Scribe
Scribe

Podoba ci się? Ulepsz Scribe zostaw recenzję

Pobierz rozszerzenie Chrome

Przeglądaj

  • Popularne filmy
  • Ostatnie filmy
  • Wszystkie kanały

Darmowe narzędzia

  • Pobieranie napisów wideo
  • Generator znaczników czasowych wideo
  • Podsumowanie filmów wideo
  • Licznik słów wideo
  • Analizator tytułów wideo
  • Wyszukiwanie w transkrypcjach wideo
  • Analityka filmów wideo
  • Kreator rozdziałów wideo
  • Generator quizów wideo
  • Czat z filmem wideo

Produkt

  • Cennik
  • Blog
  • Pobierz rozszerzenie Chrome

Developers

  • Transcript API
  • API Documentation

Prawne

  • Warunki
  • Prywatność
  • Pomoc
  • Mapa strony

Copyright © 2026. Wykonane z ♥ przez Scribe

— Jeśli ułatwiło ci to życie, zostaw nam recenzję! Ucieszy nas to.

Related Videos

Os DESAFIOS do PROFESSOR na atualidade | FERNANDO BECKER - UCS Play Podcast #56

Video thumbnail
7577,116 Słowa35m readGrade 18
Udostępnij
Channel
UCS Play
Olá eu sou o Jorge Alves Júnior e está começando mais um ux Play podcast nosso espaço de conversa com quem entende do assunto e nesse Episódio nós conversamos com o professor e Doutor em psicologia escolar e do desenvolvimento Fernando Becker que conversou com a gente sobre educação acompanhe que foi muito [Música] legal Professor Fernando Becker primeiramente muito obrigado pela participação aqui no Xplay podcast a gente sabe que a sua vida é agitada né muitos compromissos mas tirou um tempinho para vir aqui conversar com a gente e trazer né Compartilhar um pouco do dos seus conhecimentos
aqui com os nossos internautas Muito obrigado pela sua presença e Obrigado né por estar aqui no Xplay podcast Professor agradeço a oportunidade Tá certo acho que a gente para começar esse bate-papo professor você poderia contar um pouco da sua trajetória um pouco da sua história profissional enfim né conta pra gente para que a gente possa conhecer um pouco mais da história do Professor Fernando Becker eu diria assim que a minha diferença dentro do eh do pós--graduação em educação da própria faculdade de educação da pedagogia e das licenciaturas né porque a faculdade de educação atende todas
as licenciaturas eh espmente com a disciplina de Psicologia várias psicologias por exemplo psicologia da aprendizagem que é a que eu me eu me ligo mais e o meu doutorado na Universidade de São Paulo no instituto de Psicologia foi em psicologia escolar e do desenvolvimento humano mas a marca que eu trago é justamente aquilo que vem da filosofia né que é embora eu eu tenha me desviado pra educação porque quando a ditadura militar caçou a filosofia no ensino médio eu que tava fazendo licenciatura em filosofia me dei conta Estou desempregado antes de ser empregado daí eh
por acaso caiu nas minhas mãos uma nota do do jornal dizendo que tava abrindo um mestrado em educação na URC e de fato fui lá fui aceito comecei lá no início de 1972 opa olha naquela época era Peso Pesado né porque a ditadura militar tava não podia pensar só o Presidente da República tinha direito a pensar só que tinha um detalhe ele não pensava então o pensamento tava decretado como tendo que morrer aqui no país is é terrível não sei como é que alguém hoje ainda quer que volte isso terrível né e não são poucos
poucos falta de informação no mínimo né professor no mínimo exatamente então o o essa essa busca de do Por que se fazem certas coisas por que se ensina desse jeito Por que que eh eh os alunos seguem aquilo que os professores dizem mesmo aquilo Segue o que os professores dizem e exigem não aprendem como poderiam aprender Então essas perguntas São perguntas de filósofo não de pedagogo deveria ser de pedagogo mas o que que eu via lá na psicologia da educação da urx durante os anos 70 do século passado é que não se faziam essas perguntas
era simplesmente skiner diz isso Portanto vamos fazer assim nada de reflexão Então aí é que eu comecei como eu fui aprovado em concurso em História da Educação na na faculdade de educação da URC eu comecei lecionando história da educação e aí vem o que é cômico e que só é possível dentro de uma ditadura militar eh quando faltavam duas semanas para começar as aulas eu acho que foi em 1976 a chefe de departamento chegou e disse tá faltando um professor de psicologia da educação você vai assumir eu disse como eu não tenho competência para isso
não você é lotado no departamento pode lecionar qualquer uma piada né uma piada acadêmica de mau gosto né E que naquela época vigorava então em duas semanas eu tive que me aprumar e daí é que eu comecei a me dar conta da miserabilidade teórica que vigorava na área de psicologia de um lado esquin do outro lado Carl Rogers Carl Rogers é é brilhante na terapia a centrada no paciente ele tem vários livros interessantes ele era um cara muito criativo né mas não era um teórico para ser seguido e o Skinner é um era um teórico
que simplesmente como é que se pode dizer que legitimou o senso comum qualquer pessoa ali sabe como é que pode treinar um cachorro então pega aquilo teoriza sobre aquilo sobre o treinamento de animais uhum e acaba investigando ele investigava comportamento de ratos em laboratório ratos e pombos Uhum E daí faz toda uma teoria com ratos e pombos para aplicar os seres humanos é foi isso na verdade o neivor ainda chamou de neivor ismo assim como sendo a teoria e uma porção de colegas lá da Universidade seguindo religiosamente isso eu disse não é possível sem a
reflexão Professor exato daí é que um dia desse eh via informação de que na assemblei Legislativa num sábado de manhã a professora Leia Fagundes pioneiria Sima em em trazer a informática paraa educação iria fazer uma palestra lá eu disse ah tô aqui livre vou lá e daí eu ouço falar de um tal de piag que eu tinha visto uma página num manual de história da educação que eu utilizava já tinha me chamado atenção lá mas quando ela falou eu disse Opa Vou ver esse cara daí depois de dois ou TR anos e aí exigência do
departamento é tá na hora de fazer um doutorado mestrado eu tinha defendido em 1976 daí em 78 a exigência para fazer um doutorado Então tá mas eu não vou para Estados Unidos aí já encrespar tinha que ser Estados Unidos Ah então eu vou fazer no Brasil encontro daí eu vi dois estudiosos do piag no instituto de psicologia da US opa vou lá jamp jeag é um portento é uma teoria que mudou a psicologia ele ele investiga como é que um indivído que nasce agora daqui a 20 anos consegue produzir conhecimento científico se ele nasceu sem
capacidade de qualquer conhecimento como é que daqui a 20 anos ele é capaz de produzir um conhecimento científico significa um conhecimento Universal e necessário são duas qualidades sim por exemplo se a gente diz assim C 5 mais 5 São 10 necessariamente 10 não é 10,001 não é necessariamente 10 e isso vale para sempre qualquer coisa que tu contar nesse mundo vale são essas duas qualidades que eu con científico tem então por exemplo pega teoria da relatividade de Einstein serve para tudo aquilo que ela se destina E é claro que como é uma teoria física ela
tá sempre aberta à crítica mas quando ela se constitui ela tem esse âmbito de necessidade e generalidade então o piag queria saber como é que o ser humano consegue produzir conhecimento se ele nasce ignorante de absolutamente tudo e mais sem capacidade para conhecer tal maneira que tu pode falar fazer um sermão por recém-nascido ele vem aqui e rebate né porque não entende absolutamente nada daqui a 2 anos ele tá falando daqui a 4 anos e meio tá começando a construir raciocínios ainda logicamente que não se aceita mas está relacionando três conceitos Claro de um jeito
que é do particular para particular ou do singular para singular ele não consegue universalizar daqui a 7 8 anos ele constrói Aquilo ment cerebralmente é do cérebro é process processamento 7 8 anos em média todas as idades que o piag estipula são média que pode ter crianças bem mais avançada e outras bem mais atrasada mas a média ali 7 8 anos uma criança consegue quantificar e quantificando ela consegue entender a numeração certo ela consegue saber agora que o um número se refere refere um determinada quantidade de objeto e não importa qual é o objeto que
você tá aquele número significa sempre a mesma coisa e ele só pode ser mudado por adição e subtração né então a criança passa a entender isso daí ela abre o universo da Matemática porque daí por diante ela consegue entrando na matemática mas isso professor não querendo seu raciocínio mas já interrompendo né Como diria o J mas isso tudo dentro do de um estudo acredito do processo de aprendizagem do processo de de algo que está a digamos assim antes eh a expressão que se usa é a priori o que vem antes não simplesmente o que vem
antes o que vem antes como condição para o que vem depois então o piag vai atrás disso e essa condição é o desenvolvimento do conhecimento eh a Neurologia hoje vários neurologistas comentando piag Di não ele já pensou nisso ele já antecipou isso o que a Neurologia vem dizendo muito recentemente que o o essas construções que o piag chamou de construções de conhecimento são organizações cerebrais que a criança vai fazendo sem saber quando ela tenta entender o mundo que tá ali Por que que uma criança pega um objeto e bota dentro do outro e bota dentro
do outro e volta a botar dentro do outro ela quer entender como é que funciona por que ela vai botar uma coisa dentro um objeto e não cabe ela tenta de novo tenta de novo porque ela quer entender e é assim respondendo a isso que o cérebro vai se reorganizando e criando organizações capazes de compreender aquilo que ela não compreendia antes uhum perfeito Então esse é o trajeto da criança então pelo 7 e 8 anos ela consegue entender a quantidade e usar os números porque antes disso ela papagaia os números ela pode aprender a ordem
O que é bom né contar mas ela faz assim né 1 2 3 5 9 14 e tudo bem Tudo ok perfeito depois ali quando chega esse período ela começa um dois com cuidado como eu acompanhei criança três 4 5 6 mãe que que vem depois do seis sete ah 7 8 9 mãe que que vem depois do nove entende ela tá preocup padre tá suspeitando de alguma coisa aí e daqui a pouco semanas ou um mês dois meses depois ela resolve isso ou seja perfeito Professor ela que trabalha se ela não constituir isso não
adianta querer ensinar isso isso é o Esse é o triunfo do piage perfeito professor e a condição dessa dessa criança né a as as diferenças e eh geográficas as diferenças sociais se constróem da mesma forma diante dessa apresentação sua desse raciocínio dessa forma de piag observar ali é que está um ponto chave a sociedade dá condições paraa criança e atrás daquilo que a motiva que a chama que a que a instiga que a desafia Esse é o grande problema Então olha por exemplo o o bebê que nasce na favela que que que tem o entorno
dele qual é a formação dos pais tem pai presente que objetos ela tem para brincar para manipular para compreender como é que o mundo funciona aí e agora olha na classe média ou classe alta o bebê nasce Qual é o entorno dele isso faz uma diferença brutal o piag diz falando da cronologia que é quando o o tempo em que acontece esse tempo médio em que acontece grande novidades no conhecimento na capacidade de conhecer eh ele falando da cronologia desse tempo em que acontece ele diz a cronologia extremamente variável e ela varia em função do
meio social que pode acelerar retardar e até impedir a manifestação de um estádio de desenvolvimento impedir o aparecimento dessa capacidade se tu Olhas os os analfabetos adultos com que Paulo Freire trabalhou Não é por nada que ele foi preso duas vezes pela ditadura militar e depois conseguiu se exilar e salvar a vida dele e por isso que ele é patrono da educação brasileira né ele se eh observar atentamente a descrição que ele faz da capacidade cognitiva dos analfabetos adultos sabe onde é que a gente situa numa criança de 8 a 9 anos e não poucos
deles da criança antes dos 7 8 anos perfeito ou seja não conseguiram avançar então acreditam que as coisas têm alma que as coisas têm vontade própria que o tá muito calor porque o sol quis se vingar não sei de quê exato esse tipo de coisa assim que se chama animismo né sim adultos professam né E que é próprio da criança antes dos 7 8 anos a criança tem essas crenças assim ali sobretudo dos 4 anos e meio a 7 8 anos em média Professor eu tava pesquisando aqui as minhas questões e lá atrás você falou
no na na ditadura militar nessa coisa do não pensar eu entendi também como repetição de algumas alguns conceitos algo pronto a gente precisa também bem o próprio Professor a As instituições enfim Rever essa questão do aprendizado e você fala tem uma hora que você em uma palestra que eu acompanhei fala sobre Realismo ingênuo eu acho que ele entra um pouco dentro do que o senhor apresentou gostaria de saber né um Pou isso é acreditar que as coisas são como elas aparecem uhum na verdade não é né Por exemplo você tá andando numa estrada daqui a
pouco lá à frente op tem alguma coisa lá tu passou tem um acidente lá daí tu passa só vê aquilo diminuiu um pouco a velocidade vê aquilo tu já faz julgamentos aquilo que te apareceu Quem é o culpado quem não é o culpado quando isso vai pra perícia muda tudo é muda tudo e olhe lá nem sempre a perí consegue dizer tudo o que a aconteceu examinando aquilo que aparece lá então a física avançou muito nisso eu tem um livro tem um livro de um físico italiano o rovelli o sobrenome dele eh que se chama
a realidade não é o que parece é um livrinho precioso porque ele diz exatamente isso usando a refletindo com a física quântica uhum aquilo que a gente enxerga é a aparência o filósofo Kant já dizia que toda a realidade se compõe de fenômeno são as aparências e númeno que são as coisas que a gente nunca consegue detectar tudo por mais que você estude um objeto você nunca chega lá no no âmago dele uhum sempre fica devendo e diante desse exemplo que você traz professor da questão do do acidente e o jul eh Nós precisamos trabalhar
acredito né esse processo de aprendizagem né trabalhar mais a criança talvez a intuição enfim é preciso Talvez um novo modelo eu acho que você pode trazer ISS eu acho fundamental isso e esse modelo tem que tá assentado sobre o processo de desenvolvimento cognitivo quer dizer como o sujeito vai construir estruturas e quando eu vou ensinar para alguém que eu dou uma aula isso eu já notei há muito tempo e não sabia como responder a isso eu leciono uma matéria uma vez duas vezes e eu vejo que 10 alunos de uma turma de 40 tiraram de
letra e os outros demoram três aul tem outros que semestre isso me aconteceu muito no Ciclo Básico da Unisinos que tinha que ser aprovado naquelas disciplinas do básico para poder entrar no profissional eh os alunos tinha aluno que repetia disciplinas do básico cinco vezes e não era aprovado o que que tava Óbvio lá não tinha construí estruturas para poder assimilar aquilo que o professor estava ensinando e e esta consciência a maior parte dos professores não t perfeito Professor conscia aí eu faço esse link né desculpa mas o professor ele precisa acho que diante dessa desse
mundo de transformação o mundo está sempre em transformação eu diria ímpar as coisas mais aceleradas a tecnologia e muito fte muita informação e e diante dessa transformação O professor precisa conseguir Observar se atualizar e com conseguir ainda eh tentar passar e perceber as dificuldades desse aluno é complexo isso com professor ho PR o próprio piag dizia que quanto mais se avança nessas pesquisas mais complicada fica a função do professor e é verdade aham E é verdade você quer um um uma coisa mais complexa desse universo do que os seres humanos uhum aquele ser humano que
é é bondoso não perde de ocasião de ajudar os outros tal e aquele que só quer matar os outros eliminar eliminar eliminar porque tem objetivos escusos lá é só olhar as guerras as guerras são isso é a psicopatia galopante digamos assim então eh eh eu acho que isso no na formação dos professores o mínimo que se pode fazer é botar isso no ar pros professores se antenar de que não é tão simples assim os neurocientistas dizem a maior complexidade do universo não tá lá nos buracos negros ou não tá aqui dentro do crânio é o
cérebro humano 70 86 bilhões de neurônios que que podem fazer até 86 trilhões de conexões como é que o cérebro humano produz o pensamento perfeito isso é o grande mistério continua ainda misterioso tem hipótese daí entra a física entra a matemática entra a mecânica quântica né para para tentar entender como é que é isso mas o importante que piag nos revelou é que se o indivíduo um aluno por exemplo se ele não construiu para si enfrentando problemas resolvendo problema tendo oportunidade que a sociedade lhe deu para fazer isso por exemplo quando criança pequena quando bebê
tendo um entorno de gente que fala de gente que que acolhe de gente que dá colo de gente que brinca eh que traz objetos diferentes pro bebê manipular se ele não faz isso se ele não tem isso ele vai ter atrasos no no na na no desenvol porque o cérebro não vem pronto tem que exercitar não é professor exercitar tanto que o os pais podem saber inglês italiano alemão espanhol e o bebê vai ter que aprender tudo de novo tudo novo isso não tá no G não tá no Genoma aquilo tem ele tem que aprender
e para aprender tem que construir previamente a priori estruturas capazes de assimilar essas línguas diferentes e a própria linguagem vernácula como é que uma criança aprende a falar português ouvindo os pais falar ouvindo a mãe falar ouvindo e Claro a voz que é amigável que é amorosa que é convidativa e não aquilo que em certos ambientes é extremamente hostil paraa criança que a criança vive se defendendo se fechando sobre si mas que ela possa se abrir pro mundo e vasculhar o mundo que é complexíssimo você pode a vida inteira tentando desvendar as coisas nunca vai
conseguir nunca vai conseguir tudo Uhum mas vai conseguir o suficiente para ter uma vida boa significativa digna e assim por diante então tem duas coisas O entorno físico e social e a criança o adolescente e o próprio adulto sim quando essas duas coisas combinam Ah vai embora e o adulto precisa ter essa percepção também já que ele Vem de um outro processo não é professor eu diria assim quando eu vejo televisão especialmente a TV aberta a bobagem que se circula aí e as os pseudo heróis que aparecem né é uma coisa impressionante que oportunidade se
perde de poder botar no ar essas coisas os pais por exemplo são os verdadeiros os primeiros pedagogos da criança do bebê e da criança pequena ela só vai pra escola depois depois de muito tempo que os pais trataram com ela e pra criança um ano é muito tempo uhum um ano da criança o cérebro elaborou coisas complexas com 2 anos ela se torna capaz de assimilar a linguagem que tá falado no ambiente 1 ano e meio a 2 anos então o cérebro da criança Olha o tempo inteiro quando tu vê a criança brincando e tentando
por exemplo tem a minha neta de um ano e qu meses chega lá em casa tem um cesto lá cheio de Bugiganga que que ela faz Pega uma por uma e bota para fora uma por uma até esvaziar Por que que ela faz isso E todas as vezes que ela chegou lá as últimas vezes ela faz isso ela quer entender como é que isso é organizado ela não sabe isso ela não tem consciência disso mas ela é movida Porque se ela Age ela não age por capricho não ela age porque quer compreender e Esta possibilidade
de ter essas coisas disponíveis para poder fazer isso e o adulto não responder só com xinga sões para Tira a mão daí não mexe aí não se a criança quer mexer numa coisa possibilita que ela mexa Ah mas é vidro é como disse a minha orientadora de tese lá na USP ah ela quer mexer num Cristal então leva lá sobre a cama né Uhum e deixa a criança e fica presente lá mas dê a possibilidade paraa criança mexer naquilo nós vamos impondo limites que se fala muito da questão dos limites hoje que isso abre para
um campo né Muito muito amplo mas talvez ultrapassar um pouco esses limites né e Justamente esse ponto que o senhor traz que é o ponto da curiosidade do conhecimento que o cérebro está buscando isso né Professor isso ou seja expressão da afetividade uhum todo o conhecimento passa por isso ninguém conhece sem um motivo que o PG chama de interesse de repente surge o interesse por alguma coisa a criança que passou ali não sei quantas vezes por um objeto desses nem se tocou daqui a pouco ela olha para lá e quer pegar alguma coisa lá dentro
chamou a atenção dela ela quer entender então esse móvel então isso aqui os pais que são os primeiros pedagogos da criança deveriam entender e é óbvio os professores têm que entender isso perfeito prof porque eu acho que não há razão para deixar de lado uma teoria tão significativa quanto a de piag que foi foi pensada e cada vez mais gente no mundo todo fez isso até o Japão tem uma sociedade piag olha só não sabia Professor sim que eles vão atrás eles querem saber o piag já décadas chamou a atenção deles e eles foram à
procura e o piag foi um personagem realmente as pessoas especialmente um que trabalhou com Ele publicou uma uma coletânia de Psicologia experimental em nove volumes publicado com o nome dos dois é o Paul fres um francês e o piag juntos esse Paul fres quando descreve o piag ele descreve uma pessoa simplesmente extraordinária né Uhum que além de tudo tinha um humor muito bom que era bom conviver com ele isso me chamou atenção porque muitas vezes se apresenta o intelectual desse como o cara fechado céuzão né não não acha nada engraçado isso vive lá no acha
que todo mundo é inferior e o piag Não éa nada disso ele atraía a gente tal maneira quando ele morreu tinha dezenas de grandes pesquisadores em torno do centro de epistemologia genética de Genebra que fundada por ele e ele foi uma pessoa socialmente muito presente porque ele foi durante 35 anos o TT do escritório internacional de Educação de Genebra que depois virou Unesco Olha aí uhum Olha só e e como eh participando da Unesco ele escreveu um livrinho precioso sobre educação que se chama para onde vai a educação em que ele pega os direit a
Declaração dos Direitos do Homem da ONU e comenta um por um o ponto de vista da educação Olha só professor e nesse livro por exemplo tem uma crítica forte ao ensino de matemática porque em cima de matemática isso não vai nada contra os professores de matemática assim pra gente não a gente não quer criar guerra aqui n os que eu conheço nem é nem é só por isso né porque os que eu conheço adoram a matemática se esforça vibram com esse trabalho e e mas não sabem disso Disso que a psicologia inventou então nesses pós-graduações
que eu trabalho trabalhei agora no pós--graduação informática na educação quando eu apresento piag esses caras que querem fazer software Educacional uhum eles ficam Encantados porque eles nunca tiveram isso porque sempre tiveram aquela coisa do boriz estímulo resposta o o o software tem que ser um estimulante uhum por se distrair tanto com o estímulo olha pra pessoa para ver como é que ela funciona isso é que fez piag ele não ficou olhando lá qual é o estímulo que funciona melhor não ele diz se eu quero saber como é que a criança pensa eu falar com ela
e às vezes quase que um resultado por repetição que não é o que se quer não é professor exato E pior se usa repetição sem a pessoa ter entendido uhum tem um professor que diz eu fazia isso nas h de matemática você tem que repeti até estrebuchar no chão aham um professor de matemática Universitário disse isso então ele dá a aula e nem perguntou se o aluno entendeu ou não vai repetir Uhum vai repetir até estrebuchar no chão e viu o resultado da prova pressupõe Ok aprendeu não não perfeito é sinal de aprendizagem porque aprendizagem
é ter assimilado e ter como o piag diz conhecer uma coisa é agir sobre objeto você ensinou digamos multiplicação e divisão o aluno tem que agir sobre aquilo sobre multiplicação e divisão agir sobre objeto modificá-lo e ir em cima e voltar e retomar má movido por um interesse de conhecer aí tu pergunta aqueles 40 alunos na sala de aula todos Estão interessados né e senão então e sen Não o professor tem que mudar e como é que se muda isso propondo problemas problemas que sejam do alcance desses alunos e que diz respeito à vida deles
perfeito porque daí mexe com as a as afeições mexem com os sentimentos né E daí sim daí se mobiliza se não tem essa mobilização do aluno ele não aprende então pode repetir eu pergunto assim por que que um pianista vai repetir 100 vezes uma partitura se ele não entendeu a música Por que que ele vai fazer isso pelo automático n simplesmente pelo automático automático aham não entendeu a música eu tinha tinha um professor de música no tempo que ele tocava lá no tempo de ginásio que hoje equivalente ao a segunda parte do do Ensino Fundamental
Uhum ele tocava naquela época harmônio né que é o piano aquele com as notas contínuas né e ele é o órgão eletrônico de hoje né s mas ele tocava como um burocrata quando ele tocava não tinha graça quando um colega nosso que tinha uma genialidade musical assim que se ligou aquilo desde criança né quando ele tocava a mesma música A Gente Opa é a emoção tava ali o entendimento estava ali presente ele botava isso na música Na execução dele que música parece mais ruo do Arte a cultura a vibração o pop o rock a informação
Hi até aqui o grupo disponibilizou dois poderosos sing F conexão o o rito a a FM é conexão tudo que movimenta o seu dia aqui FM conectada com o que move você agora você traz Professor diante da dos estudos aí de Pag Diante da sua fala também uma complexidade né do próprio indivíduo que nós temos aqui como base a pessoa o indivíduo é isso que você trazendo aqui pra gente se preocupar como esse indivíduo está construindo a sua a sua vida né e tamanha a transformação que a sociedade precisa ter para que a gente possa
chegar nesse nesse estágio ou avançar não é professor e interessante que o piag eh eh nunca usa a palavra não me lembro não ele usa de vez em quando a palavra indivíduo mas a palavra que ele prefere é sujeito e e se tu olhar as pesquisas porque nos numerosos livros dele que chega a 60 livros ele e livros de pesquisa mesmo com investigação da criança ele ele não faz diferença nenhuma de idade de sexo de cor de nada sujeito são sujeitos humanos então ao mesmo tempo que ele ele tem essa convicção de que o que
o indivíduo constrói é a condição para ele poder assimilar o mundo que está aí ele ultrapassa todos os os preconceitos perfeito de tal maneira que não vê num livro dele Olha eu li uma boa quantidade desses que enta os as falas das crianças e dos adolescentes não há um sinal para tu saber se é branco ou negro Se é branco ou preto como se prefere hoje se é menino ou menina e lá nos primeiros Três livros do dessa dessa orientação toda que são da década de 30 e de 40 do século passado ele traz a
observação dos três filhos dele durante pelo menos 2 anos observações diárias isso dá aproximadamente 6 anos de notações diárias isso é um volume simplesmente impressionante de notas e ali sim ali ele usa o nome da criança mas tu não vê um vislumbre uma vírgula de que ele tá dizendo que o menino é mais inteligente que as meninas não ele ele será mais inteligente se ele responderá a mais problemas perfeito e o que que é problema para um bebê de 1 ano que que é problema para um bebê de 4 meses né Qualquer coisa é a
criança que indica o que que é problema quando ela olha para uma coisa e quer agarrar aquela coisa eo ali tá um problema ela det um problema que ela quer resolver não é capricho é interesse é necessidade E é isso que a gente precisa entender família e escola tem que entender isso porque senão nós continuamos a errar redondamente na educação eu acho que essas coisas são fundamentais então É de fato o indivíduo que faz isso mas no pieto não detecta o individualismo já porque ele evita essa palavra para usar sujeito quem é sujeito um ser
humano que nasceu com o genomo humano e que está em qualquer condição por exemplo uma criança que nasceu cega Bassa o mundo de de possibilidades de assimilar estímulo ela não tem por causa disso então ela tem que ser compensada para não ter retardos a criança que nasceu surda ela precisa ser compensada a a o movimento de briley né que a gente vê inclusive na faculdade de educação da urx aqui também deve ter eh é uma coisa que cresceu bastante mas está longe de por exemplo eu não domino brde agora o meu filho que foi fazer
engenharia elétrica ele teve uma disciplina dessas opcionais sim que ele escolheu que foi Braile bra então de repente na rua ele conseguiu dar o um surdo eh entra em contato com ele ele conseguiu dar alguma resposta para ele então os surdos têm o direito a esse de intercâmbio social Uhum Então eles precisam muito mais atenção da sociedade do que os não surdos perfeito a mesma coisa pros cegos a mesma coisa pros cadeirantes vale a mesma coisa para todos porque vai depender da quantidade de enfrentamentos e da qualidade desses enfrentamentos de probleminhas cotidianos que a criança
detecta formula como um problema se ela mostra interesse por um objeto é que ela detectou um problema aí que ela quer resolver agora isso em sala de aula eh também recai bastante para um professor né porque você tem uma turma de 40 alunos como perceber né diante de todas as demandas enfim todos os problemas que a gente sabe que já existem né Professor Fernando é eu realmente eu fico fico meio travado em responder essa questão porque no fundo no fundo é o seguinte quem é que tem poder de ensinar para 40 crianças ao mesmo tempo
ou para 40 adolescentes não tem isso é uma farsa Uhum eu acho que é uma farsa institucional por porque nós olhamos a educação assim como treinamento professor ensina e o aluno aprende eu não quero o professor não quer nem saber o que que o aluno vai fazer é ele que tem que aprender eu ensinei Cumpri a minha obrigação não existe nada mais falso pedagogicamente do que isso né é um intercâmbio contínuo é um vai vem contínuo o piag chama isso de interação essa é a palavra chave da sua teoria teoria dele a teoria construtivista do
piag o esse construtivismo Ou seja a construção de capacidades cerebrais de capacidades de conhecimento se dá por interação na medida em que a criança age sobre objeto o objeto responde porque por exemplo ela vai levantar uma pedra dessa e não consegue daí ela se dá conta ah a pedra é pesada ela não sabia ela vai aprender como por alguém falando não essa pedra é pesada eu nem toma conta ela enquanto ela não agir sobre a pedra ela não vai saber o que que isso significa uhum depois que agir daí sim vai ter um tempo de
linguagem né de elaborar isso linguisticamente para ela poder dizer a pedra é pesada é esta pedra é mais pesada do que aquela esta é mais leve do que aquela esta é grande esta é pequena e assim por diante professor e eu preciso trazer pra nossa pro nosso bate-papo aqui diante de toda essa sua explicação ótima Como é que o senhor observa diante desse todo que nós conversamos agora a questão da inclusão né Qual a sua opinião sobre isso diante desses exemplos né que são tão pontuais e diante dessa amplitude que é essa essa ideia né
Como que você observa a questão da inclusão nas salas de aula esse é outro problema sério né que realmente tem muitos professores que se esforçam muito para praticar isso mas tem professores que continuam amarrados lá nos velhos preconceitos né E aí novamente porque eu acho que o que o professor tem que ter na sua mente no seu cérebro Portanto vamos pegar a mente na sua mente é para onde nós caminhamos e quem faz isso é a teoria a teoria justamente nos dá essa direção eu não vou caminhar na direção da estimulação eu vou caminhar na
direção daquilo que faz bem para criança eu não vou olhar se a criança nasceu na favela ou em berço esplêndido não eu vou caminhar e a teoria me mostra isso por quê Porque a teoria diz o sujeito constrói capacidades cognitivas na medida em que ele age sobre o meio esse meio responde como a pedra a pedra Diz pro bebê Ah isso aqui é eu sou pesada mas ela só vai dizer isso pro bebê ou paraa criança pequena quando a criança pegar a pedra tentar levar opa não levanta que que ela vai fazer vai fazer mais
força vai de repente vai se machucar porque a pedra escorregou em cima dela ou qualquer coisa assim então isso tudo é aprendizagem mais profundo que aprendizagem é desenvolvimento cognitivo então isso vale para todos os seres humanos todas as crianças que estão nascendo agora vão passar por isso então que a sociedade que a As instituições educacionais e a primeira delas que é a família que elas saibam agir nessa direção que elas tenham minimamente os elementos para dizer a direção é esta é claro que vão cometer muitos erros quem não comete mesmo sabendo estamos no processo de
evolução não é não somos seres perfeitos Claro a ciência tá sempre cometendo erros ela comete sem erros para chegar a um grande acerto então a metodologia científica mostra isso então eu acho que é essa coisa que a gente tem que ter presente e basta algumas ideias bem apresentadas que já nos dão essa sensação uhum e diz olha não importa o que a criança tem ao seu redor em primeira distância importa como ela está agindo Então observa ela agora sim apresenta objetos táa apresenta coisas eh leva ela para Ambientes diferentes leva ela para ambiente onde tem
outras crianças leva ela para ambiente onde tem adulto também nós tivemos alunas mães que não tinha onde deixar sua filha ou seu filho pequeno uhum levava pra sala de aula olha é tivemos na faculdade de educação acontecia isso que b não era raro e essa criança aproveitava muito sim porque acabava intercambiando al Inclusive a minha esposa que dev dava aula no mesmo lugar levou o nosso filho pequeno e pra sala de aula uma vez e um aluno se encantou e começou a brincar com ele no nível dele aí ele ele adorou né então o o
eh essa possibilidade de frequentar Ambientes diferentes Como dizia já um pedagogo lá do século X o amó Comenius o comênio El diz viajar viajar é um mundo de possibilidades né ver ambiente diferente pessoas diferentes objetos casas árvores o mar a praia tudo diferente do que é o cotidiano isso tudo é aprendizagem essa aprendizagem impacta o desenvolvimento e das desafia a criança e o adolescente E também o adulto eu ia perguntar justamente agora isso Professor aham piag tem talvez estudos nessa nessa questão também do do adulto nesse exemplo que você traz de de de buscar esse
aprendizado também se nós já aplicamos testes inclusive alunos mesu aplicaram testes que o piag aplicou para Criança e Adolescente aplicaram em adultos e a surpresa olha adultos que respondiam no nível da criança de 8 a 9 anos e não conseguiam passar daí é então saber que adultos escola e não conseguiram dar um salto de qualidade perfeito Professor pra gente finalizar porque dá para ficar fazendo a que horas o o podcast mas eu quero trazer uma questão lá atrás você falou sobre a questão da própria ditadura e o e esse e o não pensar depois nós
fomos conversando e você falou que os pais né são os primeiros pedagogos né A primeira informação depois a criança vai para a escola tal nesse meio tempo nós temos aí as redes sociais nós temos essa informação toda né E você também fez um comentário sobre a questão do que é apresentado na televisão né que a gente poderia aproveitar muito bem Como que você observa esse momento né desses estímulos tecnológicos ou enfim essa Nova Babá aí das crianças que que é a internet né nesse desenvolvimento professor é um problema você vê como algo positivo preocupante muito
preocupante por quê Porque a a criança nos primeiros anos de vida ela precisa eh eh manusear objetos eh ela não está preparada para o puramente simbólico e as redes sociais trabalham com simbólico é imagens é fotografias é é é vídeos de tudo quanto é tipo né eh a criança não consegue decifrar isso só que eles são produzidos para ser só interessantes não tem mensagem nenhuma de repente um youtuber ou uma youtuber aí eh ensinando coisas que quando a gente olha assim eu diz que coragem como é que essa pessoa não suspeita que tá dizendo tanta
besteira em poucos minutos né então é é uma e mais eles são feitos de tal maneira que eh eh o que passou não vale mais nada tem que ir pro seguinte tem que ir pro seguinte tem que ir pro seguinte e mais com a inteligência artificial isso chegou a enésima potência de que os algoritmos vão descobrindo Qual é o gosto da da pessoa sim e daí vão dando uma avalanche de estímulo que a gente se pergunta que que vai dar essas crianças e adolescente não pensam mais são pensadas então pela primeira vez na história dos
Testes de que desde o seu surgimento as novas gerações estão acusando um que mais baixo que as anteriores e isso soou um alarme nos nas pessoas estão preocupadas com isso e realmente é preocupante porque é é é o princípio do prazer não pode mais ter desprazer e a vida é prazer e desprazer tempo todo né eu enfrento um trânsito aí é desprazeroso mas eu preciso chegar em casa A que bom chegar em casa né então é desprazer e Prazer tem tempo todo a vida é assim e com as redes sociais não tem que ser sempre
prazeroso isso não é vida isso é ilusão e eu acho que as redes sociais estão produzindo e com o aparato mais sofisticado da informática a serviço desse ilusionismo que se dá a entender pro pra criança pequena já e pro ente e claro pros adultos também de que ali é que está o verdadeiro mundo e não é a criança não vai mais pro rio para pegar pedra e jogar no rio não sabe mais o que que significa uma pedra O que que significa uma água corrente O que que significa Floresta O que que significa outros ambientes
O que que significa uma de 70 instrumentos tocando junto e produzindo uma Harmonia maravilhosa Então eu acho que há um ilusionismo no ar e tem muitos educadores que estão ambíguos frente a isso por porque não tem uma posição não tem uma teoria que é capaz de criticar isso e a crítica é exatamente isso o ser humano evolui pelo que ele faz só em segundo lugar pelo que dizem a ele quando dizem coisas que vale a pena e se ele consegue assimilar mas é o fazer dele que produz evolução e o fazer refletido as redes sociais
não dá tempo para reflexão já tem que partir pro outro pro outro tiktok então é é impressionante é é partir pro seguinte porque aquele já foi aquele não interessa mais uma outra forma de ditadura né é uma ditadura é uma ditadura que que se Estendeu Não é por nada que as grandes ditaduras promovem isso com tudo tik-tok né e por isso que nós temos que que pensar nesse nesse professor do amanhã também mais essa né responsabil de hoje né e preparar também para o futuro com certeza com certeza Professor Fernando Becker uma honra recebê-lo aqui
no Xplay podcast muito obrigado por essa conversa Super agradável instrutiva aprendi muito hoje com o Senhor muito obrigado por ter participado aqui do nosso podcast adorei tuas perguntas são realmente desafiadoras e adorei participar desse podcast até a próxima então professor e muito obrigado Eu que agradeço Você conferiu mais um episódio do ux Play podcast Não esqueça de dar o like deixar o seu comentário e compartilhar o conteúdo os nossos episódios estão no YouTube e também no Spotify ou no @play no Instagram no tiktok no Twitter e agora é ex ou no Facebook e você nos
acompanha também na rádio comunico um forte abraço até o próximo episódio até mais e [Música]
Powiązane filmy
Escola - mais laboratório e menos auditório | Fernando Becker | TEDxUnisinos
15:59
Escola - mais laboratório e menos auditóri...
TEDx Talks
15,268 views
Conheça a AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO DA UCS - UCS Play Podcast #64
57:28
Conheça a AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICA...
UCS Play
174 views
Os 90 ANOS da DIOCESE DE CAXIAS DO SUL - Saiba Mais #21
22:20
Os 90 ANOS da DIOCESE DE CAXIAS DO SUL - S...
UCS Play
125 views
Altas Habilidades ou Superdotação
29:51
Altas Habilidades ou Superdotação
Conexão com Ramon Calvo
581 views
GENTE QUE INSPIRA GENTE Com Merval Neres - KrCast #001
57:10
GENTE QUE INSPIRA GENTE Com Merval Neres -...
KR Consultores Associados
106 views
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | Aspectos Psicológicos do Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem
57:07
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | Aspectos Psicológ...
Professora Sara Filpo
8,784 views
Filosofia em Foco 051 - A Reforma Protestante e seus desdobramentos.
52:17
Filosofia em Foco 051 - A Reforma Protesta...
Filosofia em Foco
212 views
Saúde Empresarial com Eduardo Santana - Sabha Cast EP#02
1:10:50
Saúde Empresarial com Eduardo Santana - Sa...
Dr. Mario Sabha Jr.
713 views
Inteligência Artificial - 5º Conexão UCS - 26/08/2024
1:51:16
Inteligência Artificial - 5º Conexão UCS -...
UCS Play
2,131 views
#FalaAíCesmac -PREVENÇÃO ÀS DROGAS E TRATAMENTO | T5EP012
41:52
#FalaAíCesmac -PREVENÇÃO ÀS DROGAS E TRATA...
Fala Aí Cesmac
2,326 views
Simulado Psicologia da Educação - Banca AOCP | Pedagogia para Concurso
36:58
Simulado Psicologia da Educação - Banca AO...
Fabiana Firmino
12,813 views
PROJETO RONDON: a experiência da UCS presente na OPERAÇÃO VELHO CHICO - UCS Play Podcast #63
59:09
PROJETO RONDON: a experiência da UCS prese...
UCS Play
235 views
Gestão de Projeto - 5º Conexão UCS - 27/08/2024
1:44:23
Gestão de Projeto - 5º Conexão UCS - 27/08...
UCS Play
2,101 views
Think Fast, Talk Smart: Communication Techniques
58:20
Think Fast, Talk Smart: Communication Tech...
Stanford Graduate School of Business
40,453,606 views
SEPSE: TEMPO é VIDA! - Saiba Mais #20
11:01
SEPSE: TEMPO é VIDA! - Saiba Mais #20
UCS Play
291 views
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO [AULA ESQUEMATIZADA] PARTE I
46:41
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO [AULA ESQUEMATIZAD...
Carranza Educação
11,877 views
Estúdio ODS 17 | Encontros com o Futuro - Vanderlei Rigatieri
39:56
Estúdio ODS 17 | Encontros com o Futuro - ...
Produtora Brasileira
36 views
Cesar Galindo no Consciência POD #037
55:06
Cesar Galindo no Consciência POD #037
Consciência POD
63 views
A Escola Sociointeracionista
13:12
A Escola Sociointeracionista
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
84,756 views
ELIANE BONINE  -EMPREENDEDORA SOCIAL #nabagagem
1:06:20
ELIANE BONINE -EMPREENDEDORA SOCIAL #naba...
Na Bagagem PodCast
213 views