seja muito bem-vindo a mais um episódio do sobreviva O Brasil eu sou sobrevivente lê essa notícia comigo receita vai monitorar movimentações de cartão de crédito e pxs acima de R 5. 000 no dia primeiro isso 1eo de Janeiro tá entrou em vigor uma instrução normativa da Receita Federal que vai obrigar as operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamentos a enviar a cada se meses informações sobre operações da população os dados vão ser enviados pelo sist e financeira da Receita Federal quando o valor movimentado for superior a R 5. 000 por mês para pessoas né E R 15.
000 por mês para empresas Ou para pessoas jurídicas o e financeira já recebia dados de cadastro abertura fechamento operações financeiras incluindo pics e Previdência Privada no caso dos bancos tradicionais e cooperativas de crédito com a mudança prevista na lei blá blá blá na instrução BL BL blá essa obrigação se Estendeu também operadores de cartão de crédito is sões de pagamento que oferecem serviços como transferência recebimentos e emissão de cartões e essa notícia aqui essa simples notícia cara gerou um medo total na população Ah meu Deus do céu o pix vai ser fiscalizado oh meu Deus do céu o governo vai saber tudo que eu compro o governo vai descobrir que eu assino o Olin fãs do sobrevivente o que que eu faço e a questão é o seguinte tá eu gravei esse vídeo aqui para te explicar o que que realmente tá acontecendo para te explicar Realmente esse é o fim da privacidade E se o governo tá realmente monitorando mais ainda o seu pix ou o seu cartão de crédito eu tô gravando esse vídeo porque eu fiquei meio chateado com a saída dessa notícia porque Qual o problema desse assunto é justamente sobre isso que eu quero conversar com você o problema desse assunto é que quando esse assunto saiu dois tipos de produtores de conteúdo chamaram a atenção na plataforma a galerinha birutinha que diz que o Brasil vai acabar que na verdade estão fiscalizando tudo que na verdade o universo vai ser destruído graças ao Brasil e o monitoramento do pix E tem também a galera que é super gabaritados especialistas que falam uma porrada de termos complexos e ninguém entende nada então pensando nisso eu vou explicar para você exatamente o que tá acontecendo com esse monitoramento do pix para que você não seja passado para trás nem pelo governo nem por gente esperta que vai querer de amedrontar à toa certo então vamos lá para esse vídeo aqui meu caramelo de paixão seguinte que diabos está acontecendo com o Brasil tá acontecendo o seguinte tá a partir do dia 1eo de janeiro de 2025 ou seja isso já tá acontecendo todo uso de cartão de crédito ou pics de mais de R 5. 000 por mês para pessoas né E R 15. 000 por mês para empresas Ou para quem tem CNPJ vai ser informado pra receita certo se você pessoinha do meu coração recebeu da sua tia R 6.
000 esse dado vai ser enviado pra receita se você tem uma empresa e você ganhou R 16. 000 Isso vai ser enviado automaticamente pra receita sobrevivente receita do pudim de doce de leite não a gente tá falando da Receita Federal caso você não conheça a receita federal é um órgão do Governo do Brasil que cuida dos impostos e é o órgão inclusive que eu odeio do fundo da minha alma eu simplesmente odeio a Receita Federal Me desculpe odeio a federal odeio a federal Me desculpe Receita Federal mas eu odeio você por quê Porque parece que o objetivo da receita é te fazer continuar sendo pobre basicamente a Receita Federal ela cobra e fiscaliza os impostos que as pessoas e as empresas precisam pagar como imposto de renda tem imposto de renda tanto pra pessoa física quanto pra pessoa jurídica é como se a receita falasse assim tá ganhando mais dinheiro fofinho passa minha parte para cá é simplesmente isso você começa a ganhar mais dinheiro na sua vida e a Receita Federal simplesmente pega parte dela porque sim porque você é obrigado a pagar esse imposto além disso a receita também controla o que entra e sai do país as importações tação blá blá blá blá e combate crimes como contrabando e só negação de impostos que tem gente que diz que isso aqui nem crime é já que não tem vítima né é um crime sem vítima então a questão que tá acontecendo é simplesmente isso tá a partir do dia 1eo de Janeiro todo uso de cartão de crédito acima de 5. 000 ou todo pix que vai ser feito seja recebido por você todo pix que você vai receber acima de 5.
000 isso aqui inclusive serve cortadinho por exemplo a sobrevivente é só fazer um Pix de 4. 000 por vez para não fazer um Pix de 5. 000 e a receita me descobrir não a receita inclusive se você fizer 5 5.
000 em Pix de r$ 1 a receita vai te encontrar tá 5. 000 é no total é o limite do mês e isso vai ser enviado a cada se meses então fica tranquilo que a receita não vai bater na tua porta no dia seguinte mas a receita aparece certo ela é muito eficiente para cobrar impostos nisso o governo brasileiro realmente investe beleza ué sobrevivente Mas você tá falando isso mas a receita sempre monitorou nosso dinheiro nãoé não sim a Receita Federal sempre torou o seu dinheiro ela sempre fez isso a questão é que normalmente os bancões que passavam essas informações se você recebia 5. 000 por pix na sua conta do Banco do Brasil ele já avisava a receita se você recebesse 5.
000 no Santander ele já avisava receita a mesma coisa no Bradesco a mesma coisa no Itaú mesma coisa nesses banquinhos que são considerad bancões certo são os bancos mais renomados os bancos que t agência né Igual a no Bank só que a partir de agora toda a instituição financeira vai precisar fazer isso e a gente tá falando de bancos digitais a gente tá falando de empresas de cartão de crédito a gente tá falando de serviços de pagamento então qualquer serviço que envolva você receber pagamentos ou você efetuar pagamentos também vai ter que informar esses dados paraa receita antes eram apenas os bancos se você movimentar mais de 5. 000 por mês mesmo que em várias transações menores Isso vai ser avisado pra Receita Federal e isso vai ser feito semestralmente ou seja a cada se meses não é como se a polícia fosse bater na sua porta porque alguém transf Fi R 5. 000 pra sua conta o que a receita quer saber é se você realmente declarou De onde veio esses R 5.
000 porque a gente pensa assim por exemplo em trabalhadores que trabalham vendendo cachorro quente por exemplo tu acha que os caras vão fazer nota fiscal para cada venda de cachorro quente não vão né então a receita não quer que essas pessoas fiquem sonegando o imposto ela quer que todo mundo pague o seu devido imposto pro governo lucrar cada vez mais e você Claro tem que dividir o seu lucro com o governo que não fez nada por você no final das contas a gente tem que se perguntar o que que o governo realmente quer com isso tá com toda essa proposta aí do pix com esse monitoramento do cartão de crédito Qual é o objetivo do governo O que é que nosso querido leviatan deseja é o seguinte eu particularmente acho que é puramente por controle eu acho que é o governo querendo controlar mais ainda as nossas vidas só que você não precisa viajar Nessa Loucura comigo tá você pode acreditar no que o nosso governo diz ele diz que tá fazendo isso para pegar grana suspeita lavagem de dinheiro e sonegação ou seja se você não tá fazendo nada de errado com seu dinheiro e desculpa minha voz tá eu tô tô doente eu devo estar com dengue Eu acho minha garganta tá destruída mas eu queria muito falar desse assunto com você Teoricamente se você não fizer nada de errado você tá tranquilo tá você tá tranquilo essa mudança é realmente para pegar gente que não tá declarando o seu dinheiro Teoricamente tudo que o governo quer é só pegar grana suspeita lavagem de dinheiro e sonegação mas sobrevivente eu não sei o que é sgar imposto e o seguinte sonegar imposto é quando uma pessoa ou empresa né esconde dinheiro basicamente assim você recebeu R 10. 000 e você tem que pagar o imposto desses r$ 1. 000 Mas aí você informa pra receita que você ganhou só cinco ou você inclusive não informa nada você tenta por laranjas ou por outras formas fazer com que esse dinheiro chegue até você sem você pagar esse imposto e isso aqui é uma preocupação do governo por quê Porque de acordo com o sonegômetro o Brasil tem cerca de 600 bilhões de impostos sonegados por ano 600 bilhões de dinheiro que não cai no bolso do governo e o governo quer esse dinheiro porque o governo opera em déficit aqui por exemplo Lula muda cálculo das contas e agora déficit estrutural é de bolsonaro governo federal não registrou superavit desde 2016 segundo o ministério da fazenda modalidade des se considera influências transitórias então aqui a gente vê basicamente como é que tá as contas aqui do país a gente viu que com Fernando Henrique Cardoso foi ruim o déficit de 1,61 durante os governos do Lula que o o país realmente financeiramente estava bem por esse ponto de vista né no governo Dilma piorou na transição de Dilma e temer subiu com temer Caiu um pouquinho com bolsonaro veio aqui o pand demônio teve um superavit aqui e agora com o presidente Lula isso aqui em 2024 então o governo ele não quer operar nesse vermelho aqui ele quer subir e para ele subir ele precisa arrecadar mais e ele vai arrecadar mais de quem da população através do quê dos impostos só que ele não quer que ninguém sonegue imposto ele ele o governo quer que todo mundo pague seus impostos que todo mundo dê a sua fatiazinha para ele e aí aí ele quer pegar esses 600 bilhões de impostos sonegados e colocar o máximo possível no bolso Esse é o desejo do governo para utilizar esse dinheiro com maestria para dar mais saúde e educação Claro que não a gente sabe né Para que que esse dinheiro é utilizado E aí a alegação é de que existe uma verdadeira indústria da sonegação no nosso país existe um cálculo chamado sonegômetro que faz a gente ter uma ideia de quanto dinheiro é sonegado no nosso país de gente que não paga imposto em 2023 chegamos aproximadamente a 600 bilhões long sua negação esse valor pode ser ainda maior agora em 2025 pô sobrevivente então então me explica um negócio aqui se o governo quer pegar esse dinheiro das pessoas que estão sonegando é só eu não sonegar imposto é só eu ser uma pessoa honesta que não tem problema para mim né e sim isso é verdade né O problema não é que você você que é um cidadão de bem você que tá fazendo você que tá sendo o mais honesto possível ter problemas você não vai se você ganha muito dinheiro e você declara esse muito dinheiro como eu vou te explicar acontece comigo isso eu te mostra o que que eu tenho que declarar mas quando você ganha muito dinheiro e você declara esse muito dinheiro você não tem problema porque você tá pagando seus impostos só que aqui a questão é ideológica não precisa ser nenhum gênio para você perceber que o nosso imposto é alto e não retorna pra gente é Injusto né você tem que pagar tanto imposto se você não recebe nada em troca a gente paga caro em tudo e o governo só nos retorna serviço lixo por exemplo pensa comigo você tá satisfeito com o SUS a gente viê a notícia aqui do paciente que desvive a espera de atend ento em UPA no Rio de Janeiro você tá satisfeito com a segurança do local que você mora e a notícia que déficit de policiais é um gargalo da segurança no Brasil você tá satisfeito com a qualidade das nossas estradas porque você vê a notícia que Brasil tem mais de 60% das rodovias em condições ruins e bate recorde negativo em 2022 entende Qual o problema não é só o governo monitorar o que você ganha não é só o governo te impedir de sonegar imposto ou algo do tipo o problema é você ter que dar sempre a fatia do governo sempre a parte do governo sempre o que o governo te pede sempre sendo o cara honesto o cara correto fazendo as coisas da melhor maneira possível e não ter segurança e não ter educação e não ter saúde e não ter boas estradas é esse o problema então é justo continuar sendo só terrado de impostos se você não recebe algo justo em troca entende eu não tô dizendo que você deva agir de forma errada eu mesmo declaro tudo que eu ganho eu mesmo cara eu tenho morro de medo da Receita Federal odeio mas morro de medo porque eu não quero complicar minha vida e eu sei que a Receita Federal é muito capaz de complicar a sua vida e sim essa fiscalização a mais do governo vai ajudar a encontrar essas fraudes financeiras vai ajudar a encontrar crimes também vai ajudar sim a entender não só quem tá sonegando imposto Mas quem tá lavando dinheiro também e outros problemas tá e a justificativa do nosso querido estado mas a gente sabe que além disso o objetivo é farmar mais dinheiro mesmo a gente sabe que é só para sogar o máximo de dinheiro possível da população principalmente dos micro e nano empresários principalmente da galerinha que tipo tá tá vendendo as coisas vendendo cachorro quente e tal não tô falando do cara que vende cachorro quente e lucra 15.
000 por mês tô falando do cara que que lucra 6. 000 e nem é lucro mesmo o cara fatura R 6. 000 mas de lucro tem R 2.
500 essa galera que tipo é obrigada a se formalizar é obrigada a pagar imposto para poder alimentar os cofres públicos Enquanto isso não gera nada para ela não gera nenhum benefício o meu caso por exemplo pensa comigo tá é tudo que eu ganho tudo tudo que eu ganho eu declaro pra Receita Federal tá então por exemplo se eu ganho dinheiro com o meu canal no YouTube né Por Conta do AdSense Então eu tenho que declarar todos os meses o quanto o YouTube me pagou pro governo sim o YouTube me pagou sei lá r$ 3. 000 eu tenho que virar pra minha empresa de contabilidade né Para que eu contratei falar assim galera faz uma nota fiscal pro YouTube e informa ao governo que eu ganhei r$ 3. 000 do YouTube Eu Por exemplo trabalho com meu emprego concursado como eu já sou concursado todos os meus dados já são enviados automaticamente né então eles já sabem o quanto eu recebo Eu por exemplo vendo o melhor curso de como crescer um canal no YouTube né o curso do Lucas ou viajante e também do YouTube sem mimimi cujo o link tá no comentário fixado se você tiver algum interesse é literalmente o melhor curso para quem quer ter um canal no YouTube aqui que é capaz de gerar dinheiro e eu tenho um cupom para esse curso que te dá direito a 50% de desconto Você vai lá na página do curso e aqui em tem um cupon de desconto você digita sobrevivente E aí você ganha um desconto de 50% então inclusive todos os lucros que eu tenho com a venda desse curso eu tenho que formar pro governo eu tenho que criar uma nota fiscal também informando que eu recebi o pagamento da plataforma do curso e eu tenho que avisar pro governo Digamos que no final do mês com a venda do curso eu lucrei r$ 2000 aí eu tenho que chegar e informar pro governo governo brasileiro eu ganhei r$ 2000 dessa empresa aqui de cursos online porque eu vendi para x alunos esse curso no valor de R eu tenho que informar tudo que eu ganho pro governo eu tenho que fazer isso de tudo que eu ganho se eu alugo uma casa eu tenho que avisar o governo é claro que tem um limite você não vai declarar coisas se você tá abaixo desse limite mas no meu caso como eu já ultrapassei esse limite por conta de várias fontes de renda que eu tenho como freelancer também por exemplo eu tenho que declarar eu fiz um site eu tenho que avisar pro governo governo eu fiz um site eu recebi esse dinheiro aqui esse dinheiro é referente ao site tá aqui a nota fiscal Cara eu tenho que declarar tudo que eu ganho se eu ganhei inclusive em caixinha da no Bank mais dinheiro eu tenho que declarar pro governo tá E sabe o que que isso faz comigo me faz perder dinheiro assim que eu comecei o canal eu não era PJ eu era PF e tudo que eu ganhava com o canal Eu perdia quase 30% tudo 30% de imposto pro governo do Brasil o governo ele lucra me obrigando a dar uma parte do que eu ganhei Porque sim não tem uma justificativa válida eu me esforcei para ganhar dinheiro pela internet e eu sou obrigado Porque sim a pagar dinheiro pro governo el a sobrevivente Mas é porque você não sabe sgar ou porque você não quer sonegar sim eu não quero eu não quero quero eu quero jogar o jogo nas regras corretas Tá mas eu não queria que as regras fossem essas se o meu negócio digital é um sucesso o governo me toma uma uma parte desse sucesso se o meu negócio digital dá errado o governo não faz nada por mim o governo é literalmente o pior sócio que todo empreendedor poderia ter é o pior sócio Ele só tá contigo no lucro no prejuízo O governo não tá com você mas eu não quero ter um chororô de empresário aqui contigo mas quero que você perceba que isso acontece com você também só que nem todo mundo percebe porque os impostos estão atolados em tudo que você compra você comprou uma paçoquinha tem imposto você comprou uma moto tem imposto você comprou um Monza Tubarão 92 tem imposto nessa merda e cada vez mais a tecnologia vai evoluindo e o governo vai encontrando formas de encontrar ainda mais como fiscalizar você e ainda mais como lucrar baseado nos impostos só que quando saiu essa notícia vem um monte de Mito vem gente dizendo que agora o drex que vai vir eu já gravei um vídeo sobre o drex pessoal vive me pedindo um vídeo sobre drex Já gravei vídeo sobre o drex mas o pessoal acha que agora 5.
000 é só o começo depois vai ser R 3. 000 depois vai ser R 1. 000 depois o governo vai saber que você assina o only fans da beola E aí cara vai ser complicado só que por conta de muitos mitos eu resolvi ver aqui contigo mitos sobre esse monitoramento para que você não fique tão Ah meu Deus o mundo vai acabar o meteoro vai chegar o meteoro do drex calma tá calma relaxa vamos lá Primeiro de tudo ah o Pixel agora vai ser taxado agora vai ver taxação que não sei o que iso é só o começo e o seguinte o Pixel ele continua gratuito para quem é pessoa física tá algumas empresas Pagam uma taxinha no pix mas depende do banco outra coisa Ah movimentou mais de 5.
000 já era vai ser multado dado Não isso aí não tem nada a ver com multa a Receita Federal só recebe essas informações e se você justificar bem esse dinheiro não ganha esse dinheiro de uma venda de um carro que não sei o quê não dá problema nenhum agora se você for justificar pra receita e a receita não acatar o que você disse aí sim você pode ser mado mas isso aqui é para quem já faz coisa errada mesmo ou para quem não entende muito de contabilidade para quem não teve um suporte de contabilidade Outro ponto aqui Ah o governo vai ficar olhando cada transferência bancária e por enquanto não tá eu não sei num futuro próximo mas por enquanto eles só analisam dados gerais que os bancos mandam e não ficam espiando transação por transação quem acha isso já tá entrando no nível de Teoria da Conspiração já tá não tá nesse nível ainda a gente não sabe no futuro quarto mito só o pix vai ser fiscalizado e não tá a receita já olha Ted doc cartão de crédito até investimentos então assim o PX só entrou na lista agora dessa forma se você não quer ser fiscalizado tem que usar dinheiro em espécie mas o próprio governo controla o dinheiro em espé então é complicado quinto mito todo mundo que movimentar 5.