E aí galera beleza espero que estejam todos muito bem sejam muito bem-vindos a mais um episódio do debite Hoje a gente vai falar de fortn ização de Call of Duty que é um assunto que me interessa muito porque eu comecei no YouTube graças a Call of Duty e acho que a franquia tá indo numa num rumo vergonhoso mas a gente fala disso no episódio temos duas polêmicas também para mencionar nesse Episódio polêmica de um trio de Criadores né de YouTubers eles decidiram abandonar o YouTube para lançar o seu próprio serviço de streaming para poder cobrar
dos fãs Vamos fazer igual Vamos fazer igual Vamos fazer igual vamos vamos vamos vamos E aí a outra polêmica envolve a nossa queridíssima Ubisoft que está deletando jogos aliás é um jogo específico tá sendo deletado da biblioteca de usuários que compraram o jogo quem não for inscrito no debite inscreva-se obrigado pela força de vocês agradecemos também a ebac que tá patrocinando esse episódio ela é a escola Britânica de artes ativas e tecnologia que disponibiliza inúmeros cursos de altíssima qualidade alguns inclusive T garantia de emprego para entender melhor a situação confiram o link na descrição ou
o QR Code na tela e não se esqueçam de usar o nosso cupom de R 200 de desconto que é debite EB com dois z ali no meio Deb ebac Beleza bora pro Episódio [Música] Pois é galera Call of Duty todo mundo conhece é uma das franquias mais famosas do mundo dos games mas hoje em dia ou pelo menos de un C para cá ela não tem sido a única franquia famosa né fortnite também tem crescido muito dentro desse gênero de jogos competitivos jogos de tiro e tal e pelo visto fortnite tem influenciado a galera
que tá desenvolvendo as versões mais recentes de Call of Duty Por que que a gente tá dizendo isso porque cada vez mais skins esquisitas como essa que estão aparecendo aí na tela estão Pintando no game e O interessante é que sim tem gente que tá gostando mas tem gente que também tá começando a criticar as decisões que as equipes de desenvolvimento de Call of Duty têm tomado ao escolherem esse tipo de skin ou esse tipo de decisão criativa digamos assim e aqui no debate como nós temos dois criadores de conteúdo que começaram as suas carreiras
jogando a Call of Duty vale a pena demais trazer essa discussão para vocês dois aí VEP e Edu perguntar o que é que vocês estão achando do que tá acontecendo com o Call of Duty realmente Call of Duty tá cada vez mais parecido com fortnite ou continua mantendo a essência do game intacta para começar aí eu acho que vale a pena a gente fazer um histório eu inclusive falei com o nosso outro convidado que já tivemos aqui o Rash para ver um histórico disso né de como que começou se de fato é uma fortnite zação
do COD ou o cod na verdade fez isso antes do do fortnite e ele disse que sim cara que começou no advent Warfare em 2014 aquele joguinho não sei se você lembra dele porque 2014 a gente já tava começando a abandonar o cod justamente por coisa assim Jetpack pessoas voando começou é onde as pessoas falam que né não não era mais raiz enfim mas o que eles lançam nesse ano é o loot boox né que quando você tem o loot boox você tem que preencher isso de alguma forma Então já tem umas skins lá em
2014 que eram umas coisas mais assim um palhaço um samurai não tinha temática né de guerra seja mas já já tinham esticado um pouco a corda aí aí o Black Ops 3 vem e faz isso ainda mais forte para porque mantém esse sistema E aí hoje em dia a gente tem né dinossauro cabio de dinossauro a gente teve eh inclusive o pacote 4:20 aí que foi engraçado tipo né mas eu acho que vale a pena essa discussão de tipo é é é OK a a franquia perde a identidade muito porque o Rash mesmo diz que
são um dos Packs mais populares o pessoal quer jogar com o Godzilla quer jogar com o anime aa mais o que aconteceu muito foi dentro do do warzone né que quando ele sai março de 2020 não sei se vocês lembram outra coisa que aconteceu março de 2020 chamada pandemia isso teve um muito muito gasto dentro do do codia do warzone Então cara todos esses Packs ficaram ainda mais populares e a franquia não vai fugir disso mas entendeu ela não vai e eu queria saber o que o Edu acha disso se normaliza se perde de fato
a identidade e cara eu penso assim quando eu jogava Call of Duty porque hoje em dia eu já não jogo mais eu faço início de Gameplay eu joguei algumas campanhas mais recentemente mas o multiplayer mesmo Eu praticamente não encosto mais nele acho que o último que eu joguei mesmo foi o Modern Warfare a versão recente do Modern Warfare né a que saiu isso é estranho el nomeiam um jogo igual antes en é não é a ideia é fraquíssima mas assim eu comecei no cod no Modern Warfare 2 de 2009 e cara você ia jogar o
multiplayer você colocava o jogo para rodar vinha aquelas intros né de Studio publisher e tal aí você selecionava multiplayer e quase que imediatamente você estava procurando a sala no modo que você queria jogar hoje em dia cara se vocês abrirem o Reddit a quantidade de post de gente falando que quer jogar Call of Duty e não consegue de tão confuso que é você acessar o jogo absurdo tem muito post lá analmente eu vejo uns dois três posts de alguém querendo jogar Modern Warfare 3 Multiplayer e não acha a opção dentro do jogo fora o fato
de que em vez deles terem o game você tem um launcher né e dentro do Launcher que que acontece você é bombardeado por monetização passe de batalha Skin que que tem de novo no jogo é uma poluição que aquilo para mim é assim Cara horroroso e me dá zero vontade de querer colocar o game para rodar Sabe eu consigo lembrar no próprio Modern Warfare 2 de questão de monetização de ter mapa DLC antes mesmo no World at War Eu joguei com mapa de DLC a DLC na época era um problema né porque quem comprava os
mapas da DLC meio que ficava separado de quem não tinha os mapas então para achar a sala a situação se complicava um pouco e eu lembro também no primeiro Black Ops da gente ter uma acho que era o primeiro Black Ops tem uma questão não só de mapa da DLC mas com DLC tinha arma para você poder montar uma classe com aquela arma Você tinha que ter comprado você podia pegar uma no chão se você não tivesse comprado a DLC e matasse alguém que tava usando a arma mas era muito menos invasivo né No passado
eu acho que as coisas elas foram sendo introduzidas gradualmente mas o choque é enorme se você comparar Call of Duty 10 anos atrás e hoje e eu acho que eles estão afastando cada vez mais o público mais antigo a galera mais velha guarda que começou lá no Call of Duty 4 ou no World at War essa galera já não se vê mais parte dessa comunidade a ela foi se adaptando com o tempo e Resistindo conseguindo internalizar o fato de que Call of Duty tava se abrindo cada vez mais para programas mais agressivos de monetização mas
a maioria das pessoas que eu conheço que jogava comigo lá atrás tá deixando o jogo de lado teria alguma coisa que faria a gente jogar cod ainda porque quem você tá descrevendo é literalmente você Eu comecei no World at War o Mod Warfare 2 assim foi o joguei sem parar o Black Ops 1 é o meu code preferido mas assim o jogo Será que ele não iria evoluir a franquia evoluir entre aspas Com certeza né Será que ele não ia expandir será que eles estão preocupados com cod distas e originais que nem a gente entre
aspas Eu não eu acho que não será que eles precisam talvez porque seria legal eu me reconectei com code justamente no warzone joguei aqu joguei o warzone no começo daquela pandemia tipo obsessivamente eraa muito legal o modo Battle Royale com as mecânicas e aquela sensação específica que o cod tem de um FPS eh então foi maravilhoso hoje justamente com Hayashi a gente ia nas lives Dropa aquela sensação de ganhar juntos e tem um vídeo que eu nunca recomendei um vídeo que eu já participei mas é um vídeo do Rash que é esse é o melhor
vídeo de warzone que você vai ver que sou eu Hayashi nosso queridíssimo Colono eu e Colono jogando dois velos Jogando warzone pela primeira vez e o Rash explicando como se fosse uma aulinha por favor assistam esse vídeo e foi muito legal assim então acho que quem se reconectou com cod da nossa geração foi durante aí eu sei que você acabou não jogando tanto warzone mas cara é o o Rash usou um termo ele falou quem ainda espera que o cod seja aquilo tá desatualizado e eu acho que sim uma questão é a gratuidade né o
fato de você poder jogar gratuitamente o Battle Royale War Zone e antes do War Zone teve também né no Black Ops algum Black Ops Teve sim o blackout foi blackout que teve um Battle Royale foi ele chamava blackout e e o pessoal gostou mas eles desativaram entendeu o warzone foi evoluindo teve warzone 2 mudaram de mapa e tal mas o blackout foi o primeiro e assim o pessoal da comunidade gostou mas ele não foi Popular o negócio do warzone que eu acho que é importante enfatizar amigos meus que nunca tinham jogado cod no mundo na
vida nunca nunca da minha idade 35 para cima vários deles jogaram warzone vários deles viciaram em warzone então por isso que também foi um auge do do canal do Rash porque ele produz conteúdo disso e mas aí eu acho que né pandemia foi se dissipando melhorando obviamente e o jogo também cansou né então não e e eu fico fica um questionamento interessante assim Call of D hoje em dia é War Zone ou Call of Duty hoje em dia são aquelas partidas team Death match capture the flag né O que é o Call of Duty hoje
em dia e eu acho que hoje se você pergunta para um grupo de jogadores eles vão responder que é mais warzone do que o multiplayer tradicional e se você pergunta para pessoas mais antigas né que jogam há mais tempo e tal Call of Duty são os jogos de Multiplayer e warzone é uma espécie de modo como se fosse adjacente e tal e aí vem aquela decisão ou aquela dúvida né E aí para onde que a equipe de desenvolvimento Mira né Será que vale a pena a gente continuar investindo em uma dinâmica mais parecida com warzone
cada vez mais aberta cada vez mais Battle Royale né se forzando mesmo ou o ideal é voltar um pouquinho às raízes voltar um pouquinho a essa Essência porque realmente tem gente que tá preferindo e tem gente que não tá preferindo Então acho que Call of Duty agora tá bem rachado assim digamos né em termos de player base ou pelo menos em termos de preferência para onde a franquia deveria ir O que que vocês acham para onde Call of Duty deveria ir agora como a gente tem o Battle Royale Battle Royale é gratuito isso precisa se
sustentar através de monetização mas seria muito mais útil muito melhor pros jogadores número um se o Launcher não fosse uma confusão se pro cara jogar a campanha do Modern Warfare 2 ele não precisasse atualizar um arquivo gigantesco que tem o Modern Warfare 3 embutido e que tem um multiplayer é uma confusão eles precisavam simplificar aquilo sabe se você na hora de abrir o jogo você tem um menuzinho mais simples tipo multiplayer campanha warzone loja o negócio Clean sem parecer aqueles jogos mobile Ultra monetizado lotado de poluição visual e aquilo lá é resultado de cara activision
fazendo o máximo para extrair dos devs cara eu conheço gente que trabalhou em múltiplos estúdios da indústria né gente que inclusive trabalhou com Call of Duty tipo pessoas não falam veramente mas a impressão que eu tenho é que lá eles tentam Sugar tanto do funcionário que tipo pouco importa tá rendendo não precisa caprichar tanto que tá ruim horrorosa a interface do jeito que tá se eles simplific assem já era um avanço porque assim o cara que quer jogar só o multiplayer meia saava rapidinho o multiplayer selecionava o modo de jogo tava jogando ao invés da
gente ter as pessoas reclamando no Reddit que não consegue acessar o jogo você fez uma pergunta Ô Davi sobre essa divisão entre multiplayer warzone sabe muita gente que joga multiplayer hoje em dia é quem quer upar as armas pro warzone o multiplayer é onde você vai lá para pegar todos os attachments né tudo é tudo bonitinho upar fazer os challenges que chama né para poder ter tudo e quando você for por montar a arma do teu jeito que inclusive o Edu falou da do COD né Essa poluição visual do menu para mim a poluição que
acontece justamente em relação a attachment você tem oito tipos de silenciador sabe de de munição Então você tem tipo você pode vamos dizer assim deixar tua arma de uma forma 50 diferentes assim né de 50 formas diferentes desculpa e isso cara gera uma ansiedade pro Player casual sabe eu vou lá às vezes tô upando uma arma no multiplayer Quando sai o jogo aí Ah não ten esse muzzle aqui que vai deixar ele mais longo o tiro aí você muda a arma pior aí você fala será que eu ajusto aqui e tipo até os especialistas no
jogo tipo não sabem direito hoje em dia o pessoal do warzone vai pro multiplayer joga em mapas como Rust né que é do MW2 pequeno um caos ou shipment bota aí um pouquinho de gameplay de shipment é um mapa minúsculo cara que você nasce e morre nasce e morre por quê porque tanto faz as pessoas só querem atirar para upar aquela arma preciso de 10 headshots Então vamos eu posso morrer 50 vezes que tanto faz o Rash falou e foi bem lembrado que quem quer essa experiência do có original tem que jogar a campanha a
campanha não tem cabeça de dinossauro a campanha não tem 420 ela um negócio mais direcionado só que as campanhas são meio chatas E tem tipo ninguém tem gostado muito delas e e o modo que a gente acabou não falando é os zombies que aí é uma questão da try Arc que né o Zombies tem no no World at War e no Black Ops também o Edu já fez vídeo na época né você você fez alguns e eu gostava bastante de zombies eu joguei o do World at War eu cheguei a jogar mas eu no Black
Ops 1 foi quando eu peguei mesmo para para jogar e aí eu lembro que tiveram algumas expansões né através de PC e depois acho que foi no Black Ops 2 que saiu o Transit que era aquele mapa que você viajava de ônibus que era um negócio bem caprichado bem divertido mas pelo que eu senti também a parte de zombies deu uma queda de qualidade né Tem Custom Zombies né o próprio R todo sábado ele joga em live Custom Zombies porque a comunidade faz mapas então tem o famoso mapa do queijo você vai subindo um queijo
literalmente todo amarelo e são e é um dos preferidos dessa comunidade então poder customizar fez com que essa comunidade continuasse muito forte né mas é até engraçado porque na contramão você tem jogos por exemplo como o The finals que lançou há pouco tempo e fez um certo sucessinho assim e tal que tem uma proposta Bem Mais Simples né de você entrar basicamente você aperta outro botão e você já tá no lobby procurando partida e logo você entra e acabou se o jogo tem dois três modos apenas e tal e é super divertido Tem a parte
de destruição também então assim foi o último jogo de FPS que eu joguei eu lembro que eu me diverti bastante não é o meu Meu gênero Favorito hoje em dia mas um dos motivos de eu ter gast tanto tempo jogando o The finals foi exatamente a simplicidade do game assim tipo apertou o botão para abrir o jogo abriu apertou mais outro para entrar no lobby você já tá jogando assim que carrega a sala assim que enche e tal e realmente a última vez que eu tive experiência com Call of Duty foi exatamente isso que o
Edu escreveu no começo aí do bloco eu entrei vi aquela multidão de de coisas até hoje eu não entendo como funciona aquele Battle pass que é um mapa que você tem que se achar no mapa do Battle pass Então eu só ia Cadê o Lobby aqui pelo amor de Deus para eu jogar o multiplayer que é o que eu lembro também que eu gostava mais não não sou muito afeiçoado a a warzone e tudo e de fato me dá uma preguiça pensar que eu vou ter que baixar 180 GB para poder jogar basicamente durante um
final de semana que é o que eu tô a fim de fazer ali porque eu tô no vício sei lá e tal e depois vou ter que baixar aquilo de novo vou ter que apagar aquele conteúdo para poder baixar outros jogos então assim realmente eu não sei se chega a ser um problema porque tá Talvez os números de Call of Duty estejam estáveis hoje em dia mas com certeza eu acho que se a activision lançasse um Call of Duty Light talvez tivesse gente que voltasse a jogar né sabe onde eu matei um pouco a minha
vontade daquele Call of Duty clássico 2009 2010 2011 foi no Call of Duty mobile que eu joguei por algum tempo e eu usava um um celular da Asus que é o hog phone E aí eu consegui usar o attachment de controle e até usando o touch para fazer a mira ele não é ruim não sabe el funciona bem e aí eu consegui matar um pouco da vontade porque lá tem mapa clássico da franquia e tal mas a real é que assim para quem quer experiência clássica não tem como porque no atual você não vai ter
e nos antigos você já não tem mais a comunidade jogando e mesmo que fosse lançado um Call of Duty novo Seguindo os moldes de um Modern Warfare 2 de um Black Ops 1 cara a comunidade mudou hoje em dia você tem outras táticas na hora de jogar né você tem jogadores melhores que miram muito mais rápido que já entendem melhor a estratégia de jogo Então não é apenas o jogo que não tá sendo mais lançado nos moldes antigos mas a comunidade não funciona mais Como funcionava antes e assim é triste pensar mas isso é algo
que já passou e não vai rolar de novo dá para matar vontade de jogar code antigo você pode pegar um Modern Warfare 2 jogar no XBox series x series S vai ser legal para matar saudade mas não vai refletir a ép at porque eu tava pensando hoje cara quando eu comecei o canal que foi com Modern Warfare 2 na transição pro primeiro Black Ops eu jogava em TV de tubo ainda meu então eu fico pensando mano como que eu enxergava os inimigos no wasteland que é aquele mapa do Modern Warfare 2 que é que é
bem aberto tudo verde acinzentado eu pensava mano como é que eu enxergava o inimigo do outro lado do mapa cara na TV de tubo 480p outros tempos eu sinto saudade mas ao mesmo tempo eu tô mais feliz jogando os meus games single Player agora você sente saudade a gente falou também aqui de do fator nostalgia em x-men 97 essas coisas e e é isso eu sinto saudade daquela sensação de quando abriu o Black Ops 1 e cara me aprofundei assim naquele jogo de uma forma eu tenho que ser sério cara o Black Ops e o
Modern Warfare 2 assim foram são a razão que eu tô aqui assim já falei disso foi eu e tanto quedu a gente consumia conteúdo eh de americanos ingleses suecos que seja que fazia do jogo e isso foi que incentivou a a gente ia criar o nosso próprio canal eu do antes claro eu tendo sucesso gigantesco Mas tipo o meu trajeto até aqui como a gente vem direto do có de uma fase difícil da minha vida e tirando as frustrações do das coisas que não estavam andando dentro do código acho que foi por isso que eu
joguei bem porque eu jogava meio agressivamente assim e e o modf 2 nem tinha tanto Lobby brasileiro ainda cara mas você falou Edu isso são 13 anos 12 anos você falou 10 anos 10 anos é o advent Warfare que já tinha loot Crate Então a gente tem saudad da nossa nostalgia daquela coisa gostosinha que era jogar o Black Ops que é um jogo maravilhoso cara quase todos os mapas todas as assult rifles eram divertidas de jogar mas a gente tá velho sabe a gente não você falou do COD mobile é uma comunidade diferente também eu
trabalho com a activision o warzone mobile foi lançado agora a gente fez umas campanhas com eles também foi legal mas toda vez que sai um cod novo parece que eu vou dar uma pequena chance aí eu vou jogar multiplayer Sabe aquela ah saiu aberta vou lá jogar com Rash na Live dele e tal aí joga um pouco Ah isso aqui talvez vai ser legal né cara mas nunca mais obre o jogo sai o jogo jogo dois dias nunca mais abri nunca mais cara é o pior que comigo eu passei da fase já do até testar
o multiplayer porque eu vinha com todos os cods até 2019 2020 talvez 21 pelo menos a Beta ou do multiplayer eu testava jogava por algumas horas eu lembro que acho que até 2022 teve algum que eu joguei porque eu lembro de fazer Live na Twitch eu levei umas duas trê horas de jogo para conseguir voltar a ter alguma mão no Game aí eu consegui fazer boas partidas mas esse ano que passou né 2023 Já nem testei o multiplayer Mas uma coisa que eu lembrei eu tava vendo eu encontrei alguns HDs antigos meus e arrumando a
casa aí eu fui ver que que eu tinha nesses HDs e eu encontrei várias partidas minhas da época da azubu e azub era o Black Ops 2 eu acho o Black Ops lá de 2015 2016 cara eu encontrei partida minha da Beta e eu tô pensando até em fazer um vídeo mostrando uma partida que eu encontrei lá que eu fui bem fiz sei lá 44/5 e eu pensei meu dava para fazer um vídeo estilo das antigas com aquilo faz vai ser legal isso isso tem esse fator nostalgia tem um um gameplayzinha de cod eu me
lembro que nessa época fui ficando mais politizado também então eu deixava um gameplay de fundo e que eu já tinha capturado e falava sobre a vida né É mas é engraçado a gente tava só para finalizar a gente tá fazendo uma pauta aqui e eu que sugeri né A questão do dinossauro aí eu a activ Vision anunciou o a skin do Devin booker que é um jogador da da NBA meu jogador preferido falei ah massa legal aí eu tipo tô sendo hipócrita o jogador da NBA pode né mas mas os os dinossauro não mas enfim
e eu acho que vai sempre ter isso e também só uma última coisa que aí eu lembrei também dentro do do COD e do warzone teve um modo de zumbi que não era Zombies daquele jeito que era Zombie Royal Halloween que aí você morria você virava um zumbi que voava e tal e pulava em cima dos caras e foi talvez o modo mais popular diferente e aceito pela comunidade sabe então é também vale a pena pontuar que o Rash disz que a trar faz muito mais isso dessas skins estranhas do que a Infinity w e
a slide Hammer galera bora para mais um boletim nuvem vamos discutir aí algo polêmico envolvendo criação de conteúdo presença no YouTube saída do YouTube é o assunto é interessante mas vamos agradecer a nuvem parceira aqui do debite a nuvem é uma publisher brasileira revendedora oficial de Chaves de jogos também a gente recomenda muito a nuvem porque a nuvem vende games em preços excelentes tem um serviço de altíssima qualidade e tá publicando uns games bem legais também de uma moral pra nuvem que vocês vão agradecer que vocês vão economizar dinheiro no fim das contas Então vale
muito a pena e a polêmica da semana em relação a criação de conteúdo foi um canal chamado the watch um canal quase 3 milhões de inscritos eles fizeram um anúncio inclusive hparams que a comunidade vai adorar e o grande anúncio deles é que eles estavam saindo do YouTube onde eu falei tem um canal de quase 3 milhões de inscritos pegam em média mais de 1 milhão de views por vídeo para abrir uma plataforma nova e eles iam cobrar apenas o valor de 6 porque de acordo com eles qualquer pessoa consegue pagar ó e um contexto
importante desse pessoal tá ele já tinha um patreon com 13.000 pessoas no patreon e cobrando entre 5 e 25 ou seja vamos botar uma média aí de 10 são mais de 130.000 a só de brincadeira eles faziam muitas PES eh eu tava vendo até um vídeo do Charlie mo crit ele falou 12 dos últimos 19 vídeos tinham publis eles pegam muitas views então e lá nos Estados Unidos isso ele paga super bem eles também ganhavam com certeza muito de AdSense faziam shows ao vivo que cobravam do público já ingressos fazia merchandise vendia já ou seja
já tinha uma fonte de renda muito grande né e Beleza tem uma equipe até as públicos dele são são atuadas é um negócio super bem feito o conteúdo deles é bom É é friendly né que eles cham AD friendly que é bom pra publicidade porque não tem palavrão não tem nada disso então eles sentaram lá fizeram um videozinho falaram no sofá que iam fazer isso e claro teve uma repercussão negativa gigantesca tanto que eles já pediram desculpas e achei um pedido de desculpas bom até tá Foi eles realmente fizeram meia culpa que chama sincero o
mais estranho disso é que o pessoal do paton ia ter que pagar essa outra plataforma então achar que sair do YouTube para fazer isso é uma boa ideia tipo quem que aconselhou eles a isso será que é um um alguém can ancioso por trás foi ganância deles cara porque eu fico imaginando as conversas né eles falam que pagam bem O stff legal mas será que né Será que é coisa certa que que você achou de tudo Edu cara é um tiro no pé né porque eu não consigo me ver saindo do YouTube eu consideraria fazer
alguma produção para um serviço de streaming sei lá e Netflix eu consideraria desde que essa plataforma me viabilizasse fazer algo que eu não conseguiria fazer dentro do YouTube mas o núcleo do meu canal é disponibilizar os vídeos gratuitamente para quem quiser assistir assistir eu nunca considerei abrir um patreon sabe um apoia-se até porque o canal ele é grande então eu tenho outros meios de conseguir fundos eu tenho AdSense e consigo fechar publ pro Canal mas eu jamais considerar Diminuir a quantidade de público que eu posso atingir e estamos falando isso de um canal Beleza o
meu canal é um canal grande é um canal que tem um volume de views alto é um canal que consegue fechar publis com bons valores porque eu tenho muito tempo de mercado e isso obviamente a gente tem um Premium na hora de de fechar uma pu por causa disso mas meu canal é brasileiro cara a renda do meu canal é muito menor do que a renda de um canal que produz conteúdo em língua inglesa porque em língua inglesa paga-se muito melhor coisa de 5 10 20 vezes mais isso eu vejo na prática com a monetização
do meu canal em inglês e com muito menos View gera uma renda considerável já sabe e o canal é pequeno então assim é um tiro no pé e eu acho que é um desrespeito com quem acompanha o conteúdo porque você se alavanca se se eleva através do YouTube aí de repente você vai deixar isso de lado eu compreendo alguém cansar um pouco da vida de produção de conteúdo querer expandir mas eu não acho que você deve fazer isso alienando o seu público que tá no YouTube para entregar numa outra plataforma o conteúdo que você estava
colocando no YouTube né é diferente quando eu fiz meu documentário de pilotagem que eu um documentário de eu tirando a minha carteira de piloto aquilo caberia num serviço de streaming sinceramente mas tá no YouTube disponível para quem quiser assistir sabe e eu não sei acho que esses caras mandaram bem mal acho que a ganância falou alto demais Ali com eles e beleza quem não quer ganhar dinheiro mas eu acho que você precisa se enxergar melhor enxergar sua situação ser grato a quem te acompanha não alienar quem te acompanha foi uma experiência muito bem engraçada assim
eu eu já conheço né o o canal já conhecia mas conhecia porque são três ex bus feed né eu não acompanhei eles quando eles fizeram a transição eu gostava muito de uma série que dois deles faziam um frente às câmeras o outro dando suporte chamava worth it que até virou um formato digamos assim de vídeo que hoje em dia no YouTube existe né que é aquela galera que que faz comparações assim de um jantar de ó um jantar de 50 de00 né e tal e foi foram dois dos car o extremo do Mr Beast né
ó contra 1 milhão de dólares é foi acabou acabou sendo influência né então eles que trouxeram esse esse formato lá atrás dentro do Bus feed aí depois fez muito sucesso e aí saíram do Bus feed para formar o o the watcher então eu não acompanhei essa transição mas eu cheguei a seguir os caras Quando eles começaram então assim que o vídeo deles que eles estavam anunciando que tava saindo do YouTube eh apareceu eu logo dei uma olhada né e assisti parte né até porque de novo não acompanho mas foi interessante até antes da gente trazer
pra pauta aqui do episódio dessa semana porque eu fiquei olhando os comentários e eu fiquei muito impressionado porque nenhum comentário era positivo era quase um mundo paralel original você diz é o vídeo original o vídeo deles anunciando que iam sair porque e parecia assim o vídeo é muito meem produzido quase como se o público fosse abraçar totalmente a lógica do pensamento deles e aí eu né dando aqui um scroll nos comentários e só comentário negativo só comentário negativo só comentário negativo cara ninguém Tá apoiando isso daí E aí a história continuou se desenvolvendo se desenvol
se desenvolvendo E aí dois dias depois eles foram lá e já saíram pedindo e Desculpa então realmente eu acho que foi um um tiro no pé também foi uma jogada de ganância Ou pelo menos uma jogada de alguém que os aconselhou muitíssimo mal né E talvez até tenha sido realmente uma questão Beirando a mafé porque ela se apoiou numa tendência que de fato vem acontecendo desde o começo do ano de Criadores que estão saindo do YouTube mas estão saindo do YouTube em grande parte para ou passar um tempo fora e depois voltar pro YouTube ou
se aposentar de Fato né até porque os canais continuam sem eles como é o caso do matpat né que é dono de vários canais relacionando filmes games e teorias né o game Theory film Theory e tal o meu favorito dele é o food Theory é sensacional food Theory verdade o matpat vai se aposentar né ele tá realmente ele tem família ele já tá bastante tempo no YouTube Eu até cheguei a conhecer ele num M3 Foi muito massa tirei foto e tal é um cara simpaticíssimo tal mas ele tem todo um projeto de vida para fora
do YouTube assim então ele tem tomou a decisão consciente de realmente se aposentar mas os canais vão continuar E vão continuar com uma equipe nova vão continuar com gente jovem que tá trazendo digamos assim oxigenação Ou seja é um é um negócio Fantástico você não tem como digamos assim discordar da decisão do Mat Pet sabe mas a decisão desses caras do the watch basicamente foi queremos ganhar mais dinheiro o YouTube não tá dando venham conosco e o resultado não foi outro né tiro no pé Total mesmo eles falaram negócio que é difícil nos mantermos relevante
no YouTube que muda constantemente Cara isso faz parte do trabalho ele estavam bem cedidos não é como ah deu uma queda aqui então a monetização piorou Então a gente vai ter que fazer uma mudança só com o nosso público mais né base e eles vão manter a gente fazendo esse esse conteúdo cara Às vezes acontece você tá Você tá bem Você toma boas decisões e E aí você acha que tem que fazer alguma mudança entendeu é o famoso overthinking né que chama de pensar em demais assim e eu acho que foi um caso disso não
sei se foi uma equipe deles que sugeriu apresentou para eles Às vezes as oportunidades monetárias né a gente vamos ganhar um dinheiro aqui rápido vai ser legal e as pessoas estão mais aceitas às vezes fazem estudos de mercado que o público topa cara mas e não tira teu conteúdo da da melhor plataforma no sentido da maior plataforma que é o YouTube que você pode ser encontrado isso também inclusive é uma pergunta Será que is serviu como marketing porque agora eu me interessei em ver conteúdo deles entendeu não sabia quem era e agora eu tipo Hum
será que é legal mesmo Será que vale a pena porque para eles acharem que o pessoal vai pagar ó eu acho que grande parte das críticas também foram esse negócio cara qualquer um consegue pagar ó primeiro que não pensa eh em público internacional né que pra gente R 30 R 35 dependendo da da cotação do dia e tal e mesmo nos Estados Unidos cara não é assim sabe ainda mais gente que pode consumir de graça Você já faz publ você já tem AdSense você faz shows ao vivo sabe isso é uma coisa que muito podcast
nos Estados Unidos faz que né eles marcam num teatro gravam um programa ao vivo quem sabe onde a gente faz algo assim iso é legal para tirar uma grana Da galera né É exato isso que ia falar isso que ia falar calma ia falar você tem que pensar muito você tem que pensar muito em em tirar dinheiro diretamente do teu público sabe você tem que realmente ter certeza que você vai oferecer algo bem exclusivo bem interessante uma coisa uma pública que tá lá ó a gente tá apresentando aqui a gente acha que é legal se
você tá tem interesse nisso a gente falou da ebac aqui também vai ser bom para você endeu vai ser um curso outra coisa é tipo paga nós aí vai ter isso vai ter aquilo você já paga o patreon esquece se vira e isso me volta algo faz tempo que a gente não fala de demissões aqui felizmente mas era um artigo que eu tava lendo no New York Times que líderes acham que você precisa sempre de mudança entendeu isso gosto de Silicon valy e eu acho que isso que aconteceu lá você se você não tá mudando
você não tá evoluindo entendeu se você não tá constantemente fazendo alguma coisa bem diferente você tipo vai ficar parado no tempo é é bom você de fato evoluir é bom de fato você ter consciência o bedu é um ótimo exemplo disso de conteúdos que vão mudando com o tempo acho que você tem que ser honesto com o teu público também sabe eu acho que teu público enxerga quando você é um fanfarrão o que o The watcher fez vai fazer muita a gente ficar em com indisposição em relação ao conteúdo deles eles provavelmente vão perder público
porque eu pelo menos se eu fosse público deles eu ia pensar assim nossa eles estavam fazendo esses vídeos meio que por obrigação então será que eles estão empolgados de continuar produzindo conteúdo vai ficar aquilo dentro da cabeça será que eles estão realmente querendo fazer esse vídeo pro YouTube será que eles entregaram o melhor deles e é importante deixar claro viu eles não voltaram atrás inteiramente da decisão eles vão continuar com a plataforma mas a mudança se significativa assim é que eles vão continuar no YouTube mas os vídeos que vão sair na plataforma saem primeiro lá
e um mês depois Eles saem no YouTube Então essa foi a a solução que eles inventaram gente Calma Vamos continuar no YouTube vocês ficam aqui um mês atrasados e a gente lá na plataforma continua ganhando dinheiro da galera que tem grana para bancar a nossa plataforma de stream entendeu então assim é bem capaz que ISO aconteça mesmo É bem capaz que eles consigam se ind dispor com o resto de público que sobrou deles ali a gente não chegou a reportar isso mas as matérias que tem né feito a cobertura aí desse momento ressaltaram que eles
chegaram a perder 50.000 inscritos assim Nesses dois di F eu tô com social Blade aberto aqui desculpa só porque eu tô com social Blade aberta aqui que não são números exatos e no dia 19 eles perderam 40.000 no dia 20 perderam 30.000 e no dia 21 perderam 20.000 sabe aí a média eu acho que no final eles perderam os 20 30.000 e deve ter recuperado mas o auge deles que tinha batido no Social Blade aqui tinha sido 2.95 e agora tá 2.84 então assim Beleza deve ter ganho alguns inscritos que não conhecia o canal até
porque a gente falou que o Charlie né o mo Cre que faz essas opiniões não sei se vocês conhecem cabelão e ele tem muito esses vídeos deram muita View então o pessoal deve ter ido lá conferir também é uma falta de Tato numa época em que as pessoas estão considerando deixar de assinar serviços de streaming Se as pessoas estão insatisfeitas estão deixando de assinar Netflix estão deixando de assinar a Disney Plus Por que que vão assinar um serviço que só vai ter vídeo que você podia ver no YouTube vai deixar de ver no YouTube e
que tipo são alguns vídeos não é uma biblioteca enorme de vídeos seriados filmes que nem Disney Plus e Netflix oferecem as pessoas estão desistindo de assinar né e vira mexe aqui no debite quem tem acompanhado a gente sabe a ubsoft vira pauta né não necessariamente porque a gente tem alguma coisa contra pelo amor de Deus tá esqueçam essa história de perseguição e tal é porque realmente a empresa acaba forçando um pouquinho a barra e tomando algumas decisões que geram repercussões negativas e que a gente precisa trazer para cá né é o nosso trabalho de fazer
esses comentários aqui pois bem recentemente aconteceu uma polêmica bastante relevante envolvendo a Ubisoft com um jogo em específico chamado the Crew né jogo esse inclusive que nosso querido Eduardo binu cobriu no seu canal recentemente inclusive né saiu uma versão atualizada do game e tudo mais e aí o que que tem acontecido com o The Crew O jogo foi anunciar em 2014 né teve aí 10 anos de evolução e tudo mais e recentemente a Ubisoft Anunci que vai encerrar né as operações do game vai fechar servidores e vai remover o título também das lojas virtuais até
aí tudo bem né lamenta-se menos um jogo disponível para quem quer jogar videogame especialmente jogos de corrida porém a parte que começa a complicar entra num aspecto interessante relacionado ao fato do game ser online n the Crew é um jogo online que tem uma parte single player e a Ubisoft simplesmente ao remover o jogo das lojas vai completamente tirar a possibilidade de quem quiser comprar o de crw de jogar essa parte single player para piorar ainda mais a situação agora se você tentar acessar o The Crew a partir do Launcher da própria Ubisoft alguns usuários
estão sendo apresentados a uma mensagem que diz que o jogo não está mais disponível e isso levanta suspeitas rumores já que a Ubisoft ainda não confirmou oficialmente de que a empresa pretende remover o game até das bibliotecas de quem já comprou o título seja no PC seja no console e aí meu irmão alerta vermelho total né pelo amor de Deus preservação de games tem um site chamado Stop Killing games e é um site de um desenvolvedor independente que lançou essa plataforma para fazer meio que um trabalho não só de conscientização Mas também de report dos
Games que T desaparecido ou tem deixado de aparecer em algumas bibliotecas de games algumas Lojas Virtuais como tem acontecido com o The Crew e é muito interessante porque o Brasil tá lá você pode acessar esse site e buscar informação de como fazer para entrar em contato no seu pai pa de origem com algum representante dessa empresa para fazer algum barulho Ou pelo menos pedir algum tipo de esclarecimento para que isso não Gere um problema maior para você e aí a gente traz aqui pro debate essa discussão né O que é que tá acontecendo não só
com the Crew Mas com esse tal movimento de retirada de games ou esse movimento contrário ao que a gente bate na tecla sobre preservação de jogos porque Aparentemente o que era antigamente garantido pelas próprias empresas né de que você compra o jogo o jogo é seu Pelo visto tá mudando and né Edu como é que você se sentiu aí quando você soube dessa notícia ou será que já dá para trocar de carreira de criador de conteúdo e começar a virar um nostr damos assim porque você tá basicamente prevendo tudo que vai acontecer com relação a
esse mercado de games com com relação à preservação de conteúdo né como é que tá isso daí para ti Cara eu acho bem absurdo que a Ubisoft fez eu tenho inclusive dúvidas quanto a legalidade do que eles fizeram e porque principalmente na União Europeia existe muita Medida de proteção ao consumidor Então eu não sei se o que a Ubisoft fez de remover o game de biblioteca de pessoa que comprou o jogo se isso pode ser feito e assim o The Crew é um jogo que dependia de servidores online eu entendo o fechamento dos Servidores 10
anos depois do lançamento do game teve o The Crew 2 tem o The Crew motor Fest Então até compreendo fecharem os servidores do game Apesar de que eu acho que para o The Crew 10 anos foi pouco acho que é um game que podia ter tido mais uns 5 anos de servidores sinceramente e é um game no fim das contas que devia ter um modo single player offline eu não vejo por ele não teve né porque Rios não teve um modo em que você podia jogar esse jogo offline mas é é outra questão sobre o
game ser removido de biblioteca é um absurdo é um desrespeito com o usuário mas também mostra que assim mesmo que fã do jogo quisessem fazer servidores Independentes para você poder jogar num servidor privado já não existe mais mais essa possibilidade porque existem games em que isso é feito por exemplo eu peguei recentemente o Resident Evil Outbreak de Play 2 esse aqui é um game que tem funcionalidade online tá inclusive escrito aqui na capa os servidores não estão mais abertos mas a galera fez servidor próprio e dá para você jogar esse game aqui online eh nos
dias de hoje com o The Crew o isso não vai poder acontecer mas é aquilo que eu vivo falando cara jogo digital a hora que quiserem os caras arrancam de você o digital é você tem zero propriedade daquilo né a gente tem feito bastante comentário dentro do debate sobre esses aspectos né de preservação recentemente a gente colocou inclusive um corte bem interessante sobre isso quando saiu a notícia dos emuladores de games que iam est sendo disponíveis na App Store e eu acompanhei os comentários e muita gente nos comentários n batendo nessa tecla tipo assim ai
que besteira mídia física já morreu evolui relaxa o jogo tá na biblioteca você comprou é seu e cara imediatamente no episódio seguinte Acontece uma notícia pra gente falar assim oi então né cara porque já já Existem muitos jogos que se perderam para o tempo inclusive games em mídia física por isso que eu falo a mídia física ela preserva mais do que a digital mas ela por si só não é preservação tanto que muita gente com todos os jogos que tem as pessoas fazem o dump do jogo para ter um arquivo digital de um jogo físico
para ter o backup mas existem jogos que já se perderam e não é pouca coisa não é seis jogos que se perderam não é literalmente milhares de de jogos que que ficaram perdidos pro tempo isso só vai aumentar mais e mais agora que as pessoas têm feito bibliotecas digitais ao invés de bibliotecas físicas e Biblioteca digital cara não garante nada qualquer momento você pode perder aquilo eu ia até perguntar não sei se eu tô sendo Lego mas o que que impede a Steam de fazer isso a gente elogia muito a Steam Steam deck o Edu
tem vocês tem né tipo vocês adoram é o que que impede da Steam fazer isso uma palavra Na verdade é um nome chama game New é mas a a Steam eu não sei se pelos termos da Steam um jogo pode ser removido de biblioteca de usuário eu não sei porque tem jogo que é removido da loja digital Mas quem comprou não perde acesso sim fica lá localmente e e na minha história com a Steam eu tive um único jogo removido da minha biblioteca que no caso foi o Dark Souls 3 mas porque a minha chave
era de mídia era de imprensa de criador de conteúdo e nesse caso eu não comprei o jogo eu recebi acesso ao game porque quem comprou o jogo o jogo segue na própria biblioteca então é diferente quando você recebe o acesso via código da desenvolvedora eles podem tirar o teu acesso mas comprando até onde eu entendo o acesso não pode ser retirado cara é muito triste e assim a gente tem que bater na tecla de preservação porque jogos vão sumir do mapa se a gente não preservar jogo digital não é preservado quem preserva jogo digital é
pirataria volto a falar e não é porque a gente quer que seja pirataria a gente quer que as empresas façam um trabalho decente de preservação mas elas não fazem eu bati nessa tecla do Gabe newo presidente da valve é importante presidente da valve gab newo e se você coloca Gabe nuo After he dies no Google você vai encontrar uma série de postagens tanto no Reddit quanto nos fóruns da própria Steam de pessoas preocupadas realmente sobre o que vai acontecer com a valve quando o gab newel Se for isso por quê Porque o gab New ele
tem toda uma filosofia não necessariamente de preservação de games mas de respeito ao jogador com relação a essas essas questões a essas situações né ele vira e mexe inclusive bate de frente com alguns executivos que querem trazer certas ah estratégias e políticas que ele não concorda muito de outras plataformas para dentro da valve e ele não quer porque ele quer tentar deixar a Steam um espaço mais seguro possível para o jogador poder manter a sua biblioteca alimentar a sua biblioteca lá e tal o próprio Steam deck né é um exemplo disso assim tranquilamente a valve
podia se ela quisesse ter colocado uma barreira entre a tua biblioteca no teu PC e a tua biblioteca do teu Steam deck para de alguma maneira você talvez ter que pagar uma um extra para poder acessar a to biblioteca isso é algo que a ia Faria tranquilamente sem pensar duas vezes Ubisoft também e tal e o e o gab nuo não tem essa essa pegada o que eu fico pensando Mais até do que em relação a ao gab nuo mas sim em relação as empresas que T batido na tecla sobre preservação recentemente é no caso
da Microsoft né a Xbox recentemente saiu matéria de que Xbox se anunciou publicamente falando que vai lançar alguma coisa vai anunciar algo em breve e vai ao encontro né de quem se preocupa com essas questões relacionadas a a preservação mas não se sabe de fato o que é que a Microsoft vai fazer E aí eu até queria perguntar pro Edu o que é que você imagina Edu assim se você fosse questionado a respeito disso se chamassem para você conversar com essas empresas acerca de preservação qual que seria um caminho interessante para empresas enormes como Microsoft
como Playstation abraçarem de algum modo a preservação e fazerem com que a reservação seja realmente um valor que essa marca traga além de ser só balela ou bullshit de de marketing ou de PR eu acho importante uma garantia de que os jogos que eles vão lançar vão sair em mídia física Hum E no caso das compras digitais que essas compras digitais vão com garantia se manter na sua conta não vão ser removidas da sua biblioteca que elas podem ser baixadas a qualquer momento tipo daqui a 30 anos que você consiga no seu Play 3 se
conectar na loja digital do Play 3 e baixar um jogo que você comprou digital tudo bem que o play 3 é uma plataforma muito mais física do que digital Mas ele já tinha digital vamos pensar em Play 4 play 5 uma garantia de que daqui a 40 anos os servidores vão estar abertos e você vai poder baixar os seus jogos isso é preservação mídia física é preservação retrocompatibilidade é bem importante porque os o o hardware físico tende a morrer mas se você no Playstation 12 conseguir jogar jogo de play 5 você tá tendo uma preservação
do Playstation 5 através do Playstation 12 né ah o o assunto é bem complicado tanto que a gente existe existem tentativas de preservação de arquivamento né de de jogos de hardware mas é um é um assunto complexo que eu gosto de estudar mas uma coisa que eu vou falar ainda sobre digital ainda mais pra galera que acha que é bobagem se preocupar com preservação é o seguinte você que tá fazendo a sua biblioteca com jogo digital cuida bem da tua conta porque a quantidade de história de terror de gente que perdeu acesso à conta e
junto perdeu ali dezenas de milhares de de reais em compras tem muita história de terror história aí de gente que teve a conta hackeada e as empresas não fazem nada para te ajudar a recuperar a conta então assim você acha que você tá bem com o Mídia digital torce PR você não ser hackeado senão você é mais uma história pra gente justificar a mídia física e a preservação de games sério eu falei do redit de galera que tem dificuldade de acessar o Call of Duty para jogar vai ver no Reddit também a quantidade de gente
que perde acesso à conta e perde a biblioteca de games e perde os saves tem que se preocupar com isso cara mas assim se quer correr o risco corre o problema é teu não mudar nada na minha vida se você perder sua Biblioteca digital não muda absolutamente nada eu tô dando a dica quer ignorar o conselho ignora Você vai estar em casa fazendo Castelinho com as mídias físicas exato recado de brcc dor não muda nada da minha vida ten CTE Mas não é verdade tem um monte de coisa que eu dou a dica pessoa não
muda nada cara não muda nada para mim tá ligado porque se para você depois d ruim eu dei a dica quem escolhe ignorar é ou o ouvinte né galera espero que vocês tenham curtido mais esse episódio não se esqueçam de se inscrever no canal mandem os comentários de vocês a respeito do episódio sigam-nos nas redes sociais agradecemos a nuvem e a ebac pelos patrocínios Lembrando que tá rolando cupom de desconto na ebac de R 200 cupom é Deb ebac informações na descrição e tamo junto pessoal Valeu aí pela atenção de todos [Música]