muito bem meus irmãos hoje vamos dar início não foi lá ah Pedindo Calma para mim beleza Hoje nós vamos dar início a uma das séries ah com maior desafio para qualquer pregador do Evangelho Apocalipse como a gente gosta de viver numa montanha russa né Para que começar o ano com os Evangelhos vamos direto ao final da história não é verdade eu lembro um pastor aqui da região foi pastor na igreja presbiteriana na Filadélfia o Davi da Visão talvez alguns de vocês o conheçam ele dizia o seguinte ele contava a seguinte ilustração que ele adorava gibis
não sei se é não é da época dos nossos jovens né existe ainda Gibi existe esse essa cultura do Gibi Então beleza né Na minha época eu era colecionador do da Turma da Mônica nã Tá mas na minha época assim ter ridade né então há mais de 10 anos muito mais de 10 anos atrás né Eh e ele gostava muito de gibis e e no final da noite O no início da noite final da noite né quando a mãe dele o colocava para dormir ele não querendo eh parar na história e ficar preocupado com o
herói dele se o herói dele ia se safar ou não da história o que acontecer com herói dele ele pegava abria a última lá parte do Gibi Lia a a última parte ler Apocalipse é mais ou menos isso tá ok nós vamos entrar na última parte da história nós vamos ler e se você for um salvo em Jesus quero dizer para você que tá tudo bem Tá bom então tá tudo bem então ah mas a gente não vai começar pelo capítulo final de Apocalipse nós vamos começar a pelo início do livro de Apocalipse pelo início
do texto de Apocalipse então será uma uma jornada nós vamos daqui até Março inteiro falando sobre apocalipse não vai acabar em março então por isso que tá sessão um começando pelo fim sessão um nós vamos fazer a primeira parte do livro de Apocalipse até Março daí Março a gente para no final de Março a gente para e a gente vai falar sobre a Páscoa daí Porque daí tá se aproximando a Páscoa um momento importantíssimo do calendário cristão Então nós vamos trabalhar os salmos da Ressurreição ó vai ser fantástico vai ser Fantástico ainda mais porque na
Páscoa eu vou estar de férias né E daí serão os pregadores e eu já deixei tudo prontinho para eles aí eles vão falar sobre os salmos da Ressurreição voltando da acabando a Páscoa a gente vai entrar na série de família na série de família e a gente este ano vamos trabalhar eh provérbios provérbios famílias sábias famílias fortes é esse é o tema da série nós vamos entrar em provérbios e depois a gente volta para Apocalipse Parte Dois O Retorno de jedai ok a gente volta pra segunda parte de Apocalipse termina Apocalipse entra em Tessalonicenses aniversário
da igreja reforma e a gente chega finalmente no Natal musical e acabou o ano novamente olha só a gente já tá tá tudo certo já tá tudo certo falta só só chegar lá no final tá bom então para vocês verem como que é o negócio aqui diante disso eu queria primeiro primeiro fazer uma fazer um uma advertência uma advertência aqui para vocês é uma advertência pessoal de como que eu vou trabalhar o texto de Apocalipse porque eu sei que todo mundo já veio aqui pessoas me abordaram falam pastor vamos falar sobre apocalipse eu vou anotar
tudo tudo tudo porque eu vou sair brigando teologicamente nas redes sociais Então calma aí pequeno gafanhoto deixa eu te dizer uma coisa não pretendo realizar uma refutação direta a visão pré milenista dispensacionalista então o que que eu tô dizendo não vou refutar diretamente mas vou refutar indiretamente por quê Porque eu vou sinar o que a Bíblia diz sobre apocalipse então se você não sabe o que é isso fique tranquilo você vai descobrir durante a série não precisa é que eu não sei vocês mas por exemplo quando eu tenho uma experiência singular em casa quando a
gente tá eu e minha esposa vamos assistir a gente tem o costume de assistir pelo menos uma vez por semana um filme juntos né então a gente escolhe lá um filme nesses streamings da vida aí e a gente vai assistir o filme A gente senta para assistir come filme começa o filme nos primeiros minutos do filme Minha esposa vira para mim fala assim viu mas esse é o personagem principal eu falei não sei mas o que que vai acontecer com ele também não sei tá no começo do filme Eu não sei o que vai acontecer
dá pra gente esperar então vou falar para vocês a mesma coisa agora hoje é o começo do filme hoje é o começo do filme então a gente vai refutar tudo mas não será o foco por quê Porque ensinando a verdade ensinando o certo a gente refuta logicamente o o errado mas o nosso foco não é falar dos outros é ensinar o caminho não vou ficar apontando o dedo aos outros é ensinar o caminho embora reconheça suas falhas e sua carência de uma teologia bíblica mais robusta a visão pré-milenismo nosso foco será caminhar junto à perspectiva
amilenista com nuances pró a pós milenista considerando que é difícil para um reformado carismático adotar um amilenismo pleno Então como vocês sabem Ah eu creio a a liderança da nossa igreja crê na vigência dos dons espirituais na vigência dos dons espirituais Nós cremos que Deus está atuando na igreja através do Santo espírito dele concedendo dons à igreja Ah mas você crê na no dom de línguas você crê no dom de x y z eu nós somos bíblicos aqui Deus dispensa a igreja o dom que ela pre precisa o dom que a igreja precisa Então se
a igreja a Presbiteriana de Sorocaba precisa de pessoas com dons em determinadas á Deus vai trazer esses dons à tona por exemplo vou dar um exemplo clássico aqui a ontem a gente teve o casamento aqui do Gui pastor Guilherme e da Bia né momento singular lindíssimo e Como todo jovem casal sem grana sem eira e nem beira né a igreja se juntou a igreja se juntou e pessoas com maior diversidade de dons colocaram os seus dons para abençoar os irmãos decoraram a igreja estava maravilhosa salão L embaixo nem parecia o nosso salão nem mudar o
salão aqui mas estava um salão maravilhoso tudo arrumadinho pessoal se juntou fez as coisas O que que é isso é Deus abençoando a igreja com seus dons conforme a necessidade do corpo de Cristo então se tiver necessidades Deus L dará dispensará sobre a igreja aquilo que ela precisa para cumprir a sua missão sendo assim deixa eu continuar minha advertência Compreendo que a escritura apresenta uma cosmovisão própria e distinta que transcende os limites do pensamento filosófico moderno ou seja nossa visão é que a filosofia moderna a filosofia moderna não consegue conter aquilo que as sagradas escrituras
têm pelo contrário muitos teólogos cometem um erro eles transformam a a teologia serva da filosofia quando na verdade deveria ser o contrário o contrário a cosmovisão bíblica está acima da filosofia a cosmovisão bíblica não tem nada a ver com a filosofia moderna ocidental do empirismo cantiano e muitas vezes a nossa filosofia por mais bela e o conhecimento de Deus é e todo o conhecimento que o homem tem é concedido por Deus mas corrompido pelo pecado apesar da Beleza muitas vezes da nossa filosofia a Nosa filosofia pós-moderna ou moderna ela não consegue conter e compreender toda
as nuances da palavra de Deus então não tem como você olhar atrapar a palavra de Deus através das lentes filosóficas modernas mas como a palavra de Deus ela é inspirada por Deus inerrante nós podemos usar as lentes da palavra de Deus para interpretar e aplicar a nossa realidade ler as nossas a nossa filosofia e perceber se nela tem algo errado não então o que eu tô dizendo é exatamente isso como a divisão entre fenômeno e número Encante ou a abordagem Idealista de hegon que frequentemente obscurece a dimensão sobrenatural de Deus nós a os nossos pensadores
que moldam o pensamento ah ocidental não consegue muito muitas vezes compreender a profundidade dos textos das sagradas escrituras não conseguem não consegu até porque algumas das realidades do texto das sagradas escrituras é por fé e não é empírico e não é empírico Como que você prova empiricamente a cura quando a medicina diz que não há cura Como que você prova isso você não prova você tem só um fato uma realidade mas você não tem o processo o método científico moderno diz que precisa existir o quê um processo para as coisas mas não tem porque afinal
de contas a intervenção de Deus muda tudo a intervenção de Deus na história muda tudo e aqui tá uma das coisas que o Apocalipse vai nos mostrar a intervenção de Deus na história humana agora veja teólogos bem-sucedidos e ícones até mesmo da igreja reformada tiveram dificuldades com o livro de Apocalipse por por exemplo Lutero no prefácio da Bíblia de Lutero ele diz o seguinte meu espírito não consegue se adaptar a este livro meu espírito não consegue se adaptar ao livro de Apocalipse Há uma razão suficiente para um pequeno apreço que tenho por ele Cristo não
é ensinado nem reconhecido Lutero eu não sei qual Apocalipse o Lutero leu mas eu tô pegando o que ele disse tá lá no prefácio da Bíblia dele ele falou assim olha eu tenho pouco apreço pouco apreço por esse texto eu tenho pouco apreço por esse texto porque eu não consigo ver Jesus sendo ensinado e glorificado nele é uma dificuldade que até homem que nós olhamos e Falamos assim olha é um homem de oração um homem Santo precursor da reforma protestante sabemos que Lutero também tinha dificuldade com o texto de Tiago não é o primeiro também
não é o único texto que Lutero tem dificuldade Lu também tinha dificuldade com o texto de Tiago mas veja só então a gente caminha da seguinte forma o livro de Apocalipse ele vai de um enigma a uma revelação o apocalipse nos convida a contemplar a majestade de Jesus e a esperança Da Eternidade aqui tá uma das coisas mais significativas que o livro de Apocalipse vai nos ensinar vai nos ensinar porque ele é escrito por uma igreja que para uma igreja que está sendo oprimida ele tá sendo escrito ou ele é enviado a a uma igreja
que está passando por grandes dificuldades e a esperança última daquela daquela igreja daquela Comunidade Cristã não era o aqui agora mas era a eternidade a eternidade ou seja essa Comunidade Cristã vivia com os pés na terra mas com os olhos delas fixos no autor e consumador da fé e talvez seja uma das coisas que nós como cristãos do século XX devemos aprender reaprender na nossa caminhada reaprender a viver com os pés na terra vivendo um cristianismo dia após dia mas os nossos olhos contemplando aquilo que Deus tem para as nossas vidas porque se se essa
não for a realidade difícilmente nos tornaremos discípulos de Cristo Jesus eficazes na nossa realidade se nós não cremos que Jesus e que Deus é galador daqueles que o buscam que na eternidade que na eternidade Deus erá nos abençoar que na eternidade nós viveremos Face a Face com o nosso criador dificilmente faremos escolhas difíceis hoje dificilmente dificilmente teremos um cristianismo radical dificilmente nos tornaremos pessoas fiéis honestas diante de um mundo tão desonesto como nós vivimos porque a ideia principal da nossa realidade é que os ímpios prosperam é ou não é essa é a realidade principal Nossa
nós vemos homens maus nós vemos homens maus conquistarem nós vemos pessoas desonestas saindo de processos e lesos e a pergunta que fica vale a pena eu de fato me comprometer com o evangelho de Cristo Jesus que me pede a integridade vale a pena o fato é que se os nossos olhos não estiverem fixos na eternidade se os nossos olhos não estiverem fixos naquilo que Deus está fazendo ah a gente não conseguirá de maneira nenhuma vivermos isso então perceba Esse é o texto que nós vamos começar hoje pela manhã Apocalipse Capítulo de número 1 versos de
1 a 8 diz o seguinte revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida Ao Seu servo João que dá testemunho de tudo o que viu isso é a palavra de Deus e o testemunho fiel de Jesus Cristo feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito porque o tempo está próximo João as sete igrejas da província da Ásia a vocês graça e paz da parte daquele
que é que era e que há de vir dos sete espíritos que estão diante do seu trono e de Jesus Cristo que é a testemunha fiel o primogênito dentre os mortos e os soberanos dos Reis da terra Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue e nos e nos constituiu reino e sacerdote para servir o a Deus e pai a seu Deus e pai a ele sejam glória e poder para todo sempre amém Eis que ele vem com as nuvens e Todo Olho Verá até mesmo aqueles que o transpassaram
e e todos os povos da terra se levantarão por causa dele assim será Amém eu sou o alfa e o ômega Diz o Senhor Deus o que é o que era e o que há de vir o todo poderoso antes da gente entrar efetivamente no texto algumas coisas a gente precisa entender Apocalipse é único por combinar três gêneros literários a literatura Apocalíptica o revelando verdades Celestiais profecia chamando a fidelidade e carta encorajando a Então dentro do texto de Apocalipse nós temos nós temos esses três gêneros E são poucos livros que contém mais de um gênero
literário então Apocalipse se torna único por causa dessa realidade uma outra coisa o livro de Apocalipse com os seus 44 Versículos contém 285 citações diretas e até 550 alusões ao antigo testamento e aqui tá uma das coisas que a teologia a pré-milenismo [Música] Testamento se você não olha a palavra de Deus como promessa no antigo testamento e cumprimento no Novo Testamento você não consegue entender as nuances e por isso que muitas pessoas fazem a interpretação equivocada do texto apocalíptico porque não consegue compreender o quê as referências do Antigo Testamento as referências do Antigo Testamento que
estão no livro de Apocalipse demonstram que em Cristo Jesus todas as promessas de Deus foram cumpridas e isso então nos traz esperança para nosso coração Por que Esperança porque Deus ele não falha em cumprir as suas promessas o que Apocalipse está nos mostrando como texto bíblico sagrado não é apenas uma revelação do nosso futuro mas é que Deus está atuando constantemente na história da humanidade e cumprindo a sua palavra uma outra realidade é que o livro de Apocalipse utiliza a tipologia e o o simbolismo como elementos centrais de sua linguagem revelando verdades eternas sobre Cristo
sua igreja e a consumação do plano redentivo de Deus sim no livro de Apocalipse está repleto como qualquer literatura Apocalíptica das sagradas escrituras está repleto de símbolos imagens está repleto de símbolos e metáforas então não se deve não se deve ler muitos dos textos que estão em apocalipse de forma o qu literal literal e ao ler os livros de forma se você ler o livro de forma literal provavelmente Você vai cometer um erro teológico então aqui são alguns parâmetros para você durante a semana pegar o texto que nós estudamos no domingo e ler o texto
com esses parâmetros você consegue caminhar no antigo testamento perceber caminhar no Apocalipse perceber que no Apocalipse existem referências diretas diretas de toda as sagradas escrituras Ok por isso que esse texto ele é singular em tudo que ele faz mas quais são Então os princípios desses primeiros versículos que nos ajudam a caminhar na nossa espiritualidade porque afinal de contas isso não pode simplesmente ser a um ensino aqui ah burocrático paraa nossa vida a vida das sagradas escrituras a palavra de Deus ela deve penetrar na nossa vida diária no nosso cotidiano né nas nas questões mais Ordinárias
que nós lidamos então o primeiro princípio eu gostaria de demonstrar para vocês aqui é que somos abençoados ao confiar no amor de Deus obedecer sua palavra e viver plenamente seu reino nós somos abençoados ao confiar no amor de Deus obedecer a sua palavra e viver plenamente o seu reino perceba uma coisa muitas vezes as pessoas têm medo de ler o livro de Apocalipse perceberam Eu muitas vezes encontro discípulos de Jesus pessoas sérias assim pastor eu não leio o Apocalipse porque eu tenho medo tenho medo do Apocalipse porque se eu abrir parece que o amargedom vai
acontecer e a gente tem medo muitas vezes mas perceba uma coisa para você parar de ter medo de ler esse livro O Verso de número três Diz feliz aquele que lê as palavras deste livro ah desta profecia e felizes aquele que ouvem e guardam o que nele está escrito a primeira coisa que nós temos aqui no livro de Apocalipse é uma para quem lê para quem ouve e para quem guarda feliz feliz é aquele que ouve Feliz é aquele que lê mas a palavra feliz aqui no original a é o macarios é a mesma palavra
que Jesus usa por exemplo na no sermão do Monte quando ele fala sobre as bem-aventuranças se você pega as tradições mais tradicionais as versões as traduções mais tradicionais das sagradas escrituras você vai ver por exemplo na Revista Atualizada que a palavra usada ali é [Música] bem-aventurado bem-aventurado aquele que lê as palavras dessa profecia bem-aventurado aquele que ouve e aquele que guarda as palavras dessa profecia macarios é a felicidade que Cristo nos nos oferece uma bem-aventurança que vai além das circunstâncias fundamentada na paz eterna que ele nos deu através do seu sacrifício perceba essa essa realidade
a felicidade o proposta aqui por Apocalipse pel pelo pelo pelo pela Revelação que João tem dos céus não é uma felicidade baseada nas nossas circunstâncias até porque aquela igreja estava passando por grandes dificuldades é uma felicidade que transcende as nossas circunstâncias que é maior que as nossas CCI ou seja o que o texto está dizendo aqui é que apesar do que você está vivendo aqui neste momento e talvez você possa estar vivendo na sua vida no início deste ano um momento difícil um momento crucial o momento conturbado o seu coração está ebolo em pensamentos em
dificuldades neste momento o texto de Apocalipse diz que você pode ser feliz do momento que você está vivendo por porque essa felicidade que o texto propõe não está ligada ao que você está passando Mas está alicerçada e ancorada na fidelidade de Deus na história e aqui tá o grande diferencial Muitas vezes o nosso coração os nossos sentimentos ficam ancorados à circunstâncias então eu eu me eu me coloco ou eu deixo que as circunstâncias conduz conduzam os meus sentimentos eu deixo que as circunstância as circunstâncias façam que eu possa ah estar bem humorado ou mal humorado
feliz ou não feliz e daí talvez aconteça aqui algo semante aquilo que Tiago diz na sua carta que nós nos tornamos como como pessoas levadas pelas ondas do mar pelos ventos e doutrina porque quando o seu coração fica alicerçado ancorado nas circunstâncias da sua vida provavelmente provavelmente Provavelmente você será impelido de um lado para o outro não sei se vocês já andaram de barco já andaram de barco quem já andou de barco não Barquinho barca já andei pessoal do Rio naquela barca Rio Niterói não tinha dinheiro para ir no Como que é o jet lá
Jumbo Jet que é o rapidão é Jumbo Jet né tem um que é bonitão rapidão ar condicionado eu fui na barca na barca e no dia que eu atravessei na barca tava um tempo meio nublado no meio do esquema lá que demora no meio do esquema Começou a ventar aquele bagulho e começou a chover e o vento e você olha pro barco e aquele negócio balança vou afundar esse negócio aqui vou afundar ele é grande mas avando se afundar eu fiquei olhando aonde estava o salvavidas mais próximo eu fiquei tranquilo porque os nativos lá do
Rio de Janeiro tava todo mundo nem aí tá de boa mas esse é o nosso sentimento essa é a nossa vida quando nós estamos no mar revolto sem uma âncora sem alicerce somos jogados de um lado para o outro então o que o texto bíblico tá nos mostrando é que a felicidade bíblica ela está alicerçada em três pilares aqui esse macarios ele está alicerçado em três pilares Quais são esses três pilares ler ouvir e guardar se você deseja em 2025 ó vou fazer uma de coach aqui se você deseja em 2025 a chave paraa felicidade
ó não ficou legal hã posso até vender Isso você precisa ler ouvir e guardar esse é a chave ou melhor o alicerce para a verdadeira felicidade que o texto nos propõe perceba quando o texto nos fala que em ler ele implica numa leitura atenta com o objetivo de compreender e refletir sobre o conteúdo não se trata de uma leitura superficial mas de um exame sério e deliberado das palavras Aqui tá umas coisas o texto bíblico está dizendo o seguinte Olha se você deseja felicidade Você precisa aprender a ler de maneira atenta as sagradas escrituras Você
precisa aprender a ler porque existem formas de ler as coisas Você pode ler de maneira atenta e você pode ler de maneira despente você simplesmente lê aquilo não penetra você não medita você não reflete e perceba você lê o texto bíblico diz que você precisa aprender a ouvir o significado é mais profundo que simplesmente ouvir palavras trata-se de ouvir com o coração disposto a receber e aplicar as verdades de Deus isso implica em uma receptividade ativa à mensagem da palavra o seu coração ele é um coração ativo ou passivo diante daquilo que Deus está te
falando o que é um coração ativo diante daquilo que Deus está falando para você vamos começar pelo contrário o que que é um coração passivo um coração passivo é aquela pessoa que entra em uma comunidade cristã houve uma reflexão da palavra de Deus e ao sair por aquela porta se você perguntar para ela o que ela ouviu ela não sabe ela não estava aqui ela não estava aqui quantas vezes nós vamos a uma igreja Nós entramos em um momento de adoração Deus está falando com a gente em todo tempo em todos os momentos Deus está
falando conosco quando luí Felipe Abre Abre a liturgia dizendo olha Deus está falando com nós através do profeta Jeremias isso aquilo e aquilo outro e você está displicente naquilo que você está ouvindo você não está ativo você não está tendo respostas ao seu coração daquilo que você está daquilo que Deus está falando com você você simplesmente está aqui Quantas vezes você vai a uma igreja ouve uma mensagem e o seu coração não está ativo você veio aqui Você ouviu mas aquilo você não permitiu que penetrasse no seu coração e não vem com essa conversa mor
porque nós somos presbiterianos Não vem com essa conversa hora que você não sentiu porque presbiteriano não sente nada tem esse negócio não eu não senti se você quer sentir um frio na espinha você sobe na galeria tem um ar condicionado bem na nuca das pessoas ali daí Ali você vai sentir um frio na espinha o fato é que uma uma escuta da palavra de Deus tem a ver com a disposição e a intencionalidade do seu coração o texto bíblico aqui está falando você precisa ler com atenção e ouvir com disposição e ouvir com intencionalidade Deus
está falando com você Deus fala com você através dos hinos Deus fala com você através da liturgia Deus fala com você através das Exposições das escrituras Deus está falando com você o terceiro Pilar que o texto nos mostra é guardar no texto de Apocalipse 13 guardar guardar as palavras de Deus significa obedecer a sua instrução internalizar os ensinamentos e vivê-los de forma prática não é simplesmente uma retenção mental ou intelectual mas uma aplicação da palavra em ações que refletem a a verdade velada então perceba guardar não tem a ver com você guardar no seu coração
e você decorar os versículos bíblicos porque tem muito Cristão muito discípulo de Jesus que decora as sagradas escrituras ele consegue vomitar as sagradas escrituras mas não vive as sagradas escrituras e tá o problema aqui há uma dicotomia conhecimento não é igual a a prática você pode conhecer algo mas você pode não praticar é ou não é você pode conhecer algo e você pode não praticar aquilo que você conhece nós aqui brasileiros somos especialistas em conhecer o nosso código de trânsito e não praticar o nosso código de trânsito não é verdade na minha na minha lá
no meu bairro tem um na frente de um mercado tem um mercado lá um um mercado bem na entrada do bairro e somente na frente do mercado é contramão a rua para quem está fazendo indo em direção ao centro então você pode ir em direção ao bairro mas se você quiser ir em direção ao centro você tem que fazer um retorno maior mas é um pequeno é muito pequeno é é muito pequeno é muito pequeno todo mundo sabe que ali é o quê Contramão que não deve que não deve fazer o quê trafegar ao contrário
porque é mão única mas Vira e Mexe Tem acidente ali por porque as pessoas insistem em aquilo que elas em não praticar aquilo que elas sabem que não deveriam fazer todos nós aqui temos um mínimo de conhecimento se você já tem um tempo de Comunidade Cristã todos nós aqui temos o mínimo de conhecimento sobre determinadas práticas determinados princípios da palavra de Deus você sabe você sabe o mínimo você sabe quer ver b o mínimo você sabe qual é o segundo maior mandamento Vamos lá gente o mínimo pelo amor de Deus não me deixe sozinho agora
não me deixe sozinho agora os crente velho por favor crente velho vamos lá qual é o segundo maior mandamento pró o mínimo você sabe amar o próximo assim como o mínimo nós sabemos sobre a lei do trânsito pergunta nós praticamos o mínimo que nós conhecemos a respeito das sagradas escrituras nós guardamos Você guardou aquilo você sabe você tem o conhecimento perguntei qual é o segundo maior mandamento amar o próximo pastor eu sei a pergunta é você pratica isso isso vai pro seu dia a dia isso entra na sua vida eu tô dando um dos exemplos
mais bobos mas nós poderíamos falar de outros princípios e Valores que estão no irmão do Monte que Muito cristão sabe um outro Princípio não andeis o quê não andeis ansioso por coisa alguma porque o pai de vocês o pai celestial de vocês sab aquilo que vocês precisam olha se todo mundo sabe que maravilha a pergunta é você pratica isso na sua vida isso entra nas suas entranhas e você não não vive mais ansioso porque você sabe que Deus tem o poder na mão dele e ele sabe exatamente aquilo que você precisa Então você não se
preocupa com nada porque afinal de contas se Deus alimenta as aves dos céus e veste bem o Liro do campo não vai te faltar nada porque Deus é bom não é isso que o texto Bis di pergunta nós sabemos a lei sabemos o princípio praticamos o princípio perceberam os pilares para a felicidade do texto bíblico nos leva a esta realidade você precisa ler a sagradas escrituras você precisa ouvir ess as sagradas escrituras e você precisa guardar essas sagradas escrituras no seu coração o texto bíblico que nós vamos estudar a partir de agora vai nos levar
a uma compreensão da pessoa deo Jes nós vamos ter uma jornada da majestade de quanto Cristo é grande e de como ele deve ser adorado a pergunta é se nós devemos começar essa jornada porque saber e não praticar vai dar PR vai dar ruim sabia que D ruim se você sabe e não pratica não dá dá ruim se você sabe que não deve trafegar na mão contrária e você bate de frente contra o carro o que que acontece com você que que acontece você vai preso por quê Porque é culposo você sabia que não deveria
fazer mas fez um outro princípio que esse texto nos traz é o seguinte viva com os pés na terra mas com os olhos voltados para a eternidade perceba verso de número um a revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer verso de número TRS final do verso número TR que nós estávamos estudando até agora porque o tempo está próximo e como nós perdemos essa expectativa Messiânica Nós perdemos isso não sei se você percebeu mas ninguém aqui tá preocupado Se Jesus vai voltar hoje porque
provavelmente você tem quase certeza que ele não vai voltar não é essa a nossa a nossa visão quem está aqui com a expectativa Santa de que o Cristo vai voltar mas perceba esse texto aqui escrito há quase 2000 anos atrás carregava Uma expectativa de que o Cristo está voltando de forma eminente perceba as frases as frases enfatizam a iminência do cumprimento dos planos de Deus nos convidando a viver com a expectativa de que a consumação Divina é certa e próxima Qual que é o contexto teológico de tudo isso que a gente precisa ter um contexto
bíblico aqui maior Perceba o Novo Testamento trata sempre essa realidade dessa forma há muito tempo Hebreus Capítulo 1 versos 1 e do há muito tempo Deus nos falou nos falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos Profetas nestes últimos dias de dises dias falou-nos por meio do filho a quem constituiu o herdeiro de todas as coisas e por meio da e por meio de quem fez o universo perceba nestes últimos dias havia uma expectativa de que Deus estava para chegar a mesma coisa acontece com Tiago Capítulo 5 verso 9 irmãos
não se queixem uns dos outros para que não sejam julgados o juiz já está às portas sabe porque nós temos uma grande dificuldade de vivermos em santidade porque nós perdemos a expectativa Messiânica nas nossas vidas nós achamos que Jesus não vai voltar nós achamos que Jesus Vamos ser sincero já passou-se 2000 2000 anos e ele não tá à porta aí não por que que então eu vou ser íntegro por que que eu vou viver de maneira radical o evangelho por que que eu vou buscar santidade porque eu como jovem ao invés de me esbaldar na
minha sexualidade eu vou me Viver de maneira casta porque afinal de contas Jesus não vai voltar vou viver de maneira dissoluta disoluta por que que eu vou me manter fiel à minha esposa porque não faz diferença vou viver de maneira o quê dissoluta quando nós perdemos a expectativa Messiânica de que Jesus está à porta de que ele vai voltar de que ele vai romper na eternidade nós paramos de viver em santidade isso afeta a nossa vida a nossa espiritualidade nós paramos de orar a nossa espiritualidade se torna a espiritualidade espasmódica movida por espasmos Nossa fui
buscar essa palavra lá longe né espasmódicas existe ela acho que existe movida por espasmos quando eu estou que que é uma espiritualidade espasmódica é aquele momento Aonde você está em dificuldade você passa a orar Mas passou a dificuldade Ah para que orar já passou Deus me livrou não é que nós nos tornamos ateus não nós só achamos que Deus não vai cumprir aquilo que ele disse nós não levamos a sério você percebeu o quanto é difícil isso quem que é pai aqui pai por favor pais levantem as suas mãos Você é pai quando seu filho
não leva a sério Qual é o seu sentimento não te leva a sério quando você fala assim você está sem game ele dá aquela risadinha de lado Qual é o seu sentimento de indigna indignação meu sentimento quando o meu filho fala você não você tá de castigo você não vai jogar videogame hoje mais ele olha para mim e dá aquela risadinha Tá repreendido em nome de Jesus a minha o meu sentimento é de indignação imagina então um sentimento de Deus quando ele fala algo para você que ele vai fazer na história e você dá uma
risadinha dizendo não vai acontecer desse jeito porque é assim quando nós não temos ou quando nós não cultivamos a nossa expectativa Messiânica Alan Johnson ele diz o seguinte no seu comentário escatologia literatura a a literatura literatura Apocalíptica o futuro é sempre visto como iminente a igreja de todas as épocas viveu com a expectativa de que a consumação de todas as coisas aconteceria em seus dias iminente descreve um evento que é possível em qualquer dia impossível em nenhum dia é iminente você sabe o dia não sei mas é iminente ele pode acontecer a qualquer momento e
pode não acontecer mas eu vou viver de maneira iminente a minha espiritualidade o meu compromisso com Cristo tem essa perspectiva de que a vida dele a volta dele é iminente ele está voltando e isso vai mudar a forma com que eu leio as sagradas escrituras com que eu me relaciono com as pessoas GR osb comentando diz o seguinte em outras palavras luz do fato de que o tempo está próximo somos chamados a viver de forma decisiva e completamente para Deus o texto bíblico aqui nos leva a essa reflexão final você vive como se hoje fosse
os últimos dias tem um livro tem um tem um filme com Morgan Freeman e eu acho que é com agora esqueci o outro o outro ator mas é o e um outro que eles estão nos seus últimos dias eles vão nos seus últimos dias e eles vivem Ou eles tentam viver todas as experiências eles estão com ambos estão com câncer e eles estão nos seus últimos dias e eles tentam viver todas as experiências pedir perdão pras pessoas como se fosse a última o último momento deles Eles sabem que a vida tá findando a atitude para
com a vida para com o tempo muda eu me lembro do texto do Ruben Alves que fala sobre as jabuticabas não sei se você já oleu existe uma crônica do rub Alves que ele fala sobre as jabuticabas ele diz o seguinte ele tinha uma enorme bacia de jabuticabas e enquanto haviam muitas jabuticabas ele comia de maneira displicente ele se lambusa e muitas vezes ele nem sentia o sabor porque simplesmente ele tinha o quê muitas mas quando as jabuticabas foram acabando quando as jabuticabas foram se findando ele começou comer as as jabuticabas e roer até o
o caroço a perspectiva da vida iminente de Jesus faz com que eu viva a minha vida de maneira Intensa com que eu desfrute cada momento com que eu olhe para cada oportunidade como uma oportunidade única que Deus me deu a gente perdeu a perspectiva de que talvez hoje seja o nosso último dia já parou para pensar que nós perdemos essa perspectiva as perspectivas de que pode ser o seu último a gente está tão acostumado a ter tanto tempo que a gente perdeu a perspectiva de que pode ser o último e o que você faria no
seu último dia como você experimentaria qual é a intensidade com que você viveria Isso parece um peso às vezes mas na verdade isso é graça porque isso nos ensina ou este princípio nos ensina a viver a vida de maneira intensa todo mundo quer viver a vida de maneira intensa a nossa cultura fala sobre intensidade o tempo todo na verdade eles confundem intensidade com libertinagem porque eles transformam intensidade em o quê em libertinagem intensidade é você viver de maneira plena plena aquilo que Deus te deu de você grato por tudo aquilo que Deus te proporcionou de
você poder chorar aos pés do Senhor quando você está triste mas chorar de maneira intensa sabendo que ele é o seu Consolador viver intensamente é ter a perspectiva de que Jesus está voltando aqueles homens do primeiro século eles viveram intensamente porque muitos deles morreram pelo nome de Jesus a pergunta é se eu e você estamos dispostos a viver intensamente pelo Cristo Quero convidar você a fechar os seus olhos a abaixar a sua Fronte e a se preparar para momento de seia pai nós estamos na tua presença nessa manhã ouvimos a tua palavra senhor e não
queremos apenas ouvir A Tua Palavra de maneira displicente senhor nós queremos ter uma escuta dar respostas palpáveis Concretas aquilo que ouvimos hoje senhor queremos aplicar nas nossas vidas aquilo que nós já sabemos a respeito do teu evangelho queremos viver ó Deus o teu reino de maneira intensa Senhor desfrutando Deus do já ainda não da tua presença já somos salvos já experimentamos as realidades espirituais do teu reino em nós através do teu santo espírito sabemos que isso ainda não está completo Mas ansiamos ó Deus pelo dia da completude pelo dia ó Deus onde nós experimentaremos a
verdadeira alegria que excede todo entendimento que é estar na presença do nosso criador do nosso salvador então aboa pai neste momento vamos receber o sacramento da ceia do senhor Vamos partir o pão e tomar do Cálice que este momento seja um momento de cura de verdadeira Eucaristia de verdadeira comunhão com a Santíssima Trindade senhor é assim que nós Oramos em nome de Jesus amém vamos orar mais uma vez e recebermos a bênção pai nós queremos te agradecer pelo teu imenso amor em cristo jesus pela tua graça pela tua misericórdia pelo teu cuidado e por esse
momento tão significativo Deus que é o sacramento da ceia o momento onde o senhor nos deixou mais do que um memorial pai mas nos deixou ó Deus esse símbolo da Aliança plena que o Senhor tem com o seu povo pai derrama Graça sobre nossas vidas nos abençoa Senhor que isso traga a cura pai aos nossos corações aos nossos sentimentos Às nossas decepções é assim que nós Oramos em nome de Jesus agora irmãos que a graça de nosso senhor e salvador Jesus Cristo o amor de nosso Deus e pai o conselho o consolo o poder e
a ação do Santo Espírito de Deus estejam sobre vocês agora e pelos séculos dos séculos amém