Boa noite galera vem vocês muito bom terceiro dia do congresso jovem que bom ver vocês aqui e pessoal nesta noite nós vamos continuar refletindo sobre o tema do congresso vocês estão vendo aqui na nossa camiseta com quem será ouvimos muito isso nos aniversários e nesses dias de congresso nós estamos refletindo sobre isso nesta noite em particular deus nos dá o Privilégio nós pensamos qual a vontade de deus namoro noivado o casamento será que eu tenho liberdade de escolher com quem casar eu simplesmente eles chancela minha escolha não será que deus ele já separa uma pessoa
desde o ventre da mãe para que eu me caso seu nome casar com ela o bagunça toda ordem de casamento do mundo outra pessoa vai casar com outra pessoa vamos casar com outra com a vontade de Deus que nós pensamos em namoro noivado e casamento talvez esse assunto traz muita confusão pra você nesta noite nós queremos olhar para a palavra de deus e ver que na verdade nosso deus através da sua palavra ele quer que conheçamos a sua vontade é isso que nós vamos fazer nesta noite temos o privilégio de ter connosco mas o web
campo júnior queria convidar já para que viesse à frente Pastor presbiteriano e pra nós da igreja batista é sempre um privilégio termos pastores presbiterianos com a gente essa pessoa precisaria no ataque legal que foi no congresso da prefeitura de barretos levantavam rapidinho para as pessoas tiveram congresso da parceria aconteceu esse final de semana em barretos pra gente é sempre muito bom ter os irmãos presbiterianos com a gente aqui que pastoreava campo júnior casado pai de três filhos filho de Pastor e tenho certeza que nessa noite como deus eu tenho usado em tantos outros lugares usar
aqui nesta noite por hebe muito obrigado por estar conosco que deus usa olá pessoal boa noite alegria pra mim tá aqui e como pastor o clime júnior já adiantou o meu assunto ou pedir pro pessoal colocar o slide lá meu assunto esse que é o assunto do livro que foi mencionado aqui o primeiro dos vários livros que foram recomendados Recebe recomendação de 20 c deve lembrar dos 314 bem eu vim aqui pra tentar estimular você conhecer melhor esse assunto antes de começar o a explicar propriamente dito eu gostaria que a gente tivesse a uma noção
do porque esse assunto é importante a eu eu compartilho no livro que escrevi mas com muita gente porque eu conversei vários jovens com quem eu tive oportunidade de conversar que é esse é um assunto que traz dúvida a várias pessoas por trazer dúvida com Muita gente que eu conversei é que eu resolvi ensinar sobre ele e pra minha surpresa depois de um certo tempo até escrever pra ajudar outras pessoas então eu entendo hoje vai ser tentar despertar você pra conhecer melhor o assunto go esgotar todas as suas dúvidas dificilmente mas se você tiver mais dúvidas
se veja livre é uma propaganda não é para você comprar necessariamente mas é pra você realmente crescer no entendimento então eu gostaria que você Crescer se no entendimento deste assunto então antes nós vamos falar mais uma vez vou pedir que você feche seus olhos nós vamos pedir orientação do senhor e aí nós vamos a falar com o nosso com deus e ouvi lo na sua palavra senhor deus nosso pai nós também dissemos pela oportunidade desses jovens estudarem sua palavra no mês de julho focados num assunto que é precioso tão precioso é aos teus olhos que
o senhor é o uso essa analogia como uma das mais lindas para Falar do relacionamento em cristo tem com a igreja é um relacionamento de noivado rumo ao casamento quando ele voltar portanto esse é um assunto precioso e essa é uma é um belo relacionado pra que nós pensemos de forma cristã nossa oração nosso pedido nessa noite que o senhor nos ajude a fazer mos aquilo que é agradável a ti e que esse assunto não seja mais motivo de nossa confusão mas venha a ser esclarecido por Tua santa palavra usa me e ajuda os meus
irmãos e irmãs a apreenderem aquilo que for ensinado moramos em nome de jesus amém ok vamos lá não é eu quero começar com o possivelmente o que é o texto mais conhecido desse a esse assunto desse tópico de vontade de deus efésios 5 15 e 17 diz assim verde prudentemente cómodas não como nessi os cinco sábios resumindo o tempo porque os dias são maus Por esta razão não gostou nem sensatos mas procurar e compreender qual a vontade do senhor deixei em pra você perceber logo de cara que a bíblia não disse que seria bom olha
seria excelente se você compreender se a vontade de deus olha eu acho que ajudaria bastante não não ela coloca como mandamento procurar e compreender qual a vontade do senhor então se é um mandamento não é coisa Para ler pra gente é ter como algo leve pelo contrário é algo importante esse é importante então é melhor que nós saibamos disso não é então vamos prosseguir para que a gente entenda do que se trata e quando a gente prossegue para ver do que se trata muita gente tem confusão por exemplo muita gente quando vai falar à vontade
de deus usa um chavão que você já usou inúmeras vezes ou já ouviu alguém usar deus tem um plano maravilhoso pra cima Eu visse esse chavão várias vezes antes de conhecer minha esposa eu estava no seminário estudando para ser pastor e eu ainda não tinha nem casamento em vista eu lembro que isso é uma coisa que me interesse e falei assim vou ter que enfrentar o ministério solteiro que coisa triste e aí tinha gente que tinha carinho por mim falar há uma época fique tranquilo tenho certeza que deus tem um plano maravilhoso para sua não
é porque as Pessoas dizem isso porque elas querem falar esse tipo de coisa a intenção é boa a intenção é de conforto confortar em meio à decepção apelando para o cuidado de deus por exemplo digamos que você tenha em conhecido um amigo uma amiga que acabou de terminar um relacionamento freqüentemente quando as pessoas não esse tipo de palavreado elas querem confortável assim tenho certeza ele não merecia você tem algo melhor pra você é Seu jeito a gente confortar alguém né gente promete coisa que a gente não sabe mas a gente promete não é e ea
intenção é confortar só que tem um efeito colateral que eu acho perigoso a gente acaba incitando cristão a buscar o plano específico de deus para sua vida porque isso é perigoso é porque não leva muito tempo pra você notar que a bíblia não tem há detalhes específicos sobre a nossa vida ela não fala em terceira corinthians que Você tem que fazer isso aqui não tem terceira corinthians é por isso que ela não fala né caso você não soubesse não tinha que explicar a mas isso é ruim porque porque ensina você a buscar alguma coisa que
você não acha de forma concreta então eu pressuposto por detrás desse tipo de busca é que é possível conhecer o mapa espiritual de nossas decisões é possível você conhecer uma espécie de vislumbre do script eu costumo dizer que é um Trailer sabe assim aquele filme acho que vai sair no final do ano mas aí lança no youtube o trailer aí logo logo tem assim 24 milhões de visualizações negócio saiu ontem à noite não é mas porque todo mundo quer antecipar nem dá pra esperar a vontade de deus para muito crente é isso é ter pelo
menos um trailer zinho senhor manda pra minha caixa de entrada vai aquele trailer em que você vai ter uma dica inicial de qual é o caminho que o túmulo É com respeito a casamento seria aquela pessoa ou pelo menos assim tá perto para longe é pra poder me sentir mais conforto nada né mais confortada por a consequência disso como a bíblia não trata de coisas específicas de aspectos específicos da nossa vida então deve haver outros meios de descobrir e aí que a gente começa então buscar outras formas de descobrir essa vontade de deus na e
isso é algo pra gente se preocupar Porque porque aí a gente vai perceber que a escritura já não se torna mais suficiente para essas coisas lembra eu não estou dizendo que as pessoas não têm o interesse de saber o que deus quer para a vida delas elas vivem procurando a vontade de deus só que não é necessariamente uma vontade que você abre aqui e ler pelo menos não é essa que as pessoas estão procurando mas eu tenho uma boa notícia para você embora não seja tão empolgante para Muita gente a boa notícia é que deus
tem um plano maravilhoso pra você é verdade ea bíblia fala dele um ano maravilhoso pra sua vida e se aqui ó deus realmente tem um plano maravilhoso pra você e ele diz assim os romanos 8 28 a 30 é um texto bem conhecido sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a deus normalmente se esse texto pra tentar confortar alguém que está assim na pior Mas não é isso que o texto está falando ele está dizendo sabemos que você não terá tropeços na vida não é isso que diz ele está falando
de coisas inclusive ligadas à aflição o com texto de romanos 8 é de aflições ele fala comparado com as coisas que eu tenho lá na frente o sofrimento dessa vida são tranquilas ele tá falando de coisas que trazem a angústia mas ele diz sabemos que todas as coisas cooperam para o bem o bem é final porque ele vai explicar assim e Aos que de antemão conheceu a estes predestinou para serem conformes à imagem do seu filho para ele ser o primogênito dentre muitos irmãos e aos que destinou a estes chamou e aos que chamou justificou
e aos que justificou glorificou tudo isso ele explica numa ideia só para você entender que o plano que ele tem pra você redentor ele tem um ano de salvar a gente fazer igualzinho jesus cristo isso deveria ser o nosso conforto Eu digo que deveria ser porque existe segurança olha só os verbos do verso 30 tom todos no passado e ele estão no passado porque você já não foi notificado mas fala assim e aos que deixam a esses chamou e justificou e glorificou é senso de certeza por isso que falar do passado lá é para dar
voz e essa segurança de que é um é algo tranqüilo realizado conquistado não há como nós não termos Isso só que essa é a parte triste esse plano não tem satisfeito muitos evangélicos infelizmente crentes têm perdido o encanto por esse plano e buscado e outro lado do plano você fala am quero dizer assim se eu chego e digo deus tem um plano maravilhoso pra você é de fazer a imagem de jesus cristo e dizer que bom pastor e se eu sabia que aquele que está buscando que ainda não sei então a verdade é que muitas
pessoas Têm buscado o outro lado do plano e esse outro lado do plano é o seguinte crentes têm a impressão de que não tenha experimentado melhor de deus para suas vidas não por culpa de deus quem é crente e de voto e sérgio fala assim não é deus que é culpado eu acho que eu não tenha enxergado o senhor abriu meus olhos me ajuda não é por não saberem esse plano então eles se julgam - espirituais sua espiritualidade tem sido abaixo de uma vida vitoriosa tem muito Crente que por não saber essas coisa entra em
um estado de ansiedade angústia porque ele não sabe qual é a vontade de deus para sua vida mas olha só nessas horas a gente usa uma série de linguagem bem evangélico case assim bem típico do nosso povo você já falou sobre o que deus quer saber o que deus quer pra minha vida não é eu quero descobrir a vontade de deus quero estar no centro da vontade de deus Olha só espiritual você pra vocês que essas frases elas trazem consigo algumas coisas complicadas eu vou explicar uma delas para você entender quando a gente fala assim
eu quero descobrir a vontade de deus eu estava usando a palavra errada a bíblia nunca ordena você a descobrir a vontade de deus quem descobre a ele você compreende procurar e compreender qual a vontade do Senhor você não descobre quem descobre e é por isso que ele é revelador ele é que tira o véu ele é que descobre para você saber as coisas mas a gente usa as palavras erradas e damos a impressão que as pessoas que assim que haja alguma coisa que não vai achar nunca nunca porque na verdade não era o propósito a
gente achar mas a gente fala isso sem saber que estamos falando coisa que não é própria Eis a razão de procurarem cursos ou gurus que de forma quase hipnótica aqui essa palavra para falar assim conhecimento especial é misterioso propõe formas para conhecerem a vontade divina é uma série de pessoas que você não é o seguinte você tem que sentir assim acontece assim você tem que sair as propostas vão surgindo e nessas propostas todas existem problemas agora antes que você acha se nosso pastor ela está pegando pesado porque eu Já fiz tantas vezes não acho que
seja ruim eu entendo que sabia do uso então deixa eu explicar existe um elemento de santidade nisso mas não tanto a santo mas não tanto eu explico há um sentido em que é santo desejar conhecer a vontade de deus imagina que legal se alguém chega e fala olha só que tem ocupado a minha mente o meu coração que quer conhecer a vontade do senhor ótimo Ruim só se preocupa em conhecer a vontade de deus quem ama o senhor quem quer agradar o senhor não é só de contas se alguém tá nem aí pra isso então
o assunto não passa pela cabeça então talvez ele tenha pouco interesse em saber o que é da vontade do senhor tal desejo pode despertar mais oração mais leitura bíblica e por isso muitos consideram perigoso então existe um aspecto bom em querer saber a vontade de deus Por outro lado essa mentalidade desenvolve uma espiritualidade perigosa que sempre espera receber a confirmação do senhor essa frase que a gente fala bastante também recebeu a confirmação não é assim é aquele momento místico em deus vai lá e pega uma buzina bem mas se falar sentir que é isso aí
não é eu recebi uma confirmação e e lembra a gente faz isso o tempo todo a gente é quando nós temos uma mentalidade de que Deus tem que comprovava a algo por exemplo tem gente que faz testes pré teste do tipo assim senhor se acontecer assim assim não é uma vez ouviu a história de um cara que disse pastor quando eu estava me casar é eu eu ainda era crente é bem no você na fé não sabia muita coisa de bíblia então eu falei ah sim senhor eu quero confirmar se essa moça não vou casar
aí ele morava na região sem próxima de rios estava andando perto do rio assim Ele um pedaço de madeira saindo eu já sei senhor chega perto na beira do rio vouga três pedrinhas se eu acertar uma delas naquele pedaço de pau livro nas águas a moça e ele fez o teste com deus por esta benção primeira pedrinha erro bater aquela gelada se gostava da moça pegou a segunda pedrinha colocaram minas tem o direito e ro aí que deu aflição assim não é possível entrada do rio chegou perto do da Madeira chegou a acertar a história
verídica veja e se quer receber uma confirmação do senhor ele quer saber quem é essa mesma certeza que essa não é isso é ruim porque porque desenvolve uma espiritualidade que é perigosa ela parece piedosa mas na verdade ela incita ansiedade para uns e um subjetivismo pra outros eu explico ansiedade para quem não tá ouvindo nada imagina uma pessoa foi Ensinado assim que deu sempre confirmar sempre confirmar que o produto sentindo confirmação do senhor é uma vez eu falei sobre esse assunto atrás antes de escrever o livro eu falei sobre esse assunto quando terminei a moça
assim pastor eu não dormi a noite passada eu não consigo descobrir essa vontade esse negócio a negócio que aflige não tem pessoas que se sentem ansiosas exatamente porque não tem controle não sabem ao certo o que vai acontecer isso Lhes dá medo é esse razão essa é a raiz da ansiedade mas por outro diz não passou tranquilo tem um sentido toque do senhor o problema disso é que viram uma espiritualidade subjetiva ele sente o toque você não e aí entendeu nutre um subjetivismo que parece que deus sempre fala comigo quando eu sempre fala comigo até
escritura até a bíblia perde um pouco de valor assim porque ela é neta ali e tal escrita antiga mas deus fala Direto aqui eu tenho um canal direto assim senhor pode achar então assim pra que a escritura vai ser valiosa para alguém que recebe comunicação direta então cria um subjetivismo perigoso ea gente precisa cuidar para que isso não seja comum no nosso meio quais são os meios usados na busca então agora ou se o que eu vou falar sem ficar ofendido tá bom que eu vou bater em todo o mundo não se você sentir ofendido
fique tranquilo os Outros vão apanhar depois não escute mas se ficar bravo comigo depois tá bom agora só escute por favor para você aprender porque isso é precioso aqueles que têm uma tecnologia mais pentecostal como é que normalmente eles vão atrás da vontade de deus quando falo pentecostal também referindo àqueles que são raiz se é que você me entende né há um pessoal que vai atrás de profecias ou de sonhos e visões Eles estão buscando atenção uma coisa além das escrituras não é que eles não amam a bíblia a bíblia é muito boa mas como
não tem terceira corinthians e vai pra entendeu pro extra pro plus assim então sonhos visões profecias são as coisas que às vezes nossos irmãos pentecostais utilizam para saber se extra mas caso você acha que isso é coisa só de pentecostal errado porque agora os tradicionais usam que tipo de e mails Circunstâncias a gente fala assim deus abre uma porta tenho certeza que está falando comigo imagina se jonas pensasse assim quando ele foi para o jovem pega um navio tratasse chegou lá o navio estava lá olha só acho que deus queria que o vá plantar se
você conhece a história sabe por que não funciona que ele estava desobedecendo explicitamente uma ordem de deus de irani live Mas veja as coisas deram certo até que teve a tempestade ele chegou o jovem entrou no barco dormir um sono um caprichado estava tudo dando certo então a circunstância é bem da nossa se entende o que quero dizer imagina que alguém diga sim pra você não eu vou morar no exterior e tem um visto de turista mas vou ficar um pouquinho mais e olha deus abrindo porta torno do dinheiro legal do que ajudando a minha
Família aqui as circunstâncias parece falar muito bem de que a vontade de deus ele ficar só que não conta pra você que está quebrando a lei a fazer isso né você percebe como circunstância ainda nós a circunstância tem muito a ver com o que o nosso coração que é ler o nosso coração que é interpretado como sendo a vontade de deus tá não é por isso que circunstância é perigosa ou ímpetos espirituais não estou sentindo deus tá assim falando comigo esse é um meio Comum às vezes em nosso contexto ou o rapaz não tem paz
né eu não falo com meu irmão fez dois anos me sinto em paz que é isso querido em paz porque a sua consciência está autorizada por isso está em paz isso não é um meio santo tá paz não é necessariamente sinal de que deus diz a rã não é até porque nossa mente pode estar tão cauterizada que a gente está em paz com coisas que não são santas que não são bíblicas Tá tudo em paz não resolve o impasse grife que você pode ser um pouquinho do meu lado e aí alguém para te ajudar e
te dar um chacoalhão tá bom mas esses são atenção sejam pentecostais os meios ou tradicionais todos eles sofrem do mesmo mal todos eles olha só não acontecem por meios ordinários a gente quer saber conhecer compreender a vontade de deus nunca usam os meios ordinários como bíblia oração sempre são Uma forma de direcionamento imediato de deus e aí que é aí que mora o perigo porque olha porque isso é perigoso e é antibíblico porque a bíblia fala sempre sobrevivemos pela fé mas quem quer esse trailer zinho antecipado quer viver por vista não viver por fé é
uma maneira gospel de detetar ou entendeu é porque assim quando a gente que antecipar essas coisas na verdade uma bola de cristal só que gospel Não é então assim é perigoso que a gente deixe esses caminhos nos a nos tomarem um coração agora algo que eu não falei até agora mas faria sentido para você entender por que a gente busca saber detalhes da nossa na nossa vida lá na frente a gente quer saber qual a vontade de deus no fundo no fundo quando a gente fala que não sabe que a vontade de deus quero descobrir
a vontade de deus a gente gostaria que deus nos desce o caminho pra gente não tomar uma escolha Errada a gente quer ser poupado e sofrimento pensa bem vamos supor que você é um jovem que está para decidir coisas importantes da sua faculdade ou da sua profissão você tem um caminho a e caminho b como opção sim senhor quero muito fazer a sua vontade me direciona que na verdade sequer que deus diga lá na frente é só falar assim obrigado eu vou pra caminho e vou pegar esse emprego para essa faculdade mas o problema com
isso é que a gente acaba é desejando que Deus diga pra gente que tem um caminho que dá certo inclusive a gente raciocinar tanto desse jeito é que se as coisas começam a dar errado fala assim não é da vontade de deus também não é assim como ela montar de deus aí o explicado se fosse da vontade de deus estava errado porque dá errado porque não é da vontade de deus então a gente tem essa mentalidade de que a vontade de deus nossa vai tudo tranquilo não tem lomba Não tem buraco caminhos tranquilo a gente
tem essa missão é errado porque é errado porque os escritores bíblicos sempre prepararam os cristãos para uma vida difícil que seguir a cristo é espinhoso é carregar a cruz mas a gente quer ser poupado de sofrimento e daí que está uma maneira equivocada de conhecer a vontade de deus quais são as implicações negativas dessa busca olha porque eu tô falando contra isso no começo dessa palestra olha que Eu estou preocupado com isso a primeira implicação negativa é uma visão distorcida de deus deus parece brincar de esconde esconde com a sua vontade imagina você quer você
descobre gente ao fazer isso embora eu sei que você não tem a intenção a gente está ensinando sobre um deus que esconde coisas de você e que você tem que tentar adivinhar olha que mal o eco é brincadeira sim criança pequenininha que a gente fala assim Alcança vai por aqui pula sabe assim sequer judiário criança pequenininha parece que está fazendo isso você não vai descobrir se ele não falar mas a gente acabou criando uma visão distorcida de deus porque se deus é o revelador então ele não pode esconder coisas se pedir para você achar quem
revela é ele quem mostra é ele então quando a gente fala de uma vontade escondida que eu tenho que descobrir a Impressão que ela tá lá deus quer que você acha mas eu não tinha nenhuma pista ruim isso é muito ruim deus acaba sendo distorcido a gente ensina um deus diferente para as pessoas elas não ficam aliviados em saber que o que deus quer que eu faça ele mostra pra mim na sua palavra não ela fica angustiada o que deus quer a minha vida ele ficar escondendo então eu sei que você não quer fazer isso
eu sei que não tenha Essa intenção mas a gente acaba disseminando uma visão errada de deus deus não é mostrado com ele se mostra na palavra olha que visão errada das escrituras a impressão de conhecer as escrituras não basta para agradarmos a deus sabem a bíblia viu pena que descobri a vontade de deus cara conhece muito de bíblia mas assim é de deus é um pouco difícil estranho não é lógico que é estranho Porque a gente está dizendo que a bíblia não basta é muito boa assim dá uma ajuda legal de vez em quando mas
se não tiver esses meios fantásticos descobrir a vontade de não se chega lá então a gente acaba criando uma visão e mtur pada distorcida das escrituras e uma visão distorcida da vida cristã fazer a vontade de deus é algo incerto se faz e fala vamos descobrir daqui a dois anos imagina alguém querendo abrir um negócio Ao senhor por favor mostra qual é a tua vontade aí ele vai lá e alugo um ponto naquele lugar caro da cidade e vou investir deus abençoa mas um culto na inauguração é distribuir folheto por cada pessoa que vai comprar
lá aí ele começa a vontade de deus daqui a dois anos ele está aqui de dívida senhor na hora da sua vontade já que ambos diante e tem muito crente que faz isso com um coração sincero eu sei mas é teologia ruim que o angustia Porque ele tem uma visão distorcida de vida cristã como se vida cristã fosse a vontade de deus é o que vai dar sete anos que não deu certinho não é da vontade de deus essa é uma visão distorcida de vida cristã está ela gera ansiedade e ela aumenta o peso da
responsabilidade por decisões erradas sabia que você tinha escolha da profissão errada por isso que tem 40 anos e infeliz Já pensou que horrível alguém falasse puxadinho 20 anos atrás de escolher a profissão errada agora tão infeliz eu conheço várias pessoas que às vezes resolve mudar de rumo drasticamente mais tarde na vida ea impressão que a gente tem aquele erro até então mas porque que até o mundo presta atenção até o mundo reconhece que alguém começou como office boy e depois se tornou a um funcionário a do departamento supervisor se tornou gerente depois sócio e hoje
Ele é o senhor da empresa nem fala assim nosso carro até chegar se eu falar isso ele mudou de funções ele muda aí todo mundo não ele cresceu em é assim que a gente fala bem se ele mudou tanta coisa pra chegar lá em cima ea gente vê como virtude porque nós temos a impressão que se trabalhar com uma coisa uma época e depois mudar é erro errei vontade de deus caramba 20 anos é a mesma coisa Não é a vontade de deus mas a gente nutre esse conceito e pesa sobre os nossos ombros essa
idéia de decisão errada então já que a gente tem muita confusão sobre esse assunto eu queria só começará liz ajudar eu tô dizendo começar não é a não é demagogia não é tô que tô falando que é um assunto rico e tem bastante coisa e hoje eu vou dar só um pedacinho que eu acho que pode nos ajudar eu quero que a gente pense um pouco Sobre essa distinção que vários teólogos doença do passado trabalharam com ela dizendo que a bíblia às vezes trata da vontade de deus como uma coisa que está revelada e às
vezes como uma coisa que é secreta ea gente precisa entender qual é a nossa relação com as coisas que são reveladas e com a nossa relação com as coisas que estão secretas então como a secreta é aquela que normalmente nós temos mais vontade de saber vamos começar com ela a a alguns começar Com vontade secreta já que a gente estava assim a vontade de saber né claudia conserva secreta que a vontade secreta que eu preciso anunciar você de cara já para frustrar você sair daqui hoje frustrada de que o pastor ia me mostrar a vontade
de deus vou dizer pra você que se ela é secreta não é você saber quando os teólogos falam que é secreta não é preciso descobrir é secreta porque deus esconde a já pensou se deus falar pra você quando você Morrer já pensou se eu falasse assim ó você vai perder a pessoa que mais ama dia tal angustiante que seria se percebe como quando deus faz isso não está fazendo mal pra você é porque tem coisa que ele acha que ele sabe que não precisa precisa saber ele quer que você vira descansando nele confiando nele e
não necessariamente mapeando mundo deixa que ele faz e não precisa fazer então tem coisas que são Escondidas tudo que deus queria que nosso temos por exemplo os preceitos de vida por prefeito falou assim os mandamentos as regras de deus são reveladas na sua palavra de deus não tem nada assim que é regra de vida que ele diz a ong se você descobre não há razão de nós chamarmos a bíblia e estudarmos a bíblia é porque ela tem tudo aquilo que nós precisamos saber com respeito aos mandamentos de deus Ela tem tudo sobre o que deus
vai fazer não ela tem um pouco sobre o que deus vai fazer futuro inclusive mas ela não tem muitas coisas que temos a fazer é desejar conhecer o que está lendo a bíblia é dizer que ela não é suficiente mesmo quando a gente tem ajudas em especial na oração né tem pessoas que busca se uma ajuda especial é assim uma força que vem do além a esse menino está buscando colega dele bem pouco sobre essa vontade secreta olha o que a bíblia Diz olha que a bíblia diz as coisas em cobertas pertencem ao senhor nosso
deus porém as reveladas nos pertencem a nós e os nossos filhos para sempre para que cumpramos todas as palavras essa lei também 2/10 ensinando isso ter o nome 29 está falando assim gente as coisas secretas pertence ao senhor não vai tentar descobrir não é pra você é para o senhor as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos e do que ele está falando Falando da lei que ele está escrevendo ele descrevendo os livros da lei e é para a gente cumprir é por isso que essa lei era repetida para israel a cada sete anos
as pessoas nunca chegavam bíblia no celular elas não tinham o privilégio de carregar o código de leis mas o sacerdote tinha obrigação de ensinar o povo rotineiramente porque era para cumprir todas as palavras dessa letta então é isso que moisés está ensinando Tem coisas que a gente tem que saber o que está relatado o que não está regulado não procure saber pertence ao senhor tiago 4 14 olha que interessante aprender agora vós quem dizeis hoje ou amanhã e iremos para tal cidade lá passaremos um ano e negociaremos e teremos lucros voz não saber o que
sucederá manhã que a nossa vida só isso apenas como neblina que aparece logo se dissipa o que thiago está confrontando aqueles que fazem planos Certos do tipo assim ó conta comigo toda a certeza o mano não vai não vou falar né e tiago estava dizendo assim você pode falar sobre isso não sabe o que vai acontecer é que se diz assim não hoje e amanhã iremos para a cidade enquanto há um ano um negociar até logo você não sabe você não sabe nós só vamos saber o que vai ser de amanhã que é a vossa
vida a sua vida é passageira como a neblina tiago não tá dizendo atenção tiago não Está dizendo que a gente não pode fazer planos a bíblia contrário a gente é organizar nossa vida fazer planos pelo contrário jesus cristo disse que quando a gente constrói é difícil a gente calcula ele exortou a a fazer isso josé até isso como analogia para ensinar realidades espirituais mas há o que está nos confrontando com essa idéia de certeza eu me lembro quando estava crescendo que a quando meu pai assiste jornal hoje é passar sim mas Naquela hora do almoço
assim tinha uma uma é uma âncora que terminando o jornal hoje ela sempre dizia assim nos vemos amanhã com certeza a sexta-feira nos vemos na segunda com certeza meu pai uma vez assistindo assim a mulher morreu no domingo só para entender que não é com certeza não é a gente não tem controle dessas coisas essas coisas fogem ao nosso controle elas são vontade secreto quantas vezes a Gente faz planos que são bons são ruins e deus vai lá e torna isso impossível se tinha planejado era tão legal se fazer e passei pela viagem e piquenique
acampamento há por que outra coisa que você sonhava fazer e deus falou que não vai simplesmente cortou seu ap ele tornou isso inviável agora isso é para a gente entender que a gente não tem controle não é necessariamente a gente descobrir se aquele dia vai dar certo na qual é a nossa relação com a Vontade secreta então a bíblia proíbe procurámos saber amanhã através de meios pagam está muito explícito na bíblia a bíblia proíbe por exemplo o antigo testamento procurar cartomantes adivinhos astrologia esse tipo de coisa que a gente não confie no poder revelador de
outros deuses israel tinha que sempre aprender revelação do seu próprio deus e nunca de outros deuses mas também a bíblia não Promete dar nos conhecimento do mesmo isto é de se amanhã através de meios cristãos som e os como mencionei ou falar ao nosso coração a gente quer que deus fala nosso coração e daquela que cidinha que se diga sim ao senhor falou comigo né mas deus não promete isso a gente pode inventar isso mesmo nenhum lugar na bíblia em que ele promete fazer isso para você ele revela as coisas que você precisa Saber mas
ele não disse que vai confirmar no seu coração e sua teologia nossa inclusive pasmem você pode ficar triste isso é uma tecnologia muito mais pagã do que cristã porque porque o pagam diz olhe para dentro a escritura disso olha para fora você quer saber qual é a única pessoa neste ambiente que você não enxerga em você mesmo seus olhos foram voltados pra fora ela fala pra você amar a deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo eu Não falar pra vocês se amanhã ela parte do pressuposto que vocês e eu não
ordena isso há a escritura então ela não fala assim siga o seu coração e isso é coisa de gente diz crente a isso é coisa de gente descrente o cristão não segue o seu coração ele suspeita do seu coração é por isso que ele segue as escrituras então às vezes a gente dá uma cara cristã por uma coisa que não é cristã não devemos buscar o que deus não em toul revelar fazê-lo em agir como os Descrentes inquietos por conhecer o amanhã então essa é a vontade secreta a ea vontade revelada bem não é difícil
a vontade revelada diz respeito moralmente isto é na sua maioria aos preceitos do senhor quando falamos da gelado falando desse livro aqui ó que tem esse livro principalmente aquilo que deus quer que a gente faça Mas não só aquilo que a gente deve fazer tem também alguns decretos de deus por exemplo a gente sabe que jesus cristo vai voltar isso não tem nada a ver com o que a gente faz tem a ver com o que a gente espera a guarda é decreto de deus tá escrito jesus vai e volta e junto com esse decreto
tem outras coisas que a gente sabe porque antecipam um pouquinho mas apenas para nutrir nossa confiança de que ele vem nos buscar Ele não fala muito sobre isso na escritura fala principalmente sobre o que a gente deve fazer enquanto a gente aguarda a volta de jesus a ela revelado na bíblia sagrada você deve se debruçar em cima dela não significa dormir lá é debruçar em cima dela no sentido de estudar de conhecê-la bem então olha que interessante a voltando agora para o texto que a gente logo no começo quando fala assim procurar e compreender qual
a vontade do Senhor não é uma coisa escondida que paulo está exigindo você saber se ele está dizendo assim entenda bem aqui ó conheça bem isso aqui ele falou para timóteo que tinha que manejar bem este livro tá então não tá falando de uma coisa escondida ele está falando daquilo que foi revelado olha só a primeira parcela de 6 4 e se é um texto legal para você chegar alguém fala assim ó deus me falou qual é a Vontade da sua vida a vontade de deus na sua vida é santificação e é isso mesmo está
explícito na escritura ele quer pra você que você seja santo quer saber o que deus quer para sua vida que você seja santo não é se você vai para a faculdade há outra faculdade b contanto que você seja santo seja a oab não desagrada os preceitos dele que ele quer que você seja santo se você vai matar na cidade há uma cidade b vai pegar um emprego ao emprego de Contanto que você não transgrida a lei de deus você faz a vontade do senhor porque a sua vontade com ela que é a vossa santificação então
essa é uma coisa que parece que desmistifica ficou fácil agora passou não é tão fácil assim é mais fácil falar do que fazer ah mas isso ajuda a gente a tirar um pouco da neve naquela blini que parece que confunde a gente com respeito a conhecer a vontade Do senhor adão é importante que a gente saiba disso a vontade de deus é a nossa santificação bem qual é a nossa relação com a vontade revelada como é que a gente deve se relacionar com ela primeiro procure conhecer o que deus quer aqui deus quer significa o
que deus ordena você fazer a sua santificação um exemplo disso não é ou quando a bíblia fala senhor a e sensata falando da vontade é revelada ele quer que você seja alguém que olhe Constantemente esse é o prefeito de deus procure conhecer e isso que deus quer para sua vida no sentido de o prefeito conheça bem as escrituras para que você saiba aplicar lá pra todas as áreas da sua vida esta vontade de deus exige que o começo dessa atenção no que eu disse na frase do meio conhecer as escrituras não significa que deus disse
pra você o que você tem que fazer com essas criaturas significa que ela vai te tornar sábio para você saber o que tem Que fazer em determinada situação eu costumo dizer que é assim adeus trata você e eu através das escrituras esperando que você amadureça e quando alguém amadurece quando ele cresce você não diz mas exatamente o que tem que fazer você só pega em princípios vocês horta há coisas que são gerais por exemplo uma criança tem dois tem que falar assim ó meu filho é excludente vai escovar dentes mas contém 21 dá pra falar
escova de dente né Não pega bem quando tem 21 você espera que a conversa seja outra seja ligada à princípio seja ligada à direcionamento seja ligado a valores aquilo que a gente preza que é mais importante a conversa ganhou outro patamar estou dizendo isso porque quando a gente quer aquele e mail na nossa caixa de entrada neve vindo do céu em que deus diz exatamente o que irá fazer a gente está pedindo para deus continua mantendo a gente imaturo se entende que Eu quero dizer querer saber exatamente o que fazer vindo de deus é pedir
para deus tratar a gente dizendo a escova de dente mundo enquanto que ele quer tornar se sabe o que os preceitos da palavra façam sentido você diz assim por que você resolveu não fazer essa viagem internacional fantástica que a faculdade abriu oportunidade pra você olha tá bem empolgado viu mas minha mãe adoeceu eu acho que eu tenho que ficar aqui Cuidando dela puxa que legal a bíblia não disse que você tem que deixar de ir para a viagem e fica cuidando da mãe mas a pessoa que toma essa decisão ela fez baseada em valores que
aprendeu com escritura se entender o que eu quero dizer é isso que é ser sábio e isso é tão importante porque evita a gente fazer pergunta tula às vezes a gente faz pergunta tola vou te pegar agora tá você fica triste mas vamos lá pergunta tola olha só conheci Essa vontade evitar perguntas tolas será que a vontade de deus que proceder corretamente no namoro será que a vontade de deus que me divorciei assim será que ele quer é sério mas às vezes tem gente que faz esse tipo de pergunta sabe eu costumo dizer que pergunta
toda aquela que a gente pergunta se é pecado você devia saber se é pecado que é pecado daqui ó tá você pode ter dúvidas com algumas coisas que são mais complexas agora eu Tô pensando tal mas coisas que estão explicitadas na escritura será que a vontade de deus que o homem é meu inimigo sei que deus me perdoará se juntar com meu namorado essa é uma pergunta séria mas ela acontece com frequência sabe que a pessoa está querendo dizer ela está calculando o curso dizendo assim será que eu tenho crédito veio só que deus perdoa
esse tipo de pecado não É o rio que a gente faça isso mas a gente mas as pessoas fazem isso elas querem dizer assim será que deus diz tudo bem vai então esse tipo de pergunta tola de quem não conhece a vontade revelada quem não conhece a vantagem de lado e ela é muito freqüente na vida de quem é infantil e agora do plano com jovens na expectativa de que deus faça vocês crescerem maturidade eu queria que vocês dissessem como o Autor dos álbuns em 1991 sou mais sábio do que os meus conselheiros porque acredito
na sua fala ele é jovem seus conselheiros são mais velhos mas eles mais sábio do que eles porque ele acredita na sua mala então é isso que a gente tem que buscar é você com a idade que você tem não tem que ter experiência quando o mercado de trabalho vai aparecer assim não não estamos procurando alguma experiência eu sempre Estou procurando alguém que já seja rodado mas eu quero que você entenda é mais precioso ser sábio do que ser experiente tem muita experiência que a gente gostaria de passar uma borracha na nossa vida não foi
legal não é a nossa história está cheio de de canetada assim que a gente gostaria de riscar de apagão ser experiente não é melhor ser sábio é muito sábio é muito bom e é isso que a gente tem que aprender a ser sábio porque a gente acredita na vontade Revelada então agora eu quero terminar a nossa palestra fazendo o que essa foi uma aula rápida sobre a vontade de deus mas para a gente aprender uma coisa como é que a gente busca orientação nas coisas que a bíblia não disse explicitamente isto é gente pode esperar
que deus nos guie é quando a gente vai escolher com quem namorar com quem eu devo me casar se eu devo ter filhos a gente pode buscar orientação do senhor claro que pode mas Como é que isso tem que ser feito como é que a gente tem que fazer isso tá então o que eu tô colocando inicialmente é não procuramos saber a vontade em coberta do senhor mas buscamos a sua direcção para situações específicas de nossa vida então a gente não busca saber a vontade do senhor com respeito à a quem vai ser meu cônjuge
é quem vai ser o meu marido minha esposa porque deus não fala eu lembro e eu estou enfatizando aqui deus não promete fazendo talvez em algum de Vocês que diga se não deus me falou eu tenho certeza que se você quiser nutre isso eu só tenho uma coisa te dizer que é muito ruim eu vou dizer isso com o amor que eu não quero te ferir sem fazer você crescer eu quero que você cresça dizer que deus te falou da impressão de maturidade não é ele falou para escovar o dente entendeu quando na verdade você
devia ter feito uma decisão sábia de quem entendeu pela palavra de deus o que é Certo que é prudente fazer é isso que a gente tem que buscar a então nessa hora nós precisamos de sabedoria e eu quero gastar o resto do nosso tempo mostrando quatro caminhos de sabedoria ea gente vai aplicar isso no que diz respeito a casamento tá bom a gente vai gastar o resto o nosso tempo falando disso então quais são esses quatro caminhos de sabedoria então eu listei eles assim o primeiro deles o caminho da reflexão por reflexão Eu quero dizer
assim a gente tinha que entender não é só que a gente tem cachorro que a gente tem em mente cabeça não é isso é que a bíblia fala sobre meditar não é meditar significa refletir em alguma coisa da escritura a gente tem que ponderar que a escritura ensina a gente a fazer isso ela fala sobre arrazoar pra ver se isso é razoável se isso é justo se se é bom caminho a gente tem que aprender a fazer isso Não esqueça de uma história é de um de uma família nos estados unidos com o tempo que
eu lhes pois moramos lá e eles tinham um cenário assim bastante complexo a a esposa tinha tido um primeiro casamento em que ela tinha um filho mais velho que por razões legais não podia sair do estado e ela tinha se casado de novo e eles esse novo casal chegaram vários filhos o pai estava desempregado há muito tempo então uma família grande desempregado estava Angustiado porque faltava dinheiro para as coisas até mais básicas e ele recebeu uma bela proposta de emprego fora do estado aí o dilema de ele foi se a gente for eu vou te
sustenta para todo mundo mas a minha esposa não vai conseguir mais ver o filho mais velho dela porque por questões jurídicas ele não podia sair se a gente ficar esse relacionamento se mantém mais a gente continua no zero e interessante ele Contou isso pra mim eles assim agora fiquei tão angustiado mas sabe eu sentei com um pastor amigo meu e ele começou a colocar na mesa assim onde os prós e os contras da primeira decisão decisão ele disse que à medida que o amigo dele o conduziu ele a refletir assim parece que tiraram tudo que
há no viável minha visão eu enxerguei ele você parece que fizeram assim o piloto ano é verdade é isso mesmo refleti tem a ver com ponderá sabiamente Olhar para princípios bíblicos e pensar o que devemos fazer um segundo caminho de sabedoria é o caminho do aconselhamento a bíblia fala que a a sabedoria na multidão dos conselhos é claro que não é conselho de qualquer um a bíblia registra a famosa história de robô um dos filhos de salomão que quando se tornou rei não ouve os conselheiros do seu pai mas ouviu os seus amigos seus companheiros
seus passas né E aí quando vi os passas e foi mal porque a história assim caso você não se lembre salomão foi o rei que construiu o maior vamos chamar assim em périplo que israel já teve nenhum rei teve tanta riqueza e controlou um reino tão grande da ave conquistou através de guerras mas foi no reinado de salomão que foi o maior terreno governado por israel de toda a história de israel então salomão para construir aquele Império acabou cobrando impostos pesados do seu povo para poder manter aquilo pois bem quando roubam entra em cena os
conselhos do pai fosse roubam se você aliviar os impostos você vai ganhar o povo o povo vai falar assim puxa e um menino sábio esse menino cresceu amadureceu faça isso seu pai pesou muito a mão sobre o corpo você poderia a uma aliviada e você vai ganhar o coração do povo aí os amigos Dele falar assim cara se você fizer isso vou falar que é frouxo falar que você é frouxo que você não tem pulso mostra pra eles que você tem impulso então ele usa uma frase famosa ele ouvir os amigos e diz assim se
vocês acharam que vocês sentiram o peso da coxa do meu pai na coxa do meu pai com o meu mundinho vocês vão ver o que é pesada a mão sobre você e com isso roubou um racha o reino e nunca mais volta a ser oficialmente falando nunca mais volta seus olhos o Que é ouvir conselho tolo quando a bíblia fala sobre a sabedoria está na multidão dos conselhos significa que você tem que ouvir gente sabe mas às vezes do que uma conversa que resolve nosso dilema você conversa com um com 2 com 3 com 4
você fala agora se sente mais preparada para tomar a decisão sem falar que agora eu estou sentindo mais convicto que é isso aí eu tenho que tomar esse caminho aqui porque fulano falou isso e depois o Outro também foi um negócio lá que ele falou achei um pouco complicado estou muito certo mas é assim conselho é assim mesmo a gente ouve um pondera houve outra pondera a e aí você fala agora eu sinto que né homens e mulheres sábias me ajudaram a tomar essa decisão e esse é o caminho de do aconselhamento eu sei o
caminho eu caminho da suspeita e aqui tem a ver com o nosso interior a gente tem que ter suspeita daquilo que nós queremos fazer porque às vezes Nossas razões são escondidas até de nós mesmos o evento por exemplo quantas vezes você já admitiu que o seu amigo que você egoísta a gente não faz você pode ter falado uma vez ou outra mas a verdade é que a gente sempre pensa em decisões muitas vezes baseado em nossos próprios interesses ele é egocêntrico seu coração é egocêntrico e às vezes a gente vai tomar Uma decisão que a
gente tá pensando prioritariamente na gente ao invés de pensar de pessoas em pessoas que estão ao nosso redor não quero dizer que uma das maneiras a gente se tornar sábio é suspeitar de do nosso coração por exemplo vamos supor que você recebe uma proposta de emprego bem interessante que financeiramente vai te dá assim um lap legal igual ao que eu nunca vi isso tudo sem falar que eu tô sendo assim muito ganancioso e se pergunta alguém Assim foi o santos que deve pegar empregos e deve porque não é possível ganhar dinheiro porque lá eu acho
que você vai ser útil o que você sabe fazer a sua qualificação é muito boa e deve fazê lo tendo muito dinheiro pouco dinheiro z estou dando exemplo para que você entenda que assim a gente tem que suspeitar do coração é importante fazê lo porque se a gente só seguir o coração você vai fazer bobagem É o que a gente faz quando se divorcia ele segue o coração e diz não tinha mais né é seguir o coração e deus quer que eu seja feliz eu segui o meu coração seguir o coração sempre é bobagem e
só não é quando ele está cheio da palavra deles mas nesse caso a gente ainda precisa do auxílio de outros a suspeitar que nós mesmos no caminho da suspeita é necessário para que a gente seja sábio por último o caminho da espera sabedoria não vem Assim na maioria das vezes leva tempo e tem certas decisões que a gente gostaria muito que fossem resolvidas rapidamente do que a gente fica ansioso pra caramba mas é possível que deus para trabalhar o seu caráter vai te deixar um pouquinho confuso por um tempo e por um tempo mais e
por um tempo mas é por um tempão até a hora que você realmente tiver que tomar aquela decisão e esperar é bom a bíblia fala muito disso entenda esperar não é Inércia tá esperando isso aqui ó quando fala assim a minha alma espera no senhor não tem a ver com não faz nada senta no sofá e bota o pé para o alto não é isso diz respeito a ela aguarda no senhor ela faz certas coisas mas ela sabe o que ela faz não resolve tudo então ela faz o que ela guarda um senhor lula descansa
isso é esperar e eu tô dizendo que o caminho da espera em um caminho de que muitas vezes sua decisão não fica assim Tão segura é de momentos em que você toma uma decisão na vida e você fala assim e aí fez fiz um bom governo acho que sim eu espero que não fique claro logo de cara terá que aguardar você tem que confiar no senhor então o caminho da espera é um caminho e sabedoria eu quero tomar esses quatro caminhos ea gente gastar então esse finalzinho aplicando para é esse espaço ações do nosso casamento
e eu quero Antes de colocar os quatro passos que vai ser o finalzinho da minha palestra eu quero falar de algumas coisas que eu acho que são perigosas que são a ação pressupostos perigosos olha só o que eu quero dizer por pressupostos perigosos eu vou aqui falar de coisas que a gente normalmente diz ou ouvi de pessoas mas que não são muito prudentes a olha só a primeira coisa normalmente não fala de casamento a gente nem sequer questiona se deve casar mas já partimos direto pra Com quem eu devo me casar numa conferência intitulada com
quem será o pastor era agora vai chutar o balde quando eu esperava conhecer a minha esposa e eu queria muito casar e esse desejo é lícito e não é errado uma vez eu encontrei um texto na bíblia que foi assim conforto pra mim provérbios 1914 fala a casa e os bens bem como herança dos pais mas do senhor a esposa prudente eu sou filho de deus se a herança do Senhor significam vou receber não é assim a casa os bens e herança dos pais o senhor esposa prudente sobre deus então esposa militar também para a
ilha conversei com o meu pai foi para o hotel super legal é pastor e aí que o problema é que o pai é pastor ele entende o que provar nos ensina e ele falou uma coisa pra mim na época era seminarista e eu entendi o que ele quis dizer se fossem filhos e lembra né provérbios não é um livro de promessa Ae ele estava certo provérbios num livro de promessa no livro de matemática ele é um livro de sabedoria ele fala assim quando a gente recebe coisas do senhor a gente a gente recebe coisas boas
a gente fala assim é o senhor quem quem me deu essas coisas então ele está falando das coisas como normalmente elas acontecem e não infalivelmente ea verdade é que não posso chegar pra todo mundo que está solteira ou solteiros assim tenho Certeza que deus tem alguém pra você não é verdade esse tipo de encorajamento parece amoroso mas ele não é amoroso ele promete que você não tem garantia para da dança comigo você deve conhecer alguém pelo menos talvez alguém se alguns né vários é possível que ainda não conheceram a chamada pessoa que desejar isso não
é errado mas não é verdade que o senhor garante para nós não é verdade Isso eu falei que ia chutar o balde mas eu eu quero fazer isso para o seu bem porquê porque continua desejando se você espera encontrar alguém mas por favor nunca prometo que deus não prometeu isso assim gera expectativas erradas da pessoa tem gente que pode se decepcionar com deus por causa da sua promessa infundada deus me deu meu amigo falou aquilo que a igreja batista o tempo todo que tem 30 lá falou que deus tinha uma pessoa Especial pra mim não
veio é não chegou então entenda entenda bem perguntará se a gente deve casar não é uma pergunta ruim e alguém que talvez esteja solteira ainda não não deve ver como algo insensato senhor vai tranquilo e descansado em ti nisso inclusive se há uma coisa que a gente perdeu de vista isso aqui ó erroneamente achamos que ficar solteiro ruim primeiro 47 foi escrito para dizer a você que não é inclusive nas frases mais legais de Mercúrio sets assim o pai que casa sua filha faz bem mas o que a mantém virgem faz melhor fala o que
paulo é porque não era casado se diz uma coisa dessas mas porque paulo está dizendo isso entendo agora comigo e ensinamento é muito sábio é verdadeiro é bíblico essa tensão que para o treinador dizer é se você tem vontade de casar é justo quase não há nenhum problema com isso mas se alguém permanece sem estar vinculado a outra pessoa ele serve ao senhor sempre O contexto paulo explicando que quem casa serve tanto o celular sua esposa o seu marido como ao senhor mas é lógico que não dá pra ficar servindo o senhor e e despreocupado
com as coisas lá tem muito crente no brasil hoje que adora fugir de casa e servir a igreja principalmente igrejas têm culpa segunda terça quarta e quinta 6 a 1 é verdade tem marido os descrentes que odeiam a igreja que esposa mas que nunca tá em casa sempre está na igreja paulo Ensinou que quando você casa você tem que servir o seu lar é mandamento do senhor só que se você tem que servir sem o celular é óbvio que você está dividida se você está dividida você não serve desimpedida mente quem tá solteira serve de
desimpedir da mente ao senhor paulo disse isso porque ele entendeu que isso é santo é bom eu tô dizendo essas coisas por um grupo de jovens porque vocês influenciados pelos pais de vocês foram Ensinados a pensar que não deus me livre eu não que outro fique parte tio que outra ficava tia eu não é assim a gente vê como uma maldição é verdade você já parou para pensar que o homem mais santo que já pisou nessa terra não se casou oficialmente ele não se casar com a noiva dele é você é espiritual esse casamento mas
o salvador jesus era um homem completo não faltava nada para ele ser perfeito que deus fez questão de mantê-lo sem se casar é que a gente Entenda que deus nos deu casamento para apontar para ele não para preencher um buraco que a gente vai morrer se não tiver deus deu casamento pra montar pra ele não pra só preencher um vazio uma necessidade nós então errado ficar solteiro mas como ela tava num congresso que fala de casamento deixa eu falar um pouco mais de casamento a gente tem um mito da pessoa certa a esse é supercomum
a alma gêmea a metade da minha laranja né essas Frases que a gente ouve por aí elas se pode dar risada delas mas a verdade é que a gente se desespera achando que tem aquela pessoa e aí já encontrou não mas tenho certeza que a pessoa certa eu tenho uma pessoa pra mim e da impressão assim de que é uma pessoa que vai ser a chave número 7 bilhões um pouco é achar agulha no palheiro mesa bem usada na sibéria na chá mas a gente nutre isso como se realmente só fosse uma pessoa que encaixasse
que você só Uma pessoa na vida em caixas e cerro inquiridos pensa na pessoa estragada você estragado é possível só uma em caixa o dono da verdade a gente tem que pensar assim ó a na verdade o senhor deus nos deu princípios para que duas pessoas quaisquer pessoas qualquer homem e mulher se unam e se amem no senhor não é verdade que pena eu fui infeliz e tem gente que conta isso é triste ouvir isso mas fomos infelizes que na verdade eu ainda amo aquele primeiro namorado que Eu tinha gente ri mas quando você está
aconselhando a coisa mais triste que tem de verdade sabe porque tem pessoas que se dizem felizes no casamento porque elas achavam elas acham que ela se casar com a pessoa errada porque a gente mantenha o mito da pessoa certa elas acham que elas casaram com a pessoa errada por isso que nós apenas infeliz na verdade ela gosta mesmo do outro mesmo que deu certo ele já causou também vai dar então acho que sou uma pessoa Feliz deus que é isso paciência né encerrando já é muito errado porque a gente mantém esse mito de que você
tem que encaixar com uma pessoa não deu seu princípio para que duas pessoas um homem e mulher se amem se amem e à verdade um dos autores que ele falou assim eu acredito que quaisquer duas pessoas neste mundo debaixo das orientações do nosso deus podem casar e se amarem no senhor a gente não está acostumada vez Mas faz todo o sentido também julgamos que gênesis 24 e ouvi falar que já tiver uma palestra sobre gênesis 24 aqui nessa conferência gênesis 24 nos prova que a vontade de deus encontrada por intermédio de um sinal a gênesis
24 para quem não teve na primeira segunda-feira que foi nessa que teve a palestra do pastor tiago falando sobre isso a genius 24 aquela história em que abraão que achar uma esposa é para o seu Filho isaac e aí ele pede para o servo e e o servo vai fazer a vai dizer sim só que as incertezas instaladas assim a seco então ele está vendo o pastor testes né ela passava na porta e falar um dia ela né não é isso que a história ensinando não tem nada a ver com isso a história tem ensinando
que o servo de abraão analisando virtudes dela porque ele diz ela tem que fazer assim ela tem Que servir assim se ela fizer isso é que na verdade ele está analisando as virtudes que fazem dela uma boa dona de casa uma boa mulher uma boa auxiliadora uma mulher que serve bem escrito analisando enxergando nelas virtudes que ele quer pôr o filho do seu senhor então se você se você legendas 24 de novo não fica a impressão que está fazendo a ligação um é adivinhação ele está analisando virtudes e é por isso que provérbios 31 com
aquele famoso Texto da mulher virtuosa fala de virtudes quando você procura alguém você procura pessoas que tenham virtudes que honram o senhor tá então eu quero que a gente tire esses pressupostos errados para finalmente dizer como é que nós achamos é é a pessoa com quem casar e temos sabedoria ao fazê lo lembra que eu disse que o primeiro caminho o caminho da reflexão tá falei caminho da reflexão então que seria Reflexão em relação a casamento simples e não vou dar muitos exemplos avalia as qualidades do candidato ou a candidata veja se vocês têm o
mesmo entendimento de casa mesmo tudo isso é uma coisa importante é as qualidades não é se ele tem essa característica facial beleza olhos dessa cor nem nada disso ou se ele faz isso ou aquilo tem mais a ver com o ceará que ele enxerga casamento com a bíblia descreve Casamento por exemplo a bíblia fala que um homem deixa pai e mãe uma das coisas importantes de casamento que tem gente que tem dificuldade de fazer é romper os laços com a sua família pai mãe irmãos mas casamento é isso é deixar essas coisas não significa deixar
de amar significa cortar o cordão umbilical e unir se unir se no sentido de agora serem uma só carne é uma coisa muito bonita do casamento Presta atenção quando a gente casa oficialmente se torna um mas a verdade é que a gente é muito diferente então a gente se torna oficialmente um parque durante o casamento a gente vai se tornando realmente é muito legal isso a gente se casa ea bíblia diz que a gente se tornou um mas nós somos de lares diferentes entendeu a gente tem educação diferente a gente recebeu outras orientações a gente
tem gols diferentes mas se a gente ama o senhor Ea gente pensa em casamento da maneira correta que a gente deve conversar e sempre procurar orientação do senhor debaixo da palavra dele então a gente vai cada vez mais se unindo e se tornando um essa é a questão então pensa nessas coisas pensar na viabilidade econômica não é errado embora eu já tenha dito várias vezes que a pensarem em estabilidade financeira para casar pode ser enganoso para o seu coração às vezes a gente tem Expectativas que são irreais não é verdade para casar 70 e isso
pronto aquilo pronto aquilo pronto aquilo pronto aquilo pronto a gente criou se uma expectativa tão errado de casamento que a gente quer ter x dinheiro para fazer isso tudo não tudo que ainda disse que 29 pessoas homem e mulher tem que se amar tem que ter condições de sustentar só sabe que o casamento é feito na época da reforma dizem os historiadores que ao final do Culto o pastor às vezes dizia assim em algum casal que gostaria de se unir em matrimônio e aí esse casal romão chamava frente e fazer uma oração registrava no livro
da igreja está casada mas eles nossa que sem graça mas sabe o que se pensa que é sem graça que ele está acostumado com pompa e circunstância deixa eu dizer uma coisa legal pra você não é errado fazer festa bonita tem nada De errado pelo contrário fez até sentido à luz das de com significativo é casar mas por favor não faça você não pode fazer tudo porque a gente fica mais preocupado impressionar outros do que realmente em se unir ao senhor quer casar eu não passo maior que a perna é tolice do lis a gente
tem que aprender a ponderar sobre o que é casamento e casamento não é cerimônia casamento a 2 se tornando o segundo caminho eu falei que é o caminho Do aconselhamento então converse com pessoas sábias pergunte a crentes maduros acerca da pessoa a quem nós namoramos favores a opinião dos seus pais isso é importante não é eu sei que às vezes nós temos pais que são descrentes e pode ser que seja mais difícil que eles entendam alguns dos nossos algumas das nossas motivações algumas das nossas razões mas pais via de regra têm uma percepção interessante a
nosso respeito que a Gente tem mais dificuldade de ter eles enxergam às vezes coisas da gente ea gente tem ouvido mas eles são só uma pessoa um grupo de pessoas conversa com gente sabe na sua igreja gente que pode dizer assim fulano não é legal por isso por isso por isso olha só quantas vezes a gente fez besteira em namorar alguém que pessoas sábias disseram não namora uma porta na cara não é E sabe que o mundo faz engraçado porque à medida que eu falo para vocês ou lembrando de músicas é que que são cantadas
em que o triunfo foi dizer que ninguém acreditava no nosso amor mas nós vencemos é bonita a besteira uma besteira porque porque isso não é sábio isso não é sábio sábio é você buscar de quem tem sabedoria a sua decisão então pergunte a pessoas maduras o terceiro caminho de sabedoria falei que o caminho da suspeita Averigúem as motivações que levam ao casamento às vezes a gente fala assim encostou tem que casar é difícil de agüentar eu sei do que estou falando há uns anos e mais adiante e não é errado a gente te desejo de
expressar nosso amor fisicamente para com alguém é que nós amamos um errado isso deus fez para ser assim só que tem uma coisa que a gente tem que tomar muito cuidado para não cair Se a gente acha que o casamento vai trazer grande satisfação a nossa vida então a gente entender o casamento de forma concêntrica casamento na verdade é para moldar a gente tem hora que não é legal tem hora que é maravilhoso tem hora que dói porque ela pega assim naquele ponto fraco da cama apertadinhas que ele faz isso é bom é bom que
seja assim não é bom mas é bom então que eu quero dizer que a gente não pode pensar Em motivação e egocêntricas né eu quero ser feliz assim pensa de forma muito egoísta ah eu quero né então um sonho calma nesse primeiro as coisas que o senhor deus falou que o casamento tem que fazer uma delas é duas pessoas serem moldadas uma pela outra um dos livros foi recomendado aqui é excelente quando pescadores dizem sim é porque pecadores vão ser moldados para que deus vai limpando homens bolsos que nem ouvem uma das coisas mais Bonitas
que eu aprendi com a escritura é que deus jesus cristo o noivo morreu para purificar a sua noite torná la sem mácula sem cura já pensou que legal ser sua motivação ao casar diz assim eu quero contribuir para a santificação da minha noiva que legal raramente a gente fala desse jeito mas seria muito bonito se falar que essa seria uma motivação santa bíblica na suspeite das suas motivações preocupe se com as suas qualidades antes Do que dá às dela ou dele entende o que quero dizer quando as pessoas falam de casamento de maneira muito sonhadora
sim tem muito a ver sim eu imagino que ele vai ser assim assim ou ela vai ser assim assim e isso já por natureza mostra que você tem ideal e isso é o que tem mais a ver com o senhor acha que estou preparado eu gostaria de ter as qualidades de está moldado para fazer bem a outra ou ao outro Por último o caminho da espera não se case com o primeiro que vi é pelo menos 7 tinha bom e se às vezes é um medo e é verdade tem pessoas que isso acontece principalmente com
aquelas moças que vão procurar moços fora da igreja mas eu amo e outra temporada para eu ter vindo igreja viu na hora de falar só vou cuidar ele tem vindo na igreja a ele é assim ele ainda não converteu mas ele também na igreja quer dizer a gente tenta se enganar né Mas no fundo no fundo a gente casou porque a gente achava que casamento é mais importante do que ouvir o senhor é ruim isso mas é verdade que em casas em casa porque entende que casamento é mais importante do que dar ouvidos ao senhor
mas a gente faz isso porque falta pra gente o caminho da espera falta pra gente o descanso no senhor eu gostaria que a gente entender se que há casamento à espera não é porque a gente de novo fica de Braços cruzados mas a gente casa dizendo senhor não sei se eu sei tudo sim eu não sei se eu sei cuidar bem é freqüentemente quando a gente não é pai e mãe vai ter o primeiro filho primeira filha bate aquele medo nos homens então é super medo né há muitos moço não acho que estou preparado ainda
que está barbudo onde você tem tanta bala mas pelo menos 100 já já é adulto mas a gente cria Expectativa errada que dei uma expectativa errada por parte de muitas mulheres olha só a não eu quero né casaca acho que ficar nos 10 anos casados discutir e achar não é aproveitar a segunda foi aos 35 tal aí eu acho que é legal que eu voltar bem madura sim para criar uma criança uma vez minha esposa foi o ginecologista e ela vai esperando nosso segundo o terceiro filho não é exatamente quando é Lembrado dessa história e
aí o médico estava usando estamos vendo engravidado ahmed que você sabe que seja a ladeira abaixo aí interessante que não é cristão mas preste atenção na sacada dele foi assim socialmente não mas biologicamente sim que estava ensinando que a gente sabia porque graças a deus nós tivemos três filhos em tempo que ela pode ter seus filhos e foi muito bom é que muitas esperam demais deixando de pensar no Aspecto biológico o corpo está dizendo que devia ter tido mais cedo mas a gente morre de medo porque a gente não espera no senhor entende que eu
quero dizer à sociedade imprimiu conceitos que não tão certos não tão certos como se o ideal fosse lá na frente quando na verdade esperar no senhor é começar de baixo da da confiança nele debaixo da confiança nele e é isso que quero que você almeja para o seu casamento se você está namorando se você Está noivo na prestes a casar case com o temor mas não do que vai acontecer com o temor do senhor tá com o temor do senhor dizendo senhor eu não sou o marido que eu devia ser ainda não sou a esposa
de vencer mas é hora por que o senhor me faças e agora para que o senhor me molde para que eu seja isso bom se você já é casado e sabe que algumas coisas não andam bem ou não começaram bem no seu casamento Deus nunca diz é tarde de mais interessante isso na escritura voltar-se para o senhor nunca é tarde demais é impressionante que ele o apóstolo que mais trabalhou pra ele ele fez questão de conversar quando já era maduro assim saulo de taxa gera um homem maduro jesus resolve convertê-lo já uma certa idade assim
arrebenta e ele foi o senhor apóstolo ele começou no vinho porque nunca é Tarde para o senhor nunca é tarde ele consegue fazer coisas tremendas quando a gente se dispõe e se arrepende se joga aos pés dele então eu quero olhar para você quer olhar por nós para que a gente busque sabedoria do senhor minha aula hoje foi sobre a vontade de deus mas não do jeito errado e místico não falei no começo mas sim uma vontade que conhece as escrituras e aplica isso para a vida de maneira sábia isso que eu quero que você
seja que você seja um Jovem uma jovem sábia ao sábio aos olhos do senhor bom vamos lá pedir isso feche os olhos ae nós estamos aqui porque temos pensando naquilo que estou a palavra tua escritura valoriza muito que é o casamento e queremos fazê lo de forma sábia sabemos que às vezes nós tomamos decisões são todas às vezes tomamos decisões que são egocêntricos às vezes não pensamos nas conseqüências Por falta de prudência tudo isso mostra que nós precisamos amadurecer e espiritualmente mas não crescer sem então nós pedimos que o senhor nos faz crescer o que
o senhor desperte esses jovens a humildade porque quem não se humilha não cresce que eles sejam humildes que se dobra em diante de ti ti do que o senhor nos encha de sabedoria para uma vida aqui expressa e exala a tua graça queremos que eles sejam felizes no Casamento porque amam a ti queremos que eles encontrem alguém que lhes conduza a cristo por isso pedimos que esses jovens tenham a coragem de esperar esperar em ti pode ser que isso significa que esperar uma pessoa que ainda não conhece pode ser que significa que casar mesmo quando
as coisas não estão todas prontinhos qualquer que seja a nossa situação ensina-nos a esperar o senhor nós olhamos tudo isso em nome de jesus Também