Sejam muito bem-vindos ao Cast Grossa Responde, aquele quadro aqui do canal onde eu respondo as perguntas que vocês, meus queridos inscritos e seguidores, me enviam. Quer saber como é que você pode mandar sua pergunta? Já vou te explicar.
Através da resposta de uma pergunta que foi feita por um rapaz que não deve ser inscrito aqui no canal, né? O nome dele é Júnior Camargo e ele deve ser ali irmão distante de Albert Einstein, Nicholas Tesla ou alguém do gênero, porque mostrou uma inteligência acima da média. Ele diz o seguinte: "Caracas, hein?
Tem que pagar para você responder as perguntas. " Não, animal. O, você, na verdade, você deveria pagar para respirar, porque você, pela sua inteligência negativa, você não deve servir para muita coisa.
Esse animal, o Júnior Camargo, ele fez essa pergunta justamente no vídeo onde eu explico como é que você pode mandar a sua pergunta. Você paga acima de R$ 20 através do recurso Super Tanks ou valeu demais aqui do YouTube que você encontra aqui embaixo. Se você quiser ter certeza absoluta que a sua pergunta será respondida, porém se você não quiser pagar, basta você mandar uma pergunta interessante que vá contribuir para o desenvolvimento de todos aqui do canal.
Afinal de contas, o nosso objetivo aqui no canal é auxiliar o pessoal todo para que possa se desenvolver, se aprimorar e não terminar igual o Júnior Camargo. Então você pode caprichar na pergunta e mandar sua pergunta tanto aqui nos comentários desse vídeo como lá na minha comunidade. Agora eu tenho a comunidade no Telegram, vou deixar o link no comentário fixado.
E logicamente lá fica muito mais fácil da minha equipe selecionar as perguntas. Então você tem três formas. Resumindo aqui novamente pro Júnior Camargo.
Se eu tivesse um quadro negro aqui, eu desenharia para ele e ainda assim ele não ia entender. Primeira possibilidade é você pagando acima de R$ 20 no Super Tanks ou valeu demais, não sei como é que tá configurado no seu YouTube. E aí você tem a certeza absoluta que eu responderei a sua pergunta.
ou você capricha e manda uma pergunta legal, tanto aqui nos comentários ou preferencialmente lá na nossa comunidade do Telegram, que tem muita coisa bacana rolando lá. Vai ter uma novidade que eu vou soltar hoje ainda, inclusive lá na comunidade do Telegram e o link tá aqui embaixo. É só caprichar nas perguntas, a minha equipe vai selecionar.
Júnior Camargo, um grande abraço para você, tá? E se você não é um animal completo como o Júnior Camargo, já se inscreva aqui no canal. Tenho certeza que você vai gostar.
O Mateus Matias pergunta o seguinte: "Fala, Marcelo, te desejo tudo de bom sempre". Obrigado, meu irmão. O mesmo para você e paraa sua família.
Tenho 28 anos, sou pai, casado e luto desde meus 5 anos de idade. Comecei no karatê, fui até a faixa azul no jitso, fiz box em equipe competitiva durante do anos e tenho duas graduações de MUA Thaaii. No final de 2024 voltei a lutar e até o fim de 2025 queria iniciar no MMA.
Minha dúvida é: na sua opinião, está tarde para que eu tente seguir nesse sonho da luta ou ainda é possível chegar no alto nível de competição e viver isso? viver disso. Desculpa.
Um abraço. Um abraço, Mateusão. Cara, a tua idade não está ao seu favor, tá?
28 anos não é velho, mas para iniciar uma carreira dentro do MMA já é uma idade de veras avançada. O que que eu te sugiro? que você pegue um ano e, meu irmão, vá full power, força total nessa tentativa de seguir esse sonho.
Faça o máximo de lutas que você puder de MMA nesse um ano. Veja como é que vai ser o seu desempenho nos treinos, nas lutas e ao final de um ano traça esse prazo. Traça esse prazo, tá?
Para você. No final de um ano você para, observa os resultados, observa como foi o andamento desse seu ano e aí você tira suas conclusões, tá? Tudo que você fizer agora, você me diz que é o seu sonho, né?
Eh, viver disso. Então, tudo que você fizer agora vai ser na base da suposição. Eu te eu te recomendo você tirar um ano e levar muito a sério por um ano e no final desse ano você reavaliar, tá?
é o que eu posso te sugerir, meu querido. E qualquer coisa que você precisar, me procura, te ajudo no que for possível, tá? Eh, ponto, ponto, o nome da pessoa é ponto.
Briga, parabéns pela conquista da sua linda casa. Muito obrigado. Você vai vender o apartamento que você morava antes ou vai alugar?
Tenho dois apartamentos próprios e estou na dúvida se eu vendo ou deixo alugado. Me dá uma dica de casca grossa aí, briga. Com prazer.
Eu, no meu caso, eu vou alugar o apartamento, tá? Por quê? Porque o meu apartamento eles ele se encontra numa área de crescente valorização.
Então, como eu não tenho necessidade de uma grande quantia de dinheiro no momento, eh, para mim vale muito mais a pena alugar o apartamento, vai me gerar uma renda bacaninha ali por mês, que eu posso utilizar inclusive e vou utilizar para investir em fundos imobiliários. Eh, e enquanto está me gerando essa renda, o meu imóvel ali vai estar se valorizando cada vez mais. No seu caso, eu não sei, você não me disse em que região que é, que tipo de apartamento que é, né?
Isso varia muito. É o quê? Um quarto de sala, é uma é uma kitnet, é um apartamento de 4 qu4, né?
Eh, um quarto sala é uma kitnet alugar. o valor que ele vai te gerar é menor, mas você consegue alugar mais rapidamente. É uma uma região de crescente de valorização, não, não é uma região onde os os preços estão estagnados.
Isso tudo vai influenciar na minha resposta, tá? Se for uma região de crescente valorização, ou seja, que o seu imóvel tem perspectiva de seguir sempre se valorizando, eu acho que vale a pena você alugar. Se for uma região onde os preços estão estagnados, eu venderia e faria uma boa carteira diversificada de fundos imobiliários e ações de empresas seguras pagadoras de dividendos, porque aí você teria um patrimônio que no médio longo prazo seria também crescente e teria uma liquidez muito maior do que ter dois apartamentos, tá?
Mas tudo vai dizer muito onde é o seu esses apartamentos, a região. Isso que quando falando de imóvel de forma geral o que manda é localização. Eh, o João Len pergunta o seguinte: "Qual o melhor investimento?
O que você acha das caixinhas do NBank? " Não tem como eu te dizer qual é o melhor investimento sem saber um monte de informações. Qual a sua idade?
Quanto você ganha? Qual o seu objetivo? Eh, qual a sua eh resistência emocional ao risco?
Quanto que você aguenta ver o seu patrimônio tomar uma porrada e você segura a onda? É muita coisa que que influencia nessa resposta. E eu te diria logo de cara que não existe o melhor investimento.
Existem os melhores investimentos para aquela pessoa em específico naquele momento específico da sua vida, tá? O que eu acho caixinhas do Nubank? Eu, essa é uma coisa minha, tá?
Eh, pode ser até uma pira de quem viu muito banco quebrar, de quem viu color confiscar o dinheiro da galera. Eh, eu não confio em deixar uma boa quantia de dinheiro em fintec, em banco digital, em não confio. Não confio.
Ah, brigadeira, mas tem não sei. Tá bom, eu não confio. Tá.
Quantia grande de dinheiro relevante eu só deixo em bancão. O Fábio que é membro da comunidade, inclusive você que não tá na comunidade ainda, meu irmão, eu te recomendo fortemente que você entre hoje na nossa comunidade. Vai ter a comunidade é gratuita e vai ter muita coisa maneira pros membros da comunidade.
Muita coisa maneira mesmo. Essa comunidade foi criada com o objetivo de ajudar na vida de vocês, sem que vocês tenham que gastar absolutamente nada para isso, tá? Então o Fabão pergunta o seguinte: "O que você acha da treta envolvendo o Betega que saiu, que traiu o MBL?
O que você acha da treta envolvendo o Betega que traiu o MBL? " Cara, isso aqui, essa resposta da pano paraa manga. Vamos lá.
Eh, o que a versão que eu tenho é que o Betega estava acenando para o bolsonarismo, estava inclusive já planejando sair do MBL para abraçar um projeto bolsonarista e que em virtude disso entrou em conflito com a sua própria equipe e todos os membros da sua equipe, seus assessores, todos eles eh resolveram então falar: "Ó, ou a gente sai ou bettega sai. " E aí o Begga foi expulso por isso. Partindo da premissa que eu esteja certo eh com essa acerca dessas informações, né?
Eu não conversei com ninguém da Mbell respeito disso, então não, o que eu sei, o que a galera tá na internet aqui sabe. Eh, eu acho que o MBL fez bem de expulsar o Bettan. E isso tem, eu posso aqui, eh, usar vários argumentos.
O primeiro é um muito básico que eu aprendi com o meu avô, que dizia o seguinte: "Meu filho, se uma pessoa fala que você está errado, talvez você esteja certo. " Se duas ou três pessoas falam que você está errado, ainda há uma pequena chance de você estar certo. Agora, se todas as pessoas à sua volta falam que você está errado, não tem como você estar certo.
Então, a partir do momento que toda a equipe do cara se volta contra ele, alguma coisa grave ele estava fazendo. Eh, outra argumentação é a seguinte: o MBL é um grupo político. O grupo político, para funcionar tem que ter uma cadeia de comando, tem que ter diretrizes bem estabelecidas e se um membro do grupo não está feliz em seguir essas diretrizes, ele precisa sair ou ser expulso.
sob pena do grupo perder as a sua identidade, perder essas diretrizes. Então, acho que foi uma atitude acertada. Agora eu acho que o MBL tem que tomar muito cuidado e isso é algo que eu falo sempre pro Artur, sempre pro Renan, sempre pro pessoal do MBL que eu tenho mais contato, Artur, Renan e Quim e Renato.
Quando eu estou com eles, o MBL precisa tomar muito cuidado com esse negócio de alçar qualquer pessoa a uma nova liderança. Eles fizeram do Began uma liderança no Paraná. E o Betega é quem?
O Bet ganh é um sujeito, um menino bobo, inofensivo. A, eh, me tratou muito bem a vez que eu encontrei com ele, as vezes que eu tive com ele, acho que foram duas, me tratou muito bem, com muito respeito, um garoto que me pareceu bacana, mas um menino inofensivo e bobo. E um menino bobo, se você dar ele um pouquinho de poder, um pouquinho de glamor, esse menino bobo pode ficar deslumbrado e pode começar a ter atitudes que não são legais.
Então, ó amor, dá um oi pra rapaziada aí, ó. Oi. E para de querer ficar aparecendo nos meus vídeos também, tá?
Tá bom. Prometo que não vai se repetir, tá? Pode, por favor, pode se retirar.
Eh, então assim, eh, o MBL precisa ter muito cuidado com as pessoas sobre as quais eles vão colocar os holofotes. Eu entendo que o grupo tem uma ânsia de crescer, eu entendo que o grupo precisa crescer, mas a escolha por essas esse mesmo perfil de uma meninada boba, com muito pouca e experiência de vida, que surge como simplesmente meros lacradores de internet, me parece uma escolha perigosa e que tá se provando ser perigosa. é um dispêndio de energia, de tempo, de dinheiro, eh, criando cobras que irão morder o próprio MBL.
Então, acho que chegou o momento do MBL agir uma desenvolvendo a sua militância, que é majoritariamente de uma molecada bem intencionada e tudo, mas essa molecada tem que ser mais cascorada, tem que pegar mais manha de vida, tem que amadurecer, tem que virar homem de verdade. E dois, escolhendo melhor aqueles, aquelas figuras sobre as quais eles vão colocar os holofotes. E aí tem que ter um crio maior, tem que trazer caras mais maduros, com mais experiência de vida.
caras que já tenham que de preferência já tenham sentido o gostinho do poder, o gostinho do glamor, dos holofote para não se deslumbrarem, tá? E ainda assim vão se [ __ ] porque o ser humano é por si só eh naturalmente eh individualista, egoísta e parece cada vez mais ingrato, né? né?
Parece que a ingratidão tá se tornando a nova normalidade na nossa sociedade. E a postura do que o MBL adotou de não se curva ao petismo nem ao bolsonarismo faz com que no médio longo prazo seja bom para quem está junto deles, porque cria uma identidade diferente, mas no curto prazo, o cara tem que ser muito casca grossa para estar junto com eles e aguentar a porrada dos dois lados. E não me parece que essa meninada está, essa meninada que eu falo é esses perfis tipo BGA não estão muito preparados, não são fortes o suficiente, também não estão muito aim tomar essa quantidade de porrada que essa essa posição que o MBL adotou eh acarreta.
Taon Neves, sou treinador físico e além de construir o físico dos meus alunos, eu enfatizo muito o poder da saúde mental para todos os resultados. O que tu acha a respeito desse assunto? Eu acho fenomenal.
Eu acho que saúde mental é algo que a gente tem que abordar com o máximo de frequência que a gente puder. É um assunto sério, é um problema grave da humanidade. E inclusive a prática, primeiro você ter sanidade mental é essencial para que você consiga fazer qualquer qualquer coisa na sua vida, para você ter um bom emprego, para você desenvolver bem no seu emprego ou no seu empreendimento, para que você tenha uma boa relação com a sua família, para que você seja bem-sucedido em qualquer área, para que você tenha um físico legal para tudo.
A saúde mental é essencial e você, como educador físico, você pode sim contribuir muito, porque já está mais do que provado que a atividade física ela é extremamente eficiente na promoção de saúde mental. O o celular está aquecendo, como vocês puderam perceber, tivemos um problema técnico. A câmera super aqueceu por conta desse solzinho maravilhoso que que tá aqui.
Mas complementando a resposta é o seguinte: atividade física é excelente para promoção de saúde mental. Inclusive, a atividade física já é tratamento padrão ouro nos Estados Unidos, ou seja, é o tratamento com maior nível de evidência científica da sua eficiência. Isso para problemas mentais como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, né?
E tem várias formas que você pode modular essa atividade física para ter benefícios diversos na ordem de saúde mental. Inclusive, eu vou me aprofundar muito mais sobre isso lá na nossa comunidade. Por isso que tu tem que entrar, meu irmão.
Entra aqui. O link está no comentário fixado, é gratuito e muita coisa bacana rolando lá e muito mais coisa por vir, tá? Eh, a próxima pergunta é do Sardonelli, que pergunta o seguinte: Como lidar com ansiedade de projetos futuros que estão por vir?
Bom, ansiedade, meu querido Sardonelli, é excesso de futuro na sua vida, ou seja, é quando o seu foco tá lá na frente, tá? Assim como depressão tende a ser excesso de passado, quando o seu foco está no que aconteceu e te entristeceu de alguma forma. Então o que eu posso te dizer é que sempre que você se sentir ansioso em relação a alguma coisa, tire o seu foco do futuro e traga para o presente.
No caso de projetos que estão por acontecer, como você falou, o que você pode fazer é o seguinte, é traçar quais ações você pode tomar no presente para que esse projeto futuro tenha mais chances de ser bem-sucedido. E aí você foca nas ações presentes. Eu quero lembrar você que existem diversos estudos de neurociência comprovando que a maioria a vasta maioria das nossas preocupações jamais sequer vem a acontecer.
Os números variam, mas é mais ou menos na ordem de 90%. Ou seja, 90% das coisas com as quais nós nos preocupamos jamais acontecem. Essa é a quantidade de tempo e energia que a gente gasta se preocupando com coisa inútil.
Então, voltando, sempre que você, meu querido inscrito ou seguidor, se sentir ansioso por conta de qualquer coisa, traga o seu foco e a sua atenção para o momento presente, tá? E assim encerramos mais um CCA Grossa Responde. Lembro vocês de sempre usarem o cupom brigadeiro na Grof, né?
Não me traiam que eu não traio vocês jamais. E convido vocês a entrarem na nossa comunidade. O link está aqui embaixo.
Inscreva-se no canal, muita coisa bacana aqui no canal também. Dê um like e é isso aí.