Os grandes investidores do Brasil estão te fazendo de otário. Hoje é dia de falar do golpe da classe média, o golpe dos investimentos, investindo em bolsa de valores, investindo em ações. Se o pessoal de uma classe mais baixa cai no tigrinho, cai no hacker Aviator, cai no renda extra de aplicativo milagroso e tal, a classe média cai alguns contos, como esses daqui que a gente vai ver aqui no vídeo do Rusen, o investidor Sardinha.
Então, o canal do Rusen aqui, ó, mais de 1. 300. 000 1000 inscritos, mais de 130.
000 visualizações nos últimos 7 dias. Nesse vídeo aqui, onde ele põe um pouquinho da farça, dos golpes, da manipulação que tem dentro da bolsa de valores. Então, vamos dar uma olhada aqui.
Se liga, então, vamos lá. Bom, a gente tem uma discussão interessante hoje para fazer, né? Uma pergunta que me fizeram foi se os investidores institucionais eles manipulam o mercado financeiro de alguma maneira.
Eu vou tentar utilizar um exemplo mais, não tenho dúvida disso, mas nem dúvida, nem dúvida disso, mas beleza. Recente para mostrar para vocês o que pode acontecer no mercado financeiro, não só dessa vez, como sempre, se você não prestar atenção. Lá atrás, alguns meses atrás, acho mais ou menos meses, eu publiquei esse vídeo que tá aqui em cima, onde o Bradesco naquela época estava com PvP de 0,80, chegou a 0,78 até.
Ou seja, cada R 1 que o Bradesco tinha ali de patrimônio, você estava pagando literalmente 78 centavos por ele. Considerando que o Bradesco é uma empresa que tem uma marca, é uma empresa lucrativa, que ccava bilhões naquele período. Então, se a gente leva pra base, a gente tá dizendo que o Bradesco não valia absolutamente nada.
Não vale nem o patrimônio que ele tem, não vale as sedes que ele possui, não vale os imóveis, não vale o carro, não vale os funcionários, não vale a marca, nada disso tem valor. Então o Brades tinha se tornado simplesmente um lixo do dia pra noite que não vale. É engraçado isso, né?
O pessoal e saiu um resultado de um trimestre de uma empresa e pronto, já nossa, destrói, não vale a pena. Acabou, o lixo cai, já cai 20% no mesmo dia. Aconteceu isso agora com o Banco do Brasil.
E mesmo o pessoal que se diz investidor de longo prazo ali, se emociona com esse tipo de notícia aí, fala: "Nossa, tenho que tomar cuidado agora tal". Não deveria ser a hora talvez de comprar, né? Não era na hora da quebradeira, né?
Não tem aquela velho ditado, né? Compre o som do dos canhões e venda ao som dos violinos, mas na hora do som dos canhões ninguém quer comprar, né? Impressionante.
E como eu sempre falo, pro pessoal, né? Eh, você vai reparar no mercado mercado financeiro que ele é sempre exagerado. O mercado financeiro ele é sempre exagerado, tanto pra queda quanto pra alta.
Então, se alguma coisa aconteceu de errado em alguma empresa, despenca: "Meu Deus, não presta, não vale mais nada". Se alguma coisa aconteceu de bom também, nossa senhora, pronto, agora é a nova Tesla, nova Nvidia, a empresa vai dominar o mundo e tal, porque fez uma coisinha a mínima em um trimestre, pronto, já vai, sobe 100%, né? Todo mundo se empolga, compra para depois cair, né?
Então, eh, sempre tem que tomar cuidado com esses exageros do mercado, né? Falei absolutamente nada. Era isso que o mercado financeiro estava te dizendo com esses indicadores.
078 significa compensa mais montar um banco do zero, pagando R$ 1 pro patrimônio do que comprar Bradesco. R$ 1 pro real, né? Porque se você comprar imóvel de R 100.
000, você teria que pagar R. 000 para só patrimônio. Você não tem marca, você não tem autorização do Banco Central, você não tem funcionários, você não tem cliente, você não tem nada.
Qualquer pessoa que tem dois de QI, não precisa nem ser muito inteligente, dois, não precisa nem ter 80, né? Dizem que o QI do média 80, conversa fiada. E quando eu vi esses números, então eu disse: "Olha, isso é uma loucura, uma histeria, uma heresia completa, não faz nenhum sentido o que tá sendo dito aqui".
E publiquei esse vídeo onde eu falo porque que o Brades estava de graça praticamente, né? Naquela ocasião, enquanto eu dizia isso, não só o Godman Sax como o Deporgan. Deporgan tinha colocado Bradesco para neutro, né?
Tirado a col de compra, tinha colocado para neutro. E o Goldman Sax dizia que era importante vender ações do Bradisco naquele momento. Não, mas que assim, quem investe também o o a levando a sério esse tipo de notícia aqui, cara, o cara tem que perder dinheiro mesmo, velho.
Porque é o seguinte, a cada semana, a cada mês, esses caras colocam uma nova previsão lá. Então, ah, ações para comprar esse mês, Banco do Brasil ou Sabesp, seja lá o quê, ações para tirar da carteira esse mês, Apple, Nvidia, tal, aí no outro mês já muda tudo de novo. Ou seja, ah, não, então só esse mês que valia a pena.
comprar Bradesco. Mês que vem já não vale mais não era na história, não é comprar para longo prazo, não é virar sócio da empresa, adquirir eh adquirir não, eh acumular patrimônio, não seria essa a história, né? E aí você entra aqui no no Infoman, por exemplo, sempre tem essas coisas sendoas, né?
Ações que valem a pena esse mês, eh, corta a nota de não sei o quem e leva a nota de não sei o quem sempre assim, de uma semana para outra, de um mês para outro, eles já vão mudando, sabe? Então não dá para você levar a sério esse tipo de informação aqui, esse tipo de notícia, né? Momento não só como diversas outras instituições financeiras brasileiras e de fora.
Eles diziam naquele momento o seguinte: "Olha, venda suas ações de Bradesco porque não faz sentido nenhum ter Bradesco nesse momento exato. " Você tem que partir do princípio seguinte: os melhores investidores do planeta hoje eles estão contratados pelos maiores bancos de investimento do mundo. Não existe nenhuma chance, né, de um cara que formou em Stanford e ter feito, sei lá quantas graduações ali dentro, ter se profissionalizado com os melhores, trabalhado lado a lado com os caras que analisaram as maiores fusões da história.
Não tem nenhuma chance desse cara ter menos informação do que eu aqui no Brasil. Por mais que eu tenha uma proximidade com os investidores institucionais, eu converso com eles, por mais que eu toque a top um consultoria de investimentos aí do BTG Pactual, né, já faz a publizinha dele aqui, né, a UVP e a maior consultoria do ranking deles. Quando a gente vai falar de investidores institucionais, eu conheço gente muito maior que eu, converso com essas pessoas e tal, eu sei o quanto conhecimento esses caras no Brasil t.
Imagina lá fora, imagina a quantidade de conhecimento que eles não tm, imagina o quanto que não é o salário desses caras que estavam fazendo essas previsões. E é, realmente são pessoas muito capacitadas, muitíssimo inteligentes, inteligentes, tem muitas informações e aí que mora o perigo, né? Será que elas realmente querem te passar as informações necessárias ou será que elas só querem olha manipular o mercado para o bem delas mesmo?
Sabe? É o que acontece muito no mercado financeiro, principalmente com as pessoas, quanto maior a pessoa, quanto mais informação ela tem, mas ela usa o favor dela, esquilo lá. Então ela não quer saber de, ah, não, vou falar para todo mundo o que vai acontecer.
Daí se ela fala para todo mundo, acabou, ela não ganha nada com isso, sabe? Então ela geralmente esse tipo de de pessoa aí eles realmente manipulam o mercado para benefício próprio e aí quem cai nessas conversas aqui perde dinheiro. E algumas pessoas falam: "Caramba, eles erraram e fazem piada".
Por que que eles erraram? Porque se você vai hoje aí o Bofa, né, o Bank of America, ele bateu o martelo, né, ontem, no dia 8 de maio, enquanto o Bradesco subia 15%, eles bateram o martelo e disseram: "Hora de comprar ações do Bradesco". Como assim, né?
Então, depois que o Bradesco sobe em um único mês 20%, esse é o momento que o Bank of America ele tenta induzir não só a própria base, como o mercado de modo geral, ele sabe que quando ele divulga essa informação na Bank of America, algumas pessoas vão seguir essa call, afinal ali dentro estão os maiores analistas do planeta. Ele dá uma call de compra para Bradesco. E as pessoas me falam: "Pô, isso é ignorância, né?
Isso aqui eles simplesmente não sabem o que estão falando. O mercado financeiro erra 95". Ah, sabe?
Com certeza sabe, né? É impressionante. Isso.
É totalmente contra o que eles mesmos signam, o que eles mesmos pregam, o que eles mesmos fazem. Totalmente contra. Mas na hora de dar essas recomendações, essas notícias, sempre assim, né?
Tipo, ah, pô, tá caindo, não presta, um lixo mesmo, sai fora, ah, tá subindo, vamos, tá bom. Totalmente ao contrário do que eles pregam, né, de você tentar comprar na baixa e vender na alta, tal. Eh, então assim, fica bem contraditório, né, que nem o Raul tá falando aqui, velho.
Não é, não é sem querer, velho. Não é sem querer. Isso é muito premeditado, cara.
Por das previsões, etc. Isso é o que diz, né, a wall, etc. Eu tenho uma outra versão.
Não tô falando do Bank of America, não tô falando de Goldman Sax, não tô falando de Morga, não estou falando dessas instituições financeiras em específico. Estou falando sobre um todo do mercado financeiro. Eu depois de alguns anos operando aqui já, né, profissionalmente há mais de 6 anos no mercado financeiro com a marketing, passei por ter plataforma independente de investimentos, passei por construir, passei por n áreas, né, do do mercado financeiro.
Hoje eu te digo, nada disso é feito sem intenção. Eu comecei a analisar, você começa a perceber que na prática é é proposital. Por quê?
Quando eu quero comprar uma ação, se eu sou aqui, né, se eu tenho aqui os meus investidores aqui na minha base, se eu tenho o meu plano de wealth, se eu tenho a minha casa que tem que garantir rentabilidade para os meus maiores clientes, eu não quero entrar numa ação com ela super valorizada. Qual benefício eu tenho de como uma casa de análise vinculada a um banco, que a maior parte é, ou vinculada, né, a um? Qual benefício eu tenho por dizer assim, olha, a gente encontrou aqui uma excelente oportunidade de comprar ações do Bradesco esse mês.
Se eu fizer isso, o Bradesco que tava a R$ 12, com todos os bancos de investimento falando que ele é um local de compra, todo mundo começaria a comprar. Então o meu cliente, que é quem tá pagando as contas, ele ia entrar numa ação com elas sobrevalorizada, ele ia entrar numa ação. É, no final das contas, realmente o mercado ele é feito, ele é feito movimentado pelos grandes, né?
Então, eh, quando você vê essas grandes quedas também não quer dizer que, ah, o Joãozinho aqui do Brasil que tá vendendo, ah, meu vizinho que eu vendi as minhas poucas ações do banco do do Bradesco que e aí despencou o preço, não é? Muito bem orquestrado isso aí. Então você pode ver que mesmo antes de sair o resultado já começam a rolar muitos clus de venda.
Por exemplo, no Banco do Brasil, essa semana aí, a semana passada, um dia antes, no dia do resultado, o resultado saiu só depois do que fechou o pregão, no dia do resultado já começaram a abrir um monte de ordem de venda gigantesca institucionais abrindo ordem de venda gigantesca, ou seja, já sabiam que o resultado i seria uma bosta. Já sabiam antes do resultado ser ser divulgado, já sabiam que tava abrindo ordem de vendas. Aí logo no outro dia, daí pô, a o resultado foi foi horrível mesmo, caiu o lucro, tal, no outro dia já abriu caindo 20%.
E óbvio, o investidor em pessoa física, um investidor pequeno, ele não tem a capacidade, mesmo se a maioria vender, ele não tem a capacidade de derrubar tão forte assim. Mas os os institucionais, eles mesmos derrubam o preço, jogam o preço lá para baixo, eles mesmo entram vendido, eles mesmo vendem. Quando o mercado vê ali que já caiu 10%, aí todo mundo desespera.
Aí sim entra o investidor, pessoa física aqui. Ah não, não, vende, vende, vende, vende, vende, vai para lá pra lama, né? E aí, como o Raul fala aqui, e aí pros clientes premium, pros clientes gigantes, pros clientes que tem bala na agulha mesmo, que movimenta as baleias que movimentam no mercado, aí fala: "Pronto pessoal, nosso serviço tá feito, ó, derrubamos o preço, fal, soltamos as matérias de que, ó, vamos sair fora e tal, agora está lá embaixo, vamos voltar aumentando nossa posição.
" Lindo, tá muito mais cara do que o normal. Eu tô entregando maior rentabilidade ou menor rentabilidade pro meu cliente? Agora, se em vez de fazer isso, eu vou no mercado e falo: "Essa empresa já era.
Essa empresa não serve para nada". Ou pelo menos incentivo quem faz. Porque eu não possa fazer isso diretamente, porque é manipulação de mercado, eu vou pelo menos incentivar quem faz.
Cara, você não quer fazer aí um vídeo falando que Bradesco é ruim, não? Põe em dúvida, põe cara, um negócio aí, ah, é, é manipulação de mercado também. Daí eu não confio muito não, viu, Raul?
Vou te falar que é, eu acho que tem manipulação no mercado descarada, tem aqui no Brasil mesmo, você vê, não precisa nem longe lá no Gan, não. Aqui no Brasil mesmo você vê é bem descarada a manipulação de mercado e a CVM simplesmente fecha os olhos assim, tipo que nem esse exemplo que eu tô falando do Banco do Brasil, pô, tava lá na cara, velho, antes de sair o resultado já tava abrindo uma monção vendida. Você acha que não sabiam?
Ah, foi uma aposta. Ah, não, eu apostei aqui que tava, achei que Banca do Brasil ia cair já, botei tudo vendido antes aqui, tá? com certeza já sabe a informação.
Se investigasse ir atrás, pega, mas um peixe grande, né? Então nunca dá nada. Que é que se o Bradesco consegue sobreviver?
Aí vem aquela matéria, pô, Bradesco tá dificuldade de reestruturação. Bradesco tem tido problemas. Bradesco tem problema na gestão.
Bradesco troca gestão. Bradesco não funciona. Bradesco qu aquilo tudo vai minando a confiança do investidor pequeno.
Esse investidor pequeno ele acaba vendendo essas ações. Ele vendendo as ações, a gente tem uma cotação menor, eu entro nessas ações. E daí obviamente eu tô vendo, né, o PVP, preço pelo valor patrimonial, eu tô vendo os dados financeiros do banco.
Na hora que solta o relatório, os números são bem melhores, bem mais positivos. Não adianta pensar que o mercado financeiro não sabia disso. Esse pessoal vive tudo na mesma rua aqui no Brasil, né?
Estão todos na Faria Lima. Conversando no almoço, o cara que trabalha no Brasil fala: "Não, a gente tá no bem que isso, cara. Fez projeto de reestruturação tá legal cara compra coloca".
Exatamente, velho. O pessoal faz churrasco junto, né? Churrasco não, que é pessoal mais elite, né?
Come cavear junto em casa, faz um jantar com a família. Então tá lá o pi do Itaú, não sei o quê, do Bradesco, não sei o quê, do Brasil. Então as informações rolam, não tem jeito.
As informações da elite ali rolam entre elas, eles já sabem. E por isso que eu falei, é manipulação de mercado. É, mas aí como você vai pegar quem tem interesse de atrás desses caras grandes, né?
Na carteira dos clientes dele, p sai o relatório, as empresas lá na lua e agora para terminar de garantir o desempenho, né? Pô, Bradesco tá incrível, compra em Bradesco, comprem Bradesco, comprem em Bradesco. E aí o Bradesco tem uma supervalorização.
Porque assim, se você olha agora os relatórios, vamos lá, o que que mudou nas ações de Bradesco daquela data que a gente fez o vídeo para agora, você tem aqui o preço pelo valor patrimonial do banco, né? Ele agora tá em 0,84. Ou seja, se ele tava em 0,80, a cada um 80 centavos você tava comprando R 1, agora tá em 0,84.
Ainda tá bom, né? Não tá ruim, mas quando você olha aqui, tem uma mudança nos relatórios. Claro que tem uma mudança nos relatórios, né?
Vai ter um históricamente de receita, etc. Agora, que dia que o Bradesco teve prejuízo? Quando você pega lá desde 2020, né?
Ou pega antes, vamos lá, você pega 10 anos, cara, que dia? Olha, já aconteceu várias vezes da receita cair, o lucro cair, receita cair, lucro cair, voltar, etc. Era um movimento absolutamente normal de mercado.
Você pode ver aí na analítica, tem todos os históricos de anos e anos e anos. Se quiser, tem até mais histórico do que isso. Então, esses indicadores eles estão flutuando desde sempre, né?
Cara, esse é um tipo de coisa que eu sempre falo pro pessoal, cara, quer investir em ações e não quer ter dor de cabeça, não quer ter problema. Primeira coisa, ah, Bradesco, vai lá e dá um Google para saber se tem problema ali de ah, polêmicas, não, não, notícias, essas notícias de lucro, prejuízo, não. Dá uma olhada se tem polêmicas, corrupção, esse tipo de coisa.
Ah, não tem. Beleza, entra ali em pode ser, ó, o VP analítica, tem aqui, tem a estados invés de graça, fundamentos, se eu não me engano, tem de graça também. Fundamentei agora, acho que tá pago.
Você consegue ver as informações ali do balanço da empresa. Aí você consegue ver a como tá o lucro da empresa nos últimos 10 anos, como tá a receita, como tá o endividamento da empresa nos últimos 10 anos. Se tiver isso controlado, receita crescente, lucro crescente, endividamento controlado, pronto, você já não vai fazer merda.
Comprou 15 empresas diferentes que batem esse critério aí você já não vai ter feito merda. E aí por isso que é exatamente que ele tá falando aqui, sabe? Pô, nossa, que que mudou?
Não, meu Deus, é, teve um trimestre ruim, beleza, já despenca as ações e tal. Cara, olha isso aqui, velho. Quanto você tá fazendo de lucro, velho?
Não mudou tanto o lucro assim pro ano passado. Você pegar os 10, 20 anos aqui, você vai ver que realmente tem oscilações. Nenhuma empresa faz isso aqui de lucro.
Ah, não, pô. Aumentou o lucro, caiu um pouquinho, aumentou, caiu um pouquinho, aumentou. Mas o importante é tá nessa crescente aqui ao longo dos anos.
Se tiver, quando tiver mantendo isso, não tem porque você se desesperar, sabe? Vai ver aqui que o PvP do banco, olha, em 2021 ele sai de 1. 24 para agora 0,84, né?
E chegou até 073 em 2024, foi quando eu fiz aquele vídeo lá. Então assim, o que que a gente tinha de tão péssimo no Bradesco que mudou? É o mesmo Bradesco.
Ah, teve um ano ruim, teve um trimestre ruim, isso ia mudar o quê? Na vida do investidor de longo prazo? É importante que vocês entendam, esse dado ainda tá desatualizado porque aqu ele tá R$ 13 o Bradesco, né?
Agora ele tá a R. Então é importante que você entenda que você não deve se deixar manipular para esse tipo de coisa. E é quando eu falo para vocês da importância de você conferir não só, né, um relatóiozinho bobo, não só um um dado irrelevante da coisa, mas abrir o R, entendeu uma coisa chamada guidance.
Cara, para onde que o banco tá indo? Quais são as informações que o banco tem para te dar? A receita líquida dela tá caindo?
O índice de nadimplência, ele subiu tão radicalmente assim? O que que mudou nessa estrutura do Bradesco? E eu te respondo, não tinha mudado absolutamente nada.
Se você pegar lá desde a série his, cara, muito bom isso aqui. E é bom relembrar também que nem o Raul falou aqui, não tô dizendo que o mercado financeiro é tudo por golpe. Não investe em ações porque você é manipulado.
Você é manipulado se você investe com foco num num curto prazo. Ah, você quer comprar e vender porque saiu essa notícia, porque esse resultado foi assim, agora o resultado melhorou, agora piorou. E olha lá, falaram que agora vai cair, falaram que essa é a nova Magalu, a nova Nvidia.
Não, se você investir assim, pensando assim, você vai perder dinheiro. Com certeza você vai ser manipulado, vai cair nesse nesses contos aqui. Agora, se você investe com foco no longo prazo, aí você não tá, você não cai nesses ruídos, porque por mais que a opção vai cair, vai sofrer com esse tipo de ruído, você aproveita até para comprar mais, para fazer no seu preço médio e no longo prazo, conforme os anos, ela vai se ajustar ao lucro da empresa.
Sempre assim, sempre, sempre. A empresa, a cotação da empresa sempre acompanha o lucro. Sempre.
no longo prazo vai ficar, você vai olhar o gráfico de lucro da empresa e cotação, o preço dela, tá sempre junto, tá sempre vai ter umas variaçõezinhas ali por causa desses subídos no mercado, mas sempre vão seguir a mesma linha, sabe? Então se você investe pensando longo prazo, você não tem esse tipo de problema. Já teve diversas vezes que o banco passou por dificuldades desde quando ele era banco brasileiro de descontos.
Se você pegar o Itaú, ele já passou por dificuldades. Se você pegar o Santander, ele já passou por dificuldades. Se você pegar qualquer banco brasileiro, tem um momento que ele registra mais lucro, tem um momento que ele registra menos lucro.
O Bradesco tem de fato um legado terrível. Ele não melhorou. Então quando você pega hoje o aplicativo ainda é muito ruim, ele tem um histórico de ter adquirido sei lá quantos bancos, né?
Ruim demais, velho. Nunca vi um banco que tem um aplicativo pro banco e outro aplicativo pro cartão de crédito. Ué, que coisa ridícula.
Ele só terminou de digerir os bancos que ele comprou recentemente quando a gente fala, né, dos bancos, por exemplo, eu conheço muita gente trabalha no no mercado financeiro há muitos anos. Tem gente que trabalha no mercado financeiro há 40 anos. E é normal quando o Santander, por exemplo, adquiriu o Banco Real.
Me contaram uma história esses dias recente, assim, uma pessoa que tinha um cargo muito alto, o banco, hoje também tem cargo muito alto no em bancos no Brasil. A gente tava conversando, ele falou que o Banco Real foi adquirido, né, em 2007 ali pelo grupo Santander. O Santander quando chegou em 2013 ainda, o Santander não sabia quantas agências o Santander tinha no país.
Olha isso, que loucura. Então o Santander ali olhando e falava: "Cara, não tenho a menor ideia de quantas agências existem". Então tiveram esses cara totalmente perdido, cara, passar contando as próprias agências, porque eles não sabiam quem tava trabalhando no banco, não.
Então comprou naquela época, só terminou a digestão, né? Engolir, entender o sistema, unificar os sistemas, etc. Só terminou mais de 10 anos depois.
Então foi ali que, acho que agora acabou o legado do Banco Real aqui dentro e vez o outro ainda vai aparecer. A mesma coisa o Bradesco, o Bradesco adquiriu a HSBC, adquiriu dezenas de bancos ali ao longo dessa história. O sistema até hoje, né, todo ano o presidente promete que é o fim das telas ali pretas e tal e não acabava.
Por quê? Porque os sistemas antigos rodando de todos aqueles bancos, né? Aí ganhou muito dinheiro com isso, integrando esses sistemas.
Então o Brades não, cara, imagina o trabalho que é também você integrar bancos, ainda mais hoje na era digital tá um pouco mais fácil isso aí, né? Mais mais tranquilo de fazer esse tipo de coisa. Agora, sei lá, mesmo uma recente ali, 10, 15, 20 anos atrás, cara, já tinha muita coisa que meio não tava no sistema, né?
Não tava tudo computadorizado ainda. Muito difícil. Agências, velho, lidar com agências, funcionários é algo meio realmente bizarro.
Conseguiu vir para essa revolução digital. Ele é um banco que ficou extremamente atrasado. Ele tinha uma corretora que ele comprou, ele acabou com a corretora.
A agora era a maior corretora. Agora, como fosse a XP, como fosse o BTG Pactual dos anos anteriores, o Bradesco comprou, ela matou a marca, não serviu para nada, perdeu tudo aquele legado, até hoje tá ali dentro, dentro do aplicativo como um apendice. Então assim, o Bradesco ele precisa se organizar para chegar a competir com os bancos digitais de igual para igual, mas ainda é um banco extremamente grande, ainda é um banco que tem poupança, quantos bancos hoje podem oferecer financiamento imobiliário no Brasil?
Você tem isso que eu ia falar, financiamento imobiliário é o que salva Bradesco financiamentos, né? Os bancos digitais ainda estão correndo atrás dessa parte de financiamento, de crédito, nas linhas de crédito, quantro os bancões eles naram de braçado nisso, né? financiar Bradesco financia milhões de móveis e projetos grandes, eh, construções, obras e tal.
Então, aí que vem muita grana, né? Financiamento imobiliário do Banco Inter, você tem financiamento imobiliário do Nubank? Você tem financiamento imobiliário, por exemplo, do BTG para atual?
Não existe porque eles não têm poupança. A poupança é da onde você tira o dinheiro para fazer financiamento imobiliário. Então tem diversas características de poder que existem dentro desses bancos mais legados, esses bancos mais antigos, que os bancos atuais eles jamais vão conseguir competir.
O que Bradesco precisa é de uma reestruturação tecnológica, colocar jovem no comando. Bradesco tinha uma uma diretoria muito envelhecida, que não acompanhou essa mudança tecnológica. Ele tá passando por esse desafio agora.
Ele ia falido dia pra noite? O Brasí queria deixar de desistir, como é o que estavam te dizendo aqui? Claro que não.
Os investidores institucionais sabiam disso? Se o Raul Sena tenho um contato com meia dúzia de gente de mercado de banco, entendo disso. Eu já conheci a tesoureiro do do Bradesco, etc.
troquei essa ideia e ele sabia dessas informações todas. As pessoas ali então dentro do DP Morgan, dentro do Bank of America, dentro do Goldman Sax, eles são mais estúpidos do que eu. Eles não têm acesso a essa informação.
Você não precisa nem ter acesso às informações, né, pô? Eu não tenho acesso a ninguém zero do Bradesco, nemum pessoal do telemarketing do Bradesco. E se eu olho esses números aqui que o Raul mesmo mostrou, dá para você falar: "Porra, calma aí, velho.
Calma lá, pessoal. Vocês estão sendo muito pessimista, velho. Que isso?
15% caiu em um dia. 15% falando, calma, pessoal. Pode ser que não esteja no maior maravilha dos bancos, mas ainda é um banco que lucra bilhões e vai continuar lucrando bilhões pelos próximos anos.
Não é que assim, ah, teve prejuízo, tá perdendo toda a cartela de cliente, não. Ele só tava se reestruturando, tal, mas não não tinha nenhum grande problema assim, não. Bastante.
A grande verdade é a quem interessa essa informação chegar limpa no investidor pequenininho? A ninguém, né? Porque não tem benefício nenhum.
Então você que tá aí do outro lado, saiba que você é utilizado de massa de manobra. E se você continuar acreditando na mídia especializada, né, a mídia financeira, você tá sempre sendo utilizado dessa forma. O que você precisa fazer é do mesmo jeito que eles fazem.
Você não vai ver um analista de ações de verdade, um cara que trabalha dentro de banco relevante, etc. Você não vai ver esse cara abrindo a Infomânia e o valor econômico para entender o que que tá acontecendo. O que que ele vai fazer?
Ele vai abrir o RI, vai conversar com as pessoas ali perto, se ele tivesse oportunidade, e vai tomar a decisão dele a partir dos números, né, do balanço do banco, daquilo que tá sendo solto, dos índices, provisões, etc. E você vai ver que eles tem uma capacidade muito boa de acertar, inclusive, quanto que o banco vai faturar, quanto que o banco vai lucrar, mas eles não sabem quanto vai valer a ação do banco. Isso é uma bobagem.
estão te tirando de otário e simplesmente arancando seu dinheiro. Se você vendeu que acreditou nessas conversas, se você ouviu um youtuber falar ou ouviu a imprensa especializada falar, usa isso como aprendizado. Saiba, né, que não dá para prever esse tipo de coisa, não dá para prever a cotação, mas dá pra gente saber para onde vai a cotação, porque o lucro e ele tem que sempre ser levado em conta.
Não tem como um banco começar a lucrar rios e rios de dinheiro e ser levado a zero. Vai chegar num ponto. Exatamente o que eu tava falando aqui, né?
Cotação acompanha lucro. Não, não tem, não tem como. Não tem como, né?
Então, pô, por mais que caia lá, caiu a cotação, tá? 1 centavo. Pois é, um centavo, mas o lucro da da empresa é bilhões.
Ele tá pagando dividendos em cima maior do que o valor da ação. Então nunca vai cair tanto, porque ele mesmo, o mercado mesmo já vai se se ajustar, ele vai falar: "É, pessoal, exageramos, né? Agora ficou barato demais, volta a subir".
Vai valer mais a pena vender por aquele valor e o mercado vai chegar na sensatez e vai se recuperar. Agora, Raul, quero parar de ser feito de bobo. Quero começar a entender como esses caras analisam ações.
Quero começar a entender como o outro lado da mesa ele funciona. Já tô aí há 10 anos investindo, 5 anos ventindo, 3 anos mexindo. Cara, eu vejo que eu tô toda hora tomando um nabo.
Toda hora eu não entendo o que que tava acontecendo. Toda hora eu sou passado para trás. Eu quero sair desse lugar e quero começar a compreender mercado financeiro de verdade.
Se você Bom, aqui o Raul já vai começar a oferecer o curso dele, a consultoria dele da UVP. Inclusive eu fiz o teste do curso do Raul Sen aqui a UVP. Depois dá uma olhada.
Vou deixar o vídeo, acho que por aqui. Eh, eu fiz o teste do curso do Hsen aqui. A UVP realmente muito bom o curso.
Realmente muito bom. Caro, caro, mas muito bom. Acho que R$ 2.
000, R$ 3. 000 o curso. Mas, cara, um senhor curso, realmente.
Eh, um dos poucos cursos aqui que eu testei aqui no canal que falei: "É, realmente é carinho, tal". Se você não tem condições, se você não não é de poder aquisitivo um pouquinho melhor, óbvio que vai ficar um pouco salgado para você. Agora, se você tem condições, você aprende ali do zero e entra nos trilhos ali do conhecimento mesmo.
Não é um público pro Raul, inclusive vou aproveitar que ele tá fazendo a públ dele, vou fazer a minha publ, então, né? Então, eu tenho um outro conselho para você também. Se você quer fazer tudo isso aqui que o Raul falou, eh, quer não depender desses caras, né?
não depender de fazer análise, porque, pô, a gente sabe que a gente não tem tempo para fazer todas essas análises, montar uma carteira e tal. A Centura Research, a minha empresa de recomendação de investimento e consultoria, a gente monta para você uma carteira de investimento. Então, a gente vai entender sua realidade, entender o seu perfil de investidor, vai montar uma distribuição de carteira para você.
Então, vou dizer para você, olha aqui, a gente recomenda que você invista 40% em renda fixa, 40% no exterior, 10% em cripto. Isso tudo de acordo com o seu perfil. E além disso, você vai ter acesso à nossa plataforma aqui na Centro Research.
Se liga, olha aqui, ó. Na plataforma você tem acesso a todas as carteiras, então a gente vai fazer toda a distribuição para você já de acordo com o seu perfil, quantos por cento investir em cada carteira aqui. E depois você tem aqui as carteiras.
Então você entra aqui em carteira internacional, vai encontrar as as empresas recomendadas, vai ter o relatório aqui com todas as novidades no mercado, tudo que você precisa saber, criptomoedas, ações Brasil, também temos a carteira recomendada aqui, relatórios, as orientações para você ter certeza aqui do que você tá fazendo, ter uma segunda opinião para montar sua carteira. Tem material de estudo aqui, se você quiser aprender, ó, do básico, intermediário, avançado. Tem vídeo só analisando as empresas aqui que você pode mandar inclusive pra gente pedindo análise de alguma empresa.
E o que eu considero melhor na centuro, né, você tem também um acesso direto aos nossos analistas pelo grupo do Telegram. Então aqui, ó, no comece aqui, você vai receber acesso ao nosso grupo do Telegram, onde você pode tirar dúvidas ali 24 horas por dia, 7 dias por semana, pra gente não só te fazer a distribuição da sua carteira, te mostrar em quais empresas ativos investir, mas também eh fazer esse acompanhamento para você poder tirar dúvidas sempre que você precisar. Ah, Rodrigo, eh, eu vou ganhar muito dinheiro, vou ficar rico rápido, você vai encontrar a nova empresa que vai se multiplicar 1000% nos próximos um ano?
Não, não é. Se você está procurando ali fazer dinheiro rápido, dinheiro fácil, a cintura não é para você. A cintura é uma casa de análise, uma empresa séria.
Nosso analista chefe aqui é o Marcelo Cabizuca, na lista CNPI, certificado. Então a gente preza pelo investimento em longo prazo em empresas boas, empresas consolidadas. Não tem nenhum milagre que a gente vai fazer aqui.
O que a gente promete é que a gente monte uma carteira para você de acordo com o seu perfil para vencer o mercado em longo prazo. Beleza? Então, se você eh se interessa por isso aí, vou deixar o link aqui também da Centuron na descrição.
Você entra aqui em contato com a gente no WhatsApp, provavelmente eu mesmo ou Marcelo Cabizuca, o meu sócio na Centurum vai te responder. Beleza? E por hoje é isso, rapaziada.
Vamos finalizando com esse pubzinho aqui meu, né? Mas quem gostou deixa o like aí. Valeu por atar o final e tamos junto.
M.