Você sabia que existe curso superior reconhecido pelo MEC em apenas 3 meses sim existe pessoal de acordo com a lei dir eletriz e base educação 93 9496 e de acordo com MEC basta ter nível médio completo que você consegue fazer o curso superior sequencial de gestão e segurança pública e privada e com ele você pode prestar qualquer eu vou repetir qualquer concurso público que exija nível superior completo em Qualquer área sem exigir graduação ou diploma concurso de Polícia Militar Polícia Civil de alguns estados polícia penal Bombeiro Militar guarda municipal concurso de prefeitura técnica de administrativo
qualquer concurso ficou curioso tá achando que é golpe não tá acreditando clica aqui abaixo agora e sabe mais que eu vou te explicar esse vídeo é para você que assiste o redc Agora você tem uma condição especial clicando nesse link aqui para adquirir o Batismo Bitcoin O batismo Bitcoin é o primeiro Sacramento para que você atinja sua autoss sooberanoo nenum esposa adúltera nemhum filho bastardo ou indigno t um centavo de você para você dominar essas habilidades você não precisa desse treinamento mas esse treinamento vai L economizar milhares de Horas de pesquisa que é o que
nós fizemos antes de oferecê-lo a você você vai ter suporte durante o ano suporte integral por escrito por telefone o que Você quiser para você ser capaz de comprar vender e o mais importante de tudo manter bitcoins F alto Custódia offline você mesmo gerar e assinar sua chave se você não tiver preparado para fazer isso você provavelmente vai pagar para ser sodomizado você já tá pagando para ser sodomizado se você não entende o que é Bitcoin você deve temer o Bitcoin O Bitcoin é perigosíssimo como a energia elétrica e como a energia elétrica quem ignorou
foi destruído foi Obliterado financeiramente se você quiser seja muito bem-vindo um abraço e minha honra muito boa tarde caríssimos espectadores cada vez mais cautelosos é cautelosos e protegidos da chuva a chuva que a sola este Brasil a sola a cidade de São Paulo toda embaixo d' água daqui a pouco tá tendo chuva Ventania derrubada de árvore e falta de energia elétrica esse que é o problema né Tipo isso que pode AC jeito a gente começa ficar preocupado né é a Enchente é o é o primeiro passo segundo depois a é a queda de árvore depois
energia que fica todo mundo vai ficar o final de semana aí ó vocês de Pinheiros aí ó fique esperto a vantagem só hoje é que não tá ventando muito pelo menos tá chovendo mas não tá ventando porque quando venta aí te ferrou mesmo Aí ferrou bom estamos aqui para mais um episódio e como vocês já viram estamos com ele Sérgio sacani e aí galera salve aí para vocês tudo bom pedir desculpa Aqui pro Júnior que a gente tinha marcado aquele Episódio lá com com réis né E aí não deu para eu mas eu conversei falei
para ele que eu não ia conseguir vir que eu tava voltando de viagem tava lá com com meus meus afazeres apresentação para fazer aula para dar aí conversei com o Júnior e tava tava tudo certo que a galera ficou lá falando Ah você abandonou o Júnior e tal não cara eu tinha falado com ele não é é que o Serjão ele ia se esforçar para chegar Aqui entendeu ele ia dar um jeito de vir no no episódio você foi PR Pode falar não eu tava na Islândia né não é eu tava na Islândia fui eu
fui nesse meio tempo né Eu fui pra itlia voltei passei uns três dias aqui fui pra Islândia voltei fui PR Floripa voltei e agora estamos aqui é então acontece essas coisas assim né atrasa voo etc ele dá uma ele ia se esforçar de est aqui mas se ele viesse PR cá ele não ia ter tempo de fazer as coisas que ele tinha que fazer pra Viagem dele né faz ISO aí mas tá tudo certo gente tá estamos aqui hoje o assunto é pseudociência é um assunto polêmico e Teoria da Conspiração tá então deixa o seu
like se inscreva aí no no redcast quem por acaso não tá inscrito ainda vamos bater um papo aqui com o Serjão falar primeiramente dos nossos patrocinadores né como vocês sabem nós estamos aqui sendo patrocinados pelo o time Maravilhoso aqui do redcast que é justamente o quê Instituto Oliver carreiras policiais para você que quer ser policial civil policial militar policial penal com editais abertos em todo o Brasil você pode prestar com a o auxílio do Instituto Oliver para você ter a capacidade de ser aprovado nesse concurso público para você passar no teste de aptidão f física
enfim todo o gabarito para você se tornar um um profissional da carreira da Segurança Pública tá certo é você também tem nós Estamos falando aqui do Bitcoin Então você viu aí o o anúncio do Renato 38 deixou bem para vocês o recado hein compre o curso batismo Bitcoin para você que não tá sabendo de nada a respeito desse assunto Bitcoin é o ativo que mais valorizou nos últimos anos tá batendo dólar ouro qualquer outro tipo de ação fundo imobiliário e renda fixa tudo que você tá colocando no seu dinheiro você tem que parar e observar
o seguinte o que que o Bitcoin tem que esses esses Esses outros ativos não tem Pois é uma valorização absurda Principalmente agora depois da eleição de Donald trump não fique de Fora Entenda os fundamentos do Bitcoin comprando o curso batismo Bitcoin com 30% de desconto como o Renato 38 avisou e depois disso tudo você vai comprar o Bitcoin como através da Spike to Spike Spike to Spike é um ecossistema onde você compra Bitcoin suas crpt suas criptomoedas e você saca diretamente para sua carteira com e Segurança e privacidade Ou seja você consegue comprar e ao
invés de você deixar o seu dinheiro lá você consegue sacar todo o o valor que você comprou então você compra lá um Bitcoin meio Bitcoin etc não tem problema Você pode sacar aquele valor e fica na sua carteira e depois disso ninguém tem acesso só você mesmo é fantástico né gente e para finalizar falar do da dinox né [ __ ] churrasqueiras el lá né inclusive o pessoal já tá querendo Marcar uma segunda uma segunda chamada aí bora ué Bora lá churrasco churrasco maravilhoso né quem sabe fazer é outro é outro nível né cara o
cara lá manja demais no churrasco ní e é chuiso É pô a picanha que os caras trouxeram L tinha que ter ido na terça né porque o Corinthians ganhou se do do Palmeiras aí era o dia da nossa da nossa revancha de lá porque quando nós somos o Corinthians acabara de ser eliminado e tud tinha sido eliminado ia ser ia ser um dia da Vitória ia ser muito melhor bom mas é isso gente para quem não sabe a dinox churrasqueiras elétricas tecnologia alemã grelha em teflon toda em noox fcil manutenção limpeza e você pode fazer
em ambientes fechados como no seu apartamento na sua casa tudo que você precisa é você adquirir a sua dynox que ela é uma churrasqueira elétrica que garante o sabor a qualidade a maciez da Carne Tá isso daí é indiscutível beleza ah faça o seguinte tá tem o o QR Code e O link da descrição para você entrar em contato com eles também não deixa ó final de ano tá aí a black FR a black friday tá aí também então quem quiser de repente tiver precisando dar um up ali no seu apartamento Ah e legal ela
consegue também ela é móvel tá você pode levar para sítio praia qualquer outro local que funciona perfeitamente beleza é isso aí obrigado aos patrocinadores Bom vamos lá Serjão eh O tema é pseudociência e Teoria da Conspiração né Aham que são duas coisas que que às vezes elas se confundem né em determinadas situações né mas o que que seria então né primeira coisa tem que ver É o seguinte né primeiro antes de falar o que que é pseudociência tem que entender o que que é Ciência né então a ciência ou coisas que a ciência responde né
a gente fala que é que são coisas que são baseadas no método científico então Isaac Newton ele bolou uma maneira de você Eh realizar experimentos e chegar em conclusões a gente chama esse conjunto de tarefinhas de método científico então ele sempre começa com uma Então você bola uma pergunta depois você bola as hipóteses do que que responderia aquela pergunta você bola Os experimentos aí você realiza Os experimentos Os experimentos Na hora que você estiver realizando eles Pode ser que você tenha que voltar e refazer algumas hipóteses não tem Problema nenhum você refaz elas depois do
depois que você faz o experimento você tira chega nas conclusões o ideal é que esse experimento ele possa ser replicado de forma independente Isso quer dizer o quê eu faço um experimento aqui por exemplo a lua vamos pensar assim bem a lua Será que a lua tem cratera vamos vamos ver vamos tentar responder aí eu bolo um experimento Qual é Meu experimento observar a lua com telescópio que é única maneira que eu Tenho eu observo daqui e vou lá ou tiro foto ou desenho e tal você pega um um telescópio vai lá do outro lado
do mundo e observa a lua do mesmo jeito você vai ver exatamente as mesmas coisas que eu tô vendo Opa quer dizer dizer que o o experimento foi feito de maneira independente e chegou ao mesmo resultado certo então isso aí já é um fato muito bom para PR pro lance do do método científico entendeu E aí você vai traçar as hipóteses bem aqueles Buraquinhos que Eu vejo na lua o que que eles são eles podem ser um monte de coisa e aí você vai através das hipóteses que você traçar tentar achar evidências para responder aquilo
ali é mais ou menos como resolver um crime Então imagina que a pessoa chega chegam em casa tem uma pessoa estirada no ela tá morta você tem que saber porque o que ela morreu ela morreu ela foi envenenada Será que ela foi assassinada Será que ela foi assaltada e depois foi morta Então você Começa o quê procurar a evidência Será que a casa foi mexida Será que a porta foi arrombada E aí vem uma outra equipe se ela fizer análise ela vai chegar nas mesma resposta que você pelo menos chegar nas mesmas evidências E aí
depois com aquele conjunto de evidências você vai trazar as hipóteses ó de acordo com que nós analisamos aqui a melhor hipótese para explicar isso é que a pessoa foi assaltada e depois morta Então é assim a ciência é exatamente a Mesma coisa aonde que a pseudociência ela entra nessa parada então a pseudociência ela não você não consegue aplicar o método científico tá então por exemplo pergunta básica Será que a gente tá sozinho no universo a pergunta bem Como que nós vamos fazer vamos começar a estudar então começa a estudar planeta começa a estudar tal não
sei o quê de repente vem alguém aqui e fala assim não nós não estamos Ué como que você sabe porque eu vi uma nave Aqui ele ele fez um experimento de ver a nave será que eu consigo replicar esse experimento que ele fez até hoje nós não conseguimos entendeu replicar esse experimento de ver uma nave ou de ver um ca aqui pousando na terra a gente não tem nenhuma evidência concreta que isso aconteceu o que que a gente tem a gente tem uma foto só que a partir do momento que você tem uma foto você
tem que analisar aquela foto aquela foto será que é de uma nave de outro planeta para Ser uma nave de outro planeta você tem que anular todas as outras hipóteses pode ser uma fraude pode ser uma montagem pode ser um um um flir na lente pode ser que o cara fotografou um fenômeno atmosférico Pode ser que ele fotografou um avião se você eliminar tudo e não sobrar mais nada que explique Aí talvez seja aquilo que você tá que é uma nave Alienígena então por isso que a gente fala muitas vezes que a ufologia que estuda
os os discos voadores e tal a Gente chama de PSE do ciência porque ela não passa pelo vamos dizer assim escrutínio do método científico entendeu então o método científico tem isso o método científico então é o é o que diz por exemplo se é ciência ou não é basicamente S Então se é pseudociência mesmo que seja verdade só que se você não consegue provar com método científico você Você tem que chamar de pseudociência é uma pseudociência porque ela não passa ali pelas pelas etapas do Do m tem uma p do ciência que tá na moda
Você chegou a ver é qual que é Eh agora você tem uma galera que é é sensitiva então então aí o pessoal astrologia você nasceu no dia tal aí você vai conversar com a pessoa não sou de áries não não converso com gente assim então aí vamos lá astr aí tem alguns casos que a gente tem que analisar Então vamos lá falar primeiro da astrologia é quando quando surgiu o que que é astrologia você pegar a palavra quer dizer estudo dos astros Ué estudo dos astros não é astronomia hoje sim mas quando surgiu surgiu como
astrologia pessoal estudava os astros então estudava o quê a posição dos astros e tudo mais o lance é o seguinte lá imagina em no ano 1300 nasceu uma criança como que você ia marcar a a a data vamos dizer assim que ela nasceu você olhava pros astros então a data que a criança nasceu ela era definida pela posição do sol no dia que a criança Nasceu Então se o sol estava em áries aquela criança era de áries só que não é só ela um grupo de crianças que nasceram no intervalo de tempo vão ser daquele
daquele signo que a gente chama beleza que é áries porque o sol tava passando naquele grupinho de estrelas depois a pessoa a criança que nasceu eu por exemplo nasci em setembro se eu tivesse nascido lá em 1200 o pessoal ia olhar pro céu e ia falar ah o sol está na constelação de vi Então as criança do Signo de virgem até aí não tem problema nenhum astrologia tá beleza Qual que é o grande problema da astrologia é quando ela quer falar que você ter nascido so o signo de áries você é uma pessoa mais chata
ou você é uma pessoa mais legal ou você entendeu porque E aí porque aí é um bom exemplo porque que é pseudociência porque é o seguinte tem como eu comprovar isso porque é uma coisa muito subjetiva Cara o que que uma pessoa chata a pessoa que É chata para você para mim pode não ser ah a pessoa que é legal para você para mim pode não ser entendeu E aí como que você faz isso ah a pessoa quer organizar então falar assim vou pegar o meu signo tá porque o pessoal fala direto Ah não quem
nasceu em virginiano é um cara super organizado cara eu não tenho nada de organizado E aí como faz ou para mim eu sou organizado dentro do me da minha organização para uma pessoa de fora eu posso não ser então quando você começa a Colocar coisas subjetivas que é o caso da astrologia hoje aí começa a ter o problema entendeu aí começa a ter um problema Seríssimo porque quer dizer que a pessoa que nasceu o que que tem a a pergunta é por que que aquela estrelinha daquela constelação vai influenciar se a pessoa ela é organizada
se a pessoa ela é legal se a pessoa é chata se a pessoa é trabalhadora ou não se ela é pontual ou não e aí onde começam a ter problemas por exemplo não sei se você Sabe mas tem muitas empresas hoje que usam o signo para contratar ou não contratar funcionário as empresas estão assim estão então por exemplo eu sou um recrutador e eu vou te entrevistar J primeira pergunta Júnior que signo que você é você fala PR mim árias aqui você não trabalha Ué por quê não porque o cara de árias é um cara
que não gosta de trabalhar em grupo é um cara que normalmente chega atrasado entendeu é um cara que não sei o qu ele Analisa você Joga você num pacotão como se todas as pessoas Diares fossem idênticas iguais entendeu E aí ela não te contrata por conta disso eu já vi gente falando que não namora pessoas deí tem é o que mais tem é o que mais tem agora a empresa que não contrata por causa do signo é de lascar então o que mais tem é isso né então o pessoal aí que que usa aí as
as redes sociais para isso vai ver tem gente que pergunta assim Ah não qual que é seu signo ah tal hum não E aí meu Signo é tal já não combina com o seu e tal eu lembro de um caso que agora o pessoal tava tipo prevendo a morte prevendo a separação dizendo você vai mudar da sua casa esse ano por quê Porque os os planetas vão se alinhar de uma forma que juntamente com a data do seu nascimento o horário do dia que você nasceu mas tudo isso daí vai aí a pessoa começa a
decifrar a vida da outra então aí a gente por isso que eu falei que tem tem por exemplo astrologia é um caso Muito interessante porque olha só ela começa como uma ciência que era uma ciência até então que era só descobrir para datar quando aquelas pessoas nasceram ela passa a ser uma pseudociência e hoje ela meio que flerta com teoria de conspiração que é o quê por exemplo eu não tenho problema nenhum com pessoa que acredita em signo zero problema cara para mim a pessoa pode acreditar no que ela quiser agora o problema disso aí
tá quando as pessoas Começam a ganhar em cima da fragilidade das outras entendeu então por exemplo tem uma pessoa que tá em tá desesperada a pessoa que tá desesperada bati num negócio aqui a pessoa que tá desesperada ela se apega a qualquer coisa entendeu aí vamos supor que eu vejo assim ah faço mapa astral e ele pode mudar a sua vida e eu tô desesperado eu olho para aquilo ali e falo cara eu vou nisso aí certo aí eu sento lá eu pego toda vamos supor que eu Tô com problema financeiro eu pego todo o
resto de grana que eu tenho e dou na mão daquela pessoa entendeu E a pessoa vai lá e faz o tal do mapa astral para mim ela vai querer saber o dia que eu nasci a hora que eu nasci aí ela vai falar como que tava a lua onde que tava o sol e tudo mais a partir disso ela começa a traçar umas coisas e aí ela faz aí ela dá a interpretação daquilo e a interpretação é olha só você é a pessoa já sabe que eu tô com Problema ela fala é realmente você tá
com problema sérios até aí não é novidade entendeu é não eu tô vendo aqui pelo pelo pelo alinhamento dos asos aqui é você imagina Ah não olha aqui ó tá aparecendo aqui que o mês que vem pode ser que você consiga alguma coisa entendeu a pessoa fala isso só que depois o que que essas pessoas fazem maior parte delas fazem Cara elas pedem mais grana vem aqui mês que vem de novo é exatamente entendeu E aí a pessoa tá Num desespero tão grande cara que ela se apega nessas coisas então para mim todo mundo que
tenta ganhar dinheiro em cima de pessoas fragilizadas com essas porque é muito fácil cara você pegar uma pessoa que tá fragilizada ela não tá nem entendendo direito o que que você tá falando e aí você começa a falar só coisa difícil fala que não é é a lua em quadratura com Mercúrio na sua conjunção superior é esse esse desenho aqui isso aqui ó olha tá vendo aqui ó nesse caso Que aconteceu isso nesse caso aconteceu isso são pessoas que prosperaram na vida então é melhor você continuar vindo aqui pra gente mapear você direitinho porque tem
Grande Chance cara a pessoa tá num num estado tão grande que ela fica naquilo entendeu E esse para mim é o grande problema de aliás de todas as áreas eu queria muito por exemplo entender aqueles cartazes que a gente vê nos postes traga o seu amor de volta em se Dias isso então porque aí você vai Outras coisas né então ISO eu queria entender alguém já fez aquilo e deu certo alguém já fez mapa astral para saber se Então qual Então vamos lá qual é a o grande grande problema disso né porque se muita gente
começar a fazer uma hora alguém vai dar certo lógico vai dar certo entendeu imagina que o cara traga o seu amor de volta ele acaba atendendo 100.000 pessoas dessas 100.000 pessoas vai ter umas duas ou três ou quatro ali que vai Dar certo mas quem disse que foi por causa daquilo Entendeu agora uma outra coisa antes que comecem a me xingar aí pode ser também que a pessoa que tá nesse estado de fragilizar talvez ela precise ouvir alguma coisa para tomar alguma atitude entendeu então vamos pegar o caso aí do trazer o amor de volta
vamos supor vamos lá eu briguei com a minha esposa minha esposa saiu de casa e eu tô desesperado aí eu vou nesse Cara numa num num ato de desespero aí o cara chega ele fala um monte de baboseira mas lá no meio ele chega para mim e fala assim cara Pô você podia dar uma atenção maior pra sua esposa nisso nisso nisso Será que não é isso que você errou não aí a pessoa fala hum cara é pode ser entendeu E aí a partir daquilo que Ela ouviu ela tem uma atitude isso Às vezes acontece
mas aí cara teria que fazer um mega de um estudo para entender isso mas o que eu tô falando é o Seguinte se esses caras igual a mapa astral se o cara fizer um monte vai ter um ou outro ali no meio que que vai acertar é igual as características se eu começar a falar aqui um monte de característica sua aleatória uma outra eu vou acertar não tem como entendeu Não tem como você vai acabar acertando uma ou outra coisa porque todo mundo ou o cara é organizado ou não é organizado ou o cara é
ele vamos di serer cumpre com seus com seus sei lá eh paga conta em Dia ou não paga conta em dia todo mundo então numa dessa cara óbvio que você vai acabar acertando os cara acabam acertando entendeu mas o problema é que é a pessoa que está ouvindo aquilo Às vezes a pessoa ela tá num estado tão assim cara que ela fala caramba cara não é que o cara acertou mesmo entendeu isso aí para mim vale para tudo para religiões que fazem isso também eu acho um absurdo entendeu então tem muita religião que aproveita da
fragilidade Das pessoas para fazer isso o pessoal da ufologia tem uma uma vertente dentro da ufologia que os caras aproveitam disso entendeu porque aí começa a virar uma uma um movimento meio de seita entendeu Aí eu acho que até foge de ser pseudociência ou qualquer outra coisa que é o lance de seita outro negócio é que é o que aqueles caras fazam lá nos Estados unid me fazia lembra entendeu Ó pessoal V ficar todo mundo junto aqui tá tendo uma Uma mega conspiração por fora aí se quem tiver aqui na família a família né que
chamava do Mason lá né quem tiver aqui na família vai est livre tal não sei o que até que um dia morrer todo mundo entendeu então é por quê Porque você vai achar cara se você sair aqui agora e prometer qualquer coisa vai ter pessoas fragilizadas cara que elas estão num desespero tão grande qualquer qualquer tipo de desespero seja desespero financeiro amoroso qualquer um que a Pessoa ela se agarra qualquer coisa cara ela se agarra qualquer coisa aqui no Brasil a gente tem um caso famoso e da Medicina que eu acho que já até foi
resolvido que é o da fosfo etalon Amina um médico falou que ele tinha descoberto uma uma uma cápsula uma pílula Que curava o Câncer entendeu E aí o câncer é qualquer câncer que era que era essa fosfo tá lá na mina se eu não tô me enganado pirula tem tem os vídeos do pirula lá que explica tudo Direitinho depois vamos lá assistir e o cara começou a usar isso então cara agora imagina você tá com câncer sabendo que você vai morrer daqui algum tempo se eu chegar para você e falar Júnior cara Toma essa água
aqui ó essa água aqui cara eu puxei ela da pedra ali do lado da minha casa essa água aqui que vai te salvar você toma cara tomo o cara faz qualquer coisa entendeu porque as pessoas elas estão num estado tão desesperador que elas vão fazer qualquer Coisa E aí tem as pessoas que feit eu disse então um lance de aproveitar para mim é terrível Car Marcelo Rezende fez um tratamento para curar o câncer dele que era tipo um tratamento alternativo não sei qual que era a substância mas ele deixou de dar procedimento prosseguimento no tratamento
de sang câncer dele para testar alguma substância Tipo isso que você falou mas então e aí não dá né cara então é assim é aproveitar então para mim é o seguinte Cara você quer acreditar em qualquer coisa cara não tem problema agora tente não se deixar enganar porque vai ter gente cara vai ter o charlatanismo que a gente fala entendeu as pessoas vão aproveitar eu cara eu posso contar casos aqui espetaculares que eu já passei entendeu Por exemplo existe uma uma conspiração que é o tal do niiro já ouviu falar no niiro não nibir é
o seguinte um cara um o povo sumério o povo sumério povo antigo sempre foi um Uma civilização muito avançada do ponto de vista da astronomia da igual os egípcios os astecas os maias os sumérios eram do mesmo jeito aí pegaram um umas escrituras sumérias e um cara chamado Zacarias Sat escreveu um livro chamado o 12º planeta nesse livro ele fala que vai entrar na terra um grande objeto chamado niiro e esse objeto vai destruir o planeta Terra isso é o que o cara escreveu tá tem problemas nisso aí tem Porque as estruturas sumérias elas não
tão completas Então você tem uma frase aqui e uma de cá e o cara completou com o que ele queria aqui no meio que fizesse sentido para ele muito bem em 2017 uma pessoa veio me procurar falou assim pô sacan eu vejo que você fala esse negócio de espaço aí você já ouviu falar Nibiru falei claro que já que que é nibir falei cara Nibo não é nada cara nibir não existe esse nibir esse objeto Ele não existe entendeu os esse cara escreveu isso mas esse objeto não existe nunca nunca foi observado nem nada falei
nunca foi observado ué Como não cara tem um cara aí olha o que aconteceu um cara aqui no Brasil Doutor em oceanografia montou um grupo onde tinha gente famosa atores atrizes e tudo mais e só os globais tinha globais no meio Ele montou esse grupo e esse grupo era o seguinte Nibiru está chegando hum Nibiru vai bater na terra você não quer morrer Eu tenho um lugar que vai ter a salvação Eu tenho um terreno e esse terreno está localizado no único lugar da terra que vai sobreviv então se você quer no único lugar da
terra vai sobreviver Então você quer sobreviver ao ao Impacto de niiro você tem que comprar um terreno aqui comigo Entendeu Esse era o papo do cara esse era o papo dele aí se eu falar só isso você vai falar pô que coisa ridícula né mas aí vinha com toda a parte científica para apoiar ele qual Que era ó tem um um Observatório lá na Romênia que é o cara que tá fazendo Esse estudo aí ele punha lá o nome do do astrônomo o astrônomo fulano de tal tá fazendo o estudo e de vez em quando
eu vou mandar as fotos para vocês aí ele colocava uma foto não tinha nada ver cara tá me colocaram nesse grupo eu entrei nesse grupo eu fiquei nesse grupo aí um bom tempo entendeu E aí o pessoal ia lá cara olha o que que o cara aí o cara fazia pô aí a primeira coisa qual Que é a primeira coisa básica que eu fui fazer fui procurar a internet Observatório cara nem existia o nome do astrônomo não existia entendeu Mas beleza Tô ali quieto aí começava cara ia chegando o dia 5 do mês o cara
pessoal tá chegando o dia daquela daquela nossa daquele nosso compromisso hein para garantir o terreno tal não sei o quê e aí a galera depositava 30 conto 60 conto 80.000$ 80.000 cara na conta desse cidadão meu Deus é entendeu e depois it Aí tinha gente que falava assim pô eu tô sem nada pera aí que eu vou vender meu carro agora eu consegui vender meu carro agora e toda a grana do meu carro para você e os caras foram fazendo isso cara aí o que que eu fazia eu eu tava ali é uma pirâmide é
uma pirâmide cara é muito pior porque a pirâmide não ele pegava tudo para ele entendeu ele não ia não distribuía nada era tudo para ele ele não precisava ele não precisava colocar esse dinheiro em Lugar nenhum né não era tudo para ele era tudo para ele porque ele ia falar o seguinte com todo o dinheiro que vocês estão me dando eu vou conseguir o terreno e nós vamos construir as casas tá todo mundo salvo aí quando eu vi que a pessoa tava eu chamava a pessoa para conversar entendeu só que aí a pessoa cara ela
tava tão eh embrenhada naquele negócio que ela começava a me xingar cara entendeu que ela começava a me xingar e nisso cara o cara Ganhou muito Dinheiro não foi pouco não foi muita grana e todo mundo que eu ia conversar vamos supor que você tivesse no grupo eu falava Júnior cara esse negócio de de libiro não existe cara só é uma invenção desse cara aí a primeira coisa o pessoal fala pô mas ele é doutor cara tá vendo como o negócio de apelo à autoridade é um negócio muito [ __ ] não mas ele é
doutor pô mas ele aí eu falava assim já procurou na internet o nome do Observatório procura aí ah Realmente eu Não achei Mas isso não quer dizer nada eu falei Como não cara que seu Observatório todo Observatório tá tem alguma coisa já fez não não mas isso é porque deve ser um negócio secreto e tal cara as pessoas começavam a inventar história em cima entendeu o poder do Creto velho pesso fica ende fica maluca cara não eu vou dar minha grana para ele pum e dava dando grana e eu falava pessoal é o seguinte esse
cara um dia ele vai sumir cara e não deu outra Passou alguns meses aí nessa aí eu comecei a convencer uma outra pessoa que começou a questionar o cara E aí é que tem um ponto crucial nessa história toda o líder não pode ser questionado não pode nenhuma seita dessas de principalment teoria de conspiração ela não pode ter o questionador porque se tem o questionador tem uma chance o cara sabe que o que ele tá fazendo não existe se alguém tá questionando tem chance de Mais gente questionar então quando começar a surgir os questionadores o
que que o cara fez fechou o grupo e desapareceu com a grana de todo mundo cara entendeu isso aí não é que me contaram não eu estava no grupo e eu vi as coisas absurdas cara o cara colocava imagem na ver foto de coisa nada a ver nome de astrônomo que e onde que era essa esse terreno aí esse terreno se era Mato Grosso se eu não me engano tanto tanto lugar para Goiás Goiás tanto lugar PR para atingir Goiás é o estado ilumin aí o que que ele falava assim não goi Ah você sabe
que lá em Goiás tem a Chapada do dos viadeiros você sabe que lá em Goiás tem a Chapada não sei o quê você sabe que ela tem muito avistamento de nave espacial sabe que ela tem muito caso de disco voador por quê Porque os caras sabem que ali é um lugar especial aí ele fazia aquele clássico desenho da terra que fala que Goiás está no centro energético da terra Então nós vamos sobreviver por causa disso e a pessoa cara numa maluquice tão grande ela acreditava naquilo lá cara se preparando pro fim do mundo se preparando
pro fim do mundo nibir que a coisa que não existe tá galera não existe nibir não existe nada disso então tomem cuidado porque você acreditar que existe Nibo não tem problema agora você se deixar levar ao ponto de você destruir sua família perder todos os seus bens tudo que você conquistou na Vida para entregar na mão de um cara que é um cara charlatão Não faça isso cara entendeu Não faça isso então essas todas essas essas teorias de conspiração vamos dizer assim que a gente já pode até entrar nesse né nessa coisa de teoria de
conspiração porque a pseudociência em si ela não Visa até um certo ponto fazer mal para ninguém ela é apenas uma ideia tipo a ufologia né eu fui ufólogo um tempo né até hoje eu leio sobre ufologia e tal tal entendeu E a ufologia ela não Visa fazer mal mas existe o lado da ufologia que tenta fazer porque aí o pessoal usa isso para conseguir arrecadar dinheiro mas o lado tem um lado da ufologia grande que ela não faz mal para ninguém cara o cara tá ali ele vai lá faz a vigília dele entendeu P vi
uma luz aqui Tenta dar uma Interpretação para aquilo não se encaixa no método científico também não tem problema não tem problema não se encaixar entendeu E o cara segue a vida dele tranquila ali Agora o problema é quando você pega determinadas teorias que que começam a ter algo parecido com uma coisa muito científica e o e o por de usar a ciência né cara isso que é o que é o triste do porque a ciência passa um que de de de coisa séria de autoridade né pô eu tô baseado eu tô me baseando nisso aqui
eu não tô me baseando em nada eu tô me baseando no num Observatório lá não sei aonde Entendeu e e quando você coloca Determinadas palavras o cara olha para aquilo e fala pô esse cara aqui não pode est mentindo não pode tá mentindo é ele tá muito embasado entendeu meu Deus então acontece isso acontece agora enquanto a gente tá aqui falando você pode ter certeza que tem gente caindo em teorias conspiratórias é tem uma uma história de que em Hollywood o Tom cruis tem uma uma uma espécie de seita chamada cientologia cientologia é é e
que ele comanda e quem quiser fazer sucesso lá Em Hollywood tem que entrar na na onda dele e tal eu não sei exatamente o que que essa sinologia faz mas é uma mistura de seita com o pseudociência é é basicamente é isso né cara é você usar alguns porque aonde qual que é o grande problema da teoria da conspiração Então qual que é a grande coisa vamos pegar a Teoria da Conspiração famosíssima o homem não pisou na lua certo a Teoria da Conspiração ela pega vários Pedacinhos que são verdades por exemplo você pode negar que
o Foguete foi lançado você não pode negar não né Tem filmagem tem tudo tá todo milhares de pessoas assistindo O foguete ser lançado você pode aquilo lá você não pode negar então o cara ele tem que pegar aquele pedacinho ali certo a lua existe existe você sai na da na noite você vê a lua e tal então ele pega o Foguete foi lançado Ele pega a lua que são coisas que são verdadeiras Mas o problema da teoria da Conspiração é como ele emenda essas coisas entendeu Então ele fala assim pô lançaram aquele o Foguete gastaram
muita grana eles sabiam que não iam chegar na lua o que que eles fizeram então construíram um estúdio de TV que imitasse a lua e na hora de transmitir passaram para lá e transmitiram como se tivesse chegado na lua era o famoso cgi é o famoso cgi na época nem era cgi né porque era prático né nem era computacional E aí enganou todo mundo Pessoal pensou que você estava pousando na lua mas os caras tavam andando num estúdio de TV ali que o Kubrick construiu e blá blá blá e tal aí viram uma teoria de
conspiração aí como que o cara é tenta provar isso Ó olha só sombra aqui ó tá vendo e aí que entra o negócio cara ele começa a falar de coisas que não é de conhecimento público e notório por exemplo quantas quantas pessoas entendem de sombra Projetada para fazer uma Foto são pouquíssimas cara entendeu são pouquíssimas pessoas que entendem disso se eu chegar para você e falar assim cara essa foto aqui da lua tá errada porque você tá vendo essa pedra aqui essa Rocha aqui se eu iluminar ela aqui ela não pode dar aquela sombra ali
ué Serjão Como que você sabe isso Pô cara eu estudo isso cara eu vou pro campo eu tiro foto de de rocha eu sei como que é a sombra da Rocha você vai acreditar em mim na hora entendeu vai falar pô c não Tá mentindo ele faz isso aí a vida dele entendeu então você entendeu o lance eles pegam coisas que poucas pessoas conhecem então é difícil da pessoa ser refutada é muito difícil da pessoa ser refutada entendeu Aí o cara fala assim cara é impossível pousar na lua por qu cara a lua não tem
atmosfera como vou pousar num lugar que não tem atmosfera aí você começa a pensar a pessoa normal zona assim entendeu Fala pô é verdade né cara como o cara vai pousar no lugar que Não tem atmosfera pô deve ser mentira entendeu então eles pegam pequenas coisas que eles sabem que não é de conhecimento geral porque não por exemplo não tem como mentir que o Foguete foi lançado entendeu porque isso é milhar falar não cara O foguete não foi lançado não ué não a você tá maluco Entendeu agora as outras coisas não então é é a
sombra é a bandeira Pô você viu que a bandeira balançou na hora que o cara tirou você viu né a bandeira não Balançou poucas pessoas sabem como que aquela Bandeira foi pra lua entendeu então ela balançou tem um motivo de ter balançado entendeu Aí vai falar assim pô isso e os caras decolaram da lua cara como que aquela navezinha daquele tamanho decolou da Lua para decolar não precisa de um monte de combustível a pessoa não liga que a lua é um lugar pequeno a lua não tem atmosfera gravidade é muito conhecimento a mais que uma
pessoa tem que ter para poder Refutar e é aí que as teorias de conspiração acabam ganhando muita coisa entendeu elas ganham muito espaço Nisso porque os caras eles conseguem fazer uma explicação simples porém baseadas em coisas muito complexas essas coisas complexas aqui você não vai você não vai parar agora e vai ler um livro sobre propulsão lunar até refutar isso daí já foi exatamente eu vi um um papo de que agora é tá na hora de questionar a gravidade tipo Gravidade não existe então maluí né eu vi gente falando sobre isso daí cara mas que
em qual sentido não tipo de que a gravidade não existe realmente tipo eu não sei explicar como que ele consegue chegar a essa conclusão Mas eu vi muita gente inclusive euv o super chandão falando sobre isso sobre a gravidade Ah então aí você vai PR os Terra planista os Terra planista hoje O Grande Lance deles é termodinâmica não a termodinâmica porque o super Xandão lá Um salve pro super Xandão ele fica falando para mim não Serjão Nós vamos te mostrar com a termodinâmica cara termodinâmica eu duvido eu duvido que o super chandão entende de termodinâmica
eu duvido porque termodinâmica cara é uma matéria que você para você vai ter termodinâmica na faculdade lá no final do curso de física cara entendeu É lá que você vai estudar termodinâmica e é é a mesma coisa de eletromagnetismo eletromag cara é uma Matéria dificílima e na faculdade física você vai estudar eletromag lá na frente então você não não é o cara que fez um dois anos aí ele vai falar assim não mas tem ali o cara é Doutor em física tal se ele for Doutor in Pode ser que ele tenha tido matéria de termodinâmica
mas é dificilmente alguém manja de termodinâmica num nível muito grande porque termodinâmica eletromagnetismo são coisas encantadoras porém são coisas extremamente complexas Car mas o o que Que é termodinâmica e o eletromagnetismo tem a ver com a gravidade Ah não eu nem sei do que do que que eles estão falando nesse esse caso da termodinâmica eu nem parei nem para ver o que que eles falam cara porque eu acho termodinâmica negócio tão complicado que eu nem aí ele fala não a gente quer discutir com você termodinâmica o Serjão tá achando cara termodinâmica é complicado Car aí
os caras Falam assim não a gente quer discutir com você termodinâmica eu falei Termodinâmica eu não discuto Cara eu não sei eu entendo de Geologia aí a gente conversa term dinâmico eu tô fora mas o o lance seguinte gravidade né então o que que é a gravidade é um conceito bem complexo também porque Newton Isaac Newton diz diz que a gravidade é uma força né então você pega um negócio aqui e solta ele cai at você consegue ver que o negócio cai eu tô mentindo para você Eu solto aqui ele vai para cima não vai
né vai por que que ele Cai porque a massa da terra atrai aquele objeto aquele objeto também atrai a terra só que você concorda que o objeto é muito maior e menor exatamente aí o Newton com isso ele bolou uma equação que é G que é a constante gravitacional massa de um objeto vezes a massa de outro objeto dividido pela distância ao quadrado então cada vez que você aumenta a distância a força gravitacional cai ao quadrado por isso que a força da gravidade é a das forças que a gente Conhece eletromagnética forte fraca eh como
que é não a forte a fraca eletromagnética e a gravidade das quatro forças a gravidade é menor de todas porque ela é muito sensível à distância então eu tenho um OB um objeto tá do outro a 1 m ele tem uma força se eu pegar essa distância e aumentar para 2 m a a força vai cair quatro porque é 2 A quadrado aqui embaixo 2 qu Então vai cair um entendeu e ela vai caindo com o quadrado da distância então é isso que Acontece quando o Einstein vem com a relatividade ele mostra ele ele não
gostava dessa coisa de força ele achava meio mágica e tal e ele prova que a gravidade é uma outra coisa que é a curvatura do espaço e do tempo que a gente fala então objetos mais massivos deformam mais esse espaçoo quando você pega a equação da relatividade e aplica aqui pra gente você anula alguns termos e ela vira a mesma equação de Newton entendeu então por isso que Newton ainda Vale aqui pra gente basicamente é isso que acontece então assim refutar a gravidade cara é um negócio bem complicado e se eles conseguirem nós vamos poder
criar o motor antigravidade que é o sonho de qualquer pessoa Imagina eu criar um motor de um foguete um motor antigravitacional ou seja eu ligo o motor a gravidade não tá puxando para baixo o cara vai para cima isso é um sonho sem combustível cara [ __ ] então então tá aí mas é difícil hein é difícil É é pesado n é que eles falam que acho que eles falam que é a densidade que não é Gravidade o objeto cai porque ele o objeto ele é mais pesado entendeu Aí ele vai cair não é porque
a terra tá puxando acho que é isso que eles fazem que eles fazem entendi quantas pessoas a gente tem ao vivo aí para produção Conta aí pra gente deixa o like aí gente só 300 likes como é que éal que é gravado Como assim é gravado gente hoje sexta-feira Tarde ah nós não falamos né Vamos falar aqui ó sexta-feira 8 de Novembro São 5:29 da tarde cara no horário de Brasília maior bate-papo bom aqui a gente trocando ideia Serjão dando conhecimento aí de graça e vocês não querem deixar o like nessa transmissão produção tem o
q code aí da insider Falando nisso Deixa eu aproveitar isso deixa eu falar aqui para eles a insider não deixa Deixa deixa deixa daí que a gente F segunda-feira aí ó por exemplo já falaram uma aqui uma famosíssima que é o harp já oui falar no harp harp não então por exemplo tem a galera que discute o negócio da mudança climática fala que não existe porque ela é o clima da está sendo manipulado pelas antenas harp o que que é isso então é você ouv falar é tem um projeto Estados Unidos tem um projeto para
estudar a ionosfera da terra a ionosfera é uma camada né da Atmosfera tem uma várias camadas a ionosfera é uma delas o Estados Unidos ele tem um projeto para estudar essa ionosfera para e para estudar essa ionosfera ele construiu antenas e ele joga sinais ali na ionosfera e depois tem antenas que recebe com isso ele consegue estudar por quê Porque ele sabe exatamente o sinal que o ele entende os efeitos e ele consegue no sinal que eu mandei um sinal se eu recebi um sinal aqui que é diferente a Diferença pode ter acontecido no meio
então com isso a gente consegue estudar a ionosfera da Terra isso aí são as antenas harp então o pessoal começou a falar assim ah não porque o harp é que que muda o clima da terra o harp é que foi não sei se ouviu falar na na época que do Rio Grande do Sul falaram que o harp era responsável pelas chuvas no Rio Grande do Sul isso é tem a galera da Conspiração aí é uma teoria de Conspiração Por que que é uma teoria de conspiração antena poderosa Essa é vamos vamos lá vamos só para
diferenciar a Teoria da Conspiração da pseudociência a conspiração ela pega elementos que são reais as antenas harp são reais a mudança climática é real e aí ela junta duas coisas que não tem nada a ver uma coisa com a outra isso é uma teoria de conspiração entendeu isso não é pseudociência tá isso é uma teoria de conspiração é pegar coisas que existem Que são verdadeiras e juntar essas coisas de uma maneira equivocada é isso que a teoria de conspiração faz então ida do homem paraa lua só teoria de conspiração pega coisas que que existem e
junta da maneira que a pessoa quer harp que é essas antenas aí que mudam o clima teorias de conspiração entendeu por exemplo tem as teorias de conspiração famosa com gente famosa por exemplo o pomacartney morreu né e o cara que Tocou nos bitos a vida inteira não é o pomacartney é o szen é um não é nem é um sozer não é nada porque você nem chegou a conhecer o pomacartney original entendeu Aí o pessoal Ué como que mostra isso sabe a foto do abbe Road aquele disco eles estão atravessando a rua o pom cartem
tá descalso isso tá indicando que ele é uma pessoa morta entendeu porque o morto ele era enterrado descalça lá na Inglaterra Aí você pega aquele disco Yellow Submarine tem vários stegs ali que indicariam que o pacato estaria morto entendeu então é isso por exemplo é Elvis não morreu só é uma teoria de conspiração entendeu Elis não morreu essa teoria de Então isso é teoria de conspiração por quê Porque por exemplo ah depois do dia tal o Elvis nunca mais foi visto Pô isso é verdade quer dizer que ele não morreu entendeu a conclusão o cara
pega um negócio que é real e tira uma conclusão que não tem nada a ver do Nada entendeu então é teoria conspiração E agora tem um ponto muito importante para todos vocês cara obviamente que sempre a explicação mais legal é da teoria de conspiração É lógico que é por exemplo as pirâmides do Egito foram construídas por alienígenas isso é muito legal cara fala que não é legal muito legal os alienígenas vieram aqui pra terra e construíram e alinharam as pirâmides as pirâmides estão alinhadas e Se você for lá e no dia tal elas vão estar
alinhadas com não sei o quê e aquilo ali é um sinal para que as naves venham e pousem e tal Cara isso é muito mais legal do que eu falar para vocês que foram 4000 5000 escravos carregando pedra o dia inteiro sem parar durante anos para construir a tumba de um rei entendeu o alienígena vinha aqui é muito mais legal então assim a Por que que a teoria de conspiração faz tanto sucesso porque ela é muito sedutora entendeu tem Uma uma Vamos começar agora eu vou fazer as perguntas sobre Teoria da Conspiração tem uma teoria
da conspiração de que a nossa água n ela tá as mulheres começaram a usar anticoncepcional é E aí isso contaminou a água e ela tá femin os homens aí ó e aí é por isso que agora a gente tem é menos testosterona do que no passado porque no passado na década de 50 um cara de 50 anos tinha testosterona de um moleque de 20 agora n entendi aí e aí é ele pega o quê Teoria da Conspiração ele pega fatos que existem né então por exemplo água beleza a água é tratada é tratada você sabe
Exatamente tudo que é colocado na água Ué então e aí será que eu não coloco como que tá vendo Então você vai procurar brechas na explicação para poder fazer aí o qual que aonde que entra o papel da ciência no Caso ué Vamos estudar isso então então vamos como que a gente estudaria vamos pegar água a a qual que é a pergunta a água atualmente está afinando Os homens porque tá diminuindo o grau de testosterona vamos pegar água e vamos analisar entendeu E vamos analisar a água de hoje com água mas engraçado por exemplo a
gente bebe água eu bebi água de geleira lá na Islândia é uma água de não sei quantos mil an as águas mais caras do mundo São águas de geleira Será que essa aí também tá sujeita a isso eu acho que essa daí não né Aí é por isso que lá por isso que nos nos países nórdicos os os caras são mais macho Então Ah entendi mas é quanto essa água aí o quê essa água aí é quanto não nem sei ela é cara né Eu não sei quanto que é as garrafinhas de água aí que
você for ver no supermercado aquela água Cross de vidro lá CL água islandesa é caríssima é água de geleira são as águas mais puras do mundo ah essas águas aí são aquelas águas que os caras chefe de cozinha cozinha só com aquilo né isso não usa água normal não usa água normal então é Água de geleira então assim é por isso que os que os aí tá aí ó tá uma teoria de conspiração ó tá provado provado tá provado os nórdicos não são muito mais Maros que nós por Então até porque naquele frio nãoé não
exatamente pro cara sobreviver tem que ter ser aerona tem que ser macha aí tá vendo pronto mas esse que é o lance cara a teoria de conspiração é exatamente isso entendeu aí pegaram do negócio dos hormônios né do Frango por exemplo né É então o o Frango o frango é a mesma coisa estão metendo tanto hormônio no frango pro frango que demoraria não sei quantos meses agora em 30 dias ele tá bom comer el tá bom E aí a gente come aquele hormônio e a gente vai então aí o que que você tem que fazer
teria que pegar os frangos espalhado no mundo todo levar esses Franco pro laboratório tinha que ser um negócio cego que a gente fala para não ter influência porque senão eu pego o frango de uma de uma de uma Granja o cara paga para mim para eu falar então tem que ser um negócio meio meio as cegas entendeu eu não sei que frango que eu tô analisando eu coloco uns frangos ali no meio que realmente tem alguma coisa entendeu para ser uma tipo um um um grupo de controle entendeu E aí tá tem que analisar Então
aí fica fica a cargo da ciência ir para cima desses dessas teorias de conspiração e mostrar ó pessoal não tem nada a ver a água continua a água normal que a gente A gente Tomou tanto tempo e pá pá pá o nível aqui é esse isso aqui afeta a testosterona não afeta ou afeta em tanto entendeu o frango ó o frango ah realmente o frango tá recebendo hormônio Mas será que esse hormônio que tá colocando no frango ele afeta o ser humano aí tem que estudar aí de novo Faz um grupo de pessoas dá o
hormônio pra pessoa dá o frango para outra pessoa e aí vê o que que vai acontecer é embaçado então é tem aí tem que fazer isso tem Que fazer mas você entendeu que a conspiração ela é muito mais legal é mais legal é mais mais rápido também mais rápido mais prática ela sai com a resposta na hora cara que fazer teste É lógico cara aí ó não tem aumentado o número de [ __ ] então é lógico é o frango entendeu aí os caras que normalmente já quer arrumar um um problema com isso que inventa
essa teoria da conspiração é isso então é assim então a conspiração ela ela é Ela É bem isso é pegar coisas que existem e dar uma roupagem diferenciada pro negócio porque pirâmide ninguém vai negar que existe ess pirâmide todo mundo aí boa parte aqui do chá já deve ter ido nas pirâmides entendeu Então como que eu eu não posso falar que as pirâmides não existem é diferente entendeu então eu tenho que partir do ponto que aquela coisa existe só que por que que aquelas pirâmides estão ali como elas foram construídas eu tenho como provar não
Tenho Pô você não tem como provar eu tenho explicação cara foram alienígenas a gente tava vendo também antes de começar o programa o debate em torno da Psicologia então aí a gente entra no NE psicologia ela atualmente ela na sua visão ela é uma ciência ou P cência não a psicologia em si ela é uma ciência ela é uma ciência é uma ciência dentro da Psicologia tem uma área que essa é a área que dá treta o dia inteiro que é a tal da Psicanálise entendeu então a psicanálise ela hoje em vários setores ela é
considerada como algo científico só que existem muitos outros pesquisadores que combatem isso e falam que não que a psicanálise seria uma pseudociência porque de novo ela parte de coisas subjetivas ali e ela não passaria pelo método científico todo isso aí saiu um livro agora esse ano o começo do ano da pegar o nome do livro aqui uhum eh Que é o livro que deu a treta toda cara que é o livro que deu a treta gigantesca gigantesca mesmo eh e os caras debateram e foram para e foram para paraa televisão e tudo mais é o
k bobagem o livro chama k bobagem ele é da Natália pasternak e do Carlos ors entendeu esse livro que bobagem ele é um livro que ele aborda justamente isso que nós estamos falando aqui Ah eles que foram processados lá é pseudociências e outros Absurdos que não merecem ser levados a Sério é o que bobagem então nesse livro aí eles abordam vários temas eles falam de Terra plana eles falam de um monte de coisa só que nada disso deu treta o que deu treta foi a parte de psicanálise entendeu Porque tem uma briga gigantesca nisso E
aí como que qual que é o grande problema daqui a pouco o chat vai começar a falar aqui quer ver existem artigos científicos que mostram que a psicanálise ela é que ela existe que ela É real que ela é científica entendeu E aí a gente entra numa outra discussão muito grande só porque está publicado num artigo científico Vale Essa é a grande Essa é a uma outra grande treta gigante que tem então vamos lá o que que o pessoal faz normalmente na na psicanálise eu não posso nem opinar porque eu não tenho nem conhecimento tá
vou deixar aberta aí a treta que é depois procurem aí os tem Vários Veja uma live que a gente fez com a Dra Cláudia Pacheco ela psicanalista e talvez uma das maiores do mundo a gente trouxe ela aqui no redcast dout Cláudia Pacheco diretora da fatri faculdade trilógica aí é isso porque o que que o pessoal da psicanálise defende eles chegam com os artigos científicos e falam ó Nesse artigo aqui que saiu na Nature esse aqui que saiu na Science tá aqui ó comprovado bonitinho e tal o que que o outro lado né que que
defende que A psicanálise é uma pseudociência fala fala o seguinte existem 100.000 artigos que provam que a psicanálise é pseudociência e existe uma meia dúzia de artigo que realmente mostra que a psicanálise ela é científica entendeu Então nesse nesse ramo da da da pseudociência Porque isso é uma pseudociência tá e não é teoria de conspiração não tem uma diferença grande né porque a psicanálise ela não tá inventando ela não inventa eh meias Verdade a teoria de conspiração ela é baseada em meias verdades a pseudociência não a pseudociência ela vem de uma linha científica só que
ela não passa pelo método científico completinho deu Ach Deu para entender a diferença né E então vamos pegar um outro tema um tema que eu entendo um pouco que é mudança climática mudança climática hoje ela é se você pegar artigos científicos você vai ter vão Pegar um grupo de 100 artigos científicos dos 100 9,7 comprovam cientificamente que a mudança climática é antropogênica é causado pelo ser humano antropogênica é 9,7 99,7 de 100 99 é hoje é essa hoje que é a base aí você vai falar assim ah mas tem esse artigo aqui que fala que
não Lógico que tem porque não são 100% dos artigos entendeu esse lance de você pinar uma coisa para tentar mostrar o seu lado a Gente chama isso de Cherry picking tá o Cherry picking é isso então vamos supor que eu tô discutindo aqui com você sobre mudança climática entendeu ou com um cara que é que é contra o cara vai chegar para mim e falar assim não aqui ó tem esse artigo aqui ó que fala que mudança climática não é causado pelo ser humano cara Realmente esse artigo aí fala que não e esses outros 50.000
aqui que falam que é Entendeu então o quando você tem um embate entre cientista e pseudo centista você tem esse lance que a gente chama de Cherry picking as coisas são escolhidas a dedo para tentar provar o seu lado Beleza então assim mudança climática não tem cara não tem papo hoje todo mundo aceita e é causado pelo ser humano os últimos 100 anos a gente viu uma mudança drástica na atmosfera os gases do efeito estufa e tudo mais então Não tem não tem conversa cara agora se você procurar aí na Nature você vai achar um
artigo ou outro que fala que a mudança climática ela não é antropogênica ela não é causada pelo ser humano e tá lá e tá publicado entendeu então por conta disso começou uma grande discussão que é essa Será que é porque está publicado que vale será porque é um artigo científico é porque vale e se não tiver publicado é porque não vale entendeu E aí cara a gente vai ficar Conversando e discutindo isso o resto da vida porque aí você vai entrar em vários várias outras questões existem revistas que elas cobram para você publicar um artigo
então por exemplo você pode escrever um artigo qualquer coisa você paga a revista [ __ ] para você entendeu dentro mas essas são aquelas que T uma uma baixa nota no score né É tem uma baixa nota no score Mas quem que sabe nota de score tem que ser uma pessoa de dentro Então mas se você tiver num num Debate público assim a pessoa não vai procurar essa revista aqui que o Júnior falou Deixa eu ver el não vai você falar assim saiu aqui na na na Science of meteorology Pô cara saiu na Science of
meteorology por esse negóci aí você vai ver lá a revista quase nem existe entendeu mas ninguém faz é isso que eu tô falando entendeu então publicar artigo científico tem vários e vários problemas um deles é esse o segundo é o seguinte existem Grupos que não querem que o outro grupo se destaque e Eles simplesmente não Public o artigo do outro grupo entendeu isso acontece aí você vai falar assim ah Sérgio mas o a correção ela é a cegas você não quando o seu artigo vai para um cara corrigir eu faço isso direto vários artigos eu
não sei quem tá escrevendo mas eu sei quem tá escrevendo entendeu porque por várias vários motivos primeiro são áreas que são muito restritas qualquer área vai Ser uma área muito restrita todo mundo se conhece todo mundo se conhece você sabe o que a pessoa pesquisa entendi eu faço a pesquisa aqui de 10 minutos eu vejo que é a pessoa que escreveu então aí onde que entra a má fé da Galera Pô esse artigo Aqui é do sacani cara pô não gosto dele nem [ __ ] não vai publicar acabou entendeu é assim que acontece Essa
é a realidade tá pessoal Essa é a realidade Então o negócio também não é tão limpinho do lado científico né não é Tão não muito pelo contrário cara não é nada Limpo aliás dentro do lado científico a gente tem jogo jogos sujíssimo entendeu tem grupo que não conversa um com outro Eu já falei aqui né uma vez que o ego do cientista cara é talvez o ego mais inflado que você tem no universo então eu tô num cargo hoje e eu não quero que você chega nesse mesmo cargo que eu então só que para chegar
nesse cargo você tem que publicar 30 artigos eu não deixo entendeu porque eu Tô num cargo hoje que eu começo a ter influência naquela revista que é onde você vai vai publicar e e acontece isso o cara liga pro outro entendeu ele liga pro revisor e fala assim cara ó você vai receber um artigo aí é melhor para você se você pensar bem antes de aprovar esse artigo entendeu Aí o cara pô o que que esse cara aí às vezes é um cara que ele é ele pode ser presidente de uma instituição presidente de um
grupo presidente de uma entidade o que que Aconteceu com qual que o nome do carinha lá o da da pandemia [ __ ] o carinha que fazia conteúdo na pandemia sobre que ele fez infectologia ele fez um doutorado em infectologia o o que tinha o canal lá de nerdologia também que ele fazia os Ah não oa né oa Mas eu vi um post do nada apareceu na minha timeline lá uma um monte de gente lá rasgando o verbo contra o atla falando que o atla foi comprado pela Shell que é ele recebeu uma grana e
tipo Ele mudou a opinião dele assim de de prazer no instalar de dedos assim Isso aí Isso aí é um problema Seríssimo que tem cara é o seguinte a partir do momento que você assume um lado né politicamente vamos dizer assim você vai ter que pagar pedágios cara seríssimos na sua vida entendeu então por exemplo o que que aconteceu com at é o seguinte o sempre foi contra tudo que né ah porque tal coisa a Shell Uma das grandes empresas de petróleo do mundo tá uma das maior poluidoras do planeta talvez entendeu uma das que
mais explora petróleo deve ter problema trabalhista a 1000 e tudo mais ele é um cara que defende tudo contra o que a Shell faz sempre sempre foi tudo que a contra a Shell faz só que de repente ele apareceu fazendo propaganda para Shell E aí aí a galera foi cobrar ele entendeu por quê Porque ele cara ele tem um lado dele assumido e por conta desse lado que Ele assumiu ele tem que pagar um pedágio para essa galera Cara eu acho totalmente errado isso cara entendeu eu acho totalmente errado se negócio você pagar esse pedágio
para essa turma entendeu então mas é um é um problemaço é um problemaço entendeu então assim esse é o problema que a gente vive hoje cara você assume um lado você vai ser obrigado a pagar Imagina eu que nem assumo lado o tanto Que eu já me ferrei isso porque eu nem assumo lado cara entendeu Mas a partir do momento que você assume um desse um lado que seja e não é só do lado lá da da o lado dele da esquerda né o lado da direita é mesma coisa mas então ele sempre defendeu por
exemplo políticas contrárias à indústria do petróleo contrárias à poluição isso a exploração aí o que falam é o seguinte a Shel chegou com uma grana para ele que não deve ter sido baixa entendeu ali é Coisa de milhões então e aí pronto ele aceitou entendeu E aí pron aí ele apareceu fazendo propaganda pra Shell saí a galera é mordida entendeu porque não procurar e eu vou quer que eu fala real a galera tem ciúme cara a galera tem ciúme tem inveja porque não escolheram ele sucesso porque o cara tá fazendo sucesso porque escolheram ele e
aí fala assim e agora como que nós vamos fazer cara vão começar aí eles arquitetam essa coisa para ir bater no Cara entendeu Eu por exemplo eu conheço o ar a é meu amigo entendeu eu já tive muitos papos com ele não concordo com algumas coisas que ele falou principalmente durante a pandemia ali não concordei com algumas coisas que ele falou mas eu acho que nesse caso aí cara eu tô do lado dele entendeu ele tem que aceitar e [ __ ] pros cara sem brincadeira cara não tem que ficar pagando esse pedágio cara que
a galera quer mas a galera tá pagando quer esse Pedágio por quê que eles estão com inveja cara e eles estão com inveja com ciúme porque não foram eles entendeu que foram O Escolhido porque se achel parar um caminhão de dinheiro na porta de qualquer um deles eles vão aceitar cara cara eles vão aceitar não tem esse papo entendeu a não ser que é algo que vá contra m por exemplo eu vou dar um exemplo eu eu tenho propostas cara de de de jogo de jogo que mudaria a minha vida cara entendeu muita grana que
mudaria Minha vida eu não aceito cara entendeu eu não aceito e todo mundo chega para mim Ah você aceita fazer tal coisa cara eu não aceito entendeu isso aqui eu não aceito esse aí é meu limite entendeu eu não aceito mas eu por exemplo cara trabalhei anos dentro da Petrobras fiz a Petrobras tem um podcast interno eu fui H do podcast interno porque nunca não foi publicado ele é publicado só dentro da empresa pros pros funcionários entendeu eu fui host lá durante um tempo Petr pagou uma grana para eu fazer isso entendeu E daí cara
qual que é o problema agora por isso eu não quero que o mundo seja um mundo melhor entendeu a a confusão que que a pessoa pras pessoas não é verdade Cara elas estão muito doentes entendeu elas estão doentes você acha que o at não é não é um cara que não quer um mundo melhor um mundo menos poluído qual pessoa cara sai aqui na rua qual pessoa que você perguntar falar assim cara você quer que um mundo cheio De poluição Ou você quer um mundo com um ar mais limpo para você respirar todo mundo vai
querer um ar mais limpo para respirar ué mas isso aí não quer dizer que ele não possa também cuidar da vida dele cara entendeu ganha uma grana não ué e até o ponto que ele fez um negócio que ele analisou e viu que estava dentro do que ele podia falar sem problema que não tem problema nenhum entendeu só que a que a galera fica sentida cara a galera fica mordida porque não foi com Ele entendeu foi com o outro e aí são esses PED esses pequenos pedágios que o cara tem que ir pagando ao longo
da sua vida entendeu E isso acaba com as pessoas Cara isso aí acaba com as pessoas porque você tá tão embrenhado num lado você tá tão embrenhado numa numa numa como numa ideologia que qualquer coisa que você fizer você vai falar assim caramba pô eu podia fazer isso aqui cara não tem nada de Malu nisso is mas o tanto de Justificativo que eu vou ter que dar pro lado de cá entendeu vai ser aí a pessoa acaba que ela não faz Só que tem um outro ali que vai falar ainda bem que você não fez
cara porque eu vou fazer e vai embora a entendeu Eu vi umas pesquisas que por exemplo tiveram também aí extremamente errado né Principalmente no caso da da indústria do petróleo alguns artigos de cientistas que falavam que tipo não porque a Gasolina do jeito que tá tava boa tipo assim a pureza dela tava era era normal e etc sendo que na verdade tinha substância misturada na gasolina para ela poder render muito mais em quantidade de litros e tal e aí você acaba colocando uma gasolina ruim prejudicial ao meio ambiente ao ao a performance do carro a
vida útil do veículo queima muito mais é queima vamos dizer aquele famoso queima mais óleo né É isso aí o o negócio foi isso mesmo Também tem tem essas empresas que tem muita grana né bilhões molha a mão de uns cientistas lá os caras escrevem qualquer coisa e Ela utiliza daquilo PR justificar justificativa né cara teve isso com o Sugar Gate que foi com o negócio da açúcar também o açúcar começou a ser questionado muito recentemente mas há problemas de saúde aumentando no mundo todo desde a década de 80 e ninguém sabia por porque a
raiz muitas vezes estava no açúcar sim então Aonde você vai mexer e que tem muita grana envolvida e muito interesse envolvido é uma área muito delicada cara entendeu é uma área muito muito delicada entendeu então assim de várias Áreas Aí eu não posso falar mas de petróleo eu posso falar cara eu trabalhei cara eu trabalhei e trabalhei e defendi a minha empresa enquanto trabalhei lá na empresa que causou maior acidente de petróleo da história do planeta cara que é lá no no Golfo do México entendeu eu trabalhava Lá e daí por causa disso eu sou
eu sou um assassino não é assim cara entendeu não é assim que funciona as coisas Car lá o acidente foi o acidente no Golfo do México aquela vez lá que ficou vazando óleo vazou óleo no na na meses e meses é na na plataforma é então eu era da empresa que acabou no final das contas sendo a culpada por aquilo agora por causa disso também é eu vou fazer o quê cara é assim cara a vida é assim agora você tem que pôr agora nesse caso do áo Aí para mim cara isso aí é inveja
da da Galera entendeu já não tem nada para mim o problema disso aí chama-se inveja entendeu o pessoal tem inveja que ele conseguiu aquilo ali e aí cai matando em cima del C eu ia cara não é não ainda vai pra Shell cara que eu faço trabalho com a Shell não vou V na hora entendeu né então ué então assim tem que cara não você aí ó que tiver ouvindo não seja uma pessoa doente cara entendeu desse jeito tá não seja doente as pessoas querem ver Os outros ruim tipo assim não pode ter muito destaque
não pode ter muito sucesso não pode ter muito dinheiro dentro da patota ali né ah não é só isso não s é geral pô geral não mas eu falo que dentro é pior cara ah isso daí sim dentro é muito pior no entorno ali né o pior cara pô qu quem não sabe ué S você v os exemplos tem que tem vários exemplos entendeu tanto de um lado como do outro n nenhum dos dois lados é isento disso entendeu nenhum dos Dois lados é isento disso então a galera quer não quer entendeu ah lá ah
vendido pá não sei o qu e tal entendeu E quando é o outro lado falando tá tudo bem porque os caras já falavam isso há 1000 anos agora quando é a galera ali falando a isso pega mais aí é inveja cara então áa cara relaxa cara faz aí sua campanha seja feliz cara porque é um bando de invejoso com você cara entendeu é e não pague pedágio cara você tá certinho não tem que pagar pedágio não boa É isso Mesmo e que outras e teorias da conspiração você acha que tão em alta tão famosas a
gente falou Terra plana Terra plana né ah tem uma hã constelação familiar eu não entendi até agora Que negócio é esse falaram que se um dia que existe um negócio chamado maldição hereditária se um dia seu pai pai seu seu avô fez um negócio lá atrás você vai repetindo e vai pagando o preço até a a vida que você tem agora para falar a verdade eu nem entendo de constelação Familiar não mas constelação familiar ela entra nesse nesse nesse rol aí de coisas relacionadas neci alta tem mon gente aí tem mon de terapeuta al gente
que faz análise né da vida da pessoa ISS você faz uma constelação eu não lembro como que é cara você põe lá as pessoas em volta a pessoa tem um problema você vai tentar descobrir qual é a origem daquele problema para ver se a pessoa se trata se cura tal não sei o entendeu e mas a origem tá tipo sempre Na ancestralidade da família sempre na ancestralidade é você vai buscar uma uma coisa passada ali para poder para poder resolver isso é muito complicada a área a área que trata de área médica ela tá muito
em volta dessas coisas né cara tá muito em volta porque Principalmente quando trata de coisas muito subjetivas igual você estava falando da Psicologia né que é um negócio super super subjetivo você senta lá com o seu terapeuta você fala um negócio para ele Ele fala uma coisa você fala outra ele fala outra você ah é tal não sei o quê numa dessas de você fazendo sessões sessões na média obviamente ele vai falar coisas boas para você isso isso pode te ajudar também entendeu então cara tá tudo bem siga ali você tá te fazendo bem entendeu
mas é são coisas muito subjetivas demais cara são muito subjetivas e então aí aí a galera da Medicina Eu já falei minha opinião V eu não gosto eu acho que você chega lá a Pessoa fica falando como que você se sente e depois e o que mais toda hora é é é então ah é óbvio que se você perdeu um parente seu cachorro morreu e como você se sente mal e tal e isso da é um problema mas qualquer coisa agora ah foi demitido ai o namorado terminou ahi porque a pessoa que eu confiava me
traiu é óbvio que você vai ficar mal mas isso daí tipo não Sinceramente não é uma ferramenta científica eu não vejo a ciência atuando dessa forma exato esse Que é o negócio a se você quer P desabafar quer um discurso motivacional que alguém que te entenda e saiba de repente tipo Putz aonde você aonde você pode desabar e depois você pode continuar sua vida tranquilo entendeu sem julgamento beleza é isso aí mas eu não vejo eu não consigo entender ainda como uma ferramenta científica mas o lance da Psicologia né então qual que é qual que
é a eu tava com o Wesley né esses dias todos lá em Santa Catarina Aliás amanhã fazer um Jab aqui amanhã 8 horas da manhã cara estou no evento do wlen aqui em São Paulo no RD XP então entre aí ó RD XP 2024 tem ingresso ainda eu acho que tá faltando uns 20 30 ingressos Só tá é um evento presencial eu vou dar a primeira palestra lá que é sobre origem do universo e origem da terra depois o professor Beto vai dar sobre origem da vida o Bruno Perini vai est lá vai falar sobre
civilizações dinheiro essa parte toda e domingo é só A galera da psicologia dia então vá lá o evento vai acontecer ali no Blue Tree perto do Tok Marine Hall lá em Alfaville não lá em na Marginal lá perto do Tokio Marine sabe Tokio Marine aquela casa de show tem um Blue Tree ali do lado que é uma casa de eventos Então vai ser ali então espero todos vocês amanhã estarei lá aí eu conversando com o eslen né vou vou te citar aqui esão e ele me contou um negócio que eu não sabia porque não é
da minha área né então qual que é o Drama que existe hoje na psicologia a psicologia ela é Ela está dentro da área de ciências humanas ela não está dentro da área de ciências biológicas né a psicologia em si e isso gera uma treta muito grande então por exemplo o wesen junto com com o sócio dele com toda a galera lá ele tem o chamado IMP pbe que é o Instituto da Psicologia baseado em evidências que é uma prática que existe aonde você levea em consideração várias coisas para chegar no diagnóstico no Tratamento daquela pessoa
então tem tanto a parte Clínica tem como a parte de conhecer a pessoa de entender a pessoa e para para poder e bolar um tratamento que se adqu aquela pessoa porque cada um é de um jeito entendeu cada um é de um jeito vamos supor que você tá com um problema o exemplo que ele dá é muito legal vamos supor que você tem um problema mas que para solucionar o seu problema tem uns cartõezinhos lá a galera que sofre de Borderline você escreve uns cartõezinhos lá PR PR para te motivar e eu tenho ter medo
quando uso esse esse esse nome borderline PR para motivar Como que você vai oferecer um tratamento desse a pessoa é analfabeta aham não pode dá Então você tem que levar isso em consideração então basicamente é isso que eles propõem e eles tentam dar um caráter levando hoje né Hoje em dia o estudo do cérebro ele é muito desenvolvido com a neurociência Então Você consegue mapear exatamente quando a pessoa tá triste o que que tá acionando nela quando ela tá feliz que área que tá ativando no cérebro quando ela tá ansiosa Que área que ativa no
cérebro e aí você consegue bolar isso tudo fazer um então tem artigo tem testes que são feitos e tudo mais e eles tentam e defendem essa linha de trazer isso para dentro da Psicologia aí é uma briga deles lá eles brigam uma briga grande terrível complicadíssima porque é muita Gente De um lado pouca gente do outro então fica nessa aí essa essa é uma briga que tá tendo hoje mas nenhuma das duas aí no caso a gente não tem nem Teoria da Conspiração e nem pseudociência Mas o que você tá tendo é existe um um
vamos dizer um status quo de tratamento psicológico e estão propondo uma nova maneira uma nova metodologia de tratamento psicológico é isso que eles estão propondo mas uma avente uma excludente a outra ou as duas Podem dele a dele vai levar em consideração coisas que a galera faz aqui é um dos pilares dessa desse tratamento entendeu Então na verdade Daria até para conviver junto mas tem uma galera que não quer porque acha que você tá querendo invadir a área do outro aí começa toda a trita acadêmica aí a vaidade entra entra em jogo entendeu então na
a psicologia e a psicologia eh hoje tirando medicina nas universidades públicas psicologia é o Curso mais procurado tem um Lógico que tem um motivo para isso tá todo mundo doente né cara da cabeça todo mundo doente Car vi que o Brasil é o terceiro maior país em questão de depressão não todo mundo doento a cabeça se tá todo mundo doendo da cabeça que curso que eu vou fazer para ganhar dinheiro psicologia porque eu vou aprender e vou tratar essa galera toda Que tá aí entendeu todo todo mundo ferrado principalmente depois da pandemia e tal Aí
ferrou mais uma galera toda todo mundo ferrado eu inclusive eu conversando aqui com o pessoal aqui na na dece com o Ceará o Ceará falou para mim que a pandemia acabou com o movimento da daqui da rua tipo não não consegue recuperar o tanto que eles tinham de de venda de cerveja de de de drinks que eles faziam eles faziam tipo muito mais dinheiro e vendiam muito mais à noite do que durante o dia e agora na verdade é só até a hora do almoço ali Depois o pessoal Come alguma coisa mas e vai embora
ninguém fica mais eh na rua e isso daí eu eu andei percebendo e realmente ah por incrível que pareça é a nós estamos vivendo uma mudança de de comportamento que as pessoas estão saindo menos de casa gastando menos com com entretenimento noturno tipo o barzinho tipo o restaurante essas coisas e as pessoas estão gastando menos inclusive com álcool mas não tô dizendo que você você É bom ou você é ruim entendeu dizendo que as pessoas estão gastando menos com álcool mas menos do com álcool porque o álcool era uma forma da pessoa se socializar sim
então talvez as pessoas estejam mais sóbrias o que é bom mas talvez as pessoas estejam mais solitárias O que é ruim exatamente e se a pessoa tá solitária certamente ela não tá bem da cabeça é então tem o pessoal falando aqui que hoje né O que a gente tava falando aqui antes né hoje todo Mundo tem TDH todo mundo porque você não sabe nem o que que é direito o que que é TDH não sei cara vai fazer um exame isso é engraçado demais cara E aí todo mundo tem ou é um grau de TDH
ou é um grau de alti não a pessoa tem um al um autismo leve aqui o que que é um autismo leve que que é um autismo então assim acaba que todo mundo cara tem uma certa eu nem vou cara porque se eu for num lugar desse o cara fala pô cara você é cheio De problema aqui entendeu então melhor conviv conviva com seu problema todo mundo tem TDH autismo leve ansiedade é todo mundo é ansioso todo mundo todo mundo agora é ansioso e por E aí a saída é tomar remédio ou seja tem você
tem três problemas que todo mundo tem E aí para isso você tem que fazer o quê tomar remédio é aí você vai lá ficar tomando remédio resto da vida é assim mesmo para poder conviver Ah você falou não e aí até até só para deixar claro o cara Falou que eu tenho P Por que que acontece cara obviamente que vão ter as pessoas que t esse problema de maneira séria só que hoje todo mundo entra nesse pacote entendeu então você vai lá fazer um exame por exemplo Sérgio você dorme bem não não durmo bem cara
pô você tem tal coisa Não não é por isso cara eu não durmo bem porque eu não eu sempre tive problema com dormir eu trabalhei boa parte da minha vida que eu trabalhei embarcado eu trabalhava no turno da do Da meia-noite noite ao meio-dia e eu tenho essa coisa quando dormir cara não não mas ó V vamos vamos fazer aqui um teste com você você Ah não sei o que não sei o qu você fica nervoso no trânsito quem é que não fica quem é que não fica aqui em São Paulo você quer chegar logo
em casa quero é ansioso não não é ansioso você tem ansiedade Lógico é Ah então se for assim cara então assim e para quem tem Aonde que tá o problema para mim porque Tem as pessoas que tem que tem que ser tratadas seriamente só que aí acaba que entra todo mundo nesse se bololô de coisa entendeu E tá lotando os consultórios dos dos psicólogos E aí a pessoa que precisa mesmo de um tratamento ela não vai ter atenção que que ela precisa do médico porque o médico tá tratando 200.000 pessoas que na verdade não tem
nada o pessoal tá falando aqui que é puro mimimi e é isso mesmo é até a a pessoa tem um mimimi vai Lá e a pessoa que precisa do tratamento acaba que o tratamento dela fica diluído naquela naquela coisa toda sabe então assim é muito complicado cara ã você falou um borderline é um transtorno né é um transtorno de personalidade eh juntamente com eh estrôncio e bipolar eu vejo eu vejo pelo menos esses três tem aumentado bastante né esse esse esses casos tem né Eh borderline eh bipolar estrôncio e tal eh Você acha que é
porque de repente as pessoas estão realmente ficando com a saúde mental abalada então tem desenvolv isso eu acho que as que que eu acho que existe uma doença generalizada mental isso aí eu Raí a é a rede social que tem pizado a cabeça da Galera cara boa eu acho que boa parte é a rede social eh as pessoas para ter esses esses comportamentos é o lance de ficar se comparando né Instagram né então o cara entra ali e fala pô Instagram todo mundo Poa que a vida é uma maravilha aí o cara vai lá pô
Olha aqui cara minha vida é uma merda e e pô Olha esse cara aqui cara nunca fez nada e tem carro do ano e tem uma mansão e mora não sei aonde e fala pô Olha a namorada desse aqui olha o marido dessa aqui entendeu E aí fica nessa comparação isso cara isso vai isso vai adoecendo a pessoa que ela é fraca da Cabeça Ela vai então nunca se compara tem um cara que fala isso aí eu não sei Quem que é não tem uma uma uma uma uma ideologia que é nunca se comparar cara
não se compare cara porque siga sua vida e seja feliz com ela cara não se compare com a vida dos outros você não sabe e outra coisa a rede social cara é um recorte mínimo da vida da pessoa entendeu Você não pode se basear naquilo ali entendeu não pode se basear naquilo mas também é um jeito da rede social vamos pegar o outro lado agora de quem tá mostrando é um é uma fuga né pô deixa Eu mostrar aqui para todo mundo que eu tô bem só que no fundo eu tô [ __ ] mas
deixa eu mostrar que eu tô bem que eu tô bem e tal que aí eu eu jogo o problema para outro lado entendeu então fica nessa Então para mim cara tá todo mundo doente por causa disso aí entendeu e rede social cada vez usa mais as redes sociais estão cada vez mais mais ágeis o algoritmo também ele sabe disso e o e o algoritmo ele só entrega aquilo que é o mais extremo exato o pessoal Esses dias Estava falando da da Virgínia eu vi um cara um psicólogo falando sobre como a Virgínia tava atrapalhando a
saúde mental das pessoas porque ela fez questão de comprar uma bolsa de R 500.000 E meu 40 storas da Virgínia e toda hora mostrando na bolsa é isso e mostrando na bolsa mostrando na bolsa mostrando na bolsa que era exclusiva Lis Vuitton E aí o pessoal pode até falar assim pô que besteira mas você que vai comentar que besteira você pode ter Certeza cara vai ter gente que vai defender a bolsa de 500.000 não tem gente cara sabe por quê Porque qualquer pessoa tem algum cara por exemplo vou perguntar para você tem algum influenciador de
qualquer área que o cara fala assim pô cara tô usando isso aqui você fala pô esse cara tá usando esse negócio maneiro cara queria usar também tem tem tem quem que é pode falar ninja o ninja se o ninja falar qualquer coisa eu concordo com ele velho não eu Nem falo só de acordar não eu falo de usar mesmo de usar é tipo o ninja aparece e fala assim pô cara ó Comprei essa capinha nova aqui de celular cara ela é boa PR Caramba aí você pum você influên então todo mundo é eu sou também
Eu segui amor agora ele parou mesmo de fazer vídeo mas Eu segui o case Case nist lá dos Estados Unidos cara toda hora que ele aparecia com um microfonezinho novo de câmera um negócio é que eu não tinha condição de comprar Eu falava [ __ ] cara que [ __ ] isso aqui cara então é assim cara ele faz o qu vídeo na natureza não ele faz vídeo vlog ele mora em Nova Yorque ele fazia agora ele parou ele parou mas ele fazia vídeo ele fez durante três anos vídeo Todo dia sem parar um dia
e os vlog dele eram demais cara a edição era legal e ele sempre falava assim pô Olha aqui ó Hoje eu tô usando essa câmera tal com essa lente tal com esse eu sou mais dessa linha aí vlogz e aí eu falava pô Olha Que maneiro cara que o cara tá usando pô Bem que eu queria um negócio desse e tal não sei entendeu então você aí que tá xingando a Virgínia você pode ter certeza que você é influenciado em alguma em alguma coisa pode não ser pela bolsa de 500.000 pode ser por uma coisa
de R 10 aí sorte sua né as bases da Virgínia lá também é mais barat para comprar agora a bolsa que ela comprou o pessoal ainda ficou falando muito da bolsa que a bolsa é feia ela parece uma Bolsa daquelas meio de palha assim e tal não é nenhum mas aí quantos seguidores tem a Virgínia uns 40 milhões 40 milhões então tem gente gostando cara deve ter gente deve ter pelo menos uns 5 milhões que estão amando endeu a bolsa da Virgínia E aí assim mas aí aonde que entra a doença né Aonde que a
pessoa fica doente porque ela tem certeza que ela nunca vai cons ter aquela bolsa e isso por conta disso ela vai colocar na cabeça dela que ela vai ser uma pessoa Frustrada pro resto da vida e é isso que tá errado cara erado porque você não vai ser frustrado se você não tem a vida da pessoa que você segue cara tira isso da sua cabeça entendeu isso aí não é um motivo para você se frustrar na vida entendeu ah teve um teve um tempo atrás que a gente tava discutindo sobre o tiktok também que o
tiktok aqui principalmente no ocidente ele entrega um conteúdo que é um conteúdo merda né um conteúdo lixo e Tava causando problemas na na na população que estava consumindo aquele conteúdo problema primeiro disturbo alimentar a pessoa ou comia demais ou ficava sem comer tipo gente que fazia desafio de comida não sei se já viu esses vídeos então o pessoal fazia desafio ah 24 horas comendo comida Azul 24 horas comendo comida amarela vermelha e tal então as pessoas começavam a ter distrbios alimentares porque a pessoa começava a comer muito ou pessoas que aí Falava ah culpa da
ansiedade e tal aí de repente a pessoa parava de comer também a pessoa começava a ficar muito anorexa magra tal ficava com problema né Eh baixa imunidade bate ali um problema de saúde sério então um problema físico problema mental com a questão da comparação e com a questão de eh a pessoa ela tem o famoso fomo né que é quando a pessoa tem medo de tá perdendo alguma coisa então a pessoa fica o tempo inteiro lá atualizando a a pagin Zinha Tentando achar um um um novo Trend uma uma nova uma nova tendência para poder
participar produzir copiar e etc is tem tem várias al eu vi uma entrevista do do presidente do tiktok o chinês lá naquela revista americana wired que é muito boa ele deu uma entrevista muito [ __ ] ele falou o seguinte cara que hoje ele só contrata neurocientista ele não contrata mais mais programador ele não precisa ele só contrata neurocientistas porque o lance dele é estudar o cérebro das Pessoas é aí que ele vai conseguir dominar as pessoas e para quem não sabe o algoritmo do tiktok Ele te conhece em 3 minutos é o algoritmo mais
agressivo que a gente tem hoje em 3 minutos ele já te mapeou completamente ele sabe tudo que você gosta tudo que você quer tudo que ele vai te mandar e por quê Porque tem os neurocientistas trabalhando por trás os caras sabem aonde atacar eles sabem no cérebro tá famosa aliás eu vou no evento amanhã do reservatório de Dopamina do do né o nome da comunidade dele é a tal da dopamina os caras sabem aonde atacar aquilo para você querer mais entendeu então pô eu eu gosto de ver um vídeo que é cortando unha de cavalo
já viu lixando lixando Então eu acho que L uma delícia cara eu fico vendo aqui eu fico vendo aquela merda lá cara se se deixar eu fico duas horas só vendo o cara cortando CAV ferramenta vídeo de ferramenta qual de ferramenta os caras tem gente que faz a própria Ferramenta Ah sim endeu aí tem esses vídeos de ferramenta e tem Os experimentos os caras bota a coca-cola com Mentos é lá e vecha o negócio explodir Então mas eu tenho dois que eu sou viciado é limpar é casco de cavalo e limpar tapete Um tapete é
bom então é isso aí o cara sabe cara que eu gosto daquilo se você abrir minha aba aqui é tudo só tapete e cavalo tendo a unha cortada mas os caras sabem cara que o que aonde no cérebro da pessoa que eles Vão pegar entendeu E aí é assim e aí dominam E aí dominam do ponto e aí as empresas usam isso também né as empresas Usam isso também então tem o tal do o que que é um cara ser influenciador né Hoje é o cara ter o a vamos dizer assim o que ele falar
ele vai influenciar aquela pessoa tentar fazer tudo que ela puder e que ela não puder para ter aquela coisa que aquele cara tem entendeu seja estilo de vida seja coisas materiais né seja qualquer outra coisa Que ser então é é é isso que é o o verdadeiro influenciador né É isso aí a Virgínia é uma baita de uma influenciadora por causa disso cara tem 40 milhões tudo bem que a bolsa de 500.000 dois ou três só tal vez ou outra ela ela é entre aspas cancelada por uns motivos besta igual ess da bolsa outro dia
era porque ela tinha ela fez trança no cabelo e não pode apropriação cultural mas eu acho que ela faz isso de propósito porque depois ela tá sempre em Alta Claro ué aí a trança no cabelo que ela fez aí trança no cabelo é um negócio acessível então milhões de pessoas devem ter feito trânsito no cabelo porque ela fez sim entendeu E aí você aí a bolsa talvez dois ou três só consigam comprar mas o resto entendeu um monte de gente vai conseguir então Então esse é o verdadeiro cara e essas empresas aí elas conhecem esses
caras e elas vão atrás esses caras aí e o algoritmo ajuda então é uma só que o algoritmo tem esse outro Lado né cara as pessoas vão ficando doente e até para nem fugir tanto do tema que a gente tá falando é um excelente lugar para propagar teoria de conspiração Teoria da Conspiração Tem uma parte do do cérebro da pessoa que gosta é isso aí tipo ativa dopamina na hora ativa porque é a facilidade é a explicação rápida expli sedutora e e talvez o fato de eu sei algo que os outros não saibam é as
pessoas não sabem isso aqui Exatamente esse eu sei algo Que as pessoas não sabem de repente tipo ó sou importante T do lado certo cont vamos lá vou contar o que aconteceu comigo lá no Rio de Janeiro quando eu fui fazer minha apresentação no teatro fui lá no Rio cheguei lá domingo fui almoçar com o grande Afonso 3D com Afonso Solano que são meus amigos nós som almoçar grande isess o cara nós vamos almoçar lá na Urca num bar lá no botecão na Urca comida excelente saindo do bar um cara Veio na minha direção cara
que eu nunca vi na minha vida você não é aquele cara do YouTube você não é aquele cara do YouTube lá que fala de ciência eu falei sou sou eu eu falava eu não sou vem aqui cara eu tenho que te contar um negócio Seríssimo eu fala o que que é cara você já ouviu falar na conspiração xerox já ouviu falar você já ouviu eu nunca tinha ouvido falar você já ouviu não eu falei nunca ouvi que que é a conspiração xerox toda a máquina todo Mundo conhece a xerox né xerox é aquela máquina famosa
que fazia o tal do xerox que é a foto copiadora né Ele falou que toda a máquina xerox que era vendida no mundo ela tinha uma microcâmera e ela ia registrando tudo que era xerocado tudo e aí ele falou assim você não conhece conspira falei não conheço cara então conspiração xerox é isso eu falei Ah tá não e tá nada cara tem todos os documentos da Conspiração eu sei onde eles estão eles estão aqui no Brasil Você quer el isso para você cara fou seu jeito para mim eu falei pô eu eu quero cara manda
aí até hoje você não mandou Então você tiver ouvindo aí ó o cara da Conspiração xerox Me manda os documentos que eu quero é isso cara o cara ele tem exclusividade não dá velho ele tem ué ele prometeu é uma teoria de conspiração né ele prometeu tem que entregar com agora que você tem o [ __ ] você tá com pau na mesa você tem que ir até o final você não parou o Sergião lá e falou que Tinha um negócio cadê aí o cara falou para mim então e é esse lance que você falou
é uma coisa que só ele sabe e é sempre uma coisa que tá escondida cara não é assim é que ninguém por que que o livro do Dan Brown código da 20 fez tanto aqu lá tudo é mentira mas por que que fez tanto sucesso porque é aquilo cara é o cara pô os caras descobriram é o negócio que tá lá escondido no fundo daquela igreja naquelas pastas E é só aquelas pessoas que T acesso é isso é Sedutor demais cara entendeu isso é uma delícia Ué você ficar falando aqui só teoria de conspiração cara
que você pô não é to que os cara ficou milionário com teoria de conspiração Ué o Eric vanan quem do Eram os deuses astronautas cara tudo é baseado na teoria de conspiração o cara era garçom ficou milionário [ __ ] vendendo o livro era um dos Deus astronautas um dos maior best seller do mundo aí u por ele pegou de novo que que é a teoria da Conspiração meias verdades então ele foi lá em Machu pito tirou foto de uma pedra de 12 lados a famosa pedra de 12 lados e colocou no pode existir pedra
de 12 lados Você já viu alguma na na sua vida cara eu mal e mal vi pedra de 10 lados cara quanto mais de cinco quanto mais de 12 aí você fala não não pode existir Então aqui tem como que tem Ah você não sabe eu te explico como foi macho picho fica ali tal não sei o que tem as pirâmides lembra das pirâmides as Pirâmides do Egito elas não foram construídas por alienígena eles não construíram sal lular construíram aqui em matupit matchup Pit tem as as assinaturas lá né Tem tem as linhas de nasca
já ou falar nas linhas de nasca Já que as que as linhas L você não vê você só vê se tiver voando por que que aquilo lá é para a pista de pouso dos alienígenas Acabou cara tá aí montada a teoria de conspiração Falando nisso você sabe que a Terra plana a terra planaa Teve vários momentos na história hã um dos momentos foi na década de 50 com um cara chamado é o Dubai o do bei né que ele chama você sabe por que surgiu é a teoria da Terra plana porque o cara fez uma
tese ele falou assim eu vou provar que eu consigo montar uma teoria de conspiração E aí ele criou é isso cara é sério é isso eu vou provar que eu consigo a tese dele a tese dele na na de doutorado era provar que eu consigo fazer uma teoria de Conspiração E aí ele pegou meias verdades por exemplo você vê a curvatura da terra você aqui da terra eu também não ninguém vê Ném V pronto acabou só isso a Olha que ponto de partida excelente uhum entendeu ah mas tem foto de satélite Mas você acredita na
NASA acabou tá montada conspiração cara entendeu E ele provou E ele fez um livro ah eh não é ah como que ele chama cara Pô esqueci é o Dubai cara eu at esqueci o primeiro nome dele e ele fez o livro a Terra é plana que o livro na verdade é a tese de doutorado dele aonde ele prova e ele dá os ingredientes de como montar uma teoria de conspiração entendeu E tá aí fazendo sucesso até hoje é isso entendeu E bom a já que a gente tá falando de de Terra plana Ah tem a
Terra plana mas tem a Terra Oca também não tem a Terra Oca é muito mais antiga da Terra plana viu qual que é a Terra Oca é do The Hollow Earth Theory aliás quem vê aí Godzilla Versus King Kong já viu esse filme já atrás Tem um cara lá que tá explicando umas coisas atrás dele tem um cartaz escrito the hallow worf é a teoria da Terra Oca a Teoria da Terra Oca diz o seguinte que a terra ela não é maciça né o interior dela é oco e lá mora uma civilização super avançada e
no centro da Terra você tem um sol aí o cara fala assim Vou te provar já viu foto satélite já viu uma foto satélite já viu que no nos polos aqui é é mais claro aquilo lá É por onde sai o brilho daquele sol interno da terra acabou aí [ __ ] e aí como é que o cara vai entrar lá para para conferir não é qualquer um que entra Você já conseguiu passar pela Antártica não pronto tá aí acabou é isso cara entendeu na hora que o cara é isso os caras fazem isso cara
é não é galera não é difícil um dia nós vamos fazer eu vou fazer uma brincadeira nós vamos montar a teoria de conspiração e hoje com as redes sociais e com a Galera doente da cabeça é a melhor jeito de propagar cara não tem como é melhor para ganhar dinheiro né serão D para ganhar dinheiro também pô como não ó tem um vídeo muito louco sei lá tá o Monark o Igor e tem um cara mas mas é muito antigo não sei que época do flo foi não sei se foi primeiro ano segundo ano só
sei que o cara começa a falar desse negócio da terra oua é muito bom esse vídeo cara sensacional aí o cara começa a falar não porque a terra na verdade Não é ela é oca não é plana é oca e aí como que funciona lá na Antartica tem um portal você entra e tem os mamutes tem os mamutes tem dinossauro que aí é a teoria da Terra Oca original tudo lá dentro e o centro do E aí começa a fazer as perguntas e o s tem um sol é isso um sol dentro da terra ué
a terra não é quente lá se a gente vai não tem não falam que a terra interior é quente aí ó ai cara da onde que vem o calor da terra vem do Sol que tá lá dentro entendeu Então é isso aí por exemplo eu falei que ufologia não é uma teoria de conspiração mas dentro da ufologia tem várias teorias de conspiração ET de Varginha ET de Varginha ET de Varginha foram pegaram várias coisas que aconteceram em Varginha que a princípio não estão ligadas Quais são as coisas um cidadão numa fazenda lá em Varginha viu
uma luz passar no céu luz passar no céu numa fazenda cara quant quantas milhares de Pessoas vê toda hora é ele viu a luz passar no céu depois corta a cena foi visto um ser num terreno Baldi lá onde as irmãs estavam passando e viram o bichinho agachado lá que tinha uns três caroços na cabeça corta a cena no na cidade teve um dos bichos que foi atropelado por um caminhão corta a cena o exército estava passando em Varginha eh naquele momento entendeu pronto Esses são os elementos acou cara tá aí tudo Tá tudo pronto
tudo tudo por causa do ET tá Tudo pronto então foi a nave caiu os et qual é a história de Varginha para quem não sabe uma nave se acidentou saíram da nave 10 criaturas essas criaturas se espalharam pela cidade uma delas foi parar no zoológico e matou um dos bichos uma dela tava lá no terreno baldio das irmãs a outra dela tava foi atropelada uma delas foi levada para hospital lá em Varginha que é a tal da famosa fita dizem que tem uma fita que foi gravada mostrando eles fazendo a autópsia e uma Dessas criaturas
agora vem a melhor parte que aí tem a ver comigo uma dessas criaturas foi paraa Unicamp para Unicamp para Unicamp porque lá na Unicamp tinha um cara muito famoso ele ainda é vivo chamado Badan Palhares um dos médicos legistas mais importantes do Brasil ele participou do caso PC Farias lembra do caso PC Farias ele foi o médico Legista daquele caso e tudo e o Badan Palhares participou na hora que ele foi cortar o ET o ET tava vivo E aí ele não cortou e O ET ficou guardado lá no no instituto de química da Unicamp
tem uma sala lá e tudo que ele ficou guardado essa é a história não mas pera aí como assim ele foi cortar o ET ele foi o ET chegou o ET foram dois ETs que foram capturados um deles Ah capturaram um deles foi no hospital em Varginha que a gente fala que tem a tal da fita e tal o outro desse ET foi levado paraa Unicamp porque elá tinha o badão Palhares Então e o que que ele diz O ET tava ele aparentemente estava morto a criatura colocaram na mesa na hora que o Badan pegou
o estilete para cortar o bicho o bisturi o bicho estava vivo então ele não cortou E aí eles Prenderam o bicho numa gaiola e colocaram lá no instituto de química então lá na Unicamp existe essa lenda que lá no instituto de química na determinada sala tem o ET guardado lá o que que ele fala sobre isso já que ele tá vivo ele nunca falou nada ele fala que não existe entendeu Eu Nunca vi ele falar na verdade mas as as vezes que eu vi falão eu tinha cara como é que ele tá velhinho já então
antes dele Daí daqu a pouco ele parte daí que não vai conseguir então falam que o nome dele é Zeca não o nome dele é Juca deram um nome para ele Juca poet é aí calma aí não acaba a a história não o nome dele é Juca todo dia lá na Unicamp tem um lugar chamado Observatório não é porque tem um Observatório não é porque é um lugar Mais alto lá tá todo dia dizem que levam esse ET lá para cima para ver se a nave Vem buscar ele aí eu tô lá na Unicamp né
e um amigo meu uma vez ele estava andando pelas festas da Unicamp ele bebeu PR caramba ficou bebão e eu tava lá trabalhando E aí ele chegou lá para mim falou assim Serjão é hoje cara hoje hoje nós vamos tirar a limpo essa história eu falei que história cara do ET Como assim eu vou lá eu vou invadir o Instituto de química Cara o cara tava Chapadão eu vou invadir o Instituto de química e eu vou pegar o ET e eu vou levar ele no meio da festa eu falei vai mesmo vou aí eu comecei
a dar dar moral para ele ent eu falei vai mesmo cara cara você vai entrar pra história você eu vou cara eu vou eu vou aí ele foi ele foi saiu aí depois de tanto tempo ele voltou eu falei e aí cadê o ET cara pô cara não dá é um vidrinho muito pequeno eu tentei ver por ali eu não vi nada eu falei mas você não Ia entrar lá no instituto ele falou eu cheguei na porta mas tinha dois seguranças lá porque tem um segurança do prédio Lógico né você acha que eu deixar um
bêbado entrar no no prédio E aí você tá me devendo hein o ET que você ia buscar lá cara tinha que dar um jeito de entrevistar esse cara mas a se foi cortar o ET mesmo ele estava vivo é o Badan o Badan tinha que dar um jeito cara um dia eu queria entrevistar Badan você tiver ouvindo aí cara eu sei que Você ele tá velhinho acho quee tá com 81 82 anos e valeria a pena até para você contar essa história pra gente se você realmente foi cortar o ET cara pmni é um patrimônio
nacional ele fala que não tem nada a ver que inventaram essa história entendeu que ele nunca nem teve a ver com isso mas aí falam que ele também fala isso porque ele não pode falar aí começa entendeu aí começa a conspiração ela tem tem tudo isso mas o que que é teoria de conspiração mais uma vez aí Tô Ensinando vocês hein tarefa de casa pro final de semana Bolem uma teoria de conspiração tem uma teoria da conspiração que esse daí eu vi até o professor Roque já já entrevistou ele lá né já já até o
professor Roque se mencionar eu falei caramba pera aí o negócio é sério então não é bem uma teoria da conspiração assim de internet ou de surgiu Porque o povo contou ele disse o seguinte que o fato de que a gente tem países no Hemisfério norte mais desenvolvidos do que no emisfero sul tem a ver com a questão geográfica a temperatura Hum Tem a e que isso influencia na forma como a gente vive a vida ah só com certeza cara e é por isso que lá eles são mais desenvolvidos que a gente porque ali eles vivem
num situação de países mais frios é e a gente e ajuda o desenvolvimento nós a maior parte do hemisfério sul da população tá em zona tropical sim é muito calor praia Carnaval Car então ele fala isso aí mas isso aí eu acho que isso aí não é nem psu ciência nem teoria do conspiração porque isso a tem uma base científica viu Hum eu acho que foi feito estudos com isso mostrando que as temperaturas mais mais baixas elas acabam de ser você acaba se desenvolvendo melhor mesmo entendeu aí acaba tendo até uma coisa cultural né o
pessoal aqui pô F cansado tá calor cara não vou trabalhar não quero fazer entendeu E lá não no frio a A galera não tem outra coisa mas também tem uma coisa né você vai eu acabei de vir da Islândia né a Islândia é uma das maiores taxas de suicídio que eu acho que tem no mundo Islândia Noruega entendeu porque acontece lá aquele fenômeno de ficar meses de noite e meses de dia e isso pro ser humano é terrível entendeu então tem muita gente lá que você mata principalmente no período que fica só noite então tem
esse lado também mas eu já ouvi ele falar isso aí do da Do desenvolvimento ter a ver com ISS eu falei caramba pensei que isso daí era Teoria da Conspiração mesmo cara eu acho que isso aí não é eh teoria da ó pessoal tá falando aqui que análises estatística já foram feitos mostrar que isso é besteira não não não é besteira tem que ter alguma explicação pros países os países do Hemisfério Norte serem mais desenvolvidos do que os países do Hemisfério Sul ponto entendeu Você tem a linha do Equador ali dali Para cima as coisas
são de um jeito daqui para baixo as coisas são de outro pode não ser temperatura entendeu Pode não ser o clima mas alguma coisa tem é então e pode ser que seja mais de uma coisa não apenas uma né e eu já tinha visto que isso aí tinha uma base científica agora estão falando que que não é então bem vamos ver aqui isso é um assunto polêmico n trocar a ideia com professor rock de novo mas acho que tem sim eu acho que tem a ver sim mas assim Pelo menos se for uma teoria de
conspiração é uma teoria até que faz sentido cara até que faz sentido tem Teoria da Conspiração que aliás tem alguma teoria científica que vira a Teoria da Conspiração porque se provar D ruim acaba tendo jogo de interesse ali disputa muito dinheiro muito poder ou muito voto também Putz Tá aí uma boa pergunta hein viu pode ser que seja esse caso é pode ser mesmo Né Já pensou caiu num num assunto ali que pô se você ficar propagando isso daqui não vai dar muito certo não né aí de repente começa o começa a incomodar uma galera
some com o cientista ué tinha né ah nessa tinha né pessoal do crisper né O que que é o crisper né então surgiu lá na China os médicos começaram a estudar o DNA e eles viram que era possível você você editar o DNA então supor ia nascer uma pessoa com um problema Putz E aí Você entrava dentro Da barriga da mãe lá com com o negócio e editava o DNA você tirava o que tava ruim e colocava o que tava bom E aí a criança nascia bem até aí tudo bem qual é o problema disso
imagina se a gente se eu domino essa técnica e fala assim eu só quero que nasça a partir de hoje pessoas doidas de olho azul eu consigo editar o DNA e aí o que que falaram que fizeram com esses médico aí eles sumiram do nada nunca mais apareceram para falar nada então agora Eles fizeram a cirurgia e aí como que fica é o crisper que a gente chama edição de DNA mas aí Engenharia Genética é o ser humano querendo brincar de Deus né genética então mas é mas por exemplo ser humano gosta de brincar de
Deus também pô gosta mas então mas sumiram com os cara é então ah por que que sumiram Será que sumiram para guardar tecnologia só para eles ou sumiram com medo entendeu Então aí fica esse coisa no ar aí é teve A ponto de virar meio que uma teoria de conspiração porque tem gente que fala que não é verdade o que eles fizeram entendeu mas existe igual o clone lembra do Clone lembro ovelinha Doly então o clone ia vir para revolucionar virou novela da Globo de sucesso na época e tal entendeu Clone O Clone a ovelinha
Dolly lá depois morreu e tal e aí que que aconteceu com o negócio de clonagem que aconteceu foi meio jogado aí para debaixo do tapete né Será que não tão Estudando essa negócio agora nesse lance aí meio no que você falou são as teorias de vírus né cara então a gente vive uma a pandemia ó quantas teorias de conspiração surgiram né não que o vírus foi feito lá no laboratório chinês de saiu não porque foi não sei o que não se que como que como que é esse negócio na sua opinião de onde veio cara
eu assim nunca parei para estudar a fundo não mas eu acho que veio de bicho mesmo por que que eu acho que veio de bicho eu conheço Vá eu tenho vários amigos meus que hoje nesse momento eles estão enfiados no meio dos Matos aí pelo mundo entendeu no Camboja no Laos no Vietnã na Amazônia estudando bichos que T vírus incubado neles e que se esse vírus sair pode dar treta entendeu então tem muita gente eu conheço uns três ou quatro que fazem Esse estudo hoje então tem um amigo meu que ele tá numa na floresta
lá no Laus estudando esses bichos entendeu Então ele pega um bicho ele abre o bicho Fala Pô esse bicho aqui tem um vírus aqui ó só que esse vírus é tipo o negócio por isso que eu sou mais da linha do morcego lá e tal entendeu o laboratório aí aonde que entra a teoria da se for conspiração aonde que entra conspiração o laboratório existe existe esse laboratório estuda vírus que são vírus assim eh Mortais e vírus estuda lá tem o ebola todos aqueles vírus são estudados nesse laboratório teria a chance desse vírus escapar do laboratório
teria se o Cara descuidaste lá alguma coisa Teria como teria a chance também do cara fazer uma negocinho ali soltei aqui entendeu então assim é uma teoria de conspiração que acaba fazendo muito sentido eu pelo eu não conheço a fundo mas pelo que eu conheço das pessoas que estudam eu acho que ainda faz mais sentido vindo um bicho entendeu é embaçado isso daí cara porque tanto que eles falam para mim o seguinte cara a o covid não é foi foi uma uma das pandemias entendeu a gente Pode ter outras aí que nós estamos a beira
del mas começou na China Ah isso com certeza começou lá no Com certeza no no reduto deles lá bem mas a partir do momento que a população foi criado no laboratório é Então a partir do momento que a população vai aumentando e vai ocupando áreas que não eram antes a chance de você ser picado por um bicho que tem uma um negócio ali que pro ser humano é mortal isso é maior ué isso aí é mesmo Não eu sem que contar que é meio [ __ ] que eu vou falar aqui mas assim não morreu
Tanta gente assim no mundo se a gente for analizar mas é porque as vacinas foram muito rápidas sim as vacinas foram muito rápidas mas a peste a peste negra não aí aides né cara n se compara quando gente mor morre de aides até hoje é mas o lance da pandemia é que foi foi foi terrível morreu bastante gente não morreu muito mais mas adiantou o negócio De vacina né cara então principalmente a do RNA mensageiro que era uma tecnologia que já vinha sendo estudada há muito tempo ela foi acelerada e deu resultado então assim é
um um caso de muito sucesso isso aí cara muito sucesso meu ó tem umas algumas perguntas o Gabriel Isa eu não sei onde Estacionei a nave quero voltar pra casa pra minha mulher fazer um love Freud Pô cara tem tem uns uns uns ETs perdidos aqui tem Ah vamos lá salve Sergião O que acha da teoria do Terence Howard Terence Howard um por um igual 1 x 1 igual 2 caramba cara você euem nem conheço e outras doideiras já viu ele no Joey Rogan nunca Ah o ter hor é aquele cara da tabela periódica deixa
eu ver eu acho que é o cara da Tabela Periódica é ele mesmo o ter H é o cara da Tabela Periódica então faz o seguinte cara vou dar aqui a dica para você Assista o vídeo do New de grass Tyson no ST Talk o podcast do New deg que ele respondeu e refutou item a item do teris Howard tá de novo cara é um cara que usa pequenas né pequenas coisas aí para vamos dizer coisas que ele fala ali que não são de conhecimento profundo da Galera então fica fácil de de enganar a turma
é eu vou ficar quieto que não conheço nada é o ter Roll el foi no Joe Rogan ele comç f não mas é que ele ele citou outra coisa aqui também o Quê Sim já viu ele no Joe Rogan Eu já vi ele no Joe Rogan eu já já viu É ele fala essas maluqui ele fala que a tabela periódica tá errada entendeu que a tabela periódica não pode ser do jeito que é ele fala que ah os movimentos não sei e ele fala um monte de coisa cara é um monte de coisa ó vamos
lá ã Sergião você e o Rodrigo me converteram de ateu a Cristão sério Pô fiz o trabalho errado então respeito demais vocês vamos lá o grande problema são as Teorias da conspiração da mídia mudança climática antropológica e vacinação em massa sem teste suficiente difícil cara mudança climática antropogênica né que você quer dizer não é antropológica antropogênica Cara isso aí não tem discussão mais tá isso aí não tem discussão vacinação em massa sem testar isso aí foi muito criticado na época e tal cara mas não tinha a outra opção cara a outra opção é o vírus
atacava a uma opção era vacina galera Então é ele tá dizendo de duas coisas ali que ele não consegue acreditar né a vacinação em massa sem teste e Basic també tá querendo dizer que muita gente foi vacinado mas não sabe não se sabe a qual que era até então não se sabia qual que era a efetividade da vacina é isso aí a capacidade dela de realmente faz é porque a vacina você tem que passar por uma série e tal mas o lance era esse né cara a gente tava vivendo um momento deou fazia isso ou
deixava o Povo morrer dá is Então é isso mesmo agora mudança climática cara não não tem papo cara tá mudança climática mudança climática gala pega no pack conheço conheço não só conheço como foi meu colega de faculdade não só conheço como eu estudei com ele feliz caramba Ele estudou com todo mundo Serjão velho não só conheço como era muito muito muito amigo dele não era pouco não caramba sério Serjão Ricardo Felício ele fez meteorologia até vou até Que responder aqui porque a menina que per é ela falou eu realmente eu vejo como alguém honesto gostaria
de vê-lo debatendo com o professor Ricardo Felício então o Felício cara vamos lá Felício ele fez metel meteorologia na USP e eu fiz geofísica que é no mesmo departamento o Instituto chama Instituto astronômico e geofísico mas ali tem três cursos astronomia meteorologia e geofísica e eu e o Ricardo a gente era muito próximo cara a gente estudava Junto o tempo todo a gente fez cálculo três junto física três junto física quatro junto entendeu a gente andava direto ele tinha uma namorada na época que era muito minha amiga entendeu aí isso é que ano 90 e
isso aí eu tô falando de 96 96 1996 1995 1996 eu era muito a gente era muito muito próximo mesmo cara não era pouco não entendeu a gente ficava estudando até 3S 4 horas da manhã na USP só nós dois entendeu resolvendo lista de física três de Cálculo três de física 4 entendeu e Pô até esqueci o nome da namorada dele Pior que ela me vê e ela vai me xingar depois né Pode me xingar aí porque eu esqueci o nome dela manda depois nos comentários aí ó ela ela era ela era muito minha amiga
era muito lógico né a gente andava tudo junto ali era um grupo que a gente andava sempre junto e tal e depois cara não assim eu eu eu segui minha vida né eu fui trabalhar e tal ele continuou lá na USP e tal não sei o quê Eu sei das ideias dele ele é contrário às mudanças climáticas sem antropogênica e tudo mais mas aí cara é [ __ ] porque não parou só parou de conversar nunca cara nem nem é que eu parei de conversar não é porque aí a vida separou a gente né a
vida separou não existia celular nada disso da época né eu fui trabalhar e tal e ele continua aqui depois eu não voltei mais pra USP nem nada né mas Quando foi a última vez que vocês conversaram não foi isso aí 96 96 Depois nunca mais conversei cara nunca mais convi Ricardo nunca mais é que eu sei das ideias dele né então mas aí [ __ ] você agora a gente podia promover esse encontro não não acho que ele já me xingou por aí Eu Nunca xinguei ele não hein Ricardão amos ah não aí não dá
pô mas eu nem sei acho que hoje ele tá até tá mexendo mais com isso cara Acho que ele mexe mais com política ele que ser candidato aí um tempo atrás né mas mas ele continua Professor lá na USP cara Não sei Aí eu não sei o que que aconteceu porque até então para mim ele era professor da outra não ele virou professor e tal Hoje atualmente eu não sei o que que virou dele mas mas já foi ele já foi nuns debates aí com a galera ele ficou muito famoso que ele foi no J
né Aham ali que ele ficou famoso para caramba aí um dia eu tava do nada e vi ele no J cara mas eu fui muito amigo dele trele aqui eu vou conversar de coisa da época da faculdade nem quero Tocar nesses assuntos Não tem coisa muito mais legal pra gente falar Tem coisa mais legal né ai Bom vamos lá eh o os e-mail tinha até mes não não não pera aí estão falando que tinha até a mesma namorada jamais Cara nada a ver com isso a namorada porque a namorada do Ricardo ela o Ricardo ele
já tava na universidade quando a gente chegou só que ele tinha trancado um tempo e tal e depois ele entrou na mesma na mesma trilha que a Gente entendeu e a namorada dele ela ela entrou no mesmo ano então quem entra no mesmo ano normalmente chamar amigo cara tem nada a ver disso aí não cara nunca F tá doido cara não então esquece essa história até é por né não Ah isso é como eu falei isso é talaricagem Vel isso daí é coisa errada PR Caramba mano coisa errada PR caramba ó vamos lá como é
que é quando a internet vai colocar Serjão Daniel Lopes e três oitão junto cara eu queria muito trazer o Daniel Lopes aqui Quem que é o Daniel Lopes eu não conheço Daniel Lopes é um cara que ele faz Teoria da Conspiração só que ele Ele estudou a ah o Daniel sei ele faz muito no Vilela né Eu queria muito trazer Ah vamos fazer ué se alguém tiver alguém tiver por favor o contato do Daniel Lopes porque toda vez que a gente marcou com ele conversamos com a equipe dele ah a gente vai marcar depois de
tal dia a gente marca etc nunca vamos fazer esse encontro aí ó vai ser legal PR caramba Queria muito o Daniel Lopes trão B Se não me engano ele é ele é do interior daqui de São Paulo Bora eu sei quem que é um cara que vai no Vilela direto eu já vi lá isso Bora isso pastor bora né quem tiver aí por favor o o contato do Daniel Lopes ou a equipe dele que receb esse esse vídeo etc por favor vamos V trocar quem quiser deente temu sa Como entrar em contato ele pode falar
comig pelo Instagram @mundo inel ou @ redcash oficial Beleza vamos lá o que vocês acham da vitória do trump a esquerda do Brasil está em choro ih velho começou a meter política na história ó cara essa questão da doença é muito difícil viver no Brasil Esse salário governo acaba com tudo TRS meses do ano é imposto o cara tá desabafando desabafando tá vendo viramos demos de psicólogo aqui para ele Ó tá aí ó desabafou tá mais tá mais tranquilo tá mais leve Então tá bom Realmente é difícil ter saúde mental no Brasil cara ISO da
eu concordo agora ah sobre a vitória do trump é bom para quem né pô a gente tava falando a as ações aí das empresas tecnologia dispararam a a Tesla disparou acima de tudo Bitcoin então assim quem tem dinheiro musk ele teve um papel fundamental na vitória do trump cara e o trump agradecer né eu vi eu vi o discurso da vitória dele e eu nunca vi uma pessoa falar tanto de outra e eu nunca vi uma pessoa falar tanto de foguete durante um um negócio desse que Ele falou do Starship foi legal PR caramba que
ele falou lá que ele falou que ele tava vendo o Starship aí ele ligou pro al mus o alus falou é noss que estamos fazendo isso aí o trump perguntou e aí alguém faz isso não só a gente nem a China Não só a gente que faz entendeu então e posso falar do meu lado né da questão espacial Cara eu acho que é muito bom o trump ele pode ajudar Pode acelerar aí Eh vamos ver como que ele vai o que que Ele vai mexer nos cargos ali que importam pro pra corrida espacial ou paraa
ida para o retorno né do ser humano pra lua mas ele ele é um cara que agora que pode acontecer é o seguinte ele pode ser o primeiro presidente na história a ter começado um programa espacial de ida pra lua e terminar com Amp pisando na Lua porque o de 1960 o Kennedy começou mas o Kennedy não viu o ser humano pisar na lua não viu porque quem viu foi o Nixon era o Richard Nixon Que era Richard Nixon é que ligou pro pros astronautas lá na lua não foi o o Kennedy e agora o
trump pode ser ele que começou o programa ártemis e termina pisando na lua e eu acho que ele quer fazer isso então eu acho que ele vai fazer de tudo para o programa espacial americano lunar acelerar e esse programa tem tem o que de diferente tem diferente que agora nós não vamos só pisar e voltar e a ideia é ficar lá explorando a lua por um longo por um longo período Entendeu Tipo tripulação montar habitates montar módulos lá e direto e ocupação ocupação da lua mesmo que eles falam entendi aí vai renovando a tropa continua
lá igual acontece na estação espacial exatamente Então essa é a ideia e eu acho que ele pode pode acelerar isso aí pode mesmo e o foguete que o h musk tá fazendo é diferente por quê o Foguete do El mus cara primeiro porque volta né não Sim Volta e é reabastecido e voa de novo e é um fog F muito grande é o maior foguete já foi feito o Foguete mais poderoso já foi feito usa um combustível diferente que é o metano é o metalox metano com oxigênio líquido que é mais limpo que é mais
eficiente que aumenta a performance do Foguete is nenhum país do mundo tá fazendo isso Nenhum a China tem alguns mas ainda não tem nenhum do tamanho da potência do El musk né pô o El musk vou te falar hein o cara virou o cara virou Voto para caramba pro pro trump o trump realmente agradeceu ele ele é influencia ele é o cara é l de influenciar ele é um cara que influencia cara não tem como falar do musky cara e eu sou fã do Elo musk mesmo isso aí pode pode contar é e no dia
que o trump ganhou que eu viu o alum musk lá com ele eu falei iui Os Comunistas vão ficar puto com o Sergião Tá bom mas isso aí já são vai mudar nada ai ai ai por causa do El musk Agora o negócio ficou ficou ficou difícil mesmo Porque ganhou a eleição e e muito muito também por causa da participação do El musk o que esse cara fez distribui distribuiu até dinheiro é 1 milhão né Cada cada coisa lá ó o pessoal tá falando aqui do Natanael né do do do fábrica de noobs Cara eu
já tentei comunicar com ele para ele lá no sem sem fim vamos ver se a gente traz ele aí fábrica de noobs é um canal muito legal cara ele pega várias teorias de conspiração e ele monta um dossier Refutando é muito legal que ele faz trabalho sensacional de noobs é fábrica de noobs que chama o canal dele é sensacional o trabalho que ele faz cara Quero muito falar com ele sim tem Instagram tem se ele tiver Instagram Então bora bora trocar uma ideia aí deixa eu ver então aí ele falou assim é muito difícil viver
no no Brasil salário do governo acaba com tudo três meses do ano é imposto Obrigado aí o s Gamer cara mas Realmente o Brasil tá difícil mesmo parte do do que eu posso falar para vocês é esqueça a moeda brasileira o Real pense em dólar e principalmente em Bitcoin é a única forma de você se proteger contra desvalorização da nossa moeda E aí vamos pro Murilo Moret documentário paradoxo da igualdade aborda vários tipos de pseudociência como estudo de gênero por exemplo segundo os estudiosos não há diferenças inerentes a homens e mulheres e tudo é Construção
social não eh exatamente ele refuta isso né entendi ó deixa eu me defender aqui Thiago tá falando o seguinte Sérgio sacani disse que o prédio que ele tava sofreu um assalto mas na Live do suposto assalto do mesmo disse que desceu isso aí então é o seguinte cara eu estava isso aí tem gravado tá eu fazia a Live Rio de Janeiro então aí o que acontece eu estava em live e ouvi os tiros no corredor e eu fui lá cara e coloquei um Armário na porta para ninguém entrar e eu falei na Live na hora
que eu tava que eram uns gringos brigando por que que eu falei isso cara presta atenção aqui Tiago porque no meu prédio cara tinha muito gringo e sempre tinha briga de Gringo entendeu então eu estava ali na Live eu não sabia o que que tinha acontecido e eu falei ah não é uns Bringo uns gringos que estão brigando lá depois eu vou ligar lá no cara e vou ver só que depois para acabar da Live eu fui Lá ver com o porteiro que que era e ele falou que o prédio tinha sido invadido entendeu por
bandidos então assim você tem razão no que você está falando cara mas eu não tinha como eu saber porque eu estava eu pensei que era uns gringos brigando e eu falei isso na Live porque no meu prédio todo dia tinha briga de Gringo entendeu É só isso então não tô lorota nenhuma não e você morava no centro do Rio querendo ou não você você disse que desceu na rua e traduz os dois Gmos para os policiais eu falei isso não eu já tinha em outras brigas que tiveram lá eu já tinha feito isso entendeu nessa
específica tanto que eu voltei paraa Live 2 minutos depois cara não dava tempo nen de saí da da da da da da da porta cara que é isso Ah então eu lembro que você falou que além de ter esse vídeo de você tá no meio da Live começar o o tiroteio e tudo mais você colocou tem tiro dá para ouvir o tiro na Live dá para ouvir dá para Ouvir aí eu fui atrás e falei caramba É mesmo E além disso tem como você falou tá no centro do Rio de Janeiro é e no centro
do Rio de Janeiro não sei como que era na sua época mas hoje com certeza você ouve tiro ali fácil cara porque ali tá Tá embaçado né não Serjão não e tinha direto e várias vezes os gringos brigavam e eu descia para traduzir PR os policiais entendeu o poli ficava f pô o que que esse cara tá falando falei não calma aí cara vamos Com calma aí são só uns gringos aí deixa eu ver aqui o deixa eu ver se tem mais o que mais o pessoal tá querendo saber de pseudociência aproveitem Gente esse assunto
é só hoje Hoje não tem cutucada Mas hoje tem ciência Ó daqui eu tô saindo daqui tô indo lá pro Ciência Sem Fim hoje tem Ciência Sem Fim News Na verdade vou falar junto com o Henrique tá nós vamos falar só do Starship tá vamos destrinchar o voo 5 porque saiu o vídeo novo da spacex e vou falar do voo 6 que é dia 18 de novembro Então vamos falar tudo isso daqui a pouco cutucada hoje de madrugada tem cutucada 3 da manhã tem Live de lançamento então aguard todos vocês lá no SPE Day o
o esquema que você faz do lançamento nesses horários é por você faz tipo ve você pô 3 horas da manhã 7 horas da manhã porque a minha meta é transmitir todos os lançamentos cara a meta pessoal e é a hora que tem entendeu Entendi então hoje é 3 da manhã de hoje para Amanhã quero todo mundo lá hein vamos lá mas aí V por exemplo é para você transmitir ao vivo ao vivo entendi faço ao vivo e 3 e pouco da manhã a galera aí já sabe a galera das 4:20 pode colar que nós estamos
junto sabe que é 420 não né né sabendo tô sabendo galera das 4:20 Então Pode colar mas éa normalmente era era outra é mas é essa galeraa out tá pegada né mas acorda aí e vai assistir o Serjão lá é um fog um foguetinho de um lado e um Foguetão do outro Ah o Serjão tava lá no no meio dos dos Universitários lá da da Universidade Federal lá tem bastante né não tem tem tem bastante tem bastante ai caramba aí ó galera tá isso partiu Bora todo mundo lá que 4:20 nós estamos lá É o
jeito né velho aquele lugar ali tem tem que dar uma relaxada rapaziada tá doido ai ai ai é isso aí bom tivemos todos os super chats Deixa eu ver se eu não deixei nada aqui ah não esse aqui é o cara que Te agradeceu por converter ele ao Cristianismo ah tá achei interessante mas é isso aí gente muito obrigado eh especial de hoje com Sergião aqui obrigado a galera que entendeu que hoje não deu para o cariane vir porque ele tava cheio de compromisso dess essa semana depois de uma volta de uma viagem longa também
que ele ficou mais de uma semana fora mas a gente vai atrás dele vamos procurar trazer né não vamos tentar marcar a semana que vem falei com Ele ontem né Ele falou que semana que vem dá pr pra gente nós vamos tentar marcar aí isso trazer o o o Caran aí tambémo obrig ó para pegar vocês aqui ó a audiência aqui maravilhosa amanhã eu tô no RD XP é terça-feira ah Ciro Gomes estarei com o Ciro Gomes lá no rivon News entendeu eu vou vou assistir Então vamos lá ver o que que o Ciro vai
vai vai falar comigo e o pessoal chama de debate Quem Sou Eu para debater com o Ciro Gomes cara entendeu o Ciro Gomes Ele tem um vídeo dele muito famoso explicando o multiverso tem o Ciro Gomes Ele adora essa parte de astronomia astrofísica mas eu quero falar muito com ele sobre Ciência no Brasil então aguardem petróleo entendeu também vamos falar bastante sobre isso e e como é que ficou esse negócio do petróleo foi ou não foi por enquanto não por enquanto IB mas não era até o final do mês h não então mas o a
última notícia que tem que o Ibama vetou de novo tá tá a treta tá Treta gigante aí ó o Serjão já falou aqui primeiro que o Lula queria depois o Lula deu uma ordem Lula quer o Lula quer o Lula deu uma ordem e ainda sim o o Ibama o Ibama não libera li exploração margem Equatorial Eu Tô interessado nisso daí velho ô Lula por favor resolve essa parada pra gente cara como é que a gente vai ficar sem petróleo né ó Acabou de sair aqui ó 3 horas atrás aqui ó a última resposta do
Ibama não foi uma negativa da licença para mágia Equatorial ó os caras tão afrouxando cara os caras tão afrouxando o Ibama é tão poderoso assim ah é o Ibama tem que dar cara sem a licença Não pode expar petróleo no Brasil entendeu mas é meio é meio estranho porque um órgão do Governo contra uma empresa do governo que tudo bem não é uma empresa só do governo tem acionista mais Mas é então é duas coisas do governo o interesse do governo também Afinal de contas como é que a gente vai ficar sem petróleo Mas é
isso aí ué É isso aí Então tá aqui ó o ó Petrobras vai responder o Ibama até o fim de Novembro então com certeza o Ibama deve ter feito aí uma série de perguntas e a Petrobras vai responder os caras então tá aí ó tá eles vão decidir isso aí toda hora cara você escrever margem Equatorial e ficar atualizando a cada hora tem tem notícia sobre a margem Equatorial é porque se fosse uma quebra De braço entre o setor privado e o público você poderia falar [ __ ] realmente tem coisas aí que são antagônicas
né de interess São duas coisas do governo mas eu acho que é pior até cara sabia é pior Ah é Ué porque aí é um lado como imagina do dois lados do governo brigando para ver quem tem mais poder é lógico é E aí mas o sinceramente quem manda no final das contas é o Lula o Lula não pode simplesmente chutar o presidente Mas ele já chutou o Presidente da Petrobras ele trocou né colocou a mulher agora e agora tem que trocar o presidente do do Ibama né Mas o problema do presidente de bama que
mexe com muita coisa né cara aí mexe com a galera da da da da da ecologia Aí ferrou cara aí daqu pqu P el acorda V no Brasil nossa Leonardo DiCaprio e o Mark ruffalo são os primeiros exatamente não é é sempre os três né o Leonardo de Capri o Mark ruffalo E enfim a a menina vva negra Ah també é a vva Negra também é então não pode falar muito daqui a pouco acorda o Leonardo de capo lá ele Ele cola aqui caramba mas aí a gente precisa explorar esse petróleo aí velho temos que
temos Com Certeza senão vai Já pensou sem petróleo no no Brasil que a gente vai importar O dólar tá como preço vaias alturas o petróleo tá Como tá o qu 80 o barril ainda Ah é 85 né 87 Gir nesse tempo imagina Mas é 8 rapaziada o Barril para importar meu Deus do céu is aí ó vai vai disparar e o negócio vai ficar absurdo vai gasolina vai para 30 conto na boma terrível terrível cara sem sem condições mesmo Deixa eu botar aqui deixa eu ver é isso aí Sergião vai lá pro Flow agora né
tô indo lá cencia inf News daqui a pouco galera estarei chegando lá e a gente faz É isso aí galera muito obrigado então a gente volta aí RC semana que vem nó estamos aí ao vivo e isso aí gente falte Abraço valeu valeu