o Inter Por exemplo eu tenho certeza que o Inter não projetou ter o Valência no banco precisou um treinador chegar ali dizer o seguinte olha essa essas duas contratações que vocês fizeram elas competem entre si talvez não não pensasse mas o Inter tinha um treinador né Não eu não tô dizendo eu tô dizendo que o Inter melhora a partir do momento em que entende que eles não podem jogar juntos eu não sei se é por isso não quis dar o exemplo Eles foram contratados para jogar juntos né não jogaram jun Roger não os escalar Messa
né mas assim a ideia era ter dois atacantes e eles não jogaram juntos se tu contar aí tem cinco jogos do dois juntos o que que diz ano passado ano passado se dizia que o Valência precisava de um parceiro porque o Valência não era o homem da definição ele precisava de um centroavante ao lado dele que era um segundo atacante era fo era o que era comentado aqui e aí o que que o Inter fez comentava isso aí que ele jogava na Turquia assim jogava assim na Turquia é que E aí exato ele jogava assim
jogava foi lá e contratou boré E aí sabedor que perderia boré e valência em vários jogos nas eliminatórias né da da data FIFA e tal Copa América também foi lá e buscou o alário também e acabou que não funcionou Val e por TR anos pelo menos o Flamengo Jurava como uma constituição norte-americana daquelas que não se mexem em nada que era impraticável jogar com Pedro e gabigol no mesmo time Dorival Júnior chega escalos dois e o Flamengo é campeão da Copa do Brasil e da Libertadores logo Claro que dá para jogar borré com Valência desde
que você consiga casar esses dois jogadores num sistema que os sustentem O Inter não conseguiu isso com o cud e quando chega o Roger a fase técnica do Valência não recomenda que ele insista e ele tem a sabedoria de entre outras coisas tirar o Renê do time titular para botar o bernabei sim tirar o Valência que tava se prejudicando ir ao time para deixar o borre volta joga com dois pontas eventualmente o Gabriel Carvalho não é um ponta como Wesley mas é um cara do talento que combina com o Gomes que faz a marcação no
corta linha lá de passe e tal e o time se reaca de tal maneira que não dá para contar hoje que o Roger teste de novo O Valência com o com boré seria contraproducente fazer isso mas é que o sistema dele não premia dois atacantes só em circunstâncias especiais e ele vai usar ele deixou claro isso numa pergunta que ele fez perguntou com repórter assim quem é que lado única vez que única vez que o Roger fez isso foi Inter e Palmeiras no bera Rio com o Valência sendo a referência e o Boré jogando por
tinha Patrick lembra tinha Patrick e o aborrece machuca a guerra sai no intervalo e o Valencia não joga bem enfim aí ali o Roger chega no Valência e dis assim PR então não termina com o Flamengo com os dois ah termina a grande prova que ele não vai fazer isso é quando ele precisa fazer as substituições você já notar um ponto ele tira o David e bota o Anderson ele tira o Tabata bot Wesley Vanderson isso depois Tabata e o ele não bota o centroavante junto é é claro que falt vamos supor 10 minutos o
jogo o Flamengo ele eu eu não sei eu tenho D Ach acho que jogam os dois dois jun fica o Bruno Henrique de o de um digamos assim né o postado e os dois lá na frente jog os do ele tira ele tira do time cheg o Thiago Maia Eu Acho É ele abre é o j inclusive que na transmissão vaguinha você diz eu gostaria de ver o Valência mais cedo no campo lembra disso E aí o o Roger lá no vestiário na entrevista diz como eu ia ficar com um volante só para ter Valência
e borré eu deixei para fazer isso quando eu senti segurança para fazer se eu faço antes exato sai o Thiago Maia para entrar O Valência e depois sai o Rômulo para entrar o Bruno Henrique o que acontece com isso e a gente vai discutir aqui escalação E na verdade a origem a origem do papo é eh exatamente nessa necessidade de se contratar como solução anímica pro torcedor sobretudo eh e aí pegando o exemplo do Inter se o Inter soubesse que jogaria um e o outro ficaria no banco ele não teria contratado um jogador tão caro
para ser banco e e essa é uma lógica que não não o Inter tem dois no banco que custam juntos 2 milhões me por mes Não mas falando especialmente do Valência que a gente sabe que é titular da maioria dos clubes do Brasil porque é muito bom jogador assim como borré é e foram boas contratações eu tô dizendo no sentido de planejamento então o que que o Grêmio precisa antes de qualquer coisa alicerce alicer qual é a tua estrutura a minha estrutura é o fulano de tal fulando de tal quem é meu teu treinador o
meu treinador é o tit Como diz aí ou é o Felipão não interessa escolheu o treinador bem A partir de agora tu começa a ver o Grêmio o Grêmio hoje nós fizemos o time titular e o time reserva do Grêmio não segue o fio assim como fizemos o do Inter inclusive o do Inter Também merece preocupação num ponto o do Grêmio mais os dois jogadores da base que são reservas imediatos do Grêmio um é o Gustavo Martins e o outro é o Ronald Esses são os dois jogadores da base o Grêmio deve operar em déficit
nessa temporada perto de 80 milhões quem o grêmio vai vender em 2025 para pagar essa conta isso aí já já é com o dinheiro do Gustavinho contado ou foi o Grêmio não tem quem vender não tem vender vende depreciado pode vender o natthan Fernandes mas não vai ser por 10 do 12 vai ser por qu não é reserva imediato não é reserva imediata aí tu tem avança né aí tu vai o Inter por exemplo o time reserva do Inter tem dois meninos da base três com goleiro né vin luí Otávio que tá entrando agora o
tá na seleção seleção luí ot s mas é que a gente fez o reserva imediato Talvez o Natan né mas tem que jogar n tem tem ele é ele não é o reserva imediato jogar então isso isso sim preocupa por que que eu peço muito para que o Grêmio se preocupe com o alicerce com a estrutura exatamente para que os jogadores que são promissores como monsalve que a gente acredita que seja um bom jogador o aravena que a gente até agora viu boas boa amostra dele né esses jogadores S chilena esses jogadores tenham numa estrutura
melhor de trabalho de time a chance de evoluir porque aí o Grêmio tem alguma chance agora se o Grêmio continuar nessa ideia de vamos lá gurizada não vai ganhar e não vai evoluir é o Inter a tendência é que o inter eh coloque a partir do do ano que vem mais jovens a trabalhar junto no CT eh eu não sei até se o o segundo Campo ali do CT Já tá pronto mas não tava e o Roger quer trazer pro dia a dia mais jovens participando para ele observar com mais para ele observar mais de
perto porque o inter tá muito distante né o Roger tem um ano pela frente ele po fazer isso hoje no ao meiodia o Felipe tava dando informação que o Renato tá trazendo dois jogadores das categorias de base pergunto eu em novembro é para anir um deles é Tiaguinho ele vai sair Tiaguinho e o não Maurício ele tinha que ter feito isso se meses atrás 8 meses fazer o que o Roger fez tá começando a fazer a pensar nos jovens agora tendo um ano pela frente o Inter tem três jogadores lá na granja comari o Inter
tem luí Otávio que foi agora isso Gustavo Car Prado não e o Ricardo Matias o Gabriel Carvalho dessa vez não foi sim mas ele é convocado já foi já foi ele foi ele foi em amistosos contra o México aí tem quatro possibilidades na medida que esses jogadores têm evolução e consegu jogar e tem um que é muito bom de bola tem um que é muito bom de bola que é o próximo Aí que é o Iago noau esse tá treinando já né Tá treina de vez no no Noal mesmo o Flamengo por exemplo que é
um campeão da Copa do Brasil ind orçamento de 1 bilhão 1300 e tudo mais quando você vê p o Flamengo é campeão da Copa do Brasil e na lateral direita tem um cara que tomou conta dos dois jogos chamado Wesley com ti foi pro banco mas era titular antes com sampaulo e voltou com Felipe luí e o volante Everton Araújo é um grande uma grande Promessa de jogador que até errou aqui contra o Grêmio né e contra o Inter perdão mas é um cara que acerta par que Mara esses caras o Flamengo é campeão São
dois sim aí aquele aquele debate que a gente travou na segunda da distância financeira do Poder de investimento ele também começa a aparecer nesse momento de base do recrutamento dos Talentos por quê Porque o Wesley vem do Londrina já bem formado tu já faz o investimento mais certeiro e o o Everton vem do Volta Redonda isso também com 18 anos não tudo bem mas o Flamengo chega lá e sim ficha tem contar os caras que ele O o loran aquele tá lá desde 9 anos o Mateus Gonçalves Desde 12 13 sim tem esses casos que
é que é o caso do Grêmio e do Inter aqui que tem jogadores com o Nathan Fernand chegou com 10 anos is o esses dois que o Gabriel e o Iago chegaram com 9 10 anos tem ess que er o que o Gross dizia muito aqui numa entrevista que eu fiz com is olha e a gente tem que buscar os jogadores com 12 13 anos porque os de 16 17 que já tão mais já tá mais nítido até onde eles podem chegar eess se nós não temos bala para fichar os caras o trabalho é diferente
entendeu a a a a garimpo é diferente como é importante a parceria do treinador para lançar os jogadores sabe tu pegar e ser parceiro do clube que tá com problemas se tu não tem um treinador que é parceiro nisso eh tu pode até perder um jogador por lançar ele depois é por aí agora eh o que eu noto é que nem o Renato e nem o cud quando tiveram aí tá tiveram o mínimo de intenção de ver nas categorias bai soluções e aí estourou no ró o Ross que foi demitido porque não não produziu ninguém
não na verdade Tu tá vendo que estão brotando os jogadores porque o Roger tá tendo esta Boa Vontade de aproveitar esse trabalho de agora que tá surgindo agora luí Otávio Matias Gustavo Prado e Gabriel Carvalho o Gabriel Carvalho Noal é são pré grosse já estava no os anos mas o Gustavo Prado Ferroviária de Araraquara garimpado numa Copa São Paulo o Matias também foi garimpado numa Copa São Paulo Eh Gustavo Grossi E aí é um debate que também a gente já teve que eu dizia o trabalho de base ele não dá resultado imediato ele dá resultado
com qu 5 anos eles estão começando a colher e tem mais na fila quer dizer isso não quer dizer que tá certo ou errado lá infelizmente tá na política do futebol profissional o trabalho mas assim tu começa a buscar jogador tu pega o jogador com 14 15 anos a não ser que ele seja um fenômeno que ele seja o hendrick ou o stevan ele vai jogar com 16 não ele vai demorar 4 5 anos para chegar no mínimo de suporte físico de de comprensão física e de de eh maturidade técnica para tu poder lançar não
é verdade só que eu eu digo assim isso tudo passa pela estrutura do futebol profissional na verdade a política do futebol profissional o que me assusta hoje na nossa relação é que o Grêmio e Inter eles eles superdimensionar as contratações a gente brinca aqui aí a gente vê 5 anos depois uma escalação de Grêmio a inter aqui a gente olha Meu Deus esse time era horroroso na época a gente achava bom Por que que a gente achava bom porque quando os caras botam o pé aqui a camisa do Inter pesa e os cara diz o
seguinte Bá ele é bom mesmo esse aí é bom aí do Grêmio ele é bom e quando tu vê não é só que esse jogador de nota é a tua tese sobre o dinheiro é a tua tese sobre o dinheiro travando categoria de base existe uma lógica que é trazer um jogador que foi pra Europa e não jogou não jogou voltou pro seu Clube aqui que tá na reserva do Palmeiras tá na reserv estrangeiro médio que é mais barato que o médio brasileiro examente que passou a acontecer quando aumentou o número de vagas de estrangeiros
nos clubes tá vindo para cá jogador mediano que ganha menos que o brasileiro da mesma qualidade porque a nossa bolha aqui a nossa BOL aqui Pedro é o seguinte Cruzeiro e Santos hoje disputam na casa de R milhões de reais por mês o gab Gol TR ma tu acha por exemplo vamos pegar um exemplo é um exemplo um exemplo prático aqui quebra gente um exemplo prático o Grêmio ano passado trouxe o besso o besso é melhor ou pior que o Natan Fernandes e o Nathan Fernandes é bom jogador o besso é pior que o Nathan
Fernandes o besso é um ano mais velho que o Nathan Fernandes Um ano mais velho que o Natan Fernandes e ele teve oportunidades antes do Natan Fernandes e o Grêmio contratou da Argentina turbi que era mais velho o exemplo do Inter do cud Gente o exemplo do Inter do cud o Yan jogou o Yan teve sequên secia no time titular prioridade para entrar quando era reserva e a gente viu o Gabriel Carvalho e foi o isso que me chama atenção e foi o que deu a primeira oportunidade Gabriel Carvalho que ele pegou o Gabriel Carvalho
lá no jogo contra o Vitória só na ruim né só na barca ruim só na fogueira botou o Gabrielzinho foi lá e toma deu um passe pro wesle que que ele fez depois ao invés de dar sequência não el insistiu no mas vaguinha Vamos só trazer F que foi dito por pessoas do Inter pelo menos para mim talvez tenha dito para ti também é muito bem informado o Gabriel Carvalho surge e eles dão Uma segurada pela questão contratual o Gabriel Carvalho renova o contrato e começa a jogar o Inter tinha uma questão contratual porque estava
muito vulnerável com aquele contrato vigente e precisava acertar uma renovação e a partir daí e coincide inclusive com a saída do cud coincide mas ele não joga antes porque tinha uma questão de contrato temia da para ele alguém chegar e tomar porque a multa era baixa eu não tenho eu não tenho isso como informação eu tenho isso como uma narrativa que foi criada porque se realmente é isso não teriam colocado contra Vitória Tu lembra como foi com o pato o pato foi escondido escondido o pato não jogou