Vamos falar então do Corinthians agora que segue nas páginas policiais porque nesta quinta-feira eh foi concluído o inquérito do caso Vidbe Bet, a antiga patrocinadora master do clube. E Augusto Melo, presidente do Esport Clube Corinthians Paulista, foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro relacionados a esse caso. Também foram indiciados o ex-superintendente de marketing Sérgio Moura, ex-diretor administrativo Marcelo Mariano, um dos braços direitos de Augusto Melo, além de Alex Fernando André, o Alex Cassundé, que é sócio proprietário da rede social Media Design.
Um caso que começou no ano passado com a denúncia do JCA FURI de suposto esquema de laranja, com a transferência de parte dos valores que iriam paraa intermediação eh para uma empresa de fachada, ANE e soluções integradas. Recentemente a polícia em relatório apontou que o rastro desse dinheiro teria terminado em empresas também com relação com o crime organizado. E agora, Augusto Melo, que tem data marcada para uma votação importante nessa segunda-feira, a votação do impeachment do presidente Augusto Melo, justamente por conta desse caso, eh agora perde uma força política impressionante e está indiciado pela Polícia Civil de São Paulo.
Fábio Piperno, o Corinthians que vive esse caos político. E agora o presidente Augusto Melo eh indiciado, algo que a defesa do próprio Augusto Melo já havia falado que não acreditaria que aconteceria, falou com muita convicção, inclusive naquela naquela coletiva de apresentação dos novos diretores. Depois o Dr Ricardo Curi, que é o advogado pessoal do Augusto Melo, conversou com a imprensa também na Arena de Taquera, falou com convicção que acreditava que o Augusto Melo não seria indiciado, mas o presidente do Corinthians está indiciado pela Polícia Civil.
Mais um capítulo nessa história que muito mexe com o torcedor corintiano também. Bom, é uma história tenebrosa, porque esse relatório da polícia que baseou o pedido de indiciamento dos três e do presidente Augusto Melo, ele na verdade diz o seguinte: "O Corinthians foi roubado e o e e assim essas investigações apontam para um roubo cometido por essa turma, por esse grupo de indiciados. Eu já vi, por exemplo, vários dirigentes esportivos serem processados, outros serem indiciados e tal.
Mas eu não me recordo de ver, por exemplo, de ter visto um dirigente de um grande clube como é o Corinthians ter sido indiciado por supostos crimes como esses que são atribuídos ao Augusto Melo no exercício do poder. O que a justiça tá dizendo o seguinte, ou o melhor que a polícia tá dizendo é o seguinte. E aqui vejam, não é a minha opinião, é a da polícia.
O senhor está sendo indiciado por roubar o seu clube. Isso é muito sério. Agora, vejam, essas investigações, elas, como você mesmo disse, elas foram iniciadas há mais ou menos um ano.
E eu nesse período todo eu imaginava que os conselhos os conselheiros do Corinthians, a turma da carteirinha que geralmente não fala grande coisa, e muitos corintianos, inclusive com conexões aí com a justiça, com a polícia, fossem pelo menos eh dentro do clube eh fossem tomar medidas mais saneadoras. É isso que a gente tá eh, enfim, verificando. Então, essas essas investigações apontam para desvios de milhões desse contrato, que é uma pouca vergonha.
E mais do que isso, a gente constata que o presidente do Corinthians vai inclusive usar as próprias instalações do clube para dizer o seguinte: "Olha, eu tô convocando esse evento para porque ele chamou a coletiva de coletiva de defesa. " Isso tem uma coletiva que aconteceria no CT Dr Joaquim Grava, mas que foi alterada agora pra Arena de Taquera, exatamente. Tá usando as instalações do clube para defender um caso que é contra ele pessoalmente.
e e assim para tentar se defender e chama coletiva de defesa, tá na mensagem que ele fica ele acabou divulgando, fala: "Olha, eu não roubei esse clube e o clube que tá, né, tem que bancar o gasto da convocação desse evento. A gente sabe que vai ter eh na próxima segunda-feira vai haver lá a a sessão que pode inclusive determinar o impeachment do presidente do Corinthians, que claramente vai perdendo muitos apoios internos. Agora, o que escandaliza é o fato de que há muito tempo o Corinthians vem sendo lesado.
O Corinthians é alvo de denúncias. O Corinthians toda hora é notícia por conta da explosão do endividamento. E eu gostaria de saber o que que tem feito a turma da carteirinha, os conselheiros, essa gente parasita que observa e não toma atitude alguma.
A nota da assessoria do Augusto Melo, eh, que foi enviada à imprensa depois da notícia do indiciamento, abre aspas. A defesa do presidente Augusto Melo recebeu com incredulidade e indignação o relatório final do inquérito divulgado na noite desta quarta-feira. informa que fará suas considerações oficiais assim que concluir a análise integral do documento.
Reitera-se a a convicção de que o presidente Augusto Melo não possui qualquer envolvimento com eventuais irregularidades relacionadas ao caso. O presidente foi o responsável por viabilizar o maior contrato de patrocínio master do futebol sul-americano, tendo recebido a proposta, encaminhado aos departamentos competentes e firmado o contrato com a aprovação de todos os setores envolvidos. Esse foi o único papel desempenhado por ele no processo.
E no final, a convocação da coletiva com o advogado pessoal do presidente Augusto Melo, Dr Ricardo Curi. Uma coletiva que aconteceria no CT do Dr Joaquim Grava, depois foi transferida pra Arena de Taquera às 3 horas da tarde. Nessa eu tô com Piperno completamente.
Usar as instalações do clube para se defender é um absurdo. Agora ele deveria até pedir a renúncia do cargo, já que tá sendo indiciado. É claro, não é não é culpa, né?
não foi julgado ainda, não é condenado, não está condenado, mas é um caso que chama atenção e que prejudica, sim a imagem do clube. Então ele deveria se defender, exercer o seu direito de defesa pessoalmente, mas longe do cargo de presidente do Esporte Clube Corinthians Paulista. Essa pelo menos é a minha opinião.
Mauro Bet, essa situação do Corinthians que já vem desde o ano passado, torcedor corintiano bastante indignado, o Augusto Melo indiciado agora oficialmente. Eh, tem a votação do impeachment na segunda-feira no Parque São Jorge, os conselheiros do Corinthians definirão o futuro do mandatário alvinegro e o torcedor corintiano só observa toda essa situação que acontece com o seu clube do coração. Pois é.
Eh, Associação Criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro. A gente sabe que em vários processos, para não dizer em todos no Brasil, seja pra presidência da República em 92, para presidente da República em 2016, com os candidatos à presidência, candidatos não, os presidentes eleitos, né, no Brasil, seja nos clubes, é muito mais que são muito mais questões às vezes até mais políticas do que propriamente reais, factíveis, criminais, administrativas. No caso específico agora, é isso que a gente tá vendo.
Eu não quero me talvez me precipitar como parte do próprio Conselho Deliberativo do Corinthians. Parece ter feito no ano passado, mas os indícios me parecem bastante robustos, né? e claro, o amplo direito de defesa, tal, embora a gente saiba que muitas coisas parecem indefensáveis com a atual situação, com a atual oposição que criou essa situação.
E lembrando que o próprio Augusto Melo, depois dos 17 anos do Renovação e Transparência, também participou dela. Mas assim, causa muita estranheza, espécie, sinceramente da minha parte não. Na dúvida é só relembrar o Mesa Redonda Futebol e Debate, o debate candidatos à presidência do Corinthians, o André Oliveira, o André Negão por um grupo da citação e o Augusto Melo.
É a coisa mais deplorável que eu vi na vida. Parecia que o Corinthians tinha indicado dois candidatos assim: "Olha, sabe como acontece no Supremo para várias outras instituições? É o seguinte, olha, o presidente escolhe uma lista tríplice.
Parecia que o Palmeiras tinha escolhido o candidato da situação e o São Paulo Futebol Clube havia escolhido o candidato da oposição, porque o baixíssimo nível do debate, das propostas, do desconhecimento sobre futebol levava aquilo. Então, lamentavelmente, eu não me surpreendo com o que tá acontecendo. Como primeiro, não sou sócio do Corinthians.
Segundo, não sou torcedor do Corinthians, mas não distorço contra o Corinthians até por dever e prazer de ofício em 35 anos como jornalista esportivo. O Corinthians que se entenda, mas de novo, vai além da questão do Esporte Clube Corinthians Paulista, do seu conselho deliberativo, depois dos associados numa nova votação. É um caso literalmente difícil dizer que não seja de polícia, onde o quem é lesado de fato é o Sport Clube Corinthians Paulista e mais o Guile ou Corintiana.
Então assim, eh, aguardando cenas dos próximos capítulos com estarrecedores. Na dúvida, qualquer coisa, eu aprendi com uma deputada aí você joga no chat GPT para se você quiser a sua defesa, ampla defesa ou não. Aí você faz o que você bem entender e sobretudo que você não tem a menor ideia.
Mas de novo, a vítima é o Corinthians e o corintiano. Mesmo que a renovação e transparência tenha sido campeã do mundo, tenha sido campeã da Libertadores invicta em 2012, do bicampeonato mundial do Corinthians, a situação essa. Seguimos falando do Corinthians, dessa situação política e agora também eh criminal também o do Esport Clube Corinthians Paulista, com o presidente Augusto Melo indiciado.
É, tem o impeachment na segunda-feira. E, é claro, a gente não pode deixar de, não pode não acreditar que isso não influencia dentro de campo. Tudo que acontece fora dele também chega nas quatro linhas.
E o Corinthians vive essa situação. O torcedor corintiano indignado porque culpado ou não o presidente Augusto Melo é ainda assim no primeiro contrato dele na gestão no Corinthians já dá todo esse problema. Rapidinho, Bruno Prado, você comentar sobre essa situação.
Não, vamos lá. O impeachman, como o Mauro falou, ele é normalmente um processo político e isso eu acho que ele já tinha perdido, independente do indiciamento. Eh, acho que o impeachman, o conselho ia votar pelo impeachment do Augusto na segunda, só não votou antes, que tinha uma pressão forte de torcida e agora a torcida organizada também já há algum tempo deixou de apoiar o Augusto.
Tanto que ele não ganhou a votação. Eles adiaram a votação porque se tivesse a votação provavelmente ele perderia e deve perder na segunda-feira. E agora pior a situação.
Agora é um indiciamento, né? Um caso que ele tem todo o direito de se defender. Ele ainda não é um, ele ainda não é réu, pode acontecer, mas por enquanto a informação é essa, o indiciamento e o processo vai rolando e ele tem todo o direito de se defender, mas provavelmente segundo ele será afastado, não deve voltar mais e agora?
E aí vai passar a ser uma coisa eh que ele vai ter que se defender na justiça. Realmente um caso muito sério, né? Muito complicado.
Mas eu imagino que a partir de segundo o Corinthians já vai ter um novo presidente, né? Mesmo que seja interino e depois vamos ver o que vai acontecer.