Olá, boa tarde. Tudo bem, pessoal? Saudade de vocês todos. Espero que nós estejamos aqui todos presentes dos vários subprojetos aqui do PIBID. Sejam todos muito bem-vindos, nossos pibidianos, nossos supervisores, nossos coordenadores de área. Hoje nós temos uma live muito significativa, assim como as outras, com a temática bastante atual, de bastante interesse, né, que é falando sobre a questão da Inteligência artificial na sala de aula e a formação docente. E nós vamos trazer um especialista na área para falar que tem trabalhos publicados, que pesquisa, que vai ter uma contribuição bastante significativa para todos nós do PIBID,
que é o professor João Botentui da UFMA. Então, ele vai nos falar nessa tarde, nesse final de tarde, nesse de noite, sobre a questão da inteligência artificial. Então, sejam todos bem-vindos, participem. Eh, lembrando Que nossa nossa live fica gravada. E aí nós vamos ter nessa tarde de hoje como mediadora dessa dessa palestra do professor João a nossa coordenadora de área, professora Joseleide Câmera. Seja muito bem-vinda, professora Joseleide, eh, a essa tarde e fique à vontade. Sucesso nessa live. >> Obrigada, professora Lisângela. Agradeço pela oportunidade e gostaria de dar as boas-vindas ao nosso convidado, né, professor
João. Seja bem-vindo. Muito obrigado pela por aceitar nosso convite, né? Tenho certeza que nós vamos eh aproveitar muito bem o seu sua sapiência, né, os os conhecimentos compartilhados hoje com esse grupo aqui tão seleto do PIBID. E pelo pelo tema da palestra, né, que envolve eh inteligência artificial, estamos todos ansiosos, viu, professor João? Mas antes de passar a fala pro professor João, eu vou falar um pouco sobre ele. E E professor, eh, eu perguntei para Iá, quem era o professor João Batista Potentuir Júnior e eu vou te apresentar do jeito que ela que ela me
apresentou para eh que ela me lhe apresentou para mim. E aí você diga se a IA como que a IA foi, por favor, a gente pode começar por aí. né? Que que tu acha? >> Vamos lá. Vamos lá. [risadas] Então, gente, o eh perguntando pro chattem era João Batista Bert Júnior, Ele respondeu o seguinte, que é um professor associado do Departamento de Educação da Universidade Federal do Maranhão, que atua como docente permanente eh nos programas de pós-graduação de pós-graduação em cultura e e sociedade e em gestão de ensino de da educação básica, que ele tem
como formação acadêmica. Eh, ela colocou que ele é doutor em educação com especialização em tecnologia educativas, né, pela Universidade de Minho e eh 2011 foi a conclusão do doutorado. Também é mestre em educação e multimídias pela Universidade do Porto, graduado em tecnologia e processamento de dados pelo Centro Universitário INA e em pedagogia pela Faculdade do Maranhão. possui várias especializações, né, como docência do ensino superior, engenharia de sistemas, educação à distância. A linha de atuação do professor João são tecnologias educativas e informática na educação, eh, educação à distância, Formação de professor e metodologias ativas, tecnologias móveis
aplicadas ao ensino. Eh, as principais contribuições eh de profissionais do professor João pra área são, eh, foi coordenador das disciplinas de disciplinas e atividades voltad à formação docente e à inovação educativa na UFNA. participou de pesquisa sobre as metodologias e tecnologias no contexto escolar e universitário com com jogos como jogos sérios, Eh aplicativos móveis e ambientes virtuais de aprendizagem. Foi avaliador do de cursos de graduação no âmbito do INEPM. Também nos informa a IA que, eh, combinando formação tecnológica e pedagógica, o professor João, ele tem sido uma voz importante nas áreas de tecnologias educativas, não
só pro Maranhão, mas em nível nacional e até internacional, especialmente no contexto brasileiro para o ensino superior e Paraa educação à distância, né? Então, faltou alguma coisa, professor, que a Iá esqueceu de me falar. >> Muito exagerada essa I. [risadas] Ah, >> ela [risadas] só faltou dizer que o professor João é um eterno aprendente que, né, e está sempre aqui dialogando com os alunos e aprendendo também, né? >> É. Foi muito bem. Pois a gente vai aprender junto agora nessa tarde. >> Vamos lá. >> Muito bem, pessoal. Só explicando um pouco a dinâmica para quem
tá nos ouvindo, eh, nós vamos receber aí no chat as contribuições, perguntas, né? Nós vamos passar um pouco, vamos ouvir a fala do professor João. No final a gente volta para conversar com ele e para ver as contribuições que o chat eh anunciou, né, quem quem quis se identificar eh e fazer pergunta pro professor, tá? Então, eh, professor, fique à vontade e a gente conversa mais, né, Sobre como essa IAT apresentou e como que ela pode se apresentar para nós professores, né, no final da sua fala. Exatamente. Então, primeiramente, gostaria de dar uma salva, né,
de palmas aí para todos os alunos que estão nesse processo de formação do PIBID, que é uma prática tão importante, tão necessária, né, e parabenizar, né, ao EMA por estar oferecendo essa oportunidade de diálogo com esse tema que é tão atual, que já Faz parte da nossa vida e que a gente precisa se apropriar cada vez mais, já que tanto você na figura de aluno daqui a pouco pouco na figura também de professor ou se já com com conjuga, né, essas duas eh atividades, vai lidar com esses recursos, né, da inteligência artificial no seu cotidiano.
Então, deixo aqui já meu e-mail, meu canal do YouTube, que mais tarde vou falar um pouquinho também sobre esse ponto, tá? Então, ah, para início de conversa, o Que que é essa inteligência artificial, né? Então, ah, muitas pessoas elas já utilizam no seu cotidiano, outras não, alguns estão curiosos, outros assustados. Então, o que que a gente pode dizer sobre esse conceito, né? Eu posso dizer que é tanto uma ciência, uma área de estudo, né, já consolidada, que busca aí construir bases para a construção de máquinas que possam, principalmente, realizar tarefas antes realizadas apenas por humanos.
como Também posso dizer que é o próprio software, ou seja, o sistema capaz aí de automatizar diversas tarefas, por vezes facilitar rotinas do seu cotidiano e é um campo científico que busca criar máquinas que sejam capazes ou que, né, pretendam ser chamadas aí de inteligentes, eh, que sejam capazes de reconhecer objetos, vozes, faces e que tenha raciocínio para solucionar problemas. de uma maneira eficiente, tá? E será que esse recurso, essa tecnologia Está distante de nós? Você pode dizer: "Ah, mas eu ainda não estou inserido no mundo das inteligências artificiais. Será?" Olha, muitas vezes as pessoas
estão ali conversando umas com as outras e aí elas soltam esse comentário que eu acho curioso e engraçado. Elas dizem assim: "Estava falando com um amigo sobre férias em São Paulo e aí quando eu peguei o meu celular, olha, apareceram aqui algumas propagandas de hotéis, Shoppings e outras coisas relacionadas a São Paulo. Nossa, mas que coincidência, não é verdade? Será, gente? Será que existem coincidências mesmo? Não, gente, não existem coincidências, não. O que existe é de fato um algoritmo, ou seja, um programa que já está instalado aí no seu celular. Ixe, vou mandar desinstalar. Não
tem jeito, gente. Já vem ali de fábrica, né? ah, e que está ouvindo a tua conversa o tempo inteiro e transforma toda essa conversa em Publicidade, em coisas que possam atrair a tua atenção. Então você interage sim com a inteligência artificial, desde o momento em que você faz um reconhecimento facial, desde que você utiliza o seu WhatsApp, Facebook, Instagram, Waz e demais aplicativos, todos eles agora já trazem dentro do seu contexto AIA, ou seja, algoritmos inteligentes capazes de automatizar tarefas, agilizar processos, mas também o quê? captar nossas Informações. É muito curioso também quando eu ouço
alguns alunos e às vezes professores também dizerem assim: "Ah, eu gosto muito do Google porque é tudo de graça". E aí eu tenho acesso a uma infinidade de coisas, a um drive, a um processador de texto, uma planilha, um apresentador eletrônico, ou seja, é tudo de graça. De graça? Será mesmo? Acho que não, né? Por quê? Quando a gente entra nesses sistemas, eles querem o quê? Os nossos dados, o nosso e-mail, Nosso CPF. E aí eles começam também a rastrear tudo aquilo que você faz. E eles sabem o quê? O perfil do João, da Maria,
do José. E aí, se uma empresa perguntar assim: "Qual o perfil de um jovem entre 30 e 40 anos no estado do Maranhão?" Aí ele vai dizer: "Ah, essas pessoas gostam disso, disso, disso, disso". para segmentar e fazer com que você consuma produtos e serviços. Ah, então nossas informações elas são agora o quê? petróleo. Ou seja, se eu sei o Que você quer e eu posso oferecer o que você quer, quanto mais você consumir, mais eu vou ganhar. Olha, gente, vamos pegar um simples exemplo. Se eu souber hoje o que que as pessoas estão em
busca, né, de informações e criar um vídeo pro meu canal no YouTube e disponibilizar esse vídeo em tempo real, que que vai acontecer? Milhões de pessoas vão assistir esse vídeo e eu vou conseguir o quê? monetizar muito rápido esse vídeo, convertendo, né, as Assistidas em recursos financeiros, né? Então, é basicamente isso. Quais outros ambientes também já t inteligência artificial? Ora, gente, o próprio Netflix, o Spotify, quando você assiste aí a vídeos e depois demora muito, aparecem milhões de outros vídeos iguais para você assistir filmes. Você diz assim: "Nossa, o Netflix adivinhou que eu gosto desse
gênero". Não, gente, ele não adivinhou. de tanto você assistir e colocar lá, ó, joinha, curtir, gostei, Amei. Ele já aprendeu que você gosta desse tipo de gênero e começa a procurar filmes semelhantes e colocam ali para você. Assim como também músicas, você escuta muito aquele gênero na no seu celular, no Spotify, ele já identificou que você gosta daquele gênero de música e começa também a ofertar aquilo para você, tá? Então, na verdade, você está rodeado de inteligência artificial no Netflix, Spotify, YouTube, Waz, WhatsApp, Facebook, Instagram, ou seja, não tem para onde correr. Você já está
nesse mundo, nessa era da IA. Sim. E aí virou de fato o assunto do momento. A revista Time tem aqui, ó, inteligência artificial, uma nova era de possibilidades, né? Que mais que ela comenta aqui, gente? eh inovações apaixonantes, mudando a forma como nós trabalhamos. E será que ela pode nos substituir? Hum, será que ela vai tomar nosso lugar, Nosso espaço? Os autores já apontam que informação é o que tá mais em alta nessa nossa era e que é informação ao novo petróleo. Nós precisamos encontrar informação, extrair informação, refinar informação e monetizar informação. Então, digamos que
aconteceu algo aqui surpreendente. Eu consegui filmar esse vídeo pode valer milhões de dólares. Por quê? Os jornais, os canais, né? a toda a mídia vai querer esse vídeo para colocar na bem na sua Rede e aí ela vai ter que pagar para você porque você é o detentor deste vídeo, ou seja, você é o criador desse conteúdo, né? E aí milhões de livros estão surgindo, tentando ajudar as pessoas a entender melhor para onde que nós vamos caminhar daqui paraa frente, né? E aí o Kaifuli tem esse livro, né? 2041, como a inteligência artificial vai mudar
a sua vida nas próximas décadas. Gente, eu não sei nem o que que vai acontecer ano que Vem, imagina em 2041. Esse cara, né, talvez ele esteja pensando a longo prazo, mas muitas coisas que ele tá tentando aí decifrar para 2041 pode ser que já aconteça daqui a 2 anos, né? Então é muito precipitado a gente fazer previsões a longo prazo, sendo que as mudanças elas hoje são muito constantes, né? Então, a próxima onda, inteligência artificial do zero ao metaverso e ela está inserida agora em todas as áreas. Então, eh, o advogado precisa entender De
inteligência artificial, o médico precisa entender de inteligência artificial e o professor também precisa entender, já que os estudantes utilizam essa ferramenta, outros profissionais da educação também utilizam essa ferramenta e devemos nos apropriar de tudo aquilo que ah está aí posto, né? Então, temos que saber quais as IAS que existem, quais as ferramentas que eh podem otimizar a minha rotina, qual a maneira ética de utilizar tudo isso e a forma Que eu não devo utilizar, tá? E até na educação básica já tem aí profissionais dedicados a pensar em estratégias de como que essa IA pode ajudar
em diversos contextos. Eu em 2024 eh lancei dois eh ebooks em parceria com outros colegas eh sobre essa temática. O primeiro volume chama-se Chat GPT e educação na cibercultura. Fundamentos e primeiras aproximações com inteligência artificial. Tá disponível aí no site da Edufman para você baixar ou fazendo a Leitura desse QRcode gratuitamente, não precisa pagar nada, tá pessoal? Então esse primeiro volume ele é dedicado aí às questões mais teóricas. Já o segundo volume ele é voltado aí para as questões mais práticas, então chatt e outras inteligências artificiais, práticas educativas na cibercultura também pode ser lido aí
baixado. Eu tenho um capítulo aí chamado inteligência artificial na educação, propostas pedagógicas com chatpt. E esse Livro tem aí, né, a colaboração de vários autores de renome, tal como a Lúcia Santaela, Lin Alves, eh, Edmé Santos, Cristiane Porto e vários outros autores que vocês vão reconhecer, né, se forem estudiosos dessa área. Então, vivemos de fato numa era da inteligência artificial, não temos como fugir dela, não é uma moda, não é algo que vai passar, é daqui para frente, não temos retorno, tá? Então essa IA está de fato transformando profundamente todos Os aspectos da nossa vida.
A gente precisa tomar muito cuidado porque se você não utiliza ela da maneira correta, ela pode de certo eh corroer algumas habilidades importantes no seu fazer diário. Então a IA agora é uma commodity, ou seja, é algo valioso nos nossos tempos. A gente tá integrado, gente, em tudo. Tudo que a gente olha agora tem i a Iá, ia i, tá? Então, a educação ela não pode ficar de lado, nem pode eh eh ser contra sem conhecer. Então, a educação ela tem sempre temas polêmicos como é a e aí nós temos os resistentes e os defensores.
Se eu sou resistente, por que que eu estou resistindo? Quais as a os indícios que eu tenho sobre isso? E se eu sou um defensor, por que que eu estou defendendo? A gente precisa sempre parar para refletir sobre os dois lados da moeda. Assim como a internet, a inteligência artificial, eu sempre digo, a gente não pode colocar no pedestal, Achando que essa é a oitava maravilha do mundo, nem eu posso pegar a inteligência artificial e simplesmente depositar no lixo e dizer que ela não presta. Tem seus lados positivos? Sim, tem seu lado negativo também. A
gente vai daqui a pouquinho refletir sobre esses dois lados. Então, à medida que a gente avança em direção a um cenário cada vez mais tecnológico, é essencial o quê? Compreender o potencial da IA e também refletir sobre as suas dificuldades, Seus pontos de atenção. Mas proibir, ó, hum, hum, não é o caminho, tá? Nada proibido dá certo. Nós precisamos é o é o quê? discutir, aprender, ou seja, investir numa educação digital, onde as pessoas compreendam qual é a potencialidade, qual é o perigo, né? E também se eu proíbo usar inteligência artificial, não falo sobre inteligência
artificial, o que que vai acontecer? Quando esse indivíduo sair da escola e chegar no mercado de trabalho, ele vai Se deparar com isso. Ué, mas não era proibido? A vida toda foi proibida, agora eu tenho que ser especialista no assunto. Olha que incoerência, não é verdade? Então, precisamos estar sempre antenados com esses recursos, de modo com que a gente possa eh aprender as formas corretas de utilizar e não negligenciar algo que existe e que não vai, né, desaparecer. E aí vem a pergunta, já que nós somos professores, afinal de contas, a Ih, vai Substituir o
professor? O que que você acha, né? Muitas pessoas acreditam que sim, eu acredito que não. Por quê? Porque existem características inerentes ao professor que a IA não consegue e acredito eu que ela não conseguirá nunca, né? Como assim? Será que ela consegue criar conteúdo? Ela cria, mas é um conteúdo de qualidade? Não. Ela tem na sala de aula eh alunos com diferentes necessidades especiais. Será que ela vai Saber fazer a distinção e adaptação curricular para cada um deles? Será que ela vai entender porque fulano não chegou cedo hoje na aula? Tem alguma razão, né? Será
que ela vai eh ter sentimentos e vai eh amparar o outro, consolar o outro? Nós temos muitos alunos que têm problemas emocionais, problemas familiares e que a gente precisa não ser só aquela máquina de passar conteúdos, mas também é um ser humano, né, que ouve o outro, consola, Incentiva, dá feedback e faz com que o outro não desista. E a máquina ela não é sentimental, ela não tem coração, né? Ela é uma máquina, como o nome já diz. Então, por isso eu acho que não seremos substituídos. E aí começa a surgir na mídia algumas notícias
do tipo: governo de Minas aplica inteligência artificial na correção de redações do Enem. Hum. Será que isso funciona? Olha, funciona, mas sabe como é que ela faz a correção? De uma maneira bem mais dura e bem mais Cruel. Eu peguei várias redações, nota 1000 do Enem e fiz um teste com o chatpt para que ele confirmasse se aquela redação era realmente nota 1000. Olha, chat GPT diz que não, que era 700, 600, 800 no máximo, mas 1000 não era não. Porque o ser humano, gente, ele é muito bonzinho. Ele olha aquele parágrafo e ele tenta
eh entender a essência eh daquele parágrafo inteiro. Ele não leva em consideração alguns detalhes. Então, eh o ser humano escreveu assim: "Os Portadores de necessidades especiais". Bom, portadores, será? Esse termo já está em desuso, não é verdade? Mas para e a inteligência artificial, ele fez o comentário que olha, isso aqui não se usa mais e descontou o ser humano não. Ele leu aquele contexto todo e achou interessante o parágrafo e deu nota máxima naquele parágrafo, né? Então aí ela é bem mais cruel. Ela, eu sempre digo pros alunos, olha, se você fez uma Redação e
você tirou, por exemplo, eh, 600, 700 na IA, olha, significa que você vai tirar uma nota muito boa na redação do Enem. Por quê? Porque o ser humano ele vai ser mais bonzinho, ele vai considerar aí algumas coisas que a IA ela não considerou, tá? E aí eles também eh comentam aí sobre a questão da utilização da inteligência artificial paraa geração de conteúdos. Vocês já pediram para ir a gerar um parágrafo, um texto sobre ah algum aspecto, algum Algum assunto que vocês têm interesse? Você já notou como a IA ela tem a facilidade em gerar
informações assim rasas, sem muitas referências? Então essa é uma limitação. Ah, professor, mas eu já pedi para ela gerar uma e ela colocou lá as referências de onde ela encontrou. Mas você já foi conferir se realmente as fontes eram verídicas. Olha, muitas vezes ele inventa, né, a informações apenas para te agradar. Então, a gente precisa tomar muito Cuidado. Então, nesse aspecto, eu acredito que o professor ele sempre será eh importante e necessário e que a IA ela não vai conseguir fazer essa substituição, tá? Então é uma lenda achar que a IA vai substituir você, enquanto
que na verdade eh o ser humano ele vai ser sempre importante e necessário no contexto educativo, tá bom? O e esse rapaz aí com esse nome bem estranho, né? Eh, Edgar de cognitiva do homem, ou seja, a gente Deve sempre pensar na IA como uma ferramenta para melhorar os nossos aspectos cognitivos e não para substituir nossas capacidades, tá? Então, lembre-se sempre disso e daqui a pouco a gente vai entender como que a gente pode fazer isso, tá? E aí, diversas, eh, ministérios de da educação, de outros países e assim como secretarias estaduais, como tem acontecido
no Piauí, já começam a pensar nessa nova realidade, nesse novo Contexto para os seus municípios e os seus estados. Foi o caso aí do Piauí, que introduziu inteligência artificial em 2024 para 120.000 alunos do 9o ano do ensino fundamental e do ensino médio. E aí quando a gente pensa eh nesse nesse ponto eh existem três possibilidades de utilizar a IA no contexto da educação, ou seja, colocar as pessoas para terem contato com a IA. O primeiro seria eh usar a IA para Hã ensinar as pessoas a utilizar o chat GPT, né? Então, bobagem ou outras
e as generativas. Bobagem por quê? Porque existem vários cursos, gente, na internet, vídeos online, que ensina você a utilizar a IA generativa. Qual seria aí uma forma inteligente, né, de utilizar a IA, né? Será que é usar recursos eh como, por exemplo, aplicativos que usam, né, a inteligência artificial também não, né? O melhor eh jeito realmente de Utilizar a IA é colocar as pessoas para identificarem problemas do mundo real e a partir dessa identificação tentar encontrar possíveis soluções. Essa sim é uma maneira interessante de usar a IA Generativa, tal como o Estado do Piauí tem
feito, né? ele de fato solicitado que os alunos eles eh eh identifiquem, né, problemas do mundo real e a partir daí eles pensem, né, em como solucionar esses problemas. Então, um desses aplicativos pensados aí foi eh Justamente por um conjunto de de alunas que pensaram no aplicativo. Esse aplicativo, ele tinha como intuito eh fazer uma seleção de sementes, dizer onde que essas sementes deveriam ser plantadas, como que elas deveriam ser cuidadas, porque aquela comunidade que utilizava esse recurso, eles eh não sabiam, né, identificar as sementes e nem qual o período correto para Plantar, nem como
cultivar as sementes. Então elas criaram um aplicativo. Elas sabiam programar? Não, não sabiam programar. Mas elas, com a ajuda da inteligência artificial, elas conseguiram esse feito e foi aí fantástico, ou seja, solucionar problemas do mundo com auxílio da inteligência artificial, tá? O Piau Paraná também está utilizando inteligência artificial na educação, porém ainda muito na perspectiva de usar Ferramentas que têm inteligência artificial, então estão ainda num primeiro nível, tá? O Piauí tá à frente, tanto que o Piauí ganhou, né? prêmio de experiência bem-sucedida da utilização desse recurso em contexto educativo, tá? Só tem coisas boas no
uso da IA? Não, gente, também tem coisas ruins. A gente precisa refletir sobre os dois polos, positivo e o negativo. Qual foi o negativo aí o exemplo, né? Então, um jovem de 14 anos, o Suel Setzer, ele, Assim como muitos jovens, tinha eh o propósito, né, de ao completar determinada idade ter um celular. Muitos jovens querem o o ter um celular. E aí os pais deram celular de presente para ele. Bom, foi a melhor das ideias, não foi não, gente. Sabe por quê? Porque h suelser, primeira coisa que ele fez foi instalar uma IA no
seu celular e pediu para ela se comportar como eh uma personagem do Game of Thrones que ele gostava muito. E aí a Iá começou a dar Muita bola. dizer que ele era o máximo, que estava apaixonada por ele. Em determinado momento, a Iá disse que queria viver com ele eternamente. E aí ele pensou: "Bom, para eu viver eternamente com essa Ia, eu também preciso ser digital, porque eu sou físico." E aí, como fazer? Ele encontrou um revólver e pá, deu um tiro na cabeça, tirou a sua vida. Será que um jovem tem maturidade, gente, para
usar inteligência artificial? Infelizmente não. Eles não têm a noção do que é real, do que é virtual, né? E até que ponto essa ferramenta ela pode te ajudar ou te prejudicar? Muitos jovens acham assim: "A professora passou uma tarefa. Ah, vou perguntar paraa Luía". Luía não é uma pessoa não, gente. Luía é uma IA que tá dentro do WhatsApp e que eles muitos jovens usam para responder questões. Porém, ao deixar a cargo da IA responder essa questão, você está perdendo a oportunidade de Raciocinar. Daqui a pouco você não será mais capaz nem de escrever seu
nome, porque você já está tão bitolado a usar IA para tudo que você não vai mais pensar. Esse é o perigo, né? Uma coisa é eu pedir uma sugestão para Iá para a partir dessa sugestão ampliara meu raciocínio. Outra coisa é eu nem penso, já mando ela fazer em copio, colo, copio e colo e não pense em nada, né? Então cuidado. Outros perigos, né? na revista Forbes Publicou essa matéria e diz que até 2035 a IA vai remodelar o comportamento humano e os relacionamentos. Então a primeira coisa que ela aponta ali é uma transformação quase
unânime. 61% prevê que as mudanças no comportamento e nas capacidades humanas serão profundas e significativas e fundamentais e revolucionárias até 2035. A primeira coisa que eles apontam lá é a erosão da capacidade cognitiva de pensar. Não vou mais pensar. Por quê? Porque a I que vai Pensar, não eu. E emocionais, eu não vou mais me relacionar com pessoas porque eu posso, né, pedir que a Iá se comporte como um avatar e converse comigo e seja meu amigo e eu não preciso mais de fulano. Hum. Perigo, né? Diminuição da reflexão. Que que você acha? Iá, eu
não penso mais. É a Iá que pensa para mim. Queda inteligência social, emocional, né? né? Os relacionamentos muito mediados por inteligência artificial, preferências por parceiros ideais, que a Iá faz tudo que eu quero, pensa do jeito que eu quero, me agrada sempre e fulano não. E redução da independência individual e ilusão de controle. Você vai achar que tá controlando tudo, mas não. A Iik vai est controlando para você. a que vai tá vendo quem ela quer que você se relacione e coloca lá para você como uma possível amizade para você clicar lá no seu Instagram,
no seu Facebook e começar a se relacionar com essa pessoa porque ela selecionou e Colocou lá na sua frente, né? Cuidado. Chatbot aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite do uso de telas. aconteceu. Então, ele estava viciado em telas, os pais muito preocupados. E aí ele perguntou para Iá o que fazer. A Iá disse: "Ah, é muito simples, mate os seus pais". Olha aí. Aíá. É para dizer isso para um jovem? Jamais. Ou seja, é necessário um filtro que limpe essas respostas e que dêem respostas Adequadas. E a Iá não fez.
Os pais muito preocupados fizeram uma varredura no que ele tava acessando pela internet. E assim encontraram uma mensagem, fizeram um print e levaram a empresa na justiça e ganharam, claro, né? E aí a IA ela tá se tornando de fato uma área de estudo cada vez mais promissora. Muitas pessoas investindo nessa área. A Universidade Federal de Goiás despontou aí sendo a primeira no Brasil a formar a primeira turma, né, de bacharéis nessa Área. E aqui no Maranhão também não deixa de estar atrás. Aqui a UEMA já lançou o seu curso, a UFMA também, ou seja,
a partir de 2026 é possível estudar IA aqui no Maranhão, né? E aí começam também a despontar os cursos de mestrado. ITA tem mestrado em inteligência artificial, começam a despontar os cursos EAD na área de IA e machine learning, os mestrados internacionais. A Universidade do Porto em Portugal, onde eu fiz o meu mestrado Esse ano, recebeu assim um número extraordinário de candidatos que obrigou a universidade a ampliar os prazos para análise das propostas, porque eram candidatos demais, de todo lugar do mundo, querendo fazer mestrado em inteligência artificial, já que lá é um grande centro de
formação e que vale muito a pena estudar lá na Universidade do Porto. Bom, ah, e quando a gente pensa em, elas oferecem, né, diversas possibilidades de Aplicações, né, na e tanto na questão da visualização de dados, agilidade, a criação e gestão de áudios, de imagens, né, de trabalhar com aspectos eh relacionados a conteúdos da internet, é para robótica, é para as redes sociais, para todas as áreas, gente. Então, né, tá sendo de fato um divisor de águas em vários setores, inclusive na medicina também várias pessoas h utilizam inteligência artificial para detecção, né, de doenças, já
que para o médico Aquele cenário é todo eh normal, tá tudo dentro dos padrões, mas para a inteligência artificial não. Aquela combinação de valores, números, nos dá a entender o quê? que ali é o início de uma possível doença, que como está num estágio muito inicial, com uma pequena dose de medicamentos, a gente já consegue eliminar aquela doença, coisa que o médico ele ia detectar isso muito tardiamente e talvez aquele medicamento já não surtisse efeito, teria que ser Feito de fato uma cirurgia, né, para tentar remediar aquela situação. Então tem casos aí muito positivos na
área da saúde. E aí quando a gente fala em IA, a gente lembra logo do chatpt. O chat GPT é uma IA chamada generativa. Por quê? Porque ela gera texto, áudio, vídeo, animação. Ela é capaz de conversar com você em tempo real, inclusive, né? Ah, simulando uma voz humana. Ela surgiu em 2022 e logo se tornou um sucesso mundial com 10 Milhões de usuários eh em menos de 40 dias, pois que o Instagram, por exemplo, levou 300 dias para conseguir os mesmos 10 milhões de usuários, né? Então, foi um crescimento muito rápido, instantâneo, porque as
pessoas começaram a ver uma ferramenta que facilita a vida, que consegue responder questões muito rapidamente, organizar conteúdos, materiais, né? E de certo pode ajudar em múltiplos contextos. Essa semana mesmo eu tive que fazer um relatório de viagem Que eh eu tinha que mandar naquela hora, porque se eu não mandasse ia empatar outra viagem. Eu digo: "Meu Deus, o que que eu faço?", né? Opa. Criança que tem, casa que tem criança é um perigo, né? Então, o que que acontece? Eh, ah, eu tirei a foto do certificado, tirei foto do da passagem e pedi que o
chatpt fizesse uma um relatório de viagem. ele fez, né, algo muito interessante e eh Agilizou muito o processo. Se eu tivesse que fazer, buscar cada informação, colocar no papel, ixe, ia demorar um pouquinho mais, né? Claro que eu iria conseguir fazer, mas a IA ela para essas atividades eh administrativas, robóticas, né? Ela facilita muito o dia a dia, tá? E ela tem concorrentes, gente? Tem o copilot da Microsoft é uma concorrente, tá? Do chat GPT. Gemini o Gemini também é um concorrente, tá? Do do chat EPT. E Perplexity também É outra concorrente, tá? Então nós
temos muitas ferramentas que fazem tudo isso, né? Ou seja, respondem aos nossos comandos, os nossos promptes, assim como o deepsic, né, que também é uma ferramenta ah, tal como o chatpt, capaz de responder aí a comandos, né, que a gente coloca para eles. E o Pierre Levi, ele diz o seguinte, que se ele ainda fosse professor, que hoje ele é só palestrante e escritor, ele iria fazer com que o uso do chat GPT fosse Obrigatório pra escrita de redações e que os estudantes que tivessem aí os melhores comandos, promptes, que dialogassem melhor com o sistema
e que fizessem as melhores escolhas de textos e verificações de conteúdo, teriam aí as melhores notas, as melhores marcas, né? E aí a gente pensa, será que essas ferramentas elas podem ser boas paraa educação, para nós estudantes, professores? Olha, elas podem sim. Eu vou dar aqui algumas dicas para vocês de Eh possíveis usos dessas ferramentas para, né, estudantes e profissionais da educação. A primeira proposta diz respeito à elaboração de estratégias práticas paraa sala de aula. Ou seja, digamos que você é um professor, um jovem professor está iniciando na sua jornada, né, e gostaria aí de
fazer uma estratégia gamificada, né? Então, tô vendo aqui que a a última pessoa que colocou foi a Luciana Nascimento. Então, a Luciana ela quer Adotar gamificação na sala de aula, mas ela não sabe nem por onde começar. Bom, o que que a Luciana ou a Joelma poderiam fazer? elas poderiam entrar lá no chat GPT, dizer qual conteúdo que elas trabalham, né? Por exemplo, se fosse a mesa, ela trabalha com química, então ela já colocaria que a disciplina é de química. E aí, como que ela poderia, né, ah, pensar? Bom, o chat EPT vai dizer que
na química ele vai perguntar qual conteúdo, qual série, ele vai estruturar Toda a atividade gamificada para que ela utilizasse na sua sala de aula e ela ia aplicar todos os passos e conseguir êxito nesse propósito. Então, para esse aspecto eu acho interessantíssimo porque ele nos dá o quê? ideias de atividades, jogos, metodologias paraa gente adotar na nossa sala de aula e a gente termina aprendendo muito com as ideias dadas pelo chatt, coisa que você eh às vezes não consegue facilmente. Olha, existem vários livros que falam sobre Metodologias ativas, mas você já parou para analisar? A
maioria fala que, ah, coloca o aluno no centro do processo e faz isso, aquilo, outro. É, mas o passo a passo, gente, como é que faz? O livro não diz. Você que tem que criar, elaborar, testar, coisa que o chat pode te dar a ideia você aperfeiçoar na sua prática do dia a dia e você já aprende na prática, tá? Que mais? Elaboração de questões para avaliações ou trabalhos. Você pode gerar quizes, questões e Aplicar, corrigir, fazer junto com os alunos na sala de aula. Isso pode ser muito bom, porque tanto os alunos aprendem como
você também, já que se você elaborasse, você já até saberia qual era a resposta. Já o chat não. Um desafio também para você que vai ah fazer junto com os estudantes. Correção de redações, você dá os critérios e ele te dá um parecer sobre aquilo, se tá profundo, se tá raso, se precisa de mais exemplos, se tem coesão, se tem Coerência, né? Insites para elaboração de artigos. Quero elaborar um artigo sobre um tema específico, mas me faltam algumas ideias. Então o chat pode te trazer ali algumas ideias sobre temas importantes para você utilizar ah no
seu cotidiano, né? Ou uma tutoria personalizada seria o quê? Ah, eu quero alguém que me diga exatamente como adotar, por exemplo, construtivismo numa aula de artes. Então, o tutor Personalizado vai me dar esses exemplos e essas estratégias para que eu possa aprender mais sobre esse assunto. Ou preciso praticar idiomas, mas não tem ninguém aqui para conversar em inglês ou em espanhol. Então o chatpt pode ser essa pessoa que conversa comigo, me corrige, me traz ali sugestões de melhorias para que eu possa aprender mais sobre idiomas ou resolução de exercícios. Não quero dizer para você pegar
a questão, colar e dizer qual a Resposta correta. Não, não é isso, né? É para você colar a pergunta com as respostas e perguntar qual é a correta e por que as outras não estão corretas. Aí ele vai te dar uma explicação de cada uma das dos das dos itens ali, dizendo por que essa não seria a questão correta. Então essa seria uma maneira interessante de usar eh o chat EPT para o ensino e aprendizagem, né? Lembrando sempre que a IA ela para o seu contexto utiliza promptes, ou seja, Comandos. Esses comandos eles precisam ser
muito bem pensados. Às vezes você usa o chat EPT e você diz assim: "Ah, mas eu não gostei muito do que ele me trouxe como resposta. Isso não é, isso não presta, né?" Não, gente, não é isso. O problema pode estar entre a cadeira e o computador, tá? Ou seja, você que não está sabendo como fazer os comandos da melhor forma possível. Então, lembre-se, inteligente não é a máquina não. Inteligente é você que estudou, que leu, Que aprendeu. Então você precisa instruir a máquina da melhor forma possível para que ela possa te entregar a resposta
desejada por você. Então, não é só chegar lá, ah, e colocar assim: "Elabore uma prova sobre economia". Não, ele vai fazer a prova mais besta do mundo. Qualquer pessoa com o menor conhecimento possível vai acertar tudo. Nem precisa ler, ele vai acertar tudo, né? Como assim, professor? Olha, ele não entende do Contexto, você não disse muitos detalhes, então ele vai trazer algo bem genérico. Mas se você disser assim: "Se comporte como um professor de economia". E eu ainda digo do ensino superior, elabore uma questão. Como é que essa questão? Bem contextualizada. Sobre qual assunto dentro
da economia? É sobre macroeconomia. Essa questão será direcionada a alunos da pós-graduação. Opa, nível mais elevado. Gostaria que a questão fosse Elaborada em formato de um case e trouxesse logo em seguida a chave de resposta. Você poderia ainda dar mais informações. Eu quero que relacione com uma temática específica, com, né, um contexto que coloca um personagem assim e não sei o quê. Ou seja, quanto mais detalhes você der, melhor. Você, ah, eu queria uma questão que nem a do Enem. Pega uma questão do Enem, cole, a partir deste modelo, elabore a questão usando estes parâmetros.
Ele vai fazer conforme Você quer. Ainda não gostei. E aí, o que que você vai fazer? Indicar o formato e ainda pedir o quê? para ele melhorar, refinar, corrigir, diferenciar, contar, descrever, explicar com detalhes, incluir, substituir. Ou seja, quanto mais informações você der, melhor será o feedback dado pela IA generativa, tá? Então, lembre-se sempre disso, que eu preciso ser inteligente para gerar um comando e às vezes o comando toma conta de uma página inteira. Aí vocês vai Dizer: "Poxa, isso tudo é mais fácil escrever." Então escreva, não use i aia, não é melhor, tá? Então
para que ele faça uma coisa que preste, a gente precisa pensar muito. Por isso existe uma nova profissão. O engenheiro de prompt é a pessoa que pensa em todos os possíveis comandos que eu devo colocar para que a resposta seja a melhor possível, tá? Então, percebam que não é bem fácil assim a gente gerar algo que realmente seja bom. Ele pode até gerar, Mas você precisa ser esperto, tá? Outras funcionalidades, resumir um texto, comparar dois textos, elaborar um curso, encontrar um modelo, uma metodologia, um treinamento ou um tratamento mais recomendado, corrigir e dar notas a
uma redação, né? Ou criar um ofício, uma carta, um bilhete, memorando, né? sug sugerir temas para você ou tendências em uma determinada área, tudo isso ele consegue fazer, tá? E na pesquisa científica, será que ele Consegue ajudar? Sim, ele consegue indicar temas e lacunas de pesquisa, ele consegue solicitar eh ajuda, né, na elaboração de uma questão problema, que você esteja com dúvida, ou indicação de quais bases de dados seriam interessantes para consultar. Ele te traz lá algumas bases, solicitar correção e tradução, porém cuidado, tá? Quando você coloca algo que você escreveu dentro da generativa para
que ele corrija ou Traduza, ele se apropria do seu conhecimento e futuramente, se eu perguntar se esse texto foi produzido por ele, ele vai dizer que foi, né? Então, muito cuidado ao pedir isso. Ah, professor, e como é que eu devo fazer paraa correção e tradução? Paraa correção, ser humano. Paraa tradução, ser humano também, tá? Esses aqui devem fazer e ter contato com o teu conteúdo e não o IA, senão ela, ó, se apropria do que tu fori escreveu. Indique um conjunto de tópicos a serem discutidos na revisão de literatura. Isso é legal, porque ele
tá me dizendo o que que eu devo escrever. Ele não está escrevendo por mim, OK? Ou preciso fazer um questionário. Já elaborei aqui várias perguntas, mas será que ele poderia me sugerir mais algumas perguntas interessantes? Sim. E aí você pode aproveitar algumas perguntas dessa daí, ó. É muito legal. Ou preciso fazer uma entrevista, mas eu tô com dúvida sobre Hum que aspectos que eu poderia perguntar. E aí ela vai te trazer várias perguntas que você pode incluir, mas ela sempre é exagerada. ela vai fazer muitas perguntas e sabemos que instrumentos de pesquisa muito muito muito
muito e extenso, ou seja, com muitas perguntas, as pessoas não tm muita paciência não, tá? Então é sempre importante a curadoria, a intervenção humana dizendo: "Essa aqui é boa, essa daqui não é tão legal, essa aqui já tá repetida". Ou Seja, você é sempre um elemento importante, necessário, fundamental. Não pode a pegar tudo do jeito que ela disse. Coloca, pronto. Não, você tem que revisar, melhorar, senão que que você vai fazer mais, né? A máquina vai tomar o espaço e aí você não vai mais ter o que fazer, tá? Lembre-se sempre disso. Você é figura
indispensável e tem mais. A I pode errar e ela erra muito. É as chamadas alucinações. Então temos que tomar Cuidado para não incorrer em alguns riscos. Como algumas pessoas, olha, teve um jornal nos Estados Unidos que o editor chefe da revista, ele tava com preguiça e aí ele pediu uma sugestão da Iá sobre uma matéria e a Iá disse: "Olha, por que você não faz aí uma matéria sobre os principais livros lidos no último verão?" Ele: "Legal, me traz aí essa lista desses livros. Aí aá fez tudo para ele, gente. 25 livros na ele eh
colocou lá Capa, autor tudo. Sabe quantos livros desses realmente existiam? Nenhum. Eram todos inventados. Os leitores do jornal ficaram furiosos porque foram em busca dos livros e não existia nenhum. Todos criados e inventados. Cuidado, né? E aí, gente, existem ferramentas de A que podem ser interessantes pro nosso contexto educacional. A primeira delas que eu vou dar dica é o Napkin, tá? N A P K I N. NPKIN tá bem aqui no cantinho aqui da do da imagem. O que que o Nepkin Faz? Ele transforma texto em esquemas, ele transforma textos em ah imagens. Ou seja,
se eu quero entender, por exemplo, quais as vantagens e as desvantagens do uso das tecnologias na educação, ele constrói um esquema a partir de um texto lido. Então, você pega um parágrafo, cola nele, ele lê aquele parágrafo e transforma num esquema para você estudar, para você apresentar, para você colocar, por exemplo, no capítulo de uma dissertação, de uma tese, de um artigo, De um o que você quiser, né? Então, acho que facilita muito porque nós temos uma aprendizagem visual, ou seja, nós aprendemos muito por aquilo que nós vemos. Então, facilita muito a aprendizagem, né, e
o ensino de conteúdos, já que vocês serão aí professores, tá? Então, deiem uma olhadinha no Nepkin, que é uma ferramenta legal. E aí vem as perguntas: "Profor, é gratuito?" É gratuito? Olha, gente, hoje todas as ferramentas que Existem, elas têm uma parte que é gratuita, outra parte que é paga. Ou às vezes você pode utilizar até tantas vezes gratuito e depois, né, ela acaba aquele uso gratuito naquele dia, aí só no ano, no dia que no dia seguinte ou então a dica, né, muda de e-mail que aí você vai continuar tendo acesso à ferramenta. Ah,
professor, mas por que que não pode ser 100% de graça? Gente, o programador, a pessoa que criou o programa, ele Também precisa comer, não é só você não, né? Então, por isso a gente tem que pagar algumas taxas. Porém, elas sempre liberam aí muitas ferramentas gratuitamente pra gente utilizar. Pensa sempre assim, tá? Chat PDF, a ferramenta que permite com que você leia PDFs e pergunte a ela sobre o conteúdo que tá inserido lá no PDF, né? Então, ele lê, eh, resume, traz informações sobre aquele conteúdo. Então, digamos que eu tenho um artigo de 30 páginas.
Eu faço o Upload, o envio e aí eu pergunto: "Qual a metodologia utilizada nesse artigo? Quais os principais achados positivos, negativos?" Pode ser interessante para você obter respostas a partir de um texto lido. Eu já usei para um edital, um edital gigantesco. Eu perguntei: "Qual a data limite?" eh, qual o link de envio? Aí ele foi trazendo, pescando no texto, me trazendo. Acho que uma ferramenta legal. Esses cardzinhos que vocês estão vendo são vídeos do meu canal que eu vou mostrar lá no final da palestra e que vocês podem assistir passo a passo como é
que faz que para construir, por exemplo, o esquema no Nepkin, como é que faz para fazer uma consulta lá no chat PDF. Ele vai ensinando passo a passo esse professor aí, tal de João Batista, tá? Elicity é uma ferramenta para pesquisa, né? Então, digamos que eu preciso fazer Um mapeamento de trabalhos que respondam a uma questão problema. Então, eu tenho uma pergunta de pesquisa, será que as metodologias ajudam a aprender os conteúdos de matemática? Uma pergunta. E aí eu coloco isso lá no list, ele vai ir nas bases de dados buscar trabalhos que respondam a
essa questão. Ele mapeia todos os trabalhos, já faz um resumo, uma tabela e já me traz essas informações para que eu possa a partir dos trabalhos montar a minha Revisão de literatura. Então, ó, ferramenta fantástica, assim como o Cspace, né? Ele tem várias ferramentas que ajudam na pesquisa, gera podcast dos artigos lidos, né, lá pela ferramenta, resume, me faz o mapeamento das metodologias, dos resultados. Então, gente, fantástico. Se também maravilhoso e tem o vídeo lá no canal do professor João para você assistir e aprender como trabalha com a ferramenta, tá? Ou ainda você que é
professor queria fazer uma Coisa diferente. Vocês lembram do Kot? Foi muito utilizado no ao longo da pandemia que criava questionários online pra gente aplicar os chamados quizes. Pois é, o carrute hoje é uma ferramenta que ficou assim elitizada, ou seja, ela paga, né? Leva para ela, ela ler para você. Leva lá, leva lá, lá, leva lá. >> Então, ó, eh, ela se tornou uma ferramenta elitizada porque agora, ó, paga, né? Já o Quizes, que é uma ferramenta gratuita, ela permite com que você crie questões online, né, eh, disponibilize para os teus estudantes. Então, digamos que
eu tenho uma sala de aula com 20 alunos, mas eu eh acabei de ministrar a aula, eu queria fazer uma atividade com eles, mas não tive tempo de preparar esse esses questionários. O quizes agora ele tem inteligência artificial, então o que que ele permite? com que eu pegue meus slides, faça o upload, ele lê esse Esses slides, o conteúdo que está lá e cria perguntas, 20, 30, 50 perguntas. E aí eu posso dinamizar essas perguntas em tempo real dentro de sala de aula. Olha que coisa fantástica, né? Então é maravilhosa a ferramenta, chama quizes, tá?
E aí eu posso também usar o chatpt para que ele gere perguntas sobre um dado tema, pegue essas perguntas geradas pelo chatticamente o quiz lá na no quizes, tá? Então vale a pena também esse tipo de experiência e Lá no no canal tem o passo a passo de como fazer, tá? E eu tenho, assim como o Google, eu tenho um buscador de inteligências artificiais. Se eu for lá no Google e colocar assim: "There's an for that," que que é isso? É uma frase, né? Se eu escrever tudo isso daí, apertar no Google, ele vai me
dar lá o site que permite com que eu faça buscas de inteligências artificiais. Como assim, professor? Olha, digamos que eu queria Uma IA para trabalhar com mapas conceituais, para construir mapas conceituais. E aí eu aperto lá, ele me dá uma bateria de IAS que constróem mapas. Ah, não. Queria uma IA para trabalhar com vídeo. Ele vai me dar uma bateria de IAS que trabalham com vídeo. Fantástico. Acho que vale a pena vocês consultarem, tá? Ou ainda, digamos que eu quero uma IA que construa apresentações eletrônicas, apresentações bonitas, né? E aí eu vou lá no Slides
Go. O Slides Go agora tem inteligência artificial, já disse, né, que se tornou uma commodity. E hã eu coloco construa uma apresentação sobre logística reversa. Ele vai lá, busca conteúdo e constrói os slides. Uau! São os melhores slides do mundo. Não, gente, porque quem faz os melhores slides do mundo é quem? É a Daniele, é a Taila, é o José Armando, é a Nayara, é a Samara, é o João Lucas, é a Rita de Cásia, é o Ton, é a Ester. Essas pessoas é que fazem as Melhores apresentações. Por quê? Porque elas estudam, porque elas
analisam, porque elas trazem referências. Essas fazem os melhores. Mas professor, senhor tá dizendo que a apresentação não presta? Não, não tô dizendo isso. Tô dizendo que a ferramenta vai gerar uma apresentação base. Ou seja, que que é base? Básico, né? Você humano é que vai ter que melhorar esses slides, incluir mais conceitos, incluir autores, incluir referências. Então, não há hoje, até o Presente momento, nenhuma ferramenta que construa uma apresentação em PowerPoint perfeita. personalizada. Tudo que você iria dizer, ela constrói. Que se existisse, gente, a gente não seria mais necessário nesse mundo, né? Então, lembra que
a função docente ela não vai ser substituída, não vai. As apresentações, elas podem até ser bonitas visualmente, mas elas vão faltar muitos conteúdos que você, como especialista no tema, poderá trazer e Enriquecer essa aprendizagem para os teus ouvintes, tá? Então, fique atento a isso. Ou ainda você precisa de imagens. Eu vi que queria um professor segurando um tablet e atrás dele tivesse uma lagoa e a lagoa tivesse congelada com vários, né, enfeites de Natal. Será que eu acho essa imagem? Não, gente. Aí eu vou precisar do Microsoft Designer, que é uma ferramenta de IA que
cria imagens conforme você solicita, tá? E não só imagens, ela cria monogramas, ela cria Eh imagens para colorir com fundo preto e branco, ela cria cartões de visita, ela cria convites, ela cria o que você quiser. Basta você pedir e saber como pedir, dar detalhes, né? Dizer: "Eu quero um homem, cabelo curto, o cabelo comprido, a pele morena, a pele branca, olho castanho, olho azul, olho verde, segurando o quê? Como? em que posição, apontando para onde você tem que dar os detalhes para que ela faça uma imagem, a imagem o mais realista possível. Aí ela
Vai fazer algo bom, tá? Senão não vai sair tão bom, tá? Lembre-se que você que é o inteligente, a ferramenta ela é uma eh rece ela recebe ordens. Então, a inteligência está na sua mente. E aí eu quero, professor, uma ferramenta para trabalhar com vídeos. Eu queria gravar algumas coisas e depois eu queria que saísse lá uma voz, mas eu não queria que fosse a minha porque eu tenho vergonha de falar. Então, por que não usar o Cliphamp, que é uma ferramenta Que permite com que você crie vozes masculinas, femininas, infantis, em português, inglês, espanhol,
qualquer idioma que você quiser. Então, Clipchamp é uma ferramenta ideal para esse propósito, tá? Ah, não, professor, nem queria ter esse trabalho. Eu queria só dizer assim: "Cria um vídeo sobre o assunto tal". E a ferramenta cria. É possível? É a ferramenta flick, ela transforma textos em vídeos com inteligência artificial. E aí ela faz Fundos, ela coloca avatares falando, né, com a voz assim, né, com a boca assim falando exatamente as palavras, do jeito que você quiser, tá? Então, clique e aí ele te mostra. Se você gostar, baixa. Senão pede não gostei. Muda isso, troca
isso, fala aluno em vez de estudante. Você muda do jeito que você quiser, tá? E hoje em dia, se você tiver uma licença do Microsoft Office, não é o piratão, né? É a licença de verdade, aquela que eu vou lá no site, compro, né, para usar Durante um ano, Microsoft Office 365, tá? Ele já tem incorporado o compilot, ou seja, a inteligência artificial da Microsoft. E aí você vai poder utilizar no Word. Tô digitando aqui o texto, surgiu uma dúvida, não precisa ir lá na internet, entrar no chat TPT, não, gente, eu posso, né, lá
no compilot dentro do Word, fazer a pergunta, ele já traz a resposta, eu já posso incorporar direto no texto, tá? Então, facilita muito a Vida da pessoa. Ou ainda eu tô lá no PowerPoint, eu já peço que ele crie a apresentação. Ele cria uma apresentação interessante, tá? No PowerPoint utilizando o Copilots. Qual é o panorama atual, gente? Já encerrando aqui a nossa fala, panorama atual é que o surgimento da IA Generativa trouxe uma democratização do uso da inteligência artificial, tá? se tornou uma ferramenta muito acessível, intuitiva, fácil para estudantes, Professores, profissionais de todas as áreas
do conhecimento, tá? Porém, precisamos ainda de legislação sobre o uso ético dessa ferramenta. Então, várias universidades já começaram a publicar limites do que que é possível, do que que não é possível, o que é aceitável, que não é aceitável quando se se trata de utilização de inteligência artificial. E a IA vem ameaçando uma área aí que é a EAD. Como assim ameaçando? Olha, às vezes o Professor ele cria o conteúdo com IA, o aluno ele vai lá no conteúdo do professor, pega, usa a IA para responder a questão. Aí o tutor, ele pega aquilo que
o aluno respondeu, ele pede paraa Iá corrigir ou dar uma resposta e cola lá. Ou seja, ninguém tá estudando, é a IA que tá produzindo, que tá respondendo e que tá tutorando todo o material. Então isso é perigoso, né? Que mais, gente? Com o surgimento e o crescimento da generativa, começam também a surgir Preocupações éticas sobre até que ponto as pessoas estão agora sendo elas mesmas ou usando a IA para dar resposta a tudo e se passando por elas. O certo é que se você usa Iá para tudo, daqui a pouco você vai estar cheio
de diplomas, mas zero em conhecimento. E a vida ela não é feita de entrega de papéis. Se fosse assim, muita gente ia lá, olha, eu tenho essa pilha de certificado, pronto, eu quero ganhar um salário de R$ 100.000. É assim, não é? Porque para você ganhar Esse salário de R$ 100.000, R. Você precisa ser o profissional que fala e sabre sobre o conteúdo que você está abordando e não uma pessoa que está eh apenas reproduzindo coisas prontas e acabadas ou que não sabe nem do que tá falando, né? Então vamos pensar sempre assim, essa IA
ela pode ser boa sim, mas ela não vai te substituir e você precisa saber do conteúdo, tá? Então, esses recursos eles são muito eficazes, são muito interessantes eh na questão da Aprendizagem, mas somos nós, professores, educadores, nós somos os profissionais da educação e o nosso trabalho, ele vai além de nutrir as pessoas de conhecimento, mas também de uma questão, né, social, humana, interacionista, tá? Então, é importante que trabalhemos não só com recursos de ar, mas com muitos outros. E lembrando que isso aí é só a pontinha do iceberg, que muitas coisas ainda precisam ser desenvolvidas
e que isso não vai nos Substituir, tá? Então, como eu comentei, eu tenho um canal no YouTube. Se vocês tiverem curiosidade em ver mais sobre cada uma daquelas ferramentas que eu mostrei e muitas outras que eu não mostrei aqui na apresentação, basta ir lá no youtube.com/jobb, tá? Lembrando que é João sem o tio, tá? conforme você vai digitar lá na sua barra de endereços. Ou você pode também fazer a leitura desse QRcode, você vai cair direto no canal ou pode colocar Também meu nome, vai encontrar essa fotografia aí, né, essa pessoa bonita aí de perno,
né, pode clicar, se inscrever, assistir os vídeos, aprender, compartilhar, comentar. Com certeza conhecimento nunca é demais e vocês vão utilizar essas informações, eu tenho certeza, em múltiplos contextos da vida de vocês. Coloquem aí, gente, perguntas, dúvidas que vocês tenham e queiram esclarecer comigo. Será um prazer dialogar com vocês sobre a temática da Inteligência artificial, como é que vocês estão utilizando, quais as dúvidas de vocês, quais os medos, né, que vocês têm em relação à inteligência artificial. Coloquem aí no chat. >> Oi. Meu som tava desligado, agora estão me ouvindo, né? >> Isso, estamos sim. >>
Muito bem, professor. Muito, muito, um prazer euouvir sua, sua fala, né? e vai passando um assim um filmezinho na cabeça da gente com de 2022 para cá, a Gente tem tido tido muitas dúvidas e assim alguns problemas, né, com a com o uso da IA em sala de aula por conta dos alunos, né? Eh, e aí uma coisa que eu não sei se tem pergunta, se tiver, eh, eu queria que o Leandro subisse depois pra gente aqui pra gente ler. Eh, então, eh, minha muitas dúvidas no sentido assim de eh o que que o que
que pode, o que que não pode, né? Eh, é, seria? Não, não sei se pode não pode. Tu mesmo falou se que agora que a gente tá se organizando enquanto legislação, talvez até como não tem a legislação dizendo que não pode, então talvez possa, né? Não tem nada que que diga que não pode, então pode, mas assim, talvez não deva, né? Então, trazendo pro pro campo assim do professor mesmo da nossa prática, eh eu posso elaborar, eu posso ou eu devo, talvez a pergunta seja essa, eh elaborar roteiros de dinâmicas Exclusivamente usando uma IA, porque
eu eu entendi que assim, não é que você não possa usar IA, mas você pode eh pegar uma ideia da IA e e incorporar suas ideias e adaptar e e trazer o a sua identidade, aquilo que a sua turma precisa, você enquanto professor para colocar, né, naquele roteiro. Então, digamos assim, eu vou fazer um roteiro de um texto, né? Quero que um roteiro, um estudo dirigido de um texto, eu posso pegar exclusivamente o estudo dirigido Lá que a IA produzir e levar paraos meus alunos. Eu devo fazer isso, né? Então, será que seria ético isso?
Eh, eu queria discutir essas coisas contigo, porque eu entendi que a gente tá assim bem no início, eh, de pensar o que que a gente pode, e o que que não pode. É uma ferramenta que traz muitas possibilidades, né? >> Mas como explorar? O que que é ético explorar dessas possibilidades, entende? >> Vou te vou te dar dois exemplos. Um em Cima do que você acabou de comentar, né? por exemplo, ah, eu quero eh trabalhar um texto em sala de aula. Então, eu peguei esse texto, fiz eh eh o envio para o chat GPT ou
para outra Generativa e pedi para ele lançar um conjunto de perguntas sobre esse texto. Ético, utilizar. Olha, se eu vou trabalhar essas questões com os meus estudantes, eu vou ter que ter o domínio do conteúdo, visto que eles vão responder e eu vou ter que colaborar nessa resposta. Então, aí não tem nenhum aspecto antiético em utilizar isso, porque você tá promovendo reflexão e construção do conhecimento em tempo real usando a IA. O que que não seria ético? Por exemplo, você produzir conteúdo sobre esse texto com o uso da IA e gerasse, por exemplo, uma publicação
aí e não e não dissesse que foi gerado por IA, né? Aí não seria uma coisa ética, né? Ou, por exemplo, eu sou um pesquisador, eu peço que a IA gereá, mas sou eu que vou lá bater na Porta das pessoas, coletar os dados, analisar os dados e chegar às conclusões. Até aí não tem nada de antiético em usar o questionário. >> Entendi. >> Gerado por IA. O que que seria antiético de eu pegar todas essas respostas, jogar lá no chat GPT e diga assim: "Analise para gerar um artigo científico". Aí seria antiético. Por quê?
Não sou eu que tô chegando nessas conclusões, é a inteligência artificial. E na hora que Eu for apresentar, eu preciso do domínio do conteúdo. Então, a gente precisa pensar sobre até que ponto isso tá me ajudando para que eu possa ampliar o meu pensamento e até que ponto isso aqui tá substituindo a minha capacidade, tá? Então, todas as vezes que a IA for substituir o João no seu aspecto cognitivo e criativo, não é legal. A partir do momento em que isso aqui vai ajudar o João a pensar mais, a discutir mais, a produzir mais, fazer
mais rápido Uma tarefa. >> Isso aí para tarefas administrativas do tipo, escrevam e-mail para Joseleide para ela não esquecer de trazer o livro amanhã. >> Uhum. >> Tanto faz. Ah, um ofício. Ah, é uma carta. Ah, é um relatório de viagem. Eu tô agilizando meu tempo para que eu possa me dedicar agora à leitura deste livro que chegou hoje ou, né, a a assistir aquele documentário que vai ser Importante para poder eu falar na minha aula. Eu tô ganhando tempo, né, para outras atividades que são >> ou fazer um esquema para colocar no slide. Então,
vai agilizar minha vai agilizar minha vida, mas quem vai apresentar o slide sou eu. >> Entendi, entendi. Ah, excelente. >> Tá. Então, essa semana, essa semana, semana passada, não lembro agora também, eh, eu me deparei com uma realidade assim, né, dos dos alunos e aí pros Nossos alunos que que às vezes o Iar de vez em quando a gente encontra um trabalho ou outro, né, dos nossos alunos que é nítido, que é nítido que aí há, né? E aí sobre esse ponto, Joseli, foi muito bom você ter tocado, porque assim, algumas ferramentas elas prometem isso,
elas prometem que a elas fazem o rastreio, a detecção se aquilo ali foi escrito por Iá. Só que aí Joseleide pega um trecho da Bíblia, cola lá e pede para verificar se foi feito por Iá. E aí a Ferramenta diz: "Olha, 70% foi escrito por Iá". Até Jesus já tá usando a Iá, né? Então é, não é, gente, né? Então a ferramenta ela não consegue fazer essa detecção. Porém, nós como professores, pessoas que sabemos a capacidade dos nossos estudantes e sabemos como é que aquela estrutura do texto gerado pela IA, já notamos que isso daqui
tá muito estranho, né? E aí a gente começa a espremer, espremer a pessoa até que ela diz: "Ah, eu usei realmente aí". Ou Seja, não foi ela que produziu, né? Então a gente precisa tomar cuidado com isso para não sermos depois eh eh eh eh surpreendidos por esses aspectos, né? Em trabalhos de conclusão de curso, dissertações, tes em que é algo bem sério e que às vezes a pessoa pode ter utilizado e tá ali tentando ludibriar, né? Então, temos que tomar cuidado. >> Eh, e uma coisa, como o professor João falou, né, eh, nada substitui.
a gente tá num num processo de de construção, Né, de eh de construir nosso cognitivo pra gente alcanç eh avançar na na reflexão, na profundidade dos conteúdos e assim até até que você consegue numa num trabalho ou em outro, numa disciplina ou em outra, passar com um texto exclusivo da IA que você copiou e colou e nem leu, né? Porque eu entendo assim, quando tu quando tu aí a faz, mas tu lê, tu de repente tu aprende alguma coisa, né? Mas quando tu copia e tu eh copia e cola e nem lê, então o aluno
Perde muito de ganhar a nota sem ganhar o conhecimento. Quem perde no final acaba sendo o aluno, né? E esse esse nosso grupo específico que nós estamos tendo como eh espectadores hoje são alunos que têm que se preocupar muito com isso, porque nós estamos num processo de formação de futuros professores e daqui a pouco são eles que estão recebendo os trabalhos com IA e se eles não se formarem direito aqui, como é que eles vão reconhecer, né, esses Trabalhos com I? Exato. Aí o Vittor ele colocou assim: "Professor, da mesma forma que os alunos já
pesquisa, já pesquisaram as respostas na internet, como devemos atuar na mesma questão referente à IAS?" Eu disse, né, que não tem uma ferramenta que seja 100%, né? Eh, tem o turnin, tem o zero GPT, que é um site que promete verificar, mas não sabemos se realmente é, tá? Porém, você, como alguém que acompanhou aquele estudante, que sabe Como aquele estudante escreve ou que é um conhecedor da IA, você sabe que aquele a IA vai trazer aquela estrutura geralmente de três parágrafos, o último parágrafo resume tudo. As pessoas não escrevem assim. E uma coisa que a
I ela não conhece ou não sabe fazer é relação entre os autores e o a e o contexto real, por exemplo, eh a a ideia de PAG e Vigotes comungam nessas sobre esse mesmo ponto. É algo que também nós podemos observar no cotidiano, como na escola João Pedro II, onde os alunos fazem isso, que é muito parecido com a teoria de PAG. A Iá não faz isso. Ela cria um parágrafo sobre Piag, um parágrafo sobre vigote, um parágrafo sobre não sei o quê, mas ela não faz esse entrelaçamento que o ser humano faz com maestria,
né? Porque ele consegue enxergar na teoria as relações com o nosso cotidiano. O humano faz, a Iá, não faz isso não, né? Então a gente consegue perceber, né? Quando é da IA e quando não é, mas isso Vai exigir a tua capacidade humana. de curadoria, que é aquela pessoa que tem o cuidado de olhar e fazer essas detecções. Então, vai exigir mais de nós professores. Nós não só vamos ter que corrigir e também vamos ter que ficar desconfiando. Hum, será que foi produzido? Ah, não foi. Vamos tentar aqui ver algum, né, ponto que chame atenção.
>> Como qualquer ferramenta, né, professor? qualquer ferramenta eh que a gente usa Para educação, >> seja ela tecnologia de ponta ou não, a gente tem que ter o cuidado porque serve para algumas para alguns momentos, para alguns objetivos e para outros não. Se ela pode prestar um serviço, nossa, eh, importantíssimo para chegar para atingir alguns objetivos em certa realidade e para outros objetivos, em outras realidades, vai ser um disserviço, né? E isso e nós precisamos também tomar Cuidado com viés algorítmico. O que que é isso? >> Eh, como a IA utiliza a base de conhecimento,
às vezes de textos que foram produzidos por milhões de pessoas, muitas palavras, termos que foram utilizados no passado eram certos naquela época, mas agora já não são mais. Por exemplo, ah, os portadores de necessidades especiais não se usa mais. Agora é são PCD, né? pessoa com deficiência. Ah, os escravos não é mais, São os escravizados. Ah, o criado mudo não se fala mais esse termo. Ou seja, são nomenclaturas, termos, leis que já foram vigentes no passado, mas que hoje em dia já perderam a sua força ou não são mais verdades. E cabe a você, como
um ser humano, um curador daquilo que é gerado pela IA, fazer as correções e dizer: "Olha, isso aqui não existe, isso aqui já tá ultrapassado, isso aqui, né, eh não é mais verdade." Então, temos que tomar cuidado. Eh, uma outra coisa que Eh se eu tiver falando besteira, você me corrija, a uma preocupação assim, uma uma ideia que eu tenho sobre a questão dos algoritmos eh é que também pode ser tendencioso, né? Não só os termos que não são mais utilizados, >> mas ele vai tender >> para determinadas ideologias que pode não favorecer determinadas camadas
sociais, pode não incluir todo mundo. Então, eh, >> só para você ter uma ideia, um, uma empresa de recrutamento e seleção nos Estados Unidos, ela utilizou a IA para o recrutamento e como ela colocou no perfil assim, eh, um profissional, eh, com essas habilidades, aí a entendeu que o profissional era um homem. Então, dentro daquela gigantesca base de conhecimento de profissionais que tinham aquele perfil, ele selecionou 25 homens, enquanto que naquela lista tinham mulheres muito melhores do que aqueles 25 e que ficaram de fora desse processo seletivo só por conta do viés algorítmico. Ou seja,
a forma como o comando foi escrito, ele entendeu que o cara estava querendo selecionar um homem, não uma mulher, visto que era uma posição assim técnica, né, de algo da engenharia. Mas até é o homem que ele tá atrás, não de uma mulher >> e muitas mulheres se ficaram de fora, né, e que tinha um perfil muito melhor, né? Então a gente precisa tomar cuidado. Aconteceu recentemente numa banca que eu participei. A moça fez uma revisão sistemática da literatura e na hora que ela apresentou, eu hum notei que aquilo ali foi feito por IA. Porque
todos os trabalhos à base do eram estrangeiros. Eu digo, não tenho um trabalho no Brasil feito sobre esse tema. Ah, que Zia não sei o que. Ah, tá explicado. Você precisa refazer essa revisão sistemática, senão não vou assinar a ata não, né? Não faz sentido, né? É, não Tem. [risadas] Muito bem. Não sei se ainda tem perguntas. Eh, >> aí tem um aqui do Kauan, né, sobre quais habilidades que eu considero essenciais para os professores que desejam utilizar a IA de forma eficaz em suas salas de aula? Olha, sempre você deve pensar que ela deve
servir para o engrandecimento dos conhecimentos. Por exemplo, eu já peguei, ministrei uma aula e no final da aula eu selecionei cinco pessoas, eu já Tinha criado o prompt, né, ou seja, o comando para ele ler a minha aula e gerar perguntas. Ele gerou a pergunta, eu apertei, saiu a pergunta na tela, o aluno tinha que responder tempo real. Então, ela tá me ajudando a criar perguntas para que os alunos prestem atenção e respondam em tempo real, sem consulta de nada, ou seja, ao vivo e a cores, para que eu possa criar trabalhos, para que a
gente possa juntos resolver em sala de aula, que vai eh eh Ajudar o aluno a a ampliar seu conhecimento e vai me ajudar também, porque tá criando uma questão inédita, me desafiando a responder junto com os alunos ou verificar se eles responderam corretamente. Então, sempre aspectos que vão ajudar com que aquele indivíduo cresça e eu também, ou que me pergunte como aprender melhor esse conteúdo, quais estratégias ou quais caminhos você poderia me indicar para que eu possa estudar. Aí ele vai me dar dicas. ou Então, ah, eu quero praticar o idioma, então vou usar a
ferramenta para conversação, para melhorar os os meus aspectos de eh eh conversa, escrita, gramática para ele me corrigir, ou seja, sempre que ele possa me ajudar a ficar mais forte cientificamente, cognitivamente, aí sim é uma maneira interessante. Mas faça isso para mim que eu não preciso mais pensar, não preciso mais responder, isso aqui vai, né? Aí não é legal, a não ser que sejam coisas Administrativas do tipo, ah, tem que mandar e-mail para fulo, tantas pessoas, tem que gerar milhão de certificados aqui sobre, aí a gente bota a máquina para trabalhar para essas coisas, mas
tudo aquilo que vai trazer conhecimento para cá não pode e não deve ser substituído pela IA, tá? Pensa assim. >> Muito bem. Vamos lá ver. Eh, teria mais perguntas. Eu acho que tu tá mais >> a Lucia, ela tá querendo para eu Comentar sobre as escalas para avaliação educacional de uso de a desenvolvida por Lean Fusi, mas eu não conheço, infelizmente. Lucou ficar te devendo, né? Porque eu realmente ainda não li, não. É até uma informação nova que eu copiei aqui para eu consultar porque eu não conheço, né? Algo novo, tá? E o Walker traduções
pergunta assim: "A IA na versão paga é bem mais eficiente no desenvolvimento das respostas? Esse lado também tem que ser visto. Conhecemos Mais o acesso limitado. Isso se torna mais rápido a ser descoberto se é a IA. Ó, o que que qual é a diferença das duas, né? Quando a IA é paga, ela tem acesso a uma base de dados muito maior, então a qualidade das respostas pode ser também melhor, tá? Então, se você sente que aquilo ali te traz um retorno, te traz de fato uma melhoria, um ganho de tempo, aí vale a pena
você investir nesse pagamento. Se para você ela não vai, né, interferir, ah, com as coisas Que tem gratuito, eu já consigo fazer muita coisa, aí não há necessidade de pagar. Eu não uso a versão paga. A única que eu uso a versão paga é o Gemini, mas porque ele deu gratuitamente para nós. Basta a gente entrar com o nosso e-mail institucional, fazer o cadastro, ele nos dá 15 meses gratuitos. Mas depois que acabar os 15 meses eu não vou pagar não, porque para mim não faz muito sentido, entendeu? >> Talvez se eu tivesse uma empresa,
Precisasse, né, gerir dados, né, fazer estudos com uma base de conhecimento da minha empresa para saber a qual quais meses vende mais um produto tal. Aí poderia ser interessante, ou seja, eu teria um retorno financeiro, mas para mim não faz essa diferença, não. Ter o pago, tá? >> Tá. Tem tem uma outra aqui, >> eh, acho que éado, né? Noby, nobery, eu acho que é assim que se fala. >> É, quer dizer assim, professor, o senhor enxerga como uma ferramenta facilitadora ou que pode dificultar a vida do professor? Olha, para mim eu acho facilitadora na
medida em que eu uso para vários aspectos. Por exemplo, eu posso colocar lá as notas e já pedir, olha, me gera um gráfico dos melhores estudantes, olha, me diga aqui quais alunos estão tendo eh eh eh um aproveitamento menor, coisa que eu faria assim manualmente. A Iá pode me fornecer Ou ainda gere aqui um banco de questões, gere trabalhos, gere metodologias práticas para eu fazer dentro da sala de aula. me traga um exemplo para eu discutir com os estudantes na sala de aula. Então, para mim, é uma ferramenta que eu acho interessantíssima, né, nesse aspecto
de trazer ferramentas para que eu possa implementar dentro da sala de aula, ou seja, eh eh trazer dela coisas que eu possa aplicar na prática, que eu acho que é a que a gente mais tá Precisando. No mundo da IA não faz mais o menor sentido você pedir pro aluno, faça uma resenha, faça um resumo, porque ele vai tudo na IA ou dá uma bateria de pergunta de múltipla escolha, ele vai lá na IA. Eu tenho que fazer coisas agora do tipo, vamos fazer uma um seminário, vamos fazer agora um debate, vamos fazer agora a
construção do cartaz e explicar e eh na prática como é que funciona, fazer uma simulação, vamos fazer uma uma dinâmica, vamos fazer um algo que você Tenha que apresentar e provar para mim que você realmente entendeu sobre o conteúdo. Aí sim tá valendo. Coisas que é para construir em casa e trazer pronto. a TPT vai deitar e rolar. E eu não tô interessado nesse nesse aluno aí, não. Eu quero o aluno que seja, né, de carne e osso, que tem as suas dificuldades e que eu possa contribuir nessa construção desse conhecimento, tá? Isso isso exige
eh isso que tu tá falando, exige uma qualificação Permanente, né? uma >> exato. >> A formação continuada permanente do professor. Então >> aí o eh aí o >> novos desafios, né, que que surge para nós professores. E assim, quem tá acostumado a fazer sua aula >> eh do jeito que fazia hr >> não vai mais funcionar. Vai ter que vai ter que revisar seus slides, seus trabalhos, seus suas tarefas, porque não Vai mais rolar, né? E aí o Carlos pergunta assim: "Como eu posso identificar sobre as informações fornecidas pela IA de forma categórica?" Olha, amigo,
é só mesmo, ó, olhando, testando, pensando, refletindo, expremendo esse aluno, perguntando, porque senão você pode até responder um processo por você dizer: "Olha, isso aqui foi feito por IA, ele vai lá, prova que não, você não tem como provar e aí você ainda fica mal na fita, né? A gente Vai apertando, perguntando as bases teóricas que você usou. Me traga um exemplo. A pessoa começa a desfalecer, mudar de cor. Ou seja, não foi ela que fez, né? Ela não sabe, quem sabe sabe não sabe. >> Geralmente na segunda ou na terceira pergunta, a pessoa já,
o aluno já, já [risadas] >> confessa. >> Exato. Bem, professor, eu sou da área das Ciências biológicas, então a gente tem uma preocupação e eh eu sei que pode ser que ainda tenha algumas algumas perguntas aí, mas a gente eh vai começar a finalizar a nossa fala para não se estender muito, né? Eh, até porque nossos alunos do noturno já devem estar começando as aulas, né, do noturno. Eh, eu tenho uma preocupação assim, eh, hoje em dia a gente fala muito de de crise Climática, de crise ambiental e e a IA é o a gente
sabe que é uma ferramenta que consome muita energia, né, pelo menos a maioria delas. Agora tem o aquela eh chinesa eh Deep PSIC, né? >> De PSIC, que tá prometendo que não vai gastar tanta energia quanto as outras mais tradicionais, né, as demais. Mas enfim, eh, e a gente sabe também que a grande quantidade de gas e eh do eh que contribui com o efeito estufa eh são Emitidos pela produção de energia no mundo, né? Então, eh a gente se acostuma com uma ferramenta nova, tá aí, tá à disposição, né? a gente tem que se
acostumar, mas em contrapartida, quanto mais a gente se acostuma e naturaliza essa ferramenta, mais perto do fim da humanidade a gente tá chegando, né? Então, eh, uma reflexão que eu queria fazer contigo, porque eu eu fico assim meio sem eh é muito bonito, é muito importante a gente aprender a fazer e Discutir, mas assim, eh, a educação ela só vai ser ter sentido se ela tiver eh ah, entendendo que a vida é mais importante do que qualquer coisa, do que o bem-estar eh social, ambiental, é é mais importante do que qualquer coisa, né? E às
vezes a gente perde perde a fronteira, né? Perde a visão de de e começa a falar de coisas de tecnologia, de economia e tal e e isso fica perdido eh na nossa existência, né? Na dependência da nossa existência nesse Planeta. Então eu queria fazer essa reflexão contigo. Como é que tu vê assim a tendência crescer? eh eh crescer, ter mais IAIS, é demandar mais energia e a gente já tá chegando num >> limite. É, a primeira vez que eu ouvi falar é na beira do abismo, a primeira vez que eu ouvi falar desse assunto, eu
eu disse assim: "Mas qual é a relação que tem IA e e energético? E de eu não conseguia enxergar isso. Até que alguém Veio e disse assim: "Professor, na verdade é o seguinte, para que a gente tenha essa IA funcionando e várias pessoas utilizando ao mesmo tempo, a gente precisa de um data center, né, que é um um grande computador que armazena informações e ao mesmo tempo nós precisamos de muitos processadores que estão ali a todo momento, né, recebendo os comandos e entregando as respostas. E não é só o João aqui, a Joseleide lá na
na casa dela, o João. Não, gente, a Gente pensa aqui em escala mundial, 24 horas por dia, gente em todos os lugares do mundo fazendo a mesma coisa que nós estamos fazendo, ou seja, consultando informações na na inteligência artificial. E às vezes nós estamos consultando coisas sérias e às vezes nós estamos só brincando, né, conversando, fazendo perguntas tolas que não fazem sentido nenhum. E tudo isso a gente tá gastando energia e nós gastando recursos naturais. Por quê? Porque esses data Centers e bigcutadores, eles precisam de quê? De água para refrigerar. E eles precisam de ar
condicionado para deixar essas máquinas refrigeradas, porque senão eles iam torrar e iam queimar tudo, né? Então é muito desperdício de recursos naturais, >> água e energia, né? Só para eh falando de números, eh a energia gerada, a nossa energia, a energia que liga lança a lâmpada, que faz aí a funcionar, ela é responsável por 70% da emissão de gases Efeito estufa. Então é muito, só para vocês terem uma ideia assim, eh o agronegócio no mundo inteiro é responsável por 12% dos gases efeito estufa e a energia produzida para abastecer nossas casas, para abastecer a indústria,
enfim. Por quê? Porque é principalmente energia fóssil, né? A, eh, o Brasil nem tanto, porque a maioria da nossa energia é é vem das hidroelétricas, que é uma energia dita limpa, apesar da devastação da Biodiversidade que faz, mas é uma energia limpa, mas a grande maioria dos países se mantém só com energia produzida por combustível fóssil. E eu tava lendo em algum lugar que só para só para fazer o resfriamento do do data center do do GPT, eh é preciso anualmente água que abastece várias vezes a Dinamarca, entende? O país inteiro consome menos água, algumas
vezes menos Água do que o data center de uma IA. Então assim, é uma eh a gente discutiu tudo isso da importância paraa educação, de quanto que nós temos que nos adaptar a essas novas condições, mas por trás disso tem eh discussões bem mais sérias, né, que nós também temos que nos preparar para enfrentar esses novos desafios, né? Então é é isso. Eu eu >> eu queria muito equacionar esses dois pontos, né? as vantagens de utilizar, mas também os perigos e o uso de Recursos naturais que estão por de trás e que às vezes a
gente não consegue enxergar, né? Então, enquanto a gente tá numa sala com ar condicionado, geladinho, a gente não entende o tanto de gases que nós estamos liberando na atmosfera, o tanto, né, que esse calor tá sendo, né, ejetado aí para fora, tá contribuindo pro aumento do efeito estufa, pro degelo aí das, né, das calotas e assim todas as consequências que nós estamos enxergando aí, né? >> É, e eu acho que isso é, tem que ser uma preocupação de qualquer área da educação, né? >> Com certeza. de conta nós estamos aí querendo melhorar a vida de
todo mundo e não piorar, né? >> Exatamente. [risadas] >> Muito bem, gente. Eu queria muitíssimo agradecer o nosso público que ficou com nós, conosco até agora, né? A gente chegou numa hora, eu vi aqui no no YouTube, a gente tava com 130 e poucas Pessoas ao mesmo tempo. Agora já tá deu uma diminuídazinha, até porque o pessoal, como eu tava falando, o pessoal deve estar entrando em sala de aula, né? pessoal do noturno. Queria agradecer demais o professor João, tá? Eh, pela essa excelente fala dele. Portanto, aprendiz, eu anotei aqui todos os todos os >>
as dicas de site, >> todas as dicas. É, vou lá no teu canal, convite o pessoal Do professor pra gente saber como é que usa cada um desse. Eu fiquei muito interessada em em aprender a utilizar essas ferramentas também. Eh, queria chamar a professora Elisâela. Ela tá por aqui. Isso tá. >> Tô sim. Vamos ficar aqui nós três. Já já vai entrar outra pessoa também aqui. >> É, né? >> Então, >> agradecer aqui imensamente professora Joséide pela sua mediação. Professor João, que maravilha de de fala. A gente não cansou. Eu queria era aprender mais. Quero
dizer também que eu tava anotando tudo aqui, tudo e já aproveitei o Qcode, já tô seguindo, já segui um canal, né, antes, agora já tô seguindo o outro canal. Então, foi muito bom, muito bom mesmo. Eu acredito que todos os nossos bolsistas, todos os pividianos, os os coordenadores diários, os supervisores também conseguiram assim ter excelentes aprendizados e também desmistificar Algumas questões, ver nossa responsabilidade quanto ao uso da IA, que pode sim facilitar alguns processos, mas pode dificultar outros processos, principalmente esse na questão do nosso desenvolvimento cognitivo, essa essa dependência que a a gente pode criar,
porque que isso é tão mais fácil, eu vou lá, pergunto, né? E às vezes mesmo, professor, a gente vai fazer um comando, é um comando de uma página toda que aí quando sai a gente lê, ainda vai fazer Várias intervenções, que não era bem assim, né? E aí você me falou uma coisa aí, falou para mim, falou para todos que eu anotei aqui, inteligente é você e não a máquina. Eu acho que é uma um a grande chave aqui da nossa conversa, né? A professora Késia também tá aqui, tava aqui com a gente. Eh, não
sei se teve algum problema, se a internet dela caiu. Eh, eu acho que é o Leandro que tem que colocar a José a a Kes agora aqui com a gente também. Aí deu certo, Né? Então, eu queria agradecer demais, professor, a sua disponibilidade desde o primeiro contato comigo, assim, a sua atenção conosco aqui do PIBID, eh, de estar disponível, vir para cá, eh, passar essa esse final de tarde com a gente. Aprendemos muito, foi muito bom, muito bom mesmo. Lembrando que tá gravado, siga o professor no canal dele que tem muitas dicas interessantes, né? porque
vai ser uma palestra que vai ficar gravada, a gente vai seguir o Canal e a gente vai ter muito que aprender também, né, Joseleit? Sua mediação foi muito significativa. Muito obrigada. Agora eu vou passar a palavra pra nossa coordenadora, professora Késia. Tudo bem, minha querida? >> Boa tarde a todos, a todas. Tô muito feliz de estar aqui nesse final de live. Professor João, sua palavra foi brilhante, tão importante a sua fala sobre a importância da inteligência artificial No ensino. Então, José Leides, foi brilhante. Eu concordo com Elisângela. Sua mediação foi fantástica, estava aqui acompanhando, Elisângela,
a condução, o convite ao professor João foi excelente, muito acertada a escolha e esse tema eh envolve todos nós, envolve cada um de nós, alunos, professores da educação básica, o ensino superior, em todos os níveis de escolaridade, em todos os níveis de atuação Profissional, nós precisamos realmente estudar sobre o assunto, porque impacta diretamente a nossa vida em todos os aspectos. Então, foi uma excelente live. Estamos todos convocados a assistir novamente, a refletir sobre esse assunto, a ler sobre este assunto. Inclusive o professor João indicou leituras aqui. Então, eh, um convite especial para que nós nos
aprofundemos sobre esse assunto tão importante. Obrigada, professor João. Obrigada, Professora Joseleide. Elisâela, mais uma vez obrigada pela organização dessa live e a todos vocês um convite especial para estudo e reflexão sobre esse assunto. Grande abraço. >> Queria muito agradecer, gente, ao convite, né, para mediar. Foi um prazer, né, agradecer a Elisângela e a Késia e agradecer aqui professor João pela companhia, né, e pelos ensinamentos que eu tive, né, pelas aprendizagens que eu tive Hoje. Muito obrigada. Obrigada, >> professor João. Só quero ouvir de você de novo. Se precisar, eu estou aqui. >> Estamos aqui sempre.
[risadas] O ema do coração. Um abraço, pessoal. Sucesso para vocês, pros alunos que estão nesse nessa formação. Eh, sempre importante a gente discutir não só inteligência artificial, mas todos os temas que perpassam aí as coisas que nós vamos encontrar no cotidiano, né, enquanto profissionais da Educação, tá? Então, sempre que precisarem de mim, estou aqui disponível, tá bom? >> Olha a palavra chave. [risadas] Muito obrigada. Um beijo a todos. Boa noite, boas aulas para quem vai voltar pra aula. Bom trabalho. Foi muito bom. Foi excelente. Muito obrigada de coração, professor. Muito obrigada. >> Excelente. Muito obrigada.
Um abraço.