Esse vídeo é um oferecimento do Rei dos Coines. Quer comprar gift cards e moedas para o seu jogo ou plataforma favorita? No Rei dos Coins você encontra.
E o melhor, tudo com cashback para você. Então, cara, não perde tempo. Compre seus gift cards pelo site reidoscoins.
com. br. br.
Link na descrição do vídeo. [música] Como vocês muito bem devem se lembrar, no final do ano passado, a gente teve aquela palhaçada, aquele verdadeiro circo, que foi a chamada aí nas redes sociais como lei fel, né, o ECA digital, a lei 15. 211, 211, [música] que como eu disse é o ECA digital, é o Estatuto da Criança e do Adolescente, agora portado por ambiente digital e que tem o objetivo, tem a desculpa de trazer mais segurança para as crianças na internet para poder combater a exploração e a sexualização de menores da de idade na internet.
O tema de adultização ganhou grande destaque naquela época e como o Felca tava em alta, acabou criando aí esse termo, acabou criando aí esse nome aí de lei Felca, que infelizmente foi aprovada. E agora, meus amigos, mês após essa aprovação, mais uma vítima, mais uma plataforma, mais um jogo agora acaba sofrendo as consequências dessa jurisdição péssima que é a brasileira e dessa lei que só tá aqui para, é claro, eh ficar de olho no povo, né, para cada vez mais restringir as capacidades do povo brasileiro e, é claro, acabar com seu anonimato nas redes sociais. recentemente foi confirmado pela Riot Games, desenvolvedora de League of Legends, Valorant e muitos outros títulos onlines, que agora os seus principais títulos vão exigir verificação de idade no Brasil.
ativamente LOL e os outros jogos da R agora estão proibidos, estão banidos, estão bloqueados para menores de idade. E agora se você quiser jogar um LOL, se você quiser jogar um Valorantes, se você quiser jogar um Team Fight ou qualquer outra coisa de da Riot Games, agora você vai ter que se identificar perante a Riot e potencialmente perante ao governo também. vai ter que trazer aí algum documento, vai ter que se identificar de alguma maneira.
E como eu disse, isso daqui é uma mudança. Isso daqui é uma lei que só beneficia esse governo corrupto, censurador e abusivo, que é o governo federal atual, especialmente o governo federal do PT, agora do Lula 3. 0, zero, que tá aí com uma verdadeira missão de censurar as redes sociais, de monitorar todas as atividades online e cada vez mais eh forçando o brasileiro a perder o seu anonimato, a perder o seu direito à liberdade de expressão e agora tá afetando até mesmo os videogames.
É uma desgraça morar nesse país, cara. É verdadeiramente uma desgraça. Mas nada além do esperado, né?
e toda essa essa pauta que foi levantada pelo Felka na época, é muito difícil a gente ir contra o tema em si, porque na teoria é perfeito, né? tirar conteúdos para pedófilos da internet, proteger as crianças e principalmente em jogos, redes sociais, enfim, toda essa pauta seria ótima se o Felka não tivesse sido uma marionete, não tivesse sido basicamente um bod expiatório para poder ser colocado ali eh leis muito mais severas em relação às redes sociais, né? Esse é o problema.
O governo tá utilizando disso para poder realmente fazer ali o controle e ter as pessoas na linha, poder censurar plataforma, censurar jogos. E esse é o grande problema, né? O governo basicamente terceirizando, né?
Eh, ele vai cuidar agora das crianças, não são os pais que têm que cuidar. E aí isso sempre a pauta que eu trago, né? Eu acho que a conscientização é boa.
O problema é que os pais deveriam cuidar das crianças e decidir o que elas podem ou não jogar. Agora o estado vai decidir, as empresas, né, vão ser, vão ter que acatar essas leis e dizer se você pode ou não jogar aquele jogo, se você pode ou não acessar aquele jogo, né? Então isso que é bizarro.
É, exatamente, até porque, como você falou, eu concordo plenamente assim embaixo, eu acho que a definição é isso. O Foca basicamente foi um bod expiatório paraa situação toda. Ele fez um vídeo que acabou ficando em alta bem no momento em que eles estavam pautando sobre isso.
E no fim, é como eu disse, é só uma desculpa para poder ficar de olho na população e potencialmente censurar cada vez mais fiscalizar o que as pessoas fazem nas redes sociais, sem o mínimo de repúdio, sem o mínimo de liberdade de expressão e sem o mínimo de anonimato, que nem a gente tem visto ao longo dos últimos anos. Acho que ninguém, ninguém em san consciência e bate palma para pedófilo ou bate palma pra sexualização infantil na internet. Ninguém apoia isso.
A questão é, existem diversas maneiras de combater ela e a principal maneira não é você ir lá e obrigar todo mundo a se identificar em todas as plataformas online, não é você ir lá e obrigar o brasileiro a ter que colocar o seu CPF, seu RG, seu CNPJ, um cartão de crédito, um celular ou qualquer desgraça que seja para poder jogar uma porra de um League of Legends, para poder acessar um Facebook, porque como você muito bem falou, White, quem tem que cuidar da desgraça da criança nas redes sociais são os pais. Se o inergúmeno, se o imbecil, se o retardado dos pais responsáveis pela criança não tão de olho nela, não tão prestando atenção no que ela tá fazendo nas redes sociais, não tão vigiando esse menor, não cabe ao estado fazer isso. E o pior ainda, né, com essa justificativa imbecil de defesa das crianças e defesa dos menores, agora isso daqui vai virar padrão, porque começa com ECA, né, começa e em nome das crianças, mas eventualmente vai se transformar numa coisa padrão em que realmente a internet vai deixar de ser a internet que a gente conhece hoje.
Vai deixar de ser a internet que a gente tem atualmente hoje em dia o mínimo de liberdade de expressão, que a gente tem o mínimo de anonimato, que a gente tem um mínimo de liberdades diversas para poder interagir com diversos conteúdos e vai começar a virar uma burocracia desgraçada, né? vai começar a pedir documento para tudo quanto é site, vai começar a exigir sua identificação para tudo. E aquela coisa, né, meu caro, você pode falar uma vírgula que for um pouco fora da curva, você já vai ser potencialmente censurado, derrubado, processado e por aí vai, né?
Olha, casos aí de diversos comentaristas nas redes sociais e no YouTube foram processados, foram exilados, se encontram aí em asilo na Europa, nos Estados Unidos, porque falaram um a imagina o que sobra pro Zé Povinho, imagina o que sobra pro mero plebeu, né? Porque o monarque da vida ainda tem um dinheiro ali, né? Ele tem um dinheiro ali sobrando, influenciador de redes sociais com um canal grande, com uma página grande, ainda conseguiu ganhar dinheiro ali para poder viajar para outro país.
Agora, e o cidadão comum que usa um Facebook, usa um Twitter, que usa uma rede social, fala um a fora das linhas e já vai ser alvo de processo e já vai ser alvo ali de uma perseguição política que, né, a gente acompanha atualmente nas redes sociais, tanto no Brasil quanto na gringa. É um absurdo, cara, mas é o que tá acontecendo agora e sobra até para videogame, né, que é o foco de hoje. É, recentemente a Riot Games anunciou por meio das suas redes sociais no último dia 16 de março, que agora eles vão começar a implementar um sistema de verificação de idade obrigatório para jogadores brasileiros.
Tudo isso para se adaptar ao ECA digital, como eu disse, chamado Lei Felk aí popularmente, que passa a valer a partir de 17 de março deste ano. É dito pela própria R, que abre aspas. Jogadores com 18 anos ou mais precisarão passar por um processo de verificação de idade para garantir que atendem aos requisitos de idade mínima para nossos jogos.
Eventualmente alguns jogadores poderão já ter recebido uma solicitação de verificação de idade previamente. Para cumprir os requisitos legais, os jogadores menores de 18 não poderão acessar esses jogos a partir de quarta-feira, 18 de março de 2026, uma vez que suas respectivas classificações etárias serão temporariamente elevadas para 18 anos. Os jogos incluem League of Legends, Team Fight Tactics, League of Legends Wild Rift, 2X KO e Legends of Room Terra.
Continuaremos avaliando esses jogos e seus recursos sob as exigências do ECA e esperamos que eles retornem as suas classificações etárias originais até o início de 2027. Jogadores de Valorante entre 12 e 17 anos precisarão de consentimento parental para acessar o jogo. Se sua conta for bloqueada em o após 18 de março, saiba que ela está apenas pausada e segura.
Tudo estará lá quando você puder acessá-la novamente. Então, em suma, meus amigos, LOL, TFT, League of Legends, Wild Rift 2X e Legends of Runitera oficialmente está bloqueado para menores de idade. Qualquer um que tem menos de 18 anos não tem mais acesso a esses jogos.
E só depois que você conseguir validar isso, sabe, sei lá, Deus, quando que eles vão conseguir normalizar isso, porque como foi dito pela própria Riot, né, eles vão temporariamente aumentar a classificação etária desses jogos para 18 anos, né? Então, até potencialmente o começo do ano que vem, nenhum menor de idade pode jogar esses jogos. Nenhum menor de idade pode jogar esses jogos.
Só uma ressalva aqui pro Valorante, que de 12 a 17, de novo, com consentimento do pai, tá liberado. Mas a conta não será deletada, a conta só será pausada. Enfim, isso daqui é um absurdo, né, meus amigos?
Isso daqui é um absurdo de grau maior. Olha só a a patetada que a Riot tem que fazer devido à legislação imbecil do nosso país, devido a legislação cada vez mais censuradora, abusiva e beirando o monitoramento constante que a gente encontra nessa desgraça de governo federal do Lula, né? Aí agora vai sobrar para qualquer um o que era para ser um um decisão, o que era para ser e uma educação dos pais.
agora começa a se transformar em uma coisa que ninguém mais tem acesso. E e veja bem, né, esses jogos que não t necessariamente conteúdo estritamente mais 18, agora terão que ser mais 18. Por quê?
Porque tem que dançar conforme a música, né? Esse ECA digital tem diversos pontos que tem verificação de idade obrigatória, tem conteúdos restritos, né? Tem tem que ter e supervisão parental, segurança padrão, eh, remoção proativa de conteúdos, né?
Então, graças a SCA digital desgraçado, um monte de conteúdo online potencialmente agora cai em escrutínio da lei e por causa disso os games vão sofrer. É chat que vai potencialmente removido, é o Discord também tá se fodendo, né? É bloqueio de jogos que nem a gente tá vendo aqui no caso da Riot.
E hoje é um LOL. Hoje é um jogo que você não necessariamente se importa. Às vezes você não tá nem aí pros jogos da Rid sendo banidos.
Ah, não gosto de LOL, né? Ah, não jogo, não gosto de TX. Ah, eu acho Valorante um jogo bucha.
Tá bom, meu amigo. Hoje é a Riot, hoje é o LOL, mas amanhã vai ser o seu Call of Duty, amanhã vai ser o seu Battlefield, amanhã será o seu GTA. E de novo, se você tem mais de 18 anos, você pode considerar que isso aqui não te afeta tanto assim, porque você não tá impedido de jogar, né?
Mas te afeta de uma maneira ou de outra, tá? Porque você vai ter que se identificar perante essa companhia que vai ter acesso aos seus documentos, vai ter acesso à sua identidade, vai ter acesso à suas informações pessoais. o anonimato, a sua privacidade foi paraa casa do caralho.
Agradeça aí o governo federal, agradeça todos os imbecis que votaram a favor desta porcaria. Não só isso, mas agora se algum menor de idade tiver interesse em jogar um desses jogos, honestamente, em grande parte não são problemáticos e que os pais liberam, agora vão ter que passar por toda essa burocracia, vão ter que passar por toda essa situação. Cada vez mais os videogames ficam menos acessíveis para as pessoas.
videogames acabam se transformando em uma ferramenta de monitoramento e videogames acabam se transformando em palco de pauta política. [música] Enfim, isso daqui para mim tudo é um nojo de grau maior. Só aumento o meu ódio e o quanto eu detesto tudo que diz respeito ao governo brasileiro ou que diz respeito à nossa jurisprudência, a nossa legislação atual.
[música] E é por essas e outras que a gente precisa muito, mas muito trazer uma mudança em outubro e novembro, tá? Pelo amor de Deus, não esqueçam de votar no final desse ano se vocês não quiserem continuar com essa patetada, porque o que a gente vê ao longo dos últimos quatro anos foi aumento de imposto, aumento de censura, cada vez mais gente inocente indo pra cadeia, cada vez mais bandido vagabundo, ladrão, assassino, ficando livre nas ruas e agora mais um absurdo que chega até mesmo no nosso hobby, no nosso entretenimento, nos nossos canais digitais que são videogames. Não sobra nem pro videogame no Brasil do Lula.
Então, pelo amor de Deus, viu, cara? Pelo amor de Deus. Pense bem no que vai no que você vai fazer nesse final do ano e tente trazer um mínimo de mudança, porque do jeito que tá não dá.
É, não, não dá mesmo. E a gente tá falando aqui de de um jogo que vai ser afetado não só pro público geral, mas também eu tava vendo uma galera triste com o competitivo, né? Tava vendo aqui que mais ou menos uns 6% do League of Legends competitivo de jogadores profissionais é menor de idade, vai acabar sendo afetado.
Valorante também 4% mais ou menos. eh, vai ser afetado de não poder, não poder jogar mais, provavelmente podem perder seus lugares nos times. Então, você vê que o jogo em si, o cenário do jogo vai ser afetado por essa lei.
E de novo, tá? Eu poderia estar aqui rindo. Eu sou um jogador de Dota, todo mundo sabe, sempre falei mal de League of Legends, mas nem pro LOL eu desejo isso, cara, porque eu sei que daqui algum tempo o Dota também vai ter que implementar essa merda.
Como você citou, o jogo que eu gosto, o jogo que você gosta, daqui a pouco também vai ter que seguir essas mesmas regras e a gente vai perder aí o acesso a esses jogos. E e a pior parte é você ter todos os seus dados na mão do governo, ele poder fazer o que quer. Ah, mas a gente já tem esses dados, o governo já monitora, a gente já consegue fazer.
Não, mas na internet não era assim. Os pais conseguiam controlar. Inclusive, eu poderia citar aqui várias coisas que eh poderiam mudar e fazer uma conscientização realmente que não precisaria de realmente você colocar o seu RG, seu CPF, seu cartão de crédito nos jogos, né?
A gente tá falando aqui de controle parental. os jogos que são para menores de idade, inclusive a classificação educativa já foi feita para isso, né? O o jogo é para 12 a 15 anos, tá?
Então o pai na hora que o filho tá jogando um jogo para 12 a 15 anos e o moleque tem 10 anos, o pai não deveria deixar jogar, certo? Ou colocar também ali na na plataforma que Xbox tem, PlayStation tem, acredito que na Steam também tem, é controle dos pais. O pai consegue controlar o que que o filho tá jogando nas redes sociais também, o que que ele vai acessar.
Todas essas essas ferramentas já amenizariam os problemas, né? Ah, mas os pais às vezes estão trabalhando, não tem como cuidar dos filhos, aí é culpa dele, né? Não dá para terceirizar isso pro estado.
De novo, a gente tá falando aqui de jogos que vão seguir uma regra porque o estado acha que tem que controlar agora tudo e não é os pais que tem que fazer isso. E aí agora uma cadeia toda de produtos vai ser afetada. o Discord daqui a pouco você não vai conseguir utilizar mais se você for menor de idade vai ter que colocar ali a sua identificação e se não colocar vai ter que ir para um concorrente.
Ah, mas aí o concorrente depois vai ter que colocar também e a gente vai chegar nesse ponto que todos os os meios de entretenimento, de comunicação do do Brasil vai ser controlado ali pelo governo. Enfim, é um é um castelo de cartas que vai ruir daqui a pouco, né? Todo mundo vai ter que seguir essas mesmas regras.
Eu acho meio injusto colocar toda a culpa no Felka. Eu acho que ele trouxe uma pauta interessante, mas ao mesmo tempo ele também foi usado para poder passar passar essas coisas, infelizmente. Mas é isso, né?
A gente vai ver um resultado a longo prazo de menos crimes cometidos contra crianças. Eu espero que sim, mas eu acho que a gente poderia chegar no mesmo resultado, não tendo que fazer as mesmas coisas que estão fazendo agora, né? É como eu disse, é tudo desculpa, é tudo b expiatório, é tudo justificativa para passar cada vez mais leis para monitorar, ficar de olho em cima do que está fazendo e, é claro, se não alegrar eles, ir lá e te censurar, te derrubar, te processar, te botar na cadeia, que é isso que esses vagabundos mais gostam de fazer.
Eu me lembro de ver uma citação há um tempo atrás que falava que o o dos principais aspectos do Lula que ele gostaria de ter feito, que deveria ter feito no passado, era trazer eh legislação e era monitorar as redes sociais justamente pelo que acontece. E é agora o que a gente mais vê agora rolando no governo Lula 3. 0, né?
De fato, cada vez mais eles, o governo do PT e outras propostas focam justamente nisso e tá ganhando cada vez mais força. Então é por isso que o pessoal precisa acordar, por isso que o pessoal precisa trazer alguma mudança do jeito que tá. Não dá.
E ó, meus amigos, parabéns, tá? Parabéns, porque graças ao voto de muitos imbecis do nosso país, o Brasil é um país em que um menor de idade não tem a capacidade de jogar um League of Legends, não tem a possibilidade de jogar um Valorante, não tem a capacidade de fazer um monte de coisa como trabalhar, mas ele tem a possibilidade de ir lá e fazer uma transação de sexo e adotar um novo nome, identidade social. É impressionante como nesse país a gente permite absurdos que são coisas provavelmente vão trazer repercussões pro resto da vida dessa pessoa num período de formação que ela não faz ideia ainda de como o mundo funciona, que ela não conhece nem o seu próprio corpo direito, mas que tá sendo envieszado e tá sendo disponibilizado pelo estado, tá sendo acatado pelo estado, enquanto a porra de um videogame é problemático bastante a ponto de ser censurado e ainda assim obrigar as pessoas maiores de idade a serem identificadas a perderem todo o seu anonimato, a perderem toda a sua privacidade e a perderem todo o direito que eles tinham de resguardar suas informações pessoais.
É um absurdo, mas é o Brasil que a gente vive. Eu adoraria saber a perspectiva de vocês quanto esse caso. Eu convido vocês a deixarem suas opiniões nos comentários abaixo, debater com a gente, checar também os nossos canais pessoais, enfim, os links estão na descrição do vídeo.
Espero que todos vocês tenham um ótimo dia, uma boa sorte nos campos de batalha. Até mais.