[Música] Olá tudo bem com vocês sou professor Joarez de Souza especialista da área de farmacologia mestre em ciência farmacêutica Doutor em Patologia e doenças tropicais e hoje a gente vai falar sobre as ações dos fármacos parte dois como os medicamentos funcionam parte dois então vamos lá comigo vou explicar para você agora sobre farmacocinética a ação dele sobre o nosso organismo Primeiro vamos entender o seguinte tá os fármacos ele eles vão sofrer algumas etapas a partir do momento que eles vão entrar no nosso organismo a primeira etapa depois que você ingere a medicação é o processo
de absorção que que é a absorção é a passagem daquela medicação do local onde ela foi administrada por exemplo por via oral ela vai chegar no intestino até a corrente sanguínea então é o local onde foi aplicado chegando na corrente sanguínea esse conceito conhecido como absorção para que o fármaco possa funcionar na maioria das vezes ele precisa ser absorvido então ele precisa passar do local onde ele foi aplicado onde ele foi administrado por exemplo quando você toma uma medicação por via oral ela vai chegar no intestino e de lá ela vai ser transferida vai chegar
até a corrente sanguíne ela vai passar por diversas etapas o processo de atravessar membranas atravessar estruturas das células para conseguir chegar até o sangue esse conceito é o conceito Inicial conhecido como absorção a primeira etapa de passar o fármaco do local administrado pra corrente sanguínea vamos para uma segunda etapa a partir do momento que esse medicamento tá na corrente sanguínea ele vai ter que ser distribuído essa medicação ela vai passar pros tecidos ela vai chegar aonde ela vai agir então é o processo de distribuição passagem daquele fármaco Tá da corrente sanguínea da corrente circulatória pros
tecidos pros líquidos intersticiais pros Espaços das células atingindo o alvo dele atingindo o local onde ele precisa chegar todo o fármaco vai ser distribuído em praticamente todos os tecidos vai conseguir ter uma ampla distribuição para até ele chegar no local de ação dele então essa é uma segunda etapa que é o processo de distribuição deste fármaco Ok E aí a partir do momento que ele foi distribuído e ele atingiu o seu alvo fez o seu efeito ele sofre uma outra etapa que é a metabolização então para entrar ele foi absorvido ele passou pra corrente sanguínea
foi distribuído chegou nos seus tecidos e agora ele já fez o seu efeito ele precisa ser metabolizado o que que é metabolizar é converter é transformar aquela substância que era um fármaco de um modelo em outra coisa aonde essa outra coisa essa outra substância ela vai ser ela vai depois sair do nosso organismo de forma tranquila normalmente pelo sistema renal então o processo principal de conversão ou local principal de conversão é o nosso fígado por isso que o fármaco muitas vezes faz o seu efeito retorna passa pelo fígado sofre o metabolismo e aí ele vai
sair do nosso organismo o fígado é responsável por fazer esse metabolismo na maioria das vezes nós temos um grupo de enzimas chamado citocromo p450 são milhares de enzimas que trabalham exatamente nesse processo na conversão no metabolismo dessa substância para que depois ela possa ser eliminada do nosso organismo mas não é só o fígado tem medicamentos que são metabolizados no pulmão no intestino no próprio sangue e em outros tecidos normalmente o fío é o principal responsável por fazer esse metabolismo que é transformar aquele fármaco em outra substância e facilitar a saída dela do nosso organismo por
fim o bota fora o fármaco vai sair do nosso organismo e ele vai ser eliminado Então essa é a última etapa ele entrou através da absorção ele foi distribuído ele fez o efeito e agora sofreu metabolismo depois disso normalmente ele se transforma numa substância inerte que uma substância que não funciona mais e ele precisa sair do nosso organismo Ele é excretado na maioria das vezes pela urina mas ele pode sair pelo suor ele pode ser eliminado pelo pulmão e ele pode sair no leite materno também tem que lembrar que muitas vezes essa e nas fezes
tá E tem que lembrar que essa saída né né essa substância que tá saindo ela pode modificar por exemplo a coloração da urina então o paciente pode até relatar para você que tomou o remédio e a urina ficou de outra cor ou ela pode modificar a coloração das fezes tem medicamentos que deixam por exemplo as fezes mais avermelhadas Então essas características são importantes além por exemplo de dar cheiro no suor nós temos por exemplo vitaminas do complexo B que quando a pessoa transpira fica cheirando tem um cheiro diferente então é é uma das características de
eliminação essas medicações são eliminadas pelo soor também Então essa é a última etapa a saída do fármaco do nosso organismo a parte da excreção que pode ser pela urina pode ser pelo suor pelo leite materno pode ser também pelas feses e principalmente pelo processo de eliminação do sistema renal fazendo com que eu tenha a eliminação completa dessa medicação que entrou no nosso organismo Ok por último Vamos pensar num a questão de bu disponibilidade esse conceito extremamente importante quando a gente fala de medicamentos genéricos e similares a gente tá falando aqui do processo de absorção essa
medicação ela entra no nosso organismo ela sofre absorção e ela vai ter a sua biodisponibilidade que é a concentração do fármaco no sangue Ok a partir do momento que eu consigo medir essa concentração do fármaco no sangue eu sei quanto daquela medicação entrou no meu organismo e o que que é isso quando você compra o medicamento genérico esse esse medicamento ele foi testado e você tem certeza que aquele medicamento genérico tem a mesma biodisponibilidade a mesma concentração que o original tem e que chega até a corrente sanguínea é igual a do genérico então a mesma
biodisponibilidade pros dois quer dizer o seguinte eles são bioequivalentes então a mesma concentração por exemplo de 50 mg do medicamento original vai ser a mesma concentração de 50 mg do medicamento genérico que vai chegar na corrente sanguínea do seu paciente da mesma forma no mesmo tempo então eles têm a sua bioequivalência e são idênticos são cópias idênticas pode utilizar tranquilamente Considerando o conceito de bioequivalência que tá descrito aqui no texto do nosso material Ok então resumindo a gente tem aí a farmacocinética absorção distribuição metabolismo e eliminação e a bioequivalência como fatores importantes na utilização do
fármaco ok valeu até mais l