Meu povo, boa noite. Eh, o título acho que já diz tudo, eu nem precisava fazer um vídeo. São campeões do papelão.
Eh, tanto os jogadores do Cruzeiro como os jogadores do Atlético foi um papelão a final do Campeonato Mineiro. Foi um papelão de jogo. O jogo foi muito ruim.
Eu queria só falar de futebol e até os 50 minutos e 50 segundos do segundo tempo dava com muita dificuldade para analisar futebol, porque a final foi muito ruim de dois maus times de futebol. Mas o que acontece depois passa de qualquer limite. Eu espero que a punição pros jogadores de Cruzeiro e de Atlético que protagonizaram uma cena horrorosa, que seja uma punição severa, que os jogadores que brigaram e não os que separaram, mas os que estavam lá para brigar, para agredir os outros, que deram o exemplo depois para as arquibancadas, né?
Porque depois teve briga na arquibancada do Atlético que esses caras que não sabem dar o exemplo, que não sabem ganhar e que não sabem perder, que eles paguem por isso, que eles peguem um gancho grande. Para mim, a final já começa errada a partir do momento que eu não sei se é o Mineirão ou se a Federação Mineira de Futebol faz um foguetório que impede que tenha futebol, que o jogo atrase tanto para começar e que comece um jogo esteticamente tão feio de se assistir, né? Tinha 50.
000 pessoas no Mineirão, mas muito mais do que 50. 000 pessoas vendo pela televisão, pela pelos dispositivos, porque o jogo tava sendo transmitido também no YouTube e ninguém conseguia ver um bom jogo de futebol porque só tinha fumaça. Então, é preciso que no Brasil a gente cuide da estética das coisas, é preciso que seja bonito, que seja agradável e aí não sei, repito, se foi a Federação, se foi o Mineirão, já começou atrapalhando o clássico.
O jogo é muito ruim. Eu acho que o Cruzeiro é melhor do que o Atlético até. O Cruzeiro pelo menos só errava o último passe, mas o Cruzeiro fazia boas pressões para recuperar a bola, tava bem resguardado na defesa e recuperava boas bolas do Atlético, mas depois não conseguia armar.
O gol do Cruzeiro sa que é praticamente a única combinação de Gerson, Mateus Pereira e Caio Jorge. Eh, se aproximam muito pouco, esses jogadores, estão muito longe entre si, Mateus Pereira e e Gerson. No primeiro tempo, teve uma também que o Gerson apareceu por dentro, deu um toque de letra e ali saiu uma boa jogada do Cruzeiro.
E de resto, Cruzeiro depois do gol se fechou, deu a bola pro Atlético que não conseguiu fazer absolutamente nada. O Cruzeiro não melhorou ainda com o Tit. Vamos ver se essa vitória, se esse título dá um pouco de paz, de tranquilidade pros jogadores, pro Tit também.
O futebol é muito mental e eu acho que mentalmente esse time tava abalado e começou o ano muito pior do que terminou o ano passado. Então talvez tenha agora um pouco de paz. e de alegria para jogar futebol.
Mas eh de novo foi mal o jogo do Cruzeiro que não conseguiu atacar com qualidade, que até se defendeu e pressionou para recuperar a bola relativamente bem. Eu acho que o Lucas Romero fez um grande jogo, recuperando muitas bolas do Hul e o Atlético, por outro lado, muito ruim em tudo, assim, se fechava com muita gente dentro da sua área e protegia bem sua área, nada mais do que isso. Atacava muito mal, atacava com poucos jogadores, com poucos passes, com a intenção, com um hul muito pesado, tentando resolver sozinho, nmária do Cruzeiro, sendo bem desarmado por Vidalba e por e por Lucas Romero.
Muitas vezes tem algo no Atlético que eu não sei se eu estou vendo de longe demais, mas que eu acho perigoso. Tem forasteiro demais no Atlético. Tem o Dorival Júnior outro dia disse que tinha que ter menos estrangeiro no futebol brasileiro.
Eu até concordo, tá, com Dorival, acho que é um tema para se debater mais, mas tem muito estrangeiro chegando no Atlético que não sabe muito bem o que que é o clube, que eu acho que ainda não sente o clube. E eu acho que clubes como o Atlético é necessário sentir esses clubes. Quero até ver se eu acho rapidamente aqui a escalação para ver quantos estrangeiros estiveram em campo hoje com o Atlético.
É claro que assim, pô, um Alonso da vida já sente muito bem o que que é o Atlético, né? sabe o que que é o Atlético, mas eu acho que tem muitos jogadores que ainda não sabem muito bem o que é que estão fazendo ali e eu não sei se saberão o que o que eles estão fazendo ali. Deixa eu ver aqui a nacionalidade dos jogadores do Atlético.
Eh, tinha dois titulares e entraram o Minda, o Cassierra e o Preciado. jogavam cinco estrangeiros no Atlético e ainda tem mais no elenco, né, que o Júnior Alonso tava no banco, o Coelho tava no banco, o Thomas Perez também tava tava fora. Enfim, me parece um time sem cara, tá sem identidade o Atlético, sem sem muita gente ali que sente a camisa do clube.
É, eu sei que são mudanças demais, né? Assim, o time teve uma reformulação grande do ano passado para esse, então pode ser que ainda questão de tempo, que esses caras se assentem, que esses caras percebam qual que é o lugar deles, mas não me parece ter um espírito de time ali, além do que, como acabou de mudar o treinador também, o time joga absolutamente nada, né? O time do Atlético é uma galinha sem cabeça, sem querer fazer um trocadilho com galo galinha.
Eh, é uma expressão que eu normalmente uso, tá, Atleticano, não se sinto ofendido para uma coisa que não tem sentido, porque o time não se defende bem, não ataca bem, não dá para ver as intenções do Atlético dentro de campo, absolutamente nada. Fosse um time melhor do que o do Cruzeiro, não fosse uma tensão de final de campeonato, que normalmente piora muito o jogo. Assisti o Flaflu também, foi um jogo muito ruim, a tensão normalmente piora as finais.
Eh, mas se não fosse isso e a gente já tá vendo mostras do Atlético em outros jogos, que esse time ainda não tem cara de nada. Vamos ver se com a chegada do novo treinador com com Eduardo Dominguez, se o Atlético passa a ter cara de alguma coisa. Com São Paulo, pelo menos se via as intenções ali.
Outra coisa que elas não fossem bem executadas, mas pelo menos as intenções se via. Eh, o título é muito importante pro Cruzeiro. Cruzeiro tava muito tempo sem ganhar nada desde 2019, vendo o Atlético empilhar campeonatos mineiros e nem comemorar direito de tão fácil que era, mas o Atlético brigar por coisas maiores.
Então, pelo menos quebre a hegemonia do Atlético, o Cruzeiro volta a ganhar. O Cruzeiro e a torcida do Cruzeiro precisavam urgentemente de um título. Um clube grande como o Cruzeiro não pode ficar 6 7 anos sem ganhar absolutamente nada.
E não foi só sem ganhar nada, mas o Cruzeiro também foi foi morar no inferno, né? Não é que o Cruzeiro caiu pra Série B. O Cruzeiro caiu e morou na Série B.
Então, o clube precisava muito de um título, só não precisava desse último capítulo, desses 10 segundos finais de jogo que enfeiam o título do Cruzeiro. Eh, eu acho que os jogadores de futebol e eles têm que dar o exemplo. Eles são exemplo para muita gente.
O exemplo é muito ruim que atleticanos e cruzeirenses deram deram nesse jogo. É porque depois tem briga na torcida e porque depois o próximo clássico tem isso de novo e porque daqui a pouco isso se normaliza que esse tipo de briga, que esse tipo de confusão, que daqui a pouco eu já vi em redes sociais cruzeirenses falamos, ganhamos na bola e também ganhamos na porrada, se orgulhando desse tipo de coisa. Eu sei que o termo cenas lamentáveis ficou popular no Brasil até por uma coisa meio cômica, né?
Tem uma ótima página, inclusive do Felipe do Bruninho, que se chama cenas lamentáveis, mas de fato assim é muito lamentável, é muito baixo quando 30 marmanjos se envolvem numa confusão generalizada como essa. É mau exemplo, são maus esportistas, tem que saber ganhar, tem que saber perder, vale pros dois lados. Não me interessa quem começou porque o Cristian trombou no porque o depois caiu em cima do Cristian.
defender o Cristian, porque não sei se foi o Romero, se foi o Jalba, arremessou o Everson com tudo na trave depois. Enfim, as coisas não podem sair do controle assim. Eu repito e eu já disse isso algumas vezes, futebol é um entretenimento.
Futebol tem que servir para divertir as pessoas, para entreter quem tá do outro lado. É um esporte. O termo espírito esportivo, ele não foi criado à toa.
É um termo que que traz consigo dignidade, fair play, o saber ganhar, o saber perder, grandeza nas vitórias e grandeza nas derrotas também. Eu não sou um puritano, eu não sou uma visão europeia no Brasil. Eu sou 100% brasileiro.
Eu vivi 30 meus 40 anos no Brasil. E eu sei exatamente que uma final de campeonato, uma rivalidade como Galo e Cruzeiro, que acendem os ânimos, que que fica tudo muito a flor da pele, eu sei que na Europa também acontece, em Barça Madrid, em Inter e Milan, em Manchester Liverpool, esse tipo de coisa, Benfica Porto, eu sei que também são jogos pegados de muito cartão, de provocação, mas o objetivo primeiro tem que ser jogar bola. E o objetivo primeiro nesse clássico, não só pelos 10 segundos finais, mas o objetivo primeiro no clássico não era.
Eram encontrões, eram esbarrões, era simulações, era um empurrãozinho. Parecia que foi uma super agressão. Isso enfeia o jogo, isso suja o jogo.
Isso sujou um clássico que que foi ruim, porque são dois maus times nesse momento. Atlético e Cruzeiro são dois maus times de futebol. Então eles jogaram a altura do que eles vêm apresentando esse ano e além disso muita gente mais preocupada em pequenas trapaças, pequenas levadas de vantagem mais do que em jogar futebol, sabe isso de empurrar, deixar um ombro, de deixar uma perna, porque pouca gente estava interessada em ganhar.
Como você não sabe como ganhar, vale ganhar de qualquer jeito. Só faltou dedo no olho e esse tipo de coisa assim, uma falta de esportividade muito grande dos dois lados. Eu repito, assisti o Flafluv também foi ruim, também teve uma cena patética lá do samulino se jogando depois de ter empurrado o o Canóbio.
É para todo lado, tá? É o mal do futebol brasileiro e o mal da vez esteve esteve presente no Mineirão. Acho que o torcedor do Cruzeiro tá comemorando que tá feliz, mas eu duvido que o torcedor do Cruzeiro esteja genuinamente ou 100% feliz com primeiro, não tá muito animado com o time.
Se está muito animado com o time está errado. Então beleza comemorar um título, tá tudo bem. E segundo que eu duvido que todo mundo que tem o mínimo de, não sei, de saber o que que é um esporte, que esteja feliz com o final desse jogo e que e que comemore 100%, tá?
Porque eu não consigo comemorar, se fosse eu, torcedor de um lado ou torcedor do outro, comemorar um título que é que você tem que esperar 10 minutos para saber se vão ter 10 jogadores expulsos de cada lado para saber se já tá na hora de comemorar ou não. E que antes de comemorar você tem que ver uma pancadaria de um lado ou de outro. Se o torcedor do Cruzeiro consegue só comemorar, parabéns, que leve sua taça para casa e que comemore.
Mas eu acho que é horrível o exemplo que cruzeirenses e atleticanos deram dentro de campo. Outra coisa é que legal que tem um clássico de torcida dividida, que os dois possam ir pro estádio, que tomara que aquela faixa no centro de campo seja menor para que se veja mais torcida ali onde tudo tudo acontece, né? no centro do campo é onde mais aparece a imagem, porque é onde a bola mais está e tinha um clarão no mineirão.
Acho que fica muito feio. Tinha que se aproximar um pouco mais ali. Não sou policial militar para saber se dá para aproximar ou não, mas seria muito bom se desse.
E depois e eu não sei o tanto que teve repercussão fora de campo nas arquibancadas. Eu tava assistindo a transmissão, eh, e vi, e vi relatos de que na torcida do Atlético tava tendo confusão. Tomara que na saída do Mineirão não teve, tomara que pelas ruas de Belo Horizonte não tenha e tomara que pro próximo clássico os torcedores não se sintam inspirados pelos seus ídolos e que de novo caiam na porrada, se esfaqueem, se de tiro nos outros pelo grande exemplo que eles tiveram dos seus ídolos dentro de campo, né?
Eh, sem o exemplo eles já fazem isso. Com esse péssimo exemplo, eu acho que eles querem imitar os caras que depois eles comemoram os gols. É isso, gente.
de Cruzeiro 1, Atlético Z0 e dessa patetada que foi esse final de jogo.