Fala galera sejam bem-vindos a mais um episódio aqui do escalada cast eu tô com o aluno e mentorado thago e nesse Episódio cara vai ser um papo um pouco diferente do que vocês estão acostumados só que no mesmo né no mesmo ambiente aqui de mercado livre de vendas online que é o seguinte esse cara ele vive de Mercado Livre Hoje é a principal e única deve ter mais fonde de renda não sei mas é é a principal dele ele vende isso aqui Cara ó ele vende carta de Pokémon né e ele vai explicar aqui para
vocês a gente vai trocar uma ideia ele foi aluno meu depois foi mentorado no começo desse ano aqui hoje né vive vendendo esse produto não é produtinho chinês não é tranqu raiada ele escolheu cartinha de Pokémon falar até a verdade eu já tentei vender Já tentei procurar não vi né Muito preço eu sei que vende muito bem mas ele ganha dinheiro o cara sabe fazer o bagulho tá e é o seguinte pessoal Eh a gente vai começar esse papo aqui agora e Tiagão primeiro bem-vindo aí na ao nosso Episódio aqui do do escalada cast eh
conta pra gente fala um pouquinho do antes tá antes do Mercado Livre que que o Thiago fazia você falou do mercado financeiro Conta aí um pouquinho dessa história que que você trabalhou como que você como que despertou o desejo do Mercado Livre também beleza primeiramente muito obrigado pelo convite aí Eh Então na verdade para falar da minha história Tenho que começar bem no no comecinho mesmo eh eu tenho um sangue empreendedor assim que nasceu ali junto comigo praticamente eh com 4 anos de idade eu comecei a vender desenho na porta da igreja onde meus pais
me levavam para fazer um dinheirinho ali vendia por R 1 as pessoas compravam porque achavam fofo a criança ali vendendo desenho e tal com 12 anos de idade eu aprendi a fazer sabonete Artesanal com uma tia avó minha que me ensinou porque era o hobby dela mas aí eu peguei e falei Opa sabon artesanal pode vender tal vou começar a vender isso aqui aí eu ia na distribuidora lá de de glicerina de umas coisinhas lá eu fazia em casa aprendi comecei a curtir fazer isso daí depois ia de porta em porta no bairro vendendo vendia
para familiar e tudo mais mas teve um incentivo dos seus pais ali para empreender ou é assim meus pais nunca me Deram mesada nunca deram nada mas quando eu pedi alguma coisinha assim tipo um dinheiro para fazer alguma coisa tipo tranquilo meus pais felizmente eram assim classe média alta assim normal e podiam bancar alum normal não negó assim não não digo assim não não eram ricos né e tal mas tipo conseguiam bancar ali não mas então pera aí você já é um cara meio né um capitalista de mão cheia porque 4 anos já tava lá
querendo gada não tinha essa de não tinha essa de Mesada eu vendia Eu lembro que eu tinha tipo assim 10 anos de idade eu lembro que eu tinha uma carteirinha com minhas notinhas de 50 ali que eu ia juntando eu não gastava E aí tipo se eu precisava de alguma coisa assim tipo comecei a gostar das cartinhas de Pokémon por exemplo com tipo uns se anos de idade e comecei ali com seis e virou febre continuei né e tal e e isso meus pais sempre bancaram né então eu tinha minhas coisas que meus pais compravam
mas eu tinha o meu Dinheirinho que eu ia guardando e tudo mais então quando tava com 12 anos de idade eu tinha um dinheirinho que eu fui lá e comprei glicerina as coisas os materiais para começar a fabricar o sabonete e comecei a rodar esse dinheiro comecei a fazer um pouquinho mais de dinheiro Você vendia onde daí na igreja também não na assim eu ia de porta em porta ali na rua no bairro vendia para familiar e tal Porque aí eu saí um pouco daquele negócio tipo ah é um desenho Fofinho que eu vou ajudar
uma criança aqui porque é legal a ideia da criança querendo vender coisa eu fui para um produto útil de fato que as pessoas queriam comprar eu fazia um sabonete artesanal ficava bom mesmo cheiroso fazia com chocolate de verdade com maracujá de verdade fazia aquele sabonete artesanas gostosas e as pessoas compravam eh e tinha um valor agregado alto até né por ser um produto manual chocolate mano cara você pega chocolate De verdade mesmo aí você esfrega no corpo não você pega o chocolate e você põe na massa da glicerina tudo mais sim depois que vira sabon
Ah pode ele tem propriedades boas ele hidrata não ele hidrata ele é bacana usar chocolate tem propriedades interessantes enfim conhecimentos que eu guardo desde 2012 mas que não uso mais há 10 anos que eu não faço mais isso mas coisa que fica na cabeça acho que um pouco do Espírito empreendedor é isso tem um pouco de Nessa questão multi e de conhecimentos múltiplos né de várias áreas se interessar um pouco ser muito curioso por tudo né então eu vi uma oportunidade ali eu abracei E aí eu jogava as cartinhas de Pokémon Comecei bem cedo a
jogar comecei a jogar profissionalmente cheguei até a ter Patrocínio de de de loja na época de time e tudo mais eh fui semifinalista do Nacional de 2015 tudo jogava para caramba isso daí e eu gastava uma grana Com as cartas né chegou um ponto com 14 anos de idade meu pai falou não pera você tá você vende seu sabonete você faz seu dinheirinho aí você você se vira agora para comprar as cartas né porque eu já tô gastando uma grana com carta aqui para você você já é adolescente agora você se vira e aí eu
parei para pensar né cara como que que se eu tô gastando uma grana tem gente vendendo para mim esse negócio Como que eu faço para me tornar esse cara então isso já Com 14 anos de idade Isso foi uma semen tinha que plantou ali eu comecei a trabalhar na época com as cartas de Pokémon mas sem ter empresa nem nada até porque eu tinha 14 anos de idade não podia nem ter um meio por exemplo Mas comecei a comprar de um vender aqui negociar ali e isso foi o começo do Pokémon aí por um tempo
eu parei com isso e fui estudar para caramba meu pai falou tipo ó dá uma pausa aqui no Pokémon tanto nas vendas como no jogo Porque você precisa eh estudar pra faculdade eu era eu estudava num colégio Bom Sempre fui muito esforçado eraa entre os melhores da turma sempre fui muito estudioso mas aí meu pai pegou e falou assim até porque ele né Eh tem uma carreira brilhante meu pai é excepcional fez engenharia na USP e tudo mais passou em primeiro lugar no maquens engenharia na época e tudo mais então o cara sempre foi muito
brilhante nas exatas e como ele fez carreira Também depois de se Formar na USP na indústria virou CEO tudo mais e ele trabalhou 30 anos na mesma empresa tipo de engenheiro Júnior entrando na empresa T ce na mesma empresa então perfil extremamente tradicional né estudou sim fez passou na faculdade na melhor seguiu a carreira na mesma empresa 30 anos de empresa até hoje em dia mesmo que a pessoa não vai empreender hoje em dia existe uma rotatividade muito grande entre empresas né as pessoas ficam migrando proade até Porque o pessoal não tem mais paciência que
tinha no passado antigamente o pessoal ficava naquela empresa e pensava em carreira em progressão né hoje em dia é um pouco diferente então a cabeça dele bem mais conservadora tem problema nenhum nisso na verdade né pediu para que eu estudasse mesmo para me esforçar lá e parar um pouco com o Pokémon então eu fiz isso obedeci fiz passei engenharia na USP também passei em economia na Fuvest e pelo cisu eu Consegui uma das cinco vagas que tinha pelo cisu pra engenharia aí eu beleza né de ampla concorrência né porque a maioria do cisu para e
é para cotas hoje em dia então eu consegui uma das cinco que era para Ampla concorrência eu fiquei naquela dúvida economia ou engenharia aí como era só cinco vagas pesou aquilo né nossa eu consegui meu pai é engenheiro fui pra engenharia não tinha nada a ver comigo né não tinha não era desse perfil até pensava curto muito Carro sou apaixonado por carro então pensava ah trabalhar como Engenheiro e eu vou para setor automobilístico tal vai ser da hora mas seu pai tinha essa ideia de você seguir a mesma carreira que ele não meu pai não
é do setor automobilístico ele tipo nunca me forçou a nada não não digo a engenharia porque isso da é muito comum em família de médicos né famílias seleciona de médicos de Engenheiros is meu pai só queria que eu estudasse que eu tipo ele ele sempre Presou para que eu tivesse a minha segurança financeira sempre desejou meu bem só isso né Então não é que ele dissesse Ah você não pode empreender Só porque o caminho que ele enxergava para que eu tivesse uma estabilidade que eu pudesse ter uma família no futuro se preocupando normal assim com
o filho dele é que eu estudasse ele enxergou isso porque ele veio de escola pública os pais dele não tinham grana então o estudo libertou ele vamos dizer assim Financeiramente e por mais que ele não tenha empreendido não tenha feito milhões vendendo produto igual né o pessoal agora tipo empreendendo ele fez a carreira dele né de uma forma tradicional e conseguiu né uma renda que a família dele até então não tinha então ele enxergava isso como o caminho né claro que agora quando eu for Criar filho eu não vou dar essa opção como a única
opção né vou poder falar olha tenho um outro caminho empreendendo que Na verdade pode acabar sendo até melhor depende né Mas a questão é não forçar a pessoa a nada né e meu pai nunca fez isso Então na verdade era uma coisa no meu coração porque eu sempre cheguei meu pai como referência então eu cresci com esse sangue empreendedor mas meu absoluto assim tipo ícone na vida assim a pessoa que eu falava assim cara esse cara é [ __ ] era meu próprio pai tipo assim meu pai sempre foi um pai presente por mais que
ele fosse tiou de uma Empresa nunca deixou de estar lá comigo tempo de qualidade chegava meu quade acordava super cedo antes dele ir pro trabalho me acordava a gente tomava café da manhã junos assistindo desenho animado quando a gente era quando era moleque assim assistia e ele ia trabalhava ia pra escola tudo mais quando ele chegava do trabalho umas 7 da noite ele chegava a gente também brincava ele não sabia nada de Pokémon começou aprender para jogar comigo Quando eu era moleque a gente jogava tipo assim no tem Lembro até hoje no tapete de casa
assim a gente montava as cartinhas lá e ficava jogando e ele aprendeu mesmo sabia jogar o jogo não era tipo aquele pai que tipo ah legal filhão vai lá não ele sentava lá jogava a gente pensava nas estratégias para montar os os baralhos então sempre foi muito presente e bem sucedido então meu pai para mim era minha referência então quando eu passei em engenharia e aí tipo Tinha passado economia também que era mais a minha cara mas eu falei [ __ ] engenharia é da hora meu pai fez e tal eu acho que eu vou
por esse caminho né E aí quando eu entrei na faculdade comecei a fazer as primeiras matérias conversar com os veteranos e tudo mais falei [ __ ] não é isso cara E aí eu via que tipo na época tava bombando no Tipo isso foi tipo na antes da pandemia né eu entrei na faculdade em 2018 né mas nessa época começou a bombar coisa de mercado Financeiro todo mundo falava disso né e influenciador direto falando de investimentos e eu me interessei pelo assunto né você você tem uma certa característica em comum com o empreendedor quando você
fala de investimento que é uma questão de você mesmo né aplicar o seu capital e ter retorno multiplicação de patrimônio m de Patri começou a ser interessante para mim comecei a procurar sobre isso e comecei a pensar em trabalhar no mercado Financeiro Aí eu falava tá Engenheiro trabalha no mercado financeiro tranquilamente sabia que tipo vários veteranos lá iam trabar no mercado financeiro eu falava não o cara passa 5 anos estudando matéria de engenharia pesada um monte de matéria de Física de meu mecânica tal um monte de coisa pesada tipo matérias dificílimas e depois não vai
aplicar nada disso no trabalho né E aí talvez no máximo a questão do raciocínio lógico de cálculo Mas até pouco é mais o raciocínio lógico mesmo né falei cara não faz sentido você se ferrar aqui por 5 anos sendo que uma faculdade de economia ou de administração você faz em quatro então tipo se eu largar agora eu perco esse ano mas na verdade vou me formar no mesmo tempo que eu me formaria só que sem ficar fazendo um monte de matéria inútil que não vou usar para nada depois aí eu falei pô acho que eu
vou trocar só que eu ia ter que prestar F vest de novo E e nessa época eu falei caramba cara será que é isso tava batendo aquela baita dúvida né do estudante de tipo [ __ ] que vou fazer da minha vida né E se não for isso aí eu comecei a conversar com alguns amigos que eu tinha feito dentro da USP lá e amigos lá da Fé também e falei cara será que é economia mesmo trocando uma ideia eles falaram olha economia é um curso bem teórico talvez você não goste do curso em si
tipo a profissão depois você vai gostar mas o Curso é muito teórico Você tem uma pegada mais empreendedora mais jovial mais tipo de risco de não sei o quê administração é um curso mais bacana Talvez para esse sentido trabalha mais com projetos invés de só prova você vai ter um negócio mais dinâmico tem Laboratórios assim tipo que oferecem ess op de fazer uns projetos de empreendedorismo ário lá dentro e tudo mais eu falei cara acho que é mais minha pegada mesmo eu tinha um pouco de Preconceito porque o pessoal falava ah ADM é faculdade de
quem não sabe o que quer fazer da vida e aí eu fui realmente atrás de entender como era a grade e tudo mais para falar pô Não Eu quero fazer administração não é porque eu não sei o que eu quero fazer E aí eu prestei de novo mas 95% é porque não sabe o que quer fazer é mesmo é mesmo não com certeza e assim pô assim como Educação Física não e ADM é o curso que mais Tem aluno hoje em dia então realmente é um Curso muito banalizado mas uma coisa você fazer DM na
faculdade lá da esquina fazer na USP fazer numa GV num Insper entendeu no top três ali você tá bem servido você vai aprender de verdade questão é que a maioria aí pô sai com que base né então beleza prestei fuves de novo fiz ali se meses de cursinho só para relembrar umas matérias mas pô fiz tá primeira vez que eu ralei para estudar no mercado para passar no na faculdade eu ralei para valer três anos De Ensino Médio ali de muito estudo eu já estudava para caramba Antes também eu era estudioso então tipo pô ralei
pra caramba na segunda vez como eu já tinha feito cálculo na faculdade não sei o quê cheguei pras matérias de ensino médio com um pouco de soberba do Tipo pô ah não vou ficar estudando de novo deixava os professores do cursinho lá falando porque eu nunca tinha feito cursinho né até tinha um pouco de preconceito na época bobeira minha né mas tinha Preconceito com quem fazia cursinho que era tipo ah não passou né agora vai ter que estudar né mas nem nem todos tiveram a condição que eu tive de estudar no ensino médio tanto que
eu estudei né Óbvio tem gente que teve que trabalhar no ensino médio junto com os estudos eu não Então realmente hoje em dia capacidade intelectual de cada um é diferente também né também também você já fez test de que já você e seu pai seu pai deve ter uns 160 Nossa meu pai deve Ser um Einstein cara impressionante a capacidade dele eu eu acho que a minha a minha maior qualidade é o esforço sabe tipo não acho que eu devo ser abaixo da Média nunca fiz teste de QI Já fiz vários testes de lógica Principalmente
quando depois abaixo da Média com certeza não a média do brasileiro é 8 é muito baixo ma ma não dá a média do brasileiro é muito baixa mas acho que o esforço acima até da Inteligência é uma coisa que eu até costumo falar bastante Porque desde pequeno sempre fui muito muito esforçado seja empreendendo seja estudando né sempre estudei para valer fazia vários avançados de astronomia de matemática de física gostava PR caramba fiz um monte de olimpíada então tipo assim eh no ensino médio eu fui ouro ouro brasileiro de astronomia ouro de geografia várias Olimpíadas nacionais
eu consegui ouro não só na na área né meu pai ele geografia também é meu pai tinha um perfil muito mais Engenheiro mesmo né Tipo raiz assim tipo muito bom de exatas mas pô muito ruim de redação muito ruim das outras coisas eu não tinha um perfil mais equilibrado gosto muito de geopolítica de olhar mapa de ficar tipo meu sei tipo praticamente procurar qualquer país no mapa assim Pode falar o mais esquisito gosto de ficar olhando eu sei achar Botswana Botswana Fica onde botsuana fica na África creio que seja na Suazilândia Suazilândia Oceania não é
tudo da África também também me pegou Pô me pegou aí ó que país que fica embaixo do Afeganistão Afeganistão é o Irã não Paquistão Tô brincando porque falou quebrou Aí tu me quebr não eu também gosto falei que eu gosto e a ferou é porque eu também eu conheço todas as bandeiras do mundo e todos os países do mundo ô aí tu é mais viciado Que eu mas é só uma loucura é só tipo só não é não minha pegada é mais tipo de entender a geopolítica de entender os conflitos as paradas assim tipo eu
gosto para caramba É mas aí na localização exata você me pegou para caramba agora ficou feio para mim não você acertou pô bot suora tem gente que nem conhece Ah não sim mas enfim aí a questão assim tipo sempre gostei sempre estudei e tipo eh assim astronomia é um negócio que Você nem tem no ensino médio geralmente meu colégio tinha um avançado lá para quem queria fazer a tarde então era fiz umas provas de astronomia astrofísica lá e tinha as etapas acabei conseguindo uma medalha de ouro consegui várias de bronze aí tipo acho que no
meu último ano de ensino médio ou no penúltimo não lembro agora finalmente veio a de ouro que eu queria muito eh e aí sempre gostei para caramba cara só que aí tipo chegou numa fase né tipo De prestar vestibular de novo aquela coisa E aí caiu por terra esse orgulho né falar não aqui no cursinho né tipo achava que era tipo coisa de quem não tinha passado e não sei o qu Tive que fazer aí não dei tanta bola assim e depois Passei passei na feste de novo sem dar muita bola mas passei mais embaixo
lá na lista né deu até aquele medo de não passar passei na primeira chamada tudo mas passei mais embaixo ponto é que depois eu gostei para Caramba do do curso de administração não era aquela coisa de ah DM é curso qualquer sim cara Aprendi muita coisa assim tipo de marketing mas principalmente de contabilidade que eu uso até hoje é tipo assim o cu GDM ele divide em várias áreas do conhecimento ali do que você vai precisar para administrar uma empresa mas a principal delas cara até pro mercado financeiro foi muito útil é a contabilidade você
saber analisar um Balanço dre fluxo de caixa muito isso pro empreendedorismo é fundamental Não adianta você falar assim ah não eu tenho uma contabilidade tá uma contabilidade faz o quê emite sua guia de imposto não só isso agora para você entender sua empresa entender como você aumenta sua margem de lucro onde que tá puxando onde que tá né Complicado não um regime de caixa um regime de competência você vê tem gente que nem sabe o que é isso tem gente não sabe o que que é marem de Contribuição lucro bruto e l vou te falar
Tem gente ganhando bastante dinheiro que não sabe o que que é isso então tipo assim eu costumo até brincar que a concorrência às vezes é meio baixa quando você pensa é muito não assim mesmo digo assim mesmo dentro de quem já vende no mercado livre de quem já tá trabalhando com isso e tipo bem mas mesmo assim você olha até hoje tem amadorismo Car mas sabe o que que é cara eu vejo assim nessa área do Empreendedorismo é legal porque a administração ela dá uma igual você falou da Insper tal é um outro patamar né
É É a GV eu gosto até da da link do não sei se conhece o Álvaro ele era da da GV professor da GV também ele fundou a dele a link É voltado para empresário E aí ele leva um monte de de cara gabaritado lá né pô o CEO da do Google né do Brasil aí leva o cara lá ele tem é bem legal é para concorrer com a com a Insper tanto é que no Google né na nas Tags na na na keyword ali do Google não ele não a Insper PR o nome link
quando alguém digita link aparece aí aí esse ele até expôs isso na internet há uns anos atrás ele falou Pô é bom que eu me tornei referência para ISS tem medo né você vê que os Car e é bem legal porque Traz essa visão e é o que você falou é muito experimental Ele eles fazem muita e laboratório né no sentido de pô vamos simular a criação de uma empresa vamos fazer is vamos fazer aquilo eu gostei Disso quando eu fui visitar o Insper que eu fiz vestibular lá eu passei no top cinco do Insper
mas aí eu fiquei tipo [ __ ] os caras não V me dar bolsa acho que a bolsa era pros três primeiros acho que eu passei em quinto aí os caras falaram que da bolsa eu falei ah não passei na USP é de graça pô aí também e é USP né pô e é USP pô tudo bem O Insper tinha uma modernidade que talvez a USP não tivesse falando de negócio Insper é mais né então eu até achava isso também Mas eu fiz a USP e tipo assim pessoal falava ah USP é antigo antiquado que
você aprende lá não serve hoje cara vou te falar que eu tive aula com uns caras fenomenais tive aula com empresário tive aula com ex eh Ministro da Fazenda tudo os cara mano gabaritado claro que um ex-ministro tem 80 anos ele tem um perfil bem mais tradicional não sei o que e tal realmente não é um cara o hadad mesmo dava dava aula na USP né É mas Aí enfim né Entrar em linha política sim sim é sei Zé Ruela mas assim até o Fernando Ricardo tem um monte de gente que é exato exato então
tipo assim eh você tem uns caras lá dentro muito gabaritados e você tem uns caras também de mercado isso que eu achei interessante porque eu achei que talvez na USP não fosse ter uns caras de mercado mas tinham pô um cara lá o professor de que me deu umas aulas de de uma parte mais de Matemática raiz assim Não era cálculo mas era uma matemática financeira pô o cara tem uma [ __ ] Startup e tal não vou nem mencionar o nome aqui e tal mas o cara tem uma Startup dentro do mercado financeiro que
fornece serviço para empresa do mercado financeiro com gráficos com fornecendo dados e pô o cara milionário professor da USP Por Esporte porque ele gosta entendeu Não porque precisa trabalhar lá e foi pô uma mentalidade muito diferente né Tipo você pegar e falar ah não na USP É é é retrógrado não é tive uma formação muito boa Inclusive a USP hoje em dia oferece ó o que eu fiz né eu tava até te contando Antes aqui do podcast mas eh quando eu eh fui sair da daquela questão né de de trabalhar pros outros e querer empreender
uma das primeiras coisas que eu fiz foi fundar uma empresa Só que essa empresa quem me ajudou a fundar foi a USP porque na hora de fazer o meu TCC eu não precisava fazer um TCC tradicional eu podia fazer um TCC Tradicional um de consultoria para uma outra empresa alguma coisa assim e eu podia fazer um t empreendedor onde eu ia apresentar um projeto de empresa E se eu quisesse depois eu poderia abrir a empresa eu fiz isso né legal então a US me deu essas oportunidades de de empreender foi bem bacana E e até
continuando a história né então entrei na USP me dediquei lá dentro e chegou uma época assim depois de dois anos de USP que eu tive oportunidade né de fazer Um intercâmbio mas aí foi bem Onde bateu a pandemia Então ferrou e eu tinha uma das melhores notas aí tipo lá na USP por por por nota que você você consegue escolher então tem tem vaga para todo mundo lá dentro da da faculdade de economia e administração para ir fazer um intercâmbio questão é qual faculdade você vai conseguir fazer porque lá fora fora do Brasil também tem
um monte de faculdade mais ou menos né então eu consegui felizmente escolher uma que era Muito top que era eec Business School lá na França é uma das melhores do mundo para mestrado para especialização em Finanças e tudo mais acho que se eu não me engano é a segunda melhor do mundo numa dessas áreas e só que aí tava na pandemia aí eu fiz tudo online fazendo mas fiz online E aí Abriu uma oportunidade que de novo eu falo aquela parte do esforço que eu tava falando que é até mais do que a inteligência eh
eles estavam com essa oportunidade de Fazer online Falei pô tem uma tem uma vantagem porque tem o fuso horário de lá que aí a aula começa de madrugada normalmente eu estaria lá no intercâmbio teria que trancar a faculdade daqui fazer as matérias de lá e depois voltar para concluir o curso aqui eu levaria seis meses a mais para eu teria que teria que fazer em seis meses a mais aí eu falei beleza vou fazer a faculdade de madrugada eu acordo Aí eu tipo vou acordar às 3 da manhã fazer a faculdade Até às 7 7:30
começa a outra e bora vou fazer e como eu tava com isso tudo rolando eu tava mandando bem na faculdade e conseguir esse intercâmbio eu comecei a aplicar também para estágio eu apliquei pro mercado financeiro pra área de mna que é uma das maior prestígio no mercado financeiro partir de investment Banking fazer fusões e aquisições de empresas paga bem para caramba tudo mais e aí aquilo brilhava os olhos falei queria começar no mercado Financeiro acho que é aqui que eu vou começar onde é o melhor e fui prestei para vários lugares e talal e e
eu passei numa botique lá de de emen uma bem bacana assim comecei a trabalhar lá e aí você fala pô mas você tava fazendo duas faculdades e entrou no estágio Sim eu vi essa loucura né tipo acabou que não foi exatamente concomitante porque a faculdade francesa começou um pouco mais cedo tipo começou em fevereiro aí a USP começou em março alguma coisa assim Porque a pandemia deu uma atrasada nas coisas então a faculdade francesa acabou um mês antes da USP então deu aquele respiro tipo de não tá o semestre inteiro fazendo todas as coisas mas
eu consegui esse estágio lá para abril e aí tipo assim abril de 2000 e Isso foi em 2021 abril de 2021 eu tava fazendo três coisas ao mesmo tempo aí tipo assim tava aqui no trabalho com a aula ligada aqui no fone mas trabalhando entendeu trabalhando de de home office assistindo Uma aula ali mais ou menos e assistindo Faculdade à noite eu lembro que nessa época eu tinha também aula como eu tinha que trabalhar eu acabava pegando umas aulas da Fé da da USP né à noite no das 7:30 até às 11 lá e tal
então eu lembro que eu acordava às 3 da manhã e eu ia dormir tipo meia noite acordava às 3 da manhã de novo e fiquei nesse ritmo por um pouco de tempo ali uns dois TR meses até que acabou a faculdade de frances já melhorou muito que não tinha que acordar Mais às 3 da manhã mas assim ralei para caramba nessa época e aí se como como se não bastasse foi justamente nessa época lá em começo de 2021 que a Shop tava chegando aqui no Brasil acho que chegar no final de 2020 e aí eu
comecei a empreender junto cara não parava de arrumar coisa pra minha cabeça né Eu já voltei a com a ideia do Pokémon lá e tudo mais quando eu comecei eu até tinha um sócio mas a gente começou a vender lá os prodos da copag a margem era meio Baixa e tudo mais e ele pulou fora então ficou tocando eu lá fiquei tocando sozinho a empresa empreendendo e trabalhando e fazendo faculdade duas faculdades mas esse esforço todo foi se pagando né foi mostrando que valia a pena acabou a faculdade francesa eu entrei de de férias da
faculdade aqui na na USP Deu para dar um respiro no meu negócio e continuei trabalhando só que aí conforme os pessoal lá no na empresa percebeu que eu tava um pouco Mais livre Eles foram me puxando mais né E essa área de emn exige muito então chegou um ponto que os caras voltaram pro presencial e eu entrava às 9 da manhã e aí comecei a sair às 3 da manhã de lá comecei a trabalhar 18 horas por dia lá então eu voltei pra mesma rotina que eu tava né Antes quando tava fazendo a faculdade as
duas faculdades Então realmente foi muito puxado eles me puxavam né sabiam do potencial tinha feito a faculdade lá fora que ajudava né Especialização tudo mais então assim era o que eu queria né em tese né mercado financeiro aquela coisa e eles prometem bônus alto até estagiário ganhar bônus cara tipo os cara chegaram a me prometer tipo que depois eu acabei saindo mas os cara chegar a me prometer 30.000 de bônus para estagiário entendeu e enfim mas eu tava trabalhando tanto comecei a namorar em Julho daquele ano atualmente com a minha esposa então surgiu mais uma
coisa na minha vida e eu Tava percebendo pô não tinha tempo para namorar não tinha tempo para ficar com com a com com ela ela era de jun de aí tinha aqui para longe e tal eu eu sou de São Paulo né E e aí eu comecei a enxergar algumas outras prioridades na minha vida né eu tenho uma desde pequeno como eu falei vendi desenho lá na forte da igreja sou sou da Igreja desde muito cedo assim e tenho uma fé muito forte comecei a orar a respeito falei Deus acho que meu propósito não tá
nisso né Não tá em trabalhar 18 horas por dia para ficar milionário eu tinha uma mente muito gananciosa como eu tinha uma Projeção de carreira traçada assim que eu imaginava pensava pô tá sua estagiário ser aqui eu vou ser efetivar do ano que vem eh o bônus é tanto e depois eu vou de Júnior para né analista um do trê tem lá uma progressão vira a e tudo mais e os bônus Lá começa a ficar milionários né e eu falava tipo ah em 5 anos eu vou est milionário daqui daqui a Pouco 5 milhões 10
milhões e aí aposento aos 30 e pouquinhos essa era a progressão né E isso acontece de fato mercado financeiro tem essa questão mas eu falei cara isso não é o meu propósito né Não não vou viver para isso comecei a pensar em alternativas e tudo mais troquei de área dentro do mercado financeiro Fui cuidar de grandes fortunas num área de wealth Management que prometia ser mais leve e de fato era passei a trabalhar 8 10 horas por dia Como estagiário tá porque quando trabalhava 18 horas por dia ainda era como estagiário que é loucura né
estagiário devia trabalhar seis né mas ainda assim tudo bem não trabalhava 6 horas mais 8 10 horas por dia muito mais tranquilo do que quem trabalhava 18 né O que também permitiu que eu tocasse melhor o meu negócio ali na shopi e tudo mais e comecei né com isso também poder trabalhar fha com mercado livre algumas outras coisinhas comecei a melhorar Minha empresa porque eu tinha mais tempo agora com a empresa mas continuei insatisfeito né cuidando de grandes fortunas falei cara cuidava de um patrimônio lá total de 12 bi sendo que s b era de
uma família só 160 e poucos mil fam da ou não ah eu não sei os detalhes cara tipo mas você tem acesso à família que é ou não ah eu sabia lá mas aí é acho que como não faz nem 5 anos que aconteceu isso eu não sei nem se eu posso falar Prefiro não falar Né quem é né É mas enfim é lá dentro a gente tinha uma série de regras né tipo fazia tinha Parece que todo dia chegava um curso novo do do próprio banco lá do o banco eu posso falar né eu
trabalhei no UBS banco suíço grande aí um dos maiores do mundo né E aí nesse banco eu tinha que fazer vários cursos parece que chegava um curso novo por dia para atualizar lá tipo as regras confidencialidade proteção dos dados do você tem certificação no mercado Financeiro é eu eu tinha tava estudando na época para tirar o CEA né o ca é uma certificação bacana permite você trabalhar com bastante coisa já é bem acima de cpa10 cpa20 essas coisas que são bem básicas Então porque foi bem nessa época eu ia tirar mas aí eu comecei a
pensar cara que que eu tô fazendo né porque eu era estagiário ainda então eu tava indo atrás das certificações porque eu ia precisar quando fosse efetivo ainda nem precisava Né mas assim pô a prova do cpa10 cpa20 para quem estudou Tipo na ut é Baba é Baba oic é o básico do básico assim eu até brinco que meu irmão Pô meu irmão tá estudando arquitetura hoje tem nada a ver com o mercado financeiro mas a arquitetura é um curso que tem cálculo que tem uma lógica né é um curso de tipo uma grande parte de
exatas eu falo assim um cara com uma mentalidade dessa mas que nunca estudou no mercado financeiro eu sento ele aqui por uma semana e passo Um conteúdo básico para ele ele passa na prova simo cpa10 cpa20 Desculpa se alguém aí só cp10 cpa20 é básico Bá tá sendo obrigatório até PR gerente de banco não para qualquer para qualquer gerente assim de agência precisa do cpa10 pelo menos aí um gerente de uma uma grana um pouco maior precisa do cpa20 Mas tipo é isso agora um ca permite que você já lide com investimentos dentro de uma
coisa mais estrutural ali não só um gerente de Banco de agência né você consegue trabalhar dentro do banco atender clientes e tal fazer uma Assessoria financeira E aí tem algumas acima né Tipo o auge assim do mercado financeiro é você tirar um um c é fake é tipo o top do Top e tem cara que fica 10 anos est dando para essa bagaça e não Passa então e tava querendo tirar o se E aí tava nessa dúvida toda cara E aí Tipo pô o que que eu tô fazendo a grana desses caras que tinha 7
B rendia 160 e poucos Milhões por mês falava pô se o cara gasta 150 milhões no mês ou vamos dizer assim vai que seja 120 PR levar em consideração a inflação também que o cara tem que compensar ali mas que fosse 120 milhões no mês que o cara gastasse ele acabou de ficar mais rico porque mesmo compensando com a inflação Com tudo o dinheiro dele que ele deixou lá rendeu mais do que o que ele gastou e ele gastou 120 milhões Que que você faz com 120 milhões por mês o cara compra um Yat um
Bugatti um uma Ferrari sobra dinheiro pô sobra dinheiro compra uma casa todo mês todo mês que é a loucura né Fi não faz sentido né e não vou ficar num lugar que tipo meu propósito é só tipo isso se fosse para cuidar da grana de uma galera tipo com sei lá 10 milhões esse cara ele realmente precisa de alguém administrando o patrimônio dele de forma efetiva para que isso dure né porque você não vai durar se ele sair gastando Torrando e esse dinheiro não render ele precisa que esse dinheiro renda consideravelmente acima da inflação Com
certeza agora o cara que tá na casa dos bilhões esse dinheiro já rende o suficiente em qualquer aplicação não importa e mesmo que ele não rendesse mesmo supor vamos deixar ele congelado lá na conta bilhões cara tipo assim pode usar a vida inteira pode conservadora possível que você tá é então Car agre sociedade de forma alguma ao meu ver né Então eu falei não eu vou ganhar dinheiro aqui mas eu vou para qu né então eu comecei a pensar muito a respeito voltei a orar falar com Deus e aí tinha um Retiro da minha igreja
três dias lá de dos jovens da igreja eu falei cara falei assim Para Deus eu preciso de uma resposta em três dias Deus eu preciso saber o que que eu vou fazer da vida porque isso aqui não tem propósito Eu acho que o senhor quer que eu faça coisas maiores melhores porque reino não Para mim mas pro teu reino porque grana eu ia ganhar a minha parte estava garantida Fi Ah cara para mim eu beleza mas não é isso que eu quero minha esposa também é cristã a gente tava orando muito a respeito disso tal
e eu falei não não não faz sentido então fui para esse Retiro achando que talvez fosse levar esses três dias para encontrar uma resposta no primeiro louvor que eu tava lá eu me senti bem tocado assim por vezes eu ouvi uma voz bem nítida me Dizendo o seguinte eu sou seu maior sócio e só isso mais nada mas daquilo me deu uma confiança porque eu pensei o seguinte meu maior Sócio é Deus então ele não vai deixar meus negócios fracassarem e a segunda coisa é que o maior Sócio é o maior beneficiado de meu negócio
Quem mais recebe então eu falei então tudo que eu fori fazer Deus tem que receber a maior parte então eu voltei segunda-feira cheguei lá depois do Retiro expliquei pro meu chefe pedi Demissão caí fora e nessa época eu tava já isso já era 2022 né foi a transição de 21 para 22 que eu mudei de um banco pro outro né E nesse novo banco né eu tava lá há pouco tempo o cara ficou meio tipo né Putz o cara acabou de entrar já vai sair mas ele entendeu ele era tipo Cristão ortodoxo de uma outra
vertente lá mas pô também era Cristão entendeu falou beleza e falou que inclusive já tinha tomado decisões assim na vida dele no passado quando ele era jovem que tipo Até apoiou não ficou bravo Achei que ia ficar puto porque eu tinha acaba de entrar maior processo de seleção difícil demorado para escolher alguém e depois o cara acabou acabou de entrar cair fora né mas se ele é bem ortodoxo assim ele vai entender né não ele entendeu É acho que ele era arminiano não lembro bem mas ele era de uma igreja bem ortodoxa e aí tipo
ele entendeu falou tudo bem e tal cai fora e E aí né Tava já vendendo no mercado livre na Shop E e já tava dando uma grana boa tá tipo na época acho que eu tirava uns 6.000 líquido né Tipo na época então tipo dava para também não tava saindo com com rabo entre as pernas né então tipo eu falei ah tá tô pensando em casar eu preciso ter alguma fonte alguma coisa né então Deus foi abençoando nesse sentido para eu poder sair também de forma e saudável ali não saí tão né quebrado e saí
sem ganhar nada né sem bônus sem nada e beleza tranquilo E eu estava terminando a faculdade naquele ano era meu último ano de faculdade 2022 e eu justamente comecei a fazer o TCC né e fiz um TCC de modalidade empreendedora lá que permitia eu justamente fazia um projeto de de de empresa e nesse projeto eu me juntei com uma amiga minha eh eu sou evangélico né mas me juntei com uma amiga católica que tinha princípios alinhados comigo né de de fé de de crer que Jesus é o único Senhor Salvador e tudo mais então tipo
Por mais que a gente tivesse diferenças teológicas não impactou nesse sentido de assim vamos empreender com um negócio Cristão então a gente decidiu criar o nosso TCC em volta disso a gente abriu um TCC que era o mercado de moda Cristã no Brasil Esse era o nosso tema e com isso a gente fez toda uma análise do setor de moda Cristã como que era é o setor mais tradicional né Tipo pô o a o pessoal que vai tá trajado ali de saia até até até o calcanhar né tal aquela Coisa mais tradicional e o pessoal
que tipo uma uma nova moda que estava surgindo e tal do Street tipo o pessoal trazendo um pouco daquela moda do skate a roupa mais larga tudo mais para dentro do ambiente de igreja aquela coisa mais despojada e aí a gente tava analisando o mercado disso e tal a gente viu que já tinha uma empresa grande fazendo isso mas que tinham poucas ali que pô tinh um potencial ali então a gente começou dentro desse nicho a gente começou nossa Marca de moda tal era só um projeto na faculdade mas assim a gente tinha a parte
um tcc1 que era para apresentar pro professor e TC tcc2 já para apresentar pra banca mas eu lembro que a gente tava indo tão acelerado porque a gente tava curtindo o negócio mesmo que não era só sobre um TCC então quando a gente tava no acabou o tcc1 a gente já fundou a empresa já foi atrás de abrir e eu fui bater perna lá no Brás e correr atrás de fornecedor de tecido e tudo Mais e comecei a mandar mensagem pra Private Label para fabricar tipo as peças para ver que que era mais barato que
compensava mais e comecei a correr atrás disso E aí a gente fundou nossa marca de roupa Cristã e tudo mais e com o único propósito que era tipo se Deus é maior sócio 51 dos lucros ia para Missões então a gente fundou com essa com essa mentalidade e nos meus outros negócios que eu já tinha do mercado livre shop tudo mais Eh aí eu passei também até essa mentalidade de tipo assim isso aqui eu faço eh para ter a minha fonte de renda é claro eu preciso me sustentar mas eh Deus tá no comando Deus
é meu sócio e eu nunca tive problema com essa coisa de dízimo para mim Eh muito claro que é uma ordenança bíblica e faz sentido sabe a gente precisa abençoar outras pessoas a igreja precisa de recurso claro se não for uma igreja de charlatões onde o pastor é Milionário aquela coisa toda mas eu não vendo uma vertente assim então pastor ganha pouco ganha um salário bem baixinho ali até podia ser mais com em relação a um cargo né que pô o cara tem que abdicar uma vida ali para ser Pastor seriamente né não e e
e liderar tantas pessoas né mas enfim então como eu sou de uma vertente assim eu fala não pra a igreja precisa de estrutura para bancar as contas tudo então nunca tive problema com isso passei a dizimar bastante do Que eu ganhava e tal e e essa mentalidade foi né tipo justamente largar o mercado financeiro que era só por ganância porque Pô queria ficar milionário com tantos anos tipo assim hoje eu tenho 24 na minha tabelinha lá que eu tinha pô aos 24 ah milionário aos 24 5 milhões aos 27 porque depois os bônus eles começam
a crescer cada vez mais dentro da progressão e é os 30 10 porque tipo depois os bônus começa a ficar na casa dos milhões é rapidinho Então se quiser aposentar os 30 dava entendeu mas eu parei com isso falei beleza se Deus quiser que eu enriqueça eu vou enriquecer depende mano dáa dá aposentar muito com 10 milhões hoje não não dá mais ou menos dá mas é que depende do padrão de vida né vamos dizer assim né você colocar dependendo numa numa aplicação conservadora aí é não é tá falando de 10 milhões vai Uns 90
uns 80 pau não nem isso nem isso uns 60 pau por Mês é mas dá dá é que tipo A grande questão foi sair da ganância que eu tinha porque eu tinha muito essa questão né de eh não vou enriquecer para caramba porque o grande ponto que é uma pegadinha também você fala isso quando você é novo quando você chega com 30 anos todo mês você tá tirando uma bolada final do ano você tira um bônus milionário Por que que você vai largar você tem 10 mil milhões mas se olha se olha e falar se
eu ficar mais 2 anos eu Faço 20 exatamente se eu ficar mais 2 anos eu faço 30 eu nem penso parar de trabalhar velho não exato então tipo assim é sem você fica maluco ali né E claro que trabalhar é bom não pensa em parar de trabalhar assim que eu puder entendeu gosto de trabalhar gosto do que eu faço e lá eu gostava também a única questão é que eu trabalhava 18 horas por dia lá e aí eu até tinha um lema que era assim é trabalhe 18 horas por dia com o que você ama
e nunca mais ame nada Porque pô você satura né E e aí eu lembro que até quando eu saí desse primeiro trabalho que eu trabalh 18 horas por dia meu chefe que era um cara pô super bem-sucedido o cara fundou ele saiu de um banco suíço não do UBS ele saiu do cred suí e ele fundou essa daí dele essa Boutique dele pô o cara muito bem-sucedido ele pegou e falou para mim ó eu sou empreendedor vou te falar se você tá saindo para empreender vou te dizer que você vai trabalhar mais ainda E hoje
Felizmente eu posso falar o contrário eu consegui criar uma estrutura hoje onde eu não tenho que trabalhar 18 horas por dia né então nessa época que eu saí lá em 2022 eu fundei essa empresa Cristã sem a mentalidade de enriquecer com ela mas aí eu passei a ter tempo para me dedicar de fato na minha empresa né meu pai com aquele perfil conservador novamente chegou veio falar comigo e falou Filho você vai largar a sua carreira e tudo Mais espera a sua empresa faturar uns 50.000 por mês eu tirava mais 30% líquido né minha empresa
tem uma margem bem alta então ele falou ah espera tirar uns 50.000 de faturamento que você vai est tirando pelo menos aí né uma grana boa para se sustentar tranquilo para não ficar e com risco de de repente né E passar necessidade mas se a empresa der alguma coisa de se der errado né Sim e ele tinha essa mentalidade conservadora mas eu falei para ele o seguinte falei Pai pro meu negócio chegar nesse patamar que você tá falando o único jeito é eu ter tempo de me dedicar a ele para que ele chegue porque trabalhando
no banco eu tinha era ele era só um negócio em paralelo ali pô era uma hora por dia olhando a conta ali rapidinho enviando pedido e tal e tipo não tinha funcionário na época então pô não tinha como crescer para caramba entendeu eu tinha claro uma mentalidade legal de tipo você desde desde sempre mesmo antes De comprar o seu o seu curso Eu tinha a mentalidade do do enxuto né eu trabalhava ali com Pokémon com uma outra coisa e tal mas era bem enxuto trabalha dentro do meu nicho e bem enxuto então tipo assim minha
margem de lucro era alta era bem controlada era fá de fazer porque não era aquela coisa com um monte de sku bagunçado sim mas eu falei pô agora que eu tenho tempo agora eu consigo fazer crescer agora vai então em 22 eu ralei para caramba na empresa a Empresa cresceu muito e no final daquele ano noivei e e já tipo tendo uma uma uma consciência assim de que tipo Beleza vai dar para pagar as contas tá tudo certo tal tá dando para viver de mercado livre de shop e tudo mais e na época tipo Shop
ainda era o maior mas Mercado Livre ele tava aos poucos crescendo ali dentro né Tava crescendo crescendo e e assim tinha gente muito maior que eu no mercado livre mas na Shop eu já era o Maior lá entendeu então para mim eu tinha tipo ah Shop aqui Mercado Livre é tipo um extra Por enquanto só até ali porque eu não tinha o conhecimento do Mercado Livre eu dominava Shop mas o Mercado Livre eu ainda tipo comparado que hoje engatinhava em 2022 né E aí eu achava que tipo talvez a Shop fosse muito mais potencial de
mercado porque Mercado Livre já tava saturado achava essas coisas né porque já tinha gente maior que eu vendendo lá e tal e aí Então esse foi o ano de 2022 largar e começar a viver de fato de Mercado Livre em 23 eu falei assim cara eu preciso buscar mais conhecimento já que eu vou viver disso para eh de fato consolidar o negócio consolidar o negócio e aí eu tava de seguindo já no Instagram e tudo mais na época eh e falei cara vou comprar um curso aqui desse cara e tal eh já tinha Comprado uns
cursos de tráfego pago para minha empresa de de de de camiseta umas coisas assim mas nada tipo assim sério para mercado livre para Shop isso eu sempre fui mais na raça eu achava que eu sabia fazer e de fato sabia né deu certo eu tava já vivendo disso já em 2022 E então assim dava para viver só que uma coisa você viver tipo assim Ah tá dá para viver só que se der errado amanhã ferrou entendeu se diminuir meu faturamento em 50% quebrei entendeu Então porque eu tinha que tirar uma boa parte do do negócio
então não dava para ficar reinvestindo vai vamos dizer assim 70% do lucro para crescer porque eu precisava pegar 70% para mim sobrava 30% para reinvestir então eu falei não preciso consolidar meu negócio e aí eu comprei teu curso no teu curso eu aprendi Cara isso que é interessante eu já tinha muito conhecimento já tava trabalhando lá dentro Eu falei cara mas deve ter mais coisa para absorver e eu Aprendi algumas coisas lá dentro cara que você fala assim ah são só detalhes Então mas só detalhes às vezes que tipo 30% de aumento no próximo mês
depois que você aplicou um detalhe então assim o curso se pagou no mês seguinte que eu comprei então primeiro ponto foi isso assim para mim para eu chegar até uma mentoria mais cara o curso primeiro mostrou para mim que tipo assim um uma colheradas coisinha uma colherada desse desse conhecimento já me deu o valor do Curso Então Já tá pago então deu roi né nessa n nesse palavrar do mercado financeiro deu Roy né então e falei pô legal bacana que que eu fiz basicamente que eu implementei eu tinha já anúncios bem estruturados eu tinha descrição
bem feita Foto Bem Feita não sei o qu rodava ads Fazia tudo já dentro do mercado livre né mas cara por exemplo minhas fotos eram bem feitas assim tinha qualidade não era aquela foto pixelada e tudo mais mas eu não levava em Consideração tipo assim ah cada foto sua quebra a objeção do cliente tipo cada foto tem um motivo específico para tá lá ou você só tipo colocou o produto num ângulo no outro num ângulo Uma não uma estrutura que uma estrutura que faz sentido seu cliente el Entra no teu anúncio ele vê a foto
do produto ele passa pra próxima foto ele quebra uma objeção que tipo talvez fosse a primeira e mais importante dúvida dele que se ele não quebrasse aquela objeção Talvez ele Já saísse do teu anúncio né primeira coisa é isso o cara não clicar no teu anúncio já cair fora então beleza A próxima foto Ela já tem tipo talvez ali algo que é uma questão secundária para ele mas que é importante que talvez ele tá comparando o seu anúncio com de um concorrente O seu tem algo diferente do concorrente ou talvez o concorrente até tem a
mesma coisa que você mas ele não explica e você explica né e isso ganha o seu cliente por exemplo eu vendi as Cartas de Pokémon lá e vai e nessa época Já comecei a vender umas coisas de papelaria que minha esposa gostava paraa caramba Comecei a vender eu falei cara um cliente que chega aqui talvez não saiba que a minha carta é original e tem muita falsificação nesse tipo de mercado né fazer uma carta de Pokémon você mandando num uma gráfica fazer ou em porta da China aqueles pacotinhos que você compra na banca Mas não
é isso entendeu Aí eu falei cara às vezes ele Tá nessa dúvida então uma das primeiras coisas que tem que ser é em relação à originalidade aí o cliente pode pensar Ah mas vem aquelas brilhantes aquelas cartas legais Fi Pô vem V claro que vem vem sim então coloquei lá também fui estruturando papelaria a mesma coisa tipo ah eu tô vendendo um kit e tal então a primeira foto uma foto bem chamativa do kit Mas e a segunda foto eu vou colocar uma lista dos itens que tem porque a maioria dos clientes não leem a
Descrição Então fui aprendendo essas coisas no seu curso que eu falei cara parece Óbvio mas não é o cliente às vezes ele é mais burro do que a gente pensa Essa é a verdade eu estava falando que o brasileiro médio tem um q Talvez né duvidável então a gente tem que levar isso em consideração eh que a gente talvez conhecendo o nosso nicho trabalhando com ele ou até talvez ser um pouco mais inteligente que a média tira conclusões Precipitadas do nosso cliente que não são verdade nosso cliente às vezes não sabe coisas básicas então a
quebra de objeção ela começa assim no arroz e feijão você não precisa ser super técnico mas só de você eh mostrar o básico pro seu cliente deixar bem nítido primeiro que você converte mais segundo que também depois você tem menos dor de cabeça no pós-venda o cliente não vai chegar falando Ah eu comprei tal coisa veio outra coisa não você explic ficou Direitinho o cliente n reduz muito seu trabalho de pós venda eu aprendi para caramba no teu curso e outra coisa que me ajudou a vender muito mais foi a parte de ads eu sabia
fazer ads até um certo ponto eu achava que sabia fazer quando eu comecei a aprender sobre fazer a escadinha de ads né tipo ah você não você não joga o seu anúncio em rentabilidade porque Ah você calculou lá que essa é uma margem saudável e pronto não você começa em lá no para poder Jogar um aquos de 30% por exemplo porque isso vai ser necessário para divulgar né dar fornecer dados pro algoritmo trabalhar e aí você vem diminuindo e chega Onde você quer chegar né então eu trabalhava eds de uma forma errada e por isso
que eu não passava os concorrentes que eu queria passar que já eram grandes no Mercado Livre Os caras estão consolidados claro que eles podem rodar um acos de 10% ou até menos e e venderem mais que você você não vai chegar lá com Acos de 10% porque eu ficava olhando lá que ele mostrava né o mercado Liv tinha aquela métrica ah seus concorrentes estão aqui né no acos né você tá aqui então tipo ficar igualando mas igualando você nunca chega lá né aí eu falei não tá bom vamos rankear porque dói né no coração do
Empreendedor que olha ele fala ai 30% meu produto dá margem de 35 mesmo sendo uma margem altíssima que eu tinha Ah eu vou trabalhar para ter 5% de lucro Só que essa não é a cabeça que Você tem que ter tem cabeça de investimento então uma coisa que eu comecei a pensar foi o seguinte cara se eu fosse abrir uma loja física hoje ia ter que alugar um espaço contratar um monte de gente colocar sistema não sei o qu a fachada fazer reforma pô quanto que eu i gastar para começar o negócio quanto que você
gasta para ranquear o anúncio no Mercado Livre infinitamente menos então você tem um um custo que tipo ele se paga muito mais rápido então Quando eu criei essa mentalidade dentro do curso eu falei cara isso aqui vai vai dar resultado e deu né foi trabalhando isso lá dentro e foi dando resultado então isso já deu assim uma melhora muito grande e E aí isso em 2023 ciu curso em julho eu casei uns umas duas semanas antes de casar eu bati o full porque eu ainda não tinha o f é sua agência legal E aí meu
faturamento Tipo ele duplicou logo na semana de casar eu falei nossa AM Senhor Porque agora eu vou mais tranquilo PR L Mel veio na hora certa veio na hora certa foi um pouco loucura né porque fazer os primeiros envios pro F logo antes de casar tava pensando em casamento tava pensando em encaixotar a caixa e fazer não sei o quê e eu tinha um funcionário na época então falei vamos lá Bora que embora e vamos enxotava vamos mandar um monte o máximo que a gente puder Pro Full antes de eu viajar PR poder viajar tranquilo
exato E Aí foi a melhor coisa eu lembro que eu tava na viagem Aproveitando minha l de melor Claro mas eu olhava e ficava tipo tipo amor olha isso aqui cara tava vendendo dobro não tipo não tava preocupado com stock porque eu deixei um funcionário lá e tipo deu certo a estratégia de mandar antes né mas eu falava cara olha isso aqui é impressionante a gente começou a escalar né Batu primeira página e vendendo PR caramba no full falei Caraca Subiu o preço também ou não Não eu fui subindo também você você aumenta o preço
e continua vendendo você fala que loucura né quando você bate o full você fala cara existe todo um mundo a parte daquilo que eu conhecia até então com a agência com Flex Ah sou de São Paulo tem Flex pô mas não vende igual o fullu vende bem claro que vende mas pô se quando você bate o falou dobra dobra aí eu falei Caraca meu passou tipo assim eu tinha Shop como meu meu principal eu ia Casar até então com renda de chapi Uhum E a chopi ela tá bem estável para mim desde 2020 final de
2021 eu acho que desde então ela vem estável Ela cresce e tal mas tipo não no ritmo do Mercado Livre Então chegou nessa época que eu bati o full eu falei caramba eu passei a shoping no instalar de dedos cu fu então aí foi onde o Mercado Livre consolidou e eu falei tá agora sim o Mercado Livre é o foco aqui né sho passou a ser o o secundário foi ali que passou e teve Essa transição toda e aí eu falei boa beleza agora acho que agora eu tô estável eu cheguei onde meu pai queria
que eu chegasse né com isso eu bati fácil 50.000 que eu ainda não tinha batido aí quando bateu full Passou rapidinho né E aí voltei da lua de mel casado tal tudo aquilo que que eu descubro voltando da ladm a empresa de casamento que ficou que tipo Faz aquela transação tipo os os convidados não te dão presente hoje em dia mais eles Mandam para um pro site de casamento e você como for um valor simbólico né ele tá lá geladeira 2.000 aí o cara vai lá manda faz o pix lá da geladeira e você pega
o dinheiro comprar eles pegam a comissão deles por gerenciar esse Exato eu descubro que os Car me deram o maior golpe junto de mais de 100 outros casais que estavam casando era um dos maiores sites do Brasil eles pegaram tipo era 11.000 e pouco de presente de de casamento que eu tinha ganhado ganhei Nada zero os caras pegaram T você contou isso para mim na reunião não contou quando a gente teve a reunião lá né te contei né foi n você contou que agora eu lembrei disso daí ganhei zero e eu tava contando com esse
dinheiro porque pô casar é caro para caramba né velho vai uma grana na festa vai uma grana na lua de mel eu viajei para uaia lá pro fim do mundo né na ponta da na ponta da Argentina lá quase quase no Polo Sul pô é uma grana a passagem é caro e tudo Mais eu tinha feito os cálculos né com a grana do Mercado Livre com um pouquinho do estádio que eu tinha feito tinha juntado uma grana boa para casar e casei beleza consegui pagar as coisas e aí as coisas da casa também eu tinha
uma grana mas assim pô pensei a maioria das coisas da casa você ganha no casamento pessoal te dá de presente e tudo mais então passei no cartão comprei antes porque eu tinha que voltar da L de mel para um para uma casa minimamente equipada então Eu comprei é tudo né e passei no cartão e falei quando chegar os presentes eu vou lá e vou pagando as parcelas e tá tranquilo ganhei nada zero Aí tinha uma amiga advogada que foi inclusive minha madrinha de casamento falei com ela tudo mais ela falou ah vai ter que entrar
com o processo e tudo mais detalhe que esse processo tá rolando até hoje não tá rolando até hoje eu ganhei eu já ganhei o processo com danos morais com tudo só que agora para receber essa grana Então Vai achar essa grana onde depois é então é o problema Eu até stalkeei o cara que era o sócio Descobri que ele é um velho gaiteiro o cara tem uma coleção de gaita lá um cara x mano sei lá se ele tem grana a às vezes é laranja inclusive às vezes é um laranja um velho o gaiteiro nem
deve ser o cara entendeu então eu não sei até hoje eu não sei pegar certificado digital dele meteram o louco e é não faço ideia entendeu E foi também na época tinha 2 3 milhas lembra daquele Escândalo D 2 3 milhas eu comprava e vendia milha fazia essas coisas eu pesquisei bem né É eu sabia dos meus direitos n época Porque pô milha é um bem e direito teu uma vez que você adquiriu os milhas você declara inclusive no Imposto de Renda como bens e direitos então tudo que é um bem e direito seu você
é teu você pode fazer o que você quiser então eu até pesquisei bem isso eu vi que tipo a a as empresas aéreas sempre perdem os processos que Elas tentam tipo de bloquear conta de não sei o qu e tal de gente que vende milha eu falei não tá tudo legalizado tá tudo certinho então eu posso fazer isso então comecei a fazer isso tava vendendo comprando Vendendo as milhas tal nunca deu problema tal tava bem até que de repente um 2 3 milhes que era para quem eu vendia quebrou e tinha mais 11 conto que
eles tinha que me pagar que eles nunca pagaram também então fiquei com 22.000 Engraçado que foi o mesmo valor Né praticamente fal Esse número 11.000 aí é 11 11 e 11 perdi 11 Pau de milha que eu tinha vendido para eles que também e esse aqui essa grana acho que eu nunca vou receber essa grana do site de casamento eu acho que eu ainda vou receber não sei quando eu acho que ainda vou receber porque mas eles vão tirar da onde porque eles eles roubaram de vários casais né e eu fui tipo o segundo Eu
fui o segundo a processar os caras então eles devem estar com a grana tipo em Algum pariso fiscal mas vão achar porque essa grana não sumiu né eles pegaram de maisis de 100 casais entendeu E o meu processo foi o segundo a vencer eu venci o segundo processo e eu vi que o primeiro ganhou ele já receberam a grana o primeiro conseguiu então então eu devo est tá bem ainda deve ter grana lá então isso ainda tem uma esperança agora 2 3 milhas meu amigo escândalo dos caras de bilhões faturamento deles acho que era 300
milhões no ano e o escândalo de Publicidade deles que eles rodavam lá basicamente eles investiam 3 bilhões em marketing YouTube anúncio para tudo quelado tanto que tinha meu você não conseguia andar na rua sem ver alguma coisa 2 3 milhas aqueles aquela aqueles painéis digitais em ponto de ônibus você ia no aeroporto se em qualquer lugar qualquer anúncio do YouTube era 2 milhas né Tipo pô aí os caras quebraram não me pagaram isso eu não faço de ideia acho que não vou receber mesmo se alguém for Receber são os meus netos né então isso eu
já esqueci mas para um cara que tinha acabado de casar tomar uma bica assim de 22.000 me ferrei né E e aí na época é putz eu falei caramba vou pagar um monte de coisa o mercado ali tá indo bem e tudo mais só que tá quando você tá crescendo sua empresa especialmente em período de crescimento no full e tudo mais o pessoal fala ah o cara tá cheio da grana faturando um monte Pô o tanto que você tem que reinvestir em estoque Não é brincadeira para acompanhar o crescimento de uma empresa que dobra do
dia pra noite então na minha mão não tinha dinheiro eu pessoa física né era aquela coisa né empresa rica Ou sócio pobre tudo voltava pro negócio Exato eu tirava o mínimo que era tipo assim para pagar as contas um detalhe que eu acabei nem contando é que tipo naquele aquele ano que eu fui casar tipo um pouco antes de casar eu financiei um apartamento pela minha casa minha vida porque era Tipo eu estava em 2023 e como era comecio do ano minha declaração do Imposto de Renda ainda era de 2021 porque eu ainda não tinha
que ter entrega de 2022 Até abril daquele ano Então como era de 21 que era quando eu era estagiário e quando eu tinha começado a minha empresa eu ainda cabia na faixa do minha casa da minha vida então eu falei vou aproveitar agora porque você não nunca mais né quando eu declarar de 22 já era né então eu Financiei um apartamento e aí esse apartamento ia ficar pronto depois né ficou pronto esse ano agora e aí eu financiando um apartamento pagando aluguel do outro que eu tava morando então meu custo de vida não tava baixo
né Eh custo de vida para duas pessoas vida nova ali de de casado e tudo mais tipo mesmo tentando manter os custos de vida relativamente baixo como tinha financiamento mais aluguel só nisso aí morria quase quatro pau e aí fora C de Alimentação etc etc sei que a conta fechava em oito conto E aí eu tinha que trazer tirar uma uma parte da empresa né E tava tendo que reinvestir a maior parte não tava sobrando a minha e tá se formando em pedagogia tá no último semestre agora e na época ela tinha que fazer a
faculdade ela tinha que fazer a o estágio público né que é tipo obrigatório para se formar em pedagogia aí para complementar a renda ela trabalhava num estágio particular numa Dessas escolas tipo de milionário lá de São Paulo que até o capitão do Palmeiras tinha o filho dele lá ia buscar o filho e tudo mais era escolas top assim que a mensalidade acho que era oito pau mensalidade E aí ela trabalhava numa escola dessa que até que pagava bem para Estádio de pedagogia porque em geral pedag já paga mal né Então nesse nessa escola até que
pagava bem ela tirava uns dois e pouco que pr pra pedagogia tava ótimo e complementava também com um Pouco de aula de inglês particular porque o negócio dela é aula de inglês ela nem quer continuar como pedagoga de fato ela gostou muito mais da aula de inglês e ela é autodidata aprendeu sozinho aula de inglês começou dar aula no CNA o CNA pagava bem baixo assim Aí ela começou dar aula particular comeou ganhar um pouco mais e ficou nisso só que fazendo tudo isso né tipo estágio aula particular o estágio público etc faculdade ela tipo
assim eu nem C ela Ela nem tinha a mesma não é todo mundo que tem a mesma resiliência que o maluco tinha de ficar 18 horas por dia trabalhando eu acredito muito na questão assim sou mais tradicional acredito muito na questão tipo do homem prover e tudo mais então eu falei não isso não tá certo ela tá se matando aqui ela tá ficando muito mal de saúde mental ficando muito ansiosa Como você ter crise de ansiedade falei não isso não tá certo eu fazia as contas e pensando no Quanto ti reinvestir de fluxo de caixa
eu falei cara não se ela parar de trabalhar por completo não vai ter como se ela largar esse estágio aí não vai ter como porque eu vou ter que tirar muita Grand da empresa pagar aqui não vai fechar as ontas aí nessa época foi tenso porque eu tinha levado o golpe tinha que pagar fatura então meu custo de vida era tipo 8 pau mas eu tinha as faturas para pagar não era só 8.000 Então as faturas daquilo que eu tinha né Eh passado no crédito para poder e mobiliar a casa né tava lá ainda né
Aí eu falei Putz agora pesou mas eu não posso deixar ela nessa situação não vou deixar a minha esposa Acabei de casar não vou deixar a minha esposa passar por isso tudo ter crise de ansiedade ela às vezes até falava assim tipo meu tô vivendo os piores dias da minha vida não sei o qu eu falei não não posso deixar aqui o meu casamento eh vá por água abaixo porque eu não tô conseguindo Prover aqui eu não tô conseguindo fazer e ela tá falando que tipo pô tá sofrendo ela tava melhor antes tá ligado era
melhor não ter casado eu que tô pondo ela nesse buraco falei não não vou fazer isso não então orei muito novamente né a gente sentou eu e ela a gente fez umas contas a gente falou Pô as contas não fecham desse jeito porque Pensa a gente estava em setembro meu nicho tem muito a ver com o nicho de de brinquedo de coisa infantil as cartas de Pokémon papelaria Também vende muito para criançada E especialmente essa papelaria fofa que a gente tava vendendo e tudo mais então Falei pô Eh agora no Dia das Crianças Tá exigindo
muito capital tô tendo que reinvestir muito em estoque e ela falava meu não eu eu falava PR minha esposa não a gente tá ganhando bem ela fala então Cadê esse dinheiro por que que a gente tá sofrendo tanto para pagar as contas Por que que toda vez que a gente tem que comprar sei lá uma marmita aqui para Porque a gente não tinha nem tempo de cozinhar né os dois trampando muito a gente pijama Marita fal tem que pijama marmita tem que pijama mais básica para ser barato para né a gente passa no moo foco
sendo que a gente não passava isso de solteiro né e eu explicava ó porque o fluxo de caixa e tudo mais só que é uma questão mais complexa ali dentro né então eu tentava explicar o máximo possível mas falei não a gente fez um monte de conta conta não batia a gente Orou falei assim peguei risquei aquele papel escrevi Deus falei mano Vamos confiar em Deus que as contas vão fechar aí Deus olhou e falou assim [ __ ] Lá vem ele de novo lá vem ele de novo né já pediu sociedade agora vem me
pedir dinheiro não na verdade eu não pedi sociedade na verdade eu não pedi Deus me falou que era o meu sócio eu não pedi inclusive ele tem a maior parte Mas a questão é que aí ele falou assim pô a minha parte eu não tô vendo mas pedir Favor venha o meu 50 não não não mas a parte dele D camisetas 51 eu nunca nunca deixei de é exato isso nunca porque assim na verdade na verdade na verdade a ideia é que eu fosse retirar os meus 49 quando a empresa estabilizasse e tudo mais então
até hoje eu nunca tirei um centavo dessa empresa entendeu porque não assim mentalidade não é essa não é essa não é eu já estabeleci para mim por mais que 49% em tese possa ser meu já que ele É o maior sócio isso seja o critério mínimo para que ele seja ma só que ele tenha 51 eu falei cara não tenho problema nenhum em na verdade 100% C ele e tudo mais porque ele tem me sustentado No resto né então eu risquei aquele papel que a gente tinha feito conta escrevi Deus e falei meu larga o
seu estágio Pega leve nas aulas de inglês ela falou não vou largar as aulas de inglês porque eu gosto gosto muito eu quero me formar pedagoga só para ter o Diploma tal Porque eu já vim até aqui né já Andei meio caminho da faculdade não vou desistir agora Falta só dois anos 1 ano e meio na época faltava falou não vou largar agora mas ela não tinha perspectiva de continuar nisso ela queria continuar com aula de inglês ela gostava muito disso então ela falou vou pegar mais leve então eu lembro que ela tinha tipo sete
oito alunos na época de inglês particular Cortou ficou com três só que era os que ela mais gostava tinha Uns alunos que dava muito bola fora faltava olha só tá vendo você que foi cortado já sabe que ela não gostava de você é ela tinha aluno que dava bola fora tá ligado o cara que falta pô ela separava um tempo montava aula já tava aquela rotina estressante aí o cara não vai aí fala ah Professor a pode remarcar o teacher pode remarcar aí pô tinha cara que era mal pagador tá ligado também tipo o cara
passava fechava o mês de aula ia pagar só depois de só no outro Mês deixava pelo menos a eu quando eu fazia aula de tênis e eu falhava às vezes também mas aqui pô a gente tem uma empresa e eu sempre deixei claro falei velho Pode ser que algum momento F você só que a questão é se o cara falhar e não avisar antes com bastante antecedência não às vezes eu não conseguia avisar mas eu pagava eu sempre paguei eu falei se o cara não conseguir avisar antes tem que pagar eu falava Pedrão Fica tranquilo
que pode descontar Daquele valor então eu pagava antecipado as aulas né fal não já conta uma aula aí exato e eu com minha cabeça empreendedor eu falei ó você tem que começar a estruturar uma uma coisa aqui para que você também não dependa 100% do seu braço então se você for conseguindo mais alunos e tudo mais chega uma hora que você delega você treina uma outra professora de inglês e começa a repassar alunos né inclusive você deve ter feito isso numa época da mentoria você deve no Começo acho que você deu mentoria né e agora
você também Repassa tem seus mentores né contratados porque não dá né com a mentalidade de empreendedor você não vai ficar vendendo a sua hora tempo todo você precisa você precisa delegar não tem escalabilidade e a minha esposa ela gosta de dar aula então ela não enxergava isso né E aí eu falava para ela não você tem que criar estrutura qu delegar e se seu aluno fala que não pode aparecer na aula ele tem que avisar com Aviso prévio tipo 48 horas para você não chegar e montar a aula dele toda para depois ele falar que
não pode e ela tinha dó de fazer de falar que pô você não avisou com 48 Horas Então paga aí e tal então ela não tinha essa minha mentalidade e ela sempre foi mais perfil fofinha tranquila super né e legal isso Inclusive é o que conquista a maioria dos alunos dela tem muito aluno muita gente quer fazer aula com ela porque ela é assim ela é um ser humano Extraordinário então Eh e ela então Cortou ficou com três alunos só falei ó você tem os seus preferidos aí tem os que você que mancam com você
fala que não tá dando que Pô você tá estressada que sua rotina não bate mais não precisa explicar que o cara é um mal pagador não precisa explicar que o cara dá bola fora só fala que não tá dando mais então ela fez isso cortou mais da metade dos alunos e cara Deus abençoou nunca faltou nada lá em casa a gente tipo também não Tava vivendo luxo mas estava conseguindo pagar todas as contas e a gente viu naquele aperto e eu falava para ela isso aqui tem data para acabar porque a gente tem dia das
crianças tem black friday e tem Natal e a gente tava em setembro nessa época e tava nessa época eu falei pô eu tô fazendo as contas do fluxo de caixa aqui eu não sei até quanto que a empresa vai continuar crescendo e glória a Deus se continuar crescendo só que enquanto crescer não vai sobrar fluxo de Caixa pra gente na pessoa física não vai dar então eu falei para ela isso aqui tem data para acabar quando chegar em janeiro as a empresa vai com certeza faturar menos mas o lado bom é que vai todo o
valor do Mercado Livre que for Entrando lá no mercado pago Ah não vai ter que ser reinvestido automaticamente em mais stoque vai começar a sobrar é E aí nessa época também eu lembro que a gente pegou um empréstimo com o meu pai falou tipo ó pai pagar pelo menos a Fatura do cartão aqui porque tá complicado a gente levou uns golpes gigantescos né cara 22.000 do dia paraa noite é muita grana que você tava contando ali não precisa não tem como aí eu falei pai vou te pagando depois tipo quando chegar em janeiro eu começo
a te pagar porque vaiar entrar fluxo de caixa a empresa vai estabilizar e tudo mais você tinha essa segurança porque assim eh eu vi que desde o começo que você contou sua história do mercado Financeiro você abriu mão você teve um propósito maior um chamado e Pô legal ISO daí é nobre para caramba né ex só que nem todo mundo às vezes por mais que haja um chamado assim você ainda tem que pensar racionalmente porque infelizmente a gente precisa de dinheiro né alguns umas pessoas mais outras menos porque talvez ten uma retaguarda ali que pô
consegue prover num no momento ali de ausência eh e você tomou decisões cedo né porque você chegou para Deus e falou Não tô feliz no que eu tô fazendo preciso de uma de uma luz de um direcionamento era tipo assim eu até gosto do que eu faço mas tipo assim é assim o propósito da do dinheiro só você falou eu não tô gerando valor pra sociedade Ok eu entendo bem isso não só pra sociedade sabe eu penso muito tip dentro da minha fé tipo assim para pro pro pro reino de Jesus né tipo assim pensando
assim eu creio muito em Jesus eu quero que a minha igreja cresça que Ela espalhar essa fé eu quero né E tipo pô não fazia não tinha tempo para isso eu não tinha meu trabalho não fazia isso eu não tinha né É que eu penso assim Ach cada um cada um né mas eh quanto mais você tem mais você tem condição de ajudar também né se o propósito é ajudar se você enriquece primeiro e depois pô sempre fixa esse propósito vai de 20% de de de doação de uma de algo que você vai fazer nesse
sentido é 20% de R 10.000 é uma coisa 20% de 100.000 é outra de 1 Milhão é outra ex e eu creio que Deus inclusive prospero na vida de pessoas que tipo tem essa mentalidade justamente porque a mentalidade de abundância não é ficar retendo ser egoísta exatamente então assim tem uma mentalidade de de de tipo assim tem até uma passagem na Bíblia na Bíblia assim daquele servo que foi lá e tipo ele deu uma moeda e o cara pegou e enterrou aí ele deu mais moeda pro outro o outro foi lá e multiplicou E aí
esse ele ele elogia e tal e o outro Ele fala não cara você tá errado e tudo mais tipo então tem uma ment de de ser que eu perg Isso é por você ser muito novo tomar uma decisão de Pô vou deixar minha carreira de lado sabendo que uma hora ou outra você pode voltar dependendo do que acontecer só que por exemplo você foi empreender meio que já já empreendia na na questão da roupa e só que não era a mesma coisa o mesmo é muito meritocrático então você tem que fazer o negócio D certo
a gente não tem Uma Projeção de até onde pode chegar a gente vai esforçar para chegar carreira pré definir existe o céu e o inferno assim no tamanho do buraco que você pode chegar no seu caso você já tinha meio que traçado uma Projeção de carreira você falou aquilo lá pô com 30 anos eu tenho 10 milhões depois não sei o que e tal tal tal você já tinha um desenho na cabeça e mas talvez a a no nesse caso também né que você teve os golpes e tudo mais começou depois pediu pro seu pai
o Empréstimo você sempre teve a sensação ah de que pô se tudo der muito errado além da ajuda de Deus que eu vou ter que ele que ele tá sempre por mim eu tenho algum lugar por exemplo meu pai paraar exato exato até um certo ponto é meritocracia tipo Realmente você pô trabalhei para caramba esforcei para caramba mas eu tinha um apoio né que talvez as pessoas não tenham então assim tive até vergonha um pouco né de chegar no meu pai ter que depender dele depois Do de casar né que ele ter uma Independência falar
não meu pai não paga mais nada aqui das minhas contas nem nada e tá tranquilo e ele já não pagava um certo tempo né porque Pô eu já eu não morava mais em casa quando Antes de casar eu tava morando numa república de meninos cristãos que eu fui um dos fundadores né a eu tinha um grupo Cristão de lá na faculdade na USP que a gente fazia vários encontros tudo mais pregava evangelho fazia uns louvores lá Nas praças da USP a chegava uma galera interessada às vezes tipo ah que que é isso aí se juntava
ao grupo e tudo mais tinha essa pegada né A gente pegou e falou vamos formar um grupo de uma república aqui para morar perto e tal da faculdade e tal e eu tinha fundado isso já com eles e eu morava lá né não precisava mais morar na casa do meu pai lá em Guarulhos eu já ficava mais perto da faculdade já tinha minha Independência pagava minhas coisas você Não andava com aquela turminha da da marcha da maconha não tinha isso tinha mas não fazia parte disso aí não porque tem assim o pessoal fala assim pessoal
Pessoal fala né tipo ah USP é maconheir não sei o que e tal então tem mas se você não quiser andar com essa galera você não anda e tem muito tipo pessoal focado lá também né muito tem muito conservador pessoal de direito lá que inclusive tem umas tretas né que aconte tem treta tem treta porque direto vai Político lá e quando vai problema é a doutrinação que vem do corpo docente já né esse não tem tipo pô só e não só doutrinação de esquerda de não sei o que de tal até porque tipo assim vai
viesse político é uma coisa que eu nem quero ficar discutindo e tal não interessa até porque quando começa a empreender você fala cara quem vai fazer por mim sou eu não é político é nem questão de discussão é questão de quando entra no sistema de ensino é muita coisa É dire para aquilo não exato E aí tipo a mentalidade é essa né E até falando talvez contra o empreendedorismo né Você gosta de empreender contra o capitalismo porque é empreendedorismo ele é capitalista empreendedorismo ele é meritocrático e tipo a galera não gosta né de falar de
meritocracia dentro de um sistema quebrado e não sei o qu e que PR dependendo do ambiente não existe Mar Não realment igual onde você teve o seu Você nasceu de uma forma outro nasceu de outra as oportunidades de não são iguais né em pé de igualdade ali é meritocracia entendeu ali sim dali em diante a partir do momento que você nasceu em desvantagem de de 10 anos de desvantagem de outra pessoa no sentido econômico essa consciência também tipo tem gente que tipo ah não meritocracia pura não não existe os caras pega uma exceção pela regra
ó olha aquele negro pobre que hoje tá bilionário [ __ ] é um de não é Exato prente assim vai tipo falando hoje em dia provalmente eu ganho mais que qualquer amigo meu que tá fazendo que se formou em medicina agora em Direito não sei o que não sei o que lá porque eu fui fui um caminho diferente menos tradicional mas tá com eles eu tô competindo em pé de igualdade porque a gente fez a mesma escola e depois fez uma faculdade boa e tudo mais tem as mesmas condições é mas pô quanta gente aí
não pô o cara nasce na periferia não Tem condições de uma escola boa como aí você fala ah meu pai meu pai estudou em escola pública e passou na USP passou em primeiro no maquens não sei o que caramba mas tipo pô uma exceção né Não dá para pegar e também falar ah porque ele se esforçou para caramba porque ele tem um que acima da média e e tudo mais né mas tipo assim não não dá para também falar lá que o sistema é perfeito porque ele conseguiu né Não dá não dá mas dentro da
USP tem muito disso né tipo Então tem treta lá para caramba e assim ideologicamente também falando não só tipo divisão política ouvi de professora falar assim uma professora Nossa que falou o negócio assim tipo que cristão não podia fazer pesquisa essas coisas não podia se envolver em ciência porque ciência e religião não se mistura não sei o quê chegou a falar que Cristão era buo que não sei o quê e meu detonou em sala de aula ali fal para todo mundo e e falando mal de um colega de de profissão Que era Cristão e tudo
mais e falando que criticando a opinião dele porque era uma opinião burra porque ele era Cristão e cristão não podia fazer ciência isso que a gente tá falando de uma área de Economia administração a gente não tá falando nem de ciência né tipo não tá discutindo Big Bang aqui entendeu então assim não ouvi muito isso na faculdade com certeza isso tinha no ambiente Você tem que saber filtrar né para poder aproveitar uma faculdade eh pública que É de qualidade mas você tem que saber aproveitar porque se você não souber filtrar você vai ouvir mita lá
dentro também com certeza é mas enfim aí acho que o o grande ponto foi nessa fase que eu tava ali no meu casamento eh enfrentando essa dificuldade financeira eu pus um prazo para acabar essa esse sofrimento né e acabou chegou ali passou o período chegou chegou Janeiro comecei a pagar meu pai falei ó consigo pagar tanto esse mês mês que vem Tanto tanto tanto até que tá dali em diante o negócio e foi fluindo porque aí eu já tinha capital e como começo começo de ano vende menos você não tem que reinvestir stock E aí
tipo eu mantive o meu capital ali de giro tudo controlado e tinha grana para para pegar para mim então tudo ficou mais equilibrado e comecei a conseguir pagar as contas consegi dar certo e nesse respiro nessa troca de Dezembro para Janeiro quando eu vi que ia dar esse respiro porque eu já Tinha feito todas as contas Então chegou final de dezembro Tava na praia com os meus pais com a minha esposa e tudo mais eu comecei a falar com ele Ó o Diego lá que eu comprei o curso Ele tem mentoria tudo mais tá oferecendo
lá mentoria tá vai e tal e com meu comecei a discutir com meu pai já essa questão né Porque por mais que ele sempre foi conservador ele viu que eu tava tendo resultado né Aí ele pô uma mentoria assim era tickete alto para caramba é caro comparado com o Que você já comprou do curso Será que já não foi suficiente o curso não acho que ainda dá para pegar mais absorver mais coisa comecei a fazer umas contas né eu falei ó se o se eu fizer a mentoria do cara e ele me ajudar a vender
sei lá 10% a mais que seja Não era essa proposta a mentoria era né dá um gás sim eu falei se ele me ajudar a vender 10% a mais que seja em poucos meses isso aqui já se paga se ajudar a vender mais que isso então Se paga no primeiro mês entendeu aí tal ele falou a você vai pagar como tal você ainda tem o fluxo de caixa aí para pagar as coisas falei ah vou pagar passar eu vou passar no cartão parcelo aí em 12 e vou pagando com os próprios resultados né que vai
dar isso aqui e fiz fui pra mentoria e e na mentoria cara é aquilo de novo né eu já tinha muito conhecimento já tinha ido por conta própria eu já tinha e feito o curso mas são os detalhes para Quem já tá num certo patamar os detalhes importam para quem tá começando o cara precisa aprender ali o básico Porque sem o básico a não sai do lugar tem que saber fazer uma aprender a fazer um anúncio aprender a mexer no Mercado Livre um cursinho básico ali já resolve mas pro cara que já vende e pretende
viver disso por bastante tempo não adianta ele achar que a concorrência não vai se aperfeiçoando então né a mentoria foi também para eu sair um pouco da Minha bolha na época minha esposa ela gostava muito da questão de papelaria eu já tinha trazido isso para dentro né durante o namoro e tudo mais ela abriu o site dela eu ajudei ela abrir um site o site não vendia bem no casamento eu peguei e falei não você tá muito estressado com um monte de coisa deixa que eu cuido disso aí eu abri uma conta na Shop para
ela eh fui desenvolvendo a conta dela e de novo né na mentalidade de que papelaria vendia bem na shopi Porque eu conseguia vender no Mercado Livre também na minha própria conta Eu vendi mas na shopi eu via que tipo para esse nío de coisinha baratinha de miudeza vendia bem lá no na shopee então abri a conta na shopee e já com o conhecimento que eu tinha isso foi de final de 2023 então eu ainda não já tinha feito seu curso ainda não tinha feito sua mentoria começou a ir bem a papelaria em dois 3 meses
a gente tava faturando mais de 20.000 por mês então Tava bem isso foi muito legal pro final do ano mas de novo puxou muito fluxo de caixa né Então realmente só em janeiro que foi estabilizar E aí com a mentoria falei cara tá bom eu vendo Pokémon eu vendo papelaria mas eu não manjo pegar um produto assim chinês um outro produto e trazer e consegui colocar na minha conta e fazer escalar sabe tipo eu nunca tinha visto a minha conta bater assim e seis dígitos né eu fazia eu fazia cinco dígitos múltiplos tranquilo tranquilaço E
beleza isso Tava legal pagava as contas Né tava ali s mas pagava mas eu falei tá bom mas a mentoria Tipo se eu colocar um produto igual o Diego falava Tipo pô não você vende sei lá a câmera lâmpada lá que saturado para caramba já e tal não sei o qu mas pô que vendia para caramba você fala não se o cara consegue ranquear um negócio desse você tá falando de seis dígitos num produto né eu falava Pô eu não vejo isso nos meus negócios porque não tem a mesma Escala né Eu trabalho com negócio
nichado pap papelaria importada Pokémon não sei o qu é nicho né nicho você tem margem eu trabalhava com mais de 30% de lucro líquido isso que é bem interessante porque para ecommerce 30% é é sonho eu trabalhava com 35 né 38% de lucro antes das minhas despesas fixas que eram mínimas né e 35 no final da na na na linha final final mesmo né então você falar pô cara tem 35% de lucro líquido cara tira mais de três vezes do Que o cara que tá lá com 10% trabalhando com produto chinês mas eu falei eu
quero diversificar até para não ficar dependendo só de um nicho aqui dois nichos porque isso aqui é risco e vindo do mercado financeiro tudo para mim é uma análise de risco Então eu tenho que ponderar as coisas tá bom Eu trabalho com margem e trabalhar com produto com margem menor por um lado traz um risco maior porque eu preciso de mais caixa para trabalhar com esse produto mas ao Mesmo tempo diversifica eu uso muito essa analogia do mercado financeiro também porque como eu também comecei a investir no final de 2018 né eu cheguei no Primeiro
Milhão 10 mes Essa época se falava muito de investir falava falava e eu uso muito essa esses exemplos aqui porque é a questão do risco né Por exemplo eu sou uma pessoa conservadora nos investimentos eu não sou uma pessoa que eu invisto em empresas de crescimento numa né Numa não porque cara eu vou em setor perene em Blue chips empresas com payout n cripto maluc empresas com pay eu já perdi uma grana boa em cripto também porque eu era jovem para caramb hoje tem outra mentalidade porque hoje se eu quero risco eu ponho na minha
própria empresa exato exato É exato tomar é Endor quer risco eu tomo risco no sentido de estar é alavancado ali em renda variável isso eu tô 100% posicionado em renda variável não eu Concordo 100% só que o setor peren com empresa consolidada independente da crise são setores que vão continuar abastecendo a necessidade humana entende até porque pra gente que é empresário que trabalha tem empresa empreendedor e tudo mais a gente corre esse risco todo dia a gente passa a entender ações investimentos de uma cabeça diferente do cara que só olha pros números porque não é
um papel não é um ticker tipo ah eh você vai lá e vamos supor próprio Mercado Livre você não vai lá e compra M 34 lá na bolsa Americana e fala tipo um bdr lá do mel e fala tipo ah tá bom isso aqui vai subir ou descer não sei o que lá não você tá olhando pro pro mercado livre como uma empresa não como mais uma ação uma ação na sua carteira né então a gente passa a comprar setores perenes tudo mais não sei o que e tal Porque você começa a pensar não cara
isso aqui é uma empresa isso aqui não é um número então eu quero olhar empresas saudáveis Olhar uma empresa que tem um modelo de negócio que faz sentido vai pra análise fundamentalista ela não tem uma um não é margem de risco Eu nunca fui daquele cara da de ficar olhando candle e fazendo compra e venda não isso é loucura cara eu sou você compra para longo prazo você não PR ficar se preocupando com curto prazo Exato eu nunca olhei isso mas eu já investi no passado quando eu tinha 18 19 anos de idade quando essa
volatilidade qualquer Coisa que alguém fale já tem uma alteração gigantesca exato quando eu descobri esse mundo dos investimentos eu fui para uma área mais arriscada não sei o qu eu jogava o Pokémon competitivo na época até fiquei lá em sexto num torneio lá em Fortaleza Ganhei três pau aí eu peguei três pau joguei falei ah já que eu ganhei né coloquei em risco tudo mais então então eu brincava na verdade com o risco né porque eu era jovem entrava um dinheirinho al e tal agora com uma outra Cabeça de empreendedor cara tipo primeiro que se
eu quero risco eu ponho na minha própria empresa agora segundo se eu quero uma coisa que vai me gerar ali uma renda mais estável que tem que distribui dividendos etc tô olhando para um setor muito diferente daquele de de criptomoeda de de fintec essas empresas startups e tal Porque o risco é muito grande né então a gente consegue fazer o nosso dinheiro girar muito mais rápido a nossa própria empresa do que uma própria Startup né às vezes então você não tem por fazer isso é não não tem eu acho que ah quando você esse Capital
que você investe né Isso daí é para multiplicar patrimônio Só que essa multiplicação você tem sua fonte de renda principal né quando você vai tomar um risco maior você toma naquilo que você controla aquilo que você conhece que você sabe que vai dar certo né já no eu tenho uma vai meu portfólio é 10% em ação de risco que daí eu não tô preocupado o restante Me traz renda passível reino e aí você multiplica patrimônio e no Mercado Livre a mesma coisa né no empreendedorismo é igual ah produtos mais consolidados no mercado você tem previsibilidade
de receita é o que vai trazer mais segurança né o cara que investe só em produto da tendência da moda ele tá sujeito a qualquer momento ficar no meio do caminho seja por excesso de estoque Ou por comprar um produto que agora custa um preço mas D ali um tempo a hora Que você receber essa mercadoria já tá valendo metade do valor porque a oferta aumentou muita muita pessoa vendendo a concorrência eu vejo um erro muito grande do pessoal hoje já Desde aquela época Nossa lá já era muito assim O pessoal chega para vender no
Mercado Livre e eles querem assim ó que que tá mais vendendo é é falando em outros termos é qual que é o produto mais concorrido aí é esse que eu quero faz sentido isso daí faz sentido pro cara Que tá começando uma coisa é a gente que tem capital catar uma um percentual do nosso capital de giro e jogar num produto desse para você dar uma injeção de caixa e outro cara tem tudo sabendo e sabendo que você vai ter que ranquear e que vai custar Car ex vai custar caro Se o produto ele é
concorrido agora o que que resolve um cara que tem pouca grana colocar a dá uma ruptura de estoque porque vende tudo em 24 horas o cara tem que esperar se ele fizer certo né se ele Acertar aí tem que esperar pelo menos ali entre o período que ele comprou recebeu mercadoria chegou no cliente vai dar o quê uns 10 dias mais a liberação do dos 8 dias do Mercado Livre tem que antecipar 3% nessa brincadeira cara a gente tá falando de 15 dias com dinheiro parado entendeu vale mais a pena pegar um produ diente ainda
tem prejuízo porque o pessoal ainda começa sem saber fazer conta ex é pegar um produtinho atemporal você não tem essa preocupação Você vai de leve mais conservador só que vai mais longe né sim exato então assim tem pessoal às vezes faz conta aí errado e tá no prejuízo e quer começar justamente onde dá menos margem né o cara quer começar com mais concorrido quer competir com o chinês que tá importando e vendendo direto no Mercado Livre Tipo ele acha que ele vai ser o que né então é a ganância é o dinheiro rápido né cara
problem é mas é isso mesmo eh tem muita gente que usa né Eu já fiz isso uma época da empresa só que eu já vi muita gente principalmente no ramo de suplemento usar isso de maneira estratégica porque por exemplo Às vezes você tem um fornecedor que você sabe que na maioria dos produtos Ali você vai ter uma margem dessa mesmo de 2 3% que é muito apertado só que você tem uns dois ou três daquele portfólio que você tem uma margem maior e margem maior porque você compra em grande quantidade então eles usam isso estrategicamente
Para dar volume para poder ganhar a margem naquele outro então uma coisa compensa outra né claro tem aumento de imposto tem isso e aquilo vai pagar mais né só que por outro lado você compra volumes maiores ganha mais condição que fornecedor muitas vezes até exclusividade numa coisa ou outra fala ó você continuar pegando essa quantidade do prazo exclusividade porque prazo hoje você que foi do do mercado financeiro você sabe disso né o custo do capital Hoje tá caríssimo né uma das melhores maneiras de capiz consegue prazo você consegue o dinheiro de graça exato de graça
de graça para pagar 90 dias muitas vezes né é é eu conseguia faturar na na época da fábrica eh eu deixava para fazer pedido com o fornecedor no final do mês porque o vendedor tem que bater meta e para bater meta ele me dá condição melhor você pede no começo do mês o cara é irredutível porque ele tá iniciando ele quer mais faturamento que Ele tem que chegar na meta aí é o discurso dele é não dá não tem como não sei qu final do mês é discurso Car chegou dia 22 ali filho nego abre
a perna Ah eu dou desconto Ah eu dou prazo aí eu ia prazo de 90 dias só que assim cara eu pego a quantidade que você quer para você bater sua meta só que eu preciso começar a pagar pagar esse essa duplicata em 90 dias não é 30 é em 90 aí pegava capitaliza com isso e fazia isso eu ainda não fiz hein essa em 90 eu faço 30 60 90 depende do do lixo O meu era eu eu comprava revenda de de aço carbono Então eu tinha opção de pegar da Usina ou pegar do
Revendedor várias fábricas é então só que da Usina você tem que pegar um volume gigantesco você não tem prazo no revendedor né então você pagava mais caro eu tava ciente que eu pagava mais caro só que cara quando você jog prazo lá sabendo que eu fabricava então eu tinha uma margem muito alta para mim velho para comprar do distribuidor ou da Usina Claro da Usina eu tinha um preço muito melhor mas do distribuidor eu tinha condição eu trabalhava com o dinheiro dos outros né que para quem sabe trabalhar com dinheiro dos outros não tem dinheiro
melhor para trabalhar melhor exato É Basta ver o rub imobiliário tanto de gente que não constrói né Lages corporativas com dinheiro dos outros compra não o cara compra imóvel de leilão usando financiamento praticamente total do Valor e depois já vende log em seguida e recupera o valor já paga o financiamento E sobra ex é ixo o cara que sabe trabalhar assim é uma máquina de dinheiro exato exato trabalhar com o dinheiro dos outros é dinheiro de graça na tua mão seu fornecedor te dá ess esse essa abertura você tem esse relacionamento com ele né você
começa a se capitalizar muito mais rápido esse também é um dos Segredos né não é uma do varejo é um dos maiores né Sem Alavancagem cara é muito complicado crescer com capital próprio dependendo do segmento que você tá é bem complicado No meu caso eu precisei pouco de alavancagem porque meu nicho ele tem uma margem muito alta Então para mim foi diferente e aí justamente quando eu entrei na mentoria nessa troca de ano buscando crescer mais e falando beleza eu quero mudar um pouco adicionar uma variedade aqui produto chinês não sei o qu para não
depender só Desses dos meus nichos faturar maior também ter né A mas é Pode falar aí eu entrei nessa na mentoria já com essa mentalidade troquei ideia com você na época expliquei o que eu fazia do Pokémon papelaria não sei o que lá Falei um pouquinho e eu lembro que tipo você já também apresentou uma outra ideia tipo não só produto chinês mas tipo assim você tá construindo sua marca tipo seu sua você tá fazendo só de Mercado Livre você vai vi o resto da vida sho Não sei o qu ou você vai criar equity
né e tal então comecei a transformar o meu negócio também para poder criar uma marca mais consolidada as pessoas conhecerem eh o a minha empresa dentro do meu nicho e não só comprar ir lá no mercado livre porque tipo ah o cara é o mais ranqueado lá o mais bem ranqueado tem a medalhinha de mais vendido as fotos são boas não sei o quê mas no final de das contas quem queer ser vendedor pessoal não Sabia então comecei a criar Brand então fui atrás disso e com a mentoria Na verdade eu fui começar a querer
vender produto Nate vendi também vendi carregador O Power Bank né me ajudou a a escalar um pouco mais a conta mas a margem era baixa Então realmente quando eu comecei a analisar isso na mentoria eu falei ah não é tão interessante assim eu escalar porque vai aumentar a minha alíquota né de imposto só que a alíquota não aumenta só para esse produto a mais Que você tá vendendo aumenta para tudo você paga proporcionalmente mais imposto eu falei vou aumentar minha alíquota para diminuir a minha margem no Pokémon na papelaria sendo que né já tenho um
negócio bem estruturado então eu comecei a pensar um pouco diferente a mentoria me ajudou a entender algumas coisinhas que eu ainda tinham ficado de ponta solta de Mercado Livre mais umas umas técnicas mais refinadas uns macetes segredos que você pega ali no jeito ali Da da coisa alavancou mais ainda o meu resultado né Tipo a gente já tinha dobrado com o full com a mentoria acho que subiu mais uns 30% pelo menos então assim foi bem mais do que os 10% que eu falei pro meu pai ah se subir 10% Eu pago a mentoria foi
mais foi uns 30% pelo menos então a gente e a visão Da da visão e a visão da marca então comecei a construir em relação a isso mas aí eu peguei uma noção com a mentoria também que eu não tinha na época também de tipo Não necessariamente produto chinês mas produto escalável então às vezes tem produto que não tá na boca do povo aí com todo mundo vendendo mas que tem uma escalabilidade tem às vezes uma margem melhor justamente por não ser importação chinesa etc ou às vezes até é mas não é um eletrônico saturado
não é uma maquininha dragão entendeu então comecei a pegar essa mentalidade e fui pensando em como que eu ia fazer aí eu peguei e comecei a a abrir um mercado livre paraa Minha esposa né Há três meses atrás né porque eu fiz a sua mentoria no começo do ano aí depois de um pouco de tempo eu abri a conta dela no Mercado Livre que eu falei ela tem a no shopping e vou abrir no Mercado Livre o que que custa né eu falei o o Diego tem lá o do do do zero a Platinum né
eu falei vou documentar vai ser bacana vamos ver se com o que eu aprendi eu consigo né pegar e vamos ver quanto tempo eu faço isso então fui documentando fui fui fazendo Marcos né então em 40 dias eu bati o full que é espetacular assim pelo menos eu não conheço alguém que tem a batido em 40 dias eu não sei se naquela sua conta quanto tempo que levou acho que foi dois meses né por aí mas aqui já já teve casos de eh São casos é É raro Mas acontece é raríssimos mas já vi liberar
por exemplo em duas semanas uma conta que tava no correio el liberou o primeiro full não foi pro P de col foi ex a minha conta eu abri ela virgem em 40 dias bateu o full sem abrir sem bater a agência Ela bateu a agência agora dia 10 desse mês Agora bateu a agência com três meses de conta eu falei para que agora né agora já foi né Agora tenho full Mas assim com o conhecimento da mentoria que foi legal assim tipo eu já tinha o meu conhecimento fiz o curso fiz a mentoria Então agora
eu sinto que eu tô bem mais completo então não foi só tipo crescer o faturamento daquela empresa foi o Faturamento que agora tipo assim eu sei fazer um replicar Isso numa escala muito maior Então eu peguei e falei tá bom se naquela conta eu tenho Pokémon tenho a papelaria Eu gosto da minha margem do meu modelo de negócio na conta da minha esposa não preciso seguir o mesmo modelo então eu falei na conta dela posso trabalhar uma margem um pouco menor e trabalhar um modelo diferente porque ali conta vai ser separada né tá no PJ
a conta PJ no CPF dela PJ no meu então tem O caixa dela tá separadinho exatamente separado uma coisa não puxa da outra não precisa tirar pra pessoa física né é uma coisa que dá pr par eu consigo exatamente comecei a pegar o dinheiro da Shop dela sem pegar da minha Shop do meu Mercado ali pegar da Shop dela para reinvestir nessa que tá Fi rodando então 40 dias a gente bateu o full a gente tá com a conta já há três meses já batendo já batemos o líder estamos Vamos bater o go de agora
porque esse mês agora a Gente tá fechando 60k de faturamento na nossa uma conta com 30 que tem 3 meses de de existência aí já tem 60k nos últimos 30 dias então assim a construção foi aí desde 2021 que eu abri a empresa né mas aí você vê que tipo isso trouxe uma empresa até aqui mas o mais assim o capital mais valioso que eu tenho hoje é o conhecimento porque com esse conhecimento eu faço o negócio do zero hoje bater 60k em três meses endeu então isso por exemplo se eu pensar se eu Pensar
na época que eu casei ano passado essa conta com 60k com o faturamento que ela tá ela tá com uma margem de um pouco mais mais de 20% essa conta não é também margem lá embaixo é só não é os 35 da outra mas 20% tá ótimo também E aí se você pensar esses 20% ano passado quando eu tava passando aquele aperto só essa conta já me sustentava com certeza então assim tipo eu já Criei um novo negócio que veio para complementar para somar mas já é grande assim proporcionalmente Né Pensa que é uma conta
entre aspas uma conta que fatura 120 com margem de 10 né Muito bom e aí eu peguei para somar recentemente o faturamento da empresa esse mês acho que vai bater uns 200 20k aí você fala ah mas o Fulano fatura 1 milhão F mas fatura 1 Milhão com quantos por Cent de Margem Até porque eu gosto de trabalhar reduzindo o risco ao mínimo né tipo Então tudo do meu histórico do mercado financeiro indica isso eu quero aumentar a minha proteção Como que eu Faço isso com variedade com tal mas sem né estourar a boca do
balão no no capital de giro porque isso também é risco Então o meu negócio é eu quero var calculado eu quero variedade mas até certo ponto porque muita variedade também é risco muito sku também é risco uhum então sempre mantendo a ideia do enxuto e tudo mais né que a gente cansa de falar no no curso mas que é verdade cara que tem cara que tem 300 sk A não ser que ele tenha uma [ __ ] empresa que Fatura milhões ele tem uma equipe gigantesca eu duvido que ele dá a mesma atenção para todos
os sk dele não tem como cara tem cara que a gente já pegou aqui de mentoria que entra assim com milhares tá não é São centenas não são milhares é e quando você começa a fazer a a limpeza Cara você não faz ideia tem pessoas lá que ele tá perdendo dinheiro porque o preço que ele tá vendendo já é defasado é preço que ele pegava sei lá há um ano atrás né de anterior e ele tá Vendendo precificando daquela época e aí o cara tá vendendo o funcionário dele tá enviando despachando ele não tá nem
aí aí quando vai ver fala cara mas beleza porque quando a gente faz uma mentoria de uma empresa que já tem né uma uma operação fora do Mercado Livre ou dentro do mercado livre mesmo já vende a gente faz isso Pega todo o catálogo do cara entende preço de custo dele e tudo mais e Analisa aí você vai ver o cara tá ali tomando na cabeça há muito tempo fala Cara mas você tá Por que que tá esse preço aqui fala cara ninguém nunca mudou esquecemos tavaí esse anúncio a gente quase não vende Mas vende
se você cata o quase não vende de 100 anúncios o quase não vende vai é um A cada dois dia ele tá falando de 50 vendas por dia de prejuízo entendeu só que o cara ele não perce cara tá olhando faturamento ele tá achando que o lucro dele é tanto porque ele calculou baseado numa coisa teórica porque muita gente faz uma assim assim A Grande questão de fazer uma dre saber fazer é para te ajudar a fazer essa análise mas o cara às vezes faz uma dre teórica na cabeça dele talvez nem usando os termos
corretos de Dre e tudo mais mas ele faz lá conta de padaria dele na cabeça dele ele fala dá lucro ele fala dá lucro é então ele pega o too Ele pega a receita Total bruto ele pega despesa aí ele chega no lucro líquido Fala pô tá a margem tá boa tá indo bem só que assim que que eles levam em consideração muito Que eu vejo quando você vai em métricas do Mercado Livre você tem lá os produtos né o Mercado Livre não mostra todos para quem tem milhares e tal e os caras Normalmente eles
pegam ali os curva a baseado no que representa mais de 50% do faturamento aí o cara cata pô beleza essa lista inteira aqui é mais de 50% Então tá indo bem AC conta indo bem só que ele precifica ele toma cuidado daqueles lá porque representa a maior parte do faturamento só que ele esquece Que o que ficou para trás é tanto anúncio que ele não consegue ver então aquele que fica vendendo picadinho ai 1200 por mês 3.000 por mês 1000 e pouquinho por mês o cara num faturamento de meio milhão ele nem percebe ele nem
percebe só que tá tudo no prejuízo todos esses só que de pouquinho em pouquinho representa 20% F B ele se ele trabalha com margem baixa é isso que tá comprometendo o lucro dele é mas é no meu caso é bem chuto e o lucro ele é Alto então isso acaba não acontecendo porque eu enxergo todos os do produtos que o controle Mas mesmo que tivesse um produto ou outro não afetar tanto porque o lucro é alto agora o cara que trabalha com muitos produtos geralmente esse cara tem lucro baixo então se ele já tem lucro
baixo porque ele trabalha com uma estratégia de Alto faturamento muito sku aí o lucro dele que ele acha que ele tem ele já não tem Exatamente é isso aí cara bom para finalizar Tiagão quero fazer Três perguntas para você uhum primeiro eh eu tenho duas perguntas que eu deixo pro final que é você falou bastante já mas é de pra finalizar dessa forma eu vou perguntar três três coisas qual quais são os seus planejamentos de expansão né se é um cara muito inteligente um cara que eh tem propósitos maiores do que tão somente financeiros né
Eh mas mesmo assim eu quero saber o que que você enxerga de futuro porque Pô legal você falou para Mim Diego eu mantenho um faturamento que tá equilibrado para mim que eu sei que se eu aumentar muito eu vou comprometer minha margem e minha margem é muito boa então eu tenho um bom dinheiro que eu tiro no bolso mas que se continuar dentro desses nichos que eu tenho Margem Não tem problema pode crescer quero crer de forma não saudável entendeu exato É porque tem muita essa questão por exemplo quando você cata um produto que ele
não é ele não é um produto com uma Alta demanda ele tem uma uma demanda ou uma demanda reprimida ou uma demanda controlada né ele chega num ponto que escalar ali fica complicado então você vai bater um teto maior do mercado livre hoje no meu nicho porque o market share dele você já deve dominar o qu 70% ou 60 do Market share desse tipo de produto né então assim sair dali não tem tanta demand consegue gastar um pouco mais coms masa mar não tem tanta demanda para isso aí a Margem é alta quando a gente
cata um produtinho de Ticket elevado que tem demanda reprimida cara a margem é gigantesca só que você não escala Então são duas pontas aqui só que hoje você tá num ponto de equilíbrio por o faturamento é bom e a margem é boa então pô se sobrar lá para você uma é uns cinco dígitos ali bem robusto ali pô ganha mais do que diretor de de empresa multinacional outro nív então um dos grandes pontos Claro que eu não vou Ficar falando quanto que eu ganho aqui hoje mas o grande ponto assim Marco na minha vida como
eu falei lá no começo né tipo minha maior referência sempre foi o meu pai e esse ano eu comecei a tirar mais com meu pai eu falei caraca mano é cara ele é o cara mais inteligente que eu conheço é um dos caras mais esados que saiu do nada que saiu da escola públ fez carreira que não sei o qu ele tem 62 anos hoje eu falei cara e a empresa que ele trabalha que ele é CEO não tá tipo Bem ele tá trabalhando lá dá um jeito e tal o dono da empresa pensando em
fechar a empresa ele tocando a empresa lá como CEO Mas tipo com stress e tudo mais e ganha ganha bem claro que ganha bem ganha muito mais que a média da população não tem também o cara é se não é que ganha pouco mas aí você pega e fala cara empreendendo você tem sai você sai da mentalidade do CLT e tipo você fala tá tem risco tem risco mas tudo tem risco você pode ser demitido do seu Emprego também é um risco entendeu mas a a questão é que no CT seus ganhos são totalmente limitados
né então tipo você não tem para onde crescer depois de um certo ponto empreendendo você tem risco mas você tem retorno né É legal essa sensação Nossa Principalmente quando você é mais jovem é de olhar e falar caramba cara meu pai trilhou tudo isso daqui você pega referências de pessoas de sucesso você fala nossa como que pode em tão pouco tempo eu ganhar o dobro Tripl sim mas que talvez pelo meu pai a referência tem S do pai dele que trampou para caramba mas construindo casa trampando com ele consertava ônibus falava Nossa meu pai meha
referência porque ele é trabalhador E aí ele consegue ultrapassar esse patamar financeiramente Claro não tô nem falando de méritos né mas assim tipo eh você vê que tipo as gerações vão passando e permitindo que a outra chegue mais longe é não mas eu não digo nem isso eu não Digo nem financeiramente eu falo o seguinte para cada pessoa o conceito de sucesso El ele é subjetivo né para um atleta ele quer que se [ __ ] o dinheiro se ele pegar a medalha olímpica de ouro ele pode dormir na favela e não ter o que
comer ele é medalhista Olímpico isso daí é coisa que nem a gente tá falando de 0,000 1% da população vai ter uma medalha ol e ouro Esse é o conceito de sucesso esse sonho eu sou ex-jogador de Tênis de mesa assim tipo joguei para caramba desde os 7 anos de idade eh então na escola eu fazia passei fazer jogar em clube e não sei o qu e jogava consegui medalha de ouro essas coisas mas dentro do do circ né de campeonato de escola essas coisas aí na faculdade jogava bem e tal fui Ser capitão do
time da faculdade mas tipo assim foi um sonho que eu tive que largar a mão qu você senti dor na lombarde desgaste de um monte de coisa jogava bem mas eu vi que Não ia dar para ser campeão olímpico entendeu então abandonei o sonho mas você tem uns caras que para eles isso depois de olhar os chinês jogando você falar não deixa quieto fazer outra coisa hoje O legal é que a gente tem o Hugo caldeirão não sei se você conhece cara pô o cara tá em terceiro do mundo no ranking fenomenal uma uma tragédia
ele não ter conseguido a medalha no olimp ele foi em quarto mas ele eui só que eu tenho um problema porque Eu jogo clásico jogo caneta né só que daí eu fui procurar uma vez no ranking dos top 10 Teve muito N O legal é eu pesquisei uma coisa que eu achei até interessante que é assim 90% dos pro eles eles são clássicos 10% é caneta só que o interessante era nos nos 10 tops do mundo de todos os tempos cinco eram canetas exato É que teve uma transição quem domina o caneta O cara joga
para [ __ ] entendeu exato tem isso mas também teve uma transição antigamente Todo mundo jogava caneta agora todo mundo joga clássico e quem joga caneta virou a exceção só que às vezes o cara também nem sabe jogar contra mas porque ele não enfrenta uma caneta então ele tem vantag ex e é a técnica evolui muito também né mas enfim para esses caras isso significa tudo né Igual você tava falando tipo o cara pode ser pobre mas se ele ganhar cara AC o conceito de sucesso ele é subjetivo né e Às vez um cara que
fez Carreira pro seu pai que saiu de Júnior virou virou se da companhia ele se formou em primeiro e fez não sei o que lá gênio Velho isso é o sucesso dele né e ele é consistente uma coisa é eu e você ganhar dinheiro do TR anos e o cara que fez dinheiro 30 anos seguind e ainda assim vou falar assim meu pai ainda é bem humilde assim porque ele não não se vangloria muito disso não tipo eu sempre ti coisar é por dentro por dentro o cara Dormir e fala mano eu fiz o que
eu me propuso a fazer na terra exato e acho que até isso que a gente tá falando não é só financeiro tem o atleta tem não sei o qu eu vejo que o meu pai meu acho que se você for perguntar qual que é a maior conquista dele talvez nem seja isso seja tipo assim pô o cara conseguiu criar os filhos dele no caminho e tudo mais e sabe o que que é cara assim eu eu passei por essa essa transição também quando eu quis enriquecer que eu era moleque velho Eu era não fazia nada
da vida eu queria comprar um computador caro para ficar jogando era esse minha meu intuito de de riqueza você falava né que jogava Eu queria tá e beleza Eh quando eu atingi porque assim você trilha um caminho não é igual aquele cara ganha na Mega Cena e do dia pra noite ele acorda multimilionário não quando você trilha você sabe o que que você teve que se doar o que você teve que abrir mão o que estudar não sei o que para chegar e Quando você chega sua cabeça já é totalmente diferente porque você trilhou um
caminho árduo para chegar então para você conquistar você teve que evoluir muito como pessoa como ser humano como propósito de vida e tal e quando você chega lá alguns não alguns sim no meu caso o o propósito mudou tipo assim a riqueza hoje é num Eu tenho um um de um patrimônio muito mais do que eu sonhei na vida ter né quero ter mais só que hoje você tem outras finalidades né hoje Como no caso da família eu tô indo pro quarto filho agora né é um desafio do caramba educar e criar então todos eles
eu tento levar para uma vertente do esporte também um faz Gil o outro tá indo pro pro Kart né ninguém vai ficar parado mas fora isso tem o estudo né os valores a enfim as crenças né a gente tenta ser isso daí que é é o propósito muda né cara por eles agora não é mais por eu tô numa fase de plantar mas assim tipo né de trabalhar para caramba mas eu Também não vejo a hora de ter os meus aí minha esposa assim a gente quer ter filho e já fica imaginando né tudo que
vai fazer e tal Ah é bem legal então vamos lá qual que é seu projeto de crescimento segunda pergunta como que o Diego Desde quando você conheceu foi importante para você chegar onde chegou né no sentido de qualquer sentido na verdade desde o treinamento ou talvez a pessoa se identifique com alguma coisa que eu falo na internet de enfim e por Último que dica você daria pro pessoal aí que tá nessa nessa jornada e enfim quer crescer quer dar certo igual você que dica você daria para eles bom pode começar da do projeto ali da
Bel Prim sim o projeto acho que hoje assim primeira coisa é o equity igual a gente tinha conversado já eh o que eu tô fazendo hoje é justamente eh igual você tem essa cartinha lá que eu fiz e tal eh onde eu mando minhas informações Eu tô construindo isso fora o meu site né Então eu não quero depender do Mercado Livre da shopping pro resto da vida é bom é bom mas tipo o o jogo tá na mão deles não na minha né se eles quiserem mudar a regra Amanhã eles mudam se der algum bug
lá e deletar minha conta já era entendeu Ah mas depois você processo não sei o que tá mas é risco para caramba e não é assim você pode ter essa questão dessa variação né Então essa variabilidade né então eu tô tentando construir dentro do meu próprio Quintal Agora né então trazendo cliente pro meu site pro meu Instagram da minha empresa tanto do Pokémon como da papelaria e outra coisa né tipo Então aquela questão da minha outra conta que é a da do PJ da minha esposa no Mercado Livre nessa eu tô ranqueando outros produtos Então
eu tenho ali alguns outros brinquedos a margem é um pouco menor mas fatura para caramba vende no catálogo também catálogo eraa sempre eu sempre morri de medo de catálogo né Então tinha meus Produtos Pokémon rava bem para caramba tava em número um eu falava Nossa is se virar um catálogo né nunca aconteceu e tudo mais é um produto mais nichado tipo é mais difícil de acontecer mas no Ness outros produtos que esses brinquedos mais genéricos tem catálogo para caramba só que hoje em dia você pode usar como um aliado né então isso tem funcionado muito
bem para entar e tudo mais então pro Futuro assim eu tô aproveitando as oportunidades que eu tenho no mercado Livre é óbvio tem que crescer tem que aproveitar tem que lucrar para caramba lá é isso que me sustenta hoje é mercado livre shopee é um secundário ali é bacana também mas não Shop hoje deve representar e 20 e Poucos por C só do faturamento da empresa as duas shops comparado com os dois mercad Livres né Se somar tudo aí Shop é 20% então Mercado Livre é o que paga as contas e aí a ideia é
justamente continuar crescendo n no mercado livre hoje eu Tenho uma estrutura que eu tenho ali seis pessoas trabalhando para mim então eu já também não tenho que estar o tempo todo focado na operação na empresa tudo mais eu consigo focar no Extra né E que que eu Extra então eu contratei uma menina para trabalhar no Social media das min das minhas redes sociais então eu tenho sete funcionários seis na operação uma que trabalha n redes sociais e eu fico gravando mais conteúdo pensando em fazer minhas empresas Crescerem no Instagram no né nessas redes sociais tipo
para trazer depois pro site porque a pessoa comprando no meu site eu felizo o cliente eu junto os dados dela tenho e--mail eu faço e-mail marketing Então você poder trabalhar isso tudo que foi inclusive já leva até pra segunda questão que é como que você né e o seu curso a sua infraestrutura aqui do escalada ajudou nesse processo né Uma das coisas que você me falou durante a mentoria na primeira mentoria Que a gente fiz que foi justamente com você foi que eu tinha que começar a pensar em equity construir a minha empresa porque construir
no terreno do Mercado Livre quando dia se eu for Ah vamos vender a empresa o que que é a sua empresa é uma conta dentro do mercado livre não não pera aí a minha empresa é tal com marca registrada Então já tô fazendo tô no processo de registro de marca das duas empresas com tudo certinho eu tinha um logo um Logo antigo que poderia ter dado problema com a própria empresa do Pokémon porque usava uma fonte muito parecida já troquei já para poder fazer o registro certinho tô correndo atrás disso para minha marca ser famosa
a marca ter nome né E aí vender pelo site todos os clientes que eu envio os produtos eu mando essa cartinha que eu mandei fazer que tem a mesma medida de uma carta oficial mas que tem as minhas informações tudo lá então a pessoa Começa a me seguir começa a acompanhar meu conteúdo começa a ver que fora do Mercado Livre é mais barato que tipo eh lá eu consigo oferecer mais mais atendimento mais Brinde o site é mais bonito mais bem feito e o cliente é meu né não é mais do mercado Liv Então isso
é muito importante então isso é o principal E aí o segundo que tá em paralelo que é tipo tudo bem a gente continua crescendo no mercado livre é para começar a trazer importação desses Brinquedos essas outas coisas que eu trabalho na conta hoje porque hoje minha conta ela é basicamente é Pokémon papelaria brinquedos e alguns eletrônicos né para não falar que eu não vendo eletrônico eu tenho alguns eletrônicos né mas brinquedo é forte e para importar brinquedo é muito bom bom dá uma margem bem legal mas exige capital então você precisa ter bastante grana para
trazer um contêiner que compensa a invés de você comprar no Chinês ali no fornecedor aqui em São Paulo entendeu então para isso tem toda uma estrutura um planejamento necessário você fala ah você tem a Grand para investir tenho mas eu tenho outros projetos então tô investindo no equity que eu tô construindo e tudo mais então Cada coisa tem o seu tempo né E o planejamento é esse E aí você tem e toda essa estrutura que eu construí hoje que tipo e com seis funcionários com tudo que já é pensando em me dar mais verdade Para
continuar crescendo né E e aí como eu falei você ajudou nesse processo de pensar em equity e a mentoria e o curso em si é o que eu falei ao longo do daqui do podcast que assim ajustes porque eu já tinha um conhecimento eu sou muito esforçado eu fui atrás de saber fazer sozinho as coisas sabia mexer na Chopin no mercado livre mas quando o cara chegar num nível que ele fala exato você tem você tem um diamante bruto ali você prisa lapidar para ele Brilhar de fato e falar Ah isso aqui tem valor né
Então você fala ah a conta do cara lá já vem vendia bem vendia deu para chegar num patrimônio legal num faturamento legal sem a mentoria sem curso não sei o quê dava para viver disso dava aí você fala assim é estabilidade e saber exatamente o que você tá fazendo e quando dá um BO Como que você resolve né então Eh alguns macetes assim que você fala pô é o direcionamento Dali e do próximo passo Né deu a visão uma coisa é você dar um curso para um iniciante que precisa tipo do arroz e feijão outra
coisa é assim depois do ar de feijão Como que você faz porque o pessoal tá crescendo o pessoal tá fazendo mas no meu nicho é o que eu falo a que deve ter tem uns outros dois ou três que sabem fazer do jeito que eu faço e nem fazem tão assim entendeu Então como que eu consegui chegar nesse profissionalismo tão certinho na empresa através de processos e através de Conhecimento que eu adquiri ao longo do caminho mas através também da estrutura do escalada legal e que dica você daria pro pessoal eh que tá nessa jornada
aí que muitas vezes cara nem enxerga futuro Sabe aquele cara que tá tentando e pô mas não vejo marja não sei o qu né ou tem aquela dificuldade de conciliar você pô 18 horas trabalhando numa empresa como que esses caras que às vezes tá nessa correria e não consegue achar tempo na verdade se caçar acha tempo que Dica você daria para esse pessoal aí não a primeira coisa que acho que tem a ver com a questão do cara que tá começando agora mercado al e fala ah não dá Margem Não sei o qu ele começa
a procurar ali e não acha realmente é difícil se fosse fácil é isso que eu falo a parte mais difícil do Mercado Livre Talvez seja você encontrar um bom produto que dem marem e tudo mais porque se fosse fácil porque Às vez você passa uma semana para não pesquisando e mfy e tal rodando metf E tal procura procura não dá margem é é muito saturado só tem catálogo só tem anúncio antigo primeira página como que eu vou escalar como que eu vou ranquear você começa a se questionar tanto que você fala ah não vai dar
certo mas aí você passa a semana inteira você acha um produto você fala cara Às vezes você só precisa de um produto para fazer 100.000 entendeu então assim vale a pena se fosse fácil eu falo isso n às vezes pras pessoas que me perguntam cara se fosse Fácil todo mundo tava milionário a parte deil Graças a Deus que é difícil é Claro porque daí sua concorrência É menor né exato e tipo assim a concorrência já é grande hoje claro que é mas assim quantos comércios físicos existem né Porque existe uma barbearia na sua rua que
você não pode abrir outra na rua que eu moro eu até brinco tem tanta Pizzaria tanta bar ali na R que eu falo não é possível que esses caras tão tão de pé mas todo mundo lá tem cliente é Impressionante então estão competindo é claro que estão competindo tem um Market share ali que tá em disputa mas não é porque tá saturado que se você não entrar fazer um negócio bem feito que de alguma coisa de alguma forma seja até melhor do que o que os outros já estão fazendo no mercado se você faz um
anúncio melhor uma foto melhor você inventa um kit que aí completa ali eu vendo muito kit hoje em dia né kit para mim dá muito certo e até às vezes eu Chego no fornecedor e falo Ah tem alguns produtos que eu vendo dentro do kit que não são especificados a cor o modelo é é aquilo então no kit eu falo chego pro fornecedor e falo Ah qual que não tá saindo tão bem aí tal aí eu falo cara me manda esse Faz um preço menor para mim que eu tiro todo esse stoque teu aí que
tá parado porque vai no kit Então você vai encontrando saídas isso diminui seu custo que aumenta sua margem Então você tem que encontrar saídas o cara que olha Para ali para tipo ah 10% e acabou e desiste ah 10% de lucro não vai dar não sei o quê esse cara nunca vai chegar nos 20 30% porque não é questão de achar o produto dos 20 30% é construir isso é construir Então esse é a primeira dica se você parar ali você não vai chegar a lugar nenhum você tem que ter uma mentalidade que sai um
pouco da casinha fazer mais do mesmo já tem muito mas tem muito espaço para quem quer se diferenciar fazer alguma coisa diferente Que que vai gerar fruto né É realmente PR coisa fácil não tem como ter Margem Alta senão todo mundo tava fazendo agora em relação a qual que foi a outra pergunta que você fez Não era essa a última a dica que você daria para eles não é que tinha pergunta você falou da Dica em relação a esse cara e tinha um outro não dei o exemplo do cara que muitas vezes tá consegue enxergar
o lucro e o outro que que tá pensando em desistir que acha que ah que trabalha Muito também que não vai achar é Exato eu vim tipo assim ah eu tenho 24 anos e tipo tinha uma certa estrutura para me segurar ali e tal realmente Tipo se eu se desse ruim eu tinha para para quem recorrer eh Graças a Deus não deu ruim e tudo mais então assim eh mas tive que recorrer uma parte ali na questão quando eu tomei os golpes né mas assim trabalhei muito também não foi só questão de estrutura de tipo
tive que achar um jeito cara eu ia pro mercado Financeiro às 9 aí no meu horário de almoço ia lá no no correio e despachava entendeu choia ali eu dava o meu jeito eu trabalho de home office eu ia de bicicleta até o negócio voltava rapidinho também já eu dava os meus corres entendeu sempre teve um jeito não tem quem quiser D um acha um Ah dá cara e tem hora de colher tem hora de mas tem hora de plantar primeiro então hoje eu posso dizer que eu tô colhendo e tô plantando também então tipo
assim legal Tô tirando um din tô tirando um dinheiro bom mas não vou parar de plantar que senão uma hora pode parar de né quem como você faz crescer então lá no começo é suado mesmo não é fácil mas eu falo assim a pessoa fal Ah mas é muito difícil vale a pena fal Olha você tem uma escolha fazer você tá feliz no seu trabalho feliz com quanto você ganha feliz com a perspectiva que você tem sim satisfaz bom também não sou um cara ganoso mais igual eu era de falar não Você tem que construir
tanto de patrimnio se aposentar não sei o Até porque eu acho que Deus ele vai direcionar a gente no caminho né tipo também não eu sou muito de tipo qualquer coisa que eu fazer na minha vida eu paro oro e falo Deus eu quero que o senhor me dê o direcionamento para não fazer nada contra a tua vontade e aí eu quebrei um pouco essa mentalidade gananciosa mas mesmo assim O cara chega para mim hoje e fala assim não eu quero ganhar mais ten Nada errado de ganhar mais esse não é o problema Eu falo
tá bom você tá disposto a fazer o necessário Então cara que tá disposto a fazer o necessário ele vai arrumar um tempo depois do trampo antes do trampo ele Ah não tenho como enviar porque eu trabalho em horário comercial eu não consigo parar para enviar mano Sempre tem alguém que você pode pagar ali por fora um pouquinho ali tipo você fala tá tô trampando eu pego um pouco do dinheiro que eu ganho aqui trampando Pago ali R 200 que seja pra pessoa parar uma hora do dia dela todo dia e levar no Mercado Livre lá
na agência e entregar não tem não tem erro você tem que ter uma mentalidade de construção sim exato porque seu cara Pens ah não mas R 200 por mês agora vai me quebrar não tenho como não dá você fala pô Não dá um jeito sabe tipo você arruma alguém que faz o serviço uma horinha por dia R 200 tem gente que faz você fala pô tem gente também você você gera emprego você Também gera oportunidade hoje em dia graças a Deus consiguo empregar sete pessoas isso é bem legal né que não era uma mentalidade que
eu tinha quando eu comecei eu comecei sozinho mas essa é a dica que eu dou PR as pessoas se a pessoa quer começar eh primeira coisa é é inventar uma coisa diferente também não adianta querer ficar fazendo o mesmo que todo mundo e esperar um resultado diferente ah a margem é 3% se você quer trabalhar com esse com um grande Faturamento você precisa de grande capital para entrar nesse nicho você tá disposto você tem esse Capital não Ah então você vai ter que fazer alguma coisa um pouco diferente do que que os grandes estão fazendo
ou do que a massa tá fazendo né isso em tudo na vida profissional também se você só fizer o que a média da galera lá na escola faz o que a média da galera faz na faculdade você não vai conseguir o emprego do s você vai conseguir o emprego da Média da Galera exatamente você quer ganhar o que a média do brasileiro ganha até três salários mínimos Tá bom se você quer Ok você quer mais que isso então a dica é se esforce mais que a média Eh claro cada um tem a inteligência que foi
dada ali mas o esforço não o esforço ele é eh de cada um então que eu passo pessoal aí bacana cara Tiagão Valeu pela presença aí pela participação vira até aqui contar a história você tá sem carro né Então teve Um É tive uma entrevista aí deram um PT no meu carro a semana passada arregaçaram o carro né Então teve um transtorno para chegar até aqui para ir embora agora também acredito né mas de qualquer forma obrigado pelo esforço chegar aqui contar a história Abrir né o que você passou as dificuldades a a enfim a
sua o seu contato com Deus ali que te deu um propósito maior e você eh batalha para isso né Isso é é nobre porque nem todo mundo abriria a mão de Uma carreira de ganhar muito dinheiro para seguir um chamado algo que pô exato e não só um chamado como hoje em dia talvez eu ganhe mais do que naquela carreira pelo menos proporcionalmente ao tempo que eu estou agora tipo pensando no que eu estaria porque eu não estaria milionário lá agora Talvez se estivesse chegando naquele naquele estágio agora do Primeiro Milhão não sei o quê
mas hoje em dia eu tô ganhando bem também entendeu então também não foi eh abrir Mão é mostrar pro pessoal Justamente que tipo abr mão que eu digo naquele momento né que era algo que ainda não era certo aqui mas chegou e ex eh que é o que você falou né se você jogou na mão de Deus e confiou e falou Pô e ele tá com você então você sabia que coisa coisa ruim não ia acontecer né É lógico fazendo seu esforço por merecer também porque você não fizer sua parte também Deus vai te D
nada de graça sim e com a confiança que Deus estava no controle na verdade não Era tipo eu vou ter sucesso mas tranquilidade o ponto é Deus está comigo então o que acontece o que aconteceu eu sei que foi da vontade de Deus e eu vou confiar tá nas mãos dele ISO legal cara pessoal eh finalizamos mais um escalada cast eu vou pedir para você deixar aqui nos comentários O que que você achou desse Episódio como eu falei até falo todo agora eu vou falar todo episódio isso vocês assistem o negócio a gente vê lá
duas TR 4 5000 views e vai ver tem Nove comentários thago P comenta aí o que que você achou como que a história do thago ou alguma coisa que a gente tenha falado aqui contribuiu deixa seu comentário até para você externalizar isso né reforçar ainda mais o aprendizado né Eh comenta aqui curte o vídeo se inscreve no canal se não é inscrito e tamo junto até o próximo episódio