Olá pessoal muito boa noite a todos e todas estamos aí começando nosso encontro online hoje ao vivo né nosso encontro online feedback da do checkpoint da ATP Então queria aqui conversar um pouquinho com vocês né nossa última aula hoje aqui 22 horas para quem está aí online essa hora né para quem tá assistindo ao vivo é a nossa última aula da noite tá bom então deixa eu dar um boa noite aqui interagindo com vocês enquanto a gente não começa aqui oficialmente Tá bom já tá ali o Cleiton né Eu não sei se é Cleiton ou
é cayon que se pronuncia então boa noite aí pro pro cayon eh me fala aí de qual cidade você é citon escreve no chat aí pra gente tá bom vamos lá é é é cliton mesmo ele confirmou ali tá bom de Florianópolis Ah então tá bom cayon olha só que legal hein meus amigos que moram em Florianópolis ficam fazendo bullying comigo viu eles falam assim olha josber eu moro na cidade onde você tira férias como se todo mundo de Floripa vivesse em férias né É isso aí que legal então boa noite aí clon que tá
aqui com a gente deixa eu ver ali eu vou vou dar boa noite aqui pros primeiros que entraram tá bom enquanto isso eu vou dando aqui mais um minutinho pro pessoal acessar aqui eh a nossa aula e depois a gente já começa Tá bom boa noite aí pro Rafael Então vamos lá Rafael me fala aí de que cidade você tá falando né Escreve aí pra gente inclusive hoje aqui eu vou liberar para vocês como aqui o horário é nosso mais avançado então é um número menor de estudantes que entram nesse horário né aqui ao vivo
se vocês quiserem então inclusive se comunicar aqui via via eh imagem tá bom tá liberada a câmera para vocês e tá liberado aí também para vocês aí abrirem o áudio para se comunicar comigo hoje tá bom Geralmente eu não faço isso porque as nossas turmas geralmente são grandes mas hoje aqui por conta do horário eu sei que esse horário aí poucas pessoas vão entrando ao vivo Tá bom então Rafael já falou aí que é de Curitiba então estamos junto aí estamos na mesma cidade né Rafael e o último Boa noite aqui de hoje aqui vai
pro Adriano Ô Adriano fala aí onde que você nos acompanha meu amigo você aí como estudante da PUC vamos lá vamos ver se aparece aí a a interação aí com o Adriano também tá com a gente aqui a a Gisélia né é muito bem e o Adriano acho que caiu a conexão dele mas tá bom vamos continuando aqui gente tá bom então boa noite para todos vocês aí gente é o seguinte vamos começar então aqui o nosso assunto hoje é Nossa nosso bate-papo hoje é bem simples Tá bom nós vamos falando aqui sobre o check
po da ATP Então é isso aí já chegou boa noite do Adriano aqui agora viu moro aqui em São José dos Pinhais aqui do ladinho né quem mora em São José e Curitiba é a mesma coisa né tá todo mundo aí do ladinho Então Valeu aí pela interação tá bom Adriano pessoal é seguinte vocês devem ter realizado na semana 4 o checkpoint da nossa aliás diga-se de passagem estamos chegando aí próximos do momento de postagem da nossa ATP de filosofia eh em que vocês devem então desenvolver aquele plano de Vida Universitária né Eh realizando ali
as quatro etapas Tá bom então Lembrando que nós estamos agora na semana 6 para quem tá assistindo ao vivo né Nós estamos na na sexta semana do nosso módulo e Na oitava semana gente vocês precisam postar a a ATP completinha com todas as etapas Tá bom então só para ficar aí a lembrança a todos vocês acredito que a maioria já está desenvolvendo a ATP como estamos na sexta semana você entrega na oitava semana se você por acaso né tiver alguma dúvida ainda sobre a sua ATP até a semana que vem que é a semana 7
Você pode tirar dúvida comigo tá bom através lá do fale com a gente você pode tirar sua dúvida talvez até eh enviar ali a sua produção olha Professor tô fazendo assim ATP Tá certo tá desse jeito né até a semana que vem a semana 7 eu consigo dar esse feedback para vocês é informando aí se tá no caminho certo mas o que importa mesmo é que na semana 8 vocês realizem a postagem Tá bom mas antes da semana 8 teve lá na semana 4 o momento de vocês eh realizarem um checkpoint da ATP Lembrando que
o checkpoint é recomendável que você faça mas ele não vale nota tá bom aquele da semana quatro que a gente vai conversar hoje sobre as perguntinhas do checkpoint ele não era obrigatório no entanto é recomendável que se faça porque as perguntinhas ali do checkpoint ajudam você a fazer aí uma é uma avaliação eh do seu trabalho tá bom então vou trabalhar já aqui com a primeira pergunta aí do do nosso checkpoint vou colocando inclusive eh para não precisar compartilhar slides eu vou compartilhando com vocês aí no chat tá bom eh eh as perguntas do checkpoint
a primeira pergunta é a seguinte né diz assim nessa semana você responderá as questões referentes às etapas já realizadas as quais fornecerão dados que comprovam o cumprimento dos prazos e o alcance de resultados parciais a realização dessa atividade de checkpoint é obrigatória Porém uma atividade formativa e não vale nota e a pergunta é a seguinte fiz uma reflexão e sei qual é o meu objetivo de desenvolvimento acadêmico profissional então vejam só uma perguntinha bastante simples quem já tá fazendo o trabalho né vai se Recordar da primeira etapa eh da sua ATP onde você deve fazer
então essa reflexão sobre o seu objetivo acadêmico e profissional aquela ideia né aposta lá de você se imaginar daqui a 8 anos onde você estará o que que você vai estar fazendo e que empresa vai estar trabalhando tá bom então era só basicamente responder isso né aqui na primeira pergunta e aí então vamos aqui paraa segunda perguntinha considerando a resposta dada a questão deixa eu postar para vocês aqui muito bem considerando resposta dada à questão eh sobre o meu objetivo de desenvolvimento acadêmico e profissional Apresente as evidências que a justifiquem aqui vocês deveriam né ter
colocado aqui no checkpoint eh comprovações do que vocês eh pretendem eh realizar aí nos próximos anos né a nossa TP pede al nos próximos 8 anos então aqui Você devia deveria redigir ali na no checkpoint Quais são as suas ideias praticamente para quem já fez a atividade na semana certa era só um copiar e colar ou então Eh reescrever aquilo que você já fez ali na primeira etapa Tá bom então é basicamente isso inclusive né Deixa eu fazer um parênteses aqui se se você não fez o o checkpoint lá na semana 4 não se desespere
primeiro porque ele não vale nota Tá bom mas se você ainda deseja fazer ele ainda tá aberto para você realizar Tá bom é só voltar lá na semana 4 até o dia 18 ainda é possível que você responda essas perguntinhas lá na semana 4ro tá bom terceiro ponto terceira perguntinha eram só oito perguntas no checkpoint a terceira é o seguinte conseguir listar eh dificuldades que poderão surgir na vida acadêmico profissional indicando as respectivas estratégias sim ou não era só responder sim ou não para quem não fez essa etapa ainda que já deveria ter feito tá
bom eh vou aqui dar mais uma dica né Quais são as dificuldades que você pode enfrentar para realizar os seus objetivos eh nos próximos anos talvez você possa elencar ali uma dificuldade profissional Às vezes a troca de emprego eh ficar sem receita eh uma dificuldade eh familiar dificuldade de saúde mas não basta você colocar as possíveis dificuldades você também deverá lá no seu trabalho da ATP colocar eh estratégias para Que você vença esses desafios tá bom não importa só a gente eh descobrir o que que pode acontecer mas traçar planos para que a gente possa
superar esse esses desafios Tá bom então aqui no checkpoint era só responder sim ou não mas lá no trabalho na ATP você deve explicar como que você vai eh resolver esses problemas ou como pretende superar esses problemas que tem a ver com a questão quatro que eu já postei para vocês aqui que é a seguinte considerando a resposta dada a questão eh referente a possíveis dificuldades apresente evidências que a justifiquem você ali explicaria o que de fato eh como que você vai fazer para superar aqueles desafios tá bom E aí vamos Então paraa pergunta cinco
né sempre uma resposta sim ou não e outra a pedindo as evidências tá bom a cinco é a seguinte refletir sobre as minhas habilidades e o que preciso para desenvolver a realização do meu objetivo Então se lembrem que lá na na ATP vocês devem colocar a respeito das habilidades que você já tem e também eh colocar ali habilidades que precisam ser desenvolvidas ainda inclusive deixa eu fazer uma sugestão Deixa eu ver se eu tô com o livro na mão aqui esse livro estava na minha frente agora há pouco aqui uma sugestão de livros para vocês
Ah tá aqui ó só um pouquinho pessoal aqui ó e essa pergunta aqui nos traz o seguinte desafio de você descobrir os seus pontos fortes e também entender quais os seus pontos fracos mas nós temos uma de querer melhorar só nos pontos fracos né mas a gente também precisa desenvolver os nossos pontos fortes vou deixar como sugestão de leitura para vocês e dois livros tá bom do do Donald Clinton n o primeiro deles é esse aqui ó Tá bom descubra seus pontos fortes deixa eu ficar aqui do ladinho aqui da tela para você enxergar o
livro tá bom livrinho aí da editora cestante Fantástico esse livro descubra os seus pontos fortes este é autor ele vai trabalhar sobre a seguinte perspectiva ele vai dizer pra gente vou dar spoiler do livro aqui já para vocês né que é importante a gente melhorar os nossos pontos fracos porque se você não melhora seus pontos fracos você sempre vai ser ruim né naqueles aspectos e eles vão atrapalhar você nos seus projetos no entanto o que vai eh nos levar assim a ao topo é a gente desenvolver os nossos pontos fortes né então ele trabalha essa
ideia de desenvolver os nossos pontos fortes ele já escreveu dois livros tá bom esse aqui é o primeiro descubra os seus pontos fortes tem até um teste eh dos pontos fortes no livro e o segundo livro que é esse aqui ó descubra os seus pontos fortes 2.0 tá bom esses dois livros aqui são livros assim fantásticos né Eh não são livros né a nossa disciplina é filosofia não são livros específicos de Filosofia mas tem muito a ver eh com este ponto aqui da nossa disciplina que Visa trabalhar a questão dos pontos fortes e dos pontos
fracos Tá bom então para quem coloca ali os pontos fortes e os fracos no seu trabalho você deve também explicar como que você vai fazer superar Como que você vai fazer para superar os seus pontos fracos Vamos dar um exemplo e se você considera Ah o seu ponto fraco é o não sei me comunicar direito né Então tá bom E como que você vai aprender a se comunicar é fazendo curso é se esponda um pouquinho mais tá bom só um exemplo Zinho né Para que você possa entender pouquinho essa questão outra questão pode ser uma
uma uma especificidade técnica no seu trabalho tá bom não sei gerenciar tal coisa tá bom esse é um ponto negativo mas como que você vai fazer para superar isso tá bom então fica aqui a dica para vocês a respeito dessa questão E aí então vem as duas últimas questões ali do nosso checkpoint tá bom a questão sete pergunta se você refletiu sobre as ações que serão tomadas para a manutenção do seu ento e a oitava só responder sim ou não na S né e a oitava então diz que considerando a resposta dada eh Você então
deve eh explicar ali Quais são as ações que serão tomadas paraa manutenção do seu engajamento e em todas estas eh perguntinhas que foram feitas Tá bom então essas aqui são as perguntas aí do checkpoint se você fez o checkpoint meus parabéns né hoje a nossa ideia aqui é dar um feedback sobre as respostas que vocês deram Então agora eu vou assim para um feedback gerar um feedback feedback coletivo sobre essas perguntas né então primeiro parabéns para qu desenvolveu atividade mesmo não sendo uma atividade que conta pontos ali sua composição da Média final É interessante fazer
essa atividade E aí eu já vou dar um feedback geral sobre a pergunta um tá bom sobre o desenvolvimento acadêmico e profissional grande parte das pessoas né dos alunos aqui dessa turma que eh realizaram essa essa essa questão né que responderam essa questão souberam eh dizer aonde pretendiam chegar alguns inclusive parabenizo porque foram um pouco a mais foram Além da Vida acadêmica e profissional alguns colocaram aqui como que desejam estar na sua vida familiar se pretende estar sozinhos casados eh solteiros né Eh alguns foram um pouquinho além eu achei bem legal eh vocês explicarem essas
questões tá bom para mim aqui do outro lado com o professor eu consigo me identificar um pouquinho mais com vocês quando vocês explicam isso tá bom sobre a terceira questão Vou trabalhar só as questões ímpares né porque a as pares é são praticamente comentários sobre as questões ímpares né na questão três sobre as dificuldades né que devem surgir na vida acadêmico profissional aqui eu vou dizer assim para vocês que muitos do dos Estudantes aqui dessa turma colocaram as possíveis dificuldades mas não souberam Eh escrever estratégias eh que pudessem ajudá-los a superar aquelas dificuldades né então
isso aqui é um ponto que pegou um pouquinho eu fiquei um pouquinho preocupado né não basta a gente saber as dificuldades mas desenvolver estratégias eh para para enfrentá-las sobre a questão cinco né sobre as habilidades que vocês precisam desenvolver Então já deixei aqui a dica inclusive desses livros aqui do Donald Clinton né Para que vocês possam também estudá-los e sobre a questão sete né sobre as ações que serão tomadas né no seu engajamento diz mais a respeito à questão assim da tomada de decisão aqui também para aqueles que responderam ali o checkpoint da TP percebi
uma certa dificuldade de engajamento eh por exemplo quem não conseguiu desenvolver estratégias para Superar as dificuldades teve também a maioria né teve dificuldades para eh demonstrar que como que vai se engajar o que que vai fazer né Quais as atitudes que vai tomar então isso aqui foi uma preocupação assim que eu tive Então é bom que vocês que estão aqui assistindo essa aula ao vivo eh possam pensar um pouquinho sobre isso porque de fato eh Isso vai ser levado em conta na avaliação da ATP de vocês tá bom então agora encerrando esse momento vou então
pro último momento nosso que até não precisaria fazer aqui porque a ideia era falar só sobre as perguntas do checkpoint mas percebam que as perguntas do checkpoint era sobre as etapas um e a etapa dois da nossa ATP tá bom eh aqui acabaria a nossa conversa hoje a nossa aula sobre o checkpoint mas vou valorizar vocês que estão aqui hoje ao vivo e explicar um pouquinho sobre as as etapas que vem pela frente tá bom a terceira etapa da TP é a realização daquela entrevista com um profissional inspirador Tem surgido muitas dúvidas entre os estudantes
Como que essa entrevista deve ser feita bom nós colocamos ali uma algumas perguntinhas que você pode são quatro perguntinhas que você pode fazer paraa pessoa que você vai entrevistar tá bom aí lembrando assim você deve escolher uma pessoa que você goste que inspire você como profissional de preferência alguém da sua área de atuação ou da sua área de estudo aqui eh no curso que você tá fazendo se quiser fazer de uma outra área também não é proibido você pode escolher Desde que seja um profissional que inspire você tá bom E então você vai procura essa
pessoa faz aquelas perguntas para ela e transcreve Então as perguntas e as respostas no seu trabalho tá bom então é só isso que é para fazer na etapa TR entrevistar um profissional inspirador não precisa gravar entrevista né n eu quero saber as respostas que esse profissional inspirador deu para você as respostas não serão tão importantes para mim mas certamente serão importantes para você porque já que esse profissional que você procurou ou vai procurar uma pessoa que inspira você ele deve ter alguma coisa para ensinar você e você então vai se inspirar nas respostas que ele
der tá bom não precisa concordar com tudo obviamente né Às vezes a gente eh se inspira em alguém mas a gente não concorda com tudo que a pessoa fala ou faz também né Ninguém é perfeito Tá bom então fica aí essa dica paraa etapa três da nossa ATP e a última dica que é então sobre a etapa quatro da nossa ATP tá bom a etapa quatro da nossa ATP eh vai pedir que você faça então ali eh uma interação com o conteúdo aprendido Olha só na nossa disciplina a gente aprende sobre finitude sobre liberdade eh
sobre tomada de decisão Então você ali vai explicar O que que você aprendeu com os filósofos estudados e vai colocar na sua ATP princípios para sua vida que você aprendeu que você gostou pode inclusive descordar tá bom eh Vamos dar um exemplo aqui a gente estudou o Michel de montani né que fala sobre a finitude da vida você pode pôr opinião dele e também pode discordar explicar para mim porque que você discorda não tem problema discordar dos nossos autores estudados dos filósofos estudados importante é que nessa etapa na última etapa na quarta etapa eu preciso
saber se você realmente estudou a matéria tá bom estudou os os filósofos que nós apresentamos aqui costumeiramente os estudantes me perguntam se podem trabalhar outros filósofos de fora da disciplina que não foram estudados aqui não é proibido você trazer conceitos dos filósofos de fora dos pensadores de fora no entanto se você não explica eh sobre os filósofos estudados aqui na disciplina eu não tenho como saber se você estudou né então a ideia aqui não é à toa que os professores autores né dessa disciplina escolheram esses filósofos Eles escolheram porque esses temas são importantes para paraa
sua vida né pro presente e pro futuro e é por isso que o nosso trabalho aqui de filosofia tem a ver com o desenvolvimento de um plano de vida eh pro Futuro né Tem um último ponto ainda na nossa TP que é você escrever uma cartinha pro Futuro uma carta para serida daqui há 20 anos né que você deve colocar como último item da TP e é uma carta para você mesmo como se tivesse colocando ali numa cápsula do tempo né uma carta para você né Para que você possa ler no futuro tá bom junta
tudo isso no seu trabalho e entrega o trabalho na semana oo postando ele eh lá no ali no eh nas atividades somativas tá bom é por ali que você posta o seu trabalho até a semana que vem que é semana 7 eu ainda consigo dar um feedback para vocês né Se tiver alguma uma dúvida mas aí na semana 8 já é a semana de postagem tá bom pessoal por favor já postem o quanto antes Assim que abrir a semana o você já realiza a realiza a postagem do seu trabalho para que fique aí adequado e
no tempo certo tá bom gente Então essas são as orientações aqui que eu tenho por aqui cayon tá fazendo uma pergunta essa é a hora de fazer pergunta Tá bom pessoal e o clon tá perguntando se vai ter um template para entregar na semana o os professores autores não disponibil ar pra gente um template tá bom no entanto né inclusive vocês podem desenvolver a sua utilizar aí a criatividade de vocês vocês podem fazer o seguinte vocês podem fazer no PowerPoint usando imagens ou quem preferir fazer no Word pode fazer no Word também tá bom A
josian então inclusive tá dizendo eu amei essa atividade né obrigado por ter oportunidade de né de de ter um feedback eh ah não ela desculpa J que é maor atividade né E agradecer a oportunidade mas já emenda com uma pergunta né para ter os o feedback individual precisa enviar mensagem sim pelo fale com a gente tá bom eh mas assim você pode agora depois semana que vem que ainda é semana sete se você for produzindo ali tiver alguma dúvida manda para mim não fale com a gente que eu respondo vocês tá bom aí eu digo
Olha você tá no caminho certo tá muito legal essa parte ó Esso aqui precisa melhorar um pouquinho só que é só até a semana que vem só semana até a semana 7 que eu consigo dar feedback para vocês tá bom eu não dou feedback na semana 8 porque a semana 8 se eu prometer dar feedback na semana 8 vocês vão ficar esperando meu feedback e não vão postar o trabalho no tempo certo semana o Inclusive eu já estou na correção dos trabalhos assim que vocês vão postando os trabalhos eu já começo a corrigir os trabalhos
tá bom gente então vocês tinham lá desde a primeira semana até a última semana né A maioria como diz o ali vou mandar na semana oo Então tá bom eh só que aí assim se se manda na semana oito eu não consigo dar o feedback que a Josiane tá perguntando aqui deixa eu falar o seguinte né aproveitando voltar um pouquinho na questão do template que o cayon perguntou os professores autores não disponibilizaram template Tá bom você pode fazer em PowerPoint pode fazer em Word no entanto eu fiz um template tá bom se se você tiver
sem ideia de como fazer o trabalho eu fiz um template Deixa eu ver se eu consigo compartilhar aqui com vocês eh como eu não posso compartilhar esse template lá no no roteiro de estudos Vou tentar compartilhar aqui com vocês se eu não conseguir compartilhar aqui vocês podem mandar uma mensagem para mim pelo fale com a gente que eu compartilho com vocês um template Zinho do Word tá bom para quem for fazendo no Word que tem ali um esqueminha das perguntas com as respostas só dá um instante só me deem um tempinho para eu abrir aqui
se vocês quiserem seguir esse roteirinho tá bom esse template vocês podem seguir Tá bom mas não é obrigatório seguir esse roteiro isso aqui é só para uma tentativa assim de ajuda Cadê meu template aqui ó hum ah pessoal é o seguinte eu vou vamos lá template Professor jos vai ser aqui mesmo tá bom deixa eu carregar aqui o template ó e aí deixa eu ver se ele carrega e vocês podem entrar aqui agora e baixar tá bom eh de repente se vocês não conseguir baixarem agora o template vocês mandem uma mensagem não fale com a
gente que eu envio para vocês tá bom eh é isso esse arquivo que tá disponibilizado aí na sala para vocês template Professor jos Tá bom então tá disponibilizado aí para vocês podem baixar e se quiserem utilizá-lo tá bom esse não é um template oficial é um que eu fiz Mas de repente para ajudar que tem a ver com a pergunta do Cleiton tá bom muito bem Tem mais uma perguntinha ali do Adriano nosso amigo Adriano deixa eu ver se ficou alguma pergunta para trás não isso aí Adriano pergunta plano de vida Universitário eu narrei o
que estou fazendo e o que pretendo fazer durante teria que ser uma carta para o futuro então eh Adriano assim você pode explicar né narrando numa forma de narrativa também mas no finalzinho você tem que fazer uma carta para você mesmo tá bom no finalzinho do trabalho você faz uma carta coloca tudo no mesmo trabalho né se você fez o trabalho a etapa um do 3 num numa espécie de narrativa não tem problema tá bom desde que estejam contempladas todas as questões eh do trabalho ali tá bom não tem problema fazer de uma forma narrativa
eu prefiro que cada um v colocando a pergunta e a resposta fica mais fácil para eu entender tá bom eh mas pode fazer dessa maneira também né Eh só a carta do Futuro realmente Adriana é uma dúvida que todo mundo tem a carta precisa ser escrita tá bom E aí você coloca lá no finalzinho do trabalho se for no Word coloca lá na última página se for no PowerPoint coloca no último slide tá bom eh essa carta para você ler no futuro é mais uma reflexão para cada um tá bom muito bem pessoal vamos lá
mais alguma dúvida aí pro pessoal que tá ao vivo aliás né eu antes de de de encerrar com vocês enquanto isso vocês podem colocar aí alguma alguma dúvida eh se vocês tiverem acesso aos aos colegas de turma de vocês que não estão participando da aula ao vivo eu tô gravando aqui a aula tá bom eh e a aula eu disponibilizo sempre para vocês em até dois dias úteis tá bom gente eh eu não sei se amanhã já vai estar disponível para mim eh o o a gravação como na sexta-feira feri e a gente tá tem
feriado e sábado e domingo é não se trabalha né oficialmente e o segundo dia útil nosso será na próxima segunda-feira Tá bom então talvez eu não consiga disponibilizar para vocês aí eh a gravação dessa dessa nossa conversa dessa nossa aula até a até essa próxima sexta-feira porque sexta é feriada não é dia útil tá bom E então eu preciso esperar que o sistema me enviar grava para eu então postar eh lá nas no roteiro da semana de estudos de vocês tá bom mas então nosso segundo dia último é na próxima segunda-feira Até segunda-feira certamente vai
tá disponibilizada aí a gravação para vocês reverem essa nossa conversa aqui tá bom para vocês não é tanto problema né talvez é uma dificuldade maior para quem não pode não pode participar ao vivo tá bom gente muito bem sem perguntas pessoal tá tudo tranquilo então tá bom Então vamos lá olha só estamos acabando no tempo certo aqui deu meia hora de aula pessoal apesar que eu dei um dei 2 minutinhos ali no início né pro pessoal entrar então gente Quero aqui agradecer a presença de vocês e parabenizá-los aí pelo coração ensinável também mesmo sendo a
última aula da noite né já 10:30 da noite aí mas parabéns aí para vocês e espero aí que vocês possam produzir uma ATP aí é fantástica né e não só para tirar nota não mas que ela seja importante aí pra vida de cada um essa a minha expectativa tá bom gente então muito obrigado aí pela pela presença de vocês um grande abraço aí a gente vai se vendo aí nas próximas oportunidades tá bom e para quem ficou até o final aí obrigado aí pela pela presença tá bom gente fiquem com Deus aí até mais