Scribe
Scribe

Podoba ci się? Ulepsz Scribe zostaw recenzję

Pobierz rozszerzenie Chrome

Przeglądaj

  • Popularne filmy
  • Ostatnie filmy
  • Wszystkie kanały

Darmowe narzędzia

  • Pobieranie napisów wideo
  • Generator znaczników czasowych wideo
  • Podsumowanie filmów wideo
  • Licznik słów wideo
  • Analizator tytułów wideo
  • Wyszukiwanie w transkrypcjach wideo
  • Analityka filmów wideo
  • Kreator rozdziałów wideo
  • Generator quizów wideo
  • Czat z filmem wideo

Produkt

  • Cennik
  • Blog
  • Pobierz rozszerzenie Chrome

Developers

  • Transcript API
  • API Documentation

Prawne

  • Warunki
  • Prywatność
  • Pomoc
  • Mapa strony

Copyright © 2026. Wykonane z ♥ przez Scribe

— Jeśli ułatwiło ci to życie, zostaw nam recenzję! Ucieszy nas to.

Related Videos

IP Semear - Série Gênesis - 11_Gn_6.1-10_Emilio

Video thumbnail
796,286 Słowa31m readGrade 18
Udostępnij
Channel
Saint Sound
Vamos abrir nossas bíblias no livro de Gênesis no capítulo 6 avançando nesse livro maravilhoso já estamos aí H cerca de 10 semanas tratando consecutivamente de cada passagem do livro e hoje chegamos ao capítulo 6 Gênesis 6 de 1 a 10 escute com fé a leitura da palavra do nosso Deus assim diz o senhor como se foram multiplicando os homens na terra e lhe nasceram filhas vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas tomaram para si mulheres as que entre todas mais lhe agradaram Então disse o senhor o meu espírito Não agirá
Para Sempre no homem pois este é carnal e os seus dias serão 120 anos ora naquele tempo havia gigantes na terra e também depois quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens as quais lhe deram filhos estes foram Valentes varões de renome na antiguidade viu o senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mal todo desígnio do seu coração então se arrependeu o senhor de ter feito o homem na terra e isto lhe pesou no coração disse o senhor farei desaparecer da face da terra o homem
que criei o homem e o animal os répteis e as aves dos Céus porque me arrependo de os haver feito porém Noé achou graça diante do Senhor eis a história de Noé Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos Noé andava com Deus gerou três filhos sem c e Jafé até aqui a palavra de Deus vamos orar Deus eterno nós pedimos pela tua misericórdia que nessa manhã use teu santo espírito maravilhoso para instruir o teu povo para tirar a tolice do nosso coração e nos fazer amar a Senhor e seguir em santidade cada
vez mais em nome de Jesus amém Crianças vocês já sentiram algum Cheiro muito ruim já né crianças eu não sei se tem um que vocês já sentiram mas os adultos já sentiram que é o cheiro de carne estragada vocês meus irmãos já tiveram a experiência de chegar em casa depois de viagem e ter a desagradável surpresa olfativa de descobrir que tinha a carne estragada na geladeira comigo já aconteceu duas vezes primeira delas eu era criança voltamos de férias um tempo na praia ou alguma coisa assim todo mundo feliz todo mundo contente chegamos em casa e
algum problema com o débito em conta da sebbe tinha feito com que a energia fosse cortada e tinha muita carne na geladeira lá no freezer mamãe passou muito tempo limpando geladeira naquele mês não é coisa rápida e você sabe como é aquele cheiro de f aquela coisa que é inexplicável como é ruim putre e cadaverina são as moléculas que você tá sentindo aquele odor nauseabundo uma mistura de sovaco de ruru com gelatina recant fralda de três dias aquela coisa toda misturada só que pior pior na outra vez foi nos Estados Unidos eu e Anelise depois
de um tempo aqui no Brasil passando férias Voltamos para lá fomos lá encontrar começar de novo os estudos e foi chegar na porta de casa Hum Tem algo errado aqui considerei tocar fogo na geladeira Ficou claro que não adiantava Passamos um mês respirando bom ar na casa latas e mais latas e a minha pergunta para você por que que carne estraga Por que que carne estraga Por que que a tua carne não estraga dá uma cheirada no braço vai não tá com cheiro de carne podre tá com cheiro de um perfuminho creminho alguma coisa que
você passou por que que a sua carne não está denta e a resposta é bem simples porque na sua carne agora há vida há sangue fluindo as coisas necessárias para a carne ser preservada estão agindo em você e assim você segue vivendo e não fedido mas se os agentes preservadores forem retirados não vai demorar pra podridão começar a aparecer nesse texto de hoje nós vamos ver o que acontece quando Deus retira os efeitos preservantes sobre a carne humana o que acontece quando Deus resolve tirar o pé do freio e deixar a humanidade seguir o seu
próprio caminho de rebeldia e queda quando os agentes preservadores e restringes de Deus são retirados e a gente vai ver o que que a humanidade de fato é ao mesmo tempo a gente vai ver também como Deus reage a tanta podridão e o resumo da nossa história hoje queridos é o seguinte a humanidade em em Pecado segue espiralando em depravação cada vez mais profunda e Deus vai responder com justiça e com graça de novo a humanidade na rebelião do seu pecado vai seguir espiralando e se afundando na lama mas Deus vai responder com justiça e
com graça a gente vai ver isso em três pontos primeira coisinha pra gente considerar hoje de manhã é o seguinte é que a humanidade caída amplia a sua rebeldia com o tempo vamos voltar pro versículo um acompanha na sua Bíblia como se foram multiplicando os homens na terra e lhes nasceram filhas vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas tomaram para si mulheres as que entre todas mais lhe agradaram Então disse o senhor o meu espírito Não agirá Para Sempre no homem pois este é carnal e os seus dias serão 120
anos ora naquele tempo havia gigantes na terra e também depois quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens as quais lhe deram filhos estes foram Valentes varões de nome na antiguidade e viu o senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e era continuamente mal todo designo do seu coração na semana passada a gente explicou a gente insistiu bastante na ideia de que a partir da descendência de Adão e Eva nós começamos a ver uma divisão da humanidade em dois grandes grupos lembra disso olhando por um lado a linhagem de
Caim nós vemos a linhagem daqueles que são da família da rebeldia aqueles que insistem e em manter-se longe do caminho do Senhor aqueles que insistem em fazer o seu próprio caminho de autonomia e nós vemos por outro lado a linhagem de sete o outro filho que é dado a Adão e Eva no lugar de Abel e nós vemos ali que os que vem nessa situação os que são de sete são aqueles que invocam o nome do senhor eles não são mais puros eles não são mais santos ele não tem eles não têm obras melhores eles
têm fé e pela fé eles agradam a Deus no que fazem e a gente explicou também que o pertencer a uma ou outra família um ou outro grupo não é uma questão de genética primariamente todos nós nascemos na condição de pecadores descendentes de Caim a questão é que pela fé Nós podemos ser adotados na nova família e receber uma nova geneologia e passarmos a pent Tercer a família do pacto e a gente viu também que Deus na sua graça comum utiliza crentes utiliza gente que odeia ao Senhor Mas por causa da sua graça comum Deus
faz com que eles desenvolvam coisas importantes como a Arte Musical o trabalho em ferramentas a criação de animais a gente falou bastante sobre isso e agora Moisés inspirado pelo Espírito Santo vai mostrar pra gente quão destrutivo é o poder do pecado O que que a humanidade faz e fará se deixada correr solto ao longo de muitos anos é o que nós chamamos de a espiral descendente do Pecado o que acontece quando o sangue para de fluir na carne e aqui a gente chega Nessa que é uma das passagens mais debatidas de todo o antigo testamento
o começo de Gênesis 6 do que que Moisés está falando queridos é importante que você saiba que é a diversidade de opinião e talvez seja um desses locais nas escrituras em que a gente deve ser humilde para declarar que a gente não tem todos os elementos necessários para uma teoria que encaixe com tudo Deus às vezes faz isso para a gente aprender humildade mas vamos falar das três principais interpretações primeira forma de se ver esse texto é o seguinte é que os texto estaria dizendo quando fala que os filhos de Deus viram as filhas dos
homens e viram que eram formosas e tomaram nas para esposas que filhos do de Deus seria uma referência a Reis poderosos gente na antiguidade que se chamava de filhos de Deus teriam formado arén tomado para si todo tipo de esposo e produzido filho para todo lado de certa forma uma continuidade com a rebelião de lamec que vimos no capítulo 4 e Deus decide P um fim em tudo isso embora Interessante não é uma interpretação que se encaixa bem com a linguagem do próprio texto a segunda e é uma interpretação antiga e bastante difundida na história
da igreja é de que a referência aqui aos filhos de Deus seria a anjos que anjos filhos de Deus teriam tomado mulheres para si e teriam produzido uma espécie de cria híbrida Talvez isso te soe um tanto ridículo quando você escuta isso mas saiba é interpretação aceita por muitos teólogos e ela é textualmente adequada a expressão filhos de Deus em outros lugares como em Jó diz respeito a anjos é uma terminologia usada para falar de anjos e o que que teria acontecido e motivado tal loucura Moisés estaria mostrando que o diabo tentou corromper a humanidade
por meio de misturar a linhagem porque o diabo lembrava-se muito bem da Promessa de Gênesis 3:15 de que haveria um descendente da mulher que lhes magaria a cabeça e se ele der um jeito de bagunçar com essa humanidade toda Quem sabe ele impede esse fim e o resultado dessa suposta União seriam os seres sobrehumanos os Gigantes que o texto menciona ou talvez apenas Os Valentes varões de renome na antiguidade e tal perversão tal mistura seria o que motivou Deus a por um fim nessa humanidade híbrida e lembre-se a Bíblia mostra anjos fazendo coisas que nós
normalmente não pensamos que eles são capazes de fazer comendo bebendo correndo o risco de serem molestados lá em Sodoma a palavra traduzida aqui como gigante a palavra os nefilins e uma interpretação antiga e eh a tradução literal seria os caídos seja quem for que que eram eles Note que o texto entretanto diz que eles não são a cria dessa relação Eles já estavam na Terra varão de renome é uma expressão utilizada mais tarde para descrever n Rod um homem perverso e violento e assustador e isso explicaria as lendas que nós temos do mundo antigo isso
seria a base que explica porque que em tantas culturas nós encontramos lendas sobre semideuses pessoas capazes de grandes feitos e coisas assim uma teoria alternativa que vem dessa é que não foram anjos procriando com mulheres mas seres humanos possuídos por demônios uma forma de experimentar novamente essa baixeza de uma relação imprópria e proibida entretanto contra essa interpretação eu creio que nós temos coisas mais fortes nós temos por exemplo o fato de que Jesus ao falar com o saduceus dá a entender que seres angelicais são incapazes de procriar Eles não têm diferenciação sexual a Bíblia lá
em Judas no livro de Judas faz referência a esse evento e Judas relaciona Sodoma Gomorra Anjos Caídos mas vale lembrar que em Sodoma os os anjos os homens queriam ter relações com os anjos Mas o que o Novo Testamento chama de sodomia é Homossexualismo e mais tarde o texto não fala apenas em fornicação não é que simplesmente se deitaram com mulheres mas tomaram esposas para si um relacionamento duradouro uma espécie de Harém a Bíblia não está descrevendo um mero relacionamento casual está descrevendo um relacionamento duradouro o que seria muito estranho de acontecer se fossem Anjos
de fato isso além de tudo vai contra o fato de que há um único Nascimento especial em todas as escrituras que vai além da Norma de um homem e mulher o nascimento virginal de Jesus Cristo e sabe queridos muitas vezes a gente se engana e vai atrás desse tipo de ideia mais Sobrenatural porque a gente acha que nós não somos capazes de fazer tanto tanto mal assim a gente pensa que mal terrível só virá sobre a Terra se o diabo fizer algo se os demônios aprontarem nós muitas vezes subestimamos a nossa capacidade para o mal
e a gente olha por exemplo não se Deus resolveu destruir a terra só pode ter sido porque o diabo aprontou alguma coisa tão horrível que Deus quis destruir E é difícil e doído pra gente admitir que talvez seja algo que nós mesmos aprontamos que nós somos capazes que nós temos nos nossos corações as sementes necessárias para brotar todo tipo de erva daninha que aparece nesse mundo todo tipo de maldade Pode surgir desse coração caído essa é a primeira coisa que a gente precisa ver hoje quando a humanidade é largada por conta própria ela começa a
apodrecer Às vezes a gente acha que nós temos pecados Seguros grupo de homens grupo de mulheres vem estudando o livro pecados Intocáveis pecados que de certa forma nós tratamos como Seguros ontem o grupo de homens Nós falamos sobre impaciência sobre irritabilidade esse tipo de coisa e nós falamos sobre como isso é algo que pra gente é até aceitável e normal quando você fica bravo com alguém no trânsito quando você fica irritado com a pessoa na sua frente no caixa do supermercado quando isso ou aquilo interrompem a tua paz e você entende Ah isso é parte
da vida mas veja que quando essas coisas começam a tomar Guarida no nosso coração elas nunca ficam pequenininhas se por um lado você olha a história lamec e fala vou tomar duas esposas para mim poucas gerações Depois o pessoal já tá inventando arén são quantas mulheres eu quiser e eu vou pegar e tomar para mim a ideia mesmo de tomar a força eu vou lá eu pego e agora são minhas talvez você ache que você pode ficar namorando aquele teu pecado de estimação e que ele não vai além do que é seja aquela relacionamento impróprio
com colega de trabalho que você cultiva seja a pornografia Zinha que você assiste seja o que você faz no seu trabalho em termos de fechar os olhos para que tá acontecendo Não se engane pecado nesse sentido é que nem droga você raramente fica no leve você geralmente vai para mais e mais pesado com mais e mais intensidade essa era a primeira coisa que a gente precisava ver a segunda coisa diz respeito àquela que é a interpretação que eu entendo que ser a mais bíblica Veja por que que Deus iria destruir a terra se foram os
anjos que aprontaram porque trazer sobre a humanidade a punição de algo que foi feito pelos anjos se as mulheres foram apenas vítimas mas há uma interpretação que leva em conta o contexto e isso a gente leva leva-nos para o nosso segundo ponto a humanidade corrompida mistura as linhagens santa e Rebelde indo contra o plano de Deus essa interpretação diz o seguinte filhos de Deus é uma referência aos crentes filhos de Deus é uma referência à linhagem espiritual de sete aqueles que se chamavam pelo nome do senhor que decidem casar-se com mulheres da linhagem espiritual descrente
penso que essa é a melhor interpretação porque ela se encaixa no nosso contexto vamos lembrar da uma regra de interpretação que é básica Qual é a coisa determinante para interpretar um texto difícil o contexto o que tá ao redor E qual é o contexto do que vem acontecendo semana passada a gente falou isso Moisés vem explicando a humanidade se divide naqueles que seguem ao Senhor e naqueles que se rebelam contra o senhor a forma de pensar da serpente de Caim a forma de pensar de sete e de Abel e aqui ele nos mostra como quando
a humanidade é largada para si mesmo até mesmo os que vê da boa linhagem resolvem ter ideias resolvem sair do caminho e resolvem ir atrás de misturar as coisas quer melhor forma de impedir a promessa da semente de se realizar do que misturar todo mundo e acabar com a linhagem Santa em tudo isso queridos está o plano diabólico de impedir a vinda do Messias Essa é a grande Tentativa do diabo em todo o antigo testamento impedir a vida a vinda do Messias é isso que tá por trás do massacre no Egito das crianças é isso
que tá por detrás das perseguições das guerras das brigas dos eventos diversos do Antigo Testamento a tentativa satânica de exterminar a linhagem Santa Judas estava provavelmente fazendo referência ao fato lá na sua carta de que há um impulso Demoníaco por detrás da história de misturar a linhagem a Bíblia chama os crentes de filhos de Deus em alguns lugares do Antigo Testamento os israelitas recebem essa denominação no novo testamento é é denominação comum a gente leu sobre isso hoje e o simples uso da expressão filhos de Deus não define se são anjos ou crentes mas o
julgamento é trazido sobre os humanos não sobre os anjos e agora Deus mostra pra gente que Aisa ficou tão complicada que mesmo os filhos de Deus mesmo aqueles de quem nós deveríamos esperar um comportamento melhor mesmo aqueles que criam Na promessa foram atrás de perverter o caminho do Senhor é isso que acontece quando Deus tira o pé do freio a humanidade começa a espiralar Fora de Controle que nem um avião que perdeu sustentação e mergulha em direção ao solo os crentes olham as filhas dos homens e vê que elas são formosas e decidem pegar para
si mulheres as que os agradassem fossem filhas de Deus ou não é a decisão que nós tomamos quando nós decidimos viver por vista ao invés de vivermos por fé Além disso tudo essa palavras gigantes aqui não é a melhor tradução vem de uma tradução antiga chamada septuaginta algumas outras versões simplesmente mantém o termo nefilins e outros colocam tiranos a ideia de que nós temos uma época de grande perversidade esses homens perverso se julgam grande coisa e a própria Santa instituição do casamento começa a ser violada se lamec teve duas mulheres eles vão ter quantos quiserem
e eles se tornam famosos pelos mundo antigo porque não é de se estranhar que quando a vontade de Deus quando a fé é abandonada os homens seguem no seu caminho de destruição e Eles tomam para si o que os seus olhos desejam e eles vão se tornar gente famosa na antiguidade por sua violência e pelo seu poder e note que tudo isso começa com a obra do diabo de atacar o povo de Deus misturando as linhagens soprando suas mentiras nos corações de homens caídos gente que vinha da linhagem dos crentes decidindo que a linhagem das
filhas dos homens é mais desejável e até hoje tem homens cristãos que acham que a principal coisa para procurar numa mulher é que ela seja bonita que isso é o mais importante e assim queridos a geração seguinte já nasce confusa sem uma clara direção de sem um Claro direcionamento de como a vida vai funcionar e isso Vai resultar em Deus trazer o dilúvio preservando a única família que não se contaminar essa semana um amigo meu que trabalha no ministério das relações exteriores me explicou que um diplomata não pode se casar com pessoa de outro país
sem autorização expressa do governo brasileiro por não sou livre para casar com quem eu quero o Brasil não tem inimigos então em geral essa permissão é concedida Mas pense nisso como poderia um representante oficial do Brasil se casar ter o mais íntimo de todos os relacionamentos com alguém que é representante de um estado inimigo como todos os filhos de Deus são diplomatas do Reino de Deus chamados para viver como tal como nos ensina Paulo em Filipenses Como pode alguém que é do reino Divino ter a mais íntima das relações com alguém que é do reino
inimigo e a Bíblia nos ensina isso essa interpretação casa com o restante das escrituras que casamentos mistos poluíram a terra ela se harmoniza com o restante da palavra de Deus por exemplo quando Israel está para entrar na Terra Prometida quando o povo de Deus depois de ser liberto do Egito está chegando na Terra Prometida Deus fala a a respeito das Nações que eles encontrariam porque Deus sabe que chegando na Terra Prometida eles iam encontrar mulheres bonitas que moravam por ali e que o coração humano caído dos filhos de Deus iria atrás de casar-se com mulheres
que não podiam e Deus fala em Deuteronômio 7 não contrair às matrimônio com os filhos dessas Nações não darás tuas filhas a seus filhos nem tomará suas filhas para os seus filhos pois elas fariam desviar teus filhos de mim para que servissem a outros deuses e a ira do Senhor se acenderia contra vós outros e de preça vos destruiria e o Rei Salomão faz precisamente isso não é verdade embora alertado ele se casa com mulheres estrangeiras e elas pervertem o seu coração a esperança é que elas se casando com Salomão elas se tornassem adoradoras do
Deus verdadeiro mas não é isso que acontece via de de regra queridos via de regra o crente que se casa com descrente acaba abandonando o caminho do Senhor quando Israel volta do exílio depois de tudo que aprontaram e de toda a punição Eles voltam do exílio e eles chegam e Neemias e Esdras falam da situação difícil de que israelitas haviam se casado com mulheres estrangeiras em Esdras 9 Nós lemos o seguinte tomaram das suas filhas para os seus filhos e assim se misturou Olha a líu jar se misturou a linhagem Santa com os povos da
terra e Esdras fala ouvindo eu tal coisa rasguei as minhas vestes e o meu manto Arranquei os cabelos da cabeça e da barba e me assentei atônito abre a sua Bíblia em Neemias 13 vem pouco antes de Jó antes de Salmos Neemias também um dos instrumentos de Deus para liderar o povo no Regresso do exílio na reconstrução do templo no reestabelecimento do Povo de Deus na Terra Prometida veja o que ele diz Neemias 13:23 vi também naqueles dias que judeus haviam casado com mulheres asdod ditas amonitas e moabitas seus filhos falavam meio asdod e não
sabiam falar judaico mas a língua do seu respectivo povo contendi com eles Os amaldiçoei espanquei Algum deles e lhes Arranquei os cabelos e os conjure por Deus dizendo não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas nem para vossos filhos nem para vós mesmos não pecou nisso Salomão Rei de Israel todavia entre muitas Nações não havia Rei semelhante a ele ele era amado do seu Deus e Deus o constituiu rei sobre todo Israel não obstante isso as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado dar víamos nós ouvidos para fazermos todo
esse grande mal prevaricando contra o nosso Deus casando com mulheres estrangeiras queridos eu como pastor não tenho autorização para espancar e arrancar cabelo de ovelha Tá mas me sentar atônito e arrancar os meus às vezes é o que dá vontade no coração a gente se engana a gente acha que no final vai dar tudo certo ah Deus vai fazer dar tudo certo de alguma forma Deus não promete isso e o que Neemias fala é algo impressionante ele fala Salomão que era Amado de Deus e era maior do que você foi desviado o que que faz
você pensar que você não vai pelo mesmo caminho Francis scher fala no seu livro gênesis no espaço tempo recém lançado em português se você se casa com aqueles que não são povo de Deus se você tem filhos e filhas a linhagem piedosa será destruída é a lição de Gênesis 6 sim pela graça de Deus nem sempre acontece deus muitas vezes transforma mal em bem mas seria o natural não se engane ninguém se torna crente por casamento isso não existe e Paulo no Novo Testamento nos ensina que nós não devemos misturar as linhagens por casamento se
era assim com Israel é assim conosco hoje o Novo Israel a igreja de Deus é o que ele fala sobre misturarmos luz e trevas retidão e iniquidade sobre não nos colocarmos em julo desigual que União pode haver entre luz e trevas Como podem diplomatas de dois países inimigos se casarem Como pode a gente acha que é uma história de Romeu e Julieta bonitinha ai um casamento que proibido Não é é rebelião contra o senhor é um erro quando um homem uma mulher decidem se casar fora do pacto e a minha pergunta é por que que
issoocorre tanto então pelo seguinte porque filhos de Deus e filhas de Deus muitas vezes acham coisas atraentes porque não estão olhando com os olhos da fé semana passada nós vimos que aqueles da linhagem da serpente podem ser sim cultos artísticos sensíveis inteligentes bons em tecnologia empreendedores sérios trabalhadores atraentes mas ainda são Inimigos da Cruz não se engane irmão e irmã ela pode ser Formosa artística sensível e inteligente ele pode ser amável trabalhador protetor gentil mas se não é de Jesus é diplomata de outro Reino é diplomata de outro país Um país que está em guerra
com o seu desde o Jardim desde a queda e é o que acontece aqui se tinha tanta gente que amava o senhor as gerações vão passando e a gente chega num ponto que só tem uma família que ama o senhor olha a tragédia do que aconteceu várias famílias serviam ao Senhor chegamos nesse ponto no espaço e no tempo em que só sobrou uma e todas as outras se corromperam esse é o nosso segundo ponto Deus nos mostra que quando nós nos rebelamos e vamos contra a sua vontade o que nós podemos esperar pelo resultado natural
é que a que a gente se afunde cada vez mais tudo piora terceiro e Último Ponto como que Deus reage quando ele vê isso tudo Deus responde em justiça e graça volta pro verso 5 lá de Gênesis se viu o senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mal todo designo do seu coração então se arrependeu o senhor de ter feito homem na terra isso lhe pesou no coração disse o senhor farei desaparecer da face da terra o homem que criei o homem o animal répteis e aves do
céu porque me arrependo de os haver feito porém Noé achou graça diante do Senhor eis a história de Noé Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos Noé andava com Deus Deus e gerou três filhos sem c e Jafé diante de toda essa situação nós vemos algo maravilhoso Deus examina a situação se na criação Deus examina a situação e dá o seu veredito é tudo muito bom agora ele olha e o seu veredito é tá tudo corrompido a humanidade mostrou a sua capacidade para perversão verso 5 explica tudo isso a maldade do homem
se havia multiplicado na terra e era continuamente mal todo desígnio do seu coração Olha cada palavra dessas como é importante a maldade havia se multiplicado Não se engane o que nós como seres humanos precisamos não é de mais tempo de mais tecnologia de mais sabedoria de mais bibliotecas como criam os profetas do Iluminismo o caminho caminho de rebeldia do senhor faz com que a maldade se multiplique ainda que ela tenha aparência de culta Além disso Veja a extensão do pecado humano todo desígnio do coração humano é perverso todo desígnio não tem nada que venha do
coração humano natural que não seja atingido pelo pecado mesmo As boas ações que pela graça comum de Deus nós acabamos fazendo são de alguma forma pervertidas e sabe hoje a gente falou bastante dessa questão do casamento porque é o que tá em Pauta no nosso texto mas aqui Deus explica que não é só essa questão de casamento todo desígnio do ser humano corrompido é manchado pelo pecado o que você faz com seu dinheiro o que você faz com seu tempo livre como você cria seus filhos como você se relaciona com a criação de Deus como
você se envolve com as autoridades sobre você com aquele sobre quem você é autoridade todos os desígnios todos os nossos planos são manchados pelo pecado não tem nenhum de nós que escape todos nós nascemos nessa confusão e ao mesmo tempo a palavra de Deus nos ensina que o problema não é apenas externo não é só o que eu faço mas são os desígnios que vem do coração O problema é interno o problema é de fábrica fábrica de Ídolos como diria Calvino e a frequência do nosso pecado é assustadora também continuamente são maus os nossos desígnios
o problema teu querido não é que de vez em quando você pisa na bola o teu problema não é que aqui e ali a colá Você erra o teu problema é que você continuamente faz com que brote do teu coração todo desígnio mal é uma situação de nascença é uma situação perene é uma situação que vai se perpetuar a não ser que Deus faça algo a respeito e veja que Deus Olha o pecado e Deus se entristece Não pense que Deus se alegra com o pecado como quem diz assim Oba pecou ali mais um beleza
raio nele queridos quem se alegra com o pecado e a maldade é o diabo Deus deixa a humanidade se encaminhar por essa trilha por um tempo sua longanimidade e seria justo da parte de Deus se el terminasse todo mundo ali mas ele prometeu assegurou o mundo de que ele não deixaria a serpente triunfar ele assegurou noos por meio da sua promessa de que ele faria algo a respeito e por mais que pareça nesse momento da história que a serpente tomou conta e conseguiu manchar tudo e picar todo mundo e tá todo mundo envenenado Deus vai
fazer algo a respeito e a Bíblia nos fala que essa tristeza de Deus usa uma linguagem forte Deus se arrepende Veja a Bíblia nos fala que Deus não é obem para para que se arrependa o que está dizendo aqui é em linguagem antropomórfica que Deus mostra tristeza no seu coração não é que ele mudou de ideia Puxa vida tinha achado que ia dar certo não deu certo como me arrependo desse plano Será que tem como voltar atrás e começar de novo não é isso mas Deus está nos mostrando Por meio dessa linguagem que o pecado
do Povo pesa no seu coração e ele vê o mundo maravilhoso e bom que ele criou e vê a humanidade feita em sua imagem e semelhança e v os relacionamentos entre homem e mulher criados para serem uma só carne tudo isso sendo pervertido Isso entristece o Senhor e ele traz esse veredito esse julgamento justo Deus diz meu espírito irá parar de agir no ser humano por muito tempo vou parar de Contender vou retirar o fator preservante da vida se por um lado antes ele havia deixado a gente caminhar livre agora ele vai limitar as nossas
já ficou Claro para todo mundo na história até aqui que o nosso problema não é viver muito ou pouco até esse momento na história a gente vê pessoas vivendo centenas de anos depois da punição que vem no dilúvio quando ele fala vou limitar a 120 anos Deus muda tudo isso Deus em seu espírito estava restringindo a ação da humanidade e ele fala vou fazer com que o sangue flua por menos tempo nessa carne para que ela faça menos estrago o espírito vai parar de impedir o ser humano de seguir o seu Rumo natural a vida
não vai mais além de 12 anos por volta disso veja não quer dizer que ninguém nunca vai passar dessa barreira até mesmo depois do dúv alguns vivem mais que isso porém a duração da vida vai caindo insistentemente até estacionar no que hoje é pouco mais pouco menos de um século parte do julgamento justo de Deus é restringir a nossa coleira é fazer com que a gente fique menos por aqui para que a gente cause menos estrago vou confinar essa turma há um século isso vai diminuir o estrago que causamos isso vai evitar com que a
terra sofra demasiadamente com os maus desígnios dos nossos corações Às vezes a gente lê essas genealogias e a gente fala não sei quem viveu 800 anos teve filhos e filhas o outro viveu 900 anos e a gente fala assim será a gente fica meio desconfiado será que isso aqui não é lenda queridos nós fomos criados para viver para sempre com esses corpos se não fosse pela queda e a morte entrando no mundo estes corpos que nós temos viveriam indefinidamente e por um tempo na história da humanidade Deus permitiu que vivêssemos quase um Milênio até retirar
os conservantes você já nasce confinado por isso que você acha isso Fantástico é que nem leão nascido no zoológico imagina um leãozinho que nasceu no zoológico tudo que ele conhece é aquele habitate Zinho de poucas centenas de metros quadrados e ele acha que o mundo é isso e se você falar para ele de planícies africanas sem fim ele não vai sequer conseguir entender e vai rir de você até parece que existe algo maior e nós pateticamente achamos que quando alguém chega a 100 anos teve uma vida longa Essa é a tristeza da nossa rebelião leõezinhos
de zoológico incapazes de imaginar o que seria fomos restringidos e às vezes a gente nem sabe disso e Deus julga a humanidade Deus julga porque Deus é santo sua santidade é absoluta sua justiça é presente ele vai punir o mal não tenha dúvida ele vai trazer o que o mal merece e vai ter efeito colateral para toda a criação nessa história mas ao mesmo tempo em que de Deus vai punir o mal Deus pela sua graça não porque nós merecemos Mas pela sua graça ele vai preservar a humanidade nós somos frágeis nós somos pequenos e
Rebeldes mas Deus segue stio Deus e ele prometeu que a linhagem continuaria ele prometeu que viria um descendente da mulher para detonar com essa serpente de uma vez por todas e a gente vê aqui que há um homem com sua família e esse homem achou graça diante de Deus Deus vai preservá-lo porque Deus é fiel e prometeu que os planos não seriam frustrados todas as famílias se misturaram o diabo bagunçou tudo ou melhor quase tudo porque Deus na sua infinita graça preservou a família de Noé aquele cujo pai havia dado nome falando ele nos trará
descanso e a gente vai falar bastante sobre Noé nos próximos sermões mas veja agora algo que é importante Noé não foi preservado porque ele era melhor do que os outros porque ele era mais Santo ou porque ele era mais justo foi graça quem o preservou foi graça que o Manteve puro foi graça que impediu que acontecesse com ele o que seria o caminho natural da humanidade Foi Deus Mantendo a sua mão sobre ele e assim a gente aprende de novo e de novo a mesma mensagem das escrituras a salvação pertence ao Senhor não é o
que nós fazemos é o que Deus faz por nós e nisso tudo meus irmãos vejam um resumo de Jesus Cristo Jesus Cristo que veio partilhar da nossa humanidade mas não foi corrompido pelo pecado Jesus Cristo que veio e andou nesse mundo completamente corrompido e misturado e bagunçado onde nós temos todo desígnio mal de nosso coração continuamente onde nós deixados a nossa própria sorte cavamos buracos mais Fundos e mais Fundos impossíveis de sair ainda que fizéssemos isso ao longo de belas canções belas esculturas e máquinas voadoras o Deus da Justiça vai punir o pecado mas o
Deus da Justiça vai providenciar um caminho gracioso para aqueles que creem nele escaparem da punição o Deus de justiça se mostra na cruz do Calvário onde ele pune o pecado da humanidade derramando toda a sua Ira e o Deus de graça também se mostra na cruz do Calvário onde alguém é colocado em nosso lugar onde alguém sofre aquela que deveria ser a nossa punição como Noé você também pode ser preservado não por algo que você faça não por algo que você tente não por causa da sua insistência ou suas boas obras mas simplesmente se você
crer na providência que Deus dá quando manda o seu próprio filho semente da mulher para morrer na Cruz graciosamente no nosso lugar queridos Gênesis 6 como todas a Bíblia é a respeito da humanidade Rebelde de um Deus santo e justo que em sua graça preserva um povo que não merece o apelido disso é evangelho Oremos Obrigado Senhor pela maravilhosa providência de nosso Deus obrigado Senhor por Jesus Cristo sentee Prometida que veio nos livrar de nossa tolice e veio nos proteger daquilo que
Powiązane filmy
IP Semear - Série Gênesis - 12_Gn_6.11-22_Emilio
40:04
IP Semear - Série Gênesis - 12_Gn_6.11-22_...
Saint Sound
90 views
IP Semear - Série 1ª João - 03_1Joao_2.1-6_Emilio
42:12
IP Semear - Série 1ª João - 03_1Joao_2.1-6...
Saint Sound
106 views
MOMENTE VESELE CU GRIGORE VASILIU BIRLIC - 8 - RECOMANDATIA
14:57
MOMENTE VESELE CU GRIGORE VASILIU BIRLIC -...
OrolesMagnus
59,773 views
Cartea lui Enoh: Filmul 1 si 2 | Coborârea Ingerilor căzuți - Nașterea lui Noe
2:39:47
Cartea lui Enoh: Filmul 1 si 2 | Coborârea...
AlaturiDeDumnezeu
114,503 views
Gloria - Mark Hayes | Deo Gloria
21:57
Gloria - Mark Hayes | Deo Gloria
Deo Gloria
2,303 views
CONHEÇA AS TRÊS FRASES QUE PODEM SALVAR SEU CASAMENTO - PADRE CHRYSTIAN SHANKAR
35:55
CONHEÇA AS TRÊS FRASES QUE PODEM SALVAR SE...
Luz e Vida - Padre Chrystian Shankar
25,149 views
Release of Chemical Elementals: A Step Toward Ascension - 08/02/25
38:50
Release of Chemical Elementals: A Step Tow...
Vital Frosi
51,865 views
2 Timotei Intro + 1:1-6 | Itinerar Biblic | Episodul 1020
23:10
2 Timotei Intro + 1:1-6 | Itinerar Biblic ...
Itinerar Biblic - Ediție completă
15,437 views
IP Semear - Série Filemom - 02_Fm_1.1-25_Emilio
39:16
IP Semear - Série Filemom - 02_Fm_1.1-25_E...
Saint Sound
25 views
IP Semear - Série 1ª João - 01_1Joao_1.1-4_Emilio
39:10
IP Semear - Série 1ª João - 01_1Joao_1.1-4...
Saint Sound
213 views
Cartea lui Enoh: Filmul 1 | Coborârea Ingerilor căzuți
1:24:04
Cartea lui Enoh: Filmul 1 | Coborârea Inge...
AlaturiDeDumnezeu
106,542 views
Palavra de Deus | Reze por quem você ama (Mc 7,24-30) | Irmã Maria Raquel 13/02
15:01
Palavra de Deus | Reze por quem você ama (...
Ir Kelly Patricia OFICIAL / Instituto Hesed
203,432 views
REBECA: Prețul manipulării și al minciunii | Poveste biblică șocantă
26:51
REBECA: Prețul manipulării și al minciunii...
Vocea Bibliei
2,724 views
REQUIEM - Matei Bucur Mihaescu
1:49:04
REQUIEM - Matei Bucur Mihaescu
Matei B. Mihaescu Official
11,032 views
TRABALHOS DE BIOENERGIA COM ELEMENTOS DA NATUREZA
50:28
TRABALHOS DE BIOENERGIA COM ELEMENTOS DA N...
Wagner Borges
10,612 views
ENTENDA PORQUE DÉA & TIBA SAIRAM DA CANÇÃO NOVA | DÉA & TIBA
12:48
ENTENDA PORQUE DÉA & TIBA SAIRAM DA CANÇÃO...
SantoFlow Podcast
3,544 views
Sábado – Vésperas do 6º Domingo do Tempo Comum - São Carlos
1:18:03
Sábado – Vésperas do 6º Domingo do Tempo C...
Arautos do Evangelho
1,511 views
IP Semear - Série Jonas - 05_Jonas-4.1-11_Ao-Senhor-pertence-a-salvacao
40:33
IP Semear - Série Jonas - 05_Jonas-4.1-11_...
Saint Sound
10 views
Corul Vlaho-Bizantin Concert Aniversar 10 ani
1:04:52
Corul Vlaho-Bizantin Concert Aniversar 10 ani
Corul Vlaho-Bizantin
6,524 views