Mas me fala uma coisa tem gente que ganha dinheiro que chega lá e perde tudo Uhum eu vou mostrar alguns exemplos aqui queria que você eh eh desse dicas de educação financeira para essas pessoas coloca o primeiro aí olha essa Frota Alexandre Frota começou com dívida de 88.000 no cheque especial que chegou a um mais de 1 milhão deais Alexandre Frota Ganhou muito dinheiro na vida sim e já tá com uma dívida de mais de 1 milhão de reais sim não sei se eu vou ofender o alexand aland de Frota né mas eu tenho uma
frase que é a seguinte o inteligente quando ganha dinheiro continua inteligente o burro quando ganha dinheiro continua burro Então antes de querer ganhar dinheiro se esforça em deixar de ser burro porque burro com dinheiro só faz burrice Não que seja o caso desse mas é muito comum pessoas atores e jogadores e tal cara perder tudo por quê porque ganhou dinheiro demais sem procurar a inteligência da educação financeira sobre como lidar com esse dinheiro o Frota o Frota não é burro não o Frota é bem inteligente mas vai saber como ele gastou Às vezes o cara
ganha muito e sai gastando por aí aproveita o que ganhou ou mas o ponto é ele ele é inteligente em quê ah né porque tem gente que é muito inteligente em várias coisas mas com dinheiro não é por isso eu comecei o programa falando educação financeira é algo que todo mundo precisa estudar pode ser que o cara é phd e não sei o que lá na na em Harvard você sabe que tem uma frase mano tem um livro muito bom chamado a psicologia financeira que ele fala né que o cara mais com maior número de
graduações e pode ter o currículo mais incrível do mundo que não tiver autocontrole controle emocional vai ser um desastre financeiro mais do que um cara que não tem formação nenhuma mas tem controle emocional então tem rico que é inteligente para caramba mas não tem esse controle Quantas vezes a gente vê gente famosa fazendo balada com carne de ouro LGA a mão velho que carne de Ouro Velho pessoa famosa aqui olha só Marcos Oliveira o Beiçola pede doações e diz estar quase sem comida a pessoa chega no momento que teve um emprego fixo ali na Globo
que todo ator quist chega a ficar quase sem comida põe outro famoso aí Belo atrasa pagamento de dívida Milionária com Denilson afirma Portal Põe mais um famoso aí olha como as Nicolas keig admite ter aceito papéis para pagar dívida põe outro famoso aí como é que pode né Beiçola de novo negociando contratação de prostituto bem pessoal não é por nada mas alguém que tá devendo 350.000 tem prioridades na vida um prostituto quem sabe e vai o como é que você controla a sua natureza a sua necessidade a a sua fome a sua às vezes às
vezes você tá deprimido você você ganha dinheiro você precisa sanar tristeza fazer um churrasco contratar uma um prostituto quem sabe como é que você tem esse controle emocional Para não gastar tudo que você ganhou numa fase boa da vida cara é que são são etapas né Tem gente que precisa até de terapia porque é a forma que a pessoa tem de se sentir bem só que é um se sentir bem tão temporário tão minúsculo que 5 horas depois ela já volta à Vida de pobreza lascado né Tem uma dica que eu dou no meu canal
Dan que é a seguinte quando é a hora de você subir de nível tipo porque Qual que é o erro do brasileiro o cara ganha três pau ele gasta três Pau se ele é promovido e ganha passa a ganhar quatro ele sobe o nível e ele tá sempre no limite de gastar tudo isso é um grande erro Você tem sempre que viver um nível abaixo e gastar um pouco menos porque isso é fato e e eu falo com letras maiúsculas aqui se você não investir uma parte do que você ganha todo mês nunca você vai
sair da pobreza nunca não tô falando que é difícil não é impossível por quê Porque o rico não é o cara que tem um relógio da Apple não é o cara que tem o Nike Air Jordan é o cara que tem dinheiro no banco você não vê tipo uma lista assim dos caras mais ficos do mundo por causa da roupa que ele tem por causa de dinheiro então Enquanto você fica torrando e gastando tudo com prazeres com curtição o que quer que seja você nunca vai sair da pobreza e é o que eu falo no
meu canal o objetivo do meu canal não é fazer você ser um pobre que parece rico é você ser rico né sair da pobreza mas aí o que que eu quero dizer com rico não tô prometendo que você vai ficar milionário vou comprar uma X6 não o que que quer ser rico deixar de ser um endividado lascado começar a ter dinheiro no banco e parar de trabalhar que nem uma mula mes ento só para pagar boleto isso é a vida mais miserável se você sair disso você já tá num nível que eu já vou est
feliz entende Você sabe você sabe que eu falei que enfim eu como todos a 90% das famílias brasileiras eu não tive educação financeira eu gan meu dinheiro e precisi aprender como que ele me levaria então assim meu pai também não teve educação financeira E por aí vai mas para não dizer que eu nunca tive educação financeira meu pai me deixou um conselho de pobre hum esse conselho de pobre que ele me deixou foi o suficiente para eu a partir desse conselho pegar a a a a as as coisas que eu ganhava e não me dá
mal que foi meu pai via propaganda compre o guarda-roupa a prestação compre a TV a prestação meu pai falava não se eu não tenho dinheiro eu não compro Nossa mas esse é maravilhoso esse foi o maior conselho foi o único conselho financeiro que meu pai me deixou se você não tem dinheiro não compre economize guarde o dia que você tiver dinheiro vá lá e compre a vista perito E aí você ainda ganha um desconto Então esse conselho do meu pai Eu segui e eu nunca comprei um meu primeiro apartamento foi a primeira casa própria da
família praticamente eu não comprei eh eh eh fazendo dívida eu fiquei quando eu comecei a fazer standup eu juntei dinheiro de show juntei dinheiro de show fui lá comprei meu meu primeiro apartamento próprio hum à vista ganhei um desconto que que eu fiz com desconto guardei no banco e assim eu comecei a dar os passos então Então esse grande conselho de pobre do meu pai é perfeito mas fo que me levou a a ir para outros né Sim esse é o tipo de conselho que eu dou no meu canal quer ver um negócio não compre
se não tem dinheiro você não precisa do que você você precisa ter dinheiro antes e não ter uma coisa aí a gente entra no problema do cartão de crédito Qual que é o erro do cartão de crédito querendo ou não todo parcelamento se torna uma dívida O que que é uma dívida quando você tá com bagui e não não pagou ainda esses dias por exemplo um youtuber famoso postou um negócio assim não existe nada melhor do que sair de uma loja com um produto que você não pagou ainda mas você é louco velho pelo amor
de Deus mano a não ser que você more na Califórnia lá você pode pegar vontade que esteja na califrnia custe até 00 mano você pega por exemplo o cartão de crédito hoje 78% das famílias são endividadas Se você pegar todos os endividados do Brasil 95% é por causa do cartão de crédito do limite como que eu vou ficar falando ai galera USA de crédito que você vai ganhar cashback que cashback caramba velho sai das dívidas mano eu recebo mensagem direto de gente falando assim Duda eu tô devendo 22.000 Fi como como não sei Duda era
dois e tá 20 cara para de fazer dívida