Scribe
Scribe

Нравится? Сделайте Scribe еще лучше оставив отзыв

Получить расширение Chrome

Обзор

  • Популярные Видео
  • Недавние Видео
  • Все Каналы

Бесплатные Инструменты

  • Загрузчик Субтитров Видео
  • Генератор Временных Меток Видео
  • Генератор Резюме Видео
  • Счётчик Слов Видео
  • Анализатор Заголовков Видео
  • Поиск по Транскрипциям Видео
  • Аналитика Видео
  • Создатель Глав Видео
  • Генератор Викторин Видео
  • Чат с Видео

Продукт

  • Цены
  • Блог
  • Получить расширение Chrome

Developers

  • Transcript API
  • API Documentation

Правовая информация

  • Условия
  • Конфиденциальность
  • Поддержка
  • Карта сайта

Авторское право © 2026. Сделано с ♥ Scribe

— Если мы сделали вашу жизнь проще (или хотя бы немного менее хаотичной), оставьте нам отзыв! Обещаем, это сделает наш день. 😊

Related Videos

14 05 Ale luglio

Video thumbnail
317,886 Слов89m readGrade 18
Поделиться
Channel
Clube da Transformação
Olá olá sejam todos muito bem-vindos a mais uma conexão do nosso podcast sucesso consciente Esse é o podcast do clube da transformação Jose Cris aqui muito feliz com a conexão de hoje muito feliz em poder receber uma convidada muito especial que já nos inspirou muito né numa pequena conexão que a gente teve presencial numa palestra e que já mexeu em cois inas aqui dentro que a gente vai compartilhar mais com vocês Primeiramente seja bem-vindo toxo gratidão gratidão Nossa é sempre uma alegria para nós aqui a gente não chama de Episódio ol a gente chama de
conexão adoro porque para nós é muito mais que um episódio né a gente realmente se conecta e a gente se dispôs a a levar conteúdo de consciência para esse mundo digital de uma forma muito verdadeira muito consciente né então a gente convida aqui pessoas que na nossa visão tem sucesso consciente e contribui Pro Sucesso consciente porque o sucesso consciente não é um sucesso individual não é um sucesso para nós que é é do coletivo também então a gente fica muito feliz e honrado aqui com a sua presença e a Jose vai te apresentar aqui né
porque nós estamos recebendo uma referência aí Nacional Internacional hoje aqui no nosso estúdio muito bom exatamente seja muito bem-vinda a Lê lúlio a Lê gente para quem ainda não conhece ela é nutricionista formada em Economia circular ela é de diretora do departamento de saúde e Nutrição da sociedade vegetariana brasileira além de consultora de empresas de alimentos e suplementos na área de inovação e marketing então Alê Que honra poder ter você aqui com a gente compartilhando conteúdo obrigada pelo convite Eu sempre gosto assim eu sempre começo eu esse tipo de de troca né de de de
troca de saberes com uma frase que para mim faz todo sentido Conhecimento bom é é conhecimento compartilhado né então a ideia assim é compartilhar porque com certeza também vou aprender muito com vocês aqui hoje ô querida gratidão e cada convidado que a gente recebe aqui a gente faz a pergunta que a gente vai te fazer agora o que que é sucesso consciente para você aê lugra uau é eu passo aí por uma por uma transformação pessoal ao longo da jornada da vida que eu acredito que a gente tá aqui para para evoluir essa é Transformar-se
a cada dia a cada momento a cada situação de vida e me me perguntando sobre isso também então eu acho que a gente tá no momento planetário da necessidade de redefinir o que é sucesso e eu fiz isso pra minha vida própria tá então para mim sucesso consciente é realmente você quebrar todas as estruturas que a gente tinha como sucesso anterior que o sucesso anterior ele era muito ele era muito voltado ao indivíduo ao indiv individual E muito voltado ao comercial também à questão do ter né e para mim hoje o consciente nada mais é
do que ter consciência que nós somos coletivos nós somos um fazemos parte de um ecossistema e o meu sucesso é poder fazer com que a minha vida prospere junto com tudo que está ao meu redor em grande abundância então Sucesso consciente para mim hoje é trabalhar paraa abundância de todos uau gente podemos parar aqui só com essa frase só com essa ideia do que que é Sucesso consciente já faz a gente refletir né e isso é uma coisa que me tocou muito até na sua palestra que eu t vai contar um pouquinho como é que
a gente se conectou né mas você fala muito essa consciência do todo né dessa consciência de que não estamos separados né o quanto somos interdependentes do planeta o quanto nós dependemos da natureza né Então realmente isso você trazer isso no teu conceito de sucesso consciente é algo muito Especial é isso gente eu quero aproveitar agradecer né e Honrar aqui o nosso amigo Anderson Rodrigues fundador da vida Veg que através dele a gente conheceu agradecer ali o convite que você nos fez para participar né do evento que você fez aqui em Floripa da Mata esses produtos
maravilhosos essa empresa mar vilhosa né agradecer essa conexão aí com Max com toda a equipe e agradecer muito a sua presença aqui hoje né Para nós é uma honra alegria muito Grande Viu como o mundo é conexão e conexão se faz entre vidas entre seres e não de forma sozinha sozinho você conecta com qu né então acho que essa é a grande O que traz o que traz que faz a gente ficar feliz o que faz a gente querer fazer mais o que a gente querer produzir é conectar né então acho que essa coisa da
conexão é o que nos uniu que fez eu chegar até aqui e para mim é o sinônimo de sucesso também que coisa boa e a gente quando né canalizou esse Nome aí do Sucesso consciente a gente quer exatamente isso é é ser esse ativista aí desse novo tipo de sucesso né de de que não é um sucesso só de buscar fama sucesso dinheiro e poder né Eu gostei muito que você falou de individual né para partir pro sucesso do todo né ou seja será que é bom para mim é bom pro planeta é bom para
as pessoas é bom para todo mundo se for bom para todo mundo é bom para mim também né se não fosse assim a gente não teria casos Tão claros de pessoas eh entre aspas bem-sucedidas os bilionários milionários seriam as pessoas mais felizes do mundo né eu ao longo da minha trajetória inteira como nutricionistas eu eu vai eu vou fazer 30 anos de de prática né prática Clínica fiquei ao longo de 15 anos na prática clínica de forma Quase que exclusiva né tem atendendo pacientes em São Paulo onde eu moro e tudo com meu consultório próprio
muito bem sucedida vamos dizer assim né pensando nos Parâmetros né mas eh uma coisa que me tocou muito ao longo dessa jornada de consultório é que eh eu tive a oportunidade de ao longo de toda essa vida eh atender muitas pessoas bem entre aspas bem-sucedidas pessoas financeiramente muito bem-sucedidas eh pessoas ricas principalmente Mulheres Ricas que são de alguma forma ou casadas com com casadas com pessoas ou filhas ou herdeiras a maioria dentro desse desse modelo do patriarcado e tudo mais a Mulher como Aquela que tá ali enfeitando a estante da de de alguma coisa todas
elas tinham muito eh tinham muito poder aquisitivo poder de compra de viagem de bolsa e vinham no meu consultório porque tinham diversos questões relacionadas à própria autoestima ao próprio corpo ao a compulsividade as questões emocionais a maioria delas usando medicamentos para controle de ansiedade para poder dormir para poder acordar para poder viver e aquela métrica do Sucesso de todo mundo ali fora quer ganhar dinheiro para comprar o helicóptero para comprar a bolsa para comprar para viajar para Paris elas tinham tudo isso e com diversas outras coisas que eu entendo como infelicidade e aí isso foi
muito importante para eu poder entender para mim mesma que essa métrica esse parâmetro que a gente usa como pessoa bem-sucedida tem tudo não é possível que não seja feliz a gente entende que a felicidade não é uma coisa Que se alcança é um é um estado e esse estado ele tem a ver com as nossas realizações pessoais e principalmente as nossas relações pessoais de troca eu aprendi ao longo da minha vida eh fazendo muito projeto entendendo isso eu saí pro mundo para ver o mundo de outras formas que eh o que me satisfazia mais que
me satisfaz mais isso é até hoje eh em termos de me trazer aquele aquela aquele momento de felicidade aquela coisa que você sente no estômago de Felicidade é quando eu dou e não quando não quando eu recebo quando eu promovo algo que eu vejo que que eu Gero conforto que eu Gero eh sentimentos Sensações e condições positivas pr pra minha volta e não é só exclusivamente pras outras pessoas pros animais também uma troca né quando você por exemplo resgata um bicho e ele volta para você com aquela gratidão eh eu fiz um pouquinho mas ele
faz muito mais por mim né e eu recebo isso eu dou Para ele recebo em troca então aquilo aquilo que eu dei vem para mim de uma outra forma então eu eu assim eu realmente passei por diversos processos que me redefiniram totalmente O que é sucesso né parâmetros totalmente diferentes daquilo que a gente vê porta fora porque muitas vezes Venderam pra gente né que Sucesso era uma casaa um Palácio uma mansão um carrão importado uma coisa né assim ter acesso a determinadas coisas como né lancha Helicóptero né ou de repente marcas né como se atess
tu a bolsa marcas laros e muitas vezes tudo isso é é uma é uma coisa tão vazia né não que a gente não possa ter se a gente assim escolher e se isso né se isso combina com a gente né porque é muito bom você poder ter luxo conforto principalmente conforto Uhum mas se isso não tiver nutrindo a tua alma se não tiver preenchendo quem você é lá dentro isso não é sucesso né porque o sucesso Ele sempre teve Atrelado a condição financeira a só o material ou até poder status né como muitos governantes políticos
né E hoje a gente teve como se fosse um colapso do nosso velho velho modelo de sucesso né E foi foi nessa inspiração que a gente quis provocar com essa expressão sucesso Consciente e eu gostaria de falar agora sobre o sucesso do nosso planeta ali Hum como é que você enxerga is esse momento né E e essa questão do meio ambiente né eu Vejo que você tem um trabalho muito forte aí né de de de expansão da consciência das pessoas então a gente Escutou né bastante lá no evento que a gente foi eu gostaria que
você trouxesse um pouquinho dessa sua visão como é que você vê o sucesso do nosso planeta hoje tem jeito ainda pro planeta tem muito que não tenha pra gente boa o planeta gente nós somos uma na linha do tempo da da existência do planeta Terra nós somos milésimos de segunda nossa existência Ela equivale a milésimos de segundo da existência do planeta Terra então é muita soberba da nossa parte ficar eh falando frase com ai vamos salvar o planeta ele tá salvo por ele mesmo porque ele é autossuficiente ele é retroalimenta vio ele é ele é
reequilibrante ele tem todas as suas métricas o que acontece é que a gente tá arranhando ele tá causando tá fazendo uma certa confusão e Obviamente essa própria confusão ela é Ela é ameaça não a ele sim a nós né então quando a gente fala de questões ambientais que é algo que eu me especializei a gente começa a entender que tudo que a gente tem feito é bom falaria aqui horas sobre isso né parte de um pressuposto de que nós poderíamos ser Independentes do planeta que nós somos mais importante do que as bases estruturais que sustentam
a vida de todos no planeta que nós podemos Manipular as leis universais as leis da natureza porque nós somos inteligentes o tal do topo da cadeia né então a gente essa soberba humana aqui é é muito alimentada pelo próprio ego humano pela e até pela soberba mesmo né de de achar que a gente tem esse papel e a gente pode manipular coisas que são estruturais fez com que a gente realmente mexesse em estruturas que eh mexem na possibilidade da continuidade da vida humana na terra né então com Relação a isso nós estamos já no assim
no com o botão do alarme a apertado sabe estamos em várias condições planetárias chegando naquele tal ponto de não retorno a gente tem que entender ponto de não retorno com relação à nossa vida aquilo que sustenta a vida humana na terra e obviamente de diversas e diversas diversas espécies né porque no final não as consequências vêm para para muitas outras espécies que interdependen e que vivem da mesma forma que a gente Então é realmente a gente tá num num momento extremamente delicado que é um momento de uma necessidade urgente de transformação imediata da mentalidade humana
né eh ah o que que você vai fazer você vai reciclar lixo você vai eh comer tal coisa tudo isso tem que ser feito mas acho que Ant antes de tudo essa necessidade urgente de mudança é da nossa mentalidade se a gente mudar a nossa mentalidade o resto é consequência da mudança da nossa mentalidade Assim Como para muitas pessoas que expandiram Consciência em vários aspectos elas foram mudando diversas atitudes e formas de de viver de agir é exatamente isso que precisa acontecer não pode ser uma uma mudança forçada no tipo fazer isso ou aquilo quando
você muda sua mente com relação ao seu papel como parte integrante de um EC sistema terrestre você automaticamente vai mudar suas atitudes eh porque elas vão estar alinhada a essa condição que é a gente Não está acima a gente estar com a gente fazer parte a gente interdependent a gente trabalhar pra manutenção do meio que nós dependemos é esse dá é se doar é fazer o serviço ambiental que o planeta espera de todos os que dividem né a vida e e deveriam trabalhar de forma colaborativa né A grande questão é que eu parafraseio e acho
que um dos meus maiores professores com relação a essa questão filosófica do papel da humanidade Por incrível que pareça não é Nenhum filósofo conhecido é um agricultor que é o Ernest gek o Ernest é suíço um agricultor que veio pro Brasil há 40 anos atrás e ele desenvolveu o conceito de agricultura sintrópica da onde surgiram sistemas agroflorestais que é algo que eu estudo já há bastante tempo e o Ernest ele começou desenvolver produção de alimento em Sistemas de agrofloresta que nada mais é do que olhar pra natureza toda a sua abundância toda a sua interdependência
e Plantar Comida em parceria com o sistema e não contra o sistema né posso falar disso mais tarde mas isso é são sistemas agor florestais e ele e ele traz isso né que nós não somos os inteligentes que a gente acha que só a gente é inteligente Já vi falar is só a gente é inteligente nós fazemos parte de um sistema inteligente que é a soma das inteligências de todas as espécies de todos os seres que se juntam e criam uma condição e todos esses seres que vivem No planeta sejam eles animais humanos eh unicelulares
como bactérias fungos como plantas mgos e tudo mais todos os seres que têm vida eles vêm dotado de um instinto que os faz trabalhar para o meio todos trabalham paraa manutenção do Meio se você vê uma formiga andando e cortando um galinho você tem que entender que ela tá sendo guiado Como diz Ernest pelo amor incondicional a sua existência E para isso ela trabalha paraa manutenção do Meio ela vem lá um Guia Olha você vai cortar aquela plantinha que ela não precisa mais estar ali ela vai servir de alimento e por outro lado ela vai
abrir espaço porque outra planta que deveria estar ali vai chegar então tem um porquê da formiga cortar eu tô dando exemplo agora como diz Ernest Nós seres humanos somos os únicos seres vivos da terra que trabalhamos para nós mesmos e não pro sistema e não pro coletivo e não pra coletividade eu passo por cima das Plantas eu passo por cima dos animais eu passo por cima de outros humanos uma competitividade porque eu vou ganhar né esse é uma parametrização de sucesso que a gente colocou pelo mundo capitalista para um ganhar outro ou outros perdem né
e no sistema da natureza não é assim eu trabalho para você eu trabalho porque eu eu vou ganhar com isso mas todos vão ganhar com o meu trabalho também então o trabalho ele é coletivo não não é individual e aí que você começa a Estudar então como eu comecei a entender tudo isso eu comecei a entender como a humanidade de forma tão egoísta tá passando por cima de de de de padrões naturais por exemplo desmatamento poluição de água e lá embaixo da da terra puxar petróleo que deveria tá lá tá lá porque tem um motivo
de est lá para cima e transformar isso em plástico e jogar nos oceanos que daí vai quebrar vai virar microplástico vai parar dentro da minha Célula interferindo no Meu DNA né então assim a gente mexendo em coisas que não tem que mexer né E quando você começa a olhar uau olha essa humanidade que que a gente tá fazendo é urgente que pra gente continuar aqui a gente transforma esse sistema uau É isso aí e eu eu registrei aqui ali algumas alguns insights muito importantes que eu registrei aqui que eu anotei ali da sua palestra da
sua apresentação lá eu anei muita coisa tem Alguns aqui que que trazem aqui né que eu gostaria de trazer por exemplo tem tudo a ver com que você acabou de falar uma das frases que me marcou muito é que você falou olha não dá não existe pessoas saudáveis um planeta doente né então hoje as pessoas já estão despertando a consciência de cuidar mais da saúde e tudo mais né Eu acredito que a gente tem hoje né um olhar melhor aí para esse para esse ponto né Tem muito caminho pela frente ainda mas hoje a Gente
ainda cuida muito mais da doença do que da Saúde mas já houve um salto mas essa questão do do planeta né Eu acho que a gente tem ainda saltos importantes para dar né as pessoas não conectam a a própria saúde com a saúde planetária eh a faculdade de medicina de Harvard criou uma nova uma uma nova disciplina dentro da faculdade de medicina que é a saúde planetária né que envolve a prevenção de doenças eh humanas com relação aos cuidados Ambientais Ou seja a partir do momento que você vive e um ambiente saudável as suas chances
de ser mais saudável é muito maior isso não é só com relação ao ar que você respira a o ambiente saudável do ponto de vista de de ter natureza ali e sim eh se quanto mais você se distancia das próprias questões que o homem criou nesse ambiente que acaba adoecendo esse ambiente Mas você consegue preservar a sua saúde o que a gente não entende né Que a humanidade em cisma em não olhar é que a gente vive num um planeta que é único e que tudo tudo do planeta se transforma e se transforma Mas tá
tudo aqui dentro não tem jogar fora né não tem acabar com a água e buscar água em Marte não tem isso tá E nessa coisa de não ter o que jogar fora quando a gente começa ou seja quando eu falo não existe pessoas saudáveis em um planeta Doente quando a gente fala paraa nossa saúde a gente se preocupa ai vamos vamos me Alimentar e e eu preciso comer tanto de carboidratos de proteí n eu vou tomar um chazinho que não sei o que lá ou então eu vou vou correr na praia então tá bom são
coisas que a gente faz uma correlação Direta com saúde Só que a saúde vai muito além disso tá então a forma com que a gente tem lidado com as questões planetárias principalmente eh nessa questão do desmatamento que leva a a crise ao aquecimento global que mexe em diversas questões da do ar que a Gente que a gente respira que mexe na Regência de água isso tudo influenciou nos nosso corpo é a água né e eu vou um pouco mais além que é o para mim um dos casos mais alarmantes que comprovam que ambientes eh doentes
adoecidos adoecem pessoas tudo que a gente criou como ser humano e de substâncias sintéticas tô falando do plástico tô falando dos medicamentos tô falando dos agrotóxicos tô falando de diversos a gente trabalha mexe com metais pesados que deveriam Estar lá embaixo no subsolo a gente traz para cima lítio titânio e cadmio e tudo mais enfim todas essas substâncias sintéticas que são muitas elas eh foram criadas em laboratório pelo ser humano e elas são dispensadas no ambiente eu já pego um plástico jogo eu pego um combustível fóssil transformo faço lá monóxido de carbono jogo no ar
eu pego um eu crio um agrotóxico à base de também derivados de petrólio outras substâncias sintéticas pulveriza em cima Daquilo que eu vou comer que vai cair na água que eu vou beber essas substâncias elas não entram no ciclo natural do planeta ciclo natural o planeta não tem lixo planeta não tem resíduo tudo na vida se transforma e transforma-se numa nova vida né então a gente quando morrer a gente vai virar adubo e vai nascer plantinha da gente é caminho natural das coisas não tem resíduo agora aquilo que a gente fez em laboratório a natureza
não degrada não biodegrada porque ela Não reconhece como natural ela não sabe o que fazer com plástico e essa tâncias elas vão vagueando pelo planeta vão tá principalmente cair na água e a água é o grande transportadora universal de tudo e acumulador de tudo né Então a nossa água é a base daquilo da plantação de alimentos aquilo que a gente bebe aqu água que a gente cozinha o nosso feijão e eh o que a gente tem hoje é uma grande contaminação da da água do solo e do e do ar esses contaminantes entram em Contato
com a gente são substâncias sintéticas que tem hoje já muito bem documentados interferência Direta em diversos sistemas orgânicos humanos desde a nossa sistema reprodutor nosso sistema endócrino que a gente chama de disruptores endócrinos eles agem nas nossas glândulas influenciando a síntese dos nossos hormônios os hormônios são as a e queem controla orquestra do nosso corpo Elas têm capacidade de entrar dentro da nossa célula e alterar a forma De do nosso DNA se transcrever aí vem a correlação de poluentes ambientais como por exemplo agrotóxicos e câncer tá então o que acontece eh você pode ter os
hábitos mais lindos da vida ter uma dieta equilibrada correr na praia meditar se você tem uma água contaminada se você tem alimentos que são contaminados com esses com esses poluentes ambientais seu ar que você respira não tá legal não adianta as coisas que a gente entende como padrão De vida saudável se o ambiente que você vive tá te trazendo substâncias que interferem em coisas muito mais sérias do que o carboidrato e a proteína porque vai ficar mais gordinho menos gordinho isso aquilo isso é picuinha perto do problemaço que a gente tem se metido com ah
essa essa esse crescimento desordenado e de tudo que a gente tá fazendo Nossa é muito impactante isso que você traz né porque a gente às vezes se distrai se preocupando com coisas tão Pequenas né a gente tá Mirando pra formiguinha manada de elefante passando atrás nada vegano esse esse meu ditado Mas é isso é isso a gente tem um am manada um elefante tá sentado na sala do nosso lado e a gente não tá sentindo Fazendo de Conta que não tem ninguém do nosso lado sabe isso é bem sério é muito sério e uma das
coisas que me impactou muito na sua fala também né na na palestra que a gente assistiu foi que você falou da Parte que que a gente como se a gente esquecesse que a gente que pertence ao planeta e não o planeta que pertence a gente né então assim a gente inverteu ali essa questão de posse a gente trata o planeta como se fosse um objeto nosso não e como se a gente fosse viver sem poder existisse a possibilidade da nossa vida continuar sem aquilo que a gente tá destruindo hoje a gente Não viveria obviamente sem
a água sem o ar né E quando a gente fala de Floresta quando a Gente fala e de oceanos também que é seríssima questão a gente tá falando daquilo que sustenta a base da nossa vida uhum existe água Sem Floresta e não existe ar Sem Floresta Sem Oceano 54% do oxigênio que a gente respira vem do Oceano restante vem das florestas e a gente só tá emitindo CO2 e fazendo de e matando Quem produz né a principal molécula que garante a nossa vida que é o oxigênio que sem ela minha amiga não tem nem não
tem não tem ela um musk e Não tem a pessoa mais humilde que que possa existir então quando se trata de base Planet para sustentação da vida todo mundo interdepende igual nessa hora tá todo mundo igual não adianta você não vai nem não vai comprar oxigênio de de plutão não vai não tem como trazer não vai o dinheiro que for não vai comprar e ali aí o que que a gente pode fazer então quem tá nos assistindo ali se você pudesse dar algumas assim olha umas pílulas de consciência assim para quem Caiu de paraquedas n
tema al para quem de repente tá começando se conectar com isso né Eu por exemplo já tenho me conectado com esse tema já há um bom tempo eu sou um dos embaixadores aqui no Brasil do movimento do capitalismo Consciente e outras ações né Eh tenho me conectado cada vez mais né com pessoas que tão numa frequência diferente porque é uma outra frequência né por isso tem gente que acha que nós somos louco né Por exemplo tem gente que me vê Abraçando a árvore né e meso você tá abraçando uma árvore né Como assim e ninguém
acha estranho a pessoa sair da farmácia com uma sacola cheia de remédio isso ou seja o cara gastar R 1000 numa farmácia é normal sai lá feliz agora é o abração árvore que é de graça que tá ali eu tô conectado com ela meu remédio né É estranho Quem será que é louco né então que que que dica você poderia dar que sugestões você poderia dar ações a primeira questão obrigatória é Conhecimento ou seja seja proativo em busca de conhecimento né o conhecimento não vai bater na sua porta Oi eu sou o conhecimento quero entrar
na sua cabeça não vai vai você Obrigatoriamente tem que ser proativo porque a gente tende com as coisas do dia a dia que são muitas a gente se enrola e se coloca em diversas questões eh a gente acha que não tem tempo eh e condição de de aprender de buscar informações de forma coerente de em lugares Seguros porque Hoje também com a com a internet conhecimento é Um Desafio aonde buscar em quem eu confio e tudo mais esse é para mim é a maior dificuldade né então ou seja eh ter muito bom senso muito cuidado
ao buscar mas de forma proativa buscar conhecimento tá saber entender sobre seu papel como ser humano na terra o que que tá acontecendo né Quais são as principais ameaças e obviamente a sua forma individual porque você tem outras formas como uma empresa como uma Indústria como uma on como um projeto Mas você se vamos pensar do cunho inicialmente individual né Ou seja a partir do conhecimento que ele é gradual não é que você vai pegar e vai receber uma pílula de conhecimento que vai vai te dar tudo tá a gente tá no eterno aprendizado tem
muitas áreas por exemplo que eu que trabalho com isso há 15 anos não conheço ainda tô aprendendo né então ou seja está numa escala de conhecimento proativo e progressivo de buscar Conhecimento e obviamente o que eu falo assim praticamente por mim é que você entra numa você entra você abre uma portinha começam outras portinhas a aparecerem E você começa a abrir aquela coisa de é que nem o Windows né chega uma hora que você não já a onde eu tava mesmoo você começar aquele tem que começar a fechar pode achar onde Da onde você saiu
né que você começa a entrar na internet de uma coisa a outra Exatamente isso mas que bom porque isso é busca de Conhecimento mas aí o que você vai aprender que você vai ver claramente é que você vai aplicar esse conhecimento pro seu consumo o seu consumo é o que molda o mundo é o seu consumo que vai impactar a sua vida diretamente em termos de saúde mental e saúde física e saúde espiritual diretamente ao seu consumo tá E também o mundo que tá à sua volta né E aí entre os hábitos de consumo existem
muitas coisas obviamente a gente acorda e faz Fazendo escolha e vai dormir fazendo escolha desde a roupa que eu vou usar o meio de transporte que eu vou vou fazer se eu vou sair num restaurante se eu vou comprar uma tal coisa vou comprar uma uma uma coisa de plástico ou uma coisa de lata Enfim tudo isso é escolha de consumo e a gente faz várias escolhas ao longo do dia a dia mas aí trazendo pro meu lado né em termos de tudo que eu aprendi e a ciência que eu desenvolvo há 30 anos que
é minha profissão ou seja de Todas as escolhas que a gente faz não tem escolha mais impactante paraa sua para você paraa sua saúde física mental e espiritual além de impacto ambiental ou seja No Impacto do mundo que você vive do que as suas escolhas alimentares o que você come realmente é aquilo que vai te direcionar ou pra saúde ou paraa Doença e também que vai fazer a sua pegada ambiental no planeta no Equilíbrio né da da do planeta terra a sua Existência pode ter uma uma pisada uma pegada mais leve ou muito forte principalmente
pelo que você escolhe para comer e quando eu trago pra saúde a gente sempre pensa em saúde física ai porque minhas artérias ai porque minha isso aquilo não hoje a gente sabe muito bem que saúde física é ligada à saúde emocional isso a gente tem estudado muito quando a gente olha o eixo intestino cérebro né o cérebro tá diretamente ligado ao intestino né então Ou seja se as questões de de apatia de de ansiedade de depressão de de outras questões de cunho cognitivo estão diretamente ligado à sua saúde física e a sua saúde física tá
ligada a isso tem Eu tratei e trato muitas pessoas que T problemas intestinais sérios tem problemas de alergias autoimunes seríssimas que não tem uma razão alimentar não tem tem uma razão emocional e eu vou um pouco além pro lado espiritual também que pouco ou Nada Se é falado tá aquilo que você come é intuitivamente trabalho seu espiritual e aí eu não tenho como não falar da Escolha que eu fiz a partir do momento em que eu tive acesso a tanta não somente conhecimento mas como sensibilidade e tudo isso tá eu me tornei vegana vai fazer
10 anos exatamente por todos esses conhecimentos né Ou seja quando a gente fala de espiritualidade a gente fala de de uma Busca pela paz pela bondade pela elevação né do nosso nível energético né e a gente olha o que a gente tá fazendo como seres humanos pra gente se alimentar de animais é totalmente incoerente né quando a gente olha paraa questão energética quando a gente olha paraa questão ambiental quando a gente olha paraa questão de saúde né Ou seja a gente tá trazendo uma um a gente criou pra gente se alimentar de animais e seus
derivados um sistema de opressão um Sistema de crueldade um sistema de insustentabilidade absurdamente grande que tá entre quatro paredes e ninguém quer olhar porque é extremamente Inconveniente olhar para isso mas que dia após dia mexe na nossa na nossa mexe com os nossos valores Nossa índole ali a gente fala né Eh quando a gente fala de doença a gente fala de inflamação de baixo grau com uma inflamação de baixo grau ela vai chegar Um momento que ela vai te dar uma doença Ah uma doença um diabetes vai te levar uma doença cardiovascular é uma não
é uma inflamação tipo levar uma picada de perne longa e inflamou Não não é isso é uma inflamação de baixo grau e essa inflamação de baixo grau espiritual tem a ver com a promoção da Crueldade diária com a promoção da opressão diária que tem a ver com comer animais e sistemas opressores que envolvem a morte o uso desses animais como também a ameaça a Natureza em si porque hoje se a gente olhar a agricultura para os animais ocupa mais da metade de todos todas as terras aráveis do planeta hoje se a gente olha 80% do
desmatamento da Amazônia que é a morte de um bioma Complexo da abundância Que a gente tem que tá envolvendo o quê questões climáticas diretamente a questões de escassez de chuva ou muita chuva tudo isso tem a ver com o desmatamento e por que que a gente tá fazendo isso 80% das Áreas desmatadas no Amazônia segundo o IMP por via satélite ele mostra que transforma em pasto ou em monocultura de soja quem come soja somente 7% da soja produzida no Brasil tá no prato dos brasileiros na forma de óleo de soja ou de alimento de soja
o restante é tudo para alimentar animal então assim é de uma incoerência aquilo que a gente tá fazendo né é como eu falei a gente tá dia após dia forçando a barra pra gente chegar no ponto de não Retorno então dos nossos hábitos né voltando à pergunta inicial de 10 minutos atrás que eu já falei 10 minutos é exatamente maravilhoso Exatamente isso primeiro vai vai buscar conhecimento entenda o que você tá fazendo o que sua vida impacta né O que que sua o que que seu seu estilo de vida o jeito que você vi suas
escolhas diárias impactam o meio e você e busque ser uma pessoa mais leve no mundo praticar leveza a leveza é comprar menos é escolher melhor é Consciência na hora de comprar e escolher o que vai comer o que vai vestir o que vai usar né ou seja não tem como a gente não partir para momentos de alinhamento de valores e propósitos na hora de fazer de fazer escolhas e praticar minimalismo não dá pra gente sair surtado consumindo o planeta literalmente a gente tá comendo o planeta a gente tá usando o planeta em vários aspectos não
não não cabe tanta produção de insumos tanta produção de de De desde a agricultura Há tudo que mineração que envolve a eletroeletrônico carro e todas essas coisas o futuro da humanidade depende dessa dessa desse alinhamento dessa coerência que a gente tem que buscar e do despreendimento dos velhos eus porque a gente ah porque é tradição gente tradição você tá caindo a gente tá abrindo um buraco para cair todo mundo dentro PR a gente vai ah porque é tradição as coisas mudam tudo muda a Gente tá mudando tudo que tá à nossa volta com a nossa
tradição e a gente não vai mudar né eu eu sou muito crítica essa coisa dessa mentalidade Ah porque meu avô seu avô viveu uma realidade totalmente diferente da sua a vida era diferente o porquinho que ele comia era outro a condição da água era outra né as condições de bens de consumo eram outras você não pode aplicar a mesma mentalidade do seu avô honre a vida do Seu avô né agradeça pela existência dele mas assim tem certos hábitos seu avô que você não tem nem o direito mais de praticar isso precisa ser falado a gente
não pode ficar ai ai porque bonitinha não é nada bonitinho a gente tem que cuidar não é assim estagnar na tradicional Ah porque é cultural cultura é viva cultura muda Ah é cultural eh comer tal coisa Tá bom mas a gente não tem mais planeta para você aplicar essa cultura você precisa mudar a sua Cultura para uma cultura regenerativa para uma cultura de menos Impacto a cultura é cultura cultural cozinhar com bacon e com banha de porco Tá bom mas 54% das pessoas do Brasil morre de infarto porque aquela gordura lá tem parando nas artéria
tá matando gente Ah mas é cultural Tá bom então vai ser cada vez mais cultural morrer mais cedo por infarto porque a cultura tá infartando gente será que não dá para mudar será que não dá pra gente comer Castanha será Que não dá pra gente comer feijões e é muito interessante você falando isso vai tá fazendo muitos downloads assim sabe a minha cabeça tá fazendo já muitos downloads aqui porque e eu trabalho com uma parte também que é a linguagem do corpo egípcia que traz a causa emocional por trás do que a gente manifesta no
corpo né Eu trabalho muito esse lugar né de olhar pro espiritual e pro emocional que você trouxe e quando você falou que o nosso planeta né ele tá Todo poluído né É exatamente um reflexo de nós né Exatamente porque água ela representa esse emocional né então para onde que vai tudo normalmente concentra na água até o nosso planeta tem uma quantidade gigantesca de água né e é assim como o ser é assim que eu sinto o ser humano de uma percepção até energética sabe hoje quando a gente olha pra gente mesmo né enquanto ser humano
Eu sinto que a gente tá assim a gente tá entupido a gente tá Poluído a gente tá envenenado a gente tá assim contaminado com muita toxicidade né isso vem de todos os lugares de consumo e e foi muito impactante você trazer a informação por exemplo que eu não tinha essa consciência que além de que o nosso solo tá sendo eh ao invés de terem árvores de ter florestas de ter todo o Né o ecossistema originário né que antes a gente tinha em muitos lugares além de ter o pasto essa Informação do pasto Ok já a
gente já tinha essa consciência é visível né aham mas eu não sabia que a maior parte das terras estão sendo usadas para plantio por exemplo de soja e milho né e outros cereais que no caso são para alimentos só dos animais essa informação me impactou muito eu queria que você fala um pouco mais sobre isso a gente vive num país que é o tal do país do agronegócio né que esse agronegócio ele ele tenta colocar na nossa cabeça usando Alguns bons milhões de reais em publicidade de que eles são pop de que eles eh produzem
comida e alimentam alimentam o mundo né Então esse é um slogan criado por uma campanha publicitária para a gente valorizar aquele a destruição que eles fazem né então assim hoje Se você olhar Eu sempre falo né eu viajo muito tenho né Por conta do meu trabalho cada hora tô no estado do Brasil e tudo mais atravesso o Brasil várias vezes ao longo de um mês e Eu sempre sempre na janelinha olho para baixo se você olha para baixo da janelinha você só vê você não vê Floresta Floresta Floresta você só vê recortes esses recortes representam
principalmente pasto e monoculturas as principais monoculturas que forram no Brasil são a da soja intercalada com milho né se você olhar toda a a formulação de ração de todos os animais da pecuária tô falando do boi do da vaca que produz leite da galinha que bota ovo Do frango do porco da do cabrito do peixe de cativeiro né 70% do Peso dessa ração é só de milho nossa né porque é base você seja a gente a gente é tão a gente esquece determinadas coisas importantes que eh se a gente as plantas elas Cap É a
coisa eu acho que essa historinha é muito bonita as plantas fazem algo que eu invejo que se chama fotossíntese sim elas vão lá captam a energia do sol o prana e elas nos seus tecidos transformam a energia em Macronutrientes que acumulam essa energia então elas produzem carboidratos proteínas e gorduras que ficam estocadas nessas plantas e elas são ou seja elas estocam sol Olha que coisa linda daí vai um bicho lá come essa planta e essa planta transmite a energia do sol para ele gera energia e ele produz seus tecidos né Então esse é o caminho
acontece que quando a gente na pecuária hoje que também não tem nada de lúdico ai o Porquinho do quintal A Galinha cococ nada disso a gente tá falando de sistemas de produção de alta intensidade que é a carne o leite os ovos que vendem no supermercado daqui do mundo inteiro sistemas intensivos em que há a fecundação artificial dos animais os animais se reproduzem eles ficam confinados eles ficam eh numa condição totalmente antinatural porque eles não estão pegando o sol Eles não estão comendo o que eles comeriam Instintivamente buscando comida na natureza Eles não têm interrelações
com outras espécies eles não interagem com o ambiente eles vivem em ambientes de confinamento que são extremamente estressantes e precisam ser alimentados Eles não têm como sair de lá então eles esse sistema nos obriga a produzir comida para esses animais através do quê da Agricultura então a gente produz quantidades colossais de calorias vegetais através dos sistemas de Monoculturas intensivas para alimentar os animais que a gente come então a gente produz a soja e o milho que são as cultivares que são mais apropriados aqueles que a gente escolheu também para alimentar Esses animais tá e a
gente esquece que eh é uma é uma conta muito louca assim desculpa a palavra burra e muito desperdicios por quê Porque a gente teria como animais que somos Total capacidade de comermos a agricultura aquilo que a gente cultiva Então a gente Vai o uso uma área Colossal gigante para produzir comida PR os animais produzir calorias para eles fá o solzinho a planta falá acumulou calorias eu pego essas calorias eu entrego por exemplo um frango lá na granja comer na forma de ração de tudo que ele come o frango Assim como nós temos tem o que
a gente chama de metabolismo basal ele gasta uma grande parte daquelas calorias só para manter ele vivo respirar Bater Coração fazer homeostase trocar de calor andar Um pouquinho ali naquela minúscula espaço que ele tá e uma uma pequena Parte dessas calorias da agricultura são realmente transformadas em carne ou em leite ou em ovos que é o que a gente consome deles porque a vida desse animal pouco importa então Ou seja eu tô falando aqui uma conta que é tem né documentada pela pela ciência no caso do frango de cada nove calorias que eu dou de
vegetais para o frango ele transforma essas nove calorias em uma caloria de Carne nossa ou seja ele aproveita 10% daquilo que Ele come de de de da Agricultura então quer dizer o que que se eu sou tão animal quanto o frango e eu consigo obviamente comer o que ele come se eu tirar o frango da história e eu comer diretamente essas 10 essas nove calorias eu não precisaria plantar tanto eu não precisaria de tanta área nada justificaria eu abri espaços de de agricultura mais porque eh eu diminui muito a demanda e a necessidade de Calorias
plantadas para alimentar os 8 bilhões de pessoas do mundo então a gente só tá forçando essas áreas a gente tá forçando os biion cerrados sendo destruído para plantar soja eu vou muito para Alto Paraíso de Goiás meus melhores amigos moram lá eu vou a cada dois meses eu passo naquela Estrada todo o tempo é soja 250 km n numa biodiversidade incrível que é o serrado na bacia das águas desse planeta desse Brasil e a gente tá fazendo gerando escassez para Quê para plantar quantidade Colossal daquilo que a gente não precisa não precisaria plantar se a
gente não tivesse um fator de desperdício no meio que se chama animal tá então quando a gente vê essa agricultura gigante ai porque o Agro alimenta o mundo não alimenta o mundo as alimentam os animais que parcialmente alimentam o mundo né a gente usa 75% das terras aráveis do planeta para plantar comida para Bicho e eles nos fornecem 12% da das calorias que a humanidade come a gente podia usar melhor esse espaço aí ainda assim a gente não alimenta todo mundo porque tem a fome aí no Brasil e no mundo 188 bilhões 735 milhões de
pessoas passam fome não tem acesso a as quantidades calóricas diária e a gente alimentando bicho para alimentar a gente que come mais bicho do que precisa ou seja uma indústria doentia que foi criada simplesmente Paraa finalidade financeira é foi uma coisa que eu falo a gente vem da cultura da tradição Ah porque todo mundo come carne Ah legal então vamos comer daí quando você traz esse todo mundo esse hábito pro mecanismo Da Lógica do capitalismo pro mecanismo também ah da industrialização que a gente viveu dos anos 50 para lá para cá né eles começaram a
industrializar tudo tudo que era a gente fazia farinha né os quilombolas fazendo uma farinha de Mandioca não sei o que lá de repente o cara lá colocou numa grande torrefação a mandioca tudo industrializou tá só que industrializar animais dessa forma que que aconteceu fez com que a gente tivesse uma produção gigante antigamente mesmo que Se comesse carne e tudo mais não é que se comia essa quantidade que a gente come hoje né tinha primeiro era um alimento mais escasso e era um alimento mais caro o que acontece que a industrialização e toda essa essa essa
Essa eh essa como posso dizer Esse maquinário político que foi criado em cima desses poderosos porque daí são poucas pessoas que T esses latifundios gigantes que produzem essas comodities e que produzem tanto a soja quanto a carne que estão macunado com Quem produz as sementes transgênicas junto com os agrotóxicos com a a os trilhões que se gastam com fertilizante de terra porque a terra tá morrendo tudo uma indústria que são Pouquíssimas pessoas que estão envolvidas né E que essas pessoas TM um poder grande do ponto de vista político que para si próprios Então legis hoje
a carne o leite e o ovo são subsidiados praticamente na sua integridade tá sendo não paga impostos a gente inclusive banca a gente dá auxílio pro agronegócio tira tira o auxílio desse desse negócio coloque imposto devido como outras áreas Vamos ver quanto que vai custar então Ou seja hoje ainda que Custe caro é seria muito mais caro num sistema em que não tivesse esse Lobby político para subsidiar a pecuária e assim o caro não é só o quanto custa o caro é quanto custa a erosão de solo que tá sendo gerada quanto custa essas emissões
absurdas que toda vez que você desmata 7 74% das emissões do Brasil vem dos sistemas agroalimentares isso é documentado Observatório do clima publicado em novembro do ano passado uma Uma uma foi uma uma uma con na área formada por diversas órgãos de estudos de Meio Ambiente do Brasil que fizeram esse relatório que foi publicado o ano passado 74% das emissões do Brasil vem do sistema agroalimentar e uma grande parte dessas emissões vem do desmatamento porque para abrir fronteira agrícola para plantar alimentos para pros animais a gente tá desmatando Cerrado desmatando a Amazônia desmatando o Pantanal
desmatando Os Pampas a gente Perdendo perdendo cobertura de Floresta então ou seja isso é um custo que não tá sendo embutido também no custo da Carne né no custo do leite dos ovos e aí a gente tem sistemas contaminados a gente tem o excesso de consumo de alimentos de origem animal que traz uma carga muito alta de gorduras saturadas de colesterol baixo teor de fibra da alimentação que não tem fibra em alimentos de origem animal né Então você começa a colocar mais bicho no prato das pessoas e menos Vegetais porque é mais fácil de fazer
tem uma questão Cultural de que é é é comida de comida de de pessoas bem-sucedidas mais uma vez aqui ressignificar sucesso né vamos fazer um churrasco a carne é porque lá atrás na escassez ela era quem comia a carne era porque que tavam tinha um poder aquisitivo melhor ou então você você você economizava um tempão para você chegar um dia você colocar uma carne no prato agora não ela tá lá então O que acontece é status né isso faz com que as pessoas consumam mais muito além daquilo que seria o razoável pra saúde humana suportar
E aí a gente correlaciona o consumo exagerado de produtos de origem animal com desenvolvimento de diabetes com porque diabetes diabetes tipo do é uma doença inflamatória né que cria resistência a insulina E aí a história tá muito bem clara desenhada pela Ciência Hoje que o que gera essa inflamação que gera Resistência a insulina é o consumo exagerado de gorduras saturadas que tá interceptando os receptores celulares de insulina Isso tá muito claro e tem gente aí achando que é açúcar o açúcar é a consequência Posso explicar isso se der tempo mas a gente tem doenças cardiovasculares
que é a maior causa de morte no mundo a gente tem por exemplo aqui no Sul por exemplo Rio Grande do Sul Uruguai e Argentina é a maior incidência do mundo de câncer de Intestino uhum do mundo e de longe daí a gente vai estudar Por quê o per capita de carne é muito alto e não somente a carne por si só a maneira de preparo que é o churrasco o churrasco você coloca você expõe a carne ao fogo e o fogo derrete gordura gordura pinga no no carvão e aí vem os hidrocarbonetos aromáticos colando
na carne e esses hidrocarbonetos estão no relatório 2015 da OMS como substâncias cancerígenas tanto quanto o amianto que foi proibido Tanto quanto o cigarro que ainda existe mas com várias tajas pretas de consumo aí você começa a ver você começa a conectar a doença humana com doença ambiental uhum né e o quanto é necessária essa transformação de mentalidade a gente já tem dados a gente já tem conhecimento meus pais não tinham o conhecimento que eu tenho meus pais não conheciam sobre saúde não tinham na internet um pubm publicando todo dia sobre saúde eu não tinha
revisões Sistemáticas da literatura com amostragem de milh milhares e milhares de pessoas eu não sabia sobre o que era o aquecimento global mas gente agora a gente sabe agora a gente tem dados e o que que a gente vai fazer com eles não adianta só ficar diagnosticando Vamos colocar em prática e essa prática exige é Inconveniente ela exige ela tem que sair da zona de conforto tem que mudar hábito mudar hábito não é simples mas é necessário honrar a cultura passada mas Mudar a cultura é necessário é inteligente inclusive né uma questão de sobrevivência uma
questão de perpetuação da vida né de perpetuar a nossa espécie né porque na verdade o que tá em extinção é a nossa espécie né porque de forma não inteligente a gente vem fazendo com todo o nosso histórico essas escolhas que tão indo pra morte uhum nunca se teve casos tão graves como a gente tem hoje nas estatísticas de depressão ansiedade colesterol problemas Cardíacos problemas de pressão alta né Isso não é coincidência hum uhum essa questão de como a gente vem se alimentando e como a gente mudou também o movimento do corpo gente se precisava caçar
animais na época das cavernas na época que tudo era a pé e muito longe morro acima morro abaixo carregar coisas carregar buscar água lá na nascente carregar né coisas então assim eu vim também de uma de uma família que que no caso tinha sítio né morava nessa nessa Região bem mesmo de sítio fazenda né minha minha infância foi nessa nesse ambiente e era totalmente diferente de 36 anos para trás né quando nasci era diferente era diferente à necessidade de gasto calórico que a gente tinha também né Essa questão e outra os animais eles eram criados
de uma forma muito diferente é eles eram livres eles dentro da da conção eram livre expressavam as suas identidades as suas percepções usavam a su a sua intuição e seus Instintos para poder viver escolher o que comer fazer por mais que tivesse um certo manejo era uma outra realidade totalmente diferente de uma granja mas totalmente diferente né e e quando você fala isso essa necessidade de mudar tem aquele ditado aqui no Brasil que fala é time que tá ganhando não se mexe Aí eu pergunto e quem tá ganhando alguém tá ganhando tem alguém ganhando alguém
financeir mas todo mundo vai perder exatamente Todo mundo vai perder tem alguém ganhando pouquíssimos tá então você que tá com medo de mexer em alguma coisa tá ganhando alguma coisa muito provavelmente não né então assim como tá hoje na internet tá rodando ali uns memes importantes assim você tá muito mais perto de ser né um exilado climático do que ser um bilionário Então minha amiga começa a cuidar do clima que é mais é melhor para você muito boa hein e e a medida que você tava falando aí Ali eu tava conectando aqui né Porque aqui
no clube da transformação a gente acredita que a mudança de hábitos realmente ela é desafiadora mas ela é possível e ela é mais prazerosa quando ela é feita através da consciência e não do esforço exatamente a partir do momento que eu me torno mais consciente eu mudo não só porque eu preciso mudar mas eu mudo porque eu quero mudar ou no mínimo porque eu escolhi mudar ótimo né porque eu posso até não querer Ok é Desafiador para mim diminuir o consumo de carne ou não consumir carne mas eu escolho isso né Eu escolho por mim
eu escolho pelo planeta Então até me emociono de ter você aqui a gente levando essa mensagem pras pessoas porque e eu não sou vegano né ainda adoro Ainda É principalmente depois de conversar com você né então mas hoje eu consumo Hoje a minha alimentação é 80 90% vegano vegetariana e é muito engraçado quando a gente convida pessoa Às vezes Vamos num restaurante vegano a pessoa olha assim como se fesse Como assim o que que come lá né Será que tem comida lá né e e e eu lembrei eh o seguinte que me veio claramente olhando
você falar quando você entra numa churrascaria você sente a frequência vibratória ali como é que é o ambiente da churrascaria eu não tô querendo aqui falar mal da churrascaria só tô comparando as frequências isso porque você nem foi no abatedor Nossa imagina Nossa mas imagina o seguinte só eu vendo só a churrascaria assim olhando de fora né porque foi um ambiente que Eu frequentei muitos anos por exemplo eu viajava e sempre viajei também as pessoas me levavam na churrascaria que é simbolizava o queê abundância um lugar onde ela não come todo dia mas como que
é o ambiente nor moment da chor rascaria muita gente falando gordura né o piso até escorrega né muita coisa ali e é um ambiente na verdade que transmite Escassez porque você paga um valor no rodízio que faz você comer e querer comer para valer aquilo né e não eu ten que comer mais né Eu cheguei a começar rodiz e terminar e começar de novo falando não deixa eu comer mais um pouco aqui já tinha comido a sobr mesa Deixa eu comer mais um pouco porque leva a gente para um pensamento de escassez né E quando
eu entro hoje por exemplo no restaurante vegano vegetariano é outra frequência né as pessoas estão ali Tranquilas normalmente não tem confusão é outra coisa né é uma paz ali que você sente e o que que eu tô querendo trazer com isso né é a frequência que a gente entra ali a partir do momento que você eh tem um amigo nosso né né o Lairton um amigo meu que ele falou uma coisa interessante né que ele trabalha com Ayurveda e muito consciente na questão da alimentação ele fala você se torna aquilo que você come Uhum você
se torna aquilo então se eu tô comendo Sofrimento grande probabilidade de eu atrair sofrimento pra minha vida né eu tô vivendo vibrando naquela frequência ali né então isso é são as escolhas que a gente faz mesm eu tenho essa essa coisa de você é o que você come é muito é muito eu vejo muito com muita verdade mas eu vou trazer alguma uma coisa mais desafi aqui Uhum que é você inverter essa frase você come o que você é boa excelente por quê Porque você falou de você mudar o o pensamento de você mudar Lembra
quando F ass que como faz para mudar eu falei conhecimento primeira coisa que eu falei eu não falei ah come isso que deixa de comer aquilo conhecimento o conhecimento faz com que você tenha muito mais eh amplitude de de e de para para ter discernimento para poder fazer escolhas E aí você vai usar o quê você vai alinhar você vai ter um leque um cardápio maior de escolhas a partir do momento que você conhecer e sabendo se o que é melhor o que é pior Para você naquela condição e tudo mais só que daí você
vai colocar esse conhecimento ah eh para conversar com a sua com o seu eu que é a sua índole índole é uma coisa que não que a gente não muda quem você é assim são as camadas que você vai tirando de você lá dentro tem você quem sou eu né Quais são os meus valores reais né Qual qual é e e eu particularmente eu acredito muito que que a imensa maioria das pessoas tem uma índole muito boa de bondade de amor né De de de fazer o bem porque isso dá um prazer é o que
a natureza coloca dentro da gente essência é Divina né na a natureza coloca pra gente o amor incondicional pra gente poder agir em coletivo tem que ter um amor condicional só que as camadas anciedade o estilo de vida vai colocando camadas que vai fazendo a gente represar isso e não colocar para fora então o acho que a grande mudança ela tá em você conhecer o externo conhecer os impactos daquilo que Que você poderia fazer ou não pod que você iria fazer ou não e você alinhar você ter coragem de olhar para dentro e descobrir quem
você é E aí tem um alinhamento esse alinhamento de você você expressar quem você é através das suas escolhas é a coisa mais poderosa do mundo porque você tem uma sensação de leveza e uma energia Vital tão grande para sair por aí quando existe esse alinhamento fala nossa como você acorda com 5 hor da manhã faz yoga faz não sei Que lá faz quos podcast faz não sei que lá sei que lá viaja hoje amanhã Hoje você tá aqui eu acho que é muito isso porque eu demorei também ao longo da minha jornada de vida
para fazer esse alinhamento e o veganismo foi o meu principal alinhamento Porque eu sou uma pessoa que assim Eu tenho um amor incondicional pelos animais eu tenho um amor eu olho para eles eu sinto amor incondicional qualquer um qualquer um até pela minhoca eu tenho eu tenho isso Então assim só que eu com as minhas atitudes quando eu não era ainda vegana eu meio que criava um um escudo dissonante para que eu não colocasse isso em prática porque tinha como idade tinha sabor tinha um monte de coisa tradição de búfalo essas coisas assim na minha
vida tá lá e só que o que acontecia eh tinha uma coisa angustiante em mim que não fazia eu ter essa energia Vital tão forte porque eu não tava alinhando No fundo eu sabia do meu amor eu sabia da minha dos meus valores só que eu não colocava em prática quando eu tive essa coragem que que de verdade é é agir com o coração né coragem de de falar assim não eu vou abrir mão dessas coisas vou mudar minha forma inclusive de de me posicionar no mundo com relação a isso né que o ativismo é
isso o ativismo é você fazer alguma coisa e mostrar pro mundo porque você faz convidando pessoas para fazer igual Isso é ativismo porque você pode fazer alguma coisa e ficar quietinho no seu né na sua na sua caverna ou então você pode querer transformar o mundo o ativismo só acontece a transformação só acontece por ativismo e esse alinhamento é muito você falar ah é difícil mudar hábito eh é difícil quando você ainda não se alinhou perfeito quando você alinha Ou seja você falar hoje né o exemplo aqui é o veganismo que para mim é a
coisa mais forte para você é onde você chega no seu Lugar mais difícil que é o lugar de mexer no hábito mexer no paladar mexer na comodidade mexer em valores mexer em tradicionalidade e se posicionar é ter peito real para se posicionar nesse sentido tá Por que que a gente sustenta isso porque é um existe um vem é um prazer guiado pela pela pelo alinhamento de de atitude e índole que é uma coisa que eu não quero ferir porque é muito é prazeroso ai você vai no casamento que você come eu como a planta do
vaso e tô Com prazer em relação a isso ah não tem nada vegano e agora tô feliz porque eu tô alinhada E como é que você faz com você vai num casamento ali depende que é curioso agora é um casamento tradicional é que ultimamente né Outra coisa que a vida faz por você você vai evoluindo e vai deixando para trás o que não te faz mais sentido então pessoas também claro né como Rita al minha grande rainha falou assim olha tô fazendo umas mudanças aqui Na minha vida se a gente não se falar você é
uma delas tipo isso excelente é isso cara e é evolução não é a transformação você não tem que nascer e morrer com a mesm com as mesmas pessoas à sua volta e nem família só porque tem laço com sangue cara tem pessoas que não combinam com a sua essência e tá tudo bem inclusive você veio nesse sistema para você poder evoluir é isso e você vai ficar amarrado Então é isso eu quando eu vou como eu Tava na brincadeira veio porque hoje é o meu ciclo de amizade as pessoas que eu valorizo a ponte de
eu estar num casamento ou são vegan ou são muito próximas e coisas maravilhosas então assim eu não tenho passado por problemas assim Mas recentemente eu tava TR semanas atrás eu fui num casamento na Bahia que era uma pessoa do ciclo de amizade do meu marido que assim totalmente fora do Business dele e aí sim cheguei lá num baita de um Hotel gigante na Bahia e tudo mais no jantar do primeiro dia que F TR Dias casando Néa coisa que você vai você fica primeiro dia era jantar tip atado que chegava assim realmente não tinha era
umas coisas que você não consegue tirar tipo a carne tem um molho em cima enfim aquelas coisas daí eu chego assim ou eu ficaria sem comer mas como eu sou ativista eu fui lá e falei assim eu quero falar com o chefe eu quero falar Com o metre olha eu sou vegana e não tem nada no cardápio que que você pode fazer para mim excelente que que você pode faz porque eu quero gerar incômodo claro eu não tô aqui para me explicar eu tô aqui para confundir vocês para trazer vocês uma condição de incômodo porque
é só o incômodo que muda a conveniência não muda ninguém e eu quero mudar o sistema eu quero fazer com que todos os lugares ten opções veganas porque eu quero tornar o veganismo Simples acessível banal entre você comer um requeijão de castanho de Caju um requeijão de vaca eu quero que você não tenha diferença entre eles isso aqui não quer que isso aqui seja vegano eu quero que isso aqui seja um requeijão de castanho e eu quero que tenha em todos os lugares Porque é tão gostoso ou mais do que o tradicional e mais pessoas
vão comer e tá tudo bem A vegano por acaso é então eu quero normalizar isso então eu vou eu sou Proativa isso é ativismo E aí o mestre chega para mim e fala assim ai a gente não tem nada fal assim não você não pode não ter nada eu vim aqui eu sou convidada do festa e eu não como nada de origem animal é impossível que na sua cozinha não tenha nada ele ficou assim né eu era metre daí veio chamou o chefe chefe não claro a gente vai fazer no final fizeram um prato lindo
para mim muito mais bonito do que o prato dos outros que estavam comendo olha todo Mundo assim nossa aí é eu falei é pois é e é igual quando eu vou numa pizzaria também que eu peço a salada aí todo mundo me olha falei vai pedir salada eu falei vou aí quando chega a salada eu tô ai mas que linda Posso pegar um pouquinho né então aqui em flori mesmo tem uma pizzaria que serve vegana aqui são muito bem privilegi a gente tá bem servido a gente frequenta muitos lugares tem muitas opções maravilhosas sim agora
é é o que você falou é é uma mudança né Quando as pessoas por exemplo comentam comigo né nossa mas Você emagreceu deve ter sido muito difícil né você tinha 130 kg tudo Falou olha difícil era eu carregar tanto peso é e eu não tinha consciência né então eh a mudança de hábito é isso é você ter consciência e fazer as escolhas né fazer escolhas conscientes e o que eu Talvez né sugiro PR as pessoas é o seguinte é dá um próximo passo uhum né Igual tem um movimento hoje né no Brasil que o que
eu Quero divulgar né eu quero começar a divulgar ele mais que é a segunda sem carne né você puder até falar um pouquinho sobre isso porque de repente se uma vez por semana quanto que a gente economiza aí de impacto se uma vez por semana a gente deixar de comer carne ex a campanha segunda sem carne é uma campanha criada fora do Brasil né que tem como hoje Embaixador e padrinho o pom Mac cartner e ela tá no Brasil há 13 anos e quem trouxe pro Brasil foi a a a Sociedade vegetariana brasileira e eu
trabalho na campanha segunda sem carne né a gente implementou A segunda sem carne em diversos nas escolas por exemplo todas as escolas da Prefeitura de São Paulo prefeituras de diversas cidades do Brasil e hoje no Brasil A segunda sem carne é a maior do mundo em número de refeições servidas por conta desse trabalho e qual é a proposta é convidar não é impor é convidar as pessoas há um dia na semana tirarem Todos os alimentos de origem animal do prato e descobrir novos sabores tá então a proposta é assim quando a gente fala sem alguma
coisa já vem um pensamento de escassez tá sinceramente gente eu eu hoje eu faria até colocaria outro nome é que é é que vende de me Monday né em inglês e venho porque é é uma segunda com mais vegetais né então é quando a gente tira essa questão da escassez normalmente você tira o alimento de origem animal e você Obrigatoriamente Preenche esse espaço do seu prato com mais leguminosa com mais salada com mais legumes com uma batata com uma batata doce enfim seu prato ganha muito mais cor e uma diversidade de alimentos maior e é
uma proposta porque a gente vê claramente hoje um caminho bem ruim da alimentação humana em geral no Brasil é Reflexo daquilo que acontece no mundo também das pessoas cada vez menos comerem vegetais menos frutas mais menos salada e tudo mais aquela comida mais Rápida que acaba sendo um sanduíche ou então arros com batata e bife a gente vê uma perda de diversidade alimentar gigante nos pratos e essa campanha segunda sem carne ela também quando ela é colocada num num restaurante num restaurante de empresa por exemplo a Natura faz segunda sem carne IBM várias empresas que
a gente implementou ela obriga a pessoa a pensar diferente o prato dela desligar o piloto automático E aí esse é um primeiro ponto e E aí Coloca mais vegetais no prato O que é positivo obviamente pra pessoa para os animais e para o planeta tá mas eu vou além disso esse desligar o piloto automático é muito importante porque a pessoa tá bom mas por que tirar carne Quando ela passa a se perguntar por que tirar carne ela tá aberta a entender a a buscar conhecimento Poxa mas é verdade é um animal que tá aqui como
viver esse animal Poxa mas eu fiquei sabendo que por conta obviamente da divulgação da Campanha que eu tirando a carne o leite e o ovo do meu prato um dia eu economizo ã vários quilos de CO2 equivalente equivalente a uma viagem de 150 km de carro de carro popular economizo água equivalente a 30 banhos de chuveiro elétrico de 5 minutos né eu deixo de utilizar de usar terra um pedaço grande de terra que usaria para plantar comida para bicho Então quando você começa a conectar isso tudo com problemas que você a gente já tá vivendo
há 10 anos Atrás quando eu falava disso e falava de de mudança climática ninguém ai tá bom meu tataraneto vai se preocupar com isso eu não preciso pensar hoje nesses dias assim você não precisa explicar muito o ano passado eu falei no tedex da Amazônia em Manaus em novembro foi bem na época daquela grande seca da Amazônia que que começou a o fogo da da Floresta né de colocar um fogo na floresta fez aquela nuvem gigante em Manaus que você não enxergava eu e você a gente não se Enxergava e o tedex na Amazônia foi
nessa época e aí a gente tava falando Claro de preservação da floresta e a gente não precisava ficar explicando muito nada era um a gente olhava para fora a gente estava dentro de uma área com divido a gente olhava para fora a gente não via nada parecia que a gente estava num cenário apocalíptico então Ou seja a gente cada vez menos tem que explicar sobre tudo isso porque tá tá embaixo do nosso nariz o problema então Quando você fala sobre reduzir consumo de alimento de origem animal e você entende que tem relação com crise climática
que você vai olhar desmatamento que tem a ver com comer como comer carne Quando você vai olhar o uso de transgênicos agrotóxicos contaminação de água pergunta né das monoculturas tem a ver com comer carne você falou opa pera aí faz um pouco mais de sentido porque impor Olha uma vez por semana você obrigado a tirar e a pessoa Não saber o motivo sim ela no outro dia ela vai comer o dobro de carne só para compensar é isso e e esse eu acho que é um dos motivos que as pessoas são tão resistentes à mudança
porque elas não entendem Por que elas precisam mudar ex por isso que eu falo conhecimento né é eu trabalho dentro das empresas com projetos de transformação né da experiência do cliente e quantas pessoas não não sabem porque que elas estão fazendo porque que ela tem um Procedimento né e é muito interessante quando você expande a consciência né porque hoje por exemplo eu eu tava caminhando na praia e tinha muito plástico muito para Floripa né tinha até relativamente pouco Ah mas eu fui e tava nublado O Dia Tinha pouca gente na praia e eu fui pegando
os plásticos eu não consigo olhar um plástico ali não pegar porque é a minha casa que tá ali né É como se tivesse uma coisa espalhada na casa ali só que hoje por exemplo já foi Diferente também porque cada vez eu tô me conectando ainda mais com os animais e eu via né os peixes ali pulando né eu falei gente eu nunca tinha parado para olhar desse jeito o peixe né E aí Aqui tem a tradição da pesca da tainha tudo então a rede enorme com várias pessoas puxando e fazendo esforço e eu falei caramba
aqueles animais morrendo sufocados é isso são vidas que estão ali e ali olhei para aquilo diferente e falei caramba e cada vez que a gente Expande a consciência a gente olha diferente para aquilo que já estava normalizado para aquilo que era tradição como você trouxe né mas é o que eu digo eu acredito que é o que a gente tava até conversando lá no evento né quando você tem níveis de consciência Então acho que o seu papel nosso papel é sempre trazer quem tá aqui e trazer para cá Quem tá aqui a gente já traz
para cá Quem tá aqui traz para cá né isso é importante que eu eu falo bastante nas minhas aulas Na abertura das minhas aulas quando eu falo dessa questão do que tá acontecendo no planeta a questão dos animais além o nosso nível de consciência ente degrau a degrau ele tem que crescer consciência é Um Olhar do todo né você ter mais abertura mais conhecimento do todo isso é consciência mas para junto com a consciência a gente tem que aumentar o nosso grau de sensibilidade porque o sistema ele nos deixa insensível nos faz insensível Porque é
muito mais fácil você você manipular o seu consumo através da insensibilidade uhum porque é insensível você não tá prestando atenção por exemplo é o automatismo né somos robôs exato no caso de consumo de alimento de origem animal se eu sensibilizar esse cara e ele vê o peixe se sufocando ali um ser sciente que tem todo o direito da vida e e sente o que você olha um peixe O Peixe sente exatamente o que a gente sente se você sabe disso coloca isso Dentro da sua né você vê a sua sensibilidade te causa um incômodo muito
grande né quando você vê por exemplo eh um você vai escolher um produto para você consumir e você conhece a de produção deste produto Você sabe por exemplo que tem pequenos agricultores familiares que estão com a mão na terra que dependem daquilo para para subsistência e você vê lá um grande agricultor com Drone um trator de de de de milhões manip qual ou seja qual te dá Qual a sua sensibilidade ela olha para que ass Isso aqui faz mexe comigo então assim quando você estimula Sua sensibilidade você se torna você amplia a sua consciência né
e o sistema ele quer nos tornar insensível em todos os aspectos ele esconde da gente aquilo que nos faz sentir E aí obviamente a gente vira robô do sistema a gente vira marionete a gente vira consumidor consumidor é aquela pessoa que consome a gente não precisa ser Consumidor a gente precisa ser conscientes e a partir da consciência consumir não como consumidor é aquele que só consome tipo comedor um comedor de não a gente tem que agir tem que mudar essa forma da gente se colocar no mundo e essa percepção essa sutileza a gente conquista como
eu S falo essa semana na minha rede social Acabei de aprovar porque eu eu escrevi um post sobre eh banho de natureza que que é isso eu acho que Grande parte dessa insensibilização tem a ver com a os sistemas que a gente criou nosso ambiente nosso ambiente de vida a nossaa casa o nosso escritório essa luz artificial que a gente tá aqui né o ar a gente se a gente passar um pouquinho mais a gente vai ver não vai ter Claro e o pôr do sol o nascer do sol a gente não toma chuva a
gente não pisa na terra a gente não toma uma picada a gente não então tudo isso essa coisa da abraçar árvore essa coisa sentir o Microclima de uma de um da umidade de uma floresta por exemplo ir ao mar e e mergulhar sentir a força das ondas sabe então Eh os robozinhos de consumo eles são tão urbanoides eh que eles eh sentem a incômodo já né de se expor a aquilo que é o natural Porque eles estão tão insensibilizados né e isso faz com que a gente consume de forma totalmente inconsciente totalmente inconsciente consumidores de
telas e não de paisagens né É muito triste a gente ver isso e eu Né Falei recentemente eu vou publicar em breve porque eu tava descrevendo ontem eh estudos que colocaram pessoas em contato com a natureza para avaliar diversos parâmetros de saúde física e mental inclusive na cura de depressão e a gente viu a gente viu cientificamente não é que a gente viu ah eu observei não cientificamente seguindo metodologia científica né que pessoas que tomaram banho o nome foi banho de natureza né que se expos à natureza sentiu a Natureza algumas horas por dia essas
pessoas melhoraram diversos parâmetros relacionados à questão emocional e principalmente São pessoas que começaram a saber explicar em palavras o que é felicidade porque pessoas insensíveis do sistema que estão girando né anestesiadas Elas se você perguntar o que é felicidade para elas não sabe o que é fizar se perguntar para essas pessoas quem elas são elas não sabem quem são elas vão elas vão falar olha eu Sou ela vai falar o que ela tá trabalha o que ela é formada é a única coisa que ela sabe sobre ela nas minhas eu faço eventos meus de imersão
e normalmente eu abro numa roda fogueira e tudo pra gente conversar e se apresentar eu sempre faço essa pergunta PR as pessoas que estão chegando quem elas são a pessoa fala o currículo inteiro mas ela não fala quem ela é não sabe falar quem é porque não sabe não sabe quem ela é a gente se Desconectou a gente fala muito isso porque quanto mais longe a gente tá da nossa da nossa como se fosse a nossa raiz mesmo né da nossa que a gente tá desconectar da nossa essência e a gente é natureza a gente
tá interligado ela só que como a gente se desprendeu e tá longe a gente se perdeu é como se a gente insensível exatamente a gente se perdeu da nossa verdadeira identidade por isso que a gente se tá tudo bem desmatar tá tudo tudo bem poluir Tá tudo Bem matar bicho tá tudo bem jogar plástico tá tudo bem porque a gente criou essa essa grande insensibilidade são os robozinhos do sistema muito robóticos são eh São pensamentos robóticos são eh movimentos robóticos Isso é para mim já é extinção Humana porque a humanidade não é isso a gente
tá criando a extinção não é simplesmente pegou matou morreu parou de bater o coração quando você perde a sua identidade como ser vivo do coletivo é Uma forma de você matar a humanidade que você tem quem você é né então quando falar ah dá trabalho mudar dá porque por que que dá trabalho porque o trabalho é mensurado em em em estímulos né em coisas a fazer e a gente por outro lado é extremamente gratificante quando a gente vai tirando essas camadas e a gente com trabalho e a gente vai se encontrando dentro desse caminho e
Mas é por isso que aqui no clube da transformação Eu nunca falei Isso mas agora que eu entendi end melhor o ativismo né através da sua brilhante explicação aí eu acredito que o que nós somos aqui é isso somos ativistas da transformação a gente defende a transformação dá trabalho mudar dá mas dá muito mais trabalho você viver do jeito que você tá vivendo com sofrimento com com angústia né ó pensa uma coisa que que é trabalho é Processo Trabalho é processo é o que porque essa coisa que a gente tem trabalho a gente que é
o Resultado logo o resultado ele não dá tanta não somente prazer como também não cria vínculos e não cria condições que o processo dá dá trabalho então curta o processo se Mergulhe no processo sinta o processo seja sensível ao processo é muito prazeroso mesmo na dor eu faço yoga Sou yoguini há 7 anos e eu faço aula todos os dias de manhã todo dia não c dias na semana cara dói meu professor fala lá vem ela então assim por que dói fica fica num Aana numa posição um minuto e meio ali com a ponta do
pé de um lado com negócio assim frita frita seu sua panturrilha dói a sua coxa estira o músculo de trás o pescoço começa a doer eu tô confortável ali não mas eu tô o que que eu faço eu internalizou eu respiro eu ouço minha respiração eu tento conversar com a com a minha coxa tô curtindo o processo eu tô vivendo o processo na dor eu começo a entender quem eu sou e depois que Obviamente né vem um chava Ah mas enfim eh o processo as pessoas que acham tudo difícil é porque elas não têm a
sensibilidade de entender e viver e curtir o processo Uhum que é muito mais legal do que o resultado porque na verdade quando a gente tá anestesiado a gente não sente nada nem a dor nem o prazer é isso então se você quiser passar tua vida inteira fugindo da dor eu também defendo um pouco desse lado aí porque eu trabalho com processo Terapêuticos e muitas vezes pra gente se curar pra gente ressignificar a gente vai ter que olhar pra dor a gente vai ter que encarar e é um dos grandes medos da humanidade quase não falados
mais que medo de morrer a gente tem medo de encarar as coisas e realmente se a gente não olhar se a gente não tiver coragem de passar pelos processos a gente não evolui uhum a gente tá então essa né Essa Matrix que nos engloba que nos envenena nos mantém dopados tá de Impedindo a gente de voltar a sentir de sentir tanto a dor quanto o prazer de de sentir a vida pulsando então a gente não tá mais sentindo a vida e a gente cria a gente cria expectativas de dor de de de de de assim
partic nossa no Eu nunca faria isso isso aquilo daí você quando você vai começa a fazer você vê que não é bem assim né tipo Ai nossa eu vou mudar minha alimentação vou comer mais vegetais ai mas eu nem gosto não você começa você se propõe a descobrir seu Seu próprio sistema gustativo inteiro ele se adapta a uma nova realidade da alimentação você por acaso nesse processo de comer de forma mais saudável comendo mais vegetais por exemplo diminuindo o consumo de alimento de origem animal você se volta a pesquisar melhor pesquisar você tem PR você
vai ter prazer de ir lá no Mercadinho pesquisar olha isso aqui nunca comi Poxa legal daí vai pesquisar uma receita na internet você começa a criar uma um novo Ambiente em que essa sua esse seu caminho se torna mais prazeroso e você antecipa processos porque você quando na no medo e na angústia da dificuldade Você joga Joga o que você quer alcançar lá pra frente como se fosse inatingível mas se você viveu o processo você vai simplificar esse processo você vai acelerar o processo também você chega nele com até muito mais rápido e quando você
chega eu falo assim nossa mas não é bem assim não é que eu achava que ia ser Tão difícil né Outra coisa que eu acho muito interessante por exemplo eu acho que nunca vi alguém comer um pedaço de carne de carne animal e sem tem Temper exato não e sem temperar exato né porque não tem gosto de nada Nossa então agora as pessoas às vezes querem mudar a alimentação aí ela vai lá e quer comer a verdura o negócio sem temperar e e mesmo assim tem sabor né porque você você sabe o sabor que tem
um brócolis né você fala assim Nossa um brócolis mas você não vê Propaganda de brócolis né falou assim coma brócolis né brócolis vai fazer muito bem pra sua saúde e assim eh o que isso é uma coisa muito importante porque acontece como a gente criou um sistema hoje pautado na proteína animal em tudo que a gente faz tudo gira em torno dela ela é o nome do prato principal você vai no restaurante tem lá entradas pratos principais massa você vai ver a massa é molho branco é com queijo é com carne bolonhesa daí tem carnes
frangos frango Aves e e peixe por exemplo aí vem assim escolha a sua proteína como se a única proteína fosse essa o nome do Prado é frango a a a termid ouro com acompanhamento brócolis e arroz e assim toda a atenção do chefe de cozinha que é o criativo tá no quê na carne marinou ficou 500 horas ali grelhou fez não sei o que fez molho de não sei o que colocou não sei o que fez Frito fez e aí o brócolis foi no vapor óbvio que é uma concorrência desleal aos vegetais então Quando a
gente fala eh nesse caminho de de diminuir o consumo de de eh reflorestar o seu prato a gente tá falando principalmente em você Realmente mudar a forma de você organizar a sua cabeça com relação aos alimentos e você dá uma chance gastronômica também pros alimentos de origem vegetal com a variedade de vegetais você consegue fazer receitas tão incríveis você consegue fazer tanta Coisa só assim eles deixam de ser meros acompanhamentos e eles passam a ser protagonistas né então isso faz total mudança Então hoje você vai em restaurantes eh vegano você vê a gente no evento
que vocês falam vocês viram a comida que delícia que tá não maravilhoso e a gente é meio suspeito que a gente é acostumado a consumir comida vegetariana e vegana de assim muito saborosa né então assim tem muito sabor aí e e você trouxe um uma Consciência assim para mim fez muita diferença quando você mostrou acho que a foto de um prato de comida tradicional né arroz feijão uma carne bife não sei o que e e Alf e tomate B né quando muito coloca uma cebola ali que é antiinflamatória né então me que quanta abundância tem
né E você falou uma frase que acho que eu vou me lembrar Olha a gente tem uma farmácia e um supermercado disponível na floresta na Floresta né Para que que sentido tem isso a gente Derba derruba floresta é planta soja bicho comer depois com mata o bicho come que senso que tem isso né ou seja e eu acho que é muito importante a gente entender quem somos no sentido planetário também né Eh recentemente eu fiz um um um outro curso de agrofloresta semana passada para falar a verdade com Namastê eh e ele e e ele
trouxe assim claramente a gente quando quando você vai estudar sistemas agroflorestais você plantar ag fresta é uma combinação né Você combina extratos de plantas tipos de plantas e você você vai ajustando isso você vai plantando Floresta junto com seus cultivares né que podem ser frutíferos raízes hortaliças eh castanhas enfim e eh quando você olha como uma floresta se se se se ela cresce ela vai se formar né uma floresta como aquelas florestas grandes que a gente vê que tem extratos diferentes de árvores e tudo mais é uma floresta que a gente já chama de sistema
de abundância Que Demoraram bilhões de anos para chegar naquilo lá que você tem uma interdependência enorme de várias atce uma diversidade enorme você tem diversas frutas você tem diversas você tem diversos mamíferos você tem diversos aves então Ou seja é abundância de uma biodiversidade enorme o ser humano só chegou só evoluiu e chegou na face da terra quando já existiam florestas abundantes no planeta que o planeta nos seus bilhões de anos ele passou por uma Época muito árida ele era meio desértico daí começou isso aquilo e o ser humano só despontou no planeta lá na
última fase na fase que já táa tudo lindo tudo biodiverso puim chegou o ser humano o que acontece é que a gente tá através do sistema de agricultura desse deslecho com relação à natureza a gente tá cortando abundância e criando voltando em estágios que são incompatíveis com a vida humana que são os estágios da Escassez a gente chama de retomada que quando começa o voltam por exemplo aqueles seres mais resistentes você tem tipos só alguns tipos de bactérias você tem alguns tipos de plantas você não tem essa abundância e lá nessa condição mais Ária a
gente não tem condição de sobrevida porque a gente tem a gente interdepende a gente nosso nosso corpo ele é muito mais complexo ele Depende de muito mais nutrientes por exemplo que nesse sistema aqui não Existiam só foram só Vieram só fazem parte do sistema aqui na abundância com as árvores e tudo mais já que a gente tá com cortando cortando a gente tá voltando para cá por isso que eu falo que a gente o planeta continua porque daqui ele vai trabalhar uma retomada mas essa retomada quando pra gente para acontecer são bilhões de anos mas
a gente aqui em uma duas gerações gente morre tudo então assim eh é exatamente isso a gente é da Abundância a gente é da diversidade a gente é da variedade no prato a gente é da de de coletar frutos da floresta a gente é eh da sazonalidade porque os lugares que a gente vive tem uma época que é calor que é lugar que é frio e a gente tá eh simplesmente não observando tudo isso a gente tá anestesiado inconsciente da nossa própria existência nesse sentido Quem Somos Nós nesse ecossistema ecossistema é interligação todas as Vidas
interdependen um depende do outro tá e nenhuma vida é mais importante do que outra você pode sentir a rainha lá da Cocada só que você não é mais importante do que a formiga do que a minhoca né do que aquele peixe que ele viu morrendo hoje na rede não é mais importante porque se todos aqueles peixes sumirem no planeta você vai sumir também porque não vai ter oxigênio no no no no no oceano então a gente não pode gerar Eh escassez a gente tem que preservar a abundância Porque nessa Orquestra de vidas interdependentes que cada
um tem uma função real né se a gente vai tirando quem trabalha pro sistema presta serviços ambientais que ambiente a gente vai ter para suportar nossa vida nenhum a aí bem-vindos à extinção humana a gente mesmo promoveu a própria extinção com essa inconsciência nossa com essa soberba de acharmos que somos mais importantes do que todos os outros é Muito arrogante é e isso justifica o próprio veganismo eu não tenho direito de impor uma condição de vida a outro ser que nasceu por si próprio para estar aqui e expressar no planeta a sua existência Olha onde
eu tô mexendo quando eu pego um porquinho eu fecundo uma porca e nascem Porquinhos eu pego esse porquinho confino nesse porquinho abato esse porquinho eu não tenho direito de fazer isso além da tristeza obviamente é uma questão da Identidade humana não é com sistema terrestre eu não tenho esse direito porque eu tô manipulando o sistema que eu [Música] interdependen você já viu na natureza né qual ser manipula outro você tem os que comem outros mas numa condição de Total lealdade fazendo parte de um ecossistema é um para um em algumas condições você não vê um
leão escravizando um monte de de de de Capivara colocando ali Chicotada trabalha aí para mim engorda que eu quero te comer você não vê isso a capivara tá vivendo a vida dela reproduzindo comendo o que ela quiser e tudo mais chegou o dia que a onça por em cima dela já era capivara nós não a gente manipula a vida e aí vem angústia aquela coisa da da violência que a gente pratica que vem para dentro da gente na forma de energia da comida sim e tudo isso e além da escassez a questão ambiental lá tudo
que A gente gera Então se a gente não acordar para isso cara de verdade eu não não consigo ser otimista com relação a tudo isso a persistência da humanidade na terra é o que eu te falei no evento no sábado é muita Consciência em pouco tempo junta né então a gente nossa te agradece demais demais demais né a gente ficaria aqui horas e horas Nem fale cer te escutando conectando a gente realmente agradece aí o seu tempo a sua Energia né ter se dedicado aí para poder eh ter vindo aqui né no nosso espaço aqui
do clube da transformação no nosso podcast que no sucesso consciente entregar um pouquinho aí né de tudo isso que você acumulou né Toda essa consciência acumulada ao longo desses anos e uma coisa que eu escuto também das pessoas assim ah mas comer saudável é muito caro né tem gente fala assim ah mas coisa vegana é cara amigo primeiro né E que que eu digo pras pessoas Primeiro se você quiser comprar tudo pronto realmente vai vai custar um pouco mais caro né mas você consegue fazer um leite vegetal hoje batendo no liquidificador né Eu prefiro comprar
aqui ó mata esse aqui eu queria até agradecer também eh porque através da Mata a gente se conectou também através desse evento né que são produtos aí maravilhosos né dos ingredientes da fala rapid da Mata aqui é a mata é um proj é um processo de retomada né de da gente Preservar a biodiversidade eh a gente tem um lema realmente que a gente tá hoje pautando a nossa alimentação em monocultura que causa todos esses desequilíbrios né desmatamento Ah e assim uma forma da gente poder retomar isso e e e voltar né à abundância é a
gente voltar a comer coisas da Floresta né paraa manutenção da Floresta em pé a gente precisa também dar condição de vida paraas pessoas que vivem na floresta não dá para isolar a floresta Dos seres humanos ali Existem os indígenas os ribeirinhos assim os que pessoas que vivem na floresta e elas precisam viver então dar dar trabalho dar fonte gerar fonte de renda para essas pessoas é essencial para que a gente Preserve a floresta e h o que que essas pessoas podem produzir uma diversidade enorme de castanhas de frutos né então a gente criou esse produto
que é o superfood da Mata que ele combina 14 ingredientes da Amazônia Coisas assim que frutas castanhas coisas que normalmente a gente que não é não tá no meio da Amazônia não teria acesso a isso porque são frutas difíceis Então os extrativistas são aqueles que sobem nas árvores e tudo mais estão colhendo esses frutos na época certa né pra gente poder fazer um produto que nem esse aqui então quando você consome um alimento que nem esse que é um super alimento que a gente tem um alimento integral Aqui frutas diversas castanhas você tem além da
Variedade né de nutrientes compostos bioativos coisas da floresta de alimento de uma alimentação muito rica Você tá criando essa Eng assim alimentando uma engrenagem de abundância porque eu tô mantendo a floresta lá mantendo as pessoas ali trazendo benefício pra gente Tom mata nasceu com esse objetivo de regeneração regenerar Porque a partir do momento que você começa a comer Floresta você começa a encher suas células de nutrientes você começa a comer mais Fibra você alimenta seu microbioma então então essa é a proposta então tem o superfood leite e tem 14 g de proteína proteína por dose
né Então esse é uma outra coisa né um para paradigma que as pessoas TM às vezes Falam assim ah mas é caro amigo caro é você comprar carne né e cada vez vai mais caro exato Então é só você diminuir um pouco do consumo ali e fazer suas escolhas so sobra um dinheirão né e a mesma pessoa que fala que com saudável é caro pega uma porção De batata frita cheia de bacon e queijo cheder ali em cima paga R 70 naquilo num bar e acha barato não e quanto ele pagou a cerveja nem n
não vou nem que não é uma só são várias né então eu acho que é uma questão mais uma vez a eu na min opinião eu vejo que caro e barato também é uma questão de quantidade de frequência porque o que acontece por exemplo o superf da Mata é é tão barato quanto o leite de vaca Claro que não até porque le de vaca é Uma coisa absurda E tem monte subsídio e tudo né mais caro é um pouco mais caro mas qual a frequência que eu vou consumir quanto que eu vou consumir o que
que eu vou deixar de consumir pela quantidade de nutrientes que eu coloco aqui o que que eu dev iia consumir de outros alimentos que também me custariam então teria que somar todos esses alimentos os remédios e os remédios você vai economizar essa conta que tem que fazer né Você acredita que hoje eu Almocei Eu também e eu estou eu estou começando a ter fome agora 18 horas para você ter noção a gente começou a gravar hoje meio-dia a gente começou né a gente veio pro estúdio meio-dia Então imagina um pouco antes eu tomei um desse
e realmente é muito saboroso porque você s cheiro de coisa viva né vem o cheirinho de cacau V cheirinho de caç quer trabalhar oaru o kumaru quum é maravilhoso quer trabalhar ou seja essa sensibilidade também que essa Sensibilidade de sentir os sabores né reais reais não manipulados pela indústria não não artificiais né que a gente também tem uma dormência além da anestesia de de do coração da mente a gente adormeceu nossos Paladares também né PR muito açúcar para substâncias artificiais e tudo mais Então essa é a proposta é uma Regeneração é isso e lembrando só
pra gente fechar aqui né porque dá não dá vontade de terminar mesmo sempre que você vier a Floripa tá À disposição aqui ali o nosso espaço né para você compartilhar suas ideias a gente tá formatando aqui uma comunidade né que vai unir pessoas que geram transformação né então a gente vai fazer eventos tanto online quanto presenciais também então a gente tá só começando esse processo boa me convidam que me convidem que eu venho já tá convidadissima e Eh agora até esqueci que eu ia falar Ah lembrei tem um escritor aqui da Ilha que chama thalis
Nunes ele tem uma frase que é bem interessante combina muito com seu falor que diz ó a natureza cura por aproximação Ai adoro então é isso eu queria fechar aqui minha parte aqui né com essa com essa frase que também e te agradecendo demais aí mais uma vez e a gente aqui tem um ritual né de fechamento dos nossos podcasts aqui que a Jose vai te apresentar aqui agora pois é eu também assim gostaria de te ouvir o resto no dia assim porque você traz Muita consciência e além disso você sensibiliza mesmo a gente bom
porque assim desde sábado eu tô mexida Tem coisa dentro de mim que ainda não se organizou para eu ter consciência de explicar o que que aconteceu já já mexeu sabe isso não é falando aqui né para você é real porque você tem esse poder Então queria dizer que continua esse trabalho lindo que você tá fazendo Obrigada Olha que realmente tem mexido muito com os corações e ajudado a Despertar quem quiser colocar em prática algumas coisas conhecer um pouco mais na sociedade vegetariana brasileira maong a gente trabalha né de coração pra gente poder levar mais consciência
alimentar pras pessoas svb.org.br tem lá publicações no site tem diversas e diversos e-books tanto de receita quanto de acompanhamento nutricional então a gente é uma fábrica de conteúdo aquilo lá gratuito para todo mundo que quiser inclusive a gente Lançou agora eh em abril o primeiro guia de nutrição esportiva vegano são 260 páginas escritas por um colega meu e e eu eu e ele escrevemos assim é o primeiro guia brasileiro deção vegana e um dos maiores do mundo que legal eh totalmente gratuito trabalho de dois anos que a gente fez para poder levar informação Então quem
quiser se aprofundar e quiser conhecer mais não precisa gastar um centavo é só entrar no site at esse beb e baixar tudo de graça Daí nós vamos deixar todos os links aqui das suas redes aqui também de tudo né quem tiver interesse também em conhecer e adquirir os produtos aí da Mata também a gente vai deixar o link aqui tá e a gente até falou com o Max também para conseguir um cupom lá especial de algum benefício pro pessoal que transformação né então nós vamos deixar aqui também mas vai lá gente que alegria que alegria
mesmo esse encontro essa conexão nutriu muita coisa aqui dentro Eu espero que Quem esteja nosom ouvindo nos assistindo também Receba essa energia e se permita né também despertar para essas novas consciências que a gente vem compartilhando e aqui como todo encontro pra gente é uma alegria uma festa né porque a vida tem que ser celebrada sempre a gente traz consciência mas a gente traz pro presente né E hoje o que a gente tem é que comemorar mesmo esse encontro e a gente tem aqui uma kombucha que também é um um ingrediente muito Natural né a
gente traz muito essa vida de volta né as bactérias do bem que podem trabalhar dentro de nós né então a gente quer fazer esse brinde também com a Bubble Bliss que é uma parceira aqui do clube da transformação ela é feita aqui em Garopaba e ela foi criada também com muita consciência ao som de mantras ela é cultivada com muito amor é diferenciada viu demais e a a gente gostaria também que você celebrasse com a gente e provasse vou pedir PR você Abrir aqui e ela ganhou o prêmio de melhor combuchar comercial do Brasil BR
sério e nasceu do Propósito da Dani de eliminar o visto de tomar refrigerante e ela começou a fazer para ela Os amigos gostaram e assim surgiu muito especial a gente conheceu num evento também você vê como as conexões são especiais né leg Olha bem bbo mesmo aham ela veio para trazer bolhas de alegria pra nossa vida pros nossos momentos a gente espera que você goste que você Celebre com a gente se encontro que eu tenho certeza que vai render e Vai Multiplicar abundantemente muito na nossa vida então proponho um brinde a esse encontro a essa
conexão viva pra gente reflorestar mentes uau vamos reflorestar mentes é mais alegria felicidade e a a possibilidade da gente continuar aqui na terra Ah que delícia é diferente né Nossa maracujá lembra um espumante Zinho né assim ela é é uma delícia Ah se deixasse eu só ficava tomando comb muito bom né e a gente aproveita também para agradecer o nosso parceiro aqui a Zen Telecom que proporciona essa internet aí que faz chegar até vocês toda essa informação relevante né também Aqua Live proporciona Essa água aqui de qual maravilhosa aqui também que água também é muito
importante pra nossa saúde né eu vejo cada vez a gente bebendo menos água Né a gente já tá bebendo menos refrigerante né mas tá trocando refrigerante por suco mas isso aí é outra que nem suco é né que a maioria néctar Mas isso é tema para outro podcast mas gente a gente agradece a cada um de vocês tá aí com a gente até agora né e eu sempre falo isso esteja onde você tiver seja fazendo sua caminhada lavando a louça fazendo tudo ou 100% presente que que essa informa tenha chegado para você né porque é
com Muito amor que a gente tem essa missão aqui de levar transformação pro planeta né esse propósito PR as pessoas pras empresas e com certeza você contribuiu para mais esse passo aqui ali gratidão fico feliz obrigada obrigada mesmo e a gente agradece ao Bruno aqui da iada Creative também né A Karina que tá aqui nos Bastidores sem vocês a gente também não conseguiria cumprir com esse Nosso propósito essa nossa missão e a gente se encontra numa próxima conexão gratidão a Vocês m
Похожие видео
Cozy Fall Lakeside Porch Ambience 🍂 Relaxing Piano Jazz Music & Crackling Fireplace to Work, Study
Cozy Fall Lakeside Porch Ambience 🍂 Relax...
Relax Jazz Cafe
Maroon 5, Ed Sheeran, The Weeknd, Bruno Mars, Dua Lipa, Adele, Rihanna 🌟 Música Pop En Inglés 2024 💖
Maroon 5, Ed Sheeran, The Weeknd, Bruno Ma...
Pop Music
Music therapy 🌿Soothes the nervous system and refreshes the soul, relaxing #2
1:25:51
Music therapy 🌿Soothes the nervous system...
Beautiful Destinations
3,301,367 views
Healing Forest Ambience | 369Hz + 639Hz Cleans The Aura And Space | Attract Prosperity, Love & Lu...
Healing Forest Ambience | 369Hz + 639Hz Cl...
Healing Energy Frequency
Crackling Fireplace & Smooth Jazz Instrumental 🍂 Warm Jazz Music at Cozy Fall Coffee Shop Ambience
Crackling Fireplace & Smooth Jazz Instrume...
Relax Jazz Cafe
Beautiful Relaxing Hymns, Peaceful Instrumental Music, "Golden Autumn Morning Sunrise" By Tim Janis
Beautiful Relaxing Hymns, Peaceful Instrum...
Tim Janis
888Hz | Remove All Blockages ~ Open All The Doors Of Abundance And Riches ~ Tree Of Life
888Hz | Remove All Blockages ~ Open All Th...
Healing Positive Frequencies
Japan Cafe Vibe ☕ Lofi Coffee 24/7 beats🍃 Lofi Hip Hop 24/7 / Lofi Music to sleep,relax,study...
Japan Cafe Vibe ☕ Lofi Coffee 24/7 beats🍃...
Healing Me
Get Rid Of All Bad Energy | Tibetan Healing Flute | Heal Damage In The Body
Get Rid Of All Bad Energy | Tibetan Healin...
Inner Healing Music
528 Hz MIRACLE FREQUENCY • MANIFEST YOUR DEEPEST DESIRES • WHOLE BODY REGENERATION
528 Hz MIRACLE FREQUENCY • MANIFEST YOUR D...
Star Way Healing
Autumn Porch Ambience 🍂 Rainy Day with Warm Jazz Music and Crackling Fireplace for Relaxing, Work
Autumn Porch Ambience 🍂 Rainy Day with Wa...
Relax Jazz Cafe
Relaxing Piano Music & Water Sounds 24/7 - Ideal for Stress Relief and Healing
Relaxing Piano Music & Water Sounds 24/7 -...
OCB Relax Music
Ed Sheeran, Bruno Mars, Dua Lipa, Adele, Maroon 5, Rihanna, The Weeknd 🌟 Música Pop En Inglés 2024 💖
Ed Sheeran, Bruno Mars, Dua Lipa, Adele, M...
Pop Music
“Stop Giving Benefits, Housing, Education And NHS Cover” | Kevin O’Sullivan
18:42
“Stop Giving Benefits, Housing, Education ...
TalkTV
2,120 views
Healing Forest Ambience | 528Hz + 741Hz + 396Hz - Miracle Tone Healing | Energy Cleansing Meditat...
Healing Forest Ambience | 528Hz + 741Hz + ...
Healing Energy Frequency
Relaxing Bossa Nova Jazz by the Lake: Autumn Terrace with a View & Warm Coffee For Work, Soul, Cafe
Relaxing Bossa Nova Jazz by the Lake: Autu...
Cozy Jazz Music
Relaxing Music to Relieve Stress, Anxiety and Depression • Mind, Body 🐬 Soothing music for nerves
Relaxing Music to Relieve Stress, Anxiety ...
Soothing Soul
Neo soul music | Best soul/rnb mix of all time - Relaxing soul music
Neo soul music | Best soul/rnb mix of all ...
RnB Soul Rhythm
Falling In Love With The Autumn 🍁 Lofi Fall 🍁 Morning Lofi To Start Your Day Peacefully
Falling In Love With The Autumn 🍁 Lofi Fa...
Lofi Cat
Happy Lightly Jazz ☕Feeling Relaxing Coffee Jazz Music and Positive Bossa Nova Piano for Great moods
Happy Lightly Jazz ☕Feeling Relaxing Coffe...
Happy Jazz Music