E aí gente medicina tá saturada o que que vocês acham disso tem uma onda de vídeos na internet de vários médicos e médicas falando sobre o mercado de trabalho para a área da Medicina e boa parte deles reclamando né que a medicina tá saturada Vamos fazer um react hoje do DrJoshua eu sou agente comunitário de saúde técnico e agente comunitário de saúde e eu quero passar a minha percepção como alguém que não é médico Eu acho que essa percepção pode ser uma boa pode sair daqui uma boa análise vamos ver cara sem enrolação você já tá vendo aí na tela ó a gente vai reagir aqui ao DrJoshua Viana tá os créditos aqui pro Canal do nosso querido aqui na descrição Então você consegue clicar lá se inscrever no canal dele eu não assisti esse vídeo de verdade eu não assisti foi o primeiro vídeo que eu cliquei ali hoje depois que eu vi outros vídeos de médicos falando sobre a saturação do mercado e aí o vídeo dele hoje abriu diferente resolvi ouvi-lo então vamos lá tá aqui ó Joshua avian eu vou dar um like no vídeo dele não assisti vou me inscrever no canal faça isso també beleza vamos lá vamos ouvir o que ele tem para dizer sobre a saturação do mercado de medicina 50. 000 médicos por ano formados apenas no Brasil Essa é a expectativa aí para os próximos anos do nosso país não sabia disso é 50. 000 médicos por ano formados no Brasil para os próximos anos tá boom ou tá ruim eu acho que tá bom para quem não me conhece meu nome é Jorge faral oliviana Sou coordenador pedagógico estratégia médio assim como também sou radiologista pela ú São Paulo que que eu tenho para conversar sobre isso com vocês pessoal e a primeira coisa que esse número tá levando em culta só os médicos formados no nosso país a gente tá excluindo aí os médicos que revalid o diploma no nosso país portanto é provável que esse número seja ainda maior tá tem uma notícia ainda pior que se pensar desse jeito é verdade né tem a galera do Mais Médicos né Tem uma galera de outros países aqui que vem seja por programa de governo ou porque vem trabalhar aqui mesmo né tira licença para exercer sua profissão Mas é verdade e o primeiro ponto que eu devo levantar é sobre a qualidade doos profissionais que a Gente Tá formando pessoal assim a faculdade de medicina ela é insuficiente para álbum médico não sei se vocês têm essa essa visão também eh eu diria que a etapa ouro a etapa padrão a etapa melhor etapa de formação de um médico é a residência médica né ali que eu acho que você realmente forma um um médico de competência mas não é assim em todas as áreas ó eu fiz faculdade de pedagogia pedagogia na UFRJ Universidade Federal aqui do Rio de Janeiro e cara a gente sai a gente sai da graduação sem saber nada mano a gente sabe a teoria e tal mas colocar a mão na massa se não fizer uma especialização né um um sei lá um mestrado ou então se não passar alguns anos praticando é insuficiente e eu acho que é insuficiente para qualquer qualquer graduação não somente para medicina beleza eu acho que não só ainda tem outra questão que é a questão da universidade pública e universidade privada que a gente sabe que a qualidade cai bastante né E aí enfim D tem essa questão também além dela ser insuficiente eh pela questão de não preparar o profissional tem se for paraa pública sai razoável se for paraa privada sai um pouco menos razoável Essa é a realidade vamos lá no entanto a gente tentava ali Aos Trancos e Barrancos formar bons médicos durante a faculdade de medicina só que com a abertura desenfreada das faculdades de medicina no nosso país o que acontece é que a qualidade desses profissionais está muito colocada em cheque né uma vez que a gente sabe que a estrutura dessas faculdades de medicina no nosso país e muitas vezes não está associada com uma boa prática médica né ter uns hospitais para visitar bons leitos um bom internado visitas de emergência urgência é muito mais comum que o cara vire eh um decorador de ciclo de crebs do que ele realmente ter bote a mão ali no paciente durante uma emergência por três 4 5 ou se meses aí então a qualidade desse profissional ela tá sendo bastante contestada e até por isso que a gente tá vendo um movimento muito recente aí que é o movimento da da população e até dos demais médicos solicitando paraa criação de um teste de proficiência em medicina que ah eu não concordo com isso não com quer dizer não é que eu não Concorde com a criação de um teste de pró e pró eficiência né para pra medicina não é que eu não Concorde mas por exemplo eh você ele falou o doutor falou aqui uns minutos atrás né sobre o crescimento desenfreado dos cursos de Medicina né das Universidades de medicina no Brasil e aí logo em seguida a gente vai começar ele começa a falar sobre essa esse pedido da população dos próprios profissiona sobre um teste de pró eficiência eh mas aí eu acho que é é tornar a medicina exclusiva mais uma vez como ela já foi por muitos anos a gente teve uma medicina no Brasil que não era inclusiva no sentido de raça de gênero né que não era que não era acessível para toda a população que era acessível Apenas para quem já tinha dinheiro e mesmo quem tinha dinheiro para pagar a medicina fazia na universidade pública porque não tinha concorrência afinal de contas educação no Brasil historicamente sempre foi muito ruim para um aluno de escola pública passar para para um curso de medicina Isso mudou nos últimos anos né 10 15 anos Talvez para cá 20 anos para cá eh a população começou a acessar um pouco mais as faculdades de medicina mas ainda muito pouco número muito baixo e agora pensar no num teste de pró eficiência e dizer que a população tá pedindo bom eu eu eu trabalho trabalhei no SUS por muitos anos né pelo menos uns 10 12 anos aí eu nunca vi a população falar em teste de pró eficiência mas eu tô falando também de um recorte da do que eu conheço das duas unidades básicas de saúde que eu passei quando eu trabalhava com pesquisa clínica na fio Cruz aqui no Rio de Janeiro já foram quase se se anos aí também trabalhando com população eu nunca vi cara então assim eu eu acredito que um teste de pró eficiência ele funcione bem mas ele não pode ser critério para ser porta de entrada porque senão a gente vai voltar não ter pobre fazendo concurso eh eh fazendo fazendo eh medicina ah por qu el eu tá dizendo que pobre não tem não tem PR eficiência tem tu vai encontrar mas vai encar encontrar um ou outro hoje a gente tem diversas formas de acessar a universidade pública para fazer não só medicina mas para fazer direito fazer cursos de engenharia cursos que Teoricamente nunca foram um ambiente de disputa pra população mais pobre então assim e isso não tem muita relação com a questão da saturação da Medicina mas ela tem relação Direta com fechar as portas né E aí como é que a gente faz todas as Eu acho que todas as as graduações se a gente for levar por essa perspectiva tá saturado pô qualquer lugarzinho você faz agora um curso de pedagogia até EAD com todo respeito a todos que fazem EAD mas não é esse essa discussão Ah agora Tá formando em tudo quant é lugar a qualidade caiu então é isso cara mas pô sei lá sei lá vamos ver a gente sabe que não vai resolver ah pelo pelo amor de Deus Doutor e tô tô reagindo aqui seu vídeo se você não quiser que esse vídeo fique no a cara pô só mandar uma mensagem para mim lá no Instagram meu Instagram tá aqui na descrição Léo sobr a eu tiro o vídeo do a e tal tá tranquilo beleza e não tô aqui debatendo contigo É só uma questão de ideia mesmo e de ponto de vista de alguém tá do outro de alguém que tá do outro outro lado né é um profissional de saúde da ponta da ponta afinal de contas sou técnico e gente como tá áa de saúde e tô bem ali no de mão dada com a população né até pelas origens que tem e o que o cargo exige para que eu Exerça a profissão Mas é isso Beleza vamos lá todos os problemas mas que talvez de alguma forma eí ameniza um pouco beleza jos mas o fato é que vai formar muito médico com Prova De proficiência ou sem Prova De proficiência então o que que você acha que vai acontecer nos próximos passos né Então a primeira coisa é algo que a gente já tá vendo assim eu pegi essa trans né que é a saturação do mercado de trabalho né especialmente do mercado de trabalho pro não especialista aquele pessoa que trabalha com um clínico geral E aí pessoal isso aí é bem notório né bem bem bem documentado já a gente já percebe que o valor do Platão por exemplo ele tá estagnado ou em decréscimo há 5 6 anos 7 anos nos últimos 6 anos a gente teve um aumento da inflação em torno de 30% o que que eu tô querendo te dizer mas isso não é realidade de todo de praticamente todo o brasileiro porque assim beleza Vamos lá eh faz sentido mesmo a gente pensar que tá saturado pro médico não especialista mas boa parte da população talvez 60% da população não tem especialidade nenhuma trabalha ganha ali um salário mínimo que também tá sofrendo com essa inflação né que você fala aí que o salário tá estagnado is é inflação né o o salário tá ali por baixo a população ganha quando tem aumento pro salário mínimo é 450 isso não é aumento né a inflação tá ali então cada a população também tá perdendo dinheiro ao longo do tempo você fal valor de 30% pra medicina Mas se a gente for olhar o histórico pra população Geral de salário mínimo Quanto que o trabalhador não tá perdendo a inflação tá cada vez maior e o salário cada vez menor cada ano que passa a gente perde dinheiro a gente não tem aumento Essa é a realidade pô só olhar o quanto tá um um saco de café pô R 30 R5 7 o quilo do Arroz então nem se fala e o salário mínimo aumentou aí R 50$ 60 Sei lá nem sei quanto foi que aumentou mas pra população tá saturado também para essa população que não tem especialidade nenhuma né que seria um médico sem especialidade quando sai da graduação Essa é boa parte da população que não consegue encontrar emprego a gente ainda tem um índice de desemprego muito alto então tá saturado Tá saturado mas tá saturado para todo mundo não tá saturado apenas pra medicina agora quando a gente vai falar de dinheiro né Eu não sei se se ele vai tocar nesse ponto né falar de salário aí já é uma outra questão que é mais profunda ainda porque dos vídeos que eu vi de diversos médicos falando aqui na internet que que o salário não o salário não tá legal Gente pelo amor de Deus gente vamos vamos olhar pra realidade do país e ter um pouco mais de de de consciência né que que acontece Qual a profissão hoje que você sai sai da graduação e já tem um salário de entrada aí de R 10$ 12.
000 Pô isso isso gente 12. 000 não é pouco é tipo Neymar pô Neymar acabou de voltar pro Neymar acabou de voltar pro Brasil mano tá jogando no Santos sei lá quanto ele ganhava lá por mês Vamos botar aí uns 20 milhões tá não sei se é isso mas vamos botar 20 milhões fez um contrato lá de 1 bilhão e R 200 milhões de reais aí tinha um salário altíssimo lá na Arábia porque o Sheik furava em tudo quanto é lugar saia petróleo o cara fazia machucada na perna saia petróleo então não tem dinheiro para caramba pagou o Neymar R bilhão 200 milhões deais para um contrato lá de 2 3 anos sei lá Quanto foi a o Neymar voltou pro Brasil para ganhar R 1 milhão Dea no Santos a mídia tá tentando fazer a gente acreditar que R 1 milhão deais é pouco Nossa o Neymar abriu mão de um salário de 50 milhões sei lá para ganhar 1 milhão Nossa olha como é que o Neymar é bom gente aqui não tem nada a ver com o Neymar é salário é dinheiro R 1 milhão é muita coisa R 12.