Mesmo no Lowell tem caras bons mecanicamente. O Taylor entra no meio do time adversário, desvia de tudo e ainda sai com arongueje. Olha esse combo.
O cara é clean, pediu para eu colocar no vídeo, tá aí, jogou nice. Por outro lado, a noção de jogo peca muito. Os caras acham que League of Legends é um jogo de luta.
Ao invés de só fazer o dragão, na moral, o Taylon pulou o muro atrás de Kill e perdeu o objetivo. Era só fazer o dragão que o L se iniciou sem ter prioridade no mid, sem ter prioridade no bote. Só que como a jogada demorou demais, a bot lane subiu, o midliner desceu e esse tipo de comportamento é punido com tela cinza.
Olha esse master e ao invés de farmar a selva que está nascendo na top side, ele decide gancar bote e o ADC nem tá na rota. O Blitz gastou o puxão, deu e tá inútil agora o boneco. Ou seja, se esse master sair da moita, está dois contra um.
Se você vê pela perspectiva do Twitch, quando ele deu o primeiro ataque básico, o time dele já tava morto. O master E sem item, antes do nível seis, não tinha nem kite para ajudar, completamente desconectado da realidade, zero noção de jogo. E você acha que depois disso ele foi farmar?
Não, ele foi tentar gancar top na esperança de que o top liner tome um desconnecte, fique parado na moita ao invés de ir pra base. Ele deve ter achado que essas jogadas deram errado por azar, mas são 17 minutos de jogo e o cara não farmou o suficiente para evoluir o item da selva. ficou metendo louco o jogo inteiro.
O item só evoluiu aos 26 minutos de jogo e ele teve a pachorra de ficar chorando no Barraal, falando mal do time dele, como se a culpa fosse do Twitch eu ter ficado gigante de Drving. E um mano esses dias no Discord veio me perguntar qual que era o problema de morrer no LOL. Pode até parecer besteira, mas o cara tem um bom ponto.
K não ganha jogo. Eu tive que explicar para ele que tem mortes e mortes. Você pode morrer e não dar em nada e você pode morrer e perder seu nexus por causa disso.
Olha esse exemplo. Tem uma wave gigante indo pro Afélios. Era só o cara ficar suave.
Ele iria farmar debaixo da torre e o jogo ia continuar. Para que que ele andou pra frente? Ele foi de vala e perdeu muito farm, muito ouro.
O jogo dele dificultou muito por causa dessa uma morte. E se o Brown andasse reto nesse milho, mesmo que ele morresse paraa torre, não iria importar, eu ia pegar mais uma kill, a morte do Brown seria irrelevante. E o Brown não entendeu isso.
Ele ficou muito pistola porque eu forcei esse dive e morremos os dois. Mas viu que as mortes têm pesos completamente diferentes, os dois morreram, tanto o Drven quanto A Félius. Mas a morte do Drven não importou.
A morte do Afélios foi péssima. A gente entregou um double kill pro M e não importou. Não mudou o fato de que o Aféis vai querer quitar desse jogo.
Se você olhar o KDA, parece tá de boa para eles, mas não está. É daí que vem a ideia de que KDA não importa. A diferença entre uma morte e outra está principalmente nas waves.
Elas importam mais do que o seu personagem. Bora trocar uma ideia. >> Bem-vindo a Samers Rift.
>> O League of Legends gira em torno dos Minions. Imagine que eles não existissem. O que que você faria nessa partida sem minions?
Nada. Você não sobe de nível, você não ganha ouro, você não consegue nem quebrar a torre. Você pode pegar o objetivo que for, até mesmo o Aral.
Você não consegue finalizar o jogo, não consegue nem matar o adversário se ele não quiser. Já pensou nisso? Você acha que essa Ash teria morrido se ela não precisasse para armar?
O único meio de obrigar o adversário a vir até você para tomar umas machadadas é fazendo os minions de refém. Se ele não vier, ele não farma. O suporte morreu porque ele é horroroso mesmo.
Ele não precisa farmar. Os minions também podem fazer sua proteção. Eles dão muito dano no começo do jogo e boa parte das habilidades não atravessam os minions.
Logo, você está relativamente seguro atrás deles. Eles dividem a rota em duas. Você pode ficar do lado oposto ao seu adversário para se defender ou estar do mesmo lado para atacar.
E para você que tá achando isso tudo que eu tô dizendo óbvio, agora eu vou abrir suamente. Quando você não sabe onde os caras estão, basta avançar os minions e você descobre. Os caras vão vir coletar a wave.
Aí você pode estar pensando: "Ah, Túlio, nem sempre. Às vezes os caras vão ignorar os minions e vão ficar lutando. >> E você tem razão, mas você sabe o quanto de dano uma única wave do canhão dá numa torre depois dos 14 minutos?
Pois é, agora você sabe, a base vai cair muito rápido se o adversário fizer isso. E eu já sei o que que você vai digitar nos comentários, que a wave avançada não adianta se o aliado morrer. Será mesmo?
[música] As waves estão avançadas. Você vai pro Baron, o time que não avançou a wave. Mesmo se ganharem a luta, vão ter que ir pra base para defender.
Depois vão avançar as waves e até fazerem isso o adversário já nasceu. Pelo menos uma luta tem que ser ganha antes de finalizar o jogo. Já o time que avançou as rotas, caso matem o adversário, é só andar reto e dar GG.
E esse é o principal motivo pelo qual o jogo dura para sempre no Lowello. Ninguém avança as rotas como deveria. Só essa informação já vale o like no vídeo, mas eu tenho muito mais para te mostrar.
Uma reclamação comum dos suportes é: "Eu vou ardar e os caras me matam no rio. O meu time não me ajuda a ardar". Mas se você ajudar o seu time a avançar a wave, os adversários vão aparecer para coletar esses minions.
Aí você vai poder guardar em segurança. Olha que legal. Entrar no rio escuro, sem saber cadê os caras, é implorar para ir de base.
Outra rota que costuma ignorar os minions são os junglers. Isso é muito errado. Eles querem ajuda no rio sem levar em consideração se o cara da rota pode simplesmente ir lá.
Eles querem que você largue tudo que você tá fazendo para ir jogar o jogo deles, mas isso é porque não entendem o conceito de prioridade. E alguns vão falar: "Ah, mas os caras saem da rota e pegam 1 bilhão de kills porque no lowell os caras não olham o mapa. E você tá certo, mas você não vai ser mais um desses lowellow que não olham o mapa.
Você vai baixar o wave clear e de tempos em tempos o seu mapa vai ficar te chamando passando essa linha laranja. " Eu olhei pro mapa, vi que o Fiz apareceu e que eu podia jogar como eu quisesse. Fora que tem como você monitorar seu desempenho com as Wards, mas eu acho que o maior problema mesmo é real mapa.
Elas podem até iluminar, mas nenhuma Ward te protege da distração. Só wave Clair. Ô, essa frase foi da hora, hein?
Enfim, o programa é de graça, o link tá na descrição. Você ainda apoia o canal. Prioridade é a sua capacidade de gerar tempo, não entendeu?
Então se liga nesse exemplo básico. Jinx e Nico tem prioridade nessa rota. Tem um controle da lane, caso queiram sair, podem avançar a wave e fazer o que quiserem.
E vamos supor que aconteça uma disputa pelo aronguejo. O Drven pode ir lá? Não, ele tem que coletar a wave.
O Drven pode sair para guardar? Não, não pode. Ele tem que coletar a wave.
Já a Nico e a Jinx podem fazer o que quiser, elas têm prioridade, jogaram a wave na torre e ganharam esse tempo que pode ser usado para guardar, que pode ser usado para disputar o oronguejo. Agora a frase faz sentido, elas usaram a prioridade para gerar tempo. Geralmente a prioridade é garantida assim, avançando a rota.
Elas fizeram isso porque elas têm mais alcance, elas tm dano em área, mas você também pode tomar ela a força, arrebentando o cara de porrada. Essa Leona jamais deveria ter prioridade no level 1. É um personagem corpo a corpo contra uma a distância, mas esse brand tá mais fora de posição do que o playboy na quebrada.
E agora que a gente pegou prioridade a força, dá para fazer várias coisas. Eu escolhi pra base, mas eu poderia guardar, eu poderia defender a selva do meu jungler, eu podia invadir com ele, eu poderia tomar o controle do rio para fazer arangueijo, para fazer dragão, poderia ser as larvas. Outro jeito de forçar a prioridade é com o jungler.
Mesmo que ele não mate o cara, se seu jungler vem pra sua lane, você retoma o controle dela. Você pode avançar a wave e ajudar ele com seja o que for que ele esteja precisando. Mas os junglers fazem isso?
Não, não fazem. Pelo menos não low elow. E é por isso que eu tô fazendo esse vídeo, porque normalmente o que o jungler Lowellowo quer é que você pare tudo que você tá fazendo para ajudar o cara a pegar o aronguejo que vale 58 de ouro.
Repito, 58 de ouro. E recentemente eu falei isso com um jungler. Daí ele falou assim: "Ah, não é porque eu vou ficar com a experiência na frente, não sei o quê".
Al right foi esse primeiro aronguejo, ele te dá só 20% da experiência. O primeiro aronguejo não vale quase nada. Olha esse Jarvan, ele acha que ele tem direito a alguma coisa.
Ele perdeu o aronguejo do bote e foi reto pro de cima. Ele acha que esse aronguejo já é dele. O cara entra no rio com a confiança do pedestre que atravessa a rua sem olhar pros lados.
Mas se ele tivesse dado uma olhadinha, veria que o mid tá com a wave debaixo da torre e não pode ajudar. Ou seja, o midliner dele não tem prioridade. Ele até teve a oportunidade de pegar o Aronguej.
Perdeu mesmo assim. Perdeu mesmo assim. Trocou a vida por essa chance.
Entregou 450 de ouro pro time adversário. 300 pro Yaso, 150 para Nafire. Nafire que por sua vez ainda vai roubar a selva do cara.
Ele tá morto. E se o Zigs tentar ajudar no inveja, ele vai perder farm. Ou seja, ele vai trocar o farm dele, arriscar a própria vida para tentar, nem é garantido, tentar salvar o farm do jungle.
O jungler entende isso? Não. Na cabeça dele o mid é um lixo.
Ele tá tomando em vez o mid lliner não faz nada. Essa amb fez algo similar, pegou um aronguejo e se achou no direito de pegar o outro. Afinal de contas, deve ser bem melhor pegar um aronguejo ao invés de ir fazer o red à pedras, né?
Ela passou pelo mid, contando pro adversário a sua intenção, foi interceptada no rio e dormiu com os peixes. Isso acontece com muita frequência abaixo do mestre, velho. É bizarro.
O Zed ainda poderia ter roubado a selva inteira dela. Não roubou porque é amiguinho. Estudaram juntos.
Certeza. Essa amb xingando o midliner porque na cabeça dela o way poderia ter feito alguma coisa. Eu fui falar com o cara, ele derreteu, fez zoneas para ela.
E alguns de vocês podem estar pensando: "Nossa, o poderia ir lá para pelo menos tacar uma skill, né? " E é claro que ele poderia, só não vale a pena. Ele perderia uma wave inteira para tentar conseguir 58 de ouro pro jungle dele.
A real é que você pode sair da rota quando você quiser, desde que você arque com as consequências disso. Olha, esse Jean tava com uma wave gigantesca indo na direção dele. Avistou no mapa o time brigando no rio.
Pensou em chegar ali na berola só para dar um W, só para tentar jogar uma skill. A play acabou rapidinho, ele nem conseguiu ajudar o time com nada. Eu não deixei ele voltar pra line e pronto, ele perdeu toda essa wave, perdeu a experiência péssima, escolha péssima.
Mas e se ele tivesse conseguido algo, valeria a pena? Não, não valeria, porque seu jogo iria virar um cassino. Na maioria esmagadora das vezes, essa jogada é ruim.
Mesmo se ele tivesse prioridade, essa jogada tava acontecendo lá na midlane praticamente. Eu não acho legal usar o fato de que você tem prioridade para ir para outras rotas, tipo Midgun Carbote. E pode parecer loucura isso que eu tô te falando, já que é algo que acontece com frequência, mas a maioria das vezes não dá tempo suficiente.
Quase sempre é jogar uma moeda para cima. Claro que alguns personagens são melhores que outros para fazer isso, tipo Galho, Twisted Fate, Atalia, a Queen, o Tayon. Ambos têm habilidades que os fazem se movimentar muito rápido pelo mapa, mas com a maioria dos personagens isso não é uma boa ideia.
Esse Vcos vai servir de exemplo pra gente. Avançou a wave antes de sair, rapidamente o Graves limpou tudo e ele continuou na play ao invés de voltar. Gastou a ultimate, pegou uma assistência de 75 de ouro.
Enquanto isso, ele perdeu uma wave. O Grace pegou uma, pegou uma barricada. Prejuízo de 260 de ouro.
Parabéns, Belcost. Ele poderia ter pego 600 de ouro nas duas kills. Poderia, mas ele também poderia ter ido bote e morrido.
Poderia não ter pego nada porque os adversários recuaram. Isso é o que a gente chama de coin flip. É como jogar uma moeda para cima.
Não depende da sua habilidade, tá completamente fora do seu controle. Às vezes você vai jogar feito louco e vai pegar umas kills. Esse Vladivou várias waves várias vezes e pegou várias kills na bot lane.
Ficou gigantesco. Pegou 21 kills nessa partida. Mas não é todo dia que é dia santo.
Olha o histórico do cara. A média de farm dele foi de 5 por minuto. A cada minuto nascem 12 minions.
Ele não farmou nem metade dos minions que vieram na direção dele. Ficar saindo da rota cedo não é legal. O jogo vira uma loucura.
O tempo que você ganha tendo prioridade não é o suficiente para você fazer jogadas demoradas. Se você ficar na rota, seu time com certeza vai pingar, vai digitar, medxo, não acompanha. E o botão de mult é de graça.
Igual o botão de like, o botão de compartilhar o vídeo para você mandar para aquele seu humano que joga lá, ó, viu o que que eu fiz, né? E se os dois saírem da rota? Presta?
Esse exemplo é no diamante. Cindra versus Catarina. A Cindra matou a Catarina e foi pra base.
A Catarina nasceu, chegou na rota, avançou a wave e foi pro bote, onde um certo jogador de Drven estava lutando o tempo todo. Cara brabo, Drven quente. Mas enfim, a Cindra tinha duas opções: acompanhar a Catarina ou pegar uma wave e uma barricada.
Eu, Túlio, quase sempre vou na wave, mais barricada. É garantido. Acompanhar a Catarina é loucura.
A Cindra não pensa como eu e ela não quebrou nenhuma regra. A wave não tá na torre dela, tá neutra. Ela vai perder minions, mas a Catarina também vai.
O meu problema é com que ela está deixando de ganhar. Quando chegou na botane, a treta toda já tinha terminado. Ela trocou o certo pelo duvidoso.
A cereja do bolo foi ela ter morrido. Bot poderia ter ganho 230 de ouro e entregou 420 pro time adversário. Se ela pegasse a wave mais a barricada, a Catarina pegaria uma kill e acabou.
Aí a Catarina teria 70 de ouro a mais, mas correria um risco alto por esses 70 de ouro. Mais uma coisa, a wave estar avançada ou adversário morto não significa que seu time pode te ajudar. Depois de matar os caras, seu time tem que avançar wave, tem que ir pra base, porque se o adversário chegar com vida cheia, mana cheia, item comprado e topar com seu time sem vida, o bagulho fica muito louco.
E agora que você entendeu o que é prioridade, bora falar de tempo. O termo tempo usado no LOL é quanto tempo você tem antes que tenha que voltar pra sua rota ou voltar a farmar a selva. Se você desrespeitar isso, você pode perder recursos.
Se liga, na selva, você tem tempo quando você termina de farmar. Alguns jogadores farmam a selva mais rápido que outros. Alguns personagens farmam a selva mais rápido que outros.
Mas a ideia é essa, você farma sua selva e pode gancar, pode fazer objetivos, pode dar um dive. Nada disso vai ser uma troca. Você não tá deixando de farmar para estar criando jogadas.
Quanto mais rápido você farmar sua selva, mais tempo você tem. E se quando você tá terminando de farmar sua selva, ela já está nascendo do outro lado do mapa, é sinal que você tá demorando demais para farmar. Então se inscreva para não perder o vídeo atualizado da Selva em 2026.
Algo que não muda quando você decide farmar sua selva toda, que é o que acontece na maioria dos jogos, é que você vai terminar de farmar do lado oposto onde começou. Parece óbvio, mas tem gente que real. Eu, como ADC, demorei horrores para anar isso.
Inclusive, depois que você terminou de farmar, é muito difícil impactar o outro lado do mapa. Até você atravessar ele inteiro, o seu tempo já acabou. E é por isso que o lado que seu jungler começa é chamado de lado fraco.
Ele dificilmente vai conseguir impactar esse lado sem est perdendo nada. E o outro lado é o lado forte, porque sempre que ele terminar de farmar, vai estar lá com tempo e procurando algo para fazer. Então ele tende a gancar mais esse lado forte, ele vai invadir no lado forte, ele vai entrar no rio quando estiver pelo lado forte, ele vai dar counter gangs nessa rota.
Sacou? Um dia eu falei isso com o meu jungle e ele falou assim: "Mas o Cartus não começa blue? " Agora você entende o absurdo que foi essa pergunta dele.
Ele deveria começar do lado oposto de onde ele quer estar. Se vai começar na galinha, no lobo, no blue, no red, tanto faz. Olha esse eco, ele tem uma soraca e no bote.
Eu sou a Riven no top. Eu falei com ele na seleção de campeões. Joga com top, mano.
Você tem um uma soraca no bote contra Miss e Pikel. E ele falou: "É óbvio que eu vou jogar no top. Você quer [música] me ensinar a jogar na selva?
" Eu pensei: "Tá bom então, né? O cara deve saber o que tá fazendo. " Entrou no jogo e ele começou top side, tava farmando na direção do bote.
Eu falei com ele: "Mano, você tá fazendo pting pro lado errado. Você não disse que ia jogar no top? " E ele disse: "Mas eu vou jogar top".
O que que vocês acham que aconteceu? Ele ignorou a top side, o jogo inteiro, mesmo querendo jogar lá. Sempre que ele tinha tempo, ele tava no bote, tava na lane do Pike.
Todas as jogadas que ele tentava na bot side davam errado. Ele tava jogando com quem não tinha prioridade, com quem não podia ajudar ele. Eles não tinham nem dano e nem controle de grupo para acompanhar um gun.
Para mim, ele perdeu o jogo solo começo, fazendo pating pro lado errado. E como ele não faz a mínima ideia dessas coisas que eu acabei de te contar no vídeo, caso eu falasse que ele perdeu o jogo solo, ele não acreditaria em mim. Loucura, né?
Provavelmente o jeito que ele enxergou o jogo é: "Eu quero fazer uma jogada e meu time não me ajuda. Só chegam inimigos. Meu time nunca acompanha".
E o tempo não é importante só na selva. Você precisa dele para fazer as coisas mais básicas, tipo guardar. Tanto faz ser no early ou no late game.
Você precisa criar tempo e ir pra base. Se você for pra base quando ner na telha, você vai perder minions e barricadas. Alguns personagens são melhores que outros para fazer isso.
Por exemplo, a Vex some com a wave muito rápido, a Cber também some com a wave muito rápido. Bem diferente da Ven, que se precisar avançar a rota pode demorar de dois a três dias úteis. E se na selva você gera mais tempo, farmando a selva mais rápido, como você pode gerar mais tempo na rota, já que as waves nascem de 30 em 30 segundos de todo jeito?
Se liga quanto tempo o Volcos teve para sair da rota antes que começasse a perder minions. Vou adiantar, foram uns 20 segundos, mas claro, tem que levar em consideração o tempo que ele tem que voltar pro mid. Então seriam 10 segundos de ida e 10 segundos de volta.
Não é tempo suficiente para você chegar na bot lane. Se ele tivesse matado o Graves, demoraria mais pra wave voltar sozinha. O que convenhamos, nem sempre é possível, mas se você levar a torre, quando você avançar a rota, vai demorar mais para você começar a perder minions, principalmente nas laterais, onde as rotas são mais longas.
Sabe quanto tempo demora paraa wave voltar na lateral depois que a torre cai? Papo de uns 40 [música] segundos. Agora sim, daria tempo de fazer uma play e voltar pra rota, principalmente se você usar o teleporte, o que faz você ganhar mais tempo ainda.
Outra maneira de ter mais tempo é ao invés de jogar com uma wave só, você acumula duas e joga na to. De preferência alguma que tenha canhão, já que ele tanca nove tiros da to. Assim você vai ter o máximo de tempo possível para sair da rota.
Mas aí eu já tô esbarrando no controle de wave. Que sim, Artur. Sim.
Eu vou fazer o vídeo atualizado para 2026. Se inscreva aí para não perder. Mesmo com Split Push ficando mais forte na próxima temporada, o jogo vai continuar sendo sobre objetivo.
Eles deixam seu time inteiro mais forte. É uma vantagem que não tem como os caras perderem. Você leva inibidor, ele nasce de novo.
Você pega baron e seu jungler vai fazer a selva. Ao invés de te ajudar a avançar as waves. Seu aliado fica forte, entrega neutralizado.
Até de ancião, seu time dá um jeito de perder a luta. Mas a alma do dragão não tem como você perder. O buff das larvas vai ficar para sempre.
Para fazer objetivos, no mundo ideal, você precisa de uma jogada de dois tempos, ou seja, você avança [música] as waves para guardar e depois você avança a wave para fazer. Aqui eu vou falar sobre PVA, que é pressão, visão, ação. Parece um termo de competitivo, mas meu super poder é explicar coisas complicadas, mesmo se você for leigo.
Você pode ser ferro quatro que você vai entender isso aqui. Presta atenção. Baseado no resto do vídeo, você já entendeu o quanto é importante você avançar a wave antes de fazer as paradas?
Você já entendeu que quando você avança a wave e alguém vai lá coletar? Não é legal ficar sangrando recursos e você não pode também deixar as torres caírem, certo? Isso é uma forma de pressão.
Você pressiona o cara a vir farmar, a vir defender a própria torre. E já que você tem pressão, qualquer um pode ser um milho. Pode entrar na selva e guardar tranquilamente, sem medo de ir de vala.
Então esse time usou um tempo para ir guardar, certo? Já teve pressão, teve visão. É bom você avançar a rota de novo, porque assim os adversários não conseguem tirar suas barcas, não conseguem levar sua torre em troca dos objetivos.
Ou seja, você ganha mais um tempo para iniciar o ar alto. Você entendeu que é uma jogada de dois tempos, avançou a wave, criou tempo e gastou o ar dano. Avançou a wave de novo, criou tempo e agora você pode fazer a ação, que é fazer o objetivo.
Nem sempre vai ser possível você fazer isso. Seu time não vai esperar você avançar o wave. Você vai ter que fazer isso tudo correndo, mas é importante saber disso, tá ligado?
Não vai ser você quem vai iniciar o objetivo de qualquer jeito. A probabilidade de você cair com alguém que assistiu esse vídeo e tem noção que tem que avançar a wave é maior. Agora eu te falo com confiança que nem num curso pago de League of Legends tem um vídeo igual esse.
E eu tô aqui disponibilizando esse conteúdo de graça. Então se você baixar o Wave Clair, deixar um like no vídeo, já vai me ajudar pra caramba e nem te custa nada. E eu já ouvi narrativas assim, >> o Túlio faz conteúdo para Relo.
Isso não funciona no low elo. >> Eu já ouvi de outros criadores de conteúdo. >> O Túlio faz conteúdo focado no competitivo.
Eu faço conteúdos para solo quê. >> A inveja é uma parada muito doida, né? Esse exemplo é do fundo do platina.
Os caras fizeram esse macro perfeito para pegar o Aralto sem comunicação e largaram o olho do Aralto lá no chão. Olha o histórico do Malfight que fez o Aralto e não pega. Se perguntar, ele vai falar que tá dando na azar.
Esse cara passou 4 anos no ouro quase caindo pro prata para vir gente falar: "Não, isso aqui é coisa de pro player, é coisa de Relo, não caiam nessa bait, mano. Isso é o básico para vocês entenderem o macro do League of Legends, que vai vir no vídeo futuro, porque esse aqui já passou de 20 minutos. Então, te vejo no próximo vídeo e valeu.
Fal! M.