Olá alunos eu sou a professora Verônica rapsinski e nessa disciplina nós iremos trabalhar nutrição no envelhecimento uma disciplina muito especial que foi preparada com muito carinho para você para que futuramente nos seus atendimentos você tenha Total conhecimento de todos os processos que acontecem no envelhecimento e assim conseguir proporcionar esse paciente a melhor conduta possível então vamos começar quando a gente fala de nutrição no envelhecimento nós teremos que falar um pouco sobre os conceitos desse envelhecimento então nessa unidade nós vamos falar de todos os processos do envelhecimento cada conceito e aplicação e também tudo que esse
idoso ele vive nesse processo quais as alterações que acontecem Quais as funcionalidades que ele pode ter diminuídas ou até mesmo perder e também vamos ver algum termos alguns termos muito comuns como gerontologia geriatria seleção serenidade e quartos porque às vezes a gente fala de uma maneira geral mas não conhecemos na íntegra o seu real conceito desses termos Vamos iniciar falando da epidemiologia dos processos do envelhecimento então é nítido para todos nós o quanto que a população brasileira tem envelhecido normalmente a gente consegue perceber que a nação brasileira tem um grupo muito grande de idosos cada
dia cresce mais os grupos de terceira idade as academias nós percebemos aí nos postos de saúde e nas diversas coisas até mesmo sociais nós notamos o quanto essa população está sendo cada vez mais crescente tá E principalmente na população brasileira o processo do envelhecimento pode acontecer de uma maneira lenta e gradativa como deveria ser como mas para alguns pode também ser de uma maneira mais veloz essa pessoa pode estar acometida de algum tipo de Patologia alguma desordem funcional que acelera esse processo de envelhecimento celular e de toda pessoa 85% dos grupos que foram avaliados né
que estavam no hospital ali avaliados por esse grupo ganep 36% eram pacientes hospitalizados que estavam recebendo suporte nutricional e 85% eram pacientes que possuem algum tipo de doença crônica então nós percebemos um grupo muito grande aqui a gente falou em específico né de um grupo ali que tá de repente internado mas nós percebemos que no meio dos idosos esse grupo cresce muito com doenças associadas e voltando aqui para que vocês consigam Entender no decorrer das nossas aulas vamos estar falando desses conceitos Então veja aqui comigo quando a gente fala de gerontologia muitas vezes é confundido
com geriatria Então vamos separar bem esses termos gerontologia é a ciência que estuda todo o processo do envelhecimento humano nos aspectos clínicos biológicos Assim como as condições psicológicas sociais econômicas históricas que envolve todo o processo e possui um caráter multi interdisciplinar então quando nós falamos de gerontologia nós estamos falando da ciência do envelhecimento Então ela envolve em toda ela envolve não só as doenças mas o processo funcional a capacidade desse idoso nós estamos falando de atividades diária que ele possa estar reduzindo dos riscos de queda e inúmeros outros processos que acontece isso envolve toda gerontologia
e não é apenas um profissional que cuida mas uma equipe multidisciplinar já quando eu falo geriatria algumas pessoas associam que apenas com o idoso mas quando eu falo em geriatria nós estamos falando especificamente do ramo da Medicina que cuida né uma especialidade médica que cuida do Idoso Então ela estuda trata todas as doenças ligadas ao envelhecimento focando no estudo na prevenção e no tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas então por isso que nós vemos falar o que o médico geriatra porque porque ele é um médico especialista especialidade dele é com o idoso
ele cuida apenas desse grupo tá então a diferença de gerontologia geriatria e quando eu falo em idoso como seria a definição então para Organização Mundial da Saúde né no Brasil aliás no Brasil com 60 anos você já é considerado idoso Então você para e pensa nós hoje ao pensarmos uma pessoa com 60 anos ela ainda está muito ativa ela está produzindo muitas coisas mas a Organização Mundial da Saúde ela já fala o que que indivíduos com 65 anos de idade ou mais então assim quando ele tá encerrando uma fase economicamente ativa começando uma aposentadoria que
seria então o idoso Porque nessa fase a pessoa já caminha para uma aposentadoria ela já não está ativa economicamente né no ramo ali de trabalho muitas vezes tá e a cirinecência qual é a diferença na celescência todas as alterações que ocorrem nesse organismo com decorrer do tempo mas não caracterizado por doenças um processo de envelhecimento normal isso nós vamos caracterizar como ser Essência né alterações os as mudanças no processo fisiológico como exemplo uma diminuição da Visão tá na audição uma redução até mesmo na memória né porque a pessoa já tem muitos anos de vida isso
é uma celescência é um envelhecimento comum mas quando eu falo em serenidade que muitas vezes há aí uma confusão já tem um declínio gradual na funcionalidade do sistemas corporais então percebe a diferença ele não é um envelhecimento comum já estamos vendo um declínio aqui alguns processos patológicos acontecendo nessa pessoa então ocorre o desgaste da célula declínio gradual do funcionamento desses sistemas corporais então nós Já percebemos o que problemas cardiovasculares nós percebemos problemas mais graves de audição de memória respiratórios endócrino imunológico e tem esse termo aqui a quarta idade que não é muito falado mas também
é um conceito muito importante quando eu falo de envelhecimento que quando a gente fala idoso parece que a gente está abrangendo então todos que fizeram 60 anos já é idoso mas tem aí a gente fala a terceira idade né mas tem a quarta idade que é o que que são aqueles idosos que já tem uma classificação etária que passou dos 80 anos aí ele entrou então na quarta idade tá e quando falar então de envelhecimento nós falamos ali né de celescência senilidade os processos patológicos que vão acometer nesse idoso né no envelhecimento então nós percebemos
muitas modificações fisiológicas e eu quero conversar um pouquinho com vocês sobre elas tá algumas Com certeza você já percebeu em alguns idosos do seu convívio até mesmo de repente no local que você trabalha mas vamos conversar sobre isso primeiro de tudo nós percebemos uma modificação aqui na funcionalidade desse idoso Então esse idoso ele já começa a ter uma redução nós percebemos que o idoso ele tem uma diminuição na marcha né você percebe que ele anda mais devagar ele já não tem mais aquela Agilidade de outrora para pegar Algum objeto para muitas vezes até responder ao
que você está questionando ele tá a estatura comumente após os 40 anos Nós já vamos reduzindo aí de década em década cerca de um centímetro um centímetro e meio depende né mas nós temos uma redução sim eu sempre costumo brincar nos meus atendimentos quando eu falo assim idosos Que hora que você pergunta muitas vezes vamos dizer por um idoso do sexo masculino Qual é a sua estatura o senhor sabe a sua altura e ele fala assim ah eu tenho 1,80 m quando eu servia no exército eu tinha um éter 80 mas aí quando a gente
vai fazer nós vamos fazer essa avaliação a gente percebe que ele já tá com medo de 75 metros 73 por quê Porque tem uma redução comum da estatura e às vezes eles pedem para a gente avaliar várias vezes não tá errado isso daí Porque a pessoa não aceita que ocorre essa mudança ou achatamento das vértebras vocês podem perceber que o idoso ele dá aquela né em curvatura assim na postura dele então tudo isso faz com que a uma redução na estatura dele tá o peso né comumente a gente vê o idoso apresentando uma perca ali
né da uma perca da massa magra dele nós percebemos o que que esse idoso vai perdendo peso porém gente olha que interessante pesos que aquele idoso ele vai depletando então massa nós percebemos o que que ele tem uma gordura abdominal então é aquele idoso Magrinho que você faz avaliação dele né pesa faz toda uma avaliação antropométrica que você percebe que tem uma gordura ali na região abdominal tá porque permanece né Tem um crescimento dessa gordura abdominal tá essas mudanças né que ocorrem aí na composição corporal tá e o que que acontece pessoal quando o ser
humano ele vai perder nessa essa massa muscular ele vai perdendo juntamente a força então por isso que nós percebemos que o nosso idoso muitas vezes ele começa a derrubar coisas na hora de segurar ele não tem mais a mesma força para levantar Algum objeto até mesmo um imóvel que outra hora era tão comum para ele ele tem a redução dessa dessa força tá e pode estar desenvolvendo outras patologias né risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares né então nós percebemos o que que às vezes aquele idoso fala assim que nunca teve um problema de pressão alta
né Mas de repente ele começa a apresentar essas alterações porque nós temos que pensar assim imagine um organismo pessoal que já trabalhou 60 anos 70 anos ele vai apresentar uma falha como um carro né Um dia você pegou ele zero e de repente esse carro já rodou vários quilômetros apresentou aí muitas viagens e tudo mais ele vai apresentar algumas falhas ali no seu motor da mesma maneira nós com o tempo nós vamos desgastando né o nosso o nosso processo funcional tá vai ter um declínio tá E assim também temos o processo de envelhecimento do sistema
nervoso a redução do tamanho do peso do cérebro o idoso ele tem uma maior redução né de teor de água então ele desidrata facilmente tá E ele tem também uma ingesta insuficiente né causando desnutrição dele porque porque esse idoso vai perdendo papilas gustativas tá E ele tem essa deficiência e muitas alterações gastrointestinais eu deixo aqui para vocês então as nossas referências bibliográficas tá Para que vocês possam depois olhar com mais calma e agradeço vocês até a nossa próxima aula