Podcast três irmãos na área quem fala com vocês Mais Uma Vez Rodrigo torró na minha frente meu brother meu irmão Roberto Andrade Filho borracha extremamente intelectual no meio de intelectuais operando aí nosso podcast nosso diretor Pedro Henrique Fala aí Robertinho tudo bem pelo menos a imagem de um intelectual vou tentar passar aqui mano que cara que conhecimento aqui a gente tá com com os Lendários né as Mentes mais brilhantes que a gente tem idade de trocar ideia é isso é isso é foi países diferentes hein são ideias e vidas diferentes mas aí você percebe que
o ser humano a capacidade intelectual dele tá em todos os lugares eu quero fazer um trabalho Robertinho que eu acho que a gente faz muito bem que é espalhar o conhecimento dos nossos convidados assim sabe um bom eu tenho uma missão depois de passar vários comunistas aqui no podcast Três Irmãos Amanhã a gente Vai receber outro eh semana mês que vem tem outro mas a gente tem que ouvir os dois lados Eu acho que isso é muito importante a gente trazer a percepção de um lado e depois contrabalancear com outras proporções Até porque eu tenho
te achado muito comunista ultimamente Então eu quero que você mude um pouco se não mudar pelo menos conheço o outro lado da força Tá bom então a gente tá aqui com o Vladimir per pela segunda vez o nosso canal obrigado viu prazer prazer sempre Bom conversar com vocês vocês cresceram né agora chique primeiro episódio quando senhor veio a gente tinha aí eu acho que 20.000 inscritos 30.000 inscritos né acho que foi um dos primeiros convidados nossos Mas obrigado pel S Paul Paulo é um prazer ter você aqui prazer eu realmente eu quero divulgar suas ideias
pro mundo inteiro contar sua história pro Brasil inteiro assim Acho que o Brasil merece saber não só as ideias as vivências Porque ele é um cara eu já falei isso muitas vezes tem gente que vem falar de de alguns assuntos que estudou e tudo mais e quem estuda pô tem muita validade mas eu acho que não substitui quem viveu o momento quem realmente sentiu na pele quem carregou o peso de viver sabe o regime Russo por exemplo é o Vladimir quando fala da Russa da União Soviética eu falo mano você pode me falar o que
você quiser o que vale para mim até hoje é o que o Vladimir me falou Sabe ninguém contou para ele Ele viveu isso lá então o que o que vale para mim de verdade é o é o que ele fala e nosso convidado querido aqui né Robertinho sempre na nossa casa um irmão também pô acho que o Léo tem que vir sempre assim sabe toda vez que a gente tá aqui em São Paulo vem le Vamos fazer um contratinho das gaveta com ele ali não alguma coisa assim o Léo pô gosto dele Hein Lembrando que
eu eu tô aqui de cost né não tô de convidado convidado é o Vladimir aqui Hoje é você sempre uma estrela Onde você tá você faz a diferença mano você é nosso meiros né dois físicos aí na nossa mesa aqui é os cara os cara que sabem da a coisa exata né a gente não eles sab exata inclusive antes da gente entrar em União Soviética Rússia ontem a gente tava conversando aqui Qual foi a maior descoberta da humanidade e tinha duas opções hum queria saber a opção a opinião de vocês eletricidade ou internet qual que
tipo Assim foi mais difícil de descobrir entendeu a pergunta é Qual é a mais eu sei que a eletricidade é extremamente importante mas é o estudo para descobrir assim falar assim cara a internet a eletricidade de uma forma natural ela viria pra humanidade a internet foi mais difícil nesse sentido não você tá puxando pra internet você quer PR mim ou quer Vladimir quer pros dois quem quiser aí Começar aí pode ser o Vladimir que que você acha Vladimir Eu voto pela mecânica quântica P mecânica quântica totalmente contraintuitiva é um milagre como o pessoal começou a
descobrir como aquilo funciona e toda a tecnologia moderna tá baseada na mecânica quântica né a internet não existiria sem mecânica quântica inclusive então Eh se quiser votar pela internet tem que começar com a mecânica quântica lá 100 Anos Atrás Ah o ano que Vem a gente comemora mais ou menos 100 anos porque eu não nasceu em um ano foi processo de um do 2 anos 1925 26 27 A gente está chegando já aniversário de 100 anos boa então para mim é maior edifício intelectual que a humanidade Já construiu a a internet ela não viria sem
a mecânica quântica CL Claro claro não não existiria transistores né ah to essa tecnologia que permitiu Existência dos computadores modernos Sim sim e você concorda que a eletricidade de uma forma intuitiva ela viria assim não tudo viria forma mais tarde mas pelo esforço intelectual se você comparar teoria de electromagnetismo com a mecânica quântica mecânica quântica é bem mais difíc m mais complexo concorda le é que assim eu eu Para mim tanto a eletricidade quanto o computador a eletricidade é um fenômeno natural a eletricidade sempre existiu né Qu você teve o Big bem as primeiras partículas
que aparecem antes dos átomos são as partículas carregadas eletricamente então a eletricidade você consegue enxergar a eletricidade na natureza também isso é um fenômeno natural Então ela ia acontecer a gente ia dominar ela de qualquer maneira mais ou menos como fogo né o computador eu eu isso Eu discordo um pouquinho do do do Vladimir porque você tem computadores mecânicos o computador ele nasce a Premissa do computador ele nasce com os teares porque você faz teares por isso para você fazer aqueles aqueles padrões dos teares você usava cartões furados e o cartão dizia se tem furo
a linha passa se não tem furo ela não passa entendeu então é o zero e um é o é o é o binário Então você tem computadores mecânicos ele ele ele ia nascer até um pouquinho independente da mecânica quântica eh Então mas eu concordo da mecânica quântica porque se você pegar as duas Teorias hoje que que que você tem tem que achar da física eu sou engenheiro pelo amor de Deus hein eu tenho até medo de falar física ainda mais com físico Russo eu tenho até medo eu sou engenheiro não sou físico mas se Vladimir
já tá olhando de lado ali para você para te pegar em alguma besteira Se você pegar duas teorias que a gente tenta encaixar hoje e não consegue que é a relatividade e a mecânica quântica Inclusive a relatividade a teoria inclusive de buracos negros que o pessoal acha um absurdo entender o buraco negro mas até o buraco negro ele é de certa forma intuitiva se você se você mudar o seu jeito de pensar se o o pessoal tivesse entendido no passado tivesse enxergado a luz Fi Pô eu acendo Inclusive a Luz pela velocidade da luz era
ser tão alta se usava PR comunicação no passado Então você queria fazer uma comunicação de Guerra você tinha Torres com Piras que o cara acendia e instantaneamente o sinal chegava instantaneamente modo de falar pelo amor de Deus o sinal chegava Então se alguém tivesse percebido isso no passado tá que realmente eu acho que nada é mais rápido que a luz Você tem uma velocidade da luz e nada é mais rápido que ela se tivessem chegado nisso dava para ter chegado nisso 2000 2500 anos atrás os gregos eles poderiam ter pensado nisso nessa premissa da luz
e se Os caras que já conheciam o movimento dos planetas tivessem percebido pô Por que que os planetas que estão mais próximos do Sol eles são mais rápidos e tivesse percebido isso lógico chegou muito depois com Isaac Newton chegou em século X7 Mas vamos supor que isso tivesse aparecido no século 5 antes de Cristo com os gregos esses dois conceitos o de gravidade e o de de velocidade da luz Alguém poderia pensar Pô você tem uma força que puxa as coisas Para baixo e eu tenho que jogar com uma certa velocidade né um objeto para
escapar dessa força para escapar do planeta isso chama velocidade escape inclusive Imagina você pensar nisso pô quanto mais massa eu tenho maior vai ser a velocidade de escape maior Eu preciso jogar o a velocidade do objeto para ele escapar quanto maior a massa maior a velocidade escape concorda e se eu tiver tanta massa porque a velocidade escape Você lembra qual que é a velocidade Escape do planeta Terra 7,8 7,8 é qum Km por segundo isso 7,8 Então imagina que quanto maisem mor Não Falha É eu para mim era 11 mas se eu acredito mais em
você ah não 7,8 é para rodar Ah sim é eu acho eu acho que é é eu achava que era mas tudo bem também não lembro direito é mas são números desses né são números desses Então imagina que quanto mais massa tenha maior vai ser a velocidade escape então vai ser 11 num planeta como Júpiter sei lá vai ser 50 em outro Planeta com mais massa vai ser tanto aí mas o cara passa assim pô e se eu tiver tanta massa que a velocidade de escape for maior que a velocidade da luz a luz nunca
vai sair desse planeta que que a gente vai ter um buraco negro ou seja até o buraco negro é intuitivo a mecânica quântica não é Caraca super intuitiv porque você falando isso eu fui pensando igual você eu fui pensando igual você eu pensei que assim dá para fazer B sim sim sim sim entendeu então Eu acho até a relatividade eu acho de certa forma algumas coisas intuitivas para a mecânica quântica um monte de coisa eu leio e não entendo até hoje não entende é mano extremamente complexo falou ela é contra lógica sério apanha sim nossa
não Você precisa acreditar você cria postulados matemáticos fala que o todos os estados de um sistema quântico são representados por uma estrutura matemática por um abstrato por um espaço abstrato de Infinitas dimensões e você usa aquilo mas o porquê daquilo não sei aham porque assim assim que funciona a gente segue as regras e e tudo funciona os cálculos batem com as observações tem que aceitar algo que você não consegue explicar agora por por porque tem lá superposição quântica em brano quântico É porque tem porque as fontes mostram que tem então a gente já tem computador
quântico funcionando eu não sei eu sinceramente eu não sei tô por For porque já já já assim Teoricamente já tem um pronto para funcionar Teoricamente falou isso fo o Gustav el não ter tem ter ele pode existir mas o o que ele consegue fazero de cálcul cons faz essa Issa é a pergunta que eu ia fazer se ele já está pronto ele conseguiria fazer esse cálculo não ou comprovar ele de alguma forma talvez uma I trabalhando jun ccul é uma equação tem mais mar do que é realidade nessa parte de computação quântica ainda ainda é
pro Futuro ou PR nunca ou em uma outra dimensão bom o outra coisa que eu queria muito apresentar o Vladimir pro Léo é que o o Vladimir ele tem uma experiência de vida que ela tem que ser contada Sabe sim o Vladimir Ele nasceu na antiga União Soviética né Vladimir sim 66 se quando acabou o regime Eu já tava com 25 anos mas em que lugar porque a União Soviética ela ela agrupava alguns Países sib toms como uma cidade universitária gelada hein imagina que infância agradável n aliás curioso isso aí como que era a tua
infância como que era porque eu assisti um filme sobre a Ucrânia que é que é um filme que todo mundo aliás deveria assistir Stalin né não não como é que chama que fala é o Mr Jones ele tem um outro nome também fala sobre holodomor aquela fome generalizada dos anos 30 ISO aí o eles mostram as imagens Da Ucrânia no inverno eu falo gente mas como é que alguém vive aqui porque não tem nada só tem onde você olha só tem neve não tem tudo tem casa tem trabalho tem não ele dá uma assustada Quando
você vê Aquelas imagens você dá uma assustada fala gente não Neve né neve é legal né é uma coisa gostosa né você gostava você gostava de sim sim a gente gosta de você diz que sua infância foi boa sua infância foi uma infância boa sim sim o tinha amor dos meus pais a gente de Passava fome já naquela época Eh claro que tava cheio de problemas materiais né morando em lugares apertados pequenos melhorando pouco a pouco as condições e sempre problema de comprar roupa comida Ah mas e ninguém ficava pelado né ninguém ficava sem roupa
a gente ia atrás E Proc procurar nas lojas não achava procurava Mais mais mas acaba encontrando sim às vezes não não é aquilo que você queria mas o nível básico naquela época todo mundo já tinha É na época que eu nasci o pessoal já não morria de fome O senhor falou que se o seu pai e a sua mãe eles eram Engenheiros e o senhor falou que por exemplo que sua mãe Acho que era professora ela foi chamada para trabalhar sim logo no começo da carreira convidaram ela a dar aulas lá escola escola que dava
era o governo era esse negó de profissão era tudo do governo tudo era controlado pelo governo er tudo do governo iniciativa privada não Existia toda padaria todo Supermercado toda Quitanda era tudo do governo mas por exemplo ela não podia ser ela não podia por exemplo Ah eu quero trabalhar com isso ela não podia se candidatar ao emprego quando você quando você escolhe a faculdade ninguém mandava você escolher a faculdade você escolhia quero fazer engenharia mecânica quero fazer medicina tinha concurso vestibular né precisava passarim mas você que escolhia ninguém mandava Ok eh tirando alguns Casos pessoal
que morava lá no no campo acho que existia isso que é o col Ross aquela Fazenda coletiva encaminhava alum lá eh jovem para fazer faculdade de alguma coisa tinha uns esquemas e tinha que ser relacionado a a necessidades rurais Normalmente sim para ser o agrônomo um cara da Fazenda não poderia fazer engenharia não poderia por conta própria né mas estô falando quando tinha Unos acordos né de aquela Fazenda coletiva mandando Alguém para uma certa faculdade de agronomia né mas depois que você se formava você não podia escolher o emprego é não você precisava trabalhar na
área né e existia lei que você era Obrigado trabalhar primeiros 3 anos para onde você era mandado trabalhar eh você poderia escolher ou seja junto com o diploma Ah você ia para uma comissão e a universidade tinha a lista dos lugares dos empregos eh quem quem tirava a melhor nota ele entrava primeiro ele Escolhia lá o que ele queria quem tirar os piores notas ele entrava por último e ficava com aquilo que sobrou tinha uma meritocracia Então tinha uma meritocracia demais demais essa esse pavo que era era todo mundo igual isso nunca existiu na União
Soviética Mas se você quiser mudar de emprego você não pode f não gostei de emprego nos primeiros TR anos não não você não me lembro já porque eu não peguei essa época quando eu me formei Eu Me formei no no final e já tinha acordo para onde eu ia para um Instituto de Pesquisa né ent então quando eu entrei nessa comissão já falaram ah Vladimir para ele já ter um chamado ter um pedido do lugar tal você aceit e você tinha que mudar de cidade e passado muitas vezes sim muitas vezes sim eu não precisei
eu fiquei na mesma cidade com Instituto de Pesquisa então e seu chamado é porque sua nota foi boa Como foi a sua seleção a sua não no meu Caso não fazia muito diferença porque eu já tinha um acordo já tinha uma vaga para mim aquele Instituto de Pesquisa ele fala que nós queremos o Vladimir Quem escolheu iso para você seu pai foi seu pai por como de onde eles te descobriu descobriram o que esse lugar que você foi esse esse ele já acompanhado na universidade não já trabalhando na universidade já tinha o Na verdade o
chefe do meu departamento era o chefe de Um ah de um daquele Instituto então ele que chamou para ficar um tempo lá então tinha esses acordos Mas tirando ess bastante especial foi o caso mas a maioria ia lá e pass por essa escolha e você era obrig vai ficar 3 anos trabalhando depois feito esse tipo estágio 3 anos princípio você podia sair e tentar procurar outro emprego entendi com o mesmo patrão que é o estado não era tudo o estado às vezes pessoas não entendam você vocês trabalhavam para o Estado não tinha mais para quem
trabalhar qualquer lugar você eh limpava a rua quem pagava era estado bem bem que isso até aqui né quem LM Rua o garí que paga é o estado mas não existia absolutamente nada fora do Estado era estado total 100% e Tinha diferença salarial Assim entre as pessoas sim sim C entral por exemplo o salário mínimo na minha época era acho que 70 80 rublos eles falaram que oficialmente rublo Valia um pouco mais Que um dólar da época né mas era mentira né que que que trocava no mercado negro pagava uns 5 rublos por um dólar
Então quem eh saía já com diploma de engenharia começava com 120 e depois ia para 200 quem tinha título de doutorado ganhava 300 400 no topo da carreira podia chegar a 500 600 um ministro do Estado ganhar 800.000 ou seja não eram vezes né mas do do salário mínimo até o Ministro do Estado talvez 10 vezes mas sempre muito baixo assim não tinha super salários né Por mais você fale 800 né a gente tá falando aí de 200 né Se fosse trocar no câmbio ali mas é 10 vezes mais F é É difícil fazer essa
conta em dólares porque os preços também Eram todos diferentes né Precisa ver quanto você podia comprar por exemplo o carro mais barato custava 5.000 nossa então gando ganhando o cara min ganhando 200 dificilmente você comprar um Tá mas Tá melhor que a gente tá melhor lá do que a gente para comprar um carro que é 100 né e gente ganha 1500 porque se você ganhar o salário vai era quase 1000 vamos supor 800 sem salários você não isso er o ministro que G Ah tá tá tudo bem o engenheiro G melhor engenheiro ganh cara com
doutorado Ah tá eu acho que ainda tá melhor que a gente melor Mel Eu acho que ainda tá melhor que a gente quer que o salário mínimo é 1.00 e o carro custa 100.000 né é o cara que Ganha o mínimo lá 100 lá né tem que trabalhar 50 meses ali para comprar um carro ainda ainda tava melhor que a gente mas tudo bem que o carro era um lada né mas é E pior que quando você tinha dinheiro isso Não significava que você tinha direito a comprar carro né comprar tinha uma fila comprar para
comprar carro que demorava anos anos e anos noss então você pris planejar você começava a guardar dinheirinho e já entv na na fila aham fazendo conta né Na hora Que chegar daqui uns 5 anos porque essa é indústria automa minha vez é eu já vou ter o dinheiro para pagar Nossa então a maioria assim o carro era difícil e mesmo se tivesse grana aa continuava difícil sim o transporte lá era organizado como é que vocês se locomoviam ali não eu morava uma cidade pequena e tal não era ttal crítico mas tinha ônibus tinha uns trenzinhos
Lembrando que lá é extremamente frio né assim não dá para você ficar sim era era Precário né depois já com chegado do capitalismo foi resolvido esse problema capm resu problema de de transporte eh mas sim existia né você chegava você precisava chegar de ponto a ponto b você chegava às vezes demorava às vezes não era muito confortável chegava O que que a União Soviética fornecia para vocês assim tipo isso eu não preciso pagar educação não precisava não não a medicina também Casa Saúde também não Precisava pagar não moradia não só pagava só pagava o taxas
de de luz de de água aluguel né o governo dava eh apartamento o governo te dava ó esse apartamento D dava dava direito de você morar não dava para você não era propriedade sua aham era propriedade toda do do Estado né o estado que governava lá se quebrava alguma coisa Você às vezes precisava ir lá pagar propina comprar uma garrafa de vóc para aquele funcionário que não queria Resolver lá trocar lá coisa de canalização o problema de eletricidade no prédio aquilo que você não tinha acesso né Aham dentro lá do apartamento a gente fazia tudo
sozinho né lá todos os meninos aprendiam a fazer coisas básicas todo todo mundo sabia fazer um eletricista um encanador um reparo que precisava trocar torneira né Aham e você iniciava na escola com que idade que idade você entr na escola minha época começava como sete depois nos anos 80 Eles mudaram para seis meu irmão acho que já entrou não meu irmão também começou como sete porque o que desencadeia no que eu conheço pouco disso pelo amor de Deus desencadeia a União Soviética é ali meio que a morte do do Nicolai I né que você tem
a morte dele né tem ali aquela inclusive até o se eu não me engano é o Stalin que manda matar a a esposa os filos mandar matar criança negócio meio horrível E aí tem umas revoltas tal você pega a literatura Eles variam de de 1917 a 1922 quando começa a União Soviética mas essa história anterior à União Soviética ela é contada na escola história do Nicolai por exemplo ele contar vocês aprendem a história dele na escola mas pelo ponto de vista que era tudo ruim né que era o regime horrível que explorar o povo todo
mundo vivia na miséria aí que chegaram Os Comunistas e começou tudo Florescer né e todo mundo sal mundo passou a viver feliz a gente olhando PR os lados a Gente não vivia não havia muito assim felicidade mas o senhor estudou a história dele depois do do do Nico i o último quisar eh não coisa básica a gente aprendia na escola os fatos básicos né bem que ele foi fusilado já depois da da revolução comunista né não não não é assim como você falou que a morte desencadeou não ele ele se abdicou de 197 aí fo
estabo um governo provisório democrático né que eles Marcaram eleições que foi derrubado né eles marcaram as eleições Gerais para fazer a assembleia constituinte que deveria resolver o tipo de regime o o Lenin derruba esse governo provisório né No final do ano eles derrubam eles ainda permitem rolar as eleições Gerais mas quando constitui Assembleia constituinte se reúne em janeiro de 1918 eles fecham filam manifestações e acaba o sonho democrático da Rússia Porque do pouco que eu conheço da história do do Nicolai que é o último quisar da da da Rússia me parece assim não sei se
o senhor chegou a ver com mais detalhes a história porque eu considero por exemplo Vladimir Putin eu considero uma pessoa má considero uma pessoa ruim mas o Nicolai ele me parecia mais burro do que ruim ele me parece ser uma pessoa incompetente e que aconteceu muita tragédia assim inclusive Eventos onde pessoas morreram em eventos que era Para ser festivo tal me parece que aconteceu mais por incompetência dele por burrice inclusive ele foi enganado por aquele charlatão lá que era o Henry Cristo da época como é que chamava o Rasputin né Para mim ele foi enganado
por esse cara não sei o que que o senhor acha não mas ele foi morto bem antes da Revolução 1900 não me lembro 12 13 14 o as Putin né não sim mas ele influenciou a a família do kizar Inclusive a esposa é mais a esposa né isso acho que tá mais No nível de fofoca ass eu não gosto muito de explicar lá eventos históricos na base de Mas tu acha que ele que ele que o que o kizar o Nico ele era um cara ma ou era um cara burro você acha que ele administrou
muito mal Ach que era era frco eu não sei se era burro também não não era de grande inteligência lendo lá ele ele deixou Os Diários dele né sim e você vê pela forma como ele se expressa que não é um eu tenho essa impressão também não é Uma Mente Brilhante né É que ele era mais burro do que mau é eu não gosto de de eu não sou tal Radical para chamar alguém de burro né eu não conheci pessoalmente ele né Mas acho que ele era fraco né Entendi mas por outro lado foi ele
que começou a introduzir elementos da Democracia né primeiro Parlamento Russo foi ele que por isso que eu tô falando eu acho que ele era mais burro do que mau eu não vejo ele como um cara mau É 1906 né Sim claro que ele foi forçado de certa maneira também teve certa pressão né para essa sim mas o de qualquer forma na história ele ficou com o primeiro né sim que convocou o Parlamento em 300 anos da dinastia dos Romanos R ele foi primeiro a convocar o Parlamento romanov século XV né 15 16 é é o
tem os Ivan Ivan lá né 600 e 11 12 15 início do século 1 quando se rompe a dinastia anterior fica o tempo Meio sem sem rumo sem saber quem quem vai assumir depois de algumas brigas né Depois de invasão dos poloneses a elite se reúne e escolhe lá um jovem para colocar no trono dizendo que aí tá a família dos Roman e e desculpa só para vai ficar no trono agora ficaram 300 anos eu tenho esse problema de falar muito o senhor vem pro Brasil em que ano que o senhor vem pro Brasil 2000
2000 Então o senhor passou o senhor nasceu em na década de 60 66 Então o senhor passou por 86 o acidente Chernobil sim sim como que vocês receberam essa notícia lá eh aconteceu de sexta para sábado né de madrugada dia 26 de abril o senhor tava perto ou longe o senhor tava perto da muito longe que aconteceu na Ucrânia eu morav na Sibéria não mas morreu morreu menos gente do que poderia ter morrido digamos sim sim concordo Ah claro que foi um grande desastre mas poderia ter podia Ter moro gente na Europa inteira inclusive bem
pior e nos primeiros dias eles não falavam nada então aconteceu no sábado né e acho que na segunda à noite no Jornal da Noite eles falaram bem rápido que agente estatal informa que houve um acidente na usina nuclear de chernóbil eh medidas estav sendo tomadas senhor lembra disso já assisti isso eu lembro disso eu lembro disso porque a gente assistia sim começavam às 9 país inteiro assistir uhum tá e passou bem no Final do jornal de uma forma bem sim foi nada aconteceu nada foi uns três quatro frases né E a gente não deu atenção
não aconteceu aconteceu e depois de uns dois TR dias eles falam de novo aconteceu um acidente algumas áreas a Radi assalta o nível da radiação tá elevada estão sendo tomados medidas mas não pediram para vocês não irem em direção à região não mas não faria sentido por que que a gente deveria não mas as pessoas não por exemplo as pessoas viajavam tinham Alguém tinha parente na Ucrânia por exemplo as não pediram PR as pessoas não não saírem de casa não não pediram nada disso não pr pra gente não chegava praticamente a informação nenhuma Mas o
pior que até na região afetada pelo acidente eles demoraram muito para começar a evacuar as pessoas né aconteceu sábado de madrugada e já tava claro que é um desastre enorme né o reator e até segunda vocês não sabiam de nada não não até o povo da própria Cidade de que não era chernóbil eraa perpete chernóbil era outra cidade que deu o nome a usina né ah não era em não não fica próximo mas o pessoal da usina não moral em chern entendi chern é uma cidade que tá lá eh mais de anos Chernobil porque a
gente é ignorante né então era o nome da Usina não não sim mas tô falando é chernóbil não é Chernobil o nome é chernóbil tá tá a pronuncia n cham de Vladimir eu sou Vladimir então ah você é É verdade Vladimir não não sabia mas pode chamar com como quiserem né É o mesmo efeito fonético chernóbil em russo a gente fala Chernobil e em ucraniano fala chernóbil chernóbil quer dizer alguma coisa aís Essa palavra não é o nome de uma planta abundante naquela região Inclusive a planta ela é parente daquela planta que é usado para
fazer o absinto a bebida Caraca então e o russo gosta de uma bebida mesmo lenda É mas lá Us aquela planta e para para álcool Mas Enfim ela ela tá em todo com aquele lugar é bem endêmica mas mas me conta esses eventos aí até você entendeu o que aconteceu você já você nessa época você não era formado ainda não eu tava na faculdade tava Então você já concia fazend faculdade de física já conhecia bem o que tava acontecendo razoavelmente vai já tinha noções de física sim sim mas eles não falaram nada um acidente vai
acidente sim que exar dente pode ser um Depósito pegou o fogo né materiais radioativas tem um pequeno usamento às vezes entendi é ninguém falava que o reator não existe mais Car reator explodiu é explodiu todo o urânio que tava dentro saiu para fora e o tinha às vezes pessoas não tem nosal de quantidade lá do do combustível Então mas segunda-feira por exemplo Qual o peso do urânio que tá que tá dentro lá de um reator a massa porque o urânio tem uma Densidade 20 a densidade do urânio né não não a quantidade lá de de
kilogramas de você sabe quanto tava 200 toneladas nossas toneladas Agora eu entendo quando você fala que o acidente foi matou P que ele é pesado ele ele é denso né super mais Ach pesado do que o ferro né É três vezes mais pesado que Fer 787 7.87 é 10 vezes mais pesado que água né Eu acho que mais ou menos mas não é o Tradicional para uma Zina nuclear né uma unina nuclear usa muito menos que isso né Hum então porque eu não sei o enriquecimento que eles trabalhavam lá doé do Usina porque lá o
o reator aquele rbmk eles chamam era um particular da Rússia esse era um de lá é e ele era ele tinh outros princípios físicos ele era bem bem maior só tinha lá aliás esse reator né se os reatores no ocidente tem o diâmetro Acho que uns 3 4 m isso talvez lá tinha uns 15 20 m é uma coisa Enorme né Uhum mas aí mas aí vamos lá sábado aconteceu o evento segunda foi a primeira notícia aí quinta-feira vai três dias depois quinta-feira eles falaram de novo o qu na TV vamos fechar um e que
tá tudo bem que não precisa se preocupar que a gente entendeu que precisa se preocupar né ah Vocês entenderam que preocupar quando todo dia o governo fala que tá tudo bem mas se tá tudo bem por que tá falando todo dia não mas na época O Senhor pensou isso Senhor Pensou depois acho que na terceira vez quando repetiram que tá tudo Tá tudo controlado a gente começou a falar a acho que não não tá controlado não e aí que qual qual Como foi o que que mais o governo qu Quando que o senhor teve no
Quando que o senhor ficou sabendo da dimensão do acidente eu não consigo dizer qual qual qual dia mas eh a pressão internacional foi muito grande né sim e os caras já tinham pegou por satélite né o que tinha acontecido Não acho que primeira quem ficou o primeiro foi uma usina atômica na na Suécia sim sim eh o pessoal que estava entrando de mania pelo controle de radiação e começou a apitar a roupa riação eles acharam que tem um fonte de radiação dentro da Usina procuraram procuraram não acharam nada né até descobrir que na verdade aquela
radiação estava vindo daav vindo de da União Soviética e não depois de algumas semanas eles começaram a falar mais e Mais e já tava começando a abertura eh de fato se a gente pode acusar o governo soviético por ter escondido né a informação isso se refere aos primeiros dias eles demoraram para evacuar a própria cidade eles eh demoraram para reconhecer de fato que é muito grave demoraram para comunicar as outros países eh eu acho que em junho todo mundo já T falando abertamente sobre foi Abril que Aconteceu né Abril 26 de abril é do meses
pessal mesis menos algumas semanas algumas semanas e e o Kev que é a capital da Ucrânia ele fica uns 100 Km da Usina né então no dia primeiro de maio lá sempre existiram aquelas manifestações né dia de trabalhador aí povo das fábricas andava pelas ruas gritando lá viva Partido Comunista era um ritual sim soviético né que todo mundo participava e se juntava com chegada da primavera né todo mundo feliz Andando a gente associava mais com evento social né para andar junto ver amigos do que eh como algo ideológico comunista e em Kiev uma cidade com
mais de 1 milhão de habitantes acho que 3S 5 milhões de habitantes manifestação enorme daquela e a radiação já chegando o fundo lá de de radiação tava bem bem alto não era para matar ainda ninguém mas não era para ficar passeando uhum pela rua porque aquela poeira radioativa já tava Chegando caindo lá nas ruas eles limpavam as ruas com as máquinas especiais mas eh fizeram questão de manter aquela manifestação os ucranianos ligaram para Moscou perguntando se a gente devia cancelar e o gorbachov que era lá secretário geral em Moscou ah Ger gorbachov verdade ela ele
falou para o líder ucraniano que se você cancelar a manifestação eu te expulso do Partido Comunista eu acabo com você você não vai Ter mais tá tudo bem E eles com riação enorme eles levaram centenas de milhares das pessoas lá como sol Todo mundo achando que sol tá meio demais hoje né As crianças velhos todo mundo pegando radiação Nossa o certo era evacuar o local né com ISS caramba não aqui não precisava evacuar mas precisava pelo menos ficar em casa Fechar fechar as janelas manter a limpeza né Aham que tem Muitos elementos radioativos que tem
vida muito curta sim e pelo menos esperar lá passar aquele período mais mais perigoso sen essa informação que vocês tinham lá essa televisão de lá era uma estatal também sim um canal só tinha TV Soviética tinha no total tinha quatro canais na minha cidade acho que tinha dois depois começou o terceiro mas era tudo a mesma coisa né primeiro era oficial com filme políticos segundo mais cultura terceiro notícias notícias Locais quarto os programas educativos filmes eram filmes Russos filmes eram filmes sim a maioria eram Russos soviéticos tá não vinha filme não chegar chegar alguns franceses
italianos americanos não consigo lembrar nenhum filme americano porque tinha mais eh relação com França e Itália alguns filmes sem lev sem um conteúdo político né passal né mas a população tinha acesso a Como era a vida no ocidente Muito pouco muito pouco através o filme Não era suficiente para ver pô a qualidade de vida dos caras lá não a gente via que o povo assim vivia bem né isso a gente não tinha dúvida né que aquilo que Os Comunistas Falaram pra gente na escola que vocês cresceram eh Vocês tiveram sorte de nascer no melhor país
do mundo não tem capitalistas que exploram as crianças eh lá fora lá eles eh são todos eh racistas exploradores do proletariado e a gente não acreditava muito nisso né mas isso era ensinado Dentro da escola sim sim sim a gente sim até meio que acreditar meio que desconfi né tentando eh levar meio que na brincadeira a gente via pelos filmes que eh a vida não era tão ruim num acidente como eles tentavam colocar nas nossas cabeças mas eh claro que a gente não tinha noção da da realidade né então lá assim porque você vivia Teoricamente
tem uma desigualdade menor do que exige no capitalismo mas mas existia desigualdade E o fato de vocês presenciarem por exemplo igual você falou sua casa muito pequena não geralmente não escolh o que ia comer nem nada um carro você não tinha Teoricamente acesso a um carro mas você via gente andando meu pai Conseguiu comprar carro com 50 anos de idade no primeiro carro 50 anos carro russo carro russo Niva Então mas eu um existe aqui no Brasil um líder polí c e um líder político lá ele realmente não não ostentava nada não você chegava lá
a Galera os burocratas do do governo que vivem lá não sabiam que ele comia bem ou ele não come bem não sab sabia que eles recebiam que eles tinha eh as lojas especiais para eles eh onde eles compravam roupas alguns produtos eles recebiam cestas de produtos em casa várias vezes por ano uhum para Os festos Comunistas né até alguns professores da Universidade professores titulares faziam parte dessa lista digamos comunista que tinham Direito tratament especial né porque o estado comprava né claro que então por exemplo eu eu tinha um colega e o pai dele ele era
um professor junto comigo eu era aluno ele já trabalhava com professor eh mas um professor normal não era titular mas o pai dele era professor titular em outra faculdade aí eu frequentava a sala deles e eu vi uma vez na véspera de um feriado n campainha tocando ele abrindo e Sabendo uma sesta enorme com coisas que a gente nem imaginava que existia sério tipo chocolate suíço não não era nada suíço era tudo soviético né mas era um chocolate né mas um tipo lá de de presunto de salame que que a gente alimentos que vocês a
gente n nem via no supermercado sim é eu te perguntei do chocolate suíço que uma vez falou para nós que e você tinha uma vontade de ter uma calça jeans lá que só os burocratas tinham calça jeans por exemplo como out Acho que burocrata nem podia usar muito calça de jeans porque seria tral da Pátria né calça de gin era algo americano né burocrata E pelo menos no dia a dia no trabalho ele andava Terno em gravata social aham usando uma roupinha lá fábrica de Moscou Quando o senhor era crian 10 anos 12 anos tal
o que que era a tua alimentação normal que que vocês comig ó que a gente come arroz feijão ov o que que era sua alimentação normal o carboidrato principal era Batata né arroz era era raro arroz não tinha normalmente batata macarrão problema era proteína proteína não tinha também não tinha mas assim carne carne vermelha praticamente não tinha eu até o fim da União Soviética eu nunca vi o carne vermelha no supermercado caramba para conseguir carne vermelha os meus pais iram dia de domingo eh no mercado central da cidade nem com aqui em São Paulo claro
que é menor né Uhum mas onde pessoal lá das fazendas do Estado levava Lá um boi inteiro pelo preço eh bem alto não dava para comprar muito já abria lá o boi né cortava tinha fila enorme das pessoas era peixe e frango que geralmente no supermercado sim eh o peixe hum tudo congelado claro e um peixe que hoje em dia pessoal compra só PR os gatos caramba peixe que não existe aqui nem sei se existe o nome isso eu lembro o nome em Russo né aquele peixe eh a gente comprava descongela comia e frango na
década 70 eles Construíram não sei como se chama fábrica de frango acho que deve ter um outro nome é Granja é é o Granja mas tinha áreas de uma fábrica mesmo sim enorme uma criação de um frigorífico ali né grande onde galinha anda né isso lá tava presa galinha tipo chamava fábrica de frang confinamento de frangos ali né confinados bem magrinhos né a gente até tinha uma piada né que eh Quando apareceram o os frangos primeiros Americanos Na década 90 né Import uma piada fal que tem tem um frango americano já no vitr né morto
conversando com frango Russo e frango americano fala Olha como S musculosa gordurosa sem rugas e você toda lá sem nada magrinha toda azul e o frango Russo fala mas sabe o que que eu morri de morte própria de morte natural n diferente de você Ou seja você foi assassinada e eu não tinha humorista na Natica olha essa piada velho você entendeu isso aqui é humorista tinha tinha mas era meio sem graça que saíam na televisão não pode falar muita coisa é a gente contava mais piadas alternativas que de Boca a Boca Alguém já foi preso
por contar alguma piada Creio que sim Creio que sim não porque na minha época já acho que não prendi por por causa da piada mas tava melhor que o Brasil eu tô vendo que a rúsia era melhor que que o Brasil N époc Stalin sim sim você conta uma piada sobre governo comunista você vai lá 20 anos gol de Gol lag n nos Opa quase igual aqui deixa eu perguntar uma coisa de um evento aqui é 17 anos perguntar um evento específico o senhor se o senhor lembra disso Como que aconteceu uma pessoa que foi
bem contra o comunista que batalhou sobre toda toda assim toda a sua vida praticamente até porque viviu isso na Polônia foi o Papa João Paulo I E um evento icônico foi ele ter ido à União Soviética o gorbachov recebeu ele e tal não sim ele ele teve na União Soviética acho que o gorba chave recebeu ele é que o senhor tava lá acho que essa notícia não chegou é não contava para vocês né Papa que eu lembro claro que a gente sempre pode estar enganado mas que eu saiba nenhum Papa nunca pisou consegue puxar is
você consegue puxar João Paulo que ano João Paulo I esteve foi esteve na União Soviética é um um Grande problema que o isso quer saber porque ele era contra o comunismo Não não é isso porque ele é católico né sim e a Rússia é considerado terra da terra da Igreja Ortodoxa sim e a Igreja Ortodoxa é totalmente contra de papa visitar a Rússia é Então isso que eu queria saber se se se o senhor teve pelo jeo o senhor não teve acesso a essa informação na época né não procuram aí Achou aí o Papa João
Paulo II ele teve na Rússia não não Não não tá confundido com Polônia não na União Soviética vê se ou eu posso ser que eu tô ficando maluco também Achou aí Não não será que eu tô ficando louco Ah não L tô fazendo concordar com você em coisa errada aqui gente tô fic velho o Papa João Paulo I 1982 1982 não impossível 82 em Moscou não gente você saberia dessa informação Então isso Que eu queria saber porque eu acho que ele não saberia entendeu porque o o Papa João Paulo ele foi um cara que lutou
contra o comunismo isso foi eu lembro que eu era moleque Isso foi um Marco eu era criança foi um ele foi mas a informação não chegou Então é isso que eu ah teve um não eu eu continuo negando essa informação em dezembro o Papa recebeu Ah não acho que o gorbachov foi até o Papa foi o contrário perdão 882 era brej faid era um momento mais é Que ele visitou também eu lembro disso aí é que eu era muito criança lembra mais mas isso que eu queria saber porque como o Papa foi um cara o
Papa João Paulo foi um cara que combateu sempre o comunismo isso inclusive foi um Marco no ocidente a visita do Papa ao ao a ao território da União Soviética isso que eu queria saber como é que chegou essa informação pelo jeito essa informação não chegou lá não chegou lá na época não noss oues pode perguntar eu continuo Achando que nunca aconteceu isso é mas tá você achou achou Aí essa informação ou não só Moscou né PED a União Soviética recebendo soviético Micael gorbach gach qu ele visitou a União Soviética Em que ano 82 não 82
era brgn era um comunismo gorbachov entrou em 85 é eu lembro eu eu acho que o confundi nisso então acho que o cor bachove teve com eu sei que os dois não Aí sim grovo ele visitava todo mundo ele ele adorava hisa viajar Conversar vars 197 varsovia é Polônia né Polônia pess pessoal falou no no chat aqui em Polônia Polônia é procura procuro o gorbachov e foi visitar o papa não isso é possível isso é possível mas eu continua afirmando nenhum Papa nunca pisou no território Russo nenhum porque não era permo Pou lá ainda não
é eles não aceitariam e acho que nunca será então por isso que eu lembro dessa notícia de ser um Marco justamente por Cusa disso entendeu eu tenho tenho que procurar essa notícia direit porque isso faz tanto tempo também mas eu lembro dessa história moleque que assim criança uhum lembro dessa história pô lá na Rússia lá na Rússia é realmente dessa forma Eh vamos entender religiosamente por exemplo já que o Papa nunca vai poder pisar lá lá o que não é de acordo com a convicção deles não é aceito lá dentro não tem muita coisa que
muda né Mas esse problema específico eh com a igreja católica é muito grave porque con Bíblia igreja a Bíblia você conhecia eu vi pela primeira vez Bíblia em 80 e 9 ou 90 você viu mas era proibido na Rússia não era proibido você podia ir pra igreja e e encontrar mas sim nas livrarias você não encontrava não não era fácil né entendi você precisava fazer um esforço né específico e que que era o livro sagrado Russo tinha um livro sagrado da religião Manifesto Comunista Tá é é mesmo caraca é é isso era considerado um livro
sagrado não eu tô tô brincando mas era o que todo mundo cultuava que o Manifesto Comunista é uma folha ali né não não chega a ser um livro é é um Liv não é um livrinho né É porque que de esquerda Geralmente eu não lemb mais 50 70 páginas N O Sagrado eram 55 volumes do coletânia de Lenin né Aham que a gente estudava na escola na faculdade todo lugar eh Você entrava Escritório de qualquer burocrata comunista atam lá aquele 55 volumes que às vezes ele nem nem abria para ler né fazia parte lá do
do ambiente né mas todo burocrata era obrigado a manter aquele 55 volume dizendo que a gente tá seguindo as ideias a filosofia do nosso grande líder Lenin 55 volumes sim sim eram vários colitos primeira colit tinha bem menos que foi lançado pelo Stalin ainda 17 Depois eles acharam mais documentos reeditar o próximo na minha época a edial já tinha 55 Lenin na época era tipo o Pablo Marçal Que fou que escreveu 85 livros era coisa mais ou menos que ele não teve nem tempo ele morreu meio que cedo né é teria que juntar Pablo Marçal
com alguém que é pessoal idolatra né que ninguém idolatra Pablo Marçal olha olha que tem maluco aí cuidado olha que tem era é é um santo né Claro vocês tinham ele lá como homem homem Santo Lenin sim sim no lugar do Cristo era o Len e ele criticou Stalin antes de morrer não criticou ele não gostava do Stalin né não ele criticou ele falou que eh escreveu lá no Testamento dele aquilo que não era Testamento ele sim já tava mais para lá do que para cá mas ele ele acho que nem conseguia escrever mas ele
ditava né A escritória escrevia lá carta para para comitê central que Ficou na história conhecido como Testamento político do Len né cartinha S ele deixou algumas dicas e inclusive el inclusive ele falou que camarada Stalin ele é um pouco bruto né sim e talvez talvez seja interessante afastar ele da do cargo sim de secretário né que procurar alguém mais mais moderado é mais moderado mais razoável que ele não lida bem com as pessoas né como se lenan lidasse bem né É você Len achava que o cara era meio Extremista Bom eu acho que esse Stalin
é um cara meio extremista não ele não chamava o extremista ele falava meio grosso n sim é meio inculto e a ordem Até onde eu sei a ordem de matar o as as filhas os filhos a esposa do kizar foi de de de Stalin de Lenin foi de Lenin foi de Lenin Stalin Não era ninguém naquela ve porque foi em 1918 foi Poucos Anos depois da revolução Stalin era um membro lá do do é e o comit central a ordem sendo de de de de de Stalin né não Não foi 1918 bem bem no começo
caramba não eles dizem que foi eh decisão coletiva né o eles tinham lá chamado pol polit burou ele chamam tipo burou político né de uns 10 15 pessoas eles falaram que era tudo coletivo não existia poder ditatorial eles votaram Mas de fato o Lenin dominava aquilo né ninguém falava contra lenan mas em princípio todos concordaram né que tem que fusilar então até [ __ ] fusilar criança é uma coisa menina cri Ser Uma Coisa inacreditável me corrija se eu tiver errado até porque meu Russo tá um pouco enferrujado mas esse sovietico você tinha a união
das repúblicas socialistas soviéticas era a União Soviética ISS esse sovié vem de uma palavra soviete sim do Russo que seria algo como um conselho né um alguma coisa assim né então de que a história que eu sei é que existiam realmente conselhos em fábrica que seram conselhos populares ex E aí os Os que eram sovietes né esses conselhos e que o o o poder seria dado a essas pessoas eles que contrar esse sovietes a promessa era essa eles ficaram no poder não não não ninguém sempre não eles existiram até o final da União Soviética né
Eles nasceram como conselhos de Operários nas fábricas né para organizar a luta etc e a narrativa oficial dos comunistas eram que a gente eh vai dar depois da revolução a gente vai dar todo poder a esses conselhos e quando eles Chegaram ao poder de fato eles transformaram esses concelhos em conselhos territoriais ou seja cada distrito tinha um conselho cada hum etc só que eles nunca entregaram poder político para eles poder que esses caras tinham ah administrar lá o a ordem dentro do município financeiro também é mas organizando a vida do da cidade dia dia uhum
agora poder político sempre esteve nos maos do partido comunista Esse E além disso tinha comitê local do Partido Comunista e esse comitê ele estava acima do Conselho entendi entendi tinha que seguir a ord nunca nunca saiu do das mãos do Partido Comunista então eles tinham esse lema todo poder aos soviets né quando chegaram lá ao poder mas nunca nunca deram poder ao soviets sovietes a gente não acerta uma pronúncia eles não deixavam não eu uso pronúncia em inglês eles falam só russ a gente fala sabe e eles não deixavam Contestar o regime lá na época
não não era possível contestar o regime na época qualquer manifestação quem contestava virava inimigo do Povo né inimigo imediato declarado ali não sim não era possível eh que um motim fosse criado uma revolta uma rebelião não os motins existiam dentro das das dos campos de concentração mas er idos brutalmente mas o povo não tinha acesso à arma por exemplo não não aí não tem comom R tinha Um exército vermelho maior exército da história da humanidade você vai fazer o qu exe uma manifestação uma revolta mais famosa foi cidade chamada nov cherkas lá no sul do
da da Rússia em 1962 quando o governo cortou salários e ao mesmo tempo aumentou os pros [ __ ] carne e tal aí os operários saíram lá tentaram atacar lá prédio do comitê central na praça central da cidade era uma cidade operária né Uhum e Os Comunistas chamaram o exército local e o Exército começou a atirar fuzilou n você você tinha uma propaganda lá antissemita na Rússia porque eu eu lembro do do do de uma história do conflito porque normalmente não entrava esse assunto não entrava porque eu lembro do uma história do conflito de que
porque era normal você tinha judeus na Rússia e era normal judeus serem médicos e conta uma história que os médicos organizaram para matar não foi uma Campanha lá de 1948 que o ST fez né chamado caso dos médicos né E todos os médicos Tin Tin sobrenomes judaicos né de fato mas abertamente não se discutia aquilo vocês não tinham nada contra os judeus por exemplo o povo não não muitos professores meus eram judeus então o meu orientador de doutorado era judeu entendi mas perseguirem esses esses médicos judeus eh é eu eu não tinha eu Eu não
tava vendo isso eu ficava sabendo que na universidade de Moscou por exemplo O Judeu não entrava no vestibular entendi ele precisava escolher algum Universidade menor na universidade principal e claro que não existia lei que falasse isso né era tudo aberto para todo mundo mas pela nossa experiência eh os amigos colegas judeus que iam lá eles eram barrados né entendi não tinham acesso de forma alguma não porque o Pessoal coloca a oposição muito do do do da União Soviética a da da Rússia né na verdade eles coloca muito essa oposição da Rússia ao à Alemanha ao
nazismo da Alemanha Mas você tinha a vertente antissemita do dos dois lugares gente você pode dar um minuto Claro vocês conversarem sobre lismo claro vai lá vai lá vai lá fala fala do do do Instituto Olber carreiras poliis isso aí já que a gente tá falando da história da Rússia aí você também Pode mudar a sua história você pode ser um profissional então se você quer ser um profissional da carreira policial procura o Instituto Oliver é quem mais aprova em carreiras policiais do Brasil não importa o estado que você tá ele tem curso específico para
todos os estados se você não terminou os estudos Aí sim cara é muito importante que você Clique nesse QR Code aí E mude não só a sua vida mas o seu conhecimento Oliver tem o EJA onde você vai concluir o seu estudo Em menos tempo certificar pelo MEC com parceria com diversas universidades Então mude a sua vida Mude a sua carreira seja um profissional seja um policial e o Oliver vai te fazer o cara que você quer ser Instituto Oliver Escola Preparatória para carreiras policiais galera deixa o like aí é Mel mar mandou aqui um
X1 não é o nome do cara ele tá zoando mel marqu é mandou aqui X1 no Call of Duty Léo galera do Leo tá aqui ô galera se Inscreve no canal e se você já é inscrito certifica a gente teve milhares de desinscrição feitas pela plataforma Então volta lá e se inscreve de novo e inscreve também no YouTube cara vale no YouTube não no Instagram Valeu aí gente já bateu foi 200.000 hoje no no no Instagram 200 você você é inscrito aí no YouTube se inscreve no instagr Você acha que a Terra é plana leu
puts grila só Aliás você acha fico aqui é já falar primeiro pro pessoal também aproveitar Me seguir no Twitter no Instagram né CJ cjbr Eng leu cjbr Eng lel no Twitter no Instagram eu acho curioso é muito louco se você critica o comunismo velho vem uma galera e fala que você se orienta pelo WhatsApp que você acha que a Terra é plana e todo o resto assim Man todo mundo sabe que o comunismo deu certo o o Vlad Miro inclusive ele fugiu lá da da da rúsia tão feliz que ele tava não mas el falou
que ve fugi não u f veio fugão o Vladimir veio depois né Vladimir é o Comunismo acabou em 91 eu fugi em 2000 é vocês ficaram sabendo quando caiu o muro de Berlim essa 89 chegou essa informação lá sim sim já já instantaneamente na hora na hora e que que que vocês pensaram quando caiu o muro de Berlim Maravilha vocês gostaram sério todos feliz Claro claro foi uma festa é mesmo Sim não porque o isso aconteceu que 89 né 9 queda do e 85 86 Quando grubach entrou Pouco a Pouco começou essa liberação da da
vida o as revistas Começaram a publicar eh mais e mais alguns livros que ficaram lá guardados por décadas sem ser sem poder ser publicados começaram ser publicados o o ano 87 eu lembro foi o gurba foi meio Liberal não foi assim para padrões Russos não sim sim foi meio Liberal né sim não ele ele ele que abriu o regime né Sim claro que a ideia dele não era criar uma democracia Liberal como acedente ele continuava achando que o Partido Comunista tem que ficar no poder vamos democratizar um pouco sim mas que ele resolveu tava precisando
entrar dinheiro no prando din já tava tava tudo estagnado não tava funcionando tanto economicamente e não ele ele cresceu nos anos 50 60 com cabeça um pouco mais aberta né Eh quando ele fez faculdade de Moscou ele é formado em direito mas nunca trabalhou como advogado ele já foi para carreira Comunista Uhum E desde ser eh ele convivia com o pessoal da Checoslováquia que é agora República Checa Eslováquia naquela época era um país Checoslováquia né que também estava preparando abertura do regime comunista eh ele foi influenciado por algumas ideias liberais ass que fizeram lá tentaram
fazer essa mudança em 1988 ou 68 desculpa quando soviéticos foram lá para reprimir aquelas mudanças então a Pessoal que tava criando pensando criar aquelas mudanças na Checoslováquia eh gorbachov tinha contato na ainda na faculdade Ele estudou junto com alguns deles é que eu vejo assim como um pouco de desespero também sabe eu preciso fazer algo porque vai começar a respingar em mim né O dinheiro tá acabando aqui para manter o meu exército aqui então deixa eu abrir um pouco para vir investimento né e eu me manter mais um tempo no poder né Não acho que
os Valores pessoais deles eram mais mais humanistas eh não chegaram muito longe né Mas comparando com outros comunistas Ele era mais mais humano e ele ele ele queria matar uns 6 milhões só ele ele entendia que não pode continuar matando todo mundo né Precisa ter um pouco de liberalismo precisa conversar com as pessoas pessas ouvir o que as pessoas querem né mas eh ele era bastante conflituoso né dentro da cabeça dele porque por um lado Ele foi criado com esses valores um pouco mais liberais e por outro lado ele era comunista ele nunca deixou de
ser comunista né No final da vida ele começou a falar não na verdade eu sou socialdemocrata né que maravilha isso é bom agora para usar como resposta pro cara hoje que fala que é socialdemocrata s assim legal igual gorbachov S você acha que lá tem Russos que defendem o comunismo e que não existe desejam a volta do comunismo Partido Comunista existe né sim mas ele é forte lá qu tá no sistema que é p ele é forte as pessoas que moram lá elas apoiam quem quem é mais forte lá é o kagb que mudou o
nome agora se chama FSB né mas basicamente eles que estão no poder né ah agora depois de 30 anos a gente entende melhor o que de fato aconteceu em 1991 quando o regime acabou porque foi foi muito estranho né ninguém saiu para defender o regime quando acabou o regime Comunista o Partido Comunista ele tinha 18 milhões membros para um país de 260 270 milhões habitantes 18 milhões deles eram membros do Partido Comunista imagina o tamanho sim e quando o 91 depois daquele golpe que fracassou quando pram gorach Naia e a Rússia a república russa dentro
da unão sov já eleito com voto popular yelen n yelen que liderou as forças que combateram aquele golpe de agosto de 91 de fato poder Político chegou nas mãos dele e ele aproveitou aquilo para proibir o Partido Comunista é foi proibido ele assinou lá eh diante das câmeras ao vivo eu tô proibindo o Partido Comunista D dou lá não sei quantos horas para todos os comunistas desocuparem lá os sedes locais no país inteiro para entregar ao estado os prédios onde ficavam esses comités comunistas e ninguém resistiu esses comunistas eles pegaram suas suas coisas e foram
embora tá bom você tá Certo tá bom o fala que acabou então então acabou ninguém protestou contra aquilo realmente não dei conta as próprias elites já não estavam aguentando aquele sistema e o proletário também né Tá mas mas o que que aconteceu porque todo mundo aceitou mas não trocou nada trocou não introduziu as eleições Livres né E o principal eh foi introduzido à propriedade privada ticamente era tudo do Estado eles privatizaram tudo privatizaram muo coisa Para el para eles mesmo hum sim ningém ou dono da fábrica entendi tinha um mercado negro na época assim quando
era tudo nacionalizado tinha tinha tinha que né tipo seu pai ganhava um dinheirinho ali pô de eu comprar não sei lá alguma coisa por fora aqui que eu queira ter né um livro por exemplo Sim sim e eh roupa roupa roupa roupa né Eh toda a cidade tinha ele clandestino Mas claro que não era totalmente clandestino O governo meio que fechava os olhos né grossa eles te falaram que tem lá um um campo lé na fora da cidade encostado lá na cidade onde todo domingo o povo podia ir e colocar lá os seus produtos inclusive
calças jeans né que a gente sonhava assim na Terra mesmo no asfalto tipo um esto grande asfaltado e ou simplesmente andando assim mostrando fal lá calça jeans calça jeans quem precisa calça de jeans um po andava vendendo outro povo andava comprando às vezes não Sabia se a pessoa comprar ou vendia meio que abrindo ol que que eu tenho quem quer comprar eu fui uma única vez porque eu achava tão desagradável mas o que era considerado ali assim um certo luxo sei lá um um chocolate um champanhe o que vocês tinham acesso mas era considerado um
certo luxo para vocês não basicamente tudo né mas algo que vocês tinham acesso de vez em quando assim mas eram sei lá como falei um chocolate um champanhe Sim Chocolate é champanhe não bebida lá só vodica basicamente tinha uns vinhos lá que vinham lá do do da Jorge do destão eram muito [Música] ruins aqueles tinam até eles usaram palavra de vinho Vinho do Porto que usaram e alimal vindho do porto port Vine port vin port Vein port Vine dependendo e em Rússia eles deram esse nome PV para uns vinhos horrorosos né você tomava um pouco
era doce acho que mistura de álcool com açúcar tomava já ficava com dor de cabeça na hora né É de um 20° mais ou menos e quando União satic que acabou a gente começou a viajar a gente descobriu que Vinho do Porto Na verdade é um vinho Nobre vinho de qualidade aham foi uma descoberta Como assim Vinho do Porto Não não é uma bosta né O que tava na nossa cabeça que aqu Ele vinha do porto port Russo né era coisa porcaria tipo sang de boia que era do porto da Rússia né não era do
Porto em Portugal não Eles roubaram o nome sim sim aham o senhor que chegou a conhecer o metrô da da o metrô Russo metrô da de Moscou S de Moscou porque diz que é uma coisa lind sim sim né Eu já vi umas imagens que é uma obra de arte assim o negócio e eficiente e mas se diz que morreu surdo de gente na construção Desse sempre morre assim qual qualquer construção grande e qualquer hoje não tô falando hoje tô falando na época lá construção começ Ach que 35 né É nos anos 30 não me
lembro o nome o ano exato mas foi nos anos 30 eh mas L eu eu fui para Moscou com 20 anos pela primeira vez com uma excursão com turma de amigos da faculdade eu lembro nós chegamos já final da tarde início da noite era tudo organizado né você ficava no hotel tal descia todo mundo junto tomar café Depois eles te colocavam no ônibus para levar pra excursão pro kremlin para o museu tudo organizado mas eu tinha um amigo que eh já era mais viajado ele conhecia as coisas e nós chegamos lá já estava na hora
de dormir ele falou vamos paraa Praça vermelha falei Como assim mas eu eu sei a gente pega aqui um trólebus chega até metrol eu sei chegar de graça essas coisas são de graça né de graça não mas era barato tá ah falei então eu vamos pô tinha que ser de graça Né eu imaginei que seria de graça ats pegamos o trólebus andamos lá uns 20 pontos Era longe longe longe descemos eh na frente de uma estação de metrô e pegamos aquela escada rolante infinita né que não acabava e de repente você entra lá um Palácio
parece um conto de fadas uma das maiores impressões que eu ti na juventude né Parece que o mundo abriu quando você viu o o kremlin você diz ou não não o Metrô mas depois quando chegamos lá descemos para ver a praça vermelha Claro pra gente coisa muito simbólica tem tirando coisa de Comunismo né sim sim eh tem um carga muito muito grande para todo russ o metro Russo mesmo as imagens que eu não fal Praça vermelha crem nailo que a gente via todo dia lá no começo do jornal né abrindo Parecia que tava lá longe
existia só no televisão e de repente você entra aquele espaço enorme que ela Enorme Praça vermelha né você sente pequeno e você vê ao vivo todos ess esses símbolos que estavam nas capas de dos dos nossos livros aquilo foi forte né para o menino de 20 anos sim tem uma lenda que conta que o cara que que que parece que foi até um italiano que fez o projeto do kemin lá tem uma lenda Claro fo foi um italiano é que fala que os caras acharam que cegaram ele para que ele não pudesse projetar não isso
é lenda pelo amor Deus É lenda mas existe essa história não e Tá misturando com outra outra história sim sim um artista que desenh lá quadros pras igrejas ícones sim sim com italiano it voltou it inclusive ele produziu outras coisas por isso que eu fal Inclusive tem uma construção em Milão esqueci agora o nome que se seu olhar lembra o cremo par é você vê que aquele aqu aquele estilo Dea fazer uma pergunta bem bem tosca dada essa limitação de recursos que você tinha na época tal Como que é era questão de prostituição lá existia
isso era visível o governo sabe isso como é em Moscou sim em Moscou a gente até sabia o hotel Onde as meninas ficavam não ficavam na rua por exemplo não tinha Rua que ficavam também né mas ficavam na rua e alguns hotéis que os estrangeiros mas só na capital no interior não não acho que tá meio existia Mas a gente não sabia uhum existi acho que existia sim não tem como não existir né é Impossível proibir algumas coisas sim sim mas essa prostituição Era para atender Quem era de fora então quem vinha de fora pelo
menos a gente conhecia mais histórias né ehad sobre isso que eles atendiam estrangeiro mas acho que rolava e elas recebiam em dólar Sim você tinha acesso a dólar dentro datinha sim sim em Moscou tinha ah lugares onde você podia comprar coisa em dólar tinha uma rede de lojas cham chamavam berioska é nome de um Árvore que considerado um dos símbolos da Rússia entendi e biros birosca e para vender os suvenir paraos estrangeiros né A ideia era para estrangeiro poder gastar seus dólares para comprar Kar né sim mas depois eles abriram também para os russos os
russos que recebiam em dólar de alguma maneira podiam gastarla comprar algumas roupinhas então existia o dólar lá dentro sempre teve não só só naquelas Naqueles lugares específicos em Moscou e São Petersburgo for fora daquilo era o câmbio negro lá era com a em 1900 60 60 61 62 não me lembro uns caras foram fuzilados por ter feito aç transações em dólar caramba o senhor falou um termo que eu lembro lembro muito de quando eu era criança que eu via muito era perestroica perest que foi a tal reconstrução do do isso garb do Burg isso aí
como deu certo porque aqui a gente sabe que não deu Certo fo é o que falam isso funcionou de alguma forma de certa forma deu certo porque acabou com a União Soviética a ideia a ideia do gorbachov era maquiar um pouco introduzir um pouco elementos de liberdade e depois ele viu que sem acabar com censura não rola porque se censura continua controlando como você vai ter uma discussão essencial para manter n país Claro Claro aí 88 ele teve que acabar Com censura aí começou a publicar tudo nossa tudo e de repente o Partido Comunista descobriu
que o povo precisa do governo comunista descobriu que o povo não pra de governo Quando Todo mundo começou a opinar o povo opina que Gover atrapalhando do que ajudando tem que sair do Poder tem que abr você tinha medo quando você era jovem lá Vladimir medo não mas eh você sab a regra né tinha é a gente Sabia as regras Sim a gente a gente nem na nossa cabeça a gente nem cogitavam fazer uma revolta contra o governo né Sim a gente sabia que tá cheio de Agentes KGB às vezes nem profissionais às vezes eh
da nossa turma alguém comunicava lé tudo que rolava lá as conversas no no intervalo né a gente tinha certeza que alguém comunicava para KGB Sim tudo Ou seja a gente falava mal mas sem ultrapassar certos limites meio que na Brincadeira né mas não falava mal né você falava assim nossa não gosto de comer macarrão toda semana macarrão com batata Mas que bom que tem a batata eu acho que o você não falava né uma situação dessa o com controle é tão grande que se em algum momento se você resolver criticar Pode ser que até o
seu vizinho vai te denunciar né ó tá tá fazendo algo errado ali para não sobrar para ele né então assim eu acredito que é até um pouco de Medo também né é tipo a teoria dos jogos que o cara falou né ó se você entregar ele para mim não acontece nada com você sim se você não contar você vai ser punido com ele entendeu você põe o cara sempre nessa meditação Pô eu tenho que contar para tirar o meu e Pô o dele porque senão Sobra para todo mundo tem tem um cara que ele ele
ele é o X9 feliz ele denuncia feliz é a figura mais detestável fiscal do governo para mim a figura mais detestável que a nossa a Principal forma de criticar governo era contando piadas né sim por exemplo da propaganda a gente entendia lá como funcionava a nossa propaganda uma piada que a gente contava aqui o jornal pravda principal comunista publica lá teve uma competição onde competiram naos Russo e amic mas fal que F pararam americano e Russo e o americano venceu o americano chegou primeiro e o russo chegou segundo Mas a forma como Propaganda conta então
o Russo ficou no segundo lugar e o americano chegou o penúltimo ou seja conta a verdade nente então eles eles a gente zoava a forma como eles tentavam maquiar a verdade n tipo a mira Leitão lá que fazia a comunicação não mas a mira Leitão eu acho que ela não consegue nem sabe pensar nessa não tem nível n nossos propagandistas tinam Importância da né em situações assim né acaba que é uma forma de você manifestar né e chamar atenção fazer uma crítica de alg consciência inclusive criar consciência criar consciência né que tá acontecendo a gente
tinha acesso a outra forma de de expressão né pental ess é meio que rir também para não ch como que era na na na faculdade Vladimir que que você estudava lá assim tinha estudo de liberais Adam smi coisa do tipo não na faculdade de física que eu fiz a gente Estudava física a maior parte do tempo mas eh todos os alunos naquela época de todas as profissões tinham um ciclo obrigatório de Marxismo ciclo obrigatório sim sim cara que estudar a história ele só estudava Carl Marx lá sim mas pior que estudava medicina mas precisava estudar
Marxismo também estudavam engenharia elétrica mas era obrigado a estudar Marxismo também ou seja tinha esse ciclo de disciplinas ao longo de 5 anos era tipo introdução ao Manifesto Comunista era a primeira matéria da primeiro primeiros três semestres era a história do Partido Comunista a história do partido comunista da un Soviética Partido Comunista soviético Ah que de fato era a história do do século XX eh visto pelos olhos marxistas n uhum sabe o que eu conversei com um comunista e tem até um filme que foi famoso no Netflix né que é o ouro de e eu
fui falar desse filme com ele ele Riu assim fala cara holodomor é uma mentira não aconteceu o holodomor Isso é uma mentira fala isso pros americanos existem documentos históricos que para ver para ver se você não apanha falando isso fala PR os ucranianos Conta isso para um para algum ucraniano é que o lod domor não existia Nossa absurdo né o maior trauma lá que o povo ucraniano carrega na memória coletiva até agora porque na verdade não ficou eh só na Ucrânia né Pegou várias partes do Cazaquistão da do do Sul da da Rússia também uhum
do do norte do caucaso que também morreram no no norte de caucaso na eh estado de stopol né de onde gorbachov é onde gorbachov nasceu inclusive lá também fala por volta de 1 Milhão morreu ucranianos e eles foram mais ágeis digamos na divulgação internacional dessa tragédia sim mas sem dúvida Sim já que lá era Terra mais fértil acho que maior parte lá dos Mortos daquela aada Foram Ucrânia você acha que existem documentos nada nada é forjado ass você tinha um pai ele desapareceu entendeu Não eu conversi com o Renato cara o Renato falou que na
época eles trocavam pão por corpo tipo assim cara né Me dá esse corpo aqui toma tantos pães aqui porque o cara precisava de proteína né foam comum uma como e e foi um um fome totalmente artificial né fome artificial Como assim fome fome criada não foi fome pela falta Da da produção n fome criada pelo pelo governo mas realmente a produção existia ali que a Terra é fértil né da Ucrânia né Parece que até o nome quer dizer uma coisa de terra preta uma coisa assim não é isso sim sim né é uma terra muito
fértil lá da Ucrânia é que o governo tava saqueando toda a produção daquele local e deix sim tava saqueando ele eles mandaram todo todos eh se afiliar a chamadas coloss as fazendas coletivas né ou seja aquela Terra que bolchevik supostamente Deram paraos caponeses em 1917 1918 né em 1930 eles pegaram Tudo de Volta pegaram todas terras que vocês têm agora você se V unir e a gente vai administrar isso como Fazenda coletiva vai ser tudo administrado pelo governo cara mas é isso que eu não entendo aonde o que que é o objetivo final porque ti
não sim mas eles tiravam tudo cont Mas eles precisavam dos recursos eles precisavam dos recursos a União Soviética precisava Dos recursos então masou a fonte mano então mas é que tá eles pegaram mais do que tinha que eu sai comunist sabe que eles falam que is né você vai lá e panha todos fando corta a árvore que é para você árvore já enfim se é que Até onde eu sei parece não faltava nos anos 20 Não faltava comida eles podiam deixar P vender comida e não não ia faltar para ninguém sim só que na cabeça
ideológica deles era impossível para eles existir setor Privado Marxismo setor privado já leva a liberdade alguém fica mais rico alguém fica mais pobre quem fica mais rico el ele tem dinheiro para financiar alguns movimentos políticos era mais sobre pagar uma fagulha do que necessariamente precisar da comida cont controle Total era mais controle sim controle político não era sobre pegar eles entenderam que controle político Implica também controle econômico se você não tem controle Econômico você não tem controle político Total então precisa ser tudo estatizado então e outros países da da comunistas socialistas lá da Europa acontecer
isso por exemplo na Polônia que eu saiba eles nunca proibiram a existência de camponeses e particulares a própria Alemanha oriental não teve fome né assim sim sim mas não não União Soviética também não teria fome se não fosse feita essa tal de coletivização né sim mas eles mandaram uma força todo Mundo entregar tudo para essas fazendas coletivos e teve o ano que o povo parou de plantar se você fala que a a terra não é sua mais o gado que você tem não é mais seu você tem que entregar tudo então vou trabalhar para qu
matou muito Muitas vacas né para comer tudo povo tinha 1929 né povo para não entregar gado às vezes passou lá comendo tanto que ou passava mal de comer tanta carne né só para não entregar as vacas só que no ano Que vem não tinha nada você acha que que o o comunismo em si não é o que você ouviu hum é o que você sentiu porque é diferente o comunismo ele é errado ou foram as pessoas que estavam ali na frente que realmente não eram boas A ideia é boa isso A ideia é boa ou
o comunismo acho a ideia boa né É bem impraticavel que comunismo que que comunismo é o poder Central que vai controlar tudo ISO você não tem direito Para nada né você você não tem direito nem dizer que você discorda com alguma coisa não cala boca fica no seu canto que o comitê central lá em Moscou decidiu passou a ordem para o comitê local comunista da sua cidade ele sabe melhor como funcionar tudo você não tem voz nenhuma para opinar Então como como isso pode ser bom que estal não é tipo de pessoas que estão no
poder que estal que as pessoas não temm poder tá tudo nas mãos do Poder Central é uma Tirania sabe a sua pergunta eu posso transformar assim você acha que uma tirania é uma coisa boa ou e ou foi errado porque a gente escolher um tirano errado se a gente tivesse escolhido um tirano um pouco mais simpático entend ou mais liberal mas sabe o que que é sabe o porquê dessa minha pergunta e aí você fala assim qual é melhor um tirano bom ou um tirano ruim não tirano bom é melhor do que tirar no ruim
sim mas a a pergunta mas a pergunta ela pode surgir De um outro ponto é é se você sabe que você vai morrer você prefere viver sobre a mão de um tirano ou morrer antes porque o que eles falam é o seguinte que no comunismo por exemplo pra gente que tem um pouco de comida o comunismo seria ruim mas para quem não tem comida nenhuma o comunismo seria bom porque ele vai dar um pouco de comida para quem não tem nada então acho que eles usam e depois eu que tô convencido aqui não mas eu
quero saber o ponto de vista eu quero Saber o ponto de vista de quem viu lá dentro tá isso Quem falou isso não viveu isso e ele protege muito bem essa ideia com esse argumento falar assim pô para você que tem um pouco de comida aí P você não sabe o que que é mas eu quero saber para quem não tem eu prefiro ver sobre o tiran e ter um pouco de comida tá usando argumento de ver e não vê né que isso seria necessário para um cara que é físico e a maioria das coisas
que ele trabalha e Acredita ele nunca viu Sim entendeu então a eu ten os dados eu tenho o resultado para saber se deu certo ou não hã Ah então vamos eh colocar todo mundo na prisão porque na prisão tem comida tem médico de graça que tal você vai morrer na prisão mais comida e com médico e se preocupa comunism comunismo é isso é é país inteiro é uma prisão não eh eu eu eu sei tô de zoeiro Robertinho É porque tipo assim a justificativa do cara por exemplo mas é pril vive uma insegurança alimentar o
pessoal passa tem gente que passa fome e tem gente que tem comida mas não tem o não tem o necessário né o cara tem comida mas é macarrão e Salsicha miojo e Salsicha né então ele tem uma insegurança alimentar e lá e Diz ele que lá na União Soviética isso não acontecia porque o Comunismo garantia era pouco mas todos com o que você tá chamando de insegurança alimentar era normal era o normal normal dele era o macarrão e batata macarrão e batata entendeu E o que pra gente seria uma tragédia só que batata a gente
plantava ah não era era governo a gente não conseguia comprar pô mas que governo de merda Nem batata não dá pros Car ou se conseguia mas era muito ruim então não dava para comer bem não dava para fazer prato legal daquela E criação de animais você não via então Eh o estado algumas poucas coisas lá a minha avô por exemplo tinha os porcos entendi morava na no campo né tinha gente uns galinhas né e nunca foi tomado nada o governo nunca tomou nada não confiscavam não eles foram liberando nos anos 50 60 eles permitiram povo
teram um pouco de porco suma vaca mas antes não não chegou ao nos anos 30 40 não é não podia Demorou umas décadas para acho que na época de rusov nos anos 60 que ele Permitiu ter os animais domésticos de pequeno porte depois permitiu ter uma vaca por por casa né é engraçado que as liberações elas vão acontecendo é quando a escassez ela aumenta por cara não tem porco mais deixa produzir aqui né ó daqu um dia nós vai ter que dar o o frango aqui para eles né então deixa produzir não eu conheço a
narrativa Desse pessoal que vocês estav citando eles falam que o se o comunismo lá não Deu certo isso não significa que a gente não pode tentar fazer um comunismo melhor aqui no Brasil não deu certo na Alemanha vai dar certo no Brasil imagina de certo com alemão sobre mas sobre capitalismo eu posso dizer a mesma coisa se o capitalismo para eles não deu certo Por que que a gente não tenta fazer um capitalismo melhor sim boa mas onde o capitalismo por exemplo não deu certo a capitalismo tá de certo até na China sim a China
tá com monte de cidades Capitalistas não na verdade essa narrativa deles eles usam para para esconder as reais intenções sim falam que comida comunismo o que eles querem é chegar no poder controlar o povo porque por por voto aquele youtuber que vocês receberam aquele comunista né Posso chamar o do Povo soviético o meu amigo J um abraço pro J ele o se candidatou acho que o governador né alguns noss anos atrás nador per tentar quantos por centos ele pegou ele teve 14 Acho que foi Não não chegou a 1% 14.000 idiotas que tem lá então
s não não quero xingar ninguém mas não tô xingando tô qualificando S tô raciocinado se ele não consegue nem 1% ele não vai conseguir implementar as ideias malucas dele através do voto popular a única forma que ele tem chegar ao poder aquilo que ele chama revolução socialista exato que é matar os outros de fato é é golpe de estado né não é uma revolução do proletariado é golpe de Estado né Você tem o congresso eleito o proletariado vai lá e vai fechar congresso vai estabelecer Não é golpe ele falou que não é golpe porque o
golpe é a minoria né que mantém um sistema ele a maioria ele é maioria que não consegue nem 1% ele é maioria A ideia é trabalhar mais convencer mais pessoas né mostrar que é necessária a revolução do proletário e quando conseguir revolução do proletário vai ter toda uma mudança do sistema né então assim maioria por ISO mas através do voto popular ele não consegue né convic as pessoas implementar as ideias dele mas sabe o que tem que chegar com luta armada e derrubar lá o estado de direito é na verdade ele não queria armada é
porque ele acha que a burguesia não vai aceitar e aí vai cair como fruta quem vai obrigar a a revolução ser armada é a própria burguesia não não não aquilo que eles chamam Jesus me dá até despir deixa deixa eu pergar é bom cara é bom pro Jones aí revolução socialista é um golpe de estado vamos deixar claro isso é um golpe de estado mas sa atentado ao estado democrático de direito recebem aqui as conversas Cuidado lá com Supremo né para não serem perseguidos depis [Música] comeando uma mudança que ela seja pelo voto né que
ela seja pelo voto né E pelo Voto comunismo será impl nenhum país vaiar pron conv na Venezuela assim mas as pessoas elas escolheram pelo comunismo você não a Venezuela escolheram teve um flirt com as ideias e ó as ideias do Partido Comunista elas são boas Nós escolhemos vocês podem podem cuidar aí pode tomar porque ele precisa prender a posição fechar jornais criar as milícias dele lá na Venezuela controlado no lugares de Votação votação ainda não é democracia Sim concordo votação é um um dos atos da Democracia quando tem judiciário independente liberdade de expressão mídia livre
partidos de aposição aí quatro em quro anos você faz votação isso concordo agora se vocêo não tem nada se controla a mídia não tem partido de aposição não tem nada e quatro em quro anos você faz votação e fala ah eu venci o STF bloqueia o Twitter antes da eleição Então o que a gente tem que Lembrar é que você pensa assim pô na União sovite que a gente também tinha eleição você contou pô Você entrava lá para votar tinha um cara ali olhando Fi põe o voto aí não era tinha um soldado do lado
da urna não não era soldado S informava sold do Norte ão lá do lá é 100% de volta para ele tá todo mundo feliz lá n cara que você tem que lembrar é o seguinte que há 30 anos atrás eles reuniram algumas pessoas aqui em São Paulo e fizeram um uma reunião Que chamou foro de São Paulo e e depois de muito tempo com o voto eles conseguiram chegar mas teve um planejamento an ATRS o foro de São Paulo é de 1900 acho que 90 eu f São Paulo ele é motivado pela queda no Mouro
de Berlim você tem a queda do morbim você tem a o a o princípio da dissolução da União Soviética então eles estão vendo que o comunismo tá acabando no mundo o comunismo cara no século XX ele cresceu para caramba no mundo início do século XX ele foi explodindo tanto que o Papa João Paulo II é um cara que combate isso E aí quando chega a final da década de 80 ele começa a cair cai na Alemanha cai e você tem um problema de Cuba que era financiado pela Rússia cai a União Soviética e os caras
Fala meu tá tá caindo a nossa casa e aí que o Lu o bandido mor da Nação cria o foro de São Paulo ele surge nessa época eu lembro se é 1990 mas é Essa época Inclusive tem um trabalho que eu li o trabalho de Mestrado do do Ministro da Fazenda do Ministro da Economia que estudou dois meses de Economia né eu esse é o ministro da eu tô pensei pô vou começar a estudar medicina dois meses eu posso ser ministro da da da da saúde né então tem o trabalho dele do do do do
mestrado dele que eu li que ele fala do justamente do regime soviético como ele é maravilhoso a economia maravilhosa e ele publica isso um ano antes de cair o a União Soviética você vê como é genial O Haddad eu falo que é o cara que ele tem o toque de merdas mas eu li esse livro dele você viu é é a tese comeado dele ridícula do livro é real assim é ele não não tem nada original é um é uma revisal da literatura que já existe é exatamente isso sano escreve isso isso plágio é uma
revisão ele fala ele fala quem escreveu o que sobre economia socialista as opiniões dele e ele discute ele ele praticamente não dá o ele eu lembro que Ele opina lá qualc coisa que ele opina ele fala que eh sobre campos de concentração de Campos de trabalho forçado fala que provavelmente era necessário pelas necessidades econômicas [ __ ] ele não falou isso tá no livro del escrito público Você pode baixar ele livro del o campo de concentração provavelmente é necessári é eram necessários pela situação econômica provavelmente eram era justificável ou controle da mídia provavelmente é Necessá
matar uma pessoa que faz piada não controle de mídia não não é provavelmente Com certeza é necessário para certeza é necessário nesse tipo regime nesse tipo de regime Com certeza é necessário para essa turma Com certeza é necessário para isso não não tem dúvid de concentração Deixa eu perguntar uma coisa teve um um um período que Stalin quis industrializar a Rússia certo né E aí eu vejo muita gente Inclusive eu que Sou da área de metalurgia os autores russos são uma referência pra gente você tem uns trabalhos Incríveis em metalurgia de pesquisadores Russos os caras
são muito bons né inclusive eles enxergam de um jeito diferente do do Ocidente que a gente Analisa muito da a partir da da do líquido e analisa a solidificação eles analisam o contrário a partir do sólido fundindo uma coisa bem legal São trabalhos muito bons Eu li já muita coisa de de de de de Russo aí Por exemplo o senhor falou que seu pai sém era Engenheiros senhor físico e houve uma certa um empurrão pras pessoas irem pra área de exatas sim tá e você não via muita gente por exemplo na área de artes por
exemplo indo pra área de artes porque eu tô falando isso porque os artistas são os que mais apoiam o comunismo e no comunismo eu vejo onde tem menos espaço pra arte me dá essa impressão Caraca né real É porque por um lado o governo comunista sempre precisou Da engenharia e da ciên exatas para criar armas né sim e ninguém discute a qualidade dos cientistas Russos ning que que eles resolveram industrializar para fazer lá o ferro máquina de lavar para as pessoas sim não para fazer tanques né sim ah o tanque não é o tanqu Né
o blindado não não não é tanque de tanque para invadir depois sim porque Stalin já sabia que o Guerra ela era praticamente inevitável e tá nos livros de Lenin e de outros camaradas a Ideia sobre tal de revolução Mundial comunista eles achavam que União Soviética foi só o primeiro passo e daqui uns anos algums décadas ele dominaram o planeta inteiro né até no no no símbolo lá do iráo da União Soviética com fo esse martelo O que que tá no fundo é o planeta planetaa terra né e o símbolo comunista em cima do planeta Aquilo
é nosso objetivo mas a maioria dos cursos disponíveis em universidades eram cursos de exatas não tinha tudo Tinha tudo tinha lá filologia biologia S eh e tinha grandes universidades só de engenharia por exemplo na minha universidade não tinha engenharia era uma universidade que a gente chamava clássica tinha ciên ciências naturais biologia química tinha parte de Mas tinha uma faculdade de teatro por exemplo em Moscou sim em cidades grandes na minha cidade não não tinha cinema também Moscou Cinema fazer propaganda mas era cinema Soviética até tinha coisa interessante n das faculdades você tinha lá o direito
lá era usado de que forma então a gente tinha faculdade de direito para mim era um grande mistério sabe eu nun que servo Essa foi a pergunta inteligente que viu otin fazer foi bo boa muito boa É verdade tinha lá não tinha o judiciário Claro Direito Civil né povo se casava lá Ah entendi porque propriedade não tem mas tinha Diva não tem o cara podia divorciar por exemplo tinha divórcio sim tá então is se divorciar sim né os Pequenas Causas na tinha tinha homosexual tinha tinha não o cara podia ser homossexual não não podia mas
tinha era crime era criminalizado se alguém soubesse o cara era preso pena de morte assim c não 5 anos 5 anos Artigo 121 item B is ia acreditar né na ressocialização vamos tratar dessa forma Que ele ia entrar de um jeito ia sair de outro El ele tinha que sair hétero de lá ele entrava G tinha sair out não precisava ficar quieto é mas ele não passava por uma reeducação hum não não eles tentavam até acho que fazer mas não existia muito né Eh é aquele artigo famoso 121 Na verdade ele muito era muito usado
contra eh oponentes tá que contra decident o cara nem era game mas falava que o cara era Não precisava precisava ser quando KGB descobria né KGB procurava lá ah se você fosse G Mas do lado certo você podia ser sim sim sim e isso durou até 93 nem gorbachov teve coragem de acabar com perseguição s o unel stic acabou 91 e esse artigo acabou em 93 2 anos depois mas hoje a pessoa pode ser gay na Rússia não poder pode mas clima agora não tá legal clima o que que acontece se o cara se for
sei lá ele pode ser preso por ser gay não preso sem Por ser gay não não tem não tem artigo no código penal Sim hoje não mas eh por exemplo eh bom não tô lá não tô morando lá eu conheço Vivi a história dos anos 90 né com abertura Participei de alguns movimentos lá inclusive na minha cidade nós fizemos lá o primeiro grupo aberto assim LGBT fazia parte daquilo né Entendi então Eh mas a gente não lutava muito a gente Fazia mais coisa de diversão fazendo lá festinhas para para dar espaço para pessoal se reunir
se conhecer era mais uma confraternização era mais de Aita fizemos ação do que de de sim não Primeiro passo é Seme sempre esse fizemos um festival de cinema pô que massa mano primeiro par vho que cara isso isso aí é [ __ ] mano R é mas parece que tava abrindo abrindo mas depois voltou a fechar agora já eh não eles fizeram agora acho que uma Lei que não fala abertamente que isso não pode ser homossexual que é proibida propaganda sim é tem isso ainda sei lá de homossexualidade alguma coisa s s e se você
andar lá sair na na rua lá de uma forma um pouco mais explícita digamos né Alguém já pode interpretar isso que está fazendo propaganda e alguma criança pode ver entendi é como se fosse aqui há um tempo H sei lá é como se fosse você tentado pudor você tá agredindo é sei lá de alguma forma a a Imagem de alguém alguém não quer ver isso e deixa ô deixa eu perguntar uma coisa quando quando acabou a União Soviética imediatamente quando acabou o que que mudou na tua vida lá Vladimir tava lá hein tava lá vários
relatos no momento no momento quando acabou sim não teve grande mudança dança porque tava tudo acontecendo gradualmente ou seja aquele aquele dia 31 de dezembro ou 3 vocês comemoraram é porque foi revion né a gente já tava comemorado a gente Brindou Car tava lá já tava Já brindou aquele momento quando a bandeira vermelha foi lá devam tiraram bandeira vermelha do do kremlin e levantaram uma bandeira russa de três cores né Eh foi um pouco estranho ver isso a gente não acreditava que acabou tão rápido tão rápido é que foi tal fácil durou 70 anos não
rápido no sentido de desde início da liberalização né sim não porque começa em 1920 né Mais ou menos 22 né 17 não Revolução acontece 17 mas a União Soviética formada em 22 sim que é união de vários repúblicas e a vai até 91 até 91 91 É acho que eu senti mais e momento assim de que algo de fato tá acontecendo algo que vai mudar a nossa vida foi um dos meses antes eh 21 de agosto de 91 quando foi aquele golpe de 3 dias quando gorbachov ficou isolado na cremia né e conseguiram resgatar ele
prenderam os golpistas né e os milhares de pessoas saíram para Rua de Moscou Comemorando anunciando que os golpistas foram presos e pronto parece que democracia agora vai reinar na rúsia acho que aquele foi o momento que democracia venceu né a união ética formalmente acabar era que estal de alguns meses algumas semanas a gente achava que ia durar 1 ano 2 anos nesse sentido eu falei que foi muito rápido de agosto até dezembro já acabou tudo entendi ninguém resistiu o Partido Comunista foi proibido mas os Meses seguintes O que que mudou efetivamente na sua vida Supermercado
como tava prços preços no supermercado ã aumentaram lá Car é claro Impacto 200 vezes né A gente chegava lá com dinheiro do mês e dava para comprar lá 1 kg de manteiga com nossa salário mensal porque eh já que tinha muito dinheiro circulando sem produtos quando os preços foram liberados claro que eles colocaram prezos em altura os Primeiros dias nem dava para comprar nada depois foi se equilibrando equilibrando até meados do ano acho que já foi resolvido sal de comida então primeiro foi comida Claro comida começou a voltar desaparecer porque nos últimos anos do União
soviético foi desaparecendo desaparecendo carne desaparecendo peixe manteiga queijo a gente passou muitos muitos anos sem colocar pedaço de queijo na boca porque não achava quebrou o Sistema quebrou tô falando de queijo BR a gente nem nem nem nem sabia da existência desses Queijos Frances é tipo tipo pratos tinha outro nome que tipo Holandês né mental ess at tipo musarela sim sim é não tinha não tinha a primeira vez que você comeu carne vermelha foi quando não a gente comia carne vermelha mas tinha um evento né dois em dois três em três meses juntar o dinheiro
e ia PR mercado às vezes e meu pai se juntava Com uns colegas TR quatro pessoas pegavam lá uma caminhonete ia para pro campo achava algum camponês que que matava um boi aí eles já dividiam entre eles cada cada um ficava lá com uns 20 kg de carne porque não no viral não precisa de no inverno no inverno desculpa não precisa de congelador você abre porta varanda coloca tudo coloca lá e fica todo congelado aí vem um urs leva eu lembro eu lembro de você contar PR gente que você viu o primeiro McDonald's Abrir lá
na Rússia né 80 é isso virou notícia aqui quando abriu o primeiro backd na rúsia eu virou notícia aqui no Brasil sim sim foi grande evento já já cansei de contar essa história mas é bom é bom merece você tem que contar milhares de vezes podcast que eu vou me pergunta e o primeiro McDonald's ã Mas é bom ouvir você contar agora acho que tá na hora de contar que não existe mais McDonald's na Rússia né acabou de novo né Você sabe que no Brasil não existe Também né Como assim Man no Brasil não existe
McDonald's Como assim não não exist vocês não sabiam disso que no Brasil não existe McDonald's o o o o Brasil não é economicamente viável para o McDonald's o que a gente existe hoje pega a nota do McDonald's não tá escrito M Você já viu propaganda do Ronald McDonald's já viu aqui não já vi propaganda dele mas não é no Brasil eu vi quando era criança porque 1979 veio o McDonald's para cá Era o McDonald's e eles descobriram que o Brasil é uma merda e não é economicamente viável pro pro McDonald's então eles eles deram direito
para uma empresa Argentina que chama Arcos Dourados lê na Nota Fiscal quando você comprar o hambúrguer grande franqueador e tem direito isso que eles TM o direito de usar os símbolos do McDonald vender os produtos só que eles não TM o direito daquele do Ronald McDonald's daqueles carinas ISS isso não é o McDonald's no Brasil não é o McDonald's é uma empresa Argentina é igual a rasb por exemplo a rasb algo alo ela não tá no Brasil é uma Distribuidora sim sim a Mateu Mateu foi embora do Brasil é a Sony não vende mais TV
no Brasil a Sony pode ir lá a a a Sony não vende mais TV no Brasil sim sim a Nintendo também ela tentou vir ela já esteve né por isso que que hora que ele contou um pouco da russsia eu falei meu tá melhor do que aqui tem algumas coisas que tava melhor lá que aqui McDonalds Então que eu como é tipo a segunda divisão é uma empresa Argentina olha na Nota Fiscal tá escrito na Nota Fiscal Tem que manter o padrão do mcdon não não não pegar minha nota mano a questão é que poderia
ser mais barato hoje quer dizer que até hoje eu só comi no Japão McDonald's é uma das coisas mais baratas que tem nos Estados Unidos é m barato é tipo 1 dólar 2 dó você pega Hamburger lá e aqui é R 30 tanto que teve uma briga aqui teve uma briga eu lembro que numa Época no McDonald eu até parei de ir por deu raiva eles davam no mcon de guarul eles davam um sachê de ketchup por hambúrguer por quê que diz tinha uma briga enquanto eram o McDonald's porque eles tinham que manter realmente a
qualidade e o custo relativamente baixo só que o cara não o McDonald's não imagina o que é o Brasil que que você nos Estados Unidos eu compro uma coisa por 100 e vendo por 120 E eu tô ganhando uma [ __ ] grana aqui no Brasil eu compro Uma coisa por 100 e vendo por 200 e eu não ganho nada não nada nada nada porque fique tudo imposto pro governo então Os caras não entendem que aqu eu ten que vender muito mais caro para ganhar muito menos do que eles entendeu E eles foram embora for
não desse jeito não dá Entendeu Eles foram embora é sacanagem com a gente fez conta aqui ontem né tipo assim o governo ganha três vezes mais do que o empresário assim meu o governo fica depende do do lugar é muito mais Nossa marem hoje na nossa empresa o nosso lucro líquido é 5% cara meu se você vê o que que você fica R 100 for pegar R 5 velho quando você pega o teu salário você já pega menos que a metade tá porque do que você produz que a empresa te paga é menos da metade
que você recebe Então você já recebe menos da metade do que você produziu E aí tudo que você vai comprar tem na média aí 50% de imposto quer dizer você não fica com 25% do teu salário sim sim você não fica Você não tem de poder de compra 25% do seu salári o resto dão um jeito de tomar também é é no final das aí o Rad fala não tem que dar o imposto esse desses 20% 25 que você fica essa Méria você tenta economizar um pouquinho só durante a tua vida para Se você morrer
você deixar alguma coisa pra sua esposa paraos seus filhos e o bandido do Rad até isso quer roubar é cara Então o negócio é que eles falam assim não mano você pode pegar esse herança lá nos Estados Unidos pô lá é muito mais alto eles não entendem hoes não conta o povo que lá você tem oportunidade de conquistar as coisas agora lá você paga o t de imposto que você paga aqui não agora aqui vai conquistar uma casa um Car para você ver mano talvez você vive a vida inteira não vai ter uma casa pô
aí o cara que consegue unas quer tomar metade Vladimir antes você falar do McDonald's me conta um negócio aqui como que era a escala de trabalho lá era 4x TR lá num país comunista quantos dias se por um eram seis por um seis por um era mesmo todo mundo era se por Um Não não era todo sábado na verdade acho que um sábado era cinco 5 por do mas o acho que o último sábado de mês pessoal trabalhava né ah chamar o sábado preto o sábado negro É racismo isso aí sei pro português não existe
tradução politicamente correta ou seja pessoal gostava tanto de trabalhar no sábado que Apelidou aham mas todos os sábados cinco por todas as semanas cinco por dois e aí na última semana seis por um sim sim em fábrica e as escolas e universidades sempre seis por um sempre seis por um e outras sábado era um dia normal e outras empresas de necessidade Básica tipo farmácia Eh sei lá uma barbearia para quem quer cortar cabelo você não tinha acesso a um remédio de domingo você precisava comprar um remédio de domingo você não podia não farmácia acho que
Abri já no farmácia abri farmácia abri domingo aham Supermercado que que que não abriam final de semana eh final de semana não domingo não abriam lojas e de roupa né Ah tá sim tudo que não seja comida entendi mas lja de roupa você pagava pelas roupas lá sim eu tô falando domingo domingo ficava fechado domingo você podia cobrar sua comida aham mas essas R que parece que uma vez você me falou Que ganhava as roupas do do governo não acho que tá confundindo da escola na escola não ganhava uniforme não ganhava nada você comprava pelo
seu tênis assim mas você conseguia ter vários tênis tipo um para correr era ter um né conseguiram tênis vários tênis você não tinha tênis quando quando depois eu consegui um ruinzinho mas consegui não era assim a gente andava na rua e a gente via a minha mãe vi uma fila enorme tinha uma loja de de Esporte onde vend porque tênis não se vendia e onde se vende sapatos né tinha uma loja especial onde vendia material de pesca de de esporte roupa de esporte e lá que teoretic poderia vender tênis né mas não não aparecia e
quando chegava lá tênis eles nem colocavam dentro da loja para não tumultuar lá dentro caramba eles colocavam uma portinha do lado e já se formavam uma fila de 200 pessoas e eles vendiam na rua mesmo a minha mãe passava Via pegava lá a a fila e perguntava Mas quais números tem tem 43 meu filho tem 43 é porque você é grande né você é 43 de lá e 42 daqui então não não é muito grande padrão europeu é tinha tinha 42 não europeu sou 44 na Rússia 43 E e no Brasil 42 mas tinha a
medida do seu pé lá para você sim sim sim eu usava 43 não Ou seja que eu quero contar ele ela nem perguntava Que tipo de tênis ela nem queria ver o tênis que eu passar o dela era se tem ainda o tamanho para eu Comprar pro meu se vale a pena eu ficar aqui na fila na fila aí eles gritavam oh 42 acabou ah O pessoal já saiu 43 Acabou então lá não tinha entend o que que era o calçar lá era uma botina ou semelhar uma botina da gente mais tipo não social sapato
social de não é de muita qualidade às vezes de aquele couro sintético a gente usava muito que e não existia um sapiro você Não podia arrumar o se não existia existia existia mas era do governo existia não era tudo do governo restaurante lá tinha restaurante na época ah na minha cidade de 500.000 habitantes tinha tinha três restaurantes todos do governo tudo não era tudo do governo não existia absolutamente nada e era at o ar que você respirava era do governo e era boa a comida do restaurante assim chegava pedir um Cardápio assim ó que temos
para hoje batata e imagina o nível das pessoas que frequentavam esse restaurante seim cidade de 500.000 habitantes existia apenas três restaurantes hum po saía lá para comemorar umas grandes datas né sim ou os burocratas do governo iam lá ou os bandidos porque os bandidos sempre existiram né regime comunista nunca conseguiu acabar com os bandidos que tinham indústrias clandestinas uhum eh os visitantes lá de outros eh repúblicas Soviéticas lá da jorgia da Armênia porque lá que ficava muito lá governo comunista controlava menos aí eles tinham mais fábricas clandestinas aí eles iam lá ou aqueles vendedores de
frutas que ficavam no mercado municipal né eles tinham mais dinheiro eles que saíam para esses restaurantes mas poucas vezes que eu fui que eu ia lá sim comida era era razoável estrogonof foi um prato Russo mesmo Sim sim onde não era boa eram cantinas onde a gente almoçava né Falei três restaurantes três restaurantes para você sair à noite gastar o dinheiro ali né gastar dinheiro n as cantinas já eram para todo mundo ali almar na fábrica na universidade a gente tinha cantinas e lá que comida já não era boa né batata é basicamente sim às
vezes arroz tem na Rússia um tipo de grão que é parecido como arroz mas não é arroz acho que chama trigo sarraceno sim em português você consegue achar aqui na zona seriala mas praticamente ninguém Usa aham aqui na Rússia o povo gosta bastante até agora aquilo enfim era era era precário setor lá de alimentação era era era complicado a Rússia a Rússia ela era ela é uma foi né uma potência esportiva Hum como é que eles alimentava os atletas lá tinha um trato especial pro atleta porque os caras venciam né aí não não sei devia
ter você entende ter uma alimentação diferente ali para time de vôlei né Da pam muito doping também né pegavam jovens para colocar naqueles internatos onde eles já viviam longe da família se treinando para participar das Olimpíadas Sim claro lá o governo forneci comida tinha até McDonald's lá era uma propaganda do comunismo aquilo ali né tinha que mostrar o melhor eu lembro do o Russo Sergei bubka que era o recordista de salto com vara é ess cara foi Record muito a Rússia caiu muito em Esporte né Não acho que continuam não sei eu não acompanho muito
Uhum mas e ah os pais da gente adoravam Aquela como se chama patinação artística n de gelo n quando tem musiquinha bonita e um casal vai fazendo piruetas no gelo a a gera sal dos meus pais lá adorava ligava a televisão e ficava lá horas assistindo não tinha mais nada n para assistir interessante né x também n xadrez competição de xadrez os são bons xadrez mas já não era Popular né Isso já Era intelig não tava aberto para todos mais mas não tinha campeonatos lá assim para você ter Russo sei lá de futebol de de
qual de rock Roque de gelo futebol não era muito não era muito popular até passar alguma coisa mas a rú você nunca foi bom em futebol né sim até até existe teoria não me lembro quem falou que para jogar bem futebol para ter uma certa Liberdade nas nas pernas né você precisa nascer em um país Livre Caraca ou seja os países totalitários eles conseguem jogar rock de gelo que Durão né e faz gol agora futebol você precisa ter mais coisa artística entendi mas o cara que jogava RO por exemplo ele tinha vantagens ele ganhava mais
sim sim sim sim era as no esporte de Elite tá falando sim que er que que era o artista lá o Vamos pensar assim porque sempre A Celebridade sempre teve um papel de Destaque e mesmo num país desse Você tem uma celebridade sei lá que é o artista que é o é quem aparece na televisão é celebridade era uma celebridade era o eram eram poucos celebridades que não foram como que digo que não tinham autoridade autorização do governo para ser celebridade que governo que definia n qu quem vai ser quem vai ocupar o horário nobre
na televisão né E eu consigo lembrar o único cantor que todo mundo conhecia todo Russo conhece ele Morreu em 1980 V Vladimir V ele ele at trabalhava formalmente ele er ator de um teatro de mas nos nas horas livres ele cantava ele compunha e só com violão né ele contava e a letra dele era muito rica ele falava lá das Guerras da vida das pessoas comuns e eh não não era proibido né mas não era promovido você não conseguia comprar lá el pé dele uhum uma loja e pessoal usava Aquelas fitas né que você e
passava vendia no mercado negro e toda janela na cidade você passava no veral quando tinha janelas abertas você ouvia as músicas dele sua família tá lá ainda é os meus pais já faleceram Já sim a mãe já faleceu faz um bom tempo o pai faleceu recentemente tenho irmão e três sobrinhos seu irmão não quer vir para sair de lá não não tem não tem como a vida dele é Lá então a minha sobrinha do primeiro casamento do meu irmão Ela já tem 20 é fácil lembrar o a idade dela porque ela nasceu em 2000 tava
em 2024 Então ela tem 24 ela nasceu e eu fui eu saí de lá eu fui lá pra maternidade com meu irmão buscaram ela pegaram lá se você quiser sim sim sim pode entrar e sair entrar não é dud eu quero saber se pode sair po sa entrar com certeza posso sa Pode ser que você não possa sair aí eu não sei agora por causa dessa mobilização da Guerra Então isso que em princípio eu tenho ainda cidade ah idade para ser chamado né sim eu acho que com porque eu sou Tenente né sou Tenente do
de reserva sim no e o senhor acha jus o povo no geral já que você tem seu irmão lá deve ter contato o povo acha justificável a invasão à Ucrânia o povo Russo Tem muita gente que acha que sim muita gente que acha que não não não dá para dizer qual parcela acha o que porque tá tudo controlado tá agora Controle em alguns aspectos até pior do que na época Soviética Caramba mesmo vamos supor que o Brasil queira sei lá o Paraguai Ah já fizemos uma palhaçada de fazer ess Itaipu junto com esses car para
que não mas vamos supor por exemplo eu não quero ir lá matar paraguaio eu gosto dos Paraguai Uruguai eu prefiro Uruguai não mas tudo bem o cara porque assim uma etnia você falou a gente Uruguai O Uruguai já Erao passado do Brasil Então faz mais sentido né a gente tava conversando antes de começar o podcast você falar até que tem um monte de porque Russo Parece que todo mundo é igual né assim você fala falou que tem muitas etnias sim só que o ucraniano o povo Russo e o povo ucraniano é praticamente o mesmo povo
o cara ele não fica você acha que o Russo ele não fica assim pô eu tô lá matando o meu igual é com brasileiro e argentino praticamente é mesmo povo mas Eu também não quero matar argentino Eu não eu não quero ir lá matar argentino eu não quero matar ninguém fala verdade você acha que o o cara ele não o Russo no geral ele não se sente mal por isso não a situação é surreal é difícil explicar a até agora eh vai fazer quase 3 anos desde comício desde início da guerra e até agora os
intelectuais Russos né os intelectuais com orientação mais liberal né Eh estav discutindo o que que aconteceu com o nosso povo né Quer dizer aconteceu nada sempre foi assim mas a gente não esperava isso né a gente não esperava que Putin tivesse coragem de invadir mas sabiam o que ele queria porque ele tá preparando isso a década a gente achava que ele ficar nessas incursões pequenas né que ele tomou o Crimeia tal se metendo com uns grupos pequenos em donbas a Crimeia é onde tem a praia né sim é a principal praia porque a Rússia Ele
tem muito acesso ao mar mas são Unos Mares Desgraçados né os mar lá no nor não tem praia a Rússia tem do lado da Crimeia outro lado do mesmo mar mas é a melhor é a principal Praia da Crimeia não da da Ucrânia assim não não pra Rússia como um todo não Crimeia não é Rússia Crimeia é Ucrânia não sim mas ela foi fo S juntando Rússia e União Soviética a Crimeia é a melhor praia que você tem lá eu acho que sim é Acho que sim pela natureza e lembro eu nunca fui lá mas
pelos filmesum Sim lembro um Pouco o litoral norte aqui de São Paulo tem as montanhas as praias vegetação exuberante e todas colônias de férias principais porque a Rússia ela tem acesso aos Mares no norte que vai dar acesso ao Polo Norte não a Rússia tem acesso ao mesmo mar mar neg oceano oceano o o Pacífico só que aquela região do aceano pacífico tem nadaf tem nada não até tem até lá eu fui uma vez tem uma praia mais fria e sim Vlad vasto Vlad vasto até Não não é Frio mas é longe e é curioso
que quem vai ali ele tá o cara que chega no extremo da Rússia ele tá a 30 km dos Estados Unidos Estados Unidos né nas ilhas deé é colado né a rúsia ela é colada nos Estados Unidos chega na Alasca ali né é divva de vast que eu tô falando até aquele lugar é muito longe o avial le 5 horas 5 horas não não mas eu digo do extremo leste da Rússia né não de vast também é o extremo leste mas no extremo leste você viaja do Sul para Norte é 5 horas de avião são
quilômetros ali né porque tudo que é longe parece que é perto né já que um lugar é longe outro longe tal del tá perto um do outro ah e não é e mas sim era era valorizado por causa não tem fuga tipo por navio a partir do extremo leste da Rússia para os Estados Unidos isso não existe existe fuga para para quem quiser at para quem quiser fugir da Rússia e ir para os Estados Unidos claro que o cara Vai cair num Alasca mas acho mas tudo bem mas houve caso recentemente ano passado ano retrasado
houve caso quando o pessoal lá estudou lá tudo e foi de ouv falar que aquela região é muito monitorada assim inclusive on é bem nsp mas nsp também pesso estava conversando o veio um rapaz que ele escreveu um livro de histórias do mar e teve uma 1990 teve uma nadadora americana que ela atravessou ali na nas ilhas de homedes Né ela saiu de uma ilha dos Estados Unidos só que ela pediu autorização por anos pro governo soviético para ela ir nadando até a a outra ilha né a grande a grande deomedes e ela falou que
extremamente vigiada quando ela conseguiu atravessar ela ficou até com medo que tinha vários Russos ali ela achou que ia prender ela né o pessoal tava batendo palma assim por ela ter atravessado e realmente tem época que é congelada ali né dá para atravessar Andando não ess você olhando ali é uma região que parece que não tem nada mas que é muito [ __ ] ali né inclusive os Estados Unidos comprou essa aí Il do da União Soviética né nó só não saberia É eu ouvi falar que uma são Duas Ilhas pequenas e os Estados Unidos
comprou um uma grande uma pequena a grande é da Rússia a pequena é americana é e ele os Estados Unidos comprou da União Soviética Vladimir assim você sabe se você não sabe a sua visão é de que Eh Essa guerra ela é mais expansionista ou ela é nacionalista Porque tem uma versão de que eles falam que quer aumentar território e a Rússia Alega que é pur nacionalismo que é para simples proteção ali não não não com proteção com otan não tem nada a ver isso é Cortino de fumaça uhum porque eu tem por exemplo a
a Estônia que faz parte da utan e de lá até e São Petersburgo são acho que 50 Km da fronteira com Estônia e ninguém se preocupa com pelo fato que A Estônia faz parte da otan Néia a Ucrânia claro que tradicionalmente ela tem ligação muito forte com a Rússia Uhum mas ao mesmo tempo os ucranianos sempre se acharam um povo diferente Ah é os os russos que acham que somos o mesmo povo né Nenhum ucraniano nunca vai dizer para você ah eu concordo com is somos somos mesmo povo né só um lado que acha que
somos o mesmo povo entendi é eu eu diria que nós não palavra certa nós expansionista é Imperialista cabeça russa agora ela send el enxerga aqui lá como dele isso então o governo de Moscou acho que ele precisa dominar a Ucrânia Ucrânia até na cabeça deles até pode ser país independente mas totalmente Submisso ao governo do crem ou seja como acontece na bielorrússia né porque borrússia tem aquele maluco lá Presidente né lukachenko né mas ele é Totalmente Dependente do do Putin né ele ele fala abertamente até às vezes eh acho que ano Passado quando eles ele
foi lá para Moscou se encontrar com Putin P falar Agradeço o Senhor por ter aceito meu convite aí ele pergunta como se eu tivesse outra opção contos C ele falou isso mesmo Caraca ele tá vivo ainda não caiu da escada esse cara não caiu do do do do parapeito lá do de Putin transformar Ucrânia e segunda belor para ele ter controle Total você fez parte ele controlava né porque antes De guerra estourar antes de 2014 não falando dessa guerra que começou 2022 mas daquela invasão de 2014 eh o ministro de defesa da Ucrânia era um
Russo era um era um Russo cidadão Russo com passaporte Russo para vocês verem o grau de controle que existia sim sim da Ucrânia pela Rússia e com 2014 com mudança de governo eles acabaram com isso né eles feram uma limpada o presidente deles fugiu eles elegeram novo presidente já o atual já Acho que acho que terceiro depois daquela eleição Se não me engano você foi você foi quant tempo do exército Russo não eu não servi eu naquela época todo mundo que todo mundo de sexo masculino que fazia faculdade era obrigado a fazer um treinamento militar
para depois ganhar o patente de oficial entendi ou seja toda semana segunda-feira ah as meninas ficavam em casa eram tinham um dia livre e os meninos ficavam o dia inteiro no Departamento militar que era um lugar afastado da do da universidade separado das outros departamentos a gente entrava lá às 8 e até às 5 horas a gente colocava até o uniforme eh verde para Não era uniforme do exército oficial mas que lembrar um pouco só para imitar né que a gente tá fazendo coisa militar e a gente ficava lá estudando atic militar tem ess poder
béo eu tenho três estrelinhas estras Tenente e e a Rússia realmente tem esse Poder bélico com ela não ter tem só que a atual tá mostrando também muitas fraquezas Mas você acha que é mais propaganda do que por exemplo ah a gente conversou com pessoas e falou cara a Rússia se ela quiser ela tem poder para os Estados Unidos não dá conta da Rússia por exemplo depende do tipo de guerra por exemplo na Síria a Rússia quis controlar e não conseguiu né agora tá acontecendo nesse exato momento né a posição tomando lá a capital porque
a Rússia tá lá os tropas russas estão lá estav pela que eu saiba estão sendo retirados nesse exato momento da da Síria eh mas nas guerras do tipo que acontece na Ucrânia quando tem lá 1 milhão contra outra milhão exagerando né não tem 1 milhão uhum eh mas essa guerra de atrito como os profissionais chamam né sim quando tem um grande exército contra outra outra grande exército normalmente quem vence não é quem tem exército mais Avançado que tem mais gente e a Rússia tem 145 milhões e a Ucrânia tem 40 milhões mas e tecnologia você
não tô falando depende do tipo de de guerra né sim pela quantidade de soldados a Rússia tem muito mais segurou em Stalingrado lá o Hitler por causa disso aí gente é com a quantidade de soldados né mas por exemplo e eu ou falar que os aviões russos são melhores que as armas russas são melhores que os tanques russos são Melhores que dos Americanos por exemplo né o Putin fala que ele tem uma quantidade de bomba atômica que ele consegue soltar no mundo inteiro Teve até uma publicidade dele não sei se você viu ele falou ó
você atacar aqui olha o que que eu faço com vocês aí começou a espalhar bomba atômica no mundo inteiro assim né o pessoal [ __ ] será que realmente tem isso mas você não ganha guerra com arma você você quem estudou lá a tática militar tudo entende porque Não não é uma arma que ganha guerra né Você precisa ter um complexo tem um mecanismo funcionando arma é um elemento só você precisa ter pessoas organizadas né disciplinadas motivadas Vocês precisa ter logística você levou a arma né Acabou lá você tirou tudo precisa logística para fornecer lá
munição nova e é por isso que a Rússia é forte é se se você não tem caminhões trens para levar lá para organizar tudo para que que serve a arma se ela tá sem munição Sim sim e o se se o a suas pessoas não est motivados lá se eles est com fome né não tomam banho né não tem lugar para dormir uhum arma serve para nada precisa organizar como todo o Exército e o lado fraco da da do exército Russo exatamente na motivação porque um sistema talmente totalitário hierarquizado você não pode discutir nada é
só você manda as ordens de cima para baixo tomar aquele varejo fal não tem como tomar tem que fazer lá preparo Artilharia não tem condições pessoal vai lá joga Mata 200 pessoas se não consegue nada aí chama mais 200 notem esse feedback né para General fal camarada assim não dá Tenente não pode falar não pro pro Major Major não pode falar não pro pro pro Coronel etc e a logística sempre foi o lado fraco também né que aqui por que que eles não conseguiram tomar Ucrânia em três dias eles eles não estavam prontos para guerra
né quando eles invadiram a Ucrânia eh aqueles Tropos que a Ucrânia depois começou prender né eles acharam lá nos carros deles aquele uniforme de galã né eles estavam querendo fazer a parada na avenida principal de Kiev né eles estavam levando uniforme de Galã falam três dias pronto não existe mais Ucrânia ah os ucranianos conseguiram bombardear essas colunas deles né e eles ficaram eh separados da parte principal ou seja muitos tropas russas ficaram sem conexão Com o resto para levar sema nada e tiveram que voltar ou seja esse cálculo de logística o exército Russo nunca soube
calcular bem e basicamente eles estava perdendo nessa parte Claro que tá aprendendo né com 3 anos Qualquer um Aprende fazer qualquer coisa né Uhum e e falta de motivação claro né sim as pessoas não quer ninguém consegue tem canal ucraniano em YouTube onde el entrevistam eh os presos Russos né que que você vieram fazer aqui como Foi de onde você é que que você acha lá de Putin da política inacreditável besteira que eles falam né eles falam O que que você veio aqui combater nazismo não é que mas tem idiota que fala isso aí que
do Brasil que é o você encontrou nazismo nazista você viu aqui algum não até agora não vi mas eu não sei dizer talvez tem Eles foram enganados para mano foram manipulados então para ir não fala que tem uns fascistas aqui no Brasil também que Ninguém mas tamb se falar para vocês que tem nazista na Argentina você vai invadir a Argentina Hum deixa a Argentina resolver os nazistas deles então isso isso não é motivo para invadir o país vizinho uhum tem e na na Rússia não tem nazistas ah pelo comportamento do exército Russo ele se comporta
bem mais do que como nazista que qualquer outro exército sim com estupros fuzilamentos arbitrários a Rússia pegou vários físicos do nazismo Ali né No final da Guerra né Hum acho que não não parece que eu já vi uma relação de físicos e Engenheiros os Estados Unidos pegou o o loconte teve aqui também trouxe uma lista assim de pegou vári nazistas que foram P Pô você tava com primira do do das minas expens não precisavam muito porque os físicos soviéticos já eram bons são muito bons depois a kagb ajudou para eles no primeiro passo o segredo
né como eles falam da bomba atômica que que não ten Segredo nenhum Eles roubaram dos Estados Unidos né tinha uma história conhecida né Aham que era cheio de comunista aliás inclusive no projeto maata sim sim sim eles venderam os os projetos porque a física já já era conhecida mas parte da tecnologia como criar tudo o enriquecimento de urânio negócio chato é não não não é só enriquecimento do urânio hum vários vários detalhes né para como Construir aham eles conseguiram roubar e os engenheiros físicos soviéticos usaram aquilo para criar a bomba deles bem bem rápido a
bomba atômica que é nome errado né porque não é atômica é nuclear né sim porque não é força atômica é força nuclear que sim sim mas todo mundo fala bomba atômica e tal Quem Somos Nós para de perguntaram relação do Povo Russo Hoje com a religião né E se a por exemp se vão na igreja tal não sei o qu se as igrejas porque a igreja aqui no Brasil Ela tem força inclusive de eleger pessoas né a igreja no no no na Rússia é totalmente submissa ao estado ela faz parte do estado sim eu diria
que não é que seja submissa é uma parte do Estado s é como se fosse Ministério da Fé ent Ministério da religão Ministério da religião ortodoxa entendi tô falando da Igreja Ortodoxa né que tem outras igrejas mas o Russo acredita nessa igreja ele acredita né tradicionalmente sim porque ele acredita em qu ele Acredita em Jesus Cristo ele acredita em Deus o que que ele acredita sim sim a maioria a maioria Cristão né tem outras religiões eh tem igrejas protestantes crescendo Ultimamente não tanto como no Brasil mas a A grande maioria se considera Cristal ortodoxo mas
o Cristão sem acesso ao novo testamento Por que sem acesso eles TM acesso lá é hoje tem não o Bíblia é Idêntica com o antigo e com o Novo Testamento Bíblia é Idêntica não não muda Nada só muda os rituais o a roupa dos Padres a missa padre pode casar ex sim é é isso é bom né sim também acho resolve uma boa parte dos problemas da Igreja Católica concorda peda tudo né nos anos 90 era muito na moda de ir na igreja todos os intelectuais que eram Mateus começaram lá a ir pra igreja segurar
a a vela é engraçado porque Carl Marx flertava muito com o ateísmo né sim ele era um fã de de Darwin né não sei oficialmente comunista não pode ser e Cristão né Cristão é tem alguns políticos da esquerda do Brasil que que agora fal dis que é cristão é que é que não tem problema é hoje tem comunista Cristão e democrático no Brasil não não comunismo é atu Pois é e mesmo na época da União Soviética eles deixavam a religião acontecer lá dentro eles destruíram Muitas igrejas eles reduziram muito eles começaram destruindo tudo né Stalin
tentou proibir tudo mas quando estourou a guerra né contra Hitler Stalin precisou resgatar de calas forças motivacionais do Povo e ele resolveu permitir a igreja ele eh chamou lá os eh como se chama líderes religiosos líderes lá que não se chama Bispo tem outro nome na ortodoxa e f acord AB algumas igrejas mas vocês vocês não vão se meter na política nem não vão criticar estado nas missas vocês vão apoiar a nossa política e começaram reabrir Algumas igrejas eh na minha cidade novamente como tinha TR três restaurantes e tinha três igrejas também três igrejas três
igrejas é bem bem pequenas né agora agora tem bem mais e nos anos 90 2000 foram se proliferando as igrejas que libera eu chegava em Moscou toda vez que eu pegava lá um táxi do aeroporto eu andar por uns bairros euv umas igrejas nascendo aqui aqui ali igrejas novas né Aham sendo construídos mas acho que não Tem tanta tanta importância eh pro povo Russo e é formalmente pvo se declara né Eh religioso Mas essa força como tem no Brasil força evangélica né que que acaba elegendo deputados Sim chega bancada da Bíblia lá não tem Presidente
até presidente anterior né formalmente foi apoiado né pela pelos Evangélicos do Brasil não lá primeir você não precisa esse tipo de apoio né porque na eleição toda eleição já tá decidido né que quem vai ganhar ah Eleição lá já tá decidida já Putin ganha sempre não você acha que não ganha não mas como é que é a eleição lá vai ter um vai ter um opositor ao Putin sim tem algum opositores eles nomeiam opositores né tá o Putin escolhe Ó quem vai concorrer comigo não sei se o Putin não tem um grupo tem administração dele
né como antigamente existia comité Central né polb comunista agora o mesmo papel tá exercendo chamada administração do Presidente que que deveria ser uma secretaria né como uma se chama chancelaria não sei uhum como aqui o Presidente também tem né órgão né Uhum que cuida da burocracia e lá não lá eles criam a política mesmo o que é permitido O que é proibido eles que criam as os projetos de todas as leis e o Parlamento Depois apenas volta né eles definem qual partido vai ficar com quantos por centos na votação Ou seja quando acontece dia da
eleição todo mundo já sabe não a Gente não sabe eles sabem né eles sabem que esse partido vai ter 7% quase ele te dá a cédula já marcada já ó só entre não como o camarada Stalin dizia quando introduzi primeira eleição Não interessa quem vota é interessa quem conta interessa quem conta ele falava isso daí tanto que ele queria colocar urn eletrônica brasileira lá entendeu Conta mais rápido Contagem resultado na hora porque entre 1917 a última eleção em 1936 não houve eleição nenhuma uhum na União Soviética nem paraos sovietes né tinha eleição né foi deu
que 20 anos sem lição alguma sim s até formal ah depois Stalin resolveu vamos vamos permitir eleição Mas vai ter um candidato para um cargo sempre vai ganhar e alguns membros do comitê central duvidaram mais camarad é perigoso isso né a gente não tem controle que que o povo vai votar aí que ele falou essa frase Não mas não interessa quem vota interessa interessa quem conta e ele ganhava com fi tranquilo ganhava com 99,5% não parece que era 51% só diz né eu VM com a urna eletrônica mas no Brasil antes da da urna eletrônica
tinha muito isso no Brasil tipo assim as pessoas votavam em branco o cara que contava ele anotava o candidato na cédula de quem votava em branco isso aconteceu muito no Brasil o voto que era para você eu rasur Ava para ele ser Invalidado isso aconteceu muito Você chegou a ver como que era o processo eleitoral assim nessa época da C vi só que quando eu votei eu vi indo com a minha mãe votar mas quando eu a primeira vez que eu votei foi a primeira eleição com urna eletrônica na na eu não cheguei a votar
na cédula de papel Na nossa cidade uma cidade de 100.000 habitantes era um Ginásio Municipal aí todas as cédulas iam pro ginásio e lá Estavam todos os políticos todos os partidos Tudo e aí você ficava ali quatro C Dias contando as células ali né cara imagina Cada história né de ó sumiu cédula né o cara que vinha a cédula Branca o cara arriscava era muito mais o que eu achava legal da cédula de papel é que você eu podia votar no Super Homem você votava você escrevia o nome do candidato tinha de protesto que era
legal entendeu vocês sabem que na estatística existe métodos que permitem saber se eleição foiada tal sim isso e até avaliar lá a quantidade De votos que foram introduzidos artificialmente sim e funciona muito bem né na Rússia todas as eleições nos últimos 20 anos foram fortemente fraudados então foram introduzidos artificialmente os votos e no Brasil até Teve até alguns trabalhos que analisaram os eleições passadas e out até ali mostraram que tava tudo honesto Engraçado que a a última eleição para o último Presidente ninguém teve coragem de Analisar eu não sei porque aqueles estatísticos matemáticos que analisaram
as eleições anteriores que viram alg resolveram não analisar as últimas eleições aham e dá para dá para provar na estatística se realmente tem a tem tem várias várias Fas por exemplo uma maneira é analisar porcentagem das pessoas que compareceram no Brasil Isso não funciona tal bem com outros países porque a votação é obrigatória mesmo assim até com votação obrigatória Muita gente deixa de votar né Uhum Sim sim e quantos última eleição Municipal votaram acho que na última eleição foi meio recorde né de ab Pag uma multa né barata tanto que que a abstin 90 né
não não a abstinência ganhou por exemplo brancos nulos e a abstinência ganhou do bolos por exemplo o bolos ficou em terceiro lugar entre dois candidatos a porcentagem dos das dos votantes né que compareceram varia de um lugar para outro sim nesse nessa sessão votaram por Exemplo 79 por outro votou lá 82 vírgula tanto né E se você colocar no eixo X quantos por centos votaram e no eixo Y quantos por centos um candidato ganhou né E deve ser tudo caótico aham porque tanto faz quantos compareceram e quantos votaram não deve ter nenhuma correlação agora se
você introduz artificialmente os candidatos aparece uma correlação quando mais gente votou mais aquele candidato ganhou é um forte indício ao fato que Muitos votos daquele candidato foram idos pela comissão Eleitoral de forma artificial n é onde não apareceram onem apareceram apenas 60 a gente vai introduzir mais mas todos esses votos novos extras Eles serão a favor do candidato que a gente quer favorecer e tem uma umas questões de satis que são muito loucas Então imagina assim num lugar votou eh 110 pessoas no outro lugar votou 99 n outro lugar voltou 87 n outro lugar Voltou
75 então seu for pegar o último número da quantidade de pessoas que votou deveria ter uma distribuição uniforme entre o último número ser z0 1 2 3 4 5 6 7 8 ou 9 entendeu isso né porque você volta que eu falei num lugar volta 100 pessoas lugar 90 lugar 75 lugar tal Só que essa distribuição uniforme não acontece por incrível que pareça eu zer E C é não eu nem entendia quando eu nem entendi a explicação disso você fala é muito contraintuitivo é tipo Mecânica quântica os números menores eles aparecem mais então vai ter
mais lugares onde votou 112 pessoas do que onde votou 99 você entendeu então isso também é um método estatístico para você ver fraude porque o cara que tentar fazer isso a fra ele vai distribuir os números entendeu então mata é é outro mecanismo estatístico e totalmente contraintuitivo que loucura isso aí cara faz todo sentido n aí caraca Não tem trabalho sério ass vistas acadêmicas de Estatística que analisam eleições no Irã na Rússia mostram como funcionam ess distorções e aqueles Mentos estão prontos para todo mundo usar em todos os países Então mas a comunidade acadêmica brasileira
por algum motivo lá se bota desde Presidente Governador Prefeito Vereador deputad Governador Putin acabou como eleções para governador em 2 e bem no início do do do primeiro mandato dele 2003 é uma Indicação do Putin hoje indicação Governador é indicado do presidente aham prefeitura tamb os Prefeito ainda vota vota deputado mas é tudo controlado é formalmente vota né mas é impossível um alguém da oposição que é contra governo ganhar uma Prefeitura São todos a comissão comissão eleitoral nem vai permitir ele concorrer não esse ganhar também corta a verba Corta tudo que é um governo S
cont cara não isso é mais fácil é mais barato né o Cara cai do aliás eu queria estudar um pouquinho da arquitetura russa porque parece que lá o escadas são mal feitas os parapeitos Ach são inclinados porque é normal os cara Cair lá da não tem corrimão não tem corrimão nas escadas os cara cai da volta e meia cai um cara da sacada lá na Rússia eu acho eu acho curioso não ultimamente eles usam venenos modernos também plutônio né plutônio pararam né plutônio plutônio opa não aqu Sim elemento radiativo os cara envenenar teve um cara
que deformou a cara dele lá com plutônio né sim sim o ex KGB é o cara ficou com o rosto totalmente deformado por envenenamento com plutônio mas coloca o plutônio tipo no ch num bebida foi marchar com ex-colegas virou Eles colocaram uns miligramas de plutônio no chá dele aí começou a radiação matou todos os céos do do intestino ele não absorvia mais nutrientes Eu já vi esp rpido assim essa Morte assim não é o no éal rápido para eles poderem fugir e depois de alguns dias começa porque mata lá o como falou aqueles não sei
os nomes as células não é flora as células eh por onde entram nutrientes as células do intestino morrem e o intestino não AC segue mais absorver nutrientes que estão dentro você já viu um ex KGB que ele foi pros Estados Unidos e Ele denunciou uma estratégia de dominação cultural assim De acabar com a religião de um estado acabar acabar com a cultura é é uma um manual né um manual de intuição hã cono é conhecido né sim você fala tipo fugir o nome dele mas acho que no YouTube até tem tipo é um projeto salvo
alguns quase um projeto Realmente isso isso é verídico isso daí né sim sim não existiam livros eh eh inclusive que contam o que a KGB fez aqui no Brasil desde lá os anos 30 40 KGB fez aqui você sabe teve intervenção da KGB aqui no Brasil eh eles nca se interessaram muito né mas e sempre estiveram presentes claro cerza todos os países cza tem infiltrados você acha que você pode tá sendo vigiado aqui Vladimir eu é pô você é um físico Russo prisa não mas Consulado sabe que eu exist Tenente não mas você tá num
podcast falando da da Rússia não não ultimamente Eles mudaram uma estratégia na época comunista lá de stalina eles queriam Controlar absolutamente tudo né sim você levanta a cabeça um pouco eles já cortam agora eles são mais inteligentes a geração atual lá da FSB eles entende que você não precisa cortar todas as cabeças Ahã Precisa cortar alguns que que são mais que aparece mais se se eu tivesse um canal no YouTube com 1 milhão de inscritos aí sim eu seria um alo interessante para eles agora eu eu vou para um podcast qu Ager PR minha vida
quero Agradecer a audiência a gente tá com 200.000 pessoas na Live aí acompanhando aí S já você chegar a 1 Milão a CAJ daqu você vai escutar o tiro o ti eu assisti um do comentário fica atento a hora que chegar no 990 você me avisa Já B eu vi um documentário sobre armas russas para você matar pessoas discretamente inclusive tinha coisa assim como guarda-chuva que o cara tinha Um veneno por exemplo podia ser até radioativo ou não na ponta do guarda-chuva então ele tava no meio da rua no metrô ele espetava o cara I
embora por igual pinguim ex é foi na na Bulgária algum agente da da Bulgária que foi morto com com guarda-chuva né com esse com essa técnica né é um caso clássico lá nos anos 70 ele tinha um departamento para inventar coisa assim para matar pessoas mas agora o forte deles o departamento como trabalho com Venenos eles eles criam mesmo tem um Instituto de Pesquisa que cria novos tipos de veneno aquele famoso novichok que é o naval foi envenenado né que uma eh coisa que mexe com sistema neurológico né que ele ele age em princípio você
é difícil descobrir a neurotoxina no sangue aquele tá toxina né mas depois de eh 1 hora mais ou menos 2 horas quando ele é absorvido ele corta transmissões Elétricas dos neurônios né Sim sim e cara para funções C no no chão começa a convulsionar e se não colocaram antídoto forte morre que aconteceu com naval né ele tava eh na minha cidade aquele que já foi morto agora tá morto né foi preso mas primeiro ele foi envenenado em em que ano ele foi envenenado acho que foi na na pandemia né 2020 agosto de 2020 ele tava
na Rússia ele foi lá ele viajava muito que ele tinha rede hum local pelas cidades e ele estava na Minha cidade na cidade de tomsk ele foi envenenado na minha cidade eu conheço o lugar né Hotel onde ele foi envenenado cara os agentes foram entraram escondidos claro que pagando para Hotel né Uhum entraram no no quarto dele e passaram eh esse veneno muito forte eh nas nas cuecas dele na na parte íntima né sim na cueca na cueca né E quando ele vestiu no dia seguinte ele trocou estav o banho colocou a cueca para viajar
sim e com porque lá a pele Vascularizada é é muito muito fina né lá é mais rápido que entra toxina ele pegou o táxi foi pro aeroporto tomou lá um chá o pessoal filmou né postou na internet inclusive foi cogitado lá que o chá que foi envenenado né ah e o avião decolou ou seja passaram uns 3 4 horas e sobrevoando outra cidade lá de OMS uma hora mais ou menos da min cidade ele começou sentir mal caiu no chão começou a gritar tô morrendo tô morrendo aí o Piloto resolveu pousar e salvou a vida
dele se ele não tivesse pousado ele não teria chegado vivo ao Moscou mas ele pousou e o médico primeiro médico que ele atendeu eh colocou antídoto correto ele conseguiu identificar mais ou menos os sintomas ele não sabia lá o nome exato sintomas do veneno né mas pelos sintomas ele colocou antídoto antídoto correto né e ele não morreu ele entrou em coma depois conseguiram tirar paraa Alemanha Ele acordou e o cara provavelmente sentiu sintomas ele já sabia que tinha sido envenenado Néa ele já sabia desso avião aqui que envenenaram né sim ele quando abriu os olhos
ele tava lá em Berlin na clínica charité fica imaginando Universidade de Berlin cabeça do Putin assim no lugar desse né tipo o cara é um presidente que ele pode morrer a qualquer momento ali traição envenenado depois ele ele ligou eles fizeram lá Ah investigação para descobrir quem exatamente participou naquele grupo de enamento né e ele eh conseguiu ligar para pro celular da pessoa que participou no envenenamento se apresentou com um dos chefes deles que eu tinha timbre parecido né fal eu tô indo agora para o apresentar relatório lá no crem como se aconteceu eu queria
alguns detalhes ele pergun Mas por que tá ligando desse número não de Problema tal eu Fulano me autorizou sabia todos os nomes tal pode conversar tranquilamente só queria saber onde exatamente foi passado lá o negócio aí ele falou não foi na cueca cuec ele próprio ligou e descobriu como ele foi envenenado Caraca tá no YouTube essas conversas se o Putin morre ho que alguém mata o Putin hoje que que você acha que acontece quem vaiem pega o que que Acontece na rúsia hoje se matarem o Putin é um mistério né quem tem segundo no poder
tem tem alguns né ao redor dele tem o diretor da da KGB pode ser pode ser tem alguns próximos tem lá tal de secretário lá do Conselho de Segurança que também é considerado muito próximo a ele s mas também pode ter alguns algumas intrigas né alguém que pode querer subir e você não sente uma demanda Popular por liberdade na rusa né Não não povo tá totalmente apático agora esse o regime já não tá muito entusiasmado mas esses 20 ou 24 anos do da KGB no poder ah 24 anos do mesmo cara não aqui a gente
tem 20 né do problema não é cara n n mesmo partido problema não é partido porque quem tá no poder a KGB a estrutura né S porque o Partido Comunista o Putin é o cara que manda mesmo né o cara que manda é o Putin né Sim Sim Não mas ele não pode se rilar contra a KGB ele é pessoa da Estrutura ele foi escolhido pela estrutura mas se ele quiser tirar o diretor da KGB ele pode pode pode porque diretor da KGB éa né É É eles têm uns conversos pode Contrariar sistema né tem
lá alta Cúpula da KGB que decide isso você acha que então não há chance mesmo que matassem o Putin não há chance da Rússia melhor evoluir melhorar ao curto prazo eu acho difícil acho que a Rússia tá condenado a viver um bom tempo com esse regime e Eles dominaram eles eles penetraram absolutamente tudo KGB domina tudo né é uma estrutura eh muito difícil de combater eles que controlam todas empresas principais de gás de petróleo óleo de mídia S eh você corta uma cabeça nasce mais três cabeças mas mas a internet lá como é que tá
a internet você sabe ela F você tem as pessoas conseguem essas pessoas comuns conseguem algumas coisas est bloqueadas YouTube por exemplo tá Bloqueado né mas usando VPN você consegue e nem isso estimula o povo a nada Os caras estão vendo o que tá acontecendo fora não eles acham tá tá certo até PR eles concordam né isso que eu acho o pior Tá certo tem que acabar a mes tudo que o governo falar Eles concordam YouTube é americano nazista lá YouTube é vermelho pô e quem fala contra é fascista o po ou apoia o governo ou
não tem opinião Nenhuma fala não não quero opinar sobre política né As pessoas lá no governo são inteligentes eles sabem melhor o que fazer você acha que tem que matar todos os ucranianos é Nossa são nazistas né tem que matar uma bomba nuclear lá em Kiev Ah então joga como eles falam obrigaram a gente de eles falam eh nós não invadimos a Ucrânia né Nós foram obrigados a entrar nessa guerra né mas dá medo pensar que o Putin pode ser substituído e entrar um mais louco ainda mais louco Ainda né não mais louco o que
que seria mais louco um que pode apertar um botão ele ele não pode apertar ele também pode ISS a eu acho que ele não faria isso eu acho que ele faz sim eu acho que ele até só não fez ainda porque at esperando hoje não aceitaria porque eu acho que qualquer país hoje é uma coisa que eu colocaria como premo qualquer país hoje eu acho uso de armas nucleares para mim Tem que ser inaceitável qualquer país hoje que jogar uma arma nuclear todos os outros países deveriam instantaneamente dizimar esse país acaba Ah mas vai matar
a população inocente sim mas eu vou salvar muito Mais Gente Inocente solt uma bomba nuclear é sacrifício que não tem Sacrifício do bem é um sacrifício tem que ser feito é é ruim é mal mas o outro mal é pior soltou uma bomba nuclear já pega nosso navio aqui vai para lá paraar ele tem 6000 Bomb Coreia do Norte soltou uma bomba nuclear os Car tem que chegar lá e dizimar a Coreia do Norte inteira entendeu acabar vai matar todo mas vai matar a pop infelizmente infelizmente mas eu vou também salvar todo o resto do
mundo eu não posso aceitar uma bomba nuclear não imagina se o pessoal começar a soltar bomba nuclear acaba o mundo não eu Digamos que protocolo se bomba nuclear sai da Rússia sim Os Estados Unidos são praticamente obrigados de Destruir a Rússia Tod mund na verdade todo não os Estados Unidos todos os demais países que possuem um sim que tem que dizimar tem que dizimar você acha que se isso acontecer por exemplo ah a união a Rússia joga uma bomba no atômica aí você acha que a China vai intervir a para da não vai o Irã
não vai intervir né e a não não mas tudo bem mas não preciso deles também concordo mas e aí se ele fala assim ãã não joga não não joga não Não não tem conversa Eles já jogar jogar jogar eu V é ação imediata eles não vão entrar e eles não vão entrar você acha que a Rússia é louca você acha que a China Você acha que a China quer guerra a China não invadiu nem Taiwan a China tem cor tá tendo coragem de invadir por isso tá acontecendo uma coisa agora muitos especialistas falam que o
Putin tá querendo transferir se já não transferiu armas nucleares para bielorrússia No dando pro governo sim mas eh colocando os armas dele no território da bielorrússia agora se um foguete sai da bielorrússia e vai lá pra Ucrânia pra Polônia talvez qual seria a reação dos outros países Então mas que pess eles teram que destruir o quê Sim mas o pessoal sabe a Bel Rússia ou a Rússia então é igual os atentados que aconteceram na por até porque é difícil lidar com isso os atentados que aconteceram no contra o povo Israel o Pessoal sabe quem tá
financiando você tem inteligência Você sabe quem tá mandando isso você sabe que não tá tá vindo de lá mas o comando não vem de lá sim mas é como a reação imedi a reação Tem que ser ao comando e não a da onde tá saindo o míssil porque você teve míssil você teve míssil da Rússia em Cuba você não teve base militar em Cuba tá polêmico esse esse ponto não é É sempre difícil né no direito digamos e Internacional Claro que não não é direito sim mas nos protocolos internacionais porque se eu aceito soltar uma
bomba atômica e não acontece isso para mim é uma coisa que eu mais tenho medo é Alguém usar uma bomba atômica e não houver reação pessoal falou aqui que o único país já jogou bomba atômica foi os Estados Unidos mas todo mundo sabe o cara não descobriu a roda porque no dia seguinte todo mundo vai come questionando aqui e aí P era outra época né pelo amor de Deus foi quando surgiu a bomba atômica ninguém sabia direito o que que ia acontecer os cara joga e uma coisa qual era a alternativa naquela época qual era
a alternativa a usar a bomba atômica qual era a alternativa era você invadir o Japão se você invadisse o Japão e para você até porque os japoneses não iam desistir dessa guerra nunca como mesmo como ordem do Imperador vários inclusive contrariando o Imperador não aceitaram o Fim da guerra Então se os estados invade por terra ia morrer o mesmo número de japoneses que morreram com a bomba atômica senão mais número nmero absurdo de soldados americanos com a bomba morreram só os japoneses e os caras e acabou a guerra os caras não queriam desistir da Guerra
então era não dá para comparar né então não dá para comparar o que aconteceu lá tá acontecendo aqui né sim tanto que eles foram imediatamente ajudar o Japão para estudar os efeitos Inclusive eles usaram bombas Diferentes né porque eles jogaram duas bombas eles testaram bomba de urânio e depois bomba de pluton Mas eles jogaram duas Porque na primeira o primeiro os japoneses entenderam que aquilo era uma bomba t Prado eles queriam testar dois tipos de combustível urânio e plutônio sim mas se o Japão se rende com a primeira bomba eles não jogar não tinham nem
justificativa para jogar a segunda Só que os caras não se renderam vamos tar Seg por ISO jog por isso jogaram rápido sem esperar muito sim verdade você rende ah e e e qual foi a diferença da de ur de urânio e plutônio qual que foi a diferença o pluton tem menos massa crítica é uma massa menor para você ter a a a a bomba atômica né muda pouca coisa na verdade em termos de Matança é mas el era teste mesmo nem eles sabiam a diferença Teoricamente né Vamos testar para ver tecnologia aluns detalhes tecnológicos mudam
eles estavam querendo Ver o que que funciona melhor né não perguntei assim para entender qual que foi a conclusão deles né já que eles queriam testar eles testaram E aí qual conclusão as duas matam para caramba funcion Mat funciona não de plutônio acho que é considerado mais avançado é é que o plutônio a massa a massa crítica do urânio acho que é 15 Kg né se eu não me engano massa crítica o quanto de urânio você precisa para ter a bom explosão e o plutônio Acho que são oito O negócio assim Precisa de menos precisa
de menos e o plutônio é super denso então com voluminho de nada mas são alimentos muito próximos tá o lá juntinhos na na tabela periódica tem características parecidas ã o resultado no final é quase a mesma coisa é não porque o essas bombas nucleares não são nem nem de plutônio nem de urânio a próxima bomba nuclear vai ser bomba de hidrogênio então ISS é o problema como eu falei não dá pro cara comparar o que Aconteceu naquela época não dá para comparar com agora agora tem um monte de gente com bomba e você não pode
aceitar mais né Eu acho que é que naquela época não não existia a bomba para eu dizer que eu não podia aceitar como é que eu vou não aceitar algo que eu não sei que existe Uhum você entendeu então hoje é outra darem para é meio descabido essa comparação mas vale a pergunta a pergunta é válida né agora hoje com um monte de gente com bomba com monte de Bomba Não pode ser aceitável sim né Não pode ser aceitável você jogar uma bomba atômica ele está criando ultimamente uma narrativa para acalmar um pouco o povo
falam que a gente pode usar armas nucleares táticas maravilhos não não estratégicas tem armas nucleares estratégicas se fosse lá e mandar uma não sei qu internamente para destruir lá a gr bretânia por exemplo sim e um segundo não tem mais GR bretânia né Isso seria Arma estratégica e armas táticas é no campo da Batalha A gente vai lá para destruir aquele Regimento um pequeno lá cogumelo nuclear que acaba com com Pou que tá lá mas na verdade não não não tem muita diferença né sim s não existe essa coisa tática né terminar vai montar a
proposta que eu faço é que se alguém joga uma bomba milhões de pessoas por exemplo se a Coreia do Norte joga uma bomba você vai Lá e dizima a Coreia do Norte acaba com ela alguém vai jogar outra bomba atômica isso nunca mais vai acontecer não é simples assim é só isso deu a resposta deu a resposta a resposta em guerra sabe melhor que eu que você é militar eu não sou a resposta a um ataque nunca pode ser proporcional ela sempre tem que ser desproporcional o cara te atacou você tem que arrebentar ele e
n não que você precisa ser força mima mas ela não é proporcional tá porque sen não vale a Pena sim né sen não v o cara te ataca você devolve proporcional é vale a pena né porque nem sempre você vai ter a resposta ao ataque então quando tiver é proporcional vale a pena o ataque Então ela não pode ser proporcional aliás é um axioma militar a resposta é desproporcional sim n Pô acho que é isso hein Robertinho conversamos bastante aqui o pessoal do chat só pediu aqui Vladimir você contar a história do McDonald's do McDonald's
quer ouvir a história do McDonald's um B é você foi no McDonald's quando abriu quando abriu eu não fui porque na primeira morava longes eu eu eu ia para Moscou duas vezes por ano eu tava no no doutorado né e eu tava colaborando com o pessoal de um Instituto de Física de Moscou Então eu tinha passagens duas às vezes três vezes por semana pagos ficando lá uma duas semanas Ou seja teoretic eu podia ter ido mas a fila era Enorme Sim eu vi foto não tinha não tinha como passar eu tinha outras coisas para fazer
eu ficava na biblioteca chiroca artigos que não chegavam na minha cidade para trabalhar no meu doutorado tinha mais coisas para fazer do que ficar na F ficar na fila de McDonald's comprava qualquer coisa no no supermercado comia à noite e t tava bem com ISO eh eu fui pela primeira vez no McDonald's o outro McDonald's não é aquele mais famoso que todo mundo viu no Vídeo porque depois daquele começaram a abrir outros menores outr eh e eu fui um um daqueles menores acho que um do anos depois eu fiz queal ir lá pedir Big Ma
tá tá bom refrig tinha refrigerante você tomava refrigerante que que era o refrigerante na Rússia não tinha coca-cola não a gente tinha e até até agora tem um um refrigerante Russo mesmo Tem vários tipos de refrigerantes gasosa a gente cham gasosa na na na Argentina não fala Uma gaseosa né que no Brasil também fala gasosa né no sul no sul né uma gasosa né Eh era um nome parecido com gasosa e no n não era ruim tinha uns de frutinhas tal mas claro que a gente queria experimentar coca-cola pepsic colola mas pepsic colola abriu uma
fábrica perto da minha cidade nobir acho que em 90 82 ainda meu pai foi um viagem de negócios e ele trouxe para casa uns três quatro garrafinhas aquelas antigas bonitinhas De de vidro né a gente experimentou e o Hambúrger do mcdone você gostou não eu não achei ruim não tava tava boa comparando com qualidade de carne que a gente tinha acesso pelo menos eu não passei mal porque várias outras coisas eu nos restaurantes em Moscou e depois passavam mal Car dava um piri é E então contar a história de McDonald's então 1989 McDonald's abriu seu
primeiro restaurante e naquela época era o maior McDonald's do mundo caramba de do anos de Moscou e abriu um uma uma praça bem eh simbólica Não era na praça vermelha mas mas Praça vermelha Quem mora em Moscou nem vai pra praça vermelha né tem outras praças para você sair frequentar teatros cinemas PR esse McDonald's ele era privado esse McDonald's ele era não tinha nada com o estado não tinha porcentagens era do McDonald's Tá mas não tinha porque por exemplo na China você tem que ter uma parceria com o Estado umas coisas assim esse mcdonals ela
100% privada não não sei se ele precisava pagar algumas coisas né assim pagar com certeza né mas acho que não acho que a própria McDonald's foi lá e eh governo exigia que eles usassem todos os fornecedores locais mas isso já é política de McDonald's em qualquer país eles fazem cristal de não não não importar carne de outros países e o salário de quem trabalhava no mcdonals era maior do que o salário normal mas Salário de mercado para que mano maior para que capitalista vai pagar salário hum maior né T tava concurso foi muito grande todo
mundo sim eu não sei talvez um pouco maior Mas trabalhar lá todo mundo queria porque o o qual é a vantagem porque que você não tinha carro lá na Rússia tal por quê Porque se o cara produzir 10 carros ou 1000 carros ele ganha a mesma coisa se eu pago mais pro cara e ele tá mais motivado ele produz mais eu ganho mais então é um dos Motivos por exemplo que você paga mais que você tem prêmium nas empresas inclusive para incentivar que as pessoas produzam mais porque aquela profissão professor quando falo preço de mercado
preço de mercado mais ou menos porque não existia mercado para aquele tipo de funcionário entendi para atendente do caixa porque aquele tipo de restaurante não tinha ho tinha Cantina que aparece com eh restaurante por quilo aqui quando Você pega bandeja e vai pegando só não podia você pegar você queria Ah quero aquela sopa né e a funcionária colocava sopa é eu quero lá aquele aquela aquele tipo de carne com batata e ela colocava porç certo de carne porç certo de batata você não escolhia a quantidade eu quero aquele lá três pedaços de pão né você
montava mas você andava com bandeja e no final lá tinha Caio você pagava se fosse uns caras grandes assim igual o Rodrigo eles não botava um pouquinho mais não Passava fome a gente não ia ser grande a gente não ia ser grande lá não você pede porcel duplo duas vezes eu repete mas o que que as pessoas falavam assim do McDonald's quando elas experimentaram assim pela primeira vez o maior espanto que as pessoas levaram era a simpatia dos funcionários né porque era era totalmente desconhecido esse esse tipo de comport não tiveram funcionário público atendendo eles
né Não Funcionário sorrindo né então que eu a gente brinca aqui no Brasil né porque Boa tarde pois não próximo Caixa aberto todo mundo sor sempre volte sempre absurdo volte sempre Como assim ele quer que eu volte obrigado você gostou você tá precisando de mais alguma coisa nos nos serviços soviéticos né normalmente a gente pegava fila né e a funcionário lá no no supermercado gritava que que ah tá acabando tal Ah não ficam calmos não ficam fazendo Bagunça você pedia lá ah eu quero aquele pedaço pego o que que que eu que tô que tô
dando né não fica escolhendo aqui as coisas aham que Serv porque era era autoridade Resumindo assim um funcionário no serviço na recepção do hotel no atendimento lá no carir percado pra gente eles eram autoridades pra gente que noss eles concediam pra gente esse prazer de obter alguma coisa entendi essa coisa de cliente sempre manda no capitalismo no socialismo não Queem manda é o representante do do Estado Obrigado vendendo mora você ele que é autoridade ele que manda né você você agradece para ele para ele não te enganar lá na conta né PR Caraca não marcar
seu ticket já pegou não para não apertar balanço de outro lado né para não aparecer 400 G se você chegar em casa pesar e vai dar 300 G acontecia direto isso e de repente ele pega seu dinheiro te D comida de qualidade n sentido que você não vai passar mal Com aquela comida ainda agradece fala volte sempre e dá sorriso isso maior espanto eu eu senti isso na na própria pele várias vezes primeiro quando viajei para Berlim pela primeira vez já tinha acabado a União Soviética era 96 97 eu fui para um cinema um festival
tava rolando e tinha um café que você podia ficar com qualquer cinema tem na Rússia a gente não tinha isso para você Ira pro cinema Não é para tomar café assistir filme é assistir filme coisa de pipoca Imaginao não existia você vai pro cinema para ver o filme você nunca tinha saído da União Soviética antes de acabar a União Soviética eu viajei para yugoslávia em 88 com uma turma de turismo e depois eu fui já como no 96 fui para ustria por um congresso mesmo ano foi para Berlim para colaborar com pessoal mas a vida
na União Soviética não tinha mudado muito ainda apesar de 5 se anos então eu sentei lá naquela café pedi lá um Cappucino que eu tinha descoberto naquela época não conhecia e o rapaz simpático me serviu e tinha tava tudo tranquilo musiquinha de fundo tocando eu comecei a chorar as lágrimas caindo no cappuccino eu me sentir gente sabe ninguém grita para você você te dá com sorrisinho por favor então você vê a gente ainda ainda não para mim foi algo novo né Eu não tava acostumado como esse respeito ao ser humano e depois eu passei a
mesma coisa Quando cheguei no Brasil e eu fui pela primeira vez ao médico demorei para conseguir plano de saúde porque tava conseguindo no começo cartal de crédito e nosso plano da que eu queria da sociedade brasileira de física pessou aceitar o cartão de crédito com pagamento depois de um ano e pouco eu consegui Marquei oftalmologista porque eu tenho minha pia muito alto ah e fui aqui uma clínica que me indicaram fica aqui perto no Jardim Paulistano um dos melhores e o meu convênio pagava e me atendeu um médico já um Senior de todo de cabelo
branco ele tá me atendendo até agora depois de mais de 20 anos né e ele abriu a porta ele me cumprimentou eh levou Aé cadeira me conversou comigo fez testes né mandou fazer outros testes e depois Levantou se despediu me levou até à porta fou tudo bem Prazer me apertou a mão eu saí eu tive crise de choro de novo nossa e o pessoal fal Acostumado com esse tipo de de tratamento na Rússia atendimento médico é assim paciente sai porta abre de dentro A mé próximo sim ninguém vai te acompanhar até a porta né E
o pessoal de esquerda fala que no Brasil que que no capitalismo você tem comida tem papel higiênico mas não tem amor parece que é no comunismo que não tem amor né É então não tem respeito a dignidade do ser humano ser humano é ninguém é um parafuso né como está fal são os Parafusos que a gente vai apertar aqui solta aqui e a máquina tá funcionando se a gente precisa gastar lá 200 vidas aqui 2000 2000 aqui não interessa vocês lembraram do chernóbil né sacrificar nas pessoas eu tava lendo esses dias um livro para refrescar
a memória Já que vocês falaram que queriam conversar sobre assunto Uhum E o pessoal fala que eles chegaram a falar em vida- Ou seja a gente precisa resolver isso precisa retirar lá Coisa radioativa para isso a gente vai gastar Duas Vidas ou assim aquilo não para aquilo a gente precisa 20 vidas eles pegaram Soldados do do exército que nem sabiam o que estava acontecendo sabendo que aqueles caras vão morrer falando assim abertamente isso custa Duas Vidas isso custaria cinco vidas no comunismo funciona assim a vida é uma moeda de troca você gasta engraçado é mandaram
o Bruno 12 mandou aqui falou assim 3 Horas de Live e ninguém mostrou nenhum dado estatística que possa corroborar as teses que vocês apresentaram aí ciência social e opinião diferem através de documentos Pera aí que primeo que T Mas a gente não tá fazendo apresentação porque a gente tá apresentando um relato aí o cara ele quer um documento que que ele falou aí que ele quer real cara Eler que apresente documentos não porque o documento ég inscreve o documento dados estatíticas o documento por Exemplo o governo da rúsia tem um mon documento dele lá com
monte de mentira Car por exemplo não eu posso dar alguns dados estatísticos não mas não precisa as pessoas elas querem realidade por exemplo Estados Unidos no século XX população aumentou três vezes a população da Rússia Não aumentou posso dar um dado estatístico Estados Unidos cresceu três vezes a população da Rússia Não aumentou seis vezes ou seja nascia morria nascia Morria ncia morria S uhum um um dado estatístico não dado estatístico o dado estatístico legal legal né o efeito do comunismo se não tivesse comunismo na União Soviética no no no início do século 20 o pessoal
que trabalhava com estatística fazendo fazia projeções que até o final do século X a Rússia ia chegar com 600 milhões de habitantes chegou com 140 pronto é um dado estatístico também Não conserta as escadas o dado que pegaram da Coreia do Norte el queer um dado estatístico vamos falar do comunismo na Coreia do Norte fal Nossa todo mundo muito bem tá indo maravilhoso não sei o qu onde que os caras pegaram a merda que era o comunismo na na Coreia do Norte pelo informação do exército que ação precisa onde você registrava vinha uns novos soldados
e você registrava a altura e aí eles viram que no decorrer dos anos a Altura média dos Soldados foi caindo por desnutrição porque não tinha comida nem pros soldados mas aqui a gente tá contando um relato de uma pessoa que viveu lá agora se eu Imagina eu chegar e falar assim hoje eu vi o sol o sol tá amarelo mas cadê os dados estatísticos que o sol amarelo Caraca você não tá vendo que o sol é amarelo é uma é uma desculpa mas eu mas tem também eu eu não gosto muito esse discurso de dados
estatísticos porque a aciência humana Não se mede em estatística tem dados estatísticos todos os dados estatísticos estão publicados colaboram com tudo que a gente falou só que eu aprendi eh faz algum tempo eh uma tese que a gente fala muito na rúsia agora sobre isso que cada pessoa tem certos valores éticos né e os valores você não discute você não chama alguém para debate para discutir seus valores éticos você preserva os seus valores não adianta a gente discutir com Alguém que tem outros valores éticos igual debat religião CR pessoal que depende defende comunismo tem outros
valores eles valorizam tirania eles valorizam controle estatal e a gente valoriza a liberdade a gente valoriza dência de ser humano né a gente defende direito de toda pessoa viver a vida dela plenamente né a gente nunca vai chegar ao acordo não adianta debater isso são valores e nenhuma estatística vai mudar isso Aquele Jones né ele depende comunismo Por quê ele gosta da tirania ele ele não gosta de liberdade ele não confia no povo porque povo povo pode escolher um candidato que ele não goste né sim Aí Ele precisa fazer revolução que ele chama do proletariado
né e pronto ele vai mandar todo mundo a isso que eles querem e como ele tá encabeçando ele acha que ele vai ser o líder ele sabe que ele vai ser um dos primeiros fil é pelo no governo eu eu eu Assim eu me recuso a falar que a tipo tem maldade nele assim sabe não falando maldade falando outros valores eu eu até acho que o pensamento dele para ele é nobre ele eu acho isso que ele quer acabar com a fome que ele quer mas Hitler também justificava com nobreza o que ele fez não
mas assim você entende assim eu eu conversando com ele eu não acredito que Ele é uma pessoa má eu realmente eu olho assim e falo cara ele quer fazer algo para ajudar as pessoas Ele acha que isso vai ajudar as pessoas mas é o que eu tô falando Hitler também achava não e aí por causa disso ele não é mal disso de de boas intenções boas intenções o inferno tá cheio eu quero saber o resultado não quero saber a intenção que você tem isso que eu acho legal a narrativa comunista é sempre pelo bem da
sociedade Uhum mas do jeito deles é o que eu gosto das ciências exatas entendeu Não interessa mim que você vai seguir eu quero saber o Resultado qual o resultado que vai dar então tô medindo o resultado isso que é uma coisa muito legal que a gente sempre tem que fazer mensurar resultado então quero saber o resultado Ah mas eu fiz assim ó na minha ideia assim vai ser melhor deu o resultado se deu tá certo se não deu você tá errado acabou simples assim agora Toda vez que eu implemento socialismo o comunismo as pessoas morrem
de fome todo mundo fica pobre todas as vezes aí só o o gênio aí que não Terminou a segunda grau o segundo grau ele que vai implantar o socialismo que vai dar certo É pô é isso né Robertinho agradecer aí os nossos convidados mais uma vez Ager o Eng já é meu brother demais aí é de casa eu não preciso ficar pagando seda para ele tá aqui desde à 4 horas da tarde 9 horas Quem viu o Angel calmo hoje gastado Não é só isso aqui ele hoje tá numa rotina Intensa com a gente Du
horas no trânsito para chegar hoje é Ainda pegou engarrafamento mais Vladimir também Judi dele hein foi foi muito legal e eu só deixo aqui minhas considerações finais e aí sim nada contra ninguém mas sempre que a gente for falar da Rússia fica até pro Rubão que é um cara que eu considero demais que eu escuto e que eu tenho atenção nas palavras dele porque ele é muito inteligente mas sempre que a gente falar da Rússia para mim o que vale é o que o Vladimir falou porque exatamente Sobre isso mano você pode estudar e lógic
quando você estuda e quando você faz uma análise de de história ou de livros ou de contextos cara tudo isso é importante mas para mim nada é mais importante do que viver cara quem viveu sentiu na pele sabe a diferença é diferente de de se você ler e de você sentir sim cara então para mim sobre Rússia até hoje e lembram que os próprios comunistas que acabaram com o comunismo exato o próprio Partido Comunista resolveu que comunismo já não serve para nada a gente quer as fábricas tudo bem os gás petróleo eles ficaram com isso
mas sem esse pavo Marxismo que já não servia para nada eles queriam ter vida boa que eles conseguiram Agora sim sim a gente até tava conversando antes de começar o podcast também eu falei pro Vladimir que no último episódio teve um comentário assim ah eu estudei com Vladimir mas ele é como se fosse um Brasileiro que saiu do Brasil pros Estados Unidos porque não gost gostava do Brasil e lá nos Estados Unidos ele começou a falar mal do Brasil porque não gostava Por isso que ele saiu de lá né então foi essa comparação que ele
fez ah o Vladimir ele não gostava da Rússia e pegou veio pro Brasil e a ele fala da Visão del mas que momento eu falei que eu não gostava da Rússia Eu gosto da Rússia gosto da minha língua da cultura da música Tem várias coisa é é é o meu Lugar é o meu povo a minha terra não existe nada melhor do que pegar lá um ônibus cheio no horário de pico quando tô na minha cidade e descobri que todo mundo fala a minha língua Nativa [ __ ] sabe isso é impagável aquilo que eu
eu não tenho aqui tudo bem eu falo português né mas quando eu escuto que entra essa Musicalidade da minha língua e todo mundo fala russo às vezes até eh acho estranho né já que acostumei que Todo mundo fala português ou alguma outra língua se tô em outro país todo mundo fala russo eu me sinto que eu eu sou de lá né Eu nunca falei mal da Rússia falei mal de alguns aspectos da história russa que eu acho que foram eh um grande erro crimes até mais do que erro de crimes né sim que é o
que acontece a maioria dos brasileiros que estão fora do país né todos eles eh têm saudade da terra natal que quem não gosta che aqui Eh pessoal lá da da minha universidade quando eu participal lá do grupo do Facebook alguns anos atrás discuti essa coisa de Comunismo da Rússia né eles usar um argumento parecido Ah você não não pode muito acreditar muito no Vladimir porque Ele viê viveu aquilo ele foi traumatizado e por causa daquele trauma ele fala mal do un soviete que ele não não podemos acreditar naquilo que ele fala cara é curioso ele
viu contra quer Dizer que foi bom curioso tem que acreditar naquele que que que não viveu nada e l uns livrinhos que nem são livr de história S livros de militância política livros de propaganda não consegue nem pronunciar nenhuma palavra em Russo e tá aqui opinando sobre nós soviéticos O Curioso é que quem Geralmente quem fala isso real mente é a mesma pessoa que defende o lugar de fala é o cara que vai falar assim não você não pode falar de mulher Porque você não é mulher aí o Russo não pode falar da Rússia porque
ele foi contaminado n então decide se tem que ter lugar de fala ou não esse povo não decide o que quer o legal da esquerdista é aquele é uma hipocrisia ambulante ele tá se contradizendo toda hora o tempo todo sobre ter vida boa que fala assim ah o socialista quer ter vida boa acho que tanto socialista como capitalista todo mundo quer ter vida boa eu quero ter você todo mundo quer ter vida boa a Diferença é que o cara de esquerda ele tá disposto a escravizar matar censurar os outros para ele ter a vida boa
dele e eu não tô disposto a fazer isso eu não quero matar não quero escravizar não quero censurar ninguém para eu ter eu quero trabalhar e ficar com o fruto do meu trabalho é isso que um cara que não é de esquerda quer Quero trabalhar e ter o fruto do meu trabalho e que para eu ter a minha vida boa o cara de esquerda ele tá disposto a censurar a matar Aprender os outros para ele ter a vida boa dele é a diferença uma diferença bem básica eu eu não quero convencer ninguém né se o
povo brasileiro resolve instalar uma tirania socialista comunista vai ser a decisão do Povo né você vai embora hora que começar aqui você embora não sei não sei mas mas a escolha do Povo você já tá mais adaptado que a gente né eu conto aquilo que eu acho eu conto sobre os mesos valores porque eu acho certo que tá errado sim eu acho errado Estado possuir todos meios de produção eu fico me perguntando assim o que que precisa tá certo na cabeça da essas pessoas para elas confirmarem assim não realmente eu tô errado o que que
precisa aparecer para elas para elas né que que dado que eles estão procurando para eles falar assim não realmente eu tô errado mil tudo que você apresenta os caras falam Não isso não existiu os 8 milhões de pessoas que o que que o Stalin matou na Ucrânia por exemplo não é não é dado Para ele não lodor não existiu fga e depois o povo é negacionista assim sabe quem é o negacionista olha o tanto aqui que a gente apresenta pega um contexto histórico desse igual você falou né do lod domor não não existiu isso não
existiu pô beleza talvez você vai acreditar numa literatura ou em outra porque tem manipulação mesmo mas aí você pega um relato pô é é real esse cara viveu isso lá Ele viveu você pega Da marmoni é uma iraniana Ela contou como é que é uma mulher vivendo lá mano sabe que o cabelo sai ali e ela é espanc u ela ela veio fida de lá entendeu Você pega Ruela lá elas viam da Venezuela elas vieram fugidas de lá o relato delas é real mano a família dela tá lá ela manda dinheiro para lá a mãe
dela tá lá você acha que essa pessoa não quer voltar lá você pegar uma Harmonia o pai dela a família dela o sobrinho tá lá essa pessoa não ama ninguém é não quer Viver com a família entendeu por que que essa pessoa saiu largou tudo isso e tá aqui e fala o que ela viveu Ela não tá falando o que alguém contou para ela ninguém contou isso para ela ninguém contou isso pro Vladimir Man os cara vivu isso aí ele tá aqui contando a história dele ele não tá contando a história do vizinho aí você
vira e fala que não não não é assim vamos supor que se não existisse o ludom Mor se não existisse lá milhões de mortos mesmo Assim as pessoas acham certo de não poder opinar não poder ter sua voz contada nas decisões do do seu município do seu estado você acha que tem que ter um partido único que nomeia lá seus burocratas que organizam a sua vida porque o comunismo é isso né sim é a economia planificada né É é tirania sim tirania é tirania S perfeito pô é isso obrigado Mais uma vez agradecer aí a
lup work esse espaço Maravilhoso aqui no coração da Faria Lima né Robertinho É Isso aí a gente tá no estudo Pocket mas são várias salas tem um Deck enorme de frente a Faria Lima aqui tem um estúdio 360 que para mim é melhor que qualquer estúdio que eu já vi então se você quer pô fazer um uma reunião se você quer fazer um podcast você quer fazer um vídeo Quer fazer alguma coisa igual a gente ou melhor é muito possível porque ela tem um espaço Fantástico Então vem aqui entra no Instagram da loop work Marca
um café e vem aqui conhecer esse Espaço é isso Valeu galera obrigado valeu Vladimir obrigado