Oh. เฮ [música] เฮ [música] [música] >> [música] [música] [música] >> Ah. [música] >> [música] [música] [música] [música] [música] [música] [música] [música] >> Senhoras e senhores, sejam bem-vindos a mais uma transmissão aqui direto do Adrenaline. Eu sou o Diego Kerber e hoje sem bagunça, galera, quando a gente traz Visita, a gente tem que ficar tipo pra visita, sabe? Parecer que a gente é um pessoal organizado. Pessoal, hoje formato que faz um tempinho, acho que a gente não faz, não lembro quando foi a última vez que a gente chamou alguém para bater um papo aqui, mas hoje
nós temos o senhor Alexandre Zibert, do marketing técnico da Nvidia. Bom, uma figurinha carimbada. Volt meia vem fazer uma visita aí. Fazia tempo que não vinha para cá, né, Sor Zibert? >> Pois é. Falou: "Ah, tem que fazer, né, vista pras visitas, como se não fosse de casa já, né?" >> É, não é só. Inclusive eu pus no, eu coloquei no post, inclusive a gente já tá tipo com uns oito vídeos já em que você participou, se der uns oito, até mais. E assim, é, vê os primeiros, então, e até engraçado, né, assim, especialmente pelo
pela quantidade de cabelo adicional que eu tenho, mas eu não sei se eu fazia um bom uso do cabelo Que eu tinha na época, mas dá para dá para ver a passagem do tempo e bom, você manteve o cabelo, então por enquanto você tá ganhando nesse rolê. Mas sebert, estou te chamando aí, faz um tempo que a gente não conversa. A gente tem bastante novidades, a gente tem um cenário muito mais complexo do que a última vez que a gente conversou. Então, >> vou ter vou fazer algumas perguntas relacionadas ao mercado, mas eu já vou
antecipar pra galera que tá assistindo, Tio Zibert como membro do marketing técnico, várias perguntas eu vou fazer, mas volte meio, eu vou dar com cara da cara no muro, até porque são questões que provavelmente você já tem prontinho aí o script que a empresa deixou para você responder algumas dessas questões. >> Eu devia fazer uma plaquinha. >> A plaquinha. É, eu lembro que teve uma outra vez que a gente tava com algum lançamento se aproximando e aí você de tempos em tempos tinha que dizer a Frase: "Eu e não >> não comentamos produtos não anunciados".
>> Produtos não anunciados. Exatamente. >> Foram várias vezes, várias vezes aquilo. Então tudo bem, acontece. O chat pergunta, eu pergunto, eu trago a pergunta de volta para você, você traz aí o que vocês deixaram ensaiadinho e aí a gente vive. É assim, mas também vai ter muita coisa que a gente vai conseguir também tirar de dúvidas aqui, especialmente por causa de tecnologias Novas que vocês anunciaram. O nosso vídeo DSS 4.5 atrasou um pouco, vai, mas vai sair depois dessa live. Eu vou. Tá prontinho. >> Vamos trazer as nossas impressões com alguns testes que a gente
rodou, as coisas que eu concordo com vocês do marketing, as coisas que eu discordo com vocês do marketing, os resultados que eu não consegui replicar, mas em geral já vou adiantando que em geral é positivo, tá Z? Fica tranquilo. Em geral é Positivo. >> Mas uma respostas [risadas] brifadas em 3 2 1. Tá tirando sarra aqui. O Anarca diz. Então, cara, eu quero já começar por isso, porque eh vamos já tirar o elefante da sala, a questão realmente da de como tá o mercado agora de placas de vídeo e como tá esse essa disputa com
o espaço com IA. Porque a gente assistiu desde a última vez que a gente conversou, eu acho que não tinha Acontecido ainda essa transição, Zibert, mas a última vez que eu conversei com você, vocês ainda eram uma empresa gamer e aí o o CEO de vocês, o James Juan, eventualmente soltou aquela frase que agora nós somos uma empresa de A. Então, explica pra gente como fica esse novo balanço. Agora vocês têm um novo foco que é só ver a receita trimestral de vocês e ficar evidente porque que isso está acontecendo. >> Não. E o interessante
é que assim Durante eh quando eu entrei na Nvidia, né, já faz mais de 10 anos, era gaming >> e tipo Enterprise era um pouquinho assim, né? E daí durante um tempo, depois deu uma melhorada, ficou meio que meio a meio, às vezes Enterprise passava, às vezes de gaming passava, né, consumer, né, GeForce. Uhum. >> Eh, e agora, né, com todo esse bound ai não é que a gente diminuiu, né, porque a a gente tá batendo recorde atrás de recorde na na parte de consumer. Eh, só que Enterprise subiu tanto que a gente virou tipo
10% do faturamento. [risadas] Um pouco de contexto, né, Zbert? Você, a área que você atua é parte gaming ou você também trata da parte de enterprise? Teoricamente um pouco, mas é bem raro. Então assim, é mais Geforce mesmo. Eh, mas assim, eu procuro, né, me informar, eh, conhecer também, principalmente de coisas que tão ali, né, cruzam, tem Muito overlap, né, principalmente, eh, na parte de >> tarefas de que aí usam inteligência artificial, né? Tem muita coisa que a gente acaba, olha um um exemplo muito legal, eh, o eh dentro da Nvidia tem o Nvidia Research,
né, que é a a divisão de pesquisa mesmo, é pesquisa de coisas que são >> absurdas e eventualmente podem eh virar produto ou não. E aí, em um determinado momento eles Fizeram uma um estudo para ver qual o tamanho do de modelos de linguagem seriam interessantes, eh, seria interessante para agentes. Daí eles falaram: "Olha, a gente consegue fazer aqui um SLM, né, um small language model e ele é mais eficiente para agentes porque ele adere mais às tarefas, né? Ele não é tão inteligente, mas ele obedece bem. >> Uhum. >> Ah, e olha, foi questão
de pouco tempo Depois isso veio para consumer, porque a gente já tinha o G Assist. >> Uhum. E na época, né, quando ele foi lançado, ele eh só funcionava em placas com pelo menos 12 GB de memória. E depois que saiu essa esse estudo e um novo modelo, né, que eles junto com o estudo eles já publicaram um modelo. >> Aham. >> Aí os nossos engenheiros conseguiram integrar esse novo modelo no dia de Assist e agora ele funciona em placas Com eh 6 GB de memória, >> né? Então isso abriu as portas para todas as
RTX, né? Desde uma 2060, por exemplo. >> Sim. É, acho, eu acho que tem uma pergunta que relevante que ela veio antes da, da live começar, que foi o Tok Tech Company, que ele perguntou: "Ó, já vou deixar duas perguntas e eu só achei uma até agora. Eu não sei onde foi a segunda, mas a primeira ele disse, ó, dentro do cenário atual das GPUs não Existe estudos de possibilidades de produção de placas híbridas juntando segmentos game profissional e em único processador. E aí que tem um ponto que acho que talvez ele não esteja tão
ciente o quanto el o quanto elas já são muito, >> elas já são desde 2018. E na verdade esse é o nosso, em partes é o nosso problema, porque como cresceu muito a parte nosso problema para Nvidia não é Problema nenhum, mas pr para nós gamers nós estamos disputando recursos justamente porque os hardwares que rodam os nossos games são muito parecidos com os hardwares que estão em alta demanda nas data centers. E o problema é que elas são parecidas demais, inclusive elas já são híbridas demais. Então, a GPU que roda o nosso joguinho tudo roda
cuda. >> Os modelos de A que fazem DSS também vão rodar modelos de linguagem amplos. É Justamente aí onde pega, né? Então já são bastante semelhantes to work company. A gente precisa de uma placa mais diferente. A gente não quer mais usar mesmo hardware que essa galera dos data centers. Tá ultimamente tem sido complicado pra gente dividir esse essa semelhança, digamos assim. Olha, se por por um lado existe, digamos, uma divisão, uma separação bem clara nas GPUs mais altas, né, as a que usam HBM e tudo, que até a V100 elas eram elas Faziam gráfico
também. >> Uhum. >> Né? Tanto que saiu a Titan V e depois disso não, eles meio que tiraram a parte gráfica das GPUs de data center, então elas são só para data center e daí as outras eh servem tanto para gráfico quanto para, né, digamos, AI pura, né, o processamento puro, né? Então assim, quer ou não, essa divisão existe também. Isso tem tem segurado bastante a barra em termos de disponibilidade pr para Consumidor, né? Então você não tem tanta concorrência, >> né, entre a de, digamos, dentro de casa, né? você, a gente tem produção, digamos,
mais dedicada para para cada segmento. >> É, William falando aqui das GPU sem vídeo. Pois é, acredit que é placas de vídeo que não tem saída de vídeo, mas é justamente por >> elas não não têm eh o hardware que faz o gráfico, >> elas não conseguem não conseguem Desenhar uma fã, >> elas até conseguem, na verdade, eles mantém por questão de compatibilidade, mas mantém tipo um nadinha. Tanto que eu vi um, uma vez saiu um benchmark lá, acho que era de uma H100 >> que rodaram acho que um 3D Mark qualquer nela e deu
tipo um desempenho ridículo. Então assim, ela mantém por compatibilidade mesmo, >> só. Mas assim, o hardware já praticamente não faz mais gráfico. >> E essa aqui, na verdade, vocês já soltaram um comunicado oficial, mas e a gente soltou uns shorts, mas acho que mais para quem não viu aí essa atualização. Então eu posso ler? Eu posso ler? >> Pode ler. Posso fazer pergunta? É, você já sabe pergunta, você tá lendo a minha mente. Zbert, vocês desenvolveram is é a resposta. Olha só. Eh, vamos ver o que que mudou. What changes are occurring the deforce Ecosystem
given the current memory market. Então, qual que quais as mudanças na no segmento de GeForce devido as ao >> ao atual mercado de memórias? >> Senada. OK. Então, a demanda por GeForce, por GPU GeForce RTX é forte, né? Strong e and memory supply is constraint. Então o a disponibilidade de de memórias é limitada, >> tá? Eh, nós nós continuamos a enviar todas as SKUs, né, todos os modelos de GeForce e estamos trabalhando com os fornecedores de memórias para eh maximizar a disponibilidade. Então, essa é a resposta oficial. >> Ou seja, não tem nenhuma RTX 50
se aposentando prematuramente. >> Não, >> machucou o joelho ali, teve uma lesão, teve que cortar a carreira mais cedo, não, né? >> Não. Então assim, todas continuam em linha. Agora vai depender da Disponibilidade de memória. >> Ah, e aí que vem o lance, né? Porque você, por mais que às vezes a disponibilidade de GPU esteja em dia, se você não tem a memória, você não consegue formar o conjunto, né? >> Não tem como fazer uma placa de vídeo. >> É, e assim, só reporte bom, né? A última estimativa que eu vi é 2028. Estimativa para
estabilizar. Vixe. Ah, >> por outro lado, aí sim, uma coisa que nos beneficia a Nvidia, especificamente por ser eh a maior fabricante de GPUs, é que a gente tem prioridade. Então, a gente tem eh digamos consegue manter a disponibilidade de GPU com a memória >> mais fácil do que o o outros fabricantes, digamos. >> Ah, entendi. Boa sorte, MD. Boa sorte, então. Boa sorte, quem chegou agora. >> Ah, é, é mais porque assim, já foi feito o forecast, já foi garantida a a o Volume e tudo mais. >> É, isso também é uma coisa eh
relevante. Se você olhar pessoal preocupado com relação aos preços, por exemplo, notebooks, talvez você não tenha visto o preço aumentar muito, que várias dessas empresas compram 7, 8, 9, 10 meses, né? Os contratos são muito antes. Então, e >> principalmente no Brasil, né, que você tem que trazer tudo pro Brasil e fabricar local. É, >> então assim, acaba demorando mais ainda Para esses essas variações acabarem afetando o preço aqui. >> É, eu sei porque ontem eu recomendei um notebook para uma amiga minha e ele tinha 32 GB de memória RAM e ele tava em promoção
e eu pensei: "Caramba, o mundo do notebook tá ainda esbanjando, né? >> Compra o Note, vende a memória, né? É, se não for soldado na placa mãe que eu não lembro como é que é o projeto, mas realmente eu tô tava de cara aqui, pô, ele tinha bastante SSD, tinha bastante Memória. Eu disse: "Olha, o delay é uma vez de uma fabricante eh que eu não lembro se eu posso falar essa informação, que eu não lembro se era no record perguntei isso, mas falaram que o delay é de mais ou menos uns 10 meses que
eles tinham". Então, se você pensa que a crise começou em novembro, que os preços dispararam, né? a gente viu em novembro acontecer. Isso quer dizer que ainda até metade do ano é melhor você comprar esse notebook se você tá Cogitando, né? Pensando nessa nesse ritmo aí. Eh, ó, o Leandro Holts aí, um cara que falt passa aqui no Adrena e também já o Leandro Rots deixou com a gente aquele adaptador. Para quem tá curioso, aquele se aquele adaptador de notebook para desktop é uma boa pedida nesses tempos de memórias quase indisponíveis. Ele deixou um desses
adaptadores. A gente tá testando para ver como é que é a performance essa gambiarra, mas ele perguntou aqui como a Implementação do Physic, que no começo não tinha, mas vocês deram jeito aí. É isso. >> Uhum. >> Ah, eh, então o que que aconteceu, né? A Nvidia já tinha previsto, né, no roadmap de Kuda, eh, descontinuar o suporte a aplicações CUDAS KUDA de 32 bits, né? Então isso já tava, né, digamos, no roadmap e tudo mais, só que daí quando aconteceu, né, aconteceu que os jogos de 30, né, que usam Fisex, a maioria desses Jogos
são de 32 bits. >> Hum. >> Então foi embora, daí a gente não deixou de suportar o Fisex que tava dentro desses jogos. Eh, então, né, a comunidade reagiu, né, nos comunicou do seu descontento com a situação, >> do jeito sutil, como a comunidade da internet funciona, jeito bastante sutil. Exatamente. >> E aí nossos engenheiros, né, tiveram Quebrar um pouco a cabeça lá e arranjaram uma forma de tornar isso compatível, eh, né, traduzindo lá endereço de 32 para 64 bits. Deram deram os pulos deles lá e aí a gente conseguiu habilitar de volta o suporte
aos e alegx, né, nos jogos de 32 bits. Um caso curioso, eu tava testando o Batman Arkham Knight. Uhum. >> Especificamente, ele usa Fisex e ele já é de 64 bits. Ele continuava funcionando na série 50 antes dessa atualização. >> Ah, entendi. >> Daí agora com a atualização do Arkam Origins, o Arcam City, o Arcam Assylon, né? E outros jogos com Fex funcionam. >> E e em partes também, até porque uma questão que aconteceu que não é que os jogos tinham parado de funcionar, né? Ele só rodava 10 FPS por falta de aceleração. >> É,
na verdade ele como não suportava o FizX acelerado por GPU, eh você só conseguia usar a os os Detalhes do Fisex que rodavam na CPU. >> Uhum. >> Então assim, a o desempenho às vezes nem era tão ruim, mas os efeitos em si não eram tão legais. Ah, >> enquanto que no jogo, com o jogo, os detalhes, né, o Fisex no ultra acelerado por GPU, os efeitos eram mais interessantes >> e esses simplesmente não eram suportados. Entendi. Vi bastante perguntas aqui sobre o Linux, como é que Tá o suporte das GeForces no Linux e também
sobre até tinha dúvidas aqui como é que tá o DSS, se ele opera já em Linux, se você consegue usar super resolução. >> Olha, não sei te dizer eh de um a gente não tem nada oficial sobre isso. Não, não vi, mas eu, né, >> extraoficialmente, né, pesquisando, eu já vi muita gente usando, né, então eu sei que o suporte está bem avançado, inclusive com, né, frame generation, né, Então assim, o DSS ele foi feito, eh, foi compatibilizado, digamos, né, através do Próton, né, do DXVK. Então, mas não sei te dizer um se tem alguma
coisa oficial. Eu teria que pesquisar um pouco internamente para poder te dar uma resposta mais completa, >> mas uma coisa que eu sei que a Nvidia tem feito bastante com Linux >> e o caminho para abrir cada vez mais coisas, né? Abrir o código de cada vez mais coisas, né? Então, teve uma mudança Eh drástica eh relativamente recente, onde a eles abriram tudo que não era o núcleo do driver. A grosso modo, eu não não sei também não tô tão informado sobre isso, mas a ideia é que eh tudo que for possível eles vão abrindo,
>> né? E daí preserv mantém, porque tem muita coisa que eh depende não só de suporte, mas também de adoção. Então tem muitos softwares que dependem do código aberto para poder funcionar. Então a Nvidia vai abrindo cada vez Mais. É mais ou menos essa ideia. Entendi. >> Então não é tanto uma questão de de proteção de IP, é mais uma, ou melhor, é sim de proteção de IP, obviamente, mas eh é mais uma questão de ir abrindo o que o que é necessário para continuar o desenvolvimento da das ferramentas. >> É, eu vi que o
o No Perry aqui ele falou que o DSS funciona bem no Linux até o 4.5 e o frame Jin também. Então aparentemente ele tá tendo uma Experiência positiva, tá conseguindo habilitar. E o Rafs perguntou: "Quer saber do Reflex 2? Ah, próxima pergunta. [risadas] Não, assim, não tem nenhuma, não tem nenhuma novidade, eh, digamos, nada a ser comunicado por enquanto. >> Eh, então assim, quando tiver novidades a gente comunica, >> tá? Vocês vocês estão trabalhando no rolê ainda? >> Tá tá tão tão cozinhando ainda? Não, não Tá, não tá pronto ainda. >> Ah, então o nosso
vídeo sobre o DSS 4.5 vai sair assim que acabar a live, tá galera? Há outro aviso também, a gente vai liberar três KIS do D Light the Beast ao longo da live. Então, agradecer a Tecland que mandou três kiss pra gente para liberar pra galera que tá acompanhando esse papo. Daqui a pouco a gente libera uma primeira aí vamos indo por uma ki por vez. Então fiquem fiquem aí na live para quem sabe conseguir Pegar ela. E pera aí que eu perdi. Ah, tinha uma pergunta aqui. Perdi. Ah, o Mas nesse vídeo nosso sobre o
DSS 4.5, eu não respondi essa, não falei sobre essa questão, mas ela é interessante. O que que acontece nessa relação do DSS 4.5 e o Ray Reconstruction para quando você habilita, quando você não consegue habilitar, o que que tem de incompatibilidade? O que que tá rolando? que o Ray Construction ele ainda não foi Atualizado para esse novo modelo transformer. Então quando você habilita o RER Construction, ele vai usar o modelo anterior, né? Então assim, você você fica meio que preso ao preset K, por exemplo, eu não lembro exatamente qual que é o preset do Ray
Reconstruction. Ah, que já é, né, o o digamos o R construction, ele já foi eh feito com já é um modelo Transformer, né, mas ainda não não foi atualizado para esse novo modelo do 4.5. Então, Jogos que tenham, né, como o Cyberpunk, um Spider-Man, né, vários que tem o Ray Reconstruction, quando você ativa, ele vai cair pro transformer anterior, enquanto que com ele desativado você consegue usar o Transformer novo, que em alguns casos pode ser até mais interessante. Eu lembro que eu tava testando o Spider-Man 2 e com o Ray Construction desligado, né, usando o
DSS, né, normal no por 7 M. >> Ele tava com uma qualidade de imagem bem interessante, enquanto que o o Ravy Construction, por ser o Transformer mais eh mais antigo, não tava tão legal. Então eu preferi deixar ele desativado e usar o PR7m do que usar o R construction. E uma coisa que eu achei interessante, quando você liga o R construction, especificamente no Spider-Man 2, ele força os reflexos pro very high, que tem mais raios por >> por pixel, então acaba também dando uma Qualidade de imagem bem interessante, porque diminui o não só o shimmering,
mas o pixelado dos reflexos. >> Então mesmo, então assim, quando você liga o Raver constructor, ele força o very high. Quando você desliga, você pode baixar pro high, mas ficava interessante você subir pro very high e deixar o R construction desligado usando por 7M. É, faz um tempo que eu testei o Spider-Man 2 num vídeo comparativo, mas eu lembro que quando eu testei essa Diferença do Ray Racing, ele tinha um problema que o very high era bom pros reflexos, mas ele puxava as sombras no jogo e elas não são tão interessantes. Impacto em performance de
você usar o ray tracing, o sombreamento via ray tracing, eh, visualmente era baixo, mas o impacto em performance era perceptível. Então, o ideal era você subir manualmente o reflexo e deixar as sombras uma configuração mais baixa até desligar, porque elas não fazem assim. >> Eu fiquei procurando bastante tempo uma sombra diferente quando liga o Ray Trace. Se você tem uma GPU muito potente, tipo uma 5060 Ti pelo menos, aí você consegue tancar, né, usar todos os efeitos do Racing. Se você tem uma 5060 normal, uma 4060, aí é melhor, né, deixar o só os reflexos
eh no raio, por exemplo. E aí você geralmente consegue ter, né, o benefício do do rayracing sem ter um impacto, um desempenho tão grande. Eu vi Acumular duas perguntas sobre o gerador de quadros, o Frame Jane, o GB Neto Silva quer saber se o Multiframe pra série 40 ainda tem uma esperança. E outra pergunta do Frame Jane, antes de você começar, Isbert, que eu tenho que achar quem que foi que falou, mas estavam perguntando se com o frame change variável, né, com essa capacidade dele de aumentar quantos frames ele tá gerando, >> a latência também
vai variar. Se você Tem mais frames gerados, menos frames gerados no gameplay, a latência dos seus comandos também varia juntos. >> Varia, mas a diferença é pequena. Eh, porque no geral, como a gente já tem o frame anterior e o frame seguinte e você precisa gerar os quadros intermediários, a latência é meio que constante. Então assim, assim, no máximo ela piora alguns milissegundos, então assim, é praticamente imperceptível, não é não é o bicho não. Enquanto que, eh, voltando À primeira pergunta, não tenho nenhuma novidade. Não sei te dizer se ainda há esperança ou não, porque
um dos principais e impeditivos, digamos, de o usar multiframe numa série 40 é que elas não têm o hardware eh flip metering, né, que na série 50 a gente tem dentro do display engine, né, que é o que faz a saída, né, as o display port, as >> HDMI e tudo mais. Lá dentro tem um um processadorzinho que controla quando que a gente vai trocar os quadros. E na Série 40 ele isso não existe. Então isso precisaria ser desenvolvido um software mais avançado, capaz de lidar com essa quantidade de frames maior para tornar isso viável.
E eu não sei te dizer se isso eh vai ser ou está sendo, né, em que pack está. Não, não temos nada a comunicar por enquanto. >> Ó, duas perguntas. O GG43 Play perguntou se a gente é irmão. Se não fosse pelo cabelinho ia dizer que eram gêmeos. A gente claramente não é irmão. O Zibert é Claramente muito mais bonito. Outra pergunta que veio aqui é se a série 30 ainda vive um bom tempo. Eu perdi. Quem foi que perguntou essa? Ó, minha opinião. Eu sei que a galera da série 20 tá sentindo a idade,
algumas placas, especialmente assim, se você comprou uma high end, você tá tendo que configurar como se fosse uma placa intermediária já. Então já tá tipo puxando pro médio alguns lançamentos, então tá meio tristinho. >> E pensar que assim, a 2080 ela tem a performance bruta de uma 5060. É, >> então assim, eh, considerando que a os jogos hoje muitas vezes acabam pedindo mais do que uma 50, 60, né, para rodar com tudo no ultra, né, então a qualquer coisa menor do que a 2080 acaba sofrendo bastante mesmo. >> É, mas a série 30 eu acho
que ainda tá dando um caldo. A série 30 ela sobe bastante comparado à série 20. Tem Alguns conhecidos que estão na 3060 de 12 GB. Até agora não vi terem problemas, especialmente quando é 3060 de 12 GB, né? A memória extra dá uma sobrevida melhor pra placa também. Ainda não tô vendo eles terem problema em jogar as coisas. >> Hum. É que assim, os últimos testes que eu fiz com a 3060 de 12 GB versus a 5060 foi justamente para avaliar, né, onde que a memória faria a diferença. Eh, a conclusão foi que quando faz
a memória Faz diferença, o gráfico é tão pesado que a 3060 não consegue chegar nos 60 quadros. >> Uhum. Uhum. Então você acaba tendo que reduzir a quantidade de detalhes de todas formas e acaba cabendo em menos memória. E aí, né, para chegar no desempenho, enquanto que o uma quantidade para de certa forma surpreendente de jogos dos mais recentes funciona no ultra com 8 GB. >> Uhum. >> Né? Então, uma 5060, uma 4060 tende a a se manter melhor, porque na maioria dos jogos a memória é suficiente e a GPU em si, ela é bem
mais potente do que a 3060. >> Então acaba valendo a pena você ter uma GP mais potente, mas sim, se você baixar um pouquinho os detalhes, a 3060 ainda aguenta a performance na maioria dos jogos. É, eu concordo até porque o um dos problemas do preset ultra que às vezes ele puxa tipo texturas pro ultra e O cara tá jogando em full HD, então são duas configurações que não fazem muito sentido juntas. >> Uhum. Mas eu também em defesa da quantidade maior de memória de vídeo, eh, >> a menos performance em GPU é aquela que
vai te levando para humilhação, que aos poucos vai colocando o jogo ficar meio ridículo, mas normalmente a a destruidoras de mundo a assassina é quando a memória é incompatível com a Necessidade do jogo. Então, resumindo, placas que às vezes não tem performance em GPU para entregar o jogo bonito, mas normalmente a grande assassina que diz: "Ó, essa placa não roda mais o jogo é a quantidade de memória". Um bom exemplo que a gente teve foi o a 2060 de 6 GB, coisa assim. >> É, ela tá que ela tá sentindo >> nem abrir. >> O
o dono de uma 2060 e uma 2060 super, eles estão vendo diferenças de jogos que Um não põe gráficos muito bonitos, mas ainda joga. E o dono da da 2060 de 6 não abre mais. Um, na verdade, o caso mais interessante recente foi o vídeo nosso do Battlefield, o último, que a 1060 de 6 GB ainda roda, meio humilhada ali, meio uma configuração triste, mas roda. E a 1060 de 3 GB, ela diz: "Olha aqui, aqui eu vou pra fila do NSS, aqui eu não, ela não roda, não existe confiança >> para o mundo que
que eu quero descer." >> É, ela disse: "Eu não, não, não sou paga Para isso". E aí não roda mais. E agora uma coisa que para quem não tem o gerador de múltiplos quadros, né? não tem compatibilidade de séries anteriores, sempre dá para brincar com o losless scaling, mas aí a técnica que eles usam é outra, não vai ter nada de frame pacing aí, talvez organizadinho do jeito que a Nvidia coloca, mas e com frame jam, mas você continua tendo reflex ou pelo menos o ultra low late forçado no driver, >> então isso acaba ajudando
bastante também. >> E uma coisa que eu que eu até testei um pouco, >> não não foi sem não valeu a pena 100%, mas pode ser interessante para quem quiser testar. Eh, usar o gráfico integrado para rodar o Lless scale. >> Ah, eu eu cheguei a testar esse rolê. >> Uhum. >> Você, né, ativar, né, manter o gráfico integrado ativo enquanto você tem a Placa de vídeo instalada e, né, usar a opção lá para você mandar ele fazer o quadro na GP integrada, até pelo menos se desafoga um pouco a a GPU principal. É, o
Noper tá dizendo aqui que frame pacing tá bom no losless, mas a qualidade é melhor no frame Jin. É, é a questão do o losless não trabalha com informações do motor do jogo, né? Ele tem que só pegar os frame, >> isso melhorando o algoritmo, né? Mas não se compara ao DCS. >> É, e outras implementações, né, como o próprio da Intel e da MD, que também conseguem usar informações do jogo, né? O problema do losless scaling é que ele pega o frame pronto, >> inclusive overlay e às vezes o mapa do o minimapa do
jogo vai junto no meio da no frame por o ZS funciona em outras RPUs também, né? >> É, então tem tem essa diferença aí. O Sensa Paura diz aqui quando que teremos o DSS 5.0, filhão? Tipo, foi ontem que Eles anunciaram novo. [risadas] Calma, calma. >> Mas em teoria vocês não têm limite para continuar evoluindo o modelo, né? Teoria é só continuar treinando, >> não? Ah, sim. Você diz de evoluções do DSS atual. Sim. A ideia do de migrar para uma arquitetura de Transformers é justamente ter mais chão, né? porque a gente já tava no
limite do que a rede convolucional podia fazer >> e Não tinha mais o que fazer. Então a gente teve que mudar a arquitetura. Tanto que um um dos, né, detalhes desse novo modelo Transformer do 4.5 é que ele usa cinco vezes mais dados no treinamento >> e o modelo em si ele tem o dobro de parâmetros, por isso que ele é mais pesado, >> né? Mas então assim, tem essa flexibilidade de moldar o o modelo conforme a necessidade, enquanto que na Arquitetura anterior simplesmente não tinha mais o que fazer. É, a única coisa que não
é que me preocupa, é um processo óbvio, é meio que a conclusão do vídeo de hoje também, inclusive, que é a única coisa que acontece é a medida que vocês evoluem o modelo e começa a aumentar o tamanho dele, vocês conseguem resultados maior melhores, >> mas as primeiras gerações começaram a sentir o peso desse modelo. >> E aí a conclusão é que, OK, novas Tecnologias às vezes envolvem você pegar uma nova placa de vídeo, mas esse é o esquema de pirâmide que nós PC gamers estamos desde o início dos tempos. vocês lançam uma coisa maneira
e a gente vai ir lá e compra uma placa de vídeo nova para poder brincar com ela. >> Mas agora a gente tá chegando, >> uma coisa que hum, desculpa, eu só sei que a gente tá assistindo o DSS e os upscaling ter evoluído bastante pra gente chegar no momento em que agora a Gente tem um novo upscaling ficando pesado pras primeiras gerações que fazem o upscaling, né? >> Sim. Eh, uma coisa que me deixa bastante feliz, né? É que a série 20 envelheceu muito bem, né? Então assim, poxa, são placas de quase 10 anos,
né, já então o tempo, o tempo não para, né? Então assim, é muito tempo e elas se mantém bem competitivas até hoje, né? Eu tava testando uma 2060 Super exatamente esses dias e meu qualquer jogo atual ela joga, Tipo, obviamente não com tudo no máximo, mas você >> dá um otimizar lá com com NVIDIAP e vai jogar tranquilo, com desempenho bom, com qualidade com qualidade de imagem. Então assim, eh, pô, de novo, a placa de quase 10 anos. Então assim, eu fiquei, a gente fica bastante feliz e contente que o hardware dela estava realmente à
frente do tempo, demorou até as coisas serem aproveitadas de fato, né, como mash shaders, né, ou ou coisas como a gente Vê agora o o como é que é? feedback streaming, sampling, sampler feedback streaming, eh, que ajuda a determinar melhor quais pedaços das texturas precisam ser carregados e coisas assim. >> Uhum. >> Né? E também o suporte já está lá, né? Então, todas essas técnicas, tecnologias modernas já são suportadas. Aí, aí realmente é só o único fator que não tem Como mudar é o desempenho bruto, que não não evolui, né? O hardware é estático. >>
É, isso foi uma divisão que o pessoal reclamou, né? Donos de séries GTX 10 e 16 acharam triste quando eras RTX porque eles ficaram fora desse bonde. Mas fico feliz que vocês seguraram por múltiplas gerações, não soltar a mão dos donos das RTX Série 20, então trazendo os recursos. Inclusive, em teoria, eles podem ativar, por exemplo, o modelo L, por mais que ela, a placa não seja Eficiente para lidar com esse modelo, mas se você quiser, tá lá, você pode ativar, >> tá lá. >> Uhum. >> Tem algumas dúvidas aqui. >> Vamos aproveitar passar. O
Clemilton Siqueira, ele tem uma se bom, acho que você, eu tenho um palpite sobre sua sugestão, mas ele diz aqui, ó, RTX 5070 é boa para jogar em quad HD ultra wide? Você acha que uma 5070 empurra? É uma Resolução alta? >> Olha, quad HD ultra wide é 3440 por 1440, né? É, é, é bastante pixel. Então assim, >> OK, ela vai tancar, provavelmente jogos mais pesados, você vai ter que apelar pro DSS em modo performance. Uhum. >> Mas ela tende ainda a atender bem, >> né? Mas levando em consideração esse tipo de ajuda. >>
O que, por outro lado, com o novo modelo Transformer em o modo performance em Quad HD tem dado uma qualidade de imagem muito boa. É o que a gente tinha antes com o modo performance em 4K, que é muito usável. Então assim, não tem por não usar. Eh, a preocupação a preocupação dele é com os 12 GB, 12 GB de memória para essa resolução, ou se ele devia ir para uma placa de 16 GB, como uma 5070 Ti, ou quem sabe, né, Zbert, vai sugerir uma 9070 XT para ele. Acho que não, né? >> Ã,
[risadas] eu acho que 12 GB ainda é Uma quantidade bem bem OK HD. assim, a resolução em si, né, o salto de de Full HD para quad HD não vai ocasionar um aumento no consumo de memória muito significativo. É mais as texturas do ultra que acabam enchendo os 12 GB. E no mais é desempenho, é força bruta. Então assim, se for considerar com o DSS em modo desempenho, tende a tancar tudo, mas vai chegar uma hora que vai faltar. Então assim, se puder pegar uma GP um pouquinho mais potente, ela vai durar Mais. >> É,
eu tenho, eu tenho esse monitor nessa resolução de monitor e eu tô com uma 4070 super hoje, que é basicamente a 5070 em nível de várias configurações são semelhantes, né? As duas placas, apesar da diferença geracional, elas não são tão diferentes. >> Não senti problemas até agora, tá? Eu ainda não senti problemas com a configuração pro meu monitor porque, sei lá, e eu não tenho usado muito DSS no Desempenho, tá? Tenho parado no equilibrado. É que eu não sou um cara que costuma ativar o ultra nos games. Eu costumo pôr o preset alto. Quase nunca
vale a pena o salto que tem dos jogos mais pesados >> que tem hoje, tipo, sei lá, >> o Black Me F Kong com Path Tracing. >> O o Cyberpunk com RT Overdrive. Cyber não, Overdrive tudo bem. O RT ultra não é problema. É que daí overdrive tá de sacanagem, Blay. Tá de sacanagem. Aí o [risadas] E quando você fala em ultra para mim é overdrive, não é só o RT Ultra. >> Ah, eu esqueci que inflacionaram os presets gráficos também, né? Agora a gente tem o ultra, não é mais o ultra. Bom, o Doom
já tem o ultra pesadelo já faz um tempo, né? >> Então, [risadas] >> e tem o o e tem o path trace em cima disso ainda. >> Se bem que o o Doom é um jogo leve. É, o Dom é um implementações de ray tracing, pelo menos, é uma das minhas favoritas em qualidade gráfica e desempenho. Mas e o e fazendo só mais um comentário ali sobre o Clemilton ali, a questão é a seguinte, a 5070 para uma 5070 Ti tem uma diferença grande de investimento. Então eu acho que assim no custo benefício pro seu
monitor a 5070 é a opção melhor. Se você tem gran, tem um bolso fundo, >> a Nvidia prometeu que não vai parar de Fazer a 5070 Ti, você consegue pagar ela, aí tudo bem, ela tem mais qualidade gráfica, você vai poder ligar os paranoê tudo no modo lasers, >> né, with lasers. Então, eh, vamos por aí. Perguntaram já o Patriota que perguntou do da Nvidia no Linux, a gente já chegou a comentar eh mais cedo, então algumas perguntas eu não vou trazer de volta, mas pro pessoal quem chegou depois não não deixa de conferir a
parte mais cedo aí da live. E eu tinha uma pergunta, ah, meu Deus, eu devia marcar mais as perguntas, mas é, o Leandro Rots tá diz que a 2080 Ti tá feliz, vivendo bem aí com os 11 GB. O Rafs podia ter até passado o feedback dele, ele disse que ele tem uma 2070 super até hoje. Então só faltou dizer se >> quer brigar com o Zibert, dizer que não, não envelheceu bem não, ou chegou bem, né, depois desse tempo todo. Mas muito ruim não deve est se ele tá usando ela ainda. >> Uhum. E
o Carlos Marques mandou uma, eu tinha visto antes no chat até, me mandou aqui de novo. A, ele diz que ele tá com uma, esse caso é curioso, tá, Zibert? Vamos ver se tu resolve. A ITX 5060 da MSI Inspire com 30 dias, só funciona bem com Intel XCS e o DSS tá dando screen tearing monitor 4K feito feito tudo pela MSI e nada. Querem que mande para garantir como se funciona XCSS e não com o DSS? Bom, em teoria Nvidia consegue rodar o Intel XCSS, né? Eu não sei o Quanto ela acelera bem. >>
Sim, mas o mas o que tá dando para ter nada a ver com isso. >> É, >> né? Então seria mais uma questão de ajuste de VNC, G5, né? Se o Imagino que o monitor suporte Gync, então você ah, talvez tenha que, se o monitor não é certificado como G5 compatible, você tem que ativar. São duas opções que você tem que marcar pro G5 funcionar de fato. >> Uhum. E daí um um outro ajuste que pode Ser interessante também é colocar lá o o modo de baixa latência no ultra e forçar o V5 ligado no
driver. >> Uhum. >> Aí você tem garante que o o Vink, né, estará funcionando. Você não vai ter nunca. ele vai limitar o desempenho do jogo, né, na na taxa de quadros do monitor e aí tende a resolver isso porque aí com com frame generation, com multiframe, ele vai eh você não vai ter nunca, independente do se tem frame Generation, se é o do DSS mesmo, se é, né, o patinho, o FSR, o o XS, o que seja, e você não é para tering nunca nesse nessas condições. Eh, o Lucas Nev, a gente falou do
reflex, a NVIDIA Mateu, Vito. Por enquanto, ainda estão desenvolvendo, né, trabalhando nisso, apesar que a tecnologia é muito curiosa. Inclusive para quem não tá ligado que que é o Reflex 2, eu recomendo vocês darem, vocês já devem ter algum vídeo, né, Explicando ela no canal de vocês. a gente tem, né, desde do lançamento, inclusive, tá no nosso canal, o Nvidia GeForce Brasil com legendas em português revisadas por humanos, traduzidas por A, mas revisadas por humanos. Ah, [risadas] e deve ter algum conteúdo da GamesCatan do ano passado que a gente tinha uma demo fechada do Reflex
2, >> então quem jogou ficou impressionado porque um bagulho é muito legal, >> né? É. Não, e o conceito dele também é Muito da hora, é corrigir, é corrigir com o negócio andando, basicamente o frame para ele ficar mais atualizado possível. É um conceito realmente muito louco. >> Eh, o fizeram uma pergunta aqui sobre, eu perdi quem perguntou, tá? Perguntaram qual era o modelo do DSS para usar numa RTX 30, 50, 6 GB, modelo mobile, né? Aquelas para notebooks. É uma placa já tem bem menos estruturas, né? A placa de Entrada da série 30. Que
modelo de DSS tá rodando? Que que vocês estão recomendando usar? Eh, eu acho que o Transformer K é a melhor opção, porque o desempenho, o impacto no desempenho, né, da série na série 30 entre o modelo antigo, né, de de rede convolucional e o primeiro Transformer não é tão grande, ele já traz uma qualidade de imagem bem bem mais interessante e enquanto que o impacto no desempenho do novo Transformer é, embora a qualidade de imagem também seja bem mais interessante, mas o o impacto acaba sendo grande demais. Então, mas que nem o o Gary falou
antes, põe lá no o override no recomendado, que daí nos modos eh qualidade e balanceado, ele automaticamente vai usar o preset K. E se você precisar o modo desempenho, ele vai usar o o preset M, que já é o novo Transformer, que vai te dar melhor qualidade de imagem, principalmente se Você for trabalhar com resoluções meio baixas, né, tipo menor do e full HD, basicamente. mais interessante, embora o impacto seja grande, usar o modo performance do Mesmo em uma série 30, eh, é mais interessante porque você vai ter uma qualidade de imagem bem melhor e
embora o impacto de desempenho seja grande, você tende a ter mais desempenho ainda em eh Full HD eh DSS performance com o PR7M do que, por exemplo, o Full HD balanceado. do Compress 7K. >> Entendi. O Cai que tá meio perdido no rolê. Ele pergunta, ele quer saber sobre atualizações da RX 7600. Eu acho que ele se enganou de empresa, eu acho. É, [risadas] acho que aí não, eu não não posso apinar. >> É, achei que ia aproveitar a oportunidade de fazer um bullying aí de uma certa rival com os probleminhas de driver. Porque lá
no lá no o escritório da MD fica na outra torre do mesmo Quando minio. Então fala é ali, ó. É do >> Ah, entendi. Você pode dizer, moço, RX 7600 é a direita, segue reto ali, ó. Onde é que tá aquele monstro de cabelo bem claro? >> Desce e sobe na outra tor. Ah, essa pergunta é interessante. O Nicolas perguntou aqui se não tem e traços de raio para áudio, mas tem games, né, que fazem o uso do do traçamento de raios para para projetar o áudio. Não, >> eu lembro que a gente tinha uma
biblioteca há muito tempo já, a gente lançou inclusive para Viar. né, que era o VR áudio, ele usava o traçado de raios. E tem algumas bibliotecas eh que usam, né, um exemplo bem interessante é o o Hellblade, né, o um e o dois, eles usam um sistema de áudio posicional muito legal, muito. E eu lembro que tinha na época o Gears of War, acho que o trê o quatro e o cinco, eles usam um Sistema que, mas é pré-processado, mas eles usaram o traçado de raios para fazer os os rebatimentos, né, do áudio em cada
ambiente e ficou deu um resultado bem interessante. Então assim, imagino que mais jogos provavelmente usem algo parecido, só não falam, né, que é retracing áudio, porque talvez não seja processado em tempo real. Talvez seja um negócio mais, né, Baked assim, mas que traz esse benefício. >> Ah, que nem que nem é Shadow, que nem aqueles mapas que você já de sombras que você já deixa calculado, eles deixaram calculado o deslocamento do áudio. Ah, para da não ter calcular em tempo real. >> Sim. É, é o que o Gears, o Gears 4 e o C fazem.
Ah, o Bruno Mata perguntou aqui, perguntou não, né? Ele tá, na verdade, orgulhoso aqui que ele finalmente sai da minha querida GTX 960M faz tempo, hein? >> Ó, >> com 2 GB >> e um i7 6700 HQ. Esse computador já viu muita coisa, hein? >> Por uma 5070 mobile com um Core Ultra 725 HX animado para usar todas essas texs que eu sempre ouvi falar. >> Show de bola. Maquininha top. Você pode ligar tudo, só não liga tudo com as texturas no ultra, tá? A Nvidia só colocou 8 GB na 5070 de notebook. Eu acho,
aproveito para fazer esse essa Reclamação aqui. Você vê que eu já tinha lançado um vídeo, mas deixa eu fazer esse buling, inclusive aqui olhando. >> Eh, vamos fazer, >> mas é, dá um otimizar lá com o Nvidia que tá tudo dá tudo certo. >> É, e assim, é, as texturas no alto já tá bom maior parte dos games. >> Sim. E há uma GPU forte, do resto todo pode ficar no ultra. >> Olha só. Eh, vamos lançar uma aqui. Ainda não lancei nenhuma aqui. >> Para quem tinha perguntado antes, ó, aqui do Dlight The Beast.
Então, agradecer de novo a Techland pelo envio daqui. Ela é da Steam, então se vocês quiserem já ir abrindo a interface. E como é que nós vamos brincar? Eu vou lançar aqui na tela faltando uns caracteres, vai ter umas interrogaçõezinhas e eu vou fazer uma pergunta e aí a resposta é os caracteres que estão faltando. Então já vão aquecendo aí, já Vão preparando, dão F5 para ver se vocês são já estão na no momento mais atualizado da live >> ou mostra aqui primeiro pro pessoal digitar, né, os caracteres que já tem pelo menos, né, depois
já testar só com o que falta. >> Ah, acho que não, né? Acho que porque, bom, essa primeira tem dois caracteres, >> pode adivinhar muito rápido. >> São 10 números, mas muitos caracteres de texto. Acho que eles não consegue Acertar na força bruta, né? Vou dar um brute force no na aqui do Adrana. >> Inclusive, eu fiz esse formato, eu não sei se o chat acha maneiro, se vocês preferem só que eu jogue os a as letras na tela e o pessoal que pegue. Eu achei divertidinho pôr alguma perguntinha para >> para desafiar um pouquinho
aí a atenção de vocês, >> a dinâmica. >> Ó, o Messias quer saber que é quis de quê? É do D Light the Beast, pessoal da Techland joga as K. Isso é horrível. Mas deixa brincar uma e daí vocês decidem. Se vocês não querem uma brincar disso, daí eu abro uma enquete, vocês decidem. Ó, a primeira aqui é esta aqui. Tchã. Faltam dois caracteres. Os dois caracteres >> é a sigla do jogo mais vendido da Capcom. Vamos ver. Vamos ver se no chat alguém pelo menos quem não tá tentando pegar aqui me diz se sabe
qual é. >> O Ker já me falou que não é DC de Dino Crisis. >> Muitos de vocês estão chutando que você o que eu achei que vocês iam chutar. Não, o jogo mais vendido da Capcon não é Resident Evil. A franquia Resident Evil é a mais vendida da Capcom, se eu não me engano, a franquia como um todo. Mas o jogo, ó, o primeiro que acertou no chat foi o Wasley. Exatamente. Monster Hunter, galera. Monster, as duas, os dois caracteres ali. >> Então, Monster, o Scr até escreveu aqui Monster Hunter MHW, ele deu a
resposta completa, né? O Monster Hunter Words. >> Wilds Words. >> Word, >> Word. É Monster Hunter World. >> Word. Ah, e o o o novo é o Wilds, né? >> Isso que é o segundo mais vendido, tá? O Resident Evil só aparece na terceira posição, tá? Eu eu jurava que o Resident Evil era disparado o mais vendido dos caras, mas na verdade é o terceiro mais Vendido. Eu acho que é o dois remake mais vendido. É, mas a franquia como um todo, alguém já, inclusive, ó, já o play dis que já usaram. Então, quem quem
usa ouro nos avisa aí que você usa ouro. >> E e as 40 versões do Resident Evil 4, >> você quer somar todas? Inclusive é do Zibo. >> Então [risadas] >> eu vou e vou fazer a enquete aqui. Você quer só que eu jogue aqui, vocês digitem Mais rápido. Vocês gostaram do do Kiss. Aí eu eu achei mais divertido vocês o o quiz. Eu achei mais divertido. Ah, o Nabonco disse: "Eu digitei MW". >> Mas são dois caracteres. >> É, eram dois caracteres. >> É porque ele ele gosta do Origins. O Raf Nogueira faz o
desafiozinho. Quiz é? Eu acho a coisa mais divertida em geral. O pessoal tá botando que quer quer quer o desafiozinho. Então, ó, perguntas aqui que chegaram. Deixa eu Ver se essa aqui é tã. Ó, o Raul disse que ele tem uma 4090. Humum. Com 3900 XT na processador Ryzen e 32 GB. iria mudar para 9800X 3D, mas com o DDR5 custando mais que processador mais mainboard, eu vou ficar aqui ainda. Qual configuração eu devo me atentar em jogos 4K, 144 Hz para livrar o processador? Então, né, Zber? >> É um, eu lembro que eu eu
tinha o o 5800X3D e em alguns jogos ele tava me dando Gargalo de CPU mesmo, né? com quando você extrapola no Racing, né, alguns jogos acabava eh caindo do 60 FPS. Então assim, isso e acho que nesses jogos não não faria tanta diferença entre o os 5700 normal, o 5800 normal e o o X3D. Então acho que assim, se o target dele tá nessa faixa, acho que não vai fazer tanta diferença trocar de processador dentro da do AM4. Eh, mas o o que eu acho que é um um uma boa é que o frame generation
salva. Então, nesses jogos onde falta frames para chegar nos 60, normalmente ele já tá ali nos 40, 45. Então você liga o frame generation, já pula para uns 80, 90 e você roda. Belezinha. Então acho que assim, considerando toda a situação atual, eu não trocaria nada, né? daria uma otimizada na nas configurações do jogo que você continua jogando tranquilo, né? Porque se ele se o ele tem esse esse teto de 144, né, em 4K, >> mas considerando que você estando dentro da janela ali entre 60 e 144, você estando acima do 60, nem que seja
na base do frame, você tem uma experiência ótima. Uhum. >> Então acho que assim tá tá tá bem mexer não. >> Assim a coisa mais desgraçada de quando o seu gargalo de processador é que assim quando gargalo de placa de vídeo você reduz os gráficos, sobe os FPS. O problema é que para tirar a carga do Processador você tem que pôr menos jogo no jogo, não tem muito o que fazer. >> Então assim, uma das raras coisas que dá para fazer para você pôr menos jogo no jogo é ou você, por exemplo, reduzir a densidade
populacional em um jogo de mundo aberto, >> se tiver ajuste, né? É que é literalmente por menos do jogo no jogo, umas bobagens assim. Ray tracing também pesa em processador bastante. >> Então, apesar do gargalo, ah, não, não Parecia que às vezes o pessoal ainda acha que Ray Trrac é um trabalho só da placa de vídeo, né? Mas desligar o Ray Trcing tira a carga do processador também, né? Para buscar taxas de boss mais altas. Mas a boa notícia, Raul, é que assim, a sua combinação RTX 4090 com Ryzen 9 3900 XT é uma combinação
que ainda leva bem 4K. Ah, não. Então troca, pega um série 5000. >> Assim, você pode pegar um Série 5000 X3, ainda enxuga uns FPS a mais em games competitivos, principalmente, né? É o que tá incomodando ele. >> Sim, porque a o a série 3000 tá bem defasada, então eu acho que aí sim compensa trocar o processador. >> É, >> desculpa, eu não tinha entendido. Achei, eu tinha entendido que ele tinha um 5700X que não era >> não é o 3900 XT que tem um ganho pra Série 5000 que é legal, mas assim, se você
vai fazer essa pernada, eu já ir atrás de um X3D, um 5700 X3, 5800. É o o triste é a disponibilidade deles, né? Mas dada a realidade, >> por outro lado, olha, eu costumo eh testar bastante o 5700G, né, que é o APU, que tem menos cash e tal, mas é um processadorzinho muito bacana, né? Então assim, compensa você se não achar o X3D, compensa pegar ou o X Normal também, porque tem mais cash aí, mais rápido. >> Você você trabalha, >> mas o G, >> você trabalha na Nvidia, está no gráfico integrado, você tá
de sacanagem comigo. Eu uso ele só como CPU, mas eu eu eu porque a maior parte do tempo eu tô testando ele na verdade como um 5500, >> né, que é seis núcleos e a GPU desativada, >> que é para testar máquina de entrada. >> Tá fora de foco, mas tem pelo menos três caixas de founders edition atrás de você, Zibert, [risadas] pelo amor de Deus, >> não tem mais, ó. Tem a toda a série 40 aqui. A a série 50, tá? As não sei se não dá para ver, né? A >> Eu vou Pera,
vamos pôr vamos pôr, vamos agora. Tirar o blur aqui. >> Não, deixa, já que o Zbert vai se exibir, pera aí. Vamos pôr ele em tela cheia. Cadê o o modo aqui, ó? >> Ó, pronto, ó. Pode se exibir aí. Pode se exibir aí, ó. >> Consegue. Ah, deixa eu até subir um pouquinho mais ali, ó. Ah, 50 90 lá em cima. [risadas] Não, mas daí eu tenho as as founders da série 40 aqui nas caixonas delas. H, tenho aqui as as 70 TI, tod a 30 70 Ti, 40 Ti e a 5070 Ti. Tem
um joystick arcade. Eh, e aqui estão as as mais de entradas, as série 50, 40, 30 e umas GTX. E conheço agora nós estamos conhecendo a coleção do seu do seu Alexandre Zibert >> e fora as que estão guardadas, né? Porque daí tem a série 20 e tal, >> né? O maluco tá na meca do hardware esse o latel aqui. Mas é mais porque esse você roda até bastante teste, né, Volt? Mas você comenta as coisas que você tá testando aí. >> Uhum. Eu preciso ter todas as placas para isso. >> Ô, Rafael mandou uma
pergunta aqui, ó. Boa noite. Daria para usar o preset M em modo qualidade e balanceado ou apenas em modo de desempenho e ultra desempenho? >> Dá. E eu e eu gosto, viu? Então, se você tem uma série 40 ou 50, eu eu achei que ficou mais interessante usar o PR7 mesmo em full HD, qualidade balanceado, fica muito bom, vale a pena que o impacto na série 40 e 50, o impacto no desempenho é pequenininho e achei que a qualidade de imagem ficou bem interessante. >> E o Leandro R, você chamou a atenção dele a 50
Ti, que ele achou meio diferente ela. Ela é uma placa, como não tem founders dela, você viu, ela não tem, ela só tem dois fãs. É uma placa tipo protótipo, porque assim, olhando aqui de olho, né? Aquela aquele aquela arquitetura de olho assim, cabia uma terceira [ __ ] aqui olhando esse ano. >> É, não é que ali ela é ali fica a placa e o resto é só cooler. >> Ah, entendi. Ó, o CMHDBR. Ah, ele quer que na verdade o o Leandro quer que você mostre ela agora. Ele quer ver. Põe aí mais
perto para nós ver ela. Pô, >> não deveria, né? Mas que ela veio até veio até com a etiquetinha de patrimônio aqui, ó. >> Olha só o patrimônio que tá do Jens assina. Ah, que maneiro. >> Aqui, ó, a plaquinha é até aqui, né? >> E o resto é só é só cooler. >> Ah, então é, eu lamento dizer, mas se você não podia mostrar, tinha que ter escondido melhor. O pessoal realmentente [risadas] tava tinha um NVID esquisito ali atrás. Eh, bom, uma pergunta que veio aqui, qual é o preset para usar numa 3080 TI?
A a 30, a série 30 é uma que realmente o ideal é mirar mesmo no K, né? Dá para testar o M, >> mas em teoria ela não tem suporte. Inclusive, explica um pouquinho dessa, por que que tá acontecendo essa diferença de performance de gerações, né? O que que tem no DS, nos modelos novos. Isso é é legal, é interessante porque o o modelo Transformer novo, ele é feito em FP8, né? Então assim, ele foi inclusive, eu tenho que ver se ele foi inclusive treinado em FP8 ou se ele foi quantizado depois. É bem provável
que Ele já tenha sido treinado em FP8. Ah, e na os tensor cores da série 40 e da série 50 já tem suporte nativo FP8. Então eles vão executar mais instruções, enquanto os tensor cores da série 20 e 30, como eles não suportam o FP8, eles executam FP8 como se fosse FP16, >> né? Então assim, o, vamos supor, o tensor core é de 16 bits, como a série 20 e a série 30 vão executar dentro do do tensor core, né, uma instrução, né, de FP8 e enquanto que a série 40 e a Série 50 vão
conseguir executar duas instruções, né, por ciclo >> do modelo, então por isso que elas são mais rápidas, >> mas a não afeta a qualidade de imagem, né? a qualidade de imagem é a mesma, é só essa questão do do desempenho mesmo. Ah, inclusive, isso é uma coisa interessante, porque apesar de não ter o benefício do desempenho, ah, tem sim a economia na memória. >> Ah, que perguntar. >> Então, o modelo não ocupa mais espaço numa série 20 ou numa série 30. Ele ocupa o mesmo tamanho. Ele só roda mais lento do que numa série 40
ou 50. >> É porque muitas vezes quando eu vejo a comparação do FP8 com FP16, o pessoal não fala nem tanto da velocidade que dá um ganho de velocidade, né? 20, 30%, vendo outras coisas, né? E a generativa de marketing de coisas no tamanho que ocupa o pessoal fala, é, o pessoal fala mais de como alivia o uso de memória, Mais do que necessariamente a performance. E FP8, FP16, galera, é pontos flutuantes, é um papo bem de machine learning, inteligência artificial, é para se aprofundar um pouquinho complicado, mas basicamente a gente tá falando de rodar
um um modelo com mais ou menos precisão, né? E vocês conseguem com menos precisão já entregar bons resultados. Então, roda no modelo que é mais leve, que ocupa menos memória. Veio a pergunta aqui, tá? Então, quer dizer que os DSS anteriores rodavam FP16? >> Sim, principalmente a a o base em CNN eram todos feitos em FP16 e se não me engano o primeiro Transformer ele tinha versões diferentes pra série 40, né? Então, a série 40 e 50 tinha um modelo feito em FP8 e a série 20, a série 30 tinha um modelo feito em FP16.
Por isso que o desempenho era mais próximo, enquanto que agora só, né, como a quantidade de Dados é muito maior, já fizeram eles e eu até para manter o o modelo em sium >> menor, fizeram já em FP8 só. >> O André Xavier mandou uma Essa questão tá curiosa, hein? Ele diz que ele tá com uma 5050, uma RTX 5050 >> compact da Ino >> da Ino 3D, >> está batendo 90º e a ventoinha só vai até 70%, além disso ela chega a 2900 MHz e 135 W de consumo, sendo que na ficha tá 2572,
Tá? Outra questão aqui, né? Meu amigo também tem uma e tá com o mesmo problema. O que que eu faço? >> Estranho ela bater essa temperatura porque é uma GPU que não esquenta tanto. >> Uhum. Ah, e estranho também ela não acelerar o fã 100%. Eh, talvez tenha, talvez tenha alguma questão mecânica aí, tipo, seria legal se veja se você pode, né, abrir e tirar o cooler e não e se isso não invalida a garantia para trocar a pasta térmica, ver se o cooler tá bem Assentado, tá fazendo um contato bom com a GPU, ã,
e ver por software se tem como acelerar mais o fã, né? fazer uma curva eh personalizada para que o fã chegue a 100% para manter a placa mais eh digamos mais fria. Agora, a questão do clock é isso mesmo, eh ela só vai a eh o clock, né, digamos oficial é meio que o pior dos casos. Então mesmo nessa temperatura, ela tá ainda fazendo boost, né? Tá operando um clock um pouquinho mais alto. >> Não, o clock tá bom. Tanto que eu tô aqui pegando a nossa live, jogando com a 5050 modelo da Zotak, que
é um single fã, só tem. Ah, não, esse aqui da no 3D, é uma placa com duas fãs, a X2 deles. >> Tá 60º. >> Ela tá a 60º, que é o que eu esperaria de uma 5050, esquentar pouco, né? Eh, eu não colo esse overlay não tem a rotação de fãs, infelizmente. A gente não sabe quanto que ela tá girando as fãs, mas ó que ela tá rodando a 2900 também, tipo, O clock da placa dele não tá ruim. Então, até por isso que eu acho que a fã não tá acelerando mais ainda, >>
apesar de que 90º é meio que já perto demais do limite térmico, né? >> É, porque nor teoricamente não era nem para ela chegar nessa temperatura, porque o limite do gerenciamento do GPU boost é na casa de 83, 84. É, >> então passou de 83, 84, já era para ela cortar o clock para não subir mais ainda a temperatura. >> Isso que então isso que é louco, né? Ela não tá fazendo isso. Ela tá subindo a clock bem, >> mas tá muito quente. >> Uhum. >> E o comportamento esperado. >> Então seria seria questão de
ver se tem uma atualização de de bios para ela para ver se é uma questão de gerenciamento ou se não é algo mais algo físico mesmo, né? Tipo se o cooler tá não tá fazendo contato direitinho com a CPU, com a GPU, Coisa assim. Outra coisa que eu levaria em consideração, mais por causa do comportamento estranho, né? Porque ela não ia continuar pegando 2900. Esse é um boost bom, né? >> Esse será que ele não tá vendo a temperatura num sensor com problema? Ah, ele falou 1900. Não. Ah, então é que no chat mesmo. Tá
dando muito trottling. É que no comentário dele no super chat tava 2900. >> Ah, tá, >> né? Eh, então, então realmente tem que ver urgente essa questão da da temperatura. >> Veja com se você se você, né, se não invalidar a garantia, você tirar o cooler e você se sentir confortável com isso, né? Desmontar a placa, limpa, troca a pasta térmica, vê se o cooler fica depois na hora de instalar de novo, se ele tá a contato certinho. >> É, se não é garantia. >> Ó, eu vi que o pessoal >> fabricante que faz isso,
né? Pessoal da enquete é muito sem graça, então eventualmente votar no que querem só que eu táque aqui na tela. Seu sem graças, muito sem graças vocês. Mas não vou jogar no chat para vocês copiar e colar, não. Vocês vão ter que sofrer um pouquinho. Eu vou jogar na tela e vocês digitem. Então eu quero ver levemente sofrimento [risadas] sofrimento já que vocês não querem brincar comigo. E o Leandro Rots disse para acionar a garantia. Eu acionaria a garantia porque é uma 5050. Ela não consegue ser velha nem se ela quisesse. Ela não foi lançada
tempo bastante para ser velha. Uhum. >> E esse comportamento é muito estranho de uma placa tão recente para ter que abrir, trocar pasta térmica, alguma coisa assim, já parece um defeito meio cedo para est acontecendo. Eh, o Lucas perguntou se tem alguma previsão reconstruction no Transformer V2 ainda esse ano, alguma coisa assim. Ainda esse ano tem bastante tempo, Zbert, promete para esse ano, pô. >> Não tem. Pois é, não tem data, mas não deve demorar não. Questão de só, né, eh, fazer o treinamento, testar bonitinho e lançar lançar uma atualização. Isso não é não deve
demorar não. Não sei. Chutando aí poucos meses. >> Uhum. O Gabriel fez uma pergunta aqui. 5080 ou 4090, Zbert, monitor 4K LED ultra wide de 34 polegadas. >> 4K LED 4K LED ultra wide. Ele é, qual a resolução disso? Porque o 4K ultra wide deve, ele é menos do que um 4K 16 por9, então fica mais leve. >> Ã, mas olha, hum, acho que a 4090, né, mais forte. >> Elas são, elas são muito próximas, né? Na verdade, a minha pergunta é, onde é que você achou uma 4090 para comprar, né? >> Pois é. >>
Comprando usada, provavelmente achou de alguém aí. V ver v ver como é que tá o preço. Ela tem um pouco mais de performance. Eu eu prefiro ter a força bruta da e a memória a mais da 4090 do que o multiframe, né? Até porque a série, a série 40 ainda tá bem moderna em tecnologia, só não vai ter esse multiframe. Eu acho que eu prefiro força bruta. >> Depende. Se ele vai usar para edição de vídeo, a série 50 é bem mais Interessante. >> Hum. Tá, esqueci desse detalhe. É, então assim, se você não vai
só jogar, depende, não sei com que você trabalha, se você usa a máquina para trabalhar também pode ser mais interessante pegar a série 50, mas em princípio a 40 90 ainda ainda é sem dúvida a placa mais potente. >> E assim, engraçado que essa melhoria que vocês fizeram em placas de vídeo, eu reparei na família inteira. Então, tipo, Até 50 60, 50, essas placas bem 50. >> Uhum. Deu para perceber como elas são melhores para editar vídeo? >> Sim, você consegue carregar mais vídeos, né? Ou então o suporte 422, né? Então assim, acho que são,
né? Para quem paraa edição de vídeo é série 50, mesmo quem já tem uma 4090 pode valer a pena trocar por uma série 50, porque você vai ter muito mais produtividade em edição de vídeo. É para quem já tem, para quem já trabalha, né? Ó, o Pedro tá dizendo que é 5120 por 2160, ultra Wiide 4K. >> Ah, tá. Então é é o 2160 de altura e um pouquinho mais largo. É, é 4090 porque precisa de mais força bruta mesmo. >> E o Leandro Rots disse: "Joga aqui sem avisar". E eu joguei já que vocês
não querem brincar agora nós não estamos brincando. Agora nós estamos só na grosseria, estamos só as coisas agora. >> Tá. se você tem Steam no celular, você Captura um screenshot e usa o reconhecimento de caracteres que você não precisa digitar. >> O Din Lopes fotografia quer saber é que de que ah e ele pôs vários eh D Light the Beast e segundo CMC ele pegou. Houve uma pergunta ali do Rafa Bridge. Eu renderizo no After Effects na 5070 e fica só 1 a 5% no encode na renderização via hardware. É isso mesmo? Olha, eu acho
que sim, porque o After Effects em Si, ele é mais compute, né? Então assim, ele não ele não consegue renderizar em tempo real para você conseguir saturar o encoder. >> Então é é mais uma particularidade do After Effects do que do encoder. Se você tiver como fazer, digamos, um uma pré-renderização do After Effects, levar de volta pro Premiere e daí você faz a renderização, vai mais rápido. >> Nossa, o Victor Ôix 1 disse: "Meu Deus, tô que nem idoso." digitando [risadas] E ele digitou isso muito depois de alguém dizer que tinha pegado já aqui. Então,
imagina a latência do nosso amigo aqui. Mais justo com o quiz. Ah, Víor Henrique, desculpa, vocês votaram, vocês escolheram. Eh, tem que conviver com as suas decisões, entendeu? Agora vocês faz assim. Eu eu achava mais divertido como tava antes, mas tudo bem. Joga no chat, pô. Tem gente cansada, chegou de serviço faz pouco tempo. Depende quantos filhos você tem, porque Assim, você você descobre, né, Zibert, que depois você tem filhos, você conhece o cansaço 2.0. Você achava que você conhecia 3.0 também, né? Se tem o segundo. >> É, você acha, você achava que conhecia o
cansaço, agora você é cansaço. >> Inventar o cansaço dois. [risadas] Ai meu Deus. O Gabriel disse que ele tá com kit com uma 5070 Ti, bruto, hein? E um Ryzen 7 5700X3D. É um bom kit. O processador tem risco de Gargalar ou não? A questão da longevidade dessa placa >> tem. Já provavelmente já tá gargalando em alguns jogos, mas na maioria você não precisa se preocupar. É que assim, quando quando a tecnologia X3D bate, ele vai lá pro topo do gráfico. É impressionante. Um 5700X 3D tá lá junto com um processador que custa quatro vezes
o custo dele, né? E ele tá lá tipo 10% atrás. É aquele fusquinha vindo ali Na tentando ultrapassar a BMW. É uma cinco. A tecnologia >> do farol >> é a tecnologia X3D. O a única coisa que me decepciona nela, ela é muito impressionante o que ela entrega. A única coisa que me decepciona é que tem games que não acontece isso e aí ele é um 5700X. Aí então ele dá uma baita de uma caída ali no gráfico, >> mas ainda é um bom processador. E assim, normalmente nos momentos que a gente Mais precisa, o
X3D não nos deixa na mão, que é os games e competitivos, eles costumam >> competivos, sim. >> Eles bebem desse desse 3D Cash. >> Uhum. >> Então, cara, eu acho que até porque assim, quando não é competitivo, aí é a hora que você também quer pôr essa C e 50, 70 TI para rodar com PEF Tracing, né? Isso aqui é abusar da placa de vídeo, né? Não, do processador. >> Vi ali o X3D é o Uno com a escada em cima. [risadas] >> É só que a escada a hora funciona, hora não. Esse é o
problema. Mas cada às vezes não dá o boost que precisava. Mas realmente é uma tecnologia muito muito interessante. E tô louco para ver se tomara que a Intel enfie um caszinho um pouquinho maior na próxima geração deles que as coisas vão ficar interessante. Vai vai ser interessante testar processadores se eles fizerem Isso. Eh, ó, o K Lemos já aqui tem uma combinação já mais interessante. Vamos ver o que que você acha. Aí, Zibert. O Kaio Lemos disse que tem uma RTX 5070. OK. >> Bom. >> E tá combinado com Core 5 12 400F para quad
HD. Bom, >> para qu HD 120 Hz, o gargalo é muito ou tem que trocar de processador? >> Não, tá bom ainda, porque o o 12400 ele Não tem, ele só tem seis núcleos, né? Só o seis e o e o HT não tem os núcleos de eficiência, >> mas no geral tá tá tancando bem ainda. Ele tem uma arquitetura moderna, né? Não tem um clock alto, então no geral tá tá bem. Só ã se você sentir em algum momento aí, olha, um uma até uma combinação, né, nesses momentos de DDR5 absurdamente cara e DDR4
muito cara. Eh, exatamente o que o Não, I, o Na falou ali, ó, o 14600K, Ó, o KF, tanto faz, >> mas é um processador muito bom, >> então porque ele tem seis núcleos de performance, que pra maioria dos jogos é suficiente, e tem mais oito núcleos de eficiência. Então, quando você precisa de muitos núcleos, tipo na hora de compilar os shaders, coisa assim, ele vai muito rápido e ainda suporta a DDR4. >> Uhum. >> Então, >> se faltar processador pro amigo lá do 12400, >> pular pro 14600K, pode ser interessante. >> Não precisa trocar
nada, pode manter mainboard, pode manter memória. >> Uhum. Algo que é, e inclusive tem um artigo que acho que vai ser bem interessante para você dar uma olhada, que é esse que nós fizemos há um tempo atrás, que é o processador ideal para uma GeForce RTX 5060. A 5070 empurra um pouco mais que isso, mas ele ainda dá uma noção legal de Detrimento de performance que, por exemplo, a Black Mil Kong quase não variou nada. A, o seu 12400F na real tá empatado com o 14400F. Então a gente caiu no gargalo da 5060 aqui. >>
Mas em games em que a gente vê uma diferença maior entre os processadores, tipo o Counter Strike, por exemplo, né? >> O 12400F >> assim, tá acima tá acima de 240 FPS já >> tá, tá 300 frames nesse teste aqui. Mas eu lembro que eu fiz um, mais Interessante, talvez seja esse compilado aqui em que eu coloquei, ó, 9800X 3D é a performance 100%, digamos assim, é o melhor processador que você pode comprar. 12400F, ele ainda tava preservando 81% dessa performance. >> Nossa, tá ótimo. >> É, ou seja, você perdeu 19% de performance, mas você
tá pagando o processador umas quatro vezes mais barato. >> Mas ó, a diferença então entre o 5500 e o 12400. Ambos são 6/12, >> né? Mas uma arquitetura muito mais recente, né? no na série 12 ali deu uma diferença bem significativa. >> Só que assim, se ele tá tá com o comichão do upgrade, >> olha como ele tem duas opções boas, porque o 14600 KF que você sugeriu, Zbert, ele ele preserva 95% da performance máxima que a gente conseguiu alcançar. >> E e você acha ele por R$ 100, R$ 1700, um negócio assim. É, ele,
pô, ele chegou a custar na casa dos 1000 >> 999 numas promoções que a gente não sei se vai ver de novo, mas ainda assim é um dos meus processadores favoritos, apesar de eu achar ele meio esquentadinho, ele é muito bom de de todas as outras características dele, eu gosto bastante, né? E corrigiram uns problemas aí de microcódigo aí que andava fritando eles também. Então, ah, sim. >> Tá um pouquinho mais seguro brincar com ele. Agora, ó, Erasmo, quer ver se nós temos a mesma opinião. Resposta rápida. Qual melhor RTX para jogar qualquer jogo no
ultra 1080p 60 frames? Não, sem ray racing. >> Sem ring. 5060. 5060 também. >> 5060 normal. Tá de boa. >> É, eu acho isso principalmente por causa da relação que eu faço entre preço e performance. Eu pego todos os os gráficos de performance da Adrenaline. >> Uhum. >> Pego os preços, divido um pelo outro, custo por frame e a 5060 junto com a 9060 XT são as duas mais performance pro real. oportunidade. A 5060 Ti de 8 GB, às vezes você acha ela muito pouco mais cara do que a 5060 normal. >> Uhum. >> Tipo,
às vezes é tipo R$ 100, R$ 200 e a placa, pô, 20% mais forte. >> Ou também o outro oposto começou a aparecer umas promoções tão fortes na 5050 que ela faz sentido, mas aí ela já tá beando a não pegar ultra mesmo sem raying, mas ela performa bem também em full HD. >> Uhum. >> Né? Ela é uma placa comparado com outras série 50s que a gente teve no passado, eu acho que ela tá tá bem dimensionada pra Full HD. A 3050 por >> 3050, por exemplo, quando ela foi lançada, ela já não segurava
Full HD em qualidades muito altas, né? Ia pro médio Às vezes. Então acho uma placa mais consistente. >> Uhum. >> E o Bruno quer saber aqui, ó, inclusive porque a Nvidia tentou fazer um negócio com a ARM uns tempos atrás aí, mas ele quer saber. Uma coisa que eu tô curioso, saiu a notícia que Nvidia também vai entrar no mundo do processador ARM para público geral. É verdade essa notícia? E se for a integração será máxima com as placas? >> Eh, cadê a plaquinha, né? Não falamos sobre produtos não anunciados, mas a a a o
outro lado da plaquinha é que isso já existe, >> né? Então, a gente já tem, por exemplo, o Spark, >> né? A DGX Spark, que é um super computadorzinho, né? Que ele tem uma uma GPU já série 50, tem uma CPU e tem memória unificada. Então, a a ideia ali e tem até 128 GB de RAM, né? Então, assim, é um é uma Conceito que funciona funciona muito bem, né? No Spark ele já tem dado resultados muito interessantes, né? E a gente já vinha a antes disso a gente já tinha toda a série Tegra, né?
Que já tinha a GPU, o próprio Nintendo Switch, ele tem um Tra, né? Então, já é uma GPU Nvidia com um processador ARM, com memória unificada. né? O Switch 2 também mais novo e tal, >> mas assim, a ideia é que a gente já tem e a gente tá tá Trabalhando nisso sim. >> Uhum. Eh, ó, o Alan Jones disse aqui, lembro que fiz um comentário na live de qual era menos pior, a 3060 de 12 GB ou a 4060 de 8 GB pro meu monitor ultra wide quad HD? Hoje estou feliz com a minha
5060 T de 16 GB [risadas] vendo como eu estava longe. Não sobrou agora, né? >> Aham. Agora tá tranquilo. >> Inclusive, a 5060 Ti de 8 GB, eu é que é que o custo tá um pouco maior entre as Duas. Eu eu particularmente prefiro indicar de 16 GB porque eu acho que já é uma placa forte bastante às vezes para ter um pouquinho mais de memória e se o cara fala que quer um monitor qu HD, então eu realmente eu acho que é uma melhor pedido até essa gordurinha de memória de vídeo, né, para brincar
com resolução maior. >> E o Lucas Cavalcante disse: "Depois de minha mulher me ver assistindo muita coisa de hardware, ela disz que segundo Ele, ela já conhece bem eu e o Lock, ela me encorajou, mandou eu comprar uma 50 60 Ti. Tô muito feliz em Quad HD com 14600K e 32 de memória. >> Tá tranquilo, vai atravessar essas tempestades aí numa boa, >> né? >> Né? >> Felizmente, né? Eu fico feliz que eu indicava 32 GB faz um tempo. Eu dizia 16 é o que eu recomendo você partir, mas olha, 32 não é tão mais
caro, então Compra 32. >> 32 quem comprou 32 antes da memória subir, olha, >> visionários, >> um alívio, >> né? Visionários. >> Uhum. A, e o John aqui ficou preocupado quando eu mostrei aquela tabela, ele disse: "Eu vi que a tabela comparando 5500 sendo dos piores do comparativo, combinado com 5060". Quando a gente vai combinar com 5500 x3d, o cenário muda Consideravelmente. >> Então, filhão, eu não sei se ele tava pensando em comprar ou já comprou e entrou em pânico. >> O 5500 e o 5500 X3D são bem diferentes, porque o que faz o c
o 5500 ser ruim nesse gráfico é justamente o que o 5500 X3D tem, que é o 5500 tem pouco cash. >> É. E o 5500 X3D tem muito cash. >> Então, cara, sei lá, se eu fosse bater o olho, eu acho que ele ia ficar aqui acima do 14400. chutando nesse teste, Porque eu sei que ele ia rampar forte. >> Eu acho que ele ia ficar mais perto ali do 7600, mas já é um processador muito bom. Uhum. >> Na casa dos 80 e alguma coisa, né? Quase indo para 90. >> Se não me engano,
eu vi alguns comparativos esses dias e tava ali o o 5800X3D e o ele ele tava meio que parelho com 9600. >> Uhum. >> Né? Então o 7600 deve tá. Então ele vai tá aqui, então ele vai ficar entre o 14400 e o Ryzen 5 7600, provavelmente, né, nesse teste. >> Uhum. >> Mas é é um vídeo que eu tô devendo a galera também tá muito em dúvida entre o 5500X 3D e o 5700X, por exemplo, né? Um tem mais núcleos, outro tem mais cash. E aí eu vou em qual? >> E aí a minha
resposta é sei lá, não testei. Posso testar e para vocês, mas Não deu tempo ainda, pô. >> Aí eu vi uma pergunta aqui muito boa do chat. Zibert, você que é da casa aí você vai ter que, mas vai ter que escolher só um filhote. >> A melhor, o melhor projeto Founders, >> seu projeto Founders favorito. >> Ah, eu acho que eu fico com a a 4090, né? 3090, 4090, >> porque meu é uma GPU gigante, >> né? E El trabalho a 60º. Car, eu tô trazendo ela grande. >> E tanto que eu lembro que
a 3080 Ti, embora ela seja dois slots, ela ainda fica numa temperatura tranquila, né? Então, a a 3090 ela é tão superdimensionada que, meu, ela trabalha muito fria. >> Sei não, hein, Zibert, pera aí, deixa eu buscar um outro rolê aqui que tudo bem, não a 4090 realmente do ponto de vista de engenharia, Ela realmente é uma placa que mandou muito. Porém, entretanto, todavia, cadê, cadê? Eu podia ter posto a câmera que aparece eu mexendo nas gavetas, né? Ao invés da câmera virada pro nada. >> Se for pelo visual, >> é a série 20. Super
especificamente porque tem o o meiozinho espelhado. Caramba, Zberch é uma das que eu menos gosto. Fácil. Bem bonitinhas. >> Eu acho que elas envelhec a gente >> Ah, tanto que aqui, ó, a 3090 aqui. >> Pera aí, [risadas] calma que já vou achar. Vamos lá pegar a série 20 Super, que é especificamente aí que o nosso versão minha com cabelo, você prefere. Ó, aqui é ela. >> Série 20 Super. >> É, ó. Sim. Muito bonitinho. >> Que ela vem com esse brilhozinho aqui no meio. >> Uhum. Mas acho que a galera normalmente, Né, Zbert? >>
É, eu acho interessante que o pessoal acha tão legal a série 10 por esses detalhes, né, e de triângulos e tal, porque é basicamente o mesmo design que vinha desde a série 600. Eh, só que daí ele foi atualizado para ficar, né, com esses esses triângulos. >> Mas ficou sem interessante o pessoal achar. >> Aham. Que antes elas eram mais eram redondinhas, né? Eu tava falando a a 30 90 aqui, ó. >> Ó, vamos fazer o seguinte, então. Vou vou colocar aqui, ó. Eh, vou pôr GTXD. Eu vou pôr aqui pro pessoal votar a melhor
founders. Eu só posso pôr quatro campos, Zibert. Então, pôr GTX 10, RTX 20 Super. Vamos voltar como se fosse uma só, porque são bem parecidas, né? RTX 40, só cabe mais uma. Nós vamos pôr a 50 ou nós vamos pôr a 30 para brincar? >> A 50, porque esse esse design da da 5090 Com a placa no meio, os dois os dois fãs p uma placa de 600 W em dois slots. Isso é >> mas a a série 30 de arte da engenharia. A série 30 é bonitinha? >> Sim, é bem bonita. >> Mas acho
que eu não tiro nenhuma das outras competidoras. Vamos lá, escolhem aí, galera. Com que vocês vão? Que que vocês vão de qual que é a founders mais bonita para vocês? Ô, na verdade, eu tô dizendo mais Bonita, já tô sendo direcionando a escolha, né? Na verdade, a a série founders que vocês acham mais interessante, porque eu concordo que a série 10 elas tem não é o melhor projeto em arrefecimento, não é o mais impressionante como funcionalidade, né? A estética, todo mundo sempre lembra da estética dela, mas como funcionalidade não é o projeto founders mais impressionante.
As parceiras iam lá e Sempre faziam placas mais frias, mais silenciosas, >> até por causa desse formato, né? O Blower aqui sozinho. Solitári Blower, sim, ele ele acaba, ele faz barulho, né? Por outro lado, lembro que desde o lançamento da série 10, especificamente, né, como teve um salto muito grande em clock principalmente, ã, ela funcionava muito bem com Blower. >> Uhum. >> Né? Ela ela atingia um cloque ali, ela Ficava modulando, mas ficava sempre com clock alto. Era bem bem legal. >> Eh, o que, ó, por enquanto tá tá indo série 10 tá levando com
1/3 dos votos, mas espalhou bem, tá? Tá espalhando bem. Série 20 ficou com uns 20, série 40 com os 20, série 50 com uns 20 e tantos por pessoal tá se dividindo bastante, hein? Não tá uma briga fácil essa aqui. Série 10, aparentemente vai levar, mas foi foi bem dividido até. >> Uhum. >> De geração mesmo, a minha favorita. Se eu for pensar nos últimos, eu tenho duas gerações que teriam um pouquinho de dificuldade de escolher qual que é a minha favorita, mas eu acho que eu fico com a série RTX30 e acho que foi
o melhor lançamento de vocês, porque o salto em desempenho foi muito forte, muito forte mesmo, >> muito grande. Uhum. >> Porém, eu tenho um apego pela eficiência da série 10. Placas com uma 1050 Ti, sem nem ter conector de energia. A 1060 durou quantos anos, né? Como uma placa >> ótima. >> É uma das, acho que talvez é o lança, é difícil para mim escolher, tá? A série 10, GTX 10 e RTX 30 são duas séries que eu gosto bastante assim >> do que que foi apresentado. Série 50, ela sofre do probleminha de que a
gente tá um pouquinho estagnado em evolução de transistor, de nó, de geração para Geração. Então a gente tem alguns produtos que não ganham tanta performance versus gerações anteriores. >> Uhum. >> Eh, e pô, a série 30 deu um pulo absur do >> de Ah, sim. série. E mas digo na série 50 eu diria que em favor delas tem muitos recursos que a gente acaba usando de AI para substituir os anteriores, né? Então coisas que vão acontecer, a gente espera aqui em breve, né? Coisas de Neuro shahaders, né? Quando entrar a compressão de texturas e por
aí por inteligência artificial e por aí vai aí, né? Vai vai aplicar para todas, né? Mas é, vai dar um um outro salto bem interessante. >> Rindo aqui de alguns comentários, o Helen disse: >> "Eu troquei a 1060 somente esse ano, [risadas] >> a te 60 dele". >> Mas teve alguns aqui dizendo que Trocaram só agora da 1060, então haja longevidade. E o João Marcos, ele trocou de TI para TI, ele saiu da 1050 Ti para 50 70 Ti. São um pouquinho diferente, apesar de serem ti as duas. >> Aham. Um salto bem grande. >>
Eh, e o Vittor Juliano quer uma dica aí. Careca do Adrena, meu chapa e ao convidado Alexandre Zibert. Qual escolher entre uma 3060 Ti de 8 GB >> por 1500 >> ou uma 3070 por R$ 1850? Pagar então R$ 250 a mais >> pela R 3070. Eu acho que a diferença de desempenho delas é muito pequena, vai na 3060 Ti. >> São bem próximas, né? Mesma quantidade de memória, as duas tem 8 GB. >> Sim. >> E o sed de tecnologias é bem parecido, pô. E R$ 1500 é um é um dá um caldinho essa
3060 Ti, né? Por R 1500. >> Sim. Eu tava eu tava testando inclusive Com o PR7M. Ela tem ainda, né, nos jogos mais recentes, ela ainda é uma placa muito forte, então ela vai garantir um desempenho bem legal. Eh, a 60 Ti foi uma série que a gente recomendou bastante, inclusive eu tenho que talvez revisitar ela porque ficou bastante tempo no nosso PC recomendado. Era a 3060 Ti e RX 6700. Era as placas, as duas placas que a gente tava recomendando. >> E às vezes é bom eu conviver com as Consequências dos meus atos, dar
uma olhadinha o que que aconteceu com o meu PC recomendado de alguns anos atrás, ver como é que ele envelheceu. Era uma pauta legal de fazer. Eu acho que a 3060 Ti ainda tá levando bem as coisas, né? >> Uhum. Porque os 8 GB ainda não se tornaram críticos. Deve estar levando a maior parte dos jogos. >> Uhum. E eu tenho tem desempenho para para rodar tudo. >> O Roberto Roberto Nice disse: "Assisto, mas estou completamente por fora do vocábulo Founder. >> Founders Edition. >> É Founders Edition. Apresente Zibert para ele. O que são as
founders edition enquanto giro uma na tela? são as placas de vídeo feitas pela própria Nvidia, são vendidas pela própria Nvidia, né? Então são foram receber essa essa nomenclatura de Founders Founders Edition, né? Então é a edição do fundador, digamos, né? Dos Fundadores. Eh, infelizmente a gente não tem como comercializá-las no Brasil. >> Já você não encontra uma, >> você não encontra uma placa dessas à venda no Brasil, né? Então, só os o a a galera que testa as placas que acaba recebendo. Mas >> ah, pronto, vai jogar eles contra a gente agora. Vai pôr o
nosso público contra a gente, que a culpa é nossa, que a gente tá com todas. É isso que você tá Querendo dizer pro nosso público, que a culpa é do adrenaline que pega todas as founders para vocês. >> A gente fica ficando, a gente fica com todas e daí eles não podem ter. É isso. >> Exatamente. >> Eu te convido para me pro meu canal, pra minha casa, te recebo e você me joga contra a minha audiência. Eh, o a o Guzeira BR perguntou se a gente tem alguma placa Titan. A gente tem uma Ou
outra, eu acho. Não foi muito foco no Brasil, né? Eu acho que eu não tenho nenhuma, mas lá na firma eu tenho, né, a Titan original, a Titan XP, né, que tinha a Titan X, que era Maxwell, a a Titan X Pascal, né, que é da série 10. Eh, eu eu tenho uma Titan Z, né, que ela é duas GPUs. Ã, uma placa bem interessante, bem legal também. E acabou por ali. Eu não eu não tive a a Titan V. >> Ó, a Tom Paiva entre uma 4090 e uma 5070 Ti. 4090. Essa é mais
tranquilo de escolher, né? Se você se tiver uma diferença de preço muito absurda. >> E o canal mineiro curioso, eu achei que ele era mineiro por um motivo, mas depois de ler eu comecei a pensar que é por causa de outro. Zibert, qual a placa de vídeo que você mais gosta? Tem alguma algum tipo de história que faz lembrar dela sempre? Eu gosto demais da 1080 T Founders e eu tenho oito delas. Eu achei Que você era mineiro porque você era de mina. Começando a achar que você é minerador na real de Bitcoin para ter
8 1080 TI. >> Olha, indo mais pro passado, né? Eu lembro da 8800 GTX, né? que foi a primeira com Kuda, que foi a primeira placa que eu recebi, né, eh, para fazer review na época que eu fazia review, que eu tava aí do do outro lado. >> Sim, o Zbert já foi do da outra metade Da tela. Ele já foi da outra metade da tela, galera, >> né? E eu lembro que na época ela já custava R$ 3.000 na época que as outras placas custavam tipo R$ 200, R$ 300 um negócio assim. >> Não,
e R$ 3.000 pera, você tem que contextualizar. pagava umala, >> então >> zero. >> É, então, ã, então assim, eu fiquei muito, muito, Muito feliz que, né, quando eu recebi a placa para testar, né, que tinha muita tecnologia nova, né, a primeira placa com cuda, tinha vários eh tipos de anti assim, né? Então, foi uma placa bem bem legal. E outra que eu gosto muito, ou uma não placa específica, mas uma arquitetura, né, uma geração inteira, é a série 600, a Kepler, que é foi a primeira eh que também trouxe uma série de tecnologias Que
depois se consolidaram. Foi a primeira com NVENK, né? foi ela ela foi criada, digamos, para viabilizar jogos na nuvem, hã, né? Então, serviu pro desenvolvimento do que o na época se chamava grid, hoje é hoje é fornal, né? Tinha uma eficiência energética muito grande, né? Tanto que na época eles fizeram um tradeoff muito interessante, né? Que eles triplicaram o número de núcleos e diminuíram a frequência, né? Então é para ela atingir Uma melhor eficiência energética, né? Então acho que essas duas para mim foram muito marcantes. E daí mais recentemente eu acho que a a 40
60, porque eu acho que foi uma das primeiras eh 60s que realmente se consolidaram, tipo, no número um do Steam. >> Uhum. >> Né? inclusive no Brasil, né? Foi uma das a primeira uma das primeiras gerações Que a gente conseguiu, né, emplacar a 60 como uma campinha de vendas, né, não a 50. >> Eh, ó, galera, vou vou fechar a enquete. Acho que já teve bastante tempo de Pera, cadê cadê meu mouse? Pera aí, pera que eu tô perdendo pro Vem para cá. Aí, achei. OK. Aí o pessoal foi com a a série 10, então
teve mais ou menos 1/3 dos votos numa disputa de quatro placas de vídeo. A que ganhou menos carinho foi a série RTX40. Então, infelizmente, apesar da sua camiseta, não conseguiu vender ela. E a série 50 foi a segunda colocada, hein? O pessoal gostou desse design atual. E a única coisa que eu não curti muito da série 20, o visual era até legal, mas ele é um projeto que a gente tá com problema de algumas que fazem muito barulho, então ela precisaria trocar a pasta térmica, já deu uma envelhecida ali o projeto e é não é
divertido abrir A série 20 das placas de você. >> É muito complicado. >> Então a gente a gente inclusive pro nosso vídeo que vai sair logo depois do fim da live, a gente testou a 2080 Ti com o DSS 4.5. O Fábio não tava muito feliz com o nível de ruído que a nossa 2080 Ti faz atualmente, tá? Ela tá meio nervosa, >> que tem situações que ela ela às vezes ela mete 100% de giro em um dos ventiladores. >> Nossa, não, isso a gente não >> comportamentos meio estranhos. >> A nossa a série as
nossas série 20 não tão banguela por enquanto. Elas só estão fazendo bastante barulho [risadas] mesmo. >> O Arlequin SA diz que a GTX 980 de 4 GB maior que all. Cara, da >> 980 foi muito legal. 980 >> 970 também. >> Então eu ia dizer da série 900, >> apesar da da treta lá dos 3,5 GB. Foi uma placa >> histórica em termos de custo benefício. >> É, eu eu acho que da série 900 eu defenderia antes da 980, eu acho que eu defenderia mais a 970, que acho que foi a minha favorita da série
900. >> E depois a 980 Ti, por ser a bazuca da geração, né? Ela era muito forte. O leitor de comentários quer saber, vai rolar alguma aqui ainda ou já foi tudo? Não foi tudo. Deixa eu achar meu mouse. Se preparem mesmo você, pai de família, cansado, desculpa, você vai ter que digitar. Porém, falta um caracter. >> Um só. >> Falta só um caracter. E esse caracter, peraí que eu esqueci que que é que eu dizia. Esse caracter é o nome do modelo da LSS indicado para as placas RTX mais antigas. Essa é a letra
que tá faltando aí. E voltei a brincar disso, Zbert, Porque assim, a enquete diz que eles não queriam, mas eu lembrei que sou eu que tô pilotando a live e eu faço o que eu quiser, [risadas] entendeu? Todo mundo que é caroneiro pode dar opinião, mas só tem um segurando o volante, galera. [risadas] E falando em modelos, inclusive, Zbert, eu preciso que você fale o abecedário para mim em ordem, que eu preciso testar uma teoria. Hã, como assim? >> Por que vocês pularam umas letras? Por que que vocês pularam umas letras nos modelos? >> Então,
porque às vezes tem letras que são reservadas para outras coisas, daí eles simplesmente não usam. Eu lembro que antes até, né, do do dos modelos Transformer tinha algumas letras já que não eram usadas. >> Uhum. Então acabaram se perdendo ali pelo meio do caminho. Mas daí eu acho que para eh mais pertinente para pro Cenário que estamos hoje, né, o o K é o primeiro transformer, na verdade é o segundo, né, porque o primeiro era o J. Eh, o o K veio alguns meses depois do primeiro Transformer. E os os novos, né, que são do
DSS 4.5 são o M e o L. O M ele é usado para praticamente tudo. Eu personalmente, pessoalmente uso para todos os modos, né? Qualidade, balanceado, performance. E o L, ele foi feito especificamente para usar o modo ultra performance em 4K, porque o modo Ultra performance ele foi criado para usar em 8K, mas daí em 4K ele não dava tanta não dava uma qualidade de imagem tão tão interessante, porque você parte de 720p para 4K. >> Sim. E daí o o L foi feito, né, especificamente para usar eh em 4K com o modo ultra performance.
Então, mas aí você >> aí você vai lá e faz vareia, né? Eu queria aproveitar o meme. Desculpa, te Interrompei. [risadas] >> Aí tem situações onde o K e para quem busca mais desempenho, ele normalmente entrega uma qualidade de imagem bem legal em principalmente em uns modos qualidade balanceado. Enquanto que no modo performance eh o M eh a diferença de qualidade mágica é significativa, né? E não, eu ainda não testei muito o L porque eu tô tô tô fazendo mais teste em Full HD. >> Aham. >> Mas daí tem, por isso que a gente adicionou
lá no Nvidia App, no Override tem aquele modo recomendado que ele vareia, ele ele ajusta sozinho automaticamente, né? Se você coloca o DSS em modo qualidade ou balanceado, ele vai selecionar o presetk. Se você coloca em modo eh desempenho, ele já vai selecionar o preset. E em outra performance ele vai selecionar o P7L. >> Eh, e assim, pelo menos assim que acabar essa live, galera, nós vamos soltar um Vídeo com as nossas impressões, com o DSS 4.5. Então, já fiquem de olho aí no canal. Assim que eu encerrar a live, eu vou dar aqui o
publicar nele com as impressões. O que eu posso antecipar é que assim, de certa forma, o modelo L ele é bem nicho, né? Porque para usar ultra desempenho, pô, é é jogar muito pro upscaling, resolver o problema, né? É muita muita coisa pras costas dele, >> mas tende a entregar uma qualidade de imagem bem legal em 4K. >> Sim. É, é beleza. Se você tá indo para uma resolução final muito alta, né, como o caso do 4K, >> mas eu gosto, gosto do balanço do desempenho para 4K e os modelos mais recentes do DSS tá
dando para brincar de equilibrado no quad HD e às vezes até no Full HD eu tô tô gostando do resultado. Mas assim, a no vídeo que a gente vai lançar, vamos explicar os modelos um pouquinho mais a fundo. Vou mostrar o que que eu testei de cada um deles e Performance. Mas no fim do dia liga o modo recomendado e não deve ter erro, né, Zebt? Sim, eh, tende a funcionar bem em todas as situações. >> Então, meu cara, você tem duas crianças para criar. Eu também voltar para casa daqui a pouco. [risadas] Que que
quer trazer aí um último tópico pra gente fechar? >> Ã, deixa eu ver. Bom, DSS foi eh >> tem um que perguntaram, eu não sei, eu não sei como é que é em relação à disponibilidade no Brasil, porque é complicado às vezes esse produto, >> mas vocês mostraram o pulsar na CS, >> né? >> Sim. >> E essa é uma tecnologia complicadinha, então se puder dar uma explicada e principalmente nos dá uma visão de disponibilidade, porque é limitada ao monitor também, né? >> Exato. É, é uma tecnologia que é um recurso do monitor. >> Ah,
vamos lá. G5 pulsar. O que que é? ah, a gente já tinha, né? Não era tão, eh, utilizado, não era tão promovido, mas a gente já tinha o Ultra Low Motion Blur, que ele é um um sistema de eh black frame insertion, basicamente, né? Então, nos modelos nos monitores G5, eh, com o módulo G5, né, os monitores G5 puro, você tinha lá a opção ultraalow motion blur. Então, o que que ele faz? Ele dividia a frequência de atualização, não pela metade, mas ele assim funcionava, por exemplo, em eh 120, 144 Hz, algumas frequências assim. E
ele a a ideia é você desliga o backlight, atualiza a tela e daí você dá um flash no backlight para imprimir aquela imagem na sua retina. Então você consegue ter uma imagem mais nítida, né? Isso para jogos competitivos é muito importante, é muito legal. Só que você perdia o o VRR, né? Perdia o G5 enquanto você tava Usando o Trunow Motion Blur. Então, já há bastante tempo, né, existia esse desejo de combinar as duas coisas, né, trazer o Ultraow Motion Blur junto com a taxa de atualização variável. e internamente, né, houve vários experimentos e o
foi depois de bastante tempo o que conseguiram eh viabilizar a coisa, que é o pulsar, eh fazendo o seguinte, o em vez de a gente atualizar a tela toda, Né, como a gente vai trabalhar com uma taxa de atualização variável, eles dividiram a tela em 10 zonas, né? Então o depende de que o backlight tenha esse controle granular. Ah, então ele a atualização ela é feita em rolling shutter, né? Então você >> apaga uma parte do backlight, atualiza a aquela parte do painel, dá o flash, né? Faz a próxima. Então, com isso, e óbvio que
não é termina uma e faz a outra, ele ele começa começa a atualizar o o Painel, ele é atualizado, digamos, de forma linear, então você consegue Ah, é legal que dá para ver no vídeo, na tela. Isso que você tá descrevendo, ó. Dá para ver ela, >> exato. >> Piscando. A olho você não nota isso, tá, galera? Isso aí você não nota. Ol, muito rápido. >> A câmera pega esse efeito das zonas piscando, né, da pr atualização. Aham. Hã, e isso tem muita matemática por Trás, justamente para garantir uma imagem estável a olho nu, mas
trazendo essa maior eh persistência retinal. >> Uhum. H, então, e aí sim, fazendo esse sistema, né, dividido em zonas, o que que eh teve um, digamos, um benefício adicional que que foi liberado com isso, que é você a gente consegue atingir quatro vezes a essa nitidez, né, essa essa precisão. Então, a a partir de 250 FPS, a gente tem o equivalente, né, a a nitidez de o Que seria um monitor de 1000 Hz, que a gente consegue, né, quatro vezes. >> Uhum. >> Ah, mas assim, o pulsar ele funciona em qualquer taxa. Ele, na verdade,
ele tem uma taxa mínima. Eh, você eh o recomendado é a partir de 90 FPS, mas você tem ajuste no monitor para descer até 75, se você quiser, né? Porque daí abaixo disso ele desativa o pulsar. Se o FPS do jogo cair abaixo disso, né? Mas daí se voltar ele volta sozinho. H, Então, né, com qualquer taxa de quadros você tem esse benefício. Isso para jogos competitivos é fantástico, porque você consegue a imagem sem blur, né? Porque normalmente, por maior que seja a taxa de atualização do seu monitor, você tem, ela borra um pouco em
movimento e o pulsar busca justamente eliminar esse esse borrão enquanto você tem imagem de movimento. E tem benefício, né, no na demo que a gente tinha lá na CS, que eu tá no vídeo, funciona também não só para Jogos competitivos, né? Então, o exemplo lá era um jogo de estratégia. Então, enquanto você tá movimentando a o cenário, você consegue melhor definição da imagem também, >> né? Então é é muito bacana. E ele é um daqueles recursos que a gente adora porque ele é automágico, né? Só você habilitar ele funciona. Você não depende de mais nada.
>> É o único o único problema mesmo então dentro do monitor >> é a disponibilidade do monitor, né? Você ter o monitor compatível. >> Sim. Ah, os monitores já estão à venda nos Estados Unidos e a gente já tá falando com os fabricantes para trazer pelo menos algumas unidades pro Brasil. Então, a gente espera que em breve já tenha, né, do os monitores que já tem, já estão lá, acho que são eh Asus, Acer, ã, não lembro se a Gigabyte tem agora, tinha mais umas duas ou três marcas. Eh, Mas a gente já tá em
contato com os fabricantes para trazer pelo menos algumas unidades para testar no Brasil, né? Testar, digamos, o testar o mercado, porque são monitores com um valor um pouco mais elevado, eles são na casa de 600 700. Então, assim, não é tão caro quanto um monitor LED, né? Mas obviamente você tem opções, né, de 1440p, 360 Hz mais baratos, mas sem esse benefício. Então a gente espera que assim para quem E principalmente pro players, né, ou jogadores do competitivo que realmente querem levar o negócio a sério, vale muito a pena e não é tão absurdo, né?
Hoje em dia você encontra monitores OLED na casa aí de R$ 6.000 R$ 1.000 por aí. Eh, então vai, tende a ser, né, mais barato do que isso, só que depende também da, não sei como é que vai ser a questão dos impostos, não sei porque se esses monitores OLED talvez eles tenham algum benefício, alguma produção local, Alguma isenção. Não sei se os os pulsar vão conseguir chegar nesse nível de preço, né, embora o preço lá fora eles sejam mais baratos. Ã, mas vamos ver. Eh, tendem a chegar em breve. Assim que chegar a gente
deve conseguir para mandar um para vocês testarem aí, avaliar direitinho. >> É, o Ler Marlon até disse, "O LED é caro para caramba". Então, o LED também é uma tecnologia que tem uma das vantagens de ter o tempo de resposta baixo, ajuda um Pouco na nitidez, né? E que tudo isso que você descreveu, Zibert, é o difícil é que você fez o melhor que você poôde com palavras, mas é muito difícil se a pessoa não olhar o monitor, >> você tem que ver com os próprios olhos. É, a gente tipo o mais próximo que a
gente, por exemplo, quando fez esse comparativo aqui da tela do Switch 2 versus jogar na tela OLED o mesmo jogo e até te dá uma ideia de como quando você tem tempos de resposta, >> né? Colocar ele na documa numa num monitor OLED, né? Isso. E ao tempo de resposta super baixo do agora o jogo tá em slow motion. como você vê as coisas com mais clareza quando você tem uma tecnologia de display melhor e mesmo assim parece que ah em movimento não vai ver a diferença, mas eu que tava jogando tanto na minha TV
que é o LED quanto no display do Switch, esse comparativo nasceu do fato que eu percebi que tava diferente a imagem e obviamente não tava Jogando o jogo em slow motion, mas eu percebia como, pô, quando tá na minha TV, o jogo obviamente é uma tela 4K LED, tem essa vantagem das cores mais vivas, mas os movimentos também estavam mais claros >> e faz diferença, né? Como faz diferença esse esse você tá trazendo a estimativa aí de que é equivalente a quatro vezes mais taxa de atualização. >> Então é, tem vantagem em dois lados, né?
Porque primeiro você não precisa de uma Tela de taxa de atualização tão alta para ter essa nitidez. >> Uhum. >> E segundo, >> pessoar 1000 frames, né? >> Eu ia dizer [risadas] 1000 frames mesmo com os modo 6x do DSS 4.5, vocês não falam muito de 1000 frames, é normalmente 300, 400. É difícil, é difícil ter 1000 frames. >> Galera, você viu lá a demo tava em acho que em 144 fps, um negócio assim, é bem Tranquilo >> e já tinha um benefício bem interessante, >> ó. E para quem não foi embora, olha só, de
última hora aí, um abraço para André que tá acompanhando a live. E agora? Agora a nós já tínhamos agradecido a Techland por ter mandado quiz aí do da Enlight the Beast, mas para aqueles que não foram embora ainda, vocês deram sorte porque vai dropar em 3 2 1. Adicional de latência. Adicional de Latência. >> E agora eu vou colocar no chat do Battlefield 6. Eu só esqueci de perguntar pro André de que Pera aí, esqueci de perguntar onde é >> onde é essa aqui. Vamos vamos jogando nas lojas que vocês têm aí. [risadas] Joga até
no play. Vai que vai que vai que ativa. >> Imagino que seja da Não, pelo tamanho da Steam. É, pelo tamanho dos caracteres da Steam. >> O é do EA, acredito. Não, ele acabou de dizer que é da Steam. Essa já foi. Já foi essa. Então não tem problema, porque ele mandou uma segunda aqui. Quem pegar pegou. E agora eu tive pena dos pais de família cansados. Vocês podem fazer só no contrtrol C, contrtrol V, tá? Não vou fazer vocês sofrerem aí nessa reta final. Aí eu já nem enxergo meu monitor. Eu nem sei se
a live tá no ar ainda. Então esse essa é a hora a gente já tá quebrado mesmo. E olha só, o Bruno Mandou uma pergunta aqui. >> Hum. Ele quer saber se o DSS não tivesse sido lançado, não tivesse nascido, as placas de vídeo teriam ficado mais fortes ou teriam estagnado sem um crescimento tão significativo? >> Não, porque a gente já faz as placas mais potentes que a gente consegue. >> Uhum. >> Né? Então, eh, não, não, não existe, não tem mais o que fazer. Ã, você vê, ó, da 4090 para 5090, né? Ela é,
ela tem 50% a mais de hardware ali, né? Inclusive em barramento de memória, né? Quantidade de núcleos e ela ainda teve que consumir 50% a mais, basicamente, né? Então, assim, não tem mais, a gente já tá em 600 W, né? Ah, no no topo de linha. Então assim, não tem não tem para onde fugir. O o os processos de fabricação que existem hoje não nos permitem fazer placas mais potentes. Então a gente precisa e outra, se fosse fazer uma Placa ainda mais potente ia ser 10 20% mais potente, enquanto que o DSS entrega pra gente
saltos, né, de 4, 5, 6x, não só de frame generation, mas em super resolution mesmo. Eh, então assim, a o que a inteligência artificial faz pela gente hoje é um salto de pelo menos 10 anos, né, que a gente teria que esperar esse tempo para conseguir fazer uma placa com aquele desempenho bruto. A gente consegue adiantar isso hoje para hoje, né? Então isso viabiliza coisas Como path tracing em tempo real, né? Então isso dá uma um boost muito grande. Pô, hoje a gente consegue jogar jogo jogos com path tracing em 4K 240 FPS, né? Então
assim, quanto tempo ia demorar pra gente conseguir fazer isso na na base da força bruta, né? Sei lá, 50 anos. Então assim, acho que o o que o DSS permite por nós hoje é é um um uma máquina do tempo, assim. H, enquanto a gente continua procurando, não só, né, a gente continua investindo Em coisas como neuro shahaders, né, outras técnicas de tornar as coisas mais eficientes, né, o próprio sistema de RTX hair, né, de usar esferas em vez de de triângulos, são justamente eh o o esse essas outras pesquisas não pararam por causa do
DSS, não se preocupe. né? E então a ideia é que a gente continua buscando formas de melhorar o desempenho bruto, apesar de, né, sem depender de mais hardware e o o DSS, tanto o Super Resolution quanto o Frame Generation, né, nos permite atingir essas taxas de quadros mais altas, mais altas. >> Eu ia comentar que essa é uma discussão que talvez eu coloque num vídeo que eu tava desenvolvendo. >> Hum. E aí eu fiquei um pouquinho chocado com, eu fui mostrar para provar como eu já tinha essa ideia, tava um pouco, né, sobre essa discussão
de que como o Super Resolution impactou nos games, porque principalmente por muito tempo, o Pessoal ainda usa bastante a expressão muleta para se referir ao ao upscaling. >> E aí eu ia trazer essa discussão, só que daí eu fui chocado pela informação, >> hum, >> de que esse card tá no trelo, super resolução está ferrando os games. >> O problema é que eu fui ver quando eu adicionei esse card, foi em 26 de abril de 2023. Eu ainda [risadas] não fiz esse negócio, essa ideia, essa discussão sobre o impacto da super resolução nos Jogos. E
agora eu fui, estou um pouco chocado porque eu achei que esse card não fazia tanto tempo assim que eu tinha tido essa ideia e tinha colocado ali no ideias para vídeo e daqui a pouco ela é maior de idade, vai poder beber e dirigir esse card do Trelo e eu não faço esse negócio. Mas um dia vai sair. >> O um e um outro ponto é que a gente já chegou num, né? Eh, o DSS ele já evoluiu tanto que ele já entrega, né, apesar de Partir de uma resolução de renderização mais baixa, ele já
entrega, na maioria dos casos, melhor qualidade de imagem do que a renderização nativa. >> Uhum. >> Né? Então assim, não é mais uma questão de aí sim a renderização nativa é, digamos, uma péssima ideia, porque você tem que gastar um monte de performance e no final das contas você ainda tem uma qualidade de imagem pior do que você teria com DSS. >> O Vittor disse aqui que tá tanto tempo esse trelo, esse card no tro aí que eu já devo ter mudado de ideia ao longo do caminho. Tipo, se eu tivesse feito vídeo em 2023,
eu ia dizer uma coisa. 2026. Então eu eu acho que a minha opinião não mudou tanto assim em linhas gerais, porque eu lembro que em porque a discussão que a gente tenta aqui, se o DSS não tivesse nascido, o que que teria acontecido? É que o DSS ele liberou performance, ele deu a capacidade das Placas. Inicialmente o pessoal teve uma resposta mais positiva, porque o que que isso fez? Fez os hardwares rodar os jogos com mais facilidade. Só que quando surge essa margem de performance, o que que as desenvolvedoras faz? vai aproveitar para carregar no
gráfico, >> eles vão pôr gráficos que eles não colocariam. E assim tem sido desde o início dos tempos. Toda vez que vem uma placa mais potente com margem de Performance, eles não ficam, ok, agora nós vamos continuar os jogos no mesmo patamar e o desempenho continua. Não, eles vão lá e aumentam os filtros gráficos e e a gente fica nessa situação assim. em partes é o que faz os gráficos melhorarem, mas também não tô descartando o quanto alguns jogos são talvez mal otimizados ou as pessoas usam o upscaling como um slider de resolver performance. Também
tem isso, mas eu Lembro que desde que essa ideia nasceu e esse ia ser a linha da narrativa que eu tinha pensado para esse roteiro, essas ideias. E não, os anos estão passando, minha ideia não tá mudando em torno disso. Realmente >> é um bom recurso. O problema é às vezes a aplicação dele. Ele não é um slider para resolver que não tá rodando em frames o suficiente o seu jogo. Você devia ter dado uma otimizada, reduzido modelos, >> coisas assim para subir a performance. Não, só OK, agora tá renderizando no modo qualidade, faltou desempenho,
vai pro outro desempenho, volta pro qualidade, né? Como aconteceu, acho que um bom exemplo é como é que é o Immortals of Avian que chegava a rodar em >> Sim, chegava 360p >> 360p de resolução interna quando cair a performance, pelo amor de Deus, entendeu? Você não acha que tem alguma Coisa errada na sua otimização quando isso acontece, né? Então tá, senor Zibert, chega. Você tem criança para criar? Eu também. Deixa eu agradecer aí. Muito obrigado pela sua presença. Sabe que aí sempre que tiver novidades aí por parte da Nvidia, é sempre um prazer conversar
com você. >> Igualmente. Ah, senti >> não, por favor, por favor. >> Não, obrigado pela por me receberem, né? Obrigado a galera que tá assistindo, né? Muitas perguntas muito interessantes. Desculpa que a gente não conseguiu responder muitas delas. Ã, eh, obrigado a vocês que estão, né? sempre faz testando os nossos produtos, nossas tecnologias, né? Promovendo essas discussões. É, pra gente é muito muito bacana também. Zbert não quer dizer às vezes que a gente incomoda, né? >> Tá errada @ faltou aí. >> Ah, pera aí. É, eu ia tá @ errada @im. >> Ai, faltou um
enrolê. Pera aí, pera aí, [risadas] deixa eu já corrigir. Ia jogar na tela justamente para para dizer pro pessoal que quer mandar mais perguntas. >> Deixa eu achar. Cadê? Não, não é essa aqui. Não está aqui não. Você não é o Cano Presoto que ainda tá aqui >> não. Não sou >> perdida aqui no nosso BMIX. Pera aí. A, pera aí. Que que faltou ali que eu não consigo mal consigo ler daqui. >> É, tem um e depois do i. >> Ah, tá. Agora enxerge. Nossa, agora eu pus ele maiúsculo. Pera, pera, pera. Quem quem
tiver dúvidas >> você pode te achar aonde? Não, você não é o Casciano presoto. É. Caschei. >> Aê, >> agora foi. Tem dúvidas? Como? Twitter outro lugar que vai me achar mais fácil, porque Instagram só pessoal, só foto de antigamente era foto de cachorro, mas não quero expor minhas meninas, então Não não ponho fotos delas, não ponho muito, então não acabo não usando muito. Aliás, ultimamente eu só sigo coisa de construção. Eu não sei por me deu essa pira de coisa de construção. Tô pesquisando sobre estrutura metálica, light walls, negócio assim, cara. Tu >> vai,
tu vai construir alguma coisa? >> Tô pensando em algum momento, sim. [risadas] >> A gente tá chegando numa idade perigosa, entendeu? Começa a surgir umas Necessidades de hobbies estranhos. Eu também me pergunto o que que eu vou fazer quando ficar ainda mais velho. Tô cogitando aí, será que eu vou ter um quintalzinho e vou criar uns repolhos? Como é que a gente faz? >> Eu quero fazer um curso de solda, uns negócios assim. Eu tô precisando de solda para um aprender a fazer solda para um vídeo aí que eu tenho em mente. Mas fica fica
o semipispoiler aí. Eu preciso mexer em metalurgia. >> Tu é com estranho, né, de eletrônica. >> Ah, tá. Não, não, não. Eu tô querendo um negócio de metalurgia mesmo >> desse nível aí. Mas fica aí de a gente vai fazer um >> um um acabamento de janela novo para adrenalina e vou fazer um vídeo. Não, em breve. Vamos ver se essa ideia dá certo e daí vocês descobrem do que eu tô falando. Então, Zbert, muito obrigado e obrigado a todo mundo que ficou até o final da live. Não tem mais que não tem Mais que
>> Acabou agora. >> Um abraço aí todo mundo que acompanha essa discussão até o final e até o próximo vídeo. Tchau tchau. >> O botão de terminar. Cadê? Não, cadê? Vai agora foi >> aí. Sor Zbert, sempre uma satisfação, hein? E aí, qualquer coisa, [música] estamos aí. Só chamar nós no zap. Quando chegar esse tal desse monitor do Sara aí, Podendo brincar com certeza. Apesar que vai ser um [música] desafio fazer um vídeo sobre ele, hein? É difícil mostrar essas coisas. [música] Sim. Yeah. Yeah. [música] Looking for a clear of m so that I can
see clear. [música] So hard to find. I'm triing on the [música] Yeah. [música] I feel so dirty. Dark dirty. I feel so dirty. Dark [música] SC.