[Música] como não ficar tão chato aprender fundamentos do desenho não sei Perguntaram para mim aqui fazer umas considerações A esse respeito é muito simples cara é só você se matricular no comod desenhar.net É verdade Gu né não é bem assim é p tem também o Como desenhar manga PME ou como desenhar quadrinhos.com ou os nossos cursos de desenho gestáo só profissão desen que acho que ele já é mais outra pegada mas não Gui não é merchan eu tô falando sério essa é uma das formas de não ficar tão chato ser matriculando num curso não cara
o fato de você ter mais pessoas que também estão aprendendo no mesmo ão mais ou menos no mesmo nível que você eu acho que isso estimula bastante você ter outras pessoas também estão ali estudando então é uma fase que Geralmente a galera é meio costuma ser uma compreensiva com a outra né Eu acho que salas de aula costumam dar esse contexto eh Pode ser que você encontre grupos que não são de estudo né às vezes algum grupo de de desenhistas ou etc que é a pessoa pessoal bacana meio que dá uma força um pro outro
servidores do discord então não necessariamente é um curso tá É pode ser algum grupo e tem outras pessoas que estão al no mesmo nível que você isso estimula para caramba porque vocês vão trocando figurinha né vão conversando aí uma dificuldade que você tem também é do outro é meio que vocês sofrem junto aí o outro dá um toque ajuda tudo isso é legal né Eu falei de curso porque eh cria um contexto mais bacana né geralmente tem um professor todo mundo que tá lá é para isso né às vezes grupos meio abertos nem sempre pode
acontecer de vir alguém que é tão legal tá pode acontecer de um pessoal não tão legal né mas aí você tem que ser esperto viu que ó aqui não não tá muito que eu quero sai e procura outro né É você tem ter esse time isso é uma coisa que é legal né Outra coisa que é uma palavrinha que eu gosto né é sobre você ser pragmático Hã Eu sou um cara pragmático geralmente empresários são muito pragmáticos ah sub inent que desen ises costumam ser mas hoje eu vi vejo que não cara eu maior parte
dos artistas que eu conheço eles s é muito românticos isso sim né Muito teóricos eu acho para muita coisa né apesar da área ser Prática eu sei que parece meio contraditório né mas que eu quero dizer com pragmático eu quero dizer com você ter sempre alguma aplicação do O que que você tá estudando o que que você tá fazendo né Eh entendeu porque que eu falei muito de teórico né então H aí que é um negócio legal sempre fiz quadrinhos e então sempre tinha um prazo para cumprir com as histórias o número de páginas um
roteiro que eu tava escrevendo eu sempre tinha um objetivo então isso me estimulava a ter uma prática regular não era uma coisa tipo solta sabe Ah vou desenhar hoje é o quê Não eu tenho o quadrinho então tenho que criar personagem eu tenho que pensar nas cenas tudo isso foi amadurecendo e é um pensamento pragmático né porque aí na hora que eu tava desenhando eu via que pô não tô legal em perspectiva eu vou aprender melhor perspectiva para poder desenhar melhor as páginas as cenas que eu quero eu quero uma pose dinâmica para um né
com com movimento eu não vou fazer isso só a esmo né pô tem uma aplicação ali que eu quero fazer então pode ser uma série pode ser uma um livro ilustrado Pode ser às vezes um alguma coisa que você quer fazer que tenha algum fim alguma possível aplicação não precisa ser um negócio super complexo não às vezes algo que você combinou com você mesmo ou algo que você fez com o seu grupo de amigos ali Vamos fazer uma cab todo mundo é homenagem é um tema Então você vai Se forçar a fazer uma coisa que
não tá muito ali na sua zona de conforto né vai te exigir um pouquinho mais mas você dá conta de fazer isso também é não deixa essa prática tão chata né Ah mas thago é fundamento sim sim sim é de fundamento que eu tô falando então por exemplo Ah vamos fazer uma eh uma collab que é de algum anime que tá em alta aí sei lá aí é para cada um fazer um personagem cara pega um personagem que tenha detalhes de algo que você tá estudando precisa melhorar nesse momento Ah tô estudando roupa pô pega
um personagem que tem uma roupa bem doida a eh anatomia né tô ruim em anatomia Que tipo de pose você tá ruim pose expressiva pose em movimento pose em angulação entendeu ah vou fazer em angulação beleza pensa no ângulo que você quer e você vai treinar em cima para conseguir fazer aquela pose Então você tem um motivo do Por que você vai ficar ali treinando entendeu Você vai aprimorar aquele fundamento para conseguir aplicar naquele desenho que você quer isso é ser pragmático né Você tem um motivo do Por que você tá pegando aquele estudo você
vai jogar né usar em alguma coisa isso tudo deixa menos chato né menos cansativo ã Mas é claro tá pessoal Nem sempre é só alegria assim você tem que ter uma certa disciplina também você tem que ter um certo cronograma que você segue tem que ter uma coisa induzida Nem sempre é só legal maravilhoso bacana tem hora que é meio maçante mesmo aliás desenhar por si só é maçante pessoal vou contar um negócio para você aqui tá eu sei que a gente aqui faz Live desenhando cara mas eu mesmo dificilmente Fico assistindo alguém desenhando ao
vivo por qu porque é lento é demorado Live de desenho é um negócio Marante cara por isso que a gente tava tentando fazer desafio de desenho para vocês desenharem com a gente para ficar mais legal né pó desenhando ficando E aí pessoal beleza Ô fulano e aí mano ô Valeu super chat aí quando tem uma conversa alguma coisa fica mais legal entende então pressupõe-se já que é meio meio massante meio cansativo então eu a que você pode separar um período de concentração maior que você tá lendo a teoria e aplicando aquilo e um período um
pouco mais freestyle porque aí você pode ouvir o seu podcast pode ouvir a sua música tal e você já pré-definir ó vou fazer 10 pos aqui vai lá né Line of Action alguma coisa aí tudo bem teria sua tocando né um momento que é de concentração Total pra teoria momento da prática assim você pode ligar um pouquinho desligar um pouquinho mais e e fazendo eu acho que é você dosar essas coisas né sempre com uma visão pragmática do negócio fica um pouco menos chato e se tiver mais gente e estudando junto com você fica mais
legal ainda Fora as amizades que você vai fazer então fico à disposição aqui né Tem uns cursos mas tem outros também escola presencial é mais legal ainda porque você vai presencialmente convive com aquela galera começa a rolar uma amizade de repente ali isso é bacana também né Aliás hoje em dia aula presencial e tem muito do convívio né Eu acho que não é só a teoria que você vai pega é o conviver o estar lá com outras pessoas isso ajuda muito também V evolução de todo mundo e a sua também Beleza então isso aí galera
esse foi o vídeo de hoje aí valeu Estamos conversados por enquanto