Fala pessoal, tudo bem com vocês? Bora falar do Timão, porque no Corinthians Memphis e Garro estão de volta e a gente vai projetar esse confronto diante do Atlético Mineiro neste sábado, 9 da noite, na Arena MRV. E o Augusto Melo se defendeu das acusações do indiciamento da Polícia Civil por crimes que ele teria cometido no caso da Vidbet.
Chega mais, eu sou o Chico Garcim. Inscreva-se no canal e vamos juntos. [Música] Bom, pessoal, a gente já começa com essa situação do Augusto Melo, porque a repercussão foi gigantesca, né, a partir do momento em que houve a conclusão do inquérito da Polícia Civil de São Paulo, no caso da Vidbet, entendendo que Augusto Melo e outros diretores deveriam ser indiciados pela polícia.
O que é um indiciamento? É, como diz o termo, que você tem ali alguns indícios para que haja uma denúncia no Ministério Público e aí o promotor de justiça eh entende ou não se deve dar a seguimento, né, a a ao caso e aí sim tornar Augusto Melo, especialmente Augusto Melo, que é o presidente do Corinthians, como réu de todo o processo. pode eh simplesmente pedir que as investigações continuem, pedir mais detalhes ou pode simplesmente arquivar o processo.
Diante do apelo popular, eh eu imagino eh e é só uma imaginação mesmo de que esse esse assunto vai eh vá vá continuar, né? E que o Ministério Público vai dar andamento nisso até para pra gente entender até onde está tudo isso, né? Até eh a a cavar mais, né?
para saber o que mais a gente encontra por trás disso. No momento é um indiciamento, como ele não é réu ou muito menos condenado, é um indiciamento, mas é algo que eu já me manifestei aqui ruim, né? O presidente do Corinthians, ele está sendo indiciado pela polícia, significa que não é algo positivo, ainda mais pelos crimes que ele está sendo acusado.
É uma acusação, o indiciamento é uma acusação de que ele poderia ser autor desses crimes. Lavagem de dinheiro, eh associação criminosa e furto qualificado. É, é, é muito grave mesmo se o presidente do Corinthians estiver envolvido em tudo isso.
Ele convocou uma entrevista coletiva para se defender ao lado do seu advogado pessoal, Ricardo Curi. Inicialmente, essa entrevista coletiva aconteceria no CT Joaquim Grava, o que eu já achei completamente descabido, porque assim, eh, existia e existiu desde sempre uma tentativa de blindar o futebol de tudo que acontece nos bastidores políticos do clube. Eh, mesmo o Augusto Melo no meio de todo esse furacão, não queria que isso acontecesse.
E aí, como que você marca uma entrevista coletiva pro mesmo ambiente de onde os jogadores estão treinando? E a gente sabe que isso afeta o elenco, por mais que os caras digam que não. O Fabinho Soldado tá fazendo esse exercício de tentar fazer com que os jogadores pensem apenas no futebol, no jogo contra o Galo, no jogo da Sul-Americana na semana que vem, eh, nos seus objetivos.
Mas não tem como, gente. O presidente do clube tá correndo um risco de ser impitimado na segunda-feira e tá sendo indiciado pela polícia. O que que você, vocês acham que passa na cabeça do jogador de futebol?
E aí a gente pode dizer aqui de carteirinha por por conversar com os atletas, com as pessoas do meio, de dizer para vocês, isso afeta sim. Os caras eles eles têm o celular, gente, eles têm acesso a tudo. Se se o jogador chegar na entrevista na zona mista lá e dizer: "Não, a gente não sabe o que tá acontecendo".
É mentira, porque isso é conversado entre eles e eles se assustam sim, porque daqui a pouco cai o Augusto, cai mais quem? O Fabinho Soldado vai ter liberdade para trabalhar, que é normalmente o cara da confiança dos atletas, é o cara que faz esse elo, é o cara que contrata eles. Eles acham que daqui a pouco o salário deles não vai cair no quinto dia útil.
Quem quem assumir vai fazer o quê? Vai trocar o treinador. Dificilmente isso vai acontecer, mas gera uma instabilidade, né, gente?
Pô, você tem um chefe, você tem um presidente, de repente o cara cai e aí da mais da maneira, né? Como como pode ser, por um indiciamento, por crimes tão eh tão tão graves. Vocês imaginem que o jogador não pensa nisso?
Então, assim, eh, não tem como, tá gente? É, afeta tudo. E aí a entrevista coletiva do Augusto para se defender seria no CT.
Nada a ver. Nada a ver. Não tem que usar a dependência do clube para para se manifestar a respeito de algo que, cara, e o Corinthians é vítima.
O Corinthians é vítima porque se tudo for comprovado, independentemente de serem essas pessoas ou não, o Corinthians foi utilizado, foi usado. O clube é a instituição que tem como a razão de ser e o futebol e a sua torcida. O clube foi utilizado para que pessoas saqueiem o clube, para que pessoas assaltem o clube, independentemente se se forem essas ou não, né?
A polícia que e a justiça que vão definir. Mas o que eu quero dizer é que o Corinthians em todo esse processo, em torno da sua imagem, da sua credibilidade, ela é vítima. Justo Augusto que disse que queria resgatar a credibilidade do Corinthians perante o mercado, perante o mundo da bola, eh perante a perante todos.
Pois bem, aí vem um argumento da assessoria de imprensa no final da manhã dizendo que a entrevista ela mudaria de local por conta do alto número de jornalistas credenciados. Então essa entrevista passou para a a a sala de conferências lá da Neelquimicaren Arena, que é outro espaço do clube, vamos combinar, mas foi lá na Neoquimica Arena, onde os jornalistas puderam perguntar ao Augusto tudo que quiseram e eh e ele estava lá ao lado do seu advogado, o backdrop, como a gente chama, que é aquele telão eh atrás, né? O backdrop normalmente é de papel, né, de pano.
E mas o telão, né, com o espaço dos patrocinadores, ele estava desligado atrás do Augusto Melo. E não por acaso, porque nenhum patrocinador quis vincular a sua imagem com uma entrevista coletiva de uma defesa de uma acusação tão grave como é a que está acontecendo. Então o Augusto e o seu advogado, eles deram uma entrevista, isso são só detalhes de bastidores que a gente passa para vocês, né?
eh, com tudo apagado à suas costas. E lá o Augusto Melo, obviamente se defendeu, se disse indignado com as acusações, disse que não deve nada para ninguém e nem passou pela sua cabeça renunciar, porque isso foi algo que surgiu eh de ontem para hoje, de uma possibilidade do Augusto renunciar ao cargo eh se afastar do comando do clube para que todas as investigações continuassem de uma maneira mais sobra e tranquila para preservar a a credibilidade do clube. E ele em em nenhum momento pensou nisso, afirmou isso nessa entrevista e disse que como não deve nada, não vai renunciar.
A Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, que já soltou a mão do Augusto, a gente já falou sobre isso, dizendo que não se oporia a um processo de impeachment mais recentemente. Eh, e ele tá marcado pra próxima segunda-feira. Eh, pediu inclusive numa manifestação que o Augusto renunciasse.
Outras torcidas vieram atrás, das que eu vi. Eh, bom, a Gaviões e a Estopim, eh, mas acredito que outras também se manifestaram eh a respeito disso. Existe uma possibilidade de outros diretores também saírem do comando do clube caso o Augusto não renuncie, mas ele foi taxativo e disse que não irá renunciar.
Ele entende como uma manobra política que que estão fazendo para derrubá-lo. E ele tá no seu direito. Ele existe a presunção de inocência.
O indiciamento não é uma eh não é uma condenação, eh é sim uma acusação, um indício de que ele poderia cometer esses crimes, mas ele se defende dessa maneira. E assim, o o Augusto tão inábil em algumas coisas, né, que em determinado momento eh questionado, né, tem a questão da Viid Bet, né, que foi um patrocínio de uma casa de apostas que ninguém conhecia lá naquele momento, que de repente ganhou a proporção que ganhou, até mesmo pelos valores do contrato e tudo mais. Eh, aí em determinado momento ele usa a seguinte frase: eh, eh, eu não uso bets, não gosto, eh, não tenho esse vício, não apoio, eh, e assim, tá tudo certo.
Ele tem esse direito e e realmente eh, a gente tem que, enfim, entender as pessoas nesse sentido. Agora, eh, a patrocinadora master do clube atual também é uma casa de apostas. Então, faltou um pouquinho de habilidade do presidente nesse sentido aí também, entre outras frases que ele proferiu durante a sua entrevista coletiva.
O fato é, ele não vai renunciar. Segunda-feira tem o processo, a votação de impeachment e ele saindo do cargo, né, sendo destituído, que eu acho que é uma tendência pelos últimos acontecimentos, o Osmar está e o primeiro vice assume de maneira provisória e até que o conselho deliberativo marque uma assembleia geral para que o associado ou referende ou eh eh devolva Augusto Melo ao poder. Vamos imaginar aqui no cenário de que o associado referende o impeachment e Augusto esteja fora do Corinthians.
E haverá uma nova eleição para que esse novo presidente conclua o triênio, ou seja, nos dois anos seguintes. Aí a até aí sim uma nova eleição eh que deve acontecer. Então, e esse é o processo, esse é o trâmite que tá acontecendo no Corinthians.
No meio de tudo isso, tem o jogo contra o Galo, um jogo importantíssimo, porque, eh, as duas equipes estão separadas eh por eh duas posições. É isso, o Galo é nono, uma posição e o Corinthians oitavo. E os dois tm a mesma pontuação, inclusive, ã, 13 pontos.
Ou seja, um jogo que define ali quem vai e quem fica. muito cedo ainda no campeonato, mas importante para você pontuar pensando lá na frente. Jogo na área MRV, 9 da noite.
Eh, e o Corinthians com retornos fundamentais, importantíssimos, essenciais. Trata-se de Memphis de Pai, Rodrigo Garro e o lateral Mateusinho, que também tá de volta depois de um edema na coxa. O Meio fez aquela lesão do tornozelo, ele ficou três partidas de fora tratando para voltar.
Acho até que ele teria condições de ser titular, tá? Mas a gente vai tentar montar uma escalação. E o Rodrigo Garro retornando depois de 2 meses, se eu não me engano, eh, da sua tendinopatia patelar.
Ele vai demorar um pouquinho para entrar em forma e antecipando o seu retorno ao que todos ao que todos previam, né? Eh, eh, ele voltaria no dia primeiro de junho apenas contra o Vitória. Tá voltando aí praticamente uma semana antes o Rodrigo Gal, provavelmente relacionado pro banco de reservas e podendo ganhar alguns minutos ou pelo menos, sei lá, já começando a a a ser relacionado com a turma e tal, a se entrosar, né?
Acho que também vai depender do do andar da carruagem, né? das circunstâncias do jogo. Vai que o Corinthians, sei lá, abre um 2 a 0 contra o Galo, tem um jogo tranquilo, não precisa do Garro, né?
Agora numa situação um pouco mais delicada, talvez o Dorival utilize ele por alguns minutos. Enfim, mas Garro e Memphis de volta é uma senhora boa notícia. Se não a pleno para esse jogo, significa que na sequência o Corinthians vai ter o que há de melhor à disposição.
Aliás, só o Gustavo Henrique tá fora por uma lesão. De resto, o Dorival tem todo mundo. E de que maneira elescaram esse time?
Porque ele tem o Huracã terça-feira fora de casa, precisando ganhar pensando na Sul-Americana. O Corinthians quer a Sul-Americana, tá pensando na Sul-Americana, vai escalar titulares na Sul-Americana, vai preservar no brasileiro ou vai focar no brasileiro e fazer o contrário na Sula, não sabemos ainda, não sabemos o que pensa o Dorival, mas tentando montar esse time, eh, ele tem feito muito o seu 41, 41, né, uma linha de quatro, cinco, eh, defensores, defensores não, né, volantes, meio-campistas ali, e deixando o Yuri mais isolado no ataque, o que eu não concordo, mas é uma medida que o Dorival tá tá adotando com o Ranielli mais à frente, com o Maon de primeiro volante. E essa é a ideia que o Dorival tem utilizado.
Será que ele pode, e aí eu acho que é o que ele deveria fazer, e pelo menos começar com o Memphis mais próximo do Yuri, nem que seja o Romero, nem que seja o Thalis. Se bem que ele utilizou o Romero no último jogo e o Romero não foi esse cara mais próximo do Uri, porque tudo é uma questão eh nominal, mas aí quando você vai olhar dentro de campo, ela se desenvolve taticamente. Então daqui a pouco quando você olha a escalação, hum, 442, Romero e Yuri no ataque.
E aí você vai ver o Romero tá jogado lá na ponta direita, na lateral direita, praticamente quase como um ala. E o Yuri tá isolado lá na frente. Então não não representou essa proximidade que a gente imaginava do Romero próximo do Yuri.
Se ele escalar o Memphis aí sim. Aí eu acho que muda realmente a configuração, porque aí nós estamos falando de um cara que naturalmente se aproxima do Yuri, fica próximo da área. Eh, e foi inclusive onde o Dorival disse que ele rende mais.
Palavras do Dorival: "Quero usar o Memphis e onde ele funciona mais, onde ele rende mais, que é próximo da área. Então, nessa aproximação Memphis e Yuri, o Memphis jogando, aí a gente já tem um pouquinho mais de entrosamento, de tabelamento e se tiver o Rodrigo Garro, então não vai ter desde o início. Acho muito difícil.
Eh, mas se tiver aí, pô, aí aí você tem eh um esboço do que aconteceu no ano passado, quando esses três conquistaram, foram responsáveis por nove vitórias consecutivas. Mas vamos lá. Eh, eu imagino que o Mateuzinho, por exemplo, que ficou um tempinho também, dois jogos, né, fora por lesão, pô, deixa o Félix Torres, dá uma sequência pro Félix Alberto Torres, né?
Tá jogando demais o Félix Torres na lateral. Dá uma sequência pro cara, vai que, né? Até porque aí você pode usar o Carrilho mais à direita, Rossé Martinz e tal, né?
Fazer o que ele gosta de fazer na profundidade pelo lado direito do campo. Deixa o Félix Torres ali, ele tá indo bem. Jogo fora de casa, você precisa ser um pouquinho mais cauteloso, não digo defensivo, mas cauteloso.
Vamos lá. Hugo Souza, Félix Torres, Angeleri, o André Ramar e o Kaká, que estão formando uma boa dupla nesse momento, nesse instante, com uma solidez. Vai pegar um adversário mais difícil do que dos últimos jogos também.
Isso é verdade, porque nos últimos jogos, né, Novo Horizontino, Rassing do Uruguai, o Santos que não oferece tanta tanto perigo assim, né, a gente tá vendo. Então assim, é o adversário mais complicado do Corinthians nesse recorte recente, o Atlético Mineiro fora de casa. Mas vamos lá, André Ramalho, Kaká e Félix Torres, Angeleri e aí o meio de campo que eu, né, imaginaria como Raniellei, Carrilho, Bidon, Coronado, não, não, não me parece.
Então vamos lá. Maon, primeiro volante. Raniele, Carrilho, Bidon, Coronado e Yuri.
4 1 4 1 4 Linha de 4 1 Maon 4 Carrilho, Ranielli, Bidon Coronado com Maicon sendo esse primeiro volante e Uri sendo centroavante. Vocês estão lendo aí o 41. Eu acho que o ideal seria que ele fizesse.
Vai lá. Vou tentar pensar com a cabeça do Dorival, mas tentando puxar para um pouco do que eu acho que deveria ser. OK.
Maicon de primeiro volante, que é o que ele gosta, tá? OK. Carrilho, bidon, carrilho direita, bidon esquerda, coronado ponta do Losango, Memphis e Yuri.
Tá, acho que seria um time muito mais equilibrado, mais interessante, mas o Dorival não tem jogado assim, então vamos ter que aguardar. Ou o Dorival tem um plano secreto que a gente não sabe para transformar o Ranielli num meia, num ponta, o Maon num volante espetacular, nível seleção, como ele fez com o Alisson no São Paulo, ou ele tá tentando dar murro em ponta de faca e a gente vai perceber ali na frente que não vai dar certo. Então vamos aguardar para entender porque esse jogo será um teste mais difícil.
O Galo não é pouca coisa, tem ótimos jogadores, joga em casa. deu uma recuperada na tabela, começou mal, tava tava até na zona do rebaixamento nas primeiras rodadas, mas agora já tá ali disputando cabeça a cabeça, vai querer vencer e aí o Corinthians vai ser bem mais exigido. Que Corinthians do Dorival veremos, não sabemos, mas pô, Mempfis eigarro à disposição já muda bastante a o cenário.
Que que vocês acham que vai acontecer? Comenta aqui, inscreva-se no canal e comenta também sobre a situação do Augusto e tudo mais. que eu quero ouvi-los.
Até a próxima.