é uma tendência né mano tendência de de globalização né tem uma não sei nesse dia eu tava conversando com aquele professor Ricardo Marcílio né sobre será que algum dia vai ter uma moeda global é eu não sei se a moeda global será uma realidade para todos mas que ela vai existir vai É mas assim por exemplo quem não aceitar o Bitcoin rápido e quando o governo vi com Drex por exemplo sim aí não vai ter o que fazer né não vai ter o que fazer Aí a pessoa vai ter que ter uma uma criptomoeda que
ela não vai ter controle nenhum É É e todas as transações serão de conhecimento do governo O governo vai saber quanto você ganha quanto você gasta onde gasta quanto gasta Louco né vai vai impor inclusive sanções né a gente sabe aí de do controle estatal em cima da da moeda É absurdo É é legal que às vezes é engraçado né que às vezes a pessoa fala: "Ah mas o governo já sabe tudo que eu faço" Não quando eu por exemplo eu tô com R$ 50 na carteira eu compro um monte de coisa aí o governo
não sabe o que eu tô fazendo Agora quando tudo for o drek o dinheiro digital até até a paçoca que eu comprar vai ficar registrado o que que eu tô comprando né então realmente é uma ferramenta de controle Tem gente que confunde acha que o Drex é uma criptomoeda né o princípio da criptomoeda é a descentralização é a liberdade é a autonomia O Drex ele também é digital Mas é totalmente diferente do Bitcoin porque no caso do Drex vai ter totalmente vai ser totalmente controlado no sentido de todo o governo vai saber tudo que você
fizer com o teu dinheiro Então ele também é digital mas ele não é uma criptomoeda Porque criptomoeda tem esse princípio né da descentralização de não pertencer a ninguém de não estar sob controle de ninguém a não ser eu mesmo Mas vamos ver né também tá enrolando esse drags aí falaram no final do no começo do ano passado falar: "Ah até final de 2024 vai sair." Aí postergaram aí postergaram de novo Não acho que até 2026 sai Vamos ver né como é que vai ser até 2026 até 2027 É E aí tem gente falando: "Ah mas
se eu não quiser usar o Drex cara o governo vai pagar aposentadoria em Drex que é questão de tempo pro governo cobrar imposto para todo mundo Mano o governo tá querendo cobrar imposto de bet e tal você acha que não vai cobrar imposto de criptomoeda ainda mais sabendo que criptomoedas não para de crescer cada vez mais vai ter muita gente ganhando dinheiro e o governo vai querer uma fatiazinha ali Só que tem países que t mais imposto que aqui A grande diferença é a qualidade de vida que a gente tem pelo tanto que a gente
paga de imposto né então tipo assim pô pagar 30% de imposto beleza só que eu tenho que pagar um plano de saúde porque a saúde pública é um lixo É pagar 30% de imposto só que eu tenho que pagar escola particular porque a escola pública é um lixo Então a questão não é nem pagar o imposto a questão é pagar o imposto e não ter uma qualidade de vida decente Aqui no Brasil a gente tem a gente se prejudica duas formas com relação ao imposto Primeiro com relação ao imposto que a gente paga descontado do
nosso salário E segundo é o imposto que tá embutido em tudo que a gente compra Uhum É por que que a gasolina é tão cara aqui imposto Por que que o carro é tão caro imposto Então além da gente tomar uma facada de imposto do nossos olerite lá do nosso salário a gente ainda paga muito caro por coisas que deveriam ser bem mais baratas mas que são caras porque tem muito imposto em cima dos produtos e serviços Então a gente se ferra de muitas formas né tipo assim as coisas estão aumentando 20% 30% no ano
e o salário brasileiro aumentou 3% de disídio de reajuste no dia primeiro de maio Uhu qual que é o meu reajuste 3% Caramba né então cada vez mais as coisas estão muito mais caras e cada vez mais a gente compra menos coisa a gente tem o menor nosso poder de compra de tudo né então aí reforça né a importância de investigar É o negócio que eu falar da aposentadoria né cara que eu tinha comentado né que o plano de amendor brasileiro é trabalhar até 65 para se aposentar Em janeiro o presidente do TCU que é
o Tribunal de Contas da União né o presidente do TCU que é quem cuida das contas públicas das das contas do governo e tal ele falou isso Só dar um Google aí que você acha na tua casa Se nada for feito daqui a 5 anos as aposentadorias vão parar de ser pagas Se nada for feito o que que ele tava querendo dizer com isso tá querendo dizer que assim a conta não tá fechando Cada vez tem menos gente trabalhando como CLT então tá entrando menos imposto Cada vez tem mais idoso então é muita gente para
receber aposentadoria e pouca gente contribuindo Deixa eu ver Bota aí Eh é isso aí mesmo ó Presidente do TCU revela colapso iminente da previdência e risco de não pagamento das aposentadorias daqui a 5 anos E não é discurso de direita de esquerda é o presidente atual do Tribunal de Contas falando isso Meu Deus cara né então você vê que começa a se preocupar começa a ser preocupante não só para quem quer se aposentar mas até para quem já se aposentou Uhum o cara já tá aposentado e ele corre o risco de como o cara aí
fala se nada for feito daqui a 5 anos as aposentadorias de quem trabalhou a vida inteira para ganhar uma aposentadoriazinha não serem mais pagas Tem a tal da geração nem né que essa geração é que nem trabalha nem estuda O Brasil é um dos países do mundo que mais tem jovem que não trabalha nem estuda Por que isso ah cara aí tem uma série de fatores né pode falar que eu tenho uma curiosidade entendes essa geração neném é tapada ou o pai deles que é tapado entende pô por que que você tem um filho de
22 anos e não manda o moleque trabalhar pô eu tenho que trabalhar desde eu trabalho desde os 9 anos com coisa informal vender geladinha e tal Trabalho mais formal desde os 14 estagiário na Caixa Econômica E meu pai e minha mãe sempre incentivou: "Não vai trabalhar filho Isso aí amadurece isso aí enobrece né o homem agora tem uma questão assim pô mas essa cambada é vagabunda hein 24 anos não quer trabalhar nem estudar tá mas e o pai deles não tão falando nada deixa o moleque no quarto então às vezes eu acho que tem uma
uma geração de pai bunda mole entende que é frouxo vai trabalhar vagabundo Hoje tem 24 anos barbado daqui ficar jogando videogame o dia inteiro Cara você pode ter o desejo que for de ficar rico Se você não tiver uma boa estratégia para alcançar isso você vai ser um fracasso Então assim eu gosto de perguntar pro meu povo porque é não é gostoso ouvir as coisas que eu falo Por exemplo eu chego falo assim: "Você quer sair da pobreza vai fazer renda extra" Pô não é gostoso pô queria ganhar dinheiro sem ter que fazer renda essa
sem ter que trabalhar Então muita gente critica quando eu falo: "Vai fazer renda essa depois do trabalho" Pô Duda não é justo Tá bom Qual que é a sua estratégia então porque não adianta falar: "Ah eu não que que nós falou eu não quero CS SLT eu não quero vender paçoca eu não quero fazer Uber e eu não quero empreender." Tá o o o que que é então que você quer você só quer mas não sabe qual que é o caminho entende faz alguma coisa vagabundo Caramba vai fazer né aí eu não concordo com Duda
Tá Você concorda com quem você tá seguindo o conselho de quem de ninguém Então você tá com desejo de sair da pobreza mas você não tá com estratégia traçada nenhuma Você não sabe eu vou fazer isso depois isso depois eu vou alcançar isso até chegar nesse ponto e estourar Não tem o que fazer Então é gente vitimista que quando eu chego eu falo: "Não você tem que fazer uma renda extra" É esse cara aí é louco Olha o tanto que eu trabalho ainda vou fazer renda extra Tudo bem mano Mas o que que é que
você quer fazer então que vai mudar da tua vida governo não vai te dar nada não Não gosta Você acha que o Lula ou o Bolsonaro ô fião eu vi que teu sido aqui tá baixo eu vou dar uma verba aí Não vai né então a gente tem que trazer a responsabilidade e pensar qual que é a sua estratégia É estudar é fazer uma renda extra é estudar para concurso é empreender Pobreza é o resto da vida né porque no começo do século passado a estimativa a expectativa de vida era super baixa A pessoa vivia
até 40,50 anos Hoje a pessoa tá vendo até 70 80 sei lá quanto né então cada vez mais a gente tem idosos e é bom só que é muita aposentadoria para ser paga e cada vez a gente tem menos gente trabalhando a geração neném a pessoa que é PJ a pessoa que não paga imposto e tal Então a conta não vai fechar E aí vamos ver essa bendita essa reforma da previdência aí que estão falando né vamos ver se vai lascar mais a gente ainda ou se vai ser realmente algo bom porque também não adianta
eles falar vamos resolver isso vamos aumentar o imposto de 30 para 40 para poder pagar os aposentados né então vai ferrar do mesmo jeito muita gente né né por isso que o pessoal fala que o NSS é uma pirâmide Pirâmide é o quê é quando você tem uma um sistema que depende de pessoas entrando para pagar quem já tá lá né o INSS é isso depende de pessoas trabalhando para pagar quem já se aposentou e não tá trabalhando mais Mas como o cara aí falou vai dar ruim né então se prepare comece a investir começa
a ter uma grana Até vocês já por exemplo perguntaram: "Duda você acha que uma pessoa aposentada precisa investir?" Eu acredito que sim ela tem menos necessidade porque ela já tem a aposentadoria dela Só que às vezes a aposentadoria dela pode ser muito pequena e um investimento pode gerar uma renda passiva para complementar isso Tem o fato de que uma pessoa que tá aposentada pode de repente parar de receber a aposentadoria dela Vai fazer o quê vai morar na casa dos netos né então qualquer pessoa tem que se preparar ter um investimento ter uma independência financeira
Tem idoso que se aposentou só que a aposentadoria é tão carniça que ele depende de ajuda do filho ou do neto para poder viver Por exemplo hoje de cada três aposentados no Brasil dois ganham um salário mínimo que é 1500 conto mais ou menos Você não paga o plano de saúde de um idoso com R$00 não paga um plano da hora Nem não tô falando nem na Albert Eines É um plano OK Quando você passa ali de 59 60 anos já sobe absurdamente Então como é que uma pessoa que tem 70 anos tem algum problema
de saúde tem que comprar remédio 1500 de aposentadoria você não tem a casa não tem só o mercado cara É isso não dá É muita coisa que a gente tem que pagar Então você vai botar um streaming bota internet bota conta do celular bota conta supermercado água luz o financiamento talvez um carro gasolina Pô só de gasolina é mais de 500 pau que em média que o brasileiro gasta Então é não e e é e é fogo né assim sobre ter filho né cara não dá pra gente falar que pobre não pode ter filho mas
eu acho que a gente tem que ter um certo equilíbrio né porque poxa tem gente que realmente né tem sete filhos Tudo bem que você gosta de ter filho só que mano acho que tem que dar pensada porque ter filho é muito bom só que ter sete filhos passando fome é meio complicado não precisa povoar a terra sozinho Exato É Abraão o pai Abraão né então eu acho que é legal ter mas às vezes também tem filho para caramba porque não tem anticoncepcional sei lá não tem camisinha sabe essas coisas não gasta com isso né
e acaba que vai nascendo não é nem planejado é porque nasce mesmo né mas eu acho que tem que haver um um uma organização Tudo isso tem a ver com planejamento financeiro né independente se você quer ter 1 2 3 4 5 10 filhos você tem que fazer os cálculos para ver quanto que você vai conseguir né fazer isso Não é só questão de ser pobre Uma pessoa classe média baixa uma classe média também é questão de se pensar porque hoje em dia é é é um filho né vai grana né eu vejo eu não
tenho filho ainda né mas eu tenho vários amigos que t preocupação com escola escola particular de querer porque ah na minha época tudo bem mas hoje não tem como mais Então é um gasto muito alto Ou então por exemplo tem tem cara que é pó para caramba quer ter sete cachorro caramba Para que bicho é um canil que você tá criando aí né então tomar um cuidado com você Não é questão de ah porque eu sou pobre A questão é que independendo de se você é pobre ou rico tem que haver um planejamento Não adianta
ir fazendo fio caramba vai ficar fazendo fio até que hora né então tem é uma questão de organização financeira planejamento Você ter dois filhos hoje em dia e você trabalhar home office já é uma loucura Eu tenho amigo que ele trabalha home office ele é esposa ele tem três filhos ele fica louco E aí o que que muito pai faz hoje em dia tá aqui filho Vai vai ficar com o celular lá vai brincar lá Aí o moleque fica viciado em tela Por quê porque é mais fácil Vai lá pro YouTube me deixa trabalhar Agora
imagina você morar num barraco com sete filhos Você mentalmente é complicado entende então assim é é com relação à situação como um todo que eu tô falando Teve uma época da minha vida que a gente eu e a minha mãe meu pai e a minha irmã a gente viveu em um cômodo só Então era uma cama e um beliche na casa da minha avó né cara é tenso sabe e agora você imagina sete filhos mano cinco que seja né então assim tem que ter um planejamento assim para você não fazer as coisas sem pensar porque
depois todo mundo se prejudica ao mesmo tempo todo mundo passa fome ao mesmo tempo Ah mas a gente é feliz Tá bom talvez tivesse um filho não ia ser um pouco mais fácil Mas a questão volto a dizer não é sobre ser pobre ser rico Ah o pobre não pode ter filho É que qualquer pessoa tem que fazer um planejamento para tentar ter uma vida de qualidade Sim E ter 12 filhos não adianta se você tem algum salário mínimo né vai dividir um pão francês em 12 todo dia né então acho que é esse o
ponto Mas tem pode ter filho mas não é complicado falar de ter um monte de filho né porque é grana que vai para caramba né yeah