cara não deixa dinheiro parado se PR para que que você vai deixar dinheiro parado se tem como multiplicar no banco porque se você for ver na bíblia por exemplo né tem outros Versículos também mas um que me veio a cabeça agora aquela parábola lá dos talentos eu sempre confundo ser acho que é 5 2 e 1 10 5 e um não lembro mas Jesus o cara lá deu cinco talento para um dois para um e um pro outro aí Jesus fala né que o cara que tinha cinco falou ó mestre fiz aqui isso isso isso e consegui dobrar expliquei seus talentos Parabéns você é fera aí o que deu dois ó mest eu fiz isso isso e isso e consegui dobrar Ô você é o cara Glória maravilha aí chegou o deum mestre eu não fiz nada eu fiquei com meu dinheiro parado aqui debaixo do colchão tive medo do senhor é tive medo é obviamente não foi assim que tá escrito na Bíblia mas eu vou usar o meu meu linguajar tradução caramba velho é tradução linguagem Você é burro demais hein Por que que você pelo menos não colocou no banco que lá ia render alguma coisa criatura né então você vê o próprio a Bíblia já tá falando cara não deixa dinheiro parado se PR para que que você vai deixar dinheiro parado se tem como multiplicar no banco né questão de inteligência e é assim que a gente vai conseguindo montar o nosso patrimônio e aos poucos saindo da pobreza Quando você vai ver no começo de 2025 você já não tem dívida nenhuma para pagar você já tem uma reserva de emergência que é outro princípio bíblico muito muito importante e você já começou a investir R 1000 2000 glória a Deus você percebe que você já saiu de um de um estádio que 98% dos brasileiros estão e já tá num nível que mano Independente se você ganha 2 5 ou 10. 000 você já tá num nível diferente e é esse ponto que eu quero falar PR as pessoas chegarem E tudo isso tem base bíblica sabe você realmente começar a correr atrás disso e o estudo tem tudo a ver com isso a educação financeira tem tudo a ver com isso só que eu te pergunto você aí de casa ou o marido aí que tá assistindo quantas horas por mês você gasta assistindo o jogo do Coringão quantas horas tá B agora que tá bem mal é tá coringuinha né Eu sou corintiano inclusive tá feia a coisa viu né Quanto tempo você gasta você mulher quantas horas por semana você gasta assistindo Dorama na Netflix hum agora quando você fala para ver é Dorama hein é tem bagulho aprende né Tem gente que maratona e e passa horas aí você bota um podcast tipo esse de educação financeira que tem 1 hora ou Du horas a duas horas Deus me livre bagulho comprido do caramba Nossa é muito tempo aí mas para ver o jogo do Corinthians lá que é ruim e perde é dois episódios de uma série são duas horas vai mudar nada financeiramente não que a pessoa não posso ter prazer Claro pode ter prazer mas também tem que buscar o conhecimento exato É o equilíbrio né O problema não é você se sentir burro o problema é você se sentir burro e não se incomodar com isso exato né tipo assim ficar comodado com isso é por exemplo você sabe o que que é IPCA ou IGPM por exemplo não não sei ah mas que que eu tenho a ver com isso vai ver o aluguel da tua casa aí por onde elando é aí você tá se lascando aconteceu num uma das empresas que eu trabalhava eles faziam o reajuste do aluguel lá por um índice que era tipo assim o dobro do preço do IPCA que é da inflação eu se eu não tivesse percebido isso eu fiz a somatória lá a escola ia gastar mais ou menos R 180. 000 A mais naquele ano mas eu consegui mudar o reajuste e que na pandemia o GPM foi lá para cima absurdo foi justamente num ano que acho que foi 22% né É então você vê é um conhecimento que você vai gastar quanto tempo para saber 5 minutos da tua vida o que é GPM IGPM e IP a Google né Bota lá é pronto você já vai economizar PR a curiosidade de de pesquisar da mão hoje é fáil e tem a ver com isso né não tem problema eu não saber eu não sabia só que eu falei pera aí mas eu quero saber né não tem eu não sabia mexer com agora eu sei porque porque eu me né Eu até falo pr pra galera Qual que é o primeiro passo você sair da pobreza é você ficar de saco C ser pobre já vou ver aqui no nubank o que que é renda fixa vou ver aqui na XP vou ver no Brad sei lá não tem mais desculpa tem muito informação muita muita o o YouTube é um negócio incrível né a gente é prova disso né estamos aqui né cara hoje em dia não dá pra gente culpar mais ninguém pela nossa ignorância a respeito de educação financeira eu não posso mais culpar a minha escola que não teve Ah mas a minha escola não me ensinou a minha também não eu não posso culpar o governo eu tô debaixo do mesmo governo que todo brasileiro também não posso culpar Ah o problema é o sistema não o problema é eu tô priorizando aprender sobre educação financeir ou eu tô priorizando assistir Big Brother exatamente né eu tô priorizando ler um livro e não precisa ser o meu tá mas tem o meu livro tem o homem mais rico da Babilônia O Segredo M Milionária ou a Bíblia sobre uma ótica de educação financeira vai ler provérbios pelo amor de Deus provérbio Você lê um capítulo por dia em um MS você mata ali né é acabou tudo tudo aqui tá lá tudo não porque aqui eu falo também sobre como economizar na energia elétrica né e na época não tinha eletropo ainda né É muita gente não entende sobre investimento porque acho que investimento é tipo poupança que é uma porcaria rende uma merreca tipo ah vou ganhar botei 100 conto no me que vem tem R 1 de lucro né isso desanima né só que a gente tem que entender que na na na matemática né tem um negócio que se não me engano o Albert Einstein falou que acho foi Albert Einstein falou que é a oitava maravilha do mundo né chamado juros compostos né juro composto é o quê é um negócio que faz com que o seu dinheiro se multiplique quanto mais você vai pondo mais rápido ele vai se multiplicando e vai chegar uma hora que você vai falar caramba velho eu somei aqui eu botei 50.
000 como é que tem 480 juros compostos que são juros sobre juros juros sobre juro quanto mais dinheiro você vai pondo o teu a tua rentabilidade ela é baseada no total do teu saldo Então pensa assim quem tem R 10. 000 investido vai render R 100 por mês Ok já é sem conto se você tiver 100000 investido vai te pagar r000 por mês se você tiver R milhão R 10. 000 por mês e assim que é Bola de Neve eu dou até um exemplo que é assim né para elucidar isso Muita gente me escreve falando assim Duda me ajuda eu falei que foi que foi pelo amor de Deus mano eu tô devendo R 30.
000 no cartão de crédito eu falei caramba velho que que você fez a você comprou um foguete mano não Duda era 10000 quando eu fui ver tava 30 isso é o juro composto esse ao contrário é alto né é o juro que vai muito absurdo então da mesma forma que o juros pode lascar com você quando você tá devendo pro cartão pro limite para empréstimo o juros positivo é o juro de quem tá investindo né porque a gente tá acostumado a pensar em juros como algo ruim né ah tem juro juro é sempre ruim quando você investe também se chama juros Aquela aquele dinheiro que vai rendendo se chama juros né aquilo lá também vai virar uma bola de neve você vai botando 50 100 500 1000 quando você for ver a somatória do que você de fato botou Pode ser que dê 50. 000 só que no final quando você vai ver por causa dos juros compostos você tem 300 E aí você vai falar da mesma forma que pessoal do cartão falou Caramba meu como é que tá tanto dinheiro só botei eu só botei 30 só botei 10 só botei 50 juros compostos e isso é muito louco investimento não serve para você ganhar dinheiro investim serve para multiplicar o dinheiro que você ganha trabalhando pensa comigo hoje em dia vai a gente tem alguns investimentos que estão pagando hoje tá numa época muito boa de renda fixa ali que é investimento seguro tranquilo Se você investir R 1000 hoje daqui a um ano você vai ganhar R 100 r00 se você fizer um bico de pedreiro hoje em um dia você já ganha 150 pau caramba né Então essa a ideia sabe a gente tem que focar em investir tem é obrigatório investir é obrigatório tá não seja como tolo usando as palavras da Bíblia que gasta tudo que ganha não separa nada pro dia do amanhã tá você tem que ser sábio então é obrigatório a gente investir por quê Porque é o trabalho e a renda extra que vai fazer a gente jogar dinheiro para cá e jogando dinheiro para cá Isso aqui vai virar uma bola de neve a seu favor né eu eu falo assim né que eu sempre fui muito bom em ganhar dinheiro trabalhando sempre fui muito bom em poupar dinheiro não gastando com besteira mas nunca manjei absolutamente nada de como multiplicar meu dinheiro eu era o típico brasileiro até dois anos atrás Vai fazer três agora que deixa o dinheirinho na poupança uhum Pelo menos eu tinha já era bom para guardar din já era algo já era algo né É então botava ali um dinheirinho todo mês só que eu não sabia nada e de repente cai um canal que quando eu vou ver já tá com meio milhão de inscritos em questão de meses aí eu pensei a prioridade do meu canal é falar sobre mentalidade mudança de mentalidade e educação financeira os erros que o pobre normalmente comete hoje em dia segundo a Serasa a média de dívida dos brasileiros a média tem gente que G menos tem gente que deve mais é de 3 a R 4. 000 Então vamos botar aí TR pau e meio hoje em dia Existem várias formas de você renegociar suas dívidas você limpar o seu nome e isso é uma coisa que é fundamental tem um nome limpo né honra né Tem até um provérbio que fala que é melhor o ter o bom nome que muita riqueza alguma coisa assim tem algum Versículo provérbio que fala que a gente tem que ter um nome legal né Tem gente que tá com nome meu Deus tá no serado no SPC na boca do povo tem fama de caloteiro que qual que é a fama do teu nome né Qual que é o teu nome limpar as suas dívidas Então se a gente pensar que existem várias formas de você renegociar suas dívidas com até 99% de desconto Serasa ferão da Serasa aord do certo várias você consegue quitar essas dívidas aí por dois pau chutando alto ainda dois pau beleza Você montar uma reserva de emergência de 3.
000 você já vai tá ok já vai tá top e você começar a investir ter pelo menos 2. 000 você já vai est muito bem então a gente tá falando é de R 7.