Eu tô ligado. Se você clicou nessa tamb aqui, provavelmente você já começou um canal no YouTube, mas os seus vídeos simplesmente não imprimem. Tudo que você posta flopa, vai mal ou seu canal começa a cair de uma forma que você tá tendo muita dificuldade para recuperar, né?
Bom, se esse é o seu caso, que eu posso te dizer com 100% de certeza é que tem uma solução e ela tá muito mais perto do que você imagina. Neste vídeo, eu, Bianco, especialista da Channels, vou compartilhar com você quais são os motivos que fazem o seu canal não imprimir e dizer o que você deve fazer para ele crescer com tudo e nunca mais te deixar na mão. Vamos começar, então.
Então, é isso, gente. O título da nossa aula é: Seu canal não está tendo impressões. Tente isso antes de desistir do YouTube.
Eu sei que você não quer desistir, você quer continuar, então vamos pro conteúdo, né? Primeira coisa que eu quero que você tenha bem claro na sua mente, quais são os motivos que fazem o YouTube imprimir ou não o seu vídeo. O YouTube ele não vai imprimir o seu vídeo se ele não tiver certeza de quem deve recebê-lo, porque tem um raciocínio muito interessante por parte do YouTube nesse jogo, que é o quê?
Por que que ele vai colocar vídeo chato na homepage de alguém? pessoa abriu ali no YouTube, ela quer assistir algum vídeo. O YouTube só vai mostrar esse vídeo na página inicial da pessoa sem entender que aquela pessoa tá muito topinha só assistir este vídeo.
Então assim, primeira coisa, não faz sentido você achar que ele tem que imprimir o vídeo para você. É o seu vídeo que tem que ser bom e você ser muito assertivo pro YouTube entender qual que é o seu ponto. Então assim, tem nesse jogo, tá?
O YouTube ele tem que entender que aquele vídeo é relevante pra pessoa. Por quê? Se ele não for relevante, a pessoa vai sair do vídeo.
Então, quanto melhores são os seus vídeos, mais chance deles serem impresso. Há. Ou seja, se você fizer um vídeo que tem alta retenção, tem alta taxa de cliques, por que que o YouTube não tá imprimindo esse vídeo?
Então assim, a mesma coisa também vale no sentido contrário. Se a sua taxa de clique tá ruim, se a sua retenção tá ruim, o YouTube não vai imprimir o seu vídeo. Então, lembre-se sempre, um vídeo ser bom é relativo.
O que é bom para você pode não ser pro seu público alvo. Então, a gente tem sempre que pensar no público, fazer um vídeo bom para o público que a gente quer atingir. Um público religioso, ele não é o mesmo público de um canal de notícias.
Então assim, tudo que você faz num canal de notícias, você não vai utilizar no canal religioso. E vice-versa. Um canal sobre o time de futebol, por exemplo, ele tem que falar sobre as notícias daquele time de futebol, não sobre futebol de maneira geral.
Então, se ele não entender, se ele não tiver certeza de quem quer ver o seu vídeo, você não agradar esse público, você já é ou o YouTube não vai imprimir esse vídeo. O segundo ponto é o seguinte: se ele não tiver os dados necessários ou tiver os dados bagunçados, isso vai atrapalhar o YouTube imprimir os seus vídeos. Por quê?
Se ele tiver dados demais, você pode confundir o algoritmo. O algoritmo ele é preparado para entender uma certa quantidade de dados. Por quê?
A maior parte dos canais que faz coisas bem feitas, eles não precisam de muitos dados para atingir o seu público. Por quê? Porque o vídeo é bom.
O vídeo tem uma alta taxa de cliquis, o vídeo tem uma alta retenção e o público é descoberto muito rapidamente. Por outro lado, também tem o perigo do dados de menos. Eu vou explicar mais ou menos para vocês.
Igual eu falei, dados de mais, o que que pode ser muito dado? Se você usar as tags erradas, por exemplo, aqui no canal Mateus Paiva já fez uma aula explicando porque você não deve usar tags demais no seu vídeo, tá? Mesma coisa, descrições cheia de coisas conexas com os vídeos, misturar nichos e subnichos.
Por exemplo, se você tá fazendo um canal ali de futebol, vamos supor que você tá fazendo um canal sobre o Flamengo, mas aí você viu que muitos canais estão usando algumas tags, algumas coisas na descrição. Além de Flamengo, eles estão colocando coisas relacionadas, por exemplo, com Globo Esport de jogo aberto, essas coisas assim. Isso não faz sentido pro seu conteúdo, porque o seu conteúdo é só pro Flamengo.
Seu conteúdo não é sobre Vlog Esport, não é sobre jogo aberto, não é sobre Cracknet. Então, tem isso em mente. Quando você tá fazendo, você tem que dar informações, mas não informações erradas.
É como se você convidasse alguém para te visitar em casa e ao invés do endereço você começasse a dar informações demais sobre pontos de referência e sobre lugares que ficam perto da sua casa, a pessoa simplesmente não vai entender. Então assim, se você tiver fazendo seu canal e usar tags erradas, é melhor você não usar. Entre usar errado e não usar, é melhor não usar.
A mesma coisa as descrições. Não tente copiar canais que já são antigos. Muitos canais antigos cresceram com esse tipo de conceito, mas hoje não funciona mais, tá?
Então fica atento com essa questão. Outro ponto relevante aqui é a questão de dados de menos. Por quê?
Se você não tem os dados suficientes para mostrar pro YouTube sobre o que é o seu vídeo, ele não vai imprimir. Então assim, que que é o dado de menos? Vídeos totalmente diferentes entre si ou da modelagem.
Temas que ninguém falou, thumbs que ninguém fez. É muito comum quando a gente é iniciante, a gente querer fazer tudo muito diferente, porque a gente acha que tem as melhores ideias. Mas se ninguém fez desse jeito que você tá pensando, provavelmente ele não vai funcionar.
Por quê? Além de tudo, o YouTube ele consegue ler a sua thumbnail, ela ele consegue ler o seu roteiro, ele consegue ler tudo do seu vídeo. Se ele não conseguir perceber algum tipo de padrão, parecido com outro canal, ele vai ter muito mais problema na hora de definir o público.
Então é isso aqui. O YouTube ele sabe interpretar todos os dados que você der para ele. O algoritmo não é bom.
Ele vai ler a sua TAMB, ele vai ler o seu título, seu roteiro, a sua descrição, tudo. Se o vídeo não se parecer com nada que ele conhece, ele não sabe para que imprimir e vai imprimir errado. Por quê?
Ele vai fazendo testes até encontrar a pessoa certa ali. Então, forneça os dados necessários pro YouTube. Não fornece dados de mais e não fornece dados de menos.
Se você puder manter ao máximo a sua modelagem, obviamente sem copiar, mas por exemplo, manter o estilo de tamb, manter o estilo de título, manter as ideias principais do nicho, tá? Outro ponto relevante aqui, se o YouTube já entendeu o nicho do seu canal, mas os vídeos caem diretamente em vídeos sugeridos, isso também é muito importante, por é um sinal que seu público mais fiel não gostou tanto no seu vídeo como esperava. Por quê?
O YouTube é como se fosse um funil. Nesse funil, se as pessoas que tendem a gostar mais do seu conteúdo não gostaram, ele vai cair em vídeos sugeridos para achar um novo público. E até ele achar um novo público que realmente goste do seu vídeo, pode ser problemático.
Então assim, é o que eu tô dizendo aqui, se seu público mais fiel não gostou do seu vídeo, provavelmente ele vai cair em vídeos sugeridos. Se ele cair em vídeos sugeridos, ele vai ter uma CTR menor, ele vai ter uma retenção menor. Por quê?
são pessoas que não estavam tão propênselas assim a clicar e a ver o seu vídeo. Nesse caso, você deve estudar melhor o seu público e entregar a ele exatamente o que ele quer. Então, modele os vídeos que mais funcionaram no seu canal e deu o seu melhor no título e roteiro.
Quanto mais o público quer te engajar, mais entregue seu vídeo vai ter. Então assim, pensa exatamente naquelas pessoas que vem todos os seus vídeos. Não tenta mudar demais o seu vídeo para agradar pessoas de fora, um público mais amplo.
Tenta primeiro pensar na sua base, as pessoas que se inscreveram primeiro. Por quê? São essas pessoas que continuam formando o público do seu canal.
É para elas que o YouTube mostra primeiro seus vídeos. Se o vídeo for mal com essas pessoas, o YouTube vai entender que ele não sabe o público correto. Aí ele vai jogar paraos vídeos sugeridos.
Então é isso, quando ele sabe para quem entregar, o vídeo vai direto para recurso de navegação, que é a melhor coisa, o melhor lugar para seu vídeo instalar, que ele vai ter uma maior taxa de cliques. Então é isso, tenta agradar primeiro a sua base, primeiro as pessoas, as pessoas que gostam mais do seu canal. Como é que você faz isso?
Modelando os vídeos que te mais funcionaram e mais trouxeram inscritos pro seu canal. Se você conseguir entender qual que é o padrão, qual que é o subnicho que seu público gosta, mantenha ele até o final. Faça testes, obviamente, para você variar um pouco mais, para você não precisar ficar preso naquele mesmo tipo de conteúdo.
Mas, por exemplo, num canal de saúde, você tá fazendo muitos vídeos. Se você ver que os vídeos que mais performaram falaram de um determinado tipo de alimento ou de um determinado tipo de doença, é nele que você tem que investir. Não fica testando demais.
Vai do que já funcionou e deu certo. Se você já fizer esse subnich, o micronich, vai ficar muito mais fácil do YouTube entender o seu público e entregar muito seus vídeos, tá? E se você fez tudo isso e ainda não deu certo, você tem que pensar, lógico na modelagem se ela tá correta ou não.
Se você misturou muito sub nífo, mesmo que muita coisa se pareça entre si, pode ter dado ruim, porque, por exemplo, num canal de histórias emocionantes, nem todo mundo que assiste aqueles vídeos que envolvem crianças, eles querem ver uma história que envolvam o idoso, por exemplo. Não são as mesmas pessoas que inflicam nos thumbnails. Então se você misturar público demais, subindo demais, pode ser que dê ruim.
Então assim, volta pra modelagem, olha se você tá fazendo as coisas da forma certa e se você fez o subnicho ou micronicho da forma correta. Então é uma boa e velha consistência que é sempre necessária. Tem que planejar mais pelo menos 30 vídeos e dar o seu melhor em todos eles.
Às vezes quando um canal já monetizou e ele caiu ruim, o mais importante é você entender qual que é o padrão que funciona no seu canal. Para você fazer ele voltar a crescer, você tem que entender qual que é a diferença entre os vídeos que deram certo e os vídeos que não deram certo. Então, vê ali qual que é o subníf que mais funcionou no seu canal, bate nessa tfil ali por 30 dias e tenta recuperar o canal.
Eu já fiz isso e já deu certo comigo. Tem pessoas que já testaram esse tipo de estratégia e não deu tão certo, mas eu acho que a melhor forma de você fazer o seu canal voltar a imprimir, que é você tentar voltar ao subnich e investir naquilo até dar certo. Pode parecer muito errado você ficar batendo na mesma tecla ali pros seus espectadores, mas é isso que normalmente funciona, tá?
Por nem sempre as pessoas que assistem aos nossos vídeos são os nossos inscritos. Então espero ter ajudado vocês a entender isso um pouco melhor e eu tenho o convite para você. As vagas para o Channels Plus, nossa mentoria de aceleração que mais gerou resultados da até hoje vão reabrir.
Entre no comentário fixado abaixo desse vídeo e cadastre-se na lista de espera para saber quando as vagas estarão abertas. Te vejo lá, hein?