[Música] [Música] podcast três irmãos na área quem fala com vocês Mais Uma Vez Rodrigo toró do meu lado meu brother meu irmão Roberto Andrade Filho borracha na mesa operando nosso diretor Pedro Henrique Fala aí Robertinho como é que você tá tô muito bem Fala aí meus irmãos beleza Fala aí meu irmão bacana mais uma vez com esse convidado que estourou né segundo Episódio com ele aí o primeiro foi muito bom muito elogiado quando a gente teve com ele a primeira vez eu comentei com você comentei com várias pessoas do quanto ele mudou a minha vida
depois daquele momento eu sempre fiz o podcast depois que a gente começou a gente cresceu o nosso pensamento sobre a importância do podcast e eu falei assim cara a gente entendeu o que é mais do que lá é trocar uma ideia é de alguma forma ajudar as pessoas é mostrar Conhecimento é mostrar coisas que são importantes e depois daquele dia eu falei assim mano eu acho que eu sempre quis fazer alguma coisa para ajudar as pessoas e depois que eu falei com esse nosso convidado tá aqui novamente eu me senti realizado eu falei cara eu
acho que eu ajudei muita gente nesse dia eu ajudei ajudei quem tinha problemas quem tinha dúvidas eu ajudei quem tinha filhos porque é o que eu falei para todo mundo cara vai lá assiste isso aí se Você achar que é válido você faz se você não achar beleza mas assiste isso aí olha o que esse cara tem para falar e ele mudou minha vida nesse sentido de que ele me entregou uma coisa que eu sempre quis ter que era a oportunidade de ajudar as pessoas Isso é verdade viu Robertinho el tem muito orgulho do nosso
primeiro episódio viu agradecer aqui hoje a gente tá com o Dr Francisco mais uma vez obrigado Doutor Nossa eu fico muito feliz de ouvir isso porque o o Objetivo do do médico é esse ajudar o próximo né salvar vidas nunca é estranho para mim uma era onde o médico fica defendendo pauta de morte né pauta de aborto pauta de de controle social médico era para ser o contrário né a isso tudo e impactou muita muita gente o o episódio e porque só foram ditas verdades lá né incontestáveis É longe de mim querer ser alguma coisa
mas a gente traz os dados que a gente vê e a gente paga o preço por isso né o preço da da Discriminação do ódio né o verdadeiro ódio das redes sociais né que é dirigido contra nós e me me dá muita felicidade poder ver o quanto que a gente impacta as pessoas sim é por isso que querem nos calar né imag não irão nos calar mas eles jamais vão conseguir eles podem às vezes mascarar manipular algumas situações mas eh calar eh extinguir a verdade isso é impossível tanto é que eu acho que o que
você falou foi tão bom que agora você vai além de Ser médico você vira um conselheiro o médico salva vidas e o conselheiro ele faz o quê Conselheiro só para quem não entendeu você é você ganhou uma a eleição com maior número de votos para Eu Fui eleito Conselheiro Federal de Medicina pelo Estado de São Paulo com a maior votação da história do do cfm isso queria agradecer aos colegas médicos que confiaram em mim parabéns viu numa eleição muito difícil aonde eu tinha chapas rivais Eh vamos dizer assim Potencializadas por partidos políticos né sendo que
numa delas o presidente do de um dos principais partidos do Brasil entrou de cabeça na campanha aqui em São Paulo e perdeu né E isso Graças aos colegas que que nos seguem os colegas que médicos que juram o o a defesa da vida honram o juramento de Hipócrates né foi uma eleição muito difícil mas a gente foi eleito Agora graças a Deus é óbvio né que para Desgosto de parte da sociedade que empreendeu no dia Seguintes uma onda de ataques à minha pessoa mesmo at pessoal sim me chamando de charlatão de burro eh de negacionista
de antivacina eh foram além da crítica política ou da crítica né de ideias numa verdadeira tentativa de desqualificação não só minha ou de outros colegas principalmente o candidato que também ganhou no rio meu meu colega o Rafael parente que é atual Conselheiro foi reeleito mas uma tentativa de Desmoralizar o consel Federal de Medicina tipo eu não ganhei eu não então vamos acabar com isso aqui né é essa forma que Os Comunistas enxergam a democracia Só serve Se for para eles se não for para eles não serve e eu né tive aí algumas chances de poder
responder outras nem me deram direito de resposta alguns colonistas abusaram do direito de me ofender e eu decidi que eu não vou fazer como alguns Fizeram no passado de ouvir calado né eu tô Processando todos na verdade quem quem ainda não recebeu a notificação vai receber nos próximos dias não vou deixar acabarem com a minha reputação dessa forma que se explique na justiça né Se explique na justiça ó Isso é eu vou assim é eu sempre fui contra e uso não não desnecessário mas excessivo da Justiça mas eh a gente percebe que eh no seu
caso por exemplo onde você realmente é criticado não não por por Falha ou por sei lá erro mas por falar o que você acredita cara nessa hora a gente precisa que a justiça equilibra a situação porque eh o outro lado vamos falar aí você falou de um lado comunista aí a gente percebe que quem é mais adepto a esse viés eles Calam as pessoas usando rede social usando a justiça de forma errada né querendo Ah você falou alguma coisa que eu não gosto eles ão lá de processo e não é porque o que você falou
tá errado é porque eles não gostam O que você falou é diferente da sua situação onde o que eles estão falando está errado é e e vamos deixar claro aqui que eu não vou mais me referir à esquerda e Progressista dessas formas são todos comunistas quer queiram ou não tá eles usam a justiça o tempo todo abusam da Justiça tem muita gente parceira dentro da Justiça infelizmente que até seus pedidos vídeo que aconteceu agora com com Pablo Marçal né e mas eles não conseguem é um método antigo ele só Só se tirar do ar Como
fizeram recentemente com uma determinada rede social que também não deu certo o próprio partido dos trabalhadores tá publicando direto na no no Twitter descumprindo a ordem do ministro o TSE publicou no Twitter n TC alegou que era uma programação uma postagem programada né Mas o que o próprio Supremo publicou no Twitter a proibição que o Supremo impôs mas tem rede de televisão e tem partido principalmente o PT que tá Tá Publicando direto saiu na folha isso E aí que que vai acontecer né na verdade de certa maneira isso tá desmoralizando a ordem judicial não vou
entrar aqui no mérito eu sou contra qualquer tipo de censura acho que foi errado mas se tem uma ordem judicial é para cumprir o partido do presidente Tá descumprindo o que que vai ser feito né então é assim que eles operam Mas eu também sempre evitei e ir pra Justiça Mas eu não vou ficar calado agora que eu sou Conselheiro Federal eh de medicina tomou posse agora M que vem ficar ouvindo gracinha de gente que não sabe diferenciar é febre de tosse não vou e e e você tá certo num ponto crucial em que quando
você é atacado é todo uma entidade exato representa uma entidade hoje de uma das maiores importâncias dentro do Meio Se você não se protege sobre isso o ataque passa da sua pessoa e chega na idoneidade de um ente que tem que ser com o máximo respeito tratado é Porque é um perigo pra saúde pública no Brasil desmoralizar o Conselho Federal de Medicina porquee é referência é o normatizador da a baliza ética técnica da Medicina No Brasil se você desmoraliza um órgão desse vira o Deus Dará né e não vou deixar isso acontecer não vou eh
me chamou de charlatão me chamou de antivacina me me ofendeu vai tomar processo Não interessa quem seja a partir de agora já tem uma lista Aí eh já tá mapeado já tá mapeado E já já vão se notificar para ser primeiro para esclarecer né E se não pedir desculpa ou não fizer o devido concerto vou processar né Você sabe que eu tenho uma tese para essa votação em massa que você recebeu no cfm sabe depois esse episódio nosso é impressionante o número de relatos que eu recebi de médicos que me contaram de casos que tiveram
no no hospital dele e mas assim ó se você falar que eu te contei eu falo que é mentira não fala Meu nome aconteceu isso aqui ó perdi tal paciente por isso perdi tal paciente com tal idade per isso aqui tantos dias depois de ser imunizado é assustador E aí você fala assim pô vem aqui PR você me contar isso daqui não não vou não vou se você falar meu nome eu falo que é mentira eu não quero que você fala meu nome que vai me prejudicar não vão Porque vão perder o emprego não vão
Porque vão sujar o nome dele não são Todos que estão preparados para esse tipo de embate eu recebo todo dia não só relato mas também pedido de ajuda pedido de ajuda de colegas que viram o podcast me viram falando em outros locais masou aqui depois o podcast cresceu muito e olha eu tô com um paciente que tá do anos com fadiga com esquecimento com dores crônicas com umas alergias estranhas tá caindo o cabelo a pessoa tá desmotivada a já tá no Psiquiatra nada resolve os exames estão normais não tem Nada na ressonância não tem nada
na tomografia o exame de sangue tá ok e a pessoa tá completamente cansada não dorme tá com insônia e é exatamente isso que você falou que que eu faço aí eu sem cobrar nada né não é o caso né eu falo pro colega Olha isso é síndrome de fadiga crônica que é um dos aspectos da síndrome de pós-covid né e que também tá relacionado eh quando você usa certos imunizantes até porque a fadiga crônica eh ela pode ser desencadeada por Imunizante de maneira geral não imunizante aquele específico né aquele novo sim mas é um evento
muito raro era um evento muito raro muito raro tanto que a maioria dos médicos nem sabe que existe síndrome de Fadiga Crônica Cid r53 né Eh porque era raro né era muito comum por exemplo chamar de doença de silicone uhum né mas a a doença de silicone é uma das causas da chamada Síndrome da Fadiga Crônica e eu comecei a ver isso quando eu comecei a perceber a semelhança entre a síndrome de pós-covid e a doença do silicone Os relatos né E são vários antígenos vários fatores que desencadeiam o mesmo processo de inflamação crônica na
pessoa e a inflamação crônica faz ela ficar fadigada apática eh com depressão piora quadros psiquiátricos previamente instalados ela passa a ter Déficit de memória chamado Brain fog que não é exatamente um déficit cognitivo ela não perde inteligência mas ela esquece palavras ela esquece locais ela esquece algumas rotinas ela fica mais lenta se sente um pouco aérea inclusive um pouco devagar ela passa ter problemas intestinais ela passa a ter alergias não tô falando que todos vão ter tudo isso né sim mas eu tô falando das principais síndromes associadas né e elas passam em médicos e médicos
e Médicos e médicos que fazem a mesma coisa pede exame pede exame pede exame vem tudo normal porque esse tipo de alteração não aparece nos exames tradicionais né Eh você teria que dosar eh componentes chamado citoquinas que aqui no Brasil Laboratórios não fazem direito a gente tinha um laboratório aqui em São Paulo que fazia não tem mais não tem porque deixou de importar o kit acho que a questão de imposto né tem que mandar Para fora agora tem que mandar para fora e aí torna o preço inviável né você agora ex que custava 1000 e
poucos reais que é caro é mas a maioria conseguia pagar e fazer para mandar para fora vai para R 30.000 ninguém consegue fazer isso absurdo e você agora no cfm consegue facilitar alguma coisa assim para trazer esse exame de pro Brasil é não não pelo cfm numa ação direta porque o cfm não tem esse tipo de de interação né Uhum mas é óbvio que levando a Discussão da Síndrome da Fadiga Crônica como um problema de saúde pública da qual a pós covid pós imunizante pós silicone pós uma série de de coisas né é o fator
desencadeante a gente pode assim abrir um debate público para que a sociedade acorde para esse problema que nos Estados Unidos segundo os estudos já atinge 53 milhões de pessoas eh ele cham lá de pesque que é post act eh não sei o qu covide né Eh a sigla que Eles têm paraa covid crônica lá e todo respeito e ficar nesse nesse embate dogmático de que né o imunizante é perfeito e não Parem com isso não tem nada perfeito n na medicina não tem nenhum tratamento nenhum procedimento nenhuma terapia em medicina que você possa falar que
é livre de ququ que trata tudo e que é livre de qualquer evento adverso não existe por melhor que seja o produto e alguns colegas ficam nessa coisa Dogmática Com certeza né Por causa de ideologia isso trava o debate as pessoas tão perdendo emprego as pessoas estão desfazendo casamentos as pessoas estão desesperados algumas estão até se matando aumentou o índice de suicídio por uma coisa que a medicina e a ciência já tem uma literatura que eu diria não pequena né E só aumentou nos últimos anos é Talvez seja uma das coisas que mais se publicam
atualmente nos Estados Unidos são essas questões relacionadas a Fadiga Crônica pós covid como queiram chamar existem artigos científicos centenas eu não consigo dar conta eu não conso dar conta de ler todos tem um artigo que sai no lanet que mostra que um determinado conjunto de aminoácidos eh dado para essas pessoas diminui em 60% a fadiga crônica em 40% Brain fog tá publicado no lanet né já que tem alguns que fazem seleção de revista né ah eu só leio se for lanet ou New England não sei o quê Vamos pegar um do l uhum né e
cada Dia mais aumenta eu não dou conta de ler todos os artigos que saem já tem artigo de revisão as evidências não são ainda muito robustas mas aquilo que eu falei no no outro Episódio apenas 10% da medicina é baseado em evidência robusta evidência tipo a evidência de Ouro 90% da Medicina se baseia em evidências se baseiam né em evidências de baixa qualidade ou moderada qualidade Ninguém deixa de de de tratar as pessoas por causa disso sim Então é uma bobagem essa história de de que eu sigo a ciência é que a ciência uma ova
né você tá seguindo é uma narrativa ideologia uma ideologia o cara que que abre a boca para falar que segue a ciência Tá de tarde prescrevendo Topiramato para perda de peso o clássico uso um remédio psiquiátrico usado na endocrinologia clássico reposição de o reposicionamento de uso chamado uso of Labor né então Eh a gente fica meio assim caramba aquilo que eu falei né eu tô tendo que brigar para poder salvar vida eu nunca imaginei eu como médico tendo que brigar com colegas brigar com imprensa brigar com parte da sociedade para poder salvar vidas né cara
mas assim eh e voltando na sua expressiva votação E aí a gente falando de alguns colegas que tem um um hábito envasado outro ideológicos a gente graças a Deus ainda Tem a grande maioria no mesmo sentido que você caminha porque e não não tô defendendo uma classe aqui mas é Lembrando que a grande maioria ainda é a favor de que eh o médico tem Independência de usar os tratamentos necessários para salvar vida porque quem tá ali na ponta é ele se ele não tiver a liberdade de trabalhar com o conhecimento que ele tem ajustado à
situação que ele vive o resultado fatalmente não é o melhor exato você não Pode parametrizar a medicina um ponto de ingar O médico é isso que eu falo é E aí como exemplo para tentar quebrar isso eles vêm com argumentos esdrúxulos do tipo ah então você pode operar um paciente sem anestesia porque é da sua autonomia Não minha querida não é não é da autonomia do médico fazer o paciente sentir dor né então eh eles usam esses exemplos exagerados para poder explicar que a autonomia ter que ter um controle o Controle da Autonomia quem faz
é o Conselho Federal de Medicina no Brasil já existe a regra né não precisa de não é uma coisa muito importante para falar aqui não são as sociedades médicas que fazem ou determinam até onde vai o limite da Autonomia até porque as sociedades médicas no Brasil estão muito longe da ciência infelizmente tá elas estão muito longe elas são meras reprodutoras da Indústria farmacêutica em várias das sociedades Nós temos uma outra sociedade que é muito séria né mas várias dessas sociedades estão rendidas paraa indústria olha com todo respeito não não é crime você trabalhar paraa indústria
pelo contrário Só que você tem que declarar isso para para quem tá te ouvindo saiu agora uma resolução do cfm que obriga essa resolução Ela ainda tá fraca ela não obriga ainda as sociedad especialidades a declararem conflito de Interesse eu tenho como meta no no cfm uma das metas aperfeiçoar ess a resolução para obrigar sim as sociedades a declararem seus conflitos de interesse porque quando você declara conflito de interesse não é tá dizendo que você tá comprado que seu discurso tá vendido não você apenas pode est falando pra pessoa que talvez tenha um viej na
sua oposição sim né então Então até porque o medicamento Independente de qual seja ele é checado Aqui pela Anvisa algum orgão fiscalizador não tem então sem eficácia não vai ser a Anvisa libera para uso no país e quem regulamenta esse uso no caso da medicina é o cfm aham que a Anvisa ela vai além de remédio né Anvisa libera até até tabaco né por isso o que eu falo que Ah mas isso aqui é da gente Anvisa não quer dizer que seja tudo saudável não Anvisa libera cigarro É verdade e um suplemento talvez não né
então então é a Ava tem esse papel que é Da Vigilância Sanitária sim né mas no caso de remédio uma vez que a Ava diz ó esse produto dá para usar no Brasil aí tem que vir a regulamentação o sush tem o seu caminho próprio para regulamentar e a a a iniciativa privada também tem né Uhum E o e quem tá no particular também tem né são vários meios para você ter acesso à medicação mas o o que eu falo é que a gente não pode interditar o debate sob um falso Pretexto de tá defendendo
a ciência porque repito 90% da prática médica de todo esse pessoal que diz que segue a ciência tá baseado em evidência fraca qualquer especialidade vamos pegar da da que mais usa a evidência que é a cardiologia uhum até as que menos usam evidência né não vou citar aqui para não ofender ninguém eh todas estão nesse boj aí de tem especialidade que é quase 100% de de tratamento sem evidência robusta e assim eh Há Limites pro método Científico como é que eu vou testar uma nova terapia para câncer de pulmão usando um estudo considerado de excelência
eu vou fazer o quê eu vou pegar pacientes com câncer de p metade vai tomar um Placebo e metade vai tomar um remédio novo para experimentar se ele funciona Tá certo isso não dá então então na Oncologia por exemplo há limitações a gente aprova medicamentos para Oncologia com evidências menos robustas do que a prova para cardiologia Por exemplo né ou para infectologia né então não é por isso que você vai deixar de usar um remédio oncológico que tem uma evidência uma evidência tipo do 2 A 2B né E que se mostrou muito boa né para
para tratar câncer de pulmão mas ela não tem aquele nível que foi usado na pandemia não se não tiver um estudo duplo cego randomizado multicêntrico em três países diferentes etc não serve para iso é para interditar O debate a gente não pode deixar isso porque isso sim é um grande perigo medicina é o médico ser proibido de fazer o que dentro do estudo dele do caso presente ele considera o melhor pro paciente tem muita verdade vind à tona agora né Essa semana mesmo o marberg falou de uma declaração né que teve interferência brutal ali no
Facebook todo esse problema de censura na rede e na internet começa com a Administração biden nos Estados Unidos biden Eu só comecei a ser censurado e derrubado no Instagram depois que o biden tomou posse e agora a gente sabe que houve uma brutal pressão do governo não tô culpando o presidente mas gente do governo uhum no sentido de imposta censura as redes sociais algumas aceitaram mais outras aceitaram menos né mas chama atenção que o próprio Marx zuberg deve ser de tanto processo que ele tá recebendo agora né Eh diz que se Arrependeu de ter feito
censura sobre essa temática no meta né Aham eh eu só espero agora que ele bote esse arrependimento em prática e tire os filtros que até hoje existem no Instagram e no Facebook com relação a temas como esse sim sim eu tive postagem derrubada com um artigo científico publicado em revista de peso internacional só publicar o artigo a postagem foi derrubada e eu tenho que ler em jornais de quinta categoria que Eu tive fake News canceladas pela pela rede pela pela rede social né essa galera da das redes sociais a pressão eu sei que é muito
grande mas quando você sede ou você você contribui com algum tipo de censura eh o resultado final é é devastador a gente percebe que tem uma censura forte principalmente contrá as redes sociais ess que não se adequam ao regime são severamente punidas mas se você entrega o primeiro primiro grão de arroz para eles já era é Eles vão comer todo o resto do saco porque aí eles começam a pensar assim pô se pode eu não quero que fala mais isso isso isso isso é um silêncio sabe que cresce em uma escala cara não dá para
quantificar isso mas é um silêncio que não tem como ser recuperado e pessoas sofrem com isso a censura quando você aceita ela não tem volta ela só volta quando o sensor e o aparelho de censura desmobilizado e é o que tá acontecendo Aqui no Brasil hoje em dia s é o que tá acontecendo no Brasil né antigamente começou ah é bom para mim porque tá prejudicando o candidato que eu não gosto só que o sensor ele não vai ficar satisfeito só com isso poder não se retroage ele só vai querer mais poder ele vai começar
a virar o olho para você é Aquela Velha História né de que ele levaram judeus eu fiquei calado levaram os ciganos eu fiquei calado foram levaram os Estrangeiros eu fiquei calado aí eu hoje estão batendo na minha porta né exatamente eu acredito que isso não vai ter muito eh não vai muito além aham já já chegou né chega né você já fez Tá bom eu acredito que essa história aí do Twitter tudo é o canto do Cisne será porque ou a gente vai pra Coreia do Norte como um todo onde é proibido Tudo sim ou
esse aparelho vai ser desmobilizado tem muita gente Defendendo até o do Twitter aí o que eu vi de influencer falando M Ah tem que tirar mesmo passou da hora nenhum milionário vai mandar no Brasil que tem soberania nacional é [ __ ] né é nra eu rio assim de tamanho me parece é isso isso tem que ser printado pro Futuro São pessoas que estão ganhando dinheiro com aparato do do da censura de alguma forma mas parte significativa da própria mídia por exemplo já tá Opa né gente que antes não Falava nada então você tá começando
a reverter agora tem uma galera que é comprada né que é vendida e essa galera vai falar o que precisar para continuar no no esquema e quando cair vão ser os primeiros a falar nossa realmente era um exagero eu nunca defendi isso igual foi no nazismo S Não realmente eu nunca concordei com aqu com aqueles soldad fazia achei um absurdo mas eu fiquei calado né porque sabe como é né i me matar mas durante a guerra denunciou Centenas de vizinhos pro né sim uhum ah tem uma história muito legal legal no sentido de aprender como
a humanidade funciona né mas é triste e a Renata Barreto aquela economia gosto muito dela né Renata Barreto acho que todo mundo tinha que seguir ela ela conta isso que quando a o regime comunista caiu na Alemanha oriental a Alemanha orental era conhecida por ter uma das polícias mais controladoras do mundo as Taz né que Virou até nome sinônimo né de de de de censura de de de autoritarismo de ditadura né todo mundo correu lá pro os caras tentando queimar arquivo tal todo mundo correu pra sede da Stars para saber o que que a stase
tinha contra eles vamos supor cai o comunismo aqui no Brasil e todo mundo corre pra sede da Polícia Federal para saber se tem alguma ficha contra mim né né e o que que aconteceu eles viram que as fichas né Praticamente Todo mundo na Alemanha era fichado do ter da Alemanha era fichado e o que chocou Eles é que os alemães são muito bons em registro né sempre foram eles registram tudo direitinho eles viram que nas fichas que os denunciantes eram o pai a mãe uhum o irmão o empregado o empregador o melhor amigo todos eles
citados aí dia hora relato né E isso chocou muito a sociedade alemã né Será que é o medo que faz isso com a pessoa Cara eh medo sim e caráter também né ah eu eu eu sei que um pouco é caráter Mas você quando você começa a viver em um regime desses e onde você sabe que se você não é amigo do Rei você é caçado como escravo ninguém quer ser escravo mas é né você já é escravo é isso mas você quer sair da situação de a gente é aqui a gente é mero objeto
para ser jogado para pessa não enxerga isso né É aí ele quer ser amigo ele ser amigo do rei ele vende Car vi Isso no serviço público né Eu sou diretor da da Associação dos peritos Médicos o governo tá destruindo a perícia médica a Previdência Social estamos em greve né mas tem uma parte da categoria pequena mas tem que se vendeu ao sistema é mais ou menos isso é a galera da stase que eu falo então nem aí se para ele tá bom só que o que ele tá fazendo tá destruindo a carreira tá destruindo
o a profissão tá destruindo a Mas ele só vê o presente ele se ilude achando que vai ficar ali no no pequeno poder para sempre né E não vai ninguém fica né e e isso ocorre é um microcosmo do que ocorre no né O que a gente tem que fazer é lutar para não ter ninguém que tenha tanto poder que possa fazer com que uma nação inteira se cal ou que as coisas ocorram fora do chamado regime democrático que é o oposto do que vem ocorrendo né em vários Setores então na medicina voltando pro assunto
a gente trabalha para evitar que pequenos ditadores possam determinar o que pode o que não pode ser feito não vamos deixar existe um órgão constituído para isso que trabalha assim com muita ciência quer ver um exemplo um dos exemplos que eles usam para falar que eu sou anticiência é que eu sou contra o canabidiol que o cfm foi tentou limitar o uso do canabidiol ora o cfm usou as Evidências se você for pegar a evidência científica do canabidiol não serve para quase nada pelo contrário as maiores evidências são de não funcionamento sério sim mas como
relaxante relaxante C mente dependentes do cbd é pô o que que o o que que o cbd faz além deixar a pessoa dependente que que é o cbd rela relaxa a pessoa dá uma você se você fuma maconha vai ficar relaxado também ué gente é uma Droga mas para aquilo que falam que funciona regulação porque o canabis deol serve para quase tudo né hoje em dia né virou uma panaceia não tem estudo não tem evidência para nada tem evidência para dois ou três tipos de epilepsia infantil aonde onde comprovaram nos estudos que ele consegue dar
uma estabilizada no caso doenças raras graves para todo o resto não tem evidência nenhuma Né então não tem assim podem pesquisar podem podem checar os consensos não tem evidência então quando o cfm usa da ciência para poder regulamentar o uso de uma droga que pode ser perigosa porque cria dependência a ele é taxado de anticiência Então na verdade a ciência aqui tá sendo manipulada em prol de uma narrativa o protocolo de um medicamento para ele ser aceito é você já falou aqui pra gente o medicamento não existe um Medicamento 100% eficaz que seja perfeito que
não tenha colateral você tem que perceber ali se se o resultado final que ele vai te entregar compensa devido a Vamos pensar um colateral que ele pode te causar né uma o raciocínio é sempre o benefício você M que o risco uhum quando eu provo que o benefício supera o risco então aquele remédio pode ter uso Uhum E aí eu tenho que medir Qual é o benefício uma parte das drogas tem um benefício que você for Medir em nnt que é número necessário para tratar ou seja Quantos pacientes eu tem que tratar com Aspirina para
que eu Evite o infarto né Uhum eh Aspirina é uma das drogas com melhor nnt da história né para infarto Se não me engano é quatro né Eu preciso de quatro tratamentos para evitar o infarto mas a maioria dos remédios que eu que eu que a gente tem na medicina o nlt é 25 é 50 é 80 né Isso não é falado paraas pessoas mas são remédios que a gente usa por Isso que eu falo das evidências E aí Me desculpa a pessoa vem bater em mim porque eu defendi a cloroquina na pandemia numa situação
que ninguém sabia de nada e havia alguma evidência para esse remédio era o único que tinha algum estudo né E vai defender canabidiol com argumento da ciência canabidiol é uma das drogas com mais eu sempre falo eh que ausência de evidência não é evidência de ausência ou seja o fato de não ter uma evidência não Significa que há evidência de que aquilo não funciona mas no canid a o contrário a gente tem vasta evidência de que não funciona mas como se refere à política da maconha então é endeusado pela mídia endeusado por parte da sociedade
e é vendido como uma panaceia tanto que os senhores não sabiam isso que eu falei agora can na BOL não tem evidência para quase nada ah mas tem muita gente que é dependente do CDB claro que é porque Cria dependência principalmente porque as pessoas não sabem deveriam saber que o CDB puro puro é extremamente caro a maior parte do CDB que é vendido por aí tem concentraç de thc que que não tem tem controle assim vamos dizer muito muito muito bom né Mas é por isso Francisco que você vai defender a proibição do CDB Não
de jeito nenhum eu não defendo a proibição do canabidiol eu defendo a sua regulamentação a luz das evidências Né Sabendo dos principais usos que tem sido feito atualmente por quê Porque eu Francisco Não sou idiota né como certas pessoas que ficam falando que só pode aprovar remédio se tiver o nível de evidência máxima porque aí você não vai dar um remédio mais nenhum Essa é a minha diferença pros outros eu não quero proibir o canabidiol como alguns querem proibir um dos Remédios mais eficazes que existem na natureza na medicina que é a aox Cloroquina eficazes
em em várias doenças de malária Artrite reumatoide até na própria covid tem a sua evidência apesar de ser uma evidência fraca né Acho que saíram novos Eu acho que eu vi alguma coisa sobre isso droga que tem estudo mostrando alguma eficácia alguma né para por exemplo eh profilaxia pós exposição de covid a hidrox cloroquina alguma aí eu vejo gente tomando invermectina até hoje eu falo Gente não Parem com isso não tem nenhuma evidência de que avermectina profilática tem algum efeito mas a hidroxicloroquina tem estudo mostrando que tem algum efeito se você atuar principalmente nas primeiras
24 horas após a exposição né tem ali um efeito de 30 a 50% de diminuir positivação de de sintoma né ah mas não é um estudo 100% concordo não é mas se a pessoa defende canabidiol ela não pode falar mal da cloroquina e a v mectina não tem estudo nenhum tem vários Estudos mas pra profilaxia não tem comprovação não Azitromicina também tem alguma coisa Azitromicina ela é um antibiótico né aham é um antibiótico que tem um importante poder tambem antiinflamatório os macrolídeos né a classe dos macrolídeos mas o o efeito dela na covid foi incerto
mas foi sabe o que que aconteceu ã teve um estudo francês que associou hidroxicloroquina com astrom misina uhum lá no início foi um estudo Que depois foi tão batido foi tão metralhado que o que os autores tiraram o estudo do ar mas tá lá o estudo né eh e virou uma panaceia a história de Proibir a cloroquina virou arma política então o que que os médicos fizeram nos postes aí da vida é hidroxicloroquina e Azitromicina tá proibido da hidroxicloroquina vou dar sua asrina uhum hum e deram junto com qu com aquilo que não pode ser
dado no início da covid corticoid corticoide Oral matou gente PR caramba muita muita aí eles tem a cara de pau de falar como eu vi gente médica importante falando né cara de pau de falar que os pacientes morreram por causa da cloroquina médica que eu sei que prescrevi prescreveu cicina prescrever o ivermectina para muito paciente rico eu tenho eu vi receitas os pacientes vieram para mim depois uhum e fica até hoje repetindo essa cantinela só questão de Caráter né Eh tem gente que topa tudo para ter poder e dinheiro eu até acho que existem alguns
limites falando de de limites e eu vi uma coisa que me chamou atenção sobre sobre a residência médica um vídeo meu isso foi foi ah não sei se foi um vídeo seu mas enfim eh foi aprovada uma não sei se totalmente mas pelo menos paraa votação É e cota para residência Isso é absudo se posicionou contra sim me posicionei contra e acionei o Conselho Regional Medicina no Estado de São Paulo eh pra gente fazer um movimento contra porque isso é um absurdo completo a justificativa da cota é você tornar em igualdade de condição pessoas com
níveis sociais diferentes então presume-se que a pessoa com nível social diferente vai ter mais dificuldade de acesso à fa S então cria-se a cota para você distribuir melhor eu sou contra cota como um todo mas a justificativa da cota É essa cria-se a cota para você poder nivelar um pouco esses acessos as pessoas menos pessoas que tiveram menos Chan de fazer uma boa escola tal mas isso é culpa do público né que dá uma escola ruim pras pessoas mas aí t nivela a você tem uma uma classe de mais diversificada né ora aquela pessoa quando
se forma ela tem o mesmo diploma do cara que não tem conta ela cursou as mesmas Cadeiras ela teve aula com os mesmos professores ela passou pelos mesmos estágios e ela foi aprovada Porque se ela não tivesse tirado nota boa suficiente ela seria reprovada Então se ela foi aprovada e recebeu o diploma é porque na minha opinião ela está em igualdade de competição Claro com todos os outros a partir dali Qual é a justificativa para você pegar uma Pessoa dessa e criar acesso privilegiado para pós--graduação residência médica é uma pós-graduação lá senso você na verdade
tá criando privilégio privilégio não é justamente aquilo que se queria combater com a cota então não tem justificativa a não ser uma ideologia nefasta comunista né de você criar cota pra residência além de ser Injusto você vê algum Impacto disso aí na saúde lá na frente injusto e Impacto também porque Você tá tirando do mercado de trabalho pessoas que poderiam ser excelentes endocrinologistas excelentes ginecologistas ortopedistas né porque elas foram prejudicadas um acesso injusto e a a partir daí elas passam a fazer outra coisa ou até desistem a gente tá baixando a régua da qualidade dos
profissionais você já baixa a régua na cota Sim mas você faz isso de forma pensada eu vou baixar a régua lá na entrada da faculdade porque eu preciso Baixar a régua senão pessoas que foram injustiçadas não conseguem entrar e aí eu vou usar a faculdade para nivelar todo mundo primeiro lugar que você não consegue fazer isso de forma tão fácil tanto que a gente viu o discurso aí de algumas faculdades como a a poli da UFRJ que é uma das melhores faculdades de engenharia do mundo de uma professora comunista diretora né que fez um discurso
que até publiquei na G na época Dizendo que era para baixar o nível da da disciplina de cálculo e não sei o quê para poder impedir que o cotista ficasse reprovado isso é assustador porque o que que é importante a pessoa se formar direito ou você ter pessoas com diplomas sem formação e eu falei lá isso rendeu quase 1 milhão de views na época eh anotem esse ano eh porque não contratem nunca mais Engenheiros formados na frj a partir de 2025 vai derrubar seu prédio né vai derrubar seu prédio [ __ ] é mano o
avião vai cair né o a rua vai né sabe que é isso é residência também né isso e há uma tentativa de fazer isso nos cursos médicos já temos faculdades com esse princípio sim né E quando você traz isso pra residência médica no caso da residência médica eu nem acho que vai haver essa régua diminuída porque a pessoa que se formou tá igual aos outros sim aí meu amigo é o Seu esforço pessoal aí eu acho que pode ter essa diminuição sabe porque mas tá errado a residência é uma vocação assim não é fácil ser
não tá errado eu não posso ser discriminado no acesso à residência eu tirei not tá melhor que o outro porque o outro tem a cor da pele diferente da minha tá errado isso não há mais o ou que é out veio da todo da escola pública Tá errado isso isso É racismo Isso é preconceito você já igualou ele na faculdade igual sim o Cara foi aprovado porque tirou uma nota boa senão ele não é aprovado no curso médico ele ele já tá igual o que que ele precisa além Isso é uma ideologia nefasta Os Comunistas
sempre atacaram a medicina desde os seus princípios Mas o problema maior é o seguinte principalmente na medicina se se chega a baixar essa régua igual acontece foi proposto de engenharia é que você pega um engenheiro ruim ele faz um projeto ruim e tá isso Vai dar uma merda no final quando você baixa a régua da Medicina você tem um profissional que é bom e você tem um que não tá tão qualificado o resultado dele vai parar lá na mão do que é bom você gastou duas pessoas para fazer um serviço só Sim antes não ter
esse aqui já vai direto aqui e resolve um trabalho só porque tem que consertar o que o cara fez Talvez ele agrava um quadro às vezes não dá pr consertar Às vezes a pessoa morre né Exato percebe Não dá para para brincar vamos eu eu falo sabe que eu queria muito ter um tempo eu pretendo o ano que vem ter esse tempo de montar um um um curso eh pros médicos jovens boa pros médicos jovens eh aprenderem coisas que a faculdade não tá ensinando hoje em dia aprenderem raciocínio médico raciocínio diagnóstico heurística médica aprenderem a
como lidar com sendo médico no no mundo atual Noções básicas de economia de marketing né de como gerir um consultório inclusive foi uma das minhas plataformas de de campanha fazer isso pelo cfm do cfm liderar essa iniciativa para ter acesso para todos o médico chega hoje totalmente despreparado no mercado de trabalho ele não entende como é que é o imposto que ele tem que pagar como é que são as regras que ele tem que seguir ele foi educado num sistema chamado eh de medicina baseada eh em problemas né Problem based learning pbl então ele foi
educado com protocolos né mas ele não tá preparado pro básico né então quando aquilo sai do protocolo o médico fica perdido eu quero muito levar isso pros médicos jovens né eles estão sofrendo muito com a falta desses conhecimentos e é uma tentativa de nivelar a medicina por baixo por maiso que tenha sido vendido como algo bom sim né se você faz isso de uma maneira errada você acaba Nivelando por baixo em algum momento o cfm vai ter que fazer uma prova tipo a OAB para tem que colar é uma das pautas minhas de campanha me
ajudou a ter muito voto o exame de ordem para médico você acha que vai conseguir implementar isso daí é uma das pautas que tem grande apoio da sociedade quem quer ser atendido para um médico ruim ninguém ninguém ninguém quer não não pode mano é é eu imagino assim Quando você trata com médico M você perde o tempo talvez por Issa você perde a vida quem vai ser contra quem ganha com com faculdade os próprios alunos quem vai ser contra médicos que T filhos na faculdade ou médicos que dão aula em faculdade Uhum mas a vasta
maioria da classe é a favor eu acho que até porque você perdeu a guerra você perdeu a guerra contra a abertura de escola médica virou um comércio sim a Saúde virou um comércio a eu ou vi de um prefeito Francisco eh não é só a escola de medicina todo um bairro todo um comércio na cidade se desenvolve em virtude da presença daqueles alunos eu Gero emprego eu crio comércio eu aumento a recadação de impostos pro município uhum todo Prefeito quer ter uma faculdade de medicina no se E você Tá formando uma quantidade colossal de médicos
que eu falei que estão despreparados eu eu vi Na campanha pro cfm uma coisa que eu falava ó vai acontecer vai acontecer já aconteceu com o engenheiro e com e com o advogado médico fazendo Uber Ah não a não não a não não não não tem não mas ainda é uma coisa parcial porque eu gosto de dirigi as cara não não não sei até o mais médico o mais médicos e out outros programas né de desvalorização do emprego público diminuiu a oferta de médico de para médicos no sistema público que é Onde todo mundo entrava
e o excesso de formandos também contribuiu para isso então nós temos médicos que tem lá o seu plantão na UPA ou um plantão no hospital não sei o quê Mas eles estão com dificuldade em achar um segundo ou terceiro emprego porque médico é doutrinado para isso né Uhum eu já falei aqui uma vez né o médico pela natureza da profissão e pela necessidade de médico no Brasil sempre Fi acostumada ter dois três quatro empregos Tanto que Uma vez eu cheguei no pronto socorro no hospital de trabalho e falei vem cá quanto que você acha que
teria que ganhar por mês para ficar só aqui ninguém primeiro que ninguém entendeu a pergunta aí eu falei não eh veja bem quanto que você acha que você teria que ganhar por mês para você aceitar ficar apenas aqui no hospital e não trabalhar mais em lugar nenhum Ah mas nunca vão pagar não Só um exercício de pensamento foi difícil [Música] né se o hospital chega agora e fala vou te pagar 20 30 40 50 80.000 por mês Quanto que você aceitaria para abrir mão dos empregos e ficar dedicado só a este Hospital muitos falaram que
nada porque nunca vão abrir mão do segundo terceiro e qu quatro emprego sério e outros falaram assim ah a partir de 50.000 60.000 tudo bem porque aí depois lá para pegar um plantão falei não não meu amigo Não para né então assim eh infelizmente isso vem da faculdade o que que tá acontecendo é que esses médicos não estão conseguindo o segundo terceiro e quarto emprego Então o que eu vi na campanha né era médico que tinha esse emprego e complementava a renda com Uber cara é assustador por porque que que tá acontecendo né então sim
é necessário Exame de Ordem e a gente vai trabalhar para que isso ocorra ainda nesse nessa legislatura do do do cfm Acho que depende do local do médico talvez aqui em São Paulo lá na nossa região isso não acontece agora eh quando foi uma faculdade de medicina paraa nossa cidade que é uma cidade pequena de 100.000 habitantes realmente mudou realidade do local a cidade mudou assim impressionante muda agora a qualidade dos médicos que estão saindo de lá realmente é péssima péssima ah várias pessoas vários eu conversei com vários médicos a qualidade é péssima Tanto que
hoje a gente tá falando de um exame de ordem para tá colocando em cima desses médicos esses médicos não vão ser submetidos a Exame de Ordem porque eles já estão formados exame de ordem é para quem vem daqui PR frente tem como eu queria deixar um recado pros colegas é que no cfm a gente vai se esforçar para trazer qualificação ional pros colegas uhum tá e eu recomendo a todos os médicos façam o que for necessário façam uma residência Médica Esse é o grande diferencial que também é outro problema o médico não quer fazer uma
residência né Voltando ao assunto é mas eu acho que agora a melhor jogada para um recém-formado é entrar numa residência médica e tem que se especializar ele ele se destaca do do miolão É mas o cara já forma ali ele já quer ganhar dinheiro já e mas esse esquema já não tá mais funcionando tanto assim de de já ir pro mercado de trabalho fala Tá saturando al uns locais do mercado de trabalho tanto é que hoje o cara faz sei lá um um curso depois que forma ali se vai passar hormônio pras pessoas acontece demais
né porque el consegue P uma consulta mais cara tudo esses movimentos existem mas vai por mim faça uma residência médica E aí chega no assunto que você falou o governo tomou de assalto a residência médica né Na tentativa de baratear a formação do Especialista Eles mudaram a comissão Nacional de resena médica para um formato aonde o governo ganha tudo eh antigamente a comissão nacional que é quem regula a resena médica no Brasil ela era paritária né entidades médicas e governo com o mesmo voto Então você conseguia algumas coisas ali agora não o governo passou a
régua e eles têm maioria absoluta e mesmo que eventualmente passe alguma coisa ali que vá contra o governo Eles criaram uma câmara revisora Ah que só tem gente indicada do governo que pode anular tudo e Qual é o objetivo disso o objetivo é tentar criar a mais especialidades que é até o que o candidato aqui de São Paulo o comunista o bolos bolos ele tá falando do mais especialidades né só que o bolos não vai num oftalmologista formado eh nesse nível de graduação ele vai no melhor oftalmologista né o o pai do bolus é professor
titular de infectologia da USP é esse é o nível De medicina que ele tá acostumado então é muito fácil você propor isso paraa população carente quando você não dá o exemplo é né então o objetivo deles é esse nós vamos fazer todo o possível para ser Contra isso não é que a gente quer regular ou limitar o acesso pelo contrário tem oftalmología para caramba no Brasil por que que não tem uma carreira pública de oftalmologia Por que que você não tem equipamento de oftalmologia na UBS na UPA é básico é Não falta eles não querem
pagar eles querem pagar o mínimo possível e fazer com que todo mundo seja atendido isso não dá certo não dá ô Francisco o Marsal te convidou né para ser secretário de saúde né não não não foi não fazer o plano de saúde del o a equipe do Marçal Felipe Sabará me convidou para ser coordenador do plano de saúde do candidato Marçal Ah tá Tá diferente essas candidaturas a a prefeito elas TM essas áreas temáticas Que são muito importantes em capitais como São Paulo né então tem uma área temática de educação uma área temática de saúde
uma área temática que é de Economia né e uma área temática que é o chamado social que é transporte segurança né tudo junto são as grandes áreas temáticas de plataformas de campanha e eu fui convidado para colaborar aceitei o convite com muita honra numa época que o o futuro Prefeito Pablo Marçal tava com 5 6% nas pesquisas E era alvo de chacota é o é o que eu chamo de fenômeno do nojinho né você é o isentão Você se acha muito bom e você tem nojinho nojinho de pessoas que vão diferente daquilo que o sistema
mas diz que é bom a pessoa não tem nojinho de um comunista como bolos mas tem nojinho do bolsonaro tem nojinho do do Marçal por quê Porque eles são diferentes eles falam são desbocados ou porque o Marcel Ganhou muito dinheiro né aquilo que o Tom Jobim sempre falava né que no Brasil O sucesso é uma ofensa pessoal né então a turma do nojinho Né tava lá Maral isso Maral aquilo eu aceitei ah Francisco mas o bolsonaro Tá apoiando o o Nunes azar que que eu posso fazer lamento Lamento muito todo respeito a ao presidente bolsonaro
não tem nada contra ele né o tarcis também tá com é tá junto né não D nenhum problema adoro o Tarcisio votei nele fiz campanha para ele né só que apoiar um candidato que defendeu o passaporte sanitário que demitiu o Servidor no meio da pandemia que lacrou loja que soldou porta de de de comércio que impediu clínicas de funcionarem né Por causa de uma narrativa globalista né eu não vou apoiar eu entendo a questão política né mas eu optei por né ir por um candidato que se apresenta Contra isso ah mas o maal pode virar
um novo dóri Pode Não sei o maal é uma dúvida os outros são uma certeza CTE Aconteceu não foi só eu que sentiu essa necessidade de apoiar o Marsal tá Vindo todo mundo agora Marsal explodiu Ah o tracking dele é rampa de subida é agora todo mundo quer abraçar o cara né 30 36% nas pesquisas n e vai subir né mesmo cortando a rede social dele e podem cortar de novo ele cria uma outra e bota trant faz mais ele cresce né tipo cada vídeo da Tábua chamando ele de bandido igual massa de bolo quanto
mais bate mais ele cresce V falar nessa campanha o Marsal tá igual massa de bolo quanto mais bate mais cresce mais cresce N Mas é pela injustiça também eu lembro quando cortou a rede social dele até eh você falou vários candidatos aí que eu acho que realmente são bons mas eu vi a a Marina falar ela se posicionou imediatamente né do novo lá falando que é uma injustiça e é mesmo Pois é e que ela era solidário Eu acho que um tiro no pé que que eles fizeram foi tentar derrubar o Marsal injustamente né a
gente não aguenta mais ver essa JTI esse cálice que tem no Brasil sabe Ah eu Não gosto cálice ninguém aguenta mais no Brasil ter rede social censurada já já deu ninguém aguenta mais derrubada de postagem isso já deu e as pessoas que estão no poder não estão entendendo isso e estão dobrando a aposta por isso que eu falei que o Twitter é o canto do Cis Eu acho que o que deu pessoal é ter um candidato falando mal do outro sabe é Eu acho que isso tá de saco cheio a pessoa quer escutar proposta e
aí como fica essa palhaçada de um batendo no outro Não então beleza então vamos votar no que bate mais então pega o Marsal ali que ele fala verdade ele fala igual o bolsonaro falava vamos apoiar esse cara aqui que Car eu eu quando declarei meu apoio público isso esse convite foi foi feito há algum tempo eu tava em campanha pro cfm ainda e eu falei pro Sabará eu não posso ainda tornar isso público porque porque eu tô no meio de uma campanha pro cfm isso pode entrar em conflito atrapalhar então segura o meu Convite aí
deixa passar a eleição e depois a gente acerta né Uhum e ok né e passou a eleição eu ganhei aí eu liguei para uma pro Sabará no dia seguinte ó ainda tá de pé o convite vocês porque agora eu já posso aí o Sabará não ok tá de pé né e mais ainda agora você tá é mais ainda né E aí o quando eu declarei público a meu apoio Nossa foi uma enchurrada de gente PR campanha do massal de médico de seguidor falando falando o seguinte Francisco você tirou Minha dúvida que legal Francisco eu tava
em dúvida agora não tô mais eu tava com nojinho do do Marçal mas agora não tô mais você tem razão a gente tem que se posicionar uma cacetada de gente veio apoiar ele o Rodrigo Constantino falou até elogiei ele agradec a ele né ele falou no no bradoque lá que eu que a o meu apoio ao Marsal foi um game changer para ele né e até botei isso lá no né então o que que eu fiz eu trouxe credibilidade Para uma parcela da sociedade que tava em dúvida por quê Por causa do fenômeno do nojinho
né E a mídia colocando ó médico médico antivacina antiaborto como se fosse um crime antiaborto né Aham antiac quem tá me chamando de antivacina tá tomando o processo eu não vou processar o veículo em si porque bem ou mal eles têm me escutado eles têm né Uhum mas o colonista o jornalista CF né vai ser no CPF né me chamou de antivacina a Primeira coisa que eu vou exigir na justiça é que ele mostre o cartão dele e você já conversou com advogar todo mundo vou quebrar todo mund realmente é possível fazer algo nesse sentido
de É eu tô pedindo direito de resposta Tô me dando por enquanto uhum saiu uma matéria na Gazeta do Povo muito boa é ontem né Eu tô em conversa com outros meios né para publicarem pelo menos uma coluna para eu poder né e agora o CPF de alguns vai E em grupos eu faço assim meu amigo você tá meando an vacina então faz o seguinte me mostra aí a sua carteirinha de vacina quando foi a última dose da vacina do tetano que você tomou acaba a discussão na hora Quantas doses você tomou Quantas doses da
vacina de covid e você tomou acaba a discussão na hora né Então essa hipocrisia tem que acabar eu não vou admitir ofensa minha honra Eu tenho um curso que vende o jsi como Tomar vacina direito como como você evitar a hesitação vacinal e óbvio que nesse curso eu falo dos problemas que envolvem a aquele imunizante sim por que é um problema né mas eu falo outras coisas que um antivacina fala e eu sou contrapo eu falo que não tem autismo com vacina do sarampo não existe isso S uma fake News criada e outras coisas que
alguns até não gostam né mas o curso é para tirar a hesitação vacinal Por que que tem hesitação vacinal porque as pessoas perderam confiança nas autoridades perderam E então agora ela passa a ter dúvida de tudo então eu tento esclarecer lá que não é para ter dúvida de tudo isso é um problema né algumas doenças que foram erradicadas aí estão voltando né não foram erradicadas não foram não as erradicadas mesmo pólio e e varíola não votaram a varíola voltou mas não essa é uma outra varíola mas o mas o Mas doenças que estavam suprimidas vamos
dizer assim começaram a voltar né Sarampo por exemplo porque deixou-se de aplicar a vacina no tempo Correto Não é porque o governo não quis é porque as pessoas ficaram com medo ficaram com medo por causa do comportamento das autoridades durante a pandemia as pessoas não estão procurando mais seinar Ah eu fiz esse curso já tem mais de 2000 alunos graças a Deus a maioria atualizou o calendário vacinal Depois do curso Uhum mas eu não vou em nome de um de um dogma ou de uma narrativa eh defender Coisas Que Eu Sei que estão com problemas
não vou então é isso essa vacina de pneumonia você acha que ela é eficaz Claro eficaz sim ah mas a vacina pode ter ajudado a criar a vacina não criou nada ela pode ter selecionado algumas outras cepas pode mas as cepas mais agressivas elas são controladas pela vacina uhum Isso aí é um falso Argumento para não dar vacina sim agora vacina que não impede a doença de ocorrer que não impede óbito que não impede transmissão aí é difícil defender né é o do Silvio Santos a gente dele foi um problema de é foi o dele
foi influenza você sabe dis eu vi na mídia que foi uma um uma uma pneumonia secundária A influenza O que é muito comum no idoso você desenvolver pneumonia após uma e a gente tá Desde janeiro eu venho alertando né Desde Janeiro e principalmente a partir de Maio a Gente Tá circulando no Brasil a Cepa H1 N1 2009 a Cepa que causou a a pandemia em 2009 aquel que galera I pro pro campo de futebol com máscara é isso em 2009 aquela Cepa que causou aqueles casos todos tal a cepa de H1 N1 né Uhum E
é H1 N1 D 2009 ela voltou a circular e ela ela tem ela é responsável por essa síndrome de tosse crônica que muita gente teve aí no no ú perguntar sobre essas tosse é eu fiz um vídeo falando Sobre isso que deu 2 milhões e meio de views no tiktok 1,5 milhão e meio no Instagram que diabo de tose é essa é isso é da H Union principalmente H Union e ela fica por 3 4 5 6 7 semanas alguns médicos inclusive me procuram aqui como é que eu faço para liberar dessa tose aí eu
falo lá o tratamento e tal eh provocado Como como é que é o tratamento não dá né não o tratamento envolve inibidores L tosse envolve eh inibidores inflamatórias e eventualmente Antibiótico uhum quando a gente já percebe que tá uma transformação bacteriana agora o risco da influenza é ele virar uma pnia grave no idoso o idoso tem que levar a gripe muito a sério você não pode ter uma gripe e passear nos Estados Unidos em seguida você não pode ter uma gripe e não tomar um antibiótico de cara o idoso tem que isso eu falo pros
médicos também sejem eh duros com seus pacientes idosos que tão com com gripe não facilita e rápidos Né porque vai rápido o negócio agora não tô falando que foi o caso do Silvio Santos né sim mas é um exemplo de que Como que essa doença pode ser Fatal eu não sei dos antecedentes dele eu não sei o que que ele tinha eu deixava de ter eu sei que ele já era bem idoso né mais de 90 anos 73 né então toda a doença preocupa n idade com certeza né Eu fiquei muito triste quando eu soube
da notícia do para mim a gente perdeu um dos maiores homens que o Brasil já teve Sim sim né o homem que peitou o sistema mano brigou com a Globo Ah um homem um homem que era querido e que ele era bom com as pessoas ele era tão bom que el foi proibido de entrar na política você sabe sim né a história lá é ele ele era um homem bom ele não não era deslumbrado verdade ajudou muita gente oh que is não tô falando que ele é um santo tá pelo amor de não não existe
é é o remédio não é remédio perfeit outra Coisa não existe Santos no planeta eu não sou santo ninguém é santo ah mas tem nome santo é é ele que tem o meu nome brincadeira mas o o a gente tem que reconhecer que é uma perda inestimável por foi chama o alerta né Chama o alerta dos riscos da da gripe na terceira idade é né você fala de de a varíola é outra mas essa varíola nova que tem ela assusta mais do que a que a gente tinha quando Era um bom tempo atrás assustar assusta
porque como a varíola humana foi radicada na década de 70 as pessoas esqueceram que isso existe é e assusta porque ela causa umas lesões muito feias isso eu vi um fotos são assustadoras Mas é só isso né só isso ela tem uma eu bom aí agora você vai me ajudar eu ouvi falar que ela tem 10% de mortalidade ali de vamos vamos esclarecer essa situação n ah a Cepa que tem 10% de mortalidade É a Cepa 1 a em crianças crianças menores de 6 anos tá fora desse perfil a mortalidade a gente só vê um
risco Real em pacientes imunodeprimidos pacientes que já tem outras doenças graves em curso uhum Monkey pox ou varila dos Macacos né Ela é uma variante de um ortx vírus do grupo da varía que durante séculos foi o terror da humanidade as epidemias de varíola Elas causaram milhares milhões de óbitos a mortalidade da varíola era em torno de 10 a 20% seja de cada 100 pessoas que pegavam varíola na antiguidade 10 a 20 morriam dependendo do da rapidez da infecção da varíola no centro Urbano essa mortalidade chegava A 20% então a varíola além do aspecto feio
que causava na pessoa as pústulas na pele elas predisponham infecções Bacterinas graves que é o que matava a pessoa né e a varíola humana era ela era conhecida na virologia como smallpox né pox é um termo que vem do Alemão que vem dessas raízes germânicas angl saxã Poche poxe né que significa bolha Hum então pox é bolha doença da bolha Uhum é um vírus que quando você adquire ele dá um quadro febril estenia importante linfonodos começam a crescer E você começa a ter erupção cutânea de bolhas que começam como uma mácula ou seja uma mancha
vermelha em alguma parte do do da pele elas viram uma pápula ou seja uma elevação dura né a mancha vira uma elevação depois ela vira uma vesícula ou seja aquela elevação Dura Passa a ter conteúdo líquido dentro vesícula ali você já você já enxerga ali como bolha né a parte da vesícula a vesícula vira pústula Ou seja Aquele líquido fica pustulento e explode né e a pústula vira crosta que é a fase final da lesão cutânea que são aquelas crostas aquelas cascas que saem e quando a crosta cai a pele íntegra de volta no local
demarca o fim da doença se fosse só uma questão estética Ok mas a varíola matava de 10 a 20% das pessoas que pegavam então além do terror estético tinha a questão da mortalidade no ser humano a smallpox bolha pequena causava vesículas bem Pequenininhas mas em quantidade assustadora Seria tipo uma catapora o nome da catapora em inglês é Chicken pox é um vírus variado Caraca né só que é de uma outra família que não é o dort opox vírus né Chicken pox é da família dos herps virus Mas tudo bem vamos voltar aqui ao o a
a varíola era uma das doenças mais transmissíveis da humanidade e a transmissão da varía qualquer varía não é por via respiratória ao contrário do Que muitos estão falando por aí um bando de bobagem é por contato contato com a secreção infectada seja vesícula seja a crosta seja a pústula e esse contato ele tem que ser íntimo e prolongado não é um contato frugal uhum não é um contato momentâneo Então você não vai pegar varíola ou moken pox sentando numa cadeira de aeroporto você não vai pegar moken pox porque você abru uma maçaneta de um Banheiro
público você não vai pegar mo pox porque cumprimentou alguém tá contato íntimo e prolongado a gente tem nas relações afetivas e nas relações domiciliares Então você pega mon pox em casa do seu parente que né deita do teu lado ou que Senta no sofá e você senta junto uhum ou você pega monke pox em relação sexual relação afetiva a varíola humana ela foi o Início da história da vacina no planeta foi com a varía né varía era uma doença que sempre matou muito eh soldados perdiam guerras por causa de varila e um pouco depois da
Revolução Francesa em 1900 em 1796 um médico britânico chamado Edward Jenner ele começou a perceber uma coisa muito interessante que as meninas eh as moças que ficavam extraindo leite das vacas né as Acho que ficavam lá o dia inteiro na vaca né extraindo Leite uhum elas não Adam de varil não adoeciam e tinha epidemias nas cidades matava mano de gente e as moças que que extraiam o leite das vacas passavam em colomes só as moças é E aí ele começou a perceber que essas moças Elas ficavam expostas A V n e elas acabavam se contaminando
com uma forma diferente de varíola que é a chamada coox ou a varía Vinia que era o nome científico da coox na época aonde você sabia muito pouco sobre vírus então ele viu que as moças que eram expostas vac a varía da Vaca não Peg um varil humana e ele resolveu fazer um teste uma vez ele pegou um garoto a data foi 14 de Maio de 1796 ele extraiu a pústula de uma menina coletora né que tava com col opox com vaccinia né crosta tal E Arranhou aquela aquela secreção no menino né no um experimento
que hoje em dia não ele ia ser preso né E esse menino desenvolveu uma forma Branda de varíola coox bem Branda com poucas lesões e quando teve uma uma nova um novo surto de varíola na cidade o garoto não pegou varíola já era imune já e ele começou a repetir esses testes em algumas pessoas o termo vaccinia foi usado para definir A imunização contra varila humana então eu vou te dar a vaccinia a varíola da vaca para você não pegar a varíola humana eu vou te dar a vacina o termo vacina vem disso tá Não
antes de 1840 a sociedade médica britânica ainda apresentava objeções a esse método porque o que que se fazia antes tal qual catapora que na infância minha mãe fez isso comigo você tinha uma criança com catapora aí você reunia todo Mundo em torno daquela criança para todo mundo pegar logo catapora e se livrar de um né as sociedades faziam um fenômeno chamado da variolização para tentar inibir uma bloquear eh epidemias quando alguém aparecia com varíola você fazia variolização você juntava todo mundo perto daquela pessoa para aquele grupo Al já pegar e bloquear a entrada da varía
naquela Vila Né só que a variolização ela não vinha impune pessoas morriam com esse tipo de de de procedimento né ela era feita na China antiga era feita na na Pérsia antiga era feita na África era feita na Europa né O que o Edward Jenner fez foi fazer uma variolização com uma cepa de de varía mais benigna que ele viu que era mais benigna por quê Porque as meninas coletoras de leite Não morriam elas fazam uma forma Branda de varía e Acabou né e ele inventou o conceito de vacina ou seja dar um pouco da
doença para evitar que você tenha doença toda então o primeiro conceito de vacina é esse você ter um produto que imunize você que queer imunizar você criar anticorpo né exposto à parte da doença para evitar que você tenha a doença toda Então esse papo de que vacina só diminui mortalidade só diminuir Clínica mas não diminuir transmissão Esquece isso é Mentira isso foi inventado porque nos últimos 30 anos houve uma corrida ao porte de ouro sobre vacinas mas infelizmente algumas vacinas não conseguiram atingir o feito de evitar a infecção depois da em 1840 a o colégio
Royal médico britânico proibiu a variolização na Inglaterra só poderia imunizar as pessoas agora com o método da vaccine por isso que muita gente no Brasil principalmente antes da década de 60 se lembra que a vacina da varía era alguma coisa alguma caneta alguma coisa arranhando né o braço delas eu não sabia disso não a vacina para varía humana encerrou No Brasil se eu não me engano em 73 ou 74 né a vacina para varil e o contrário também ocorreu eh eh da mesma forma que a vaccinia protege os humanos da varía humana ela também protege
de outras Varías Então quem tá vacinado para varíola não tá pegando ming pox Ah é se você é nasceu antes de 75 74 no Brasil Provavelmente você tomou a vacina da varila Então você ainda não tá pegando mipox é o que a gente entende de relato por isso que as vítimas desse surto de mipox que saiu do Congo em 2022 são basicamente jovens como eu Engraçado que que não é Contagioso né altamente Contagioso igual é covid mesmo Assim virou um surto no na mídia na mídia assustou hein entre surto e pandemia é uma escala abissal
sim sim s né surto é alguma coisa que sai do controle algum tempo durante alum período em uma determinada região geográfica sim sim sim aí a gente tem surto até de sarampo é porque parece que a quando a OMS vem e fala ó cuidado parece que vira aquele medo né Aí já é outra história né que eu vou falar daqui a pouco ã cria criaram-se o medo de Doenças sim então agora tudo é tratado como se fosse pandemia não é há interesses por trás disso tudo a OMS é uma organização política ela é um órgão
sanitário internacional vinculado a ONU ela é política ela faz aquilo que os as nações membro determinam aham é óbvio que a MS tem seu corpo científico técnico mas a OMS Ela não é uma produtora de ciência isso que fique bem claro para as pessoas eu vejo decisão do STF falando que só Pode fazer o CS terminar erro tá antes da pandemia Eu não me lembro de chegar e falar assim nossa eu preciso estudar esse caso aqui de infarto deixa eu ver o que que o Consenso da OMS sobre infarto fala não existe isso o o
que que o o tratado estado né de Alzheimer da OMS fala sobre essa doença não existe isso não tem a OMS ela atua do ponto de vista sanitário então quando ela determina um estado de Emergência internacional Isso serve basicamente para ela poder viabilizar recursos financeiros recursos logísticos destravar algumas políticas facilitar algumas transações internacionais pedir dinheiro tá pedindo aí 18 Bilhões de Dólares né para cuidar da mip mundo mas isso não quer dizer que a gente tá sobre risco O problema é que a mídia pega isso e vende de uma forma e a própria MS não
se encarrega de Esclarecer as pessoas que não há um risco das pessoas morrerem de monke pox ou pegar monke pox assim como tá falado não o risco tem mas é é é tá se você for pro Congo tem o surto é lá Entendi 80% dos casos é lá alguns casos estão sendo importados mas esse surto atual é de um ramo E aí vamos evitar falar clado porque isso é uma ignorância absurda porque a divisão taxonômica do do dos vírus você pode usar o termo Clade que significa ramo da taxonomia da árvore Taxonômica né e as
pessas estão traduzido como clado na verdade é ramo né Eh você tem o ramo desses vírus né que em 2022 causou um surto ou seja Saiu daquele local era CPA tipo 2 e ela causou um fenômeno Não visto antes na MPX que era o contato sexual transmitir MPX tanto que 95% das vítimas do monox desse desse surto eram homossexuais homens ativos Jovens uhum né havia uma relação entre o meio de contato íntimo deles e a transmissão do mipox o essa esse ramo que tá causando agora um novo surto no Congo ele é o ramo tipo
um aparentemente ele é mais fácil de transmissão por contato não sexual do que o outro né E algumas crianças estão pegando mon pox e eles falam que já teve que ou 600 óbitos de 14.000 casos Suspeitos né agora a questão é o seguinte a OMS ela não esclareceu até hoje quem são os óbitos Qual a idade média dos óbitos o que que essas pessoas que morreram tinham de doença ou não Qual era o estado nutricional dessas crianças ou adultos que morreram de mipox se essas mortes foram distribuídas pulverizadas ao longo do Congo ou se tinha
alguma região específica onde tava morrendo mais dos 14.000 casos suspeitos Quantos Estão de fato confirmados e eles viram que isso estava ocorrendo desde o início do ano e não falaram nada aí lançam um alerta em agosto assusta o planeta todo e fica todo mundo agora achando que se pegar o metrô em São Paulo vai pegar m hipótes É É aí que ent São Pa já teve alguns casos né Muito de mon hipótes mas ainda referentes a cepa de 2022 nesse público alvo específico pegando mulheres também que tiveram relação com Homens que estavam contaminados Uhum eu
trato no consultório em média um a dois mon pox por mês tem mês que não tem ninguém Uhum E eu percebi que nos últimos três qu meses começou a ter todo mês um casinho de MPX não era comum assim todo mês tem um ou dois aí eu fui ver lá no SUS no pessoal do trata no público e fala não aqui nunca acabou mas é uma média Às vezes tem um pouco mais Às vezes tem um pouco menos mas não tem nada assim dizendo que tá explodindo no Brasil Ainda não tem e relato Pelo menos
eu chequei hoje de manhã do Monkey pox CPA um esse que causou o alerta do im lado do Congo uma hora deve chegar mas não é uma coisa que você tem que ficar preocupado o que você tem que fazer é o que você sempre tem que fazer lavar a mão antes e depois de comer lavar a mão antes depois de ir no banheiro evitar contato com coisas que você não sabe a procedência daquele alimento né se proteger na hora de uma Relação sexual coisas que se você fizer você evita não apenas a você evita um
bando de outras coisas até piores com ipox como que ele avança pro óbito do paciente basicamente o paciente que já tem doença prévia a imunidade baixa já tem tem sistemas orgânicos disfuncionais quando pega a mon pox ela se espalha mais rápido ela faz as lesões mais severas isso diminui ainda mais a imunidade da pessoa isso causa uma Síndrome inflamatória na pessoa e as infecções de pele levam quadro de seps então na maioria dos casos os pouquíssimos casos que morreram no Brasil de moken pox foram de choque séptico mas em pessoas que já tavam é com
vários problemas sabe n nenhuma criança o que mais me assusta nisso aí há uns cinco meses atrás a gente gravou um episódio com o Renato Amoedo 3 oão e ele falou que nas eleições Americanas dependendo do que fosse acontecer ali né Porque o pessoal não quer ver o trump ganhando lá nos Estados Unidos não que poderia ter um um novo vírus espalhado Aí talvez uma pandemia nova surgindo aí né aí Eu até perguntei para ele falei pô mas qual ele falou ah barila é uma delas né o pessoal aí das antigas tudo imunizado então eles
podem soltar um sur de de barila Há 5 meses atrás a gente fez um corte eu tava conversando com os meninos sobre isso falei pô Olha o que que o Renato falou agora o ms vem cá e Fala velho assustador isso daí né E aí a galera falou assim cara desde do covid já tem gente nos Estados Unidos falando da da varila lá então assim isso daí não foi o Renato que inventou hoje já tem gente falando isso há há um tempo já nos Estados Unidos é um pouco assustador uma previsão dessa daí né não
mostra que ele tá antenado às notícias né Porque de fato o monke pox foi a primeira grande doença a qual tentou-se criar uma narrativa de de de pandemia a partir do Momento que a covid começou a desacelerar lá a partir de maio junho de 22 aham foi quando surgiu a história do MPX e na época as pessoas tavam até evitando falar dessa questão sexual para não discriminar para não estigmatizar o que é uma baita de uma bobagem e é um desserviço porque as pessoas que estão em risco maior de pegar uma doença Elas têm que
ser alertadas que aquele risco existe claro eu tive paciente meu que Seguiu as orientações de determinadas lideranças médicas da mídia tradicional usaram máscara e não se protegeram aonde devia e pegaram mke pox pegaram aí fala doutor como é que eu peguei mke pox máscar Fi você foi vítima de fake News de médicos sem caráter que estão a serviço de uma narrativa do mal né Eh e sim tanto é que existe uma brincadeira que a definição de pandemia são doenças que surgem a cada 4 anos eh Que antecedem as eleições Americanas porque deu certo na covid
porque que não vai dar certo agora então é isso infelizmente tem esse componente também o terror né não é não era para mipox tá sendo alvo de debate na sociedade como tá agora a MS deveria ter primeiro feito o trabalho dela levantado todos os dados estatísticos falando ó estamos tendo um surto de mon pox pela Cepa 1 a e 1 B no Congo tantos Mil casos suspeitos tantos mil confirmados tantos Óbitos que na sua média de idade são X modo de transmissão p p p p pá na maioria dos casos ocorreu x y z então
decretar um estado de emergência internacional para uma doença que causou 14.000 casos de no planeta 14.000 casos já Tem de covid por dia no Brasil sim sim por hora em alguns locais ela ainda não assusta né mas o problema é isso avançar um certo ponto que também não faz sentido porque não é altamente contagiosa né mas avançar num certo Ponto que vai deixar as pessoas em casa e a ponto de influenciar num resultado de uma eleição eu sei que asas teorias de conspiração é é Teoria da Conspiração mas que a realidade insiste em falar pra
gente que não é conspiração é porque é impressionante né é impressionante chega uma eleição Americana e começa de novo essa narrativa o fato é que as pessoas têm que cuidar da sua vida não se preocupar com a Mo epox se proteger normal como Para qualquer outro tipo de de questão ninguém eh tão querendo vacinar os filhos não tem vacina ainda disponível nesse grau né as poucas vacinas que tem para monke pox são vacinas não ainda testadas de forma suficiente e elas estão reservadas para populações de alto risco assim como o tratamento e quando quando vai
um paciente lá no teu consultório você não usa máscara nem nada para cuidar de um paciente com Monke ipox Não realmente não tem necessidade usar luva capucha né sim sim máscara não tem necessidade nenhuma não é respiratório né não é respiratório uhum ah mas essa pessoa ficou falando t t Tete comigo durante 20 minutos e eu fiquei eh aspergindo as gotic Ah talvez não sei né mas aí também se caracteriza como contato isso não é respiratório uhum não precisa ter isolamento respiratório para uma doença como mon pox é isso que eu Quero falar uhum tá
e a gente tem que prestar muita atenção em quem tá dando a notícia e ter pessoas confiáveis aonde você possa checar a notícia e é isso que eu tenho feito na internet no meu canal do Instagram né Eh eu tinha né tô sem o Twitter no no momento eh no no telegram eu tenho uma comunidade né aonde a gente discute toda semana esse tipo de situação Comunidade dos Bravos né e a gente fala lá toda Semana sobre situações assim eu tento servir de referência pra pessoa chegar e falar o que vocês falaram hoje aqui que
graças às suas informações eu fiquei mais tranquilo mais calmo salvei x vidas né as pessoas toda hora falar ah Francisco Você Me acalmou toda vez que tem uma uma notícia dessas eu corro aqui para ver eu vou falar agora de febre do orop push né que também estão criando o quê orop Push é um é mais um vírus eh transmissível por mosquito que as Invasões humanas na mata T feito o o vírus se espalhar né Uhum ele basicamente causa um um quadro parecido com de dengue com algumas peculiaridades eu vou falar mais sobre isso agora
nos próximos dias porque eu acho que o meu papel é esse né informar as pessoas de uma maneira Imparcial e técnica sem puxar para Lado B Lado A do doença não tem cor paciente não tem cor política sim tem que acabar com a politização na na medicina você não pode Ser taxado de charlatão porque prescrever uma droga que tem respaldo na na ciência e eu tô de saco cheio de ver gente falar em nome da ciência que eu não sabe nem o que que é o método científico você você falou de algumas coisas de alguns
algumas doenças que mataram muito a febre amarela ainda tem febre amarela aqui no Brasil febre amarela foi a segunda vacina a ser criada né Uhum você vê que a ordem da criação das vacinas foi de acordo com a Gravidade que aquilo representava para você sabe que a França desistiu do do Canal do Panamá por causa da febre amarela morreu gente para caramba lá não foi os americanos depois foram lá vacinando e e conseguiram terminar o canal Ou seja a importância geopolítica dessas doenças uhum febre amarela tem vacina uma vacina altamente eficaz e mas ela ainda
existe n tivemos um surto uma epidemia na verdade de febre Amarela no sudeste do Brasil entre 2016 a 2018 a gente viu foi depois do eu tenho eu tenho certeza que iso tem relação com o desastre lá de Brumadinho sério de Mariana que seguiu a a pode aham seguiu a a febre amarela lá seguiu o trajeto e depois desse grave desequilíbrio ecológico né você teve uma expansão dos mosquitos contaminados descendo pro Rio para São Paulo a partir daquela região você acha que essas queimadas igual tá Tendo aí pode desencadear alguma coisa do tipo também de
febre amarela não sei mas algum desequilíbrio Ecológico desencadeia no caso da da febre amarela tenho certeza que foi realocamento né aham é de mosquitos de en chame de mosquitos AL de de primatas de tudo né porque você tem ciclo eh de febre amarela eh não Urbano né caramb você tem no Brasil nunca deixou de ter tanto que uma das indicações paraa vacina é você ir para uma dessas Áreas rurais né Aham É eu lembro quando eu era moleque uma vez viajando de ônibus a gente parou teve que parar todo mundo numa ponte sei lá de
vez de um estado você entrar no estádio você tinha que ser vacinado entendeu era pistola né no no braço a febre amarela Ela desceu ela chegou em São Paulo pela zona norte chegou vindo de Minas da região de Minas pegou ah não veio de Minas Gerais não a curva a curva da da da epidemia de 2017 veio de Minas Ela Pegou ali a tripli fronteira né Rio São Paulo Minas Uhum E ali de Itatiaia para etc Volta Redonda ela foi pro paraa região serran pra capital mas no Rio a região serrana ali bloqueou muito não
teve muito caso no Rio né Uhum em São Paulo teve mais Ela desceu ali por eh Boa Vista São João da Boa Vista etc pegou aquela área toda e chegou na capital chegou na capital pela zona norte e aí que eu falo é que tem muita gente que caga regra dizendo que é Especialista não sei o quê que que fizeram no município de São Paulo naquela época isso são os especialistas que nunca botaram a mão no doente que só vivem de teoria e que agora estão assessorando outras campanhas aí de né Eh como tava tendo
muito caso na zona norte que que eles falaram Não nós só vamos vacinar a população da da zona norte aham que que aconteceu todo mundo da zona leste da zona sul e da Zona Oeste Foi até a zona norte para tentar a vacina pegar expôs as pessoas a caramba sabe então assim no é tão Óbvio como Ach né fizeram a mesma coisa que fez em 1900 na varila junto a todo mundo aqui para pegar de uma vez tem exatamente fo transferindo paciente de Manaus out estad é transferiram paciente de Manaus para outros estados espalhando a
Cepa e mandaram paciente sintomático e para casa espalha a doença para quem não tinha Eh quando você tem uma cidade com São Paulo e tá entrando uma doença l tem que se preparar para deixar as pessoas onde elas estão né E vai ir no local e vacinar todo mundo ah mas não tem do cara prioriza não fala que você vai concentrar a vacinação na área geográfica onde tá tendo transmissão do do negócio né esses são os especialistas que hoje comandam as políticas né públicas de saúde no no Brasil por isso que o Desastre né Tá
enorme a esse papo de imunizante na covid Foi Intenso né só que agora para combater a dengue a ministra já falou que vacina não vai ser a estratégia prioritária é o pessoal falou Cadê a vacina de dengue não na universidade você vai na universidade pública aí fala pô e aí cadê a vacina tal os cara não a gente vai produzir a nossa nós queremos esperar vacina brasileira teve esse discurso com a vacina de covid a Butanvac foi rejeitada nos estudos é esquece Cadê a nova vacina caramba a ministra teve um ano para para conseguir comprar
não compra e aí fala que vacina vacina só importante para covid e as outras doenças não é importante você é favor ou você é contra vac as pessoas vão morrer de dengue de novo porque não tem vacina é uma incoerência Total a guerra de narrativas eu não entendi é a esquerda Os Comunistas nunca se Preocuparam com coerência é a a missão deles é destruir o modelo de sociedade que a gente vive é destruir não é construir nada é destruir Ah tá mas você vai destruir a sociedade tradicional que você chama de patriarcal etc que que
você vai botar no lugar não sei é destruir comunista quer destruir e ficar no poder para se locupletar é isso que eles fazem então eles não se importam se a narrativa é Incoerente não se importam por exemplo eles defendem eh banheiro unissex que todo mundo pode entrar e usar não interessa os riscos que isso tá associado Uhum mas dep defendem Vagão de Trem só para mulher por quê pelos mesmos riscos pelo qual as mulheres estão evitando esses banheiros unissexo risco de ser assediada de ser molestada né sim se você defende o Vagão de Trem feminino
como é que você defende banheiro unissexo não faz sentido como é Que você defende homossexual É no sentido de a ideologia homossexual e Islã o que que acontece quando uma pessoa num país islâmico se declara homossexual já era fora é os caras são Então como é que você consegue defender os dois não tem coerência nenhuma não há coerência porque o objetivo é destruir então eu defendo o Islã para destruir o cristianismo Uhum eu defendo ideologias sexuais e diferentes da tradicional para Destruir a família e Isso inclui essa pauta aí dos banheiros de tudo para tirar
o homem da jogada Essa é a revolução cultural gramic clássica Car não vai com você não vai dominar a sociedade pelas armas vai pela cultura não importa a coerência tem tem vários exemplos desses que que a gente pode usar Vacina se você é contra uma obrigatoriedade de vacinação de um certo vírus para uma certa faixa etária você é Negacionista charlatão tem que ser preso cassado mas para essa mesma população para essa mesma faixa etária não vai ter Vina de dengue Ah mas aí tudo bem Tudo bem por quê a da dengue é comprovada a da
deng tem comprovação muito maior anos e anos e anos de estudo a da deng eu confio né Eu já testou o airbag desse carro aí e é por isso que combateram o tratamento do do do vírus da pandemia porque se a regra para você Fazer um imunizante se aprovado em escala emergencial é você não ter um tratamento disponível para aquela doença se você tivesse um tratamento autorizado para aquela doença mesmo que fosse um tratamento reposicionado com baixa evidência mas se fosse um tratamento autorizado pela entidade pública pelos órgãos científicos aquele imunizante não poderia ter sido
aprovado em menos de 1 ano ele táia em teste até hoje mas aí quais interesses políticos e Econômicos iam ser violados o Francis sabe que a gente fez uma enquete lá no nos canal e assustador assim deu uns 20.000 votos essa enquete o número de pessoas que não tomaram imunizante para covid eu achava que era bem menor do que falaram lá muitas pessoas não não tomaram e o outro número que me assustou também foi o número de pessoas que tomou mais de quatro doses assim que é muito pequeno é muito pequeno nessa enquete que a
gente fez Padrão que mentiu que tomou qu é é assustador coloquei lá ó você tomou zero uma duas três ou mais de três o número de zero é muito grande o número de de de mais de de três é muito pequeno e outra coisa que eu acho que tinha que ter também era um espaço para essas pessoas falarem a experiência disso na vida delas que também a hora que você vai ler o relato de pessoas eh pós covid é assustador assim O que mudou na vida dessas pessoas como que elas estão né as Pessoas elas
estão sem voz elas precisam falar com com o estado o que que tá acontecendo na vida delas o estado não quer ouvir a imprensa não quer ouvir sim e o que que acontece com essas pessoas é que quando elas se submetem e acabam tendo efeito adverso elas são abandonadas pelo Estado aqu mes estado que falou pode tomar que não tem problema nenhum quando você tem o problema o estado fala não você tá inventando você virou um negacionista Fora daqui as pessoas estão abandonadas tendo doenças autoimunes ativadas tendo doenças neoplásicas ativadas e ninguém sabe o porquê
Porque que isso tá acontecendo Fadiga Crônica memória queda de cabelo fraqueza alergia dor crônica problema de visão problema de ouvido eh e tão perdidas eu sei eu tô estão perdidas porque não chega a informação Correta para elas e quando checa é alvo de censura ou a pessoa que tá dando a informação tá sendo combatida pela mídia tradicional como sendo uma pessoa mentirosa negacionista etc né você acha que esse câncer Turbo também por conta disso existe câncer Turbo eu não gosto do termo câncer Turbo porque isso estigmatiza algo que é justamente isso que a galera do
do outro Lado usa para para atacar né Uhum nós estamos tendo incidências de alguns cânceres em idades não vistas antes com tanta frequência sim tá principalmente eh cânceres ligados ao intestino e ao sangue né as leucoses e linfomas e também ó em alguns casos eh mama né eh então sim tem artigos científicos já falando sobre isso se perguntando por que que tá tendo Esse aumento a gente Sabe em tese o que que teve de mudança nos últimos anos né mas esse debate tá ainda totalmente interditado os próprios oncologistas por medo muitos falam Francisco eu sei
que é isso mas eu não posso comentar né eles acabam evitando o o debate e quando você interdita um debate médico você bota em risco a vida das pessoas com certeza eu já vi médico oncologista falando cara tipo ah quando eu formei eu ia no hospital eu só vi idoso com câncer Hoje eu vou no hospital tem pessoas com 30 anos 20 anos é Aí vem aquela narrativa ah porque tá comendo muito hambúrguer Tá comendo muito miojo como se ninguém comesse isso antes de 2019 Ah é o aquecimento global suas mudanças climáticas como se a
gente não tivesse tendo nenhum problema com o clima nos últimos que aliás é outra narrativa é falsa né do clima é eu convi com um cara falou que teve dois que eu conversei um falou que tem outro falou Que não tem de jeito aquecimento global as evidências científicas disso são todas inferências e cálculos matemáticos abstratos você não tem um Você não tem uma evidência palpável tipo o nível do mar em Panema subiu e a praia foi engolida ou em Manhatan A água tá entrando lá no no Downtown ou no Financial district né não Você não
tem você tem estudos que levantam a hipótese a de você se for contra uhum né E na verdade Isso tá sendo feito NS últimas décadas só para criar imposto imposto disso imposto daquilo agora vão querer criar o imposto do carbono né E você tem dados lá que 95% do da emissão de carbono na atmosfera é da natureza né do homem acredita quem quer né mas é um exemplo da como as coisas são feitas para manipulação né então você quem tem coragem um dia como eu de chegar e falar que que que Esses estudos do clima
carecem de comprovação científica adequada você é taxado de louco negacionista charlatão não sei o quê você ainda tá indo muito em Brasília tô sempre tá lá é agora mais né com cfm aham e sempre no Congresso ali na Câmara sempre eles não gostam de você ali né muitos gostam outros não sério tem não tem gente boa lá dentro tem problema é que os bons lá eles estão sufocados é ão são sufocadas é um trabalho que vai Demorar um tempo ainda né mas é difícil porque o o o tudo como tá sendo desenhado é para inibir
qualquer coisa contra aquilo que se chama de sistema né mas não dá para continuar como tá não pode poucas pessoas terem tanto poder sobre o destino de tantos é e isso ficar sem um controle né é perigoso demais é triste porque quem tá lá judia demais da gente não dá mais não ontem a gente conversou com não é só lá é aqui é no estado com certeza né a população tem Que aprender a a a botar a Boca no Trombone é disso que eles têm medo mas a gente também tem hoje Olha onde a gente
tá hoje a gente também tem medo disso mas a ideia é essa eu vou te falar Francisco quando você passou eu me senti realizado de verdade mas eu tive medo eu tive medo de te dar voz Eu também pensei será que eles vão publicar não sei até perguntei demorando medo você percebe assim para mim era muito principalmente depois que Depois que eu ouvi o que você tinha para falar eu não tinha dúvida de que eu tinha que que entregar isso para todo mundo Ah mas eu tava ó cara de verdade e e vamos falar a
verdade era para ter esse medo no mundo era era para ter esse medo era não pelo contar né o debate ele ajuda várias pessoas a liberdade de expressão ela é fundamental para você enxergar todas as opções Mas nenhum regime autoritário subiu ao poder sem amplo apoio da população sim sim que a Gente tem que trabalhar é na população Francisco Você é 100% contra o aborto sou em todas as situações não não vamos lá primeiro Vamos definir aborto tá aborto é a interrupção da gestação antes da 22ª semana em termos médicos aborto é isso por quê
Porque é Quando o feto ao sair do útero ele não tem chance de vida acima de 22 semanas já não é aborto é parto antecipado porque o feto pode ter chance de sobrevivência Então eu sou contra o aborto nos termos médicos em qualquer situação porém há uma lei essa lei tem que ser respeitada o que tá acontecendo atualmente são dribles na lei para ampliar o espectro de direito né uma dessas dribles é falar que aborto é vale para qualquer idade gestacional mas Tecnicamente tá errado chamar de aborto quando você interrompe uma gestação com 38 semanas
36 35 Claro feto tem Total chance ali de de de viver ali isso é assassinato quando você mata o bebê dentro e outra coisa errada é que aborto significa a morte do bebê tá errado aborto é interrupção eu aborto um um plano eu aborto uma viagem eu aborto um pouso eu aborto uma uma decolagem eu aborto uma gestação eu tô interrompendo aquele processo é óbvio que dependendo da idade gestacional o aborto é igual à morte do Bebê com menos de 22 semanas o aborto a interrupção da gestação é igual a morte do bebê Mas acima
de 22 semanas o aborto como juridicamente é chamado mas tá errado né ele não significa a morte do bebê a interrupção da gestação ali ele pode gerar uma vida e aí que tá a mald porque usa-se uma técnica que não existia na época que o código penal foi feito em 1940 não tinha ultrassom naquela época chamada de assistolia fetal que é um nome bonito para Assassinato de bebê você faz a mãe a gestante né e perder horas num processo doloroso de agulha dentro da barriga para achar o bebê acertar o bebê injetar um veneno altamente
tóxico dolorido que é o potássio fazendo o bebê gemer de dor literalmente tem um uhum até morrer e ainda você espera um ou dois dias para aquela óbito ficar consolidado para só depois tirar o bebê um vídeo desse você faz isso com Bebê de 30 semanas 34 38 aonde que isso é digno tem que fazer depois então há uma má interpretação do Judiciário sobre o que é aborto nunca nunca foi definido que aborto era assassinar de propósito um bebê se aquele bebê tem chance de sobreviver ele tem que ser tirado da mãe depois vai para
para onde quiser a uhum a gestante tem o total direito de Não querer nem olhar para aquele bebê Ninguém Vai forçar isso a mãe é que decide o que vai fazer com aquilo ela foi vítima no caso do estupo Engraçado que eles matam bebê e passam pano pro estuprador você não pode investigar você não pode fazer BO você não pode colher depoimento porque tudo é trauma você não pode mostrar o cara que 70% dos estupros são de desses casa são de Parentes ou seja o ciclo do estupro se perpetua que ela volta para casa estuprada
de novo uhum as pessoas falam quando a gente fala estupo que é aquela coisa difícil filme que você tá andando na rua um cara te aponta uma arma te leva para um beco né Isso é a minoria a maior parte dos estupros são em casa e você não vai atrás o estador você desarticulou todos os mecanismos que tinham Para poder seguir E perseguir o o estuprador Mas o importante é o aborto então por isso que eu falo que o comunista é um cara Demoníaco porque ele quer matar matar né matar então a gente é contra
isso isso eu sou absolutamente contra acho que o Supremo errou nessa liminar que foi dada não tenho esperança que a decisão do colegiado Será diferente né mas tá errado porque mesmo nos países aonde o aborto é Legalizado onde o aborto tá na Constituição como a França por exemplo há limite para isso 12 semanas em méd em alg e no Brasil você pode matar um bebê com 38 semanas assustador isso aí teve uma decisão judicial agora do STF que falou que era pro hospital elisar o aborto né os médicos parece que não queriam fazer e eles
obrigaram não não não na verdade o houve um boato e me impressiona muito a justiça se basear em boatos de midia Para tomar decisões ã que aconteceu de que as direções dos hospitais estariam inibindo a prática aí a decisão foi nesse sentido aham Mas o médico tem total direito de agir com objeção de consciência e não realizar isso o médico tem o direito de não fazer se não CL Imagina aí é contra essência da pessoa aí você cria uma você vai criar uma revolta sem controle se você obrigar o médico a matar pessoas o que
se faz por exemplo quando a gestante aí me falaram Ah então quer dizer que quando for risco de vida para mãe não vai fazer aborto não não faz aborto porque a gente faz o parto antecipado quando a a a a gestante tá lá com seus 28 30 semanas e começa a desenvolver doenças que coloca em risco a vida dela como pré-eclâmpsia como eclâmpsia como síndrome help e diversas outras doenças que é necessário a retirada imediata do bebê ninguém vai ficar fazendo aquela mãe tendo eclâmpsia durante horas e horas e horas para Tentar pulsionar a barriga
dela para injetar no bebê para deixar não o bebê é retirado na hora parto antecipado Então os juristas precisam ouvir um pouco mais os médicos eles acham que aborto é igual a matar bebê e que pode ser feito qualquer idade tá errado uma uma sociedade não é digna quando permite que um bebê de 38 semanas seja morto dentro da barriga da mãe isso não é Civilização falando de do aborto legal e um né de abortar mesmo nesse primeiro instante eu já vi um vídeo né quando eles pegam a injeção atravessa a mãe e ela é
jogada dentro do coração do isso do feto e o feto ele esquiva Claro ele sente dor realmente Claro é extremamente doloroso mesmo pro feto tem algum outro meio para que isso fosse feito já que em casos já são aprovados por lei Isso vai acontecer que não fosse tão tão sofrido porque por Exemplo eu já vi falar que para animais não pode ser usado isso aí não não pode para animal não pode para ser humano pode an pode se você pisar no ninho de tartaruga no Brasil é crime inafiançável mas se você matar um bebê dentro
da barriga da mãe não acontece nada com você a vida humana vale muito pouco no Brasil infelizmente e o próprio estado colabora para isso pelas leis que são criadas Uhum E essas leis são criadas de Acordo com valores presentes entre quem legija e formula a lei infelizmente a maioria do povo não é ouvida na hora que leis são criadas meu pai falava uma frase que nem era dele achoa de algum político eh que se você tiver no mato caçando uma onça e aparecer um fiscal do IBAMA para te impedir é melhor atirar no fiscal do
que atirar na onça [ __ ] porque se você atirar no fiscal ah você tem 1 chances sim de não Acontecer nada com você se você atirar no animal silvestre é pena inafiançável então muita coisa tá errada nesse país a vida não é valorizada a vida humana não é valorizada e isso é uma coisa que eu que eu entendia como piada na década de 80 e quando eu cresci eu vi que não era piada meu pai tinha razão quando ele fazia essa crítica Se você pisar num ninho de tartaruga e for pego é prisão inafiançável
E nada contra tartaruga só que a vida do ser humano tem que valer Indu a vida humana deveria valer mais que a vida da Tartaruga eu acho que a vida da Onça tá então tá tudo errado nesse aspecto eh eh penso que o cfm vai ter que trabalhar muito no no no no no no STF e no legislativo para mudar esse entendimento dessa liberalidade que tem de matar bebê hoje em dia à vontade né E Engraçado que as mesmas pessoas que defendem o assassinato de bebês com mais de 22 semanas são contra pena de morte
para prador hum se alguém tem que morrer nessa cadeia de evento Tinha que ser o estuprador não o bebê concordo 100% então assim são os desafios da da sociedade né E a gente tem que fazer muita conversa muita conversa ter muita Paciência porque há uma eu percebo um uma atitude proativa hoje em dia de alguns setores de contra a a medicina e contra a técnica médica de todo mundo querer apitar o que que o médico pode ou não pode deixar de fazer na pandemia ficou muito muito claro e isso dá essas pessoas uma sensação de
poder muito grande e elas não querem abrir mão desse poder mesmo que elas não tenh não saibam diferenciar Sei lá o Complexo de GO de uma mitocôndria elas elas se sentem a gente vê muito isso na imprensa gente você estava falou aqui no no SUS por exemplo a gente não tem não encontra equipamento para fazer normalmente um um tratamento Oftalmológico aí não encontra né que que adianta facilitar a formação do oftalmologista se ele não vai ter onde trabalhar no pú no SUS mas no SUS por exemplo você consegue fazer o aborto consegue você consegue fazer
uma Transição de gênero alguma coisa assim outro absurdo consegue a será que eles não põem equipamento que não não é para as pessoas não virem esses Absurdos eh é caro Ah não é Car meu problema é Dino trazer trazer saúde pra população é caro por outro lado existe um viej também de que é necessário manter a população num certo nível para ela não começar a pensar muito por conta própria Claro existe isso também Infelizmente essa é dominação que tem é a dominação intelectual mesmo deixa pessoa uma casta governante que domina um país não tem interesse
que a população que o povo desse país Seja inteligente e bem formado não tem para continuar no poder né a principal libertação do povo vai educação e saúde uhum não essa falsa educação e saúde que é dada hoje em dia ucação eem saúde de verdade da Pessoa aprender a pensar por conta própria e nesse aspecto as redes sociais se tornaram inimigos dessas castas eles subestimaram durante 20 anos o poder da internet e agora estão tentando fazer o impossível que é cancelar a internet não vão conseguir eu rezo para isso mas eu de novo você lembra
de falar eu tenho medo evitável Você pode você pode tornar isso muito difícil pode tornar desagradável mas você não consegue é impossível vencer tecnologia é Impossível não dá para lutar contra isso daí não o que você pode ter meios de tentar ter um controle e tal é porque eles control Mas aí você perde o discurso de que você é um defensor da Liberdade da Democracia Mas vai chegar um ponto que eles não precisam defender isso mais como sim mas quando chegar o ponto em que por exemplo e a gente já tá muito próximo disso De
que você não tem mais o que fazer Eles não precisam mais ser Ah eu defendo A liberdade não eu sou o que você tem até a China se diz democrática eles precisam desse discurso sim né É pode ser mas aí o discurso vai ser deles tá porque vamos entender o que acontece aqui já Eles já fizeram isso Antigamente você pegar informação pela televisão e hoje a gente sabe que a televisão dava matéria do jeito que ele queria ah o avião caiu se quisessem mostrar o que ver um Car eu mostrava e mostrava ainda falava assim
o e foi esse Esse o especialista falou que foi isso chega chega para um representante do governo do Irã e fala para ele que o país dele é uma é uma teocracia é uma ditadura religiosa que não é democrático o cara vai ficar horas falando para você que você tá errado aí depois ele ainda corta minha cabeça depois ele pode cortar sua cabeça sim no Irã é pendurar no guinda é no guinda ai eu vi pendura só que o lance é o seguinte Ô Francisco o que o que vai acontecer é que já tem Um
bom controle sobre as mídias tanto é que algumas pessoas que falam contra somem dali outros que não somem vão fica preso em outro lugar você vai me entrevistar daqui a 5 anos vai chegar um momento que só vai est falando quem eles querem E aí a informação que chega é só deles e aí você não precisa mais ver você vai est me entrevistando daqui a 5 anos daqui a 5 anos todo esse modelo que a gente tem de rádio TV uhum e e jornal vai tá totalmente a Com certeza aí eu vou ser tipo William
boner Boa noite senhor Francisco não não vai porque você não é entrevistador né a gente vai tá conversando né você tem que engrossar um pouco a voz ajeitar o cabelo não vai ter que melhorar demais vai ter que melhorar muito as pessoas não usam TV mais como meio de informação US Você sabe que eu tava falando isso com a com a minha esposa eh a gente quando se mudava antigamente a primeira coisa que ia para apartamento Novo era a cama um uma geladeir Zinha ou né e a TV e a TV deo que a TV
ficasse sem suporte n ficasse no chão mas você tinha que ter isso é ela essencial a tv hoje em dia foi a última coisa que foi na minha mudança e ela passa a maior parte do tempo desligada a gente liga quando quer ver tipo debate ontem né Uhum ou quer ver alguma coisa de esporte algum filme A TV para uma parcela importante da sociedade e essa parcela só só aumenta ela tá perdendo muita Importância uhum e é por isso que eu falo que daqui a 5 anos a situação Vai est totalmente diferente eles não vão
conseguir é é inevitável é inevitável e é nosso dever trabalhar para impedir que uma ditadura formal clássica seja instalada nesse país você acha que a direita volta para presidência em 2026 volta falar que quem vai ganhar é a jan em 2026 sei eu também vi falar que a dilm ganhar Em Minas Já vi falar que o bolos vai ganhar em São Paulo em eleições limpas essa galera não ganha nada mas é o PT já não tem mais força para eleger prefeito em cidade grande há muito tempo isso é engraçado né o o Lula dinheiro tem
e dinheiro faz diferença quandoa em 2 nas eleições né ele teve 2022 ele teve mais de 50% dos votos aqui em São Paulo na cidade de São Paulo fo foi onde ele ganhou né Paul fo Presidente ele teve mais de 50% dos votos foi onde el gan e O bolos não tem 20% dos votos aqui mas é muito louco isso aí né não pensar nisso não você acha que não faz não faz sentido Não esse raciocino não uma coisa é o Lula não tá o Lula é mais conhecido que o BOL uma coisa é o
Lula outra coisa é o PT e outra coisa é o bolos existe aí tem uma parcela aí de 20 25% da população 20% que se assume como comunista pode dar o nome que quiser Para isso sempre vai votar na esquerda e sempre vai votar No Lula no PT e no bolos certo is é quantos por cento 20% são os votos do hadad também é essa galera interessa quem tá lá interessa tá é cego mesmo é não dá para comparar o bos não tem a maioria nem no pessol as informações que eu ten é que boa
parte do pessoal detesta o bolos di de passagem mas ele tem um poder político grande lá então quando você tira Lula e bota bolos esses 50% do Lula desidratam absurdamente po é muit existe uma Parcela da população que vê o Lula de uma forma mas não se identifica como esquerda de fato aham Essa é a parcela que o PT e o Lula estão perdendo nesse mandato atual do presidente Lula enfraqueceu deceu muito o cara não viê o Lula mais como salvador como o cara que deua sempre foi vendido graças à imprensa graças a um monte
de gente como um Salvador uma espécie de Getúlio Vargas uma espécie de juselino kub Cheque Sim aonde você vota no cara você não vota no partido você não vota na ideologia por trás você minimiza riscos porque você você gosta aquele caraa ele traz um Carisma importante né mas se fosse o Lula candidato a prefeito ele estaria em primeiro nas pesquisas aqui em São Paulo provavelmente ainda Ah eu acho que não mas é não menos como foi em 2022 porque em 2022 teve a turma do nojinho né sim Sim a turma que ai mas o bolsonaro
é nojinho Então vou votar no Lula essa turma eles perderam é isso aqui para prefeito ele não ganharia porque ele não eu acho que o Lula não ganhou o bolsonaro perdeu o Lula só tem 20% o bolsonaro perdeu isso só que aí a galera falou assim ó não vou votar no bolson vou votar no Lula contra com qualquer outro eu vejo às vezes cada imbecilidade sendo dita por pessoas que eu começo a acreditar que na verdade a fraude foi Contra o Lula que ele na verdade teve 80% dos votos e não 50 porque é impressionante
mas assim eh o o agora falando sério né ah o Então queria falar que uma coisa é o Lula outra coisa é o PT outra coisa é o bolo é tem um nome del Faz um esforço desesperado para se colar o Lula é óbvio lógico mas o Lula também ele ele sempre foi uma pessoa dominante nesse Campo ele nunca deixou ninguém crescer perto dele então quem que sobrevive ao lado dele Até hoje mediocres sim o holofote é sempre ele né isso todo mundo que tentou crescer junto Foi decepado por ele por isso que um possível
sucessor dele vai ser ajan né não tem sucessor você acha que ele não consegue fazer ela Getúlio Vargas teve sucessor não Jocelino teve sucessor Mas você tá falando os cara [ __ ] mano não tô falando de [ __ ] no sentido de tô falando de pessoas que que c optaram o Carisma da população sim bolsonaro não vai ter Sucessor esquece você acha que não essas pessoas são elas Ach que o Marsal não pode tomar o capital político do bolsonaro o Marçal tá se tá se criando como uma nova opção em nenhum momento como opção
ao bolsonaro Mas e o Tarcísio o Tarcísio é um quadro técnico que foi eleito por indicação do campo da direita né é o bolsonaro ficou próximo dele ali e já existiram muitos políticos técnicos no Brasil mas sem o bolsonaro o tarcíso não Consegue nada também é oi ah o ncolas nas bem forte jovem ainda né Nicolas é um outro cara que tem o potencial de se fazer por si só mas o que eu tô falando para vocês é que quando o Lula sair do cenário vai acabar vai explodir o PT vai se fragmentar em 10.000
correntes vai desintegrar tudo porque ele é o amálgama Uhum ele é o amálgama né então o fato dele ter tido 50 e tanto por na eleição para Presidente não tem nada a ver que a eleição para prefeito é diferente de eleição para de eleição para presidente né muito diferente aí eu te falo tem gente que Prefeito el não ganharia BOL senão o bolo já tinha já tava em primeiro já tinha Tem gente que fala que o Lula só é presidente por conta do do seu é seu primo seu pai que que ele é seu por
causa do Fernando Henrique Fernando Henrique é verdade os dois são carne unha Seme que que o Fernando Henrique é seu ah o Fernando Henrique é um parente distante é eu prefiro que seja continue sendo né mas ele só é presidente por conta do Fernando Henrique cardos Fernando Henrique fez muita força pro Lula ser eleito Sim muita e conseguiu é nunca foram inimigos nunca foram né puro teatro das tesouras Total total PSDB e PT é o mesmo lixo agora o PT cresceu né e o PSDB definhou né virou um apêndice do que já Foi e nunca
mais vai crescer de novo acabou acabou não tem PSA mais é porque a pessoa que era do PSDB achando que ali era uma coisa conservadora tal viu que não é saiu pulou fora quem quem matou o PSDB foram dois foi o bolsonaro e foi o Lula acho que não tem um partido conservador no Brasil de fato ainda não nem o PL é conservador Não não é é todos esses partidos estão infiltrados um partido conservador como tem na Inglaterra como tem o os republicanos Não a gente não tem são organizado que ainda não precisa ter um
dia mas até então a gente não tinha nem tem direita a arquitetura política do Brasil ela tem que se mudar ainda tem que mudar um pouco sim exatamente até tempos atrás você tinha vergonha de falar que era direita Eu por ser um dos poucos que começou a falar isso acabei tendo um destaque maior aí tô aqui hoje mas a para muitos ainda é uma certa assim eu falo abertamente sério você acha que as Pessoas tinham vergonha de falar que era de direita por causa da herança da ditadura né eles fizeram muito bem o trabalho na
mídia e orgulho de falar que é de esquerda parece que minha percepção é o contrário disso aí é que isso mudou nos últimos anos né Depois que a esquerda declaradamente porque sempre foi né mas depois que a esquerda assumiu e e tá fazendo as cagadas todas faz petrolão mensalão contribuiu muito para isso aí Né mas ainda existe o um dos planos do Marsal é zerar os leitos aqui de de fila de espera aqui de São Paulo você acha que isso é possível é possível fazendo um trabalho focado coordenado Inteligente você consegue será impossível né mas
você tem uma fila com pouco tempo de espera realmente Dá para colocar eficiência nisso daí Porque uma coisa é o seguinte eu tenho uma fila com 40.000 pessoas aguardando uma cirurgia Eh uma cirurgia de vesícula sei lá Uhum mas essa fila roda em 45 dias Ok é melhor do que eu ter 1000 pessoas aguardando uma cirurgia de vesícula mas leva um ano para eles operarem está no no plan que você tá ajudando form o que importa é a eficiência e não exatamente o tamanho da fila sim eu posso ter uma fila ali com 50.000 pessoas
aguardando e cirurgia de catarata se eu consigo rodar essa fila Em poucos meses perfeito mas é melhor do que ter 2.000 pessoas aguardando dois anos mas eficiência se aumenta a fila também né quando você aumenta a eficiência você aumenta a fila porque tem uma demanda reprimida que surge Com certeza pessoas que não procuram porque sabem pessoas nem perdiam o tempo eu vou lá porque agora tá dando certo vai aumentar a fil e isso é um efeito rebote que a gente já avisou lá na equipe que vai Acontecer vai acontecer vai acontecer e tem que ser
tratado porque depois que essa essa demanda reprimida é tratada você passa a lidar com uma demanda regular desde que você não falte com serviço de novo Uhum Então vou ter uma explosão de gente procurando cirurgia de catarata mas depois de um ano um ano e meio de governo aí isso atinge um patamar regular aí fica regular a pessoa vai no sur de São Paulo e consegue em poucas Semanas tendo a indicação médica tudo certinho operar a catarata mas aí fica mais fácil de gerir o sistema você dá eficiência PR tudo depois H você chegou nessa
constante aí acabou o sistema já vai est pronto só que se tem custo tem que ter planejamento mas traz economia depois lá na frente se fizer direitinho com gestão aí você tem que atuar aí eliminando os sabotadores do sistema esse sabotador do sistema Esse é O jogo Os sabotadores do sistema para muita gente não é interessante que socorra porque vai perder privilégio de indicação de vaga é vai perder privilégio de venda de vaga eventualmente de maneira direta ou indireta você vai perder a fila na sua Clínica privada que você tem em frente ao Hospital que
não funciona eh tem muit tem muita coisa por trás não é à toa que a coisa funciona mal e Óbvio Vai ter um gasto que é outro teto que tem que controlar mas você consegue fazer isso assim se tiver porque São Paulo tem o o equipamento para isso sabe que eu conversei com um deputado federal e ele falou que no dia que ele ganhou a primeira vez que ele entrou numa reunião um cara chamou ele e falou assim você é o mais bosta aqui viu deputado federal o resto tudo manda muito mais do que você
e eu acho que a probabilidade disso Acontecer é muito grande sabe Vereador tem mais poder em São Paulo que deputado federal Vereador muito mais poder é estranho né demais da [ __ ] né velho é mas São Paulo a gente tá falando o PIB de São Paulo é maior que de muitos países né por isso que o vereador tem muito mais poder que o deputado federal é muito dinheiro que passa aqui na e não é só em São Paulo o vereador tem cont contato direto com a prática com o Acesso ao povo a eleição para
vereador é muito mais difícil e Cara às vezes do que para Deputado Federal você acha que o vereador é mais difícil ganhar do que o deputado federal aqui em São Paulo acho acho que isso cara se você não consegue um apoio das bases populares você não se elege Vereador Mas você consegue eventualmente um uma eleição para Federal E aí você ainda tem um outro jogo né olha aqui você pega por exemplo Um vereador hoje Hoje ele tem o ele já tá ali ele tem uma grande pessoa um conjunto de gente confia nele né dá para
ser o pais para toda escalar tudo para cima porque o cara quer ser Deputado vai procurar o vereador o prefeito precisa do da ajuda do vereador porque o vereador elegio prefeito Vereador elge Deputado elege todo mundo o vereador traz as comunidades para você é você você conheceu o Pablo onde o marcal Ah eu já segui o Pablo nas redes né mas Nada próximo nada próximo talvez pela minha atuação talvez pelo podcast que eu fiz aqui acho que vocês foram quase juntos lá no Monark Quando você foi no Monarc acho que uma semana duas semana depois
ele foi ele foi talvez pelo que eu já disse e falei a equipe de campanha dele liderada pelo Sabará me procurou é foram ó não sei se eu posso falar né foram a um médico em comum e me indicaram e E aí ele me procurou e a gente começou a Conversar aí depois eu encontrei com Marçal uma vez e depois que ele explodiu aí nas campanhas impossível achar o cara mas eu queria saber pelo seguinte se você conhecia ele e se ele tem um plano maior do que a prefeitura se você sabe disso por est
próximo numa campanha dele Olha não sei dizer mas assim é possível que todo mundo que entrea prefeitura pensa alguma coisa depois é difícil falar que não mas o que eu sei é que ele tá V pr pra Prefeitura ele quer usar São Paulo como exemplo Aham ele um presidente aí você iria para ministro da saúde talvez você nunca se te chamar você não vai não por que não falo isso hein tem que mudar não por que que é dia de ser Ministro se você não tem poder mas se ele te desse autonomia aí pode ser
mas não vai acontecer porque eh vai se o cara for bom ae vai pá e falar mano faz o trampo aí o Ministério da Saúde ele é um mero Repassador de Passes de dinheiro no Brasil ele não faz política nenhuma a verdade é essa quando você montou o SUS eles cuidaram direitinho para que Brasília não interferisse no negócio então você tem a comissão tripartite Você tem o conage você tem conente que são entidades privadas acho que tem poder de órgão público você tem a municipalização do SUS né então é você não consegue fazer um Uma
política vertical de saúde eficaz então tem quear toda a estrutura do SUS se alguém seja o Marsal qualquer pessoa chegar Francisco Você tem liberdade aqui e do congresso também para mudar toda a estrutura do sistema de saúde para o Ministério da Saúde poder de fato exercer alum diferencial aí tudo bem mas para chegar lá como a Nísia como os outros que não conseguem fazer direito nada e tão presos por essa arca de comissões Tripartites bipartites e não sei o quê e papapá e ministério público e todo mundo querendo mandar na na saúde do do do
Município aí é muito difícil alguma coisa dar certo essa é por isso que eu falo que tem que começar do básico né o Pablo Marçal pegar o suj de São Paulo e transformar isso em algo eficiente mostrar dar o exemplo né por exemplo e assim é é todos já viram o que aconteceu né no passado de pessoas que tentaram né fazer coisas muito rápidas tal não é não Tô vendo isso na proposta dele não ô Francisco o Dr ze balos falou pra gente aqui do covid intestinal isso você pode falar alguma coisa disso aí também
pra gente já caminhar aí pro dentro da dentro daquilo que a gente fala de síndrome de pós covid de covid crônica de fadiga crônica uma das teorias que tem mais sido estudadas ultimamente é que a perpetuação da inflamação no corpo da pessoa tem como di no intestino alterações feitas pelo vírus Da covid na nossa flora intestinal tem relação Direta com os quadros que a gente tem visto de síndrome de fadiga crônica em alguns casos inclusive uma uma perpetuação viral nos intestinos Aonde eles usariam as próprias bactérias intestinais para replicação já tem estudo mostrando isso também
e o intestino é basicamente a máquina da produtora da imunidade do corpo humano é no intestino o intestino é um órgão muito negligenciado pela Medicina como um todo é muito pouco utilizado muito pouco aproveitado para fins de tratamento e a gente percebeu que abordando o intestino Na tentativa de desinflamar a pessoa ela acabou em muitos casos e tem alguns estudos mostrando isso evoluindo com uma recuperação rápida daquele quadro que já vinha se arrastando ao nome disso se deu o nome da teoria do covid intestinal uhum tá E aparentemente o intestino Tem sim algum papel nessa
parte porque no Meu consultório e no doze balos e eu já trabalhei junto com ele é impressionante a quantidade de pessoas que após você abordar o intestino né com suplementação com mudança de dieta com alguns tipos de apias e com nível de evidência ainda baixo vamos dizer assim eh você olha que aquela pessoa fica desinflamada usang de cadores de inflamação cai uhum quando a gente podia medir a citoquina via que a citoquina também ficava regular e elas falam pra Gente eu melhorei da minha memória não tô mais cansado acabou a alergia né a psoríase foi
embora eh tô conseguindo dormir de novo e intestino tem a ver com sono tem que melhorar o sono també pessoa comendo direito hidratando direito dormindo direito exercitando direito e pegando sol direito ela já fez 80% do que ela precisa do tratamento para para tratamento inclusive de outras coisas Nós somos o país do Sol com Índice de vitamina D muito baixo vamos P tudo branco é que pegar sol é branco eu falo assim né de de sim né tem pegar foto fó de melanina mesmo é a gente não pega fó minha esposa Ela é morena se
olha ela tá amarelinha Já é pô aí obrigado viu Doutor mais uma vez obrigado quem quiser te acompanhar né você já falou que você passa muita dica aí no Instagram Qual que é o Instagram é vocês podem deixar marcado aí na tela vai tá vai est aí na no Dr de doutor né Dr Francisco Cardoso 79 tudo junto é o meu Instagram pode procurar pro Francisco Cardoso no Instagram que temporariamente eu tô fora do Shadow Ban vai conseguir me achar eu tenho dois perfis um tá em manutenção vai tá descrito lá né este perfil tá
em manutenção favor me siga no Dr Francisco C 79 Eu também tô no telegram no meu canal Eu também tô eu tenho um site drfc cardoso.com.br e agora passar a eleição tudo eu vou começar a trazer conteúdo Para esse site também de no site é saúde também é saúde agenda consulta tal mas tem tá tem falar muito de saúde também boa eu vou começar a deixar muito texto ali de saúde eu tô montando agora um texto Todo sobre medicina do Viajante muita gente que me procura porque viaja pro exterior e fica doente dá para evitar
isso de caso fazendo um tratamento profilático levando as coisas certas né tomando eventualmente uma vacina ou outra que naquele país tem né Uhum Então a gente faz um planejamento de saúde adequado e a pessoa consegue se virar na maior parte das vezes curtir a não perder o os 15 dias em Paris porque pegou uma gripe né sim pô a gente vai fazer uma viagem agora até o Pedro queria te perguntar assim eu perguntei da F amarela F vacina que a gente tem que tomar a gente vai para Manaus gravar um episódio com com Richard rasm
lá da Floresta Amazônica e aí bom se vocês não tem da febre amarela Eu recomendo Fortemente que tomem da febre amarela 10 dias antes da viagem já tem que tomar é hoje é hoje você tem um aí não para tem que tomar vai clínica particular qualquer uma e no SUS acho que não vão dar porque no SUS tem critério né Aham mas na clínica particular você toma 10 dias já fez o efeito já tá apto se for viajar para algum país que exija certificado de febre amarela aí Tira o certificado online no na Anvisa no
gove BR Ou aquele Certificado Amarelo uhum tive um paciente que voltou de viagem porque ele não me falou que a a viagem dele paraos Estados Unidos tinha escala na Colômbia a colm Entra você não pousa na Colômbia E aí que que aconteceu voltou ele nem saiu dos Estados Unidos por conta da escala voltou voltaram ele rapaz olha aqui o risco que eu corri a última vez que a gente foi eu fiz a escala no Panamá Panamá né Panamá é a sua sorte que ninguém viu então não me pediram Nada eu poderia ter voltado Panamá também
obrig pede aí lá lá fodeu já A sorte é que essa essa vigilância não é 100% é é mas no caso dele pegaram ele voltou eu tinha voltado e você fez só só ficou lá no aeroporto eu saí né eu fiquei lá dois dias a verdade eu ainda saí passaporte de você deu uma [ __ ] sorte falharam e voltei também falharam falaram falharam falharam feio eu vi que ali na hora que conversou L tava mais Não é rigoroso igual lá nos Estados Unidos Por exemplo entrar aqui pros Estados Unidos não precisa de FEB amarela
se for direto é é caramba velho É aí ó tá vendo vamos ficar An n isso aí não perde vi então eu vou fazendo toda a parte de medicina de Viajante no site legal e vou ter a parte também de doenças também pro pessoal que não tem muita gente não tem Instagram tal poder me me seguir por lá e eu vou também ter a página que eu prometi em campanha do Conselheiro Federal a gente vai criar uma página do Conselheiro Federal de Medicina em São Paulo aonde os médicos vão poder entrar lá para tirar dúvida
pedir eh informação dar sugestão tem um contato direto com o conselheiro Porque isso é uma coisa que o pessoal sempre reclamou né a gente vota no consel o cara desaparece não fala é né e eu vou est presente aqui na população outra coisa que é importante você como Conselheiro é isso né Muito médico tem Um receio de ter rede social porque o cfm briga o CRM pega no pé não dou muito não tem que fazer direito sim sim sim tem que fazer direito eu eu eu tenho eu tenho out um curso que eu no momento
não tá a venda mas que eu ensino médico a fazer rede social respeitando as regras éticas né Eh e acho que eu até reabrir esse curso aí depois que mas o pelo próprio cfm já tem toda uma regulamentação né de como fazer o médico tem que ter rede Social médico não pode PR o O médico não pode ficar fora da rede social hoje em dia não pode uma rede social boa que passa informação de qualidade com segurança é essencial pro médico hoje em dia não pode deixar de ter o cfm hoje tem algum receio tipo
vou te dar um exemplo eu conheço alguns médicos que estão fazendo medicina no Paraguai né para vir pro Brasil tem que fazer o revalida depois né tem que fazer eh muitos não fazem porque é difícil acaba Atuando em outros locais né mas hoje com a telemedicina ele sei lá monta um consultório lá no Paraguai mesmo e atende a família dele aqui os amigos dele aqui n bom se ele eh eu sei que não pode não pode mas mas acontecer é mas ele não tem CRM né A primeira coisa que ele não vai conseguir fazer no
Brasil é receitar é qual é o CRM dele não tem não tem então não vai conseguir fazer receita não vai conseguir dar testado sim então boa parte das coisas que Procuram o médico ele não vai conseguir fazer vai ficar como né se eu eu entendo mas você entende que eu acho que tem que ter essa preocupação tem que ter esse assunto Isso vai acontecer em algum momento já tem isso já tá sendo discutido tem médicos no Brasil que 70 60% dos pacientes dele vem de fora vem aqui consultar com ele e Quem garante que isso
não pode acontecer daqui um tempo né e com a telemedicina não poder pode a questão é o seguinte eh se for Pego aqui no Brasil vai sofrer sanção vai ter problema com certeza agora eu quero ver um cara que não tem CRM fazer telemedicina para brasileiro que que ele ele ele não vai conseguir nem se cadastrar no proto eletrônico para você se cadastrar no pronar eletrônico você tem que ter um CRM não e eu tenho uma dica muito boa aqui se esse médico se ele fizer o revalid ele pode entrar e atuar aqui dentro pode
à vontade se ele ele é bem Difícil não é difícil a prova do revalida não é difícil só que o preparo Desse pessoal é muito fraco é isso que eu ia falar se passou no R não merece mesmo não passou lá não consegue nem passar no revalida não não vai não que é ruim pro Vasco é o que eu falei do o médico ruim mano não é porque formou aqui que tá bom não é o cara nem passou na revalida é não o que que ele tem a oferecer ele tem que se qualificar melhor ele
Ele estudou para dirigir Carro mas ainda não sabe não é igual tirar a carteira não tirou a carteira não a pessoa quando vai estudar no exterior ela sabe que tem a regra não adianta chegar depois e se fazer de vítima e falar ah é que eu eu não posso atuar no meu país meu amigo quando você foi para cuba Quando você foi pro Paraguai paraa Argentina você já sabia que a regra era essa o vem falar que não sabia não Claro que sabia então se prepare muitos passaram no revalida e São médicos atualmente no Brasil
são médicos até bons mas estudou estudou é esforço isso é esforço pessoal do gético é não Não dá para passar a faculdade toda na na chopada e depois não não não consegue fazer uma prova que fala de diabete pressão alta e tuberculose não eu eu não tenho que fazer o revalid eu não sou contra foi lá estudou é é é tem que fazer esse vai melhorar muito também pô é isso obrigado Mais uma Vez Valeu galera agradeço obrigado a todos sempre à disposição aqui de vocês se inscrevam no canal é muito importante que além de
nos ver que você também seja o número então a gente não falou isso antes mas vale do mesmo jeito se inscrevam no canal é isso Valeu galera [Música] fuii n