Pom, se correr o bicho pega. Se ficar, o bicho come, né? O petroleiro russo tentou furar o bloqueio americano lá em volta da Venezuela, tentou fugir e deu ruim.
Foi o que aconteceu. Foi uma perseguição insana, cara, tipo digna de filme. Mas os americanos pegaram os russos e agora vai ficar por isso mesmo?
Vai aumentar a crise? A Rússia vai reagir? Por que que era tão importante assim capturar esse petroleiro?
Esse petroleiro? Vamos conferir todas as respostas aqui nesse vídeo. Fala galera, Trunks Pck.
Bom, em dezembro passado, né, o presidente norte-americano, o Donald Trump, ele mandou a real. Ninguém entra, ninguém sai da costa da Venezuela, chega aqui, ninguém passa. Simples assim.
O cara falou isso. Trump chamou isso de bloqueio total para impedir que petroleiro viesse pegar o petróleo da Venezuela e levasse para fora. Tipo, agora é só meu, né?
Agora ninguém pega mais. E olha, quando a gente vê esse tipo de movimentação no mundo, né? Uma coisa fica muito clara, depender de uma única fonte de renda é um risco absurdo.
Não importa o que aconteça lá fora, sabe? crise, conflito, inflação. Quem tem habilidade tem poder.
Por isso que eu sempre bato nessa tecla com vocês. Construir um segundo salário não é luxo, cara, é necessidade. E a Cyberclass é onde eu indico para quem quer começar de verdade, OK?
São centenas de cursos completos com certificado válido para cada currículo, né? E um tutor de inteligência artificial disponível 24 horas para te guiar exatamente pro que você precisa. Vai te fazer umas perguntas lá, vai entender o que que você é bom, no que que você gosta e vai colocar você na trilha certa para você fazer ali, para você turbinar mesmo seu currículo.
Só para você ter uma ideia, OK? Agora tem mais de 500. 000 vagas abertas pra social mídia no Brasil.
500. 000. E dá para aprender isso do zero lá dentro dessa B class Class.
Você paga uma vez só e tem acesso a tudo, tudo que tem lá dentro e tudo que vai chegar a tá sempre chegando, sem mensalidade, sem enrolação. Você quer estar preparado pro que vier, esse é o caminho. Link na descrição, comentário fixado, ou no QR Code, que só você apontar sua câmera aí e entrar lá.
Tamo junto. Ainda em 2025, galera, a Maria Americana prendeu dois petroleiros que não levaram a o aviso a sério, né? Tipo, imagina você ali em alto mar fazendo seu corre normal, né?
pagando seus boletos, nem joado do navio, né? O navio tá balançando, você vai vomitar, não sei. Eu passo mal para caramba.
Mas é a vida, né? Então do nada uma tropa de fuzileiro subiu no barco e você tá lá com uma arma apontada na cara. não é fácil, né?
Mas o aviso tinha sido dado. É nesse contexto que surge o petroleiro Bela um, registrado pela Guiana. Tipo, o Bela 1 foi chegando de mansinho, indo na direção da Venezuela, entende?
Como quem não quer nada, comendo pelas beiradas. Os caras tentaram, dar uma de João sem braço, né, para ver se dava para passar pelo bloqueio e tal, né? Tipo, vai que ninguém vê a gente, né?
Só que o Bom, já tava marcado pelo governo dos Estados Unidos. O Bela 1 já tinha ficha corrida, cara. Era um navio que já tinha fora de uma sanção contra o Irã.
Segundo The New York Times, o navio tava vindo justamente do Irã, né? Ele iria se abastecer de petróleo na Venezuela e entregar esse petróleo para algum cliente, né, cara. Os donos simplesmente não estavam nem aí.
OK. Alguém falar que não podia passar aqui? Não entendi nada.
Tipo, quem fura um bloqueio fura dois, não é verdade, cara? E não, não é bagunça, cara. A guarda costeira americana interceptou o Bela 1 em 16 de dezembro.
Ainda ali, né, pela área do do Caribe, foram pérgas pela blitz, mas mesmo assim os caras conseguiram escapar, meteram louco e fugiram. Passaram a 120, né, derrubando con escambal. Só voltou mostrar no dedo do meio lá, né, pra polícia.
Para quê, mano? Para quê? As forças armadas dos Estados Unidos não perdoaram, deram persegção.
O Belão alterou a rota, largou a Venezuela para lá e fugiu pro norte do Oceano Atlântico. Galera, foram quase 20 dias de perseguição em alto mar, OK? No meio do caminho, o Belão pintou a bandeira russa no casco, OK?
mudou o nome para Marinera e tentou meter o Miguer. Ah, caramba, nós ser russo vai querer, vai querer mexer com a gente. Tripulação entrou em contato lá com a guarda do conselheiro dos Estados Unidos e falou: "Nós estar navegando sobre a autoridade russa, nós ser outro navio, sem se confundir.
Colou, não colou, ficou até pior com agora o governo americano, cara, poderia prender geral com mais uma acusação, navegar sobre falsa bandeira". Não pode isso não, cara. Só que não era Miguer.
Nas vésperas do Natal, a tripulação do Bela 1 tinha realmente entrado em contato com o Ministério dos Transportes da Rússia e recebido um presententão do Papai Noel. Qual? Pô, os caras tinham conseguido uma licença temporária para operar como se fosse um navio russo.
Tipo, OK, vocês podem referir dinheiro que é russo, eu deixo um pouquinho só. Tipo, no meio da perseguição. Isso aconteceu.
Olha isso, cara. É tipo você tá lá, com cinco estrelas no GTA, no San Andres lá, entrar na garagem, trocar a cor do carro para fugir. Aí nessa, cara, o governo dos Estados Unidos entrou em contato com o governo do Reino Unido, mandando a real pros caras, né?
Estamos em perseguição, estamos indo agora para perto de vocês, por favor, envie reforços, né? O Reino Unido ofereceu o uso de bases navais, suporte de vigilância aérea e até um navio de guerra. Não tinha como Belon escapar, já era, né, cara?
podia trocar de nome para qualquer nome, Marinera, sei lá, Shirley Mcleen, não importa, não ia fazer diferença. Aí na virada do ano, o governo da Rússia solicitou que os Estados Unidos e o Reino Unido interrompesse a caçada ao petroleiro. Foi um pedido diplomático, sabe?
Realizado pelas vias legais, sabe? Tudo nos conforme, como como tem que ser. Pedido dizia o seguinte: nosso navio está navegando nas águas internacionais do Atlântico Norte, sob a bandeira estatal da Federação Russa e em total conformidade com as normas do direito marítimo internacional.
Colou? Não colou. Persego.
Continuou. A Rússia engrossou o discurso. Ministério de Transporte mandou o seguinte, abre.
Por razões que nos são obscuras, o navio russo está recebendo atenção crescente e claramente desproporcional por parte de militares dos Estados Unidos de Dautan, apesar de seu status pacífico. Ministério da Defesa do Reino Unido rebateu, abre aspas. Esse navio com histórico nefasto integra um eixo russo iraniano de evasão de sanções.
Está alimentando o terrorismo, conflito e miséria do Oriente Médio até a Ucrânia. Aí o clima ficou tenso, né? Realmente tenso ali.
Bom, Marinera foi finalmente capturado ali perto da costa da Islândia. E, segundo informações foram coletadas pela Reuters, tinha ali na região uma frota naval da Rússia dando cobertura, incluindo um submarino nuclear. Tudo indica que não houve nenhum confronto ali com os e os americanos britânicos contra os russos.
Ainda assim, cara, imagina o nervosismo da galera, imagina o dedinho ali em cima dos gatilhos, cara. P vou eu vou apertar botão, hein? Pois é.
E tudo isso por causa de um navio vazio. Sim, cara, vocês ouviram certo? vazio.
Sensores que podem ser monitorados publicamente indicava que o reservatório de petróleo do Marinero tava vazio. Faz sentido, né? O petroleirão não chegou nem perto da Venezuela antes da confusão começar.
Na teoria o Marinera tem capacidade de carregar até 318. 000 tonelad de petróleo, mas não tinha tipo uma gota a borda. Lendo aqui, sabe, a cobertura da perseguição em diferentes noticiários, eu fiquei com a clara impressão de que tem muito mais coisa que não foi dito do que coisa que foi dito.
Tem detalhes importantíssimos falando nessa história aí. Primeiro, por que que o governo sos Estados Unidos gastaria rios de dinheiro incombustível em recursos humanos, sei lá, equipamentos simplesmente para dar perseguição ao navio vazio por 19 dias seguidos? Ah, Pedro, mas os sensores podiam estar adulterados, mas um petroleiro vazio, um petroleiro cheio, tem velocidade diferente, né?
A Marinha perceberia isso aí, cara. Então, assim, gastaram um dinheiro gigante do contribuinte nessa brincadeira. Só que aí vem o segundo ponto.
Por que que a Rússia ofereceu essa autorização assim do nada, sabe? Sem burocracia nenhuma. Por que a Rússia mobilizou navios de guerra, até submarino, né, nuclear para tentar proteger um navio vazio?
Eu tenho por mim que essas respostas nunca vão aparecer e ponto final. Acabou. Do ponto de vista legal, essa operação toda poderia ter sido classificada como uma violação das leis internacionais, né?
O Ministério dos Transportes da Rússia deixou isso bem claro. Abre. De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982, a liberdade de navegação aplica-se em alto mar e nenhum estado tem o direito de usar a força contra embarcações devidamente registradas nas jurisdições de outros estados.
Só que por outro lado existe base legal paraa ação, né? Dimitri Zampaticides, eu demorei para falar esse nome aí, né? Ele é analista snior de risco da empresa de inteligência marítima Kler.
Ele deu uma entrevista pra BBC, explicou o seguinte: "Abreg ação dos Estados Unidos é motivada pela identidade subjacente do navio, rede de propriedade, controle histórico de sanções, não por suas marcas pintadas ou bandeira". Ou seja, escreveu no Leu palco meu, né? Os russos falaram grosso antes, mandaram reforço, mas agora a Rússia tá mansa.
O governo russo deseja só que os marinheiros, né, de nacionalidade russa a bordo do Marineira sejam tratados com respeito, devolvidos para suas casas. Normal, é num vacilo desse aí que guerras começam, cara. Só que a gente tá falando de duas potências nucleares, então nenhum dos lados pode dar mole.
Nenhum, cara. Cara, essa foi uma situação estranha de verdade que poderia ter escalado aí para níveis inconcebíveis, chegando até em vocês aí que estão no Brasil, né? Mas isso uma guerra nuclear começa por causa de um navio vazio, cara.
Enfim, a situação política mundial tá instável para caramba. Tem que comprar todos os dias tudo que tá acontecendo, porque vai chegar no bolso brasileiro isso porque tá escalando isso, entende? Mercado tá nervoso para caramba, mas eu vou continuar tenado, trazer tudo para vocês aqui no canal.
Não esquece, o link da cyberclasse tá aqui na descrição, no comentário fixado e não quer code na tela. Aproveita agora porque esse valor não vai durar para sempre. Agora comenta aqui pra gente, você chegou a ficar sabendo desse lance do do petrolheiro?
Que que você acha que tinha lá no Marineiro para ter tanta gente interessada, né? >> Comentem. >> E não esquece, se inscreve no canal.
Sabe por quê? Esse ano aqui, 2026, vou trazer muita coisa bacana para você ganhar dinheiro, te garanto, prometo. Tem novas apresentações com cursos detalhados.
Vão trazer cursos, não vão nem precisar comprar. Vai tá aqui detalhado ao longe, 40 minutos, 50 minutos, 1 hora, só para vocês acessarem aqui de graça, ok? Então se inscreve, ativa o sininho que vocês vão aprender a ganhar dinheiro na internet esse ano.
Até mais galera. Fui.