Esse corte faz parte do canal Duda Garb. Um assado para gostou? Te inscreve no canal.
Ô Capitã, e tu parou faz quanto tempo? Fazer 3 anos. Parei em 22.
Foi o CRB o teu último. Eh, não foi uma experiência muito boa? Não, eu já tava a minha a minha vontade era ter parado em 2021 lá no Grêmio, né, Duda?
Uhum. Eu já tava programado para isso, né? Eu já tinha comentado outras vezes que antes da final lá da Copa do Brasil com o Palmeiras, né, o Romildo Uhum.
me chamou e falou que queria que eu fosse coordenador lá, né, para olhar os meninos da base também, botar no profissional, ficar no profissional e fazer o elo entre os jogadores e a direção. E ele falou comigo antes da final da Copa do Brasil, que era dia de 2020, foi para 21 por causa da pandemia, a gente perdeu o Palmeiras. Isso.
E ali ele falou isso. Eu falei: "Ah, então esse ano vai ser meu último". Falei para ele: "Esse ano vai ser meu último e eu já emendo direto.
Já no próximo ano já começo a trabalhar no clube aí. Tá bom. E a gente sabe que ele tinha o desejo de ser governador do estado, né?
E com todos os problemas que se acarretaram lá em 2021, o Diego tava lá. ele ele sabe bem como que era o meu comportamento, como que foi a minha saída, o motivo que foi e aí calhou de eh ter uma saída com problemas, né? uma saída que não era do jeito que eu esperava, que eu queria e nem como tinham combinado comigo.
Mas a gente sabe que o futebol é desse jeito. Acho que ele não poôde cumprir a promessa porque o não pode não é cumprir, porque assim, da mesma maneira que tu que tu fala para mim isso, tu pode chegar depois vendo que o momento não tá muito bom e tu chegar para mim e falar assim: "Cara, o nosso momento não tá bom". E não tava bom, né?
Porque brigou para não cair até o final. e caiu. O momento não tava bom, mas vamos tentar reverter isso e no final do ano a gente vê o que que vai ter.
Uhum. Eh, ele não pode fazer o que ele fez, sumir, entendeu? Sumir.
O negócio tá ruim, sumir, não aparecer lá. Terceirizou o problema. É.
Aí bota um para para ficar lá. Aí o esse um quer falar uma coisa, só que não tem credibilidade nenhuma com nenhum jogador. Aí você fala que um treinador vai ter sequência e de manhã tu já contratou outro e eu já sabia, entendeu?
Então assim, foi acarretando coisas foras os jogos, né, que a gente perdia, todo mundo ficava com cara de cu no vestiário e no outro dia tava rindo, parecia que a gente tava em primeiro no campeonato. Isso isso vai gerando um desgaste muito grande no grupo e eu que tenho personalidade forte e não aceito essas coisas e não tenho rabo preso com ninguém. Todo dia eu brigava, esse cara ficava para mim calma.
Eu era um dos caras que chegava para ele o tempo inteiro e falava assim, ó, não é por aí, você não tem que ficar botando a cara o tempo inteiro, porque, tipo assim, ele é um cara muito explosivo, ele bota a cara o tempo inteiro, ele fala o que tiver que falar, ele briga por todo mundo e e nem toda vez ele vai ter esse respaldo que que ele precisa, entendeu? É, às vezes até exposição de É, mas ele assim, ele é a prova disso. Ele sabe que eu nunca fui eh brigar por ah, é, sou eu, Michael, não, não é no geral, é o grupo, porque tava todo mundo na merda.
Eu tava sem jogar porque eu tava machucado. Então eu fiquei vários jogos sem jogar porque eu tava machucado. Então não conseguia ajudar muito.
As vezes que eu tava indo pro jogo era no sacrifício, entendeu? Felipão me chamava. Ah, eu preciso tu vai pro jogo.
Eu ia pro jogo, jogava o que aguentava. Então assim, eu fazia porque era, eu tinha prazer, era o clube que, pô, era tudo, é tudo para mim. Pelos caras tinham uns que eram ponta firme e que valia a pena tu botar a cara.
E eu botava porque para mim eu saí de cabeça erguida. Eles me mandaram embora, né? Porque no vestiário eu xinguei todos os diretor, só não xinguei o presidente porque ele não tava, entendeu?
Sério, cara? Sim, foi por isso já eu já tinha falado isso. Ele tava no vestiário, ele viu que eu falei que o árbitro, aquele árbitro que me expulsou, ele não poderia pitar jogos nossos.
Várias oportunidades que ele me me minava o jogo, ele tinha implicância comigo e eu era o capitão do time, eu tinha que falar com o cara. Então isso gera um desgaste com o cara. Sim.
E a gente buscou um histórico de quantos jogos ele tinha apitado do Grêmio e o Grêmio só tinha ganho três, quatro jogos de 30, sei lá, 20. Ou seja, tinha um histórico. Então assim, ó, aí eu falo, aí eu cheguei no vestiário, eu fui expulso no jogo, cheguei no vestiário, falei: "É, não justifica a minha expulsão, eu errei, eu errei, mas só que para vocês tá tudo confortável aqui, parece que a gente tá em primeiro.
" E aí o vestiário ficou um silêncio. Eu falei, a gente sempre falou dos árbitros aí, só que agora tá tudo uma merda. Eu tô uma merda.
O time tá uma merda, vocês são uma merda porque não fazem nada, entendeu? É, vocês são uma merda porque não fazem nada porque vocês gostam de surpar na onda. Quando tava tudo bom, é tudo bom.
Agora os mais velhos não se dão com os mais novos. Antigamente era, pô, os mais velhos carregam os mais novos. Eh, se fazia um aniversário na fase boa, é grupo unido.
Se fizesse um aniversário na fase ruim, não pode, é baladeiro. Então assim, essas coisas eu não aceitava e eu botava car. Mas o cl entre vocês era bom, entre os jogadores.
Nunca teve problema. Nunca teve problema. Falavam muito isso, né?
Nunca teve problema. Mas como tava ruim, falaram, falaram uma vez, porque tipo assim, eu sou um cara que graças a Deus eu percebo bem as coisas, né? Ele sabe que que eu que eu marcaram uma reunião.
Primeiro cara que eu peguei pelo braço foi quem? Michael. Não fala nada, por favor.
Não fala nada, por favor, que os caras estão querendo descobrir alguma coisa e jogar. Aí chega lá, os caras começa a falar e ele não aguenta. Ele foi e falou: "Não, que eu só pegar os moleques, que eu vou pegar não sei quê, porque os moleques estão isso.
" Porque realmente a safra que vinha era uma safra minha que abusada. Aí ele falou: "Não, porque tem que pegar isso, tem que pegar aquilo". Realmente tinha que pegar, mas isso a gente a gente já fazia, entendeu?
Botava os moleques no lugar normal, porque isso é normal, não fazia por mal, para botar no lugar. Você baixa a tua baixa a tua bola porque você gerindo o grupo. É isso que quer me dizer.
Norm, normal. Isso é normal. Isso normal em qualquer lugar do mundo.
E eu falei aí quando ele terminou de falar o cara, então o problema é que os mais novos não sei quê. Aí saiu de lá falando uma coisa e depois falaram outra. Mas são pessoas que não entendem nada de futebol, que estavam lá.
E o presidente botou para ser escudo dele. Essa é a realidade. E eu cheguei lá no vestiário e falei: "Vocês gostam de surfar na onda, porque quando tá ganhando vocês podem andar na cidade.
Agora a gente que tá aqui, que perde o jogo, a gente não pode gustar nossos filhos na escola, a gente não pode ir no restaurante, a gente não pode fazer nada. Quer saber de uma coisa? Vai vocês tudo tomar no cu.
Peguei minha malha e fui embora. Mentira. Falei isso, por isso que aí saiu logo depois disso.
Aí teve uma teve uma folga porque a gente só ia jogar sem ser o próximo final de semana, o outro. Aí o Felipão deu folga, eu comprei uma passagem, vim pro Rio. No domingo, na segunda, o Machado me ligou.
Ah. Ah. Para tu ver que eles são tão cagalhão, foram tão cagalhão, tão bunda mole, porque se você é o dono aqui, eu te mando para aquele lugar, quem tem que me mandar embora é quem?
Você, pô. Você tem que ser, você é o chefe, né? Eles foram até o machado para pedir o machado para me convencer ou assinar, porque eu tinha desrespeitado eles e são tão frouxo que não vieram nem falar comigo, entendeu?
Isso me revoltou ainda mais. E na hora de da entrevista tavam com medo de eu chegar lá e rasgar o verbo. Só que eu em respeito a quatro, cinco do time e ainda faltava um turno, eu falei: "O time vai sair dessa situação, o time é bom, vai sair dessa situação, eu não vou tumultuar".
Fui lá, tentei amenizar na minha saída, né, na entrevista para não ficar um ambiente mais pesado, mas a minha vontade era de nem ir na entrevista lá, entendeu? nem falar nada, nem falar nada, porque ou falar o que tinha de ser falado, mas em respeito a ele, a um ou outro lá, que eu também não deveria ter respeito, porque foram jogadores também que sempre estiveram comigo e na hora que tinham que botar a cara comigo se se encolheram para ficar lá no clube mais tempinho. Então eu liguei para ele que eu ia embora.
Eu liguei para ele que eu ia embora, entendeu? para ficar mais lá no clube. Então assim, eu eu saí de cabeça erguida, porque eu falei, eu fiz o meu melhor aqui, eu sempre procurei representar o clube e o torcedor dentro de campo.
E ia ter um um jogo de despedida teu, né, agora? É, foi jogo de despedida meu. É um jogo do Michael.
O jogo que ia ter lá era um jogo de despedida para 50 jogadores que o que o presidente ia fazer, que foi agora perto da enchente, né? É, tava marcado e deu enchente, né? E aí não aconteceu, não aconteceu, mas era um jogo que ia jogar eu, ele, Douglas, não sei quem, não sei quem.
Então não era um jogo de despedida do Michael. Mas tu tem fazer um jogo de despedida até agora? Eu não tenho mais.
Mas o tu é chateado não com o Grêmio, tu é chateado com a gestão. Não, não é não. O Grêmio não tem nada a ver.
O clube esquece. Clube aqui, ó. Esquece.
Clube é torcida, esquece. Todos os jogadores que a gente encontra aí, os caras perguntam: "Ei, como é que é lá no Grêmio? " Primeira oportunidade que tu tiver, pode ir de olho de olho fechado.
Pode ir, pode ir, porque é um clube do [ __ ] a cidade do [ __ ] torcida do [ __ ] muito boa, apoia jogador, tu tem que chegar lá, vai fazer história porque vira ídolo, torcida te abraça, reconhece. Então assim, depois de de anos, eu ele me levou, ele que me levou pro Grêmio, na verdade, né? Vou vou beber mais o Michael que me levou pro Grêmio, né?
Você sabe? Po, pode beber. Não, não sei.
Quero que tu me conte. Não, né? Assim, é, o Michael que me levou pro Grêmio.
E tipo assim, mas ele era, ele levou Léo Moura, Cortez. Não, Cortez. Sim, não, ele me deu.
Jogador que lá pro Grêmio foi ele e o Rafinha. Quem levou ele? Você sabe quem que te levou?
Ele rodou. Então, só aqui vamos por partes. Primeiro Diego conta como três anos e meio de Grêmio, de alegria, graças a nossa amizade, porque se fosse qualquer outra situação, o momento que eu vivia no Botafogo, eh, ruim, sim, não é que é ruim, eu fiz os gols que precisava, tal, mas o time era um time que brigou ali na parte de baixo da tabela.
Livramos até com três rodadas de antecedência, mas assim, o Grêmio brigava por Libertadores, brigava por título. Isso não é nossa amizade assim para ele chegar e comprar o barulho e falar assim: "Não, pode trazer que que dá resultado". Eu acho que não teria tido essa oportunidade de jogar no Grêmio de novo, sabe?
E pô, isso para mim foi maravilhoso, porque eu tive, pô, mais três anos de carreira assim com alegria, tal, né? Foi muito bom, pô. Mas que esse monstro fazia de gol, cara?
O o a gente a gente vai onde a gente sabe que pode ajudar e a produzir. A gente precisava muito de um centravante ou é mentira? É verdade, a gente precisava muito.
O André para mim era o centraavante que ia fazer os gols que a gente ia acabar no Grêmio, ele ia fazer gol com pau. Eu era, era o que eu achava e o André não engrenou e a gente precisava de um outro centravante e tava buscando e tava buscando e tava buscando. E aí num dia numa reunião eu, Renato, Jeromel e Canima, eu acho ele perguntou porque ele tava querendo levar o Thiago Neves também e tal.
Sim, eu lembro e perguntou o que que a gente achava do Thiago e tal. Falei: "Cara, jogador bom tem que estar com a gente, a gente tem que ter jogador bom aqui, pro grupo ficar fortalecido, a gente poder chegar nas competições, poder ser campeão, que é nosso objetivo. Agora, a conduta do cara, ele aqui a gente sabe que o cara que é ruim de grupo, ele chega aqui, ele não tem como botar ex de fora.
O grupo vai expelir esse cara. Não, nele, ele vai ter que vai ter ambiente. O cara que é ruim de de grupo não.
E aí automaticamente não vai ter ambiente. Automátic ele vira bom porque o grupo era tão bom. Ou ele vira bom ou ele ele vira bom porque o grupo era muito bom todos os lugares.
E aí eu falei: "Cara, tem o Diego e Renato. Mas o Diego tava no Botafogo que não sei quê". Eu falei assim: "Pô, quantos gols o Diego fez?
Que a gente precisa é um cara igual a ele. Aí o Geromericano é o Diego, [ __ ] que não sei quê". Aí meio que deu uma despertada no Renato.
Ah, é? Aí ele não, tô tá bom, vamos lá. E o [ __ ] aí eu falei: "Cara, vai fala com, ó".
Falei: "Diego, e aí? " Caramba, aí vai fala, fala com o Renato aí. Caramba, ele tava nos Estados Unidos, pô.
Chegou bem e pôra, fez o que fez, cara. É que se ele chegar antes com o time que a gente tinha antes, a gente tinha feito muito mais gols e a gente tinha ganho mais títulos. Se o Diego tá antes, eu lembro que acho que o Denis me disse b o Denis Abrão rasgou elogio para ti, cara, quando eu gravei com ele, mas ele te amava, velho.
Demitiu o Diego, entre aspas, e recontratou o Diego. Aquilo para a maior sorte do Grêmio da da vida. Não é brincadeiro não, juro.
Porque, tipo assim, eu tinha eu tinha, tá? Depois o Bastos vai contar como é contrato, só para terminar essa parada do Danão, por favor. Eu tinha um acordo com o esporte, só que como o Grêmio caiu, eu falei pro esporte assim, só tem um porém, se o Grêmio quiser que eu fique para 2022, não importa salário, não importa nada.
Eu vou ficar por gratidão a tudo que aconteceu comigo e para tentar mudar essa história e botar o Grêmio de volta à Série A. Ponto. O esportes me ligando, me ligando, me ligando, me ligando, me ligando.
E eu já tava com pro esporte, tá? Hum. Michael, Everton e o Cortez.
Obrigado. Para ir pro esporte. Pro esporte.
Tu ia levar toda essa galera pro esporte? Sim. Porque são times de tradição que precisam de jogadores que vão chegar e vão botar camisa, vai jogar.
Sim. Aí o Mael e eu e eu pressionando ele, pressionando ele, pressionando ele, pressionando ele. Não era o salário que ele ganhava, né?
E ele falou assim: "Não, eu acho que eu vou esperar isso. Já era dia 20 e tantos de dezembro". Aí eu falei: "Mano, eu consigo esperar até agora?
A partir de agora já já não consigo mais esperar. " E ele, a decisão foi dele, dele chegar para mim e falar assim: "Não, eu não, eu vou esperar uma outra parada aqui e tal, não vai dar para ir". Foi quando foi pro CRB, aí ele foi depois.
Aí quando ele falou que não dava, eu eu cheguei pro esporte, falei, eu já ia resolver com o esporte. Eu tô no jogo de basquete, sabe o que acontece? Começa a me ligar o número 51.
Sim, que era o Denis. E eu não l Eu não atendo número que eu não tenho. O não atende.
Não atendo. Ficou ligando, ligando, só que ligou muito. Aí eu eu no meio do jogo eu atendi aí ele, Diego.
Aí eu falei quem fala falou o Denis. Aí eu falei assim: "Pô, Dan, eu tô no meio de um barulho, não dá para falar agora". Ele falou assim: "Eh, eu preciso falar com você".
Aí eu falei assim: "Tá, mas agora não dá. Amanhã 8 horas da manhã daqui você pode me atender falei: "Posso? " Aí falou: "Des me ligaram no dia 31 de dezembro 30.
Sim. E aí o esporte na época ficou até chateado. Imagina chateado.
Mas eles já sabiam porque eu já tinha deixado claro essa situação, entendeu? porque se fosse ao contrário, eu faria o mesmo. E aí foi onde ele me anunciaram dia 31 de dezembro e eu voltei pro Grêmio e tipo assim, não é querendo mais a minha volta pro Grêmio ali, tipo, pra gente subir.
Nossa, foi porque o time era subiu porque o time foi mesmo porque o time era bem era moderno, para não dizer, vamos ver como é que tu descreve o time de da série B para ver se tu tu já é comentarista. Vamos ver. O time era bem bem limitado.
Limitado. E o Ferreirinha não jogou. O Canima e o Jeromel.
O Jeromel, coitado. Pesavam, né? Não, ele tá machucado.
O Canima tá machucado. Fora, mas ele jogou muito pouquinho. E o Jeromel era o Bruno Alves, Jeromel.
O Jeromel no ano seguinte não conseguia nem jogar de tanto que depenaram a gente na Série B. Depenaram a gente porque as viagens era ruim. Tem que jogar maioria do jogo.
Bitelo bem. Bitelo surgiu bem. Ferreira jogou pouco.
O Biel ajudou. O Biel ajudou demais. É, o Biel ajudou demais, pô.
Mas tu fazia gol que que eu lembro, eu lembro agora, agora vem torcedor doente. Grêmio Guarani. Nossa, tomando um calor na arena, velho.
Tu acha um gol assim? Não, o Grêmio Guarani foi até suave porque quê? Na na semana enjoelei na sala de casa disse: "Graças a Deus".
Na foi 3 a 0 esse jogo. Sim, mas não não em casa não foi Guarani. Foi.
Sim, mas demorou para te fazer um gol, né? O que que aconteceu? Falar que foi, ele vai falar, não foi.
Pegou no início já. Primeira primeiro. Nós vamos ficar discutindo aqui.
[ __ ] pau. Eu que fiz os gols, [ __ ] Foi três gol. Três gol meu.
Fez dois gols, eu acho. Esses dias três. Três.
É 3 a 0. Três gol meu. Hatrick.
Ele nunca vai esquecer o Rick. Não, mas resumindo assim vai. Eu tava machucado porque na Copa do Brasil já tinha jogado machucado.
Eu ia voltar só contra o Sampaio correr em casa. uma hérne não, só para eu correr em casa voltar depois de quatro jogos empatamos fora com a Ponte Preta e perdemos do do Chapecoense em casa. Isso aí eu tava eu ia começar a treinar só depois de uma semana me botaram no campo, eu tive que jogar contra o Guarani porque amarrada a perna.
Aí foi 3 a 0, tr gol meu, mas me atrapalhou o resto do ano, porque eu jogava um, tinha que ficar fora, jogava outro, tinha que ficar fora, porque eu não conseguia ter pré-temporada por causa da minha fez muito gol aquele ano e gol contra Preta. M.