Digamos que o mercado automotivo brasileiro abriu de fato anos 90 ali com o color, né? Eu acho que talvez ali dá para ter uma base histórica do nosso mercado. O quão sensível ele é a o momento da economia brasileira?
Porque você falou dessa faixa de preços, acho que também poderia argumentar, ah, mas se a renda da população aumentar, a economia crescer. Mas o Brasil ele, embora ele tenha lá seus solavancos de crescimento, o fato é que a gente já trouxe muitos economistas aqui que falam que a gente tá 30 anos com a produtividade estagnada, apesar da gente estar com desemprego na mínima histórica, o PIB crescendo, a gente não tem nem a sensação de estar bem, né, até no eh no convívio social, enfim. Eh, pela sua experiência, vem do setor automotivo, Mundo Afora em vários países, o quanto que o ciclo econômico, o fato do país estar bem, pode mudar essa fotografia da da indústria automotiva brasileira?
>> Eh, é muito boa essa pergunta e ela tem vários ângulos de resposta. Vamos olhar um pouquinho o nosso passado. Eh, o mercado antes de 94 ele fazia 500.
000 carros por ano, tudo à vista, porque tinha hiperinflação. Em 1990 foi 500. 000 carros.
Tinha hiperinflação e ninguém financiava carro. Quando teve o plano real, 94, o mercado pulou imediatamente para 1 milhão de carros porque começou a ter financiamento para carro. Porque carro no planeta Terra se compra financiado.
>> Uhum. >> Aí o o o nosso mercado foi crescendo até 2 milhões de carros em 98. Aí em 98 a gente teve a crise lá, desvalorização do dólar, etc, etc.
Eh, a gente caiu para 15 milhão e meio de novo e depois quando o Lula assumiu e a gente teve os booms do Lula 1 e Lula 2, o mercado foi de 15 milhão e de carro para 3700. O pico do nosso mercado foi com a Dilma 2012, 3. 700.
Que que aconteceu nesse pico de mercado? Primeiro, hoje a gente não recuperou a renda percita de 2012. Hoje, hoje os economistas falam isso, não sou eu.
Então, primeiro, nós somos pior hoje do que em 2012. População parou de aumentar. >> Uhum.
>> Eh, taxa de juro subiu para Chuchu e os bancos em 2012 financiavam em cinco vezes em 5 anos sem entrada. E os bancos em 2012, quando teve a recessão de 13, 14, 15, 16, perderam uma fortuna em ã em clientes que não pagou. Mas assim, para você ter ideia, o Itaú, que era o maior, perdeu tanto dinheiro que para disfarçar o prejuízo no balanço juntaram com cartão de crédito, porque se deixava um financiamento de carro sozinho no balanço e apareceu um rombo gigantesco.
Se você olha o balanço do Itaú 2012, 13, 14 e 15, o PDD, que o prejuízo do banco de financiamento de carro tá junto com cartão de crédito. Você não consegue olhar separado, eles não divulgam. de tão ruim que foi, foi péssimo.
Eles perderam muito dinheiro. Então, o que fez o mercado passar para 3. hões700 foi um pouco a renda média, mas muito pouco, mas foi principalmente 5 anos sem entrada.
E isso de novo foi uma manada, todo mundo começou a fazer 5 anos sem entrada. E banco é uma empresa racional, hein? mesmo assim e e o nosso mercado, o mercado brasileiro, eh, é extremamente complexo.
Eu já já vou chegar lá. Então, tô falando de financiamento. Hoje financiamento é 4 anos com 20, 30% de entrada.
É muito duro você conseguir ficha para financiar essa entrada. Então, o nosso mercado ele tá ao redor de 25 milhões ano passado foi 2,5. Esse ano com um carro popular pode ir para 2600, 2700, mas o no mercado, nosso mercado não vai crescer enquanto a gente não tiver taxa de juro mais baixa para poder financiar os carros e enquanto a gente não tiver prazos mais alongados de financiamento.
E aí olha o que acontece com o nosso mercado. nosso mercado. Nos Estados Unidos, na China, na Europa, a multa é do CPF.
No Brasil a multa é do carro. No Brasil, a multa é do carro. Então, nesses países, Europa, Estados Unidos, China, quando você não paga um carro, quando o banco recupera um carro, ele consegue vender o carro.
No Brasil, quando o banco recupera o carro, o carro tem R$ 50. 000 de multa. Porque o cara que deixa de pagar a prestação, ele anda na faixa de ônibus, ele não respeita o rodízio, ele queima o farol vermelho, ele anda 100 por hora marginal e você recupera o carro, tem 100 pau de multa, 50 pau de multa e o carro vale isso.
Então você perde o valor do carro nas multas. Na Europa, nos Estados Unidos, na China, não. A multa é do CPF.
Outra coisa, eh, o Brasil faz um monte de lei para proteger o devedor. Coitado do devedor que não tem dinheiro para pagar o banco, malvado, que ganha um monte de dinheiro. Porque o Congresso é assim, os bancos são os malvados, eles têm lucro em cima da população, vamos taxar o lucro dos bancos a mais e vamos proteger o devedor.
Então, o que que acontece? Se o americano fala: "Justice delayed is justice denied", que quer dizer o seguinte: justiça que demora é justiça que não existe. Então, como funciona nos Estados Unidos quando você financia um carro e não paga?
Quando você financia um carro nos Estados Unidos, quando você assina o financiamento, você deixa uma cópia da sua chave no banco. O banco pega uma cópia da chave e você autoriza o banco a vir buscar o carro com um bounty hunter, um caçador de recompensa, depois de três prestações que você não paga. Então eu compro um carro, pago o meu carro 500 por mês, não paguei no terceiro mês, eu vou no supermercado, quando eu saio, meu carro não tá lá, porque o banco contratou um caçador de recompensa que num carro barato cobra uma prestação $, o cara vai no teu endereço, ele te segue, você estaciona o carro para ir num coffee shop, ele tá com a chave, ele entra no carro, pega a chave e vai embora.
pegou o carro 3 meses, burocracia zero. Conclusão, você financia carro nos Estados Unidos a uma taxa super baixa, porque o banco consegue recuperar o carro super facilmente. >> No Brasil, para recuperar o carro é um terror.
Então, banco não aprova ficha, por exemplo, de motorista de Uber, porque o motorista de Uber, se não quiser pagar, o banco vai levar um ano para recuperar o carro ou dois ou três e quando recuperar vai ter mais do que o valor do carro em multa. Então, conclusão, a prestação mensal no Brasil é muito mais alta que na Europa ou nos Estados Unidos por causa dessas características, por exemplo, da multa, tá, no CPF, >> e da característica do governo ou do nosso sistema de justiça de proteger a pessoa que, coitadinho, não tem dinheiro para pagar a prestação do carro. É assim, aluga um apartamento com fiador, o cara não paga o primeiro aluguel.
Deve ter um monte de gente aí que tá assistindo que já aconteceu com eles. Quanto tempo você acha que você leva para recuperar um aluguel confiador para você recuperar, não recuperar o dinheiro, hein? Para você poder recuperar seu apartamento, que o cara não paga o primeiro aluguel.
Você leva do anos para recuperar o apartamento. Agora, para recuperar o varô do aluguel, 4 anos, 5 anos, 10 anos, o Brasil é assim. Então, conclusão, o o o no Brasil a prestação de carro é super cara, a taxa de juro já é cara, os préd e ele quando ele vai recuperar carro, ele não vai recuperar nada.
Ele vai levar um ano para recuperar ou dois e o carro tem de tem de multa o valor do carro. Então tudo isso faz com que o nosso mercado de carro, que é 25 milhões gente, ele não vai voltar para 35 milhões nos próximos 7, 8, 10 anos. Não vai, porque os bancos não vão mais financiar sem entrada porque aprenderam.
Talvez daqui 20 anos o pessoal esqueceu porque o pessoal já aposentou, mas não vão mais. Então o nosso mercado brasileiro, que é um mercado de 25 milhões de carro, que é um bom mercado, é o seguinte. Primeiro, e não é rentável para as montadoras quando você tira a carga tributária.
O nosso carro é barato quando você tira a carga tributária. Segundo, quando você financia, você não consegue recuperar. E quando você recupera, você tem o valor do carro em multa.
Conclusão, nosso mercado, 3 milhões de carros, talvez daqui 3 anos, 4 anos, trs e pouco, muito dificilmente nós vamos subir acima disso enquanto a gente não corrigir esses anacronismos do do enquanto não tiver uma lei que o banco pode recuperar o carro em se meses e acabou, você vai ter o banco tem que pegar uma gordura quando ele financia o carro. >> Famoso custo Brasil, né? >> É.
Anotei aqui uma aula de custo Brasil, >> olhando peloático, né? Para você ter uma ideia, rede de lojas de usados no Brasil, no mundo, Estados Unidos, Índia, China, Europa, você tem redes de carros usados que reventem carros usados no Brasil. No Brasil você não consegue ter uma rede.
Por que que no Brasil você não consegue ter uma rede? Uma das principais razão é a multa ficar no documento do carro. Então você é uma loja de carro usado.
Você compra um carro, você entra lá no Detran, não tem multa. Só que a multa chega 10 dias depois, R$ 13. 300, R$.
Vai cobrar a multa do cara. Bom dia. O cara assina lá que vai pagar e tal.
Pode cobrar. E isso acontece com frequência. Outra coisa, o cara deixa o carro usado, transfere o carro para você, 15 dias depois aparece um juiz que travou o carro porque o cara brigou com a mulher ou com a ex-mulher ou sei lá o que ou tem dívida e você não pode mais vender o carro.
Mas o fato das multas pertencerem ao carro impede você ter redes de revendedores de carros usados grandes, como você tem nos outros países. Qual a solução pro Brasil para carro usado? Franquia.
Porque franquia, o cara tá lá na cabeça, ele vê, você não consegue porque você não consegue ter sistema para impedir você de pagar um monte de multa dos carros que você compra, porque as multas não chegaram, você entendeu? Então assim, o mercado brasileiro não vai crescer muito. E vamos falar um pouquinho de renda média.
O Brasil é o seguinte, nós estamos numa armadilha aqui, onde a gente gasta 45% do PIB imposto. 45% do PIB. Nós temos uma dívida de 85% do PIB que custa uma fortuna que a gente financia caro pré chuchu.
E o fato é que a gente não consegue crescer carregando essa mochila nas costas. Para você ter uma ideia, no ano 2000, a renda per capita do Brasil era 3. 000 e dos Estados Unidos era 30.
Então, a gente era 10 vezes menos. Hoje a renda per capita dos Estados Unidos é 85 e a gente é 11. Então a gente é oito vezes menos.
Quer dizer que em 25 anos nós fomos de 10 vezes mais pobre que os Estados Unidos em média a oito vezes mais pobre que os Estados Unidos em média. Se você pega essa mesma taxa de diferença de crescimento em 50 anos, em 2075, nós vamos ser cinco vezes mais pobres que os americanos. Em dinheiro de hoje, se eles têm renda de 85, que é o que eles têm, nós vamos ter 15, 16.
Não vai mudar nada. O Chile tem 18, não vai mudar nada. Então, eh, nós não vamos, o nosso mercado não vai crescer muito e esse efeito manada, o pessoal não vai embora, que nem, por exemplo, a Renault não foi embora, a PSA não foi embora, mas eles tentam assim restringir, para de crescer, não vende muito share e vai administrando o prejuízo.
Se você gostou desse corte, certamente vai gostar do episódio completo. Então, ó, clica aqui que você pode assistir ele na íntegra ou então você pode clicar nesse vídeo e ver mais um corte desse episódio. Até a próxima.