Fala aí, seus cachorros, beleza? Bem-vindos a mais um vídeo. E o tema é Paquetá.
Lucas Paquetá, pelo jeito deu ruim, né? E a gente vai falar sobre isso, né? Paquetak inclusive chorou recentemente depois de levar um cartão amarelo no jogo do, né?
E pode ser que a gente tenha um banimento do esporte aí, cara. E a gente vai falar sobre isso novamente, sobre os desdobramentos do julgamento do Lucas Paquetá, né? O julgamento já foi encerrado, mas a sentença vai ser anunciada na primeira quinzena de junho, né?
E a gente vai falar sobre isso, tá? Eh, antes eu peço o seu like, seu comentário, é muito importante. Se inscreve no canal se você não for inscrito e a gente vai se falando, né, durante o vídeo, tá bom?
Eh, vai lá no V Peixão, tem vídeo todo dia, no Crack Pep também tá tendo vídeo todo dia, tá? O Pep não tá aqui porque teve ficou no go hoje, teve coisa importante da vida pessoal dele para resolver e eu tô fazendo os vídeos aqui, tá? Mas daqui a pouco ele tá de volta.
Beleza? Deixa eu abrir aqui a matéria da é um tweet do da TNT Esports, né? E tem o próprio Fred de Caldeira que que fala sobre isso, mas vamos lá.
Sem meio termo. Segundo fontes próximas ao caso, há somente dois caminhos de definição do julgamento de Lucas Paquetá envolvendo esquema de apostas. Ou ele é inocentado ou é banido.
Não há opção de suspensão, entre outros. O julgamento inclusive já foi concluído. A não ser que surjam novas informações, o veredito deverá ser divulgado na primeira quinzena de junho.
E aqui, cara, a informação do Fred Caldeira aqui é ele falando aqui, ó, apuração sobre o caso Paquetá. Segundo fontes, não há possibilidade meio termo na conclusão do caso, como suspensão, por exemplo. Ou será inocentado ou será banido.
Pena sugerida pela Federação Inglesa. Então, vamos lá, vamos esmiuçar novamente. Para quem não sabe ou para quem não lembra, Paquetá, eh, ele foi começou a ser investigado pela pela casa de apostas Batway, que é patrocinadora master do uniforme do Westham, se eu não me engano, tá?
Mas foi a casa de apostas. fez uma denúncia formal à Federação Inglesa, a FAI, tá certo? Football Association, falando sobre eh possível manipulação de resultados dada a incidência de apostas envolvendo cartões para o Lucas Paquetá em quatro partidas entre 2022 e em 2023.
um alto número de apostas para que ele levasse cartão, vindas todas de um mesmo lugar da ilha de Paquetá, que é origem do Lucas, tá? O Lucas é nascido na área de Paquetá, no Rio de Janeiro, por isso que ele tem esse nome, Lucas Paquetá, que é da onde ele veio, tá certo? Então, a partir disso, foi se investigar quem teriam feito essas apostas e essas apostas partiram de parentes ou pessoas que conhecem o Paquetá, né?
pessoas que com quem ele teve convívio. E aí levou-se essa denúncia para a Federação Inglesa. A Federação Inglesa denunciou formalmente o Lucas Paquetá por manipulação no jogo, né?
Por manipulação em esquema de apostas. Não quer dizer que o Lucas Paquetá pegou o próprio dinheiro e apostou, tá certo? E muitas pessoas, independente, dependendo muito do clube que elas torcem, né, que não tem que entrar nesse pormenor agora, muitas pessoas falando: "Ah, mas teve jogadores como Tonali que também tiveram suspensão e eles não foram banidos, etc?
" É que o Tonali, cara, o Tonali ele apostou em esportes, né? Ele apostou em futebol, ele apostou nele mesmo vencer jogos e etc. como usuário, ele não manipulou, por exemplo, não foi o Tonali falando: "Caramba, ó, eh, eu vou tomar um cartão amarelo em tal jogo apostando em mim.
" Não, ele apostou, caramba, eu acho que o Manchester United vai vencer o Brighton. E ele apostou, ele não manipulou. O que o jogador não pode fazer é apostar.
O jogador que está envolvido por conflito de interesses não deve apostar. Por isso que o Tonali foi suspenso por 10 meses, inclusive a suspensão dele foi grave. Ele foi suspenso por 10 meses.
Por quê? Porque ele apostou. Ele não deveria ter apostado.
Outro caso parecido foi com o atacante inglês, né? Que o caramba, o Ivantoney no do Brentford fez a mesma coisa. Ele é um apostador, ele não poderia apostar.
Por ele ter apostado, ele ficou suspenso por um bom período. Inclusive, tá jogando futebol da Arábia Saudita agora, né? Foi vendido pelo Brandford.
Então, por isso esses atletas foram suspensos e não banidos. O ponto do Paquetá é que ele, a partir dessas apostas feitas por parentes e amigos dele, ele foi além, ele manipulou o jogo. Ele manipulou o jogo para benefício próprio ou de terceiros, de pessoas que ele conhece.
Por ter feito isso, ele abre o precedente de ser banido, não apenas suspenso do esporte, entende? Dada toda a investigação, como o caso do Paquetá entrou no enquadramento mais grave envolvendo apostas esportivas, é por isso que fala-se em banimento, tá? Não é porque tal jogador teve problema, que é o mesmo problema, tá?
O Paquetá nem apostou, mas ele manipulou o jogo. Ele tomou cartão deliberadamente para benefício de outras pessoas. Ele poderia ter tomado um cartão.
Isso é imponderável do jogo, que é o que uma pessoa literalmente possa o Paquetato tem uma média de cartões altas, eu vou apostar que ele vai tomar um cartão. Só que como essas pessoas criaram contas novas, fizeram grandes inserções financeiras em determinado momento, é por isso que ele tá sendo investigado para ser punido. É o mesmo caso do Bruno Henrique aqui, que tem a comprovação, como eu falei erroneamente, né, que não sabia disso também, tem a comprovação de que ele manipulou a informação ao lado do irmão avisando, ó, vou tomar cartão contra o Santos.
O irmão falando, eu vou colocar o dinheiro e tal, entendeu? Isso é uma manipulação deliberada. Ele está deliberadamente modificando o que pode acontecer no jogo em causa própria ou de um terceiro, de uma pessoa que ele está a eh em contato.
O Paquetá é a mesma coisa, só que a punição da Inglaterra é diferente da do Brasil, as jurisdições são diferentes. Então o Paquetá muito provavelmente, se ele for inocentado, eu vou ficar muito surpreso, cara, né? E esse choro após levar um cartão recentemente, eu esqueci o time que ele enfrentou, mas esse choro fala, quer dizer, fala muito, né?
Ele tá abalado emocionalmente. Isso é um fato. E a gente tá falando disso já há um bom tempo.
A gente vem falando disso, conversando sobre isso em seleção brasileira, pelo fato de est passando por isso, pelas denúncias, o desempenho esportivo do Paquetá despencou, né? Ele foi um jogador que tava numa fase muito boa ali no W, né? Ele tá jogando muito bem.
eh, sendo cotado para ir pro Manchester City de 105 milhões de euros e etc. , quando surge essa denúncia, o Manchester City completamente se desliga dessa possibilidade de contratar o jogador e o desempenho dele começa a despencar tanto em clube quanto em seleção. Óbvio que por ser talentoso, um jogou outro, ele consegue brilhar, dar uma assistência, fazer gol e tal, mas ele não consegue mais atuar no mesmo nível que ele estava atuando antes de essas denúncias acontecerem.
Então você vê um jogador literalmente na própria vista despencando de qualidade. Você está vendo isso acontecer. É fato.
Na seleção brasileira fica mais evidente ainda pra gente que acompanha os jogos da seleção, porque nem todo mundo acompanha o campeonato inglês, mas muita gente vê jogo da seleção. Então quando vê cara jogando pelo Brasil e vê que ele não consegue dar passe de 3 m, vê que ele consegue ter foco no jogo, é porque tudo isso abalou a carreira do cara, né? O Ashan, óbvio, né?
Ninguém é culpado até que se prove o contrário, continua utilizando o atleta, vai pro jogo e tal, mas existe dentro do futebol inglês uma grande desconfiança de que ele vai ser banido. E aí levanta-se outra dúvida: "Ah, mas o banimento dele é apenas na Inglaterra? Ele pode defender outros clubes ao redor do mundo?
" Teoricamente sim, mas precisamente não. Por primeiro, essa suspensão passa a valer em todo o território inglês, né? na Inglaterra que essa suspensão tá valendo.
Então o Paquetá está banido do futebol inglês. Ele não pode defender nenhum clube do futebol inglês. Só que a FI ela comunica tanto a UEFA quanto a FIFA.
A UEFA geralmente acata o que a FI tá pedindo e a FIFA também. Então, digamos que Paquetá foi banido do futebol inglês, tá bom? Ele não joga mais, foi banido, rescindiu o contrato dele.
Eh, não sei como é que faz com relação à multa, se ele tem que pagar uma multa ao que já é uma outra coisa que a gente precisa analisar depois. Não se sabe, né, se o simplesmente cancela o contrato dele, não paga mais nada, porque tem também isso, porque foi por causa do jogador que esse contrato está sendo encerrado. Então, eu acredito que seria só um encerramento de contrato, né?
Você vai embora daqui daqui amanhã, não tem mais nada receber. O que você recebeu, recebeu que daqui paraa frente não importa. Seu contrato pode até 2044, como você teve esse rompimento, agora você vai embora sem receber mais nada, tá certo, né?
Então, a partir desse momento, ele está bans. Aí, digamos que o Paquetá se transfira, é, não joga mais Inglaterra, aí ele se transfere de volta pro Milan. Voltou pro Milan, né?
Só que a UEFA acatou o pedido de banimento do Paquetá no futebol inglês. Então passa a valer em toda a UEFA. Então o Paquetá já não pode mais defender nenhum clube do futebol europeu, tá certo?
Aí o Paquetá, pô, então vou me transferir pro Los Angeles Galaxy, tá bom? Vai lá pro Galaxy. A FIFA também acata e aí cara passa a valer no mundo todo, tá certo?
E aí não tem como. O atleta está banido do esporte. Ele pode jogar futebol de Vars, ele pode jogar futebol amador, mas profissionalmente ele está proibido de exercer a função de jogador de futebol.
Tudo isso com 27 anos. O Paquetá faz 28 anos em agosto, tá certo? Então, é um agravante essa situação, porque ele deliberadamente, segundo a própria Futeball Association da Inglaterra, ele manipulou uma partida, ele manipulou o que pode acontecer num jogo para benefício próprio de terceiros.
É isso, cara. É muito grave, tá? É muito grave.
Então, por isso, acredita-se que ele vai ser banido do futebol e ele não vai mais poder defender camisa nenhuma. Seja Flamengo, seja Kashima Huntlers, seja sei lá, que procó da China, não, não importa, cara. Xangai Chupeta, Albilau, qualquer um.
Passou a jurisdição da FIFA, a FIFA abre esse banimento pro futebol global, né? só vai poder defender clubes que não estão sobre a tutela da FIFA, que é aquela Copa do Mundo Alternativa, só ali, ou futebol amador, acaba a carreira dele como atleta profissional, encerra, não tem mais possibilidade. Por isso que quando ficou se falando: "Ah, o Flamengo vai tentar o Paquetá".
Ah, o Paquetá tem interesse em voltar ao Flamengo e o Paquetá twitando, nossa, meu sonho é voltar para casa. Aquelas coisas todas. Fala-se muito por causa disso, porque tava vindo esse negócio.
Imagine que, pensando só na possibilidade, eu nem acho que o Flamengo faria isso, mas imagine que em janeiro desse ano, é o entra assim um acordo, o Flamengo compra o paquetado Ashan, o Ashan dá um jeito de vender o cara o mais rápido possível, sei lá, por 5 milhões de euros, só para ele sair, né? Encerra o contrato, não paga mais salário, o cara vai embora. Aí ele vem pro Flamengo, ele joga esse período todo, tá jogando tal, o julgamento continuaria acontecendo ele estando lá ou não, ele é banido na Inglaterra e a partir do momento que isso espalha pro mundo todo, ele é proibido de jogar pelo Flamengo também.
Então não valeria correr esse risco para ficar meses com o jogador, até porque no montante do ano, a parte importante do que é o futebol brasileiro, não ia ser eh utilizado. Resta só agora quem acredita na inocência do Paquetá dele se comprovar, comprovando verdade, que ele consiga nesse julgamento comprovar sua inocência, mas a tendência, pelo que parece, é que não. Ele vai ser banido e ele vai ser proibido de jogar futebol pelo resto da carreira.
Tá certo? Quero saber sua opinião. Diz aí nos comentários.
Espero que eu tenha sido claro, que eu cons tenha conseguido explicar detalhe por detalhe, né? Com um exemplo simples. Se você não entendeu, deixa aí nos comentários, a gente vai conversando, tá?
Faz o com cocô, curta, comente, compartilhe.