o funk vai ser oficialmente proibido no Brasil não isso não é clickbait exagero e nem mesmo piada mais de 150 políticos espalhados em 12 estados diferentes do país e o Congresso Nacional estão neste exato momento entrando com o projeto de lei que proíbe a contratação de shows de qualquer artista que faça Apologia às drogas e ao Kim organizado ou seja grande parte do funk para quem não entendeu o tamanho dessa treta ela tá movimentando O país inteiro há algumas semanas e parece muito com aquela série de televisão ou animes que sempre sai um episódio novo
e a gente fica ansioso pelo próximo Só que nesse caso é quase todos os dias a vereadora Amanda vetorazo responsável pelo projeto de lei tem recebido diversas ameaças nas suas redes sociais porém cada vez mais pessoas estão comprando a briga dela e o que a gente está vivendo é simplesmente um momento histórico políticos artistas e o Crime Organizado todos estão em guerra no país e o vídeo de hoje é sobre isso Será que o funk realmente vai acabar no Brasil e se a resposta for sim isso é justo meu nome é Samuel seja bem bemvindo
ao meu canal se ainda não conhecia se ajeita na cadeira ou no sofá com aquele cafezinho e Vem Comigo discutir a pauta do momento Ah e se tiver afim de economizar aquela graninha no final do mês o link do meu grupo de ofertas gratuito no telegram tá aqui embaixo o Car code na tela também vamos começar do começo a origem de toda essa polêmica começou no final de janeiro desse ano quando a vereadora Amanda vetorazo postou um vídeo claramente direcionado a waran sobre um projeto de lei que propõe impedir artistas que supostamente fazem Apologia ao
Crime Organizado de se apresentar em eventos pagos pelo Estado eu quero proibir o Oran de fazer show na cidade de São [Música] Paulo para quem não sabe o oru é um dos rappers mais famosos do país que viralizou fazendo músicas e shows com apologia ao crime organizado e principalmente a facção comandada pelo seu pai Marcinho VP Ele foi preso em 1996 por tráfico de drogas e homicídio mas desde então continua tendo influência mesmo preo oron abriu a porteira para que rappers e funkeiros começassem a produzir músicas endeusando criminosos e líder de facções usando gírias e
expressões para normalizar o mundo do crime na nossa cultura não pode ser assim o crime organizado tem que ser tratado como uma organização terrorista e a partir do momento que eles são normalizados no nosso Imaginário a gente deixa de ver o que eles Realmente são inimigos do estado e principalmente inimigos do brasileiro e do Povo instante por isso a protocol é um projeto de lei que proíbe que a prefeitura contrate qualquer artista e show que faça Apologia ao Crime Organizado ao tráfico de drogas e ao uso de entorpecentes por isso no que depender de mim
artistas como uruan ficarão proibidos de fazer show aqui na cidade de São Paulo com o meu e com seu dinheiro como na virada cultural eu li todo o projeto de lei dela que diga-se de passagem não é difícil porque tem meia duz de páginas e a proposta inclui qualquer show que tenha conteúdos que possam ser interpretados como incentivo ao uso de drogas glorificação do tráfico ou outras coisas Fora da Lei A ideia é não permitir que a prefeitura de São Paulo use dinheiro público de impostos para financiar essa galerinha do bem a medida ficou conhecida
como PL anti Oran porque precisava de um nome que gerasse engajamento se o projeto fosse chamado PL antif funk dificilmente teria a mesma repercussão já que atacar um gênero musical não cria o mesmo Impacto que atacar uma pessoa específica a Amanda sabia disso e escolheu o aruan como alvo perfeito ele já é cercado de polêmicas canta músicas que alton facções e até vestiu a camiseta pedindo a soltura do pai ou seja a escolha dela foi uma jogada de marketing não um acaso para exemplificar isso eu vou dar uma pequena aulinha de marketing para vocês agora
é muito comum que políticos usem adversários para gerar engajamento isso porque é bem mais fácil você atacar uma pessoa do que uma ideia por exemplo dá muito mais certo uma pessoa de esquerda atacar o bolsonaro e uma pessoa de direita atacar o Lula ao invés de atacar as ideias que essas pessoas representam isso na verdade é até uma técnica de debate muito antiga usada principalmente pelo Pablo Marçal na última eleição porque eu duvido você lembrar de qualquer proposta dele mas com certeza lembra das brigas e dos apelidos o projeto foi publicado no dia 21 de
Janeiro e já se espalhou para 12 capitais em questão de apenas alguns dias inclusive pro Rio que é onde mora o uan Pelo visto os políticos de lá não tem muito amor à vida e o movimento não para de crescer a própria Amanda vetorazo tem compartilhado nomes e locais que aderiram à proposta e com toda essa pressão política Tudo indica que a lei Vai Ser aprovada em algum momento isso lembra até o vídeo do Nicolas Ferreira que por ter toda aquela repercussão acabou fazendo o governo recuar em algumas medidas obviamente que num uma proporção muito
menor né e agora falando do outro lado da moeda para mim tentar ser um pouco Imparcial já que 100% não existe porque no final eu vou dar a minha opinião alguns artistas vieram a público defender o Oran dizendo que ele não tem culpa de ser filho de um certo alguém e outras pessoas até estão Citando os momentos onde o Brasil criminalizou o funk e o samba e é agora que eu vou rebater esses argumentos tá por reto mesmo se nood fico tentando entender o que que que vocês pensam mano Pega a visão Por que que
vocês fic pegando no pé do menor devido de falar que o menor é filho de traficante tem como voltar no tempo tem como falar que ele não é menor é filho do né Mas qual foi a diferença do pai pro filho menor é traficante menor tá presa não né ao contrário o que que o menor tá fazendo IMP pilhando Hit atrás de Hit isso vocês não fala mano vocês quer falar que o menor é filho de traficante a menor vai fazer um Show em Salvador Bahia a isso é escoto mano acabei de ver aqui o
história do menor você é escroto mano não sei o que do você v Ô bagulho escroto mano menor falou tudo menor tá estourando rit aí porque você não fala disso mano aí quer falar do pai mano do menor primeiro uan não tem culpa de ser filho de quem é eu concordo acho que ele não tem mesmo Inclusive para quem não sabe o orua tem uma irmã que é cristã e canta músicas evangélicas provando que paternidade não limita ninguém e você pode fazer a sua vida independente disso nós não podemos ser hipócritas o ponto que tá
sendo atacado é que ele canta Sim muitas músicas de apologia ao crime tanto de formas veladas como eu já falei várias vezes no canal daquelas séries de música a cara do crime assalte não não sei o quê onde não só ele mas vários outros artistas fazem o mesmo quanto de formas explícitas Porque além dessas músicas famosas que todo jovem conhece existem também os funks proibidões que são músicas exaltando facções criminosas e já foram cantadas em shows por ISO eu vou mandar por isso eu vou [Música] Mandarim então não cara ninguém liga para quem é o
pai do aruan e sim o que ele canta a segunda desculpa que algumas pessoas estão usando inclusive advogados é de que isso tá errado porque é uma forma de censura abre aspas é inconstitucional você deixar de contratar um artista com a suposição de que uma ou outra música dele pode fazer Apologia ao Crime diz Danilo sinr Doutor em direito pela USP e autor do livro funk na batida baile Rua e Parlamento parece que a sua opinião foi automaticamente anulada meu amigo esse argumento até faria sentido se a gente tivesse considerando um caso onde não existissem
provas ou seja se a Amanda e todos os outros políticos estivessem atacando do uan sem nenhum motivo por birra por exemplo isso sim se configura censura você retirar a liberdade de expressão de uma pessoa sem que ela tenha cometido um crime mas cara eu me pergunto em qual faculdade um homem que se autointitula Doutor em direito e estudou e não sabe que Apologia ao Crime também é considerado crime e as provas estão na internet com isso a gente tem duas opções ou a faculdade que esse cara fez é um lixo e formou um profissional ruim
além de todas as outras pessoas que estão defendendo ou parece que alguém tem uma preferência Clara e não tá sendo Imparcial quando ocorreu aquele fatídica episódio do Monarque defendendo o partido bigoda ele foi expulso do próprio programa O que eu concordo 100% e ainda teve as suas redes sociais banidas isso porque as autoridades entenderam que ele era alguém de grande relevância que podia influenciar muitas pessoas e por isso aquele tipo de comportamento não era admissível e não é mesmo a nossa liberdade de expressão é garantida pelo artigo 5º da constituição que diz ser livre a
manifestação do pensamento Só que essa mesma constituição também coloca limites o inciso 44 classifica como crime a ação de grupos que a tentem contra o estado ou seja a liberdade de expressão não é um passe livre para discursos que possam causar dano às outras pessoas e é por isso que o Monarque foi censurado com razão o discurso dele incitava uma ameaça ao estado porque o bigod dismo é uma ideia totalitária que não aceita outros grupos da mesma forma que o uã supostamente incita o crime outra forma de ataque ao estado tá aí minha aula gratuita
de direito para vocês e para esses advogados aí Depois não digam que Samuel Bau não é cultura anota anota então não rapaziada a censura do Ruan não se trata de uma perseguição contra ele e sim de uma consequência das suas próprias ações isso é o mais importante que a gente precisa entender de tudo isso e agora para terminar toda essa repercussão do caso fez a Amanda e vários outros vereadores receberem muitas ameaças de churrasc momento involuntário o que levanta a seguinte questão se os artistas não incitam o crime Por que o próprio uan pediu PR
os fãs atacarem os políticos e eles começaram a receber ameaças até mesmo de supostos membros de organização digamos assim como vocês acompanhar o protocolei um projeto de lei que proíbe que a prefeitura de São Paulo contrate shows ou eventos com apologia ao crime organizado pois bem parece que o Mc uruan não gostou muito po quer ficar nessa daí vai proibir ao [ __ ] pô tu nem tem força para isso Bobona eu nunca vi mano a pessoa estudar para falar merda que é só tu não falar meu nome senão tu vai conhecer o Capeto até
aí ele tá no direito de concordar ou discordar meu projeto de lei e eu estou no meu direito no meu dever principalmente de propor os projetos mas ele cruzou uma linha ele sou os seus seguidores a famosa tropa do 22 vi no meu perfil me ameaçar com essas mensagens que eu tô recebendo aqui coincidência acho que não e algumas coisas pontuais que eu também acho legal comentar é que esses projetos de proibição do funk não é uma coisa nova já existem há tempos muitos outros que são focados principalmente em escolas mas que óbvio não tiveram
toda essa repercussão da Amanda porque ela soube jogar o marketing Vale destacar também que o documento diz que ela não quer proibir os artistas mas sim apenas Apologia ou seja eles podem cantar o que quiserem é só não fazer o que é errado ninguém quer que eles Parem de cantar tá ligado mais uma prova do que eu disse Apesar do nome esse projeto não é um ataque pessoal a nenhum funkeiro e sim algumas músicas específicas vamos ter bom senso por favor e bom rapaziada a minha opinião sobre tudo isso é que primeiro todos eles querem
mídia a Amanda os políticos os artistas segundo o Brasil infelizmente é um lugar onde você precisa tomar muito cuidado com o que fala eu mesmo Admito que quando posto os meus vídeos falando sobre música influência gente poderosa fico alguns dias pensando se isso vai ou não me trazer problemas eu acho que essa postura de Justiceiro que eles estão adotando é muito bonita no papel e gera esse sentimento de luta coletiva onde todo mundo olha e fica feliz porque tem alguém lutando pelos interesses do Povo só que cara eu volto a dizer a mesma coisa o
crime no Brasil é estrutural ele tá presente na política na música nos governos na padaria da esquina e no lava rápido que deveria lavar carros Mas lava dinheiro pro tráfico enfim o próprio Marcinho VP tem Instagram e veio ao público defender o filho só que o cara tá preso a H anos como assim mano simplesmente o Brasil de qualquer forma eu acho que a Amanda vetorazo e todos os que estão com ela são muito Corajosos eu espero de verdade que eles consigam proibir essas músicas específicas Mas será que isso realmente resolve o problema ou só
encobre outro maior porque no fim das contas proibir músicas não acaba com o crime rapaziada eu tenho certeza que essa simples medida das prefeituras não vai ter tanta força porque esses artistas ainda podem ser contratados por donos de eventos boates festivais Ou seja no máximo Isso só vai tirar uma pequena porcentagem do lucro deles mas não acaba com o problema eu tenho quase certeza que a maior preocupação de quem tá indo Contra esse projeto de lei é que ele seja só a ponta de algo muito maior para falar a verdade provavelmente é se eles conseguirem
aprovar esse projeto podem ir muito além depois assim chegando a real proibição do funk no Brasil mas você acha mesmo que se os artistas tiverem ligação com o tráfico eles vão conseguir proibir Pois é então eu termino esse vídeo com uma pergunta quem realmente lucra com essa polêmica deixa aqui nos comentários que eu quero saber a opinião de vocês e vou interagir também di de qualquer forma eu vou deixar aqui do meu lado um vídeo completaço que eu fiz recentemente sobre o funk no Brasil com quase 20 minutos de Puro conteúdo e que é um
ótimo complemento para esse assunto clica aqui que eu te vejo lá em alguns segundos por hoje era isso um grande abraço e até a próxima rapaziada [Música]