o Olá pessoal Fábio aqui tá aproveitando uma situação que aconteceu os dois fim de semana para trás eu resolvi improvisar um vídeo não programado só para testar meu nome equipamento e compartilhar com vocês o que aconteceu e de quebra eu vou atualizar sobre como tá o meu setup atual de gravação vou explicar coisas técnicas sobre codecs de vídeo e no final eu vou mostrar meu cenário aqui atrás em mais detalhes para quem tinha curiosidade então assistam até o fim eu já disse isso uns vídeos atrás mais para quem não sabe todo o vídeo tenho esse
com tempos e links nas descrições se quiser pular para algum a sessão de qualquer vídeo é só olhar lá que você pode ir direto para as partes que quer eu aproveito para dizer de novo porque tem gente que não me pergunta já existe versão podcast do canal tem no Spotify vários outros lugares basta olhar no site anchor.fm barraca estando em todo o vídeo tem um final da descrição os links tanto para o podcast quanto para versão em texto eu deixo todos os scripts postados no meu blog para ficar fácil Se alguém quiser p Ah pois
é Além disso eu subo os scripts como legenda em português para quem é surdo ou tem déficit de atenção então tem várias opções para facilitar assistir o canal e para quem quiser contribuir a melhor forma é deixando o like e mandando um vídeo para os conhecidos para mais gente poder assistir então isso dito vamos lá e [Música] e depois de mais de mês que eu tomar fora do canal meio entediado Na real eu finalmente resolvi voltar eu escrever dois scripts para já adiantar dois episódios eu gravei tudo de uma vez no sábado retrasado foram umas
quatro horas gravando sem parar 7 arquivos de vídeo de 30 minutos cada daí eu fui passar para o meu PC para editar e já achei estranho que na hora de copiar Windows Explorer tava no várias engasgadas velocidade cair drasticamente daí quando eu joguei os arquivos muda 20 eu resolvi para editar eu vi que tava perdendo Friends literalmente eu não conseguia levar os trechos dentro dos arquivos isso aconteceu em praticamente todos os arquivos óbvio que na hora eu fiquei Picasso putaço nem acompanha no Instagram é no Twitter acompanhou xingando o primeiro grande suspeito foi o SD
Card que eu fiquei com tanta raiva que eu fico voltei com a tesoura e já joguei fora mas era igualzinho esse daqui um sdxc Sandisk extreme pro com velocidade de 170 megabytes por e eu falei sobre SD cards no vídeo de todos os sistemas de arquivos quando eu falo de e ex fat SD cards não só exatamente mídias muito robustas são dispositivos intermediários serve para câmera gravar e logo que terminar você já transferir para o seu PC ninguém que trabalha com isso mano tem os originais no SD Card sem fazer cópia eles falho e o
meu falhou e eu nem usava ele tanto assim alguns chegar na me dizer que nem todos os Andes que que você acha uma loja não oficial online é o original tem versões piratas que te quer então como se fosse Sandisk Então tem que tomar cuidado para ser justo Depois que minha cabeça explodiu eu fiquei com outra suspeita o meu PC desktop não tem drive the SD Card então eu um adaptador de SD Card para USB genérico chinês e depois me ocorreu que quem pode estar com pau talvez já esse adaptador mas já era porque eu
já ficou o teu SD Card Então não vou mais poder testar em outro drive para saber se era ele mesmo que tinha falhado Mas independente disso eu já tava de saco cheio você tem que gravar meus vídeos quando alguma coisa dá pau se eu usar uma câmera Canon Rebel t7i e foi o que usei beijo começo do canal pelos primeiros dois anos no fim do ano passado começo desse ano de 2021 Eu Fiz alguns upgrades no meu setup a começar pela câmera que passou a ser uma Sony a73 dois motivos para isso aqui é não
série Rainbow que é uma série de entrada não tem cliente se de HDMI você pode ligar uma câmera dslr direto no seu PC numa placa de captura ou usando o software da Canon com cabo USB mais os controles da câmera que aparece no visor também aparece no vídeo ele não tem opção para tirar esses controles e passar só o stream de vídeo Limpo Então se no futuro eu quisesse capturar o vídeo direto no PC não ia funcionar a outra coisa que eu queria conseguir gravar em 4K não porque eu quero meus vídeos finais tem 4K
mais para poder ter um enquadramento mais aberto e poder movimentar o vídeo dentro de um frame de 1080 P O certo é sempre gravado uma resolução acima da que você quer exportar Você grava em 4K a porta em full HD para exportar em 4K Você devia agravarem 6k Ou 8k pelo menos não é só mais flexível para editar Mas a qualidade fica melhor vocês devem ter notado alguns dos vídeos que explicava sobre algoritmos e estruturas de dados que para abrir espaço para mostrar código de diagramas eu me movia para a direita no quadro isso porque
como eu gravei em 4K eu tenho mais vídeo fora do enquadramento que eu podia usar isso sem contar que quando eu dou Zoom não perde tanto a definição por isso eu escolhi a Sony a73 que é uma boa câmera de entrada para 4K e ele tem Clean feed para HDMI vídeo Limpo mas para conseguir gravar em 4K 60 frente por segundo não pode usar qualquer SD Card genérico tem que ser pelo menos classe acho que o hs1 com 100 megabytes por segundo de banda para aguentar gravar o vídeo em h264 ainda tem outro problema chato
por causa de mais uma dessas regulamentações europeias e vamos combinar que Europeu é um animal mais imbecil para fazer regulamentações idiotas que não fazem nenhum sentido em frente na Europa a câmera fotográfica ser considerada fotográfica ela não pode gravar mais que 30 minutos de vídeo senão a categoria passa a ser vídeo e acho que o fabricante pagou o imposto maior por isso sério esse critério é tão arbitrariamente imbecil que Eu Fiquei imaginando Que tipo de animal a prova em utilidade dessas por isso que qualquer câmera fotográfica digital que você comprar tensor bom suficiente para gravar
vídeos de qualidade mas se gravar internamente no sd-card a câmera vai gravar por 30 minutos e desligar automaticamente só hackeando o firma para tirar essa limitação mas não é uma coisa que eu recomendo a única forma de gravar vídeo sem interromper a gravação é capturando o vídeo para fora da câmera via cabo USB ou HDMI para fazer isso a opção que muitos streamers usam é uma placa de captura como a elgato 4K 60 que é interna e melhor ou a elgato hd60 ou a versão mais barata que é uma cama link que são externos via
USB 3 daí você abre o ABS da vida e gravou faz estranho eu não Oi e nem vontade de fazer streaming então Além disso meu PC não a coisa mais silenciosa do mundo deixa eu dar matando gente falar do meu PC eu uso o mesmo gabinete desde o final de 2017 aos poucos eu fui fazendo upgrade nele atualmente aí tem que o Intel I9 9900k com uma placa mãe Gigabyte z390m eu coloquei dois pentes de memória G Skill ddr-44 mil que foi bem Overkill porque um D3200 ou 3 600 megahair teria sido suficiente eu coloquei
um SSD nvme no slot m2 para seu disco de boot e tenho vários S2 normais Sata de 4 terabytes cada e um HD mecânico Onde eu deixo coisas como a minha pasta do stea quem me acompanha no Instagram viu que eu troquei a placa mãe da minha antiga z370m pra z390m porque ela tem suporte a Thunder Bolt daí eu comprei uma placa da Gigabyte também chamada Titan Grid quatro que faz a ligação no slot Thunder Bolt da placa mãe e me dá portas padrão o SBC para colocar um cabo Thunder Bolt E faz diferença porque
via USB eu trans é uma média de 20 a 50 megabytes por segundo mais via Thunder Bolt a média pula para mais de 100 megabytes por segundo indo para Picos de 500 megabytes por segundo e para solução de gravação de vídeo que eu vou explicar já já o thunder Bolt vai vir bem a calhar agora o upgrade mais cabe mais barulhento que eu fiz no fim do ano passado foi minha placa de vídeo game ordem rtx 3081 era da categoria de performance acima do Playstation 5 Xbox Live sex eu consegui comprar 3080 em novembro ou
dezembro de 2020 quase quando começou a ter falta de GPU no mercado eu dei muita sorte porque um mês depois o preço dessa placa literalmente dobro eu já achei caro tendo pago 17 mil reais e depois foi para mais de quinze mil justamente peguei o modelo da gameworld porque parece que puxa mais a GPU só que consomem Mais energia e por isso as ventoinhas são bem barulhentos e meu gabinete não a coisa mais arejada do mundo Teve gente que falou para mexer nas curvas das ventoinhas mas a CPU tá de boa porque ela é resfriada
a água eu uso em aí É sério o h80i + a GPU é a ar mesmo com as ventoinhas que já vieram ela e essa placa um monstro ela sozinha precisa de três cabos de força pcie aê e consome acho que na faixa de 300 forte Ela consome sozinha um terço do que minha péssimo de mil votos da para o sistema e sim antes que comentem mil votos foi exagero mesmo 800 era mais que o suficiente de qualquer forma vocês sabem que a maior parte da energia que a CPU e GPU consome é dissipada em
calor computador é a coisa que mais desperdiçam energia que você tem até eu comprar um gabinete mais arejado ou dar upgrade no meu E aí o para conseguir resfriar acha que eu também com água ele vai sempre ser meio barulhento mesmo E para piorar ele fica exatamente aqui na minha frente encostado na minha perna nesse cenário vocês não vem porque eu não mostro no vídeo mas olha só E se eu deixar o PC ligado depois eu preciso ficar consertando o áudio para tirar o barulho isso diminui a qualidade final do áudio E além disso quando
eu gravo aqui fica mais quente porque eu deixo todas as janelas fechadas por causa do barulho da rua eu tenho duas fontes de luz aqui na minha frente para ele mais ficar mais nítida dá só uma olhada bom é bem quente aqui eu até deixo o meu ar condicionado ligado mais fraco para não fazer barulho então não resfria tanto por isso deixar meu PC ligado não é uma opção outra opção seria usar um dos meus notebooks mas aí eu não posso usar uma placa externa de captura precisaria ou usar o software da Sony também sei
se tem para capturar via USB ou comprar aí o gato de captura externa via USB também e nenhuma das opções eu gosto muito porque na minha cabeça vai gravar em h264 externamente Se for para gravar h264 melhor q seja direto dentro da câmera para ter a melhor qualidade eu nem sei se faz tanta diferença mas eu imaginava que sim por isso eu nem tentei Resumindo já disse a configuração do meu PC de edição você já viram a câmera que eu uso minhas luzes aqui na frente daí obviamente eu não uso o áudio que minha câmera
grava porque o telefone tá uma porcaria e grava tudo o ido possível incluindo o barulho da ventoinha da não esquenta bastante Vocês acabaram de ouvir o áudio que a câmera grava tão vindo de porcaria para o áudio eu uso um gravador externo tascam dr-05 que é o mesmo que eu uso desde o começo do canal junto com o microfone de lapela da Sony e o áudio que ele grava é muito bom bem Limpo eu preciso fazer pouquíssimos ajustes nele o áudio da câmera serve para sincronizar o áudio da taça um com o vídeo mais importante
que o vídeo é o áudio mas não dá para fazer muito mais além disso até para ajudar um pouco com o reserve Eu Vou vestir minha parede aqui do lado inteiro com placas acústicas eu não cheguei a medir mas espero que isso tem a diminuir a reverberação e Eco Muita gente me pergunta do teleprompter que eu uso mais nada demais é um genérico que eu comprei no MercadoLivre faz alguns anos quase desde o começo do canal eu tinha outro menor mas eu acabei derrubando e quebrou o espelho e desde então eu uso esse aqui no
teleprompter eu uso meu antigo notebook só Facebook porque ele tem modo tablet e eu consigo conectar com um mouse wireless daí fica fácil de com o script e voltar quando eu erro eu preciso para usar e eu preciso para usar pelo menos umas duas ou três vezes por episódio que eu gravo porque meu processo é assim eu mando minha Alexia iniciar um timer de 29 minutos e aí eu começo a gravar na câmera daí quando o alarme apita eu sei que a câmera tá quase para atingir o limite europeu de 30 minutos daí eu tenho
que pausar E reiniciar a gravação isso é extremamente tedioso porque para ficar fácil de sincronizar Eu também preciso desligar a gravação de áudio da Tasca para ter o mesmo número de arquivos de mesma duração aí quais os planos que acontecem se a câmera super aquece por algum motivo e para de gravar eu não fico sabendo até dar o alarme de 30 minutos se eu vejo que parou no meio sou obrigado a tirar o sd-card ligar um lote de onde que parou e regravar a partir daí alguém sugeriu de eu colocar um espelho atrás da câmera
para poder ver se tá gravando mas como vocês podem ver não tem onde botar um espelho aqui outro problema quando eu começo a gravar na câmera de novo eu tenho que ligar a gravação na Tasca aí às vezes me distrai e não ligando o áudio daí sobra o áudio da câmera que é uma porcaria Como Vocês ouviram não dá para usar e lá vou eu e gravar os últimos 30 minutos de tudo de novo ou seja Vira e Mexe eu sou obrigada a regravar alguma coisa por causa ou da câmera ou do gravador de áudio
é super perigoso toda vez que dá problema eu quero chutar tudo pelos ares e quanto mais horas demora para gravar mais minha voz vai piorando e eu vou ficando de mal humor por tudo isso depois do problema do SD Card dessa última vez eu decidi que preciso de uma solução definitiva depois que eu postei no Instagram algumas pessoas vieram das sugestões para quem me sugeriu gravar direto no PC agora eu expliquei Por que que eu não faço isso mas algumas pessoas me sugeriram uma coisa que eu nunca tinha ouvido falar o átomos Ninja 5 ele
é um monitor para poder ver o que tá gravando e ao mesmo tempo é um minicomputador com capacidade para pegar o que nem feed me HDMI da câmera e gravar em vários codecs diferentes direto no SSD de verdade pronto Essa é a solução e nos Estados Unidos esse equipamento custa uma faixa de $500 não é barato mas eu vou dizer outra coisa que não a barata a minha hora quatro horas que eu perdi sábado passado mas as horas eu já perdi que gravando uns três anos e todas as horas que ainda vão perder no futuro
só continuar com esse processo jamais que compensa o preço do átomo sério minha hora não é barata muito menos minha paciência na mesma hora eu procurei na Amazon mas eu consegui achar um para pronta entrega no Mercado Livre 6.000 reais caro mas eu comprei e já comprei um SSD Samsung 960 Evo de 1 terabyte que dá para gravar com umas 10 horas em Progresso LT Falando nisso Outra vantagem do átomo sendo equipamento para profissionais ele não grava em HD 264 e sim codecs de edição como Progress e the annexes are além de dar opção para
h265 eu vou deixar um vídeo que explica a diferença disso nas descrições abaixo mas em resumo Vamos aprender uma coisa nova se você não é da área de vídeo todo o vídeo que você consome hoje em dia seja minha Netflix em qualquer lugar usa os codecs h264 ou h265 dependendo da marca de câmera h264 também conhecido como AVC a Sony tem uma versão tunada chamada x AVC mas é tudo a mesma coisa normalmente os bits de vídeo comprimidos em h264 fica num container MP4 por isso muita gente chama de mpeg-4 também é extensão do arquivo
é o contêiner e não couber dentro de um MP4 Você pode gravar em outros codecs e se você baixa vídeo por torrent já deve ter visto outro container o ponto MKV que é uma troca e dentro o codec costuma ser h264 h265 a versão mais moderna também chamada de HIV vc que é de raio fixa nesse vídeo Cold de compressão mais eficiente que o h264 ou seja ele grava a mesma qualidade na metade dos Bits e um codec é um programa que em Corda ou de corda um stream de dados no caso video codec é
justamente acrônimo decoder e decoders assim como modem é para modulador demodulador codex.com HD a atre h265 São acelerados por hardware e tem instruções para isso direto na CPU por isso costuma ser razoavelmente rápido e por isso são tão difundidos também se você assistir qualquer vídeo no seu computador ou smartphone provavelmente é um desses dois codecs esses codecs são que a gente chama de codecs de delivery ou consumo eles são altamente comprimidos justamente para possibilitar você conseguir assistir em boa qualidade mesmo uma conexão de internet não tão rápida normalmente com pressão de 20 para um ou
seja 20 GB de vídeo cru vira 1gb comprimido e lógico depende de quantos quadros por segundo a resolução do vídeo depende do espaço de coisa é de 8 10 ou 12 Bis Depende você vai usar croma subs entre 1420 1422 ou 44 e média de 20 para um é h264 em qualidade média para ter a mesma qualidade em h265 a compressão pode ser de quase 40 para um ele é duas vezes mais eficiente que h264 mas também a impressão um pouco mais pesada em compressão normalmente descomprime é um trabalho razoavelmente rápido mas para Quanto mais
tempo você leva pro sessão da compressão menor tende a ficar o arquivo até um limite mas você não quer a maior compressão possível porque senão ia levar horas para cumprir EA qualidade final podia ficar ruim compressão é um balanço entre tempo de processamento qualidade e tamanho final do arquivo para chegar nesse nível de compressão o principal conceito que se usa tanto em h264 quanto h265 L golpe ou long golpe Golpe é acrônimo para group of pictures em resumo bem resumido é o seguinte o que que é um vídeo é uma coleção de fotos de 30
fotos rápido em sucessão E você tem um segundo de vídeo com 30 quadros por segundo tirei 60 fotos muito rápido e você tem um segundo de vídeo em 60 quadros por segundo ou dois segundos de vídeo a 30 quadros por segundo depende da configuração se você gravar essas fotos em formato cru ser equivalente a cada imagem ser um quem sabe tipo um formato. Bmp que você abre um pente bruxa da vida ou com uma compressão que não perde detalhes como um png é o que chamamos de compressão nós leste ou seja que perde pouco ou
Nada de definição e cores por exemplo Imagine que sua foto é só o Céu Azul sem nuvens o único tom de azul se for uma imagem full HD ou seja de 1920 por 1080 pixels e cada Pixel representado e 8 bits de cor significa que essa imagem vai gastar no mínimo 1920x 1080 x 8 que dá quase 2 megabytes se eu quiser cumprir misto de um jeitinho génio podia separar as cores uma paleta que é uma estrutura de dados separados como um hash table e o um índice com menos Beats como nesse exemplo eu estou
simplificando dizendo que é só um tom de azul e só tem o céu na foto eu posso ter uma paleta de uma única cor e esse azul eu represento com um bit em cada Pixel então a imagem teria 1920x 1080 x 1 bit que dá 253 kg é uma compressão de 8 para 1 nada mal mas também é porque a imagem de exemplo é bem simples quanto mais complicada a imagem quantidade de cores diferentes menos vai dar para cumprir nesse esquema ingênua um GIF oldify é mais ou menos assim que funciona limitando as cores se
eu quiser reter sem por cento de qualidade Eu Posso manter tudo cru ou rosa e usar uma compressão leve los Leste como equivalente de um png no caso de áudio a mesma coisa o formato Wave ou flac que é sigla justamente para free lossless audio codec por isso antigamente um CD tinha 650 Mega E só cabe a uma dúzia de músicas mas temos formas de compreensão bem mais agressivas que estrategicamente escolhem jogar fora bits que não fazem diferença para nós humanos Existem muitos detalhes numa imagem ou o áudio que nossos sentidos não tem capacidade de
perceber por exemplo em áudio temos frequências que outros animais conseguem ouvir mais os nossos ouvidos não conseguem distinguir e é o codex loci Ou seja que perdem detalhes que jogam bits desnecessários fora mesmo e no caso de áudio são os codecs como a Acer ou MP3 por exemplo E no caso de imagens temos de e pegue tem um vídeo do câmbio ter Fire O que explica muito bem como é feita a compressão loci do dia e pega então vou deixar nas descrições para não me alongar nesse detalhe de aí pegue deixa a imagem mais soft
É como se você desce uma pequena borradinha ela perde um pouco de nitidez mas vai cumprir bem mais aquela foto do céu que cru é dois megabytes Enjoy pegue vai cumprir para pelo menos dez para 1 ou seja vai para menos de 200 km para vídeo você imagina que eu posso pegar os 30 quadros por segundo e comprime cada a foto dez vezes em dia ai pegue e a justamente assim que alguns codecs de vídeo funciona um deles é justamente o MJ pede que é um motion e pegue a grosso modo você pode imaginar um
vídeo que é uma sequência de imagens de e pegue e aliás quando fazemos uma compressão loci a escolher perfis de qualidade podemos cumprir pouco nós vamos ter um arquivo maior mas retendo mais qualidade ou podemos mandar cumprir bastante mas aí a qualidade da imagem no final vai ser pior Eu acho que um MJ pegue se limita a compreensão de 2 para 1 ou seja só diminui metade do tamanho agora os codecs mpeg como h264 h265 são ainda mais agressivos Como eu disse eles trabalham no conceito de long golpe golpe que é grupo apics em resumo
ele não grava foto a foto de todos os quadros de um período de tempo ele grava um frame que é chamado de um que frame ou quadro Chaves e os quadros seguintes são só os trechos do que freme que se mexeram que a diferença Ou Delta ou seja os quadros seguintes são só os pedaços e não a imagem inteira se esse trecho de vídeo você ficou gravando alguma coisa parada o que se mexe bem pouco vai ter uma imagem cheia disso e a seguinte vai ter quase nada de pixels então coisas que mexe bem pouco
vai Comprei bastante porque cá e você vai ter pouquinho uma coisa mudando por isso que dá para descer para 20 vezes de compressão ou 40 vezes no caso do h265 significa que o vídeo vai sendo uma sequência de que frames com quadros Delta Entre esses que frames quanto menos que frames tiver mais comprimido mais pior a qualidade casos Que comprime bem são coisas como Anime desenho animado que tem várias sequências que pouca coisa mecha tipo só a boca quando é um diálogo e as cores são flat simples coisas que comprime mal é uma sequência de
ação muito rápida com muitos cortes pensam John Wick da vida por isso que você já deve ter visto que nesse tipo de cena rápida fica parecendo até uns defeitos que a gente chama de artefatos tipo blocos no meio da cena porque não tem que freme suficiente para reter os detalhes e os quadros Delta não conseguem acompanhar as mudanças rápidas Enfim tudo isso foi para dizer o seguinte h264 h265 são conexos feitos para delivery são conexos finais bons para G o vídeo pequeno suficiente para ir na sua conexão de baixa velocidade por isso que você consegue
assistir Netflix no YouTube mas Ouçam razoável daí cada plataforma ainda mantém versões do mesmo vídeo em resoluções diferentes porque quando o tocador de técnica que não tá conseguindo baixar rápido suficiente para te mostrar ele pede para mandar um arquivo com resolução menor até conseguir tocar sem ficar travando agora pense esse arquivo no editor de vídeos como o Adobe premir ou da 20 resolvi que eu uso o conceito principal desses editores é conseguir digitar quadro-a-quadro você pode ficar movimentando e cortando um vídeo em qualquer lugar e o problema disso é que você não tem todos os
quadros no arquivo a maior parte dos quadros é só um Delta então pra te mostrar a imagem completa ele precisa achar o que frame anterior e remontar a imagem com os deltas seguinte então Toda vez que você usa o mouse ou a setinha para mudar de lugar no vídeo Toda vez que você faz um corte ele tem que ficar reconstruindo o quadro a quadro e você pode ir e essa pesada em processamento não só é pesado mas a compressão loci em cima da imagem é agressiva Então você tá editando uma imagem de baixa qualidade e
depois vai reprimir tudo de novo para mandar para o YouTube assim como um dia e pegue Toda vez que você edita e salva em cima do mesmo jeito pegue a qualidade vai deteriorando é que nem fazer xerox do xerox a cópia seguinte sempre vai ficando com menor qualidade tem um vídeo do Marcus brauer o MP entende que ele faz Justamente esse teste de fazer piolho de um vídeo para o YouTube que vai comprimir o vídeo da ele faz o download e faz upload de novo e vai ficar fazendo dezenas de vezes e você consegue ver
como cada nova versão vai deteriorando a qualidade até virar uma zona bizarra compressão loci o certo é parte da imagem de mais alta qualidade possível depois não editar mais em cima por isso programas como Photoshop imprimir e outros fazem transformações dinâmicas em ler sem alterar a imagem original só no final quando você exporta que ele aplica a as ações de forma transparente assim como no Photoshop você quer editar em cima de um png o mesmo de um formato um rock em inglês para Cruz não premir ou da 21 resolvi também você quer o vídeo mais
cru quanto possível existe formato Rod vídeo mas você pode me ajudar com o tamanho do aqui vai ficar incrivelmente grande daí vai ficar pesado porque o arquivo é gigante demais e você precisa de um servidor para Rua do para armazenar tudo então eu gostaria de um codec que mantém fun Friends todos os quadros sem deltas mais com algum aconteçam por imagem para não ficar inviável de armazenar para isso tem codex como Progress e the next state are o progresso ecodeck da Apple e funciona super bem nos macs usando o famoso Final Cut pro de longe
um dos melhores e mais usáveis editores de vídeo do mercado Se não me engano o chip e me um já vem com instruções em hardware da CPU para trabalhar esse codec Mac Pro tem uma placa aceleradora para isso já o the next e tirar daqui vídeo Technologies tem melhor sua o transporta formas como editores para Windows eu não lembro se ela é acelerada por GPU ou não aliás tem também o dia nexo e te dê para vídeo até resolução full HD 1080 P ou de e next it are para high-resolution que acima de 1080 p
como 4K 6k 8k e mais eles vão gerar arquivos maiores que o h265 da vida porque são codecs que chamamos intermediários ou para edição eles são melhores para editar justamente porque tem fun frames daí o editor não precisa ficar reconstruindo os cremes a partir de deltas procurando que frames para frente para trás toda hora então Teoricamente a performance dia de São vai ser melhor e como a contração é bem menor quando for geral h265 final para mandar para o YouTube ele tende a ter menos Artefatos de compressão o átomos Ninja 5 sendo um equipamento para
profissionais até tem suporte a gravar direto em h265 mais por padrão ele manda escolher o progresso ou de anexar a qualidade de compressão vai desde o perfil lbq o que imagem com cores de 8 bits 422 até o máximo de perfil 444 12 minutos 444 de cor e esses três números vinhos é chroma subsampling o primeiro número é Luma e os dois seguintes representam croma um cor A Teoria é que nossos olhos percebem mais mudanças de brilho do que de Tom de cor então a gente encontra mais mix para brilho sem - mitos para cor
então 444 é 100 porcento de uma indicou a mais 422 é quatro para o Volume 22 para chroma metade da informação de cores e TVs costumam ser 420 para um filme ou série de TV isso faz pouca diferença para os nossos olhos mas o arquivo vai ser menor então compensa diminuir a informação de croma mais para ver programas e aplicativos como o editor de texto vai fazer diferença se você já ligou seu computador numa TV em vez de um monitor já deve ter visto que as letras pequenas ficam difíceis de ler isso porque uma das
diferenças entre uma TV que fica na sala eo monitor de computador é que uma TV normalmente ver o cuidado para ser 422 ou pior 420 e monitores são 444 se sua TV Tem um menos um modo PC é justamente para mudar para 444 TVs baratas não tem essa opção se quiser entender mais sobre esses detalhes de cores TVs e monitores recomendo assistir vídeos no canal do Linus Tech tips que tem vários vídeos explicando as nuances de cada uma TV e monitor não é só full HD ou 4K tem espaço de cores tem quadros por segundo
tem coroa subir sempre entende missões tem um monte de coisa que afeta a qualidade também é fidelidade das cores um monitor calibrado e um monitor baratos em calibragem de cor que têm diferenças enormes para quem editar fotos ou vídeos e o último detalhe é que câmeras de consumo Geral com a linha Rebel da Canon ou a minha Sony a73 é que ela só gravar um vídeo em h264 ou h265 nas mais novas eles não foram feitos para serem editados profissionalmente o seu celular mesma coisa vai gravar vídeo em h264 eles foram os vídeos curtos e
postar direto no Facebook da vida sem ficar editando com os melhores Como não sabe a diferença agora pegando o Spring de dados Cruz que sai via HDMI uma placa de captura boa ou esse meu átomos pode gravar com o codec intermediário melhor como o progresso ou de e Max epr de tangente po fica bravo com os iPhones porque até hoje a Apple insistem em manter a grande porcaria que a porta Lightning para carregar e transferir arquivos Lightning é uma porta proprietário assimilar em velocidade a usb2 Ou seja é um redondamente lenta todo Smartphone Android hoje
em dia vem com usb-c e velocidade de usb3 pelo menos né o iPhone 13 que foi anunciada agora vai passar suportar gravar vídeos que ela câmera em codec intermediário o dia de São que o Apple para o resto que é um codec que comprime bem menos que h264 até imagina transferir arquivos grandes de progresso via a porcaria da porta Lightning para ter uma ideia da diferença de tamanho se eu gravar 5 o vídeo direto na minha câmera vai consumir dois gigabytes em h264 então uma hora de vídeo vai consumir 24 gigabytes Veja a tabela aqui
do lado o h265 lq low Quality é metade desse tamanho justamente porque como eu falei antes h265 é duas vezes mais eficiente que h264 para a mesma qualidade mas se usar o perfil HQ High colete ele fica cinco vezes maior cinco minutos consome nada menos que 10 gigabytes é coisa para caramba daí eu testei o progresso LT que é o perfil de menor qualidade do Progresso 8 bits de cor só porque ela precisa de 10 ou 12 bits de cor porque a mãe dito HDR nem nada disso cinco minutos consome 11 gigabytes então uma hora
vira fácil mais de 140 GB e não dá se eu gravo uns 20 episódios por ano cada episódio por isso gravar umas duas horas então eu vou gastar mais de cinco terabytes por ano na verdade 10 terabytes contando com o backup e isso porque o perfil LT que é de menor a si mesmo falando menor qualidade ele é melhor que a melhor qualidade do h265 se eu não me engano o bit rate the Progress LT é um 100 megabits por segundo e h265 eu acho que vai ser na ordem de cinco megabits por segundo enfim
depois eu tentei o codec the next state are no perfil SQ que acha que é estender com o leite é tipo qualidade média nem máximo nem mínimo e foi mais absurdo ainda o dobro do Progresso LT ou seja por ano eu ia precisar gastar mais de vinte trabalhos Eu acho que eu vou tentar usar o dia next Kátia LB que é o perfil oldendorf que é a compreensão maior do dia next queixar para cada uma hora de vídeo nesse formato para mim gastar quase 80 GB então na mesma conta por ano seria uns 3 terabytes
mais três de backup no total de seis trabalhos por ano ainda é bastante mas eu acho que é mais gerenciado só não sei ainda se vai melhorar qualidade de forma perceptível vocês me digam depois esse vídeo aqui já está sendo gravado nesse formato para eu testar sendo e dá para notar a diferença no h264 ou h265 de baixo a qualidade que a câmera grava comparado com o progresso o Direct armas entre esses dois codecs sejam qualidade média qualidade mais baixa no tem tanta diferença por isso que eu acho que o perfil é liberado de anexo
aí tirar pode ser suficiente vamos ver se compensa gastar três vezes mais espaço do que eu tava gastando até hoje mas é o preço a se pagar se quiser ter mais qualidade canais grandes como do Linus Tech tips com e Mickey Beach de usam câmeras profissionais como ar e Alexa Red black Magic eles gravam os originais que em 8k até 12 cá para conseguir gerar vídeos de 4K e o armazenamento que eles precisam é astronômico por isso servidores que eles usam tem petabytes de espaço e eu mesmo só tenho perto de quarenta trabalhos no total
contando com os backups no meu PC eu tenho dois ss10 que eu uso para edição com 4 terabytes cada um deles tá quase cheio já só não encheu ainda porque até pouco tempo atrás eu gravava em h264 e são full HD só esse ano que eu migrei para originais em 4K e agora que vou mudar para um codec intermediário mais caro de espaço de qualquer forma acho que para o meu canal e isso é o máximo que eu aguento sem complicar demais meu setup meu canal Tá longe ainda de 1 milhão de assinantes eu não
faço review de produtos nem nada disso então não preciso de mais resolução que full HD nem precisa de mais câmera para fazer big house a quantidade de luz tá ok e eu consegui eliminar os gargalos mais chatos do processo de gravação Se eu quisesse muito único outro upgrade que eu acho que eu pensaria fazer seria um microfone em cima de mim fora do quadro um lavalier sem raizer ou algo assim ligado direto no átomo para gravar o áudio e final já junto do vídeo mas sim cara o áudio em postos não sai bem trivial então
não vejo tanta necessidade Quem sabe se um dia meu canal passar de 1 Milhão daí eu entro para o clube das câmeras blackmagic 8k para começar a fazer vídeos em 4K e do meu setup eu vou parar por aqui mas para terminar por hoje muita gente tem curiosidade Vou aproveitar para mostrar o cenário atrás de mim um pouco mais em detalhes eu fico mudando as coisas de lugar quando me dá na telha mas os itens que eu mais gosto certamente são minhas filhos como essa daqui do dia em cama obviamente a moto do Canedo atrás
dele e esse nível de Rubi que muita gente perguntou eu comprei quando eu fui palestrar lavo bikaye do Japão em 2011 e autografada pelo criador do Rubi yukihiro Matsumoto que eu conheci lá lindo aqui para a direita tem algumas cópias do livro sobre Reis que eu escrevi em 2007 junto com a figura do sei essa tinha Cavaleiro Sem betamax que minha do Japão no fim dos anos 80 e nos comerciais sempre aparecer essa versão com armadura brilhante que eu sempre quis agora eu tenho e atrás uma caixa de iPod vídeo aqui me salvou muito nos
anos 2000 quando eu ia de um ônibus para outra cidade para palestrar por exemplo e antes de existir iPhone era com isso que eu assisti a vídeo em viagens na sequência tem mais algumas filhos que vocês devem conhecer o tanjirou aqui do lado me lembrando que eu preciso terminar de ler meus mangás de quê mesmo Oi e o primeiro console mini da minha coleção do Mega Drive e aqui embaixo do nintendinho descendo tem outro a cópia dos gabinetes de arcade astrocytic eram super famosos em Tóquio nos anos 90 e2000 Eu só comprei ele porque tenho
Virtua Fighter original mais filhos aqui do lado alguns de Evangelion e meu preferido que é esse link do Zelda Breath of the wild que é o melhor Zelda ever e em seguida o robô que eu mais gostava no fim da década de 80 o édito online do robocop original descendo aqui algumas caixas de palming Os dois que eu tive no fim dos anos 90 o pobre fala que o original EA versão mais de looks que foi Palm 5 de metal eu usei muito pobre até o começo dos anos 2000 daí na sequência mais um console
Mini no caso o super famicom que a versão original japonesa do super nesta Eu acho essa versão mil vezes mais bonita que a versão quadradona pontuda que saiu no ocidente no próximo uma figura de Star Wars jaina solo filha do hum solo e da Léia pilotado rogue squadron da nova república e essa seria uma per eu devia ganhar uma série o filme em vez da trilogia porcaria que ganhamos enfim por último mais um console mini um ar quente né O gel Esse é o pior Zinho de todos a qualidade de imagem não é grande coisa
mas eu acho ele bonito por isso eu comprei para completar sua foto é fez mini que eu não acho mais para vender que a versão mini do Turbo Graphics que saiu na Europa enfim tem uma bagunça aqui embaixo por isso eu não mostra na câmera ir lá em cima que eu também não mostro tem minha coleção de blu-rays e alguns livros não-técnicos e olha aqui minha placa de 100 mil assinantes eu deixo fora do enquadramento porque eu acho muito Clichê barato fica mostrando a placa minha sobrinha ainda não veio roubar ele mas é isso aí
quem queria saber como é meu atual setup eu acho que deu para dar uma boa ideia e também mais detalhes e Easter Eggs do meu cenário para quem tinha curiosidade esse vídeo decidi fazer assim meio do nada não estava planejado só por isso que saiu mais cedo fora da programação já tem outro vídeo que eu já tinha gravado eu vou soltar só daqui umas duas semanas então não deixe de assinar o canal para não perder se ficaram com mais o formato de vídeo edição Não deixe de comentar abaixo Compartilhe o vídeo com seus amigos para
ajudar a gente se ver até mais