Meus amados, nós vamos então abrir a palavra de Deus no livro de Jó, capítulo 42. Jó, versos de 1 a 6. Então respondeu Jó ao Senhor: "Bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Quem é aquele como disseste que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade falei do que não entendia. Coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei. Eu te perguntarei e tu me ensinarás. Eu te conheci só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêm.
Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Hoje eu quero conversar um pouco com os meus irmãos sobre o impacto da soberania de Deus em nossa vida. Quando nós afirmamos que Deus é soberano, nós estamos dizendo que não cremos em acaso, que não cremos em coincidência, que não cremos em sorte, que não cremos em azar, que não cremos em determinismo cego, que não cremos em misticismo, em sincretismo, religioso.
Nós cremos que a nossa vida está nas mãos de Deus, aquele que está sentado no trono e tem as rédias da história em suas mãos. Deus é soberano na criação. Ele criou todas as coisas segundo a sua vontade.
Ele é soberano na providência. Ele quem sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Ele é soberano na nossa salvação.
Foi ele quem nos escolheu antes da fundação do mundo. Foi ele quem nos chamou com santa vocação. Ele planejou, ele executa e ele consuma a nossa salvação.
Aqui nós lemos um texto de um homem que está debaixo do impacto da soberania de Deus. Quem é este homem? É o patriarca Jó.
A Bíblia se refere a ele como o homem mais piedoso da sua geração. Foi Deus quem disse para Satanás acerca dele: "Observaste o meu servo Jó? Não há ninguém na terra semelhante a ele, homem íntegro, reto, temente a Deus e que se dizia do mal.
Satanás tenta macular a honra de Jó, insinuando que Jó só servia a Deus por interesse, dizendo para Deus: "Se o Senhor tirar deste homem o que tu deste para ele, em vez de um adorador, ele vai ser um blfemador. Toca no que ele tem e verás se não blasfem contra ti na tua face". E em duas ocasiões, Satanás ensinou que Jó não era um adorador honesto, que Deus precisava suborná-lo com bênçãos para ele ser um adorador.
E Deus permite que Jó sofra reveses amargos na vida. E Satanás instigou no sentido de golpeá-lo nas cinco áreas mais importantes da sua vida. Primeiro, na sua vida financeira.
Ele era o homem mais rico do Oriente e decreta falência. Vai à falência. A sua economia colapsou.
Segundo este homem era um pai exemplar. tinha 10 filhos unidos porque intercedia por eles, orava por eles, exortava-os à santidade. E Jó enfrenta um golpe doloroso quando seus 10 filhos morrem no único dia num mesmo acidente.
Mas ele sofre um terceiro golpe. Ele era um homem saudável. E Satanás disse para Deus: "Toca nos seus ossos, toca na sua carne e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E Satanás, por permissão divina, coloca uma enfermidade mortífera em Jó. Feridas malignas do alto da cabeça a planta dos pés. Se não bastasse toda esta agrura, Jó enfrenta um quarto problema.
a sua mulher no auge do seu sofrimento, quando ele estava no fundo do poço, cercado por desventuras crudelíssimas, ela disse para ele: "Ainda conservas a tua integridade, amaldiçoa Deus e morre". E então o círculo do seu sofrimento se fecha quando seus amigos de longe vieram para consolá-lo e transformaram-se em consoladores molestos, vinagre nas suas feridas, aacando contra ele os mais pesados libelos acusatórios. Diante de tanta tragédia, a Bíblia diz que Jó questiona a Deus fazendo 16 vezes a pergunta para Deus.
Por que, meu Deus? que eu estou sofrendo. Por que que a minha dor não cessa?
Por que que eu enterrei os meus filhos? Por que que eu não morri no ventre da minha mãe? Por que que eu não morria ao nascer?
Por que que o Senhor não me mata de uma vez? Ele levantou aos céus 34 queixas. E a única resposta que ele encontra de tanta dor, de tanto sofrimento, de tanto chicote açoitando a vida dele, foi o gelado silêncio de Deus.
Eu posso lhes garantir que o silêncio de Deus grita mais alto nos ouvidos da nossa alma, que o ruído mais barulhento, das circunstâncias mais adversas, mas na hora do seu sofrimento mais atroz, esse homem que tinha sido golpeado nas áreas mais importantes da vida, vida financeira, filhos, saúde, casamento e amizades, ele arranca do peito um brado de esperança. Ele perdeu tudo, mas não perdeu a sua fé. Ele perdeu tudo, mas não perdeu sua confiança em Deus.
E então ele grita das profundezas da sua alma: "Mas uma coisa eu sei é que o meu redentor vive e eu verei o meu redentor. " Nesta hora diz a escritura que Deus rompe o silêncio e Deus começa a falar com Jó. Mas Deus não responde nenhuma das 16 perguntas de Jó.
Deus não responde nenhuma das 34 queixas de Jó. Quando Deus fala com ele, diz a Bíblia que Deus faz 70 perguntas para ele. 70 perguntas para ele.
Todas retóricas. Todas retóricas. E Deus pergunta: "Onde estavas tu, Jó, quando eu lançava os fundamentos da terra?
Onde estavas tu, Jó, quando eu espalhava as estrelas no firmamento? Onde estavas tu, João, quando eu cercava as águas do mar? para elas não invadirem a terra.
E Deus foi despejando em cima de Jó a grandeza da sua majestade, da sua sabedoria, do seu poder. E Jó foi sendo como que esmagado diante de tanta glória da presença de Deus, da glória de Deus, da majestade de Deus, da soberania de Deus. E então ele profere as palavras que lemos, o impacto da soberania de Deus sobre a sua vida.
E ele vai descobrir as cinco verdades mais revolucionárias da sua vida e da sua história. Se não, vejamos. Em primeiro lugar, ele reconhece a onipotência de Deus quando diz: "Então, respondeu Jó ao Senhor: "Bem sei que tudo podes.
Não encontro nada mais consolador pro nosso coração diante dos dramas da nossa vida, do que nos agasalharmos debaixo das asas do Deus onte e dizer: "Eu sei que tudo podes". Isso diante da nossa fragilidade, porque nós somos fracos. Eu não sei quanto a vocês, mas eu visito com muita frequência as livrarias e gosto de fazer isso, sobretudo as livraria de aeroportos.
Eu vou lá para ver o que tá saindo, todo dia sai coisa nova. E vocês sabem disso, que a grande maioria da literatura que sai todo dia são livros de alta ajuda. Livros que dizem assim para você: "Você é forte, você tem a força, você é um gigante.
Basta fazer cóscas no seu interior, levantar-se daí um gigante. Suas palavras têm poder. Há poder nas suas palavras.
Os outros livros que mais saem são os livros que ensinam você ficar rico rápido. Eu confesso que eu acho que eu não tô lendo direito esses livros, mas sabe o que que a Bíblia diz sobre isso? Exatamente o contrário.
A Bíblia diz que nós somos fracos. A Bíblia diz que Deus conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Nós temos tantas fraquezas, múltiplas fraquezas.
Temos fraquezas físicas, meus irmãos. Querendo ou não, gostando ou não, o tempo vai esculpindo algumas rugas no nosso rosto indisfarçáveis. As meninas, mais espertas, mais inteligentes do que os homens, driblamético.
Às vezes acorda de manhã, é um caos, bota um bom cosmético, vira um cosmos. Daqui a pouquinho uma cirurgia plástica ajuda e muito. Porém, chega uma hora que ainda que Pitangui ressuscitasse dentre os mortos, não teria mais jeito.
As pernas ficam bambas, os joelhos trôpicos, as mãos descaídas, os olhos embaçados. E diz os entendidos que cada fio de cabelo branco que brota na nossa cabeça e a morte nos chamando para um duelo. Eu acho até um exército acampado ao meu redor.
Temos fraquezas físicas. Mas nós temos fraquezas emocionais. Quantos de nós nas lutas da vida, nos vales mais escuros da vida, chorando e gemendo, gritamos do fundo da nossa alma: "Meu Deus, eu não aguento mais".
Nós temos fraquezas morais. Quantas vezes já choramos e dizemos: "Meu Deus, eu nunca mais quero repetir esse erro. Eu nunca mais quero cometer esse pecado.
E daqui a pouco você se flagra cometendo o mesmo erro, o mesmo pecado. Não é porque faltou a você sinceridade, não. Faltou a você poder.
Temos fraquezas espirituais. Nós somos um ser ambíguo, contraditório, paradoxal. O bem que não queremos, o bem que queremos não praticamos, o mal que não queremos, esse fazemos.
Somos fracos. Mas bendito seja Deus. Quando você pode dizer, mas o meu Deus tudo pode.
Para ele não tem causa perdida. Para ele não tem doença incurável, para ele não tem casamento irrecuperável. Para ele não tem pecado que ele não perdoe.
Ele é o todo poderoso Deus. Só para recordar os atributos que só ele tem e não repartiu conosco. Ele é autoexistente, ele é infinito, ele é imenso, ele é eterno, ele é imutável, ele é onipotente, ele é é onipresente, ele é unisciente, ele é transcendente, ele é soberano, ele é maior que tudo quanto ele criou.
Ele tudo pode. Permita-me ilustrar isso. Um dia um pai caminhava com seu filho pelas ruas da sua cidade, menino de três, de 4, 5 anos.
Quando o menino lhe fez uma pergunta e eu não sei se você concorda comigo, mas eu acho que toda criança fez um curso de pós-doutorado em perguntas difíceis. Não conheço ninguém que faz pergunta mais complicada do que criança. E o pai, o menino volta pro pai e diz: "Papai, qual é o tamanho de Deus?
" E o pai ficou em silêncio, pensativo, porque não tinha uma resposta pronta para um menino de 4, 5 anos. Contou caminhando. De repente, ele escuta os ruídos das turbinas de um avião supersônico lá nas alturas exelsas e disse assim pro filho: "Filho, olha para cima".
Você tá vendo aquele avião? O menino disse: "Tô vendo, papai". Ele perguntou: "Qual é o tamanho desse avião, meu filho?
" O menino respondeu: "Pequeno, papai, muito pequeno. Tava muito longe. Pai pegou o filho, levou pro aeroporto, tinha um jumbão de mais de 400 passageiros estacionados no pátio.
E aí chegou bem perto e disse: "Você tá vendo esse avião, meu filho? Tô vendo, papai. Qual é o tamanho desse avião, meu filho?
Ele respondeu: Grande. Esse é muito grande. O pai disse: "Meu filho, Deus é do mesmo jeito.
Quando você está longe de Deus, meu filho, Deus parece pequeno para você. Mas quando você tá perto de Deus, meu filho, Deus é grande, muito grande para você. Agora eu sei que tudo podes.
A segunda verdade que Jó descobre diante do impacto da soberania de Deus sobre a sua vida, está no verso dois ainda. E nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Irmãos, a história não é cíclic como como pensavam os gregos.
A história não é um caminhão sem freio, ladeira baixo, como pensam os existencialistas. A história é teleológica. Ela caminha para um telos, para um fim, para uma consumação.
Deus está no controle. Não estamos à deriva, não estamos jogados de um lado pro outro ao sabor das circunstâncias. Deus está no trono.
Jesus tem o livro da história em suas mãos. Ele está conduzindo a história por uma consumação. Nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado.
Ele criou um plano eterno, perfeito, cabal e totalmente eficaz. E nenhuma vírgula, nenhum tio vai sair fora do controle de Deus. Ele não é pego de surpresa.
Ele não é surpreendido. Ele não está lá no céu esfregando as mãos sem saber o que faz com esse mundo. Todos os seus planos hão de se cumprir, estão se cumprindo e cumprir se hã arrisca, porque os seus planos não podem ser frustrados.
A terceira coisa que Jó descobre impactado pela soberania de Deus está no verso tr, quando ele disse: "Na verdade, eu falei do que eu não entendia. Coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Para você entender isso, talvez seja bom dar uma lida em Jó, uma sentada só.
E você vai perceber que Jó não foi aquele sofredor históico que sentou num canto, trincou os dentes e aguentou firme. Não, ele falou muito. Ele perguntou, ele se queixou, ele se defendeu.
E quando você está machucado, quando você está ferido, quando você está se sentindo esmagado pelas circunstâncias, injustiçado pelas pessoas, via de regra, você fala, fala, fala muito e às vezes fala até o que não compreende. Foi isso que aconteceu com Jó. Diante da revelação de Deus, diante da exposição da majestade de Deus, diante da glória de Deus que inundou a sua vida, e botou a mão na boca e diz: "Meu Deus, quanta coisa eu falei sem saber".
Lição aprendida. O sábio é aquele que sabe que quase nada sabe. Quando você encontra uma pessoa muito sabichona, que parece que sabe tudo, que entende tudo, você tá perto de uma pessoa que não sabe quase nada.
Pega um doutorado. O que que é um doutorado? Você pega um ponto de um universo e aí você vai est ponto aí você doutor nesse pequenininho ponto aqui.
Só isso. Alguém já disse e eu concordo que quem faz barulho é lata vazia. Lata che não faz barulho.
Quem sabe sabe que quase nada sabe, porque o que você não sabe é muito maior que o que você sabe. Eu fui criado na região rural, uma roça bem artesanal. E uma coisa que me chamava atenção era quando ia colher o milho.
Toda a espiga boa granada, na hora de colher ela se rende, ela se dobra. O restolho que só tem palha e sabugo nunca se dobra, fica sempre empinadinho. Sempre empinadinho.
Então, quando você encontrou uma pessoa muito empinadinha, pode saber que é restolho, só tem palha e sabug. Quem sabe não faz propaganda. reconhece a sua limitação.
Preste atenção nisso. Não dá para você ficar na presença do todoeroso, de nariz empinado, de peito estufado, diante de Deus, humildade. Quarta coisa que ele aprendeu, impactado pela soberania de Deus, está no versículo 5.
Quando ele diz, "Eu te conheci só de ouvir, mas agora os meus olhos te vem. " que ele reconhece o seu limitado conhecimento de Deus. E isso parece contraditório, que quem está proferindo essas palavras foi o homem que Deus disse acerca dele: "Observaste o meu servo Jó, não há ninguém na terra semelhante a ele, homem íntro, reto, temente a Deus, que se desvia do mal.
" Isso não é uma opinião de um amigo rasgador de seda, isso é palavra de Deus. E Deus não tem uma opinião, Deus tem um diagnóstico. Agora, como é que esse homem vai fazer uma declaração dessa?
Eu te conheci só de ouvir. Se o próprio Deus disse que era o homem piedoso da sua geração. Como entender isso?
Me permita fazer-lhe uma pergunta. Você conhece a Deus? Conhece quanto você conhece a Deus?
Quanto? Certa feito, um cidadão que nunca tinha visto o mar, o sonho da vida dele era ver o mar. Eu não sei se ele era mineiro ou goiano.
Ao chegar no mar, ficou tão entusiasmado que exclamou: "Agora eu conheço o mar". Aproxima-se dele um marujo com a pele tostada de sol e sal e diz: "Eu também conheço o mar". Qual a diferença entre eles?
Você conhece a Deus? Quanto você conhece? João 17:3 diz assim: "E a vida eterna é esta, conhecer a Deus e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
A própria essência da vida eterna é conhecer a Deus. Portanto, depois que Jesus voltar na sua majestade e glória, depois que nós estivermos lá no céu, 1 milhão de anos que nós estivermos lá, sabe o que você vai est fazendo? Conhecendo a Deus.
Jamais haverá um dia dentro da eternidade. Se eu posso falar em dia dentro da eternidade, onde você possa afirmar: "Já conheço tudo de Deus, não tem mais nada para conhecer, agora vou botar minha vida no piloto automático, agora vira a rotina". Não, o céu jamais será rotina, porque você vai conhecer a Deus, você vai amar a Deus, você vai fruir a Deus, você vai glorificar a Deus, você vai servir a Deus, você vai ver a Jesus face a face.
Nunca será um dia comum, porque você vai conhecer e conhecer e sempre conhecer e jamais esgotar o conhecimento de Deus. Eu tomei um susto. Um dia, pastor Ival, entra no meu gabinete pastoral, um adolescente disse assim: "Pastor, eu não quero ir pro céu não.
" E eu tomei um susto. Falei: "Minha filha, você tá ficar maluca? Não, não quero não.
Ué, mas por que que você não quer ir pro céu? " Ah, o céu vai ser muito monótono. Você já pensou sentado numa nuvem com a harpa na mão, cantando, cantando, cantando.
Ah, não aguento isso para minha vida toda. Não, não, não, não quero não. Tem gente que pensa que o céu vai ser chato, que o céu vai ser rotina.
Não, você vai desfrutar de uma vida plena, maiúscula, superlativa, eterna, de gozo, da presença de Deus, servindo a Deus. glorificando a Deus para sempre e sempre e sempre. Então, eu tenho que concordar com o profeta.
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor. Mas finalmente, Jó descobre uma outra coisa impactado pela soberania de Deus. Tá no versículo 6.
Por isso, eu me abomino e me repreendo no pó e na cinza. Eu entro em choque de novo com a minha lógica tão franzina e tão fraquinha. Porque essa confissão fica bem na boca de um assassino, de um ladrão, mas não na boca do homem mais piedoso do mundo.
Como assim? Como assim? Eu me abumino?
Eu me arrependo no pó e na cinza? Como entender isso? E a explicação que nós temos é que aqueles que mais sofrem, choram e confessam os seus pecados, não são as pessoas que mais pecam, são as pessoas que mais perto de Deus andam.
Quem está longe de Deus, longe de Deus, nem tem consciência do seu pecado. Eu li há pouco tempo num jornal aqui de São Paulo que um cidadão pistoleiro de aluguel recebeu R$ 5000 para matar uma pessoa. Ele não conhecia essa pessoa.
Essa pessoa não tinha falado mal dele, nunca tinha feito mal para ele. Ele recebeu dinheiro, foi lá, deu cinco tiros na pessoa, matou a pessoa, foi para casa, jantou, tomou banho e dormiu. Sendo um drama de consciência.
Mas se você anda na luz, se você é filho da luz, se você é filho de Deus, então você enxerga com mais clareza os seus pecados, as suas máculos, as suas manchas e você sofre e você chora e você confessa os seus pecados, você diz: "Eu, por isso eu me abomino no pó e na cinza". Preste atenção no que eu vou lhe dizer. Se você encontrar uma pessoa que toda hora que ele encontrar com você, ela vai rasgar elogios a ela mesma, ela vai passar uma ideia de santa rona, vai passar a ideia de que ela é a quinta essência da santidade.
Pode ter certeza, você tá perto de uma pessoa que tá longe de Deus. Todas as pessoas que andaram com Deus, tiveram consciência da glória de Deus na sua vida, elas choraram, elas foram confrontadas como Isaías. Ai de mim, Senhor, eu estou perdido.
Como Pedro, afasta-te de mim, Senhor. Eu sou um pegador. Como João na de Pásmos, caiu como morto aos seus pés.
Como Jó, eu me abomino no pó e na cinza. Ninguém permanece na presença de Deus. O nariz empinado, se humilha, se quebranta, se arrepende.
Quero concluir levando você o versículo 10, porque o versículo 10 é a chave hermenêutica do livro de Jó. Diz o texto que mudou o Senhor a sorte de Jó quando este orava pelos seus amigos e o Senhor lhe deu o dobro de tudo que antes possuira. Eu sempre me perguntava, não tô entendendo por que Deus mudou a sorte do Jó quando ele orava paraos seus amigos.
Por que que não mudou a sorte dele numa outra circunstância, numa outra num outro momento, em um outra outra situação? Por quê? Uma pergunta simples.
O que que você sente quando as pessoas falam mal de você? Ou você já chegou naquele ponto na sua vida espiritual que nunca mais ninguém fala mal de você? Porque se você já chegou esse ponto, de repente você é um anjo disfarçado de gente tá entre nós.
Você fica feliz quando alguém fala mal de você? Você fica feliz quando alguém tenta assassinar sua reputação? Que que você sente?
O que que Jó sentiu? Bom, ele se defendeu, ele se queixou. Sabe o que que Deus tá falando para ele?
Meu filho, saia desta arena da autodefesa, entrecha intercessão, porque ninguém consegue orar por alguém e ter mágoa desse alguém ao mesmo tempo. E diz a Bíblia que quando Jó começa a interceder pelos seus amigos que o haviam criticado tão severamente, Deus mudou a sorte de Jó. Sabe o que que Deus fez?
Deus restaurou as cinco áreas que Satanás tentou destruir na vida dele. Primeiro, Deus restaurou a sua saúde. Versículo 16, ele teve mais 140 anos e os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.
Deus está aqui hoje e ele é o Deus que cura. Ele é o Jeová Rafá. Segunda área que Deus restaurou foram as finanças.
Versículo 10, versículo 12. Deus deu tudo em dobro. Se ele já era o mais rico, agora é duplamente o mais rico.
Eu quero dizer para você que o Deus da restituição está aqui nesta noite e ele é poderoso para restaurar sua vida financeira. A terceira área que Deus restaurou foram as amizades. Versículo 7 e 8.
Os amigos de Jó foram confrontados por Deus e Deus disse para eles assim: "Vocês lembram aquele homem que vocês criticaram? Aquele homem que vocês criticaram é mais justo, é mais santo do que vocês. Vocês vão ter que ir lá naquele homem para aquele homem orar por vocês, porque a oração daquele homem que eu vou ouvir para restaurar vocês.
Em outras palavras, você não precisa se defender. Você precisa andar com Deus. Porque quando você anda com Deus, Deus defende você.
Quando você cuida da sua piedade, Deus cuida da sua reputação. As pessoas que criticaram você vão ter que voltar a você e reconhecer que Deus está com você. Deus, as pessoas vão ter que mudar de opinião a seu respeito.
Quarta área que Deus restaurou foi o casamento. E eu creio com a mesma mulher que a Bíblia não diz que foi com outra. E eu fico imaginando a cena.
e imaginando sendo até como um brasileiro que sou. E eu fico pensando o que que teria acontecido se Jó fosse brasileiro. Quando ele tava numa magrela, a mulher dele, a mulher dele disse para ele assim: "Morre, homem, morre, mas morre logo".
Agora o cara tá com saúde novo, tá cheio da grana, cheio de prestígio. O que que eu diria para ela? Morre, mulher, morre logo.
A fila andou, minha filha. Tô no outro agora. Só que o nosso Deus é especialista em pegar cacos, vasos quebrados e fazer vasos novos.
Talvez Deus hoje quer fazer esse milagre no seu casamento. Mágoas, dores, abandono. E hoje Deus pode restaurar o sonho, a poesia, o amor, o seu coração e restaurar o seu casamento.
A última área que Deus restaurou foram os filhos. A Bíblia diz que ele tinha 10 filhos. E se Deus deu tudo em dobro, esperava-se que ele tivesse agora 20 filhos.
Mas não foi o que Deus fez. Deus deu mais 10 filhos. Alguém pode dizer: "Bom, então não foi o dobro".
Nós precisamos corrigir um ponto muito importante na nossa teologia e na nossa fala coloquial. É comum, é comum nós expressarmos assim quando morre alguém da nossa casa, da nossa família. Perdi meu pai, perdi minha mãe, perdi minha mulher, perdi meu marido, perdi meu avô, perdi minha avó, perdi meu filho, perdi minha filha.
Essa linguagem não é adequada para nós. Você perde alguém com você não sabe onde está, com quem está. Como aquele pai que voltava do cemitério depois de sepultar seu filho único.
E aproxima-se dele um amigo e disse: "Meus pê, eu acabei de saber que você perdeu seu filho". O homem respondeu: "Não, eu não perdi meu filho. Eu sei onde meu filho está.
Eu sei com quem o meu filho está. Meu filho está no céu. Meu filho está com Jesus.
Eu não perdi meu filho. Jó agora tem 10 filhos no céu. Jó agora tem 10 filhos na terra.
Deus restaurou e restaurou completamente. Sabe o que que Satanás queria? Destruir a vida de Jó.
Sabe o que que conseguiu? Colocar Jó mais perto de Deus. Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Que a gloriosa doutrina da soberania de Deus nos impacte nesta manhã e nos console nesta manhã. Que Deus seja louvado. Amém.
Yeah.