seguinte aqui rapaziada ó já vou avisar antes da gente começar o vídeo esse vídeo aqui é gigantesco vai ter mais de 40 minutos aqui o bagulho e esse provavelmente é um dos vídeos que tem a maior chance de o coringa na metade começar a falar pura e unicamente baseado no ódio no meu coração Beleza espero que estejam avisados Oi eu sou o link e eu tenho um canal de teorias E aí jovens como é que vocês estão Espero que estejam bem porque hoje a gente tá aqui para falar sobre Garden of bamban mas não como
pelo menos pro pessoal que acompanha aqui o meu canal vocês devem saber que eu já fiz vários e vários vídeos falando sobre Guardian of bamban né um jogo um tanto quanto polêmico que já rendeu bastante para poder falar só que hoje eu queria fazer um negócio um pouquinho mais sério cara sabe um negócio um pouquinho mais argumentativo eu sei que eu já fiz vários vídeos sobre gart of bamban mas eu gostaria que esse aqui fosse o último sim vocês não ouviram errado eu gostaria que esse daqui fosse pelo menos eu espero que seja o último
eu sempre quis fazer um vídeo um pouco maior sabe com bastante tempo para poder dar minhas opiniões um pouco mais detalhadas falar sobre todos os os problemas desse jogo tudo que eu acho que ele pode trazer de ruim e sinceramente alertar vocês a respeito desse jogo tá muitos outros YouTubers já fizeram vídeos assim como terrorizada e o Core já fizeram vídeos falando que não iam mais trazer nada sobre G of Ban no canal deles eu também queria trazer um só que com um pouco mais de detalhismo a respeito do jogo tá então esse daqui é
literalmente um dossiê eu vou falar sobre todas as polêmicas que esse jogo já teve todos os problemas que ele já teve e ainda tem é o meu vídeo definitivo sobre Garten e vale o disclaimer por sinal que agora nesse ano de 2024 Eu pretendo começar a lançar vídeos grandes de novo jovens vídeos naquele estilo da teoria Suprema de Minecraft por exemplo de 1 hora ou esse vídeo aqui que vai ter 40 minutos por exemplo então por favor eu peço para vocês que ajudem o canal tá não esqueçam de dar um like aqui comentar alguma coisa
principalmente se inscreverem aqui no canal porque isso ajuda imensamente eu a continuar fazendo vídeo aqui no YouTube e tendo dito isso Garden of Bamba um jogo muito protegido muito atacado muito criticado Então vamos nessa senta aí e vem vem comigo mais ou menos no ano de 2014 nasceu um novo gênero de jogos que ficou muito conhecido na internet o gênero de mascote horror esse gênero surgiu e fez um gigantesco sucesso graças à franquia de Five Nights at Freddy que trouxe à tona toda aquela coisa de trazer o horror ou o terror A uma coisinha meio
infantil sabe meio fofa principalmente se a gente puxasse isso um pouco pro passado lá pros anos 90 ou os anos 80 a maioria dos materiais que eram produzidos para crianças sempre foram bizarramente assustadores mesmo sabe tipo volta para poder ver um episódio de Vila Sésamo daquela época Olha que negócio bizarro esquisito cara ou então o próprio jogo no qual five Nights at Freddy foi baseado não é uma franquia de restaurantes de verdade chamada de Chuck and cheesy uma franquia de lanchonetes antigas que tinham animatronics infantis que eu tenho certeza que isso daqui já deu trauma
em muita criança que foi aqui e saiu chorando e não conseguiu dormir a semana toda five Nights fy lançou do nada e se tornou muito popular muitos outros jogos surgiram na mesma ideia que tentaram seguir os mesmos moldes Como bands and in k machine que foi o primeiro a ficar muito popular depois disso ou então o aclamado Hello neighbor que surgiu depois e acabou não dando tão certo ou então um dos mais recentes pop Playtime que tem até agora dois capítulos ali lançado mascot horror sempre foi um gênero muito popular porque ele é um pouco
mais apelativo para pessoas que ficam mais ativas na internet sabe crianças de forma geral né pessoas dos n aninhos de idade 9 10 anos até os seus 16 17 anos são um pessoal que geralmente consome gêneros de jogos como five Nights at Freddy por exemplo Porém desde a época em que esse gênero mascot horror foi criado Ele sempre foi o alvo de polêmicas para algumas pessoas porque cada novo jogo que foi sendo lançado que foi fazendo sucesso a respeito desse tipo de jogo muitas pessoas sempre acusaram eles de terem menos criatividade do que os antigos
sabe com os primeiros sendo lançados como fnaf e Benz and machine que eram jogos que fizeram sucesso porque tinha uma história muito legal tinha uma game play muito legal um estilo de arte muito única e eram em geral jogos e experiências únicas E aí os novos jogos que iam lançando iam sendo meio que só cópias dos antigos só que feitos de uma forma um pouco mais rápida um pouco mais infantilizada Como por exemplo o próprio pop Playtime que muitas pessoas achavam que ele era um bands and in Machine só que ele era um pouquinho mais
infantil um pouquinho mais colorido para poder chamar mais atenção das crianças e aí a gente foi lançando mais jogos mais mais e mais jogos até chegarmos no dia 6 de janeiro de 2023 o primeiro Capítulo de gardan of bamban foi lançado nesse dia eu acho que todo mundo que já tem assistido pelo menos um dos meus 500 vídeos falando mal desse jogo sabe um pouco a respeito não é Garden ofan foi criado inicialmente por uma empresa independente chamados de euforic brothers pelo menos pelo que sabíamos na época os euforic brothers eram literalmente dois irmãos que
estavam criando alguns jogos ali meio que como se fossem testes de faculdade eles estavam fazendo jogos por enquanto não levando as coisas tão a sério assim fazendo alguns jogos utilizando fórmulas meio que já testadas e tudo mais e o próprio guarden of B si lançou como apenas uma pequena demonstração sabe um jogo gratuito com nada demais para chamar tanta atenção o jogo tinha lá 15 a 20 minutos de duração mesmo que ele tivesse sido super simples e não tivesse nada para poder chamar muito atenção ele acabou se tornando um jogo meio polêmico na época principalmente
pelo fato de ele ter feito sucesso cara por mais engraçado que pareça sabe ele passou suave pela boca das pessoas tinha uma história muito simples que era basicamente um pai que ia numa creche ele tinha deixado o filho dele lá numa creche e tals e o filho dele desapareceu aí ele ia verificar e descobrir aquelas famosas situações onde os brinquedos estavam vivos na verdade dentro da creche e agora cabia ele encontrar o seu filho e blá blá blá E aí o jogo tinha tipo uma perseguição muito Épica que era essa aqui perseguição extremamente bem feita
e com a qualidade Impecável com esse perseg perseguidor aqui que os caras com certeza acertaram em cheio na hora de fazer o perseguidor me diz uma coisa que você tenha mais medo do que uma galinha rosa e você com certeza absoluta vai falhar em geral o primeiro capítulo foi isso na época no dia 17 de Janeiro de 2023 bem pouquinho tempo depois do lançamento do primeiro capítulo eu lancei um vídeo lá chamado gar tem ofan é ruim onde eu falei basicamente o que eu achava do jogo existiram algumas pessoas que criticaram o jogo só que
foram poucas né até porque o jogo Era grátis na época era só uma demonstração não tinha nada de muito nocivo no jogo eu lembro até de ter sido um pouquinho criticado por ter sido um pouco grosseiro demais e falado que eu não gostava do jogo que eu achei que ele estava sendo feito só para poder ganhar dinheiro e por aí vai as desculpas mais utilizadas na época eram aquelas famosas que diziam que o jogo estava sendo feito por apenas duas pessoas pessoas que estavam tentando fazer um joguinho simples que era meio que feito como um
projeto de faculdade não era nada para se levar a sério e Ok todo mundo que assiste o YouTube geralmente mano sabe que esse site aqui é praticamente um ecossistema né com vários e vários tipos de canais diferentes inclusive Existem muitos cana canais infantis cara no YouTube gan of bamban foi o tipo de conteúdo que caiu nas graças do público infantil pessoas até mais novas do que tipo 9 8 anos de idade até no máximo ali 12 anos as crianças realmente gostaram do jogo ele era colorido ele era de terror ele era super simples e muitos
canais infantis começaram a trazer vídeos sobre o jogo que acabou deixando ele muito popular E é claro que vale dizer também que canais infantis geralmente não costumam fazer vídeos sobre críticas de jogos sabe então no dia 3 de Março de 2023 foi lançado o Capítulo 2 do jogo os criadores do game a eic Brothers adotou a ideia de lançar os capítulos como jogos separados assim eles poderiam se organizar um pouco melhor e lançar eles com preços separados também né Afinal de contas a partir do capítulo 2 g ofan começou a ser um jogo pago onde
cada capítulo teria ali um preço separado sendo que o capítulo 2 foi lançado a r99 mas como R 2 não fazem diferença nenhuma no mundo hoje em dia vamos dizer que o jogo estava praticamente ali r$ 2 vai muitas pessoas estranharam muito a velocidade com a Qual o capítulo do foi lançado na época Março era literalmente dois meses depois que o primeiro capítulo tinha sido feito e como o jogo agora era pago as pessoas poderiam fazer críticas que caíram muito mais pesadas em cima do projeto o segundo capítulo de G of banan ele começou uma
leva de polêmicas e de briguinhas na internet muito curiosas que foram ficando mais e mais salgadas a cada capítulo que lançou pelo menos aqui no início as polêmicas não eram lá grande coisa a primeira das grandes polêmicas do jogo era o tamanho dele em si sabe quando comparado com o seu preço as gameplays do jogo tinham entre 40 e 50 minutos sendo que ele custava praticamente r$ 2 o jogo não chegava a ter uma hora de duração para ser uma parada custando r$ 2 muitos brasileiros aqui apesar de não terem achado o jogo extremamente caro
não achavam que o bagulho valia lá o preço vai era como se a cada 2 minutos de jogo você pagasse R 1 e eu acho que as coisas ficaram um pouquinho complicadas a partir do momento que as pessoas pensaram que elas teriam que tirar dinheiro do bolso para poder jogar isso aqui a história do jogo também era e sempre foi horrorosa a história de Garten começou a se moldar obviamente pro seu público né que deveria ser o público infantil então a história começou a se tornar bem mais infantil de fato então toda aquela premiss zinha
de que tem um pai procurando seu filho e tal pega tudo isso daí e joga fora porque a partir do Capítulo dois a história se torna basicamente sobre você correr atrás de um monte de Monstrinhos que vão aparecer em volta de cada capítulo E aí vai ter uns bichin colorido e você vai fugir Você já viu um monte de história de jogo de terror mano é a mesma bosta sabe vamos continuar em frente vai o jogo Teve até alguns pontos positivos na época com o seu segundo capítulo lançados Como por exemplo o fato do jogo
ter uma dublagem muitas pessoas elogiaram que o jogo Era dublado e tals aga Claro o fato de que o jogo teve uns puzzles que inicialmente pareciam que eles iam ser criativos tinha uma paradinha uma meio que mecânica que G of Ban tinha começado a produzir que deveria ser meio que o diferencial do jogo sabe e esse diferencial era um drone que você encontrava ele no primeiro capítulo e você controlava ele meio que clicando em botões em paredes Você mexia esse Drone para ele ir para certos lugares e ele ia para cantos que você não podia
ir a ideia era até que interessante você poderia resolver puzzles com ele você poderia atravessar ele por algumas paredes ir para alguns lugares mais baixos e tudo mais só que as pessoas meio que foram desistindo desse Drone esse Drone aqui é a pior parte de todos os capítulos que teve nesse jogo mano ele nunca conseguiu funcionar direito em nenhum Capítulo é uma Façanha as pessoas odiaram o Drone e ele começou a aparecer cada vez menos nos próximos capítulos Ele deveria ser um dos únicos pontos positivos porém os pontos negativos do jogo Nossa mas eles amassaram
os pontos positivos com muita força a primeira delas Garten era pesado Garten banan desde sempre foi considerado como um jogo extremamente pesado principalmente pelo fato dele não fazer polimento nos seus modelos 3D que para quem não sabe mais ou menos né como é que você faz modelo 3D e tudo mais é muito comum cara depois de você criar um model em 3D lá todo bonitinho todo feito para você colocar no seu jogo você dá uma colida nele e nos polígonos que são esses quadradinhos aí que vocês estão vendo jovens que eles são difíceis de renderizar
sabe quanto menos polígonos o seu modelo 3D tiver mais leve ele vai ser então ele vai rodar mais facilmente em computadores um pouco mais fracos um pouco mais baratos ou então em celulares um pouco mais fracos por exemplo a gente pode ver aqui por exemplo um modelo de Five Nights at Freddy Security Bridge vamos supor aí né o modelo da Rox que eu tô mostrando para vocês Vocês podem ver que ele tem sim alguns polígonos mas não são tantos assim e o modelo da Rox dentro do jogo é um modelo muito bonito isso daqui é
um modelo de G of bamban não existe nenhum tipo de polimento PR os modelos de Garten inclusive para alguns mano que eles simplesmente pegaram e não criaram do zero sabe umas coisas muito aleatórias tipo umas tábuas de madeira umas mesas cadeiras pasta de dente uma pedra aleatória jogada no chão objetos que são completamente aleatórios mas que são tão pesados que fazem alguns computadores travarem os monstros de gart of bamban eles têm tanto polígono cara que tem computador que se você olhar olhar pro monstro o jogo fecha é uma coisa realmente maravilhosa né para você perceber
que os criadores estavam muito empenhados em fazer um bom jogo o jogo também foi criticado por não existir configuração nele para gráficos mais leves Apesar de que no menu você poderia entre aspas né diminuir o gráfico do jogo ali para médio para baixo e tudo mais porém se você diminuísse o jogo simplesmente para médio cara o jogo ficaria muito escuro e não existia uma forma de corrigir isso se você jogar o jogo no médio ele ia ficar escuro e você só não ia conseguir enxergar algum item importante que tava no cenário sei lá um cartão
uma chave que você precisava Dani se esse jogo tivesse no médio você não ia poder jogar era basicamente um jogo anti poes se seu computador não custa 5.000 nem baixa isso aqui você não vai conseguir o jogo também tinha vários bugs e probleminhas Que incomodaram várias pessoas que tentaram jogar o jogo pela primeira vez Tipo o game podia simplesmente fechar do nada itens importantes poderiam desaparecer entre problemas de som diálogo entre várias outras coisas que aconteceram dentro do capítulo do pessoas que jogaram o jogo quando ele começou a lançar começaram a perceber esse tipo de
co coisa esse jogo também teve a primeira polêmica fora do game a respeito de gft bamban que eu acredito que muitas pessoas que estavam presentes na época se lembrem mas caso você não estivesse acompanhando do jogo alguns meses atrás essa polêmica era o seguinte vocês lembram que eu falei que o capítulo do ele tinha tipo sei lá 40 minutos mais ou menos de Gameplay gan of bamban em sua grande maioria foi um jogo que vendeu bastante na Steam né é a maior plataforma para poder comprar jogos de computador para aqueles que não sabem muito sobre
o sistema a Steam cara ela tem um sisteminha uma mecânica deles digamos assim que é o seguinte se você comprou um jogo e você jogou ele por menos de uma hora você pode reembolsar o jogo e pedir o seu dinheiro de volta é como se fosse uma espécie de mecânica para caso você não tenha gostado do jogo ou então ele não tenha funcionado direito no seu computador sabe e você não precisar comprar um negócio que você não gostou e ficar lá com ele comprado e tudo mais não se você comprou um jogo você não gostou
e jogou por menos de uma hora você pode pedir seu dinheiro de volta e usar esse seu dinheiro para poder comprar outra coisa G of bamban era um jogo com apenas 40 minutos de duração o O que significa que qualquer pessoa que comprasse o jogo e jogasse ele inteiro podia pedir seu dinheiro de volta muitas pessoas inclusive começaram a fazer isso dizendo que o jogo não valia o preço ele era simples demais ele era curto demais ele tinha muitos problemas e todo mundo que decidiu investir ali os seus r$ 2 achou que era meio estranho
isso daí e muita parte do dinheiro acabou sendo reembolsada os euforic brothers que era uma galera que criou o jogo de fato se pronunciaram pela primeira vez quando isso daí aconteceu eles não gostaram dessa situação acharam uma sacanagem disseram que as pessoas tinham jogado o jogo inteiro tipo comparando isso com uma pessoa ter comido um bolo inteiro e aí depois ela não ter pago pelo bolo e saiu sem pagar nada sabe quando o Capítulo dois lançou Desde aquela época eu fiz vídeo sobre o segundo Capítulo e eu acreditava e ainda acredito que isso daí é
culpa dos desenvolvedores se fazendo de vítima sabe os caras fizeram um capítulo de um jogo em dois meses de forma que eles nem conseguiram testar o jogo antes do lançamento sabe como eu falei para vocês o jogo teve vários e vários problemas que existiam e existem no Capítulo dois até hoje então então eles fizeram o negócio todo as pressa só para poder lançar e vender o negócio por um preço simbólico ali e depois ficaram reclamando que as pessoas não gostaram e pedindo o dinheiro delas de volta para mim é culpa deles e é uma falta
de responsabilidade deles se eles fizeram um jogo pequenininho e quiseram lançar mesmo assim outra coisa muito esquisita inclusive que acabou acontecendo quando eles lançaram o primeiro capítulo e sempre foi um costume de Garen of bamban sempre sendo tirado como uma piada inclusive é que toda vez que os criadores de Garten lançam um capítulo dentro da Steam eles sempre colocam já a página do próximo capí Capítulo isso faz muito parecer que eles querem fazer um negócio mais rápido sabe que eles querem sempre avisar que o próximo Capítulo tá vindo e que o jogo não vai acabar
nunca mesmo com esse capítulo sendo tão polêmico e gerando tantos probleminhas aqui ali não aconteceram críticas com tanta força assim sabe os canais infantis novamente não fizeram Nenhuma crítica só lançou e eles continuaram fazendo vídeos a respeito poucos canais fizeram muitas críticas e muitos ainda acreditavam nessa ideia de que o jogo ia melhorar agora que o jogo tava à venda Eles iam pegar esse dinheiro iam investir o projeto ia melhorar eles iam contratar artistas eles iam contratar pessoas e tudo mais e claro sempre com aquela mesma desculpa são duas pessoas fazendo o jogo Cara você
não pode levar muito a sério mesmo que se a gente for voltar um pouquinho no tempo nós possamos lembrar que lá no início quando essa época de mascote horror começou five Nights at Freddy foi feito em sua grande maioria por uma pessoa só ou então a gente tem projetos muito grandes como Hollow k por exemplo que é conhecido como um jogo Espetacular que foi feito por quatro pessoas e lançou com completo sem defeito nenhum muitos sites de pesquisa falaram que o jogo mesmo sendo muito reembolsado teria Rendido mais ou menos ali uns 200.000 dólares pros
caras o que eu acredito que seja um valor meio exagerado porque eles Com certeza não ganharam tudo isso daqui mas devem ter ganhado um valor próximo até porque eles tiveram muitos reembolsos e tudo mais não é mas dá para perceber só para aquela época que o jogo vendeu muito cara vendeu pelo menos o suficiente para que eles começassem já a lançar produtos oficiais para Gar of banan produtos esses que eram extrema caros e de qualidade horrorosa nunca vou me esquecer na vida de eu olhar para uma camiseta branca escrito Garden of bamban e os caras
tratarem isso como se fosse realmente algum produto de qualidade para poder colocar ó num preço nem um pouco caro o bagulho não juro PR vocês olha PR essa camisa tá bem assim olha Analisa cara ai a camiseta que bonitinho no dia 5 de maio de 2023 era lançado o terceiro Capítulo de Garden of bamban novamente o negócio foi lançado custando 19 praticamente R 20 dessa vez o capítulo tinha mais ou menos 1 hora de duração dá um destaque nesse 1 hora de duração que depois eu vou explicar porquê porém vamos dizer o básico quando o
capítulo lançou mais polêmicas vieram muitas mesmo foi mais ou menos a partir do capítulo TR que o jogo começou a ficar famoso como o grande jogo criticado do YouTube o jogo que todo mundo odeia e que era divertido falar mal nessa época eu link de pequena estatura já era conhecido como o maior Hater desse jogo e mergulho muito de falar isso por sinal por favor perdido especial é o editor Coloque uma coroinha na minha cabeça porque eu fico muito feliz das pessoas saberem que eu não gosto desse jogo aqui quando o terceiro capítulo do jogo
foi lançado Aconteceu uma parada meio séria era mais ou menos na época de Maio onde ataques estavam sendo feitos a respeito dos criadores sabe o projeto do jogo não era muito bom ele era meio caro pro preço tava lançando rápido demais praticamente de dois em dois meses e os caras né o euforic Brothers começaram a receber críticas algumas críticas mais pesadas algumas mais agressivas e até mesmo alguns ataques pessoais sabe com pessoas fazendo ameaça vazando dados pessoais dos caras coisa que você não precisa ter muitos neurônios para saber que além de criminosa são coisas extremamente
babacas e totalmente fora do contexto de internet sabe na época eu e vários outros YouTubers fizeram vídeo apoiando os desenvolvedores cara até porque nós como YouTubers temos uma certa responsabilidade sobre nosso público sabe eu obviamente não gostei do jogo não gostei de nenhum Capítulo do jogo e eu me sentia na liberdade de falar sobre o jogo como um projeto mas obviamente que pessoas fazendo ataques pessoais xingando ameaçando e indo falar com pessoas que eu não sei como é que tá o estado mental da pessoa vai que de repente vai um monte de gente lá xingar
os caras eles fazem alguma besteira isso é uma coisa completamente absurda eu sempre achei completamente absurda e sempre vou achar a única coisa que eu realmente achei zoado foi a forma como o z fork Brothers né como eles como acabaram respondendo disso a questão jovens é que esses caras eles recebiam críticas sobre o game desde o capítulo um e eles nunca foram muito de responder crítica sabe Porém quando chegou nesse ponto do capítulo 3 eles decidiram parar de vez de responder foram lá no Twitter e falaram que iam parar de usar Twitter Instagram e redes
sociais e se utilizaram desses ataques Para poderem se fechar o máximo para críticas pararam de responder o público e começaram desde então a só lançarem mais e mais capítulos ignorando indo pelo lado oposto do que o público queria mesmo pessoas do público que gostassem do projeto eles pararam de ouvir qualquer tipo de crítica colocando essa desculpa por cima de que as pessoas são rudes e nós estamos recebendo ataques a todo momento etc etc e por aí vai o terceiro capítulo foi lançado pouquíssimo tempo depois disso e é foi uma completa bomba esse capítulo vamos lá
vai eu dei Uma segurada até agora mas a partir do capítulo trê não dá eu vou começar a ser um pouquinho mais agressivo direto a partir daqui então espero que vocês consigam aguentar beleza primeiramente o abandono eu já tinha falado para vocês que cada capítulo de gart bamban ele é lançado como um jogo separado né lembra o que eu tinha falado eles lançam os capítulos como games separados e tudo mais até aí tudo certo porém existe a questão do abandono cara que a partir do capítulo 2 TR por aí eu comecei a notar uma coisa
quando um novo capítulo de Garten lança eles param de mexer no capítulo anterior mesmo que esse capítulo ainda tenha problemas ainda tenha bugs ainda tenha erros que eles precisam resolver não Eles não resolvem eles só lançam o próximo Capítulo ignoram os comentários as críticas e Vida que Segue o Capítulo três por exemplo ele foi lançado em Maio de 2023 se você entrar para poder jogar esse pedaço de cocô aqui hoje ele vai ter problemas que ele tinha quando ele lançou esses problemas inclusive não apenas permaneceram nos Capítulos antigos como nos novos tipo imagina por exemplo
que o Drone lá que eu falei para vocês ele tinha um bugzinho que às vezes ele travava em alguns lugares nas paredes e no teto ele tinha esse problema no Capítulo 1 em janeiro de 2023 vocês sabiam que recentemente eu joguei o capítulo 6 de Garen of Ban ao vivo com a amigo meu E adivinha Por que que o Drone não tá vindo Você não vai brar ah ele tá travando no cabo do elevador Vocês acreditam que o bagulho ainda tem o mesmo problema os jogos de gart então começaram a ter essa fama de serem
jogos que nunca melhoram eles só vão fazendo novos cenários novos personagens e novos quebra-cabeças porém se você for jogar o capítulo se é a mesma coisa que o três mesma coisa que o dois mesma coisa que o um mesma coisa que o quatro não existe Melhora você tá literalmente pagando para poder jogar o mesmo jogo três quatro vezes e realmente não tem como negar isso como uma verdade tá o jogo também foi duramente criticado tanto por mim quanto com várias outras pessoas como um game de Gam Play artificial eu adoro esse termo Nossa que termo
maravilhoso por acaso você que esteja sentado na sua cadeirinha aí ao meu lado me assistindo não sai exatamente o que que é gamep artificial vou explicar pode ficar tranquilo vocês lembram do que eu falei antes o segundo capítulo do jogo jovens ele era pequeno né ele tinha 40 minutos a apenas de duração até porque os caras queriam muito ficar lançando capítulos o mais rápido possível para farmar dinheiro com esse jogo o mais rápido possível então eles ficam lançando capítulos de dois em dois meses toda hora sem dar nem tempo direito para as pessoas poderem digerir
o Capítulo dois os caras já lança o três que já lança o quatro que já lança o cinco e tal porém fazendo capítulos tão rápido assim não dava PR os malucos fazerem uma coisa que seja realmente grande que demore para você zerar mas eles não queriam que as pessoas reembolsasse o dinheiro delas quando cada capítulo saísse então eles utilizaram de uma seguinte estratégia os cenários do jogo a partir do capítulo 3 eles começaram a ser aumentados de uma forma extremamente absurda começou a rolar mais ou menos esse tipo de coisa você vai passar por um
corredor em Garten of bamban a partir do terceiro capítulo é um corredor gigantesco que não tem nada no corredor nada eu lembro de jogar o capítulo 3 e passar por salas extremamente grandes que não tinha nada na sala era só um quadrado gigante com uma porta e um botão para você apertar para você sair do negócio ou então coisas desnecessárias que tem dentro do jogo eu juro PR vocês mano que eu já vi dentro desse jogo situações tipo assim você chega numa porta só que essa porta não vai abrir porque ela precisa de um cartão
aí você vai volta três salas para trás para poder pegar o cartão e nesse meio tempo você perde uns seis se minutos para poder pegar um cartão para abrir uma porta só que não tem nada nesse meio tempo não tem nenhuma cena não tem nenhuma história não tem nenhum quebra cabeça nenhum mistério é só um pedaço que eles fizeram no jogo para poder aumentar pro jogo passar de uma hora hora de duração para assim as pessoas não poderem pedir o seu dinheiro de volta você vai comprar um capítulo que tem uma hora de duração muito
bacana para você é uma pena que você vai perder de 20 a 30 minutos andando pelo cenário e não é nem um cenário bonito mano é esse cenário aqui que você tá vendo ó Que lindo esse corredor sem textura com o chão sem textura com tudo sem textura meu Deus do céu tô ficando maluco nessa época várias pessoas do público ainda se forçavam a acreditar no potencial do projeto claro que a gente não pode falar muito sobre as crianças porque geralmente crianças não tem lá muito senso crítico né Elas Gostam basicamente de qualquer coisa mas
ainda assim mano eu ainda vi adolescente sabe um as pessoas até um pouco mais velhas inclusive muitos criadores de conteúdo ainda tentavam se manter esperançosos que os caras estavam melhorando eles estavam tentando fazer lembrando para vocês que o Capítulo dois tinha Rendido lá mais de $1.000 pros caras mas eles não contrataram ninguém para poder fazer uma música um gráfico mais bonitinho fazer um jogo mais bem feito n para quê como diriam os ditados time que tá ganhando não se mexe né e seguindo essa mesma estratégia a gente vai [Música] avançando no dia 11 de agosto
de 2023 lançou o Capítulo 4 de Garden of bamban e pra surpresa de um total de zero pessoas o jogo continuava a bosta porém agora ele tinha dobrado de preço Imagina que maravilha você jogar um jogo igualzinho o capítulo passado só que pagando duas vezes mais tá maluco irmão isso aqui é que é franquia boa tá maluco G of boman 4 tinha aproximadamente 1:10 minutos de Gam Play porém ao invés de estar custando r$ 1 como seus antecessores ele estava custando R 32,99 ou seja R 33 para jogar isso olha para isso que sorrizinho lindo
desse personagem fala para mim se você não quer pagar r$ 3 para poder interagir com esse rapaz bonito sedutor aqui G of thean 4 foi o jogo que me despirocou muito cara juro para vocês eu acho que esse aqui foi o que eu mais engajei porque na época eu fiz um vídeo sobre as polêmicas de desse jogo porque foram as polêmicas que eu mais detestei narrar mesmo que eu tenha feito um vídeo sobre G fla 4 se vocês assistirem esse vídeo vocês vão perceber que ele é meio mal feito até mano porque eu nem chamei
meus editores para poder editar esse vídeo eu fui lá e fiz sozinho mesmo em meio que tipo umas Du horas o capítulo 4 era tão ruim que eu não acho que ele nem merecia um vídeo bem feito esse jogo não merecia então eu fiz de qualquer jeito também garan 4 foi conhecido pelas seguintes polêmicas que pioravam ainda mais coisas que já tinham no jogo ele continuou com aquela famosa mecânica e ideia dele de tentar estender a Gam playl de forma ar oficial Só que nesse aqui eles foram além do que eles já tinham ido conseguiram
se superar basicamente eles começaram a fazer quebra-cabeças reutilizados tipo assim imagina que você tem um Puzzle lá que você tem uma sala que você precisa resolver um Puzzle você precisa pegar uma chave e apertar umas alavancas Eles simplesmente pegaram esse Puzzle do capítulo 3 e colocaram ele de novo no capítulo 4 e eu não tô dizendo que eles reformularam o Puzzle que eles transformaram ele deixaram diferente não eu tô dizendo que fizeram o mesmo Puzzle o mesmo Mesmo assim idêntico não mudaram nada não mudaram a sala não mudaram os bonecos não mudaram a cor fizeram
nado só botaram o mesmo Puzzle duas vezes os quebra-cabeças do jogo que inicialmente foram até um ponto que o pessoal tentava defender né porque eles fizeram aquela porcaria daquele sistema de Drone que era para poder ser um negócio diferencial do jogo e tals depois que eles pararam de usar muito esse Drone Mano eles também desistiram de fazer Puzzle bom os Puzzle do negócio começaram a virar Puzzle de joguinho da internet de jogos de 2002 Sabe aqueles quebra-cabeça tipo jogo da velha isso quando não eram puzzles piores ainda aqueles puzzles maravilhosos você entra na sala e
tá lá o Puzzle consiga 10 chicletes rosa para passar para a próxima sala aí você vai lá pega 10 chicletes você chega na próxima sala e tá lá consiga 10 chicletes azul para passar para a próxima sala tem Puzzle que começou a ficar repetido Mano você tem que fazer o mesmo quebra-cabeça duas três vezes no mesmo Capítulo só pro jogo ficar maior e você tinha que pagar R 33 por isso olha que coisa legal que maravilhoso que é a história do jogo não existe ela simplesmente deixou de existir no capítulo um lá no primeiro capítulo
a gente ainda tinha uma ideia de que talvez ia ter uma história lá do pai que tava indo atrás do filho dele Esquece isso cara porque a partir do Capítulo dois a história do jogo é o seguinte você aparece em algum cenário E aí começa Ó faz uns quebra-cabeça aí para você avançar pra próxima fase aí vai aparecer um boneco ele vai te falar alguma coisa e aí você vai pra próxima sala que você vai pra próxima sala que o capítulo acaba é isso essa é a história do J você fica uma hora falando isso
E aí acaba o jogo e aí você espera pro próximo capítulo fora como o jogo piora cara em todos os quesitos e no capítulo quatro e seis que são os dois últimos né que lançou eu acho que eles atingem assim o ápice da da feiura e da tristeza que eles poderiam fazer mano criando esse jogo o apreço e o amor que os criadores vão colocando mano é de tirar o chapéu assim porque o primeiro Capítulo de garting ele era feio tá beleza ele era feinho mas podia melhorar agora do segundo em diante mano meu Deus
como piora Olha esse design de monstro aqui velho esse design feito com decência feito com carinho e amor pelos criadores Eu já falei isso em tanto vídeo mano mas eu repito se demoraram mais de 20 minutos para poder modelar esse bicho aqui irmão demoraram demais eu acho impressionante cara sério mesmo existem milhares de artistas talentosos espalhados pelo mundo cara que tem preços inclusive super baratos sabe se você passar pelo Twitter aí você balançar o Twitter por uns 10 segundos cai uns 15 artistas de lá é sério que não pensaram em contratar nenhuma pessoa legalzinha para
poder fazer uma parte artística no jogo fora a dublagem maravilhosa que esse game oferece também para poder deixar você totalmente dentro do clima do negócio sabe tipo a dublagem do bamban por exemplo que o nome do jogo é gart of bamban você imagina que o bamban vai ser um personagem importante se alguém me disser que pagaram esse cara para poder dublar com esse ânimo aí maravilhoso de milhões Que Ele dublou pagaram esse cara com dinheiro para poder comprar skin no Free Fire no máximo e pagaram mal ainda que eu acho que não deu para comprar
as Skin eu achava que eu era desanimado mas esse cara aqui ele morreu por dentro velho eu não tinha falado disso até agora inclusive mas eu não podia deixar de esquecer da falta de detalhe que os caras têm em coisas tão simples como o trailer do jogo por exemplo o trailer dos Capítulos vocês sabiam mano que todos os trailers de gart of bamban eles usam a mesma trilha sonora se liguem só nisso [Música] aqui [Música] vocês perceberam que é a mesma trilha para todos os capítulos ou então o famoso fator deles adicionarem novos Monstros por
exemplo tipo todo Capítulo tem meio que uma parede onde eles mostram todos os bonecos que supostamente fazem parte da creche sabe só que cada capítulo que vai passando a parede fica maior e eles vão botando mais Monstros dentro da parede tipo no capítulo um o bagulho era assim e aí ela vai crescendo crescendo e no capítulo seis você já tem isso aqui tudo de monstro cara e se vocês acham que acabou não eu ainda tenho o Capítulo cinco e o seis para poder falar e esses eu acho que são os piores de fato essa seria
a parte do jogo onde eu ia falar do capítulo C só que acreditem ou não eles pularam o capítulo C ele não existe e a razão dele não existir não foi exatamente justificada para nós aí do público mas eu tenho quase certeza que eu sei qual é negócio é o seguinte quando eles falaram do Capítulo 5 eles lançaram basicamente né as imagens de teaser do que seria o capítulo 5 de G of bamban e o que que seria esse capítulo bom as imagens do cenário mostram que ele era Aparentemente o mesmo cenário do primeiro Capítulo
do jogo ou seja a gente ia passar pelo mesmo ambiente do primeiro capítulo eles iam reutilizar o cenário todo mas a única coisa diferente que a t no capítulo era um monstro novo que é esse bicho verdinho ali que aparece na capa do capítulo porém eles acabaram sofrendo algumas críticas por conta das pessoas terem percebido que esse monstro era Na verdade uma espécie de plágio de uma Creepy Pasta do Godzilla o rosto o design o monstro era igualzinho as pessoas com certeza absoluta não iam ter saco de pagar R 30 para poder jogar o mesmo
mapa do capítulo um com um monstro copiado de outro jogo sabe isso Acabou gerando muita polêmica os caras perceberam que isso aconteceu e decidiram fingir que o capítulo 5 não existia e a parte que eu acho mais engraçado é que eles não simplesmente tiraram ele da Steam ou mudaram a página não eles pularam o capítulo CCO e foram direto pro seis dane-se e aí isso nos leva ao último Capítulo de Garten que foi lançado até agora o capítulo seis deste jogo aqui ele é especial para mim jovens porque eu fui forçado pelos Deuses a ver
ele inteiro duas vezes para vocês que não sabem há algumas semanas atrás o meu amigo dun Will que é um vtuber aí que trabalha dentro do YouTube e tals ele me chamou para jogar o capítulo seis com ele em live né ao vivo eu juro para vocês juro eu dormi enquanto o jogo passava Esse é o capítulo com as maiores polêmicas desde a data do seu lançamento e foi o capítulo que fez com que a comunidade brasileira basicamente abandonasse o jogo né criadores como Core e terrorizada por exemplo decidiram que nunca mais iam falar de
Garten nos seus canais quanto ao capítulo em si como ele foi R 33 de preço o capítulo tem 1:30 minutos só que ele consegue ser pior do que todos os outros a gameplay artificial que o jogo tinha eles conseguiram piorar mais ainda agora eles têm quebra-cabeças que você precisa fazer várias vezes seguidas o mesmo Puzzle eu lembro de dois quebra-cabeças que eu vi quando eu tava jogando com o Dante lá no ao vivo um deles que era tipo sala cheia de mesas coloridas que você tinha que ir apertando os botões em cima das mesas em
sequência sabe tipo mesa um mesa três mesa 5 mesa do esse Puzzle eu juro para vocês Vocês podem assistir na Live no ao vivo se eu tiver mentindo você tem que fazer esse Puzzle mais de seis vezes seguidas você perde praticamente 20 minutos fazendo mesmo quebra cabeça várias vezes ou então por exemplo tem um outro Puzzle lá que você tinha que pegar uma estátua e levar ela de um ponto no outro sabe para você conseguir abrir a porta daquela sala conseguir realizar esse Puzzle você genuinamente tinha que realizar ele duas vezes tipo tem duas vezes
o mesmo Puzzle colocado na mesma sala um do lado do outro ainda esse capítulo aqui é uma sacanagem cara mano uma sacanagem mesmo Sim ele é uma enrolação Sem limites eu lembra que tem uns Monstros nesse jogo aqui que eles são colegas do seu personagem né eles são meio que amiguinhos e eles conversam com você e o pior de tudo é que você não consegue pular os diálogos deles e você precisa esperar eles chegarem nos lugares para vocês conseguirem avançar então tipo sei lá tem um objetivo numa porta tal você vai correndo pra porta e
você tem que esperar o bicho vir andando na sua direção até ele chegar para quando finalmente ele chegar ele não vai só falar para você ó vai nessa porta pega uma chave pra gente conseguir Avan lançar Ah Para quê ele vai falar da vida dele vai contar como é que foi a terça-feira ele e os amigos foram no McDonald's no Big Mac beberam bastante vai te contar umas cinco piadas que ele pegou diretamente do Google e aí depois ele vai falar mais um pouco para aí sim ele falar o que você tem que fazer para
você jogar um outro quebra-cabeça perder mais meia hora fazendo um monte de quebra-cabeça repetido fora o que eu esqueci de dizer até agora mas esse capítulo 6 aqui ele se supera completamente naquela coisa que eu falei para vocês do cenário ser gigantesco irmão nesse cenário aqui os arquitetos que trabalharam nessa creche aqui exageraram viu foram construir sei lá uma escada que leva você da lanchonete pro setor de entregas ou os malucos fizeram uma escada que demora 30 minutos para subir intencionalmente ou o personagem principal desse jogo aqui tem 1,20 cm de altura e as menores
pernas do planeta Terra porque não é possível que o cenário seja tão grande e antes que vocês falem e tentem cobrar a respeito da famosa polêmica dos YouTubers eu sei que muitas pessoas já sabem caso você que tá assistindo aí não saiba do o que aconteceu saibam que existiam muitos Youtubers que eram parceiros basicamente do jogo sabe que recebiam o game antecipadamente e que também tinham contato com os criadores essas pessoas foram banidas depois do lançamento do capítulo se E por que que elas foram banidas link porque os criadores acharam desrespeitoso eles fazerem críticas ao
jogo então qualquer youtuber que fosse parceiro do jogo e já tinha criticado ele em algum momento os caras foram lá e acharam conveniente bloquear esses criadores e tirar eles criadores como o por exemplo que acredito eu que seja o maior aqui do Brasil os caras simplesmente tiraram ele do servidor do discord deles lá os caras simplesmente tiraram ele tiraram dos parceiros tiraram o cargo e bloquearam o cara nas redes sociais e depois foram no Twitter mentindo dizendo que não tinham bloqueado aí chegou no dia primeo de Janeiro e eles falaram tipo pediram desculpa e falaram
que já desbloquearam os criadores porém não pediram desculpa para eles e não colocaram eles de volta no sistema de parceria os caras mais profissionais da terra né claro que foi a maior enxurrada de críticas que os caras receberam inclusive de xingamentos e ataques com as pessoas dizendo que isso era praticamente uma tentativa de censura eu já fiz o vídeo inteiro para poder falar sobre toda essa situação e imagino que vocês já saibam o que eu penso não é dando a conclusão final para vocês eu acho que eu cheguei a falar tudo gart é um jogo
ruim é um jogo nocivo e eu sei que tem pessoas que ainda assim pensam ah link eu não sei porque que esse jogo só é nocivo porque que ele é perigoso porque que ele sofre tanta crítica e tanto hate uma última explicação uma última vez para vocês um gênero jovens ele vai sendo ditado pelo que está fazendo sucesso no momento como por exemplo mascote horror Teve uma época em que o maior mascote horror do mundo era five Nights at Freddy então todos os mascote horror que eram feitos todos os jogos nesse gênero que saíam pareciam
com finaf por mais que vocês pensem que ninguém nunca vai se basear em Garten of bamban para fazer um projeto Vocês estão errados vai aparecer alguém sim porque guardan of bamban dá muito dinheiro dá e sempre deu muito muito dinheiro os caras já ganharam mais de 500.000 com um projeto que eles estão fazendo de qualquer jeito na casa deles eles fizeram seis Capítulos e muitas pessoas ouviram dizer que eles querem fazer 15 16 capítulos desse jogo a maioria das pessoas que trabalha na internet jovens elas não são pessoas que querem fazer arte porque eu amo
arte eu adoro criar coisas elas querem fazer um projeto que ajude a pagar as contas da kaisa e se isso aqui é o que elas têm que fazer para pagar as contas elas vão fazer vocês vão perceber que quanto mais tempo esse projeto se permanecer como mudando certo quando os próximos criadores Independentes forem fazer um projeto ou então uma empresa que esteja interessada em ganhar dinheiro fácil você acha que eles vão arriscar em gastar dinheiro tempo e criatividade fazendo uma coisa criativa completamente nova que pode acabar dando errado e sendo um desperdício de dinheiro ou
vocês acham que eles vão fazer o que tá dando certo no momento para pelo menos já ser uma garantia ali de que eles vão ganhar um dinheiro fácil os criadores desse jogo para mim são mau caráter sempre foram mau caráter eles não baniram as pessoas e os criadores de parceiros do YouTube e tudo mais porque a galera tava sendo agressiva eles baniram porque nunca houve um interesse deles em fazer um jogo bom de verdade eu gostaria muito que as pessoas entendessem pelo menos de uma vez por todas e esse jogo foi feito para tirar dinheiro
de criança ninguém vende uma blusa branca com um boneco feio desses a ó em uma loja por amor os caras fizeram isso daqui para ganhar dinheiro e de forma cara de pau ainda se aproveitando do gênero de mascote que pelo menos não sei vocês mas eu gostei muito de jogos como fnaf e bands and Ink Machine e eu gostaria que o gênero de mascote horror não fosse aos poucos transformado em jogos ruins de mascote feitos para agradar criança eu não pretendo mais trazer Garten no meu canal depois que isso daqui acabar se alguma nova polêmica
muito forte estourar e vocês quiserem que eu fale sobre eu posso pensar sobre mas a princípio pelo menos esse daqui é meu vídeo final minha opinião sobre a situação e o que eu acho do jogo mas enfim espero que vocês tenham entendido Espero que tenham gostado E obrigado por terem assistido até aqui beijo e [Música] [Música] falou