Esse é an capso e nós vamos falar agora do relatório do ifi tá o ifi é um órgão do Senado que faz uma avaliação independente da questão do a questão fiscal brasileira da dívida pública brasileira o governo tá gastando mais tá gastando menos tá conseguindo se manter dentro das regras fiscais e Coisa e Tal todo mundo sabe que não né mas aí eles fizeram um relatório que realmente eles escancaram o quão ruim tá a coisa é um negócio do tipo Olha só Acabou já era Terra arrasada não é à toa que a gente tá vendo
aqui esse que é o relatório que a gente vai falar sobre ele daqui a pouquinho relatório de acompanhamento fiscal e eh já tá aqui isso já interferiu no na própria venda de títulos do governo aqui ó o leilão de títulos do Tesouro Nacional que teve hoje teve um resultado desastroso e acende alerta no governo leilão de títulos para quem não sabe é o governo pegando dinheiro tá porque eles usam esses nomes diferentes para não dizer assim ó tô correndo atrás de agota tô correndo atrás de gente que me presta grana né Nós pobre a gente
corre atrás do agot para emprestar dinheiro ou ou do ou do banco que é basicamente a mesma coisa né mas corre atrás de de alguém para emprestar dinheiro pra gente isso aqui é a mesma coisa só que o governo ele fala que é emissão de títulos é um nome chique mas que quer dizer a mesma coisa né E aqui ó demanda por títulos do Brasil afundou o que que isso quer dizer ninguém quer emprestar dinheiro pro Brasil pessoal não quer não quer o o AJ tá olhando pro Brasil e tá falando meu amigo tu tá
endividado para caramba tu tá mal para caramba na economia aí tá tudo dando errado você acha que eu vou emprestar dinheiro para você né estão demandando mais juros e taxas bateram recorde a ntn F bateu 13% ao ano para janeiro de 2031 que é uma taxa pós fixada é a pior tipo de título do governo vamos entender esse caso aqui porque isso aqui tá deixando o pessoal apavorado mesmo aí no mercado financeiro e e mostra aquilo que a gente já sabe né o governo brasileiro Acabou cara a economia aqui já era já foi essa notícia
foi sugerida por bolsonaro libertário bom dia boa tarde boa noite e várias outras pessoas Obrigado aí oo pessoal que sugeriu notícias lá no nosso site novon libertaria.com e obrigado a você que tá assistindo o nosso vídeo se você gosta do nosso conteúdo por favor deixe o seu like se inscreva aqui no canal né pois bem ele destacou alguns pontos aqui que são particularmente ruins tá são os destaques dele aqui a maior parte deles a gente já sabe né Por exemplo a dívida bruta alcançou 70 78.5 por do PIB que que quer dizer isso o quanto
que o Brasil tá devendo é 78,5 por 80% que o Brasil faz de na economia global de tudo não é só imposto não é tudo que tem na economia eh já tá 80% já tá comprometido com a dívida né E deve fechar o ano com 80% a relação dívida pública do governo federal e o PIB já teve um viés de alta e vai alcançar também 82,2 por em 2025 84,1 em 2026 e eles não falam aqui mas no texto tem que vai chegar a 100% em 2034 ou seja esse Alerta aqui ó o globo trouxe
esse esse Alerta aqui eh É raro né o globo não costuma fazer isso aí coisas críticas ao governo Lula mas a situação tá tão catastrófica que eh eh ele tá apontando aqui esse negócio também embora repara né aqui é uma coisa altamente técnica né uma pessoa que não não entenda de Economia vai olhar para isso aqui falar não porque classificada como ifi como principal Termômetro da Saúde fiscal do país a relação entre dívida e soma do riqueza do país pode fechar 2026 e não sei que lá em 84,1 para comparação no início do governo Lula
entenda bolsonaro deixou essa relação em 71,7 e caindo o Lula jogou isso rapidinho rapidinho o lulas estourou tudo começou a torrar dinheiro como se não houvesse amanhã já tá em 84,1 por e sem perspectiva de diminuir né mas esse de novo é só um dos alertas aqui do ifi para quem não sabe o ifi é essa esse órgão aqui é um órgão do Senado tá é uma entidade do Senado o Congresso Brasileiro tem como eh uma das funções justamente fazer a a fiscalização do governo federal né E daí tem esse órgão que faz essa avaliação
de como é que é como é que tá o cumprimento fiscal brasileiro então o relatório aqui muito ruim lançado no dia 17 de outubro ontem né Eh ele coloca aqui ó que eh Além disso o grau de endividamento público vai crescer 12 pontos percentuais nos 4 anos do presente Mandato do presidencial Ou seja é o Lula fazendo merda em dezembro de 2022 que Mandato do bolsonaro tava em 71,7 aqui ó cresceu 12 pontos percentuais só com lula sabe o que que é uma pessoa torrar 12% do PIB do país meu amigo o pibe de um
país é tudo que é produzido no Brasil tudo pega o seu salário pega o salário de todo mundo que você conhece todos os brasileiros soma tudo o que todo mundo produziu que todo mundo vendeu que todas as lojas vendeu soma tudo isso isso é o pibe do Brasil o Lula torrou 12% de tudo isso do nada assim além né porque é lógico Já já torra Ava 71 por. torrou mais 12% assim do nada um aumento enorme de gastos né E aí o que o pessoal coloca aqui é justamente o risco que isso traz que é
o ponto Central que tá todo mundo vendo nessa história né por isso que tá com tanta dificuldade de arrecadação aqui ó aí ele fala sobre o o a elevação do ratings da Mud que não foi essa coisa toda a gente falou sobre isso né eles justificaram principalmente com as medidas feitas pelo bolsonaro e pelo temer e colocou justamente um alerta com relação a ao fato de que o a questão fiscal brasileira está ruim nesse momento né Eh incertezas fiscais dificultam a obtenção do grau de investimento não tem como fazer isso né ou seja não vai
ter grau de investimento porque nego não é maluco né enfim Esses são os pontos destacados aqui eu não vou ler todo o relatório o relatório é é extenso é bastante técnico tem um monte de coisa aqui mas eu quero chamar a atenção aqui ó para para vocês pro final que o que ele fala aqui a conclusão final que ele traz aqui aqui ó conclusão em geral as agências de classificação de risco levam em conta fatores semelhantes ao analisar a solvência de governos soberanos embora suas metodologias apresentem diferenças em termos de ênfase e abordagem né O
que que ele tá falando aqui ele tá justificando o fato da Mudes ter feito uma patac a Mudes fez uma patac aquele negócio ali não é que o Brasil não merecesse as reformas que o temer e o bolsonaro fizeram realmente deram mais estabilidade ao governo a prova disso é que justamente o Lula tá fazendo merda como se não houvesse amanhã desde o primeiro dia do governo dele e a economia ainda tá meio que funcionando né por que isso porque o banco central tá independente porque tem ainda algum limite na nos gastos do governo lá que
vem lá da da época do bolsonaro tem a algumas instituições a lei das estatais que impede algumas coisas então esses pontos no final das contas são positivos né só que a questão fiscal tá realmente catastrófica né Aí ele fala aqui ó no no entanto as fragilidades fiscais são os principal ponto de divergência e preocupação com todas as agências alertando para incertezas em torno da consolidação fiscal ou seja ninguém acredita que o Lula vai conseguir cortar gastos né eu falei isso para você vocês Ontem eu falei que não tem esse negócio né tá aqui eh quando
o Lula bota Haddad e Simone tebet para falar meu amigo Você sabe que é lorota você sabe eles não tem poder nenhum eles vão falar é aquele pessoal para agradar mercado né o Lula acha bom não sei talvez ele tenha razão tá que o pessoal do mercado é uma cambada de idiota tapado né para não perceber isso né que que eu vou dizer talvez ele esteja certo né esse pessoal não tava recomendando o voto no Lula né então deve ser todo mundo tapado mesmo no mercado brasileiro só consigo ver dessa forma né o um monte
de gente no mercado falando não porque bolsonaro fala coisas muito duras vamos votar no Lula que o Lula vai ser uma pessoa razoável e coisa e tal então talvez o Lula Esteja certo né o pessoal do mercado é todo mundo uma cambada de idiota aí ele bota o Haddad a Simone tebet já é o recado quando você encontra o Haddad Simone tebet falando alguma coisa é ó não vai acontecer é mentira tá é tudo mentira o Lula Bota eles para falar porque depois o Lula Pode falar não mas eu não concordei com isso não eu
eles que falaram aí eu não vou fazer isso não não vou assinar isso não né então eu já fiz um vídeo sobre isso falando que eles não vão cortar gastos de absolutamente nada o que podem fazer só é tirar dinheiro do trabalhador brasileiro vou fazer um outro vídeo sobre isso sobre a questão do FGTS não sei que lá mas isso aí vai ficar para outro vídeo então o que que ele coloca aqui ó eh em suma as perspectivas na Ótica das agências são de um Brasil com boa capacidade de absorver choques externos e manter crescimento
moderado no curto prazo o que que ele quer dizer com isso né É É aquilo que eu venho falando para vocês o Brasil tá bem no momento devido às reformas do temer e do bolsonaro não tá nenhuma catástrofe aqui na economia brasileira porém a cada momento que o Lula aumenta a dívida brasileira torra mais dinheiro inventa eh medidas para gastar fora do teto de gastos Por exemplo agora o Lula fez um negócio de empréstimo para pro pessoal de São Paulo que ficou sem luz já tem empréstimo pro pessoal de São Paulo fora do teto de
gastos é fora do arulo fiscal oa tá gast gastando tudo fora do arcabo fiscal Porque deixaram né n arcabouo fiscal uma piada que não não proíbe nada no final das contas aí o Lula tá fazendo essa pataquada toda e o que que vai acontecer no final das contas né Eh eh embora eh Tecnicamente isso não vá refletir no resultado lá do resultado primário de prejuízo do governo do Déficit primário Mas não deixa de ser o governo imprimindo dinheiro e aquilo que eu falo para vocês governo imprimindo dinheiro causa inflação causa o problema né Então essa
é a situação Nossa a gente tá indo pro buraco sozinho sem nenhuma pressão externa sem nada externo sem tem problema nenhum lá de fora e o que eles estão colocando é o seguinte Olha só daqui a pouco isso começa a ficar arriscado daqui a pouco eh pode ter uma crise lá fora pode ter uma crise externa E aí essa coisa vai impactar aqui no Brasil de forma significativa né E existe motivos para acreditar que vem uma crise externa aí existe existe motivos para acreditar a China tá na merda a China tá com pacote de estímulo
lá já enorme e não consegue reviver a economia deles lá um problema similar ao do Brasil né porque a consequência a mesma né a a economia chinesa é é muito centralizada no estado muita coisa coordenada pelo Estado e eh o cálculo econômico é Fatal meu amigo mais dia menos dia dá merda né E lembra se a China eh eh espirrar o Brasil pega entra em coma né aquele negócio a China o Brasil depende visceralmente da China a China espirrou pegou uma gripe né aou o nariz no lenço o Brasil entrou em coma na economia né
então existe esse risco que eles estão falando aqui é é por enquanto tá tudo bem mas a gente tá a gente tá numa posição extremamente delicada e estamos caminhando em direção a coisas mais delicadas ainda daqui a pouco vai acontecer alguma coisa aí fora e a gente vai se ferrar completamente E é isso que tá acontecendo né o pessoal tá vendo aqui o o os os agiota que empresta dinheiro pro Brasil tá vendo aqui que ó não vou emprestar dinheiro para esse pessoal não esse cara aqui tá gastando demais e não tá com pinta de
que vai pagar no futuro que a coisa vai só piorar é meu amigo eu tô dizendo tô falando para vocês a situação tá ficando crítica na economia brasileira muito mais crítica do que parece num primeiro momento pra gente que tá vivendo aqui no dia a dia a coisa se preparem né dólar compra dólar Obrigado por assistir o vídeo até o final além de curtir compartilhar e se inscrever no canal considere se tornar patrocinador com valores a partir de R 1,99 clique no botão seja membro abaixo para saber as condições e vantagens de Patrocinar o canal
mais informações sobre o nosso projeto visite o nosso site indicados na tela