O que você vai fazer lá dentro é eu vou continuar sendo garoto de programa vou continuar fazendo programa uma vez que entra nesse mundoa não tem como sair o próximo passo é um olif a tese é é o que usa a plataforma do meu monitor para ficar na altura [Música] certa Fala aí pessoal está começando hoje mais um praticando tecnologia que é o nosso podcast que mostra que a Informática está na prática em todos os lugares ao mesmo tempo toda a hora estou eu aqui professora Vanessa Leonardo sa linda e maravilhosa e nosso maravilhoso especial
Cascão por qual o seu nome por favor senhor meu nome é João João Mateus Eu chamo ele de Cascão porque ele joga comigo joga o World of Warcraft joga com a gente né Há muitos anos tem quantos anos ah desde 201 não desde antes 2014 Ant era b cruzade não não é King Caraca Desde 10 que a gente joga juntos e aíí eu chamo de Cascão que é o pap Então você no meio da conversa falar Cascão já sabe que é ele chamar de destructor ou de gala É o nome do personagem do jogo entendeu
E por que que ele está aqui ele está aqui porque ele é um profissional de informática hoje em dia né hoje hoje sim atualmente Eu trabalho com informática Mas comecei faz uns do anos tá bem recente cara que que tu fazia antes cara antigamente antigamente eu Não vamos pelo começo Tu acabou teu ensino médio aí tu falou assim vou fazer uma coisa da vida ensino médio eu falei nossa tem que dar um jeito na minha vida né aí não é aí eu peguei aqueles guias do Estudante lá né aí eu comecei a foliar lá Comecei
a ler todas as carreiras que tinha eu falei ah acho que eu vou gostar disso daqui aí era pra geologia nossa nossa umas pedras bonitas aqui exatamente acho que eu vou gostar desse curso aqui mais para ar ambiental Meu irmão era voltado para área ambiental falei ah vou vou seguir por aqui aí fiz cursinho comecei a prestar vestibular tudo voltado para PR geologia prar vestibular né para prar vestibular PR Geologia e engenharia geológica que foi onde eu passei então acabei mas AC tu passou porque tinha pouca vaga ou tu queria muito estudo não eu passei
não merece cara não cara se eu fizer bagulho que eu faça eu passo de primeiro ninguém quer mestrado Em física primeiro lugar em física não tem 15 vagas uma pessoa faz o concurso então pode ser Tá mas a gente queria fazer é eu falei ah vou gostar passei e fui porque na minha cabeça eu ia gostar né então fui aí fiz no Rio Grande do Sul minha minha primeira graduação Ah foi no Rio Grande do Sul foi no Rio Grande do Sul el S de São Paulo né então mudei para lá aí no meio pro
final da graduação Eu já falei não é isso que eu quero descobri ol fo específica foi o Curso foi ao longo do curso teve umas mudanças aí também mas do meio pro final comecei a pensar no depois né então eu já tava envolvido com projetos de ensino já tava envolvido com aulas particulares eu tava dando aulas mas de Geologia de cálculo que eu gostava bastante da parte de engenharia tá que a engenharia tem tem cálculo PR Caramba isso isso aí meus amigos também começaram a a me estimular a seguir a carreira acadêmica o cara o
cara faz uma faculdade de engenharia e Ele sai por causa da parte que não é de engenharia não faz nenhum sentido tá continua vai aí meus falaram para eu começaram a me estimular para seguir carreira acadêmica que eu gostava dessa parte gostava de dar aula aí eu comecei a procurar mestrado então passei no mestrado em engenharia Urbana lá em São Carlos em São Paulo mas você terminou sua faculdade de engenharia terminei cheguei a terminar Já tu é engenheiro geológico eu sou só não tenho Creia Assim formado já ten mas sim [ __ ] Caral tá
descobrindo tá vendo isso porque eu conheço ele há 10 anos assim que eu passei na graduação eu comecei o mestrado que foi engenharia Urbana lá em São Carlos foi mais ou menos 2019 isso daí aí em 2020 mais ou menos quando o meu o meu projeto de Mestrado Começou a tomar um rumo pra informática falei ah eu vi informática na primeira graduação por que que eu não não aprofundo agora aí eu comecei a procurar Uns cursos que tinha lá na minha cidade vi que na semana que eu tava tava com vaga aberta PR análise e
desenvolvimento de sistemas ol esse curso maravilhoso que ninguém que tá vendo aqui faz eu falei ah vou vou ver esse esquema aqui aí tava com era a última semana para se candidatar como portador de diploma então PR mim facilitou isso daí não precisei fazer um vestibular e Passei passei e comecei a fazer a outra graduação junto com o mestrado ficou Louco Ah foi nessa época que eu te conheci foi 2020 Eu só descobri um negócio da geologia porque todos os bonecos dele no jogo tinham um nome de pedra tirando Cascão É porque o Cascão foi
o primeiro da graduação eu falei cara de pedra que eu faço geologia falei ah Cliff Cliff é tipo as montanha tá tá tá faz sentido entendi mas aí e não mas terminou o mestrado de De Urbanismo terminei o mestrado e tava junto com a graduação mesmo tempo online tu fez alguma coisa online não era tudo presencial só que era começo era ele é presencial só que a primeira semana de de aula lá do de ads foi quando estourou a pandemia então só tive uma aula presencial e depois foi tudo online praticamente mais do curso acabou
sendo onl porque a pandemia acabou 2023 né durante TR anos o curso tudo online ISO Car uma facilitada né assim de o que me Facilitou foi o canal chamado curso o que me facilitou a conclusão dos dois foi realmente o EAD porque eu não ia dar conta e o o curso em vídeo realmente porque Guanabara não já falei para ele ele que me ajuda a ser um garoto de programa porque não só eu como vários amigos meus na na no começo a gente estava desesperado lá para fazer uma calculadora em Python e o Guanabara que
ajudou os professores sempre conversam com calculadora tem que fazer Em vídeo muito obrigado tá só para lembrar caso tenha esquecido Muito obrigado tá rosnet por patrocinar você deu o espaço pra gente aqui não me manda embora kau por favor Tá e é isso tá continua aí gente já fizemos o meão já então foi aí foi meros de 2020 que eu realmente transicion pra área de TI comecei lá em 2012 que foi quando eu passei na minha primeira graduação né não cheguei a atar em nenhuma área antes mas em 2020 mais ou menos foi o meu
Primeiro contato de emprego assim tu chegou tu tentou procurar alguma coisa na área de Geologia ou tu nem chegou não cheguei porque eu não gostava então eu já queria seguir a área acadêmica Então tava seguindo pro rumo da da Universidade mestrado você tava fazendo de quê Porque exemp português se mestrado em língua portuguesa não dele era o qu não é o o curso é engenharia urbana só que ele tem tipo seis Pilares não lembro se são seis ou menos L eu fui Pra área de geotecnia que é onde eu fazia onde eu fiz parte da
da geologia que eu gostava até da geotecnia e era mais PR parte de zoneamento ambiental essas coisas assim mas vamos lá deixa eu voltar aqui antes lá na tua graduação de Geologia tinha informática o que que tinha de informática teve uma um curso de uma disciplina de informática Foi aí que eu comecei a gostar mas era em Portugal aí eu falei nossa senhora já comecei meio mal nem para assim você não Que você seja bom er era você é bom era faculdade pública né né era eles gostam muito de usar essas paradas antigas é e
como não era da grade da do pessoal a parte de informática acho que eles colocaram Portugal mas por causa disso Que absurdo eu peguei a não entendi nada o que que a diferença deles Portugal Portugal é uma linguagem de programação eu imaginei mas eu não sei qual que é a ruim qual que é a boa eu só fui na Ona Portugal e você só Sói é eu tava eu peguei a ementa da de uma faculdade pública aqui do Rio de Janeiro os caras usam o livro de 79 pô é então US Vel antigo aí problema
do aluno Se vira aí pô aí aí tu viu Portugal só foi isso também que tu viu Só foi isso tipo durante a primeira graduação eu cheguei a meio que transicionar para outros cursos pra área de informática então cheguei a ver também um pouco de C ser mais mais então cheguei a ver outras Coisas mas na de Geologia foi só Portugal mesmo e quando fez mestrado tu vi informática isso e o meu orientador na época ele queria mexer com Algo de ti porque uma das orientadas dele estava mexendo com a inteligência artificial ainda não tava
naquele bom do chat então ele queria tentar puxar para esse lado também então foi que eu voltei com a minha com a minha vontade de de acender assim na área de TI é porque eu vejo não só você eu conheço várias Pessoas que quando entam no mestrado independente da área tem que ter informática tem uma professora que eu vou até chamar ela para cá Natália se você tiver vendo eu sei que você não tá vendo mas você vai ver um dia e ela fez faz mestrado em biologia tive que aprender a programar em se Python
isso análise de dados e morte de Mestrado tá usando bastante agora né então é o pessoal usava muito o Excel né e agora não tem mais Excel é análise dados amigo Se vira aí iba e dá um jeito aí e a gente descobre no mestrado o pessoal aprende bastante e aí tu foi para ads ads gostou gostei o começo foi bem triste foi bem bem turbulento porque eu tava fazendo o mestrado Mas aí o Guanabara me salvou né salvou eu e meus colegas também e foi aí assim que eu saí do mestrado terminei o mestrado
fiz a defesa no dia seguinte eu já tava com o estágio garantido já de ads de ads aí então não cheguei a perder perdi a b Chegou despregado bolsa do mestrado já tava empregado já empregado está Ah tu tu era bolsista do CNPQ era CNPQ tu tu tu pode falar quanto tu Gava na época da bolsa era numa faixa de Ixe 1500 né na faixa de 10000 1800 é m é eu perguntei porque tem gente que fala assim ó posso ganhar dinheiro fazendo mestrado não é muito mas é melhor do que nada teve eu sei
que teve um reajuste de de lá da minha época para cá teve um reajuste então não sei como Que tá hoje em dia melhor do que pagar para fazer mestrado né porque mas mas é uma vergonha né O cara tá desenvolvendo a tese Qual foi tua tese de defesa lá ah não lembro o nome bonitinho não mas era uma parte de era basicamente para saber se a cidade que eu moro que é são caros estava crescendo para um lugar geotecnico ou não explica o que que é geotecnico pros amiguinhos vai se se o solo tinha
condições favoráveis ou não Se tava perto de algum aquer ou não para saber a parte de poluição essas coisas legal menos voltado para esse lado ah muito bom muito bom e aí tu cara fez o mestrado teve a porcaria da informática entrou no ads já saiu com a bolsa gente só para lembrar é uma uma vergonha ser r$ 200 uma bolsa do CNPQ tá CNPQ mais por favor né A galera tá ajudando muito né cara desenvolver uma tese tu do anos de Mestrado foi do 2 anos e meio h 3 anos por causa da pandemia
também que Acabou esendo um pouquinho at sim aí tu foi ads ads primeiro período o que que tu viu des assustou de ads calculadora em Python ficou tral dado Nossa Senhora porque eu eu fiz a como eu entrei com o portador de diploma eu entrei um pouquinho mais tarde então já quando eu cheguei já tava acho que três semanas atrasado então já cheguei perdido assim eu e uma minha amiga que amiga até hoje e a gente não tava entendendo nada que a Professora falava a gente não sabia nem fazer o hello world direito a gente
chegava queria ir embora chorando aí o Foi aí que estourou a pandemia não calma deixa eu fazer Vanessa o que que é Hello Word Oi mundo não mas por que desse termo porque ele falou ali você entendeu super você deve ser uma introdução de alguma coisa [ __ ] tá quase acertando acertando então ass uma interpretação textual né a gente tem Contex uma semântica envolvida É que Normalmente quando a gente aprende alguma linguagem de programação é a primeira coisa que a gente faz quer imprimir na tela escrever na tela é imag alguma coisa uma introdução
então assim Ah pá acertei não sabia exatamente Ah e fez a cara de que sabia sem saber Claro eu sou excelente atriz eu falei te falei por a gente conversando no nosso dia a dia que a gente conversa quase todo dia né quase todo dia e aí a gente contando né conversando sobre como seria O podcast ele Ah não pode ter spoiler não pode espol falei gente eu sou uma excelente atriz Fica tranquila que ele vai falar uma coisa que eu já falar assim ah mentira não sab descobri agora mas é isso E aí tu
teve Python que mais tu teve no primeiro no comecinho no começo de linguagem assim foi a primeira linguagem foi Python porque é mais tranquilinha assim na parte de linguagem a depois nos outros semestres cada semestre é mais ou menos uma linguagem Tu tu viu quantas linguagens na tua ads para saber se foi bom ou não Ó de vi pyon vi C C mais mais PHP eu já sei que viu PHP infelizmente tem O Elefantinho ali porque você odeia PHP quem gosta de PHP ho os dois cursos que fizeram o curso vídeo crescer absurdamente foi PHP
HTML né Depois o PHP e Python PHP de até um curso novo agora não cons ví vai lá mas por que que tu não vai de PHP Agora eu fiquei curioso chato esquisito é chato não sei não é porque eu sou javea Né eu gosto prefiro mais de Java tu gosta de qual linguagem de programação Caraca eu não gosto de PHP também a eu sabia que ele tava guardando alguma coisa eu tava sentindo Caraca era desenvolvedor em PHP quando eu comecei a estudar tinha lá 16 15 anos eu desenvolvi PHP e eu não gosto que
tu tinha chegado desv gosta de PHP eu sou uma caixinha de surpresas surprend vai durar o casamento ou não né eu posso est agando uma Surpresa muito ruim pelo amor de Deus cara posso voltar pra ex e a ela se descobriu ó tava aí há muito tempo você nem sabia não eu f o que que você falou ontem alguma coisa voltar PR eles falar ai não saiem Caraca Tadinha dela que ela sofre muito que vezes ela tá deitada aí eu falo assim nossa tá tão cheirosa tão bonita o cheiro da minha ex mentira juro ele
faz isso aí aí quando eu tô de bof falar então ela deve ser muito cheirosa vou Voltar PR ela aí eu a completo acho que eu vou voltar para ela então né porque você não fala nossa com o c do meu ex aqui també ela não cons pensar me uma ânsia Essa é a graça não dá não dá não eu sei aonde eu posso atuar al é entendeu Só ele consegue fazer essas brincadeiras eu não consigo Na época eu era estagiário eu estagiava a Prefeitura de Rezende um colégio que eu trabalho que é o CTA
até parecendo aqui que é um dos nossos patrocinadores apareceu agora É Caraca Deus atuando aí e eu era estagiário deles e eu trabalhava pra Prefeitura de Rezende e aí eu comecei ganhando rer para variar e eu cadastrei todos os mortos do critério de Rezende no banco de dados eu botei 3500 mortos na época deve ter morrido mais gente acreditando né gente mas eu botei todos e aí na época eles começaram a cobrar eu trabalhava muito com Linux na época era o mandrac E aí eu comecei a PHP eles Botaram os cursos lá de PHP eu
comecei a desenvolver phps e mais k l e fui desisti só falei assim ah não gost hoje em dia eu gosto de Java e de Python né mas não desenvolvo mais desculpa aí gente melhorar então aí tu viu C C mais mais Java Python Python HTML jav script né jav script Spring boot vi também deixa eu ver que mais É react então vi C também por causa do mobile a gente chegou a ter uma disciplina de mobile teve Framework Flash a gente viu um Pouco de flesk vários frameworks também a gente viu Ah tu viu
vários Framework é que aí era tipo um seminário aí cada semana era alguém apresentava um Framework aí eu eu não lembro se o meu foi fles ou foi outro acho que [ __ ] que legal então tua faculdade foi realmente qual faculdade foi é em São Paulo ela é IFSP aqui deve ser frj são os institutos federais ah ah então é legal mesmo muitos institutos federais usam os vídeos do meu canal e do curso Em vídeo a gente consegue ver na estatística eles usam os vídeos da gente lá os alunos mandam foto pra gente aqui
ô Professor aula a tua aula aqui óo Como assim tira foto do quadro Professor projetando o jos da gente tanto a faculdade de ads foi bom tava até conversando com o Guanabara quarta-feira terça-feira sobre isso DS não é uma faculdade ruim ela é mais profissional né mas a de Engenharia e de ciência aprofunda mais tu viu muito fundamento Na tua faculdade dessa ah teve algumas coisas mais de teóricas assim mas era bem mais prática mesmo tinha muita coisa prática mais voltado pro prática então isso tanto que a gente viu um monte de linguagem assim é
eu tô perguntando porque aqui no Rio de Janeiro eu sei que é mais prático né Mas dependendo do estado pode ser lá é mais prático e aí vamos lá e hoje O que que você faz da vida hoje em dia eu tô eu sou sou garoto de programa mas eu não sei nem ligar o Computador direito ele é perfeito a gente joga tem um grupo que joga com a gente aí são duas pessoas perfeitas que é o casal que tem lá que é ele que é o programador e o outro menino que é o k
do teste z é o zarão é o cara que testa Então a gente tem o rapazinho que testa e ele é o cara que desenvolve ele faz besteira outro vez se tá funcionando ou não mas é brincadeira são casal mas a gente joga junto e faz brincadeira porque tá perfeito pô o cara que Programa casal porque do moram longe ou não sei também né saber Z se quiser tá aqui comenta aqui mas aí então Aí tu programa em qual linguagem tu programa não vamos lá primeiro tu faz o que hoje atualmente hoje hoje em dia
eu tô numa transição que eu eu tô desempregada eu saí do meu emprego semana passada e eu vou começar no novo daqui duas semanas mais ou menos dia 11 né dia 11 dia 11 eu já começ PR [Aplausos] Atenção aí pelo que eles passaram a stec vai continuar sendo mais ou menos a mesma só que vai ter algumas tecnologias novas que eu não cheguei a ver ainda também mas vai continuar com Java Spring boot a cotlin eu cheguei a mexer um pouco na GR ação e vai ter a parte de aws Se não me engano
e react react eu não cheguei a mexer muito é o a linguagem lá de mobile de frontend Ah muito bom muito bom que aí tem umas coisas mais diferentes agora mas aí eu Vou tem uma parada uma dúvida que a gente ficou até conversando no discord um dia eu você e o zaran que é outro rapaz joga aqui eu só jogo jogo com gente assim só gente famosa eu sou mais merda do que tá jogando ali que a gente tava conversando com uma parada que tem curiosidade muita gente aqui depois eu vou falar da transição
de carreira Mas isso é uma parada que eu queria perguntar a questão do da mudança de vaga de você vocês que eu tava Conversando com vocês falei não foi no foi no discord não foi no no WhatsApp eu não fico dois anos na mesma B meso sal eu queria entender porque tem aqui no Rio tem bastante essa transição Mas eu vi que em São Paulo em alguns outros estados é é muito mais constante o cara 1 ano 1 ano e meio tá trocando de vaga fazendo outra coisa rotatividade você fala tem muita rotatividade de de
vaga assim aonde eu tava trabalhando eu cheguei Sei lá acho que do meu time já Teve umas eu fiquei uns dois anos lá mais ou menos acho que teve umas seis sete trocas assim de pessoas no no time foi e a gente mesmo a o próprio time às vezes acaba trocando de contexto Então não é só de a pessoa que sai às vezes o o time todo passa para outro contexto por questões de contrato mudanças internas também então a questão também muita atividade alta os caras saem tudo bem ca de contrato mas sai por causa
de salário também ou sai tem gente que sai Por causa de salário às vezes recebe uma proposta melhor o meu caso né só comesse gente assim descul meu amigo então acho que tem de pouco de um tudo tem teve Tem uma amiga minha que ela acabou saindo por causa do de contexto que ela tava achando que tava muito na mesma e queria ter novos desafios então a Facha etária a faixa etária desse pensamento é não é Millennium é Geração Z né ah essas coisas eu já não sei eu não sei falar de Ger Quantos anos
ela tem a ela Ih acho que ela tá na faixa dos 30 não é tão é Milênio também não sei ajuda do do pessoal que já trabalhou comigo varia de 50 a 40 mais do do que eu já tive contato é uma conc entrado mais no nos 30 assim de 25 a 30 Mas tem uma faixa bem grande assim do do pessoal que eu já trabalhei é que eu vejo que esse pessoal assim da idade de Vanessa 27 anos 30 anos eles TM muito isso de não querer ficar no mesmo lugar quer Ficar o tempo
todo ah tô fazendo a mesma coisa não quero fazer mais é hoje em dia di um pouco de tudo então não eu não Talita Eu sei que você tá me assistindo Pretendo ficar na Trinity muitos anos tá ela pretende colocar a filha dela lá para estudar sim inclusive o super apoio tem uma creche super apoio não eu quero uma bolsa F ter que pagar professor não não sei né vai que ela não deixa por favor me pega a bolsa vamos fundir a escola é E aí tu F essa rotatividade e eu vejo bastante também do
pessoal eu não sou muito aí eu quero perguntar de você o que que tu acha porque eu não sou muito a favor do cara ficar todo ano trocando de de trabalho é porque tipo você acabou de acostumar com um jeito aí vai trocar é porque imagina só eu tô falando eu como geração de Vel eu não sou geração de velio Mas quem contrata a gente são Vel quem contratou não foi um maluco de 20 anos tu não fez a entrevista do RH 19 Cara velho 30 mais com certeza não foi RH era um cara mais
novo mesmo não sei a faixa táa mas era novo era tipo uns 20 a 30 RH R quem decide se vai entrar o cara maluco vai falar assim não esse cara alguém alto vai escolher dentro da empresa e esses são Unos cara velho e os cara velho às vezes lógico evidente que como a gente tá de tecnologia o cara vai perguntar para quem é da tecnologia para entender melhor mas eu na minha humilde opinião eu vi o cara assim cara todo ano Tava num lugar diferente por que que ele trocou o que aconteceu lógico na
entrevista tu Desenrola não porque eu queria eu recebi proposta melhor eu troquei mas o cara só bate o olho no currículo Ah não os cara deve ser horrível que todo lugar sempre trocando tem tem muita gente da ti que acaba trocando frequentemente justamente por salário Eu não não gosto não acho legal essa essa prática assim eu Joãozinho jinho prefiro ficar no lugar mais por Mais tempo assim eu gosto de ter essa essa segurança assim até que foi meio difícil fazer essa transição muita ins segurança querendo não uma troca muito grande mas tem que ir tem
que aproveitar então o salário já viu n a proporção aqui ó incentivou muito a mudança é porque eu vejo que o pessoal troca mas é eu acho que vale a pena ir não direto tudo bem que eu sou suspeito a falar porque eu tô há 20 anos no mesmo lugar que é no CTA H 20 anos dando aa lá E todos os lugares eu fico muito tempo e aí eu gosto disso mas eu entendo que na área de tecnologia o cara tem que ficar mudando ainda mais porque a gente recebe proposta Sim tu não vai
deixar de ir e tem uma coisa que pesa pelo menos para mim que é a parte de organização da empresa estrutural a parte da cultura também isso pesa bastante para mim por isso que eu não queria sair da da da minha empresa anterior isso é uma coisa que me mexe bastante assim que que é o Nosso dia a dia querendo não e você trabalhava presencial ou Home Office o meu eh eu sempre trabalhei Home Office desde a época do estágio até hoje em dia só Home Office mesmoo tudo home não cheguei a ter uma fase
de carac Por que que você não pode jogar comigo joga não tô trabalhando se complicou Home Office não trabalha eu faço Home Office você vê a quantidade de jogo que eu jogo e eu s comice é porque geralmente tin que fazer hora extra Também né Às vezes eu tinha que gente eu vou ter que trabalhar 10 horas aí ele desligando o computador do jogo ligando o só do Alt Tab troca assim ó Continuo trabalhando P quem disse que eu não tô trabalhando que acabei de mexer com tu é realmente um filho da pandemia né cara
éi eu nasci ali tá até até hoje leg às vezes me faz uma falta não como eu nunca trabalhei no em escritório eu sinto uma falta de ver gente assim eu Cheguei aí visitar algumas vezes da minha empresa que eu trabalhava era meio ruim porque era outra cidade mas era legal ver o pessoal assim conhecer eles mas faz falta até um pouco tu tu faz algum como é que eu vou explicar como vou perguntar tu tem algum algum ritual para trabalhar Home Office eu vou te falar eu quando começou a pandemia qual era o ritual
que eu tinha para poder entrar no personagem que dava aula online né aí o que que eu fazia eu me Vestia para sair de casa sentava e ia trabalhar então botava tava n épa eu botava calça jeans botava roupa da escola penteava o cabelinho tomava banho só que não botava tênis né botava só a mezinha e sentava na que tu esqueceu das suas lives do YouTube era mesma co não mas é Live não mas eu tô falando assim para trabalhar mesmo fazia isso prão vou trabalhar pro corpo saber que vai trabalhar tirava até intervalo e
ela coisa que eu não faço eu fico odeio Professor BR É verdade n aí eu fico na sala de aula com os alunos Eu não falo muito fico lá quietinho e na época não dava intervalo lá comia a maçãzinha voltar e voltava para dar aula tu faz algum esquema assim PR só fala assim trabalho hoje em dia eu trabalho qualquer coisa n lá e trabalho é que eu tenho meu rit tenho minha rotina né então pro trabalho em si não não tenho um ritual desse porque eu AC Pinha ainda é porque eu eu eu treino
antes de Trabalhar né então eu já já tomo banho depois de treinar né vou trabalhar pedido né Car tá sozinho em casa pode não po vou colocar o fone como tudo suado aí depois eu f ficar fede é triste não tenho só porque eu tomo banho Anes por causa do treino né tomo meu café antes e não não mas aí que tu faz tu faz beleza tomou chegou lá ligo o computador e começa a trabalhar é a questão da roupa eu não não faço isso que você feit é pijama mesmo mas com os amigos do
Discord tu faz vou sair para trabalhar é é não posso est trabalhando Car que tem outros amigos também aí bota offline no jogo né trabalh com os outros basicamente eu fico de pijama mesmo quando o pessoal às vezes fala nossa tem que abrir câmera hoje porque vai ter passar perfume aqui mas é no máximo a regata assim e o pijama embaixo e regata ainda nem você de manga reg se for algo mais importante é uma camiseta Mais social que é a camiseta de manga certo aí eu fazia todo o ritual mesmo depois eu acostumei hoje
dia Dan eu tô perguntando porque se tu trabalhou sempre no Home Office tu não viu gente nunca no teu trabalho né E também depende né porque cada contte nos projetos que eu atuei o pessoal todo mundo é nerdola né ninguém ninguém gosta de abrir câmera então era praticamente sem câmera era um ou outro evento assim a inicial do Nome nem foto a pessoa colocava exato então era só letrinha assim às vezes e e consegue trabalhar de boa cão tu consegue lá CONSEG levar de bo cons é como não teve um o outro lado né para
mim Eu Só trabalhei desse jeito então só tá sempre bem É tá sucesso não mas se tivesse dando errado tu ia saber porque ia ia dar problema as parada não ia funcion mas não tem como comparar N O que que você vai preferir Tipo se é home office Ou se é presencial que ele nunca teve presencial Ah não não precisa não Provavelmente é home office gente tip o tempo que a gente não perde né de transporte deslocamento é muito bom Home Office híbrido acho que ia ser legal tipo duas vezes a cada tantos meses assim
cada seis meses néos mas para pelo menos encontrar as pessoas você saber quem é né ex não quero encontrar ninguém quero ficar em casa s trabalhando meu Deus onde eu Trabalhava tinha cappuccino de graça assim eu ficava só pegando cappuccino isso então delí e pior que eu realmente a gente gravou outros podcast aqui o perfil do profissional de informática normalmente é isso não quero ver ninguém a gente conversa com zarão zar não tem que ir [ __ ] três meses eu ten que ir uma vez a cela TR Não não quero falar com asas eu
entendo porque eu também sou assim também sou assim eu sei bem muito bem como é que é mas tá bom E aí Home Office até hoje até hoje eh Tu sente falta de ver gente às vezes eu sinto um pouquinho queria ver gente às vezes não mas ver gente mas passa rapidinho né já viu op eu acho que PR no caso nós assim né nós do nosso Eu você os meninos que jogam pra gente é diferente porque a gente vem gente a gente entra no discord tu conversa com os meninos a gente conversa então tá
vendo gente é a gente vê o bonequinho no jogo bonequinho então ve já é o suficiente né É aquele boneco Feio teu lá horroroso horroroso é porque a gente não tô falando sério porque tem gente que não tem o que a gente tem o cara gosta de viver em casa e ele não tem jogo joga sei lá é FIFA no na televisão no Playstation não não sei falando assim a gente tem gente lá para conversar e aí vamos lá aí tu fez o estágio teu estágio foi em que primeiro o meu estágio eu comecei como
quear você já até comeou explica o que que é quear você não sabe Aqui eu não consegui disfarçar não agora não rolou que que é isso que é Quality assur que é a pessoa que testa o que o garoto de programa fez Ah legal então é basicamente para testar se o se o que a pessoa fez tá certo é tá no comportamento esperado é basicamente isso tipo que a gente fez com o nosso site né quando Ah vamos testar tudo aí entrava Ah isso aí cada projeto tem um jeito às vezes é teste manual às
vezes é teste automatizado o projeto que eu Entrei no estágio eh ele não não dava para fazer teste automatizado então era 100% teste manual então era tipo clicar nos botõezinhos ver se tá tudo certinho lá mas faz muito tempo eu atuei pouco tempo também como k aí no próprio estágio depois eu fiz uns 4 meses de eu t 4 meses de k não pera aí toda essa história que a gente tá contando acontecendo dois anos não o estágio foi em um ano que foi uma outra empresa não tu falou que tá formado tem Do anos
a a graduação foi ano passado eu comecei é da DS tem um ano que você tá trocando de emprego ISS come é que o estágio foi uma outra empresa foi em 2020 mais ou menos foi assim que começou então assim é assim que eu comecei como que é mas me expliquei como é que tu conseguiu da da ADS nesse estágio tu arrumou esse estágio como ah com corpo é programa é assim né tem que se vender né eu comecei numa Startup lá de São Carlos mesmo que ela é Bem conhecida como é que tu chegou
na Startup Como como é bem não como ela é bem conhecida minha amiga Renatinha maravilhosa e ela já trabalhava lá como quear nessa na empresa e ela acabou me indicando e daí foi mais por indicação entrei no processo seletivo tinha a indicação dela ajudou um pouco e foi e essa Renatinha é tua amiga da faculdade da faculdade até hoje maravilhosa então para você que vem falar assim não preciso fazer faculdade vou aprender Sozinho chupa e que acha que não pode fazer amizade também nos outros lugares não porque é verdade a gente falou no podcast da
hermosa e às vezes as pessoas assim Alfredo eu vi o vídeo de um cara ele falou que eu posso ser programador em se meses eu tô ganhando 10.000 por mês eu não preciso fazer faculdade só fazer o curso dele cara não é você tem que fazer faculdade tem que é ajuda bastante porque assim não tô nem falando de ensino no teu caso a tua faculdade Foi boa pô eu tô falando de conhecer pessoas se você não tá na tá estudando em casa Network em clausurado você não conhecia a Renatinha maravilhosa por parte dele tá conhecia
maravilhosa por parte dele não conhe Renatinha se você quiser conhecer pode coner mas eu não quero ó ela ela não gosta tá bom rela desculpa Ach pod achar que o sou possessiv não não não era completamente normal E aí se você não tivesse conhecido a Renatinha porque Você estava na faculdade tem todo o Network eu falo eu só aqui hoje por conta de eu ter feito um curso técnico que tinha os professores de eu ter feito uma faculdade tudo foi comecei a fazer palestra em evento porque a minha professora da faculdade me indicou eu comecei
a trabalhar por de professor sim e os professores da onde eu fiz vários ajudou muitas pessoas a entrar um professor meu tá tipo tinha me indicado para duas empresas lá também então conta Bastante a graduação esse networking porque você cria contato cria vínculo que pode te ajudar futuramente é e eu vejo muita gente fal assim eu fiz a faculdade já ouvi falar esse pecado que informática não dá dinheiro fiz a faculdade não consigo ganhar nada F cara não tem alguma coisa errada pô não sei nem se eu falo uma pessoa que tá erada vai ficar
triste né Se ela souber o que que ela errou porque realmente se você não precisa ser um Nerdão para se destacar se você é um cara que trabalha bem e o professor ele tem oportunidade ele quer most tem tem muita coisa da te que o pessoal vu o seu esforço às vezes não é nem a parte técnica que isso você aprende querendo ou não mas mostrando que você é esforçado que você tem vontade de tá aprendendo às vezes é o suficiente que precisa é eu falo com muita gente que eu trabalho que você tem que
fazer o melhor naquilo que você tá fazendo não importa O que é você é para varrer o chão varre do melhor jeito possível você é para atender alguém atende do melhor jeito possível porque às vezes eu não tô precisando de alguém é o que eu te falei o técnico é igual o Paulinho quando edou ling maravilhoso Paulinho dá para mandar um salve aí [Risadas] Paulinho Paulinho ficou nervoso ele não esperava a participação né Paulinho foi bom Pegou de Surpresa no podcast Paulinho tá dormindo ali porque o Paulinho quando começou fal assim né Paulinho não eu
dito nos vídeos mim pô cara não sei muito bem não vamos fazer aqui vamos nome um monte de coisa é a gente vai fazendo Às vezes você não quer uma pessoa que sabe muito às Eu sei mas eu quero uma pessoa que eu sei que eu posso confiar uma pessoa que eu sei que vai trabalhar gente não vem cá filho você não é bom aqui vamos aqui ó vou te lá editar faz assim YouTube assim corte Assim tá aí hoje cansava de dormir na aula do Alfredo na minha aula pelo menos na aula do Alfredo
dormia na minha ele ainda olhava assim ó não mas pô era justo el estudava de manhã e fazer curso técnico de tarde fazia integral Pô tinha aquel pausa do almoço meia hora aí os cara integral o dia todo Alfredo se dorar Alfredo tu ficava de que horas a que horas lá pa de 7 às 7 não de 7 às 5 porque tu tirava o intervalo aí eu Ficava de 7 a 4:50 então ficava mais cedo is mais cedo cara ficava o dia todo lá e aí justamente é isso e tu tem que est em algum
lugar para alguém te ver você não vai ser visto por ninguém ninguém vai te oferecer emprego em casa Parado sentado quem não é visto não é lembrado um ditato que eu não gosto mas é verdade é mas é é isso e sobre isso daí a a vaga que eu entrei agora Tipo na entrevista técnica tinha muita coisa que eu não sabia eu falava não sei já ouvi Falar É acho que é basicamente isso o pessoal viu alguma coisa de que de que eu tenho um esforço não eu não tenho a parte técnica Mas eles vi
viram o esforço que eu tenho assim então acho que conta bastante PR por Mas você eu não vou chamar de João mas tu é vamos lá tu se formou e ads quando o dia que você se formou a graduação foi ano passado não lembro a data Acho que em outubro novembro final do ano se formou ano passado foi para um estágio do estágio Já foi para um emprego do emprego tá indo para outro não ele faz estágio desde do primeiro mês do do da faculade estágio Já comecei durante a o curso isso na graduação mesmo
eu já tava empregado grad Caraca na antes de você terminar a graduação você já tinha emprego C tzão sim C tesão já isso e acontece com frequência isso pelo menos lá na no no Campus que eu tava o reitor chegou a pedir pro pessoal não sair não não abandonar o curso porque o pessoal Tava sendo contratado Caraca a gente saindo pelo amor de Deus não gente vocês precisam terminar de fazer a faculdade caramente isso a minha a minha eu fiz ensino técnico né quando eu me formei eram três turmas de 60 desses desses 180 só
tem cinco pessoas que assim quiseram informática muita gente trabalhou muito com informática e depois mudou de carreira mas a gente tá falando de 2003 hoje em dia Entra pouca gente e Sai pouca gente porque pessoal não quer fazer e tem vaga para caramba no mercado E aí os caras queriam muita gente trabalhando para formar gente por favor ajuda o reitor do tem emprego mas aí tu fez o estágio e do estágio mesmo tu já foi pro emprego isso aí eu troquei de empresa porque foram duas trocas de empresa né o estágio foi uma empresa fiquei
uns 10 11 meses lá aí eles não falaram nada sobre efetivação F Esperei até um tempão aí acabei trocando De empresa porque aí eu já ia ser contratado já ia ser CLT entrei num num Boot Camp né nessa empresa essa empresa que eu tava até semana passada fiquei dois anos lá é isso é muito importante Muita gente me pergunta dos bootcamps Ah o bootcamp funciona eu posso fazer o que que você acha Fala tua tua história explica aí para vess vess k é tipo um curso intensivo de alguma linguagem alguma coisa um curso intensivo assim
que você tem mais concentrador Imagina Assim eu quero sou do da hostnet eu quero contratar cinco pessoas de libras Ah eu boto 200 pessoas para fazer um intensivão de libras e no final eu aproveito os cinco e algém melhor não sei se o teu foi a o que eu achei legal da minha dessa empresa que eu tava é que o b Camp você já era contratado Então vocêo já tava garantido você era contratado para estudar durante três meses eu acho e assim que acabava o bti eles se alocam para um projeto interno Lá aí fui
realocado para outro projeto logo em seguida foi bem rápido assim e nesse projeto eu tava desde então então tava um ano e meio atuando no mesmo contexto assim no mesmo projet mas é multinacional tem tem outros países também B é fazer programa né Eu já me perguntaram eu não sei se explicar né fazer programa desenvolvia S des desenvolvia RP desenvolvia web desenvolvia mobile er para quê era mais PR mobile assim era eu tava num contexto De de uma não posso falar o nome né Mas ainda tem a questão de confidencialidade aí dentro do contexto dessa
instituição eu trabalhava na parte do Open finance isso eu posso comentar até já perguntei para eles então tá tava envolvido nisso daí na parte de aplicativo de celular tu desenvolvia fazia at não testava né testava era que sim se você não tinha feito nada de errado é E aí agora tu foi PR essa empresa Nova isso indicação da Renatinha não agora era essa não a que Eu tava foi vamos lá o cara qua entender melhor aqui porque assim a gente marcou o podcast e falou olha o podcast vai ser no dia 30 Tá não Dia
30 eu posso vi que eu vou de férias aí faltando cin dias pro Podcast ou seis Não sei então não vou ser mais de férias não eu pedi falei Caral que houve aí disse não troquei de empresa Ah beleza Me conta aí o que aconteceu nesse período tava empregado tava empregado aí a a minha empresa acho que todas as empresas deti acabou tendo Um layoff né um ano passado esse ano nem foi foi esse ano começou no finalzinho do ano passado e entrou esse ano teve esse layoff que infelizmente muita gente acabou saindo layoff sim
sim sim tá aí a minha empresa por estratégia da como financeira acabaram tendo o Freezing que é tipo o congelamento dos salários imag caraca ó o speak em inglês que tá bom valeu n não faz a menor ideia do que é mas sabe que em inglês é alguma coisa Congelada congelou é não aí o contexto indica congelado e contexo pronto show foi algumas empresas acabam tendo essas estratégias e acabou sendo ruim é é tipo tá tentando se reservar mas PR algumas pessoas é meio ruim então a parte financeira Acabou me puxando por causa disso é
porque seu salário congela as coisas estão aumentando de preço tá tudo mudando aumentando o dólar tá alto aí essas mudanças de Presidência e o salário não aumenta e tu acab mas o que Você colocou currículo é tipo de de uns tempos para cá como eu tô minha mãe foi morar comigo eu tive que começar a bancar algumas coisas dela então começou a pesar para mim né então eu já estava conversando com o pessoal sobre isso e tudo mais e como eles não tinham muito o que fazer acabei procurando algumas coisas por fora assim aham fui
vendo vagas no no Linkedin e mas é então eu vou te perguntar isso porque vai ajudar Bastante gente que assiste tu tava lá dentro de boa você tentou procurar com quem era teu conhecido lá dentro pelo que falou rolou né é eu tentei porque eu não queria sair aquela questão lá que a gente falou do começo né não não queria sair da minha empresa porque dona de conforto tem a minha segurança de contexto que eu já tava entendendo tud até porque foi seu primeiro emprego mesmo né assim efetivamente acho que D isso dá um apego
dá um apego eu sei eu Tô até hoje Então olha só gente só para lembrar você que tá assistindo podcast aí a gente tem uma plataforma de cursos que é o hrbr cursos e tem um monte de cursos lá que você pode tirar certificado aqui no canal a gente tem curso de programação a gente tá com nosso desenvolvedor pleno Maravilhoso aqui que aí você tem aqui não tem cursos de programação aqui porque no curso em vídeo tem mas aqui na gente tem o de redes de segurança para ajudar segurança É muito importante então você pode
fazer os cursos pela plataforma tirá comprar o a crédito para poder emeti teu certificado e ficar bastante feliz Lembrando que a rosnet é quem desenvolveu o site da gente é hospedagem do site que tá ajudando a gente aqui ó com toda essa estrutura maravilhosa aqui que o casão falou que é lugar de rio mas só tem pobre que que nem eu é o lugar é entendeu então já Aproveita e se inscreve aí no canal faz um monte de Coisa e outra coisa a gente também tem o CTA que é um dos patrocinadores da gente que
é Escola Técnica onde eu estudei quando eu era adolescente trabalho lá até hoje então já sabe né os recados estão dados né Vanessa Sim Senhor então mas aí como é que tu conseguiu Aonde você foi para conseguir começar eu eu comecei pelo LinkedIn né como eu não tinha pressa Eu fui bem bem na manha assim ela no Linkedin é o que eu falo para todo mundo você tá infeliz com o Seu trabalho no teu caso não tava satisfeito tá começa procurando sair e não fica reclamando exato primeira é o básico né Você só sai quando
você tiver certeza não mas tô falando isso que eu conheço algumas pessoas que talvez assistam aqui que a pessoa fica reclamando a vida toda que o lugar é ruim eu pergunto se já procurou outro lugar não você vai continar a vida to esperando cair do céu aqui ó ai mas aí tu Como que você procurou no liquidinho Você viu as empresas e se candidatou as vagas ou Você atualizou o teu LinkedIn começou a postar para ver se alguém te via eu comecei a atualizar o Linkedin porque eu sou péssimo com redes sociais então comecei a
dar uma revigorada nele comecei a primeiro eu comecei a procurar por empresa algumas que eu já tinha em mente assim que eu ia gostar depois comecei a ir para vagas aí eu foquei mais as linguagens que eu gostaria de de melhorar minha técnica então como eu era Backend não sei se precisa explicar backend pra Vanessinha já ouv tentando lembrar eu tô tentando lembrar porque já essa sim atá atrá é então tipo nos Bastidores não é não é é porque o front end é aquela linguagem bonitinha que você vê telinha é a telinha que você vê
tipo tá já entendi e o backend é o que tá por trás fazend tudo tá agora entendi não que eu já ouvi esses termos só que às Vezes o botãozinho desliga né porque eu venho para cá eu fico assistindo os dois coisando aí eu eu lembro dos nomes mas às vezes eu não consigo associar mas agora entendi tá Caraca eu vou fazer um curso de informática também podcast curso não vou fazer agora vou fazer terceira faculdade vai ser essa vai ser agora pel menos vou fazer qual que é mais difícil vou fazer engenharia para falar
que eu sou engenheira engenheira pedagoga pô se Cascão tivesse um CR mandava assim numas obras eu tinha no começo eu tinha agora não tá começou a aplicar nas vagas isso back PR então como eu sou do backend eu queria ver algo de full stack que é o backend com o Fronte é nome novo se tem o front e o back o full deve ser então eu queria ver porque às vezes dava dá uma saudade de uma telinha eu gosto de de dessa parte até na na gradu Você é bom no front end Na graduação Ninguém
queria pegar Fronte né a Renatinha sempre deixava o Fronte PR mim então eu gostava mas tu gosta eu gostava me deixava bravo porque eu não consegui alinhar na época não existia o chat GPT então era na raça caraca então eu gosto até gostava não sei se eu ia gostar profissionalmente mas mas a segunda pergunta é você é bom a gente passou e não quer dizer nada de é porque normalmente programador não é bom de fronte programa não não sei Fazer site eu também eu sou rí fazendo qualquer coisa dif eu ficava satisfeito mas não sei
se é bom né eu ficava satisfeito Então tá bom É tá certo e aí foi aplicou nas vagas e tal isso tava procurando foi no liquidinho aí da empresa era pela aquela plataforma goup algumas empresas era direta na na própria empresa Então mas o start foi pela pelo LinkedIn mesmo e aí te chamaram pelo LinkedIn foi eu acho que sim porque foi tanta coisa foi tantos Lugares assim Acho que muitos lugares te chamaram Ah não eu eu me candidatei mas chegou em presencial algum lugar currículo aqui não presencial não tudo pela internet nem pega sol
nem vem pro Rio agora pegar um sol tô começando a pegar T vermelho aqui já olhei os Stories tava lá uma fotinho pelado nque tá bronzeado V passou o bronzeador não sai de casa né Pois é eu acho que é levar Currículo tá aí alguém deve ter entrado em contato isso é eu falei que foam muito eu acabei aplicando em algumas conforme eu fui atualizando o meu LinkedIn fui aplicando as vagas foi alguns recrutadores me mandando mensagem pelo LinkedIn mesmo de umas empresas que eu nem tinha aplicado então funcionou ter atualizado colocado as tagz inhas
lá e então o pessoal isso realmente gente não é fake News acontece é os cara acham que é mentira mas não tem a prova viva Aqui é a hermosa falou muito disso que tem que colocar a galera de informática tem que est com LinkedIn porque todo mundo vê pessoal procura as tags e tudo mais então atualizem atualiz muita gente fala comigo Ah eu tô com uma dificuldade muito grande de arrumar estágio de arrumar emprego eu pergunto já tá no Linkedin não não fiz nada você não fez nada ninguém vai na sua casa certo eu que
não mecho muito foi difícil é difícil detal zado masão Quanto tempo que demorou mais ou menos em média para você conseguir assim ah em média não sei porque eu como eu queria também tentar alguma coisa internacional eu tive que fazer os dois os dois currículos do LinkedIn né que o Linkedin tem essa opção de você deixar em português eem inglês então eu tive que fazer os ajustes não digo assim desde que você começou a mexer no Linkedin até te chamarem começarem a te chamar quanto tempo que demorou Ah isso Demorou Acho Que um mês mais
ou M foi demorou um pouquinho até não foi rápido ah teu Currículo é bom né cara porque tem duas faculdades uma estrada mas aí de Geologia não para essa área não D nada é a parte de Geologia eu acabei cortando algumas coisas isso aí eu coloquei que eu atuava no estágio que que eu atuei em todos esses períodos Então tem que tem que vender meu peixe né Não claro funcionou né funcionou funcionou colocar o link dele aqui embaixo para vocês se Basearem contra o você contra o V vou botar o Instagram dele aqui você procura
isso isso é Instagram é público Instagram não Instagram não é privado é se você quiser alum co a gente vê aí ele vai escolher a d do quem ele quer exato isso n é qualquer um você sabe quanto custa um programa é sonh adinho se você quiser pagar o link tá aqui na descrição do vídeo é porque algué vez alguém paga né nunca se sabe Colocar Vamos colocar o k code aqui no nosso canal a você ass Cascão aceitar a gente manda elão João João nome de cantor sertanej noss fal com Marão é a conta
da [Risadas] baton P amor de Deus não vai tem que jogar comigo poir coisas mundanas esse Negócio namorada já me atrapalhou muito eu queria jogar Os Car tem que botar minha namorada para dormir que namorada para dormir é não que eu tenho que ficar no discord com ela até ela dormir não tem que jogar meu amigo mora junto logo para não precisar fazer isso casa logo isso é outra tristeza também não pode fazer não pode que atrapalha muito aí vamos ver a série aí eu fico vendo ouvindo gracinha no no WhatsApp falou que ia ver
séri que a namorada dormiu Falou quantas vezes já volta desculpa vedar desculpa zaran desculpa Elon não aconteceu mais não aconteceu mais ainda né ter jogado é porque você quem assiste não sabe né o cach não sabe porque que ele viveu Essa época eu trabalhava tanto eu estudava tanto que eu fazia eu trabalhava eu fazia faculdade de manhã e de noite e eu jogava também na época da toca que a Raid era de madrugada não dorm não pegou Essa época não né então a gente a gente jog graa o joguinho combinado todo todo dia não final
de semana de 11 da noite de sexta até às 3 da manhã e aí sábados de 5 da tarde até não de de 3 da tarde até à 7 da noite jogando direto e domingo de 11 a de 7 a 11 fazendo o mesmo Boss 10 vezes até conseguir e chegou uma época eu tava trabalhando tanto que eu tinha um sofá na frente do computador porque era mais confortável e eu jogando deu Red check Né Vamos começar todo mundo tá pronto eu dormi dormi dormi deitei no sofá assim dormi parado assim ó era por isso
por isso que você caía das plataforma não era mas eu dormi assim ó no computador Acordei 3 horas da manhã gente meu Deus que aconteceu que aconteceu aí quando aconteceu na quarta vez eu falei gente não tem como jogar mais não aí eu parei j já foram legais né ninguém expulsou é porque eles não sabiam que aconteceu alguma coisa né Car Eles só descobriram hoje que eu dormi Porque até então era internet que tava ó safado éa que eu parei de jogar a única época da minha vida que eu parei de jogar que eu fiquei
seis meses sem jogar porque eu não tava aguentando trabalhar jogar estudar e fazer tudo ao mesmo tempo até entrar em abstinência é aí eu acabei o curso de certificação acabei a faculdade aí eu vou at jogar Caraca era minha vida essa nessa época eu tava jogando muit Então para de reclamar de Mim tá vendo não o trabalho é pior é mas bom ainda jogo com você triste aí pior ainda né Melhor não que aí eu poderia estar livre eu teria algum momento de paz que isso eu tenho quando eu vou jogar tá lá logada é
ontem tava assim logo aí pra gente jogar falei não vou dormir cedo logo aí pra gente jogar Fi não acordar cedo LinkedIn ajudou show tu tentou aplicar alguma outra forma de rede social tentou usar sei lá perfil de Instagram igual eu pedi para Trin ah cheguei a usar as plataformas de emprego também Usei uma só nem lembro tipo tem a cato tem a InfoJob acho que InfoJob ahi qual que tu conhece k tu conheço InfoJobs eu conheço vagas.com eu conheço de nome mas para aplicar não achei que apliar não conhecei que eu falo o nome
MMO é é cato inf Jobs gup GP foi eu usei tem o busco Jobs também busco Jobs mand vaga para mim direto direto cadastrei o currículo direto um monte de coisa mas essas aí mas eu quase Não usei mesmo Usei uma vez assim não achei meio difícil assim né Não gostei é Tem que cadastrar um monte de coisa É verdade e aí tu vai nessa empresa Nova tá tu pode falar o que tu faz ou vai fazer ou tu nem sabe ainda eu sei mais ou menos que eles passaram por cima que você vai fazer
lá dentro é eu vou continuar sendo garoto de programa vou continuar fazendo programa gente nunca desiste uma vez que entra nesse mundoa não tem como sair o próximo passo um Olif eu vou continuar no contexto de instituição financeira Eu só não sei para qual contexto mas AEC vai ser mais ou menos a mesma vou continuar com Java springboot mas não sei muito aonde eu vou est atuando Mas vai ser instituição financeira também é uma empresa terceirizada ainda então o cliente vai lá e contratou a empresa que eu vou Ah tá então tu não trabalha diret
PR empresa sabe qual que ess sei depois conta pra Gente PR a gente saber não depois não no foi a vaga que você tá lá é o que é pleno é Júnior é Senior aqui eu tava antes tava como Júnior e por causa do Freezing não cheguei receber a promoção para pleno aí agora que eu mudei aí vai ser para pleno agora plen issimo faz too sentido feio n bem de quem não é de informática tá plena tá outra coisa importante também te perguntar tu tem 31 que tu falou você Falou que a média de
idade o pessoal é mais velho né fal 40 é teve é teve gente com 40 a mais bastante gente concentrada nos 30 e poucos tinha gente com uns 20 bem novinho assim tem muita gente novinho novinho lá mais trabalhou tinha no estágio até que não no estágio eraa um pessoal mais da minha idade mesmo mas na empresa que eu tava tinha de 20 gente de 20 mesmo tinha gente de 40 mais Car bem bem variado né um negócio diferenciado é Porque são duas perguntas que eu vejo direto fazem direto Toda semana é vale a pena
trocar de carreira e a idade e sobre isso quando eu tava na graduação tinha gente mais bem mais velho tipo uns 40 mais que tava de transição de carreira também então PR DS né pra DS então nunca é tarde assim eu sempre falo antes tarde do que mais tarde t para se sonha é porque isso que que tu tá me falando é uma visão que que eu tenho e que eu falo para todo não gente Você pode trocar de carreira a qualquer hora informática eu não sei porque tu não trocou de carreira né Mas tu
sentiu dificuldade para trocar de carreira por informática não sei como dizer da da graduação você fala como era algo que eu já gostava e eu já sentia que eu ia continuar gostando Então para mim foi tranquilo mas tem gente que sofre Sim foi até fel Graças a Deus não é Mag geologia basicamente isso é porque eu tô pensando uma coisa mas eu não sei Expressar direito Porque dependendo da transição de carreira que você faça É muito difícil você começar pra informática que eu acho que é muito mais fácil que as outras áreas por exemplo se
eu for trocar de informática sei lá pra moda vai ser muito difícil de entrar eu acho que a barreira de entrada de qualquer área paraa informática é muito fácil é eu acho que sim porque querendo ou não a informática é um é um meio não é não é um fim você usa a informática Para qualquer coisa então é porque realmente até para dar aula eu posso usar para fazer canal no YouTube fazer rede social eu usa informática para trabalhar com isso então a barreira de entrada para você ir preparada é muito mais legal gostei Então
olha só Todo mundo precisa de informática porque informática é o meio é viu não é um como não é um fim eu vivo disso não você quando você Marca uma consulta você vai lá no médico precisa Disso mas informática não você Você consome a internet você não não acaba ali você usa a internet você usa ap informática bonitão eu vivo de informática Você faz marketing também que é informática que precisa de informática para isso aí tudo é informática minha vida é informática consegu arrumar por causa da informática não foi não foi claro que foi Claro
que não se eu não tivesse feito informática não daria aa se não Tivesse dado aula não encontrara você pronto informática Car mas se você fosse qualquer outro professor tivesse no mesmo lugar Ah então era qualquer um agora Claro que não né que não foi qualquer um né é tanto é que não foi mas precisava ser de informática era bonitinho ver ver ele lá no laboratório dandoa pros alunos aí eu passava ficava beijo fazer coraçãozinho não era che de falar pros alunos on ainda vou amaciar essa carne que Isso Brincadeira essa parte não corta não Que
aqui ó é papo eu era casada e ele eu era casada na época ele falava pros alunos que eu era namorada dele mentira eu falar assim um dia ainda vou namorar Essa professora aí eu não sabia que ela era casada um dia alguém falou era casada já era aí quando eu passava sempre muito simpática aí ele falava assim pena que é casada aí um belo dia aluna Evelyn que hoje está na Aeronáutica na aeronáutica ela falou assim professor Corre que dá tempo ela tá divorciando estr minha vida nesse momento mandou lá mensagenzinha nos stor sofrendo
fiz alguma coisa que tu usou na tua faculdade no teu Mestral te ajudou com informática tirando informática mesmo alguma coisa que tu usou que serviu do mestrado Não na verdade sim porque eu tô usando ele de apoio pro Monitor então a tese é o que usar a plataforma do meu monitor para ficar na altura certa você que foi o professor dele ó tá de parabéns o mestrado foi ótimo amamos o mestrado ergonomia né fura é importante trabalho eu tenho mestrado tá aqui a da graduação tinha não diretamente mas a parte de lógica de programação ajudou
muito pro pra experiência profissional assim mas tem muita coisa que a gente vê na academia Que a gente não não usa Então mas ajudou Quina ou não foi uma mão na roda assim e tu falou que tu também dava aula sim durante a tua graduação de Geologia de cálculo dava aula de cálculo cálculo Ajuda também programação é porque você tem que ter mais parte de raciocínio né de lógica isso então ajuda bastante do que que D Val de cálculo cálculo um geometria analítica essas coisas Eita quea coisa boa Todo Mundo Odeia Eu gost tu ainda
lembra ainda gosta gosto não Não sei se eu gosto ainda né Faz muito tempo nem Lembo de derivada Nossa is tá de parabéns aí você aula nunca mais de nada recentemente eu voltei a lembrar da das minas origens né come você lembrar do doutorado eu tô tô aí tô pensando vamos de fazer um doutorado informática é aí já voltar engia não voltado pra ti mesmo mas ainda tá no nos planos das ideias mesmo ainda vai servir de alguma coisa para tu doutorado a não Ser ganho para você pessoalmente o terceiro monitor precisa de apoio né
caraca não sei eu fiz informática para ter dinheiro para comprar o monitor E aí eu apoio com teses 4 anos sofrendo doutorado é quatro né 4 anos sofrendo tu acha que vai ser útil então Até conversei com o professor quando eu tava na graduação sobre isso ele falou João se você quiser seguir a carreira Acadêmica é importante mas se você quiser ficar no meio corporativo não vai servir de muita coisa então mas eu acho que seria mais um backup porque era algo que eu queria eu ainda gosto um pouco disso acho né não sei mais
vamos ver iria mais por mim mesmo por uma um desejo meu de ser doutor é também tem isso né ou Aquela dorzinha de parar de estudar porque por exemplo eu só fiquei um ano que foi o ano da pandemia sem estudar foi em 2020 que eu fiquei 2020 Sem estudar e me coçou muito isso então eu gosto sempre de estar fazendo alguma coisa então tipo eu tô terminando a terceira especialização aí eu vou lá faço mesmo que eu não me dedique muito porque eu não tô me dedicando muito mas é É legal saber que eu
estou fazendo uma coisa mal ou bem eu tô aprendendo alguma coisa então acho que ficar completamente sem estudar não sei se é bom pois é então tem essas questões É mas o bom que se tu desistir ou se te Levar para outro lugar o teu doutorado aumenta um pouco o teu salário no concurso por exemplo já conta ponto para entrar teve agora a prova da ftec não contrato da ftec aí que ter doutorado contava ponto mestrado também então pelo menos garantir já né você tem essa vontade agora porque moleque novo cheio de saúde porque você
vai agregar conhecimento né não vai perder Claro você vai perder um tempo mas de qualquer forma o tempo que você perde você ganha De conhecimento então compensa né No final das contas acaba que é vá E aí a coluna dele não agradece né Por causa do apoio do monitor ex caraca agora aumentou teu salário cara compra um apoio decente vende na Magal pelo amor aquela mesa que sobe e levanta sozinha consegue pronto Como é que você sabe que um profissional é bom na tua área Tu tá trabalhando lá com teus coleguinhas como é que tu
sabe que o coleguinha presta ou não presta Ah isso Aí tem o meu Car essa parte vai ser muito censurada sentindo sem falar nom Renatinha se você conhecer você deixa quieto essa parte é polêmica a Renatinha não trabalhou comigo então não sei é s pessoa na na faculdade mas é dá para você sentir assim depois de um tempo que você tá na área você começa a perceber algumas coisas tipo você tá demorando bastante então eu tô perg não é maldade que eu tô perguntando é pr justamente o cara saber O que ele não pode fazer
porque o teu olhar o meu olhar eu tenho jeito de olhar para saber se pessoa é ruim ou não ah umas características olha aí que eu sei que é ruim eu não preciso fazer muita coisa mas aí cada um tem o seu jeito de olhar eu queria saber o teu justamente para quem tá assistindo saber o que não deve fazer porque se você tá fazendo é alguma coisa errada que você tá fazendo aí tipo não não a parte técnica você acaba vendo no dia a dia no Geral você vai acabar percebendo no dia a dia
do do o jeito que a pessoa trabalha se ela tá demorando para intrigar alguma coisa ou não não que é ruim mas você tá pedindo ajuda constantemente não tá tentando usar as ferramentas que é disponibilizado tipo a empresa que eu tinha tinha A Iá a a gente tinha podia usar o o f Ah isso aí é muito bom tu falou para mim que tem uma ferramenta de a só interno para trabalhar com a empresa quanta essa Parada aí do gente vai ter o gepeto é o gpo é o gpo que é eles que o Guanabara
tá criando uma ferramenta só para is igual isso aí mas conta para nós isso ah a empresa que eu tava Ela acabou criando um chat GPT próprio da empresa com as questões de segurança e baseado tudo no banco de dados no no contexto todo do projeto que a gente tava cada projeto tinha o seu mas a gente tava sendo estimulado tá usando e realmente ajudou a gente então pra questão aí que você Perguntou era um facilitador pra gente e às vezes o profissional não usava isso a seu favor o cara perguntava para todo mundo antes
de usar ferramenta e podia ter usado para facilitar o serviço e às vezes era umas coisas básica assim então eu eu percebo as eu pelo menos Junior Zinho agora futuro pleno Eu vi assim na na no tempo que tava demorando assim na as dúvidas até que nem tanto mas o tanto que a pessoa se enrolava e até para ela explicar o a dúvida dela que tem um Problema feio para mim tem um problema feio em ti que a pessoa não sabe se comunicar não sabe pedir ajuda também olha aí galera de ti sempre com esse
problema de comunicação é muito fácil é só saber tudo muito complicado Se você souber tudo você não precisa falar com ninguém vai a dica aí ó é muito comp pessic vamos conseguir nos comunicar né é bom falar com as pessas só saber tudo a às vezes no dia a dia elá tinha uma pessoa Que tava tentando explicar a dúvida mas ela não conseguia explicar o que ela tava na dúvida então era uma coisa meio meio esquisito assim atrapalha muito não mas o que ele falou é válido a gente tá brincando mas é válido se você
não consegue se comunicar você não consegue nem ajuda e nem faz o teu trabalho uhum exato aí tinha essa questão da pessoa não saber se comunicar e também de saber quando pedir ajuda também porque você tem que tentar tem que usar as Ferramentas possíveis mas às vezes se prolongava demais acabava atrasando toda a entrega carac Então para mim eu vejo isso como um profissional meio ruim assim é não é ruim Com certeza você tem uma ferramenta para te ajudar você faz tudo menos usar ferramenta n segunda pessoa de informática que fala que o público é
assim eu eu vejo mais essa parte de comunicação como um problema não a parte técnica que isso você vai aprendendo é é natural você não saber ir Aprendendo com com texto tu tinha problema de comunicação cachão eu acho que não porque todo mundo fala que eu sou bem comunicativo já falaram que eu sou como que falaram que eu sou então não foi desenrolado falaram que eu sou desenrolado isso isso é do Rio de Janeiro hein não o pessoal tem bastante dificuldade mesmo eu tinha dificuldade eu não tinha dificuldade de me comunicar Mas eu sempre fui
muito tímido Uhum eu conseguia expressar explicar mas eu Sempre fal a questão da timidez todo mundo nerdola então Ah eu sempre falei muito percebe-se minha mãe minha mãe ela é super tímida então por exemplo eu queria trazer para ela falar sobre a parte de libras né e tal inclusão n n escolas em relação à tecnologia aí ela ela já ass muito nervos comeou a passar mal já já só de pensar e tipo assim papo de ir na igreja pastor chamava ela para orar tipo culto que tinha quase ninguém Uhum E lá na frente pegava o
microfone para orar ela ia igual um robô ela chegava lá na frente senhor tadinha me dava dó agora eu o oposto né que aí eu andava de um salto desse tamanho na igreja andava igreja falava com o público voltava a fazia sei lá multimídia que eu era menina do multimídia que passava a letrinha das músicas Olha a eu muito tecnológico eu era da época que a a o negócio de letra de música passava era Aquele negócio que você falou que estudava que era transparente aí tu coloca retroprojetor aí colocava assim aí espelhava não foi do
n Essa época a tua igreja aqui era um pouquinho atrasada mas eu mas eu usava eu aprendi a usar nisso eu tinha que ficar catando o negocinho colocando a letrinha lá ficar andando aqui ó com o negocinho então ó meu filha aí Eu não sempre fui assim falante não sei o que n tanto é que às vezes minha Mãe ficava com vergonha que eu tava na frente falando igreja Boa noite ela sabe como é que eu me sinto mã ela sabe como é que eu me sin ainda ainda mais que energético né eu nem tô
tô desde 4 horas da manhã acordada ele ficou bravo lembrei caraca é aquele dia tava Car tava jogando jogando eu Cascão pessoal aí eu mandei mensagem pro Cascão assim Cascão Vanessa tá passando acho que ela não tá respirando Ah é verdade engatou a primeira e foi pô meu filho 40 minutos dando palestra a gente discorde tentando falar eu falei os meninos pagam discord igual você deixa el falar tá bom beixa agora você tá tirando empolgada falando deixa eu tear uma parada que para mim ajudou muito um dia eu falo mas o J que tu joga
que é o que a gente joga joga tu jogos não só sózinho para quem não entendeu a gente joga o World of Warcraft tá com uma Expansão nova deu arinho Eu nem sou patrocinado Mas se a a gente quiser Poxa a gente quer patrocinado eu quero só a mensalidade game me pagando mensalidade eu tô feliz tá beleza no PR mim ajudou muito mas não minha nossa te ajudou em alguma coisa jogar o joguinho não pra parte que eu atu não não chegou a ter algo assim não nada para tu eu de fato para mim ajudou
muito PR como eu sou Tank função quem sabe que é tan que eu tenho que prestar atenção em muita coisa Me ajudou muito a ter facilidade de aprender as coisas mais rápido ah nesse sentido eu não sei agora falando assim não sei talvez porque como eu tenho no caso fá função que eu faço né que eu sou tanque lá na parada que tem que ficar decorando rota o que vai fazer tem que prestar atenção no que tá acontecendo cuidar do amiguinho ao mesmo tempo me ajudou muito a ter facilidade de decorar as coisas e lembrar
mais fácil de conseguir me Concentrar prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo por fazer muitas coisas jogando então quando eu ficava jogando direto o tempo todo me ajudou bastante nisso não sei agora falando desse jeito não sei pensa com carinho de casa deixa de falar outra coisa tô perguntando para todo mundo que vem aqui tu acha que rede social influencia na contratação ou não rede social que eu falo no Instagram a empresa olhar o Instagram olhar eu acho Que não porque o meu é fechado né como eu falei é fechado então quando na nas
duas contratações da que eu tava e na de agora não cheguei a aceitar ninguém ninguém me chamou também para ser convidado na minha rede no Linkedin chegaram a espiar Sim mas só de rede social de Instagram assim não eles pedem é porque por exemplo na estáo aqui pelo menos aqui no Rio de Janeiro não sei como é que é nos outros estados Quando tu vai botar currículo lá eles pedem o Link do Facebook o link do não sei se ainda pede né mas há um ano assim pedia nunca me pedir Facebook Instagram pedir nunca me
pediram a gente disse que o diretor foi por uma por um emprego recentemente que pediu não não mas daí foi o da eu não lembro de onde é que foi mas eu lembro que pediu mesmo eles pedem para ver que a gente colocou não foi então fala ah pode estratégia ah de estratégia sim s foi estratégia que a gente Tent estudo né estratégia se Quiser me Patrocinar ait se quiser contratar né dois professores né trabalhamos com marketing é porque várias empresas aqui no rio pelo menos estão olhando mas eu acho que informática é para mim
nunca chegar a pedi no Facebook eu nem uso só tem para ter os aniversários só é verdade isso mas nunca me pediram não quando foi que no teu trabalho você se sentiu maravilhoso tipo assim Ah tu conseguiu resolver uma parada Tu achou o teu Problema lá de programação aí você Nossa eu sou muito maravilhoso sei lá de alguém Ah isso no contexto que eu tava atuando como eu tinha incêndio praticamente todo dia para apagar ah eu cheguei a toar em várias coisas assim em produção e a gente fala que é incidente porque é um bug
em produção então cheguei a atuar em alguns vários já e sempre que eu resolvia era um um sentimento de satisfação né porque tô resolvendo o negócio às vezes sozinho às Vezes com a ajuda de alguém sempre usando a ia também lá da da empresa mas era isso teve vários momentos assim no no meu dia dia teve nenum marcante não Caraca [ __ ] F aqui você pegou assim a capa de superhero v faz não não também não ele tá com a blusa do Capital já é já é um superhi pirei um superhi teve um recente
até que eu me senti [ __ ] assim né cara sou bravo porque era tipo uma análise para diminuir o o tempo de de processamento De um dado lá que tipo tava demorando sei lá uns 20 segundos por uma massa bem pequena e com o negócio que eu fiz começou a demorar 1 segundo então foi foi só uma análise que eu fiz fiz um consultas com queries que eu não de em mongo DB que eu não não cheguei banco de dados eu fiz uma análise H fazendo com consulta no banco de dados para ver se
reduzir o tempo de resposta e era algo que eu não cheguei a ver direito na Graduação tive que ver sozinho agora aí eu senti satisfeita até porque aprendi sozinho um jeito né cara para resolver o negócio que tá com problema em produção É bom sim e a tua graduação acho tu ajudou muito que tu faz hoje ah algumas coisas teve vários insights Na graduação algumas coisas eu já foi fui pegando da da graduação da primeira ou da segunda tudo faz por alguma coisa no seu trabalho pro apoio de monitor também eu tenho a Graduação o
TCC e a e a tirando tirando ads vamos ads que é o que interessa a agora fosse qual das duas vai pro geologia servil pedra tinha pedra que tava em casa não Mas de repente não sei lá não não é da geologia não eu t aqui mas algumas coisas assim for ajudou bastante porque parte de banco de dados principalmente que é a a minha lá na em o o professor puxou bastante essa parte de query de psql essas coisas de linguagem de banco de dados Man ajudou Bastante eu usei algumas coisas que eu aprendi na
faculdade não foram várias mas teve um uma base assim foi foi importante essa base do da faculdade sim termine é sua faculdade se você não tem vai fazer termine pela pelo networking pelo pelo aprendizado não não vai acabar usando tudo mas você leva alguma coisa sim não sempre é útil sempre é bagagem para tu e cara o Network é o mais importante a gente falou da Renatinha né mas é verdade tá todo mundo que tá o Cara fala assim el não consigo arrumar emprego o EAD a gente tem essa dificuldade quando o cara faz EAD
você não tem um contato direto eu até fiz para ajudar os alunos Tem muita gente que queria fazer ads que me segue nas redes sociais e queria fazer redes e o que eu fiz botei todo mundo que queria fazer na Uninter que onde eu trabalho tem um grupo com 50 de redes 50 de ads eu boto todo mundo junto lá PR os caras trocar ideia e tem funcionado eles Conseguem pelo menos ter o conhecimento a às vezes um joga oportunidade de emprego lá o outro pede ajuda e todo mundo troca informação né porque a graduação
é isso e a última coisa que eu vou perguntar tu fez alguma certificação na área de informática não fiz ainda porque eu tô tirando meu ano sabático né porque eu saí da graduação engatei o mestrado e junto com o mestrado engatei a graduação de novo então tô tirando um tempo sabático mas pretendo tirar Algumas certificações de tecnologias que acaba usando no mercado aws eu quero tirar aer também que são coisas que usa bastante tu usa bastante lá comu a eer eu usava bastante agora na nova acredito que vai ser a WS que é algo que
eu não mexi mas sim usei bastante já Ah então tava perguntando as certificações tem duas aí que a Vanessa não sabe qual é só nu nu CCNA que de inglês eu tava na dúvida se era CCNA mas é que você é muita gente pergunta para mim eu vou te perguntar que aí tu ajuda quem tá vendo e o que que tu vai fazer para fazer essas certifica Tu já tem noção do que tu vai fazer tu vai fazer curso Tu já pensou mais ou menos sa ainda T um dia mas vou procurar algum curso online
mesmo que ten a certificação ter a prova que eu fiz fazer Ah muito bom e aí Vanessa mais alguma dúvida eu tirei todas as minhas Dúvidas antes de acabar que eu achei que tava acabando mas não tá que o Paul me ajudou e teve alguma parada de tecnologia que foi marcante para caramba na tua vida uma par de tecnologia que tu descobriu que foi eu vou vou falar uma minha que não falei até hoje eu jogava muito não foi de tecnologia na verdade né mas foi algo que eu jogava muito GTA 4 GTA 4 não
GTA San Andreas e aí eu queria muito mexer no código nos códigos do jogo e eu Descobri que dava para abrir os arquivos do jogo no bloco de notas e aí quando eu abri os arquivos do jogo no bloco de notas eu conseguia ler mais ou menos os códigos que tava lá interpretar o que que era carro o que que era pessoa e aí eu conseguia pelos códigos alterar o tamanho da roda do carro alterar a velocidade do carro porque assim eu tinha um carro que era bonitão mas ele não corria cara tem como melhorar
esse carro cara eu comecei a Mexer nos arquivos do jogo descobri que se eu abrisse no bloco de nota alguns arquivos eu conseguia ver os códigos e com base em teste e leitura do código lá eu consegui descobrir qual era o carro e eu consegui aumentar a velocidade do carro que eu queria jogar no jogo já tava rando já a gente conseguiu J Dea ser E aí eu comecei a descobrir que tinha os lá abr bloco de notas vários arquivos que aumentar Tamanho velocidade do carro tamanho da roda mexer um monte de coisa e aí
pô ficar brincando devia ter o quê 14 eu não sei quanto que é o GTA o qu quatro não San Andreas e beleza morreu 2011 alguém veio para mim de uma empresa que precisava que eu juntasse arquivos de imposto de renda e declaração da Caixa Econômica Federal porque a empresa era diferente tinha feito vários arquivos e você não conseguia alterar aquilo feito pela Caixa então o que que eu tive que Fazer eu tive que ver como é que a caixa gerava os arquivos para abrir os arquivos no bloco de notas e achar os códigos e
alterar E aí quando eu olhei a mulher falou não A mulher chegou para mim e falou assim você entende de [Risadas] TXT a Sara beijo Sara você vai saber que é você eu falei Como assim entende de TXT aha não TXT Tem um cara lá que é profissional de TXT ele não Mex demais profissional de Tx é bloco de notas ah Profissional de txt é e nem ele tá dando jeito ele é profissional de Tx eu falei cara deixa eu ver o que que é ela me mostrou a gente fez essa declaração aqui a gente
tem isso aqui e a gente precisa alterar Porque alguns dados não estavam batendo o aplicativo da Caixa não faz e ninguém consegue alterar você consegue mexer eu falei não sei d os arquivos que eu vejo e aí o que que eu fiz ela me deu o software da Caixa Econômica que ela usava para gerar eu botei na minha Máquina me dava os arquivos da da empresa aí eu comecei a abrir o arquivo quando eu jogava no bloco de notas realmente tava os arquivos lá você tinha que interpretar os códigos para poder ajustar Uhum aí o
que eu tinha que fazer eu tinha que pegar o software da Caixa Econômica gerar ver o que que eu digitava no software da Caixa Qual o código que Ele criava para saber o que que era é assim ah se eu digitar se eu digitar assim hostnet salvava aí eu ia Para ver o que que alterava no código do bloco de notas para saber que o hostnet entrou na linha de código aí eu comecei a fazer eu falei [ __ ] aí eu não sei se isso é hackar gente não sei mas eu consegui entender como
software criava fazendo engia reversa para eu poder alterar sem dar erro porque não era só alterar eu não podia pegar o bloco de notas e botar assim ó eh imprimiu nota de tal se eu botasse qualquer número quando eu salvava o cara da da Receita Federal abria e dava erro Ah porque eu tinha gerado fora do formato do código Então eu tinha que ver como é que o código gerava e eu falei então beleza eu fiz vários testes até que eu consegui entender como o aplicativo da Caixa funcionava para eu alterar manualmente as coisas e
juntar nota e botar tudo certo profissional de txt eu acabei de desistir assim Caraca nem começou Pô eu achei que o carac meu Car meu Deus eu Uni GTA para poder aqui o Aplicativo da Caixa de não vou meic meu Deus porque não era nada errado só que o aplicativo não dava opção de alterar da Caixa Econômica e eu não conseguia fazer duas declarações diferentes e juntar não tinha como era uma falha da tecnologia que não tinha o que fazer e aí eu comecei a Gerar o arquivo final e trocar e foi uma parada de
Nossa que caraca Foi maravilhoso fiz uma parada que ninguém tinha feito um profissional de teist essa tecnologia mudou minha vida e Foi a época que foram duas coisas né foi uma parada de tecnologia que eu consegui me sentir benzão e eu me senti maravilhoso é meu poder de super-herói entender como funciona os aplicativos Caraca não é cara desculpa não é nem f não é cara eu fiquei felizão mas é esse tipo de coisa Que Alguma coisa aconteceu de tecnologia queou nada assim pessoal eu não sei se tenho mas algo eu falei pra vala tem alguma
coisa que mudou Uber Uber uma tecnologia da minha vida eu Posso pegar Car Não não é isso iFood mudou minha vida tá mas mudou como é melhor vai fala cada um no seu quadrado cara alguma coisa algum desafio pessoal assim não não sei mas eu acho que é o próprio o próprio cargo de desenvolvedor porque tipo a gente tem uma responsabilidade no dia a dia de cada um o Uber igual você falou teve um desenvolvedor por trás a a questão do da análise de tempo que eu falei é é o que Pega quando você tá
usando um aplicativo então afeta diretamente o a vida da pessoa é querendo ou não aplicativ eu te entendo te Endo Então acho que essa essa parte que eu tô em contato com o dia a dia de alguém eu acho legal de saber que eu tô lidando com a vida assim de de alguém não que eu tô lidando com a vida né mas com o estresse de uma pessoa por exemplo exemplo igual é porque ele fica rindo mas mas gente é verdade pra pessoa que não é de informática os aplicativos Tipo banco Cara você não precisa
ir numa agência fazer absolutamente nada você consegue pagar você consegue pegar empréstimo pelo aplicativo aqui no Brasil Vale lembrar que aqui no Brasil tem toa tecnologia Então é isso aí é uma evolução muito grande cara meu pai ia pra banco ficar em fila para poder conseguir pagar contas hoje por muito custo tá porque demorou para ele confiar uhum então hoje ele consegue lá paga antes até imprimir ele imprimia o Comprovante só para dizer que ah não tá aqui a hoje não ele já entende que salvando elefante salvo e tal não sei o qu então pra
vida de pessoas vamos dizer assim eu ia falar normais né mas fora de tecnologia os aplicativos são uma mudança assim completa então é Uber é iFood banco aplicativo de banco Banco é vida então assim essa parte que me impressiona bastante na ti porque afeta direto assim sim sim você tá mudando a vida de Pessoas que correndo na minha cara agora aqui de novo aí desenvolvedor de aplicativos chando na tua cara que adianta é isso aí S tecnológica eu uso aplicativo de bancos Uber agora vamos fazer aqui o finalzinho E aí Cascão três pessoas que você
quer indicar para vir aqui isso daí para mim é um problema até na [Aplausos] na primeir na primeira no primeiro podcast eu vi o final falei nossa ele Vai perguntar isso porque eu só trabalho Home Office é cada um de um lugar do do Rio de Janeiro é Renatinha queremos você aqui renatin Renatinha para que deve estar Renatinha tá não tem nada Inclusive a Renatinha é de transição de carreira ela fez moda e mudou pra ti moda chupa moda Renatinha eu quero Realmente você Renatinha Renatinha é de onde é de Araraquara lá de São Paulo
interior de São Paulo também perto de perto de mim Lá o dia que ela vier igual você veem passear aproveito bem obrig gostei para cá vocês tem que também disponibilizar um sei lá alguma coisa online né fazer uma entrevista online alguma coisa assim muito sei mas é porque online é chato né ao vivo é muito melhor que aí você reduz o seu o leque de pessoas né mas aqui do Rio deixa euv tem o tem o Luiz ou Hugo Storm né Storm de transição ele é Caraca eu só conheço pessoas de transição de carreira não
conheço Lógico Eu conheço muita gente mas é um absurdo eu conheço muita gente de transição de carreira pô só aqui você o Storm Renatinha a hermosa Renatinha a Talita transicion para ficar É mas o dela não é né po seria a transição de quê O que que o Luiz ele foi se formou em nutrição e agora tá trabalhando com análise de dados Caraca eu preciso dele aqui também ele trabalha a ele tava na empresa que eu trabalho né a gente tava trabalhando na mesma empresa e às vezes ele vem para Cá por causa do serviço
não que seja obrigatório eu acho mas às vezes ele vem pro Rio ol então tem já indicou duas pessoas não vou nem pedir a terceira a Renatinha é o problema é que a Renatinha é lá de São Paulo né mas dela ela vem e vai passar um dia aqui no Rio de Janeiro e aí tem a rena tá bom aceito a terceira tu não vai conseguir pensar não não que vem o problema é que vim pro Rio né não sei quem vem pro Rio e quem é que vem pro Rio n ninguém quer Várias pessoas
PR indicar Mas vem pro Rio é mais complicado mas eu aceito eu aceito você muito obrigado muito obrigado Cascão por ter vindo aqui por ter ajudado a gente nessa parada fico muito feliz obrigado a vocês pelo convite né A primeira vez que eu tô conhecendo vocês a Vi cores depois de 10 anos conhecendo ele quatro anos de coisa pessoalmente foi melhor porque a última vez que eu conheci gente que jogava com a gente os caras ficaram rolando na Areia meso foi uma tristeza foi uma derrota Dá tempo ainda ele vai embora eu prefiro assim desses
jeito mas valeu para você separar teu tempinho vindo aqui e espero que de alguma maneira esse podcast ajude você em alguma coisa Não só eu né Com as pessoas estão vendo aqui também né pessoas com certeza vai ajudar porque foi muito bom pra gente poder mostrar como é que funciona eu queria realmente alguém que tá entrando na carreira para poder Mostrar né porque alguém Pergunta assim Como é que você começou comecei há 20 anos então não é o mesm mesma realidade de hoje né bom ver alguém que tá começando agora ano passado recente recente ano
passado alguma coisa manessa obrigada casc João João Mateus João Mateus bota no comentário # amoc Cascão é Cascão com K não pode ser com c é com k Cascão era com Cascão na época era com Cascão éa com K era com Cascão Era procurar o servidor aal Cascão era warsong na época era oong né aí tu trocou e todo mundo trocou PR zalon é tu foi carac agora é completamente Tu perdeu o teu Nick também que aqu de cara Sao nós não não eu não eu não era ninguém na época não era popular na época
Caraca completamente vai tá no final do podcast quem quiser ver ver na época a gente jogava num servidor do jogo E aí era só servidor americano Ah E aí a Blizzard Abriu um servidor brasileiro com a transferência de graça para todo mundo vir para um servidor brasileiro e aí tinha um cara que jogava com a gente que era muito legal que o que que ele fez o servidor trocou de madrugada tipo meia-noite o cara logou no idor novo de brasileiros criou um boneco com o nome de todo mundo para que quando a gente Trocasse não
pudesse colocar o nome da gente que filho da mãe eu não era popular na época nem lembrou de MZ vez é Verdade e ele não fez comigo porque eu sou nerd né Então tinha na hora vai mudar agora eu já tava lá e criei meu bonequinho mas ele criou Turbo perdeu o nome Storm todo mundo Ele criou Nick para não poder usar Car que cara ruim que praga tava vendendo depois os também perdeu per perdeu também cerveja todoo acho que só anest conseguiu se salvar tudo tudo o nome de jogo tá gente então gente completamente
só para no final quem chegou aqui no final se você chegou No final e eu viu essa história maravilhosa de gente que não presta deixa nos mas valeu Cascão acabamos sim acabamos Obrigada beijos de luz para todos obrigado [Música] tch Y