra coisa seria aumentar o teu LTV, talvez, sabe? E isso é legal porque aí você consegue distribuir para todo mundo, aí você consegue abraçar a empresa inteira. Geralmente todo todo setor vai ter o seu K, né? >> Uhum. >> Seu K. Ou você pode gerar até o Kas mais específicos. Ah,
os que não englobam no na meta geral aqui. Às vezes eu tenho financeiro. Financeiro. Vou gerar um objetivo diferente para ele, fazer um Dr. melhor, pô. Aí depois você vai ver as métricas, o que que você vai metrificar nesse DRE. E aí ele tem que evoluir. Ah, você vai ter que assistir um curso tal, você vai ter que fazer isso, vai ter que fazer isso. Essa É a sua meta. >> Uhum. >> Entendeu? >> Então aí, beleza. E os os KPI, beleza? Eu boto um gerente na cola dele. Quantas aulas você ativa por dia, quantas
RRE você tá fazendo. Aí você tem alguns indicadores de que ele tá indo bem para cumprir o objetivo. >> Uhum. Cara, essa parte da da definir o objetivo, eu acho que é a parte mais importante, Que é o que que tu vai fazer em primeiro lugar. É, >> aí definir as KRs, eu vejo o KR, esse que resultou, eu vejo isso como a prova de que o objetivo ele foi cumprido. Então, qual que é o meu objetivo? Ter faturamento de 1 milhão ou sei lá, geralmente quando eu coloco objetivo, eu não sei tu, mas geralmente
eu coloco objetivos que não tem números. Eh, então, por exemplo, posicionar o Veturb Como a maior referência em educação de marketing e respostas direta do mundo. Vamos dizer que esse fosse um objetivo. Aí, K número um, soltar 20 podcasts. K número dois, atingir tantos mil views. K número três, tal e tal coisa. Eh, aí, e é, é que eu acho que sim. Aí você tem que ser mais específico, né? Assim, por exemplo, ah, vamos lá. Seu objetivo no VTub é sair de 1 milhão para 2 milhões. Eh, com aí você tem que ter nas KS,
ah, por exemplo, ah, eu quero aumentar em 1 Milhão, faturamente o meu objetivo. O que que me fez chegar até 1 milhão? Então, é legal ser mais específico assim, senão o OKR não vai funcionar, vai ser bem bem subjetivo, tá? Eu, quando eu produzi 20 podcasts, eu tive 10.000 trials no Vurb, que desses 10.000 TR, eu tive 10% disso que continuou, que me gerou esse 1 milhão. É um exemplo. Então, eu já sei que eu tenho que produzir mais 20 podcasts. Então, eu vou fazer isso em cont tempo. Qual vai ser Meu pace? Então, vou
produzir estante de podcast, vou ter que atingir 10% de conversão e vou ter que fazer isso em três meses. Aí eu vou bater a minha meta. Então, assim, eu acho que funciona melhor >> do que você tipo meio que você só soltar. Eu soltei no ar aqui porque aí vira aquela meta que nem você sabe porque que você tá indo, entendeu? Então eu acredito que funciona melhor quando eh os números eles estão mais bem Mapeados. E aí por isso que eu falei que isso às vezes te obriga. Então assim, é muito legal quando você faz
isso, porque você é forçado a tipo analisar o rolê inteiro. Então assim, você tem que saber exatamente quanto que é isso, quanto que é aquilo, quanto que é isso, quanto que é aquilo para definir os carros de cada setor e o que que eu preciso fazer aqui, o que que eu ser obrigado a pensar nisso, entendeu? Então que muitas vezes é algo Que o gestor ele esquece de pensar, sabe? Ah, não, não tô pensando nisso, tô só eh vou faturar o máximo que dá, mas o máximo que dá aí começa a ficar subjetivo, sabe? Então
é, o máximo que dá fica, você não sabe, você não define quando e aí as coisas vão demorando mais. Então eu senti que isso daí foi algo que a gente começou a fazer inconsciente, mas ah e melhorou muito alguns desses pontos a gente foi fazendo Inconsciente, mas que depois que eu fui lá meio que a pessoa parece que clareou que eu tava tipo assim já tava começando a aplicar para poder deixar mais robusto. Para mim fez total sentido e e que eu acredito que é muito aplicável pro pessoal, sabe? Ah, começou a fazer isso daí
já com certeza vai ajudar muito. >> E no caso que tu não sabe eh qual que é a ação que vai influenciar a K primeiro lugar, por exemplo, teu objetivo é Faturar 1 milhão nesse quarter aqui agora, nesse trimestre. Aí, aliás, teu objetivo é aumentar o faturamento da empresa. Esse é o objetivo. O É, não, mas aí é legal ser específico também, aumentar enquanto tipo a partir você usar meio que como números que você tem para saber o quanto que você tem capacidade, porque senão vira brincadeira, tipo, ah, eu queria aumentar o faturamento em, sei
lá, >> mas tu não deixa isso aí para K daí objetivo aumentar o faturamento, K1, atingir 1 milhão em tanto. Não, assim eu realmente coloco já na meta mesmo assim no o objetivo específico >> é aumentar o faturamento em 1 milhão e daí a K vai ser bater 200 milhões no ano, tipo, exatamente, ou reduzir embols de 10 para cinco. >> Uhum. E daí a Koloca ali é o input que tu vai colocar, não o resultado que tem que atingir. >> É, é. É, >> por exemplo, K1, então, faturar 1 milhão nesse trimestre. Aliás, objetivo
um, faturar 1 milhão nesse trimestre. Isso. >> KR número um, produzir 10 VSLs. >> É, >> é assim que tu faz daí. >> Isso. >> Entendi. Saquei. >> Eh, e se tu não sabe eh qual KR escolher, tem alguma maneira que tu prioriza? Porque com o mesmo objetivo de Faturar 1 milhão, a gente pode ter a KR número um, que é, cara, produzir tantos VSLs, ou AKR número um poderia ser criar uma oferta de backend que me traga e que que me traga esse 1 milhão. >> Legal. Eu acredito que isso vai muito do modelo,
tipo assim, quando você tá no seu negócio, você geralmente sabe assim, eh, é assim igual, por exemplo, ah, no DS, eu sei que, cara, eu preciso produzir mais VCL mesmo. Agora, talvez se eu tivesse em outro modelo de Negócio, eh, eu iria, não, só produzir mais VCL, como eu identifiquei que, pô, eu preciso melhorar a qualidade dos meus coros, senão aidade ficou horrível, então não vai ser viável. Melhoria a eficiência operacional. Então os K eles vão mudando, mas o founder geralmente ele vai saber. >> Eh, eu acredito que isso fica de lição assim. Acho que
se você não sabe é legal você gastar um tempo olhando nas métricas. Então, qual vai ser o mais Fácil de fazer? Eh, beleza. Eu sei que esse outro também dá muito dinheiro, então você gera um objetivo separado para isso, melhorar o meu back end em x% e eu boto outro cara responsável e boto energia simultâneo. Sabe que você não precisa ter um um objetivo só, você pode ter mais de um objetivo e gerindo eles. >> Uhum. Essa essa pergunta que eu te fiz aí, Elton, isso é uma coisa que eh que eu acho que isso
que é o difícil de verdade. >> Legal, >> que é saber porque, tipo, saber o que fazer, saber como fazer, como resolver o problema em primeiro lugar, >> porque cara é é às vezes é fácil a gente saber o que a gente quer. Que que eu quero, mano? Pô, eu quero ficar rico, tá ligado? Tipo, ganhar muito dinheiro, fazer tal coisa, tá? E e o que que eu tenho que fazer aí? Isso é um pouquinho mais difícil. Mas tipo, ah, o que que eu tenho que fazer então, sei lá, por exemplo, o que que eu
quero? Eu quero contratar muita gente, então tá, o que que eu tenho que fazer? Tem que ter um bom processo de contratação, mas como fazer isso? Aí fodeu. O [ __ ] é o como, tá ligado? Por isso que a execução >> ela é muito mais difícil que a parte estratégia, apesar da estratégia ser mais importante do que a execução. Olha que loucura. >> Mas a execução é muito difícil. É >> para [ __ ] Muito difícil. >> E daí? E esse que é o segredo principal ali, velho. O empreendedor, >> geralmente isso daí eu
tinha visto uma pessoa falando e é legal às vezes você abusar de alguns recursos. Eh, geralmente, pô, você travou nesse como, é legal você perguntar como você descobre esse como, mas você também tem um recurso de quem pode me ajudar com esse como. >> É, >> então, por exemplo, ah, se eu quero montar um podcast, aí eu quero ter 10.000 inscritos. Ah, aí eu me pergunto, pô, como eu faço um bom podcast em primeiro lugar, né, assim, ah, como eu faço um bom podcast para ter muita retenção, porque eu sei que isso vai fazer o
meu vídeo viralizar. Aí eu sei que o João, por exemplo, tem um excelente podcast. O que eu posso fazer? Eu tenho dois caminhos. Eu posso pesquisar e estudar para [ __ ] até dominar esse assunto. Hoje em dia a gente tem chat de EPT, tem um par de coisa. Eu posso mandar uma mensagem, claro, se você tiver acesso a alguém, né? Senão você pode pensar uma forma de como ter acesso a essa pessoa ou do contrário, você vai ter que sentar a bunda e estudar mesmo, trabalhar com recurso que você tem. Assim, eu só vejo
duas alternativas, né? >> É >> por isso que quem tem assim tem menos contato, o cara se ferra mais. >> Complica um pouco. >> É, >> sem sombra de dúvidas, complica um pouco, >> mas todo mundo começa sem nada, né? Então é possível, no caso. >> É, sem dúvida, sem dúvida. Mas e essa parada aí, tá, de tu ver pessoas para te ajudar a a encontrar o como a solucionar, ela é bem Interessante. Eh, se tu tens aquela habilidade minha lá de não não habilidade minha porque eu não tenho ainda, tá? Mas aquela habilidade que
eu comentei dos primeiros princípios, não precisa de ninguém, porque tu consegue chegar na mesma conclusão que a pessoa chegou pensando, pessoal pensando. É >> por isso que é tão importante, tá ligado? Tipo, ah, mano, beleza, que eu tenho que fazer podcast, como fazer Podcast assim, por qu de tal coisa. E e por que isso? Por causa tal coisa aí. Tum tum tum tum. Aí tu tem a lista ali. Não tem que ser assim assado. >> Porque tu deduziu é igual o COP que ele aprende fazer VCL só vendo elas que estão rodando aí. Pô, como
que eu falo? Não, assim, essa estrutura é o que o cara faz. O cara faz isso, isso, isso. Eu vou fazer >> é >> semelhante, vou tentar melhorar. E aí Você já se torna um bom. É, isso aí é uma uma skill que eu acho que que aí o cara consegue fazer basicamente qualquer coisa, porque ele sempre tá deduzindo como que as coisas foram feitas. >> Claro, qualquer coisa. Por isso que é a skill o mais importante, tu conseguir deduzir tudo por primeiros princípios. Se tu soubesse tudo por primeiros princípios, tu conseguia pegar esse myepad
aqui agora e deduzir aqui a identidade de Ran, sei lá, o a equação De básica, tá ligado? Umas paradas muito louca porque tu ter tirado tua cabeça, porque foi assim que alguém fez, tá, mano? Alguém deduziu essa [ __ ] aqui dessa TV, essa câmera aqui que tá te filmando aqui. Alguém, algum maluco deduziu isso aqui por primeiros princípios? Na verdade foram vários, né? Para chegar nisso aqui. Teve um cara que fez esse plástico, outro fez isso aqui e tal, etc. Aí uma mulher foi desse bonequinho aqui e daí, enfim. Eh, mas Cara, como eu
tava falando, o difícil realmente é saber o que fazer em primeiro lugar. Só que pro teu negócio, tá? E pro negócio das pessoas que estão vendo aqui, a grande maioria que trabalha com marketing de resposta direta, é muito mais tranquilo, mano. Sabe o que que é [ __ ] isso aqui, ó? Porque daí são, é infinitas possibilidades. Então, tipo, ah, como é que faz para crescer o Veturb? Tem infin, mano. Tu pode montar time de Vendas, tu pode fazer o podcast, criar marca, tu pode fazer parcerias com influenciadores, pode fazer a coisa X, Y, Z.
>> Mas aí eu acredito que aí é uma constante análise, >> é, >> dos indicadores. E aí, por exemplo, ah, eu defini que para mim atingir essa meta, eu iria fazer isso daqui. Aí passou, por exemplo, 3 meses, não fiz progresso nenhum. Aí você senta de novo E avalia, pô, isso aqui foi uma merda. Eu vou mudar a forma como eu tô fazendo, eu troco isso daqui. E aí, por isso que eu vejo como um trabalho constante de que você vai testando e algumas coisas não vão funcionar. >> Coisas, sem dúvida, sem dúvida. Mas quer
ver uma coisa interessante, mano? Eh, como que tu sabe se esse erro aí dessa que tu vai pegar na tua análise constante se ele é um erro de estratégia, ou seja, que tu tá fazendo a Coisa errada, ou se ele é um erro de execução, ou seja, tá fazendo a coisa certa, mas tu tá executando errado. Tu consegue fazer essa análise? Eu consigo, eu vou te dizer qual que é, mas eu quero te Tu não sabe >> assim, eu acredito que você olhando a se, tipo, por exemplo, ah, eu defini que eu tenho que lançar
mais SLs, por exemplo, aí eh eu já sei que, por se eu tivesse uma assertividade tal, isso daí iria me gerar um output e tal, só que Ele gerou 10 VSL e não teve resultado nenhum. O erro, se o erro tiver na assertividade, eu sei que pode é que o problema tá na execução, né? Porque assim, eu preciso talvez contratar pessoas melhores, porque eu já vi que, pô, então comparado ao mercado que deu certo era x% e nesse caso o meu tá uma bosta. >> Uhum. >> Então acredito que um pouco de benchmark com um
pouco de análise de indicador de Performance, né? >> Sim, pode ser. Eh, e eu sou da eu sou da opinião, cara, que a análise que tu vai fazer e os KPIs, eles vão te dizer, bom, deixa eu falar uma outra coisa antes. Eu sou da opinião que 100% das vezes 100%, ou não, 100% não, mas sei lá, 99 é erro de execução, mano. Não é erro de estratégia, tá? Do que fazer, sabe por quê? Porque tudo funciona, mano. Então, tu acha que tu não consegue escalar a States Media com vendedor no X1 enviando tráfego para
WhatsApp? Tu consegue, mano. É difícil para [ __ ] Tu vai ter que ter um [ __ ] vendedor, um tráfego ultra qualificado que tu vai mandar pro WhatsApp. Tem infinitas variáveis ali, mas tu consegue. >> Eh, vamos fazer um exercício mental. Se a tua execução ela fosse perfeita, tu ia conseguir. Se tu tem um [ __ ] vendedor Que ele converte 100% do tráfego, >> ele ia dar certo. Então, se a tua execução fosse perfeita, tá? Em qualquer uma dessas, eu chamo de iniciativas, os que são daí os projetos para atingir as KRs, se
a tua execução fosse perfeita, mano, qualquer coisa iria funcionar. Se a minha execução no Veturb fosse perfeita, eh, e eu fizesse um podcast perfeito, o Veturb ele seria o maior do mundo. E eu acho que já é, tá, pessoal? curiosamente, mas eh se a execução do Vet se se eu tivesse um VSL que vendesse Veturb e a execução dele fosse perfeita, eu teria escalado com VSL. Se eu criasse um time de vendas perfeito no Veturb, eu teria vendido o Veturb já absurdamente pro mundo todo. Então eu acredito que é sempre questão de execução. E daí
por isso, mano, que a gente >> e talvez um um bom você perguntou, ah, como que eu defino isso daqui? O que que vai ser melhor? Um bom ponto de partida seria se você olhar o que onde qual Estratégia que você tem a melhor execução. >> Sem dúvida. No caso, por exemplo, VSL, se eu for botar >> eh mandar carta na casa do cliente, provavelmente vai ter menos estado, que não é minha minha experto. >> Sem dúvida. Ó, tu tá tu tá começando a deduzir por primeiros princípios, entendeu? Olha só que interessante essa dedução, essa
dedução que tu fez. Isso Aí que tu acabou de falar, existe uma análise que talvez tu tenha visto lá no G4 lá, que é uma análise de diagnóstico para tu saber o que fazer em primeiro lugar, que é a análise SWAT, o ST, o S é de strengths, que é força. Aí o W é de weakness, são fraquezas. O O é de oportunidades, oportunities. E o T é de threads, que é ameaças. Então, tu basicamente coloca ali, ah, qual quais são minhas forças, quais são minhas fraquezas, qual são minha e Oportunidade, qual que é minha
ameaça. >> É, e que é que é o ponto de partida do que é o ponto de partida do definir seu objetivo. >> Exatamente. E daí, obviamente, por mais idiota que pareça, mano, mas tu vai escolher fazero >> o mais fácil, tá ligado? >> É muito tipo, no final das contas, tipo, [ __ ] é só fazer o mais fácil. >> Por isso que, tipo, por isso que eu falei, lembra que a gente comentou no Início? Cara, às vezes você dá uma volta imensa e o cara inteligente às vezes é o cara que consegue ver
o mais simples de aconteção. >> Ele é por isso que avisava assim, à vez você vê, pô, mas esse o que esse cara fez era muito simples, mas isso que torna ele assim, às vezes ele é mais inteligente por isso, porque ele viu o simples muito mais rápido e executou mais rápido que você, entendeu? >> Sim. >> Então, tipo, é um processo que é muito legal se fazer constantemente até pr para ver se você não tá fazendo merdas, vai girando, vai repetindo o rolê. O Caiik tava o Caik, né, tava me contando uma história que
ele e o Artur foram conhecer o Ike Batista, o bilionário lá. >> Legal. >> E daí o Artur saiu de lá, pá, muito feliz, impressionado com as coisas que ele falou, tal. Daí eu caí e perguntou: "Tá, mano, mas qual que foi a parada Mais importante assim que tu aprendeu depois dessa conversa aqui de horas com um exbilionário ou bilionário tal? Deve ser bilionário ainda." >> Aí o Artur falou assim: "Ah, não, foi muito bom não. Eu aprendi que tem que ser persuasivo". Aí ele falou isso, tá ligado? Tipo, tem que ser persuasivo. Aí, se
eu falo isso para ti, tu acho estranho, mas eu entendendo o Artur, eh, o Ikke deve ter contado uma [ __ ] história de como ele fez uma [ __ ] parada E conseguiu um [ __ ] resultado só porque ele conseguiu convencer um monte de pessoa. E daí o Artur na mente dele, ele simplificou tudo na essência >> que é >> e a essência o que que é? Ah, ele é persuasivo, entendeu? Cara, e você já reparou que isso da Ben e define às vezes um bom copywritter que o cara que ele consegue resumir
a tese dele e ele defende isso durante o texto inteiro bem assim. Então o cara consegue a ver isso Daquilo. O que que esse cara quis dizer? >> Ah, isso uma frase às vezes que muitos chamam de bigadia >> que apesar de de de não concordar, mas geralmente a gente sempre tem uma uma tese central, independente se ela você chama ela de bigad ou de outra coisa, mas é bem isso. Então assim, isso aí para tudo, né? Assim, eu acredito que é bem é bem essa lógica daí, tá? tudo >> extrair a mensagem central das
coisas e e executar com velocidade. >> É. E cara, eh, enfim, vamos parar para te falar um pouco de OKR, tá? Vamos seguir aqui. >> Vamos. É, >> eh, e eu uso OKRs também no Vurm, tá? >> Pô, legal. >> É, eu já uso, vai dar acho que dois anos pouc >> Mas eu bizarramente esse quarter agora eu vou parar de usar. É, mano, depois de refletir muito. >> Que legal. Depois se tu quiser, a gente pode falar sobre isso aí no caminho do futebol, mas não não tô usando mais, mano. Vou usar um Por
isso que é importante deduzir por primeiros princípios, que daí tu vê, mano, o que que funciona para mim negócio. >> O Artur não usa o K, mano. O Artur nem tem meta lá na KFI. V, você tu já viu o podcast dele aqui do Vetur? >> Já. >> É, ele ele é ele é tipo, ah, [ __ ] Mas ele, mas ele resolve tudo. É porque ele é bom nisso. Ele a cognição é tão alta, o processamento é tão alto que ele resolve tudo por primeiros princípios. E aí, [ __ ] ele não tem que
pegar o sistema de ninguém, ele cria o sistema dele a partir pelos princípios com base na empresa dele, >> entendeu? >> Legal. >> É. Opa, desculpa interromper o teu episódio aqui rapidinho. Eu só queria te Pedir, tá, se tu quiser me ajudar aqui no podcast, que é para tu pegar e se inscrever aqui no canal. Isso é 100% de graça, tá? Obviamente não paga nada para fazer isso. Eu tô te pedindo isso porque eu vi que 57,8% de vocês aí que estão em casa assistem o podcast, mas infelizmente não se inscrevem no canal. E aí,
cara, se tu não se inscreve, o canal não cresce. O YouTube não entrega isso aqui para mais pessoas e a gente não consegue atrair Mais convidados aqui pro podcast para criar um conteúdo legal para ti. Então, cara, se tu quer me ajudar, por favor, clica aqui embaixo, tá, em se inscrever e vamos tentar diminuir esse valor aí, vamos tentar chegar nos 50%, colocar essa meta pra gente poder crescer o canal aqui do Veturb e trazer mais conteúdo para ti, para que tu possa ganhar ainda mais dinheiro, beleza? Então, de volta pro episódio. Eh, cara, como
que tu faz para medir a performance Da galera como um todo? Tu tem planilhas que tu acompanha, tem tem ciclos de feedback, esse tipo de coisa, porque com 40 pessoas é [ __ ] começa a ficar mais chato, né? >> Tem on é meio que mensal com todo mundo, então assim, eu toco alguns, os líderes tocam outros. Ah, e aí a gente olha, pô, às vezes no setor ali a gente olha por qualidade e velocidade. Em cópia a gente olha, pô, os cara produziu ali a quantidade de VCL e se ele tá numa Assertividade, legal.
Então, se cara temidade muito baixa, com o tempo ele vai acabar sendo removido. É, se o cara também não tá produzindo o suficiente, ele vai acabar sendo removido. Então, é meio que cada setor a gente vai acompanhando eh meio que as pessoas e vai dando feedback sobre a evolução. Então, todo mês a gente faz isso. Isso daí já tem bastante tempo, tá? Ah, inclusive uma coisa que a gente já fez há há muito tempo que você perguntou que Teve uma diferença foi na parte de RH, >> assim, de ter contratado um RH, que aí >>
tu recomenda isso? >> Eh, recomendo que, pô, todos os modelos de avaliação, plano de carreira que a gente fez, foi ela que fez, no caso, eh, todo o processo de tratar bem, ah, vou mandar um kit de onboarding, vou mandar uma coisa, vou mandar outra, vou criar uma plaquinha, vou criar alguma outra coisa. assim, o cuidado da pessoa de estar ali atenta com os colaboradores. Eu acredito que isso daí foi essencial também pra galera >> criar um clima legal na empresa. E também eu vi um cara falando uma vez, né, eh, que, pô, o clima
ele é como se fosse uma foto da sua empresa. >> O quê? >> Um clima é como se fosse uma foto da sua empresa, porque realmente, ah, hoje tá todo mundo feliz, outro dia tá foto. Só que várias fotos juntas é o que forma um vídeo, então é o que vira sua cultura Depois de determinado tempo. São muitas vezes como você consegue manter esse clima. Então, se você sempre tá todo mundo para cima o máximo possível, é muito meritocrato, você sempre reforça ponto positivo, sempre repreende ponto negativo, com o tempo o filme fica positivo. >>
Interessante isso, mano. Curioso. Eh, quanto tempo que tu gasta com esses processos aí que essa RH criou aí na tua empresa? Porque cara, tem reunião com a Um, tem isso, tem aquilo. >> Cara, não é não é tanto, porque é basicamente uma vez no mês, então gasto tipo uma manhã. Às vezes assim, eu diria que umas 8 horas por mês, assim, >> 8 horas por mês. Então é o que tu gasta para tu gerir essa parte de para tu dar manutenção para essa gestão como um todo. >> É >> 8 horas para dar feedback para
um, para outro e tudo mais. >> Uhum. interessante. E essa RH, tu falou que ela criou todos esses processos aí de eh de plano de carreira, de avaliação ali de feedback também, etc. Os modelos, né, que tu falou, >> ah, que a gente usa muito Nine Box, né? >> Nine Box. >> É, >> que que é isso? >> Basicamente você avalia e fit cultural de um lado e você avalia a performance do outro. Aí você coloca onde a pessoa Tá. Basicamente você vai avaliar se a pessoa é forte desempenho, mas baixo fit cultural, se a
pessoa tem alto desempenho. >> Ah, tá. Mas isso daí é isso não é um software, não é nada, é só um uma uma ferramenta de análise. >> É, é uma ferramenta de análise. É um modo, você pode usar isso numa planilha, pode usar num software. É basicamente só uma forma de você enquadrar para entender pô, quem é muito bom de Desempenho, mas tem uma cultura não tão legal, se avalia o que você faz ou não com essa pessoa. Ou se a pessoa ela tem muito desempenho, muita cultura, ela vai pro topo, assim, a pessoa, >>
o nome é nove box. É >> interessante. >> São nove quadrantes. >> Ah, você tem o eixo cultura ou eixo? >> Ah, aí cada um vai ter um nomezinho ali. >> É, >> entendi. Cada um dos quadrantes. Saquei. E cara, eh, ela criou tudo isso daí, tá? O plano de carreira, o não sei o quê, o ela ver >> aí, o plano de carreira, ela sempre bate com a gente, né? Ah, isso aqui mesmo, a gente pode fazer isso e tal. Então, eh, mas sim, >> ela vai ter que saber detalhes operacionais. Ele técnico, né,
da carreira. Sim. >> Uhum. >> Mas o que ia te perguntar, cara, era Sobre o quando, tá que alguém olha para isso, para essa parada do RH, de plano de carreira, de feedbacks ali, one a one. >> Lembra que a gente falou do respeito à conversão depois que tá convertendo? >> Tipo, antes de você ter dinheiro na conta, o é só vaidade. Então assim, cara, vai fazer VCL assim. Então, antes de tudo, você tem que tá lá revisando o processo. O negócio tem que começar a faturar. Depois que tá faturando, aí Você pensa tipo, por
exemplo, um carro, você tem que ter um motor, né? Assim, sem motor, você fez toda a carcaça bonitinha, o negócio não anda. Então assim, primeiro você faz o negócio andar, depois você melhora, aí você, ah, vou botar um stage dois aqui. Ah, o escapamento fica mais bonito. Fiz a >> Ah, deu pr ver que ele é >> pintei >> rolê. >> Ah, então, mas assim, tudo primeiro você Precisa, né, resolver a essência da coisa. Mas quanto assim, porque tipo, ah, quando tu tava lá com sete pessoas ali faturando uma milha mês ali, tu não tinha
isso, tá ligado? E eu acho que tu nem tava pensando, será que tu deveria ter? Não sei. >> Eu eu acredito que é porque aí você ainda tá pequeno assim, então você ainda tem que otimizar essa máquina. Então seu motor ele tá tipo meio ferrado você. >> Mas o que que é um motor bom? Daí como o Cara sabe, ele tem que ter uma certa estabilidade, ter times, ter líderes. >> É, eu fiz isso. É assim, eu botei meio que uns líderes primeiro, já tava meio que mais bem definido como é que era VSL, que
vai para isso, que vai para aquilo. Aí depois a gente trouxe o RH para deixar mais fluidez, porque é legal o cara tá trabalhando feliz, contente, vou vou mandar uma coisa para ele, para ele lembrar da empresa, aí depois você vai trazendo mais coisas. Agora eu vou Trazer uns dados porque eu quero conseguir olhar melhor pras métricas da minha empresa. Aí agora eu vou trazer um financeiro porque, pô, queria ver como é que é a última linha disia que tá até alguém para estar mais próximo disso aí. Depois eu vou trazendo mais gente. Eu acredito
que isso são é formas de você melhorar o seu negócio, mas para isso você tem que ter um negócio, sabe? Então acho que é mais essa conta. Então muita gente, ah, e isso muda, é porque no Nosso mercado dá para fazer isso, mas por exemplo, você vai montar uma indústria, você vai montar um negócio muito grande do zero. Aí eu acho que o processo é completamente diferente. Aí você já tem que ser um empresário muito bravo. Aí primeiro o que que você vai pensar? Você vai fazer aquele organograma com os cargos que a gente já
falou. Aí você vai contratar uns cara [ __ ] ah, vou trazer o Cfol, vou trazer de de uma empresa grande aqui, vou Trazer esse outro cara daqui, aí eu vou montar um time muito bom e aí eu vou queimar caixa e depois isso vai funcionar. Então assim, esse é o processo às vezes de quando você quer montar um negócio para concorrer muito grande. Então assim, por isso que eu falo que aí é o que a gente falou do cara pegar os princípios e tal e aplicar, ver se vale ou não pro negócio dele. Mas
eh Pro direct, eu acredito que é isso, tá? Porque você tem um motor ali, você consegue ter uma alavancagem muito grande, sem ter a necessidade de, pô, já montar uns negócios tão complexo. Eu, por exemplo, ah, você tá começando, cara, bora faturar e gera, esquece esse tanto de coisa. Mas é, foi o meios que eh com o tempo eu achei de deixar o meu negócio mais eficiente. E assim, até então eu vi muitas muita melhoria assim, não foi pouco. Então é, eu acredito que Com um tempo, igual por exemplo você já tem muito mais maturidade.
Falou que usou carregar do anos, talvez do que 2 anos posso parar de usar, mas eu já vou ter maturidade para parar de usar. Eu acho que é igual criança, assim, você precisa do adulto te ajudando a caminhar. Então, de início eu não acho que existiu nenhuma pessoa que, pô, o cara já nasceu correndo. >> Então, assim, o Artur para chegar onde ele tá, imagino que ele teve uma Trajetória, talvez ele já tenha, >> será, mano? Talvez ele já tenha nascido corrido, hein? >> É, tem, tem uns não, mas tem uns talentos que a gente
fala que é fora da curva, então, mas também não adianta tu se comparar com ela, moço, que talvez tu vai precisar da muleta mesmo, >> entendeu? eu sei que eu preciso. >> Então eu, por exemplo, eu entendo que para mim tá sendo muito importante, Então talvez pro pessoal vale a pena cogitar, será que eu vou eh me considerar também com como outra pessoa faz, etc? Você tem que avaliar para você. Se você for talvez muito genial, assim, sei lá, talvez você não precise de nada disso. Você dentro de casa, com seu computador, você vai criar
o Facebook, né? Mas não sei, vai, vai de cada um, né? Cara, eu quero fazer uma outra pergunta agora que é sobre planilhas e estrutura De gestão, tá? Eh, no teu dia a dia, tu como CEO aí da States, quais são as planilhas ou páginas do Notion ou ClickUP ou Trelou, sei lá o que que tu usa aí, eh, que que tu fica observando no dia a dia, quais relatórios que tu recebe? Eu queria entender como que é o teu dia a dia assim de um de um CEO, de uma empresa de de marketing direto
com 40 pessoas. >> Assim, eh, hoje em dia é bem, é porque até o conceito eh se assim, a Gente usa, mas não era bem, eu assim, eu não fazia todas as funções do que eu deveria fazer, né? Mas assim, o que eu ficava mais focado realmente era no assim no 8020, então analisava como que tá ali as USLs mesmo, a como que tá meio que a taxa de conversão e como que tá a margem de fato da empresa. Então como que >> todo dia então tu olha pra taxa de conversão de USL? >> Não,
não todo dia. >> Ah, tá. >> É que eu acredito que todo dia você vai olhar, pô, como que tá o fluxo das coisas. Então, como que tá o fluxo das coisas? Como que tá a qualidade? Geralmente eu ó, porque eu que ainda reviso assim muita coisa, >> mas faturamento tu olha. >> Faturamento é, por exemplo, faturamento é uma coisa diária, assim, olho todo dia, pô, quanto faturou, quanto que foi a mais, pô. Então, todo dia eu sei se tá Muito ruim, se tá muito bom, se a gente vai fechar um mês bem, se não
vai fechar, pô, vamos dar mais foco, não vamos. Então, todo dia eu tô atento a para onde ah eu vou guiar a empresa, então, ah, se a gente vai para isso, se a gente vai para aquilo, então é bem isso. >> Uhum. É o faturamento, >> é mais isso assim que você olha todo dia mesmo, é mais faturamento assim. Então, ah, faturamento, como que tá, se tem Alguma coisa atrasada, se tem algum processo que não tá fluindo bem. Então, todo dia você vai repassando isso daí. >> Então, diariamente tu olha métricas de vendas, então faturamentos,
margem, etc. >> Todos. Sim. >> Tem alguma algum número que tu olha ou relatório, tá, que tu recebe semanal? Tipo, >> por exemplo, eu no Veturb, tá? Todo, tod toda segunda-feira eu recebo eh vários relatórios de várias Pessoas. Eu tenho até que melhorar isso daí, mas do meu time de marketing, por exemplo, na segunda-feira, eu recebo métricas referente à performance das redes sociais. Aí do meu cara lado financeiro, eu recebo uma estimativa de lucro da semana passada aí do do pessoal de de de vendas lá que agora eu tenho, né? Antigamente eu não tinha. Aí
eu recebo tipo, ah, quantos livros a gente abordou tal coisa, tá? Meio que um breakdown ali da da Performance. E daí são meio que esses relatórios. Eu tenho até que melhorar esses relatórios aí, tá? Deixar mais padrão. >> É, eu não recebo relatórios, mas a gente tem a reunião segunda com todos os líderes e na sexta, geralmente que é o final de semana, todos falam os progressos assim com base no que foi definido. Então a gente acordou tudo na segunda, na sexta eles devolvem o que tudo que andou, principalmente o rapaz Que tá como diretor,
olhando as operações, ele fala todos os progressos que ele fez da parte dele. Ah, então é principalmente isso, os dados de faturamento, eu eh meio que você olha todo dia. Isso sobre como que tá indo o mercado também é legal se atualizar diariamente e mensalmente ao financeiro ele fecha como que foi o mês. Então assim, sempre a gente confere ali como que finalizou o Mês e tudo mais. Ah, e aí você vai tomando as decisões ah durante o mês com base nas informações que você tem. Aí algumas vezes no assim eh nos últimos três meses,
assim, antes eu olhava com uma frequência maior, né, mais passada, mas eu tô olhando agora de dois em dois meses, quero passar a olhar mais mensalmente todas assim sempre que tá como que ficou a convenção geral, como que tá as métricas mais assim de VSL, etc, e olhar em todos os outros setores. Por isso que eu te falei que a implementação do car pra gente foi bom, porque agora eu quero meio que a ideia é só enxugar mais olhar as coisas mais rápido. Então tá sempre olhando mais rápido eh esse monitoramento. Mas a rotina é
meio que semanal é essa assim. É mais reporte dos líderes, todos eles reportam, mas não por relatório, mas por cal e só o diretor que ele manda o relatório escrito e financeiro mensal. >> Só quem que manda escrito, desculpa. >> O diretor. >> Ah, tá. É, ele manda lá no no SL, às vezes ele manda, mas não é tipo fixo semanal, então não tem muito isso. É, é, geralmente ele manda às vezes numa terça, aí eh é obrigatório ele mandar na sexta, mas ele vai mandando mais coisas de acordo. Tem essas urgências. >> Sim. E
por que que tu faz em call, mano? Tu tu prefere fazer call do que do que lê? Tu acha mais legal? >> É assim, eu acredito porque na cal se você tem algum alguma coisa a falar, você já fala e a pessoa já vai anotando, entendeu? Então eu eu acredito ser mais eficiente pelo menos uma vez na semana. Então a pessoa já traz tudo que ela tem, eu já devolvo tudo e aí ela já vai >> Uhum. >> Eh, e aí ela já segue lá, sabe? >> Entendi. É, a gente faz eh eu tenho uma
call também, mas tenho também o relatório. Tenho os dois, mas eu tô Mudando isso agora, velho. Eu preciso e a gente tá fazendo várias mudanças. Por isso que essa parada da KR aí, eh, que eu falei que a gente tá parando de fazer, né? Aliás, não sei, não sei se eu tô parando 100%. A princípio eu parei, não comecei ainda, mas talvez eu volte. caso, sei lá, pelo menos talvez de uma versão e modificada. >> É, então assim, >> mas eu não gosto de call, velho. Daí >> você não gosta de qual? Cara, eu já
Chegou uma época que eu até brincava, a gente brincava entre amigos, né? A gente tief call officer, era era CCO assim, mas >> c o dia inteiro fazendo call, >> mano. Fazia muita cal assim. E aí você faz cal com CP, você faz cal com um, faz cal com o outro. E aí, mas assim, muito disso eu atribuo a a sabe o a estrutura de comunicação, as linhas, eu atribuo muito a isso. Tanto Que foi eu colocar o o rapaz, eu já senti que deu para reduzir as causas. Aí eu acredito que na hora que
eu terminar a estrutura, eu vou fazer caus realmente mais estratégicas, sabe? Então, é meio que para isso que eu tô mirando e >> meio para mim assim, eh, isso, essas coisas simples assim mudaram muito. É, é, é até algo que a gente ficou assim meio que de caro o tanto que a empresa ela foi evoluindo e cada uma dessas coisas foram descobertas em um estágio. Então, pô, ah, é que assim, eu não lembro muito bem, com certeza, a precisão, tipo, ah, quando a gente tinha 15, a gente descobriu isso, com 30, 20 descobriu isso, mas
cada uma das coisas a gente foi implementando em um estágio. Eh, algumas de maneira consciente, algumas de maneira inconsciente. Muitas coisas a gente foi entender o termo técnico mais recente, o porquê das coisas, igual eu tô explicando aqui. É, antes muitas vezes a gente executava sem Saber o que a gente estava executando, mas foram meio que a empresa ela foi dando pequenos saltos assim, melhorar. E aí sempre era assim, a gente melhorava, a gente falou: "Pô, tá perfeito." Aí depois a gente descobriu uma coisa nova, aí melhorava, pô, agora tá bem bom. Aí depois que
coisa nova, aí depois melhorava. Então acho que esse é meio que o processo constante. Você sempre vai ter uma coisa para melhorar e que você vai seguindo assim. >> Uhum. Uhum. Eh, cara, tu falou três coisas aí que eu anotei, tá? Isso é [ __ ] né? Que a gente vai conversando, aí tu fala as paradas, daí eu tenho mais pergunta para fazer. Eh, eu vou começar com essa aqui. Tu falou que tu tá montando uma estrutura. Quando tu finalizar a estrutura que tu tá montando, em teoria vai ter menos calls ainda. Isso aí seria
a parte de governança que você tá fazendo ou senão que estrutura? >> A parte operacional que eu ainda tenho que fazer muitos calls. Eu acredito que isso reduza um pouco e aí eu vou talvez fazer mais calls assim estratégicas assim. Mas, mas eu digo a estrutura ali que tu falou, o o que que é essa estrutura ou ou tu não >> Ah, estruturas de, por exemplo, ah, vou botar o gestor de projeto aqui para evitar comunicações, porque a gente ainda tem esse esse >> organograma, no caso, >> é sim, não organograma montado, mas eh organizar
é você vai a partir do organograma que eu tô fazendo isso. Então, é terminar as correções que eu fiz por último, a atualização que eu fiz no organograma, que eu ainda vejo que tem alguns erros assim. Então, no caso, o organograma é o que vai guiar como que tu vai expandir as equipes e organizar elas. Entendi. >> Eu tô, eu tô enxergando bem assim, ficou bem mais claro inclusive, mas aí é uma Dinâmica que eu falo assim: "Ah, dá para fazer 100 novamente. A gente já fez muitas vezes 100". Que aí é como se fosse
assim, sabe? Você você deduz: "Pô, esse cara tá falando com muita gente, por isso tá dando errado. Aí eu vou colocar alguém aqui." Eu já fiz isso muitas vezes por por intuição, né? Ah, vai lá e coloca. Só que hoje, beleza, eu sei que o limite de linhas de comunicação, eu tenho organograma para olhar, eu bato, tem Mais, eu coloco alguém ali e vou meio que mudando a forma como as coisas funcionam. Então, é por isso que eu acho que o passo a passo, assim, o método de início é muito bom até, pô, aí depois
você é um excelente gestor, aí você vai começar a criar seus próprios frameworks. Geralmente assim que funciona, sempre vai sendo guiado pelo que alguém faz, depois você vai masterizando, você começa a criar algumas coisas suas. Eh, de início a gente tá implementando tudo assim mais certinho e aí depois talvez eu vou criando algumas coisas próprias da da da empresa. >> Uhum. >> Eh, a segunda pergunta que tu que eu tenho é que tu falou que tu fez várias coisas simples que foram mudando a performance da empresa e tu não sabe qual que foi o momento
exato que foi feito, se foi feito com 10, com 15, 20 pessoas, mas várias coisas simples que Somadas, né? Eh, cada uma delas, aliás, individualmente cada uma delas já mudou bastante a performance da empresa, tu falou. Eh, mas somadas, elas também são muito boas, ajudam ainda mais. E aí, como tu disse, né, tipo, ah, isso aqui é muito bom, tá perfeito. Aí depois tu descobre uma nova coisa que tu vai lá e faz. Aí essas coisas aqui, tá? Aí eu peguei várias coisas aqui que tu foi falando. Eh, mas tu tu lembra quais foram elas?
Ou aliás, Tu sabe quantas que foram? Foi tipo, foi 10 ou foi três? Uma eu sei que não foi, né? Porque tu falou que foi mais de uma. >> Uma uma não foi. Eh, eu acredito que eu falei bastante coisa, né? Mas até assim difícil você lembrar assim. >> Uhum. Mas foram umas umas pelo menos três assim, três etapas, tipo, ah, primeiro você tá muito bagunçado, você define os processos básicos, aí depois falta líder E você coloca os líderes. Depois, mesmo colocando os líderes, eh, você vê que ainda tá faltando, tem alguns algumas linhas de
comunicação a mais. Aí você começa criar as regras de quem fala o quê e começa a ver essas linhas de comunicação e colocar realmente pessoas para para coisa para ter mais eficiência operacional. Então, pelo menos isso, eu acredito que foram três etapas muito claras na minha cabeça, né? >> Mas tiveram outras, como insite simples De, pô, coloquei um uma pessoa para cuidar do clima da empresa, eh, depois eu pretendo olhar um pouco mais pr pra cultura, eh, futuramente assim deixar bem mais mapeado. >> Uhum. Eh, então assim, tem algumas coisas ainda que são necessá que
é necessário o trabalho. >> Pelo que eu entendi, tá, da nossa conversa aqui, eu acho que dessas dessas coisas simples que tu fez que deu um Grande impacto, pelo que eu entendi, a coisa mais importante, o 8020 ou o sistema aí e de gestão mais impactante foi eh esse design do organograma e e design de linha de comunicação. Tá correto isso ou não? É, tá correto. Acredito que esse foi é um dos assim >> Sim, mano. Muito bom. >> Os principais. Acho que o primeiro assim é é diria, talvez a assim numa ordem assim, pô,
foca no principal, que seria COP, depois tenta Contratar uma galera boa, trazer uma galera boa pro teu time e depois organiza isso bem, assim, encaixa bem as coisas. Você pode usar essa técnica do organograma ou qualquer outra que seja julgue eficaz, mas tem organize as coisas. Acredito você fazendo isso daí já sai na frente assim. É, já sai, tende a sair na frente. >> E cara, eh, eu tenho mais uma última pergunta aqui que eu que eu eh peguei do Que tu falou, que tu disse que diariamente uma coisa que é legal tu olhar além
do faturamento é como tá indo o mercado. >> É isso aí. É. >> E e mas como que faz isso, mano? Qual qual KPI, qual métrica? Onde que eu olho? Como que eu sei? Eh, como que tá indo o mercado? Eh, hoje em dia, eh, eu acredito que é difícil de você criar um método para isso. Pode criar um time de spy e etc, Mas hoje geralmente a gente tem rituais assim de, pô, a o COP também ele traz ideias de sempre o que ele tá olhando no mercado. Então, meio que constantemente eu tenho alguém
me falando alguma coisa. Então, o pessoal da própria empresa, ah, fulano tá, falou isso num, por exemplo, alguém, ah, fulano falou isso no podcast vetor porque eu vi aí na semana que eu não consegui acompanhar todos, então, ah, fulano falou isso, aí o outro tá assistindo o curso de outro, ah, fulano Tá fazendo isso, então tenho recursos que as pessoas me falam, mas eu também tenho outros players que eles acabam comentando. Ah, Elton, você viu isso daí? Ah, ah, Elton, eh, isso aqui tá tá rodando muito bem. Ah, eu tô isso daqui. Então, meio que
diariamente eu tenho várias dessas interações que me faz pesquisar mais sobre um assunto ou sobre outro. >> Uhum. >> E e isso eu acredito que é legal porque Aí você vai se mantendo atualizado, você vai ficando por dentro e tudo mais. >> Sim, de fato é muito muito importante ter o pulso do mercado. Eu chamo isso daí. >> É, >> mas cara, é muito bom. Então, tá, Elton, cara, eh, que que tu achou do podcast? Gostou? Pô, achei bem bom, assim, foi um debate bem diferente do do último assim, né? O último foi mais de
COP. Já conhecemos um pouco mais aí do perfil 3D Do Welton, pessoal. Welton copywritter que ganhou dinheiro. Agora a gente tá conhecendo o Welton empresário. Esse foi o mesmo caminho que eu fiz, sabia? Só que eu não sou um bom empresário. Eu era melhor copriter do que eu era empresário, eu diria. Mas eu tô aprendendo. >> E é, é bem interessante, cara. >> Todos nós, né? >> Sim. E dizem que isso daí é o que realmente dá dinheiro, sabe? tu ser Empresário, não ser não ser copyritor. Copyritor te leva até certo ponto. Porém, quando tu
empreende a criar empresas, a planejar esses sistemas que de um lado entra tempo e pessoa, do outro lado sai dinheiro e tu maximizar não só a quantidade de tempo e pessoas que tu consegue colocar aqui, mas a eficiência da máquina, isso é o que dá grana de verdade, né? >> É. >> E enfim, >> e acho que foi um pouco do que a gente comentou hoje, né? >> Uhum. ciência da máquina, pessoas, processo. >> Boa. >> Ah, >> mas cara, eh, se se alguém que viu isso aqui, tá? Alguém que tá no mercado, ele quer
trabalhar contigo, ele é uma daquelas pessoas talvez PSD ou pobre, inteligente e quer ganhar dinheiro, eh, tu tá com vaga aberta, tu como é que Funciona assim? Como que as pessoas podem saber mais sobre isso? >> Cara, a gente tem o o LinkedIn da empresa, States Media, pessoas consegue entrar lá sempre, tá publicando novas vagas. É, mas se você se considera muito bom mesmo, você pode mandar um direct. >> Boa. Qual que é o teu Instagram? Elon. Cipriano. Assim, geralmente eu não respondo com agilidade. >> Eu também não. >> Mas assim, eu vou vou por
eventualidade Eu vou acabar olhando. E se for muito bom, >> eventualmente, tá? Caso na hipótese de tu ser bom, será respondido. Caso não, amigo. Ah, vai pro LinkedIn. >> Dá teu jeito. >> É, exatamente. >> Mas cara, eh, vai aparecer o LinkedIn pessoal aí na tela. States Media para quem quiser eventualmente trabalhar aqui com o Welton ou também com o Denis, eh, recomendo, tá? O Elton tem 21 anos e, [ __ ] é meio bizarro, mano, teu resultado, tá ligado? Tipo, tu é muito gênio. Não sei se tu se tu tem consciência disso, entendeu? Que
tu tem 21 e daí isso é muito bom. Pensa que tu pensa que tu vai ficar uma década trabalhando e se desenvolvendo e melhorando e tu vai ter a minha idade. Então, imagina onde tu vai tá, sabe? Então, isso é muito legal. Parabéns. E >> valeu. >> É. E daí assim, se tu quer trabalhar com Elton, eh, tá, tá aí o convite. E cara, eh, no podcast, a última coisa que eu faço >> eh, é dar um tempo pro convidado falar alguma coisa pra audiência do Veturb. Aí alguns falam de Deus, sei lá, de motivação,
cada um fala alguma coisa. >> Vem de curso, >> uns vem de curso. >> É. E agora? Agora eu vou fazer o pit. >> Então, é, faz o teu pit aí, vende a tua mentoria que tu falou que tu ia >> ia vender, >> que tu ia vender no final. É, eu acho que cada pessoa, ela tem um momento. Eu acredito que cada pessoa aqui vai estar numa etapa ou vai ou você vai est na etapa de focar em COP ou você vai est num etapa de aprender mais sobre gestão. Eu acredito que o importante
é, apesar de contro intuitivo, que a gente tá podcast falando inteiro sobre ser muito acelerado, mas é você olhar meio que você tá na direção correta para onde Você tá indo e seguir aprendendo. Pô, muitas vezes eu sempre olhei, pô, acho que eu tô muito atrasado comparado a alguém ou você gasta muito tempo com isso. Acredito que o certo é você continuar sua jornada, independente de se alguém tá indo muito mais acelerado ou não, você olha, faz o seu benchmarking para saber para onde é o caminho e você vai seguindo que eventualmente você vai se
tornar bom e nisso e e vai acabar dando certo hora ou Outra, sabe? >> Muito bom, pessoal. Esse aqui foi mais um episódio do podcast Segre da Escala. Um grande abraço e valeu, cara. Muito obrigado aí por ter assistido aqui mais um episódio de Segredo da Escala. Se tu gostou do episódio, não se esquece, tá, de curtir aqui esse episódio, de se inscrever no canal do Veturb para tu receber aí mais episódios aí na tua caixa de entrada. Isso aí é muito importante pra gente. E se tu fizer Isso, eu te garanto, tá? Que eu
vou trazer os melhores convidados aqui para passar conteúdo para ti, beleza? E se você tá procurando aí mais episódios aí para assistir, cara, eu vou deixar dois episódios aqui, tá? Em algum lugar aqui da tela aqui do segredo da escala para tu ver. Então, clica ali, vê eles, tá? Assiste também, vale a pena. Grande abraço e até mais.