Olá pessoal e sejam muito bem-vindos ao podcast da comunidade Duo feito especialmente pra comunidade nesse calendário de dezembro de 2024 mas não é um conteúdo que você só pode assistir agora ele vai fazer sentido para todo o ano de 2025 inclusive para sua carreira inteira porque hoje a gente vai falar justamente sobre erros e acertos na nossa carreira como é que a gente pode aprender com os nossos erros com os nossos acertos E assim se organizar melhor se planejar melhor pro nosso futuro pra nossa profissão para crescer dentro da nutrição e para falar sobre isso
hoje não poderia ser Ninguém diferente do que uma das nossas mentoras da comunidade Tanara pastor e nutricionista maravilhosa e minha amiga pessoal que eu amo muito Oi la ah tô muito muito feliz de tá aqui contigo fazendo esse conteúdo faz muito tempo que a gente quer gravar né esse esse podcast para falar justamente sobre os erros acertos eh falar um pouquinho da nossa carreira também a gente sabe que de certa forma isso inspira vocês e a gente espera que vocês aproveitem muito e muito obrigada tô super feliz de compartilhar isso contigo ai maravilha então vamos
começar e inclusive Quero Dizer para vocês por que a gente escolheu falar sobre esse assunto nessa época do ano que é justamente uma época em que a gente tá avaliando o ano que passou e já pensando no ano seguinte no planejamento acho que dezembro é aquele mês que já dá vontade de pensar nas resoluções pro ano seguinte como é que a gente vai se organizar e a gente sabe que é uma época que quem tá se formando Já tá pensando sobre como é que vai ser o início de carreira o ano que vem e quem
já tá formado já tá atuando tá pensando em como é que vai poder crescer e se desenvolver no ano seguinte e eu sempre gosto de dizer que primeiro né pra gente conseguir organizar melhor o nosso futuro a gente tem que entender o nosso passado tem uma frase né que diz assim eh a vida só pode ser compreendida olhando para trás mas ela só é vivida olhando pra frente e E para isso eu chamei a Tana aqui pra gente falar sobre os nossos erros e os nossos acertos dentro da nutrição dentro da nossa carreira e E
para isso até a gente estava conversando sobre o que que a gente ia falar inicialmente eu tinha sugerido a gente falar sobre os erros e acertos de 2024 e até uma excelente sugestão de Além de olhar para 2024 olhar para toda a nossa carreira porque no fim das contas a gente já tá formada H um tempo mas atana mais ainda e a Tana é muito mais experiente do que eu inclusive ela atende há mais tempo do que eu a gente é de segmentos diferentes mas a Tana tem uma experiência de consultório ã maior mais longa
do que a minha então eu tenho muito que aprender com ela com toda a experiência dela e a gente quer compartilhar isso com vocês para ajudar vocês com isso e tem uma frase que eu ouvi do Rafael Terra que é um super parceiro nosso aqui da comunidade inclusive deu dicas excelentes num curso agora em novembro e teve uma vez que eu fiz um curso com ele já faz uns anos e ele dizia o seguinte o um dos únicos atalhos da vida é aprender com os erros dos outros então assim Às vezes a gente quer encontrat
ales quer encurtar camig Quer pensar como é que eu vou crescer mais rápido mas no fundo assim Às vezes a gente tem que passar pelos processos de aprendizado para conseguir crescer para conseguir se desenvolver agora se tem um detalhe alguma coisa que a gente pode fazer que vai nos ajudar é conseguir aprender com os erros dos outros Às vezes a gente pode evitar erros nossos ouvindo outras pessoas compartilharem as suas experiências perfeito lá eu acho que tudo aquilo que a gente já passou forma quem nós somos hoje né e e é é bom também olhar
para trás quando eu tava revendo assim o que a gente ia conversar hoje da das Saudades eu acho que é muito bom a gente poder aproveitar cada cada etapa e não julgar né não julgar as as nossas escolhas os nossos acertos os nossos erros principalmente porque a gente tende a pensar poderia ter feito isso diferente eu acho que a gente sempre faz o que é melhor no momento e e isso vai formando mesmo quem nós somos hoje para futuramente a gente poder crescer ainda mais verdade tanã ótimas e sábias palavras pra gente começar essa conversa
que é tentar não nos julgar pelo que a gente fez ou deixou de fazer porque afinal de contas eh seria injusto a gente julgar os nossos atos passados com a cabeça que a gente tem hoje sendo que talvez a gente só tenha a cabeça de hoje pelo que a gente passou Total total e eu sou formada há 10 anos já né agora em Janeiro vão fazer 10 anos de formação e sempre trabalhei na área Clínica e realmente assim hoje eu olhando a gente estava conversando sobre isso olhando para trás eu vejo que eu consegui ter
leveza assim nas minhas escolhas e isso me deixa muito feliz eh Com certeza tô numa fase muito diferente de trabalho do que eu fui acho a gente sempre para quem tá começando a gente tem sempre uma energia um gás eh que é muito bom colocar isso inicialmente né na nossa carreira Hoje eu tô talvez numa fase um pouco mais tranquila mas feliz por poder ter aproveitado e aproveitar cada fase da qual eu eu Vivi e tô vivendo na nutrição Maravilha Tana muito obrigada por compartilhar isso com a gente inclusive sei que vocês já são da
comum vocês já conhecem a t vocês às vezes né Vocês já admiram ela especialmente pela parte às vezes de vegetarianismo e que é uma uma questão super forte que ela é muito especialista nisso e mas hoje a gente vai falar sobre assuntos no geral de carreira e eu já vou começar te perguntando como é que tu tá te sentindo profissionalmente nesse final de 2024 acho que muito real iada eu sempre que o ano vai finalizando eu gosto de fazer uma retrospectiva com os meus pacientes principalmente os meus pacientes que estão em acompanhamento para perguntar né
para que eles possam me dar esse feedback de como eles estão se sentindo o que que eles acham desse ano né Quais foram as mudanças positivas ou não que eles conseguiram incluir e fiquei muito feliz porque os feedbacks foram realmente legais assim Eu acho que o grande objetivo de toda nutricionista é conseguir encontrar estratégias elaborar um plano alimentar e e estruturar e ser facilitadora para que o nosso paciente consiga atingir os seus objetivos Então eu fico muito feliz quando eles trazem esse feedback de que ah eu consegui agora fazer atividade física três vezes por semana
que era algo que eu não conseguia ou eu consegui aderir totalmente o vegetarianismo meso que é algo que eu tinha essa ideia não pensava que fosse possível mas graças à tua ajuda e isso se tornou possível então é muito gratificante eu acho que 2024 Felizmente eu tive vários vários feedbacks assim então tô tô muito realizada acho que foi um ano difícil né lá para para nós aqui no Rio Grande do Sul Devido as enchentes acho que teve uma carga emocional também muito grande e e tive questões também de logística de estrada eu atendo tanto em
Veranópolis que é uma cidade na serra como aqui em Porto Alegre também então fiquei um bom tempo sem conseguir vir né fazer os meus atendimentos presenciais aqui em Veran aqui em Porto Alegre desculpa mas Mas no geral acho que foi bom e que também a a a enchente a gente relembra com a pandemia né mas é é é toda essa situação acho que também gerou um sentimento de muita união para todos né e e de fazer e o estado não parar as coisas darem certo de ajuda então no geral foi um ano muito bom olha
já começo dizendo assim que tu trouxeste uma excelente dica para para quem tá escutando que é isso da retrospectiva com os pacientes é eu acho muito legal fazer isso sabe para que eles possam também dar o feedback acho que todo mundo sempre fica com algo Talvez para para melhorar ou para conseguir colocar em prática né então é algo que a gente já pode ir pensando em traçar novas metas também para 2025 com esses pacientes que estão em acompanhamento muito legal e inclusive já adorei a dica eu tô aqui pensando em como colocar isso em prática
tu pergunta ou tu faz essa retrospectiva eh com os pacientes que né vem até ti que estão em consulta ou tu chega a mandar mensagem para aqueles que não vão ter consulta Em dezembro por exemplo alg alguns os que eu encontro agora em dezembro ou final de novembro eu faço essa pergunta no consultório mesmo né e eu sempre coloco na minha namese Quais são os objetivos desse paciente com a minha consulta E aí eu gosto de trazer isso para eles para que eles também consigam enxergar que olha tudo que eles conseguiram construir né atingir e
e os que eu não encontro eu eu mando mensagem às vezes mando um e-mail eh sempre gosto de colocar o material Extra agora para para esse período e E aí tem essa conversa e procuro fazer isso com todos que estão em acompanhamento porque eu acho que para eles eles também se sentem muito acolhidos e é é um não sei é uma estratégia que eu faço há alguns anos já e acho que dá dá certo nossa Maravilha excelente dica excelente estratégia inclusive já deixo aqui o recado e lembrei que nesse mês a gente tem um material
Extra que já tá disponível para vocês que é um manual para como é que a gente vai captar novos e Antigos pacientes durante esses meses de de verão que costumam ter uma certa baixa né na agenda e eu acho que essa dica da Tana ela se encaixa perfeitamente porque tem ali algumas dicas que vocês vão ver de como a gente pode mandar mensagem entrar em contato com essas pessoas através de lista de transmissão e às vezes tu não tem ideia do que mandar pra pessoa que pergunta eu vou fazer como é que eu vou resgatar
é uma ideia legal essa de resgatar os pacientes antigos talvez que não apareçam em consulta já há alguns meses eh perguntar assim olha como é que foi o teu mês de teu ano de 2024 vamos traçar metas juntos para 2025 acho que já deste uma excelente dica aí de fazer uma retrospectiva com os pacientes Sim sim e esse material inclusive da comunidade como todos os outros ficou incrível eh meninas acessem e realmente agora H pelo menos para mimem janeiro fevereiro sempre foram épocas que diminuem um pouco né a frequência dos dos at endimentos e é
um período também que a maioria das pessoas TM férias acabam viajando então é é normal não não se assustem acho que para quem tá começando isso pode gerar um uma angústia uma ansiedade é é normal Não se preocupem mas também pode ser um período para vocês elaborarem mais materiais extras para vocês entrarem em contato para vocês pensarem fazer um curso talvez essa uma aula que deixou lá salva mas que não teve tempo ao longo do ano então acho que é bom Aproveitar esses meses também pra gente se desenvolver e começar 2025 com tudo perfeito eu
ia te fazer uma pergunta agora eu acho que tu já respondeu mesmo antes de eu fazer ia te perguntar o que que mais marcou o teu ano de 2024 E aí tu trouxe uma coisa que marcou o ano de todos nós aqui especialmente no ru Grande do Sul que foi ente que inclusive tu fez essa essa pequena confusão de chamar quase de pandemia e eu entendo acho que a gente fez muito isso né porque marcou muito assim eh a vida pessoal e profissional de uma maneira como a como a pandemia né sim e na minha
vida profissional que eu acho que teve muito parecido foi a questão do atendimento online então na pandemia nós ainda não atendíamos online né Foi quando começou essa transição para para pro conselho também ã autorizar o atendimento online e agora durante a a enchente eu acabei atendendo mais online do que na época da pandemia e foi um momento também para eu consegui reestruturar eu vi a necessidade de reestruturar o meu atendimento online como que eu poderia o que que eu ia fazer para tentar suprir talvez essa falta minha no do presencial principalmente com os meus pacientes
aqui de Porto Alegre então acabei elaborando um pfzinho para auxiliar eles a fazer umas fotos para avaliação eh fiz também abaixei um aplicativo fui procurar um pouco mais sobre como a gente pode fazer avaliações físicas mesmo à distância eh tentei elaborar mais ã materiais até da parte da comportamental que aí eu sempre tenho uma inspiração uma professora maravilhosa que é a Laura para que eles também acho que foi um período que as pessoas estavam mais ansiosas né E para como que a nutrição podia entrar nesse papel ou as escolhas que a gente vinha fazendo então
com certeza assim para mim foi a parte mais mais difícil e ao mesmo tempo foi bom porque eu tive que Reinventar algo que que tava acomodado talvez a minha consulta online ela tava muito parecida com com o que ela já vinha sendo e eu consegui colocar Novas Novas estratégias novos materiais novos pontos e e suprir essa falta que que o presencial vinha fazendo ótimo Tana Que bom que tu CONSEG tirar o melhor de uma situação tão tão difícil e Inclusive a gente falou agora um pouco né desses Marcos 2024 mas olhando para trás assim na
tua carreira como como um todo Há quantos anos tu atende só pra gente ter uma ideia 10 anos agora em Janeiro que eu fico pensando assim quando a gente começou a comunidade faz tanto tempo ou e quando a gente começou a atender e juntas na Du que no caso foi quando a du começou eu acho que tu atendia cinco ou seis então assim agora esse Marco dos 10 anos realmente o tempo passou é e eu queria te perguntar olhando para trás desses 10 anos que que tu di que assim foi o teu maior desafio na
prática Clínica assim no atendimento em consultório eu acho que meu maior desafio foi e que também eu considero a minha maior conquista assim foi ter tido a coragem de Expandir os meus atendimentos de ter feito essa virada de sair só de Veranópolis né de não ficar só lá de de dar este passo eh acho que todo mundo quando tá numa zona de conforto Principalmente quando tá dando tudo certo é difícil a gente sair do que já nos traz segurança e tomar uma decisão de mudança e eu sempre tive agradeço muito por isso assim Eu sempre
tive uma agenda muito satisfatória e em Veranópolis meus pais são também são profissionais da área da saúde é uma cidade pequena então todo mundo se conhece desde que eu me formei foi foi muito fácil assim eh eu sei que isso não é o normal que não acontece para todo mundo então eu agradeço muito por ter tido essa rede de apoio e conseguir começar a atender e ter uma agenda satisfatória mas eu queria mais sabe eu eu via que eu tinha atingido um teto talvez eu eu queria também esse contato com outros profissionais Eu queria poder
participar de mais eventos workshop Eu sabia que para isso talvez eu teria que sair de ianópolis e e foi quando eu decidi então fazer essa essa mudança claro que tive que me planejar principalmente financeiramente para isso porque tinha custos com deslocamento com aluguel de sala e eu tava deixando de novo o que era certo para ir para algo incerto Mas deu tudo certo e Que bom acho que que por essa coragem assim de sair de mudar eu acho também que isso abriu a principal porta da minha profissão que é a Du né Foi quando aen
fez o convite para participar e a gente começou tudo que começamos a du a comunidade e e eu consegui realmente com essa mudança com essa coragem de de fazer algo novo eu consegui tudo aquilo que eu queria assim que era ter uma agenda um pouco mais satisfatória do que eu já tinha e também ã esse contato esse networking essa essa troca que é o que a Du tem muito e que que a gente segue fazendo e que eu valorizo demais eu acho que para para toda profissional para toda Nutri a gente sempre fala né Juntas
somos mais fortes a gente conquista mais coisas então eu acho que maior marco assim da minha carreira foi quando eu decidi dar este passo eu tinhao perfeitamente Inclusive eu olho hoje para trás e eu não consigo imaginar como seria a minha carreira sem a do sem a comunidade do eu não consigo me ajudar Até porque eu eu diferente da Dan que já tinha uma uma história prévia antes da du antes da comunidade dugo eu já me formei e já é treina do então assim eu não consigo conceber como é que seria minha carreira sem a
e sem a comunidade e e Tu fizeste isso muito bem né Essa tu falou dessa tu pegou esse desafio que foi Expandir os teus atendimentos né da tua cidade que para quem não é do Rio Grande do Sul uma cidade interior e veio aqui né pra capital digamos assim e Tu fizeste isso com muito sucesso com muito êxito tu falou tua agenda super satisfatória se tu tivesse que olhar para trás e tentar entender assim olha onde é que deu certo tu consegue mapear estratégias que foram acertos na tua carreira eu acho que uma das coisas
que ajudou muito assim foi eu sublocar a sala de uma pessoa que que já era nutre então a gente começou já ter uma pequena troca assim de casos de de pacientes Hã mas maiores acertos mesmo acho que foi foi isso assim de ter de ter participado de eventos e e coisas cursos sabe porque ali a gente sempre tem tem troca então Nem tudo são nem tudo é mil maravilhas né meninas é eu tava com muito medo na época tava ã muito ansiosa assim pensando que ah como é que eu vou para sair de um de
um lugar onde eu tenho cinco pacientes por dia para talvez atender um então claro que e e no início é que foi assim até porque a gente tem mais no n né em Porto Alegre mais profissionais mas eu eu comecei a participar de encontros palestras eventos Eu acho que isso foi muito bom assim não conhecia ninguém e a gente ia muito tímida mas criar essa rede de contatos eu acho que é muito importante para conhecer também não só outros profissionais mas marcas eh isso hoje em dia a gente tem muitas opções de marcas de produtos
que auxiliam o nosso dia a dia né então isso também foi foi me ajudando mas acho que o principal é ter essa rede de contato assim essa rede de apoio que de novo a d faz isso perfeitamente bem então se eu pudesse dar uma dica assim para quem tá começando é venha para dup porque porque ali realmente é um é um espaço onde onde a gente encontra tudo isso sabe tanto a troca como o apoio como as mentorias cursos eh tudo e sabe que eu acho que para além da parte de networking de conhecer pessoas
a parte de eventos e cursos ela é muito legal pra gente conhecer áreas da nutrição porque eu acho que foi uma dor muito forte de quem tá se formando e às vezes até de quem já tá todo um tempo é não saber qual é a minha área Qual é meu nicho e eu até vendo de Fora tipo assim eu te acompanho de perto mas de fora porque no caso eu não sou tu e o que eu diria assim se eu tivesse que Ass Qual foi um grande acerto da Tanara eu diria assim olha é encontrar
e não ter medo de focar na sua área porque tu é uma inferência para mim e para muitas pessoas de vegetarianismo veganismo alimentação Pan paste E então eu acho que não ter medo de nichar assim de de de se identificar com uma área e de fato ir a fundo nessa área me parece que te trouxe bastante autoridade e consequentemente pacientes muito qualificados que buscam justamente o assunto que talvez te interessa né Sim Isso foi uma coisa que inclusive tu me ajudou muito né amiga muito mesmo eu tinha medo de nichar pra parte de vegetarianismo alimentação
Plant based e e tanto que no início eu fiz quatro pós-graduações e nenhuma tem relação com vegetarianismo mas e outras especializações e elas foram importantes para eu Endo o que eu realmente queria eu acho que esse também foi outro acerto assim eu nunca parei de estudar a de me especializar E desde a graduação Eu sempre procurei participar de pelo menos um congresso grande no ano eu reservava ali o o dinheirinho que eu tinha dos atendimentos e eu sabia que aquilo seria para investir em em algo novo Num aprendizado e apesar das pós-graduações talvez não terem
tanta relação com o meu nicho atual Com certeza a gente sempre aprende né Eh alguma coisa a gente abre uma live no Instagram hoje e a gente aprende alguma coisa então eh eu acho que esse ponto também é é importante assim trazer para quem tá começando mas sobre nichar para paraa parte do vegetarianismo isso foi realmente um uma mudança assim foi eu eu comecei a me interessar pela alimentação platas porque eu me tornei vegetariana e eu via que tinha uma deficiência Assim eh a a maioria dos pacientes que me procuravam eles diziam eu não aguento
mais comer ovo e e não saber como substituir a carne então surgiu de uma necessidade minha e que eu via que também era necessidade de muitos pacientes e aí sim eu comecei a aprofundar um pouco mais os meus estudos nessa área mas com certeza assim não é todo mundo que encontra logo não sei para ti acho que tua amiga foi desde o início assim tu sabia que ia ser comportamental né sim desde me formar eu já me formei matriculada inscrita na pós-graduação de comportamento alimentar meu TCC foi sobre isso então boa parte do meu final
da graduação de nutrição já foi olhando para isso mas de novo como a Tana falou eu não acho que assim não é porque aconteceu comigo com algumas outras pessoas que se não acontecer é porque alguma coisa tá errada ai se eu não se eu tô me formando sem saber qual é meu nicho então eu tô fazendo alguma coisa errada não às vezes a gente vai descobrindo aos poucos né à uma tempo né leva tempo a gente vê às vezes Inclusive a gente pode trocar se você diz Nossa eu tô focada em tal coisa há anos
Mas eu sinto que já não me preenche tanto eu sinto que tem outra área que tá me chamando mais que eu me interesso mais que eu sei mais ou que tem uma demanda maior a gente não pode esquecer da demanda e então e eu acho que o mais importante é não deixar isso te paralisar né É Ah eu não tenho nicho então não vou atender ninguém não começa talvez com algumas coisas que tu T certeza que tu não quer fazer por exemplo eu sempre soube que eu não queria atender crianças e então já já era
um um ponto assim de início eh eu acho que o mais importante realmente é isso não deixar paralisar e começa com os atendimentos porque talvez tu só vá conseguir nichar descobrindo depois de experiências né Depois de muitos pacientes e tá é é é aqui é aqui que eu vou me aprofundar perfeito vou até contar para você vocês eh acho que não contei isso para ninguém super recente mas me lembrou e é uma dica sugestão um relato relacionada a isso que recentemente uma paciente veio por indicação de um médico ela agendou consulta pagou inclusive Ela fechou
um plano de acompanhamento um pacote e quando chegou perto da consulta dela eu fui ler o formulário para consulta onde eu faço questionamento sobre Qual é o objetivo da pessoa expectativas e ali ela relatou várias questões muito específicas com gestação e ali eu pensei Opa Este não é o meu nicho e não é porque eu ah defini que eu nunca que que eu só atendo pessoas com casos comportamentais Então não vou nem olhar para outros tipos de casos ou pacientes Não é porque eu nunca me especializei eu sempre soube que eu não queria atender essa
parte gestação maté infantil e é uma parte uma uma fase um período que exige tanto Cuidado que eu não me senti confiante o suficiente para fazer esse tipo de atendimento tem muitas pessoas muito mais qualificadas que atendem justamente essa área que podem dar um atendimento muito melhor para essa pessoa então eu entrei em contato com a paciente e sugeri uma outra nutre que é da du também que é excelente e que faz esse tipo de acompanhamento eu acho importante a gente à ter essa essa ideia de que a gente não precisa querer atender todo abraçar
tudo porque às vezes a gente tem essa esse essa essa sensação de Olha eu foquei muitas eu eu me dediquei muito a uma área me sinto super segura para atender essa área não necessariamente a gente vai se sentir seguro para atender tudo atender todo mundo todos os casos e então eu acho que às vezes tem essa ideia essa ter essa ideia de que a gente não precisa ser especialista em tudo atender todo mundo é é importante até para não sintir tão angustiado de nós tem tanta nutrição que eu que eu ainda preciso aprender que às
vezes a gente não vai eh abraçar como tu falou abraçar o mundo e tá tudo certo tem outras nutrias muito qualificadas por isso que a gente sempre fala né né que tem não não não não não não tem um o mercado não tá saturado tem paciente para todo mundo tem nutres competentes para todas as áreas e o mercado sempre vai ter espaço para quem é bom do que faz com certeza e aqui eu só queria te fazer uma pergunta mais sobre essa questão de estratégias e acertos amiga porque eu percebi que tu tiveste um um
crescimento nas tuas redes sociais e eu queria saber assim não servente apenas esse ano passado mas desde que eu te conhecido consegue identificar assim acertos de estratégia nas redes sociais que te ajudaram Com certeza foi quando eu nichi né Isso foi a mudança de chave também para a as redes sociais eh Consegui criar uma comunidade de pessoas ali também que são vegetarianas eh gosto muito de trazer receitas sugestões de como a gente consegue eh variar um pouco essa alimentação né e como é possível sim ter uma alimentação variada sendo Plant based e ali foi o
momento que eu tive o maior crescimento nas redes sociais acho que se eu puder falar de um erro talvez de algo que eu que eu gostaria de ter feito diferente é que há mais ou menos uns do anos talvez eu diminuí não não chega tudo isso um ano eu eu diminuí muito eh a minha frequência de postagens de conteúdo E isso gerou um impacto também na minha agenda e eu acabei diminuindo por questões pessoais né Eu entrei numa fase de dar mais foco pro meu casamento eh para outras coisas assim realmente pessoais e foi quando
eu me tornei Talvez uma pessoa um pouquinho mais long profile e E aí eu isso vem me causando um pouco de ansiedade sabe eu quero voltar para Aquela fase de crescimento e que realmente ela aconteceu acho ã foram dois anos muito bons assim até o início do ano passado E e essa estratégia de iniciar ela foi muito importante para esse crescimento e talvez se eu puder pontuar erros né que a gente falou aqui sobre isso é não deixar de manter essa Constância nas redes sociais porque querendo ou não as redes sociais ela é na minha
opinião Nosso principal um dos principais portfólios um dos principais formas da gente mostrar o nosso trabalho de mostrar o nosso conteúdo e diminuir essa Constância foi me essa frequência foi me acomodando um pouco e eu acho que isso foi um erro assim ter ter entrado eh nesse período e gera bastante ansiedade também eh Existem duas tanaras que ficam ali brigando uma Fala tu tem que voltar e a outra Ah mas tá tão bom assim ã então talvez não deixar chegar neste ponto seja seja uma parte que que eu acho importante trazer para quem tá que
quem tá ã conseguindo manter essa frequência nas redes sociais agora legal então até agora um balanço assim de erros e acertos n redes sociais acerto nichar erro baixar Constância isso legal certeza eu te entendo e assim passamos por coos muito parecidas assim de épocas de super entrega posts todos os dias no mesmo horário e tem épocas que às vezes a nossa vida pessoal não acompanha e esse essa grande dúvida né de H O que até onde eu exponho o quanto você low profile eu super te entendo eu acho que isso é uma angústia que que
ela chega para muitas pessoas hoje em dia n nas redes sociais até para além dessa questão profissional eu acho que tem como tu não expor tanto da vida pessoal e ao mesmo tempo entregar muito conteúdo sabe h no período da pandemia eu fiz um curso com o Paulo Cuenca eu e a Anne fizemos e tava muito bom Foi muito legal porque ele nos incentivava muito a fazer postar traz ideias diferentes de como trazer o nosso conteúdo para as redes sociais e Essa época foi uma época que eu Tid um crescimento muito grande também ali no
no Instagram porque eu consegui colocar em prática todas as estratégias que ele trouxe sabe então Realmente foi um um um curso assim um período muito bom e ele ele mostrou muito isso de como a gente pode trazer conteúdo sem ser de uma forma monótona sem ser chato e não envolver tanto vida pessoal então tem tem formas da gente fazer isso eu acho que eu preciso realmente é sair dessa zona de conforto que eu tô agora e e voltar a trazer um pouco mais de conteúdo porque isso reflete bastante na agenda e e me deixa menos
ansiosa também legal e obrigada por compartilhar isso com a gente eu acho que às vezes a gente tem a ideia de que né quem a gente admira quem eh serve como inspiração pra gente as mentoras são pessoas que assim ó não tem arrependimento não tem erro não tem dúvida do que tá fazendo na verdade tá todo mundo aprendendo e se readaptando acho que isso uma palavra importante quando a gente pensa da nossa Nosa em relação à nossa carreira ao longo dos anos é adaptação é entender o momento que a gente tá vivendo e às vezes
esse momento muda e a gente se adapta e às vezes a gente percebe n isso foi o caminho certo ou Esse foi um caminho não tão certo vou me readaptar E como tem sido para ti a questão das redes sociais amiga porque eu vejo que agora tu tá fez um e-book lindo de receitas natalinas eh como tu consegue encaixar isso no teu dia a dia questão das redes sociais nos conta um pouco amiga primeiramente muito obrigada e inclusive também muito obrigada ao zo que que a gente tá gravando aqui no zo fales fizeram layout do
meu ebook e e realmente a é uma é uma dedicação eh constante até antes de vir para cá essa gravação eu tava fazendo mais receitas então eu te entendo quando a gente fica nessa nessa dúvida de o quanto a gente vai eh investir nas redes sociais porque é um investimento acima de tudo a de tempo e energia H então tem épocas da vida que a gente consegue se dedicar mais e épocas menos e para para mim neste momento eu tô conseguindo dedicar mais tempo e energia para isso porque tá fazendo sentido porque eu tenho eh
objetivos de de curto e de longo prazo ao mesmo tempo que dão sentido a isso que eu tô fazendo on já eram épocas em que eu quercar em outras coisas em que a eh utilizar o meu tempo e minha energia para pensar nas redes sociais já não fazia mais tanto sentido eu tava focando muito mais né ou nos atendimentos ou nos cursos da comum nas palestras então não cois que varia para mim né quant pergun como é que tem não digo gente valia tem meses e tem meses tem meses que eu tô mais postade Ira
que eu tô nos Stories todos os dias que tem feed assim ó três quatro vezes por semana e tem meses que nem tanto tem meses que eu mando um bom dia de manhã e nunca mais apareço eh já já tive época super bem mais constante na época da pandemia foi época que eu postava todos os dias religiosamente às 8 da manhã no feed e depois ia nos Stories comentar sobre o que eu tinha postado tem muitos cursos aqui na comunidade sobre redes sociais que eh eu fiz especialmente sobretudo que eu aprendi naquela época e eu
acho que isso inclusive é uma dica muito importante assim ó tá querendo Ah vou começar agora minhas redes sociais eu quero crescer nas minhas redes sociais a palavra que a tanar usou eu eu vou repetir é Constância Constância e e assim ao mesmo tempo a gente vai conciliando o quanto a gente quer compartilhar o quanto né de vida pessoal que legal isso que o Paulo quenca trouxe ele é uma grande autoridade no assunto né sobre conseguir crescer sem necessariamente expor eu acho que a palavra exposição Talvez seja uma palavra que às vezes né pegue no
lugar eh de muita dúvida e eu acho que é legal falar também que h a as redes sociais como tu trouxe exige muito tempo nosso e às vezes o fato da gente não tá ali postando ou não tá todo dia aparecendo entregando conteúdo não significa que a gente não tá trabalhando né Porque existe a parte dos atendimentos a própria elaboração do calendário da comunidade do curso da das da dos cursos da comunidade porque tem são muitos cursos nós que estruturamos que elaboramos que a gente começa do zero Então e e Nossa eu fico muito feliz
assim quando a gente finaliza um conteúdo pra comunidade também que a gente pensa isso foi criação minha sabe consegui Olha que que bita conteúdo que a gente tá entregando Então tudo isso também ex de tempo e acho que é é tentar encontrar um equilíbrio é e mas assim eu vou admitir não é como se não causasse angústia quando a gente passa esse tempo um pouco mais off assim no sentido de que b não tô postando tanto não tô criando tanto conteúdo pras redes sociais eu tenho uma autocobrança que eu acho que não é apenas pertinente
a mim eu acho que muitos de nós temos essa autocobrança de eu deveria estar postando mais eu deveria estar criando mais conteúdo Olha quantas pessoas criando conteúdos legais eu deveria estar crescendo eu deveria estar em todas as redes né tipo ah é Instagram não basta tem que ter tiktok tem que ter YouTube eu inclusive tenho conta em todas essas redes mas eu não consigo focar em várias redes ao mesmo tempo então por exemplo assim meu canal do YouTube coitado tá lá abandonado desde agosto eu acho ou setembro e eu adoro YouTube Eu adoro criar conteúdo
pro YouTube mas simplesmente é o que mais exige tempo e eu tô fazendo tantos outros projetos que não consegui abraçar e o pobre do tiktok tá abandonado Desde da das enchentes I falar pandemica desde das enchentes eu percebi que eu nãoo forar acho que eh até eu até maio eu tava conseguindo conciliar as redes sociais assim não vou dizer as três constantemente mas de uma maneira mais geral tava conseguindo conciliar as três Instagram YouTube tiktok mas assim depois na durante as enchentes eu não consegui abrir o tiktok eu perdi o timing então assim por isso
que eu digo assim não necessariamente a gente vai conseguir fazer tudo o que a gente quer colocar em prática todas as estratégias de crescimento o tempo inteiro eu acho que vem um pouco daquilo da daquilo que a gente falou mais cedo de tentar não se julgar tanto e entender assim olha mas qual é o teu maior objetivo nesse momento total e a tendência é a gente sempre olhar pro que não está dando certo né E a gente não não valoriza tudo aquilo que tá construindo então talvez o teu YouTube tá parado mas olha a baita
entrega que tá fazendo no Instagram sabe e a gente tem acho que é de todo mundo né Essa autocrítica muito muito forte muito grande mas de novo aqui vem aquilo que eu trouxe antes que é não deixar talvez essa ansiedade e essa crítica esse julgamento te paralisar porque às vezes é o que acontece assim ah já que eu não estou postando no YouTube Então também não vou postar no Instagram Já que eu não tô postando no Instagram então também já não vou elaborar o material Extra a tendência é que isso vá acontecendo né então acho
que é importante trazer para para quem tá nos assistindo pros meninos da comunidade que é normal acho que esses períodos eles vão acontecer mas que a gente tem que olhar com mais carinho para aquilo que a gente já construiu para aquilo que a gente tá fazendo pro que tá dando certo e aí sim conseguir eh sentindo mais segurança para para crescer para continuar legal Eh mais ou menos começ pegando aquilo eu t falando com masante de fazer retrospectiva com os pacientes e fazer essa mesma retrospectiva consigo né Tipo olha Pode parecer que eu tô estagnada
mas perí deixa eu ver todo o meu progresso até agora tudo que eu cresci tudo que eu fiz e aprender com as coisas que talvez não tenham dado tão certo e aí a gente traça né metas pro ano seguinte perfeito e inclusive mais Ceda tu falou assim o quanto tu gosta de focar desde sempre em participar de cursos eventos congressos tem algum curso evento congresso de 2024 que tenha te mercado que ter te trazido um conhecimento que realmente assim valeu muito a pena nossa assim valeu só por esse conhecimento que eu tive sim Acho que
em 2024 teve um curso que eu fiz com o Dr Eric lewit não sei se é assim que pronunciou o sobrenome dele mas ele é o a verdadeira referência quando o assunto é alimentação plantbased e ele fez um foi bem o início do ano inclusive nesse período de janeiro fevereiro quando as coisas estão um pouco com mais calmas a agenda de consultório e ele fez um curso sobre exames laboratoriais que é um assunto que eu adoro também e foi muito bom assim porque Apesar dele trazer toda essa parte do vegetarianismo a gente consegue eu consegui
ter ã o conhecimento assim ele passa a parte tanto focado pra interpretação de exames de pacientes veganos vegetarianos como também de pacientes onívoros né que consomem carne então acho que esse foi o o curso que mais me marcou assim é um conteúdo bem teórico mas é um conteúdo que eu utilizo basicamente todos os dias no no consultório e inclusive foi através deste curso que eu elaborei o curso da comunidade de interpretação de exames laboratoriais e é um curso bem bem completo ficou bem bem legal e fiquei muito feliz também de de ter conseguido passar isso
pras meninas da comum é legal porque eu inclusive eu lembro desse o curso esse curso é muito completo Muito bom até para quem eu sempre digo né mesmo para que não seja tua áre ã vegetarianismo e veganismo n minha área mas assistir cursos palestras né participar de congressos que não necessariamente sejam da tua área expande a nossa mente e faz com que a gente consiga às vezes temuma informaçãozinha ali olha uma uma referência de um exame um suplemento diferente de uma outra área que traz pra tua área isso enriquece o teu trabalho expande a tua
mente e também eu acho que dava a sensação de assim olha Eh o meu trabalho ele não é limitado porque eu tô trabalhando com seres humanos né a gente at tem seres humanos que não são limitados que quando a pessoa vem com uma demanda por exemplo eh vegetariana ou uma demanda comportamental a pessoa vai além disso a pessoa não é só aqui a pessoa ela é uma pessoa completa então isso eu acho que é uma das grandes eh un uns lembretes pra gente manter que só porque a gente gosta de uma área não quer dizer
que a gente não possa se beneficiar muito de cursos e aulas que vão para muito além dessa área com certeza e teve algum curso que te marcou lá algum algum conteúdo algum congresso alguma palestra Excelente excelente pergunta amiga e sim h eu fiz um curso eu fiz uma formação em abordagens inovadoras paraa obesidade e isso abriu muito os meus olhos em relação ao tratamento paraa obesidade que inclusive não é à toa que muitos dos conteúdos da comunidade esse ano eh tanto os os cursos online aqui da comunidade como também os presenciais que a gente fez
eles abordaram muito esse assunto que é um assunto que tá em voga e ao mesmo tempo eu sinto que me ataz bastante dúvida né as pessoas elas têm dificuldade de saber assim ah mas assim a obesidade é ou não é uma doença eh hoje dia se fala tanto sobre eh uma uma aceitação corporal Então como é que eu vou introduzir essa citação corporal no tratamento para obesidade Então esse curso essa capacitação que eu fiz e também não sobre sono eh dois dois muito importantes assim que abriram muito minha cabeça também sobre cuidados com o sono
então eu diria que trabalhar eh questões da obesidade entender a obesidade como ela funciona e também os benefícios de cuidar do sono e estratégias para cuidar do sono e importância do sono não só na saúde mas também do peso da pessoa então realmente foram dois cursos que me marcaram nuto que é algo como tu disse né a o paciente ele não tem só uma questão isso do Sono eh Independente de ser comportamental vegetarianismo esportivo a gente vai conseguir aplicar em todos os pacientes né Foi muito parecido com uma especialização que eu fiz que eu para
mim foi uma das mais marcantes que é a de modulação intestinal com o professor Murilo que também todo mundo precisa tratar independente do da do nicho que a gente tá seguindo acho que intestino a gente sempre fala né Em algum momento Então como a la trouxe assim acho que qualquer conteúdo qualquer curso qualquer palestra um pedacinho ou alguma coisa a gente vai aprender Ou ou tu vai utilizar em algum momento é por isso que eu acho que a comunidade é tão completa né porque a gente tem ali todos os assuntos mais relevantes da nutrição então
de todos os temas de vegetarianismo comportamental esportiva Saúde da Mulher saúde do homem enfim tem muitos assuntos e a gente traz também toda essa parte de crescimento de carreira de estruturação de atendimento eh eu acho que a gente fala muito né ai qual curso marcou qual palestra marcou mas para mim nada é tão completo quanto a comunidade assim eu acho que ali Nós também aprendemos todos os dias né amiga todo mês todo cont tem sempre profissionais eh muito que são verdadeiras autoridades referências trazendo trazendo conteúdos então aprendo até no grupo do WhatsApp às vezes alguém
pergunta alguma coisa de referência de exame e eu vejo tua respondendo eu digo Ah que bom não se fim disso e amiga pra gente fechar inclusive não só fechar esse podcast mas também fechar o ano que que tu diria para quem tá chegando agora e sente que olha para trás pro seu ano e tá sentindo nossa eu queria ter feito diferente em 2024 Quem olha para trás pensa na sua perspectiva se do ano que passou e pensa Ah eu não cresci tanto quanto eu gostaria eu quero que 2025 seja diferente que que tu diria para
essa nutre que que tá chegando agora nesse final de ano e já pensando no ano que vem eu acho que o primeiro ponto é entender que e essa pessoa ela não tá sozinha né que talvez essa dor dela essa essa angústia tem alguém que tá passando por isso também e que eh procurar talvez ã uma mentoria alguém que possa te ajudar a trazer novas estratégias se espelhar em alguém que tá dando certo E como tu pode tentar adaptar a as estratégias dessa pessoa pra tua realidade então de novo acho que a comunidade ela é um
um espaço para isso e E acima de tudo não tentar fazer as coisas sozinha sabe acho que essa comunidade de nutricionistas ela já existe e ela é a verdadeir o verdadeiro caminho assim para o crescimento então isso legal amigo eu concordo e assim só para fechar para quem ouviu tudo isso e tá pensando ass tá deixa eu ver mais ou menos fazer um balanço no que eu aprendi desse podcast com a Tanara E aí tu me corrige se eu tiver errado ou se tiver faltando alguma coisa maiores acertos expandir não ter medo de expandir teus
atendimentos de de sair da zona de conforto que no caso era atender na tua cidade e atender numa cidade nova um lugar novo com pessoas novas e e maior acerto também nas redes sociais foi nichar o teu conteúdo foi participar de muitos cursos e até especializações de áreas que hoje tu nem é tua mas que trazem conhecimentos que agregam para teus atendimentos e uma um erro que tu tá trabalhando Nele até hoje é a questão da Constância nas redes sociais então diminuir a Constância para ti Foi uma coisa que tu percebeu que foi um erro
Sim Isso mesmo amiga acho que se a gente for fazer um um resumo de tudo é isso e e principalmente assim o que eu deixo acho para 2025 é que Talvez possa ser o ano que tu vai conseguir sair da tua zona de conforto e dar este um passo a mais né não é a to que a gente já teve um um um conteúdo aqui na comunidade que era um passo a mais porque eu acho que a gente sempre pode dar um novo passo a gente sempre pode fazer algo diferente e isso vai gerar Talvez
um desconforto e toda mudança faz com que exija muito energia né de todos nós mas que pode ser o que vai fazer grande diferença no teu ano de 2025 perfeito muito obrigada amiga muito podcast verdade é isso pessoal fico muito feliz que tenham passado esse esse tempo aqui com a gente nesse podcast e aguardem porque a gente vai ter ainda mais um episódio olhando para futuro de 2025 com ningu menos que a nutricionista mentora e criadora da D Doo l d costa muito obrigada eu amei demais esse bate-papo com vocês deixem sugestões para que a
gente faça novos podcasts pro ano de 2025 foi um prazer est contigo amiga é um prazer dividir não só ã a minha vida profissional como pessoal e obrigada de novo e até mais gente obrigada por compartilhar tanto com a gente amiga beijo beijos