[Música] [Música] k k [Música] podcast três irmãos na área quem fala com vocês Mais Uma Vez Rodrigo toró do meu lado meu brother meu irmão Roberto Andrade Filho o borracha na mesa operando nosso diretor Pedro Henrique Fala aí Robertinho domingão ao vivo a Noite convidado especial né que você gosta de falar isso aí né caramba É isso aí fala aí meus irmãos Beleza cara muito bem lembrado dia especial horário especial não precisa dizer Lógico é um convidado especial que a gente tem ven aqui hoje hein um cara que Poxa eu sou fascinado assim em animais
Né desde criança eu gosto muito de animais Mas quem sou eu para falar de animais perto dessa personalidade que a gente tem aqui hein cara eu tô felizão para caramba Cara eu tô sabe quando você tá se sentindo na frente de de um superhi cara não sei se é aparência dele ele já tem aparência is cara é [ __ ] né fod incrível um Gigante realmente Ó tem tem tem quase um ano que eu tô que a gente tá tentando marcar esse encontro né até que enfim deu certo e agradecer né agradecer muito nosso convidado
ter prestigiado a gente aqui veio para ganhar um prêmio um dos maiores da da da América do Sul na América Latina caramba É verdade né a gente acha que é o primeiro a falar com ele depois dessa premiação E prestigiou aí o nosso podcast hoje a gente tá com o biólogo Henrique aí cara tô muito feliz cara de estar aqui velho e Sim comemorando o Premio best que é que premiou aí o me considerou o maior influenciador Ambiental do país cara o PR best pra galera que não tem não sabe o que a gente tá
falando ele Equivale aí a bola de ouro né cara do futebol para os influenciadores né então ganhar o Premio best realmente não foi tarefa fácil foi muito trabalho e um reconhecimento ímpar né Espetacular porque você tá lá no meio da a galera toda até an riik chamou a gente para tomar uma cerveja na casa dela velho lá no dia foi ma para caraca Foi muito legal encontrar com todo mundo lá agora realmente tirar em primeiro lugar foi inacreditável Eu lembro que quando Começou a votação do prêmio iBest eu não sabia a da votação quando eu
fui ver lá cara Teu nome tá lá no iBest você tá sendo cotado para para concorrer aí eu fui ver meu nome tava lá eh entre os 100 tinha mais de 100 pessoas e eu não sabia como é que funcionava o prem BS aí você fazia uma pedi o pessoa para votar né a cada quarta-feira tinha o resultado tinha mais de 100 pessoas na minha frente aí eu falei assim pô galera Ó tá tendo uma votação aí pr best e tal cara Quando teve aí eu tava lá em entre os 100 lá pro finalzinho não
99 acho que tinha mais esse Bob tinha tava em 101 não não sei era bem bem lá longe eu nem via meu nome aí eu pedi pra gal galera vamos votar aí para ver se eu ganho esse prêmio aí e tal cara no dia seguinte da da né que equivale a semana primeiro lugar só aí eu falei Caraca velho primeiro lugar pô Então vamos continuar aí fazer uma tô engajado Tô engajado primeiro lugar E aí cara eu mantive o primeiro lugar ininterruptamente direto todas as votações que tinha todas as semanas que passavam tava em primeiro
lugar e pronto aí fui PR passei do Top né que era o top 100 Aliás mais do que 100 né o o passei pra próxima pra próxima etapa na próxima etapa mesma coisa primeiro lugar ininterruptamente sem sair uma vez se quer do primeiro lugar aí depois ele vai pra votação dos top 10 nessa votação tem Uma votação interna o pessoal da academia o pessoal caraca é bem elaborado o processo elaborado aí me jogou para o top TR aí no top TR aí o bicho pega né velho porque aí é uma coisa é mais complicada mas
não não necessariamente que o pessoal falou assim [ __ ] é um prêmio para biólogo não várias pessoas que participaram lá não eram biólogos não é um prêmio para biólogo é um prêmio para influência do ambiental só que tem muitas coisas aí Porque por exemplo eu não sou um cara que trabalha só fazendo vídeo pra internet na verdade se meu trabalho secundário sou chefe de um parque natural trabalhei 20 anos como analista ambiental tal fui subsecretário de ambiente Criei um parque natural que salvou e salva aí milhões de de espécie né porque você preserva o
local trabalhei no Instituto Vital Brasil ah já trabalhei com combate ao tráfico de animais já capitane em uma operação Cerca de 40 homens da da da Guarda ambiental mais 15 pessoas da da polícia federal mais três do inéia a capitania era minha já trabalhei muito combatendo tráfico de animais já trabalhei com resgate de fauna reabilitação de fauna soltura de fauna então não era só alguém que estava ali para trabalhar com porque é um vídeo da internet então eu não sei como é que foi essa consideração do prêmio mas não não foi só isso né Não
foi só o cara fazer um vídeo pra Internet com certeza é mais que mereo Espero que não tenha sido isso Mais que merecido mas a gente tava falando aqui sua galera te ama né cara isso é impressionante tant que seu público é fiel a você né mano cara Rodrigo é o seguinte né você ser uma coisa muito legal as pessoas me vem na rua elas fazem questão de falar comigo fazem questão E aí eu fiquei pensando sobre isso outro dia porque do tipo não é só porque eu sou só um rostinho Bonito zoeira tô longe
disso né cara mas o lance todo é se eu fosse um rostinho bonito né a galera chegaria para tirar foto e vai lá pá pô Tire a foto vaiou embora eu por exemplo sou uma das pessoas que não falaria com com o famoso porque eu acho que é incômodo do tipo Caraca Vila sei lá encontrei aqui o um famoso lá mas o cara fez um filme eu não vou lá incomodar não quero não quero incomodar mas eu percebo que as pessoas que querem falar comigo eles não querem Tirar uma foto apenas eles querem agradecer E
aí velho o agradecimento por por ter aprendido alguma coisa tipo o cara o cara eles chegam assim eu parei num posto de gasolina né parei no posto de gasolina vi um cara correndo frentista veio correndo descalço de meia que ele tava almoçando tava sem o sapato ele veio correndo Pou em cima de mim dois frentistas tal os caras V agradecendo tipo Obrigado cara eu aprendi contigo Aprendi contigo então assim quando tu é professor até Rep fal essa [ __ ] quando quando tu é professor e tu encontra a pessoa na rua e ela faz questão
de dizer Professor Aprendi com você nem mato mais os bichos meu irmão isso aí é do tipo eu com cumprir a minha missão meu irmão eu ensinei o cara a importância dele não matar os animais Ensinei o cara o cara tá dando meu irmão quem me Assiste Você me Assiste cara você é meu fã muito tempo eu eu vou falar sobre isso já já Aqui quem me Assiste acaba dando aula quando tu vê tu tá falando no grupo do zap não não faz torniquete Não cara não essa cobra acho que não é pessoa quando você
me Assiste daqui a pouco você tá dando aula e acho que é isso que a galera vem vem vem agradecer e eu queria falar falar sobre isso porque o Rodrigo a gente já se conhece há muito tempo tá pessoal Realmente eu não tive tempo de vir aqui no no podcast deles prestigiar porque é um dos maiores podcasts do Brasil Sem dúvida nenhuma e eu gosto muito deles gosto muito do trabalho deles mas realmente e e o primeiro podcast mesmo a me chamar foi o Três Irmãos legal obrigado e por isso que eu faço questão eu
tô aqui comemorando o Premio best com muito carinho porque eh uma das coisas que aconteceu nessa nesse vencimento do prê best é que eu não conseguia entender novembro e dezembro eu tava fazendo 70 milhões de visualizações 70 milhões de Visualizações é mais do que o flow o podp e o Vilela juntos e eu nunca fui convidado nunca fui convidado para um podcast com exceção do podcast as irmãos que que tava o tempo inteiro lá vamos comigo então ten que dar valor e comemorar aqui com vocês tá É uma honra para tem que dar valor e
comemorar aqui com vocês porque a gente acabou ganhando Premio best sem nunca ter ido nenhum podcast Sim e sem o tiktok então chupa tiktok chupa tiktok Não precisei de Vocês para nenhuma porque esses babaca 5co meses seguido eu fiquei sem tiktok eles baniram eu sou campeão de banimento do tiktok cinco vezes por por não faça ideia não faça ideia velho não faz sentido nenhum seu conteúdo não é para banimento mas isso aí a gente já falou com um cara lá assim com pessoas que são grandes que tem relevância e que fazem trabalho bem feito também
e que eles também sofrem lá dentro e que eles informações de pessoas lá dentro ah é um Algoritmo sim mas eles tem pessoas lá dentro que às vezes não vão com a sua cara eu não tenho menor sombra de dúv cara eu acho muito estranho porque assim sem entrar em Teoria da Conspiração aqui mas eh eu não vejo conteúdo Educacional ser bem-sucedido no tiktok São raros e em termos de perfil verificado eu conto nos dedos Aliás com os três dedos de um conteúdo que seja Educacional verificado no tiktok encontra partida conteúdo de fake News [
__ ] mulher pelada e o que Treta e o que for é aqui eu não sou contra eu não sou contra mulher pelada não pelo contrário não sou contra Cada um faz o que quer mas meu irmão aquilo lá é uma plataforma que tá cheia de criança cheia de criança cara isso é uma [ __ ] Aquilo é uma plataforma tá cheia de criança então assim tudo tem sua idade tudo tem o seu lugar eu não sou aqui o moralista da parada mas eu acho estranho sim que a plataforma Valorize apenas treta [ __ ]
e sacanagem velho é e é Direto conteúdo de fake News lá tem vários canais de fake News claro que são verificados Cadê os canalis do professor verificado Cadê o canal do professor verificado não tem cara é para se pensar Realmente eu não tinha visto com esses olhos que você tá me passando aqui agora mas é muito é uma coisa de muita relevância porque você para de um conteúdo você para de um conteúdo que leva informação que leva coisas necessários crescimento sabe forma eu Salvo vidas eu salvo vidas das pessoas ó é quase todo final de
semana algum médico Alguém entra em contato comigo querendo saber mais sobre pô tô aqui com um paciente que foi picado por uma uma cobra identifica aí para mim por que que ele não tá Por que que o paciente não tá tendo nenhum problema e aí é óbvio né que eu tenho o meu Network com Butantan com Vit Brasil e a gente se se conversa muito e eu auxilio as pessoas né Eu sou habilitado para isso eu tenho eu sou Biólogo com especialização em zoologia e trabalho com herpetologia então eu tenho Noal especializando para isso não
sou aqum fica falando merda da internet não Ou seja o meu conteúdo salva vida das pessoas e e dos animais e a o meu canal foi banido cinco vezes nenhum canal foi banido cinco vezes eles banem eu fico um dois meses sumido depois volta e aí o que que eu fiz eu eu galera Ó presta atenção numa coisa todos os meus vídeos são livres em todas as Plataformas sempre deixei isso meu irmão tu quer recortar meu vídeo copiar vai e coloca eu não ligo a galera pega meus vídeos ganha dinheiro com meus vídeos e o
dele não é banido velho é só me ah não para não é banido velho outro dia o cara falou Pô cara ganhei eu ganhei 400 pratas contigo aqui eu falei pô legal cara continua usandoa julgando seu trabalho né tá salvando Já que você não consegue salvar pessoas lá dentro pelo menos ele tá salvando alguém né tá ô ô Henrique mas eu vou te falar um negócio aqui eh ficou muito na minha cabeça assim eu já falei isso aqui uma vez eu tenho que falar de novo até para sua galera escutar isso também a gente recentemente
tava trocando ideia com Mestre de kfu aqui e no final do do episódio nos Bastidores esse mestre virou pra gente e falou assim cara o que eu ensino não tem preço o o meu aluno o que ele me paga é para manter o lugar que ele aprende e Para dar dignidade pra minha família mas o que eu ensino a arte marcial que eu ensino não tem preço velho eu fui pra casa pensando nisso para caramba assim sabe E aí recentemente até na academia lá musculação eu tava pensando nisso eu falei cara quando você tem um
professor que te ensina de forma genuína isso realmente não tem preço Isso serve para tudo não era só pra arte marcial que o mestre falou isso serve para tudo velho e aí você tem que pensar Nisso quando você fala de professores quando você fala de educadores infladores não tem preso velho que vocês fazem não tem preo então Obrigado velho Obrigado ó tá vendo é isso né Tu entendeu porque que a galera chega e fala [ __ ] biólogo que tá aqui eu vou aí o cara agradece no final das contas final das contas ele agradece
fala cara eu aprendi contigo eu aprendi contigo isso é muito legal é isso que eu acho que o tiktok tinha que ter um Verificado para professores fal Quem que tá falando conteúdo sério aqui vamos botar o verificado nesses caras porque na boa eu eu hoje eu sempre corrigi fake News no no no tiktok Hoje eu tô tendo mais trabalho agora de corrigir influenciadores que tão falando biologia sem ser biólogo e sem saber o que tá falando do que fazer conteúdo novo que cara você tá falando uma merda danada aora que você falou aí cara isso
não existe isso isso é trabalhoso Entendeu E o pior que as pessoas acabam achando que essa galerinha que não sabe nem por onde a galia mídia tá falando uma uma verdade e E o pior que espalhar uma verdade é mais difícil do que do que comp uma mentira né mentira é difícil de você tirar ela você quebra você quebra a a fake News a galera não compartilha a fake News ela quando ela ela vai direto aí tu vai galera Ó isso aqui não é assim isso aqui é é diferente Eles estão te enganando Ah tá
aí não é compartilhado Ele tipo é resolvi meu problema porque todo mundo tem medo do perigo todo mundo tem medo do perigo se eu chegar aqui F falar para vocês que ó pessoal da Engenharia Genética aí criou uma piranha voadora vai pegar no excurso ou então uma cobra com asa a galera vai sair compartilhando Teve teve cara teve cobra com asa botaram a cobra com asa todo mundo compartilhando um cara pegou uma pyon amarrou uma asa de galinha na pyon Ah para não não tô zoando compartilharam Com força velho aqui uma I ela nadando né
botou ele dentro d'água aí o primeiro ponto para que caceta ela tem pena dentro d' água segundo você não tá vendo aqui que tá amarrado nesse barbante barbante amarrado aí eu fui mostrar aqui ó tem um barbante amarrado isso é uma asa de galinha ah biólogo obrigado por ter respondido mas ninguém compartilha já cou com asa todo mundo compartilha entendeu é a população é o dragão que você fez esses dias né ó galera esse não É dragão não pelo amor de Deus né é um camaleão aqui Camaleão Ah cara aquele aquele Iguana com igana iguana
não e o detalhe nesse nesse ainda mostrei nesse eu ainda mostrei o efeito sendo feito aham aqui ó para quem porque À vezes eu eu desminto e os caras não acreditam preferem a mentira teve um que foi o dinossauro no Congo meu irmão é assim é impressionante é igual a galera da ufologia né pessoal da UFO deve ser assim com eles rápido Tem um objeto Vodor não identificado pega a sua pior câmera uma Tech pix e chama tua avó que tem parkson pra gente poder filmar porque só pode ser assim né porque hoje todo mundo
tem um telefone irm e as filmagens do cara são a pior possível aí eles filmaram um dinossauro no Congo no Congo pior que ficou maneiro PR caceta ficou assim tipo meio UFO sabe aquelas porcarias tremida né tipo esses ratanabá aí que só fala besteira aí passou lá um um Raptor ficou maneirinho Cara passou de longe no escuro aí começaram a compartilhar meu irmão aqui ó um dinossauro no Congo pronto aí eu já já sei que não é que é fake News fui peguei analisei só que no meio do do caminho que eu tô analisando o
o eu conheço o cara que criou caramba lá de Portugal eu fui lá ele tem um quadrinho do Congo Um abraço aí pra galera do do dinossauro no Congo e Portugal é um quadrinho é uma coisa maneira para caraca o cara faz com efeito especial Fica bem feito ele faz 3D aí eu fui peguei ele fazendo É um videozinho brincadeira é ele ele faz como se ele fosse pro Congo e achasse de Dinossauros é tipo o JK Park aí mostrou ele fazendo chutando a moita aqui chutando a moita lá e colocou em três D o
dinossauro correndo ficou bem feito para caramba ele é bom ele é bom aí eu mostrei aqui galera Ó Ah obrigado biólogo mas não há o compartilhamento igual entendeu você quebra o encanto né sim sim você falou Da cobra de as eu queria ter mas existe A cobra voadora se tivesse só picava no pescoço né velho é o famoso não posso falar o peixe voador eu sei que tem peixe voad piranha voadoras também acho que tinha né tinha filme filme filme né o filme Assassinas voadoras e quando eu era moleque eu tinha um terror Dan nada
desse filme aí cara eu também cara eu Moria de medo comia PR caramba né mas o lance da piranha voadora eu não não tive Tanto medo não porque mas do original Piranhas mesmo aquele lá que tinha aquele lá mano aquele lá me deu medo e aquele lá tipo assim é um exagero mas mas a piranha você quando ela pega ela mastiga o cara mesmo velho você tá louco sim mas não tem não tem piranha voadora não só quem vai falar só quem acha isso é é a tua esposa que com certeza quando tu sai na
rua ela vai vai direito porque na rua ó pode [Risadas] Atacar ela vai brigar contigo chega cedo Onde você tá porque ela tem medo tem medo que pode ser atacado verdade cara mas piranha é uma parada que você entrar na água é ass não não as piranhas ela elas gostam de comer a um animal que já tá morto elas são atraídas em cardume elas são cara cdes ou seja é do mesmo GR grupo do lambari da Traíra né do Dourado é um grupo muito interessante de peixe e esse peixe piranha que lembra até um pacu
Lembra um lambari né que ela é parente deles mas ela tem uma especialização para comer a a proteína animal Então ela tem dentes que que são do formato do dente do tubarão né e serve para você arrancar a carne do osso mas você tem que entender que aonde elas vivem existe uma oferta abundante de peixe e animais que acabam morrendo ali Elas fazem meio que o trabalho de carniceiro mas também podem ser predadores quando você tem ataque a humanos geralmente elas estão Solitárias então assim é um dedo que corta é uma você não pode tomar
não recomendo Tom uma banho pelada onde tem piranha que tu pode tu pode Tu pode ter problemas aí é tu vai depois para Xixi sentado mas não elas não atacam a pessoas assim não no Rio que se nada e tal não é assim que funciona podem podem te morder em alguma alguma coisa te arranhar te cortar isso acontece mas para você ter um ataque de piranha teria que estar assim num Processo de estiagem E aí elas estarem em cardume alocadas no no no lugar e com fome etc tá uma estiagem tá um poço aí realmente
não é adequado que você vá lá porque sim você pode ser atacado tá você pode ser atacado e perder um dedo perder uma mão ou até mesmo e e ir a óbito dependendo do caso eu cara Eu sempre tive medo assim de de piranha né Principalmente fal Ah pô não vou entrar oo Rio porque tem piranha outro que eu tinha medo também era a raia Que el Falavam que se levar uma ferrada ali cara o que o cara eu me falava assim pô se tomar uma ferrada disso daí você vai chegar defecar na roupa assim
de tanta dor cara ah não duvido não cara não duvido não porque a picada de raia é sinistra ela tem um um arpão cara e ele é todo dentado para trás então ele entra para sair é um problema cara dói para caraca e sim ele tem ali toxinas tem veneno também mas não te mata não vai te matar tu vai causar uma infecção vai Causar uma dor muito intensa ela ela [ __ ] igual um escorpião Cara você já viu uma Raia picando É iG É igual um escorpião e rapidinho ela torce a caldinha vai
Você Já Foi picado já quase Mas eu conheço pessoas que foram E se o bagre já dói pra caceta o bagre é o ferrão ali do do do bag é são as nadadeiras Ah tá tá verd se o bagre já dói tu imagina ar Raia velho aquilo dbe PR Caraca já vi gente chorando com aquilo já vi gente chorando com bagre um Biólogo que morreu ferroado de Arraia foi o único caso no mundo né o Steve bem famoso né Steve evening cara mas é o seguinte o o Steve eving acho que ele era veterinário é
um australiano is assim a gente já esperava que ele fosse morrer de alguma maneira uma hora ou outra ou ia se ferrar muito feio de alguma maneira uma hora ou outra porque é o cara que ia lá no meio dos crocodilos gigante pegava cobra extremamente pesso enta na mão Brincar fazer um show que na minha na minha opinião desnecessário cara mas esse da raia ele deu um azar danado porque tipo assim peito não foi foi meu irmão você tem uma caixa toráxica cheio de costelas que te ajudam a proteger tem um osso externo aqui que
te ajuda a proteger para você perfurar um coração quantas pessoas tu já ouviu Aí que às vezes vai tomar um tiro dependendo da distância dependendo da bala a costela segura uhum sim né ou até Mesmo os órgãos internos se afastam porque né dependendo do objeto se é perfurado por um objeto o órgão interno da ele não é tão ponte aguda ele consegue dar uma afastada e tal meu irmão a raia jogou uma ferroada única e passou por as costelas E foi exatamente no coração cara foi uma assim o cara tinha que chegou a hora dele
velho não tinha outra esse era agora Ele é o único no mundo né nunca houve um caso era Raia grande no caso dele era Uma Raia grande El ele nadou que é muito comum as pessoas às vezes vai no Caribe etc nada com raios elas vêm na mão tu alimenta elas são elas São relativamente dóceis cara ela não é ela não é um animal agressivo né não é ela é Ela é até eu imagino ela é um animal é que é presa o normal dela dela se afastar normal dela era se afastar mas alguma coisa
ele fez que irritou a raia e ela matou ele foi uma perda muito grande Tá qualquer vida humana é uma grande perda O cara de fato assim existem muitas críticas mas as pessoas também só fazem críticas né é de certa forma ele tem um um um santuário lá que ele criou quer dizer Santuário Ele tem ele tem toda uma iniciativa que ele tem na Austrália que ele criou e tal os filhos continuam lá com o parque de certa forma ele disseminou conhecimento e gosto eh pelas pessoas sobre os animais e tal então assim eh tem
todo um mérito em cima disso aí não É só demérito não cara mas Que ele que a gente já previa que ele ia morrer a gente já previa cara é até interessante você falar disso dessa forma porque você você é admirado por um monte de gente um monte de gente te admira e vê o que você faz e mas o trato com os animais Apesar de que eles têm que ser preservado ele tem que ser também distanciado não é too todo mundo pode chegar perto de um animal né nossa olha ali eu tô vendo Ah
um sapinho né Deixa eu pôr ele na minha mão né os Animais isso Isso acabou né não existe mais no no Brasil você pegar um animal silvestre você vai tomar uma multa pesada então é do tipo assim só para você ter uma ideia se você tiver uma pena num brinco de um papagaio a multa é de R 500 a R 5.000 é claro que o Ibama não vai sair daqui por aqui multando todo mundo que isso não existe n assim que funciona o Ibama tá interessado em quem tá fazendo tráfico de animais ah na origem
na origem mas Por exemplo se você manipula o animal você pode tomar uma muta e ela não é não é leve ela é pesada quando é que você pode pegar o animal silvestre quando ele tá na sua casa e aí você pode do tipo assim entrou uma serpente quer dizer não faça isso vamos botar outro ess é essa é não faça é a primeira primeira coisa não faça chama o especialista mas por exemplo entrou um gambá na sua casa você pode pegá-lo capturá-lo nesse momento você pode mostrar que você tá fazendo E Aí você vai
soltá-lo numa mata mais próxima né uma mata mais próxima para que ele se vire aí você pode tocar o animal silvestre na natureza você não pode tocar tocou Então hoje em dia os programas que tocam animais eles estão acabando né vão acabando porque a multa é muito pesada né a não ser quando os caras vão para fora e na gringa tu pode na gringa é de cada país no Brasil não pode inclusive teve Acho que até Largados e Pelados aqui no Brasil os Caras tomaram multa velho sério toma você para vertebrado por exemplo entrou uma
cobra na sua casa você pode matar ou Não Pode Não não pode cobra você não pode matar você chama especialista você pode pegar tem toda uma regra para você pegar e tal o que eu aconselho é chama bombeiro velho chama bombeiro Ok bombeiros ou alguém do órgão ambiental serve tanto a a a prefeitura como o pessoal da meio ambiente etc agora no ruim de tudo você tá no Interior não tem o que fazer a melhor maneira é um rodo R rodo É o mais fácil de você lidar com esses animais aí tu vai espanta ele
tira ele dentro de casa saiba que ele vai voltar saiba que os animais por exemplo serpentes e outros animais pantos eles buscam uma coisa chamada aaa que é abrigo água e alimento então do tipo você tem uma casa lá tem tulho na beira da casa né Tem telha cara cobra adora telha Impressionante impressionante o bicho Se você pegar uma telha a gente já fez muito trabalho com com com coleta né se jogar uma botar uma telha num determinado do local depois dos dias você ir lá ver vai ter uma Coba embaixo elas amam telha amam
é impressionante ela nasce da telha ali vees quase isso do calor ali que porque el são dois pontos um de fuga e um de chegada que a telha Faz aquela calha né sim sim s Então ela olha para um lado e olha pro Outro Opa pô um lugar que ela tá abrigada é um lugar que de vez em quando por si só já aparece um ratinho aí ela faz a festa ela adoram elas amam amam então elas procuram isso abrigo água e alimento ah Henrique mas pera aí pô minha casa não tem água tem Claro
que tem uma tampinha de garrafa que cai a chuva deixa ali o ralo o ralo tem cheiro de água então ela vai procurando abrigo água alimento você tem que manter a tua área Sempre limpa e visível para poder não ter problema nenhum com animal desse entendeu então eh ah Henrique eu vou criar galinha da Angola aqui eu tenho uma chra Quer a galinha da Angola ajuda ajuda não só galinha da Angola outras galinhas também de fato galinhas são predadoras fenomenais Galina da Angola é uma predadora ela vai vai um filhote de jararaca que apareça ele
vai ter problemas elas até comem né Uhum só que eu ten um detalhe a galinha ela vive de Dia ela sai de dia e as cobras são crepusculares então elas sai à noite então o horário é diferente até para escorpião amarelo né não porque a a galha do Angola como escorpião amarelo de fato Ok mas escorpião escorpião amarelo não fica andando de dia ele tá dentro de uma fresta e eu já vi várias filmagens de escorpião amarelo dentro do galinheiro ué no galinheiro tá lá quietinho Mas ele vive perigosamente na fresta tá lá na fresta
galinha foi Dormir ele sai ainda come baratinho que vai comer a ração da galinha entendeu é lenda urbana Então essa parada Ela come mesmo ajuda ajuda uma cobra que apareça lá ela vai ajudar agora não resolve todo o problema você tem que ter todo um aparato fica mant o local limpo e evitar de ração de animal do lado de fora porque atrai rato e rato atrai a serpente Então são uma série de coisas que você tem que fazer para poder se proteger de um eventual acidente com Animal pessoa entra até porque você tem uma chácara
velho você mora na roça é é a casa deles é é a casa deles então você que tá lá né você que tá lá nós é que estamos nós é que estamos invadindo as florestas né sim sim sim pô na na roça é assustador né porque normalmente o cara acaba matando o animal né cara engraçado isso É é isso tem mudado bastante an as pessoas TM é Claro Que morte tem direto morte tem direto isso é inegável até no grupo que a gente tem hoje nós temos o Maior grupo do mundo de estudo de ofid
fauna com mais de 260 250 não é 240.000 pessoas é maior do mundo o segundo maior que era o maior tem 100.000 em inglês o nosso é em português Caraca Quase que eu falei chupa chupa chupa é o grupo é o grupo do cobr serpentes identificação discussão e esse grupo a galera bota os bichos lá para identificar pede opinião é né do biólogo Henrique galera vai lá cobras serpentes Identificação discussão do biólogo Henrique tá no Face e a galera sempre pede lá manda foto etc e uma das coisas que o pessoa mandava era foto de
bicho morto e Isso incomoda Óbvio você geralmente foto de de jararaca é com a cabeça esmagada porque alguém deu uma enxadada só que eh o trabalho de educação ambiental ia ter mesmo de fiscalização nota eu sou Analista ambiental tá atualmente eu tô licenciado para ficar só na internet mas O primeiro trabalho ele não é de punição porque as serpentes elas são animais que causam transtorno Isso é fato isso é fato então o primeiro trabalho é de educação se o cara manda uma foto lá para identificar e eu automaticamente recrimino ele ele não vai mandar mais
e vai continuar com ódio mortal então a gente identifica às vezes fala Olha você matou um bicho à toa não era um bicho um dedo que aponta tem sempre três apontado pra Gente né E aí com o tempo as pessoas vão mudando olha achei aqui ó não matei soltei cara isso é um trabalho isso é um trabalho fenomenal de repente o cara passa a não matar e passa a proteger você tem rapaz Você não sabe a quantidade de pessoas que mandam mensagem para mim às vezes choram velho na mensagem do Tipo pô biólogo eu quero
me desculpar Eu odiava esses bichos e matava quantas vezes alguém chega como Hater no meu canal odeio esses bichos aí Depois começa a ver porque o medo né primeiro é o medo isso ali é depois vira Fascínio o medo vira Fascínio cara o medo vai mudando e o cara fica fascinado Pô cara o bicho é bonito graças as serpentes nós temos aí o Cap prio Cap remédio de pressão que salva bilhões de vidas todos os anos eu por conta da serpente sim o que acontece que teve um brasileiro o camarada viu que o Ratinho ele
tinha uma queda na pressão e ele pensou cara vamos ver que que que que Tem aí que que tem nessa toxina aí e aí foi lá e verificou a toxina da Jararaca e descobriu isolou aquela toxina específica tirou de todo né que as as peçonhas elas são proteínas são enzimas são proteínas uhum isolou aquela toxina essa toxina que faz cair a pressão criou-se o sintético dela que inclusive eu não eu posso estar errado aqui eu posso estar errado aqui mas a última análise que eu tinha feito todo o nosso agronegócio brasileiro todo o Nosso agronegócio
brasileiro não ganha 10% do que ganha a Indústria Farmacêutica só com essa descoberta da toxina dessa jararaca Ah não é possível Caraca não é possível cara bilhões de pessoas no mundo inteiro se utilizam do Captopril Aí você faz o sintético do sintético se criou o captopril depois se criou um monte de outros sintéticos que tem um efeito parecido e é o que salva aí nossas vovós vovôs que antigamente né cara tudo batia As botas hoje tá todo mundo velhinho aí pô e tá segurando Eu mesmo sou um usuário de gente nova também tá né só
os é tem gente novo aí que tá toma remédio de pressão você não tem mais aquela aquelas paradas que aconteceu Você quase não vê mais alguém morrendo de fto fulminante coisa que era muito mais comum né A não seri quando o maluco Coach aí bota o pessoal para correr cara impressionante o Brasil é referência no estúdio de cobras assim o da Jararaca Também terminou Aquela aquele estudo acho que eu vi foi no seu canal sobre da da do covid era jarou é cara aquilo eu já sabia o que acontece é o seguinte eles fizeram um
uma análise em vitro da põ da jararacuçu eu apresentei aqui eu falei Ah tem um um estudo aqui interessante que tem toxina na na Persona da jararacuçu que pode avaliar a covid etc é um estudo científico mas a gente sabe que não ia muito pra frente porque eh Cara isso tá em vitro no corpo é outra coisa então É como se eu utilizasse sei lá um um uma determinada substância como tiveram in vitro não é no corpo é no corpo você você tem outros mecanismos Você tem o fluxo sanguíneo você tem anticorpos você tem um
monte de outras coisas que vão impedir a ação do medicamento entendeu então aquilo já não era promissor mas eu não sei como tá aquele estudo ali não mas isso é interess eu sei que não foi meio que Abandonado isso não significa que você não tem um monte de outros estudos para essas toxinas a gente chama isso de processo biotecnológico o que que é algo biotecnológico é algo que eu posso retirar da natureza e que tem uma função medicamentosa e tem várias delas as serpentes são promissoras Porque você não sabe o que que tem naquelas naquilo
naquela toxina aquelas toxinas ali das serpentes elas evoluíram como se fosse as nossas enzimas digestórias você pega Por exemplo o grupo das jararacas é tudo protease ela precisa de injetar a peçonha para começar uma PR Estão sim então o que que tem ali que auxilia essa serpente a matar o animal rapidamente só para você ter uma ideia e tava tendo um estudo sobre a peçonha da surucucu pico de jaca por que isso eu não sei como que tá o estudo mas isso é muito lento isso aí às vezes o estudo demora 100 anos 200 anos
a gente não sabe mas o estudo tava demonstrando Que alguns animais nos quais você põ da surucucu pico de jaca pelo menos estudo sugeria isso injetava põ da suruco pico de jaca Esses animais não faziam o soro que que é o soro o soro eu pego o cavalo in injeto microdoses nesses animais eles vão produzir anticorpos contra aquela peçonha que eu injetei é específico E aí depois de um tempo eu vou lá e coleto os anticorpos do cavalo então eles perceberam que para a cuc pico de jaca Alguns cavalos não apresentavam a resposta imunológica não
tinham um anticorpo aí a galera começou ó vamos a gente tá suspeitando de algumas coisas aqui de repente na toxina da surucucu da surucucu tenha alguma substância que impeça o processo antiinflamatório e por isso ela não faz ele não faz o anticorpo que louco Qual é a importância disso tu imagina se a gente descobre uma toxina que possa ser comercial e que impeça Você de produzir ante corpo para um órgão transplantado Olha que coisa louca aí tu entendeu o cara é transplantado p tem o organismo normalmente repele né rejeitar né vai rejeitar Então olha como
que é promissora essa parada tem uma cola cirúrgica sendo desenvolvida pela põ da Cascavel né e o sangue sangue de búfalo sangue bovino é uma cola cirúrgica O que que significa isso Isso significa que você não precisa dar ponto ponto mais tu Imagina no órgão interno esse troço funcionando entendeu então assim o potencial biotecnológico é é é gigantesco e a gente tá matando os bichos ao invés de preservar só para dar um exemplo deixar vocês dois felizes porque eu não tenho esse problema eu já dei já falei isso no outro podcast mas vou dar a
cola aqui de novo Aranha madeira [ __ ] alguém o cara chora velho aranha armadeira armadeira cara chora já vi maluco gigante que nem tu gente ele Ele é grande para caraca esse cara parece um urso velho o cara é Grand 98 98 eu tô a minha cadeira tá a tono aqui e a dele tá baixinha eu vou ficar forte ainda poder vou parecer um canguru Eu já eu já tentei muito que ele fizesse essa tatuagem porque tá vendo só que ele ia ser versão já mais idosa né porque é o tamanho tá vendo dava
para ser Creto o cara cara é alto para [ __ ] eu já vi o cara do teu tamanho chorar igual bebê velho com a picada da Só que a picada da armadeira tem um efeito colateral priapismo tu não sabe que é priapismo prismo cara Ela dá priapismo que é o substituto do viagra entendeu a mesmo o efeito do viagra é mas que dói para [ __ ] o priaprismo assim você vai falar isso amanhã tem muito velinho lá mexendo com ela na mão vai Aran vai embora vai embora muito bem muito bem eu choro
um pouquinho mas eu aguento só que ela mata né cara mais é o go de repente Er arm madeira Porque deixa a barraca armada né cara armada entendi esse nome dela já vai ver que é isso E aí meu irmão é um estudo promissor eu não preciso disso da mas daqui uns 60 anos eu posso estar precisando disso aí né cara até um amigo mandou procurar saber mais sobre esse estudo como é que tava depois eu vou ver mais não é mas não é para mim para amigo amigo do um amigo um abraço meu amigo
aí mas veja como é que você tem um Potencial biotecnológico promissor PR as coisas você tem o é por isso que quando a gente fala que a floresta amazônica em pela vale muito mas que é deitada é justamente porque você tem uma quantidade de eh de potencial biotecnológico que você pode desenvolver e não sabe cara olha quanto lucrou lucra a Indústria Farmacêutica com a toxina de uma jararaca que é animal brasileiro velho tem aqui cara o cara pegou aqui na época da ditadura saiu do país para Poder desenvolver lá fora que tava sendo perseguido entendeu
então e e esse tipo de situação a gente tem que começar a dar mais valor à pesquisa científica E nós como você tinha acabado de falar o Brasil é o maior em termo de de serpente não Vital Brasil né o bicho pega ali né Vital Brasil Butantã o Butantã é o é o é o local velho não tem igual no mundo nós temos os maiores cientistas do mundo no termo da epet olia porque a epet olia ela É o ofidismo o ofidismo É uma doença Tropical negligenciada O que que é uma doença Tropical negligenciada é
quando você tem um um problema de saúde esse problema ele acomete a países tropicais e não tem interesse comercial não há um interesse comercial então a Indústria Farmacêutica não quer saber ela não quer saber ela não quer a Indústria Farmacêutica não quer fazer produto para pobre porque não dá Dinheiro exato tipo não tá nem aí para doenças de chagas não tá nem aí para isso porque não dá grana Então nesse caso ação governamental é fundamental se você não tem o investimento governamental você não vai ter o produto Porque como é que o cara vai produzir
um produto que tem vencimento e que tem que ficar esperando alguém ser picado para poder vender não é rentável entendeu não é Rentável então no mundo só PR vocês terem uma ideia em termos de números estatísticos são 5 milhões de acidentes com animais pentos todos os anos com desculpa só com serpente desses 5 milhões são 400 mutilações 400.000 mutilações ão tem que arrancar o membro ali M arcar membro braço perna né 400.000 mutilações e de 80 a gente calcula 80.000 óbitos mas esse número pode Chegar a 160.000 óbitos anuais anuais o Brasil ele vive um
verdadeiro Oasis nessa situação primeiro que as nossas serpentes não são tão brabas quanto as outras do né quo a serpente Sudeste Asiático segundo que nós temos aí o Butantan que produz o soro pra gente e o suiz é obrigado a comprar então se você for picado nos Estados Unidos por uma serpente a conta vai bater em média 50.000 para tu para tu se virar lá e Eles não TM o soro para todas elas tá não tem porque não é mercado cara é mercado agora o Brasil e a Austrália tem esse programa Então você tem 150
óbitos por ano no Brasil dois óbitos na Austrália que tem as piores cobras do mundo né em termos de toxina mas no resto do mundo meu irmão Ou seja é muito pouco aqui né aqui tá salvando gente para caramba de né 160.000 óbitos 150 só é aqui no Brasil é muito pouco o que que é a cobra Que mais mais 30.000 casos de picadas por ano 30.000 morrem 150 150 é é assim falando em números lógico e você já falou isso cada vida humana vale muito é indiscutível isso CL mas em termos matemáticos e falando
de qualquer tipo de problema quando a gente faz um um um espectro né gráfico são valores Tecnicamente descerá né assim se comparado com R do mundo não tem comparação % % morre comparado qual que é gente que mais causa acidentes aqui o Que mais encontro é assim aqui no Brasil porque até porque pra gente saber tipo assim vai que você é ofendido geralmente tem uma cobra que agre dema você ah eu não conheço mas eu fui ofendido por uma serpente aqui é a s não deou brincar vamos antes que eu se can daqui a pouco
eu vou ser cancelado essa me pega muito essa pega muito espando beij beij minha sogra amo minha sogra Eu amo minha sogra ó meu irmão Você sabe que eu sou o único cara sou o único cara do mundo que salvou a sogra como a sogra tava foi foi ela foi pra praia começou se afogar fal sal veio aí depois que eu S Caraca velho eu sou penso eu penso você age muito rápido né você não consegue P Tô brincando te amo meu S um beijão pra Dona Luísa ó vamos lá no Brasil qual é a
serpente mais perigosa existe uma diferença entre periculosidade letalidade de toxicidade então o grupo de serpentes Que mais causa problema no Brasil são as bops que são conhecidas como jararaca então por exemplo jarara Su é uma bops bops jararaca que dá nome né jararaca em geral é uma é uma bops é uma jararaca a urutu Cruzeiro também é uma bops então a gente também chama de jararaca Então essa essa É Serpente né a a bops atrox que é o que dá problema lá no norte que pode ser a número um também é uma jararaca então a
gente considera essas como jararacas Essas são as que mais são As mais perigosas porque elas são muito camufladas porque elas gostam de ambiente e a maioria delas gosta de um ambiente assim meio que degradado sabe tipo tu tem Fazenda tem gado E aí Tem ração do Gado E aí tu acaba atraindo Esses animais porque atrai o rato e atrai a cobra e tu pode se encontrar com ela porque ela é camuflada para caramba então 90% dos acidentes no Brasil são por bops por isso a gente fala que elas são as mais Perigosas Mas elas custo
benefício vamos falar assim né assim delao mas elas não são as mais letais mais letal é a Cascavel a Cascavel é a mais letal mesmo Ach que era urutu né se não lejar mata tem essa parada é mas a utu é uma uma jararaca ela vai ter a põ igual a todas as jararacas Ah então a mais letal não é a jararaca é a Cascavel porque o número agora ó 90% Dois acidentes vão estar com jararacas certo 7% com Cascavel mas porque ela avisa Provavelmente porque ela avisa provavelmente choc consegue evitar o acidente você consegue
evitar o acidente ela te avisa se eu nunca escutei você escuta mesmo assim mas você já viu uma pesc nunca vi assim mas como é que você quer escutar Não é por isso que eu tô perguntando assim para quem não viu Será que se eu me deparar Será que se eu me Deparar com uma eu vou ser avisado mesmo cara você se ela te ver ela vai te avisar elas elas avisam se ela ver você escutar o barulho você escuta o barulho chocar é alto cara é alto se você entrar se você entrar no no
no Vitor Brasil um dia no bu tantã no serpentário quando você chega na na na sala delas que é de de pelo menos eu não sei se o Butantan tem eu vou lá no no a gente vai lá na na terça né no serpentário mas no Vital Brasil Você Entrava na sala do das cascavéis é ensurdecedor o barulho começa uma começa outra começa direto um barulho atrás do outro é ele é notório né Ele é um barulho que você vai perceber um barulho notório você na sala de Cascavel você fica irritado tu fala Caraca velho
ninguém gosta de ir na sala da Cascavel a sala fica sempre fechada porque qualquer coisa que você faz lá que elas sentem a vibração né as serpentes elas são surdas Seente são surdas elas não TM um aparelho auditivo externo elas só T um aparelho auditivo interno então para elas escutarem elas têm algumas regras né ela tá enrodilhada tá em cima com a cabeça em cima do corpo elas sentem a vibração que é é um som elas elas ouvem algum som mas não o que a gente ouve tá por ISO que tem uma lenda do assovio
que você não não é bom você ficar assoviando é lenda ou não é lenda cobra não tem como é lenda Sim [ __ ] nunca saí na Fazenda que eu tinha medo cara mas engraçado porque é assim na Biologia a gente tem que fazer muito trabalho de campo muita colheta então do tipo o cara trabalha com onça eu quero contratar aqui uns uma peãozada para trabalhar comigo para pegar onça meu irmão tu vai ter peão lá brabo com faca carac peão brabo mesmo que se bobar pegar onça no laço os caras são Brabos Ah que
você tiver vai ter alguém Lá macho para caraca agora a gente da herpetologia que trabalha com cobra Tu não acha ninguém cara não acha macheda do peão acaba é difícil Às vezes a gente nem comenta e outra coisa quando a gente consegue do tipo assim ó a gente precisa fazer umas colheta de serpente Preciso de alguém para para fazer para cavar botar os baldes fazer os pit fazer etc tu anda com eles você não pode falar a palavra cobra os caras passam alho na na na na Bota se você você fala para c o cara
não vai que ele acha que que vai atrair entendeu tem uma Mística tem um medo a galera fica com medo mesmo medo é maior da serpente maior é maior é maior mas vamos voltar pro pro pros acidente ah tá achei que era o som lá da o o então ó 90% dos acidentes são jararacas 7% Cascavel só que o número de pessoas que vão a óbito picado por Cascavel é maior no no né nessa conta de pessoas picadas e Pessoas que vão a letalidade dela é maior então ó 90% para jararacas as bós 7% para
Cascavel 2,9 para suru pico de jaca e 0 PR Coral só que a Coral tem a toxina mais mais forte então uma coisa é a letalidade outra coisa é toxicidade né E outra coisa é periculosidade então IOR que é aquela cobra a número um né que tem o o dl50 mais baixo de todos pouca quantidade de pessoas mata uma quantidade de pessoas significativamente você não tem casos de Óbito para ela praticamente você tem um caso de óbito teve um acidente que o garoto tinha uma irregular em casa mas ela vive no meio do do deserto
do da Austrália ninguém vai lá essa é a mais brava do mundo hoje de letalidade se sim se ela picasse seria mais letal aham mas ela não é perigosa porque ela tá longe sim sim aí a segunda cobra com a peçonha né terrestre com a peçonha mais poderosa que a pseudonaja Textiles que é A cobra marrom aí essa morde para caraca lá na Austrália Entendeu essa morde para caraca porque ela tá mais urbana mais Urbana aí essa aí é brabona cara tem uma uma peçonha sinistra PR [ __ ] ol a mamba negra não não
tá nessa parada sério é só só nome só não mas ela é mais rápida ela é mais rápida Você não corre dela por exemplo você ela quiser te pegar não dá para você fugir então a aí é que tá parada olha como é que é o lance da periculosidade Ah na África o que a gente tem mais de problema é com duas serpentes com com a ex o grupo das inclusive são as serpentes que mais matam no planeta né são as ex é uma cobrinha parece uma jararaca pequenininha E você tem com a biuta a
bitset a biuta é uma cobra muito bonita bonita para caraca conhecida como víbora do sopro ela é uma cobra que causa problema porque ela é muito distribuída na África inteira e ela tem o hábito de Ficar paradinha quando as pessoas passam na trilha aí ela dá uma picada a ex é pequenininha tem mania de entrar na casa dos outros só que é mais letal Então ela é braba e é letal Então essas duas são assim muito problemáticas lá na África a Mamba não é por quê Porque a Mamba é extremamente rápida extremamente inteligente e tem
uma uma capacidade visual incrível então quando ela quando alguém vai chegando perto ela já te viu e já vazou ela não quer problema você Não pega ela agora se ela te morder aí tem um problema sério porque ela tem uma neurot Ina muito poderosa que é dendraster e já teve caso de pessoas que morreram com 15 minutos Nossa caraa não é o normal tá não é o normal já aconteceu isso pra nja também e algumas pessoas podem ter uma reação muito rápida mas é É muito raro a gente começa a contar a partir de 2
horas para as zpid e 6 horas para as viperid Então a partir de 2 horas você já tá ficando Muito muito mal mesmo ela tem uma neurotoxina ou seja vai agir no seu cérebro o seu cérebro uma reação pós e pré-sináptica dependendo da da serpente seu cérebro vai ter dificuldade de se comunicar com o seu sistema eh muscular então seu diafragma queer que faz seu pulmão funcionar ele não vai funcionar direito e aí você não vai respirar direito você cérebro sem oxigênio tu vira patê mas se tu entrar em tubo de ventilação e Etc isso
ajuda muito a evitar esse problema tá Eu já vi caso de mamba negra de um de um garoto um inglês que tava na África do Sul na acho que era na África do Sul não lembro e ou ele tava assistindo uma tava na universidade fazendo um curso de pós-graduação uma coisa assim uma cobrinha pequenininha uma Mamba pequenininha entrou o professor pegou com uma jarra ele tentou ajudar ela só arranhou aqui cara hum e em 15 minutos ele morreu horrível O cara bateu as botas assim no intercâmbio ninguém ninguém sabia que era uma mamba negra entendeu
e ela só arranhou porque a Coral tem isso também tá a Coral você praticamente não se acidenta com ela ela não tem não tem perigo Coral é uma cobra que a periculosidade é muito baixa e a metade delas ainda é falsa exato e metade nem é mas Cara eu já vi muita gente pegar Cora verdadeira e não ter nada só que ela não precisa nem te morder porque ela tem uma Boquinha cara hum que não abre legal a boquinha pequenininha para ela te morder é um problema danado geralmente o acidente com ela quando é acidente
que a maioria das vezes não é acidente a maioria das vezes ela [ __ ] o cara morde o cara que o cara pegou nela né mas por exemplo tu tá aquela galera meio rip né vai pra mata quero sentir a energia da Mata a o cara vai descalço nunca vai descalço pra mata velho não vá aí o cara ela fica no foli você não vê ela o cara Pisa em cima dela ela vai com a boquinha dela procurando um lcazinho cara porque ela não consegue morder em qualquer lugar que ela não morde não morde
achou uma pelinha aqui ó a uma pelinha aqui aí ela dá uma mordidinha o cara nem vê ele sentou na mata botou né a mão tomou o pé dele vai lá na pelinha do pé e o cara nem vê aí o cara já já já já foi para lá para ver grilo ver doende né já fumou uma parada daqui a pouco ele tá com a cara de bêbado aí vai procurar socorro e Tá com aquela cara de bêbado ainda toma uma pranchada da polícia porque que que cara nem sabe então assim não vá pra mata
descalço Porque isso pode acontecer tá é raríssimo mas pode acontecer de um te morder assim agora a maioria dos casos é a galera que mete a mão geralmente é homem por motivos óbvios né Outro dia eu tava vendo até até tava comentando isso tava vendo a a estatística da Ox hops gibe que é uma falsa Coral tem veneno tem pess ela tem Uma toxina aham mas não não não não é de interesse médico a o Charles do Charles tininga foi mordido por uma até fiz um vídeo o tiringa Charles Ah tá tá tá ele pegou
a cobra e tomou uma mordida não aconteceu nada com ele mas eu já vi várias pessoas passando o final de semana no hospital por conta dessa cobra que é uma falsa coral [ __ ] e é fácil de ver que ele é uma fala Coral entendeu Aí o cara a 100% dos casos que eu vi 100% dos casos que eu vi eram homens por Que será né Você sabe porque que os homens vivem mesos você sabe que o cara vai lá pegar e toma tomar Você já foi mordido picado por uma penta não mas a
minha esposa já sério esposa já tava junto com você e o detalhe que a cobra a cobra morreu e ela tá viva né E E vocês estavam juntos Quando aconteceu isso aí não eu tava em Novo Iguaçu ela tava trabalhando no Instituto Vitor Brasil e ela foi tava fazendo a manutenção das Serpentes e cara pra serpente existe um um um detalhe é que quando você trabalha com serpente Às vezes o epi atrapalha que por exemplo ela tava de luva e para trabalhar com serpente não dá para usar luva porque você precisa da do tato mas
na época era obrigatório essas coisas então ela tava dando o o Ratinho ali pro bicho se alimentar né tinha uma uma jarcu que tinha um abcesso inclusive ela morreu por conta disso ela tava muito tempo sem se alimentar até ela abriu a a Caixinha ali e o o hora que ela abriu a luva agarrou no durex e a cobra veio e e pranchou Nossa isso aconte e a dor terrível né rit eles falam que a dor é que mesmo com o socorro né que a dor é gritante que você não consegue ter controle ali né
que você dá espasmos que quer falar aqui não R alergia é isso aí mesmo É ISO mesmo se quiser ela te d o depoimento ela fala que é o que é o martelo do Thor velho Bancando de dor Nossa a galera tá falando da Coral falsa Que que ofende as pessoas mesmo a cobra não peçonhenta a a mordida dela vai te dar uma inflamação pior não porque ela a boca dela não é cheia de bactérias de coisas então e assim como a nossa se alguém te morder pode causar uma né Você pode ter uma infecção
bacteriológica isso não isso acontece uhum as serpentes não escovam os dentes e algumas é porque assim essa classificação de pesso entra no penta a gente trabalha muito como Termo de interesse médico o que que ser penta biologicamente falando é qualquer uma que consegue te entregar uma toxina que tem um aparelho para isso Qual a diferença de venenoso para ponent o sapo é venenoso Não é ponhado ele não tem uma ele não tem a capacidade de te entregar essa toxina você vai ter que se contaminar de alguma maneira você vai ter que consumir o sapo né
algo parecido tocar nele tamb acho que também vai também inclusive teve o Cientista brasileiro não não lembro se que que era o caso mas o cara ficou um tempo aí perdido na mata aí porque tinha contato com aquelas per quinhas dendra de encostar ou chegou a fumar já viu na Austrália tem a galera que fuma M acho que fumou o veneno né fumou o veneno da perereca do deserto ali e colcão né vários também eu vou te falar tem maluco hein mano que isso aqui no Brasil tem um cô cara a vacina do sapo Tem
uma um ritual indígena o Richard fez esse ritual é adora fazer essas coisas né ele não faz de novo ele falou que se ele não faz de novo é o que faz o furinho na pele né enfia ali Cara eu tenho eu tenho tenho um professor muito bom aqui Paulo Bernardes que é um um top os nossos cientistas são os melhores do mundo tá são um abraço aqui para Kiko Franco jospe Selma Otávio Marx e todo mundo do Butantã grande jospe o o Paulo Eh Paulo Bernardes ele fez é um repl muito experiente o cara
é é powerful ele fez e e passou muito mal ele F eu falei assim Paulo qual é a a qual é a sensação de você utilizar a toxina da da perereca ele falou a sensação de morte eu falei não tem onda não ele não tem onda você se caga vomita mija e você não tem a sensação a sensação que você vai morrer para quê aí eu perguntei para quê aí ele cara por in Por incrível que Pareça TR uma semana depois você começa a ligar para todo mundo pedindo desculpa por algo que você nem lembrava
pode ser é do tipo ele ligando mãe aquela vez cara que eu te fiz essa mal criação eu tenho Olha eu me arrependo ele falou que começou Ligar fez uma lista de coisas que ele tinha feito e que ele precisava se desculpar parece que a sensação de morte é tão é tão grande tão real que a pessoa depois fica Uma boa pessoa velho até ela precisar tomar de novo até PR porque Cara na verdade a nossa vida é isso aí né velho e você daqui a pouco tá indo embora um dia a gente chega no
outro vai embora e passa tão rápido cara a gente por ex Você tá com quantos anos agora Rodrigo eu tô com 44 cara cinquentão cinquentão 47 meu irmão das ruas que eu percorri a maioria delas Eu nunca mais vou voltar lá velho dos livros que eu já li a maioria eu não vou Ler mais os meus meus filhos me meus amigos os meus amigos já estão indo embora cara meus filhos estão crescendo são poucos amigos que eu que eu tenho tá contando nas mãos a dificuldade da gente fazer amigo novo é difícil para caraca quando
você tá velho se a gente parar para analisar a gente tá muito mais para lá do que para cá eu tenho 47 eu não pelo jeito que eu vivo aqui eu não vou ver mais 47 Então você começa a pensar do tipo Pô Meu irmão vale a pena tu criar tanto problema vale a pena você fazer picuinha por cada besteira não vale a pena quando você passa por uma situação dessa de quase morte sensação sensação de morte é óbvio que tu vai começar a ligar para todo mundo e pedir desculpa porel aquilo que você você
fez que tá engasgado que você se achava o e que agora tu Analisa e mesmo que tivesse errado vale a pena agora aquilo já foi velho já passou vamos pedir desculpa e Tentar viver melhor porque meu irmão no leito de morte eu já vi eu já li umas enfermeiras uns documentários que enfermeiras fizeram no leito de morte meu irmão você não quer mais um terreno você não quer mais um carro você quer tempo para ficar com quem você ama talvez essa seja a sensação do Cambo Talvez seja isso aí o cara precisava tomar uma pancada
para para agradecer quem precisa de agradecer Pô cara mas é sabendo disso Daí até vou te perguntar Porque isso é uma parada que me pega também você tem dois meninos 10 12 anos eu tenho bertinho tem também mininos nessa faixa Aí é cara você trabalha para [ __ ] né produziu tanto que você produz não é para qualquer um é o dia inte é o dia inteiro soltando um vídeo como é que você lida com essa questão assim de tempo e família cara cara é é uma coisa muito complexa primeiro eu agora Eu agora tô
Licenciado atualmente tem quanto tempo que a gente tá licenciado Rita eu e minha esposa tem desde novembro né nossa já tem dois meses então né tem dois meses então assim a a eu trabalhava dando aula tenho duas matrículas na Prefeitura de Macaé uma é de professor e a outra é de biólogo então assim tempo era uma coisa que não existia como é que eu trabalhava numa maneira totalmente antinatural e nada saudável madrugada dentro Eu tenho uma Cortininha no meu quarto que ela levanta 4:30 da manhã ela é automática 4:30 da manhã ela levanta pro dia
para eu acordar para ir trabalhar né eu acordo 5:30 para poder mear para ir trabalhar quando o sol nasce acordo mais ou menos 5 horas 5:30 então a cortina abre 4:30 da manhã para poder o sol nascer beleza para mim aí velho eu começava vind eu dava aula Vinha do trabalho ia ia pro parque onde Eu eu chefiava o parque e chegava em casa aí quase 8 horas da noite começava a fazer meus vídeos pro dia seguinte editar e tudo mais rotineiramente 4:30 da manhã curtininha fal Caraca velho eu tenho que dormir para acordar 5:30
dormir PR acordar 5:30 não dormia ia dar aula virado virado isso foi ao longo dos anos ao longo dos anos e era o que tinha velho porque assim quem quem começa nessa área sabe Que qualquer graninha que que entra Extra pô é uma grana no final do mês que ajuda para caraca sim e a gente tava com a casa para pagar Tinha um monte de coisa para fazer nossa cara é só bomba então foram anos dessa maneira dando aula virado e tal etc e tal agora eu vivo só da internet agora com canal eu me
permitiu viver Então hoje eu tô licenciado e tirei minha esposa também de licença consigo viver da internet tranquilamente bem vivo Beleza não preciso mais do do Talvez um dia né de repente eu peguei licença em vencimento por do anos prorrogado por mais dois Mas dependendo do ritmo nem volto e largo funcionar público claro que ninguém quer largar mas cara tá chegando nesse nível e o que que eu fazia com os meus filhos sábado é fundamental que a gente saia junto eles são muito praos a gente tem essa cultura lá no Rio né e os meus
filhos são muito ainda bem Pelo menou a minha esposa então eu tenho um carrinho 4 por4 um Tracker velinho 2008 mas que funciona bem na areia e tem lá um parque que é fenomenal que é o gigantesco Parque da re batiba Eu gosto muito de então no meu carro eu já tenho lá uma um engradado tipo de mercado Sabe sei nesse nesse engradado eu tenho a cuscuzeira com tenho cuscuz tenho a uma panelinha de arroz tem arroz com alho em conserva né Arroz ali com uns dentinhos de alho eu tenho cafeteira tem o café tem
o açúcar tem o que você imaginar eu tenho naquela caixinha e a de cima tem uma churrasqueirinha e lá é permitido Ok você pode fazer o churrasco determinadas áreas claro eu já botava aquilo no carro já criançada pá meio-dia Geralmente eu acabava de trabalhar Sexta aí trabalhava mais de manhã sábado então até mediaa tá livre pega a família bota no carro e o local não pega Internet e aí você fica e Os locais que a gente vai com 4 por4 muitas das vezes né não tem ninguém a galera não chega não chega então meu irmão
é a natureza inteira para você ali com eles e aí me irmão já levava minha cervejinha e aí já já ficava no Grau a Rita dirigia de volta que eu não não dirijo aí a gente ficava até de noite a ver a lua ver as estrelas ver enfim é a maneira que a gente tinha de se encontrar e aí a gente sempre brincou muito com isso né porque a gente vive em Mundo à parte eu vivo num mundo a minha esposa vive num outro mundo cada filho vive num outro mundo e o nosso mundo na
nossa intercessão era no sábado aonde a gente não tinha que dar resposta para ninguém internet lá sem internet sem seus amiguinhos é só nós e foi a maneira que eu arrumei de de de viver com eles e e passear e Inclusive eu e minha esposa que estamos muito ansiosos para vê-los porque a gente tá mais de uma semana aqui em São Paulo Aperta né é engraçado a gente ficar um dia fora da moleque né ass fil hoje mandou eu te am de manhã que Caraca velho [ __ ] e você acha que [ __ ]
como é que tu fica que tu fica toda hora a gente liga como é que você estão filho você acha que o sábado assim é é o suficiente assim Não nunca é nunca é suficiente nunca é o suficiente ainda mais que e eh vocês T filho né tá tá com quantos anos seus filhos 2 8 e 10 2 8 e 10 10 e 9 você você tá você tá vivendo a Fase que eu tô vivendo você tá começando a chegar lá você é tudo pro teu filho e paraa tua filha você é tudo pros seus
filhos até os 10 anos você é tudo para eles se é o herói deles eles ficavam meus filhos Ficavam falando Pai você é tão forte tão forte que consegue levantar Aquela aquele banco você tão forte que consegue levantar a mesa então assim para eles eu era aa uma imagem dessa aí eu dirigia você é tão Forte tão forte que consegue quebrar aquela pedra Claro meu filho você tão forte tão forte que pega aquele cavalo ali pego meu filho então assim eles TM essa ideia de herói só que quando chega aos 10 anos que você é
o número um da fila você já começa não ser mais o número um da fila porque começa a vir outras pessoas que também são interessantes um gamer que teu filho segue Pô o Cristiano Ronaldo também como É que eu vou ganhar dele manoo Ronal Ainda bem que não conheceu o Rodrigo Hilbert né cara porque aí vai ser um problema sério né né meu irmão então tu começa a migrar da fila tu do número um tu é número um cara você é número um daqui a pouco tu não é uma número um não velho e assim
vai velho daqui a pouco são eles e a fam deles e assim sucessivamente e o que que eu penso eu penso o seguinte agora é o momento de Você construir o futuro com eles porque do tipo assim nós temos esse essa obrigatoriedade de est junto pelo menos um dia na semana e tá na praia é uma obrigatoriedade e eu quero manter essa obrigatoriedade até os netos e o que que der Porque eles estão começando a se você não criar vínculo agora você não vai criar depois eu vejo muita gente criando Filho assim tipo não tô
trabalhando agora e depois eu eu vejo que dá pois que eu aí tu vai ver pai Abandonado mãe abandonada porque não criou vínculo aonde tinha que criar a gente faz questão de conversar a gente faz questão de sair junto faz questão de bater papo junto meio que meio que se tornar um pouco autossuficiente juntos os meus pais fazem isso comigo leg meus paos faz isso com P tu quer melhor dia do que ir pra casa da mamãe minha mãe cozinha para caraca velho minha mãe cois PR Caraca não tem igual não é porque minha mãe
não mas mãe ó ninguém coisia Melhor que a senhora cuscus minha mãe faz kbe de minha mãe faz um Ki de bandeja é meso Car Ah tá ligado é descendente ês é dá para É sim sim você tem dá pr pelo nariz dá para você ver né cara a minha mãe cozinha ela faz mais comind das áre porque inacreditável velho inacreditável Meu nome é Henrique Abraão Charles então Abraão é já tem aham Já é brima então inacreditável aí a gente se junta para comer a comida que a minha Mãe faz isso reúne a família de
certa forma você tem uma obrigatoriedade Então é assim que eu resolvo S os molequ pira com os animal também tipo assim eles já entende tudo já né rapaz casa de pedreiro casa de ferreiros PED de pau Ah não F meus meninos eu tenho diversos vídeos aqui eles fica louco tipo assim pai a e olha que eu nem sei nada só que eu ainda sou herói olha essa Aranha que vocês acham Aranha Qualquer bicho lá em casa na fazenda e trem Olha isso aqui Que que é eu vou lá né Eu sempre eu ão o nome
de todos os animais na minha cabeça tipo assim olha o tamanho dessa Aranha que que é isso aqui pernas longas é uma aranha pernas longas essas Aranhas São importantíssimas que elas são cadim é e tipo assim mas você entendeu Tipo eles ficam louco para achar um bicho para me mostrar para mim falar qual que é entendeu o dia inteiro mas acho que é por conta do costume que você colocou neles de na roça desde pequeno né tal Cara meus filhos desde pequeno a gente pega tudo quanto é bicho bota na mão deles Cara eu já
não faço isso Mas eles já estão assim tá Tá pai tá pai já botei a mão pronto tá pô e você tem isso também desde pequeno você pega tudo assim sapo morcego Cara eu acho isso impressionante n eu nasci biólogo eu nasci biólogo nasci não não eu não me tornei eu nasci biólogo era impossível para mim fazer qualquer outra coisa possível só para Você ter uma ideia a minha irmã sempre conta umas histórias muito eu fazia a minha irmã minha irmã mais velha a Débora que é assim eu tenho muito carinho pela minha irmã e
eu agradeço muito a paciência que ela teve porque ela que me olhava e eu era um garoto bonzinho também ela sempre falava isso nossa você é sempre bonzinho eu vejo isso no meu filho meu filho sempre é bom ele é bom não importa o que acontecer ele vai est do lado do bem É a natureza Dele sempre sempre odeio Justiça odeia ele tá sempre do lado do bem e então el ela me olhava com todo carinho eu fazia ela andar uma rua Longa em Friburgo né sou nascido em novo Friburgo uma rua longa porque era
uma rua que era meio tinha areia não era asfaltada e tinha os Pinheiros que eu catava lá as pinhas e tal então eu sempre gostei de natureza mas uma vez Eu fiz uma mal criação a ela eu Eu mordi a mão dela porque eu passei em frente a um aviário eu não podia Passar em frente a um aviário ou algo lóg aqui de ação que eu queria ficar vendo os bichos aí eu agarrei lá Fiquei vendo aí nesse dia Eu mordi a a mão dela Nossa foi uma tristeza muito grande para ela Porque pô se
bonzinho cara então é esse nível eu nasci biólogo eu passava o dia inteiro vocês são da minha época vocês vão lembrar disso aí David anorg e o mundo animal na TVE TVE passava era o dia inteiro aquilo ali a minha infância inteira não tinha internet pô minha Infância inteira era lendo o aquela coleção conhecer sim Capa Vermelha na minha era azul azul azul antigona mesmo e tinha lá em casa uma uma revista cham dois bichos lembro também a o dia inteiro com aquilo eu tenho até hoje tá chocolate surpresa chocolate nossa cara como eu ganhei
eu ganhei um álbum surpresa a minha irmã eu te amo eu era moleque e aí de repente Chegou uma correspondência lá em casa Quero falar com o Henrique o carteiro né quero falar com o Henrique aí o Henrique tudo né E ela rindo para caraca que que tem Olha tem uma coisa para você que uma carta aí ela nossa chegou uma carta para você no que que seria criança né aí ela ela ela você escrevia lá pro surpresa e chegava o álbum pô não lembro dis aí isso não sabia Eu acho que eu me lembro
disso que aí você como tipo assim a cada chocolate vinha com card card com um cartão assim com animal e atrás falava Então aí você podia pedir o álbum aí o álbum vinha por correio para você colar que da hora cara o o o chocolate surpresa então era era nesse nível filme Crocodilo dand mais ou menos isso aí o o o filme o filme adorava o crocodil dand quando chegou no no no segundo grau foi um pouco complexo porque você assim você vai ficando adulto você tem que ter responsabilidade né velho E aí meu irmão
todo mundo para mim ó tu Não faz biologia não que tu vai morrer de fome é [ __ ] isso faz biologia não que é não era mentira né não era Men ganha cara hoje eu vejo as profissões todas niveladas sim tá todo mundo nivelado o cara fala pô maiolo ganha mal tá mas um dinheiro também o o professor também todo mundo ganha equivalente agora hoje em dia mas a Biologia não era uma profissão muito regulamentada sabe você não tinha hoje você tem um equipar equiparar sal nãoa lugar tipo assim Você vai trabalhar onde onde
E aí geralmente era só concursado hoje você tem um monte de de coisas para você fazer na Biologia principalment principalmente venda de projeto Ah E aí cara chegou no segundo grau Falei pô vou fazer alguma coisa que tenha um retorno rápido fazer técnico em química só o que acontece eu sempre fui muito bom nas ciências naturais física química e biologia é comigo mesmo pá então eu sabia tudo de Química tudo de física e acabou Só que tem um detalhe eu não lembro mais nada de química e eu não lembro mais nada de física biologia não
Biologia não precisa de estudar velho biologia eu não preciso de estudar fui na numa aula li um livro assisti uma palestra já era nunca mais esquece nunca mais sai na minha cabeça qualquer biologia botânica também deixei meos botânica não Sim eu sou bom em botânica para car é mesmo [ __ ] Se se eu não fosse zoólogo eu seria Botânico E aí o que acontece [ __ ] velho eu vou vou fazer aquilo que eu gosto que eu não que que eu vou ser o melhor ou vou ser mais um que se eu fizesse química
eu seria mais um na Biologia não eu mando saco para caraca tu pode vir aqui fazer entrevista comigo eu vou fazer de cabeça eu abro Live e vou te falar de cabeça e a galera fica bolada com ISO eu tenho a memória Eu tenho uma memória cara que é inacreditável para Algumas coisas porque ela é seletiva também para outras coisas não vou lembrar nada agora tem coisas me irmão que eu vou lembrar vou ver o filme ali eu vou lembrar da cena do filme daqui a 20 Anos 30 anos eu vai tá na minha cabeça
biologia assim falei P eu vou ficar onde eu vou ser o cara ou vou ficar onde eu não vou perder depois vou ficar na Biologia não tinha outra E aí fui fazer biologia me fodi muito nessa vida da Biologia porque dei muita aula você tem que sustentar casa criança chora você tem que botar grana ali você tem que trabalhei dei muita aula na minha vida muita aula mesmo trabalhei muito como biólogo fui muito desrespeitado e muito homenageado muitas vezes e hoje estamos aqui cara hoje estamos aqui sendo reconhecido nacional e internacionalmente sua escolha foi correta
Não viveria Eu Não viveria feliz em Outra profissão isso Não depende dos prêmios né os prêmios são só reconhecimentos na verdade né o os pros são só reconhecimentos mas para chegar ao reconhecimento é porque tá muito visível né cara s tá muito tá muito tipo assim Caraca velho tá indo bem tá indo bem cara claro então foi assim que a gente chegou na Biologia eu já tive a oportunidade de ser de fazer ser subsecretário de ambiente quando eu consegui a construção de um parque natural e isso para um biólogo Eu acho Que eu nunca mais
vou conseguir isso na minha vida que foi o ae da minha carreira pô construir um parque mano isso não é fácil não Pois é como que é você cerca o parque você coloca as coisas dentro delimita essa história é muito legal eu fui subsecretário de ambiente fui chamado eu trabalhava com o biólogo no Parc tá lá lá em Macaé lá em Macaé e aí o o secretário precisava de um biólogo e falou Pô cara vou Precisava De alguém e me chamou falou Pô eu quero que você venha e me ajude né aqui na na na
secretaria vamos ver o que que a gente faz e tal é vamos vamos vamos de repente fazer um parque aí eu falei beleza só que os projetos que os caras tinham eram projetos assim muito muito além do que era possível como por exemplo construir um parque entre ri das OAS e e Macaé cara são dois municípios diferente velho que tem que fazer seu Iné o estado não é o município E aí cara eu eu fui trabalhar com uma amiga chamela para trabalhar comigo stigal e a gente pensou começou a pensar Olha a gente tem que
fazer isso numa numa área que seja mais pobre cara porque só tem só pro lado de cá na Zona Norte de Macaé velho tem que ter uma outra coisa lá aí lembramos do projeto do do do Parque da reinga do Barreto né de fazer fazer alguma coisa ali que tinha uma proposta para ser um refúgio Mas não Parque aí ó ficamos assim ó quietinho velho pegamos E começamos a fazer o projeto consegui audiência aquilo era terra do INCRA eu consegui audiência com depois de muito tempo depois do projeto já pronto com tudo lá consegui audiência
com o vice superintendente vi superintendente era um cara um cara negro alto cabelo branco com bigode assim Parecia um barão cara o cara par é assim figur uma figura que Você não consegue esquecer icônica mesmo icônica bigodão assim parecia aqueles Barão da foto cara aí eu cheguei lá e falei assim olha ele não ele falou você você tem 15 minutos para me convencer í Beleza se contar que já tinha um monte de projeto pedindo aquelas áreas lá é áre que vale bilhão tá é área que vale bilhão aham e tinha um Porto para ser construído
hum ali perto em frente falo porque financeiramente já né Porto Um porto em Frente Aí eu falei com o caro lá vai vai ter educação isso tudo na minha cabeça tá lá nós vamos fazer Educação Ambiental lá nós vamos fazer vamos chamar as crianças lá nós vamos preservar lá tem o sabiá da praia falei muito do sabiá da praia que era uma ave né que tava sendo muito caçada foi a primeira á ser caçada falei da importância de uma Restinga e tal falei tudo isso PR pro cara 15 minutos e o cara só ajeitando a
barba cara eu lembro disso até hoje ajeitando A barba bigode do barão aí quando acabou Ele não tudo bem aí eu levantei ele ó essas terras vão ser sua aquilo bateu na cabeça assim eu falei Caraca Veli [ __ ] seria um sonho Vel um biólogo criar um parque ok fui embora morreu assunto eu lá com a Érica com a equipe e tal isso já foi tentado por muitas vezes era um sonho né Beleza Fiquei quieto na minha mas não falei nada para ninguém porque existiam Algumas uns outros projetos lá querendo ONG etc e se
aí se eu falasse alguma coisa poderia atrapalhar muito Fiquei quieto lá quando chegou em dezembro meses se passaram quando chegou em dezembro esse cara me liga ele era vice superintendente o superintendente ficou de férias e ele assumiu vem pegar o documento Caraca não achei que tinha tirado o projeto V vem pegar o documento irmão [ __ ] velho aí eu P aqu aquilo foi um momento Emocionante para carac porque meu irmão veja você sendo um biólogo você criar um parque natural pelo menos ser o cara que faz o gol Claro que tem muita gente envolvida
no projeto né mas tu é o cara que fez o gol você zera a vida velho [ __ ] quando é que tu vai fazer uma coisa dessa de novo Tu foi tu meu irmão você é biólogo dentro na tua profissão tu cria um projeto que vai criar um parque que vai preservar a natureza preservar a vida vai melhorar a vida das pessoas Quando você faz isso você zera zera o game aí eu [ __ ] beleza peguei o projeto botei em do sovaco fui lá peguei as assinaturas e tava lá ó Prefeito tem que
decretar que é Parque Tom um trâmite para fazer até hoje não finalizou mas já tá decretado já é ninguém é maluco de decretar entre aspas aqui tá galera aí voltei pr pra secretaria só quando chegou lá cara que Ninguém sabia tá a gente Manteve tudo em off para não ter problema já cheguei com a parada pronta n crce o oi que queria né até porque aquelas terras valem bilhões Vale grana Néa vaier na beira da praia São 30 hees na beira da praia é é é enfim tá aqui o projeto meu irmão quando o secretário
da época viu cara foi horrível V foi horrível foi horrível por porque você tinha um empreendimento de um porto para ser Instalado na frente e aí o cara tu quer me [ __ ] [ __ ] tu vai [ __ ] e aí assim vai dar dinheiro para caramba porque já tinha boato de que a gente tava conseguindo o documento e alguém alguns ali especificamente tinha uma uma bióloga uma galera que botava pilha contra ele caía cara ISO vai ferrar o porto o porto investindo uns 6 bilhões e eu cara Óbvio que não vai ferrar
o porto Isso é uma medida mitigatória velho a medida de compensação Isso vai ser Melhor Olha o Porto do Açu que tem lá eles eles tem um parque lá cara que eles ajudam Isso vai ser muito melhor mas enfim não entendeu não entendeu o que eu tinha para falar ficou um clima horrível desde aquele dia a minha existência na na na subsecretaria foi muito ruim muito ruim não falava comigo fechava a cara e foi muito ruim ambiente txico ambiente ficou tóxico para mim mas era uma grana que eu Precisava muito né um grana Extra que
apesar de ser concursado uma grana Extra que vinha enfim vamos lá ok vamos levar na vida vou recebendo o meu e fazendo o que dá fazendo os meus processos tinha que fazer um belo dia depois de um tempo quase um ano depois com clima horrível um ambiente tóxico para Caraca nunca mais eu quero algo tão tóxico na minha vida ele chega e fala assim vou ter uma reunião com o prefeito Vou levar aquele nosso projeto a eu quê é porque aí a gente pode fazer ó eu tive uma ideia is pode é uma medida uma
medida uma medida mitigatória pa assim [ __ ] filho da [ __ ] São Paulo meu irmão eu se que ele levou pro prefeito na época o prefeito é é um cara técnico também parece que ele leu Ele leu o projeto em em em 15 minutos falou [ __ ] tem por que que isso aqui nãoa não é Parque Olha aí velho Aí Fom festa velho aí quando fez o decreto o decreto Opa cumprir minha missão Ah e depois e ele reconheceu então tenho toda a minha amizade aqui para ele agradeço muito é assim mesmo
que funciona cada um tem o seu pensamento ele tem todo dia era meu chefe Meu chefe é chefe mas depois reconheceu tudo e me botou como chefe do Parque tirou da secretaria vai vai vai vai ser chefe e e nesse parque que não tinha nada mas tinha tudo Mas tinha tudo a gente conseguiu fazer aí que que pelo menos recebêssemos 5.000 crianças por ano lá para fazer p educação ambiental vinha muita escola e foi muito legal as escolas vinham fizemos isso por anos e tal depois eh eh ficou ainda nessa medida mitigatória porque o porto
ia se instalar quando o porto foi se instalar eu criei um um projeto né porque assim você tem que dar o aval se pode ou se não pode Uhum que que vai poluir que que não vai Então na época eu lembro que a ideia era cara tem que pedir alguma coisa pro parque um banheiro uma coisa não pera aí não é assim que funciona Até porque quando você é funcionário público você sabe que tu vai continuar ganhando o seu então eu não vou riscar meu minha carreira para assinar por qualquer coisa me me mandar embora
não pode então não vai ser um banheiro que eu vou pedir E aí eu minha esposa me ajudou Muito nesse projeto a éca stig também me ajudou muito a gente ficou aí mais de 3S meses de madrugada e vendo quais são os impactos ambientais que um Porto poderia trazer porque assim você num repartição ppada você tem que trabalhar mas você precisa das de ter uma internet boa você precisa de ter umas coisas eu tinha que fazer em casa então é madrugada velho eu trabalhava lá de dia e de madrugada ia fazer projeto fiz um camasso
desse tamanho aqui Dizendo tudo de ruim que um porto pode trazer no mundo inteiro desde a inundação desde supervalorização do local desde e sei lá invasão desde tudo quanto é coisa negativa que um Porto poderia trazer trânsito qualquer coisa tudo se imaginar e tudo quanto coisa positiva também e quais eram as medidas mitigatórias quais eram as medidas mitigatórias o que que seria necess PR porque assim a gente tem que começar A ter analistas que fazem projetos não é só negando mas sim dizendo comoendo não pode mas aqui assim não pode mas assim pode se fizer
então foram Caram desse tamanho e você acha que dá para fazer isso em tudo cara eu acho ho a gente vê muita gente negando assim né não pode não pode não pode vai travando todo mundo ali cara isso aí a gente vai ter que fazer um um uma mudança muito grande na na no Brasil para que isso para que isso aconteça a gente vai ter Que começar a treinar os técnicos para isso a gente vou chegar aí vou vou falar sobre isso que é um assunto muito interessante falei isso até lá no no no no
Ventura e aí o que acontece tudo quanto foi medida mitigatória eu coloquei e meu irmão os caras aceitaram tudo falam não então a gente vai fazer aí Eh vamos botar ciclovia vamos dar dinheiro para construir uma sede Nova Vamos fazer vamos tudo passou em audiência pública Da hora cara só que não foi feito a que o parque o porto não se instalou mas não foi só um banheiro que a gente conseguiu a gente conseguiu um projeto aprovado que tá lá parado esperando ver se vai acontecer ou não de que olha tem que fazer isso então
são coisas que a gente vai tentando e isso foi assim eu acho que da minha carreira da minha carreira como biólogo foi a minha maior a minha maior feito maior feito agora você tá falando do então estamos junto aí galera Do Parque Espero que um dia ele venha receber um investimento muito legal comece a a funcionar um abraço para todo mundo aí da Prefeitura de Macaé da administração atual do governo atual um abraço para todo mundo o o técnico ele tem que o o o lance dele é da é dar o sim ou não Não
é obrigação do técnico propor um projeto não é nossa obrigação pessoal vamos dar um exemplo Claro capivara Filó vocês lembram do Educ demais então você chega oo processo em você para resolver o problema porque geralmente quem te denuncia sempre quem te denuncia é vizinho ou teu amigo do lado é É raro né o troço vai vai crescendo então é alguém que participou que viu aqu lá né não chou uma denúcia send ter visto nég lá Alguém de lá que denunciou a denúncia chega meu irmão na mão do técnico se o técnico não responde se vai
para ministério público e no Ministério Público o cara falar você fez o quê tu deixou capivara lá então você vai tomar por que que você fez isso então o técnico não tem o que fazer ele tem que resolver ele tem que resolver Não tá errado agora ele chegou lá tinha que ter um outro setor um setor educacional um outro setor administrativo que analisasse esse tipo de caso por exemplo capivara tava lá no no né do ribeirinho na casa do cara OK o Cara tá ganhando dinheiro com animal silvestre não pode é lei adiantou pegar a
capivara levar para un setas não porque não tinha nenhuma não existia nenhum programa de reabilitação naquele momento sendo feito parauma estrutura né pronta tinha nada pronto para receber o bicho o bicho não é um bicho que tá em extinção nada disso etc e tal e causou um transtorno muito grande entre o Ibama e a população podia ter passado por um setor Educacional do tipo ó você vai ter que tirar os vídeos da Capivara e você vai ter queer aqui uma série de vídeos que você não pode pegar animal na natureza e e vai pagar uma
multa do que fori que a gente acha que tem que pagar acabou o problema velho porque acabou o milho acabou pipoca se o cara ama o bicho se o cara ama o bicho de verdade Ele vai ok vou trabalhar aqui na na minha própria local eu vou tentando Fazer reintrodução se possível for vocês vão me orientando eu vou fazendo os vídeos e acabou não boto mais vídeo porque a gente sabe não tô falando que se o caso da genen não tá Até porque não sei se foi isso mas mas a gente sabe que tem outras
pessoas que vão pegar e não H uma bicho porcaria nenhuma tá só com o bicho ali na internet para ganhar dinheiro se você proíbe o cara de botar o bicho acabou o milho acabou a pipoca aí rapidinho ninguém quer É mas aí não o ibom compra uma briga desnecessária com a população compra briga desnecessária e a população fica contra um setor que é extremamente importante fundamental paraa preservação ambiental então então Cadê o setor do técnico que vai pegar não só aquele processo administrativo mas dizer para ele ó vamos tentar trabalhar isso aqui para evitar um
problema maior a gente pode aqui de repente fazer uma medida mitigatória Para evitar esse problema então então é isso que a gente tá precisando no Brasil vou dar um exemplo Claro prefeitura toda prefeitura ele tem um engenheiro tem um topógrafo pá você vai lá e constrói no teu terreno Tu comprou o terreninho tu parcelou aquele terreninho em 30 vezes que que pobre é assim velho sou pobre Eu sei como é que funciona a gente quando vai comprar 30 anos uma coisa a gente compra 30 anos e é sempre assim não porque um Dia vai ter
asfalto aqui não porque um dia vai ter água não porque um dia vai ter não um dia vai ter oxigênio aqui eu vou vir aqui velho É é mais ou menos assim que a gente a gente [ __ ] velho só pobre velho eu sei como funciona o cara não tem grana para pagar um um um um arquiteto um engenheiro para avaliar aquilo lá ele vai vai construir de qualquer maneira e se ao invés disso as prefeituras que vão lá depois multar o cara trabalhar sem o contrário do tipo Olha eu tô aqui vou fazer
um pedido para que um engenheiro vá o meu o meu terreno um topógrafo e tal o cara vai lá e dá uma cartinha para ele Ó o seu terreno tem uma inclinação x ou Y você pode fazer uma construção onde a fossa seja assim assado você pode fazer uma construção de até tantos andares você pode fazer uma construção com com uma cartilha cara que que custa isso pra prefeitura nada nada nada você acha que não gera custo pra prefeitura fazer isso É baix temai é irrisório porque de certa forma o cara já paga o IPTU
se ele paga o PT ele e teria que ser um direito dele você vai construir você paga 300 taxas pra prefeitura só o que que a prefeitura de dá Em contrapartida das taxas que você paga multa multa [ __ ] é mas é isso você entendeu eles já estão cobrando e assim só para completar isso aí e o que você tá falando É muito lógico o governo hoje você falou assim pô não tem um órgão que fiscaliza o o fiscal vai lá e Tem que falar assim o técnico tem que falar se sim ou se
não senão depois ele vai se ferrar lá na frente se ele não age eu nem acho que tem que ter mais um órgão ou mais alguém para fazer isso é que o governo hoje ele não tá preocupado em resolver nenhum problema el tá preocupado Só em fiscalizar mas ele não dá soluções ele dá só multas ou problemas então Então não é sei se criar um outro órgão e resolver entendeu vai criar um outro negócio para falar assim Ó dá outra muta ou d outro trem porque solucionar é nada o caso da casa que você tá
contando os caras já existem já exist os funcionários já existem é só criar o setor o setor ele é nominal Os caras estão ali é do tipo assim e eu tenho aqui um setor de arborização que ele tá ali já uhum dentro desse setor Eu quero um eu quero que tenha uma pasta de e eh informativa educacional do tipo instrutiva vamos botar um nome instrutivo então o cara chega na Prefeitura ele dá o nome dele marca o horário e a equipe vai lá e leva para ele tudo documentado você ó se você quiser fazer alguma
coisa aqui você vai ter que você vai cortar a árvore tem que ter isso aqui se você for fazer a casa tem que ter é só entregar cê às vezes pode não precisa nem do cara ir lá pode ser online dependendo do terreno porque a prefeitura sabe onde é o terreno ela Ó daqui você a documentação é essa ó que você precisa é isso pronto o cara tem na Casinha dele guardada velho meu irmão é assim que que a vovozinha é assim que que a gente vai fazer que pobre faz isso vai pegar Tintim por
Tintim vai botar lá ó tem que cumprir isso checklist tem que ter isso ó posso fazer isso na porta da geladeira na portra da geladeira ó temos isso E aí você vai evitar uma multa depois uma fiscalização depois uma casa caindo depois ou algo parecido falar que tá irregular falar que tem que refazer então para você ter um um técnico que Trabalhe dessa maneira é preciso mudar o nosso entendimento de trabalhar inclusive isso tem que vir Desde da faculdade você tem que vir des da faculdade porque por exemplo eu eu fiz biologia na Biologia você
via lá os caras que eu não sei por que foram fazer Biologia O cara vai lá para abraça árvore e acha que tá salvando o mundo não é assim existe um empreendimento biologia ciência velho biologia ciência Eu quero Que os biólogos sejam respeitados como cientistas como técnicos e cientistas o cara que chega lá para abraçar a árvore e acha que salvou o mundo que Abraça a árvore só tá falando merda então assim você não tem essa visão empreendedora dentro da universidade e depois você quer que os caras se virem no mercado de trabalho sendo que
eles não têm mercado de trabalho eles precisam construir o mercado de trabalho sim é feio dentro da faculdade de biologia se alguém decide Sei lá pô tá vendo ali o pessoal jogando coco fora eu vou pegar o coco vou secar a casca Vou pegar essa casca fazer um chave vai vender na sala de aula o outro vai olhar para você e falar assim nossa só pea em dinheiro aí velho só que a preservação é matemática mesmo é tem que tem que ter o contraponto junto senão não vai né cara tem que infelizmente as pessoas saem
da faculdade eh e acaba não não vendo isso lá dentro né A maioria dos empreendedor a maioria dos Empreendedores dentro da biologia os caras nem eram biólogos velho os caras começaram a ver e entendeu Ó tem grana aqui Turismo ambient uma delas então a gente precisa também de treinar Isso não vale Só paraa biologia não isso vale para tudo quanto é Universidade você não treina os caras para o mercado de trabalho você treina os caras para para passar num concurso para você não treina o cara para ser um empreendedor é o cara sai lá e
fala Agora eu vou dar aula vou vou vou virar professor universitário é é é o ápice né É É o ápice mas só que se o cara CONSEG empreender e ganhar grana com isso ele emprega outros se eu ten um cara que tem uma visão empreendedora dentro da biologia é claro que isso não é santo grau Ok sem hipocrisia Isso não é um santo grau a maioria dos empreendedores falem mas alguns Alguns dão certo o empreendedor que dá certo ele emprega o outro profissional até porque por Exemplo educação Eh o cara que faz turismo Ecológico
eu tô vendo aí o pessoal ocupando a área do biólogo poderia ser alguém lá contratado para fazer um um turismo ambiental algo parecido Nossa então tá faltando isso dentro da Universidade pro cara ensinar pô como é que é o mer como é que faz como é que eu posso empreender um marketing tá faltando tinha que ter um marketing dentro da biologia pro cara sair da biologia e Entender o que que um biólogo Henrique faz para se promover o profissional que não se promove hoje não vai cara hoje um profissional hoje um dentista que não tem
Instagram né ele não ele não não vende cara sim e E aí você vê um nutricionista que tem e tá vendendo mais do que um médico formado há anos aí por isso que a gente até falou mais cedo né que hoje as as profissões elas estão na mesma régua estão equilibradas um Biólogo um físico um nutre um fisioterapeuta ele pode ganhar a mesma grana que os outros velho outro dia uma menina uma bióloga eu esqueci o nome dela mas ela tem tem o Instagram o pessoal deve botar embaixo ela viu os meus vídeos e ela
faz peça manualmente peça didática de órgão de inseto de faz peças didática Menina veio me agradecer porque agora ela ganha dinheiro vivo disso que da hora velho vive disso não Graças aos Seus vídeos eu percebi que eu não posso ficar esperando e hoje ela tá uma empresa de venda de produtos biológicos no qual ela mostra ali órgãos animais etc ela reproduz aquilo ali pr pra pessoa poder resina didático que massa mano cero essas coisas tudo que precisar ou seja todo mundo tem alguma coisa que pode de repente melhor extrair da profissão você não pode esperar
a sua profissão ser só aquilo que você aprendeu por isso que você tem muito Muita negação dentro da profissão eu vou dar um exemplo Claro eu sempre peço ajuda dos meus amigos da da biologia nós precisamos de preservar o meio ambiente mas o meio ambiente não vai ser preservado se não tiver comida na mesa Projeto Tamar foi um grande exemplo os caras eram Caçadores coletores de ovos de tartaruga ser sincero o cara pega ovo de tartaruga porque ele não tem nem dinheiro para para comprar ovo de galinha pagou esses Caras para poder proteger os ovos
el não sab e e foi esse o grande sucesso do pro jotamar uhum Esse foi o grande su que salvou as tartarugas que que salvou as tartarugas e alguns lugares ainda se come e tal mas Mas foi o que salvou as tartarugas Ou seja você botou dinheiro na mesa do cara na isso preserva quando eu chego para você e falo aqui olha pô descobrimos o captopril com uma pessoa jaraca descobrimos a cola cirúrgica vamos descobrir um monte de coisa ou Seja qualquer um de vocês qualquer um que tá assistindo a gente vai entender que a
floresta em pé vale mais que a floresta deitada só que e o ribeirinho que tá ali velho na floresta e você fala para ele a floresta em pé vale mais que deitada Ok mas quando ele vê uma ávore ali e ele pode cortar aquela ávore fazer carvão e comer o pãozinho dele no dia seguinte que vai destruir Cara às vezes ele tá fazendo ali uma destruição que poderia salvar a humanidade ele poderia Descobrir um potencial biotecnológico ali daquela ávore que tu nem sabe mas ele precisa comer sim então o nosso desafio hoje O Desafio dos
biólogos hoje na minha concepção e é o meu maior desafio é como como fazer com que esses caras ganhem dinheiro preservando eu vi uma vila de pescadores isso é muito louco velho e os caras viviam da Pesca nessa vila né e de repente peixe acabou não tinha peixe mais no lugar sabe e e não Ter peixe lá desencadeou outros problemas também não foi só o problema econômico teve um problema ambiental lá também e eu não sei quem que chegou e fez um trabalho com esses pescadores né e ensinou eles técnica de mergulho técnica de empreendedorismo
tudo e os caras começaram ficaram um tempo sem pescar Ah isso é uma parada que eu acho muito [ __ ] a natureza Ela é Incrível né velho tipo eh a gente demora anos e anos para Acabar com a natureza mas se você der um time para ela ela se recupera muito mais rápido do que o tempo que a gente demorou para acabar com ela é igual o nosso corpo mesmo né E aí ficou pouco tempo sem pescar e os os peixes voltaram pro lugar cara e os pescadores começou a ganhar grana com mergulho fazer
passeio mergulhando lá começou ter turismo na região lugar é bonito para caramba os caras hoje ganha grana com outra outra Parada e eles nem permitem mais que pesque lá no lugar lá cara isso é uma coisa que me irrita bastante eu vou vou te falar por quê vamos comparar o Brasil que tá aqui na América do Sul a América do Sul é inigualável inigualável não tem igual no mundo e eu vou te explicar porquê e é por isso que às vezes me irrita um pouco os meus amigos de profissão que não tão preocupados em empreender
e ganhar grana fazer com que as pessoas ganhem grana e preservar o Meu ambiente vamos pegar aqui Sudeste Asiático meu irmão cobra bungarus bicho entra dentro entra dentro na casa na Índia entra dentro de casa de noite a cobra sinistra para caraca o cara morre com síndrome do encarceramento morreu nem sabe porque morreu porque ele não tem cama não temc você vai na África pô tu vai tomar banho numa cimba o crocodilo te come telão tem Viena tu vai sei lá Austrália deserto puro cheio de bicho pento tudo te mata Tu vai na Europa um
freio do Caceta você não não aproveita nada tu vai nos Estados Unidos tem urso Pardo tem cobra para caraca Cascavel tudo quanto é quanto é jeito tem pulma que te ataca tem inverno tem aí tu chega aqui você pega tudo quer lugar velho tem o seu pro gelo frio aí chega na América do Sul qual é o bicho que vai te causar problema aqui meu irmão vai alguma onça vai te pegar não vai velho ess dente com onça é a coisa mais rara do mundo el corre do ser Human Corre do ser humano pô para
tu ser pego por um jacar ass tu tem que tá numa área específica num lugar específico dando específico se tu for pegado por uma cobra nem nem são as piores cobras do mundo mas tem tratamento aqui meu irmão em qu lugar do mundo você tem praticamente verão o ano inteiro você tem você pode ir na praia sem problema nenhum Claro existe algumas exceções Mas você vai na praia sem o bicho te pegar nada você vai pra cachoeira não tem um Crocodilo na cachoeira você vai é é com a família porque assim o cara vai fazer
turismo dependendo do lugar na África ele vai fazer um turismo de caça vai lá matar um elefante ele gera dinheiro tem como preservar tem isso é uma outra discussão mas ele vai sozinho e e e diga se passagem para mim é um turismo merda aqui na América do Sul você faz um turismo de imersão que é uma das coisas mais importantes que você tem para o local quando você emerge no local e o Banho é fundamental por que que o banho fundamental porque a água toca o seu corpo inteiro a água te limpa a água
toca o seu corpo inteiro e você relaxa Então quando você vai para algum lugar no Brasil geralmente você toma um banho isso ajuda muito que onde você relaxa onde você se sente Limpo você vê a natureza você pode ir com a sua família inteira você pode ir com a sua família inteira iso é bom tomar um banho de cachoeira por maroso até o espírito né F Fala que lim li alma velho Você tem animais uma flora e fauna linda Aí eu te pergunto por que que nós não somos aí você vê os caras indo pra
França velho para fazer turismo [ __ ] por que que a galera não tá vindo para cá fazer o tu aqui o aqui o nosso grande perigo é dois Car em cima da moto não é falta de estrutura não exato É falta de estrutura e falta de consciência também porque veja se eu tenho um local que tem uma natureza Linda para ser explorada a primeira coisa que a gente faz é desmatar tudo e botar a indústria agora se eu consigo mostrar pras pessoas que aquilo ali é viável que eu posso fazer Empreendimentos que vão acabar
preservando natureza que vai fazer ecoturismo a grana do ecoturismo do mundo poderia est vindo para cá e a gente tá perdendo essa grana sendo que a gente tem o melhor local do mundo a gente não precisa matar elefante a gente Não precisa ter medo de crocodilo a gente não precisa ter medo de nada a gente precisa ter medo de dois caras em cima da Mora isso aí para Então são esses problemas que a gente tem que resolver a gente tem que resolver o problema da nossa segurança e a gente tem que resolver o problema principal
a síndrome do cachorro vira lata que acha que o que é estrangeiro é melhor e o nosso é melhor o nosso é melhor meu irmão não adianta aqui a gente fala com Todo mundo a gente vê as pessoas dar bom dia a gente a gente se interage a gente tem a melhor natureza chupa R do mundo velho mas nós temos a melhor natureza maior biodiversidade do mundo local mais lindo de ir nós temos e detalh em qualquer lugar qualquer sítio e chakara você pode fazer o empreendimento observar aves você só precisa a galera mostrar ó
Tem tantas aves aqui cara que são especiais essa aqui ó nem existe em lugar nenhum só tem aqui endêmico a Gente só precisa de quê A gente só precisa que o pessoal entenda que aquele local é bom que aquele local é funcional e ganhar dinheiro com essa parada que a galera ganha dinheiro com isso só assim a gente vai Preservar é matemático se eu tenho como montar lá uma pousada e montar uma reserva eu vou ganhar dinheiro com a minha Pousada aquela pessoa que tava caçando vai trabalhar para mim numa pousada não vai querer Caçar
Mais não vai querer desmatar mais Porque você desmat tá acaba o trabalho dela mas a par a parada não não fica meio travada na legislação não porque vamos eu tenho uma área ali você entende às vezes às vezes eu tenho uma área ali eu tenho uma uma Matinha ali perto ali eu quero fazer um turismo ali o o meio ambiente não vai liberar isso não hora que tá você tá levando gente aí não pode não tem então o não é que é o problema você percebe é o não é um problema sério o o a
prefeitura o estado e o Governo federal deveriam estar muito mais preocupados em dizer o sim como você pode fazer se você vai você vai fazer ali uma área e que você quer fazer uma pousada ou algo parecido Que tal a gente brincar aqui de fazer uma reserva particular se me dá 50% isso vira reserva particular e a outra você vira um um uma pousada Uhum você vira aí uma um hotel fazenda Sim vamos conversar aqui fazer uma medida mitigatória o que que dá para fazer o que que pode ser Feito pode andar e não pode
levar sei lá né Vai ter fisc cara organiza organiza bonito bonito é um exemplo disso fal lá na nossa cidade cidade lá temach cachoeiras cadastradas 200 você tá ligado Tipo assim igual a Angélica Fernanda fern ela ela fez cara uma coisa fantástica lá ela construiu junto com um parceiro lá uma casa todo tipo aut sustentável ável e tudo sabe Fantástico mapou todas ess cachoeiras com nível de Dificuldade sabe você quer ir nessa daqui o nível é cinco você quer ir naquela ali o nível é dois ó essa daqui dá para você chegar com o carro
na porta da cachoeira e descer com a sua família lá ela é uma cachoeira mais light tranquila de aproveitar mano aquilo ali um pouca coisa assim inou um turismo tão grande na região é impressionante assim os hotéis passaram a lotar os caras e que tem tem os sítios as propriedades começaram também a alugar ali um espaço Para pôr uma barraca para pôr uma churrasqueir e a galera paga velho e a galera paga feliz paga feliz todo mundo paga eu pagaria tranquilamente PR PR para ir no hotel fazenda ir lá tirar leite da vaca Tomar o
leite da vaca ali com meus filhos comer uma comida na lenha feliz velho com tudo lá para ver o cavalinho para ir na cachoeira todo mundo paga então assim é é isso que a galera tem que começar a entender que é natureza porque assim você preserva Assim é a maneira de você preservar porque dessa maneira você não tá poluindo a parada e se tá tendo impacto O impacto é muito baixo tu quer ver um exemplo eu eu dei esse exemplo lá no no no Ventura meu irmão O cara vai e sei lá o cara começa
a trazer turista para fazer pesca esportiva uhum pesca esportiva Ok a pesca esportiva ela é de de baixo Impacto nunca existe zero Impacto Ok nunca existe zero Impacto cara vai lá e pesca com peixe Ó vai machucar a boca do peixe Óbvio é óbvio isso ninguém é burro não saber que isso não vai acontecer alguns peixes vão morrer vão óbvio que é agora olha o que que você ganha por fora você tá levando turista que tá deixando dinheiro na cidade esse turista fica num esse turista vai no bar ele leva a família ele deixa dinheiro
lá no bar na padaria na pousada na farmácia esse turista tá indo pro Rio Ele quer o Rio Poluído ele só pescou o peixe e soltou foi um impacto ambiental para o peixe não ele preservando o rio ajuda na preservação dos peixes Então por que raios Eu vou ficar no Twitter tentando cancelar a galera que faz a pesca esportiva sabe o que que eu acho que a galera não viu ainda e que para mim é o fator principal é que quando você tem esse turismo ali o cara que tá lá fazendo a pesca né esportiva
e tudo mais você já também tira Automaticamente O Predador o homem Predador que ia fazer a pesca lá sabe clandestina predatória do tipo o cara pega rede passa tudo exato não tem entendeu Então assim você tem um impacto tem esse Impacto que é muito menor que o outro ele já impede que o impacto maior aconteça porque se você não tá lá usando isso de forma benéfica né e ter um impacto assim mas olha aqui você já você polici esse lugar sem demanda do estado para ficar Com gente lá olhando todo dia que não vai consegir
sem dem cara uma coisa que eu aprendi no sbio com com com a galera lá inclusive um abraço pro meu amigo Marcelo Peçanha mas eu aprendi muito sobre essas coisas é de que o bom uso inibe o mau uso é isso que eu queria falar você falou melhor que eu o bom uso inbe o mau uso então é do tipo assim eh se tratando de parques por exemplo eu não posso ficar preso a a a a uma legislação que impede as pessoas de Fazerem as coisas você tem que dizer o que pode ser feito vou
dar um exemplo Claro para Parque porque muitas vezes a galera é contra churrasco Sim certo e e o churrasco é uma mer o pode tacar fogo na parada e fica desenfreado é chato de o cara tá com fogo ali agora e se você tivesse uma área para isso uma área adequada porque veja a gente tá acostumado a fazer Turismo e construir as coisas para quem come sanduíche com folha de alface e Faz cooper na na na nas paradas e o e o Pobre velho o cara com a churrasqueirinha dele ele leva sogra o a a
a mulher leva o arroz de casa leva uma farofa uma carninha mais uma cervejinha Velho isso é o custo mais barato para lá no Tracker dele 4 por4 não 2008 eu tô falando eu tô falando da população que chega lá de buzum mesmo se tiver um local adequado aonde vai botar O lixo onde não é permitido o som alto aonde o cara pode ficar não vai ficar desenfreado a parada os parques americanos são todos assim sim bom até aqui você tem uma uma coisa até aqui é outra aqui é preservação integral você não pode vir
e você resolveu o problema Cachoeira churras na cachoeira é uma merda Os caras vão lá polui jogar e se você tivesse um local ali onde o cara pudesse fazer o dele você tem ação ali para retirar o lixo Aonde onde é permitido fazer pronto não vai ter mais em lugar nenhum porque quando você proíbe sabe o que a galera faz vai vai lá para dentro aí tacar fogo na mata o cara vai fazer o cara vai voltar com a carne não vai vai não vai então e se você tiver um local adequado aonde o cara
não vai conseguir poluir aonde ele ten um um banheiro porque Cachoeira no Brasil tu faz o quê o xixin na água o número dois também que a galera faz não tem uma estrutura tu Não tem uma segurança Você não tem um banheiro você não tem nada disso então e tem um perigo ali né Acho que não sei se já viu que você já vi Lógico que as tromba d'água ali né tromba d'água tromba d'água Ah é É o bicho né cara tromba d'água é o bicho V vi coisa horrível com tromba d' água então você
precisa o quê você precisa de empreender precisa de ter uma nova ideia do que que pode o que que não pode eu acho que assim a gente consegue mudar o Brasil aí Para melhor Você é a favor da caça assim se tiver uma preservação dos animais assim deixar um empreender com isso Car essa é uma essa é uma discussão muito Ampla tá muito maior do que o que eu posso falar até porque tem eleição tem votação essas coisas todas o que eu posso dizer é algumas coisas como do tipo olha Imagina você isso aqui é
uma discussão biológica de um técnico que sabe o que tá falando não é de um Leo eu eu tenho um amigo que tinha uma fazenda de caça na África fazenda de caça é você tem uma área muito grande você faz um conglomerado de fazendas E aí por exemplo o cara paga lá . mil para matar um leão nem sei quanto tô chutando aqui para matar um leão cara vai lá ele vai ter todo só para ele ter aquele prazer mórbido de lá e dar um tiro na testa do leão que eu acho uma coisa loua
imbecil né cara isso aí geralmente tá tá relacionado ao tamanho do Mas beleza o Cara foi lá matou o leão Ok pegou o troféu dele gastou o dinheiro lá mas isso fez com que aquelas fazendas ao inv vez de serem fazendas agrícolas elas estão preservando a natureza de alguma maneira porque vai ter eles não vão acabar com os leões que tão extinção você vai preservar todo que tá ali todo mundo que tá ali e vai ter vai ter o seu quinhão de preservação na minha concepção as coisas a gente tem que ir Escolhendo aquilo que
dá o menos pior menos o menos pior é o que a gente tem para fazer É o que tem para hoje tá preservando a maioria dos bichos tá ok o leão tá sendo preservado tá tudo ok para mim não tem problema tá ok Não vou não Vou defender mas também não vou atacar eu sei que isso aí funciona uhum Ok is cífico acho que pior é ser causar a extinção do animal né Isso pode quando você tá lá tá tá protegendo ele tá tá Protegendo o Bicho aqui na América do Sul é aquilo que eu
te falei antes nós temos uma coisa única que é para todo mundo então na minha concepção eu não vejo aqui a possibilidade da caça ser um recurso de preservação não vejo mesmo pelo contrário pelo contrário nem no caso do javalis por exemplo cara esse é um assunto espinhoso para [ __ ] quer não quer falar dele não não vamos falar cara eu não tenho nada perder pode virem cancelamento o que for a gente sabe que Cancelamento não existe porque a educação nunca se cancela nós tivemos aí o a legalização a liberação da caça do javali
não deu certo não diminuiu o número de javalis não diminuiu Não diminuiu Não diminuiu por vários motivos você quando você vai caçar você que é o troféu o troféu maior a maior javal você não quer caçar o porquinho para tirar foto esse aqui é o porcão que é o o bitelo Obrigado o número de javalis aumentou Mas é porque se reproduzem Muito rápido né sim mas a gente teve algumas coisas um pouco estranhas Como por exemplo o aparecimento muito rápido em várias partes de onde eles não estavam no caminho isso daí não foi porque eles
queri iam vender a carne de javali no Brasil e não deu certo ou falar isso não o o o o javali não é só javali não você tem o o Você tem o ax AX que é o servo indiano que tá invadindo aqui agora servo indiano esse eu nem ouvi falar é um servo indiano que tá Invadindo o Brasil velho não vai demorar vai ser uma praga no Brasil o javal crise é uma praga no Brasil é uma praga tem que ser exterminado a caça funcionou não sou contra a caça não são coisas diferentes que
é isso que o pessoal tem que entender uhum tem que exterminar o javali de repente fazendo a caça um pouco mais regulamentada de repente órgãos ambientais junto com os caçadores de repente não sei estimulando a caça Aumentar a caça pode Pois é mas estimular a caça Tu também não faz o cara e eh sabe manter aquele negócio sim sim entendi então um problema é um problema é um problema sério a ser discutido de forma séria mas a preocupação que eu tenho hoje por exemplo é ver daqui uns dias javali invadindo a cidade vai acontecer C
acabando com com Nascente de Rio vai acontecer com os outros animais porque pi impacto ambiental é pior cara então a Caça do javali ela tem que ser dío é uma outra lógica seria Vamos pensar assim teria que é feito quase que uma rastão você fechar uma área ali tem que ser caça de extermínio do javali e não caça esportiva de javali sim tem que ser uma caça de extermínio e isso o cara é um processo muito louco porque envolve um monte de coisa envolve tem caçadores que são sérios isso tem que ficar claro aqui mas
tem caçador que é sacana também Tem que ficar CL lá matar né e às vezes não só o javali então é um problema cara o javali é um problema muito sério ser resolvido e e do jeito que tá não dá para ficar ele tem que ser exterminado só que o problema sério é que você uma hora ou outra vai ter conflito porque tem gente que se dá bem com isso tem gente que é sério que é realmente resolver o problema você tá um problema na sua casa lá tá tá destruindo tudo o cara quer resolver
agora vai ser uma Praga vai ser um problema sério que vai invadir cidade mesmo cara cidade eu não acredito um ou outro vai aparecer o problema tá na nossa agricultura porque vai ter F plantações plantações que destrói né tipo assim dois uma à noite acaba mata filhote de carneiro bicho mata filhote de bezera o bicho caceta tudo não mas a gente tá falando quando chega numa área já Tecnicamente semiurbana que já é dentro das fazendas mas quando ele solta ele numa mata Também cara ele faz um limpo lá cara por que que é tão destrutivo
assim chegar a destruir uma f de tu já viu tu já viu um javali de perto não parece eu se sério ele é bonitão não ele é não eu pensei assim bravo forte entendeu o bicho é muito poderoso a onça não bate n não bate de frente não não não ah eu acho que uma onça por cima e pega e onça vai pegar o filhote vai pegar a fêmea o ferido o machão adulto ela não bate é porque o couro é muito Grosso né cara ele tem Unos dentes assim curvados que se eu já vi
ele furando pneu cara fura pneu Então tu já viu o que que acontece com o cor da onça a onça não bate de frente com javali javali é algo muito poderoso O bicho é poderoso mesmo é um monstro e ele anda matilhando assim de bando ele anda de bando cara não é só um Ah um javal a onça pega um porque vai pegar os 22 que anda ali junto a onça tá prendendo a caçar javal tá aprendendo a controlar Controlar desculpa não controlar não Ach tá aprendendo a caçar sério existe caso de onças que predar
de avalia onças onças são animais sinistros mas veja se você é um animal que não tem antibiótico para se resolver você não quer se ferir de nenhuma maneira então os predadores eles sempre querem aquilo que é mais fácil um animal mais adoentado um filhote ou algo parecido o machão ela não dá dentro não o bicho é é sinistro para caramb mas é muito louco que você Falou a onça tá aprendendo a caçar javal ela tá evoluindo então é uma evolução da espécie isso daí de certa forma sim de certa forma sim você tem alguns ursos
na América do Norte que que predam tão estão aprendendo a caça de avalia porque uma onça cara para ela fazer uma caçada ela passou muito tempo com a mãe aprendendo a caçar é muito tempo que ela passa com a mãe a mãe fica ali caçando ela vai aprendendo aquil ela repete né Ela repete as Esse é o grande problema de você fazer reintrodução de onça você não consegue fazer reintrodução de onça por quem ensinou ela a caçar como é que ela caça ela tem que aprender a fazer e ela só aprende com a mãe só
out ela aprende também com adulto e tal mas ela aprende com a mãe sim sim sim ela não ela aprende com a mãe então depois de adulta ela tem que aprender sozinha mais difícil então se você tem onças que começam a caçarem Vali Você pode ter no Futuro aí porque a mãe precisa aprender que que ela não pode ir com macho adulto a mãe precisa aprender como é que pega o ali filhotinho a mãe precisa aprender esse tipo de coisa tem que saber se tá no Genoma dela essa capacidade também e o já falei é
o animal novo né na verdade ela tá aprendendo a caçar Porque até então não tinha essa caça lá no lugar não tinha não existia é não existia por isso que ela não é acostumada a caça hoje avalee até esse cero que tá Entrando agora no Brasil é cero indiano você o cero indiano é o ax Axis ele tem umas galhadas Ele é bonito para caraca esse cero vai dar problema isso vai dar problema vai dar problema tanto javali quanto serva tudo trazido lá eh eh ali Argentina Uruguai TR ceram pra caça mesmo PR caça uhum
e óbvio que vai dar merda não tem nem que ver e vai vir mais tá vai vir mais bicho pode ter certeza esse servo se espalhou e tá chegando no Brasil só que o servo Indiano tem alguns outros problemas que do javali ele pode ser não tão impactante quanto o javali mas pode ser impactante reproduz menos não não é questão de reproduzir menos vou explicar por ele pode ser pouco impactante pode ser impactante igual o javali ou pior a gente não sabe porque é um organismo exótico veja o cero é um bovídeo Uhum Então ele
tem doenças que os nossos animais têm e ele pode carregar essas doenças Para a nossa pecuária febre fitosa febre fitosa algo parecido ele pode carregar um monte de patógenos que a gente não faz ideia porque você não vai você não consegue pegar o bicho como é que você vai vacinar o bicho ET não consegue você não consegue nem nem tirar o ele da natureza el tá se espalhando tem a gente tem um monte de espécies de Servos aqui só que os nossos servos tem uma galadinha assim a galhada do servo indiano é um m é
um é um Monstro velho o bicho tem uma galhada gigante po até a onça PR bater de frente com ele ela não tá acostumada a bater de frente com bicho tem essa galhada enorme não sabe como é que vai ser então ele vai competir com os nossos servidos aqui eles são comedores de planta a gente não sabe se ele vai destruir as nossas plantas e aí se ele destrói as plantas que é o pior ele vai destruir a natureza que tá no local então e tem um problema Que o javali não tem O serv é
bonito para caraca ele é bonito cara Ele é lindo H Qual que é o problema disso Nunca subestime o poder da beleza porque essa galerinha da fofo fauna aí do azinho vão acabar se reunindo para não deixar a gente exterminar esse bicho que vai ser altamente prejudicial Entendi então a galerinha essa galerinha é um problema sério é a galerinha do Twitter do cancelamento Isso é um problema então Eles podem acabar prejudicando porque o bicho é é bonito meu irmão você você vê o bicho cara coisa linda só que um monte de desgraça Grandão é grande
do que uns 100 kg um chega até isso só para mim tirar uma dúvida esse seria o O [ __ ] o pai do [ __ ] o pai do [ __ ] não não você lembra o bho representando F daé do Norte é parecido é parecido é parecido Ele é bem cheio de bem parecido bem Parecido bem parecido porque lá tem outros celos grande né sim mas lá é o outro Cerro aham Qual que é o outro bicho que você acha que pode ser introduzido aqui na nossa fauna da bo meu irmão a gente
teve agora um problema muito sério com aquela nja de Brasília né lembra lembro do do moleque lá ah mas foi no no ap do cara ali né não não colocou na natureza ela então ele não colocou na natureza mas a gente sabe que legalmente nós temos aí uma galera Criando esses bichos é verdade é verdade isso vai dar muita merda Esse aqui é mais do que o caramujo africano lá o caramujo africano Bagre africano ó o Tucunaré é né não Tucunaré ele é para a região de região de onde ele não tinha gente tem a
tilápia a tilápia ela é um ela tá tá indo pro mar velho tilápia no no mar tá na água salgada na água salgada tilap Os caras estão Pescando na água do mar e aí cara isso é um BO muito grande que eu vi um peixe que não era Daqui e E aí soltaram esse peixe aqui e aqui não tem predador peixe Leão peixe Leão peixe Leão tá invadindo a costa brasileira e vai ser merda ISO aí do Barão na coa inteira né porque parece que o tubarão que gosta desse peixe Leão não é tem mas
aí os os que tem aqui não se dão bem esse peixe é muito sinistro cara ele é um Predador do caraca ele tem uma peçonha e ele detona a nossa fma Silvestre aqui acaba com a pesca ali também né um problema grande dele né um Problema grande dá para comer ele tem eu acho que a solução vai ser essa ele vai invadir eu não ten menor dúvida que ele vai invadir esse peixe vai se espalhar pelo Brasil todo isso aí eu não tenho menor dúvida mas dá para comer ele assim mas tem que tirar o
venem né Igual aquele venenoso tem um tem um peo não a a a a o veneno dele tá atrelado a aquela aquelas aqueles espinhos Você cortou o espinho ok ah tá o peixe que tem um veneno é o baiacu né que baiacu Já comeu Já já baiacu arara é muito doido V não lá é comum a gente come muito bacará mas tem que saber fazer né é mas pode morrer com veneno dele mesmo mas tem Cara depende da espécie do baku o baku ele dependendo da espécie é muito venenosos outros S são menos venenosos né
tetrad toxina é uma toxina muito poderosa então o baku arara dá para você dá dá para você fazer tem como fazer tem tem macete Mas eu só quando eu Limpo só quando não dá para acreditar vai que o cara esquece Vai que o cara esquece Tem filé cara peixaria você é você chega lá Macaé você vai lá você pede na peixaria o filé compra nunca nunca teve problema não cara por isso que é tão importante ser fazer essa vistoria assim nas fronteiras né para não para não deixar um animal que não é da nossa região
invadir aqui né Car cara eh eu acredito como vou vou te falar aqui Como biólogo tá como Biólogo no nós estamos entrando aí no antropoceno Isso significa que a idade do homem e nós estamos entrando na sex extinção em massa se extinção em massa é porque tudo quanto é e a gente vai ter uma a gente vai ter uma extinção muito Severa muito Severa de fauna e flora muito Severa você já tem Rocha de plástico sendo formada então isso significa que daqui a milhares de de anos você vai ter isso no período Geológico velho se
tô aqui daqui a sei lá 500 milhões de anos um alienígena chegar Que ver ó ih meu irmão aqui a era do homem tem Rocha de plástico os caras conseguem identificar nesse período da estratigrafia é louco a parada nós estamos trazendo aess extinção em massa na minha concepção só vai existir organismo sinantrópicos o que que é um organismo sinantrópicos é um organismo que vive com bem na presença do ser humano Quem não fosse C trópico já era que que é um organismo sinantrópicos pode ser parasita pode ser eh ruim pro ser humano né porque o
escorpião amarelo ele é sinantrópica ele gosta do ser humano da presença do ser humano se reproduz porque tem esgoto tem barata é des egipte é cant trópico ou por exemplo que não tem não tem problema nenhum com o ser humano mas gosta da ação por exemplo quero quero ele gosta de local descampado para Se reproduzir então a presença humano você tem muito quero quero cruja buraqueira também é inócuo para o ser humano mas ele gosta uhum do ser humano porque onde ser humo tá ele sece aham tem plantas que são sinantrópicas animais que são sinantrópicos
que gostam do ser humano existindo e tem aqueles outros que nós precisamos Como por exemplo o o porco boi etc cachorro abelha tá em extinção Ah para Se acabar a abelha a gente se for Sim sério a abelha causa o fim da humanidade mesmo abelha aí é o primeiro se acabar a abelha acabou a gente acabou a humanidade por quê Ah porque plas PL é ela que poliniza barada eu a poliniza ah quando a gente fala de abelha a gente tá falando de várias espécies de abelhas a abelha que você tá falando é aquela né
a a europeia africanizada mas a gente tá falando aqui de um um total de abelhas Gerais Então a gente tem muita abelha Silvestre E essas estão S entrou em extinção as abelhas quem fazem a polinização das plantas frutíferas Uhum que corresponde aí a mais de 90% das plantas do planeta se você não tem abelhas quer dizer não não é só abelha que faz polinização tá existe polinização pelo vento pela água por outros insetos por mamíferos também fazem morcego algunas gambas fazem tem polinização por vários animais mas as abelhas são as principais Principais se você tem
extinção das abelhas você vai ter extinção da maioria das plantas e consequentemente da maioria dos animais que dependem das plantas para sobreviver Isso é um problema muito sério é real criar abelha todo mundo criando abelha em casa sim eu acho importante os criadores de abelha inclusive porque eles também criam abelha Silvestre não só essa a europeia africanizada e isso ajuda na na Polinização só que o problema todo tá sendo desse eh hoje a gente não fala mais aquecimento global Apesar de que na prática é ele é um aquecimento global antes antes da gente tomar heate
por um lado outro saba que existem processos de glaciação e existem processos de aquecimento naturais cíclico cíclico cíclico e que a Terra sempre foi assim porém nós estamos passando por um processo acelerado e é consenso acadêmico que o Ser humano está fazendo esse processo ir mais acelerado do que o normal dessa maneira os animais não conseguem se adaptar em tempo hábil Esse é o problema de uma de uma grande extinção em massa e eu não vejo outra saída eu não vejo solução V ser sincero para você só vai ter animal e planta cant tró animal
que gosta das coisas mais quentes por exemplo insetos vão gostam de coisas mais quentes do mundo mais aquecido Então você vai ter plantas Você ainda Vai ter Floresta Você ainda vai ter mas vai ser reduzido a biodiversidade muito muito vai ter muita redução de biodiversidade Isso é fato vai ser uma enxurrada de animais e plantas e microorganismos que serão extintos para tudo sempre por conta da da ação dos seres humanos era era estimativo era de que o mundo aquecesse tipo meio grau por ano né esse ano a gente aqueceu do mobal até 100 anos 5
gra até 100 anos Ah então era bem menos É mas isso é uma é Mas pensa do aí fica pior ainda se a gente pensar que é em 100 anos né 5 graus em 100 anos porque se esse ano a gente cresceu 2 gus em média já fodeu né a gente passou 50 anos em um cara é uma realidade a gente pode chegar a uma um ponto de não retorno muito drástico porque veja se tu aumenta 5º de temperatura o o nível do mar ele vai subir de uma forma muito drástica e não é só
isso tá então aqui vamos vamos pra ficção científica para brincar um pouco Com isso Maria vamos lá Amazônia ela tá diminuindo de tamanho Uhum E ela tá chegando a um ponto que a gente chama de no return que amazonia onde se desmata vira Sertão não vira Floresta não vira Floresta aquilo lá demorou muitos milhares de anos para ser como é OK Então vamos fazer aqui uma previsão catastrófica Apocalíptica que eu adoro o filme de Apocalipse eu adoro essas coisas de zumbi de Apocalipse né como é que você poderia ter um um Problema muito sério e
é talvez até com a extinção do ser humano bom se a gente fizer aqui uma um proj uma Projeção de uma Amazônia reduzindo de tamanho que ela ela ela aumenta em termo de copa né né mas ela reduz de tamanho e se você coloca aquela Floresta numa posição de não conseguir se defender de de repente numa queimada grande ela queimar por inteiro e aí que tá o problema veja se você tem isso aqui É um supunhetemos do tempo de 100 anos um aquecimento de 5º E você tem uma redução drástica de uma floresta amazônica vamos
supor que de repente o meteoro cai ali alguma coisa que cause uma grande queimada e ela não tenha Como se defender e você causea uma grande queimada ao ponto de detonar mesmo a Amazônia Legal você Pode emitir uma quantidade de CO2 muito grande pra atmosfera e tu já imaginou que pode subir a temperatura mais 1 grau 2 3 então de C vai para 6 7 8 e se chegar 10 você pode chegou a 10 a extinção do permiano velho a extinção que matou 99% dos organismos ah Henrique Poxa mas aí é muito exagero Tá bom
vamos por parte então vamos brincar mais um pouco existe um um gelo existe uma uma camada de gelo que a gente chama de permafrost que é permanentemente congelado D onde você Estr L os mamutes etc tá ali no Canadá Noruega permanentemente congelado no oceano existe uma coisa chamada clatratos de metano que estão congelados metano ele é muito mais poluente em termos de aquecimento global do que o CO2 se o clatrato de metano vai pra atmosfera tu aumenta mais 5 graus aí tem nem dúvida de cara você libera esse metano congelado aí você vai falar pô
era isso é muito exagero para chegar lá no fundo do oceano cara tem que ser o Mar o mar muito pro para isso se desprender Ok beleza vamos continuar a brincadeira então e se o permafrost o clat de metano é mais é mais em cima do que no fundo do oceano e o e o permafrost tá sendo descongelado se você libera clatrato de metano ali Você também joga metano pra atmosfera e aí tu pode aumentar drasticamente a temperatura do planeta é a extinção do permiano permian trasco você matou nessa Extinção que foi graças a um
vulcanismo intenso no planeta Terra você matou 99.9% das espécies do planeta Olha a merda aí então o planeta vai continuar existindo vai vai vai continuar Continuará existindo animais e plantos de forma muito reduzida quase quase nada mas vai continuar existindo muito bem ser humano que não vai então essas coisas são reais elas podem acontecer é um conjunto é um somatório de coisas veja eu acabei de falar aqui Sobre clat de metano acabei de falar sobre extensão de abelha acabei de falar de de mudanças climáticas né Porque eu sei que vai ter um um um outro
que vai falar Ah pera aí mas aqui tá frio para caraca por isso que o nome é mudança climática mudança climática é você tá tendo sim uma elevação da temperatura do planeta mas determinados pontos vão ter mais frio do que esperado por mais tempo do que o esperado outras mais seca por mais tempo do que Esperado outras mais chuva do que então ó de cara uma coisa que eu posso te falar prepara a tua casa todos os Verões esse verão não foi tão chuvoso né mas tivemos vários enchentes Mas você prepara o telhado da tua
casa se possível vai separando no dinheirinho porque as catástrofes elas aumentarão por tempos mais onados Isso é fato já tá acontecendo e é visível nós aqui Eu Tenho 47 anos eu já vi muita catástrofe na minha vida Uhum mas isso tem Aumentado com a frequência é inegável quem mora em São Paulo sabe é inegável tem aumentado isso aí esse papo me dá muito medo é então vocês se preparem para isso cara eu até vejo catastrofes novas aqui eu falo Brasil tá ti assim neve aqui eu nunca tinha visto e a gente começa não tinha enchente
começou a n é cara Ciclone não sei assim não tinha você tinha eu não ficava sabendo mas agora você fica sabendo disso todo todo mês em algum lugar será que a gente vai Ter que ir tudo pro Polo Norte Eu já ouvi falar isso aí que lá no Polo Norte é um continente congelado mas a lá é do mesmo jeito não lá tá do mesmo jeito talvez com essa mudança climática lá vai ser o lugar que vai lá tá do mesmo jeito mas lá onde tocava é água velho tocava lá é o Ártico cava é
água cava é água embaixo não tem terra lá não não não tem Tem não é a parte não é essa parte toda do do que você vê lá que é que é terra não seava é água alué falou é uma Floresta é já falar que lá é uma floresta congelada um continente congelado parada só tipo assim é congelado só que é só 6 por se lá o resto é gelo velho não e não é só isso olha só porque assim é a galera falando de biologia sem entender biologia veja os continentes eles migram eles não
são estáticos você tem por exemplo na Irlanda lá uma área que tem Barro Vermelho característico de de área Tropical pô significa o América do Sul não estava nessa posição nesse tempo entende os os continentes eles se separam então ah mas tem Floresta aqui tá mas quantos milhões de anos eram aonde tava esse trecho nesse local entende tava mais abaixo tava num local mais Tropical depois ele foi migrando então sabe a Antártida já teve dinossauro velho teve dinossauro quando ela fazia parte da pangeia é teve né você tinha aí ligação entre América do Sul Antártida e
e Oceania tanto é que tem aqui o Marcio Piau na América do Sul em gambá na América do Sul e Marcio Piau Canguru também então você teve esse momentos em que o continente não tava completamente congelado Então se você for na Antártida também tem tem coisa congelada lá pô tem Floresta congelada Então mas ah não porque é normal vai aquecer ela vai vai ter Floresta aqui não não vai ter Floresta na Antártida aí não quer dizer você já tem grama lá né Que tá surgindo mas não vai ser a floresta como era porque não tem
como esses organismos viverem lá vai ter frio também lá lá vai continuar frio continua frio e muito e muito mas você vai ter a diminuição do Gelo você vai ter a morte lá de Pinguins e focas etc que precisam daquele gelo que não tem mais porque o vai se afastando Uhum mas não é porque você acha fóssil de planta lá que é natural que ela tenha planta lá entende são são coisas muito diferentes o Continente eles vão vão migrando aí Amazônia aqui onde ela é destruída ela já não volta a ser mais não tu lembra
dessa galera do ratanabá SIM da cidade alum você que loucura hein mano você não viu ratanabá não você já foi na Amazônia já não já meu irmão olha olha a besteira que esses caras do rat é o mesmo do etbu velho não na boa gente ó tu tá me vendo aqui se você acredita no em qualquer Palhaçada do que esses caras falam então tem um otá velho da boa porque não é possível meu irmão o cara vem falar para você que não porque você tinha uma civilização H 450 milhões de anos na Amazônia nem existi
Amazônia velho só PR vocês terem uma ideia vou situar vocês do tempo não existia não existia vertebrados terrestres não existia as plantas que você conhece aqui então você tinha civilização como Ah e detalhe nem Amazônia existia a América do Sul tava em outro lugar cara você não tinha formação da Amazônia Então como é que tinha alguma coisa lá sabe pessoal vende essa parada e a galera compra cara é a galera compra é uma é uma doideira Isso Cara não sei como é que o pessoal cai nessas besteiras você te perg você quer falar eu quero
te perguntar uma parada de um biólogo assim que eu vi um estudo eu Queria saber se é verdade né proveitar sua presença aqui um biólogo que fez um estudo com ratos que ele eu esqueci o nome dele que ele pegou uma população de ratos e colocou 10 anos essa população crescendo que eles se reproduziram mas no final todos morreram tem esse olê mesmo já viu isso daí não não vi não cara eu vi essa parra mas ele o que ele botou ele botou condicionado qual era a condição é é o famoso é o famoso tiktok
que eu vi isso aí que a gente falou né Vai saber se é verdade mas é o o vídeo o vídeo fala o nome do biólogo lá depois eu vou achar para te mostrar todos morreram enteado ele colocou o os ratos para viver lá e aí os ratos começaram a crescer crescer crescer crescer população e quando chegou num pico de população aí daquele momento os ratos começaram a separar assim ah macho alfa começou a ficar com mais fêmeas outros machos sem outras fêmeas se isolaram começou canibalismo Entre os ratos e aí de repente no final
todo mundo os ratos morreu Olha só isso é uma coisa interessante eu não sei se experimento aconteceu não pode ter acontecido Tá mas isso já é previsível você ambiente confinado você reproduzir até acabar tudo presta atenção a gente uma umas lendas que eu chamo a famosa hipótese Matrix que tu vai ver alguém da da biologia falando essa merda o que que é hipótese Matrix Você lembra do filme Matrix aonde você tinha lá o o Smith a Gente smi né que chega lá no morfeu e fala Vocês são como vírus vocês se reproduzem até destruir tudo
cara olha só todos absolutamente todos os organismos todos sem exceção se você der as condições adequadas eles vão se reproduzir até o talo que der isso não é uma característica Só de ser humano pelo contrário o ser humano é o único que quando você dá por exemplo D urbanização para as pessoas elas se reproduzem menos se reproduzem menos nós somos o Contrário você melhora qualidade se melhor a qualidade de vida a gente reproduz menos mas é um instinto natural de sobrevivência não em situações mais você vai produzir mais para se manter vivo não se você
der as condições favoráveis qualquer organismo qualquer organismo vai se reproduzir e exaurir o ambiente até o talo todos eles desde de o Camundongo a cobra o Sapo A aranha só você dá a condição ele vai reproduzir o tal todos fazem a mesma coisa dá Condição para ele alimento eterno vida eterna ali eles vão o tempo inteiro todos eles fazem isso todos os organismos só que existe uma coisa chamada equilíbrio Na natureza o equilíbrio nada mais é do que um processo Ecológico aonde um devora o outro uma uma um coelhinho ele não vai pra Floresta tipo
cobrinha me coma eu sou fofinho aqui me come aqui porque eu não posso reproduzir demais ó a cobra não sai avião me coma aqui não a Natureza é tiro porrada e bomba a natureza é sangue é unhas garras dente é o tempo inteiro assim então ela meio que se equilibra nessa situação quando a gente vê um jardim bonito ali né que tu chega canto do passarinho pá bonitinho tal você tá vendo uma Savana Africana ali e não tá percebendo velho você tem ali um grilhinho comendo a grama daqui a pouco vem uma aranha injeta peçonha
no grilo uma peçonha que detona os órgãos vitais Do Grilo de uma forma horrível aí no mesmo tempo vem um sapo engole Aranha e começa a digerir com os processos químicos ali uma dor horrível também isso quando ela não tá parasitada E aí meu irmão vem a cobra pega o sapo e come ele via e o s sofre para caraca também E aí daqui a pouco vem o gavião passa o rodo na C daqui a pouco o gavião é parasitado morre e isso é a natureza Velho isso é a natureza só que aí você tá
o quê Ah o canto do passarinho meu Irmão o canto do do do BV canto do passarinho um baile funk sabe que ah é uma melodia Ah que Coisa linda o canto do benv é assim ó sai daqu alemão que eu vou te matar que a tchuca é minha é isso o canto do do benv Só que você é um ser humano você não evoluiu sendo predado por passarinho então para você é uma melodia mas para o a lagartixa ali uhum o canto do benv é igual um rugido de um tigre e o rugido Do
Tigre não tem efeito nenhum lagar não é prado por por tigre Mas o rugir do tigre para você faz efeito Então são linguagens se os dinossauros existissem tu chegasse com dinossauro hoje aqui provavelmente provavelmente muitos deles você não veria como um Predador tu viu e o bicho era cheio de pena muitos deles cheio de pena emplumado tu não ia ver ele como Predador Às vezes o grito de um t-rex seria até engraçado para você você não Evoluiu sendo Predador por Rex is pô que coisa ridícula velho esse bicho desafinado só que aí o bicho é
um Predador do caceta né Você comeria I comer numa bocada só bocada só o estudo do R realmente aconteceu é é o John Be ele é um psicólogo John Be Ah ele não é biólogo ele é um psicólogo Ok e todos se reproduziram e morreram é é em condições favoráveis tinha comida vontade né sexo a vontade tinha tudo ali E E isso não acontece na natureza por quê Porque você tem regulamento você tem regulações você tem predadores você tem parasitas você tem um monte de fatores que vão impedir você os animais de se reproduzirem plantas
cara as plantas el elas são invasoras velho você tem um monte de planta que invade vai ela mata vou dar exemplos pra galera entender Jaqueira pô jaca é muito bom Jaquira é uma planta que se você v na Mata Atlântica ela tem que matar ela porque Primiro aonde ela tá as folhas da da Jaqueira ela causa uma coisa chamada amensalismo existem substâncias alcal que ela libera que mata as outras plantas e mata a biodiversidade local os caras fizeram testes em análise nessas em folha de Jaqueira você descobriu que 95% da biodiversidade foi perdida Ali onde
ela tá tem que arrancar Então ela detona a natureza e ela se espalha porque ela tem um fruto muito cheiroso muito agradável Para os nossos mamíferos então o mamífero chega ali cara começa pega ela e vai espalhando Então ela tem um poder de entrada na Mata Atlântica que é inigualável ótimo eu adoro jaca ninguém tá pedindo aqui para exterminar as jacas do planeta mas tem local adequado eu tô falando em Mata Atlântica na mata ela não pode porque ela detona a mata Entendeu Uhum uhum por isso que ela é prejudicial ah mas os bichinhos come
Exatamente porque eles comem carrega o Fruto é assim a natureza e é uma planta invasora É uma planta que causa muitos problemas você tem várias plantas que são invasores capim colonião é uma delas né então não é só animal que é invasor qualquer outro que tá fora do seu do seu hábitat começa a invadir e depois você não tira mais cara sim aí a des egipt é um exemplo não é um mosquito aqui da América do Sul veio pra América do Sul cara tá tudo quanto é lugar mas você viu um estudo do AES egípcios
para eles Pararem de se reproduzir parece que a um mata o outro depois aí deixar um estérel eh resolver o problema da cidade então eles capturam el eles fazem Eles produzem laboratório um que é estério isso E aí solta ele na cidade a fêmea só só transa uma vez transou com ele só que aí não nasce nada E a e aí você reduz a a quantidade de de de isso Isso é uma solução né Rapaz isso é uma solução para muita coisa cara para muita coisa você poderia ter agora tem Que ver se não foge
do controle se realmente vai funcionar ou não então tudo tem um tem um sei lá vamos fazer isso com javali de repente tu pega um javali cria um javali transgênico que não se reproduz agora funcionou não funcionou teve uma alteração genética significativa ou piorou a situação ou deu errado experimento velho cara então eu tenho muito medo de mexer em qualquer situação dessa porque e tem um efeito colateral e você você falou na natureza Sempre tem uma ajuste natural ali quando você intervém numa ação natural não sei se o resultado vai ser positivo porque você vai
ter né tudo tudo que é intervenção tem uma uma ação e uma reação mas pode ser uma solução você imagina se eu consigo por exemplo produzir em laboratório javal que não se reproduz macho que não se reproduz que vai lá disputar contra oos macho sei pode ser pode pode funcionar pode não funcionar pode não Funcionar de nada o outro vai lá e continua produzindo sei isso aí tudo é uma coisa ser analisada eu tô fazendo por alto aqui tá uma ideia bista mas Mosquito tem funcionado Mosquito tem funcionado parece tem empresa agora vendendo mosquito PR
prefeituras né que eles ó compra tantos machos aqui e aí depois sai soltando na cidade e é uma solução muito melhor do que por exemplo você tacar inseticida o aqueles caminhão de Fumaceia lá né aqueles caminhões são terríveis cara porque eles matam tudo Mata borboleta mata libelo que come mosquito onde ele passa a biodiversidade cai para caraca depois aumenta muito mais o número de mosquito porque não tem predador nenhum hum piora o negócio então negócio piora não é uma solução esse fuma é uma solução momentânea ela vai diminuir agora mas depois tá com foco agora
faz Mas depois tem que fazer outra coisa para regular porque senão no outro todo ano você vai ter que aumentar o o insda você falou da da aranha pernas longas lá que ela é Ela É benéfica eu vi essa semana e agora é bom que você vai me contar se é verdade ou não Tipo um mosquitão o cara pôs tipo uma moeda de 1 real ao lado dele para mostrar gigantesco ele é predador do aeds gigantesco não não ele é um mosquito e nativo ele é frugívoro né ele gosta de Sugar frutas ali Ah não
que o cara falou assim não mate esse mosquito ele é predador e tal tal tal mas não precisa de matar mesmo per não ele parece um pernil longão não pernilongo não mata não preda outro no préo eds préo eds é albela o Donata é alibel só tem outros PR aranha aranha penudo ele tem outros predadores mas aí só para voltar no negócio do dos Ratos lá que agora agora tô certo é porque achei legal ess engia genética a Galera volta de noção depis começa achei achei legal essa parada que você falou que tipo assim que
realmente qualquer espécie que colocar no ambiente favorável ela vai reproduzir até o talo e a único que não faz isso é a humanidade isso porque a gente é preguiçoso né cara a gente uma condição favorável a gente vai engordar e vai explodir de com Med eu eu acho que a galera vê assim do tipo e você melhora o bem-estar social das pessoas e você dá Acesso à informação e do tipo o cara velho eu não tô mais afim de ter filho velho eu quero ver minha vida o pouco que tem E isso acontece tá você
dá a urbanização reduz a a a sua taxa porque você primeiro que caro para caraca ter filho segundo que cara é bom viver um pouco também a gente a gente tem o raciocínio coisa que os outros animais quer dizer os outros também tem raciocínio mas não tem esse tipo de raciocínio sobre a própria espécie então A gente consegue né e entender que olha pode ser e não é só isso não pro pessoal que adora falar mal do ser humano sobre essa perspectiva todos os organismos se reproduzem até o talo com exceção do ser humano que
pode evitar isso segundo sobre a perspectiva de vida no no na nossa galáxia o ser humano pode ser o primeiro a levar vida fora da terra tipo até colonização de outros planetas tá que eu eu sou doido para que isso aconteça mais R projeto né para ir Pra lua depois Marte vai acontecer a gente pode ter aí por exemplo uma colonização de outro F como Marte por exemplo não vai ser fácil Vênus cara a gente tem organismos que são Power tem organismo que dependendo da situação Pode ocupar outros planetas aí vou dar um exemplo Claro
Vênus Vênus é o planeta mais quente do do nosso sistema uhum muito quente Ach que se não me engano é 400º corrige corrije aí se eu tiver Errado uma atmosfera com ácido sulfúrico CO2 lá é um efeito estufa eterno mas por exemplo você tem determinado pontos de Vênus que de repente você poderia semear eh eh cofias As algas azuis e aí elas retirariam CO2 e produziriam oxigênio isso causaria um resfriamento reduziria a temperatura reduziria a temperatura ia fazer uma atmosfera também em Venus aí vai depender se realmente Elas seriam Cozidas ou se elas conseguiriam viver
nesses balões de ar ou se elas conseguiriam se espalhar ou não isso é um processo de engenharia interplanetária é possível tá isso é muito legal cara isso é muito legal eu adoro adoro essas paradas de bioengenharia interplanetária então primeiro qualquer planeta que você queira transformar transformar No mínimo habitável você precisa ter uma atmosfera e precisa ter esses microorganismos como Cianobactérias né e bactérias de modo geral que poderiam ocupar condições extremas SAC hein tem que ir lá no cência Sem Fim também cara é aquilo que eu te falei desde o começo você foi o primeiro podcast
a me convidar e eu até hoje não consegui entender o porqu que lá em dezembro novembro até dezembro fazendo mais de 70 milhões de visualizações nenhum outro podcast me convidava cara mas vou te falar depois que você passou aqui você vai ver aí vai Ser um saco todo mundo vai eu acho que depente dessa vez eu consiga furar a a a a bolha a bolha né é inclusive eu vi tem gente no chat aí falando ó não até que enfim o biólogo Henrique tá num podcast galera falando isso aí velho Obrigado aí galera agradeço agradeço
as portas abertas né Eh e é engraçado isso eu fui Alguns alguns lugares que o pessoal falou assim pô não velho mas você tem que ir lá no no três elementos tem que ir lá no no no Sei enfim velho eu sou grato por quem abriu as portas sou muito grato a a ao podcast Três Irmãos Ah aqui muito grato que antes muito antes da gente est estourando já tinha me chamado ó o barba também o barba também tô devendo barba posso fazer propaganda outro qu quis eu quer humildemente agradecer ao Richard RM humildemente é
[ __ ] cara porque assim muita gente o pessoal sempre sempre criou uma treta entre eu e ele uma treta Que nunca teve e o Richard teria todos os motivos para para ser o primeiro a me queimar é o cara que abriu os braços vem comigo que eu vou te levar para São Paulo vou te vou te te lançar Richard então eu agradeço a ele Tenho muito carinho por ele muito obrigado o Ventura também é outro fã né o Pela chave que também abriu as portas pra gente falar e os podcast que são de ciência
cagaram Então me irmão eu tô com vocês velho tô com quem tô com quem abre As portas pra gente poder trabalhar meu irmão eu tô eu eu sou um cara Leal meu irmão eu tô aqui pra gente convergir os pontos de vista o ponto o ponto que a gente discorda eu não me interessa a gente discorda depois eu tô aqui para falar do que a gente acha legal quem que é mais doido se o Richard ah O Richard é muito mais doido Ah será você tem uma tatuagem mano é na cara né não muito Lou
não o Rich po ser muito mais louco você é muito mais Imponente Ah o Richard tem uma pequenininha no rosto o Henrique tem uma grandona e ainda e ainda é g o Rich o Rich é louco cara eu sou um cara muito o Rich O Richard é louco o que ele tem de bom ele tem de louco isso é l só porque ele correu da Pororoca só por causa aquilo foi aquilo foi mano aqu lá lá né aquela cena lá mano É inr mas eu sei lá eu acho que se o potencial é maior não
de loucura só cara eu tava Engraçado isso né eu eu ontem fui pra vila madal Eu tava não n na Cervejaria que tem aqui eu esqueci o nome Madalena tudo é Madalena e uma amiga nossa lá que tava Carol né o nome dela né Rita ela tem tatuar de tudo quanto é lugar velho o corpo inteiro que ela tava impressionada Nossa você você cara é muito louco você é muito louco P tu olha pra menina minha irmão é l o ferr um abraço aí po cheio de tatuagem velho não Mas a Tu é na cara
mas é que ação é muito legal mano vou te Falar a verdade não não é não é porque ela é igualzinho do que cara lá do videogame entendeu el engraçado essa história tem essa tatuagem tem história eu eu eu fui pra praia seca lá aí cheguei lá no no no cara da não eu tinha em vários lugares todo lugar que você vai quero tat minha cara não não tatu Você não acha tatuador pra cara PR rosto sério sério aí eu cheguei lá no no na praia seca o Renan ele não não tá tu Rosto tá
beleza mas aí a gente começou a conversar [ __ ] ele tem uma cobra aqui tal começou mostrar as serpentes tinha no quintal dele depois me levou na casa dele ficou amigo amigo para caraca velho Praia Seca em Araruama beleza Passou o tempo a gente sempre conversando tal meses Aí do nada ele vem que eu vou Tatar teu rosto aí eu [ __ ] mas por que que tu Decidi não eu eu te conto te conto Depois que você tatuar beleza aí eu ia tatuar a parada toda velho que aham tatuar a parada toda aí
o eu ganhei o transplante né ganhei o transplante capilar um acordo com a pode fazer propaganda aqui claro cara Claro na Wellness aqui o trans tá ficando bonito hein você quer quer fazer igual Vai lá na Wellness fala no meu Insta segue lá que tu vai ver onde é os caras T médico turco velho da Onde que são eles o eles é ali na fronteira do do Paraná com Paraguai Ah que legal cara você foi lá os caras T médico turco então o cara lá é pau Pô o Robertinho pode fazer uma também F mais
feliz de você falar isso aí porque ti assim né vai que eles min notam aqui também vamos fazera aado aqui ó Tá ruim demais ih velho isso aí resolve fácil sério aqui isso aqui tem TRS meses velho não tá bom já e você começa não começa a nascer com Seis tem três Uhum Então eu acho que vai sair mais co você falou que lá tem médico turco a Turquia é a referência Mundial n é de de trazem médico turco de transplante capilar é a Turquia pô inclusive se você for lá na clínica vai no me
Instagram vai lá que você vai ver quem é falou assim ó vim pelo biólogo Henrique tu gan desconto se tu não falar se tu não falar que veio pelo biólogo Henrique tu vai pagar mais caro mas se tu pagar falar que foi pelo Bogo Henrique tu ainda ganha viagem de de tem un esquema lá de viagem de de helicóptero tem de anda de limousin do [ __ ] velho do [ __ ] ai não eu vou ter que ir lá nesse é outro naipe velho isso aqui é outro naipe você tinha bo assim com seu
cabelo assim era algo cabelo bonito para caraca meu irmão Pô tá louco cabelão aqui o pessoal me chamava de argentino argentino aí depois é outro careca aí tu [ __ ] velhoo aí você Gril de se de quando caiu Assim era algo que incomodava cara foi assim eu tinha eu tinha Vou deixa eu terminar a tatuagem gente volta vai vai vai vai aí eu cheguei lá no no no no meu amigo lá na praia seca aí ele foi tudo quanto é risco que você imaginar eu tentei fazer estrelinha Riscado tudo quanto foi eu queria fazer
tudo aqui mas não deu né porque eu fazer o transplante aí eu [ __ ] como é que eu fazia aí cheguei lá ele começou a me pintar a cara de tudo quanto é maneira pintar a Cara fou mal PR [ __ ] né Não não tá tudo certo ok quem quiser uma pintada na cara mas vamos lá e lá ele não perder a piada piada de tiozão aí fez tudo quanto é desenho que você imaginar e tal o ruim aí ele quer saber Vamos fazer igual do critos porque [ __ ] tu quer tu
quer ser igual o Kratos cara aí Botou aí aí fez né quando fez ficou é isso ela é m FZ ao vivo cara ao vivo tem a filmagem tem ao vivo no meu canal fez a filmagem fez a tatuag todinha aqui que me incomodou Muito porque eu sou alérgico quando chegou aqui velho começou a me dar vontade de espiar horrível Rita teve que correndo na farmácia pegar Coristina Tomei duas Coristina para poder busonid para poder ficar legal bateu aqui agora aqui não foi tão doído a Rita não tentou impedir não não Henrique faz isso pelo
amor de Deus a gente tem menino pequeno aí rapaz tu sabe que a barba eu deixei crescer depois que a gente viu a série Os Vikings aham e nunca mais deixou Tirar depois mandou fazer a tatuagem eu já já sei qual é o feitiche da ret então nórdico né tem aí ela tem que fazer eu já ficava todo pintado de inter fica [ __ ] fal logo essa tatuagem aí até porque a gente já tem 47 anos né já tá na decadência tá o é agora não é agora voltando lá do do do cabelo né
[ __ ] meu irmão e a galera me chamava de argentino E eu achava o Masso cabelão meu cabelo lisinho velho lisinho bonito para caraca aí ficava bem Aloirado bonito eu lembro que quando sétima série lá as meninas ficavam fazendo trancinha no cabelo cabelo lisinho a trança não ficava aí [ __ ] Como pode o homem tem o cabelo tão liso aí a inveja fez cair deu mal ol olado [ __ ] deve ter sido o meu é aí eu meu era mais feio tá vendo que é o menos P meui aí quando chegou 29
anos de idade ó novão eu falei assim pô 29 anos segurou meus colegas tudo Calvo com 20 é quem vai ficar c f mais novo mesmo é eu Com 29 pô tirei anda ainda ah 29 vou ficar cabelud dão ainda Vel aí a gente tava na Rural tava no laboratório da Rural tava num projeto lá no na época do mestrado Aí tinha uma menina L aquela estagiária meio doidinha sabe aí ela foi se despedir de todo mundo minha esposa tava lá todo mundo lá aí ela seism d dois beijinhos em todo mundo né que carioca
dá dois beijinhos PR para ir embora como eu tava no computador concentrado eu não tava Ouvindo o que o pessoal tava falando essa menina veio e me deu um beijo na cabeça quando Ela beijou aqui velho gelou senti gelado eu falei [ __ ] que [ __ ] é essa Rita vem cá que que tá acontecendo aqui atrás você não tinha visto aí ela olha eu não queria te falar não mas aí Botou o espelho velho cadê o cabelo meu Irmão não tinha cabelo nenhum cara eu falei Caraca velho não tenho mais cabelo meu irmão
e aí foi cara foi o tempo foi passando o cabelo foi caindo caindo caindo até o um momento que acabou mesmo aí eu eu eu raspei a cabeça fiquei careca aí meu filho falou assim ó bota aí o faz um risco aí para ver se tu fica igual o Kratos Ah você é um moleque mano aí eu fiz cara quando eu fiz botei pintei com tinta guach ficou e fiz um vídeo quando eu fiz O vídeo não conseguia fazer outro sem a galera não não quero mais vídeo agora só com com a faixa com a
faixa aí eu ficava pintando aquela porcaria o tempo inteiro e depois eu decidi fazer a tatuagem por que que o cara não fazia tatuagem porque ele me disse que quem faz tatuagem na cara que que ele tem que ter muito cuidado com quem faz tatuagem que muita gente com depressão por um processo meio que automutilação o cara quer mostrar que Tem uma dor então ele quer fazer uma tatuagem e às vezes se arrepende depois entendi pô super responsável hein ele teve que virar meu amigo virou fã do canal para depois ele decidir Ok vamos fazer
a tatuagem primeiro ele entendeu que tipo assim pô esse cara não é depressivo ele não tá fazendo isso por sei lá ent não sem entender o que ele tá fazendo que o cara que faz ele não tá nem entendendo o que ele tá fazendo né Mas você fez então foi um tipo um presente pros seus inscritos irmão eu queria fazer essa [ __ ] eu queria fazer essa [ __ ] eu quero chegar num ponto que quando você faz a primeira você quer fazer outra e depois quer fazer mais outra depois quer fazer mais outra
já tinha T eu tenho tatuagem mas não queria fazer mais não Você não tem vontade de fazer ela no peito assim toda vermelha assim para ficar tipo pritos mesmo assim pô aí é [ __ ] cara não a não ser que assim depois do Carnaval eu vou entrar num projetinho de emagrecer fazer uma academia se eu ficar um dia saradão aí de repente eu penso numa parada dessa que aí eu nos imag isso aender de muo cara imagina o se fortão assim já pensei nisso cara eu tô pensando que vou tomar uns produtos Tom toma
uma bolon testosterona assim forte go deixa falar depois que tomou eu vou entrar no be com comi lá boa boa Julião e no Projeto do Henrique é preciso ter saúde não de aproveitar que os caras tá na grf agora né que mudaram né pegaram uma marca nova tá V eu tenho eu tenho que fazer tenho que fazer cara eu vou te falar hein Olha aqui vai dar muito certo porque é o seguinte você pega o carian e o conceito dele não é só o corpão sarado É tipo ter saúde sabe ter ter qualidade de vida
ô Isso aqui é uma coisa preocupa mais com a vida do que é um biólogo Sim claro o meu problema vai ser meu Problema é parar de tomar cerveja f Não precisa não não precisa não senão não eu não quero que eu tenho que acordar todo dia cedo trabalhar e não tomar ser final de semana então não quero que é onde eu relaxo velho onde eu relaxo tu viu o caminhão na rua e com a galera parando de B em b a galera pirando lá cara tomando uma gelada é muito bom eu eu gosto pelo
menos um dia na semana tomar uma gelada cara isso é outra coisa sensacional assim eu te Falei em off né o carinho que você teve de de falar ó você eu eu já tinha visto você fazer isso quando você vai pra praia Galera tô indo pra praia Quem me vê pode chegar vou tirar foto vou postar no story e quando você veio para São Paulo mesmo rolê galera Ó tô indo para São Paulo agora vou para T Shopping pode chegar pode tirar foto eu vou postar no story mano eu fiquei muito contente no mercado eu
gosto disso cara porque eu gosto mesmo é do torresmo é do bot eu Adoro essas paradas aí eu pô PR onde que eu vou velho Mercado Municipal Galera tô indo para lá meu irmão a galera começou a aparecer do nada Velho começa a aparecer uma galera e o pessoal para tira foto toma uma junto Foi muito legal cara São Paulo tá sendo algo inigualável chega no no no pai levando chega no no prédio o porteiro Caraca biólogo Henrique aí começa a espalhar um pro outro daqui a pouco vem vem um faxineiro vem um porteiro [
__ ] tira uma foto Comigo faz uma faz uma parada aqui isso acontece direto lá lá em na praia seca Você lembra gente eu tô aqui na Praia Seca no boteco aqui tô em frente à praia meu irmão começou aouar gente apareceu o cara lá mesmo tô rodando a cidade inteira pode achar a mulher trouxe a filha lembra a filha dela fez ela sair de casa rodar inteiro até me achar num ponto específico da praia muita muita gente né leva a criançada para tirar foto foi Muito legal no mercado agora onde eu fiquei impressionado aqui
em São Paulo que dá 10 passos alguém me para foi na na na no show no show lá na na servidor Madalena eu cheguei no show falei [ __ ] lotado de gente né É pô beleza um outro vai me conhecer Óbvio mas a banda que tava tocando velho Ah para velho Alô olha aqui estamos aí Chegando chegando mais meu biolo cara o cara como é que era o nome da banda tem que tem que fazer propaganda deles também aqui Underline é banda underline versão ao vivo versão ao vivo banda underline versão ao vivo é
banda underline versão ao vivo irmão cheguei na eu cheguei lá parei daqui o cara cantando PR Caraca velho maior rockão daqui a pouco ele eu não acredito o biólogo Henrique tá aqui cara ele o o o o baixista e o baterista o biólogo Henrique tá aqui velho os três mano Caraca a gente assistir ele todo dia ele tá aqui ele tá aqui galera olha que aí o Caral at ol me P assim [ __ ] Quem que é o bió enri aí aí a galera velho começou a chegar né eu te assisto [ __ ]
eu te assisto Cara isso foi loucura e isso foi isso Eu não esperava meu irmão eu não esperava eu sei que onde eu tô passando a galera Por exemplo essa viagem que vim para São Paulo ó Galera tô indo para São Paulo meha irmão parei no posto de gasolina em Austin veio os Car os Car frentistas veio de meia lá de Dentro Cara tava em Hora de almoço pulou em cima de mim Henrique caraca aí eu Caraca meha irmão [ __ ] tira uma foto comigo cara Tira uma foto comigo isso é maneiro mas parar
uma banda parar uma banda [ __ ] parar uma banda como que eu parar uma banda de música cara deix falar você já percebeu assim depois dessa reação da galera aqui tudo e você ganhar o prêmio Pô o melhor influencer nessa área você já entendeu que isso esse tamanho que você já tá só cresce que isso vai ser a coisa mais Mais comum você sabe você chegar nos lugares e todo mundo fazer isso não vai ser uma banda vai ser todos os lugares que você chegar a ficha não caiu ainda a ficha ainda não caiu
de fato onde onde tá indo a gente vai no no shopping vai no Nova Iguaçu vai onde for a galera alguém vai me parar desparou aqui no Shopping Guatemi o cara era artista né o cara é anco o Neco aí o cara P biol Henrique foi maior festa conf o cara Era torre velho tem filme na Netflix o Caraca Neco abraço Neco e uma galera me parou não caiu a ficha ainda eu tô começando a porque para professor velho veja eu sou apenas um professor cara no afal das contas não eu sou um professor com
muito orgulho sou professor mas Professor nunca espera esse tipo de reconhecimento eu o reconhecimento que eu espero é o cara aprender comigo o cara chegar e falar aprendi contigo professor é isso que eu espero não não de fama assim e tá sendo Diferente tá sendo diferente eu nunca esperei isso afinal de contas Tenho 47 anos já cara tô no final da vida aí quer dizer meio da vida nunca nunca esperei eu quando criei o meu canal no YouTube eu tinha um único objetivo que era imortalizar o conhecimento que eu tinha sobre meio ambiente porque as
pessoas pediam isso os alunos pediam isso as pessoas pediam cara você tem muito para falar sobre meio ambiente rppn criação de Parque fala pra gente Esse era o meu Objetivo falar da profissão defender a profissão de biólogo só esse e quando eu cheguei a 3.000 seguidores Lembrando que eu demorei 1 ano e meio para ter 1000 seguidores e um canal monetizado tá quando eu cheguei a 3.000 eu falei tá ótimo chega é isso aqui tá muito bom G ganhava 100 100 todo mês 500 Pratas todo meio isso ajudava no orçamento para caraca tá bom isso
aqui tá ótimo vou viv tranquilo Aqui não não é mais que isso para de repente chegar 5 milhões aí total de de de seguidores cara nunca esperei nunca caiu a ficha e eu acho que vou continuar assim Acho que nunca vai cair a ficha Até quando até no Premio best quando eu ganhei eu dei um berro danado vilara tava na minha frente tomou um susto cara eu ah ganhei Foi loucura mas ainda não caiu a ficha do prem best ainda não caiu tá caindo aos poucos eu acho que você vai se surpreender ainda não sei
se você lembra do Top Gun aquele filme Quando ele passou nos Estados Unidos foi recorde de alistamento na na aeronáutica na aeronáutica Isso vai acontecer com a Biologia Cara eu acho Cara eu acho tem muita criança que gosta muito do seu conteúdo e tem certeza que daqui alguns anos você vai vai encontrar com alguém Na rua e vai falar assim ô biólogo Henrique sou biólogo também cara cara e e eu não sei se isso vai ser bom se alguém vai me bater depois porque o salário é baixo mas veja eu penso Eu ultimamente Eu Tenho
pensado por um outro lado eh nenhum Professor cara no Brasil em san consciência vai falar para alguém cara seja professor que vai ser bom não não é assim sabe disso nenhum biólogo vai falar ol Caraca profissão é mil Maravilha não é mas eu tenho entendido que por exemplo quando eu falo muito sobre empreendedorismo dentro da profissão como a pessoa pode ganhar dinheiro como a pessoa pode viver disso e tá vindo uma leva de biólogos aí e que tão conseguindo ter um faturamento para sobreviver com as coisas que eu tô falando pô isso vai mudar a
profissão cara uhum porque a gente vive no país com maor biodiversidade do mundo só de Internet por exemplo tem profissão cara bio ecoturismo tem profissão para caraca Então eu acho que isso vai ser no final das contas uma coisa boa paraa profissão porque a gente vai trazer uma uma galera nova que de repente tem uma mentalidade do tipo negar não ensinar como fazer o correto é é aquele lance da galera do tipo água Floresta irmão o nosso sistema aqui agrícola é uma merda poluente para caraca não tem como acabar com todos os Pesticidas tem como
reduzir então é lá que eu quero Então esse é o nosso trabalho negar é fácil velho negar eu vou lá pro twitter dessa galerinha aí que adora fazer cancelamento e faz e e não ensina nada não inventa nada eu quero eu quero que essa galera jovem Saiba como fazer a parada ó Que tal a gente fazer um agrofloresta o ag negócio é uma merda desmata mata a gente sabe disso E aí você tá aí no Twitter com o teu iPhone porque a renda que tem entra Pro Brasil é renda oriunda do dinheiro do Agro tu
quer acabar com Agro quer mesmo vamos cortar teu iPhone hein é vamos ajudar p agrofloresta é uma solução então vocês estão aí para melhorar o Agro não é para destruir o Agro tu entende a parada é para melhorar cara não é para destruir só que a galera quer cancelar cancelar cancelar é fácil Cara eu não tô aí para isso eu tô aí para Mel O agronegócio boa eu tô aí para melhorar tudo diminuir o o índice de Poluente diminuir o número de de agrotóxic e vamos tentar melhorar para todo mundo por não subsistência em muitas
coisas né muita coisa que a gente pode fazer aí e em termos de sustentabilidade que pode melhorar para caramba O agronegócio você acha que dá para aumentar a produção porque o Agro quer ID de tipo ó Beleza Eu aceito mas tem que aumentar a minha produção cer acho que dá para fazer algumas coisas o Agro quer dinheiro é eu tenho que saber Como fazer o cara ganhar dinheiro sendo sustentável vou dar alguns exemplos para você eu pego isso é um experimento tá professor vai lá pega um copo de cerveja uma taça e uma taça super
quintada pega um vinho é o mesmo vinho bota nas três taças e mandou a galera experimentar a maioria das pessoas vai falar falar essa aqui Custa r$ 5 essa 10 custa 100 a maioria das pessoas vai dizer que aquela taça de 100 é mais gostosa isso aí chama-se valor agregado na parada se agregou um marketing ali Uhum Então se eu quero vender pra Europa se eu quero vender carne brasileira para Europa Por que que eu não vou vender a carne com um selinho do tipo olha essa carne aqui é de gado que tem uma que
comprou uma área degradada e e Reflorestou e ela e ela tá restrita a uma área que não tá causando impacto ambiental e ainda preserva eu não vendo mais caro claro que vendo certeza com certeza Então eu preciso de fazer com que o que o cara ganhe dinheiro com isso com esse marketing do selo que a meu irmão nós vivemos no Brasil velho qual a maior biodiversidade do mundo nós temos tudo para vender para o mundo um selo de verificado que nós poluímos menos que não existe não poluir mas o nosso Produto é melhor e a
gente vai vender mais caro isso é mais dinheiro na bolsa no bolso do do da agroindústria se nós conseguimos vender melhor entende então isso vale para tudo para agrotox PR vou dar um exemplo aqui bacana e é o mesmo exemplo que eu dou que eu aprendi lá com o meu amigo Marcelo Peçanha Eu moro do lado da da gigantesca risquinha de Ubatiba lá dentro você tem lá um temo de ajusta de Conduta que é um parque aonde o Pescador vai lá e pega o peixe ele é legalizado porque é um taque ou seja criou-se o
parque aqueles pescadores T direito o cara entra com o barquinho dele lá pega carapeba que é o peixe mais caro depois V vende por 20 prata final do dia vai acabando ele vai vender até por C dependendo não tem um processamento na parada não tem do tipo ó que tal você comer um peixe pescado dentro das reserva Nacional da Restinga de jurubatiba E um selinho Verde ainda E Tu vai vender ele filetados Limpo tu vai pagar 100 conto tu vai comer vai falar pô esse é o melhor pescado com pesca artesanal é melhor ainda nossa
Então cara É isso que a gente tem que ensinar vou dar alguma ó outro exemplo a gente aqui decide Sei lá vocês são de minas né sim ok primeiro gost de cachaço tô horr queijo e queijo eu gosto mais da cachaça e do torresmo também torresmo eu gosto bom também então vamos lá vocês tem vamos fazer aqui uma brincadeira Vocês tem uma área aí de 100 hear 100 hear pô área tá lá não tem o que fazer com aquela área Só gasta o dinheiro lá aí eu falo para você [ __ ] meu irmão vamos
fazer que uma rppn que que é isso que é uma reserva particular o técnico vai falar para você fazer da área inteira 100 hectares você vai se ferrar porque depois você não vai poder fazer nada mais nada e se a gente fizer um acordo aqui ó vamos delimitar a área que não é para Desmatar uma área que você já tem umas trilhas trilhas pré-estabelecida né pré-estabelecida e Dent dentro dessas est a gente possa fazer uma visita guiada etc turismo ambiental e essa outra área aqui que você pode desmatar e fazer a sua pousada e tudo
mais a gente faz uma rppn você ganha um selo internacional porque rppn mais reserva vai ter mais proteção governamental porque eles são obrigados a proteg agir com mais Rigor no incêndio algo Parecido ninguém pode destruir aquilo lá porque agora é é da União também todo mundo né você não pode vender você pode vender mas não pode e E desmatar você nunca mais pode fazer nada ali tá preservado pode vender como reserva para continuar S reserva reserva Ok se seus filhos vão herdar e tal mas não pode destruir aí a gente chama essa reserva de três
irmãos aí a área que você pode pode construir que é não é na reserva mas é No pé da reserva que recebe a água da reserva que recebe o rio que vem da reserva tu vai construir uma pousada Três Irmãos vamos fazer o seguinte ó vamos fazer uma Cachaçaria não precisa fazer não tu compra compra cachaça vamos pegar aqui umas plantas naturais umas plantas aqui louca uma Arueira uma folhinha de florada da Arueira pega uma flor de Arueira bota ali dentro na cachaça da estação Passada você compra cachaça R 3 o l bota numa G
dessa que uma flor de Aroeira da florada de 2020 uma flor essa aqui tu vende a 50 con o cara vai abrir Caraca tem um aroma diferenciado fácil vende fácil vai comprar lá melaço vai comprar um doce na sua Pousada tudo isso cara é valor agregado tudo isso ajudou a não desmatar e te trouxe dinheiro trouxe verba para você e pros caras que iam lá caçar Destruir e agora tu tá preservando então esse esse é o mistério que a gente tem que ter para poder descobrir como fazer as pessoas ganhar dinheiro sem dinheiro não vai
boa cara eu queria saber uma coisa eu perguntei esses dias e falei aqui e é essa é a minha dúvida Mais Cruel vamos vamos pros bichos Qual é a diferença de cobra e serpente cara ISO que eu já ouvi isso aí acho que é a mesma coisa conversou aí mas já não chegou no Consenso mesma coisa O nome certo é serpente serpente é um grupo aparentado A lagartos que tem eh uma um um crânio cinético e não possuem patas e algumas delas possuem toxinas que são capazes de injetar serpentes elas basicamente são lagartos simp patas
tá um grupo aparentado lagartos o nome cobra ele é o nome que vem vem e do indiano cobra que nja é cobra Uhum nja é cobra então tem algumas algumas teorias aí do que do tipo ah não Porque cobra é quando o indiano foi lá e viu o nome cobra e chegou aqui chamou tudo de o português foi lá viu o indiano falando e chamou tudo de cbra mas inglês também tem o nome cobra e cobra D nome é gênero né Eh cobra de nome é o grupo desculpa de algumas serpentes nja E aí você
meio que misturou virou tipo assim xerox para fotocópia modes para minha esposa olh eu chego não mode isso aí não cara absorvente Abente Mas eu também tá Pois é então vai virando vai virando antigamente tu tu queria matar um herpetólogo do coração você chamava você chamava a serpente de cobra hoje não hoje a gente aceita como sinônimo e tá tudo suso tá tudo beleza mas o nome certo é serpente entend serpente cobra seria um grupo um grupo de serpente você recebe V para [ __ ] né de desse bicho né eu não consigo ver mais
vídeo nenhum eu vejo eu vejo na marcação então assim galera que me manda Vídeo presta atenção numa coisa vocês querem que eu reaja a vídeo me marca lá marca o nome biólogo Henrique no vídeo só marcar o nome porque aí eu vou vendo de acordo com o número de marcações sim quando é muita marcação vai aparecer para mim toda hora aí Opa quer mesmo que você reaja ali aí você vai legal né mandar para mim não adianta muito porque senão é vídeo o dia inteiro né você não aguenta ver tudo ali né cara meu meu
Instagram milhares de pessoas mandando Mensagem não tem como ler não tem como ver eu perco às vezes Patrocínio porque não consigo ver o cara falando vou ver ih cara isso aqui foi ano passado Então quer me quer me quer que eu reaja um vídeo me marca nele Apesar que você deve ter uns vídeos exclusivos você recebe que não às vezes passa batido dese jeito sim às vezes mas eu eu eu eu recebo alguns vídeos que exclusivos às vezes eu vejo lá eu sei quando é às vezes tem um vídeo exclusivo Apesar que hoje cara Essa
parada de vídeo exclusivo para mim diminuiu muito eu recebo mais o pessoal já posta logo na internet ele não ficam é mais fácil o cara chegar no é mais fácil os cara chegar no tiktok colocar lá e e me marcar e aí e aí vai porque ele quer ser o pai da criança ele quer ser o pai da criança muito raro eu pegar um vídeo que que não seja isso o tiktok detonou o YouTube cara ganhou do YouTube Pedrão porque o tiktok é fonte né você acha Tudo ali né cara tá me me arruma mais
al primeiro que o YouTube o o tiktok trouxe umas coisas novas eu tenho que dar o braço torc apesar de detestar a plataforma e de não ter precisado da plataforma para Best fique claro aqui se me sacaneou PR carac com tiktok os caras vão te procurar agora você vai ver eu me sacaneou muito o tiktok me sacaneou muito e eu V sempre fazer propaganda contra tá inclusive vou vou falar aqui ó você tem filho não deixa Ele ver tiktok essa é minha opinião mas eu tenho que dar o braço a torcer por algumas coisas sobre
o tiktok eh os caras criaram a possibilidade de todo mundo postar alguma coisa o YouTube restringiu isso demais dois o os caras permitiram que você veja outros conteúdos que não são o da sua bolha porque tu fica passando arrasta para cima é não sei se você é bom ou se é ruim Sim mas de certa forma por exemplo tava com Um amigo que tem canal de política e ele ficou viciado num canal de de moto ele fou o YouTube nunca me recomendou teve que na casa do primo e o primo gostava disso aí pareceu para
ele um canal no YouTube de moto e ele ficou viciado no canal de moto mas o YouTube nunca recomendou para ele [ __ ] por localização ele recebeu não não ele foi na casa do Primio e viu ah ele viu na cas ele foi atrás aí ele fal fal p o YouTube nunca me recomenda sim sim o Tiktok ele vai jogando cont na tua cara é claro que a gente sabe que tem as preferências dele mas ele joga alguma coisa que você pode achar o YouTube tá fazendo isso com shorts a gente tá furando bolha
com shorts segundo n ou terceiro já o tiktok permitiu a interação com vídeo tu pode reagir o vídeo do outro velho no YouTube é uma merda você bota o vídeo do cara lá tu toma logo um Strike cara é eu sou do tempo do YouTube sou do tempo do YouTube tem mais de 5 anos no meu canal que você botando na foto de alguém O qua te D um Strike pela foto cara pô eu fui eu botei uma foto de uma jararaca Outro dia eu sempre referencio as paradas botei a foto de uma jararaca outro
dia uma jararaca né Rita o cara é meu amigo meu brother vou falar nome não mas pô foi uma situação chata eu botei a foto do cara do Wikipedia e fui lá embaixo no comentário Referencie mas eu não falei de quem era a foto até porque eu nem lembrei botou sobrenome não sabia que era dele aí fiz ah P jarara Faz tempo isso aí tá aqui a jararaca tal tal tal pá aí o cara fez um exposit comigo foi num grupo lá falou P usando o trabalho dos outros tem que pelo menos referenciar foto Aí
eu falei não meu irmão eu botei aqui na referência tá escrito lá no Wikipédia que quando você tem cópia da comunidade Basta que você se for Domínio Público você não precisa referenciar sim se for cópia da comunidade você diz quem quem tirou tá aqui ó no no tá ele queria que eu tivesse falado aberto seu coração aberto meu coração só que ele achou que eu tinha pegado ela na no no no stock eu peguei no Wikipédia Então tá livre ele botou lá livre cara aí Ah eu não vi que eu tinha posto lá que era
essa foto pô mas para você ter uma ideia eu sou da época que Você tomava o strack para uma foto na tum é o tiktok te permitiu fazer vídeo de tudo quanto é de tudo quanto é cara coisa então isso é maneiro para mim para mim que sou biólogo que para eu ir para ver para eu ir ver o bicho eu ter que ir lá no campo meu irmão outro dia eu vi o cara uma sucuri que engoliu a outra e ritou eu vi esse negócio muito louco o cara mandou para mim eu vi esse
o cara na hora certa no lugar certo eu se eu fosse procurar uma sucua na natureza que Fizesse a mesma coisa eu ia demorar 5000 anos andando dentro da Mata e não ia ver isso aí você sabia que aquilo lá era possível sim você já sabia que aquilo lá rolava sim sim ela sucuri são são canibais o que eu não sabia que ela saia de dentro d o que eu não sabia que ela saia isso é o Primeiro Registro disso aí o Primeiro Registro disso é muito louco né cara comer a cobra e a cobra
mexer lá e sair de dentro da outra Vira e Mexe Alguém manda lá no nosso Grupo algum vídeo que é uma coisa única e aí inclusive a gente já tá com cinco artigos para sair né na com Butantan com a Selma vinculado ao laboratório da Selma no Butantan é do tipo assim eu vi lá uma uma cobra coral fazendo canibalismo o cara jogou lá o vídeo eu opa vou saber qual é do cara já sei quem é o cara já peguei não não bota vou vou tirar o seu vídeo não manda para n né esse
vídeo esse vídeo aqui vai virar um artigo Científico e vai sair porque é o Primeiro Registro o outro foi de uma cobra copulando foi qual cobra que Mach Do nov uma cobra que fazendo a cópula ela mordeu a cabeça da outra as nossas não fazem esse comportamento aqui não fazem então é um comportamento novo Opa esse vídeo aqui dá um artigo aí eu já mas o cara não pode postar mais para virar o artigo não tem problema né Depois o artigo pronto OK tá tá mas Antes é só para pro artigo ser um mais interessante
senão outro outro cientista vai pegar e fazer antes pô Ah sim sim sim verdade verdade vale quem publica primeira direito autoral né Depois que publicação éi Mas é a mesma coisa de um direito aoral depois que você já falou isso aqui é meu é meu não tem mais O Primeiro Registro feito no Brasil foi esse Acabou sim que massa entendeu então assim sai ciência dali sai ciência do do da internet ciência boa cara ciência de Qualidade e uma ciência cidadã que inclusive esse artigo o o o Entrei em contato com o cara cara entrou em
contato comigo ao vivo ó tô filmando aqui a cobra fazendo a cópula E aí a gente foi foi automático assim eu Rita e a Selma e ele ao vivo cada cada hora que que ela tá fazendo escreve aí qual é a temperatura Qual a localização Qual é a altura que ela tá tudo isso entra no artigo Olha só tudo isso porque é uma coisa nova única tudo Isso vai entrar no artigo científico ciência cidadã e o nome disso é Ciência cidadã porque você tá utilizando o a internet com o cidadão e daí vai sair um
artigo científico você [ __ ] para caraca velho e vai pro mundo interir É isso aí aqui hoje para eu por exemplo que não tenho entendimento nenhum praticamente você f assim nossa ela tava fazendo lá e mordeu a cabeça fala nada a ver mas pode ser Uma mudança de hábito daqui uns dias tá explicando um monte de outras não não você explica o gênero você explica o o grupo que tem esse porque as nossas não temm esse comportamento Mas algumas T Uhum Então você pode começar a ver por exemplo parentesco taxonômico de uma o troce
é muito muito amplo é muito amplo mas o legal é assim ser cidadão Ah é c cidad é você botar a população fazer cência contigo e isso tudo lá no nosso grupo do COB que é o maior grupo do Mundo que é o meu grupo do Cobra serpentes identificação e discussão do biólogo Henrique é o maior do mundo 250.000 200 é 200 el tava 240.000 seguidores de a galera não tá lá para brincar uhum gala tá lá para estudar é o maior do mundo em ofid fauna ô ô que que você acha dessa galera que
tá tendo cobra como Pet em casa assim é meio perigoso ess olir não cara eu acho que ter Cobra em casa é menos perigoso do que tu ter um pitbull por exemplo Sério sério P você tem muito mais ataque de pitbull do que alguém que foi é porque pouca gente tem Cobra pesenta em casa né então mas no Brasil você não pode ter peçonhenta Ah tá tá no Brasil não tem você tem não peçonhenta e não pode ser de grande tamanho entendi agora na nos Estados Unidos é zona velho Estados Unidos é zona ones o
cara agora tem ilegal tá no Brasil tanto é que aquele Pedro levou uma nja trouxe uma nag meu irmão ess nag Espalha nessa merda aí cara você não segura não aquele bicho é diferente a eu eu sempre brinco aqui o pessoal fala pô bió que você sempre que você fala das serpentes você fala mais lá da da lá de fora você fala da cobra rei que é que eu mais gosto você fala mais da Piton malai Piton velho na boa as nossas serpentes são muito bobinhas perto da de lá cara é se compara não velho
a serpente então é brasileira ela é pacífica mesmo é igual brasileiro aí as nossas serpentes São Bobinhas perto do do da Gringa não dá para comparar uma jararaca com a mamba negra velho não tem como comparar tem como comparar As de lá são sinistras tem Tem cada serpente sinistra para [ __ ] as nas velho parece lagarto M irmão o bicho ágil para caceta O bicho é ágil para caraca vai para cima se uma nja se espalha aqui nesse país vai ser uma desgraça ambiental sem tamanho que elas comem até outras cobras Você já pegou
uma lá no bantan L no bantan tem Não ninguém pode pegar ela não não pega ela acha que o biólogo lá podia manipular ela não josepe pode jospe Porto ele pode josepe eu acho que ele tá até imune a picada Pior que não ele é alérgico né com sonho é o jospe ele pode mexer mas tem protocolo para ele mexer que é do tipo assim pô foi mexer por quê não pode então assim ele tem que ter uma justificativa Tipo olha ela enganchou ali e tá presa ou vamos ter que fazer uma sexagem ou ele
Tem que ter um motivo explicável uhum para que ele vá mexer ali mas ele aí ele pode porque ele tem autorização lá ele é o técnico da parada e tal mas ninguém pode mexer não cara se a cobra daquela ali morde um como é que você arruma o solo tem que ser aquele o soro não é feito aqui é comprado tá guardado tem aquele souro que vale para vários tipos de picadas por exemplo pro danaga ele não vai servir Polivalente É acho que nem usa aqueles polivalentes mais né não Olha só o Polivalente Por quê
não é Polivalente o soro soro ele é específico ele só serve para cada espécie Uhum Então por exemplo jararaca Só serve para jararaca não serve para outro grupo só para Jararaca Eu não uso o soro da Jararaca para para suru Não serve el é específico então S da n só vai servir PR nja quando a gente fala Polivalente é porque ele é feito por apanhado grupo por exemplo J temos Mais de 30 espci né de BS Então você não tem como pegar a peçonha de todas as bops para fazer o soro você vai pegar de
grupos específicos você vai pegar a peçonha 50% de bot jararaca 12,5% de bops ne víde 12,5% de bops alternado que é o utu Cruzeiro eh 12,5% da jararacussu uhum e 12,5% da Mine aí vai dar un 100% de de veneno nesse veneno tem veneno de de Grand de filhote de adulto porque tem variação tem variação ontogenética tá de adulto para filhote sabido umaos Esse é o Polivalente que eles falam isso aí ele vai pegar esse esse essa pessa já tá no cavalo e aí ele vai produzindo de corpo que vai servir para todas as nossas
todas as nossas jararacas Inclusive a jarar quiloa que só tem na ilha que só Tem na ilha Você não usou a ponha del Você não usou a ponha dela mas o suro serve para ela também porque você pegou serpentes que representam filogeneticamente um grupo E aí você pode por exemplo fazer o soro é do tipo antibotrópico crotálico ou antibotrópico laquético que você tem dúvida Uhum você tem dúvida porque você tá numa área que tem jararaca tem e tem eh eh Cascavel Ô desculpa tarar tem jararaca e Tem surucucu que o sintoma é parecido Uhum você
não sabe qual que é então você vai dar o antibotrópico e o laquético para para ver é que situação que tá acontecendo ali entendeu aí isso é a Val ent do do da parada na verdade então você tem ele por entendi eu achava que era igual o Robertinho falou que era um Polivalente não sei que cobra que foi que me picou tava no escuro ela fugiu não matei não peguei não fiz nada não sei que cobra é mas aí é pela região e Pelo sintoma né você não precisa mais saber Acho que nem precisa pegar
a cobra mais né Pega a cobra o pegar a cobra é a pior coisa que o cara faz tinha T mais três pic o cara te picou a cobra de picô primeiro pode ser um bote seco primeiro que pode não ser coma ponada segunda é peçonhenta mas pode ser um bote seco ela não quer gastar peçonha com você ela só quer que você se afaste sai daqui aí o que que o cara faz não vamos levar pro hospital para você levar Pro hospital você não vai levar lá viva porque assim que os caras geralmente vão
lá e partem com o facão é assim na inchada a realidade é essa o cara vai lá e pá parte a cobra no meio aí que a cobra quando tu for pegar que ela vai te morder mesmo é inclusive teve o coroinha né que levou a cobra viva Caraca teve o coroinha que levou a cobra Viva o cara Foi picado por tava tava tomando banho ele foi tomar banho e aí o jararaca picou Ele e aí ele pô vou levar jararaca ele foi pegar jararaca tomou mais três picadas [ __ ] Nossa mais veneno sobrecarregou
né ass se a primeira foi seca as outras três não foi Deu uma overdose de veneno cara não para por aí não ele pegou a cobra e ele tinha que ir para hospital então eu ter que tomar banho ele tomou banho com a cobra Ah não para que isso cara do zoa sem zoeira velho sem zoeira sem zoeira segurando a cobra tomando cobra tomou Banho com a cobra acabou de tomar banho que cara não ele é de Deus demais esse cara porque e não matou a cobra vho que que ele acabou de tomar banho mano
eu vou acabou de tomar banho botou roupa você arrumou e foi para Hospital chegou lá com a cobra viva aqui só para mostrar a cobra que me picou beleza Hospital inteiro Beleza vai lá vai lá no parque solta ela de novo e volta agora caraca o cara chegou com a viva lá a cobra tomou banho com a cobra Tom que história maluca mas essa aí essa aí Ganhou de você viu mas mas isso é é uma parada muito louca né porque a evolução do dos primeiros socorros mudou com tempo também né amente Você tinha que
fazer torniquete chupar ali jogar o veneno fora Nada disso faz mais né Não então isso aí era um protocolo americano tinha esse protocolo no Brasil também você tinha um protocolo que era tomar querosene não Passar passar querosene cuspir o álcool você tinha umas coisas muito loucas ali e que a gente viu que não funciona nada porque por exemplo cobra de picô a pessoa ela vai circular a medida da batida do te coração velho então se ela já te picou você não tem aí o cara corta causa uma hemorragia às vezes não era serpente pessoa entra
o cara suga pô tu vai chupar é material biológico você tá pegando sangue de alguém além Vel você não sabe se a outra pessoa tá Contaminada ou não a boca tem bactérias que podem filtrar e causar um problema sério então assim o que que a gente fala hoje Foi picado por serpente você tem o celular dá para filmar beleza não filma não dá para filmar lava Samu Samu velho você não tá conseguindo bombeiro bombeiro me ajuda que o bombeiro vai entrar em contato com Samu vai entrar em contato já com o hospital que tem o
soro etc e é o que você vai fazer vá procurar um socorro médico nada De enres madeira você vai perder tempo velho não bota borra de café urina querosene álcool nada disso beber cachaça só piora porque você vai acabar tendo um problema justamente né dependendo da serpente neurotóxico já tá piorando a situação única coisa que você tem que fazer é você lavou Ok e bebe água água fundamental por quê fundamental ental não faça torniquete nunca você fizer torniquete jararaca D um exemplo jaraca te picou na mão você Fez torniquete a própria pessoa já já tem
edema ela vai inchar uhum quando você tomar o soro o soro não vai entrar aqui soro não vai agir porque ele não consegue entrar na capilaridade tá tudo cheio de edena inchaço a chance de tu perder a mão o braço é muito maior então você não pode fazer quete de jeito nenhum por que beber água seu sangue tá cheio de toxinas seus rins vão precisar de filtrar isso aí se Prec de água pode perder o rim Se não tomar dependendo da da cobra dependendo da cobra mas Cascavel por exemplo ela já tem uma jararaca tem
nefrotoxica a Cascavel ela vai fazer uma nefropatia secundária devido a rabdomiólise do do e eh que vai acontecer então assim já vai bebendo água velho mas é para beber água mesmo muita água então vai bebendo água 10 l da água cara vai o cara Foi picado acalma ele já liga pro Samu e água beba água eu sei que os antigos vão dizer Para você fazer torniquete vão dizer para você ir na radea vão dizer para você botar borra de café xixi chupar dependendo da região tu vai molher hein vai é quem sabe a pedra do
Japonês já riu aí né é médico falou que tu vai molher né dependendo daquilo que tu quer chupar Tu paga cerveja Pô né pro amigo não precisa levar uma Coba adulto e Criança mesmo procedimento criança é mais Agressivo né mesmo procedimento vai direto para hospital que só o soro vai te salvar velho não existe casca de árvore chá do indígena chá do R não existe bota co sua cabeça não existe existe uma tem uma coisinha chamada específico pessoa que o pessoal usa muito específico pessoa que é uma uma um um produto charlatão um produto charlatão
que fala que cura até que que serve para tudo queimadura ah amoles eada de cobra meu Irmão aquilo uma porcaria não serve para nada Eu já mostrei pessoas no meu canal que tomaram aquilo serviu para nada foi tomar suro e é proibido pela Anvisa tá não é um medicamento válido só para começar então Nunca use aquela porcaria não use casca de nada chá de nada Sai fora porque você vai tomar chá ainda vai piorar o teu teu problema hepático da situação que você tá precisando para poder se livrar da toxina então não existe absolutamente nada
repito não tem Chá de flor chá de casca chá do que for nada disso serve pra porcaria nenhuma aqui é um papo de um técnico vá salvar tua vida vá direto para o hospital só o soro vai vai te ajudar mais nada que isso mais nada absolutamente mais nada toma na veia o soro toma na veia o soro antigamente tinha na coxa né e ter para vender não para deixar na fazenda assim não então vamos lá olha só você tem soro para vender mas é veterinário Ah tá para cavalo ali você Tem soro para vender
mas é veterinário para humano não pode ter soro por quê Porque você tem tempo de chegar no hospital e lá você vai ser atendido por médicos e o soro é um antígeno para você ele é anticorpo mas ele é uma proteína estranha que no final de contas no final das contas você pode ter um choque an afilática é falar aí vamos supor se eu se eu vendo ó a partir de agora não Liberdade Brasil tem essas paradas eu Quero ter a liberdade de de comprar meu suro sou burro presta atenção a maioria das serpentes não
são pesso entas aí te [ __ ] você acha não não fui picado aqui por uma por uma tu vai tomar o soro vai dar pior vai dar pior que você nem sabe identificar E aí você pode morrer de choque anafilático vai dar pior então não cara você não pode tomar um soro não tem como vai pro hospital vai dar tempo Só não pde tempo só não pedde tempo pegando a cobra não pede tempo fazer torniquete não perde tempo só toma o sua aguinha e vá direto para o hospital e lá você vai tomar o
soro e o soro vai salvar tua vida não use chá de nada não beba álcool não beba querosene não corte não faça torniquete vá direto tomar o soro antiofídico E aí tu vai salvar tua vida isso é imprescindível e tempo cara quanto mais tempo você demorar pior o mais rápido que você for melhor e o Detalhe em muitas situações você vai tomar o Bot seco e não vai ter nada tu imagina o cara tomou bote seco já tomou soro gibóia picou ele mordeu ele ele pô pesso não sabe identificar pá não dá cara agora o
senhor veterinário Ok você tá lá no interior seu cavalo Foi picado Pô não tem como tu pegar o cavalo e botar em cima da picap você tem que ter um um carregador específico você não tem nada tá o bicho vai Morrer ele tá sangrando você tá vendo os sintomas ele vai morrer velho nesse caso sor veterinário sor veterinário 50% e mesmo assim se possível for faça isso com assistência de um veterinário mas aí é tipo três chipos de soro porque ou dois chips porque você não sabe qual que é a cobra al s o soro
tem a especificação mas geralmente soro vai ser para jararaca se quer que mais tem que que mais 90 90 90% né É é vai serar Aqui no Brasil tem Esses caras que caçam serpente igual lá nos Estados Unidos para vender o veneno isso não existe aqui não né lá rola demais né isso lá parece que vale muita grana né cara e existe venda de veneno mas não é assim como as pessoas pensam por quê Porque eu não preciso do veneno para fazer os produtos PR serpente eu preciso do veneno para entender Qual é a toxina
e eu desenvolvi a toxina No no meu no meu laboratório entende entendi e Ah eu preciso do veneno para fazer soro ok Aí eu te pergunto quem é que vai comprar veneno para fazer soro no Brasil se o Butantan vitar o Brasil por exemplo faz de graça tá lotado de com lá então você não vai vender existe até curso na Internet que o cara cara é curso Marçal né da parada caraca Mar Só que criou o Butantã eu te ensino a ficar rico Ah o Butantã não Ele criou o método de fazer a extração do
curso lá Ó o cara ensina você a a ficar rico vendendo soro vendendo veneno mas ele não é rico hum ah e tem gente que compra a ideia né cara E aí os Car pô beleza OK tu vai vender para quem para quem você vai vender Ah não tem um laboratório tem contato de laboratório não vender pro Butantan por que que tu vai vender pro Butantan se eles tem cobra meu irmão tem plantel de cobra lá ganha cobra né o Butantan tempo inteiro ganha cobra Você vai vender Veneno pro Butantan você não faz sentido entendeu
o o que não quer dizer que não exista locais específicos né você tem lá o o Breno lá da Amazônia um grande amigo que faz e extração e venda Mas é uma coisa muito específica e não é peso de ouro como as pessoas falam não não é até porque você não tem por é mais fácil Ah mas pô vamos lá um laboratório tipo sei lá Sanofi qu é que é o o veneno para fazer o desenvolver um um produto primeiro que ela não sabe que produto Segundo que é muito mais prático eu chegar para um
estudante brasileiro mesmo ou até mesmo de lá paga uma bolsa para ele aqui no Brasil faz um laboratório paga uma bolsa pro estudante de Mestrado ou doutorado ele mesmo fazer a coleta ele mesmo fazer o a extração fazer tudo e ele mesmo estudar e descobrir o composto e o composto é deles então foi uma cobra que ele pegou velho uhum já tem o suficiente para ele ter o o estudo Todo só que o só que isso é um processo que demora muito tempo para você ter um resultado não é assim eu peguei o veneno da
cobra e eu vou desenvolver agora um um um medicamento que vai salvar não vamos testar isso aí cara e 99.999% vai dar ruim é sorte achar uma coisa que dá bom B mas às vezes acha tipo um captop da vida entendeu sim é o potencial biotecnológico e eu acho que já mapou todas as cobras também né não tem mais não tem cobra aí tem uma Porrada sério tem cobra ainda que dá para achar aí nova não você tá falando espécie nova é existe a possibilidade de se achar espécie nova mas é muito baixa né vertebrados
a gente acha pouca coisa nova mas provavelmente a gente vai achar uma outra espécie o que tem acontecido mais é a classificação de espécie é do tipo olha essa aqui tava classificada como uma coisa e muda el Então vamos vamos Rever essa classificação de acordo Com os estudos que vão aumentando eu acho que tá muito mais promissor a gente achar uma uma um determinado produto biotecnológico que possa que possa ser viável um novo medicamento uhum É isso aí sempre vai existir não vai não vai parar né tipo pesquisa não para pesquisa não para E aí
o pessoal tá investindo muito hoje nas serpentes opistóglifa todas as outras que ou não tem peçonha ou a peçonha no dente Posterior e te causa um leve sintoma uma coisa do tipo ah fiquei mal vou ficar no final de semana lá tive uma tonteira uma diarreia um edema um edema né um sangramento leve mas só isso essas que estão sendo muito estudadas porque ninguém estudou ainda e porque o que que tem nessa peçonha se tá te causando um edema tá te causando um sangramento Por que que a gente não estuda aqui um anticoagulante entendeu qual
o Anticoagulante que que eu posso tirar daí s e esse tipo de coisa que que é legal Sabe que dá para para achar então esses animais eles são prato cheio para as serpentes Cara elas são tão legais que elas passam do mundo do dos biólogos por exemplo eu sou eu eu estagiei com paleontologia estagiei com Masto zoologia saco muito des assuntos mas mamífero é coisa de biólogo V veterinário vai pegar ara médica mas mamífero é coisa de biólogo biolo que Gosta taxonomia de mamífero e tal veterinário Entra lá pra área médica dos bichos mas ok
zootecnista vai trabalhar na produção mas animal doméstico Av Av é coisa de biólogo cara biólogo vai se especializando na ornitologia você tem lá um veterinário um tecnista se metendo na área mas basicamente evolução para todo do biólogo serpente não serpente é do biólogo a serpente é do médico é de interesse Médico é de interesse farmacêutico é de interesse de produção e é de pet e é de interesse e industrial pode que a indústria quer o que que esse bicho tem ali que pode produzir que eu vou ganhar muita grana com ISO fazendo medicamento então a
serpente Ela ela exttravasa todo mundo quer todo mundo quer saber o que que tem tem gente que se especializa só em peçonha nunca mexeu na cobra nunca viu a cobra a Biologia sim cara doido para achar um pote de ouro ali a Biologia sim eu conheci uma menina que que doutorado dela era com com análise filogenética de de eh felinos ela nunca viu um leão só recebia amostra de sangue de tudo quanto é felino nunca vi o bicho mas lá ela fez toda a árvore filogenética de tudo a Biologia ela é muito Ampla conhecia uma
pessoa que fazia trabalho com pelo de animal nunca Vi o bicho vivo ela ia no museu com a fita Du Rex colava na na capivara empalhada levava Lontra levava tudo quanto é bicho al em tudo quanto é museu nunca vi o bicho vivo [ __ ] pá tudo coladinho ia pro microscópio Ô veneno veneno de aranha escorpião é diferente do é são são coisas diferentes mesmo o que você usa por exemplo pro escorpião não seria válido para Aranha e vice-versa Para para uma serpente não existe tudo todo toda todo veneno é específico veneno ele é
específico de cada animal ou seja você o que que é o soro soro é o anticorpo o veneno ele é o antígeno você injetou o antígeno em você o seu organismo vai começar a produzir um anticorpo quanto aquilo ali e aí esse anticorpo é que eu pego então ele só vai valer para aquele veneno do bicho que te injetou não vale para outro bicho eu posso ficar imune a Uma picada de cobra posso eu pego por exemplo uma uma determinada cobra e vou botando e vou dando doses microdoses vou produzindo meus anticorpos em mim mesmo
até o ponto que eu Caraca se a cobra me morder aqui eu tô tô livre uhum né vai ter alguma sequela Mas vai ser baixa Só que tem um pequeno detalhe Conforme você não vai sendo estimulado seus anticorpos vão baixando e os seus anticorpos demoram Muito tempo para serem produzidos seus anticorpos estão baixos tomou a picada da cobra tu morre então o cavalo já tem o soro para você lá eles vão injetar no cavalo eles vão injetar o suro no cavalo cavalo o veneno no cavalo o cavalo vai produzir o anticorpo eu vou coletar e
deixar guardadinho aqui eu preciso saber a espécie da serpente que me picou E aí eu vou utilizar aquele aquele anticorpo específico daquele cavalo que só serve para aquele bicho ou PR aranha ou PR escorpião ou pro pro serpente pra serpente depende do bicho que picou você ou pra lagarta né que não é só serpente que a gente tem que se preocupar você no Brasil você tem uma lagarta que é lonomia que ela mata cara ela mata cara M Deia não taturana A taturana sim s taturana tem uma taturana específica que é mata eu acho que
lá na nossa região teve um uma infestação dessa taturana eu f não taturana Já que é meio dema eu falava que é mar mas Matata né mano é que cor que é essa às vezes fo até ela tu não sabe que cor que ela é Ela é verdinha tem não É uma que tem um anteninha na frente não não ela é verdinha só que o lance todo não tá em uma só ele tá mais em em um monte entende entende entendi entendi Às vezes tem um bolo dela ah aí nesse momento que você teve caso
de óbito teve uma criança que morreu Tem soro para ela tem soro as outras não tem soro não mas para ela tem entendeu lá Mais como uma marronzinha assim essa nem pô Pega até na mão já mas vai mas aí ele pega por baixo né É tem macete né porque ela ela vai te queimar também aqueles aqueles pelos você tem tubos ali são microspin que vão te injetar peçonha peçonhento não é só cobra Aranha é pess pent é qualquer animal que consiga te injetar através de um aparelho inoculador o aguilhão do Escorpião é é uma
forma de ponha de injetar peçonha a a Né da aranha mesma coisa ali aquelas quelas dela mais uma coisa l em jata peon ali a a gente tem aqui algumas aranhas sinistras né a marrom a gente tem a marrom Santa no no Curitiba Velho Curitiba tem uma porrada Curitiba tem muito dela é o que eu tenho assim falando de medo de não quero nenhum quero nenhum me ofenda mas mas o Daré marrom eu acho que é o pior porque todos os que eu já vi parece que a sequela Fica sempre uma sequela terrível ali fica
uma necrose terrível né uma necrose muito feia todas né Eu não sei se éé já foi aend e conseguiu sair sem nada a gente não isso é uma pergunta que a gente não sabe você sabe que existe uma dúvida de que talvez eh nem todo mundo nem todo mundo fique com sequela da pesso dela não mas as que ficam é terrível Talvez algumas pessoas talvez não seja Tão grave quanto a gente pensa porque cara Muita gente deve ser picado por ela porque indolor você não sabe se foi picado ou não e ela é uma aranha
muito Urbana Uhum Ela adora meio urbano ela adora frestas sabe baixo de pia locais onde não não tem acesso ela é muito reclusa só que o problema é quando você esmaga ela problema é que você ela tá numa roupa sua e você esmagar ela Esse é o problema que é nessa hora que ela injeta ou é nessa hora que ela tá Morrendo que ela injeta Aham no desespero se ela passar em cima de você ela não vai injetar você ponha Caral mas se você esmagar ela você já os Cross D tran ah horroroso Tá doido
é Eu falo sempre PR as pessoas nunca irem no meu grupo do telegram não vá Porque tem tem lá as as fotos Caraí que é uma coisa horrível a necrose que dá é muito sinistra Tem soro para ela o problema é que você é picado e não sabe não sabe E aí depois de muito Tempo não adianta S só uma vermelhidão ali né você não vou entrar no seu grupo do telegram quero ver essas fotos aí carac não vá lá velho tem pessoa com raiva tem meu irmão é é essas coisas que a gente não
pode raiva do do do morcego ali do do e do cachorro também né sim é é do morcego do cachorro e e mas é feio quando tem a raiva horrível é qual que é o efeito eu não sei cara e é a raiva meu irmão ela é tipo Walking Dead tipo Walking Dead Walk Dead não tem O zumbi do sim você vai tu vai ver alguém é horrível de ver não dá para desver se tu V não dá para desver é uma coisa horrível então eu aconselho por isso que eu falo não vá lá porque
esses materiais didático a gente tem lá pessoa com raiva meu irmão ela ela fica babando né ela fica ela a raiva é um vírus Então ela começa a detonar o seu sistema nervoso e aí que o cara parece mesmo zumbi porque ele vai perdendo a noção Das coisas é a hidrofobia ele fica doido para beber água e não consegue beber água porque afeta seu sistema nervoso você não consegue deglutir caraca é uma das piores para mim doença que existe não tem cura teve três casos de cura né mas tem sequelas por isso que afeta seu
sistema nervoso e qualquer um pode pegar cara você tem aí eh morcego pode transmitir para você canídeos em geral podem transmitir para você né Eh você tem outras partes do Mundo que você tem incidência muito alta você tem tem um caso macabro né na Índia de um cara que ficou com raiva teve raiva matou uma uma senhora e tentou comer então a tu fala assim cara [ __ ] Man delk é esse é muito deliso por conta do do negócio não sei o que aconteceu Ele já era meio doido e aí a doido com raiva
não doido com raiva doido sem raiva ele é doido né cara mas é algo [ __ ] então tem tem lá algumas imagens didáticas de raiva Tem imagens de pessoas que que foram picados por ar maon que não é bonito cara algumas serpentes também que não são eu gostaria de fazer eu gostaria muito de fazer alguns vídeos com essas imagens mas a plataforma não aceita ela Bloqueia logo Mas mesmo sendo didática eu queria ó aqui é uma pessoa que teve a perna afetada por uma jararaca essa aqui é uma Maranha Eu geralmente na palestra nas
Minhas palestras eu mostro né Uhum uhum uhum mas no no no na plataforma os caras eles não deixam gostaria que deixasse que tivesse mesmo que o vídeo desmonetizar ó só para que conteúdo didático mesmo pessoal ver como é isso é importante mas não deixa cara no tiktok esse aí no tiktok Passa então que lá ess quer ver negócio esquisito mesmo tem isso tem no tiktok mas eu não o meu canal não deixa não pode e filha da alguma coisa no meu Canal não sacanagem é sacanagem alguma coisa tem lá que não deixa biólogo Henrique obrigado
viu irmão Cara eu tô muito contente de estar aqui ah mais que eu duvido saia saia mais o que eu duvido Dea fazer a propaganda aqui ó é um cara [ __ ] mano com muito orgulho eu tô comemorando Premio best aqui com vocês Muito obrigado e eu queria fazer aqui a a uma Homenagem especial ao Três Irmãos porque foi o primeiro podcast que me chamou na na verdade tá foi esse muito antes da gente est estouradão na na na na internet o cara já assistia meus vídeos já perguntava lá sobre os bichos acho que
a primeira vez que você me chamou a você tava eu lembro você tava com 30 e poucos mil seguidores é não é uma coisa assim e eu falei cara eu vou a São Paulo no ano que vem eu se fal ano que vem eu vou a São Paulo que Eu tenho que ir lá no Butantan acabou que eu vim e fiz tudo uma vez foi o best e o Butantan e foi bacana Butantan foi bacana demais mas eu quero deixar uma homenagem especial porque foi o primeiro podcast oficial a me chamar e o podcast desses
caras é maravilhoso velho então assim quem for meu seguidor que passar por aqui por favor sigam o podcast três irmãos que é o podcast que foi o Primeiro a Me cham muito obrigado uma honra tá aqui parabéns pelo trabalho de vocês isso mano valeu obrigado de coração de coração mesmo mano tipo assim você é [ __ ] cara qualquer seguidor seu que parar aqui né a gente vai ficar extremamente feliz porque a gente sabe que é um cara que tá preocupado não é só em ver Bobeira não né que segue um cara [ __ ]
mesmo a gente tá preocupado em salvar vidas mas também mudar o país Valeu obrigado pelo trabalho que você Faz viu Quem quiser te achar assim dos no que ainda não tem a envergadura que você tem mas que são os nossos seguidores que já segue lá vai vai te encontrar onde biólogo Henrique em tudo quanto é lugar é botou no Google vai aparecer em algum lugar peço que Me sigam em todas as redes porque ajuda muito sim né me segue no tiktok também me segue qu você me segue o no no YouTube me segue no Facebook
Facebook é muito importante que é aonde você é a Minha minha plataforma hoje maior né que sei porque passo todo mundo mas eu adoro Facebook Obrigado zuberg o me segue no no Kawai Instagram é legal seguir no Instagram que eu tenho pouco seguidor no Instagram tá muito fraco lá ainda tá chegando 300.000 Agora bateu 1 milhão lá nesse negócio é bateu 1 milhão lá no Instagram que é importante porque nos outros gente tá grande pô pode ficar grande no Instagram também isso ajuda muito é só botar biólogo Henrique velho Tu me acha em tudo quant
é lugar ou na rua também tu me acha tal vai vai n minhas palestras é vem tirar foto comigo Vai ser uma honra faço questão de faço questão de falar com cada pessoa porque eu tenho gratidão Até porque eu pão de cada dia eu tenho Graças a a internet hoje hoje eu vivo da internet a internet que me sustenta hoje em tudo internet que pagou minha casa internet que pagou minha minha dívida do carro e a internet que me mantém hoje com a minha família Muito obrigado Encontra comigo que eu sou feliz a cada fã
que me segue cara e é isso aí igual ele falou ele vive da internet então se você tá vendo ele lá é muito importante que além de você ver de você ouvir o biólogo Henrique assim como é pra gente que você vai lá e clique se inscreva seja membro do canal participe de forma direta compartilha faz tudo que você puder toda a ação que você faz é muito importante pra gente então não fica só Assim a gente quer muito que você nos veja e que você nos escute mas que você seja membro inscrita e seja
em qualquer lugar é igual ele falou pode ser Kawai tiktok Instagram Fe se Spotify em qualquer lugar cara a melhor maneira de me ajudar as pessoas sempre é claro que se tu quiser mandar Pixel eu aceito também po mandar né fazão Reid balburdia @gmail.com tá acredit no meu trabalho quer ajudar com grana manda Reid balburdia @gmail.com Mas tem uma maneira que me ajuda muito cara muito mesmo que é compartilhamento é daí que vem a minha grana então assim se tu compartilhou o vídeo pode ter certeza que um centavinho vou ganhar ali e se tu compartilhar
1 bilhão de vezes eu fico mais rico do que o do que o El musk Mas você tem que compartilhar Então quando você ah Henrique eu não ten como te ajudar não é eu tenho como compartilhar cara mas é o que eu quero pega meu vídeo e joga no Zap É isso que me traz inscritos é isso que traz a minha grana de cada dia tá então compartilhe falar em grana de cada dia assim agora com Invest os caras vai tudo querer Patrocinar o canal hein já veio vários boa imagina de roupa vem mas mas
assim eu eu tenho hoje eu vivo do AdSense não é pouco e por isso eu me dou o luxo de de selecionar selecionar porque quando as coisas ficam muito restritas eu não gosto eu não gosto meio eu quero ter Liberdade para poder falar o que eu quero e acabou então assim veio para para ficar enchendo meu saco eu não quero sim e assim por muito tempo eu precisei de Patrocínio hum hum hoje não preciso mais de Patrocínio então quando começa a encher meu saco Sai fora agora tem pessoas que são legais tem Patrocínio que só
vi que a gente conversa boa só vi que a gente conversa é bom saber disso quer dizer que o cara que tiver lá no seu canal ele é um cara [ __ ] não um patrocinador Meia Boca você sele s não não necessariamente em grana Às vezes ele é só [ __ ] porque é [ __ ] mesmo eu prefiro do que o do que a grana sim porque eu consigo me manter sem Patrocínio de boa bom Nossa então para mim o patrocinador é mais conceito do que ó tu quer ver uma coisa você não
tem meu irmão só de joguinho de Tigrinho e etc só de jogo de azar vocês não fazem ideia da quantidade de de de de caras que me procurem Você já me viu anunciar Algum jogo de azar eu não tenho nada contra quem faz Ok mas eu não faço por uma questão de ética eu sei que tem influenciadores aí gigantes que fazem mas eu não faço e não vou fazer você nunca vai me ver te ensinando um jogo de cara seus filhos estão nas minhas mãos eu ensino da vovozinha a criancinha eu não vou viciar uma
criança nem um adolescente nem um adulto não vou fazer isso é ética eu não vou anunciar produto que eu não sei se o cara te Entrega não vou então não vou fazer só vai entrar para eu anunciar e fazer propaganda de quem é sério senão não vai eu sou bem rígido quanto a isso boa vant irmão Obrigado também outra coisa que eu tenho alguns caras no no meu contato de WhatsApp que sempre que eu preciso assim de um momento de Lucidez eu acesso e eu você é um cara desse você sabe disso né Às vezes
eu vou com algumas opiniões um pouco extremas e você é o cara que traz um pouco de equilíbrio para elas então Obrigado por isso também viu cara cara eu isso é legal gente a gente se conhece há tempo tá pessoal e de vez em quando ele ele manda lá pô o que que eu faço aqui e tal eu vou a gente bate um papo bacana pra caramba é é uma amizade de longa data eu não tô eu não estou sentado na mesa de um inimigo tô sentado na mesa de um amigo grande amigo saibam se
disso por isso que eu faço questão de fazer vou fazer de novo fazer de novo a Propagada chegou aqui através do belog Henrique se inscreve Esse cara é meu amigo de longa data é meu amigo cara meus amigos então venham e se inscrevam nos meus amigos eu sou Leal aos me meus amigos tamos junto galera valeu é isso valeu muito mais sucesso que venam outros prêmios você merece fui Valeu galera flui n