é bom pessoal vamos então para a segunda parte da nossa aula sobre ecossistemas difícil falar primeiro do Círculo de nutrientes Depois deste curso de biogeoquímica e seja como nutriente área e água né E como circula o Pânico 1 bom então sobre a ciclagem de nutrientes só se Quais nutrientes nada mais é do que a transformação não é o fluxo dos nutrientes do de compartimentos abióticos do solo da água do ar para o componente biótico ou seja dá para fazer as próximas e o retorno desses nutrientes depois para os componentes abióticos compartimentos abióticos e depois dos
cabelos grossos e assim sucessivamente forma do Círculo já então a gente irá já deve estar quase nesse momento né que com a luz solar na a gente tem realização de posse EA formação então da produtividade primária líquida na tá no pelos planta essa quando a cidade se torna a sociedade secundária quando ela é consumida pelos consumidores e por tantos os dentes que estão nas plantas eles dão aqui nas cadeias tróficas é através das relações de consumo e finalmente tudo que não é consumida O que é consumido EA descartados o destino disso tudo é um compartimento
de matéria orgânica morta não seja quando dos organismos morre a gente tem que ter um que os organismos detritívoros vão fazer a febre e partículas ainda menores no organismo de dispositivos como as lacraias está cozinhas de Jardim na os colêmbolos as minhocas esses organismos então este Abrir partículas ainda menores a matéria então ainda um tipo de consumidor né E aí a gente ensina aumente as bactérias e fungos realizando um papel absolutamente crítico que é o papel de mineralização ou seja ele se decompõe a matéria orgânica e nada mais é do que quebrar as pequenas partículas
de molécula orgânica em e transformá-las em minerais que podem é absorvido pela planta qualquer mais alguns né mas não é quais e voltar para ficar lei a própria não então não ficam retidos aí no sol eu como é que se como é que eu corre-se o risco de nutrientes né não acontecer uma terra é um a gente tem o solo na com seus nutrientes o a água né esse solo ele vai chegar vai através da os hotéis do solo são assimiladas e vão parar na biomassa Eu acho que eu vou tirar primária e depois ocorre
na produtividade secundária consumidos por animais parte disso quando ocorre a morte desses organismos vai ser depositado na serrapilheira Terra primeiro o lixo né Ah se você não dentro de um Gramado hoje acalmar a caminhada numa floresta tem aquele depósito né que ela camada de matéria orgânica oi sol eu a gente chama de serrapilheira E ali onde o pai a decomposição Então essa matéria orgânica vai ser decomposto pelos organismos que compõem ficou ainda principalmente bactérias epul e vai voltar para o sol e além disso a gente tem a duas pontes de entrar em duas fontes de
saída muito importante a dos nutrientes neste nesse ficou aqui então as nutrientes ele uma vez que eles estão na serrapilheira eles podem ser de quadros da eles podem não necessariamente ficar não é o sistema é uma China o rio que sai do seu leito passa dentro da floresta e pega a serrapilheira daquela floresta e carrega para fora da célula então isso tudo é essa terra fileira essa matéria orgânica ou uma energia que está contida nela vai parar dentro da com sistema quatro Então pode ocorrer saída ah e também a lixiviação né Então imagina aqui uma
vez que essa serra filha está decomposta e se torna nutrientes nos dentes podem ser removidos não carregado que o local para o outro pela água né o às vezes pelos ventos e a gente tem a precipitação aí fazendo sendo importante também para entrada de nutrientes a nesse dentro dos ecossistemas então tem coisa tempo raios passei só fixação de alguns nutrientes né e a própria água da chuva pode carregar nutrientes né então na atmosfera em derrubá-los para o sol então apresentação permite a entrada de nutrientes dentro desse circula dentro de um ecossistema e a gente tem
aí também o intemperismo e nada mais é do que desgaste de rocha pela ação da chuva do vento na relação um acções sísmicas né geológicas e atrizes de uma rocha com a outra O que é que Tonico's Então a gente tem esse intemperismo das rochas permitindo a entrada de nutrientes nesse acontecendo Então basicamente em um ecossistema Aquático o ciclo de nutriente fico é assim então vocês vão do solo para ver o massa de serrapilheira do Sol às vezes Eles saem lixiviados não é o esperado e às vezes exemplo o preço Estação por intemperismo e esse
dom fico aqui não sei que digamos ensina na teoria é e vamos olhar para alguns círculos Deus é o químico tava olhar para baixo antes de nutrientes que a gente tem no Condessa importam para a produtividade primária de produtividade secundário e portanto de um suporte EA vida no planeta é o principal círculo que a gente tem o ciclo hidrológico não ficam das águas provavelmente de forma intuitiva você todos já conhecem Então a gente tem energia solar né Fiesta terra e com isso causa evaporação da água essa água levar fora então as raízes ecossistemas aquáticos né
dos anos dos rios Lagoas e vai parar a nas nuvens se formam transportadas pelo vento e essa água ela pode voltar a terra a água fora do Oceano e é onde está a maior parte de água do planeta né 98 por cento da água do planeta é e a volta na forma de chuva precipitada né na forma de chuva nos ecossistema terrestre parte dela vai ser povoada de bacias hidrográficas hidrográficas site do Gil e acaba voltando os oceanos parte dela vai ser vai ficar retida nos ecossistema não no corpo das plantas na matéria e parte
dela vai ser a esquadra nos aquíferos nas Guarani é o maior planeta né e a gente tá em cima dele é Ah tá bem Então esse é o ciclo hidrológico e vamos molhar um pouquinho para a bacia hidrológica que a gente está situado né então a gente está dentro de uma grande Bacia hidrológica da Lagoa Mirim e da Lagoa dos Patos e essa bacia ela tem ela pode ser subdividida em bacias hidrológicas menores Então a gente tem alguns Rios aqui pequenininho na e se juntam Deus maior eu acho que existem no Uruguai e o símbolo
aqui o meu deu Jaguarão ali na fronteira entre o Rio Grande do Sul com o Uruguai esses dois rios eles falam duas bacias hidrográficas e vão coletando água que vai para dentro da Lagoa Mirim da Lagoa Mirim a sabe uma para Lagoa dos Patos e porquinho sai lá pelo pelos molhes da Barra em Rio Grande e chega no mar e aqui mais para o norte né a gente tem o rio Camaquã Camaquã como o nome sugere e ali na vó e Alegre a gente tem o Rio Jacuí o Rio Taquari o rio do cair e
são diferentes bacias hidrográficas também puxar água e cai nesse ponto já Leite Coado aí para Laguna dos Patos não a água que cai na lagoa do Mirim Lagoa Mirim ela chega via canal São Gonçalo até a Lagoa dos Patos nesse canal que passa aqui do ladinho ele vê logo e todas água que tá aí nessa região inteira então além de coroada para o oceano aqui no ali pelo Porto de Rio Branco dos molhes da Barra eu Contarei as coisas passarem por ali toda água que caiu nessa parte do Uruguai e nessa parte Sudeste do Rio
Grande do Sul tá bom que ela está saindo por ali chegando ali e obviamente isto não ocorre é evaporação aqui essa água é transportada por nuvens vai cair outro lugar sendo que a água que cai na em formato de chuva nesses locais ela pode vir em locais fora dessa bacia hidrográfica onde Fato muito da água que cai no Rio Grande do Sul ela vem da região Amazônica tem uma corrente de arte para o resto de ar úmido traz a água para cá e a chuva que cai em Rio Grande do Sul Então são em grande
parte proveniente desse local da Amazônia tá Bom vamos lá agora para um ciclo de um elemento absolutamente fundamental carbono né Nós somos Face grande parte de carbono toda matéria viva esse de carbono os combustíveis que a gente utiliza para o carbono na tá muito das coisas que a gente tem utiliza vem do carbono é o plástico por exemplo principalmente carbono eu como é que ocorre o ciclo do carbono a se desfiliar do tempo vais também já atmosfere não só dois então que o gás carbônico ele tá na atmosfera ele pode estar indo formato dissolvido na
água quando ele tá na água e que acontece produtores nas aulas principalmente elas consomem e através da foto de fazer a produção São consumidos pelos consumidores séculos peixes herbívoros são consumidos pelos predadores como a gente já falou um oi e finalmente pelos respectivos pareceres de compositores e finalmente e ela vai ser depositado eu quero bolo vai ser depositado no fundo dos oceanos sente-se Parque dessa de posição ela ocorre no formato de carbonato de cálcio né então é o calcário é muitas coxinhas as moluscos organismos abaixo que tem com aquilo a carbonato de cálcio frequentemente Então
essa deposição no fundo desses locais o quarto é o carbono estocado neste local é basicamente luz ecossistemas aquáticos nós temos os produtores de plantas né fazendo através da fotossíntese assimilação do CO2 então ele o carbono é incorporado aqui na matéria havia plantas né E que estão consumida na entra aqui na cadeia crosta terrestre e seus consumidores e produtores ele atualmente vão morrer e vão vai ter então carbono estocado no solo Como passar de muito tempo esse carbono pode ser estocado é no formato de fósseis né que nós utilizamos como combustível né é um petróleo gás
natural carvão Antônio a mandar substâncias que concentram muito carbono agora que já esteja na matéria acima E aí esse carbono citamos combustíveis fósseis nós humanos é um grande papel aí na a recolocação deles de volta na superfície da terra e na atmosfera através da queima né gente combustíveis fósseis pela indústria pela os combustíveis mais utilizamos os automóveis estão de volta para a atmosfera a dessa forma tá bem e obviamente queimada atividade vulcânica tudo isso faz como ficar bolo seja liberado também então carbono da atmosfera não é colocado lá apenas ser humano não é um processo
natural ou a casa de carbono organismo como a gente vai discutir mais pra frente na disciplina a nossa formação estão numerosos humano que ia falar com muito carbono na atmosfera isso está mudando o clima do planeta pode ser a problema com os quais os rios que vai ter que dar muito em breve bom então basicamente é só um ciclo do carbono e começa na atmosfera vai incorporado pelos organismos e ainda ficar preso aí no em espaços públicos ou em reserva e coníferas E aí em volta para a atmosfera através de queima os movimentos tectônicos nesse
estágio carbono de volta no outro organismo um outro desculpa nutrientes muito importante é o nitrogênio né Ele é um nutriente essencial para a produção a primária dos ecossistemas a gente disse que ia ser o ciclo do nitrogênio atmosférico O que é porque a todo o nitrogênio basicamente entra na terra tróficas na está nos ecossistema ele deriva do gás natural do gás nitrogênio o gás n2 como é que ele entra é nesses ecossistemas ele é convertido em amônio primeira a primeira primeiro passo aí aí a situação é o ela é realizada pela cianobactéria ou por bactérias
de as plantas com o risole quando a gente fala de montar mesmo ela que a gente falou onde da Dove jovem em mutualismo com as leguminosas e ajuda na fixação de nitrogênio Pois é essa é uma das formas para nitrogênio entra nos ecossistemas e pode ocorrer a fixação do nitrogénio de forma abiótica na comida e raios-x meses combustão e pela produção de fertilizantes química industrial né esses produtos né pois é o teste nitrogênio ele entra na cadeias tróficas e a produto olhos também né aí vai passando aí nos consumidores dele por consequência detritívoros né E
a tendência que ele volte para o solo no solo ele chega no formato de amor não amor ele vira nitrito e Nitrato e ele pode ser vou falar organizar você quando ele é melhor absorvido pelos produtores de volta aí para Tem é só Cadê as costas né Então as posições diz assim não amor não é o Nitrato e os consumidores na União nitrogênio através do consumo dos produtores e a gente tem o processo de 10 meses notificação que é uma série de parte dessa bactérias desnitrificantes dos solos pobres em oxigênio de água estagnada por conversa
e Nitrato a nitrito óxido nitroso e gás nitrogênio tá então basicamente que o ciclo do nitrogênio e começa a Nati uma pérola vai parar na cadeia trófica né aí no solo aí absorvido pelos produtores e acaba voltando a atmosfera eventualmente e o outro nutriente muito importante é o fósforo né só o posso pôr a gente dia e eu fico velho é um ciclo nível da litosfera não é bem da Rocha ele vendo agora olha só a maior parte ou talvez todo fósforo que a gente está nas cadeias tróficas ele foi originado de rochas que sofreram
entender SMU na seja chuva o vento os movimentos orogênicos meses de Pentecostes liberaram né o posso foro este fósforo entra então atrás intemperismo nos ecossistemas terrestres ou aquáticos e ele a tendência dele eu faço uma vez entrando produtores né consumidor é que ele vai parar no fundo dos oceanos tá o posso na minha peço que ele né a gente tem feriado nos ecossistema no esquadro superficialmente ou lixiviado no sol na e ele vai acabar parando dentro de água sistemas aquário Lembrando que a gente também coloca muitos nutrientes muito forte pro Na verdade nos ecossistema através
de dejetos na detergente na cozinha porque ele pode faço E ai então mas é para sistemas terrestres e aquáticos eu posso olhar de lado os olhos dele se morre na cadeia alimentar girando aqui dentro na parte de cima da outra até que ele seja liberado em forma de rejeitos ou através da decomposição então a tendência de bolo posso com o tempo aquele vá parar no fundo de Corpos hídricos se transforme numa rocha e rochas né e dependem então de movimentos e forças geológicas nem de movimentos orogênicos é claro que seja trazido de volta né do
fundo do mar virando montanhas né seja placas tectônicas em contato chove aí a as montanhas e o fósforo volta a sofrer intemperismo fora da água né e entra em Sistemas aquáticos terrestres Nem olhos realmente Então já temos a quatro Então a gente tem que o que nós temos para agricultura por exemplo e Posso então deixe muito importante é através da mineração da Rocha a gente vai lá não acha de tiro diretamente de lá tá eu então um círculo a importante também ficou que tem origem na litosfera não é Olá pessoal a esse os principais ciclos
biogeoquímico e o que eu espero que tenha ficado claro para você não sabe sobre esse tema é que as relações de consumo do organismo consumindo outro né permite a transferência de energia a Índia matéria realmente dentro das cadeias tróficas dentro dos ecossistemas existentes a biomassa é a massa de organismos vivos de morte por unidade de área e é uma medida de produtividade né a produtividade primária é a taxa que a biomassa produzida pelos produtores via fotossíntese e principalmente nas também assim tendem a gente tem que a produtividade secundária é a taxa de produção de biomassa
organismos heterotróficos ou seja pelos consumidores o canto Ou seja é o quanto da produtividade primária líquida vai vir aqui vai ser consumida e incorporada né selada pelos produtores operamos consumir dói e a gente aprendeu que a transferência de energia é tipicamente pouco evidentes ou seja apenas dez porcento de energia faça e incorporada de um nível próximo para o nível trófico seguinte Oi e aí você já aprendeu que os dois três e passa por cima dentro do sistema entre os organismos decompositores são responsáveis pela mineralização ou a transformação dos nutrientes do seu estado a de preso
né aludi ótico da matéria para o seu estado antibiótico está de minerais pode ir depois serem novamente absorvidos pela produtora de voltar a caneta a gente vê um tudo que a água carbono e outros nos Espaços políticos de alguns deles envolve a litosfera a hidrosfera outro site uma perna aí continente todos desenvolvem e se escreve elementos né então transportados pela água lixiviado suave alguns ficam presos na rocha outros estão mais disponíveis na atmosfera é um é isso sobre ecossistema eu quero que eu disse da sala que a gente tire dúvidas na nosso momento de cinco
abração só