[Música] eu vou ter que mudar a minha forma de trabalhar por conta da base atualmente o trabalho com conteúdos como que eu vou lidar com as habilidades dependendo da maneira como os conteúdos são trabalhados certamente a necessidade de mudar a prática educativa não é dizer então pensando em uma perspectiva de habilidade que mobiliza os conhecimentos para alguma finalidade para resolver com problemas dentro e fora da escola é o nessa perspectiva é óbvio que é isso exige mudança se o trabalho numa perspectiva com os conteúdos apenas para a memorização para que os conteúdos sejam desenvolvidos no
âmbito das provas etc etc para isto é de certa maneira pouco quando se pretende que uma aprendizagem seja significativa que os conteúdos possam iluminar a atuação desta criança na vida em todos os aspectos nessa perspectiva tem que mudar sim mas é um desafio bom né muito bom e eu acho que tem uma questão aí que entra do problema do conhecimento significativo muitas vezes a escola está pouco preocupada em tornar o conteúdo que está sendo trabalhado mais próximo da criança e é muito fácil porque a criança está numa fase que é muito curiosa é muito sensível
às coisas que estão acontecendo então quando você pega o conhecimento e usa a realidade inclusive de fora da escola pra que esse conhecimento seja mais no contexto você está colaborando para a educação integral e isso implica em uma mudança metodológica da prática da prática docente da prática de sala de aula não é mais uma prática super repetitiva memorizá dôra wever balista tem que ser uma parte prática que se estenda a questões que a criança pergunta e ela resolve um problema ela interfere em alguma situação ela a se acerta de um outro com uma coisa que
até hoje não conheço se é por causa disto e veja se você está discutindo por exemplo com a criança os seres vivos de repente ela vai querer saber se o peixe que ela compra na feira é vivo ou morto então isto é uma maneira de você trazer a realidade não é estar discutindo com ela exatamente esse contexto de ser do serviço que não é parece que ela não é um conceito tão fácil de ensinar como a gente imagina é eu acho até que várias escolas vários professores já trabalham nessa perspectiva não é trabalho porque você
não trabalha o conteúdo em si se trabalha o conteúdo na perspectiva de que ele oriente atividades atividade de compreensão e atividade numa perspectiva compreensiva quando você adota essa perspectiva certamente você está muito próximo do que significa uma habilidade inclusive quando você está usando por exemplo o que se vê no tipo de conteúdo em outro conteúdo então você por exemplo vai discutir com a criança como ela vai aplicar a leitura que ela aprende na língua portuguesa para ler os programas dos problemas de matemática fica claro para ela esse conhecimento de língua portuguesa tem uma utilidade importante
dentro do próprio âmbito da escola do currículo [Música]