é essa é uma pergunta interessante PEP O que que você acha da Banco Central tá subindo a taxa de juros expectativa lá no não é que essa Lique par é algo em torno de 13 13 e poucos por. e desde que o banco central adotou essa postura mais dura começou a subir a taxa de juro expectativa de inflação pros próximos anos não tem se comportado de onde que vem essa pior é reio com e é é fiscal o juro não vai fazer efeito como é que tá a Sua percepção de estudo eu eu concordo plenamente
com o Sérgio e e tem um e tem um problema que a situação coloca pra gente hoje saiu até o artigo do do Vladimir tes e e um coautor e agora não foi publicado ainda eu vi o working Paper em que eles ficam especulando racionalmente sobre uma possibilidade Nós temos dois regimes de política monetária um regime de eh eh eh dominância monetária um regime de dominância fiscal no regime de dominância monetária o banco central ele eh eh tem como prioridade manter a meta de inflação e ele vai por aí no regime de eh eh dominância
fiscal a política monetária ela fica limitada pelo aspecto fiscal eu vou falei aqui taxa de juro Real de 7% coloca relação dívida PIB é 110% em 2033 o mercado enxerga isso e ele não espera chegar lá para acontecer né para fazer tomar alguma decisão o mercado sempre desconta o futuro aqui acima de 90% existe um incentivo enorme nos policy makers de fazerem uma recuperação judicial da sua dívida né o nome bonito para dar o calote eles vão fazer uma uma renegociação acima de 90% sempr Isso é isso é uma proposta e de classificação do Banco
Mundial entre 70 e 90 a gente vive uma fragilidade fiscal acima de 90 você vive crise fiscal Então o que acontece se o Banco Central sobe a taxa de juro a percepção que os agentes econômicos têm é de que vai vir uma renegociação da dívida isso faz o prêmio de risco subir sobre a dívida então a taxa longa sobe para caramba a outra coisa que acontece o banco central perde a capacidade que tem de angor as expectativas isso que o Sérgio falou você passa a ter a seguinte relação Cada vez que a taxa de juro
sobe a relação dívida PIB sobe por isso o sistema fica mais frágil o banco central perde a possibilidade de fazer política monetária e portanto eu passo a esperar mais inflação Então você pega a inflação até 2027 todas elas subiram desse ano eu entendo porque suba né porque teve o choque climático ele de fato ele colocou para para para mais meio ponto percentual na inflação para esse ano saiu de 4 para 4,5 agora ao longo do tempo a inflação esperada subiu demais a inflação implícita nas ipcas as curtas as curtas então 6,5 por chocante isso né
longo prazo elas estão em seis O que é chocante também sim né você ter um prêmio sobre os 4% de média que a gente tem recente tem 2% ao ano de prêmio de risco por conta disso então respondendo objetivamente Eu acho que o banco central o que esse paper fala é que não tem uma um momento que a gente consegue detalhar quando você sai de uma dominância para outra dominância mas tudo indica que a gente tá caminhando bastante para sair da dominância monetária e pra dominância fiscal na dominância fiscal a gente vai ter mais inflação
não aí ele passa a ser mais Len de medo de medo porque na dominância fiscal o que acontece é que o o a política monetária ela perde efeito Tá certo e aí o que que acontece quando você perde você perde confiança na moeda você vai ter uma porrada no câmbio tá certo o e é um um movimento que acontece que independe do nível de taxa que você botar para cima a gente teve um momento desses não Fraga eh foi quando e 97 também 97 Você tem o qu a gente perde 90% da nossa reserva em
TRS dias e a taxa de Júlio foi a 70 e tchau e acabou o câmbio acabou moeda na verdade a gente teve um ataque especulativo qura o Brasil então eu acho o problema da dominância fiscal que ele transcende a ao ao economia espuro a dominância fiscal para mim ela fica caracterizada nisso quando você o banco central perde o poder eh a política monetária perde potência Tá certo então é que a gente tem tem que pensar o seguinte o Brasil é um país muito grande a gente tem uma economia muito vigorosa então não é que vai
sair todo não é Argentina que sai todo né a grana sai todo M1 Sai num dia você tem 200 milhões de consumidores um país Continental e você vai ter o cara que tá vivendo disso mas a a poupança sai a poupança independente essa que ainda tá ela sai porque você começa aquela história você bota o seu dinheiro no pré ele vai para 13 para 15 para 17 e o dólar porran você falando não meu tá esse dólar e m Esse é um problema também que indica hoje o qu esse dólar tá totalmente errado nesse nível
de taxa que a gente tá aqui lá fora pelo que a gente tem de fluxo de balança e o fluxo financeiro tá ruim já há 1 ano e meio mas ele não chega a comprometer o todo ele tá errado e um dos lados que vai pressionar a inflação é o próprio nível do dólar Então esse dólar ele tá eh ele tá falando né insegurança dos agentes quanto ao futuro da são são os preços né que dizem Na minha opinião queem já tem sintomas de dominância fiscal essa inflação implícita nas ntnb é um sintoma Claro o
prêmio de risco que nós estamos pedindo a aqui para um título é maior que o prêmio de risco que o mercado troca sobre Brasil lá fora o se diesse de 5 anos tá saindo a 150 Pontos base exato exato Então aí tá saindo a 150 Pontos base lá fora todo mundo é tranquilo em trocar 150 Pontos base lá fora do nosso Nossa aqui no Brasil ninguém dá dinheiro pro governo abaixo de 200 pontos base mais ou menos é sério isso em moeda local é sério seríssimo então teria jeito de resolver isso eu não vou falar
o que eu falei a última vez que eu tô apanhando até hoje de brincadeira eu abro Instagram eu apareço lá falando aquilo e tem gente reclamando é é sempre no pobre você é um danado sem vergonha para falar bom mas eu acho que pelo que o Sérgio falou veja nós temos uma economia que é vigorosa nós temos hoje reservas internacionais bastante folgadas tem um fluxo de comércio muito bom e temos um potencial para receber investimento direto que é gigantesco se o governo começar a fazer parceria público-privada em concessão investimento vai chover dinheiro aqui porque não
tem para onde dinheiro esse negócio de salamento eu falei já conversei muito com gringo se tiver um Marco legal bacana mas enchurrada de dines não tem onde investir isso é utility longo prazo tal tal tal é o tipo de investimento que o gringo gosta mas tem que ter regra a não sai a regra O problema é que el história que tem a regra Gringo é o seguinte pode ser regra ruim mas ela seja imutável né Tem e então o Brasil ele tem todas as condições de fazer isso Inclusive a situação fiscal não é grave nossa
nós precisamos fazer um ajuste de 2% no no déficit público 2% do PIB e a gente consegue fazer isso em prestações sem fazer um choque fiscal alucinado como o milen tá fazendo na Argentina É mas aqui lá ele já pegou o doente já tinha virado Não mas ele tá conseguindo piorar mas ele jogou fora a criança junto com a água do banho ae não é ajuste lamento nós fizemos o plano plano real aqui nós tíos menos reserva do que ele tem mas o nível da a economia tá destruída muito m é mas n vamos discutir
porque você a gente não entende Brasil Argentina entende tá bom bom perder energia tem toda razão tem toda a razão não dá para discutir isso é que leit ser pro ibs não tem como ou pro Corinthians ó então ah eu acho que a gente consegue fazer esse ajuste eu acho que à medida em que isso fica claro pro mercado que tem condições de fazer esse ajuste a a os preços voltam a cair Porque o mercado tava sendo complacente por causa disso Uhum ele esperava que fosse Mas de qualquer forma Fala sério foi complacente piorou mas
não mas você nota que não tá pior do que esper no começo do ano então aí que é um ex melhor melor Tá certo e a própria expectativa é inflação podia ser maior tal tirando aqueles bocó no começo do ano pediu 8 E5 de julho no final do ano são os membros que pede 14 Esso que discut exato sempre eles estão estão nessa coisa então eu acho que é só é sabe não tá tão ruim tem um problema de discurso tem comunicação é básica e eu acho e tem um banco central que tá ausente a
falta do do Banco Central ele tira ele é a gente acostumou a ter um um um banco central errando tivemos erros bem crassos aí nesse período mas ele tava presente de alguma forma ele se eximiu de alguns riscos ele se corrigiu e outros e você tem uma uma uma história que ela é satisfatória Tá certo tem momentos né meio ruins e tal mas era na no na média Belê e hoje o que a gente tá vendo cadê o banco Central tá aquele ap quer ver uma coisa SG a gente tem de passivo que a gente
criou na cabeça uma coisa que o Lula enfiou na nossa cabeça e ele entende tanto de Economia como entende de política e de Argentina eh que o Brasil não tem dívida externa nosso passivo externo líquido é 820 Bilhões de Dólares significa que tem investido no Brasil de estrangeiro um excesso de 800 Bilhões de Dólares em investimento direto em ações em títulos e esse povo não tem abertura para isso chega uma hora em que o executivo de uma empresa Americana ou europeia olha pra trajetoria do e fala meu eu não posso ficar sem Red eu vou
ter que redear porque eu tô perdendo 30% da receita que eu tenho essa porcaria desse câmbio câmbio tá fora de lugar o câmbio podia est mais baixo que a gente ia conseguir exportar ainda mas em compensação esse executivo ficou parado um ano agora ele foi pro mercado e o banco central continua olhando ele não fez uma venda de Swap em todo o governo Lula é impressionante isso não tem cabimento não é porque é ataque especulativo a gente não tem que passar a mão na cabeça de especulador não é quem tá demandando dólar hoje é o
cara que tem passivo em dólar que precisa se proteger e o papel de proteger esse cara sempre foi do Banco Central A hora que o banco central sai e fala eu não tenho que me mexer nisso o Executivo fala então eu preciso ir porque o banco central fala eu não posso mexer porque esse é um problema fiscal que tá puxando o dólar para cima eu não vou intervir por um problema fiscal e essa bobagem que fala não interfiro por preço tem hora que você tem que interferir por preço pode ser vol pode ser falta de
cobertura tem várias razões que ele precisa atuar uhum e uma hora que ele tem que se o mercado começa a perder referência a mesma coisa do juro dá um tapão na orelha e bota pro lugar que é função ele chama monetária é função del que que é a função pría do Banco Central Ele É O Guardião da moeda ponto acabou não tem que falar mais nada ele tem e O Guardião da moeda ele tá ligado a moeda real e a paridade cambial então acertar excesso no juro e é função dele porque aí assim é tirar
a v de preço errado não é falar ah tô indo porque deu vol você fala tem uma vol errada nessa mas é só a de a intradia você tem uma V estranha esse mercado botar 570 e não sai disso [Música]