Olá, eu sou Vera Cabral e nessa aula vou explorar com vocês os dois lados do uso da IA na educação, seus benefícios e seus desafios. Entre os principais benefícios temos o desenvolvimento e diferenciação de conteúdo, a criação de avaliações e feedbacks rápidos, a personalização da aprendizagem, o auxílio no desenvolvimento de habilidades e uma maior eficiência nos processos pedagógicos. Por outro lado, temos alguns desafios como plágio e desonestidade acadêmica, redução da autorresponsabilidade, comprometimento da privacidade e coleta de dados não autorizada, perda de pensamento crítico devido à dependência excessiva e reforço de vieses sociais.
Com orientação correta, podemos minimizar esses riscos e usar a IA para potencializar as capacidades humanas dos nossos alunos. A pesquisa aponta que a maior parte do uso de IA entre professores é para o planejamento de aulas, enquanto os alunos a utilizam para resumir conteúdos. Isso revela a adoção da IA para tarefas repetitivas da rotina educacional.
No entanto, ainda há uma grande oportunidade de usar a IA para desenvolver habilidades como análise, síntese e criatividade. Ainda estamos usando a IA em seu menor potencial. Por isso, envolva seus alunos em discussões sobre como usar a IA para aprimorar seu aprendizado sem comprometer a integridade acadêmica.
Ouça suas preocupações e ajude-os a criar diretrizes claras para o uso da IA em sua instituição. Incorpore o letramento em IA nas aulas para que os alunos compreendam a tecnologia e seus impactos na aprendizagem. Ative a sua curiosidade e explore as ferramentas de inteligência artificial que podem revolucionar os processos educacionais.
Na próxima aula, exploraremos novas formas de ensino com o auxílio dessa tecnologia. Divirta-se com seus alunos.