Deixa eu te contar algo que o jornal não vai te dizer, algo que os bancos não têm interesse que você saiba, algo que já aconteceu duas vezes nos últimos 30 anos e tá acontecendo de novo agora neste exato momento, enquanto a maioria das pessoas está olhando para o lado errado. A última vez que esse padrão se formou, pessoas comuns ficaram milionárias, não especuladores profissionais, não operadores de mesa em banco de investimento, pessoas comuns com salário comum, com vida comum, que simplesmente entenderam o que estava acontecendo e tiveram a coragem de agir antes que todo mundo chegasse à mesma conclusão. está acontecendo de novo.
Eu sei disso porque vi as duas vezes anteriores com os próprios olhos. Não em gráfico, não em retrospecto, não lendo o relatório de analista depois que o trem já passou. Vi enquanto acontecia, senti a pressão do ambiente dizendo para ficar quieto, para não arriscar, para deixar o dinheiro onde rendia com segurança.
E aprendi ao longo de décadas investindo nesse país, que os momentos que mais assustam são exatamente os momentos que mais recompensam quem tem estômago para entender o que está na frente dos olhos. Vou te mostrar esse padrão do começo ao fim com dados reais, com história real, com números que você pode verificar. E no final vou te dizer onde estamos agora e o que isso significa para quem decide agir antes que a janela feche.
Comecemos pelo começo. O ano era 1996, mais especificamente dezembro de 1996. O Brasil havia acabado de sair de uma das maiores catástrofes econômicas da história deste país.
A hiperinflação, que chegou a mais de 2000% ao ano, no início dos anos 90, estava finalmente domada. O plano real tinha sido lançado do anos antes, em julho de 1994, e tinha funcionado de uma forma que poucos acreditavam que fosse possível. Eu me lembro da daquele período como se fosse ontem.
Vivia a hiperinflação na pele, não como estatística, como realidade cotidiana. Viu que ela fez com quem não tinha nada para proteger e viu o que ela fez com quem tinha construído alguma coisa. A inflação é um imposto que não precisa de lei para ser aprovado.
Ela simplesmente entra na sua casa pela janela todos os dias e rouba uma fatia do que você levou anos para juntar. Quando ela foi finalmente controlada, havia uma sensação no país de que uma era havia terminado e havia, mas o governo tinha um problema sério. O real era uma moeda recém-nascida e nenhum investidor, nenhum banco, nenhum país confia numa moeda nova criada por um país com o histórico inflacionário que o Brasil tinha para dar credibilidade ao real para segurar a nova moeda de pé.
O governo precisava de uma estratégia. A estratégia escolhida foi manter o câmbio artificialmente valorizado e pagar juros altíssimos para atrair capital estrangeiro. Quanto mais dólar entrava no país, mais o real se sustentava.
E quanto mais o real se sustentava, mais a inflação ficava sob controle. O preço dessa estratégia era uma selique nas alturas. Em dezembro de 1996, a taxa básica de juros do Brasil passava de 25% ao ano.
O Tesouro Nacional pagava rentabilidades que hoje parecem absurdas para quem deixasse o dinheiro parado, aplicado em renda fixa. Nesse cenário, eu te faço uma pergunta simples. Por que alguém colocaria dinheiro na bolsa de valores?
A resposta que o próprio mercado deu para essa pergunta foi direta. Ninguém, praticamente ninguém investia na bolsa de valores. Em 1996, o investidor pessoa física, o brasileiro comum, representava menos de 10% de tudo que era negociado na bolsa brasileira.
Uma bolsa que mal aparecia nos noticiários, que pouquíssimas pessoas acompanhavam, que parecia coisa de especulador, de banco, de gente de terno e gravata no 20º andar de uma instituição financeira. Anos depois, em 2002, havia 85. 000 investidores, pessoas físicas em toda a bolsa brasileira, em um país de 170 milhões de pessoas.
uma pessoa a cada 2000 brasileiros. O brasileiro comum estava na poupança, dormia tranquilo com a CELIC em 25% ao ano e achava que bolsa era assunto para outra classe de gente. Isso importa porque é exatamente aí que a história começa.
Acompanhei isso de perto. Vi colegas meus, pessoas inteligentes, pessoas que entendiam de dinheiro descartarem a bolsa completamente naquele período. A lógica deles era impecável na superfície.
Para que se expor à volatilidade, ao risco político, a incerteza macroeconômica de um país ainda se recuperando de décadas de caos? Se o governo estava pagando 25% ao ano garantidos, a conta parecia óbvia e a maioria fez a conta óbvia, mas o que estava se formando por baixo silenciosamente era algo completamente diferente. A partir dos anos 2000, o cenário global começou a mudar.
A China acordou. 1. hão3 milhões de pessoas começando a construir cidades, estradas, fábricas, comprando carro, demandando aço, petróleo, soja, minério de ferro numa escala que o planeta nunca tinha visto.
E o Brasil que tem tudo isso debaixo da terra e plantado nos campos, estava no centro do maior ciclo de expansão de commodities do século, sem perceber exatamente o tamanho do que estava acontecendo. As exportações brasileiras dispararam. O dólar que estava na casa de R$ 4 em outubro de 2002 começou a cair devagar no começo, quase imperceptível.
Depois R$ 3,50, R$ 3, R$ 2,50, o Brasil exportava tanto, entrava tanto dólar, que a moeda americana foi perdendo força progressivamente. Em 2008, no auge do ciclo, o dólar chegou a R$ 1,55. O Brasil nunca tinha sido tão forte frente ao mundo.
O Ibovespa fez o mesmo caminho, a cada mês, um novo patamar. E foi justamente aí que o investidor pessoa física começou a aparecer na bolsa em 1996, menos de 10%. Em 1999, quase 16.
Em 2000%. Em 2001, 21. em 2003 26, cada ano que passava, um pouco mais de gente chegava.
E enquanto essa gente chegava, o Ibovespa saía dos 10. 000 pontos no início dos anos 2000 e chegava a quase 80. 000 pontos em maio de 2008, sete vezes em menos de 10 anos.
Mas o que estava causando essa migração? A CELIC. O Brasil tava exportando tanto, entrava tanta riqueza que o país foi ficando mais sólido, mais crível.
As reservas internacionais cresceram, a dívida externa caiu, o risco país despencou. E quando um país fica mais sólido, ele não precisa mais pagar juros absurdos para convencer o mundo de que vai honrar suas dívidas. A CELIC saiu de 26% em 1999, foi para 17 em 2000, 15 em 2006, 12 em 2007.
Cada corte tornava um pouco mais difícil justificar ficar parado na renda fixa. Porque pensa comigo, quando a CELIC está em 26% ao ano, você não precisa pensar muito. Deixa o dinheiro no banco, dorme tranquilo e no fim do ano ele cresceu só por existir.
Mas quando a CELIC vai caindo 17, 15, 12%, a conta começa a mudar. A renda fixa vai perdendo o argumento e o investidor vai procurando alternativa. Foi assim, silenciosamente que o brasileiro comum foi chegando na bolsa, não por convicção, por eliminação.
O Brasil estava indo de vento em poupa até setembro de 2008. Aí o mundo virou, a crise do subprime nos Estados Unidos explodiu, as bolsas do mundo inteiro despencaram, o Ibovespa caiu mais de 60% em poucos meses. E junto com a crise global, o Brasil, que tinha surfado o ciclo de commodities de forma espetacular, começou a mostrar seus próprios problemas estruturais.
Inflação voltando a subir, desequilíbrio fiscal crescente, corrupção se alastrando e o Banco Central voltou a subir os juros. Em 2010, a CELIC tava em 9%. Em 2011 subiu para 11, em 2015 chegou a mais de 13.
E os títulos do tesouro indexados à inflação foram subindo junto. Em 2010, pagavam em média 6% ao ano acima da inflação. Em 2014 chegaram a pagar mais de sete.
Em 2015, no pico da crise, bateram 7,5% acima da inflação. Agora me diga, você colocaria dinheiro na bolsa com toda a volatilidade do mercado, com empresas brasileiras carregadas de risco político, com escândalos de corrupção aparecendo todo dia? Ou você pegaria um título público garantido pelo governo federal, pagando 7,5% ao ano acima da inflação?
A conta era simples. O investidor, pessoa física, fez ela e foi embora da bolsa. Silenciosamente, mês a mês, ano a ano, a participação do investidor pessoa física na bolsa foi caindo de 26% em 2009 para 11% em 2015.
Quase o mesmo patamar de 1996. A bolsa voltou a ser aquela coisa meio distante, complicada, só para quem entende, o Ibovespa, que tinha chegado perto de 74. 000 pontos em 2008, tava voltando para 40.
000 pontos em 2015. Quem tinha comprado na alta em 2008, perdeu quase metade do seu dinheiro em 7 anos e perdeu também pra inflação que aconteceu nesse período e perdeu o custo de oportunidade de ter deixado esse dinheiro rendendo em outro lugar. Era esse o cenário do investidor comum.
Brasil em recessão, bolsa derretendo, impeachment da presidente Dilma se aproximando, dólar disparando, tudo indo de mal a pior. Vi gente nesse período jogando fora ações de empresas sólidas por preços que hoje parecem ridículos. Vi um empresário que conheço, homem de negócios experiente, inteligente, que tinha construído uma carteira razoável ao longo de anos, vender tudo em 2015, porque o cenário parecia irreversível.
me disse que preferia garantir o que tinha em renda fixa do que ver o resto derreter. Entendi o raciocínio. Discordei completamente da conclusão, porque era exatamente naquele momento que o ciclo estava prestes a virar, como sempre virou.
E foi exatamente quando o pessimismo estava no topo, quando parecia que o Brasil nunca mais se recuperaria, que o roteiro se repetiu. Eh, em 2016, com a mudança de governo, o mercado começou a enxergar um horizonte diferente. A expectativa de reformas econômicas voltou.
O Banco Central, com uma perspectiva de inflação mais controlada, começou a cortar os juros. A selic que estava em 14,25% no fim de 2016 foi caindo 14 12 10 6,5. Em 2019 chegou a 4,5%.
E os títulos indexados à inflação caíram junto de 7,5% em 2016 para 3,5 em 2019. Mais uma vez o dinheiro na renda fixa não rendia como antes. Mais uma vez o investidor pessoa física voltou paraa bolsa de 11% em dezembro de 2015 para 26% em 2020.
O Ibovespa fez o que sempre faz quando o dinheiro volta. Saiu de 40. 000 pontos e chegou a 130.
000 três vezes em 5 anos. Agora para e vê o padrão com clareza. Entre 1999 e 2008, SELIC caindo de 26 para 10%.
Renda fixa perdendo brilho. Investidor pessoa física migrando pra bolsa de menos de 10 para mais de 30% de participação. Ibovespa saindo de 10.
000 para quase 80. 000 pontos sete vezes em 10 anos entre 2010 e 2015. Juros subindo, títulos públicos voltando a pagar 7% acima da inflação.
Investidor pessoa física abandonando a bolsa de 30 para 11% e Bovespa caindo de 80 para 40. 000 pontos. Entre 2016 e 2019, cortes de juros, SELIC de 14 para 4,5.
Renda fixa perdendo o argumento. Investidor pessoa física voltando de 11 para 26%. E Bovespa triplicando.
O padrão é sempre o mesmo. Renda fixa pagando alto. Investidor, pessoa física foge da bolsa.
Bolsa fica barata. Renda fixa perde atratividade. Investidor, pessoa física volta para a bolsa.
bolsa explode. Isso aconteceu duas vezes nos últimos 30 anos, documentado com dados reais. Mas toda a boa história tem um terceiro ato.
Em 2020, no auge da pandemia, a CELIC chegou ao menor patamar da história do Brasil, 2% ao ano. A renda fixa tinha virado pó. O o investidor, pessoa física tava de volta à bolsa empolgado, comprando tudo.
O Ibovespa bateu 120. 000 pontos e foi ali que o novo ciclo se iniciou. Os governos do mundo inteiro imprimiram dinheiro em escala histórica para financiar os auxílios da pandemia.
As cadeias de produção global quebraram, fábricas fechadas, portos congestionados, falta de tudo. E esse dinheiro todo tava circulando numa economia que não conseguia produzir o suficiente para atender a demanda. A conta chegou na forma de inflação.
Inflação subindo com força no Brasil e no mundo inteiro. E junto com ela a necessidade urgente de subir os juros de novo. A a CELIC que estava em 2% em 2020 chegou a 9 em 2021, a 13 em 2022 e em 2025 atingiu 15% o maior patamar desde 2006.
Os títulos indexados à inflação acompanharam foram de 3,5% em 2019 para mais de 7% em 2025 e 2026. E agora eu te faço a mesma pergunta que fiz no início. Com a nossa taxa de juros nesse patamar, por que que alguém colocaria dinheiro na bolsa de valores pela terceira vez em 30 anos?
O investidor, pessoa física, foi embora de 26% em 2000 e 19 para 15 em 2021, 13 em 2022, 12 em 2023 e caindo gradualmente até os dias de hoje. No momento em que escrevo isso, estamos em 10,7%. o menor percentual de participação do investidor pessoa física na bolsa brasileira desde que esse dado começou a ser medido, em 1994, mais baixo do que em 1996, quando o Plano Real tinha 2 anos de vida e a hiperinflação tinha acabado de ser domada, mais baixo do que no impeachment da Dilma, mais baixo do que em qualquer momento dos últimos 30 anos.
Repito para que fique claro, o fundo mais profundo da história. Acompanhei esse processo com atenção crescente. de pessoas que tinham construído posições consistentes em boas empresas, empresas com histórico sólido de distribuição de dividendos, empresas com produtos que o Brasil vai continuar precisando, independente de quem governe, simplesmente sair, não por análise do negócio, por análise do humor, por cansaço de ver o extrato parecer estagnado enquanto o vizinho conta que o tesouro está pagando muito bem.
Conheço uma pessoa que durante anos montou uma carteira cuidadosa focada em empresas que pagavam dividendos de forma consistente. Em 2022, quando os juros começaram a subir com força, reduziu a posição pela metade. Em 2023, reduziu de novo.
Me diz que fazia mais sentido garantir o retorno seguro enquanto a bolsa ficava para lá e para cá. não errou no raciocínio do curto prazo, mas ignorou completamente o que a história mostra com clareza. Quem vende no fundo perde duas vezes.
Perde a posição barata e perde a valorização quando o ciclo virar. A razão por trás desse movimento é simples. O investidor pessoa física tem um comportamento extremamente previsível em relação à bolsa de valores.
Quando a renda fixa paga bem, ele vai embora. Quando a renda fixa paga mal, ele volta. E nos últimos 30 anos, o brasileiro comprou caro e vendeu barato duas vezes, no ciclo de 1996 até 2003.
E entre 2015 e 2019, tudo indica que está fazendo de novo. Agora, a pergunta que você precisa se fazer, o que vem depois? Você é completamente honesto.
Não sei quando a virada vai acontecer. Ninguém sabe. Nenhuma pessoa no mundo pode te dizer a data exata em que o ciclo vai girar e o Ibovespa vai começar a subir de forma sustentada.
Quem te dizer que sabe está mentindo ou confundindo convicção com previsão. Mas sei três coisas. Primeiro, nos últimos 30 anos nunca tivemos tão poucos investidores, pessoas físicas na bolsa brasileira.
O dado atual, 10,7%, é o menor da história. Segundo, toda vez que chegamos a esse patamar, o que veio depois foi um ciclo de valorização expressivo, não em todos os ativos de forma igual, em empresas específicas, sólidas, bem posicionadas, que o mercado estava precificando com desconto, porque todo mundo estava olhando pro lado de lá. Terceiro, o Banco Central já deu o primeiro sinal, o primeiro corte da CELIC já aconteceu de 15 para 14 e 75%.
pequenininho, mas aconteceu e as expectativas de mercado apontam para uma Selic e encerrando 2026 em torno de 12,5% com o ciclo de cortes ainda em curso. Quando a CELIC começar a cair de forma consistente, o investidor pessoa física vai perder progressivamente o argumento de ficar na renda fixa e vai voltar pra bolsa. Não todos de uma vez, gradualmente, mês a mês, como sempre aconteceu.
E quando esse dinheiro começar a voltar, os preços dos ativos que estão baratos agora vão refletir essa demanda. Isso já aconteceu duas vezes. Toda vez que aconteceu, quem estava posicionado antes ganhou muito dinheiro.
Quem esperou o ciclo ficar óbvio para entrar, comprou caro. Deixa eu te mostrar um número que torna isso muito concreto. Em dezembro de 2015, a CELIC estava em 14, 25%.
Os títulos indexados à inflação pagavam 7,5% acima do IPCA. O Brasil tava em recessão, o impeachment se aproximava, a bolsa tava derretendo e o dólar disparando. Você tinha uma escolha.
Do lado esquerdo, o CDI seguro, previsível, o governo garantindo o retorno, zero volatilidade, todo mundo ao seu redor indo para lá. Do lado direito, a bolsa, empresas no vermelho e Bovespa derretendo, escândalos de corrupção aparecendo todo dia. Pareceu loucura.
E a maioria esmagadora das pessoas escolheu o lado esquerdo e ganharam dinheiro. Nos 3 anos seguintes, quem ficou no CDI teve retorno de 25%. Mas quem escolheu o lado direito, quem olhou pro caos e enxergou a oportunidade, teve um retorno de 120% no Ibovespa, quase cinco vezes o CDI, no mesmo período com o mesmo dinheiro.
Não foi coincidência isolada. No ciclo anterior, o que começou em 1996, exatamente a mesma coisa aconteceu. Investidor pessoa física em menos de 10% da bolsa.
Selic passando de 25, ninguém em san consciência olhava paraas ações. 12 anos depois, quem deixou o dinheiro no CDI durante todo esse período teve retorno de 639%. Um retorno extraordinário por qualquer medida.
Mas quem investiu na bolsa nesse mesmo período teve retorno de 811%. Hoje estamos em 10,7% de participação do investidor pessoa física. O fundo histórico, dizem no mercado financeiro que a história não se repete, mas ela rima e desta vez ela tá rimando muito alto.
Preciso fazer uma observação importante aqui, porque tem uma diferença enorme entre entender o ciclo, saber onde estamos e saber onde se posicionar. dentro dele. A bolsa é uma média.
Você pode investir dentro da média, comprar um índice, ficar exposto a ao movimento geral. Quando os juros caírem e o investidor, pessoa física voltar em massa, você vai capturar boa parte dessa valorização. Isso funciona e não tem nada de errado nisso.
Mas o que a história mostra nos dois ciclos anteriores é que os ativos que mais multiplicaram não foram os que andaram com índice, foram empresas específicas, negócios com vantagem competitiva real, com histórico sólido de geração de caixa, com dividendos consistentes que estavam sendo precificados com desconto, porque o humor geral do mercado tava ruim e a renda fixa parecia mais atraente. Esse é o ponto central que eu quero te deixar. Quando a CELIC estava em 2% em 2020 e a renda fixa tinha virado o pó, muita gente foi pra bolsa sem a menor análise de onde estava colocando o dinheiro.
Compravam porque tinha subido, compravam porque o vizinho tinha ganhado dinheiro, compravam porque era o que se fazia. E quando os juros voltaram a subir e a bolsa caiu, venderam com prejuízo e voltaram paraa renda fixa com a convicção de que a bolsa é cassino. A bolsa não é cassino.
Cassino é quando você opera sem entender o que tá comprando. Quando você compra a participação numa empresa sólida, que gera caixa de forma consistente, que tem produtos que as pessoas vão continuar precisando, independente do ciclo político que distribui dividendos de forma regular, você não tá especulando com preço, você tá sendo sócio de um negócio real. Esse negócio não vai quebrar porque o Ibovespa caiu.
Ele vai continuar operando, gerando receita, distribuindo resultado. E se o preço da ação cai por razões de humor de mercado e não por deterioração dos fundamentos do negócio, a queda não é catástrofe, é oportunidade. Passei décadas acumulando participações em empresas que tinham essa característica, empresas que o Brasil precisava ontem, precisa hoje e vai precisar amanhã.
empresas de energia, de saneamento, de serviços financeiros, de setores que não desaparecem com mudança de governo. E ao longo desses anos, nos ciclos de alta e nos ciclos de queda, uma coisa não mudou. Os dividendos continuaram chegando.
Isso é o que muda o jogo no longo prazo. Não o preço da ação subindo. É a renda que a empresa distribui todo ano crescendo progressivamente, chegando na sua conta, independentemente do que acontece no curto prazo.
Aqui está o que mais me incomoda nesse momento. O investidor pessoa física está em 10,7% da bolsa, o menor número da história. E ao mesmo tempo estamos diante de empresas brasileiras sólidas sendo negociadas com desconto porque o humor tá ruim, porque a celic tá alta, porque o cenário parece difícil.
As mesmas empresas que distribuíram dividendos nos momentos mais complicados dos últimos 30 anos estão mais baratas do que deveriam estar em função do seu histórico e dos seus fundamentos. Quando você compra uma empresa boa a um preço injustamente baixo e a mantém por anos, o tempo trabalha a seu favor de um jeito que nenhuma operação de curto prazo consegue replicar. Vi isso acontecer em 2015 e26.
Vi colegas, pessoas inteligentes vendendo posições em empresas excelentes por preços que hoje parecem absurdos. A narrativa da época era que o Brasil estava destruído, que a corrupção havia minado tudo, que a reessão seria longa e profunda. E eu entendia a narrativa, mas olhava pros fundamentos das empresas e via que elas continuavam gerando caixa, continuavam pagando dividendos, continuavam sendo líderes nos seus setores.
O preço tinha caído. o negócio não. E e foi exatamente naquele momento de máximo pessimismo que as melhores oportunidades estavam disponíveis.
Não tô dizendo que agora é idêntico a 2015. Cada ciclo tem suas especificidades. O contexto fiscal é diferente, a dinâmica global é diferente.
Os setores que lideram a próxima fase podem ser diferentes dos que lideraram a anterior. Isso é real e importa, mas o padrão estrutural é o mesmo. Juros altos afastam o investidor pessoa física da bolsa.
A bolsa fica barata. Juros caem, o investidor, pessoa física, volta, a bolsa sobe. Estamos no ponto de inflexão.
O primeiro corte de juros já aconteceu. A janela tá aberta agora, não vai est aberta para sempre, porque quando os juros caírem de forma mais visível, quando a narrativa mudar, quando o noticiário financeiro começar a falar que a bolsa tá subindo e as oportunidades estão aparecendo, a maioria das pessoas vai querer entrar e aí os preços já terão subido, a janela terá fechado e você estará olhando pro gráfico, pensando no que poderia ter feito. feito quando as coisas ainda estavam baratas.
Isso não é especulação de timing. Não tô te pedindo para adivinhar o dia exato da virada. Estou te pedindo para observar um padrão que se repetiu duas vezes em 30 anos com dados documentados e entender onde estamos agora dentro desse padrão.
10,7%. O fundo histórico, o primeiro corte de juros já aconteceu. As expectativas de mercado apontam para mais cortes ao longo de 2026, os ativos que mais vão se beneficiar quando o dinheiro voltar para a bolsa estão disponíveis agora, quando quase ninguém quer.
Tem algo que preciso dizer com clareza antes de terminar. Entendeu? O ciclo é apenas metade do trabalho.
A outra metade é saber o que comprar dentro dele. E essa segunda parte exige análise que vai, além de olhar o gráfico do Ibovespa e decidir que chegou a hora. Há empresas que se beneficiam diretamente da queda de juros.
Há setores que ficam mais atrativos quando o custo do dinheiro cai. Há papéis que estão baratos hoje por razões temporárias e há papéis que estão baratos porque o negócio deteriorou de verdade. A diferença entre essas duas categorias é fundamental.
Comprar errado no momento certo é tão ruim quanto comprar certo no momento errado. Por isso, toda vez que falo sobre esse ciclo, insisto na mesma coisa. O que você precisa buscar são empresas sólidas, com histórico real de geração de caixa, com dividendos consistentes, com vantagem competitiva no setor em que operam empresas que o Brasil precisa, não modas, não empresas que fazem barulho na imprensa, empresas que fazem o trabalho silencioso de gerar resultado e distribuí-lo a quem teve a paciência de ser sócio.
Essa é a filosofia que carrego desde quando comecei a investir. Não muda com o ciclo. O que muda é o momento de entrada.
E o momento de entrada está acontecendo agora. vigente ficar milionária nos dois ciclos anteriores, não por sorte, por posicionamento, por ter entendido o padrão quando ainda estava se formando, por ter comprado o que estava barato quando a maioria estava com medo e por ter tido paciência para esperar que o ciclo completasse o movimento. A maioria não fez isso.
A maioria esperou até que a notícia fosse boa, até que o noticiário confirmasse que a bolsa tava subindo, até que os amigos também fossem. E quando foram os preços já tinham subido e compraram caro e venderam na próxima queda e chamaram a bolsa de cassino. Não é cassino, é o mesmo padrão se repetindo.
E quem entende o padrão não precisa de sorte. Em 1996, o investidor pessoa física era menos de 10% da bolsa. O que veio depois foi o maior ciclo de valorização de commodities do século.
A bolsa entregou 811% em 12 anos. Em 2015, o o investidor pessoa física estava em 11% da bolsa. O que veio depois foi o ciclo de cortes de 2016 a 2019.
O Ibovespa triplicou em menos de 5 anos. Agora em 2026 o investidor pessoa física está em 10,7% da bolsa. O fundo mais profundo da história.
O primeiro corte de juros já aconteceu. Você não precisa prever o futuro para tomar uma decisão inteligente. Você só precisa olhar para o passado com os olhos abertos, entender os ciclos que se repetiram e ter a coragem de agir antes que todo mundo chegue à mesma conclusão.
que quando todo mundo chegar, os preços já vão ter subido, a janela já vai ter fechado e você vai tá olhando pro gráfico, pensando no que que poderia ter feito quando as coisas ainda estavam baratas. Da última vez que isso aconteceu, pessoas comuns ficaram milionárias. tá acontecendo de novo.