Olá caros alunos Estamos aqui na nossa quarta aula da disciplina de aspectos gerais do ensino e aprendizagem musical continuando com o tema de como ensinar e como aprender música a música explora o potencial humano eh só quem toca sabe o que é tocar né ou cantar a quando a gente desenvolve essa atividade a gente tá utilizando de todo o nosso potencial e a gente nesse nesse nesse nesse caminho da execução musical a as nossas a gente descobre potenciais e aumenta nossas potencialidades e a música colabora com outras coisas como a a concentração aprendizagem a disciplina
quem já tentou tocar ou cantar sabe que tem que ter disciplina ou pratica ou não acontece isso é bem importante dentro desse tema porque não adianta só ter contato com o material ter contato com o professor ir a aula Se você não faz a sua a lição de casa só dessa forma você vai poder explorar o seu potencial na na nas idades mais vamos colocar no infantil ali de 1 a 5 anos quando quando a gente vai dar uma aula de música A gente não vai na intenção de de grandes conquistas claro que a gente
sabe que tem pessoas tem tem pessoas que T uma grande facilidade que já numa idade dessa já consegue ter coordenação motora para e muitas vezes até quase uma maturidade musical já para poder fazer música de fato mas a a a maioria das pessoas não é dessa forma Então nesse nesse período nós fazemos o que chamamos de musicalização que vai trabalhar né os aspectos cognitivos e linguísticos musicais né o psicomotor né motricidade e o sócio afetivo nessa fase normalmente é interessante não que normalmente Mas é interessante fazer em grupo por exemplo Vamos explorar os instrumentos de
percussão que é não é fácil de tocar mas enfim é fácil nesse momento eles conseguem produzir algum som diferente do instrumento de corda do instrumento de sopro que seria que seria não é muito difícil Eu quando trabalhava com com ensinando violão e guitarra né as pessoas a tocarem violão e guitarra eu via muita dificuldade de criança pequena em apertar aquela corda e produzir o som nem que seja uma uma uma só e isso às vezes eh acontecia que a criança ficava desestimulada muitas vezes elas estavam ali por conta que não exatamente que ela queria mas
pelos familiares enfim mas esse é um cuidado que a gente deve tomar nesse momento com criança pequena de de transformar Aquilo em algo gostoso que ela consiga fazer e fazer som in isso a gente já pode explorar os ritmos os timbres E o que mais dali o canto né o canto também é muito importante nessa fase da musicalização Como já foi comentado como na na aula anterior a música Pode auxiliar na aplicação do conteúdo é um recurso didático pedagógico na aprendizagem é um elemento facilitador outras disciplinas que não são ligadas à arte utilizam da música
como ferramenta de ensino para poder ajudar a a o né usar alunos a apreenderem aquele conteúdo de forma mais fácil e porque não gostosa também aqui temos uma citação de zoto em 2018 que além de contribuir para deixar o ambiente escolar mais alegre ela a música fornece uma atmosfera mais receptiva é muito difícil quem não gosta de música então conseguindo encaixar a música no ambiente escolar com certeza eles vão gostar principalmente se for no ritmo que eles gostam ok aqui já tem uma aqui a gente vai começar a focar um pouquinho mais no aluno que
quer aprender música mesmo não aquela aula de música na escola quando a gente vai trabalhar conteúdos que estão programados na para aquela determinado ano série então quando a gente vai dar aula ensinar uma pessoa a tocar ou cantar eh a adaptação aos estilos musicais individuais dos alunos é fundamental trocando as palavras quando uma pessoa vai aprender a tocar o instrumento Ela vai para aprender a tocar normalmente músicas que ela gosta as músicas que ela gosta normalmente são as as músicas do momento da moda ou como também já foi colocado anteriormente aquelas músicas que eles ficam
ouvindo em casa que os pais passam muito tempo ouvindo eles acabam assimilando e gostando então é interessante ter esse olhar né Eh focar no que o aluno no quer claro que também puxando para outros lados pela diversidade é interessante também que o aluno o o o aluno de música aquele que quer ser músico ou tocar um instrumento é muito interessante que ele conheça outras coisas e não só o que ele gosta sai um pouquinho da né da sua bolha também e isso vale para a sala de aula vale essa segunda colocação aqui ela vale paraa
sala de aula ela vale para uma aula individual de música que cada estudante possui habilidades e interesses esses estilos musicais únicos juntando com a outra né ter até um olhar quer dizer com a outra que eu digo com com as a colocação anterior é ter um olhar para isso trabalhar trabalhar isso com o aluno o que ele já trouxe o que ele conhece o que ele já faz o que ele gosta o que que ele já tem de habilidade que já tá mais um pouco desenvolvida vamos evoluir né por meio dos seus interesses enfim pensar
nesse aspecto aqui uma coisa importante que acontece muito no meio musical que com um pouco de depois que a maturidade vem a pessoa normalmente acaba entendendo isso que o foco excessivo na perfeição técnica muitas vezes gera um ambiente de competição prejudical é só a técnica pela técnica eh quem toca mais rápido quem toca mais limpo quem faz mais notas quem alcança as notas mais agudas as mais graves enfim cada aluno como foi falado no slide anterior tem suas características próprias o que nós temos que fazer é saber tirar o máximo de cada característica dessa em
prol da música ter uma boa ter uma ser Virtuoso Vai facilitar a vida do músico Mas nem todo mundo tem essa aptidão e a música Definitivamente não é feita de técnica somente técnica eu digo assim ela tem outras coisas como as nuances de interpretação a transmissão de emoções e coisas do tipo como também eu já acho já foi citado a disciplina é muito importante quem quer aprender a tocar cantar tem que ter disciplina tem que ter foco e tem que fazer senão Infelizmente vai ser muito difícil de at de resultados então o aprendizado musical deve
ser inspirador promover a diversidade de estilos cultivar a criatividade que senão se você não estimular a criatividade ela não vai acontecer nunca E permitir que os estudantes exploram explorem e desenvolvam seu próprio estilo musical que eu acho que isso que é o mais importante que é o que vai ser o diferencial de cada músico o ensino musical deve nutrir a paixão a inspiração e a indade individualidade de cada estudante não apenas tocar a música mas também vivê-la senti-la ter prazer naquilo né ser holístico e flexível deixo aqui minhas referências meu muito obrigado e até a
próxima aula