[Música] salve salve Viajantes sejam bem-vindos apertem os cintos pois estamos indo para Vênus com um convidado gente finíssima E ontem a gente passou o episódio inteiro falando sobre viajar como é que pode economizar com milhas e tudo mais e a gente trouxe o quê um cara especialista nisso para lincar com o Episódio de ontem que é ele Eduardo feldberg S são ótimos assuntos pra semana do Consumidor Né com certeza e foi super Sem querer bem-vindo primo prazer estar com vocês aqui agradeço demais o convite né agradeço aí a galera que tiver assistindo também espero que
sejam bom bate-papo para ensinar essa galera aí sobre economia sobre mudança de vida e para viajar um pouco mais que viajar é bom demais né Pois é ó eu vi que o seu negocinho tá levantado se você quiser para ficar mais à vontade tem aqui para apoiar o braço se você quiser tá bom do Outro lado também fica como Ah tá de boa valeu seja super bem-vindo aí esse ano você tá numa maratona de de em podcast né você tá fazendo participação programa de TV você sabe que do final do ano passado para cá deu
uma guinada absurda no meu canal lá por causa de alguns programas que eu participei por ter ido de noite por causa de alguns vídeos que eu fiz que viralizaram né então cresceu muito meu Instagram ele dobrou em 3S meses né tava com 900.000 no ano passado Tá indo para r. 900.000 agora em 2 meses e meio né Isso é muito legal porque a gente pode estar ajudando mais pessoas né E também porque dá mais visibilidade né a ponto de eu estar aqui no Vênus hoje né Então tá sendo muito legal tô contente para caramba com
essa fase da minha vida né trabalhar com isso ensinando que é um negócio que eu sempre amei né e bora aí vamos ver o que que dá pra gente compartilhar hoje aí com vocês né boa e que que você mas que que você Acha que mudou assim desses dois meses para cá para você ganhar 1 milhão de seguidores Você Mudou alguma estratégia você falou algum sei lá no calcanhar de Aquiles ali da Galera na verdade é interessante rede social é um negócio muito louco né Eu fui no de noite Danilo Gentil Novembro Dezembro acho do
ano passado e eu achei caramba agora vai estourar né meu fque tá na TV e tal né era um sonho que eu tinha sempre tive de ir lá né e foi muito louco e foi bom o e Chegue muita gente que também não tá na internet né exato querendo ou não Por mais que a TV esteja mais devagar hoje em dia é muita gente né você bota lá sen ah deu quatro pontos no no no no no Na audiência já é muita gente né e assistindo ao vivo isso que o de noite é tipo meia-noite
nécia é e é um maior talk show de maior audiência né É É E aí foi muito bom deu uma aumentada só que o que a acho louco nas redes sociais até uma dica que eu dou pra galera que quer Tentar começar a viver disso e tal né É é é sobre o poder de um vídeo que viraliza tipo assim eu postei um vídeo lá falando sobre viver eh ter carro próprio né ou alugar ou carro por assinatura e tal aí o vídeo acho que passou de 5 milhões só esse vídeo me rendeu tipo assim
mais de 150.000 seguidores novos então você vê como isso é louco né um RS de 60 segundos me deu mais gente do que eu ter ido na TV só que a TV te dá mais moral né Tipo mais Autoridade então desde que eu fui lá no denoite começou chover de palestra em tudo quanto é coisa evento ao redor do Brasil Então o fato porque querendo ou não e e eu não me considero um super especialista Nossa o cara manja sou um cara bem normal mas é fato que hoje em dia qualquer zer Ruela consegue fazer
sucesso na internet agora você ir para um den noite você ir para um programa você dá uma palestra já te dá uma moral a mais ti o Duda não é simplesmente um Cara que posta vídeo mas não sabe nada de nada né então isso ajudou esses vídeos que viralizaram eu acertei a mão ali em uns três ou quatro reels que viralizaram muito quando você descobre o que dá certo você já vai naquela Nosa é eu já vou naquele ali né a conversão em si e dá para entender porque que o reels eh converte mais em
seguidor do que a TV até por uma porque a pessoa tá ali ela clica segue é rápido né tem ali um botãozinho seguir pronto o da TV por Mais que tenha visto ah que legal esse cara que sei o que ela tem que parar pegar digitar decorar olhar procurar ver se não é golpe o perfil F Eduardo primo pobre qu onde é que eu acho daí a pessoa já é mais prático mesmo né sim sim é o isso acontece também com tipo venda de ingresso ou qualquer coisa que você coloca o link ou não que
você fala por exemplo se eu faço um Store falando link na bio a conversão é uma se eu boto o link no próprio Story a conversão é out É onde é a bio né a galera pergunta que que é isso né é e é verdade quanto mais prático melhor E aí o Instagram tem sido um canal muito bom para popularizar ainda mais o meu conteúdo né meu canal ele é maior né tá com 2.2 milhões mas nessa guinada de poucos meses o meu Instagram já tá quase batendo ali o YouTube né sim a audiência tá
bem parecida então a TV te afirma mas o Instagram te pulveriza e é a melhor coisa a TV te solidifica assim falando ó Ele tem ele é uma autoridade nesse assunto agora o Instagram te joga para todos os lugares e sabe uma outra coisa também que me ajuda muito a crescer é essa galera que fica fazendo Corte dos lugares que eu vou ti o pessoal às vezes me fala Duda tem um cara aqui que tá postando corte bloqueia lá que bloqueia deixa postar meu tipo eu falo né recebo todo dia gente que pergunta né Duda
eu posso criar um canal de corte Eu falo claro você só não pode fingir que sou eu Deixar claro que não é o perfil oficial né e nunca vender nada porque tem gente que é pilantra para car Como tem gente sem vergonha nesse mundo mano eu tava vendo um cara lá no meu canal nada é cobrado tudo é de graça eu não vendo curso não tenho infoproduto é um propósito meu mesmo não é nada aí eu libero várias coisas tipo planilha e tal aí esses dia eu tava vendo de um cara que ele baixou a
minha planilha começou a vender num site de esses bagulho de Vender infoproduto e o caramba e o cara já tinha ganado mais de C pau vender e a galera agradecendo puxa Obrigado por vender por r$ 0 essa planilha eu falei mano é de graça no meu canal caramba né E dá uma raiva né o cara se deu bem né Você lembra menina que tava vendendo o curso eh para salvar da depressão com com com a Cris tinha Aham com a imagem da CR ah alguém tava vendendo cursa é como sair da depressão e a Cris
não tava depressiva cara foi um corte meu eu Falando assim não teve um momento eu tava falando com um convidado assim ah teve momento na minha vida que eu não tava muito bem esse vídeo me ajudou muito Esse livro me ajudou muito era isso eu estava eu não tava muito bem caramba L esse livro e me ajudou muito foi era isso que eu falava fui até ver de novo falei vai que eu disse usei alguma palavra que deu a entender que eu estava porque depressão é assunto muito sério para eu dizer que saí da depressão
Lendo um livro Falei Será que eu cometi essa né Foi isso mes Será que eu falei essa fique doida fez um clickbait ainda por cima não a menina fez um clickbait F assim veja como Cris pai vai sa da depressão com este livro e não e ela tava fazendo duas coisas que a primeira era usar minha imagem e minha fala e a segunda era ela tava postando trechos do livro tipo assim você assinava o negócio dela e o que ela fazia nessa sinatura eraa postar cada dia uma página do livro Olia Sacanagem né É não
é fog e e hoje em dia tem gente que também corta a nossa meu eu já vi vídeo de gente usando a minha fala para divulgar jogo do Tigrinho claro então o cara pega alguns vídeos que eu tô metendo pau no Tigrinho só que ele vai fazendo recortes olha sobre o jogo do Tigrinho ele pega um outro exemplo que eu tô falando de investimento no CDB é a melhor coisa que existe Você pode ganhar Dinheiro com isso sabe aí vai cortando o trê e tira totalmente o contexto original do negócio né noa Car desgraça né
meu mas você tava falando de canal de cortes o Talk Flow Por exemplo é o maior canal de cortes que tem e ele assim ganha uma grana hoje do YouTube que ele consegue ter uma equipe de pessoas então canal de corts realmente é bom porque Guina além da pessoa poder fazer uma renda com isso que já é uma renda extra né que a gente pode até falar disso é Também dá uma maior repercussão pro canal que ele que ele divulga simim Tem muita gente que se eu entro na rua eu tô na rua e a
pessoa falam Cara eu tô acompanhando seus vídeos no Kawai Mano eu não tenho Kawai né só que você vê a pessoa começou a ouvir falar do Pr um Poo por causa de gente que fica postando corte no Kawai e outras redes sociais né então acaba ajudando muito en pessoas é então eu já pensei que é tanta rede social que às vezes se tivesse link com O Instagram para já ir para todos juntos né mas eu eu eu uma área que a é exato um botão que publica em tudo né E o pior é que tem
tem algumas que é 60 segundo outras que é 90 e a outra daí tem que ficar fazendo conteúdo específico pro short outro pro instag Instagram né mas eu vou tentar entrar lá que a galera já me falou que o povão gosta muito do Kawai é justamente o meu público né cza é e chega bem lá no Kawai vai ficar legal seu conteúdo porque daí Pelo menos Sai de você e não de outras pessoas que estão repostando o seu o seu conteúdo né Bora PR os recados vamos Olha só se você tiver perguntas dúvidas para mandar
pro primo pobre é só acessar nv99.com.br B Vênus tá não é caro não são 100 Sparks 100 Sparks para você mandar mensagem por lá e com certeza sua pergunta vai ser respondida se for dentro da Lei vocês viram que até uma notificação aqui para fazer uma é é divulgação sonora né trilha Sonora então entra lá o link tá na descrição boa e nós estamos aqui hoje com o nosso Nescafé gelado fazer brinde brind cara o o dia que tem é tão bom brinde top isso aqui é chocolate com café muito bom não e eu sempre
tô nesse aí né Eu sempre tô nisso aí a gente chegou a gente tava nesse daqui hoje que é o caputino clássico Uhum eu nunca já provado esse daqui eu nossa é uma delícia é muito bom uma delícia eu tô bebendo aos pouquinhos aqui para ele Durar o episódio inteiro o meu já passou da metade a geladeira atrás de vocês tá abastecida tá abastecida são quatro Sabores do Nescafé gelado que são cappuccino clássico cappuccino canela chocotino e late né só que hoje o nosso foco é nele o cappuccino clássico que não tem erro não gente
eu tô impressionada de verdade assim eu porque eu sou doida com chocotino né Então aí sempre que a gente tá eu vou escolher a já sabe CR cara a Cris gosta de ter Favoritos das coisas né eu gosto eu sou Sabe aquela pessoa que é fiel no cardápio eu gost eu sou cheiro no lugar tá o restaurante eu não eu não mudo então assim eu provei o chocotino para mim táa excelente maravilhoso e aí chegou o capuchino clássico agora chocotino me desculpe estou te trindo O problema não é você sou eu mas eu te amo
viu eu te amo eu te amei primeira vez que eu tomei muito bom os quatro são deliciosos e ele é perfeito para Momentos imperfeitos e você que tem uma vida corrida a galera que tem uma vida corrida levar isso aqui é ótimo porque cabe em qualquer lugar cabe no carro cabe no no avião na academia em todos os lugares aqui para te refrescar po muito muito prático não e agora eu vou é é a Mistura Perfeita fazer o dobro dá para fazer o dobro agora para eu tomar um de cada assim não sem brincadeira na
nossa no nosso frigobar Aqui tá escrito assim não pegar os Nescafé gelados porque dá Para virar a câmera dá para virar a câmera PR cá Avis pessoa que abastece a geladeira vamos ver se dá para mostrar isso Porque se deixar olha aqui ó lá aqui cadê volta um pouquinho Olha o que que a gente tem que botar no nosso frigobar não pegar Ness café essa geladeira assinado a pessoa que abastece a geladeira porque acaba assim ó que a galera ama você pensa pensa que a galera do estúdio vem aqui porque ai Visit as meninas a
vai sempro que eu não vejo não Po vem para roubar no fesse café gelado pois mas não vão pegar não porque a gente tem um abastecimento nosso né E são quatro sabores a gente recomenda daí que você Experimente todos escolhe o seu Favorito e o link está na descrição para você conhecer o nesse café gelado né meha P Pois é além do caputino clássico tem o cappucino sabor canela que a ias gosta muito desse também e ontem fez maior sucesso aqui com o Estevan né Foi nossa cara ele amou de verdade a gente Falou você
sei que é um caminhão balde sei que você quer e é isso então prove todos os sabores Não faça que nem eu tá que fica em um e esquece do outro prove todos os sabor ISO prove todos os sabores Tá mas esse aqui é a Mistura Perfeita de leite chocolate e Nescafé gelado Valeu Nescafé a gente tem um emblema da semana para mostrar para você ah boa que é o resumo dos episódios todos da semana vamos ver olha que Massa Olha você aqui uhum aqui é o Estevan é o Estevan pelo mundo né Ah que
da hora aqui quem que é esse aqui hoje amanhã aqui é o gevin James ele é um artista irlandês ele tem uma assim músicas estouradas e aí a gente conversou com ele sexta-feira vai o episódio no top demais da hora e aí tem que achar o símbolo do Vênus escondido na ilustração você consegue na mala olha rápido é muito tempo de onde está o hle anos de treino é que experiência da H hein Ficou muito legal né ficou ó e parece que quem acertasse o logo lá ganhava mais um nesse café de chocolate é isso
mesmo pode abrir É isso aí Muito bom parabéns meu você pode assaltar o nosso frob ten direito po pode ô ô Cristian o código é viagens e Finanças é isso viagens e Finanças é é isso você pode resgatar esse emblema gratuitamente essa palavra é maravilhosa né gratuitamente todo mundo ama você você pira né AD Duda fica à vontade mesmo Para pegar o outro ali tem mais e se acabar a gente pega dali Tá bom mas assim a gente tá vendo que você não veio sozinho uhum tem alguma coisa O que que é o que que
é o que que éx meu livro aqui um para cá deixa só ver aqui e a hum Esse é o meu livro desde de ser pobre tem tem eu fiz para vocês duas aí é um livro sobre é um recado Oi é uma indireto não Ó vocês não tem caro de pobre não hein ó vai mas é um livro bem legal sobre educação financeira voltado Para pobres então você pergunta Duda Qual que é a diferença cara não vê Serasa É tipo isso Você viu a notificação batendo aqui agora a pouco né Daqui a pouco começa
os número 11 me ligar aqui você vai ver 0303 meu e é é é bem legal porque assim tá cheio de livro de educação financeira hoje e todos muito bons só que eu falo né que o meu ele é voltado para quem é pobre e enjoou de ser pobre Dudo eu não Aguento mais essa vida é para você então por mais que tenham livros muito bons como o homem mais rico da Babilônia O Segredo M Milionária Pai Rico Pai Pobre a psicologia Financeira no meu você vai achar dicas de renda extra você vai achar dicas
sobre como viajar mais mesmo sendo pobre você vai achar dicas sobre como economizar na conta de energia na sua casa então além de F é coisa que eu faço nada do tipo trabalha enquanto Eles dormem esse tipo de coisa é não sem esse Papo aí Nossa eu adorei adorei aí tem as frases de efeito né po pois é e eu tento levar um pouco pro lado do humor é um livro extremamente leve e uma coisa que eu tenho gostado muito é que eu recebo muita mensagem de gente falando que esse foi o primeiro livro que
a pessoa leu inteiro na vida e também muita gente falando que foi o livro que a pessoa leu mais rápido na vida tanto que quando eu fui lá no denoite o Diguinho eu dei para eles lá né um livro para cada eu fui lá No denoite sei lá era tipo 8 da noite não lembro ele me mandou um áudio 5 da madrugada falando Duda eu Devorei o seu livro e acabei nessa madrugada ler eu vou ler a gente vê várias frases legais ó Quanto mais tempo você gasta tentando para ser rico mais atrasa seu verdadeiro
enriquecimento que é o que acontece muito né cultura da Ostentação né a cultura da Ostentação e assim não precisa nem pingar muito pingou um dinheiro lá a galera já quer Ir pra Europa a gente tava falando disso ontem né pingou sei lá r$ 2000 a pessoa já se endivida para ir paraa Europa para Ostentar para parecer rico sim então aí no livro Por exemplo fala muito sobre educação financeira e controle emocional que tem muito a ver com isso que a gente tá falando né é a pessoa impulsiva a pessoa agoniada a pessoa que não sabe
controlar os impulsos dela vai passear no shopping e volta com nov e sacola a pessoa que vai no mercado comprar é você Já desse perfil um pouco por isso que eu não vou mais ao shopping é inclusive eu falo lá no canal uma das frases né se você não tem controle emocional e educação financeira vá mais ao parque e menos ao Shopping ah né porque no parque o máximo que você pode gastar ali alugar uma bicicleta por r$ 1 e com água de coco sorvete consigo voltar com nove sacolas do Parque consegue né Comprei 20
coco pra gente Você já viu o pessoal que passa vendendo no Guardanapo verdade olha essa arte na na no parque que eu encontrei aqui comprei por R 50 um clips e e e é importante isso né Esses dias eu tava vendo uma pesquisa que eu fui em algum podcast E aí perguntaram né com que que você mais gasta é com alimento é com roupa de marca é com carro ou é com compra por impulso e 60% falou compra por impulso E isso tem muito a ver com educação financeira a pessoa acha às vezes que educação
financeira tem a ver Com Wall Street com Faria Lima com ações e Dr e dbro não educação financeira é ser ser inteligente com seu dinheiro né e tem muita gente que tem formação incrível tem currículo incrível mas com o dinheiro ele é uma lástima né péssimo gasta com coisa que não vai interessar para ela né que não vai interessar e a treta que a gente vive no mundo que o que que é a propaganda é provar pra gente que a gente precisa de algo que a gente não precisa na verdade e se você Não tem
a cabeça muito no lugar se você não tem um senso de prioridade o que que você quer da vida você acaba torrando dinheiro com tudo que botam na sua frente eh essa semana eu postei um vídeo lá né Eh como que é quem não sabe dizer não pros pequenos desejos nunca vai alcançar grandes conquistas e uma outra frase que eu uso também a maioria das pessoas nunca realiza grandes sonhos porque tá sempre torrando tudo com pequenos Desejos e isso tem muito a ver com o impulso tem muito a ver com esse autocontrole Você sabe que
eu tem uma estatística no meu canal que eu até coloquei no livro né olha que interessante meu canal tá tá com 2.2 milhões o Instagram Tem quase dois então juntando todos você tem 5 milhões aí vai isso que eu vou falar é a realidade do meu canal não é a realidade do Brasil do Agreste não é do meu canal é com base em quem eu sigo tá todo mundo conseguindo Mudar de vida mudando a mentalidade e não que tá ganhando mais Ah Duda mas eu não sei a tua realidade tô falando quem me segue me
fala isso o tempo todo Duda eu tô conseguindo mudar de vida por causa do que você tá falando e o que eu tô falando não fui eu que inventei isso aí já tem na maioria dos outros livros é que eu falo de um jeito mais sabe paulada na tapa na cara mesmo com um pouco de humor e sem papo de coach termo em inglês seos frescurada né então é um Negócio muito acessível e a galera fala Duda consegui quitar minhas dívidas em dois meses eu tava tentando há 8 anos e não conseguia Então você vai
falando as coisas e a pessoa percebe que quando ela muda a mentalidade o jeito dela de ganhar gastar e investir dinheiro tira a pessoa da pobreza você sabe que a primeira vez que eu fui e ouvir sobre o investimento foi pesquisar foi eu não tinha mas assim R 1 no bolso eu vi uma frase aqui que me Chamou atenção que é investimento não é coisa de rico é coisa de quem quer ficar rico e a primeira vez que eu parei para ver era um canal eu não vou lembrar quem era mesmo assim tem muitos anos
isso muitos anos e eu mas eu tava [ __ ] no nível assim estratosférico é aquela coisa de com R 1 você consegue eu falava então não tem éos mas e uma das coisas que mais me chamou atenção nesses primeiros vídeos que eu vi n a época que o cara falou Assim eh você não investe o que sobra porque Nunca sobra o investimento tem que ser quase que mais uma conta que você você tem então assim é então é o aluguel luz investimento porque Nunca sobra ele falou se você tiver R 30 você vai gastar
se você tiver 300 você vai gastar se você tiver 3.000 você vai gastar não adianta você falar assim ah mas aí hora que sobrar 3.000 eu invisto dois e gasto um não vai você vai gastar 3.000 e isso Me pegou muito assim e aí eu lembro que na época eu com uma amiga minha a gente começou a ficar numa neura boa que era do tipo assim a gente tava andando vi um sorvete falava assim esse sorvete ele investido sabia que quanto é que esse sorvete R 5 sabia que R 5 em 20 anos a gente
começou a ficar Essa é a cont É não e aí a gente ficou Claro era era um exagero também não que a gente deixasse de tomar o sorvete mas eu digo assim de ficar de começar a ver as coisas por Esse lado sim que é legal você enxergar também né que você sabe que é da hora Cris isso é uma coisa que qualquer pessoa que começa a investir vai concordar comigo quando você começa a investir você vai ter certeza de duas coisas primeiro investir é muito legal é muito louco vai te dar uma alegria do
caramba por quê Porque você começa a realmente sair da pobreza caramba eu tenho R 1.000 eu nunca tive R 1.000 na conta vai entrando da aplicação ali como É que subiu assim é vai te empolgando Então a primeira coisa você vai am cheg um dinheiro que você não trabalhou para ter é é vai começar a pingar a renda passiva Então a primeira coisa você vai amar e a segunda que sempre me falam Duda Por que que eu não comecei antes né Então comece logo e um ponto importante é assim as pessoas às vezes relacionam investimento
com milhões não não tem nada a ver não tem nada a ver você hoje conseguir juntar R 5.000 investido você Já tá num patamar que mano ninguém tá sabe tipo é uma minoria absurda que tem essa graninha e você ter 5000 te dá uma paz tão grande que talvez a pessoa não não tá priorizando porque não sabe como dar paz é que nem não ter dívida o brasileiro já tá acostumado desde os 8 anos a ter dívida então ele nem sabe como é prazeroso no nome do Joãozinho né Car o cara não sabe como é
bom você não dever nada para ninguém então ele Não prioriza quitar dívida só que quando ele quita e ele dorme em paz e fala Caramba mano eu não devo nada para ninguém que sentimento maravilhoso né então tem gente que que conta com o cheque especial como se fosse um saldo o salário mesmo que conta tipo aquele não é Vai te lascar esse negócio né E aí como meu canal é para pobre eu falo mano não esquenta com a quantia que você tá investindo Ah Duda mas eu só tenho 30 é 30 ai Duda eu só
tenho 100 é é 100 e eu Sempre falo Não despreze os pequenos começos tem gente hoje que tá Milionária que começou quando era Engraxate e investia R 10 por mês sei lá então você nunca vai chegar ao nível de investir 500 por mês ou 1000 por mês se você desistir hoje porque é só 30 é o Bruno Perini foi assim aos pouquinhos aos pouquinhos investindo fez 1 milhão cara eu lembro que uma vez o Primeiro Milhão né agora ele fez muitos milhões Eu lembro que uma vez eu vi um vídeo de um Cara que ele
falava assim que ele Começou quando ele começou a investir era 1% do que ele ganhava e aí que ele aos pouquinhos em alguns meses já tava investindo 10% da hora do que ele ganhava e aí ele tava nesse momento quando ele gravou o vídeo ele falou assim a minha meta é hoje eu invisto 10% do que eu ganho e 90 é o que eu uso é el falou a minha meta é inverter Nossa é chegar a 10% Claro não se bobear do tempo que faz Que eu vi esse vídeo se bobear já conseguiu mas essa
é uma meta legal Sabe porque é o que você falou valorizar o pequeno porque se no mês seguinte ele conseguir 11% ele já já progrediu essa palavra é um processo a vida é um processo então uma coisa que eu falo também Esquece essa tara por milhão ah 1 milhão qual que eu fa chegar a 1 milhão não para é 10.000 tua meta uhum chegou nos 10.000 caramba conseguir porque é muito mais plausível palpável Muito mais possível porque o cara quer chegar no 1 Milhão por casusa de vídeo de coach milionário Caramba aí aí ele começa
L 30 aí dá seis meses ele conseguiu juntar 120 aí fala cara eu prefiro ser feliz gastando com tênis né aí torra dinheiro com coisa que não é investimento Então quando você foca em metas eu eu costumo dar duas dicas né primeiro tem uma meta que não é difícil demais se não vai demorar muito você vai desanimar mas Também não vai uma meta carniça aí n minha meta é R 100 pelo amor de Deus vé você vende uma cueca aí já tem R 100 né faz uma meta que vai te exigir um desafio mas vai
nessa progressão vai nesse processo de evoluindo porque assim o que que é sair da pobreza pessoal fala P você acha que eu vou ficar milionário não prometi para ninguém ficar milionário meu canal não é para ensinar ninguém a ficar milionário meu canal para você sair dessa vida cagada que Você tá é deixar de ser pobre sair da pindaíba tá até ali na capa né O que que é ser pobre na minha concepção Eu não eu não gosto de atribuir valor a Ah o pobre é quem ganha 1000 Ah é 5 é 30 não eu gosto
de pensar assim o pobre é a pessoa que tá toda endividada que não tem nemum real no banco e que paga O mê e trabalha o mês inteiro só para pagar boleto é o mês pelo mês é isso é pobre para mim e tem médico que tá nesse cenário cara quando Eu fui eu contei isso no veno João MZ não lembro quem tava com a gente quando eu fui alugar o apartamento outro apartamento que eu morava ainda eu lembro que eu coloquei porque você bota PR avaliação né Uhum não sei o quá E aí a
corretora que tava me atendendo ela falou assim ó tem uma pessoa na sua frente hum eh mas eu acho que ela não não vai conseguir eu falei por ela ela ganha menos do que eu aí ela falou assim não ela ganha mais mas a saúde Econômica Dela é tipo assim ela ganhava muito mais do que eu muito mais mas o fluxo era isso que você falou ela tinha um um fluxo de entrada e saída que não no fim das contas a imobiliar olha fala assim confiabilidade e a pessoa perdeu uma oportunidade por gastar mal o
dinheiro dela mesmo ganhando muito ela comprou um vaso de 50.000 e ficou sem apartamento não olha que louco no meu canal a já até foi no meu programa né que eu tenho um programa De entrevista eu já Gravei com a diarista investidora pô ela é diarista velho tem médico que fala que não tem condição de a Diarista sabe não tô menosprezando mas todo mundo sabe que diarista não ganha 10 pau por mês a não ser que sei lá né um caso raro aí é gente simples que tem um trampo simples a mulher tá investindo que
tá se organizando tá se organizando tá priorizando o investimento esses dias eu conversei com outro mineirinho mano Ele Carrega saco de laranja no seasa lá no supermercado Sei lá onde ele é um carregador de saco de laranja Quanto que ganha um um carregador de saco de laranja tá investindo e tá conseguindo mudar de vida então é é mudança de prioridade aí tem uma frase também que eu falo sou cheio de frase né Adoro é assim que eu acho que é didático é difícil um pobre sair da pobreza e enriquecer é difícil Mas é possível é
possível um pobre sair da Pobreza e enriquecer sem investir uma parte do que ele ganha todo o mês não não é possível não tem como então é o que você falou é uma regra não é uma opção ai esse mês se der eu não não vai dar vai dar a se sobrar eu vou investir não não vai sobrar Então coloca tipo assim mano 5% do meu sal custa o que custar eu vou investir ess desgrama aqui já foi já foi já foi já foi mas assim como eu pago a casa lá o o gás a
água aqui investi tanto 30 porque senão não Vai investir e o que faz a gente enriquecer a gente começar a aumentar nosso patrimônio e o nosso patrimônio não é medido em bens não duráveis em camiseta em heineck em embalada é medido em coisas duráveis patrimônio investimento é assim que a gente sai da pobreza Então você começa a investir uma parte e aí vai entrar o poder dos juros compostos que é um negócio absurdo que a gente só aprende pro mal né é exato a gente o juros compostos parece que é o Fantasma do adulto juros
nos atormenta muito e compostos não não não se juro já é ruim imagine composto sa é porque o que que acontece o que que é o que que são juros juros é a grana que alguém ganha por est emprestando algo pra gente então por exemplo Ah eu emprestei para ias R 1000 ó ias depois você vai ter que me devolver r00 que eu não sou trouxa de ninguém então meus juros 200 conto fechou o empréstimo é a mesma coisa ó o banco vai te cinco pau só que depois Você me devolve seis que eu não
sou trouxa de ninguém para ficar dando dinheiro de graça o banco te ajuda a comprar um carro você paga um carro pro banco is os dois ganhar o carro no final né é o dobro que você vai devolver então isso é juros e o que que é um investimento Tem vários tipos de investimento se vocês quiserem dá pra gente falar mas investimento é quando você passa a ser o emprestador do dinheiro e não mais o pedinte do Dinheiro então quando a gente é um uma pessoa que Tá lascada a gente vai no banco e pede
dinheiro emprestado e depois a gente paga mais com juros quando a gente investe a gente vem pro outro lado aqui eu sou a pessoa que investe no banco e depois o banco vai me devolver mais do que eu investi então juros ele pode ser bom ou ruim você tem opção né claro que eu sei que tem gente tá numa situação bem difícil né porque eu não gosto de ridicularizar e parecer Que a vida é fácil não é fácil né é possível e vai exigir esforço né não vai vir de graça né Você tem a opção
de se ferrar com os juros do empréstimo do cartão de crédito do limite do cheque especial ou se dá bem com juros do investimento E aí como que funciona o juro composto o juro composto é um negócio que quanto mais dinheiro você põe mais absurdo fica o crescimento daquele negócio de uma forma que vai chegar uma hora que você vai falar Caramba mas esse investimento aqui tem 100.000 eu somei aqui eu só botei 20 Pois é você ganhou 80.000 é a melhor coisa né quando Sene fala assim pera aí esse esse aqui tá onde será
que caiu alguma coisa errada não é a matemática é que eu coloquei a mais do que eu tinha colocado tava numa reunião com a minina que faz comigo aí eu tava com ela e falou assim não acho que deve ter mais ou menos tanto ela falou não tem tanto eu falei como fala pra gente quanto que Aí Cris quanto que tem nessa agulha aí não é assustador Não não é impressionante não não não é mas são quantos x Mas é uma vez até que eu falei pro de Lopes né o de Lopes ele a gente
se conhece há muito tempo e tal e ele virou para mim brincando falou tá ganhando dinheiro agora hein Cristiana e Regina e não sei o qu eu falei de eu tive quear tanto buraco para trás que eu ori PR tipo assim para chegar aqui no zero no zero para daí começar a subir ti Que tapar muito buraco para trás na minha vida porque são 40 anos tomando no cu para dois anos que eu não tô tomando no cu então calma mas é possível mas mas aí que tá quando você começa a ver o resultado te
anima a fazer mais é igual regime é igual academia é igual estudar é igual concurso é qualquer co coisa né É É mas a hora que você vê sei lá a galera que presta concurso né você estudou estudou estudou estudou antes você chegava tanto agora você tá Acertando tanto Opa acho que se no próximo estudar um pouquinho mais dá você começa a ver resultado naquilo que você tá fazendo no teu esforço e e é louco porque o investimento ele começa a te dar uma grana que é que a gente chama de renda passiva né Quanto
mais dinheiro você tem mais vai pingando na tua conta então assim vai arredondando aqui se um cara tem R 10.000 investido já vai pingar 100 conto por mês se o cara consegue juntar 50 500 conto por mês se O cara juntar 300.000 TR pau por mês mano percebe tipo assim não é coisa de multimilionário Caramba meu se você tiver 300.000 que é uma grana boa mas não é 1 milhão 300.000 já vai pingar na tua conta todo mês r000 o dobro do que a maioria dos aposentados ganha 3.000 3.000 é 3.000 porque hoje Se você
pegar aposentadoria pelo INSS 65 acho por dos aposentados ganham um salário mínimo ou seja o cara trabalhou que nem uma mul a vida inteira para quando chegar lá na Frente ele ganhar 10000 conto hoje Se você tiver 300.000 que vai exigir esforço e tal mas ok 300.000 você já vai ganhar mais do que o dobro desse cara aqui que trabalhou e hoje tá com 70 anos ganhando essa merreca só de renda passiva dos seus investimentos né então é bastante 300.000 é mas só que eu trago um pouco mais pra nossa realidade pra pessoa não achar
que isso é coisa de quem tem 10 milhões 50 milhões e tal não é muito possível Tem gente no meu canal Que já tá com essa grana começa melhor porque o tempo é vale mais do que é tipo assim a pessoa que investe menos mas começa antes Sim ela vai ter mais do que a pessoa que investe muito mas começa depois exato e tudo isso é por causa dos Benditos juros compostos o tempo é o seu maior aliado Então comece logo aí por exemplo né um exemplo de juros compostos na prática vira e mexa eu
recebo uma mensagem Duda eu tô Devendo 30.000 me ajuda daí eu falo mano mas que que você fez mano 30.000 aí pessoal fala não sei era 2.000 que eu tava devendo e hoje tá 30 isso é o juro composto aí Imagina isso no mundo dos investimentos você ganhando é caramba eu tenho 300.000 como eu só botei 30 ao longo do tempo ele vai se multiplicar e muito e é um negócio que é tipo uma progressão absurda não é tipo assim em 5 anos juntando eu vou ter 100.000 e se forem 10 anos eu vou ter
200 não é tipo Assim s anos eu vou ter 100000 em 10 anos eu vou ter 600000 porque é uma curva louca assim de como multiplica aquelas calculadoras de juros compostos da internet é uma diversão que não acaba nunca mais né você bota lá se começar com tanto botar tanto no Nossa cara quanto você quer receber com quantos anos e tal né quanto você coloca por mês eu fico lá calculando E aí isso é você começar a priorizar isso você começar a priorizar O que é de fato importante Agora se você não estuda sobre investimento
você nunca vai achar que isso é possível e consequentemente Por que que você tá gastando tanto com besteira porque você não sabe que tem um negócio muito mais incrível aqui para você conquistar né tanto que tem até um Capítulo inteiro que eu falo aí no meu livro sobre metas uhum parece papo de coach esse negócio de meta caramba mas mano é fato você tem que ter uma meta incrível que vai te fazer priorizar isso Mais do que uma blusa mais do que um tênis mais do que um relógio mais do que um celular se você
não tem um negócio muito louco para conquistar qualquer porcaria na vitrine de um shopping vai te chamar mais atenção ah vou comprar essa blusa mesmo não tenho nada para querer eu não quero ter minha própria casa eu não quero fazer uma viagem com a minha família pela primeira vez de avião na vida eu não quero fazer um curso eu não quero quitar minhas dívidas eu não Quero começar a investir ter pelo menos 10.000 Então vai esse tênis mesmo porque eu não tenho outra coisa melhor do que isso então acaba sendo uma pessoa que tem uma
mentalidade pequena a de quem gasta com coisa pequena por isso que eu tem a frase lá né Desculpa eh a maioria das pessoas nunca realiza grandes sonhos porque ela sempre perde o foco com desejo pequeno aí o cara vai ser um pobre que bebe Rin em todo sábado pô grande lixo vai você Continua sendo pobre entende tipo e e outra coisa quando você tá todo cagado nas dívidas você não curte a vida de verdade o cara fala não eu sou vida louca meu negócio é curtir tá você tá bebendo lá tua tua Rain lá e
aqui dentro você tá Amargurado sabendo que você não vai ter dinheiro nem para pagar isso aqui então não é muito melhor você mudar tua vida você quitar suas dívidas você ter você ter 5.000 que seja investido e começar a curtir com leveza a vida do Que você continuar fingindo que tá tudo bem só quando você chega em casa já teu celular você chora né então é questão de prioridade você vai curtir muito mais a vida vai ter muita mais paz muito mais alegria quando a tua situação financeira estiver agora se você tá pouco se lixando
pra situação financeira e quer curtir a vida você vai ser uma um cara agoniado uma mulher agoniada é porque o problema número um do do brasileiro é dinheiro Disparado assim mas eu ia falar eu ia nem chamar de meta eu chamo de propósito né se a pessoa tem o propósito do tipo assim eu quero proporcionar isso paraos meus filhos quero proporcionar isso pra minha família ela não vai gastar com besteira eu falo isso para amar muito assim eh porque às vezes tava falando sobre ah sobre aposentador e tal e às vezes a gente tava falando
de tempo eu tenho 42 a pessoa tá na minha idade ela fala ah mas já foi então né porque eu Tinha que ter começado com 20 então já foi já foi nada porque de agora at me se eu tenho 15 anos se eu tenho 20 anos é tempo PR caramba para você investir agora uma coisa eu falo pra am pra minha filha falo PR ela você quer esperar tá com 40 PR para mirar no 60 Ou você quer agora com 20 mirar nos 40 porque você pode com a minha idade já estar em condição de
escolher o que você faz ou não s é é isso então assim e passa rápido Demais mano demais não e o tempo vai passar de qualquer jeito é isso que eu falo Ah não vou ah sei lá tenho 30 anos não vou começar uma faculdade agora não 5 anos sim mas daqui 5 anos vai est o quê morto você vai você vai o qu você vai porque os C esses anos vão passar daqui 5 an Você pode ter a faculdade ou não melhor já começar agora então né o pessoal vive como se não houvesse amanhã
mas o amanhã chega chega o papo né eu posso morrer amanhã mas não morre vai tá Pobre até o é e o mundo não vai acabar É a vida é uma só né uma vida é uma só e você vai ficar pobre a vida inteira uma vida só que você tem né você já viu aquele mesmo que fala assim e eu Consultei o meu extrato bancário e eu descobri que eu tenho dinheiro para viver sem trabalhar o resto da minha vida contanto que eu morro amanhã Pior que é assim mesmo e meu eu sempre dou
esse exemplo né pra gente ver Como que o tempo voa mano faz 23 anos já o World Trade Center mano 23 cara mais de duas déc se o cara tivesse começado a investir lá talvez ele já estaria milionário H pelo menos 5 anos né já estaria como o tempo voa então Invista foca não perde o teu a tua empolgação por ser um valor pequeno é pequeno vai pequeno mesmo porque você tem que passar por esse estágio para chegar no nível de começar a investir mais e aí como você gosta de investir Você começa a você
começa a gastar menos começa às vezes a fazer uma renda extra aí quando você vai ver você já tá investindo 300 os 500.000 por mês aí mano quando você vai ver a pobreza já ficou para trás faz tempo e a gente falou da calculadora de repente isso ajuda a visualizar porque isso que você falou do tempo a pessoa só vendo para entender que o c anos que 10 anos pingando ela entender que 10 anos não é o dobro de 5 anos não pro juros Compostos E aí de repente é legal a pessoa pegar então é
R 30 por mês é R 50 por mês bota lá na calculadora então o seu R 50 por mês em 20 30 anos bota lá para você ver o que acontece e sabe o que é legal também Cris Às vezes a pessoa chega e fala assim ai Mas que que adianta eu investir agora e ter 300.000 Daqui a 15 anos porque daqui a 15 anos 300.000 não vai mais valer a mesma coisa não e agora eu não faço nada daqui a 15 anos tem que ficar vivendo segurando Minha grana a galera pensa assim n é
muito muito aí o ponto é primeiro é melhor você tá com 300.000 Daqui a 15 anos do que tá lascado como é hoje né 300.000 pode não ser a mesma coisa mas zero continua sendo Zero Daqui 15 anos sabe qual que é o segredo para você vencer os efeitos da inflação né porque para quem tá em casa eu gosto sempre de explicar tudo que até do anos três anos eu era burro Ainda sou muito né mas era burro demais mas não sabia nada né então Eu gosto de não tratar como Óbvio uma coisa que hoje
para mim é óbvia mas para muit gente não é a inflação é a forma com que tudo aumenta de preço o termo né É É o aumento generalizado do preço das coisas então o tomate aumenta a roupa aumenta a gasolina aumenta tudo aumenta Então como que você faz para vencer os efeitos da inflação Deixa essa porcentagem é você a cada ano você vai aumentar um pouco o valor que você investe todo mês então Faz de conta que hoje eu invisto R 300 por mês ano que vem eu aumento 10% Uhum Então a partir do ano
que vem 330 todo mês no outro ano 362 Sei lá sabe eu vou aumentando assim vai ser um aumento pequeno a cada ano só que isso vai fazer fazer com que lá na frente nos 15 ou 20 anos eu não tenho mais 300 tenho tipo 700 e na hora da retirada também respeitar essa porcentagem né Então a hora que essa renda passiva virar a tua renda se no Caso for 300.000 que vai te gerar 3.000 você nunca vai pegar os 3.000 você sempre vai pegar 2700 e bota mais um pouquinho lá e esses 300 continuam
lá porque aí o mês que vem você não vai receber mais 3.000 você recebe 330 você deixa 330 sempre tem que aumentar seu investimento senão a inflação vai realmente diminuir cada vez mais o seu poder de compra né então ai eu vou vai por exemplo eu tenho uma casa Que eu quero comprar e ela tá custando 200.000 eu vou Juntar uma grana todo mês aqui dentro de casa e vou botar no meu cofrinho cara daqui a 5 anos essa casa que tava 200 vai tá 400 então o teu dinheiro o dinheiro que você junta ele
tem que estar em algum lugar que faz ele crescer e é muito importante a pessoa entender a diferença entre juntar de dinheiro e investir dinheiro quando você junta na geladeirinha embaixo do do do colchão ou No cofrinho você só tá acumulando mas você não tá fazendo ele crescer se você investe r$ 1 por mês no final do ano você vai ter r00 se você junta melhor r$ 1 por mês no final do ano você vai ter r200 se você investe no final do ano você vai ter mais do que isso porque investimento é um negócio
que faz seu dinheiro crescer sem você ter que fazer nada e tem muita gente que não tem essa noção nesse negócio do juro composto então a pessoa pensa ai se eu investir R$ 1 por mês daqui eu não sei quantos anos eu vou ter R 80.000 não não você vai ter 200.000 por causa dos juros compostos né então tem que investir tem que botar o teu dinheiro num lugar que vai fazer com que ele cresça e não apenas se acumule E aí um ponto extremamente importante é deixar claro que investimento ele não serve para te
dar dinheiro ele serve para multiplicar o dinheiro que você põe lá então principal ente quando se fala Para pobre não adianta eu chegar e falar assim mano investe aí 30 conto que você vai mudar de vida até vai daqui a 800 anos o importante você seja Rainha Elizabeth que não morre nunca né Railander né meu qual que é o segredo pro pobre mudar de vida tá aqui no primeiro ponto tripé da educação financeira ganhar dinheiro com inteligência gastar dinheiro com inteligência e multiplicar seu dinheiro com inteligência O primeiro é ganhar Dinheiro então se você não
trabalha e não faz renda extra você sempre vai investir uma merreca então quanto mais pressa você quer mudar de vida mas você vai ter que focar em trabalhar por exemplo se hoje você investir r$ 1.000 num CDB que é um investimento que eu gosto muito Ok r$ 1 1000 Ah botei lá r$ 1 1000 no final do ano sei lá eu vou ganhar tipo assim R tá bom é melhor que nada só que se eu fizer um bico de pedreiro hoje eu ganho R 150 pau em um Dia então a forma de ganhar dinheiro pro
pobre trabalhando é muito mais eficiente do que investir então o segredo é trabalhe e Invista e aumente seu investimento Então porque são duas entradas né Du entras é você já tá multiplicando então você vê por que que eu gosto tanto desse tripé tem uma frase que eu boto no meu livro aí que é o seguinte o enriquecimento só tem três melhores Amigos trabalho simpli e investimento não é amigo do Tigrinho não é amigo da mega cena não é amigo de jogo de azar essas Porcari toda Você quer ficar rico esquece esses papos de fórmula Milagrosa
que foi desvendada na chave do Coach não trabalha simplifica a tua vida e Invista da meena de cada 50 milhões um se dá bem quem trabalha simplifica investe todos se dão bem então trabalhar ficar e investir Como que você vai investir como Que eu vou investir Duda você não sabe quanto eu ganho Eu ganho 100.00 renda extra por isso que eu falo ninguém falou que é fácil só tô falando que é possível só que vai ter que ralar e às vezes você ralar por um ano muda toda sua vida dali pra frente Sim vamos pegar
um exemplo eu até falei Desse exemplo que eu recebi de um seguidor do canal tem um vídeo lá no canal que chama 52 ideias de renda extra dou 52 ideias para você ganhar dinheiro de tudo quanto forma Usando o celular trabalhando no teu trabalho ganhar dinheiro dentro do seu trabalho de fim de semana à noite enfim aí tem um cara lá que ele começou nenhuma é jogos de azar nenhuma nenhuma pelo amor de Deus larga mão se umento criat Nossa eu fico com uma raiva disso mas eu tenho uma raiva disso e a média é
de 30% do salário mínimo que a pessoa que que joga né em jogo de gasta 30% do salário com jogo de eu tenho raiva porque a pessoa que faz sabe que ela Acha que ela tá muito assim não mas eu aviso que é só pra diversão isso é um vício o demônio a pessoa entra não consegue sair a pessoa tá desesperada ela quer dinheiro começa a jogar lá ganhou uma vez ela vai jogar ela vai jogar tudo até se endividar sim e perde tudo é vician eu já perdi dinheiro eu nunca fui de dívida nem
nada mas eu lembro que uma vez na minha vida sabe aquelas maquininhas que botava em boteco padaria Daquele lá dos três negocinhos tem que dar igual ah limãozinho é jackpot sei lá eu lembro que eu botei lá 25 centavos eu ganhei uma par de moeda de 25 falei caramba funciona mano eu perdi todas em seguida eu falei mano não dá é faz daí que você pensa perdi uma não vou botar mais uma ah agora já perdi duas agora tem que ganhar aí mano perdi quase metade eu me recuso eu vou ganhar de novo el é
programada para ser assim a Psicóloga que mora na minha casa que eu chamo de filha ela diria psicologicamente iso é o reforo positivo Hum que a máquina faz o qu ela vai te fazer perder muito mais do que ganhar mas nos intervalos entre você perder ela te faz ganhar e aquilo lá te dá é o reforço positivo é tipo assim é possível tô perdendo tô perdendo mas é possível olha aqui ó é possível deu uma hora vai vir o grande vai vir o grande então ela fica te forçando a acreditar Aí Você Jogou R 150
e ganhou 50 e falou ah ganhei 50 qu o 150 você já tinha perdido você não é você considera não mas não mas eu ganhei não você não ganhou 50 animal você perdeu 100 e tá muito na moda porque essa galera de jogo de azar e tal Eles pagam muito dinheiro e muitas vezes eles pagam em dólar é o tipo de proposta que eu mais recebo lá no meu canal Eu também é o mas é cinco por dia eu falo assim eu durmo como sabendo que A pessoa pegou o dinheiro dela e botou nisso até
no YouTube agora você tem a opção de aprovar que aquele anúncio de 5 segundos seja de jogo de azar e você consegue consegue dobrar o valor da monetização eu não pus porque Qual o sentido da pessoa dar o play lá para ver como sair das dívidas e sair da pobreza aí dá 5 segundos lá ela clica no link e vai jogar o jogo de azar e a pessoa não entende o quanto o influenciador precisa tá assim firme no seu caráter e no seu Propósito para não aceitar porque a coisa que mais tem é a galera
fazendo 100 pau por mês é só de divulgar porcaria sim sim é é é a ganância né é o zoião né então e e é fogo porque não não é só no YouTube em tudo se você for ver até o governo já tá querendo ganhar imposto em cima disso já tá mudando as regulamentações e tal tá cagando você veas eu peguei um ônibus eu fui lá pra vinda Paulista e até fiz um Story mano atrás de cada banco do ônibus tinha um Patroc um negócio lá de Bet não sei da quanta você pensa o trabalhador
acorda 6 horas vai lá pro fim do mundo aí senta no banco opa vou escanear o q code aqui para fazer minha fezinha r000 do nada eu quero né porque é isso que eu quero é é aí você Vu não é Milionária A Promessa é possível E aí é que pega é é tentador E aí sabe qual que é a treta o brasileiro tá erradíssimo mas dá para entender por quê Porque o brasileiro trabalha para caramba e nunca muda de vida aí tudo que É solução fácil ele vai lá e tenta por isso que eu
falo mano esquece trabalho simplicidade e investimento só tem esse caminho então trabalho tem a ver com renda exra o ex exemplo tem um cara lá do canal isso a pessoa que tá aí assistindo é só digitar 52 ainda exra no YouTube que já sai dá para ver nos comentários lá tudo que eu tô falando Tem um cara lá que ele começou a fazer churrasco de sábado mano baita renda essa top você come churrasco De graça eu pelo menos sou altamente carnívoro né meu o cara vai lá ganha 300 conto por sábado 12200 por mês no
ano ele ganha mais de 14.000 trabalhando de sábado só tipo 4 5 horas ali com 14.000 você quita todas as suas dívidas você monta sua reserva de emergência você começa a investir e vai ter pelo menos 6.000 em um ano você tá num cenário totalmente diferente do que você tá hoje só que vai exigir o esforço de ter um ano trabalhando mais fazendo renda Essa É pode ser como o Uber a motriz de aplicativo boleira passear com cachorro sei lá vai ver no vídeo lá que tem ideia para caramba tem uma moça do canal que
ela começou a vender aqueles con trufado esses bagulho uhum no trabalho dela não é nem uma hora estra que ela faz ela vai pro trabalho deixa lá o pote ó galera quem quiser tá aqui é r$ 2 cara não sei se vocês já trabalharam como CLT eu trabalhei por 19 anos como CLT Você tem uma coisa que dá vontade de comer um Doce depois que você come aquela marmita esturricada do micro-ondas lá mano todo mundo no trabalho vai ver aquele doce e vai querer comprar a mulher tá tirando 600 conto por mês Qual que é
o trabalho dela uma vez por semana e comprar o pote 600 Você já viu o cara que postou e do do motoboy Você já viu vende doce pra pessoa eu vi muito boa é aí ele falou assim não o Gênio do marketing porque tipo assim ele ele tá levando o quê Pizza ou hambúrguer ou o que quer que seja ele chega na tua porta e fala assim ó você comprou a janta eu vendo a sobremesa você que é no pix você paga ali sei lá cinco conto 10 conos pro cara no pix ele acabou de
dobrar o que ele fez outro dia eu peguei um Uber eu peguei um Uber que eu não sei se isso é proibido né mas eu peguei esse Uber que tinha tipo assim doces e e barrinha de cereal Bon dentro bombar dentro do carro tudo ali no no banco de trás aí tinha e Amendoim tinha barrinha de cereal tinha coisa saudável sabe pequenininha eu mesma comprei porque ligeiro cara hein ligeiro porque demora o trânsito para chegar até aqui falei não vou dar vou pra gente S almoça no trânsit né Total tinha água tinha tudo e aí
qual que é a forma de pagamento na na gorgeta da própria corrida não precisa ficar fazendo pix que da hora cara tipo o que eu peguei a mais ele fala ah me dá o Extra aí da corrida olha ligeiro cara Heiro e a inteligência né não muda em nada o horário de trabalho dele né o cara tá otimizando a renda dele sem aumentar o trabalho dele né Total ele só enche ali toda semana tem de um monte de ideia meu tem um eu eu queria não eu queria te fazer uma pergunta bem específica porque uma
coisa que me pegava muito quando eu comecei a ler ver vídeo sobre investimento e tal eh como você disse nenhuma pergunta é boba hoje sendo que era boba para mim Era era muito difícil para mim há 10 anos 5 anos né e uma coisa que me pegava muito o que eu queria Então falar disso porque talvez para quem tá ouvindo e ouve é só investir é só investir vai lá e investe com um pouquinho a pessoa fala tá bom entendi mas o que é que eu faço porque quando a pessoa nunca ouviu falar é um
caminho muito nebuloso porque parece que entre o beleza eu tô com R 30 aqui entendi tá aqui ó tô vendo no meu banco tá aqui os r$ 0 beleza que que eu Faço agora Uhum PR onde eu mando Qual é Então isso era uma coisa que me pegava muito Qual é o passo a passo para essa pessoa não e é e é o que pega eu mano meu canal começou em 2021 até 2021 eu só conhecia a poupança eu sou típico Bras isso é outra coisa que desanima a pessoa a investir Pô velho poupança rende
0,5 ao mês meu que Mixaria do caramba prefiro ser feliz né aí não investe Eu também não manjava nada nossa faz só TR anos que é foi em 2021 começou é Caramba Você mudou de vida muito rápido de como assim de dívida de vida ah sim é verdade foi Foi incrível meu canal assim deu uma n total e até hoje eu sou grato para todos os seguidores né eu falo Ah vocês Duda você tá mudando a minha vida não vocês que mudaram a minha né que hoje eu tô aqui por causa de vocês hoje eu
tô construindo a casa dos meus sonhos por causa de vocês hoje eu tô ganhando muito mais por causa de vocês então eu tenho uma eterna gratidão e valorização pelo Meu público até por isso eu não divulgo porcaria né E até por isso eu tenho uma Filosofia de não vender nada para eles a minha vida já foi mudada então eu quero dar tudo de Duda você poderia fazer um um um curso aí de 1200 meu você não tem noção do tanto de gente famosa que me procura para fazer curso comigo eu falei eu não quero caramba
não mas você pode ganhar 1 milhão eu não tô preocupado você não sabe quanto eu ganho né tipo e eu não quero cobrar nada tanto que se Tudo der certo eu vou lançar um curso e vou dar de graça porque a minha vida já mudou graças a essa galera agora o mínimo que eu posso fazer é falar galera agora toma aí para vocês espero que vocês consigam também porque eu já tô nadando aqui na na bênção na na alegria já tô ganhando dinheiro que eu nunca que imaginei que eu ganharia na minha vida então não
não tem para que eu querer ganhar 10 milhões com uma fórmula de lançamento Não não eu quero que você Mude de vida aí que a minha já tá ótima né então eu também não manjava nada de investimento e desses TRS anos para cá eu tive que começar a estudar aí eu tirei certificação e tal só que eu gosto muito reforço isso no meu livro é assim e no meu canal é assim de explicar de uma forma mais tosca possível porque eu já me senti burro por 35 anos na minha vida assistindo vídeo não entendendo é
nada mano eu não entendia nada desse vídeo velho pelo amor de Deus a pessoa Começa a falar ah não porque aqui ó tesouro direto É não porque aqui a taxa Seli aqui ó se o IPCA bater você vai ter um deságio de mas eu não sei o que que é deságio pois é eu não sei o que IPCA nem Seli não sei nada outos dois então eu gosto muito de simplificar porque eu acho que só quem se sentiu muito burro entende o desespero de você ouviu alguém não entendeu o que tá falando você para o
vídeo na hora e fala eu não vou investir bosta nenhum Ah se lascar vai Não e a pessoa quer eu porque eu sentia isso eu falava entendi cara eu entendi eu eu eu vou economizar não vou comprar blusinha mas aí eu faço o quê Porque a blusinha eu sei como eu gasto é facinho eu sei como ir eu sei ir pra loja eu sei pagar a blusinha eu sair com a blusinha e o investimento é prática é muito mais fácil né Ó vou tentar resumir aqui o principal de investimentos então primeiro o que que é
investir é você colocar seu dinheiro em algum lugar que Vai fazer com que ele cresça eu sempre dou esse exemplo ah coid AD viu árvore dinheiro não dá em árvore dá sim o nome dessa árvore é investimento que é um negócio que você põe teu dinheiro e ele começa a pingar dinheiro para você todo mês Quanto mais você cultiva essa árvore chamada investimento mais fruto de dinheiro ela vai te dar então sim existe uma árvore que dá dinheiro se chama investimento Existem várias árvores assim vamos começar pelo básico aqui Hoje a gente tem dois grupos
de investimento são primeiro os investimentos de renda fixa e depois os investimentos de renda variável Então vamos focar no nome para não ficar confuso para ninguém renda fixa é isso o próprio nome já tá dando a entender a sua renda o seu rendimento a sua rentabilidade é fixa então um investimento de renda fixa é o tipo que você coloca a tua grana e eles já te falam quanto aquilo vai render Uhum é 10% ao ano é 15% é 20% é 3% não interessa é já tá falando quanto é e esses investimentos de renda fixa eles
normalmente T um prazo não todos mas a maioria tem um prazo até porque eles estão te garantindo uma que não vai oscilar mediante a inflação então eles também não vão correr o risco de te garantir 10% correndo né sem saber o que vai ser o dinheiro daqui 3 anos é muito tempo exato então a maioria tem um prazo menor e o que as pessoas precisam Entender é que esse tipo de investimento de renda fixa ele tem quase todos a mesma segurança de uma poupança e alguns até mais seguros que a poupança exemplos de investimentos de
renda fixa primeiro poupança Por que que a gente mete o pau em poupança cara se você só conhece poupança é melhor do que nada a vida inteira eu botei meu dinheirinho na p e foi ali que eu consegui fazer meu pé de meia para comprar meu imóvel é melhor do que nada só que tem opções que rendem o Dobro da poupança e é seguro tanto quanto a poupança porque também é do banco também tem lastro também tá tudo certo B exato Então vamos pegar o primeiro aqui CDB O que é CDB CDB é quando você
empressa o seu dinheiro pro banco e depois o banco vai te devolver a tua grana com juros que é aquele exemplo que a gente deu né o juro do cartão te ferra e o juro do investimento te faz se dar bem O jogo inverteu exatamente par o jogo virou é então esse esse é o ponto Mais louco meu ó aqui vamos aqui o microfone aqui é o banco aqui sou eu eu vou emprestar R 1000 pro banco e aí um ponto né a pessoa já começa a ficar meio insegura Pô velho emprestar dinheiro para banco
Banco tem dinheiro para caramba para que que eu vou emprestar isso aí tá com cara de golpe hein Não não é golpe quanto mais eu vou aprendendo estudando mais eu percebo que ricos amam fazer dinheiro usando o dinheiro Dos outros e não o deles mesmo então é isso que o banco faz o banco chega para mim e fala primo pobre se você botar aqui R 1000 depois eu te devolvo r$ 200 Opa Tá bom vou ganhar vou ganhar duzentão investir aí o banco vai pegar esses 1000 e vai emprestar pro Zezinho que tá ferrado tá
ontem é é sabe você ontem sim exatamente mano muito lascado aí o banco vai chegar pro Zezinho e fala Zezinho você tá precisando de dinheiro você tá lascado aí né Tadinho vem cá ó Eu te empresto R 1.000 só que depois você me devolve 15.500 Tá bom o Zezinho fala tô aguniado aqui tô todo lascado Manda aí aí eu emprestei 1000 pro banco o banco emprestou esses 1000 pro Zezinho o Zezinho vai devolver 15.00 pro banco o banco vai me devolver meus 1200 e o banco sem usar dinheiro dele para nada ganhou 300 contos só
que ele faz isso centenas de milhares e muita grana é muito dinheiro é é então Esse prin Esse é o conceito do banco existir é para isso é para ganhar dinheiro bco é banco não é amigo de ninguém is ele não fala eu guardo o seu dinheiro vem aqui eu tomo conta eu tenho um cofre seguro aqui ainda para colocar mais que eu gosto tanto de você ah então esse é o princípio do CDB Você emprestar dinheiro pro banco aí o banco faz empresto pro você assinho e beleza depois te devolve aí você pensa Duda
Mas e se o banco quebrar aí ferrou aí eu não Vou botar dinheiro no banco não tem banco que quebrou e tal primeiro lugar esses dias eu fiz um programa lá com o cara que é o CEO do FGC o que que é o FGC chama fundo garantidor de crédito o FGC é como se fosse um seguro que devolve o teu dinheiro caso esse banco quebre por CPF é 300.000 por CPF até 250.000 por CPF por instituição bancária só que o primeiro ponto é aqui no Brasil é muito difícil um banco grande quebrar muito difícil
mesmo isso eu aprendi Esses dias com esse cara do FGC Por que que é tão difícil um banco quebrar o cara estava me explicando que o Brasil tem um monte de problema mas o sistema bancário no nosso país é um dos melhores do mundo falou isso ontem é é muito bom o pix é nosso é coisa nossa que que acontece quando um banco quebra o sistema inteiro se ferra Porque pensa comigo vamos imaginar um nubank da vida tem 80 milhões de clientes entre Pessoas e empresas se o nubank quebra 80 milhões de pessoas vão ficar
sem dinheiro para comprar compra no mercado para pagar conta de água para pagar imposto Então se um banco quebra não é o banco que se ferra é o país inteiro e um outro problema quando um banco como vou mudar outro aqui vai o Inter quebra surge um problema chamado corrida bancária o que que é corrida bancária todo mundo de todos os outros bancos começa a ficar desesperado mano se o Banco Inter quebrou o no Bank também pode quebrar vou sacar tudo mano o Bradesco também vou sacar tudo todo mundo começa a querer sacar e o
problema é que o banco não tá com esse dinheiro por quê Porque o dinheiro que todo mundo bota ele emprestou pro Zezinho e o Zezinho não vai pagar ele de volta cor pagar cada um seus problema né exato então o FGC é um negócio que foi criado para proteger o investidor mas mais ainda para proteger os bancos porque Quando você tem FGC você sabe que se o banco quebrar o FGC devolve o dinheiro que você tinha lá e quando você tem essa cobertura você fica menos agoniado para esse negócio de querer e sacar todo o
dinheiro que tá no banco x ou Y então mesmo que você Invista num CDB e esse banco quebre o FGC te devolve o valor que você tinha lá desde que seja até 250.000 que é grana para caramba tá então começa por aí qualquer CDB tem Banco Bradesco Itaú NOB Inter C6 pague Bem Qualquer CDB tem essa cobertura deve G então é super seguro tanto quanto a poupança sim e e rende muito mais aí vamos pegar um outro tipo de exemplo de investimento de renda fixa tesouro direto tesouro direto ele é considerado o investimento mais seguro
que existe mais do que poupança mais do que CDB mais do que qualquer outro tesouro direto usa o mesmo raciocínio do CDB só que em vez de você emprestar seu dinheiro para um banco você empresta seu Dinheiro pro governo para que que eu vou emprestar dinheiro pro governo porque o governo vai pegar esse dinheiro para investir em saúde educação não sei o que lá e tal depois ele vai te devolver uma grana maior mesmo princípio do banco só que o banco pega o dinheiro para dar pro Zezinho o tesouro direto o governo pega para dar
para quem quer que seja aí a pessoal fala mano mas e se o governo rouba meu dinheiro é o governo é osso mano então assim tudo tem uma Desconfiança tudo é sem o jogo do Tigrinho não nesse eu confio Nosa Esse é bom o Bet da vida né o Bet eu confio agora o banco não sei não hein ó Por que que o tesouro direto é considerado mais seguro de todos porque o governo é quem imprime dinheiro banco não pode imprimir dinheiro o governo pode então se tudo der ruim o governo vai lá imprimir mais
dinheiro para pagar todo mundo e outra coisa se o governo quebrar Pode ter certeza que todos os bancos já estão Ferrados muito antes dele então é considerado o mais seguro de todos outro exemplo super prático de renda fixa que você investe é seguro e já fala quanto você vai ganhar caixinha do nubank porquinho do banco Inter cofrinho do pck Pay tudo parecidíssimo com a poupança tem a mesma segurança da poupança a mesma facilidade de colocar e tirar o seu dinheiro só que rende bem mais então é melhor você botar numa caixinha do nubank do que
deixar na poupança você já Vai ganhar mais com a mesma praticidade tá e tem outros investimentos de renda fixa agora aqui desse outro lado a gente tem os investimentos de renda variável que que é renda variável Duda é um negócio que a renda varia uhum a tua rentabilidade varia para cima e para baixo você pode ter um lucro muito bom mas também pode ter um preju muito grande tudo pode acontecer então aqui você pode na renda fixa 10% ao ano 12% ao ano tá legal é uma grana boa já e tem A segurança top agora
se você quer investir num negócio que pode dar mais dinheiro você vai ter que assumir o risco que isso aqui te dá é o que a gente chama no mundo de dos investimentos de prêmio de risco é o prêmio que você ganha por aceitar correr o risco ninguém tá falando que aqui é seguro tem risco você quer para ganhar mais quero então depois não reclama se der ruim e aqui é muito louco porque tem investimentos aqui por exemplo ações Dólar ouro criptomoeda fundos imobiliários bolsa tudo bolsa de valor tudo tudo isso aqui altas e baixas
Mas em compensação tem opções aqui que rendem 100% ao ano 10 vezes mais que a renda fixa tem opção aqui criptomoeda por exemplo que no ano passado rendeu 99% em um ano 90 vezes mais que a poupança nos Só que também tem opção aqui que caiu para caramba e quem investiu dinheiro lá perdeu dinheiro em vez de ganhar então aqui é o lugar que Você tem que manjar e estudar mais para não fazer besteira o grande erro da pessoa é não manjar nada de investimento e começar a investir em ações começar a investir em criptomoeda
começar a investir em dólar por exemplo peg o dólar Ah o dólar bateu 5,40 o dólar caiu para 4,90 por quê que é variável você bota teu dinheiro para comprar dólar você não tem certeza absoluta se vai dar bom tem estudos dá para você analisar o mercado macroeconomia que é a economia Que movimenta o mundo inteiro Será que a guerra na Ucrânia vai esses bagulho então aqui é um negócio mais complexo mas o principal é comece por aqui renda fixa não começ pela renda variável nunca e não coloque tudo que você tem nenhuma grana graúda
aqui na renda variável porque aqui se der cagada você tá ferrado aqui é muito difícil praticamente impossível dar cagada no nosso pa conservador né então tipo de investimento a gente tem três perfis Conservador o cara de perfil moderado e a pessoa de perfil Arrojado conservador é a pessoa que tá começando que é o corajoso é o Arrojado é o doidão é o doidão olho é muito burro ele é muito inteligente Arrojado é o eufemismo né Ah ele é Arrojado não ele não é Arrojado ele é ousado você tem que manjar muito para você botar então
o perfil conservador ele quer tudo na renda fixa porque ele fala eu quero ganhar um dinheirinho mas não quero Correr risco nenhum eu gosto desse ótimo tá bom perfeito foi o que eu fui fiz a vida inteira hoje eu já sou moderado o que que é o moderado a maior parte tá na renda fixa mas eu arrisco alguma coisa na variável porque aqui eu posso ter uma rentabilidade muito maior uma pequena parte uma pequena e a medida que você vai aumentando o seu perfil de renda variável você vai entrando mais pro perfil do cara Arrojado
ou arriscado Ou doidão E aí é é sério isso ou o cara o Cara de perfil Arrojado ou ele manja para caramba ou ele é burro para caramba né então você se você é burro você não pode estar aqui eu eu não sou eu tenho um canal com 2 milhões eu não sou Arrojado por qu porque eu não sou inteligente o bastante a ponto de botar tudo que eu tenho aqui tá estudando isso n tô estudando para isso você pega por exemplo Luiz barce Luiz barce é o cara maior investidor da Bolsa de Valores do
Brasil é absurdo ele ganha 1 Milão 100.000 por dia de renda passiva ele tá tudo em ações mas o bicho manja muito ele tá décadas falando não eu não tô então eu tem que começar no café com leite e tomar cuidado para não deixar o seu des é vou pegar mais fica a vontade ilustrando o que ele fala aqui a gente é assim da hora então esse que é o ponto entende você tem que começar a investir e estudar e Mano não não não pensa que estudar é tipo uma ai eu tenho que fazer Uma
faculdade não assistir um podcast às vezes de 1 hora e meia você já vai aprender para caramba para onde investir cinco vídeos no YouTube Você jázinho sabe sabe sabe o que é louco esse dia eu tava fazendo um cálculo que na vida a gente passa mais ou menos 16.000 horas estudando desde a educação infantil Ensino Fundamental faculdade e tal 16.000 horas pra gente ter uma profissão e ganhar dinheiro aí você fala pra pessoa ler um livro para saber como usar Esse dinheiro ela acha muito você faz um vídeo de meia hora meia hora pelo amor
de Deus o cara veio 20 horas de Big Brother por mês agora assisti um vídeo sobre educação financeira para aprender a usar com inteligência aquilo que ele passou 16000 horas estudando ele acha muito aí não tem não tem como você culpar ninguém que você é burro mesmo você não tem prioridade na vida não tô falando que você tem que assistir todos os vídeos de Finanças talvez você não Curta tudo bem mas uma noção você tem que ter né você você não precisa manjar de dirigir uma empilhadeira você não precisa manjar de pilotar um avião a
não ser que você seja o Pablo Marsal da vida aí né que inclusive em breve vai vai est lá no fritado você não precisa mas você não tem a opção de não saber lidar com o teu dinheiro porque isso tá totalmente relacionado 24 horas por dia com a sua vida do nascer até o morrer você vai Lidar com dinheiro até 85 Então tem um monte de coisa nessaa vida que a gente não precisa aprender mas lidar com dinheiro de forma inteligente não é uma opção é obrigação A não ser que tudo bem você viver lascado
a vida inteira tinha que tá na matéria escolar isso na grade escolar tá entrando agora né Depois de um tempão tá entrando agora o Governador aí colocou lá no ensino fundamental e tal isso vai ser muito bom e justamente por não ter na escola que as pessoas Ignoram Sim ela pensa e assusta né É mentira é golpe é assusta Tipo se fosse importante mesmo eu estaria sabendo disso há 30 anos sim cara não assim a gente tem há pouco eu não sei como é que tá hoje mas há pouco tempo a gente tinha 2% de
investidores no Brasil sendo que nos Estados Unidos é quase 50% das pessoas que investem então você entender o quanto isso faz diferença pra vida das pessoas culturalmente eu tô falando né tipo assim a gente não tem a cultura do Investir do guardar do economizar do aprender a lidar com dinheiro e lá a gente tava falando disso ontem a renda extra é uma coisa normal todo mundo lá é padrão a renda extra para eles é assim melhor dos dois mundos eu tô aqui fazendo tenho meu emprego mas eu tenho uma renda extra e se lá que
já é um nível melhor de vida a galera já tem essa mentalidade imagina aqui que o salário mínimo é r$ 100 uhum pessoal chega e fala Duda eu tô ganhando R 14.00 Eu não consigo mudar de vida cara mas nem eu conseguiria não tem como r$ 400 cara o financiamento da tua casa e o mercado já dá R 15.00 Uhum em São Paulo não existe aluguel menos de 1000 velho eu não sei que seja um muquifo velho você sabe tem tem as três regras do aluguel né Hum que é é bem localizado Uhum que é
o que você quer e é o que você pode pagar e aí você sempre vai ter que escolher duas dessas coisas que é o bem localizado é o que você quer mas Você não pode pagar você pode pagar e é o que você quer mas não é bem localizado ou é bem localizado e você pode pagar mas não é o que você quer então uma das três coisas não vai entrar a chave perfeita nunca vai ter né É cara então bota na tua cabeça fazer renda exra não é uma opção e tem muita forma de
fazer renda exra de formas que vão exigir muito ou exigir pouco mas não tem como mano tipo um salário mínimo é muito ridículo já fizeram pesquisa aí falando Que pros custo de vida no país o salário mínimo tinha que ser no mínimo seis pau sete pau né mas não é então a gente tem que assumir essa Responsa de não ficar dependendo dos outros isso é uma coisa que eu aprendi desde cedo por isso que eu até fui sempre bem de vida mesmo ganhando uma merreca Meu pai sempre me ensinou e minha mãe né não dever
nada para ninguém e não depender de dinheiro dos outros para viver então às vezes a pessoa chega e me Escreve Duda eu tô precisando de uma grana dá para você me emprestar eu mando o link do meu vídeo de 52 ideia de renda extra faz SAS corre só que o brasileiro ele ficou dependente do dinheiro do dos outros primeira coisa que ele faz é pedir empréstimo primeira coisa ele faz é usar o cartão eu pego de fulano é e não pago isso é péssimo então é muito melhor você se esforçar mais mas fazer tudo que
você precisa com fruto do teu trabalho do que você fazer mais uma Dívida do que você usar cartão que tem juros Absurdos depois se lascar entar nessa nhaca aí desse ciclo vicioso de cada vez mais se afundar então para tudo eu prefiro dar ideia faça uma renda extra faz alguma coisa que vai te dar dinheiro sem você depender de dinheiro dos outros e pedir dinheiro emprestado é empréstimo dos outros cartão de crédito é pedir dinheiro dos outros limite da conta é dinheiro dos outros crédito e cheque especial é dinheiro dos outros Esses dias eu tava
conversando com amigo ele falou uma frase né que ele falou assim que crédito é craque Por que que ele fala isso porque no brasil virou vício depender de dinheiro dos outros é então eu sempre vou falar mano O que que você tá querendo é uma TV faz sua renda essa em vez de ficar parcelando e depois se lascar com juro você não pode pagar É eu vi um vídeo outro dia que o cara falava assim que eh tudo na nossa vida é hábito né E que as pessoas se habituaram A procurar uma solução fácil pros
problemas é então ele falava assim a gente se acostuma a tudo na vida então quando você eh se acostuma a procurar soluções fáceis você sempre vai procurar soluções fáceis é difícil você estar habituado a procurar solução fácil e pensar em trabalhar Hum porque você está habituado por costume por uma vida inteira pensando dessa forma sim o seu primeiro pensamento é me empresta Me dá Me ajuda é banco é cheque especial é Tigrinho né porque eu estou acostumada a resolver da maneira fácil então a última coisa que eu vou pensar é em fazer o corre é
que é o mais cansativo mais exaustivo e aí ele tava falando sobre isso que assim é precisa mudar de fato é a mentalidade é em pensar uma outra maneira de resolver o problema que não seja do jeito fácil e aí ele falava isso que é tão é tão viciante que quando alguém consegue sair do ciclo essa pessoa se dá bem é de e quem tá no ciclo Olha e fala assim não consegue nem entender que não tipo é um passo simples é é mudou de foco e nesse ponto mano você sabe que eu sei que
vocês falaram que de milha ponta eu acho muito legal mas no meu canal Cara duas duas coisas que T mudado a vida do pessoal do meu canal e lembrando meu canal é para pobre que tá lascado e quer sair das dívidas a prioridade dessa pessoa parar de gastar dinheiro sair das dívidas ponto eu não sou contra cartão De crédito não sou contra milha não sou contra cashback mas para quem tá lascado e saindo da dívida eu sou contra uhum concordo com você é é é tudo questão de tem público exato e momento é qual que
é a tua prioridade é ganhar cashback ou é deixar ser um endividado lascado então eu gosto desse programa Hoje eu uso o meu cartão primeira vez que eu usei foi com 36 anos cartão de crédito Nunca tinha usado gosto acho legal ganho ponto Só que eu nunca tinha tido também eu Também nunca tinha tido não e sobrevivemos em 2020 é eu tive uma vez me endividei minha dívida triplicou não conseguia pagar já era cartão de crédito já viu que é ruim negó era anos eu tinha medo de ouvir história cara não posso fazer eu fui
mãe eu fui mãe então sempre era aquela cois tip assim cara se eu me [ __ ] não sou só eu é é um se [ __ ] minha mãe também não tinha Nossa tinha agora e é o que você falou do anos para cá que eu tenho e olha que louco dá para Viver sem é super possível dá só que é controle emocional é calma é respeitar processo eu não tenho dúvida de que 90% da galera que tá mudando de vida no meu canal é porque tá tirando o cartão de crédito e porque tá
parando de viver para impressionar os outros isso aí Ah Duda Qual que é o resumo de tudo aí falou para caramba nesse podcast é pobre quer sair da dívida esquece cartão de crédito e para de viver para impressionar os outros é assim que o meu Público a minha audiência tá deixando de ser pobre aí o cartão de crédito é legal é só que entra nisso é é empréstimo a pessoa vai lá e ela ela consegue Qualquer coisa tendo um cartão de crédito desculpa é o que você tava falando sobre Lembra que você falou de renda
fixa e renda variável não dá para você fazer isso aqui sem dominar isso aqui então o cartão de crédito é legal é claro que é mas não dá para você fazer isso aqui sem dominar isso aqui então Uma vez que você não entendeu como administra o seu dinheiro não tem o controle emocional isso aqui só vai te prejudicar a hora que você viver ali no débito pagou fez pagou ali coloquei realoque meu dinheiro paguei agora eu já aprendi tem C anos que eu tô vivendo dessa forma organizada eu aprendi eu tenho controle agora beleza botei
minha sonan aí beleza é hoje para mim é uma facilidade apenas né Afinal os aplicativos os sites eles mais aceitam Cartão de crédito do que o pix ou o cartão de débito Então para mim é uma facilidade já deixa ali no crédito Tem que pagar tudo num dia só e tá tudo certo nunca acima do limite que eu é você sabe eu eu tenho duas regras hoje eu uso cartão de crédito e para quem gosta de usar Independente de é rico ou pobre Essa é a minha Filosofia de vida duas coisas eu uso o cartão
de crédito para ganhar ponto mil e cashback e não porque eu não tenho dinheiro esse que é O problema a galera usa cartão de crédito porque ela não tem dinheiro para pagar aí você tá ferrado porque o juro deessa desgrama aí é um absurdo E é assim que o banco ganha dinheiro por que que banco libera limite para pobre Por que que banco libera cartão cinco Ah eu tenho cinco cartão de parabéns você tem cinco empréstimos na tua mão grande lixo né então assim hoje eu uso cartão mas eu não uso porque eu não tenho
condição de pagar se eu não tenho condição de pagar Eu vou juntar juntar juntar e quando eu tiver eu vou comprar então duas regras primeiro eu uso o cartão para ganhar os benefícios e não porque eu não tenho dinheiro se eu não tenho dinheiro a minha opção não é usar cartão é não comprar é exato É e a segunda regra é com relação a cartão aí coisa minha eu não parcelo nada na minha vida nada a única coisa que eu parcelei na minha vida até hoje foi o meu financiamento que eu não tinha bala na
ulho para Comprar um apartamentinho lá em Osasco n tive que financiar e tá tudo certo financiamento ajuda às vezes n foi ótimo é a melhor coisa mas essa é a minha regra Ah Duda e aquele argumento lá de que você parcela depois você antecipa não pobre vai fazer cagada e aquele argumento lá de que é melhor você parcelar porque tem rico que fala assim ó até presse papo de dívida boa por isso que eu falo mano tudo tem a ver com público a galera mete o [ __ ] que eu Fala mas mano meu público
é pobre não tem como eu divulgar uns bagulho para ele que não faz sentido para eles então tem como você falar assim ó parcelar é super legal na sua Live dá não dá primeiro regra de lógica básica no mundo intelectual da humanidade todo parcelamento se torna uma dívida que que é dívida é o que você comprou e não pagou tudo ah eu parcelei uma coxinha dívida Ah eu parcelei a água o Ness café dívida Ah eu comprei a TV dívida Parcelei se você não parcela nada você nunca vai ser individado se você parcela você nunca
vai deixar de ser um individado se você parcela tudo que você compra porque cada parcelamento se torna uma dívida nova seja de 1000 10 ou de 100.000 Então esse é o primeiro ponto toma cuidado com o parcelamento outra coisa tem a questão do controle emocional a gente é impulsivo a gente passa na loja vê aquele negócio que não precisa mano que Lindo essa bolsa esse tênis e sei lá o quê quando a gente compra parcelado no cartão mesmo não sendo algo que a gente realmente quer a gente vai lá e compra porque a gente pode
o cartão me possibilita comprar coisas sem dinheiro agora quando você tem a visão de juntar juntar juntar e comprar Vista Você tem tempo para ter certeza se você realmente quer quilo Então faz de conta que eu tô no shopping eu vejo essa TV caramba que da hora vou comprar agora parcelei Dívida feita se eu olho a TV e falo Caramba que legal vou Juntar uma grana aí para comprar ela passa um dia uma semana duas semanas um mês talvez nesse período eu percebo caramba eu nem precisava dessa TV era pura impulsividade minha né então você
acaba dando tempo para se conhecer e ver se era impulso ou não aquele negócio né Outra coisa eu sempre falo pra pessoa assim à vista aí a pessoa chega e fala assim Duda não tem como o pobre comprar nada à vista não Claro que tem cenários diferentes mas normalmente não tem porque metade do salário do cara já tá comprometido com fatura do cartão uhum com parcela com parcela é claro que você não consegue Você parcela tudo aí quando você vai ver você ganha 2000 e a parcela do cartão é 1000 esse dinheiro esses 1000 que
era para você comprar as coisas à vista você tá usando para pagar fatura de coisa que você já fez lá atrás aí Você vai pegar empréstimo no banco aí você já faz outra dívida entra num ciclo absurdo né então por que que muito pobre não consegue comprar nada à vista eu vi uma pesquisa eu não achei pesquisa recente mas uma das que eu achei mais recentes que acho que era 2020 acho fala que a fatura média do cartão de crédito brasileira era R 1.000 e isso há 5 anos então hoje talvez é muito pior é
hoje deve tá 5.000 então é Então imagina como que um um país que o salário mínimo é 100.00 a parcela do cartão de crédito é 1000 e pouco média é não não tem como você nunca vai conseguir comprar nada à vista porque tudo que você compra ser parcela então todo o teu salário aí Entra naquele que eu falei do pobre todo endividado não tem dinheiro no banco e vive para pagar boleto e conta Qual a graça mano de você trabalhar 30 dias saber que não seja dia útil seu dinheiro já vai ter todo embora para
coisas que você já usufruiu lá atrás Esse é um Princípio muito importante que eu falo na parte sobre viagem né tá entrando no negócio de viagem lá que vocês falaram cara evita comprar viagem e parcelar para depois da viagem primeiro porque você vai ter que ficar pagando por um tempão um negócio que você já desfrutou e segundo é porque quando você tiver na viagem você já vai começar ficar triste sabendo que a viagem tá acabando mas a conta vai demorar 12 meses e e tem outra coisa você gasta na viagem ainda que Você tenha pagado
o pacote na viagem você gasta E aí naquele mês você não tá preparado pro dobro porque aí eu dobra aí você tem a parcela Você vai continuar pagando a parcela paraos próximos meses e aí agora você ainda fez no cartão de crédito que você gastou na viagem e e eu gosto de falar de viagem que assim para mim viajar é um dos maiores Prazeres que eu tenho na vida como eu gosto de viajar para mim é um dinheiro que esse vale a pena mas sem Fazer dívida sen não vira pesadela a viagem lá né mas
é experiência de vida né é muito bom né então exige planejamento Brasil merece viajar você sabe que eu escrevi no meu livro né uma das falei a né que o que mais me motivou a escrever esse livro é ver como brasileiro trabalha para caramba e não usufrui pois é é desesperador é é um ciclo de pobreza miserável que você vai ficar arrastado você não tem prazer para trabalhar você não tem prazer para viver Você não tem prazer para nada sim só que aí você vai ver ele tá pagando todos os streamings que existem possíveis e
não vê nem filme tem para ver nada ess são depois dá pra gente falar de organização financeira se vocês quiserem mas a viagem é um negócio muito bom viajar é muito da hora só que algumas dicas que eu dou pro pobre primeiro nem toda viagem precisa ser enorme tem gente que ai não vejo a hora de chegar nas férias de 30 dias cara faz um bate-volta para Uma cidadezinha aí do interior já é uma viagem já te dá um desestresse né sei lá como é que fala sim ou vai PR São Roque ass aqui sei
lá pertinho é faz alguma coisa legal e outra coisa extremamente importante para de ser jumento e querer meter te o louco em toda a viagem que você faz eu tenho um lema assim que que é meu lema mas pode ser de outra pessoa você prefere viver você prefere viajar fazer uma viagem muito louca uma vez a cada 5 anos ou fazer várias viagens mais Simples mas todo ano sabe é eu prefiro isso pô viajar tem gente que foi viajar faz 5 anos não eu gosto de viajar o tempo todo só que eu não meto louco
na minha viagem então pode ser viagem mais c não precisa ser uma viagem Ah uma semana vai três dias aqui em Riviera sei lá Guarujá né já é uma viagem outra coisa muitíssimo cuidado com alimentação porque por muitas vezes o gasto com alimentação é maior do que todos os outros gastos da viagem por toal comi Marmita a vida inteira nessa viagem aqui eu quero comer lagosta grande porcaria aí você come a lagosta depois fica 12 meses pagando a bendido da lagosta que você já comeu e já cagou inclusive né então mano para deber e viva
normal na tua viagem porque se você meteu louco aí acontece isso você volta com o dobro de dívida né então outra coisa simplifica na sua viagem vocês já eu falei isso num programa fui até ridicularizado lá mas cara eu amo Viajar de barraca acampar cara você vai aqui para Itu por exemplo tem camping lá que tem piscina tem vista é natureza é coisa da hora piscina que 50 conto por barraca por dia às vezes eu vou com a minha mulher a gente gasta na no fim de semana inteiro tipo assim 350 conto contando tudo pois
é só que a pessoa acha que toda viagem é 3.000 4.000 cara a gente volta revigorado pelo menos eu gosto para caramba de natureza esses negócios né fazer trilho na cachoeira e Tal gosto muito então Cuidado para você não achar que toda viagem tem que ser incrível outra coisa você vai viajar vou pegar um hotel mano esse hotel é top velho cara você vai dormir no hotel sabe você fica o dia inteiro fora quer ver uma coisa idiota que eu fiz Man aa bem que minha irmã aqui Pag Porque na minha lua de mel ela
pagou a nossa viagem né Eu e a minha esposa e eu falei Ô meu dá para pegar um quarto com banheira aí da hora tal tipo assim pagou 10000 a mais a Gente usou uma vez a banheira aí você pensa velho 1200 para uma meia hora numa banheira que burrice né então não fica preocupado se a privada é de mármore se a varanda é a maior de toda cara vai curtir a viagem confortável para dormir e é isso é isso que já tá ótimo e assim você consegue diminuir pela metade À vezes porque o custo
de hotel é caro né então fazer coisas mais simples e não meter o louco e querer que seja a viagem da minha vida prefira fazer V Na verdade Nem nem posso recomendar isso mas é a minha visão prefira fazer viagens mais simples várias vezes em vez de fazer uma viagem incrível a cada TRS anos e aí entra até um ponto legal né Tem gente que viciada em sempre por mesmo lugar Uhum é igual a Cris que só tinha tomado nesse café de chocolate não e não conhecia o cappucino não sei da quanto aí né e
agora estou Maravilhado agora ela tá apaixonado Às vezes o cara só vai pro Guarujá Porque ele acha que o gujar A coisa mais incrível do mundo cara você ainda foi para Capitólio mano Capitólio é um lugar absurdamente animal é que deu ruim lá quando caiu aquela pedra lá e deu uma queimada de filme é p Cara eu já fui para viagens internacionais graças a Deus poucos lugares do mundo eu fiquei tão impressionado com o Capitólio eu e a minha esposa fomos de carro dormimos de barraca e o o valor Total lá saiu tipo 500 conto
fim de semana conhecendo os lugares mais incríveis louco tipo assim Saiu 10 vezes mais barato que algumas viagens pro Nordeste ou pro exterior por exemplo incrível então tem gente que vai sempre o mesmo lugar mano ó o tamanho do mundo velho ó o tamanho do Brasil nossa você já receb uma mensagem ai eu tô indo pela oitava vez pra Disney pelo amor de Deus velho oito vezes para Disney Olha o tamanho do nosso planeta né E às vezes a pessoa é tão focada em no L Porque ela acha que aquilo é o melhor que ela
não conhece outros outro exemplo de viagem Muito legal que eu fiz com a minha esposa e que is é o super barato foi uma campar na Caverna do Diabo que é o parque chamado petar que é na divisa ali com Paraná baratíssimo fomos de carro conhecemos caverna andamos lá dentro outro exemplo fom PR busos e Arraial do Cabo uhum mano lá é considerado o Caribe brasileiro muito incrível Po legal ali perto já é Angra e tal já é muito louco tudo outro exemplo que eu já fui também tem uma lá em Angra tem uma ilha
chamada Ilha Grande tudo carro já sai muito mais barato que você ir de avião né tenta ver aí onde você mora o que que dá para você ir de carro ou talvez de ônibus nem tudo precisa ir de avião eu gosto muito eu e a minha esposa a gente conhece um monte de lugar aqui da nossa redondeza tipo assim de até 7 horas de de carro você economiza para caramba você bota mais um casal de amigo divide a gasolina ali baratíssimo só que a pessoa fica com Essa ideia de que não é Europa Tá bom
você pode querer ir para Europa mas caso fique um negócio muito distante vai para uma praia mais perto o Brasil tem lugares incríveis né para fazer outra coisa dá uma olhada em pacotes na internet que já inclui passagem e hospedagem costuma sair bem mais barato vou dar um exemplo isso aqui não é um exemplo simples que é um negócio mais caro mas agora em abril eu e a minha esposa a gente vai paraa puntacana era Um sonho da minha mulher e graças a Deus hoje a gente pode fazer isso né vamos pra Ponta cana cara
e de avião para monta cana hotel cinco estrelas all inclusive e os dois deu 8.900 tá o mesmo prezo de ir pro Nordeste sem all inclusive Uhum Então às vezes você tem que pesquisar para duas pessoas mano tipo assim dá uma olhada porque tem lugar no Brasil que é incrível vale mais que exterior mas também tem lugar no Brasil que a galera mete a faca então às Vezes você ir pro Caribe tá o mesmo prezo de você ir para nordeste não fazendo juizz de valor aqui mas é uma experiência top caramba viajei pro exterior Eu
desejo que todo mundo do meu canal tenha esse prazer Um dia experiência muito louca e pra Buenos Aires por exemplo super também tá bem mais barato que isso e dá para comer muito bem lá gastando pouco é então tem muita possibilidade e esse é o tipo de meta que eu falo o cara Só gasta com Blusa com roupa e tal mano começa pensar em coisas mais legais mano sabe é que não dá para eu julgar também porque cada um tem uma preferência né mas coisas que eu gosto de falar pra galera comprar uma casa é
uma meta muito louca você quitar suas dívidas Você tem uma reserva de emergência você começar a investir pelo menos 10 na conta você fazer com a tua família uma viagem de avião pela primeira vez na vida para sua esposa seu marido seus filhos poderem ter ess Experiência coisa da hora sabe que acrescenta né Agora se o cara não tem uma meta top dessa ele acaba gastando dinheiro com qualquer coisa mesmo né sim né mas viajar é muito bom a a gente não falou de reserva emergencial que é totalmente diferente também de do dinheiro que você
separou ali pro investimento tem que fazer também um pé de meia né uma reserva de emergência tem que ter a reserva de emergência qualquer pessoa tem que ter E isso tem que ser Uma prioridade máxima na sua vida porque esse foi meu foco antes do investimento o meu primeiro foco foi reserva de emergência é perfeito é a ordem Ô qual qual que é a ordem para você sair da pobreza na minha concepção primeira você ficar de saco cheio de ser pobre porque se você não tá de saco cheio de ser pobre você não vai ter
garra uhum para mudar segunda estudar estudar educação financeira não adianta cara você tem um uma coisa que eu tenho reparado é é Típico da pessoa burra achar que não precisa aprender nada e achar que não precisa de ajuda se você acha que não precisa de ninguém não precisa de ajuda vamos PR aprender iso é o mais burro que existe é o tipo mais burro porque toda pessoa que é realmente inteligente e sábia Ela sabe que ela tem que aprender com os outros e aprender com livro aprender com qualquer coisa então estudar segundo queita a dívida
terceiro reserva de emergência não é é quarto Reserva de emergência e quinto investir Então cinco passos saco cheio estudar que tá dívida reserva e investir investir é o último né primeiro não adianta você investir se você ainda tem dívida porque os juros de uma dívida é muito pior do que a rentabilidade de um investimento você tá aqui se lascando no cartão 10% exato e aqui você tá ganhando 10 vezes menos então que tá dívida é aí a reserva de emergência é muito bom porque Ela te ajuda naquele negócio que a gente tava falando de você
não depender de dinheiro dos outros para pagar seus incêndios e para limpar as coisas ruim que acontece na tua vida então quebrou uma geladeira furou o pneu estourou a bateria do carro sei lá estourou o cano na tua casa se você não tem uma reserva de emergência empréstimo cartão de crédito limite da conta Vai se ferrar então reserva é uma grana que você tem que ter separado para usar em Situações de emergência sem depender de dinheiro de ninguém e aí a reserva vamos lá se a reserva é uma prioridade e é uma prioridade você não
deve se preocupar mais em ter um tênis muito bom do que ter uma reserva de emergência você não deve se preocupar em ter um celular caro mais o que ter uma reserva de emergência um relógio Resumindo se você não tem uma reserva de emergência de pelo menos 3.000 nada é prioritário com relação ao seu dinheiro do que isso E aí a gente Fica doido porque a não o o não ter uma reserva pode te ferrar muito não ter um iPhone 15 não pode te ferrar Você pode ter o 13 Você pode ter o 12 mas
foca em ter uma reserva de emergência o ideal da reserva é que ela seja de pelo menos 6 meses do seu custo de vida uhum só que para falar isso para uma pessoa pobre é meio desanimador Pô meu meu custo de vida é 2.000 por mês cara para ter uma reserva 6 meses 12.000 vou demorar anos para montar isso então o que que eu falo Monto uma reserv de 3.000 porque com 3.000 Você já consegue apagar muito incêndio Total sem depender de dinheiro dos outros a partir daí começa a investir seja feliz começa a ver
teru dinheiro se multiplicar mas tem essa reserva porque ela te dá paz uhum com relação a a aquele negócio que a gente tava falando de viver agoniado viver angustiado quando você tem uma reserva de emergência você fica tranquilo mano se der ruim tá lá até porque a própria a Própria reserva de emergência ela pode ficar em investimentos que é 0 mais um né que você tira em um dia ou no máximo exato e já tá rendendo rendendo ela é a reserva ela também um investimento Talvez um pouco menos em em rendimento mas não tá parada
né não e hoje em dia tem opções muito boas de investimento que você consegue tirar no mesmo dia então a tua reserva pode estar investida ela só não pode Qual que é a regra de de reserva de emergência Primeiro ela tem que est num lugar separado da sua conta normal não adianta eu botar a reserva na mesma conta que eu passo o meu cartão para comprar meia senão quando você for ver tua reserva foi pro saco no mesmo mês separada é tem que tá separada você tem que esquecer dela ali deixa lá ela é aí
a segunda coisa lembra dos nomes reserva de emergência eu gosto de explicar o nome que aí fica mais claro a galera memorizar é reserva quer dizer que está Reservado Então pensa num jogo de futebol o cara que tá na reserva ele não tá em campo ele tá separado mas ele é a garantia exato se der ruim Bota ele lá então reservado der ruim ele não vai entrar junto não vai ter 12 em campo exato e não é para comprar pizza não é para ir pro guj é para Emergência É Então tem que tá separado num
lugar separado da tua conta aí ele tem que estar lug de preferência numa conta sem cartão que você não tire de casa não Mexe n porque vai ser tentador Ai eu não tenho dinheiro PR essa pizza não ou então a pessoa fala assim eu uso agora depois eu não repõe você não con não não vai aí já perde o foco e vai embora né então toma cuidado com isso outra coisa a tua reserva tem que tá no investimento de renda fixa não pode botar em criptomoeda senão de repente o mercado tem uma abaixa tua reserva
vai pro saco então renda fixa e a quarta que tem a ver com isso que você falou é tem que Estar em um investimento que tem liquidez o que que é liquidez é a facilidade que você tem de pegar o dinheiro a hora que você quiser então a gente tem investimentos tá tá escrito isso lá na na parte de Invest Quando você vai investir já tá escrito o que que é liquidez diária Você pode sacar hora você quiser como a poupança poupança você pode pegar agora Tem investimento que quando você bota tua grana você só
pode tirar ele depois de Um ano seis meses senão você perde senão você vai te te o que eles Prometeram já não é mais garantido é já não e tem que est num lugar com liquidez porque de que que adianta você botar tua reserva no investimento que vai durar um ano e daqui a dois meses te dá um perrengue aí você tem que usar Ah não pode só daqui a 10 meses você vai poder né então tem que est num lugar com liquidez exempl caixinha do nubank do banco Inter do picpay poupança que rende menos
tesouro Celic que é uma modalidade do tesouro direto que você pode pegar a hora que você quiser CDB com liquidez diária que é aquele exemplo do banco que eu dei aqui pro Zezinho do tipo que você pode pegar a qualquer hora acho que esse é bem legal o CDB com liqu porque ele é fixo e tem a liquidez deárea seguro tem cobertura do FGC e tal e pode pegar a qualquer hora Então isso é muito bom então tenha reserva aí duas frases de de efeito que eu falo lá no meu canal se Você não tem
uma reserva de pelo menos 3.000 não tem um celular de mais do que 1000 não faz sentido você tá priorizando o celular mais do que a tua equilíbrio a tua saúde financeira a tua qualidade de vida se você não tem uma reserva de pelo menos 3.000 não gaste mais do que R 300 num tênis se você tá priorizando ter um tênis de R 1000 e não tem uma reserva você não tá tendo noção senso nenhum de prioridades na tua vida montou aí você pode se você quiser mas não é priorid Gastar com qualquer outra coisa
que vai te dar um prazer se você não tem a reserva que pode dar segurança financeira para você e pra tua família e aí por isso que eu pego mais leve e falo 3.000 Man 3000 já tá bom Já te ajuda muito e isso é mais importante ainda para quem é empreendedor para quem tem empresa cara eu tava vendo Numa pesquisa no site do terra em 2021 1 mil 400 mil empresas quebraram por causa da pandemia eu não tô falando De pessoas de empres aesas quebraram por qu porque nunca imaginou que um dia vir uma
pandemia a gente ia ter que est usando tá louco isso é coisa da China vai acontece aqui aconteceu não tinha reserva então a reserva de emergência de uma empresa o ideal é que seja o dobro 12 meses do seu sustento então Digamos que você tem aí um custo na sua empresa folha de pagamento água luz aluguel do galpão sei lá 10 pau R 120.000 é reserva de Emergência ideal por quê Porque se der ruim se der um lockdown você tem grana da reserva para sobreviver em vez de quebrar como tantas quebraram Isso é questão de
prioridade entende tem um ano aí de de sobrevivência é então é muito importante e é o tipo de coisa que a educação financeira te ensina para mim hoje Isso é óbvio há 3 anos nem reserva de emergência não sei o que que é isso não eu não sabia tipo ah tá bom que eu vou conseguir juntar 120 pau sim é E Você Vai juntando E aí O legal é isso você pode investindo essa grana não é uma grana que tá parada você tá investindo e já vira teu patrimônio também só que para ser usado em
emergência não para gastar no dia a dia né então reserva de emergência é outra coisa fundamental outro Pilar de educação financeira Porque sem ela você vai começar a se lascar uma hora ou outra você vai começar a ter preju você tava falando sobre que a coisa funciona Num cenário pode não funcionar no outro e a gente falou do cartão do exemplo do cartão né Eu tava pensando eu tive eu já financiei carro H muitos anos na minha vida no momento em que era tipo assim aquela prestação mal cabia no orçamento e eu me esforçava para
pagar com o mesmo pensamento de quando eu fiz eu pensei Ah mas eu vou adiantando vou adiantando nunca Adiantei em compensação agora ano passado a gente e tinha uma uma parceria de eh de veículo que se encerrou E aí Como eu faço show e os meus meus horários não dá para ficar sem ter vou para outra cidade fazer show e tal então eu tinha que ter um carro foi uma emergência do tipo assim ó eu vou ter que resolver em 15 dias o lance do carro eu tinha reserva de emergência resgatável uhum né Então olha
olha o cenário como mudou do meu outro financiamento Então eu tinha então eu não precisei fazer o financiamento do veículo aí eu pensei bom eu tenho a Reserva que eu tenho resgatável ela não dá o valor todo então eu posso fazer com o meu banco que eu já tenho acesso bom esse restinho que sobrou esse restinho que sobrou o banco me ofereceu eh a aprovação automática em 12 vezes tá eu falei tá se eu fizer em 12 vezes eu consigo adiantar e eu fiz e eu Adiantei então tipo assim olha o cenário difer tipo assim
com um pouco mais de de eh de organização prévia eu pude fazer de outro jeito e aí dessa vez quando eu Fiz o negócio eu pude antecipar uma coisa que então a mesma coisa an não funcionou para mim sim antes eu paguei o financiamento inteiro me ferrando muito Possivelmente paguei dois carros aquilo que a gente estava brincando e aí dessa vez com mais organização tendo um pouco mais de noção eu fiz E aí funcionou Então como você falou não é o problema não é o cartão de crédito O problema não é o financiamento O problema
não é o que quer que seja é você entender o momento Que você tá sim a mesma coisa nesse momento pode ser ruim no outro momento me ajudou para caramba eu peguei resolvi o problema que eu precisava resolvi na hora fiz o negócio consegui então voltando aend não vai se meter a fazer uma outra coisa se você não domina o começo de tudo é estudar e e estudar sobre educação financeira é algo que é obrigatório para qualquer pessoa de qualquer nível Eh Universitário qualquer coisa assim porque uma faculdade não te ensina a lidar com o
seu dinheiro na vida pessoal até economia se o cara faz economia isso não quer dizer nada a respeito do dinheiro dele por isso que a gente fala ele pode ser quebrado e peloo a quando a gente começou aqui no vendas e a gente teve que resolver algumas coisas de de empresa de nota de não sei o que né eu lembro que a gente sentou um dia as duas desesperadas lembro essa a gente falando Assim ai eu lembro que ela falou uma frase maravilhosa que ela falou eu não quero trabalhar para mim porque tinha um negócio
que você tinha que tipo assim pro pro como era CNPJ aí o dinheiro de você para você mesmo não pode vir de CNPJ para CPF Se você não for aí ela falou eu vou me demitir eu não quero trabalhar tava lendo a pena tá valendo me contratar porque eu eu custo muito para mim E aí eu falei para ela falei engraçado como a gente é criado para não Dar certo uhum né a nossa educação financeira ela é feita para você nunca dar certo quando você começa a dar certo um pouquinho eu não tô falando que
você falou do Milhão não tô falando do Milhão eu tô falando de um pouquinho 10.000 quando você começa a dar um pouquinho um pouquinho certo você se depara com tanta coisa que dá medo eu eu senti isso não sei se pegou em você também eu tinha medo ainda T fazer coisa errada Não eu tenho medo tipo assim às vezes o Contador manda mensagem eu fico preocupada assim Será que eu tô fazendo alguma coisa errada Será que porque às vezes pode ser que eu esteja fazendo alguma coisa errada não tô eu fico sempre preocupada com isso
mas eu digo assim eu fico sempre cara será que eu deixei de pagar será que alguma coisa ser que Porque é tanta coisa diferente daquilo que a gente foi ensinado taxa do lixo meu uhum não é umas coisas doida que você fala assim o eu posso ter Esquecido um imposto de balcão que eu não tenho balcão mas sei lá sabe e que eu deveria pagar e será que eu paguei será que não vai dar problema no final do ano do Imposto você fica por quê falta a educação mínima de de empresa de CNPJ de mei
de é desde cedo pra gente entender minimamente o que é possível fazer porque também tem uma ideia errada de eh demonizar o empreendedor né Uhum porque eu sempre digo isso quando a galera fala muito isso ah porque o o o Dono o dono dono aí eu você fala assim cara se fosse só vantagem ser dono todo mundo era uhum se fosse só vantagem não mas é porque o cara tá tendo dores de cabeça que você não imagina mu é e aqui no Brasil sofre né qu tem negócio né imagina Mas não tem como imaginar não
tem como imaginar porque a pessoa não foi ensinada a se se deparar com todas as coisas que tem que cumprir de regra de lei de pagamento de Imposto de tudo então ela só acha assim ela vê el Trabalha na loja a blusinha ela vende a 100 a blusinha ela fala bom mas se o meu salário é esse eu vendo tantas blusinhas no mês esse cara tá enchendo o bolso só que aí tem tudo que gira em volta de disso para que a loja exista para que tenha lá água luz né tudo da loja para funcionar
eh Então esse olhar que a gente precisa ter entender um pouco melhor como a economia funciona fora e dentro de casa das coisas para poder e se movimentar também como você diz fazer As as outras atividades que podem é e e às vezes não é tipo assim ah ser um mega especialista por exemplo pega pega o exemplo de investimento eu não sou um especialista eu nem tenho form eu eu fiz alguns certificados já já tem algumas certificações mas eu por exemplo não sou o tipo especialista que pode recomendar investimento eu não tenho essa bagagem na
no meu currículo para fazer isso mas o que eu sei eu já consigo identificar o Que que é golpe e o que que não é uhum Esse é um ponto que eu falo que é importantíssimo porque de que que adianta o pobre juntar juntar juntar juntar por 3 anos de repente ele cai num golpe e perde 5.000 que ele demorou 3 anos para investir e hoje em dia tem muito golpe Então quando você entende o mínimo de investimento você já começa a ser uma presa menos fácil de pessoas mal intencionadas sim por Exemplo se em
2021 alguém chegasse e falasse assim para mim Duda eu tenho um investimento aqui ó top renda fixa garantido 40% ao ano eu ia acreditar eu não tenho noção de quanto é certo e quanto não é uhum quando é possível não tem nada deve ser nem um ano demora para caramba Então deve ser bom se eu se alguém chegasse para mim em 2021 e falasse assim Duda tem um investimento aqui ó garantido criptomoeda 5% ao mês Ah só cinco Deve Ser bom então não tá louco 5% ao m daqui a 3 anos você tá trilionário né
não existe então eu não preciso ser o maior Expert do mundo mas eu tenho que ter uma mínima noção de algumas coisas para eu não ser uma vítima do sistema uhum porque o mundo é feito pra gente para montar nas nossas costas O sistema tem tem um conceito né que fala que é o emburrecimento programado como o mundo quer que a gente seja burro Porque quanto mais burro a gente for mais os Grande se lucram a nossos custos e menos a gente questiona exato tanto que tem um livro que eu gosto muito do Napoleão Rio
chama mais esperto que o diabo Napoleão Rio um dos maiores autores que vende mais livro de Finanças autoajuda esses negócio aí né ele tem um um cara lá resumindo é uma ficção e um cara chega no Diabo e fala o diabo Qual que é o segredo para você manter tanta gente lascada no mundo tanta gente ferrada aí lá no livro ele fala né O Segredo melhor A melhor coisa para manter o cara cagado é fazer dele um alienado mas diabo o que é um alienado alienado é aquele não fala desse jeito né mas traduzindo aqui
para meu linguajar alienado é o cara que é burro para caramba e ele é tão burro que ele não tem opinião para nada e tudo que ele ouve ele acredita Essa é a forma mais fácil de manter o alguém cagado a Vina inteira o cara burro que não tem opinião para nada então se o primo pobre fala uma coisa Ah se o Thiago n Ah então Aquilo o Bruno ah Natálio ah caramba mano vai ler livro vai aprender a estudar alguma coisa para você ter senso crítico você ter opinião é pra tua vida porque o
que vale pro primo pobre às vezes não vale pro primo pro público do primo rico E vice-versa então quanto mais burro você for mais tendência de ser pobre a vida inteira você vai ter esses dias eu fiz um post tá falando assim né é típico do burro só querer ganhar dinheiro e é típico do Inteligente querer ganhar dinheiro e conhecimento por o inteligente quando ganha dinheiro continua inteligente agora o burro quando ganha dinheiro continua burro ele só é um burro com dinheiro e vai fazer burrice daqui a pouco vai voltar pra pobreza então quantos casos
de ne cena a gente conhece Assim muitos é voltou pra pobreza em do anos né festa Balada jogador de futebol aí você vê tem ator cara tem ator de de Hollywood que tá endividado V mano como Que alguém que ganha 20 milhões por filme consegue estar endividado vai ser burro Lá diante né consegue por quê Porque formação Universitária não garante que você vai lidar bem com seu próprio dinheiro então a gente tem que estudar vou dar outro exemplo de coisa que eu não manjava nada mas que eu consegui salvar um prejuízo muito grande da empresa
que eu trabalhava antes de ter meu canal eu trabalhava como assistente Administrativo de uma escola aí todo ano ano tinha o reajuste do aluguel era uma escola alugada e isso serve de exemplo de lição para qualquer pessoa que more de aluguel aí chegou lá acho que foi de 2019 para 2020 veio lá o reajuste do aluguel 22% eu falei 22% tipo assim o bagulho aumentou de 15.000 para 18 quase 19.000 mano não é possível que reajuste do caramba É esse aqui no aluguel né Aí eu fui ver o contrato todo ano o nosso Contrato será
reajustado Com base no IGP sei lá que peste é essa GPM não sei nem que R é isso né mas eu fui no Google o que é GPM a tava escrito IGPM é um índice que muitas vezes na maioria dos casos é usado como reajuste do valor do aluguel Uhum mas o aluguel também pode ser reajustado pelo IPCA Eita Man dá raiva quando você começa a ler coisa que junta outra que você não sabe aí você não tem nada é aí você vai no IPC é parecido com o GPM né tipo dicionário né Que vai
jogando uma palavra para outra né e não resolve nada eu fui estudar Resumindo existem dois índices no Brasil um é o IPCA que mede a inflação e outro é o IGPM tem contrato de aluguel que o reajuste é com base na inflação que é o IPCA outros que é com base no IGPM aquele ano eu não lembro direito mas acho que tinha sido 22% o IGPM e o ipcr tinha sido 8 eu liguei pra dona do do imóvel lá falei olha eu vi aqui na internet que o nosso reajuste pode ser Com base no IPC
Ah não tem como a gente trocar porque o GPM tá quebrando NS suas pernas que ela topou aí a partir daquele ano o reajuste do aluguel que isso vale pra empresa vale pra tua casa vale pro seu apartamento que você talvez alugue ela mudou pro IPCA só naquele ano tipo assim foi uma economia de mais de R 100.000 que a gente conseguiu por eu saber o que que é IPCA e GPM e por você questionar é então você vê como uma coisa que aparentemente é inútil ah sei Lá que que é isso não tem nada
a ver com isso tem o aluguel pagando talvez tá muito mais caro porque você não sabe o que que significa duas siglas então você não precisa ser o maior Expert do mundo mas tenta dar uma fuçado em uma coisa ou outra assim que pode ser que seu dinheiro tá indo pelo ralo você tá fazendo trabalho tá fazendo renda extra tá fazendo um monte de coisa só que por causa de uma sigla maledita você vai perder aí 10.000 12.000 no ano por não Saber o que que ela é então estudar e aí uma coisa que eu
gosto de falar também é sobre a importância de livros cara Eu gosto muito de aprender com livro eu sempre odiei ler fui péssimo aluno na escola eu era horroroso só passava de raspão ia pro exame todo ano nunca gostei aí eu até falo né que a minha vida não sou exemplo para ninguém a minha vida estudantil Começou quando a minha vida escolar acabou eu comecei a gostar de estudar quando eu saí da Escola hoje eu Meu método preferido de aprendizagem é livro porque livro é muito mais confiável do que vídeo na internet e eu falo
falo isso por mim livro é muito mais confiável que o meu canal por quê Porque o meu canal eu faço um vídeo se falar asneira no dia seguinte eu tiro agora livro não tem como eu tirar meu livro de circula ai tira aí todos os livros aí que eu falei asneira na página 29 a minha responsabilidade deixa eu ver qual que é Né A minha responsabilidade ao escrever um livro é muito maior do que a minha responsabilidade envolvida em fazer um vídeo sim né tanto que olha que interessante esse dia eu tava vendo uma pesquisa
da Serasa eles entrevistaram acho que 2 3.000 pessoas e Perguntaram assim para você qual que é a fonte mais confiável de aprendizado YouTube internet livros amigos ou Influenciadores ou choquei é ou ou choquei 80% falou livros livros para mim é o mais confiável aí a próxima pergunta qual o seu método de aprendizado mais usado 88% era livro então você vê a galera sabe que isso é o mais confiável vai o vídeo vai pro Kawai com o caminho mais e ó no meu programa pobre show que eu entrevisto a galera Cara eu acho que todos até
hoje eu já falei com 50 pessoas é que esse ano eu tô saindo do nicho de Finanças e Começando a gravar com outras pessoas né inclusive estão convidadas para ir lá um dia vai ser um prazer é até o ano passado eu só falava com gente de Finanças Gostavo serb natáli arur Luiz Barça um monte de gente eu acho que todos os convidados que foram eu pergunto como é que começou como como é que você foi parar nesse início de Finanças Ah é que em 1998 eu li um livro todo mundo mano mudou de mentalidade
por causa de um livro Pai Rico Pai Pobre o h Da Babilônia seg da mes qualquer um livros transformam a nossa mente e aí eu trago de novo aquela estatística você passou 16.000 horas estudando criatura 16.000 horas custa ler um livro um livro mano doisas é se você quiser vai lendo aos pouquinh tá cagando vai ler enquanto tá lá meu mas Leia porque senão você trabalhou 16.000 horas para só fazer asneira com seu dinheiro quando tiver no ônibus ao invés de ver o anúncio do Tigrinho no banco da frente Lê Lê vai lendo vai bota
audiobook vai o que você quiser a Verônica do faxina boa no transporte público ela escreveu um livro ela escreveu um livro ela escru livica não conheço conversa com El boa isso que ela era diarista E aí todos os dias ela começou a escrever o livro da história dela histórias de vida e como que ela tava mudando a vida dela num celular num celular velho Caramba ela criou o arquivo e começou ela escrever o livro Dela no met Liv morando num barraco que era só um quadrado com Não sei dois três filhos dela caramba da hora
hein e aí ela escreveu o livro o livro vendeu bem para caramba ela começou a ser contratada para palestras e mudou de vida a partir que da hora Man você ia adorar conversar com ela e é isso que eu gosto sabe olha para quem conseguiu né no mundo tem dois tipos de pessoa quem arranja desculpa para tudo e quem faz acontecer não adianta disso aqui que a Gente tá falando pode ter certeza que vai ter nos comentário Esse é um playboyzinho que não sabe nada da vida mais um tipo assim o cara não sabe nada
da minha vida mas vem encher o saco né É sempre gente que arranja desculpa e gente que faz acontecer se você for ver lá o 52 ideia de renda extra vai ter dois grupos lá quem tá mudando de vida tá ganhando dinheiro que pegou uma ideia ali tá fazendo e tem gente que fala que não é justo que o mundo não é justo Justo que já trabalha muito e vai continuar pobre não adianta eu gosto muito de pegar esses exemplos tipo dessa moça da diarista investidor do mineir investidor gente conseguiu olha para quem consegue porque
quem é bom para arranjar desculpa não é bom para mais porcar nenhum porque para tudo ele tem uma desculpa Tem uma coisa que eu eu sempre observo que já falei isso inclusive no Vênus a pessoa que já fez ela nunca vai julgar quem tá começando a Fazer então o cara que já investe ele não julga quem tá investindo R 30 por mês é verade ele sabe que de alguma forma é melhor começar do que não começar ele sabe quem julga é quem tá investindo zero que fala assim o que 30 para m de ser trouxa
é que vai investir 30 nada você vai chegar em lugar nenhum Mas quem já está fazendo então o que você falou olha para quem já tá fazendo e uma coisa que eu reparo também é que quem se incomoda mais é o mais perto de Você porque a pessoa que tá num outro lugar ou ou assim muito para baixo ou muito para cima ela não se identifica com a sua situação então ela não se sente tão eh instigada a agora a pessoa que é teu vizinho teu co que tá aqui hora que você começa a fazer
um pouquinho já incomoda mas não é porque você incomoda é porque a pessoa começa a se cobrar caramba eu a gente tem o mesmo salário como é que ela tá fazendo eu não tô a gente faz as mesmas Coisas como é que ela conseguiu e eu não aí começa a doer quer me falar alguma coisa não e aí começa a doer na pessoa e ela fica tentando te desanimar para para com isso vai fazer tipo péssima decisão faz porque na verdade ela não está conseguindo ou ela não está se esforçando tanto para fazer Uhum E
aí o fato de vocês serem mais parecidos dói mais é aquela coisa né tipo assim o o salão de beleza que abriu lá no centro não me incomoda mas a minha Vizinha como que eu vou explicar que eu não tô crescendo sim é exatamente e tem gente que é invejosa tem gente que é invejosa né tipo assim o cara ele prefere criticar vou dar um exemplo no meu canal eu raramente faço pu aí acho que esse ano já estamos indo pro final de março eu fiz cinco pues tem mais de centenas de post que eu
fiz Desde janeiro né fiz cinco ess dia eu fiz uma um cara comentou e você fica fazendo essas pbl aí para ganhar Dinheiro mano você tá preocupado porque eu tô fazendo a quinta puble em quase 90 dias ou você tá irritado porque você sabe que eu tô ganhando dinheiro e você não n então tem muita gente assim né então tem que tomar cuidado com isso outra coisa que eu sempre falo pra galera Cuidado para não ter preconceito com gente rica tem rico idiota mas tem rico gente boa assim como tem pobre idiota e pobre gente
boa não adianta não não dá para você ter raiva daquilo que Você quer ser um dia então tomar cuidado com isso rico que tá lutando sim até porque você ensina o teu cérebro a odiar aquilo e de alguma forma você se distancia daquilo é mesma coisa o cara que tem óo de craque nunca vai ser um craqueira Teoricamente né o cara que tem raiva de rico também nunca vai ser isso aí que é a fonte do ódio dele po e um ponto importante que você falou se negócio de dos amigos das pessoas que estão perto
é Assim é muito esses dias eu li um livro muito bom do Thiago Godói chama papai financeiro ele tem um canal chama emoções financeiras ele fala muito sobre a importância das emoções na nossa vida e ele fala sobre a importância do autoconhecimento aí eu eu falo né Quanto mais você se conhecer quanto mais você sabe quem você é o que que é importante para você onde você quer chegar mais fácil você tem de conquistar As coisas em vez de ser uma vítima do sistema uma pessoa que vai ter tudo isso definido pelo Coach Ah o
Coach vai definir quem você é não eu defino quem eu sou eu defino que é prioridade eu não me baseio no que Coach fala tá embora tem alguns são são muito bons mas pra minha vida eu tenho que saber o que é prioridade para mim Uhum E se você não tem essa personalidade esse autoconhecimento você não consegue mudar de vida porque toda vez você tentar Mudar de vida pessoas que não t educação financeira vão começar Sabe chamar de muquirana de babaca de trouxa Ah não quer mais ir no rolê Ah não quer ir no sushi
muquirana sempre vai ter isso se você não tem a cabeça muito no lugar a ponto de falar Ô fera eu entendo o que você tá falando pode ir lá no rodízio eu não vou mas não é porque eu sou muquirana é porque eu tenho uma prioridade muito maior do que um um um sei lá uma comida Não sei nome dos bagulho japonês que eu não sou chegado sashimi sashimi não é minha prioridade e tudo bem se você for um dia jantar com seus amigos Tá tudo certo sim sim tudo certo só que assim tem três
tipos de pessoa né que eu eu falo muito no meu livro também o mukirana uhum o econômico e o jumento mukirana é aquela pessoa que não quer gastar dinheiro para nada ele simplesmente quer ter dinheiro não se alegra não viaja não pega um Cineminha só dinheiro pelo dinheiro não gasta com nada passa frio mas não compra blusa meia rasgada tem dinheiro mas é muquirana Jumento é o cara que não tem noção nenhuma é o bobão que quer pagar tudo para todo mundo é o cara que quer fazer churrasco na laje é o cara que compra
blusa caríssima para caramba mesmo sendo pobre isso é o jumento o cara não tem noção nenhuma de como usar o dinheiro só faz cagada e o econômico é o perfil Ideal econômico é a pessoa que estuda que analisa tudo que procura o melhor custo benefício não só o que é mais barato mas também não que é mais caro é uma pessoa que usa cupom e tudo mais E por que que ela é econômica porque ela sabe onde ela quer chegar uhum diferente do muquirana que fala não para tudo porque ele é muquirana Avarento mão de
vaca que não quer gastar com nada o econômico fala n porque ele tem metas maiores e a treta é que quando você é Uma pessoa Econômica que tá com uma meta grande que quer sair da pobreza as pessoas vão te confundir com o muquirana e se você não tem a cabeça muito no lugar você vai nesse papo Ah vou então eu vou você não vão achar que eu sou muquirana dane-se deixa achar o qu Car Cara eu vi eu vi um vídeo do carna outro dia sensacional que ele falava assim eh que nenhuma opinião sobre
você se você sabe quem você é nenhuma opinião te ofende porque ele falou assim se a Pessoa diz Eh aí ele fala sobre ser careca porque ele é CCA ele dá esse exemplo né então ele fala assim se a pessoa me diz eh Fala alguma coisa sobre mim tipo ah esse careca seu careca e e é uma mentira não tem porque eu me incomodar porque é uma mentira eu acho que eu sei que se a pessoa diz ah esse careca e eu sou careca não tem porque eu me incomodar porque é uma verdade então assim
se eu sei que eu sou nada me ofende ou porque aquilo é e a pessoa Fala é hum é eu sou mesmo ou porque eu não sou então de forma alguma se eu sei o que eu sou nada me ofende e eu achei isso tão genial porque assim cara eu sei que eu sou então isso não me ofende o autoconhecimento é a personalidade se você não sabe quem você é os outros vão definir quem você é e os outros vão te definir como um trouxa que não tem opinião para nada ontem ontem achei muito engraçado
no tinha postado um vídeo no tiktok aí um cara foi e Comentou assim era um vídeo que eu falava sobre opções e tal e aí o cara botou assim E e essa franja é opção uhum né Aí eu entrei no perfil e o cara é careca aí eu pensei sim é opção eu posso não ter se eu quiser você não sim é uma opção eu tenho opção de cortar agora você não tem opção de colocar né cara não é possível a pessoa tem zero noção assim s a respeito de si mesmo né e isso é
muito legal esse negócio aí do Shingo é muito bom esse vídeo mesmo você tem tem que ter personalidade você não deve nada para ninguém você não se ofende você não se importa a não ser quando o cara tem razão isso é bom como uma crítica consultel para você melhorar Mas normalmente é crítica vazia é gente que vem encher o saco é gente que hoje te chama de muquirana E amanhã vai te chamar de playboy Uhum aí você vai ficar louco como eu fiz Né antes de ter o canal eu já conquistava muita coisa só que
eu falava não para um monte de coisa aí quando eu tava viajando pra África do Sul antes de ter meu canal com meu salário de 3000 pessoal comentava que é Playboy só que quando falava não pro Sushi Me cham de muquirana Caramba você não sabe que que que eu sou né define aí se é moiran ou Playboy né então quem hoje te ofende aí quando a pessoa pergunta assim quanto custou as viagens você fala assim 3000 é combo né 3000 combo n então que que acontece a pessoa que não pensa no amanhã não entende a
inteligência da pessoa que pensa Por exemplo quando eu quero mudar de vida estou pensando no meu amanhã melhor a pessoa acha que isso é ser muquirana então a pessoa que hoje te chama de muquirana de sofina no caramba depois ela vai lá te pedir dinheiro vai falar que foi sorte e aí entra aquelas frases né como que é que você vê os tombos que nó as pinga que Nós bebe mas não vê os tombos que nós toma negócio assim né a pessoa só vê a nossa Conquista qu bate Esquece quem apanha nunca é Tipo isso
Tipo isso reflexões aqui no Vênus né então cara você tem que ter personalidade e a ostentação que é um mal que eu combato veementemente né Com toda a minha força no meu canal eu falo a forma mais imbecil de você usar seu dinheiro é para Ostentar pros outros ainda pros outros verem então o que que eu separo aqui que É importante lembra que eu falei na minha experiência cortar cartão de crédito e parar de ostentar tá mudando a vida da maioria da galera do meu canal o que que é ostentar é quando você gasta o
seu dinheiro para impressionar os outros para se sentir superior aos outros ou para se sentir aceito primeiro você não é superior a ninguém pelo que você tem sim pelo que você é segundo se a galera que você anda considera pelo que você tem é tudo Idiota você é muito burro tua galera é tudo babaca e você tá num nicho zoado né então não gaste o seu dinheiro para impressionar os outros gasta o seu dinheiro para ter qualidade de vida para você e para sua família principalmente e a ostentação é um negócio que te empobrece e
tira totalmente sua personalidade porque você tá gastando dinheiro para impressionar teu vizinho Cara você é muito burro mano você para quê é eles que que lava tuas roupas né Eu gosto de falar assim para que que eu acho Quais as vantagens que eu acho na riqueza né as vantagens de ser rico primeiro primeiro qualidade de vida para mim e pra minha família eu e a minha família não é meu vizinho não é meu tio de segundo grau não é meu sei lá quem meu chefe eu e minha família pessoas que pagaram o preço a vida
inteira junto comigo meu núcleo familiar aqui ó exato pode ser eu e a minha esposa eu e meu marido meus filhos meus pais e minha mãe Que sempre se mataram para me dar qualidade de vida para esses então primeira coisa qualidade de vida hoje eu poder falar amor vamos comer aí num restaurante top que hoje vamos comemorar é isso quem comeu esfirra a vida inteira comigo sabe Gosto de estar valorizando isso segundo e E aí entra um ponto tem gente gasta mais dinheiro para impressionar o vizinho que a esposa meu Deus mano como você é
burro cara tipo mano você tem um caso com vizinho né Valoriza a tua família tá então dá o melhor pra sua família não para quem ali tá querendo medir tua vida e te encher o saco segunda coisa ter riqueza é bom pra gente não depender de ninguém com nosso dinheiro pra gente não depender do INSS de uma aposentadoria que sabe Deus se a gente vai conseguir ou não e nenhum parente nada nenhum parente não tem que ficar pedindo dinheiro não tem que depender do dinheiro dos nossos filhos mais velho Sim Isso é muito bom tem
Gente que tá idoso e infelizmente o filho tem que bancar quando o ideal é o pai deixar herança e não o contrário Então esse é um outro benefício da riqueza e a terceira que também é muito grande junto com essas duas para mim é o princípio da generosidade ajudar pessoas eu não tô falando de sustentar vagabundo tô falando de ajudar pessoas que realmente precisam sabe isso é muito bom é prazeroso demais Honrar pessoas que já te ajudaram na vida sabe então Isso é Muito bom para isso agora ostentação não entra em nada a respeito de
ser rico e ter dinheiro então quanto mais você gasta dinheiro pensando nos outros mais sem personalidade você se torna e quanto mais personalidade você tem menos você importa com a opinião de pessoa que tá cagando pra tua vida e que só quer saber o que carro qual que é o teu carro Ox te interessa isso É um cenário muito comum na na área que a gente tá de Criadores de conteúdo de pessoas que trabalham com Internet porque a gente sabe que o mercado de Publicidade Rola muita grana a pessoa entrou ali hoje tá muito fácil
você viralizar tá muito fácil você ganhar de uma vez só milhares de seguidores você já fecha várias publicidades e tal e aí você ganha uma grana já brilha seu olho e fala Caraca isso aqui vai ser todo mês só que se você se preocupa mais em gastar o seu dinheiro num carro que depois você não vai conseguir Pagar o IPVA dele ou num Numa festa ou numa viagem que sei lá uma cantora super famosa te chamou mas ela te chamou para você ir lá bancando tudo sem graça e aí você vai lá para est com
os caras legais para est com as pessoas influentes você vai se endividar de uma maneira que o tombo vai ser muito maior do que a ostentação que você gerou ali você sabe que eu tenho uma regra dentro disso que a gente tá falando que é assim porque a pessoa vai chegar e falar pô meu mas para que que eu vou ser Rico então se eu não posso curtir não ninguém tá falando você não pode curtir estou falando se você é pobre tua prioridade é sair da pobreza e não curtir é comprar aquilo que você precisa
e não aquilo que você deseja por um tempo aí beleza comecei a mudar de vida Qual é a hora de eu começar a subir de nível Duda porque esse é um grande erro da pessoa ela quer sempre subir o nível toda hora que o salário aumenta tipo assim o cara ganha 3.000 gasta TR Opa Fui promovido a gerente vou ganhar quatro começa a gastar quatro assim ele tá sempre no zero a zer ele gasta tudo que ele ganha Qual que é a minha regra para você subir o nível de vida seu nível de vida deve
subir a medida em que os seus investimentos aumentam e não o seu salário então assim você quer começar a gastar 300 com Prazeres e tal você não não que seja uma conta exata investe 300 Uhum você quer começar a gastar 500 aumenta teu investimento para 500 você quer começar a torrar e curtir mesmo e gastar 1000 investe 1000 por mês porque fazendo isso você vai aumentar sempre o seu nível de vida mas o seu patrimônio também tá subindo e assim você vai sempre começar a ficar mais rico e fazendo isso você nunca vai voltar pra
pobreza porque você tá subindo de vida ao mesmo tempo em que seu investimento aumenta e você fica cada vez mais rico é o problema da maioria dos jogadores de futebol maioria Não porque eu não contei mas muitos jogadores de futebol fazem isso o cara ganha 40.000 gasta 40 s para 100 ganha 100 depois ele perde tudo se aposenta cedo 35 40 anos sei lá não consegue n não tem nada e também não consegue voltar pra vida que tinha antes de jeito nenhum não consegue nem manter mais nada consegue manter e não e a pessoa deseja
querer ter aquela vida de de riqueza de luxo de ostentação e não consegue mais e aí vai vai começar a se endividar porque Ele quer ter como que é comer mortadel e arrotar Caviar né o pessoal fala ele quer esses dias eu dei uma um fiz um evento para médicos exato e eu falei já somente sobre isso o médico ele quer ter aquele nível aquela gourmetização Sei lá como é que vou chamar mais Ah eu sou médico eu tenho um BMW tá ele vai fazendo ele não se prepara para amanhã ele não e tem um
patrimônio ele não investe nada aí os médicos já estavam falando Duda sabe porque que muito Médico trabalha até 70 80 anos não é porque ele ama ele queria ter parado faz tempo É porque ele não fez o pé de meia dele lá atrás e para manter o curso de vida que ele tem ele tem que continuar trabalhando que nem uma besta até 80 anos né então Invista e aumenta o valor que você investe ao mesmo tempo em que você tá subindo o teu nível de vida assim você sempre vai enriquecer cada vez mais curtir a
vida cada vez mais e nunca voltar PR pobreza e perceba se é Necessário Realmente você mudar de patamar para Ostentar pros outros Toda vez que você sobe um pouquinho exemplo muita gente nessa área já quer logo pegar uma cobertura vou pegar uma cobertura porque vou mostrar nos Stories Nossa isso atesta que eu tô ricão porque eu tô alugando uma cobertura sendo que você podia estar num apartamento legal de dois quartos por exemplo o apartamento em 2021 que eu comecei a mudar de vida assim como você assim não Mudei tanto quanto você ah para vai mas
digo assim o mesmo apartamento que eu aluguei em 2021 eu tô Nele até hoje e porque eu não consigo estar em outro não eu consigo eu conseguiria alugar por exemplo uma cobertura só que PR quê Sim você quase não para em casa às vezes eu tenho impressão que pago lugar pro meu sofá morar Exato eu chego lá falou E aí sofá como é que tá nossa casa tá tudo de boa aí boa tá tudo bem na mesma hora eu mesmo coloco meu pé no chão falo para Quê é agora uma coisa que a gente gosta
é ver é é eu eu eu adoro procurar apartamento uma vez eu achei um falei i esse aqui é sua cara mandei PR ela era mesmo er mesmo era mesmo uma cobertura e era muito legal mas assim e se eu quisesse mudar também não teria problema mas eu penso para que dar esse passo agora para eu mostrar no reels que eu tenho uma cobertura e pra galera falar Caraca Uhum eu eu também não preciso estar numa kitnet entendeu sim tem uma Condição ter algo bom com kittin você tá num kittin não já estive Tô brincando
suando ela Eu também não preciso est agora eu tô num apartamento que me atende sim tá ótimo que é ótimo que é lindo PR quê sabe a gente sempre quer algo melhor se a gente for se basear no nosso impulso a gente nunca tá satisfeito com nada é porque a gente sempre tem o pensamento de eu mereço É sim sim e e e esse autocontrole de você saber a hora certa É fundamental para você mudar de vida Talvez hoje não mas daqui a algum tempo você já vai ter milhões aí investido tal cara você pode
mudar para uma cobertura que não vai fazer nem ser de diferença no valor que você tem no patrimônio que você tem isso é muito bomal Exato eu sei esperar sabe eu sei esperar o momento e e e e tem tudo a ver com isso a hora certa que é o negócio que a gente falou de processo a vida tem que ser um processo de melhor em melhor e não de Cagada em cagada a pessoa faz cagada em cagada ela quer mudar agora aí compromete 1/3 do salário dela ah eu quero comprar esse carro agora mais
um ter aí daqui a pouco Duda no meu salário não tá dando Claro você deu pulo maior que a perna antes da hora certa saber esperar e aí faz uma cagada para corrigir a outra porque daí tem fazer o empréstimo Pronto né É É Então tudo tem a hora certa a questão da evolução é legal mas Calma né Por exemplo hoje eu tenho uma hrv que é um carro que eu amo sempre quis ter cara eu fiquei 40 anos juntando para comprar ela desde antes de ter o canal fui juntando na vida já tive Corsa
já tive Celta já tive Space F tudo 2008 2012 foi subindo tem moleque hoje em dia tem 18 ano já quer começar na hrv nossa cara a ele já tá lascado meu penso na sua filha que tem 20 anos cara se ela começar a juntar agora ela vai chegar na minha idade muito bem muito independente De ter canal no YouTube ou qualquer cois muit Eu falo isso para ela agora sabe ela ela é muito responsável sempre foi eu tenho uma história da ma que eu gosto de contar que ela quando era criança ela queria fazer
uma festa no bifet eu era professora você sabe muito bem trabalhava em escola você sabe né E aí eu lembro que ela foi numa festa nesse bufê ela voltou contar rapidinho ela voltou falando assim mãe eu queria muito fazer a festa falar isso ela tinha eu tô Falando dela com 5 anos a gente sempre teve uma uma comunicação muito honesta sabe eu falei má Olha a mamãe tem um dinheiro que eu ganho eu não vou ganhar mais porque você quer fazer mais coisa pra gente fazer outra coisa além dessas coisas que a gente já faz
a gente vai ter que dentro disso escolher o que a gente vai deixar de fazer e aí ela fazia balé na época e aí todo dia que ela tinha balé que era terça e quinta a gente comia alguma coisa legal passava Baratinho que fosse um esfirra alguma coisa mas a gente fazer alguma coisa E aí el Ela falou pra mim mãe se a gente não for comer mais nos lugares que a gente vai eu falei já é uma boa e aí um dia ela chegou da escola com uma moedinha de 50 centavos me entregou a
minha mãe tinha dado para ela um daqueles joguinhos de miçanga para fazer pulseirinha e tal e ela falou a mãe vendi Uma pulseirinha e me deu 50 centavos é claro que pra festa aquele 50 Centavos era nada mas a hora que ela me entregou eu falei Ah que bom filha daqui que eu vou e tipo assim Lógico eu comprei pão no dia seguinte mas mas o que eu digo assim esse sentimento dela de tipo assim top Vamos fazer vamos fazer acontecer aqui ó mas tem mais um dinheirinho aqui pra minha festa sabe então ela sempre
teve E aí agora que ela começou a trabalhar que ela tá nessa de opa começou a entrar dinheiro aí ela falou para mim não mas agora a partir de Agora eu pago meus cursos pelo menos porque se o dinheiro tá entrando por isso tem que sair também por isso né pelas pelas coisas eu falei má Acho ótimo acho lindo mas nesse momento eu prefo prefiro que você guarde uhum porque eu ainda ainda tá dando tá tudo bem para mim eu pago te é teu curso eu vou pagar tá tudo bem você Ela já tem esse
senso de responsabilidade Olha isso que ela falou não você tá entrando por isso tem que sair por isso também eu já Achei sensacional sabe e e e muita gente se lasca entrando aqui no eu não sou pai ainda né mas negócio de paternidade né cara eu posso dizer que hoje eu tenho um canal porque meus pais não me deram tudo que eu queria uhum porque meus pais sempre falaram vai trabalhar hoje eu posso falar de renda exra com maior autoridade do universo porque se tem alguém que já trabalhou de tudo só não vendi o corpo
que 60 kg aqui né de R já fiz muita coisa porque meus pais sempre Falaram não fica dependente de dinheiro de ninguém e você quer corre atrás cara que coisa maravilhosa hoje em dia tem pai que dá tudo aí eu falo né não tá começando agora mas não se tem educação financeira nas escolas então o pai e a mãe é a maior referência de educação financeira pro filho aí a gente pergunta que que teu filho tá aprendendo quando olha pra tua vida tem muita gente fala assim Duda você acha uma boa levar criança pro supermercado
Depende você Tem controle emocional e educação financeira ou vai ser aquela criança que vai pedir aquela caixa de sucrilho de R 80.000 lá e você vai comprar se você sabe ensinar seu filho sobre educação financeira é ótimo filho você tem r$ 2 você vai escolher o que você quer e tem que estar dentro desses R 20 e isso vai ser útil você levar teu filho agora fazer qualquer coisa e levar toal cara criança entende velho eu lembro da uma criança tinha muitas vezes que a gente Ia sei lá fazer o passeio no shopping num domingo
à tarde por exemplo e tinha dia que D mas tinha dia que não dava então ah vamos no shopping antes de sair de casa eu falava má mas olha hoje a gente só vai poder tomar um sorvete você quer ir mesmo assim quero a gente chegava no sho ela falava mãe posso entrar na rap falava podemos você quer a gente pode entrar mas não mãe vamos cara ela entrava não pedia um negócio e nem aquela coisa de Ai queria tanto essa Boneca Eu também era assim Meu passeio era passear na rap e ver os brinquedos
as novidades você conversa com a criança explica a criança entende cara e não é só falar não é explicar a ideia da coisada is B exp eu sempre eu sempre falei PR desde sempre a nossa conversa é tudo que você quiser tudo que você tiver vontade me fala porque ou a gente vai poder e vai fazer ou a gente vai ter que se programar e eu vou te explicar como a Gente vai fazer isso ou não vai dar e eu vou te falar o por que não dá sim sim mas sempre me diz porque a
a tem essa tem esse diálogo e fica dição E você tá preparando uma pessoa pra vida né para tudo pois finan e o não é importantíssimo também toal é importantíssimo eu que sempre fiz o o mercado lá de casa mas não que eu era uma criança e pagava Não a minha mãe me dava a tarefa do tipo Ela escrevia a listinha eu ia no hipermercado com a Minha tia a minha tia fazia as compras dela eu fazia as da minha casa e aí a única coisa que tava livre para eu escolher era qual bolacha seria
do meu lanche mas eu me sentia tão bem porque a eu não precisava ficar pedindo é eu ficava fazendo sabe eu sei o o hi mercado Andinha da zona norte eu sei cada corredor porque desde pequena eu sei meu objetivo não era mais ai vou escolher um doce e vou ficar pedindo era vou cumprir a lista olha só eu tô Responsável por isso incrível M leg e é uma coisa assim eu comecei a trabalhar muito cedo e desde muito cedo tive essa coisa também de tem que tem que ser responsável com o dinheiro porque ele
começa Aqui termina aqui não adianta você qu que desistir E aí eu lembro que quando a gente começou a fazer o vendos e viajando fazer show e tal Eu lembro que eu cheguei pra minha mãe sair com ela um dia paguei o jantar né aquela coisa Gostosa de fazer como você falou né tem que fazer pros nossos E aí a minha mãe falou para mim assim ai filha não não gasta com isso você tem que guardar dinheiro e tal e aí eu lembro que eu falei para ela e falei mãe eu cuido do meu dinheiro
desde os 18 anos eu nunca fiz loucura com 18 eu ia fazer com 40 se eu estou fazendo isso agora é porque dá para fazer isso agora né tipo assim quando eu tinha 18 era para eu fazer merda e eu já não tava fazendo imagina Agora e e é e é importante a gente falar sobre isso no sentido de que assim tem gente que aprende sobre Finanças ou aprende com os erros tem gente que não aprende é então um risco que às vezes a pessoa fala é justamente porque educação financeira não é um conteúdo da
escola acha que isso não precisa ser estudado E aí a pessoa acha que finança se aprende com a vida não não aprende tem gente tá quebrando a cabeça fazendo besteira faz 10 20 40 anos né então algumas pessoas T essa facilidade algumas pessoas tiveram pais que ensinaram princípios importantes mas outros não uhum né Tem muita gente que o pai viveu de ostentação a vida toda aquele cara que era pobre mas tinha as coisas mais cara eu conheço muitos e o filho é igualzinho mas tem aquela coisa que a frase diz né se uma se você
não veio de uma família feliz que uma família feliz veio de você isso vale também para educação Financeira se uma família se você não veio de uma família com educação financeira que uma família com educação financeira ven de você é Você tem Duas escolhas ou Continuar no caminho que família te deixou sem mudar ou virar a chave e mudar a partir desse ponto trazer a responsa né trer a respa a gente tá com uma mensagem aqui hum só para ler porque senão Vinícius falou PR caramba Nossa é não eu tô eu já tô aqui porque
eu tenho um compromisso eu já meu Deus papo tá maravilhoso a gente perdeu a noção da hora a gente vai ter que fazer a parte dois ó o Vinícius mandou aqui que papo sensacional Salve as Edu e Cris Cris é o fotógrafo de novo ainda não desisti de fazer o ensaio de você e do titi abraço a todos Vinícius me manda o inbox agora para eu localizar o seu perfil para eu te achar pra gente marcar esse negócio Manda agora que a gente saindo da aqui eu vou olhar pra gente marcar isso aí Obrigada Vinícius
aí pela mensagem cara foi muito bom trocar ideia com você você foi meu Nossa você fala assim de uma maneira simples direta não passa pano incrível assim e e tem tem muito muita gente com papo de coach que vai em podcast vender o livro Só que antes de tipo assim a pessoa fica o tempo todo falando do livro e do livro e do livro e do livro ao invés de ter um papo legal para caramba como você teve aqui e fala uma vez do livro Agora sim isso agora Sim isso é vender o livro você
falou durante 3 horas sobre o seu trabalho sobre tudo que você ensina Isso sim é é então fica aqui a dica Ó deixe de ser pobre tá já pode começar esse pode ser o livro que vai ser a virada de chave na sua vida para depois você contar sua história e falar deix de ser pobre de conhecimento é isso a partir disso aqui a começar pela cabeça né pela mente né exato pode ser o livro que você vai contar cara eu li o livro do Duda e Comecei a mudar de vida ali é imagina daqui
10 anos você daqui 5 anos você não podcast a pessoa né É como você se tornou Milhonário cara eu estava assistindo v24 é ô se Deus quiser meu Mas foi muito bom eu agradeço demais aí o p Obrigado pelo convite e aí depois se vocês puderem vamos ver se vocês conseguem ir lá no meu programa paraa com certeza bem legal lá é e Valeu parabéns pelo trabalho Espero que gostem do livro aí valeu pela audiência também Assistiu Valeu pesso jun deixa as suas redes sociais deixa o seu canal seu podcast deixa tudo tá então eh
no YouTube É só botar primo pobre que você já vai me achar lá e no Instagram eu tô com Eduardo feldberg barpro poob aí só toma cuidado com perfis fakes está o meu é é muitos e sempre que alguém me segue já tem um monte de gente fake que segue você de volta nenhum sou eu porque eu não sigo ninguém de volta é uma regra para ninguém confundir nunca tá então Eduardo fberg tá com celo de verificado lá e no tiktok também Eduardo feldberg Kawai vou ver se eu faço agora né alguma coisa é aí
tem o meu livro Deixa de ser pobre é só botar no Google que você já acha e o meu programa de entrevista chama pobre show também só deitar pobre show no YouTube que vai ser um prazer ter vocês por lá também é isso Beleza você que ficou até aqui já se inscreve aí no canal do Vênus também que a gente tá rumo a 2 milhões de inscritos e Também siga a gente em todas as redes sociais @venus podcast e segue a gente também nas nossas redes pessoais sensuais Cris com dos eia segue a gente lá